Monotype Tapu Fini (Fairy)

[OVERVIEW]

Fairy
=======

O bulk sólido de Tapu Fini junto a sua tipagem incrível Water e Fairy permite que faça switch em ataques aos quais possui resistência, como Fire-, Ice- e Water-type enquanto também garante uma neutralidade a Steel, tornando-a um bom check de ameaças como Infernape, Alolan Sandslash e Mega Scizor. Mesmo que Misty Surge não seja tão bom quanto as outras ability que acionam Terrains, ele deu a Tapu Fini um nicho em times Fairy, prevenindo a si e seus colegas de equipe de serem afetados por qualquer condição de status, o que é bem útil para os manter longe de qualquer desgaste de burn ou poison ou imobilização de paralysis. Com o bom bulk e a tipagem defensiva de Tapu Fini, essas características lhe permitem assumir o papel de Defogger e, como times Fairy não possuem muitas opções para remover entry hazards, isso permite que Togekiss, a única outra opção para esse papel, recorra a um set mais ofensivo. Com acesso a Taunt e Nature's Madness, Tapu Fini se torna um competente stallbreaker para times Fairy, enfrentando Pokémon bulky como Chansey. No entanto, Tapu Fini não possui nenhum recovery confiável, fazendo com que caia mais rápido para entry hazards e ataques adversários. Apesar de Misty Terrain prevenir que qualquer condição de status tenha efeito, Tapu Fini não consegue dar burn com Scald em oponentes no chão até que o efeito do Terrain tenha passado, e colegas de equipe como Tapu Koko e Tapu Bulu desativam Misty Terrain com suas abilities, ficando suscetíveis a status. Apesar do Special Attack decente de Tapu Fini, continua não sendo o suficiente para dar dano massivo aos outros times. Portanto, ela tem dificuldade em encontrar um lugar no time, sendo ofuscada por Azumarill, outro Water- e Fairy-type que possui a ótima ability Huge Power e pode recorrer a Normalium Z e Belly Drum para se tornar um sweeper confiável.

[SET]
name: Suporte (Fairy)
move 1: Taunt
move 2: Nature's Madness
move 3: Scald
move 4: Defog
item: Leftovers
Ability: Misty Surge
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Taunt pode impedir que setup sweepers como Sword Dance Mega Scizor façam setup, pode parar walls, como Soft-Boiled Chansey e Leech Seed Celesteela, impedindo-as de se recuperar, e pode neutralizar usuários de entry hazard, tais como Skarmory, Swampert e Clefable. Nature's Madness corta pela metade o HP do Pokémon adversário. Quando Nature's Madness é combinado a Taunt, Tapu Fini se torna um efetivo stallbreaker, enfraquecendo e fazendo check a wall, tal como Toxapex. Tapu Fini precisa de outro move de ataque, porque Nature's Madness só serve para retirar metade do HP do oponente. Scald é escolhido como um STAB mais seguro e um move que possui chance de infligir burn no oponente, especialmente Tapu Bulu que tende a fazer switch in e ativar Grassy Terrain. Entretanto, Scald tem uma má sinergia com Misty Terrain, tendo em vista que Pokémon no chão não são afetados por status. Tapu Fini com acesso a Defog dá a seus colegas de equipe melhores oportunidades para fazer switch.

Detalhes do Set
=======

Investimento máximo em Speed junto a uma nature Timid permite a Tapu Fini ser o mais rápido possível, ultrapassando ameaças como Calm Mind Suicune e Jirachi defensivo. 252 EVs em HP aumenta o bulk de Tapu Fini a fim de resistir a ataques de forma mais eficiente, especialmente se for necessário fazer switch in para utilizar Defog e remover entry hazards. Leftovers dá a Tapu Fini recovery a cada turno. Misty Surge protege a si e aos seus colegas de equipe de qualquer status, permitindo a eles jogarem de forma muito mais agressiva na partida para poderem se preparar para um sweep ou de efetuar um wallbreak.

Dicas de Uso
=======

Tenha certeza de não fazer switch in com Tapu Fini de forma imprudente na frente de ameaças só por seu investimento em bulk. Ao invés disso, tome vantagem de sua tipagem defensiva para fazer switch em ataques resistidos. Devido à falta de recovery e à dependência em Leftovers, certifique-se de não fazer muitas switches com Tapu Fini. Apesar de Tapu Fini possuir resistência a moves de Dark-type, muitos oponentes ainda irão utilizar Knock Off para remover seu item ou de seus companheiros, então, retire-a de campo para evitar perder a longevidade que Leftovers fornece. Caso Tapu Fini não se encontre no campo durante o mid-game enquanto um entry hazard setter estiver, é melhor fazer switch in imediatamente, especialmente quando Toxic Spikes estiver em campo, limpando o campo com Defog. Lembre-se, mesmo que Misty Terrain proteja Tapu Fini de status ela vai ser envenenada por Toxic Spikes antes que sua ability seja ativada. Tapu Fini deve ser usada principalmente contra Pokémon defensivos que ameacem o time, então, utilizar Taunt neles e logo após partir para Nature's Madness é sempre o melhor a se fazer. Se Tapu Fini estiver enfrentando uma ameaça bulky, como Chansey e Celesteela, imediatamente use Taunt para evitar que os mesmos utilizem Stealth Rock ou Leech Seed, respectivamente. Entretanto, mesmo que Nature's Madness deva ser focado em Pokémon defensivo, ele também é confiável em enfraquecer ameaças ofensivas que tentam fazer switch in. Scald é um ótimo move, especialmente no caso do Misty Terrain de Tapu Fini tiver desaparecido ou Tabu Bulu tentar fazer switch in e ativar Grassy Terrain. Quando Misty Terrain se desfaz, Tapu Fini fica livre para dar burn nos Pokémon adversário.

Opções de Equipe
=======

Tapu Fini dá suporte a times Fairy ao enfraquecer walls com Nature's Madness e removendo entry hazards com Defog. Klefki não pode só providenciar suporte com dual screen, ajudando Tapu Fini a receber ataques com mais segurança, mas também pode espalhar paralysis com Thunder Wave antes de Tapu Fini fazer switch in e ativar Misty Terrain. Klefki também pode utilizar Spikes para desgastar a equipe adversária, enquanto Tapu Fini pode pressioná-los com Nature's Madness para enfraquecer Pokémon bulk ainda mais. Com o tipo Steel, Klefki pode ser uma switch-in segura em ataques Poison-type direcionados a Tapu Fini. Clefable providencia utilidade com Stealth Rock e, combinado às capacidades de Tapu Fini como stallbreaker, os dois podem enfraquecer severamente ameaças. Com Magic Guard, Clefable é ótima para absorver status para Tapu Fini assim que Misty Terrain desaparece. Tapu Bulu também pode fazer switch em moves Electric- e Ground-type voltados a Tapu Fini, enquanto Tapu Koko pode trazer Tapu Fini a campo com Volt Switch ou U-turn para uma switch dupla, ambos apreciam Tapu Fini enfraquecidos walls. Mega Diancie e Mega Gardevoir são ótimos wallbreakers que podem finalizar ameaças enfraquecidas pelo Nature's Madness de Tapu Fini. Mega Diancie pode devolver entry hazards para dar mais oportunidades para Tapu Fini fazer switch in. Sweepers como Azumarill e Mimikyu aproveitam os efeitos de Misty Terrain para fazer setup com Z-Belly Drum ou Sword Dance e prosseguir com um sweep; no caso de Mimikyu, o time adversário tem de quebrar seu Disguise ou fazer phaze. Com Tapu Fini utilizando Defog, Togekiss pode recorrer a um set mais ofensivo, como o set de Choice Scarf. Togekiss também é uma ótima switch-in para moves Grass- e Ground-type graças ao tipo Flying.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=======

Fairy
-------

Calm Mind com Moonblast e Surf pode ser utilizado para Tapu Fini ser um late-game sweeper que deve ser usado assim que todos os checks e counters se forem. Infelizmente, é ofuscado pelo seu set de suporte, e times Fairy já tem fortes special attackers, como é o caso de Tapu Koko e Mega Diancie. Hydro Pump também pode ser usado no lugar de Surf no set de Calm Mind para mais dano, no entanto,a accuracy é ligeiramente pior. Protect é uma opção para ajudar a fazer scout em qualquer move que possa ameaçar Tapu Fini. O move deve ser usado com Leftovers para adquirir mais recovery. Icium Z e Mist restauram totalmente o HP de Tapu Fini e pode ser usado no set de Calm Mind para ter outra chance de fazer sweep ou no set de suporte. Haze também pode ser utilizado com Icium Z, porque ambos tem o mesmo efeito de restaurar totalmente o HP enquanto remove aumentos de stats; entretanto, isso tira a possibilidade de Azumarill usar Z-Belly Drum, que poderia fazer sweep em times. Knock Off é outra opção de utilidade para remover itens de ameaças irritantes, tais como Chansey e Porygon 2.

Checks e Counters
=======
Fairy
-------

**Mega Venusaur**: Mega Venusaur merece uma menção especial devido à sua resistência ao Scald de Tapu Fini e à capacidade de se recuperar com Giga Drain mesmo após Tapu Fini usar Nature's Madness .

**Poison-types**: Tapu Fini tem muitos problemas contra Poison-types, visto que resistem a seus ataques ataques de Fairy-type, fora Nature's Madness e não tendo problemas em derrotá-la com seus STABs.

**Electric-types**: Muitos Electric-type, como Tapu Koko, Alolan Raichu e Choice Scarf Xurkitree, podem facilmente ultrapassar Tapu Fini e podem nocautea-la com seus STABs.

**Grass-types**: Grass-types, como Serperior, Celebi e Choice Scarf Tapu Bulu, são capazes de ultrapassar Tapu Fini e lhe dar KO com seus STABs. Celebi pode fazer setup com Nasty Plot, enquanto Serperior pode usar Tapu Fini para ganhar o boost de Leaf Storm.

**Atacantes Fortes**: Atacantes fortes, como Dragon Dance e Flynium Z Gyarados, Nasty Plot Mew, e Sword Dance Mega Pinsir, podem fazer setup na frente de Tapu Fini e facilmente a derrotar.

[CREDITS]

- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Gravelord☆luiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]], [Tico Meu,413994]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [Izaya, 311872]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

— As legendas usadas foram (A)notações e (G)ramática. Todas as outras mudanças feitas no texto podem ser conferidas no diffchecker;

— Otimize seu tempo: atualize sua publicação primeiro com o Copy-paste e depois leia o GP;

— Atente-se ao uso da barra de espaço. Alguns trechos, sobretudo quando vírgulas eram usadas, apareceram colados. Não é visível no GP, mas alterações quanto ao uso do espaço podem ser vistos no diffchecker;

— Evite atribuir artigo de gênero a abilities ou a Pokémon genéricos. Na tradução, muitas vezes foi colocado "o Misty Surge", "o Misty Terrain". Não é necessário colocar o artigo antes;

— Ainda sobre uso de gênero, cuidado quanto ao referente. Tapu Fini, durante a tradução, foi oscilando entre referências masculinas e femininas. Seja pelo uso de um pronome oblíquo "a" ou da anáfora "o mesmo", esse é um detalhe ao qual você devia se atentar;

— Gostei das adaptações que fez quando se deparou com o termo switch in! Bem sagaz da sua parte. Mas, apenas por via das dúvidas, saiba que para "switch in" e "switch-in" há uma diferença. O primeiro se refere ao ato de entrada, tal como você usou, enquanto o segundo se refere a um Pokémon que é uma boa troca para um determinado adversário, um determinado tipo, etc. Segue o exemplo:

Charizard é uma boa switch-in para Scizor. Ele pode fazer switch in tranquilamente em seus STABs e ainda revidar com um ataque Fire-type.


Comentários

— Perdoe-me se alguma anotação ou comentário tiver ficado confuso. Caso tenha dúvidas sobre o GP, só falar;

— Parabéns pelo entusiasmo e pela tradução, Gravelordluiz!

GP 1/2

[OVERVIEW]

Fairy
=======

A resistência de Tapu Fini junto a sua tipagem incrível Water e Fairy permite que entre em ataques aos quais possui resistência, como Fire-, Ice- e Water-type enquanto também garante uma imunidade a (G: não há um artigo de gênero feminino com o qual crasear. Antes de nomes de tipo, item, move, etc, não usamos crase) Steel, tornando-se em um bom check de ameaças como Infernape, Alolan Sandslash e (G: evite usar o "e" com vírgula. Com sentido aditivo, o "e" não vem precedido de vírgula, enquanto que com valores adversativo ou conclusivo a vírgula é adicionada. Ou seja, quando quiser adicionar uma informação, não preceda o "e" com vírgula) Mega Scizor. Mesmo que Misty Surge não seja tão bom quanto as outras ability que acionam Terrains, deu a Tapu Fini um nicho em times Fairy, prevenindo a si e seus colegas de equipe de serem afetados por qualquer condição de status (A: minúsculo), o que é bem útil para os manter longe de qualquer desgaste de burn ou poison ou imobilização de paralysis. Com o bom bulk e (A: ficou faltando esse trecho) a tipagem defensiva de Tapu Fini, essas características lhe (G: "permitir" e suas outras conjugações exigem um pronome oblíquo "lhe", posto que exige um objeto indireto) permitem assumir o papel de Defogger (A: a grafia pode nos confundir às vezes, mas as análises, geralmente, usam nomes específicos como esse adequadamente. Caso esteja na dúvida de como escrever o nome, pode se atentar a esse detalhe) e, como times Fairy não possuem muitas opções para remover entry (A: minúsculo) hazards, isso permite que Togekiss, a única outra opção para esse papel, recorra a um set mais ofensivo. Com acesso a Taunt e Nature's Madness, Tapu Fini se torna um competente stallbreaker (A: minúsculo) para times Fairy, enfrentando Pokémon bulky (A: minúsculo) como Chansey. No entanto, Tapu Fini não possui nenhum recovery confiável, fazendo com que caia mais rápido para entry hazards e ataques adversários. Apesar de Misty Terrain prevenir que qualquer condição de status tenha efeito, Tapu Fini não consegue dar burn com Scald em oponentes no chão até que o efeito do Terrain tenha passado, e colegas de equipe como Tapu Koko e Tapu Bulu desativam Misty Terrain com suas abilities, ficando suscetíveis a status. Ainda com o decente Special Attack de Tapu Fini, continua não sendo o suficiente para dar dano massivo aos outros times. Portanto, (G: lembre-se de adicionar a vírgula quando iniciar o período com uma conjunção conclusiva) Tapu Fini tem dificuldade em encontrar um lugar no time, sendo ofuscado por Azumarill, outro Water- e Fairy-type que possui a ótima ability Huge Power e pode recorrer a Normalium Z e Belly Drum para fazer um sweep confiável.

[SET]
name: Suporte (Fairy)
move 1: Taunt
move 2: Nature's Madness
move 3: Scald
move 4: Defog
item: Leftovers
Ability: Misty Surge
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Taunt pode impedir setup sweepers como Mega Scizor de usar Sword Dance, pode parar walls como Soft-Boiled Chansey e Leech Seed Celesteela, impedindo-os de se recuperar, e pode neutralizar usuários de entry hazard, tal como Skarmory, Swampert e Clefable. Nature's Madness corta pela metade o HP do Pokémon adversário. Quando Nature's Madness é combinado a Taunt, Tapu Fini se torna um efetivo stallbreaker, enfraquecendo e fazendo check a stall, tal como Toxapex. Tapu Fini precisa de outro move de ataque, porque Nature's Madness só serve para retirar metade do HP do oponente. Scald é escolhido como um STAB mais seguro e um move que possui chance de infligir burn no oponente, especialmente Tapu Bulu que tende a fazer switch in e ativar Grassy terrain. Entretanto, Scald tem uma má sinergia com Misty Terrain, tendo em vista que Pokémon no chão não são afetados por status. Tapu Fini com acesso a Defog a seus colegas de equipe melhores oportunidades para fazer switch.

Detalhes do Set
=======

Investimento máximo em Speed junto a uma nature Timid permite a Tapu Fini ser o mais rápido possível, ultrapassando ameaças como Calm Mind Suicune e Jirachi defensivo. 252 de EVs em HP aumenta o bulk de Tapu Fini a fim de resistir a ataques de forma mais eficiente, especialmente se for necessário fazer switch in para utilizar Defog e remover entry hazards. Leftovers a Tapu Fini um meio passivo de se recuperar a cada turno. Misty Surge protege a si e aos seus colegas de equipe de qualquer status, permitindo a eles jogarem de forma muito mais agressiva na partida para poderem se preparar (A: evite aportuguesamentos) para um sweep ou efetuar um wallbreak.

Dicas de Uso
=======

Tenha certeza de não fazer switch in com Tapu Fini de forma imprudente na frente de ameaças só por seu investimento em bulk. Ao invés disso, toma vantagem de sua tipagem defensiva para fazer switch em ataques resisitidos. Devido à falta de recovery e à dependência em Leftovers, certifique-se de não fazer muitas switches com Tapu Fini. Apesar de Tapu Fini possuir resistência a moves de Dark-type, muitos oponentes ainda irão utilizar Knock Off de forma que perca seu item ou de seus companheiros, então, retire-a de campo para evitar perder a longevidade que Leftovers causa. Caso Tapu Fini não se encontre no campo durante o mid-game enquanto um entry hazard setter estiver, é melhor fazer switch in imediatamente, especialmente quando Toxic Spikes estiverem em campo, limpando o campo com Defog. Lembrando que Misty Terrain protege Tapu Fini de status, porém, (G: lembre-se de que, com exceção de "mas", as adversativas são escritas entre vírgula) já que o mesmo será envenenado caso haja Toxic Spikes em campo e tendo em vista que agem primeiro do que a ability. Tapu Fini deve ser usado principalmente contra Pokémon defensivos que ameaçem o time, então, utilizar Taunt neles e logo após partir para Nature's Madness é sempre o melhor a se fazer. Se Tapu Fini estiver enfrentando Pokémon bulky defensivos, como Chansey e Celesteela, imediatamente use Taunt para evitar que os mesmos utilizem Stealth Rock ou Leech Seed, respectivamente. Entretanto, Nature's Madness deve ser focado em Pokémon defensivo, além de ser mais confiável do que todas as ameaças ofensivas tenham sido derrotadas antes de fazer switch. Scald é um ótimo move, especialmente no caso de Tapu Fini, quando o Misty Terrain tiver desaparecido ou Tabu Bulu tentar fazer switch in e ativar o Grassy Terrain. Quando Misty Terrain se desfaz, Tapu Fini fica livre para dar burn nos Pokémon adversário.

Opções de Equipe
=======

Tapu Fini dá suporte a times Fairy ao enfraquecer walls com Nature's Madness e removendo entry hazards com Defog. Klefki pode providenciar dual screen, dando assistência a Tapu Fini e podendo receber ataques com mais segurança, enquanto espalha paralysis com prioridade através de Thunder Wave para Tapu Fini conseguir fazer switch in e ativar Misty Terrain. Klefki também pode utilizar Spikes para desgastar a equipe adversária, enquanto Tapu Fini pode pressioná-los com Nature's Madness para enfraquecer Pokémon bulk ainda mais. Com o tipo Steel, Klefki pode ser uma switch-in segura em ataques Poison-type direcionados a Tapu Fini. Clefable providencia (A: cuidado, a acentuação pode provocar uma mudança morfológica da palavra. Com acento seria substantivo, sem acento verbo) utilidade com Stealth Rock e, combinado às capacidades de fazer stallbreak de Tapu Fini, os dois podem enfraquecer severamente ameaças. Com Magic Guard, Clefable é ótima para absorver status para Tapu Fini assim que Misty Terrain desaparece. Tapu Bulu também pode entrar na frente de moves Electric- e Ground-type voltados a Tapu Fini, enquanto Tapu Koko pode trazer Tapu Fini a campo com Volt Switch ou U-turn para uma switch dupla (A: "switch" fica no feminino). Mega Diancie e Mega Gardevoir são ótimos wallbreakers que podem finalizar ameaças enfraquecidas pelo Nature's Madness de Tapu Fini. Mega Diancie pode devolver entry hazards para dar mais oportunidades para Tapu Fini de fazer switch in. Sweepers como Azumarill e Mimikyu aproveitam os efeitos de Misty Terrain para fazer setup com Z-Belly Drum ou Sword Dance e prosseguir com um sweep; no caso de Mimikyu, o time adversário tem de quebrar o Disguise ou fazer phaze. Com Tapu Fini utilizando Defog, Togekiss pode recorrer a um set mais ofensivo, como o set de Choice Scarf. Togekiss também é uma ótima switch-in em moves Grass- e Ground-type graças ao tipo Flying.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=======

Fairy
-------

Calm Mind com Moonblast e Surf pode ser utilizado para Tapu Fini ser um late-game sweeper que deve ser usado assim que todos os checks e counters se forem. Infelizmente, é ofuscado pelo seu set de suporte, e times Fairy já tem fortes special attackers (A: physical, special e mixed attackers mantemos no inglês), como é o caso de Tapu Koko e Mega Diancie. Hydro Pump também pode ser usado no lugar de Surf no set de Calm Mind para mais dano, no entanto, a accuracy é ligeiramente pior. Protect é uma opção para ajudar a fazer scout de ameaças de qualquer move que possa ameaçar Tapu Fini. O move deve ser usado com (A: evite usar "juntamente com". Se já é "junto", também já é "com") Leftovers para adquirir mais recovery. Icium Z e Mist restauram totalmente o HP de Tapu Fini e pode ser usado no set de Calm Mind para ter outra chance de fazer sweep ou no set de suporte. Haze também pode ser utilizado com Icium Z, porque ambos tem o mesmo efeito de restaurar totalmente o HP enquanto remove aumentos de stats; entretanto, isso tira a possibilidade de Azumarill usar Z-Belly Drum, que poderia fazer sweep em times. Knock Off é outra opção de utilidade para remover itens de ameaças irritantes, tais como Chansey e Porygon 2.

Checks e Counters
=======
Fairy
-------

**Mega Venusaur**: Mega Venusaur merece uma menção especial devido à sua resistência ao Scald de Tapu Fini e à capacidade de se recuperar com Giga Drain mesmo após Nature's Madness de Tapu Fini.

**Poison-types**: Tapu Fini tem muitos problemas contra Poison-types, como a resistência deles a (G: não se craseia diante de palavras no plural) ataques de Fairy-type, pouco se incomodando com Nature's Madness e não tendo problemas em derrotar Tapu Fini com seus STABs.

**Electric-types**: Muitos Electric-type, como Tapu Koko, Alolan Raichu e Choice Scarf Xurkitree, podem facilmente ultrapassar (A: "outspeed" traduzimos) Tapu Fini e podendo dar KO com seus STABs.

**Grass-types**: Grass-types como Serperior, Celebi e Choice Scarf Tapu Bulu estão habilitados para ultrapassar Tapu Fini e lhe dar KO com seus STABs. Celebi pode fazer setup com Nasty Plot, enquanto Serperior pode usar Tapu Fini para ganhar o boost de Leaf Storm.

**Atacantes Fortes**: Atacantes fortes como Dragon Dance e Flynium Z Gyarados, Nasty Plot Mew, e Sword Dance Mega Pinsir podem fazer setup na frente de Tapu Fini e facilmente a derrotar.

[CREDITS]

- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Gravelord☆luiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]], [, ]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [Izaya, 311872]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/foRhO8QZ:

[OVERVIEW]

Fairy
=======

A resistência de Tapu Fini junto a sua tipagem incrível Water e Fairy permite que entre em ataques aos quais possui resistência, como Fire-, Ice- e Water-type enquanto também garante uma imunidade a Steel, tornando-se em um bom check de ameaças como Infernape, Alolan Sandslash e Mega Scizor. Mesmo que Misty Surge não seja tão bom quanto as outras ability que acionam Terrains, deu a Tapu Fini um nicho em times Fairy, prevenindo a si e seus colegas de equipe de serem afetados por qualquer condição de status, o que é bem útil para os manter longe de qualquer desgaste de burn ou poison ou imobilização de paralysis. Com o bom bulk e a tipagem defensiva de Tapu Fini, essas características lhe permitem assumir o papel de Defogger e, como times Fairy não possuem muitas opções para remover entry hazards, isso permite que Togekiss, a única outra opção para esse papel, recorra a um set mais ofensivo. Com acesso a Taunt e Nature's Madness, Tapu Fini se torna um competente stallbreaker para times Fairy, enfrentando Pokémon bulky como Chansey. No entanto, Tapu Fini não possui nenhum recovery confiável, fazendo com que caia mais rápido para entry hazards e ataques adversários. Apesar de Misty Terrain prevenir que qualquer condição de status tenha efeito, Tapu Fini não consegue dar burn com Scald em oponentes no chão até que o efeito do Terrain tenha passado, e colegas de equipe como Tapu Koko e Tapu Bulu desativam Misty Terrain com suas abilities, ficando suscetíveis a status. Ainda com o decente Special Attack de Tapu Fini, continua não sendo o suficiente para dar dano massivo aos outros times. Portanto, Tapu Fini tem dificuldade em encontrar um lugar no time, sendo ofuscado por Azumarill, outro Water- e Fairy-type que possui a ótima ability Huge Power e pode recorrer a Normalium Z e Belly Drum para fazer um sweep confiável.

[SET]
name: Suporte (Fairy)
move 1: Taunt
move 2: Nature's Madness
move 3: Scald
move 4: Defog
item: Leftovers
Ability: Misty Surge
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Taunt pode impedir setup sweepers como Mega Scizor de usar Sword Dance, pode parar walls como Soft-Boiled Chansey e Leech Seed Celesteela, impedindo-os de se recuperar, e pode neutralizar usuários de entry hazard, tal como Skarmory, Swampert e Clefable. Nature's Madness corta pela metade o HP do Pokémon adversário. Quando Nature's Madness é combinado a Taunt, Tapu Fini se torna um efetivo stallbreaker, enfraquecendo e fazendo check a stall, tal como Toxapex. Tapu Fini precisa de outro move de ataque, porque Nature's Madness só serve para retirar metade do HP do oponente. Scald é escolhido como um STAB mais seguro e um move que possui chance de infligir burn no oponente, especialmente Tapu Bulu que tende a fazer switch in e ativar Grassy terrain. Entretanto, Scald tem uma má sinergia com Misty Terrain, tendo em vista que Pokémon no chão não são afetados por status. Tapu Fini com acesso a Defog dá a seus colegas de equipe melhores oportunidades para fazer switch.

Detalhes do Set
=======

Investimento máximo em Speed junto a uma nature Timid permite a Tapu Fini ser o mais rápido possível, ultrapassando ameaças como Calm Mind Suicune e Jirachi defensivo. 252 de EVs em HP aumenta o bulk de Tapu Fini a fim de resistir a ataques de forma mais eficiente, especialmente se for necessário fazer switch in para utilizar Defog e remover entry hazards. Leftovers dá a Tapu Fini um meio passivo de se recuperar a cada turno. Misty Surge protege a si e aos seus colegas de equipe de qualquer status, permitindo a eles jogarem de forma muito mais agressiva na partida para poderem se preparar para um sweep ou efetuar um wallbreak.

Dicas de Uso
=======

Tenha certeza de não fazer switch in com Tapu Fini de forma imprudente na frente de ameaças só por seu investimento em bulk. Ao invés disso, toma vantagem de sua tipagem defensiva para fazer switch em ataques resisitidos. Devido à falta de recovery e à dependência em Leftovers, certifique-se de não fazer muitas switches com Tapu Fini. Apesar de Tapu Fini possuir resistência a moves de Dark-type, muitos oponentes ainda irão utilizar Knock Off de forma que perca seu item ou de seus companheiros, então, retire-a de campo para evitar perder a longevidade que Leftovers causa. Caso Tapu Fini não se encontre no campo durante o mid-game enquanto um entry hazard setter estiver, é melhor fazer switch in imediatamente, especialmente quando Toxic Spikes estiverem em campo, limpando o campo com Defog. Lembrando que Misty Terrain protege Tapu Fini de status, porém, já que o mesmo será envenenado caso haja Toxic Spikes em campo e tendo em vista que agem primeiro do que a ability. Tapu Fini deve ser usado principalmente contra Pokémon defensivos que ameaçem o time, então, utilizar Taunt neles e logo após partir para Nature's Madness é sempre o melhor a se fazer. Se Tapu Fini estiver enfrentando Pokémon bulky defensivos, como Chansey e Celesteela, imediatamente use Taunt para evitar que os mesmos utilizem Stealth Rock ou Leech Seed, respectivamente. Entretanto, Nature's Madness deve ser focado em Pokémon defensivo, além de ser mais confiável do que todas as ameaças ofensivas tenham sido derrotadas antes de fazer switch. Scald é um ótimo move, especialmente no caso de Tapu Fini, quando o Misty Terrain tiver desaparecido ou Tabu Bulu tentar fazer switch in e ativar o Grassy Terrain. Quando Misty Terrain se desfaz, Tapu Fini fica livre para dar burn nos Pokémon adversário.

Opções de Equipe
=======

Tapu Fini dá suporte a times Fairy ao enfraquecer walls com Nature's Madness e removendo entry hazards com Defog. Klefki pode providenciar dual screen, dando assistência a Tapu Fini e podendo receber ataques com mais segurança, enquanto espalha paralysis com prioridade através de Thunder Wave para Tapu Fini conseguir fazer switch in e ativar Misty Terrain. Klefki também pode utilizar Spikes para desgastar a equipe adversária, enquanto Tapu Fini pode pressioná-los com Nature's Madness para enfraquecer Pokémon bulk ainda mais. Com o tipo Steel, Klefki pode ser uma switch-in segura em ataques Poison-type direcionados a Tapu Fini. Clefable providencia utilidade com Stealth Rock e, combinado às capacidades de fazer stallbreak de Tapu Fini, os dois podem enfraquecer severamente ameaças. Com Magic Guard, Clefable é ótima para absorver status para Tapu Fini assim que Misty Terrain desaparece. Tapu Bulu também pode entrar na frente de moves Electric- e Ground-type voltados a Tapu Fini, enquanto Tapu Koko pode trazer Tapu Fini a campo com Volt Switch ou U-turn para uma switch dupla. Mega Diancie e Mega Gardevoir são ótimos wallbreakers que podem finalizar ameaças enfraquecidas pelo Nature's Madness de Tapu Fini. Mega Diancie pode devolver entry hazards para dar mais oportunidades para Tapu Fini de fazer switch in. Sweepers como Azumarill e Mimikyu aproveitam os efeitos de Misty Terrain para fazer setup com Z-Belly Drum ou Sword Dance e prosseguir com um sweep; no caso de Mimikyu, o time adversário tem de quebrar o Disguise ou fazer phaze. Com Tapu Fini utilizando Defog, Togekiss pode recorrer a um set mais ofensivo, como o set de Choice Scarf. Togekiss também é uma ótima switch-in em moves Grass- e Ground-type graças ao tipo Flying.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=======

Fairy
-------

Calm Mind com Moonblast e Surf pode ser utilizado para Tapu Fini ser um late-game sweeper que deve ser usado assim que todos os checks e counters se forem. Infelizmente, é ofuscado pelo seu set de suporte, e times Fairy já tem fortes special attackers, como é o caso de Tapu Koko e Mega Diancie. Hydro Pump também pode ser usado no lugar de Surf no set de Calm Mind para mais dano, no entanto, a accuracy é ligeiramente pior. Protect é uma opção para ajudar a fazer scout de ameaças de qualquer move que possa ameaçar Tapu Fini. O move deve ser usado com Leftovers para adquirir mais recovery. Icium Z e Mist restauram totalmente o HP de Tapu Fini e pode ser usado no set de Calm Mind para ter outra chance de fazer sweep ou no set de suporte. Haze também pode ser utilizado com Icium Z, porque ambos tem o mesmo efeito de restaurar totalmente o HP enquanto remove aumentos de stats; entretanto, isso tira a possibilidade de Azumarill usar Z-Belly Drum, que poderia fazer sweep em times. Knock Off é outra opção de utilidade para remover itens de ameaças irritantes, tais como Chansey e Porygon 2.

Checks e Counters
=======
Fairy
-------

**Mega Venusaur**: Mega Venusaur merece uma menção especial devido à sua resistência ao Scald de Tapu Fini e à capacidade de se recuperar com Giga Drain mesmo após Nature's Madness de Tapu Fini.

**Poison-types**: Tapu Fini tem muitos problemas contra Poison-types, como a resistência deles a ataques de Fairy-type, pouco se incomodando com Nature's Madness e não tendo problemas em derrotar Tapu Fini com seus STABs.

**Electric-types**: Muitos Electric-type, como Tapu Koko, Alolan Raichu e Choice Scarf Xurkitree, podem facilmente ultrapassar Tapu Fini e podendo dar KO com seus STABs.

**Grass-types**: Grass-types como Serperior, Celebi e Choice Scarf Tapu Bulu estão habilitados para ultrapassar Tapu Fini e lhe dar KO com seus STABs. Celebi pode fazer setup com Nasty Plot, enquanto Serperior pode usar Tapu Fini para ganhar o boost de Leaf Storm.

**Atacantes Fortes**: Atacantes fortes como Dragon Dance e Flynium Z Gyarados, Nasty Plot Mew, e Sword Dance Mega Pinsir podem fazer setup na frente de Tapu Fini e facilmente a derrotar.

[CREDITS]

- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Gravelord☆luiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]], [, ]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [Izaya, 311872]]
 

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover e (Comentários)

Embora quase não haja erro, fique atento para não errar o nome de um Pokémon, ability ou palavra, alguns trechos ficaram um pouco confusos, leia bem a frase em inglês para não traduzir alguma parte errado, fora isso a tradução ficou muito boa.

[OVERVIEW]

Fairy
=======

A resistência O bulk sólido (não vejo motivos pra traduzir "bulk" aqui, ainda mais quando "resistência" no fim da frase, deixando um pouco repetitivo) de Tapu Fini junto a sua tipagem incrível Water e Fairy permite que entre ela faça switch (como no resto da tradução foi usado "fazer switch" em vez de "entrar" resolvi mudar aqui para deixar todos iguais) em ataques aos quais possui resistência, como Fire-, Ice- e Water-type enquanto também garante uma imunidade neutralidade (Tapu Fini não é imune a Steel) a Steel, tornando-a se em um bom check de ameaças como Infernape, Alolan Sandslash e Mega Scizor. Mesmo que Misty Surge não seja tão bom quanto as outras ability que acionam Terrains, ele (não vi motivos pra tirar essa parte) deu a Tapu Fini um nicho em times Fairy, prevenindo a si e seus colegas de equipe de serem afetados por qualquer condição de status, o que é bem útil para os manter longe de qualquer desgaste de burn ou poison ou imobilização de paralysis. Com o bom bulk e a tipagem defensiva de Tapu Fini, essas características llhe permitem assumir o papel de Defogger e, como times Fairy não possuem muitas opções para remover entry hazards, isso permite que Togekiss, a única outra opção para esse papel, recorra a um set mais ofensivo. Com acesso a Taunt e Nature's Madness, Tapu Fini se torna um competente stallbreaker para times Fairy, enfrentando Pokémon bulky como Chansey. No entanto, Tapu Fini não possui nenhum recovery confiável, fazendo com que caia mais rápido para entry hazards e ataques adversários. Apesar de Misty Terrain prevenir que qualquer condição de status tenha efeito, Tapu Fini ela (só pra não repetir "Tapu Fini" tantas vezes) não consegue dar burn com Scald em oponentes no chão até que o efeito do Terrain tenha passado, e colegas de equipe como Tapu Koko e Tapu Bulu desativam Misty Terrain com suas abilities, ficando suscetíveis a status. Ainda com o decente Apesar do Special Attack decente (acho essa estrutura melhor para esse trecho) de Tapu Fini, continua não sendo o suficiente para dar dano massivo aos outros times. Portanto, Tapu Fini ela tem dificuldade em encontrar um lugar no time, sendo ofuscada (nas outras traduções vi Tapu Fini considerada como Female) por Azumarill, outro Water- e Fairy-type que possui a ótima ability Huge Power e pode recorrer a Normalium Z e Belly Drum para fazer se tornar um sweeper confiável.

[SET]
name: Suporte (Fairy)
move 1: Taunt
move 2: Nature's Madness
move 3: Scald
move 4: Defog
item: Leftovers
Ability: Misty Surge
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Taunt pode impedir que setup sweepers, (AV) como Swords Dance Mega Scizor de usar Sword Dance, façam setup, pode parar walls, (AV) como Soft-Boiled Chansey e Leech Seed Celesteela, impedindo-as os (os dois são referidos como Female) de se recuperar, e pode neutralizar usuários de entry hazard, tal tais como Skarmory, Swampert e Clefable. Nature's Madness corta pela metade o HP do Pokémon adversário. Quando Nature's Madness é combinado a Taunt, Tapu Fini se torna um efetivo stallbreaker, enfraquecendo e fazendo check a stall walls ("stall" é um estilo de jogo, "wall" é um tipo de Pokémon), tal como Toxapex. Tapu Fini precisa de outro move de ataque, porque Nature's Madness só serve para retirar metade do HP do oponente. Scald é escolhido como um STAB mais seguro e um move que possui chance de infligir burn no oponente, especialmente Tapu Bulu, (AV) que tende a fazer switch in e ativar Grassy terrain Terrain ("Grassy Terrain" é um move, logo fica em maiúsculo). Entretanto, Scald tem uma má sinergia com Misty Terrain, tendo em vista que Pokémon no chão não são afetados por status. Tapu Fini com acesso a Defog dá a seus colegas de equipe melhores oportunidades para fazer switch.

Detalhes do Set
=======

Investimento máximo em Speed junto a uma nature Timid permite a Tapu Fini ser o mais rápido possível, ultrapassando ameaças como Calm Mind Suicune e Jirachi defensivo. 252 de EVs em HP aumenta o bulk de Tapu Fini a fim de resistir a ataques de forma mais eficiente, especialmente se for necessário fazer switch in para utilizar Defog e remover entry hazards. Leftovers dá a Tapu Fini um meio recovery ("recovery" não é traduzido) passivo de se recuperar a cada turno. Misty Surge protege a si e aos seus colegas de equipe de qualquer status, permitindo a eles jogarem de forma muito mais agressiva na partida para poderem se preparar para um sweep ou para efetuar um wallbreak.

Dicas de Uso
=======

Tenha certeza de não fazer switch in com Tapu Fini de forma imprudente na frente de ameaças só por seu investimento em bulk. Ao invés disso, toma tome vantagem de sua tipagem defensiva para fazer switch em ataques resisitidos resistidos. Devido à falta de recovery e à dependência em Leftovers, certifique-se de não fazer muitas switches com Tapu Fini. Apesar de Tapu Fini possuir resistência a moves de Dark-type, muitos oponentes ainda irão utilizar Knock Off de forma que perca para remover seu item ou de seus companheiros, então, retire-a de campo para evitar perder a longevidade que Leftovers causa fornece. Caso Tapu Fini não se encontre no campo durante o mid-game enquanto um entry hazard setter estiver, é melhor fazer switch in imediatamente, especialmente quando Toxic Spikes estiverem ("Toxic Spikes" é o nome do golpe e não está no plural) em campo, limpando o campo com Defog. Lembrando que Lembre-se, mesmo que Misty Terrain protege proteja Tapu Fini de status, porém, já que o mesmo será envenenado caso haja Toxic Spikes em campo e tendo em vista que agem primeiro do que a ability ela vai ser envenenada por Toxic Spikes antes que sua ability seja ativada (acho que a frase fica bem mais clara assim). Tapu Fini deve ser usado principalmente contra Pokémon defensivos que ameaçem ameacem o time, então, utilizar Taunt neles e logo após partir para Nature's Madness é sempre o melhor a se fazer. Se Tapu Fini estiver enfrentando Pokémon uma ameaça defensiva (só pra ficar mais parecido com o original) bulky defensivos, como Chansey e Celesteela, imediatamente use Taunt para evitar que os mesmos utilizem Stealth Rock ou Leech Seed, respectivamente. Entretanto, mesmo que Nature's Madness deve deva ser focado em Pokémon defensivo, além de ser mais ele também é confiável do que todas as em enfraquecer ameaças ofensivas tenham sido derrotadas antes de fazer switch que tentem fazer switch in (achei a frase muito difícil de se entender, então deixei mais parecida com a original e mudei algumas coisas para deixá-la mais clara). Scald é um ótimo move, especialmente no caso do Misty Terrain de Tapu Fini, quando o Misty Terrain tiver desaparecido ou Tabu Tapu Bulu tentar fazer switch in e ativar o Grassy Terrain. Quando Misty Terrain se desfaz, Tapu Fini fica livre para dar burn nos Pokémon adversários ("nos Pokémon adversários").

Opções de Equipe
=======

Tapu Fini dá suporte a times Fairy ao enfraquecer walls com Nature's Madness e removendo entry hazards com Defog. Klefki não só pode providenciar suporte com dual screen, dando assistência a ajudando Tapu Fini e podendo a receber ataques com mais segurança, enquanto espalha mas também pode espalhar paralysis com prioridade através de Thunder Wave para antes de Tapu Fini conseguir fazer switch in e ativar Misty Terrain (deixei um pouco mais parecido com o original e corrigi algumas coisas, tipo, o suporte de dual screens ajuda Tapu Fini a aguentar melhor os ataques e Klefki não precisa espalhar paralysis para Tapu Fini poder fazer switch in, ele apenas cita sobre Klefki espalhar paralysis antes que Tapu Fini entre e traga Misty Terrain, visto que o efeito desse terreno prejudica Thunder Wave). Klefki também pode utilizar Spikes para desgastar a equipe adversária, enquanto Tapu Fini pode pressioná-los com Nature's Madness para enfraquecer Pokémon bulk ainda mais. Com o tipo Steel, Klefki pode ser uma switch-in segura em ataques Poison-type direcionados a Tapu Fini. Clefable providencia utilidade com Stealth Rock e, combinado às capacidades de fazer stallbreak de Tapu Fini como stallbreaker (acho que fica mais claro desse jeito), os dois podem enfraquecer severamente ameaças. Com Magic Guard, Clefable é ótima para absorver status para Tapu Fini assim que Misty Terrain desaparece. Tapu Bulu também pode entrar na frente de fazer switch em (troquei aqui pois na tradução inteira foi usado "fazer switch" em vez de "entrar") moves Electric- e Ground-type voltados a Tapu Fini, enquanto Tapu Koko pode trazer Tapu Fini a campo com Volt Switch ou U-turn para uma switch dupla, ambos apreciam Tapu Fini enfraquecendo walls (faltou essa parte, estava no início da partes, mas também fica bom aqui no final). Mega Diancie e Mega Gardevoir são ótimos wallbreakers que podem finalizar ameaças enfraquecidas pelo Nature's Madness de Tapu Fini. Mega Diancie pode devolver entry hazards para dar mais oportunidades para Tapu Fini de fazer switch in. Sweepers como Azumarill e Mimikyu aproveitam os efeitos de Misty Terrain para fazer setup com Z-Belly Drum ou Sword Dance e prosseguir com um sweep; no caso de Mimikyu, o time adversário tem de quebrar o seu Disguise ou fazer phaze. Com Tapu Fini utilizando Defog, Togekiss pode recorrer a um set mais ofensivo, como o set de Choice Scarf. Togekiss também é uma ótima switch-in em para moves Grass- e Ground-type graças ao tipo Flying.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=======

Fairy
-------

Calm Mind com Moonblast e Surf pode ser utilizado para Tapu Fini ser um late-game sweeper que deve ser usado assim que todos os checks e counters se forem. Infelizmente, é ofuscado pelo seu set de suporte, e times Fairy já tem fortes special attackers, como é o caso de Tapu Koko e Mega Diancie. Hydro Pump também pode ser usado no lugar de Surf no set de Calm Mind para mais dano, no entanto,a accuracy é ligeiramente pior. Protect é uma opção para ajudar a fazer scout de ameaças de em (achei meio repetitivo aqui) qualquer move que possa ameaçar Tapu Fini. O move deve ser usado com Leftovers para adquirir mais recovery. Icium Z e Mist restauram totalmente o HP de Tapu Fini e pode ser usado no set de Calm Mind para ter outra chance de fazer sweep ou no set de suporte. Haze também pode ser utilizado com Icium Z, porque ambos tem o mesmo efeito de restaurar totalmente o HP enquanto remove aumentos de stats; entretanto, isso tira a possibilidade de Azumarill usar Z-Belly Drum, que poderia fazer sweep em times. Knock Off é outra opção de utilidade para remover itens de ameaças irritantes, tais como Chansey e Porygon 2.

Checks e Counters
=======
Fairy
-------

**Mega Venusaur**: Mega Venusaur merece uma menção especial devido à sua resistência ao Scald de Tapu Fini e à capacidade de se recuperar com Giga Drain mesmo após Tapu Fini usar Nature's Madness de Tapu Fini.

**Poison-types**: Tapu Fini tem muitos problemas contra Poison-types, como a resistência deles a visto que resistem seus ataques de Fairy-type, pouco se incomodando com fora Nature's Madness e não tendo problemas em derrotar Tapu Fini derrotá-la com seus STABs.

**Electric-types**: Muitos Electric-type, como Tapu Koko, Alolan Raichu e Choice Scarf Xurkitree, podem facilmente ultrapassar Tapu Fini e podendo dar KO podem nocauteá-la com seus STABs.

**Grass-types**: Grass-types, (AV) como Serperior, Celebi e Choice Scarf Tapu Bulu, (AV) estão habilitados para são capazes de ultrapassar Tapu Fini e lhe dar KO com seus STABs. Celebi pode fazer setup com Nasty Plot, enquanto Serperior pode usar Tapu Fini para ganhar o boost de Leaf Storm.

**Atacantes Fortes**: Atacantes fortes, (AV) como Dragon Dance e Flynium Z Gyarados, Nasty Plot Mew, e Sword Dance Mega Pinsir, (AV) podem fazer setup na frente de Tapu Fini e facilmente a derrotar.

[CREDITS]

- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Gravelord☆luiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]], [Tico Meu, 413994]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [Izaya, 311872]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top