OU Swampert

Status
Not open for further replies.

Shokkking

No man can walk out on his own story
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/swampert/

Visão Geral

Ofensivamente, Mega Swampert é a principal escolha de Mega Evolução em times de rain por sua imunidade a Electric-type. Ele também possui a capacidade de derrotar os checks comuns de times de rain, como Toxapex, Ferrothorn e Mantine, graças a Earthquake — seu ataque secundário de STAB — e à suas opções de moves de coverage, como Superpower e Stone Edge. Mega Swampert também garante uma compressão de funções por ser um usuário de Stealth Rock que consegue derrotar Mega Sableye. Defensivamente, Mega Swampert abre brechas para Pokémon que times de rain já são fraco contra, sendo os principais Ash-Greninja e Keldeo. Mega Swampert sofre do mesmo problema de outros physical attackers bulky, sendo propenso a levar dano residual de Rocky Helmet, Rough Skin e Iron Barbs. Ou seja, de vez em quando seu bulk praticamente não é utilizado. Mega Swampert é dependente de rain para cumprir sua função, isto é, só poderá ser usado efetivamente quando rain estiver ativa.

[SET]
nome: Rain Sweeper
move 1: Waterfall
move 2: Earthquake
move 3: Ice Punch
move 4: Stealth Rock / Stone Edge / Superpower
item: Swampertite
ability: Damp
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 spe

Moves

Waterfall é o move mais poderoso de Swampert sob rain e é usado no lugar de Aqua Tail por ter accuracy perfeita e chance de infligir flinch. Earthquake é o move STAB secundário de Swampert e é usado para derrotar incômodos comuns para times de rain, como Toxapex e Tapu Fini. Ice Punch é o move de coverage usado para atingir Dragon- e Grass-types, como Zygarde, Garchomp e Tapu Bulu, podendo derrotar Tangrowth Assault Vest em dois golpes na switch após dano de Stealth Rock. Swampert tem um nicho único em times de rain por ser um usuário de Stealth Rock que pode derrotar Mega Sableye. Swampert pode usar um outro move de coverage, se optar por não exercer sua função de usuário de Stealth Rock. Stone Edge previne que Mantine e Pelipper parem completamente Swampert, enquanto Superpower pode ser usado para derrotar Ferrothorn mesmo com HP alto.

Detalhes do Set

EVs máximos em Attack e Speed são usados para que Swampert dê o máximo de dano possível e seja o mais rápido possível. Damp é preferível como ability por seu uso situacional de prevenir que Landorus-T e Azelf usem Explosion. Uma nature Adamant é usada para engrandecer a habilidade de Swampert como wallbreaker. Uma nature Jolly é viável para ultrapassar Choice Scarf Keldeo, uma ameaça comum a times de rain. Contudo, Mega Swampert perde muito poder.

Dicas de Uso

Uma das principais marcas de Mega Swampert como um usuário de Swift Swim é seu alto bulk, embora geralmente é seja melhor não utilizar essa característica, já que Swampert precisará de de seu HP para sobreviver a ataques de prioridade de Pokémon como Mega Mawile e Ash-Greninja, assim como ataques de usuários de Choice Scarf rápidos, como Keldeo e Garchomp. Mega Swampert é vulnerável às formas de dano residual, como Spikes, Rocky Helmet e Iron Barbs, além de ataques mais fracos como U-turn de Tapu Koko e Fake Out de Mega Medicham. Também deve-se permanecer longe de ataques que causam status, visto que isso o torna inutilizável ou fácil de lidar através de switches contínuas a fim de desperdiçar os turnos de rain.
Quando Swampert conseguir realizar switch in de graça, deve-se jogar com base nos checks que o oponente tem para ele. Se o oponente tiver checks sólidos, Mega Swampert deve se focar em enfraquecer seus checks usando seus abundantes moves de coverage para ajudar possíveis sweepers secundários, como Kingdra ou Ash-Greninja. Se o matchup estiver mais favorável para Mega Swampert, jogue pacientemente e use mais seus companheiros de equipe, como Tapu Koko e Ferrothorn, já que Mega Swampert precisará estar o mais saudável possível. Isso é especialmente importante se optar por usar uma nature Jolly, visto que ele não será forçado a sair de campo por Pokémon como Keldeo e Garchomp a fim de conservar seu HP. Por fim, Stealth Rock deve ser usado em uma predição de switch ou se o Pokémon do oponente parar Mega Swampert por tempo indeterminado, como Tangrowth focado em Defense ou Mantine. Também é bom utilizar Stealth Rock contra times de stall com Sableye no momento que Swampert tiver induzido o oponente a pensar que não irá utilizar Stealth Rock. Usar Stealth Rock na hora errada contra Mega Sableye pode prejudicar a equipe de Swampert.

Opções de Equipe

Pelipper é um parceiro obrigatório por fornecer rain sem esforço graças à sua ability Drizzle, enquanto faz check a Keldeo. O pelicano também cria turnos seguros para Mega Swampert com seu U-turn lento e atraindo Electric-types, como Zapdos e Tapu Koko. Choice Specs Pelipper, em particular, derrota diversos Pokémon que Mega Swampert sofre contra, fazendo da nature Jolly uma escolha mais plausível. Um Pokémon secundário capaz de se aproveitar de rain, de preferência Kingdra ou Ash-Greninja, também é recomendado, já que uma combinação entre um desses e Mega Swampert pode derrotar diversos checks de rain. Se Ash-Greninja for usado, é melhor utilizá-lo com Spikes, pois Mega Swampert aprecia a ajuda de hazards, fazendo com que Pokémon como Mew e Tapu Bulu não possam mais dar um switch in seguro. Ferrothorn é um bom Pokémon utilitário em times de rain, visto que sua fraqueza a Fire-type é diminuída e pode usar Spikes ou até mesmo Stealth Rock, sendo que o último liberaria um espaço nos moves de Mega Swampert. Landorus-T também faz o mesmo, devido a ser um poderoso usuário de Stealth Rock ofensivo, além de remover Grass- e Water-types bulky usando Supersonic Skystrike.
Swampert aprecia uma maneira de derrotar Tangrowth, então Tornadus-T é um bom parceiro, enfraquecendo Pokémon que Mega Swampert sofre contra, como Rotom-W, Tapu Fini, Ferrothorn e Mantine. Tapu Koko também é um bom parceiro, já que ganha um Thunder com accuracy perfeita embaixo de rain e também garante uma switch in grátis para Mega Swampert com U-turn. Tapu Lele é outra companheira de equipe ótima, bloqueando moves de prioridade e dando switch in em diversos Pokémon que Swampert sofre contra, como Tangrowth e Water-types bulky, como Mantine e Mega Slowbro.

Outras Opções

Rain Dance é uma boa opção, assim Mega Swampert consegue ativar rain independentemente, ao invés de ter que depender de Pelipper. Swampert pode tentar um sweep aumentando seu Attack com Power-Up Punch, mas normalmente prefere um move extra de coverage do que aumentar seu Attack em situações específicas. Sludge Wave pode ser usado para dar OHKO em Tapu Bulu, assim como derrotar Tangrowth focado em Defense em dois golpes depois do dano de Stealth Rock. Por último, Toxic é uma opção viável para colocar alguns checks sólidos de Mega Swampert em perigo, como Slowbro, Alomomola e Mantine.

Checks e Counters

Water-types: A maioria dos Water-types forçam Mega Swampert a sair de campo devido ao perigo de seus Scald causarem burn. Suicune, Alomomola, Mega Slowbro e Pelipper são os principais. Choice Scarf Keldeo ultrapassa Adamant Mega Swampert e o força a sair devido ao seu poderoso Hydro Pump. Rotom-W focado em Defense consegue entrar na frente de Mega Swampert sem medo e neutralizá-lo utilizando Will-O-Wisp, e Mantine barra completamente Mega Swampert sem Stone Edge. Tapu Fini saudável focada em Defense consegue deixar Mega Swampert em um HP muito baixo com sua combinação de Nature's Madness e Moonblast.

Grass-types: Grass-types como Mega Venusaur, Tangrowth, Tapu Bulu e Ferrothorn ameaçam Mega Swampert com seus moves Grass-type STAB. Entretanto, Tapu Bulu, Tangrowth não focado em Defense e Ferrothorn devem tomar cuidado com os moves de coverage, como Ice Punch e Superpower.

Pokémon Mais Rápidos: Mega Swampert não é incrivelmente rápido sem uma nature Jolly e o uso dessa nature deixa Swampert muito mais fácil de lidar usando Pokémon como Tangrowth e Mew. Usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Garchomp, conseguem ultrapassar Adamant Mega Swampert e derrotá-lo com seus poderosos moves STAB. Latios ultrapassa até mesmo as variantes Jolly e consegue dar um alto dano utilizando Draco Meteor. Mega Swampert também pode ser surpreendido com o uso de Grass Knot em usuários de Choice Scarf, como Nihilego e Greninja. Por último, Mega Alakazam, graças a Trace, consegue adquirir Swift Swim e derrotar Mega Swampert utilizando Psychic ou mais uma vez o surpreender com Grass Knot.

Ash-Greninja: Embora Ash-Greninja não consiga realizar um switch in diretamente, Water Shuriken é potencializado na chuva e é capaz de tirar 75% do HP de Mega Swampert, uma marca comum devido à vulnerabilidade a dano residual de Rocky Helmet e Pokémon que Swampert costuma fazer switch in, como Tapu Koko.

Remoção de Rain: Mega Swampert é lento e não possui um move Water-type poderoso fora de rain. Tyranitar, Alolan Ninetales e Mega Charizard Y mudam o weather, e os últimos dois conseguem forçar Mega Swampert a sair de campo devido aos seus ataques STAB e de coverage.
 
Last edited:

Shokkking

No man can walk out on his own story
Finalizado e pronto para o primeiro GP. Algumas palavras estão entre parênteses, pois não encontrei uma boa tradução e esperarei alguma sugestão.
 
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Ofensivamente, Mega Swampert é a principal escolha de Mega Evolução em times de chuva rain por sua imunidade a Electric-type. Também possui a capacidade de derrotar os checks comuns de times de chuva rain, como Toxapex, Ferrothorn e Mantine, graças a Earthquake - seu ataque secundário de STAB - e à suas opções de moves de coverage, como Superpower e Stone Edge. Mega Swampert também garante uma compressão de funções por ser um usuário de Stealth Rock que consegue derrotar Mega Sableye. Defensivamente, Mega Swampert abre brechas para Pokémon que times de chuva rain já são fraco contra, sendo os principais Ash-Greninja (geralmente os exemplos aparecem em ordem de relevância) e Keldeo e Greninja. Mega Swampert sofre do mesmo problema de outros atacantes físicos physical attackers bulky, o de ser sendo propenso a levar dano residual de Rocky Helmet, Rough Skin e Iron Barbs. Ou seja, de vez em quando seu bulk praticamente não é utilizado. Mega Swampert é dependente da chuva de rain para cumprir sua função, o que significa que isto é, só poderá ser usado efetivamente quando a chuva rain estiver ativa.

[SET]
nome: Rain Sweeper
move 1: Waterfall
move 2: Earthquake
move 3: Ice Punch
move 4: Stealth Rock / Stone Edge / Superpower
item: Swampertite
ability: Damp
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 spe

Moves

Waterfall é o move mais poderoso de Swampert na chuva sob rain e é usado no lugar de Aqua Tail por ter precisão accuracy perfeita e chance de dar infligir (flinch). Earthquake é o move STAB secundário de Swampert e é usado para derrotar incômodos comuns para times de chuva rain, como Toxapex e Tapu Fini. Ice Punch é o move de cobertura coverage usado para atingir Dragon- e Grass-types, (adicionar vírgula) como Zygarde, Garchomp e Tapu Bulu, podendo derrotar Tangrowth Assault Vest em dois golpes na troca switch e depois do dano de Stealth Rock. Swampert tem um espaço nicho único em times de chuva, rain por ser um usuário de Stealth Rock que pode derrotar Mega Sableye. Swampert pode usar um outro move de cobertura coverage, se optar por não exercer sua função de usuário de Stealth Rock. Stone Edge previne que Mantine e Pelipper parem completamente Swampert, enquanto Superpower pode ser usado para derrotar Ferrothorn a partir de uma alta vida mesmo com HP alto.

Detalhes do Set

EVs máximos em Attack e Speed são usados para que Swampert dê o máximo de dano possível e seja o mais rápido possível. Damp é preferível como habilidade ability por prevenir, em alguns casos, que Landorus-T e Azelf usem Explosion. Uma nature Adamant é usada para engrandecer a habilidade de Swampert de destruir como wallbreaker. Uma nature Jolly é viável para ultrapassar Choice Scarf Keldeo, uma ameaça comum a times de chuva rain. Contudo, Mega Swampert perde muito poder.

Dicas de Uso

Uma das principais marcas de Mega Swampert como um usuário de Swift Swim é seu alto bulk, embora geralmente é seja melhor não utilizar essa característica, já que Swampert precisará de vida de seu HP para sobreviver a ataques de prioridade de Pokémon como Mega Mawile e Ash-Greninja, assim como ataques de usuários de Choice Scarf rápidos, como Keldeo e Garchomp. Mega Swampert é vulnerável às formas de dano residual, como Spikes, Rocky Helmet e Iron Barbs, e também é fraco para a ataques como U-turn de Tapu Koko e Fake Out de Mega Medicham. Também deve-se permanecer longe de ataques que causam status, visto que esses isso o tornam torna inutilizável ou fácil de lidar usando contínuas trocas enquanto a chuva acaba através de switches contínuas a fim de desperdiçar os turnos de rain.

Quando Swampert entrar livre conseguir dar switch in de graça, deve-se ser jogado ao redor dos jogar com base nos checks que o oponente tem para ele. Se o oponente tem tiver checks sólidos, então o Mega Swampert deve se focar em enfraquecer seus checks usando seus abundantes moves de cobertura coverage para ajudar possíveis sweepers secundários, como Kingdra ou Ash-Greninja. Se o (matchup) está estiver mais favorável para o Mega Swampert, jogue pacientemente e use mais seus companheiros de equipe, como Tapu Koko e Ferrothorn, já que Mega Swampert precisará estar o mais (saudável) possível. Isso é especialmente importante se optar por usar uma nature Jolly, visto que esse ele não será forçado a trocar sair de campo por Pokémon como Keldeo e Garchomp, (remover vírgula) a fim de conservar sua vida seu HP. Por fim, Stealth Rock deve ser usado em uma predição de switch ou se o Pokémon do oponente (indefinidamente) (walls) parar Mega Swampert por tempo indeterminado, como Tangrowth fisicamente defensivo focado em Defense ou Mantine. Também é bom utilizar Stealth Rock contra times de stall com Sableye, uma vez que Swampert induziu induz o oponente a pensar que não irá utilizar Stealth Rock. Usar Stealth Rock na hora errada contra Mega Sableye pode prejudicar a equipe de Swampert.

Opções de Equipe

Pelipper é um parceiro obrigatório por fornecer chuva rain sem esforço graças à sua ability Drizzle, (adicionar vírgula) enquanto faz check a Keldeo. O pelicano também cria turnos seguros para Mega Swampert com seu U-turn lento e atraindo Electric-types, como Zapdos e Tapu Koko. Choice Specs Pelipper, em particular, destrói derrota diversos Pokémon que Mega Swampert sofre contra, fazendo da nature Jolly uma escolha mais plausível. Um abusador de chuva Pokémon secundário capaz de se aproveitar de rain, de preferência Kingdra ou Ash-Greninja, também é recomendado, já que uma combinação entre um desses e Mega Swampert pode derrotar diversos checks de chuva rain. Se Ash-Greninja for usado, é melhor utilizá-lo com Spikes, já que pois Mega Swampert aprecia a ajuda de hazards, assim fazendo com que Pokémon como Mew e Tapu Bulu não poderão possam mais dar um switch in seguro. Ferrothorn é um bom Pokémon (utilitário) em times de chuva rain, visto que sua fraqueza a Fire-type é diminuída e pode usar Spikes ou até mesmo Stealth Rock, sendo que o último liberaria um espaço nos moves do de Mega Swampert. Landorus-T também faz o mesmo, devido a ser um poderoso usuário de Stealth Rock ofensivo, (adicionar vírgula) . Também além de remover Grass- e Water-types bulky usando Supersonic Skystrike.

Swampert aprecia uma maneira de derrotar Tangrowth, então Tornadus-T é um bom parceiro, desgastando Pokémon que Mega Swampert sofre contra, como Rotom-W, Tapu Fini, Ferrothorn e Mantine. Tapu Koko também é um bom parceiro, já que ganha um Thunder com precisão accuracy perfeita embaixo da chuva, de rain e também garante uma troca switch in grátis para Mega Swampert com U-turn. Tapu Lele é outro parceiro ótimo outra parceira ótima, bloqueando moves de prioridade e dando switch in em diversos Pokémon que Swampert sofre contra, sendo esses como Tangrowth e bulky Water-types bulky, como Mantine e Mega Slowbro.

Outras Opções

Rain Dance é uma boa opção, assim Mega Swampert consegue criar a chuva ativar rain independentemente, ao invés de ter que depender de Pelipper. Swampert pode tentar um sweep otimizando aumentando seu Attack com Power-Up-Punch (remover hífen), mas normalmente Swampert prefere um move extra de cobertura coverage do que otimizar seu Attack em situações específicas. Sludge Wave pode ser usado para derrotar Tapu Bulu, assim como derrotar Tangrowth defensivo em dois golpes depois do dano de Stealth Rock. Por último, Toxic é uma opção viável para colocar alguns checks sólidos de Mega Swampert em perigo, como Slowbro, Alomomola e Mantine.

Checks e Counters

Water-types: A maioria dos Water-type forçam Mega Swampert a sair de campo devido ao perigo de seus Scald causarem burn. Suicune, Alomomola, Mega Slowbro e Pelipper são os principais. Choice Scarf Keldeo ultrapassa Adamant Mega Swampert e o força a sair devido ao seu poderoso Hydro Pump. Rotom-W fisicamente defensivo focado em Defense consegue entrar na frente de Mega Swampert com um pouco de cuidado e neutralizá-lo utilizando Will-O-Wisp, e Mantine barra completamente Mega Swampert sem Stone Edge. Tapu Fini (saudável) fisicamente defensivo focada em Defense consegue deixar Mega Swampert em um HP muito baixo com sua combinação de Nature's Madness e Moonblast.

Grass-types: Grass-types como Mega Venusaur, Trangrowth, Tapu Bulu e Ferrothorn põe Mega Swampert em perigo com seus moves Grass-type STAB. Entretanto, Tapu Bulu, Tangrowth não defensivo fisicamente focado em Defense e Ferrothorn devem tomar cuidado com os moves de cobertura coverage, como Ice Punch e Superpower.

Pokémon Mais Rápidos: Mega Swampert não é incrivelmente rápido sem uma nature Jolly nature e o uso desta dessa nature deixa Swampert muito mais fácil de lidar usando Pokémon como Tangrowth e Mew. Usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Garchomp, (adicionar vírgula) conseguem ultrapassar Adamant Mega Swampert e derrotá-lo com seus poderosos moves de STAB. Latios ultrapassa até mesmo as variantes Jolly e consegue dar um alto dano utilizando Draco Meteor. Mega Swampert também pode ser surpreendido com o uso de Grass Knot em usuários de Choice Scarf, como Nihilego e Greninja. Por último, Mega Alakazam, (adicionar vírgula) graças a Trace, (adicionar vírgula) consegue adquirir Swift Swim e derrotar Mega Swampert utilizando Psychic ou mais uma vez o surpreendendo surpreender com Grass Knot.

Ash-Greninja: Embora Ash-Greninja não consiga realizar um switch in diretamente, Water Shuriken é potencializado na chuva e é capaz de tirar 75% da vida do HP de Mega Swampert, uma vida marca comum devido à vulnerabilidade a dano residual de Rocky Helmet e Pokémon que Swampert costuma fazer switch in, como Tapu Koko.

Removing Remoção de Rain: Mega Swampert é lento e não possui um move Water-type poderoso fora da chuva de rain. Tyranitar, Alolan Ninetails Ninetales e Mega Charizard Y mudam o clima weather, e os últimos dois conseguem forçar Mega Swampert a sair de campo devido aos seus ataques STAB e de cobertura coverage.
 

Shokkking

No man can walk out on his own story
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Ofensivamente, Mega Swampert é a principal escolha de Mega Evolução em times de chuva rain por sua imunidade a Electric-type. Também possui a capacidade de derrotar os checks comuns de times de chuva rain, como Toxapex, Ferrothorn e Mantine, graças a Earthquake - seu ataque secundário de STAB - e à suas opções de moves de coverage, como Superpower e Stone Edge. Mega Swampert também garante uma compressão de funções por ser um usuário de Stealth Rock que consegue derrotar Mega Sableye. Defensivamente, Mega Swampert abre brechas para Pokémon que times de chuva rain já são fraco contra, sendo os principais Ash-Greninja (geralmente os exemplos aparecem em ordem de relevância) e Keldeo e Greninja. Mega Swampert sofre do mesmo problema de outros atacantes físicos physical attackers bulky, o de ser sendo propenso a levar dano residual de Rocky Helmet, Rough Skin e Iron Barbs. Ou seja, de vez em quando seu bulk praticamente não é utilizado. Mega Swampert é dependente da chuva de rain para cumprir sua função, o que significa que isto é, só poderá ser usado efetivamente quando a chuva rain estiver ativa.

[SET]
nome: Rain Sweeper
move 1: Waterfall
move 2: Earthquake
move 3: Ice Punch
move 4: Stealth Rock / Stone Edge / Superpower
item: Swampertite
ability: Damp
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 spe

Moves

Waterfall é o move mais poderoso de Swampert na chuva sob rain e é usado no lugar de Aqua Tail por ter precisão accuracy perfeita e chance de dar infligir (flinch). Earthquake é o move STAB secundário de Swampert e é usado para derrotar incômodos comuns para times de chuva rain, como Toxapex e Tapu Fini. Ice Punch é o move de cobertura coverage usado para atingir Dragon- e Grass-types, (adicionar vírgula) como Zygarde, Garchomp e Tapu Bulu, podendo derrotar Tangrowth Assault Vest em dois golpes na troca switch e depois do dano de Stealth Rock. Swampert tem um espaço nicho único em times de chuva, rain por ser um usuário de Stealth Rock que pode derrotar Mega Sableye. Swampert pode usar um outro move de cobertura coverage, se optar por não exercer sua função de usuário de Stealth Rock. Stone Edge previne que Mantine e Pelipper parem completamente Swampert, enquanto Superpower pode ser usado para derrotar Ferrothorn a partir de uma alta vida mesmo com HP alto.

Detalhes do Set

EVs máximos em Attack e Speed são usados para que Swampert dê o máximo de dano possível e seja o mais rápido possível. Damp é preferível como habilidade ability por prevenir, em alguns casos, que Landorus-T e Azelf usem Explosion. Uma nature Adamant é usada para engrandecer a habilidade de Swampert de destruir como wallbreaker. Uma nature Jolly é viável para ultrapassar Choice Scarf Keldeo, uma ameaça comum a times de chuva rain. Contudo, Mega Swampert perde muito poder.

Dicas de Uso

Uma das principais marcas de Mega Swampert como um usuário de Swift Swim é seu alto bulk, embora geralmente é seja melhor não utilizar essa característica, já que Swampert precisará de vida de seu HP para sobreviver a ataques de prioridade de Pokémon como Mega Mawile e Ash-Greninja, assim como ataques de usuários de Choice Scarf rápidos, como Keldeo e Garchomp. Mega Swampert é vulnerável às formas de dano residual, como Spikes, Rocky Helmet e Iron Barbs, e também é fraco para a ataques como U-turn de Tapu Koko e Fake Out de Mega Medicham. Também deve-se permanecer longe de ataques que causam status, visto que esses isso o tornam torna inutilizável ou fácil de lidar usando contínuas trocas enquanto a chuva acaba através de switches contínuas a fim de desperdiçar os turnos de rain.

Quando Swampert entrar livre conseguir dar switch in de graça, deve-se ser jogado ao redor dos jogar com base nos checks que o oponente tem para ele. Se o oponente tem tiver checks sólidos, então o Mega Swampert deve se focar em enfraquecer seus checks usando seus abundantes moves de cobertura coverage para ajudar possíveis sweepers secundários, como Kingdra ou Ash-Greninja. Se o (matchup) está estiver mais favorável para o Mega Swampert, jogue pacientemente e use mais seus companheiros de equipe, como Tapu Koko e Ferrothorn, já que Mega Swampert precisará estar o mais (saudável) possível. Isso é especialmente importante se optar por usar uma nature Jolly, visto que esse ele não será forçado a trocar sair de campo por Pokémon como Keldeo e Garchomp, (remover vírgula) a fim de conservar sua vida seu HP. Por fim, Stealth Rock deve ser usado em uma predição de switch ou se o Pokémon do oponente (indefinidamente) (walls) parar Mega Swampert por tempo indeterminado, como Tangrowth fisicamente defensivo focado em Defense ou Mantine. Também é bom utilizar Stealth Rock contra times de stall com Sableye, uma vez que Swampert induziu induz o oponente a pensar que não irá utilizar Stealth Rock. Usar Stealth Rock na hora errada contra Mega Sableye pode prejudicar a equipe de Swampert.

Opções de Equipe

Pelipper é um parceiro obrigatório por fornecer chuva rain sem esforço graças à sua ability Drizzle, (adicionar vírgula) enquanto faz check a Keldeo. O pelicano também cria turnos seguros para Mega Swampert com seu U-turn lento e atraindo Electric-types, como Zapdos e Tapu Koko. Choice Specs Pelipper, em particular, destrói derrota diversos Pokémon que Mega Swampert sofre contra, fazendo da nature Jolly uma escolha mais plausível. Um abusador de chuva Pokémon secundário capaz de se aproveitar de rain, de preferência Kingdra ou Ash-Greninja, também é recomendado, já que uma combinação entre um desses e Mega Swampert pode derrotar diversos checks de chuva rain. Se Ash-Greninja for usado, é melhor utilizá-lo com Spikes, já que pois Mega Swampert aprecia a ajuda de hazards, assim fazendo com que Pokémon como Mew e Tapu Bulu não poderão possam mais dar um switch in seguro. Ferrothorn é um bom Pokémon (utilitário) em times de chuva rain, visto que sua fraqueza a Fire-type é diminuída e pode usar Spikes ou até mesmo Stealth Rock, sendo que o último liberaria um espaço nos moves do de Mega Swampert. Landorus-T também faz o mesmo, devido a ser um poderoso usuário de Stealth Rock ofensivo, (adicionar vírgula) . Também além de remover Grass- e Water-types bulky usando Supersonic Skystrike.

Swampert aprecia uma maneira de derrotar Tangrowth, então Tornadus-T é um bom parceiro, desgastando Pokémon que Mega Swampert sofre contra, como Rotom-W, Tapu Fini, Ferrothorn e Mantine. Tapu Koko também é um bom parceiro, já que ganha um Thunder com precisão accuracy perfeita embaixo da chuva, de rain e também garante uma troca switch in grátis para Mega Swampert com U-turn. Tapu Lele é outro parceiro ótimo outra parceira ótima, bloqueando moves de prioridade e dando switch in em diversos Pokémon que Swampert sofre contra, sendo esses como Tangrowth e bulky Water-types bulky, como Mantine e Mega Slowbro.

Outras Opções

Rain Dance é uma boa opção, assim Mega Swampert consegue criar a chuva ativar rain independentemente, ao invés de ter que depender de Pelipper. Swampert pode tentar um sweep otimizando aumentando seu Attack com Power-Up-Punch (remover hífen), mas normalmente Swampert prefere um move extra de cobertura coverage do que otimizar seu Attack em situações específicas. Sludge Wave pode ser usado para derrotar Tapu Bulu, assim como derrotar Tangrowth defensivo em dois golpes depois do dano de Stealth Rock. Por último, Toxic é uma opção viável para colocar alguns checks sólidos de Mega Swampert em perigo, como Slowbro, Alomomola e Mantine.

Checks e Counters

Water-types: A maioria dos Water-type forçam Mega Swampert a sair de campo devido ao perigo de seus Scald causarem burn. Suicune, Alomomola, Mega Slowbro e Pelipper são os principais. Choice Scarf Keldeo ultrapassa Adamant Mega Swampert e o força a sair devido ao seu poderoso Hydro Pump. Rotom-W fisicamente defensivo focado em Defense consegue entrar na frente de Mega Swampert com um pouco de cuidado e neutralizá-lo utilizando Will-O-Wisp, e Mantine barra completamente Mega Swampert sem Stone Edge. Tapu Fini (saudável) fisicamente defensivo focada em Defense consegue deixar Mega Swampert em um HP muito baixo com sua combinação de Nature's Madness e Moonblast.

Grass-types: Grass-types como Mega Venusaur, Trangrowth, Tapu Bulu e Ferrothorn põe Mega Swampert em perigo com seus moves Grass-type STAB. Entretanto, Tapu Bulu, Tangrowth não defensivo fisicamente focado em Defense e Ferrothorn devem tomar cuidado com os moves de cobertura coverage, como Ice Punch e Superpower.

Pokémon Mais Rápidos: Mega Swampert não é incrivelmente rápido sem uma nature Jolly nature e o uso desta dessa nature deixa Swampert muito mais fácil de lidar usando Pokémon como Tangrowth e Mew. Usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Garchomp, (adicionar vírgula) conseguem ultrapassar Adamant Mega Swampert e derrotá-lo com seus poderosos moves de STAB. Latios ultrapassa até mesmo as variantes Jolly e consegue dar um alto dano utilizando Draco Meteor. Mega Swampert também pode ser surpreendido com o uso de Grass Knot em usuários de Choice Scarf, como Nihilego e Greninja. Por último, Mega Alakazam, (adicionar vírgula) graças a Trace, (adicionar vírgula) consegue adquirir Swift Swim e derrotar Mega Swampert utilizando Psychic ou mais uma vez o surpreendendo surpreender com Grass Knot.

Ash-Greninja: Embora Ash-Greninja não consiga realizar um switch in diretamente, Water Shuriken é potencializado na chuva e é capaz de tirar 75% da vida do HP de Mega Swampert, uma vida marca comum devido à vulnerabilidade a dano residual de Rocky Helmet e Pokémon que Swampert costuma fazer switch in, como Tapu Koko.

Removing Remoção de Rain: Mega Swampert é lento e não possui um move Water-type poderoso fora da chuva de rain. Tyranitar, Alolan Ninetails Ninetales e Mega Charizard Y mudam o clima weather, e os últimos dois conseguem forçar Mega Swampert a sair de campo devido aos seus ataques STAB e de cobertura coverage.
Muito obrigado! Primeiro GP implementado e pronto para o segundo.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentário)
Visão Geral

Ofensivamente, Mega Swampert é a principal escolha de Mega Evolução em times de rain por sua imunidade a Electric-type. Ele também possui a capacidade de derrotar os checks comuns de times de rain, como Toxapex, Ferrothorn e Mantine, graças a Earthquake — seu ataque secundário de STAB — e à suas opções de moves de coverage, como Superpower e Stone Edge. Mega Swampert também garante uma compressão de funções por ser um usuário de Stealth Rock que consegue derrotar Mega Sableye. Defensivamente, Mega Swampert abre brechas para Pokémon que times de rain já são fraco contra, sendo os principais Ash-Greninja e Keldeo. Mega Swampert sofre do mesmo problema de outros physical attackers bulky, sendo propenso a levar dano residual de Rocky Helmet, Rough Skin e Iron Barbs. Ou seja, de vez em quando seu bulk praticamente não é utilizado. Mega Swampert é dependente de rain para cumprir sua função, isto é, só poderá ser usado efetivamente quando rain estiver ativa.

[SET]
nome: Rain Sweeper
move 1: Waterfall
move 2: Earthquake
move 3: Ice Punch
move 4: Stealth Rock / Stone Edge / Superpower
item: Swampertite
ability: Damp
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 spe

Moves

Waterfall é o move mais poderoso de Swampert sob rain e é usado no lugar de Aqua Tail por ter accuracy perfeita e chance de infligir flinch. Earthquake é o move STAB secundário de Swampert e é usado para derrotar incômodos comuns para times de rain, como Toxapex e Tapu Fini. Ice Punch é o move de coverage usado para atingir Dragon- e Grass-types, como Zygarde, Garchomp e Tapu Bulu, podendo derrotar Tangrowth Assault Vest em dois golpes na switch e depois do após dano de Stealth Rock. Swampert tem um nicho único em times de rain por ser um usuário de Stealth Rock que pode derrotar Mega Sableye. Swampert pode usar um outro move de coverage, se optar por não exercer sua função de usuário de Stealth Rock. Stone Edge previne que Mantine e Pelipper parem completamente Swampert, enquanto Superpower pode ser usado para derrotar Ferrothorn mesmo com HP alto.

Detalhes do Set

EVs máximos em Attack e Speed são usados para que Swampert dê o máximo de dano possível e seja o mais rápido possível. Damp é preferível como ability por seu uso situacional de prevenir, em alguns casos, (Aqui acho que dá a impressão de que Damp pode falhar sendo que o texto original fala só que é bem raro dela ser usada) que Landorus-T e Azelf usem Explosion. Uma nature Adamant é usada para engrandecer a habilidade de Swampert como wallbreaker. Uma nature Jolly é viável para ultrapassar Choice Scarf Keldeo, uma ameaça comum a times de rain. Contudo, Mega Swampert perde muito poder.

Dicas de Uso

Uma das principais marcas de Mega Swampert como um usuário de Swift Swim é seu alto bulk, embora geralmente é seja melhor não utilizar essa característica, já que Swampert precisará de de seu HP para sobreviver a ataques de prioridade de Pokémon como Mega Mawile e Ash-Greninja, assim como ataques de usuários de Choice Scarf rápidos, como Keldeo e Garchomp. Mega Swampert é vulnerável às formas de dano residual, como Spikes, Rocky Helmet e Iron Barbs, e também é fraco a além de ataques mais fracos como U-turn de Tapu Koko e Fake Out de Mega Medicham. Também deve-se permanecer longe de ataques que causam status, visto que isso o torna inutilizável ou fácil de lidar através de switches contínuas a fim de desperdiçar os turnos de rain.
Quando Swampert conseguir dar switch in de graça, deve-se jogar com base nos checks que o oponente tem para ele. Se o oponente tiver checks sólidos, Mega Swampert deve se focar em enfraquecer seus checks usando seus abundantes moves de coverage para ajudar possíveis sweepers secundários, como Kingdra ou Ash-Greninja. Se o matchup estiver mais favorável para Mega Swampert, jogue pacientemente e use mais seus companheiros de equipe, como Tapu Koko e Ferrothorn, já que Mega Swampert precisará estar o mais saudável possível. Isso é especialmente importante se optar por usar uma nature Jolly, visto que ele não será forçado a sair de campo por Pokémon como Keldeo e Garchomp a fim de conservar seu HP. Por fim, Stealth Rock deve ser usado em uma predição de switch ou se o Pokémon do oponente parar Mega Swampert por tempo indeterminado, como Tangrowth focado em Defense ou Mantine. Também é bom utilizar Stealth Rock contra times de stall com Sableye, uma vez no momento que Swampert tiver induzido o oponente a pensar que não irá utilizar Stealth Rock. Usar Stealth Rock na hora errada contra Mega Sableye pode prejudicar a equipe de Swampert.

Opções de Equipe

Pelipper é um parceiro obrigatório por fornecer rain sem esforço graças à sua ability Drizzle, (adicionar vírgula) enquanto faz check a Keldeo. O pelicano também cria turnos seguros para Mega Swampert com seu U-turn lento e atraindo Electric-types, como Zapdos e Tapu Koko. Choice Specs Pelipper, em particular, derrota diversos Pokémon que Mega Swampert sofre contra, fazendo da nature Jolly uma escolha mais plausível. Um Pokémon secundário capaz de se aproveitar de rain, de preferência Kingdra ou Ash-Greninja, também é recomendado, já que uma combinação entre um desses e Mega Swampert pode derrotar diversos checks de rain. Se Ash-Greninja for usado, é melhor utilizá-lo com Spikes, pois Mega Swampert aprecia a ajuda de hazards, fazendo com que Pokémon como Mew e Tapu Bulu não possam mais dar um switch in seguro. Ferrothorn é um bom Pokémon utilitário em times de rain, visto que sua fraqueza a Fire-type é diminuída e pode usar Spikes ou até mesmo Stealth Rock, sendo que o último liberaria um espaço nos moves de Mega Swampert. Landorus-T também faz o mesmo, devido a ser um poderoso usuário de Stealth Rock ofensivo, além de remover Grass- e Water-types bulky usando Supersonic Skystrike.
Swampert aprecia uma maneira de derrotar Tangrowth, então Tornadus-T é um bom parceiro, desgastando enfraquecendo (não está errado aqui, mas desgastando eu não acho que seja a palavra ideal nesses casos, eu prefiro usar ela mais pra evitar repetição quando preciso)Pokémon que Mega Swampert sofre contra, como Rotom-W, Tapu Fini, Ferrothorn e Mantine. Tapu Koko também é um bom parceiro, já que ganha um Thunder com accuracy perfeita embaixo de rain e também garante uma switch in grátis para Mega Swampert com U-turn. Tapu Lele é outra parceira companheira de equipe ótima, bloqueando moves de prioridade e dando switch in em diversos Pokémon que Swampert sofre contra, como Tangrowth e Water-types bulky, como Mantine e Mega Slowbro.

Outras Opções

Rain Dance é uma boa opção, assim Mega Swampert consegue ativar rain independentemente, ao invés de ter que depender de Pelipper. Swampert pode tentar um sweep aumentando seu Attack com Power-Up Punch, mas normalmente prefere um move extra de coverage do que otimizar aumentar seu Attack em situações específicas. Sludge Wave pode ser usado para derrotar dar OHKO em Tapu Bulu, assim como derrotar Tangrowth defensivo focado em Defense em dois golpes depois do dano de Stealth Rock. Por último, Toxic é uma opção viável para colocar alguns checks sólidos de Mega Swampert em perigo, como Slowbro, Alomomola e Mantine.

Checks e Counters

Water-types: A maioria dos Water-types forçam Mega Swampert a sair de campo devido ao perigo de seus Scald causarem burn. Suicune, Alomomola, Mega Slowbro e Pelipper são os principais. Choice Scarf Keldeo ultrapassa Adamant Mega Swampert e o força a sair devido ao seu poderoso Hydro Pump. Rotom-W focado em Defense consegue entrar na frente de Mega Swampert com um pouco de cuidado sem medo e neutralizá-lo utilizando Will-O-Wisp, e Mantine barra completamente Mega Swampert sem Stone Edge. Tapu Fini saudável focada em Defense consegue deixar Mega Swampert em um HP muito baixo com sua combinação de Nature's Madness e Moonblast.

Grass-types: Grass-types como Mega Venusaur, Trangrowth Tangrowth, Tapu Bulu e Ferrothorn põe ameaçam Mega Swampert em perigo com seus moves Grass-type STAB. Entretanto, Tapu Bulu, Tangrowth não focado em Defense e Ferrothorn devem tomar cuidado com os moves de coverage, como Ice Punch e Superpower.

Pokémon Mais Rápidos: Mega Swampert não é incrivelmente rápido sem uma nature Jolly e o uso dessa nature deixa Swampert muito mais fácil de lidar usando Pokémon como Tangrowth e Mew. Usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Garchomp, conseguem ultrapassar Adamant Mega Swampert e derrotá-lo com seus poderosos moves STAB. Latios ultrapassa até mesmo as variantes Jolly e consegue dar um alto dano utilizando Draco Meteor. Mega Swampert também pode ser surpreendido com o uso de Grass Knot em usuários de Choice Scarf, como Nihilego e Greninja. Por último, Mega Alakazam, graças a Trace, consegue adquirir Swift Swim e derrotar Mega Swampert utilizando Psychic ou mais uma vez o surpreender com Grass Knot.

Ash-Greninja: Embora Ash-Greninja não consiga realizar um switch in diretamente, Water Shuriken é potencializado na chuva e é capaz de tirar 75% do HP de Mega Swampert, uma marca comum devido à vulnerabilidade a dano residual de Rocky Helmet e Pokémon que Swampert costuma fazer switch in, como Tapu Koko.

Remoção de Rain: Mega Swampert é lento e não possui um move Water-type poderoso fora de rain. Tyranitar, Alolan Ninetales e Mega Charizard Y mudam o weather, e os últimos dois conseguem forçar Mega Swampert a sair de campo devido aos seus ataques STAB e de coverage.
 
Last edited:

Shokkking

No man can walk out on his own story
Adicionar Remover (Comentário)
Visão Geral

Ofensivamente, Mega Swampert é a principal escolha de Mega Evolução em times de rain por sua imunidade a Electric-type. Ele também possui a capacidade de derrotar os checks comuns de times de rain, como Toxapex, Ferrothorn e Mantine, graças a Earthquake — seu ataque secundário de STAB — e à suas opções de moves de coverage, como Superpower e Stone Edge. Mega Swampert também garante uma compressão de funções por ser um usuário de Stealth Rock que consegue derrotar Mega Sableye. Defensivamente, Mega Swampert abre brechas para Pokémon que times de rain já são fraco contra, sendo os principais Ash-Greninja e Keldeo. Mega Swampert sofre do mesmo problema de outros physical attackers bulky, sendo propenso a levar dano residual de Rocky Helmet, Rough Skin e Iron Barbs. Ou seja, de vez em quando seu bulk praticamente não é utilizado. Mega Swampert é dependente de rain para cumprir sua função, isto é, só poderá ser usado efetivamente quando rain estiver ativa.

[SET]
nome: Rain Sweeper
move 1: Waterfall
move 2: Earthquake
move 3: Ice Punch
move 4: Stealth Rock / Stone Edge / Superpower
item: Swampertite
ability: Damp
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 spe

Moves

Waterfall é o move mais poderoso de Swampert sob rain e é usado no lugar de Aqua Tail por ter accuracy perfeita e chance de infligir flinch. Earthquake é o move STAB secundário de Swampert e é usado para derrotar incômodos comuns para times de rain, como Toxapex e Tapu Fini. Ice Punch é o move de coverage usado para atingir Dragon- e Grass-types, como Zygarde, Garchomp e Tapu Bulu, podendo derrotar Tangrowth Assault Vest em dois golpes na switch e depois do após dano de Stealth Rock. Swampert tem um nicho único em times de rain por ser um usuário de Stealth Rock que pode derrotar Mega Sableye. Swampert pode usar um outro move de coverage, se optar por não exercer sua função de usuário de Stealth Rock. Stone Edge previne que Mantine e Pelipper parem completamente Swampert, enquanto Superpower pode ser usado para derrotar Ferrothorn mesmo com HP alto.

Detalhes do Set

EVs máximos em Attack e Speed são usados para que Swampert dê o máximo de dano possível e seja o mais rápido possível. Damp é preferível como ability por seu uso situacional de prevenir, em alguns casos, (Aqui acho que dá a impressão de que Damp pode falhar sendo que o texto original fala só que é bem raro dela ser usada) que Landorus-T e Azelf usem Explosion. Uma nature Adamant é usada para engrandecer a habilidade de Swampert como wallbreaker. Uma nature Jolly é viável para ultrapassar Choice Scarf Keldeo, uma ameaça comum a times de rain. Contudo, Mega Swampert perde muito poder.

Dicas de Uso

Uma das principais marcas de Mega Swampert como um usuário de Swift Swim é seu alto bulk, embora geralmente é seja melhor não utilizar essa característica, já que Swampert precisará de de seu HP para sobreviver a ataques de prioridade de Pokémon como Mega Mawile e Ash-Greninja, assim como ataques de usuários de Choice Scarf rápidos, como Keldeo e Garchomp. Mega Swampert é vulnerável às formas de dano residual, como Spikes, Rocky Helmet e Iron Barbs, e também é fraco a além de ataques mais fracos como U-turn de Tapu Koko e Fake Out de Mega Medicham. Também deve-se permanecer longe de ataques que causam status, visto que isso o torna inutilizável ou fácil de lidar através de switches contínuas a fim de desperdiçar os turnos de rain.
Quando Swampert conseguir dar switch in de graça, deve-se jogar com base nos checks que o oponente tem para ele. Se o oponente tiver checks sólidos, Mega Swampert deve se focar em enfraquecer seus checks usando seus abundantes moves de coverage para ajudar possíveis sweepers secundários, como Kingdra ou Ash-Greninja. Se o matchup estiver mais favorável para Mega Swampert, jogue pacientemente e use mais seus companheiros de equipe, como Tapu Koko e Ferrothorn, já que Mega Swampert precisará estar o mais saudável possível. Isso é especialmente importante se optar por usar uma nature Jolly, visto que ele não será forçado a sair de campo por Pokémon como Keldeo e Garchomp a fim de conservar seu HP. Por fim, Stealth Rock deve ser usado em uma predição de switch ou se o Pokémon do oponente parar Mega Swampert por tempo indeterminado, como Tangrowth focado em Defense ou Mantine. Também é bom utilizar Stealth Rock contra times de stall com Sableye, uma vez no momento que Swampert tiver induzido o oponente a pensar que não irá utilizar Stealth Rock. Usar Stealth Rock na hora errada contra Mega Sableye pode prejudicar a equipe de Swampert.

Opções de Equipe

Pelipper é um parceiro obrigatório por fornecer rain sem esforço graças à sua ability Drizzle, (adicionar vírgula) enquanto faz check a Keldeo. O pelicano também cria turnos seguros para Mega Swampert com seu U-turn lento e atraindo Electric-types, como Zapdos e Tapu Koko. Choice Specs Pelipper, em particular, derrota diversos Pokémon que Mega Swampert sofre contra, fazendo da nature Jolly uma escolha mais plausível. Um Pokémon secundário capaz de se aproveitar de rain, de preferência Kingdra ou Ash-Greninja, também é recomendado, já que uma combinação entre um desses e Mega Swampert pode derrotar diversos checks de rain. Se Ash-Greninja for usado, é melhor utilizá-lo com Spikes, pois Mega Swampert aprecia a ajuda de hazards, fazendo com que Pokémon como Mew e Tapu Bulu não possam mais dar um switch in seguro. Ferrothorn é um bom Pokémon utilitário em times de rain, visto que sua fraqueza a Fire-type é diminuída e pode usar Spikes ou até mesmo Stealth Rock, sendo que o último liberaria um espaço nos moves de Mega Swampert. Landorus-T também faz o mesmo, devido a ser um poderoso usuário de Stealth Rock ofensivo, além de remover Grass- e Water-types bulky usando Supersonic Skystrike.
Swampert aprecia uma maneira de derrotar Tangrowth, então Tornadus-T é um bom parceiro, desgastando enfraquecendo (não está errado aqui, mas desgastando eu não acho que seja a palavra ideal nesses casos, eu prefiro usar ela mais pra evitar repetição quando preciso)Pokémon que Mega Swampert sofre contra, como Rotom-W, Tapu Fini, Ferrothorn e Mantine. Tapu Koko também é um bom parceiro, já que ganha um Thunder com accuracy perfeita embaixo de rain e também garante uma switch in grátis para Mega Swampert com U-turn. Tapu Lele é outra parceira companheira de equipe ótima, bloqueando moves de prioridade e dando switch in em diversos Pokémon que Swampert sofre contra, como Tangrowth e Water-types bulky, como Mantine e Mega Slowbro.

Outras Opções

Rain Dance é uma boa opção, assim Mega Swampert consegue ativar rain independentemente, ao invés de ter que depender de Pelipper. Swampert pode tentar um sweep aumentando seu Attack com Power-Up Punch, mas normalmente prefere um move extra de coverage do que otimizar aumentar seu Attack em situações específicas. Sludge Wave pode ser usado para derrotar dar OHKO em Tapu Bulu, assim como derrotar Tangrowth defensivo focado em Defense em dois golpes depois do dano de Stealth Rock. Por último, Toxic é uma opção viável para colocar alguns checks sólidos de Mega Swampert em perigo, como Slowbro, Alomomola e Mantine.

Checks e Counters

Water-types: A maioria dos Water-type forçam Mega Swampert a sair de campo devido ao perigo de seus Scald causarem burn. Suicune, Alomomola, Mega Slowbro e Pelipper são os principais. Choice Scarf Keldeo ultrapassa Adamant Mega Swampert e o força a sair devido ao seu poderoso Hydro Pump. Rotom-W focado em Defense consegue entrar na frente de Mega Swampert com um pouco de cuidado sem medo e neutralizá-lo utilizando Will-O-Wisp, e Mantine barra completamente Mega Swampert sem Stone Edge. Tapu Fini saudável focada em Defense consegue deixar Mega Swampert em um HP muito baixo com sua combinação de Nature's Madness e Moonblast.

Grass-types: Grass-types como Mega Venusaur, Trangrowth Tangrowth, Tapu Bulu e Ferrothorn põe ameaçam Mega Swampert em perigo com seus moves Grass-type STAB. Entretanto, Tapu Bulu, Tangrowth não focado em Defense e Ferrothorn devem tomar cuidado com os moves de coverage, como Ice Punch e Superpower.

Pokémon Mais Rápidos: Mega Swampert não é incrivelmente rápido sem uma nature Jolly e o uso dessa nature deixa Swampert muito mais fácil de lidar usando Pokémon como Tangrowth e Mew. Usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Garchomp, conseguem ultrapassar Adamant Mega Swampert e derrotá-lo com seus poderosos moves STAB. Latios ultrapassa até mesmo as variantes Jolly e consegue dar um alto dano utilizando Draco Meteor. Mega Swampert também pode ser surpreendido com o uso de Grass Knot em usuários de Choice Scarf, como Nihilego e Greninja. Por último, Mega Alakazam, graças a Trace, consegue adquirir Swift Swim e derrotar Mega Swampert utilizando Psychic ou mais uma vez o surpreender com Grass Knot.

Ash-Greninja: Embora Ash-Greninja não consiga realizar um switch in diretamente, Water Shuriken é potencializado na chuva e é capaz de tirar 75% do HP de Mega Swampert, uma marca comum devido à vulnerabilidade a dano residual de Rocky Helmet e Pokémon que Swampert costuma fazer switch in, como Tapu Koko.

Remoção de Rain: Mega Swampert é lento e não possui um move Water-type poderoso fora de rain. Tyranitar, Alolan Ninetales e Mega Charizard Y mudam o weather, e os últimos dois conseguem forçar Mega Swampert a sair de campo devido aos seus ataques STAB e de coverage.
Segundo GP implementado.
 

inactive

In a Movie Scene~
is a Top Smogon Media Contributoris a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Swampert

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>

<p>Ofensivamente, Mega Swampert &eacute; a principal escolha de Mega Evolu&ccedil;&atilde;o em times de rain por sua imunidade a Electric-type. Ele tamb&eacute;m possui a capacidade de derrotar os checks comuns de times de rain, como Toxapex, Ferrothorn e Mantine, gra&ccedil;as a Earthquake &mdash; seu ataque secund&aacute;rio de STAB &mdash; e &agrave; suas op&ccedil;&otilde;es de moves de coverage, como Superpower e Stone Edge. Mega Swampert tamb&eacute;m garante uma compress&atilde;o de fun&ccedil;&otilde;es por ser um usu&aacute;rio de Stealth Rock que consegue derrotar Mega Sableye. Defensivamente, Mega Swampert abre brechas para Pok&eacute;mon que times de rain j&aacute; s&atilde;o fraco contra, sendo os principais Ash-Greninja e Keldeo. Mega Swampert sofre do mesmo problema de outros physical attackers bulky, sendo propenso a levar dano residual de Rocky Helmet, Rough Skin e Iron Barbs. Ou seja, de vez em quando seu bulk praticamente n&atilde;o &eacute; utilizado. Mega Swampert &eacute; dependente de rain para cumprir sua fun&ccedil;&atilde;o, isto &eacute;, s&oacute; poder&aacute; ser usado efetivamente quando rain estiver ativa.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Rain Sweeper</h2>
    <div class="set">

        <table>

            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Waterfall</span></td><td>Item: <span class="item-name">Swampertite</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Damp</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Ice Punch</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span> / <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Stealth Rock</span> / <span class="move-name">Stone Edge</span> / <span class="move-name">Superpower</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe </span></td></tr>
        </table>

    </div>

<h3>Moves</h3>

<p>Waterfall &eacute; o move mais poderoso de Swampert sob rain e &eacute; usado no lugar de Aqua Tail por ter accuracy perfeita e chance de infligir flinch. Earthquake &eacute; o move STAB secund&aacute;rio de Swampert e &eacute; usado para derrotar inc&ocirc;modos comuns para times de rain, como Toxapex e Tapu Fini. Ice Punch &eacute; o move de coverage usado para atingir Dragon- e Grass-types, como Zygarde, Garchomp e Tapu Bulu, podendo derrotar Tangrowth Assault Vest em dois golpes na switch ap&oacute;s dano de Stealth Rock. Swampert tem um nicho &uacute;nico em times de rain por ser um usu&aacute;rio de Stealth Rock que pode derrotar Mega Sableye. Swampert pode usar um outro move de coverage, se optar por n&atilde;o exercer sua fun&ccedil;&atilde;o de usu&aacute;rio de Stealth Rock. Stone Edge previne que Mantine e Pelipper parem completamente Swampert, enquanto Superpower pode ser usado para derrotar Ferrothorn mesmo com HP alto.</p>



<h3>Detalhes do Set</h3>



<p>EVs m&aacute;ximos em Attack e Speed s&atilde;o usados para que Swampert d&ecirc; o m&aacute;ximo de dano poss&iacute;vel e seja o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel. Damp &eacute; prefer&iacute;vel como ability por seu uso situacional de prevenir que Landorus-T e Azelf usem Explosion. Uma nature Adamant &eacute; usada para engrandecer a habilidade de Swampert como wallbreaker. Uma nature Jolly &eacute; vi&aacute;vel para ultrapassar Choice Scarf Keldeo, uma amea&ccedil;a comum a times de rain. Contudo, Mega Swampert perde muito poder.</p>



<h3>Dicas de Uso</h3>



<p>Uma das principais marcas de Mega Swampert como um usu&aacute;rio de Swift Swim &eacute; seu alto bulk, embora geralmente &eacute; seja melhor n&atilde;o utilizar essa caracter&iacute;stica, j&aacute; que Swampert precisar&aacute; de de seu HP para sobreviver a ataques de prioridade de Pok&eacute;mon como Mega Mawile e Ash-Greninja, assim como ataques de usu&aacute;rios de Choice Scarf r&aacute;pidos, como Keldeo e Garchomp. Mega Swampert &eacute; vulner&aacute;vel &agrave;s formas de dano residual, como Spikes, Rocky Helmet e Iron Barbs,  al&eacute;m de ataques mais fracos como U-turn de Tapu Koko e Fake Out de Mega Medicham. Tamb&eacute;m deve-se permanecer longe de ataques que causam status, visto que isso o torna inutiliz&aacute;vel ou f&aacute;cil de lidar atrav&eacute;s de switches cont&iacute;nuas a fim de desperdi&ccedil;ar os turnos de rain.</p>

<p>Quando Swampert conseguir realizar switch in de gra&ccedil;a, deve-se jogar com base nos checks que o oponente tem para ele. Se o oponente tiver checks s&oacute;lidos, Mega Swampert deve se focar em enfraquecer seus checks usando seus abundantes moves de coverage para ajudar poss&iacute;veis sweepers secund&aacute;rios, como Kingdra ou Ash-Greninja. Se o matchup estiver mais favor&aacute;vel para Mega Swampert, jogue pacientemente e use mais seus companheiros de equipe, como Tapu Koko e Ferrothorn, j&aacute; que Mega Swampert precisar&aacute; estar o mais saud&aacute;vel poss&iacute;vel. Isso &eacute; especialmente importante se optar por usar uma nature Jolly, visto que ele n&atilde;o ser&aacute; for&ccedil;ado a sair de campo por Pok&eacute;mon como Keldeo e Garchomp a fim de conservar seu HP. Por fim, Stealth Rock deve ser usado em uma predi&ccedil;&atilde;o de switch ou se o Pok&eacute;mon do oponente parar Mega Swampert por tempo indeterminado, como Tangrowth focado em Defense ou Mantine. Tamb&eacute;m &eacute; bom utilizar Stealth Rock contra times de stall com Sableye no momento que Swampert tiver induzido o oponente a pensar que n&atilde;o ir&aacute; utilizar Stealth Rock. Usar Stealth Rock na hora errada contra Mega Sableye pode prejudicar a equipe de Swampert.</p>



<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>



<p>Pelipper &eacute; um parceiro obrigat&oacute;rio por fornecer rain sem esfor&ccedil;o gra&ccedil;as &agrave; sua ability Drizzle, enquanto faz check a Keldeo. O pelicano tamb&eacute;m cria turnos seguros para Mega Swampert com seu U-turn lento e atraindo Electric-types, como Zapdos e Tapu Koko. Choice Specs Pelipper, em particular, derrota diversos Pok&eacute;mon que Mega Swampert sofre contra, fazendo da nature Jolly uma escolha mais plaus&iacute;vel. Um Pok&eacute;mon secund&aacute;rio capaz de se aproveitar de rain, de prefer&ecirc;ncia Kingdra ou Ash-Greninja, tamb&eacute;m &eacute; recomendado, j&aacute; que uma combina&ccedil;&atilde;o entre um desses e Mega Swampert pode derrotar diversos checks de rain. Se Ash-Greninja for usado, &eacute; melhor utiliz&aacute;-lo com Spikes, pois Mega Swampert aprecia a ajuda de hazards, fazendo com que Pok&eacute;mon como Mew e Tapu Bulu n&atilde;o possam mais dar um switch in seguro. Ferrothorn &eacute; um bom Pok&eacute;mon utilit&aacute;rio em times de rain, visto que sua fraqueza a Fire-type &eacute; diminu&iacute;da e pode usar Spikes ou at&eacute; mesmo Stealth Rock, sendo que o &uacute;ltimo liberaria um espa&ccedil;o nos moves de Mega Swampert. Landorus-T tamb&eacute;m faz o mesmo, devido a ser um poderoso usu&aacute;rio de Stealth Rock ofensivo, al&eacute;m de remover Grass- e Water-types bulky usando Supersonic Skystrike.</p>

<p>Swampert aprecia uma maneira de derrotar Tangrowth, ent&atilde;o Tornadus-T &eacute; um bom parceiro, enfraquecendo Pok&eacute;mon que Mega Swampert sofre contra, como Rotom-W, Tapu Fini, Ferrothorn e Mantine. Tapu Koko tamb&eacute;m &eacute; um bom parceiro, j&aacute; que ganha um Thunder com accuracy perfeita embaixo de rain e tamb&eacute;m garante uma switch in gr&aacute;tis para Mega Swampert com U-turn. Tapu Lele &eacute; outra companheira de equipe &oacute;tima, bloqueando moves de prioridade e dando switch in em diversos Pok&eacute;mon que Swampert sofre contra, como Tangrowth e Water-types bulky, como Mantine e Mega Slowbro.</p>
</div>


<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>



<p>Rain Dance &eacute; uma boa op&ccedil;&atilde;o, assim Mega Swampert consegue ativar rain independentemente, ao inv&eacute;s de ter que depender de Pelipper. Swampert pode tentar um sweep aumentando seu Attack com Power-Up Punch, mas normalmente prefere um move extra de coverage do que aumentar seu Attack em situa&ccedil;&otilde;es espec&iacute;ficas. Sludge Wave pode ser usado para dar OHKO em Tapu Bulu, assim como derrotar Tangrowth focado em Defense em dois golpes depois do dano de Stealth Rock. Por &uacute;ltimo, Toxic &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o vi&aacute;vel para colocar alguns checks s&oacute;lidos de Mega Swampert em perigo, como Slowbro, Alomomola e Mantine.</p>



<h2>Checks e Counters</h2>

<ul class="checks-counters">

<li><strong>Water-types</strong>: A maioria dos Water-types for&ccedil;am Mega Swampert a sair de campo devido ao perigo de seus Scald causarem burn. Suicune, Alomomola, Mega Slowbro e Pelipper s&atilde;o os principais. Choice Scarf Keldeo ultrapassa Adamant Mega Swampert e o for&ccedil;a a sair devido ao seu poderoso Hydro Pump. Rotom-W focado em Defense consegue entrar na frente de Mega Swampert sem medo e neutraliz&aacute;-lo utilizando Will-O-Wisp, e Mantine barra completamente Mega Swampert sem Stone Edge. Tapu Fini saud&aacute;vel focada em Defense consegue deixar Mega Swampert em um HP muito baixo com sua combina&ccedil;&atilde;o de Nature's Madness e Moonblast.</li>



<li><strong>Grass-types</strong>: Grass-types como Mega Venusaur, Tangrowth, Tapu Bulu e Ferrothorn amea&ccedil;am Mega Swampert com seus moves Grass-type STAB. Entretanto, Tapu Bulu, Tangrowth n&atilde;o focado em Defense e Ferrothorn devem tomar cuidado com os moves de coverage, como Ice Punch e Superpower.</li>



<li><strong>Pok&eacute;mon Mais R&aacute;pidos</strong>: Mega Swampert n&atilde;o &eacute; incrivelmente r&aacute;pido sem uma nature Jolly e o uso dessa nature deixa Swampert muito mais f&aacute;cil de lidar usando Pok&eacute;mon como Tangrowth e Mew. Usu&aacute;rios de Choice Scarf, como Keldeo e Garchomp, conseguem ultrapassar Adamant Mega Swampert e derrot&aacute;-lo com seus poderosos moves STAB. Latios ultrapassa at&eacute; mesmo as variantes Jolly e consegue dar um alto dano utilizando Draco Meteor. Mega Swampert tamb&eacute;m pode ser surpreendido com o uso de Grass Knot em usu&aacute;rios de Choice Scarf, como Nihilego e Greninja. Por &uacute;ltimo, Mega Alakazam, gra&ccedil;as a Trace, consegue adquirir Swift Swim e derrotar Mega Swampert utilizando Psychic ou mais uma vez o surpreender com Grass Knot.</li>



<li><strong>Ash-Greninja</strong>: Embora Ash-Greninja n&atilde;o consiga realizar um switch in diretamente, Water Shuriken &eacute; potencializado na chuva e &eacute; capaz de tirar 75% do HP de Mega Swampert, uma marca comum devido &agrave; vulnerabilidade a dano residual de Rocky Helmet e Pok&eacute;mon que Swampert costuma fazer switch in, como Tapu Koko.</li>



<li><strong>Remo&ccedil;&atilde;o de Rain</strong>: Mega Swampert &eacute; lento e n&atilde;o possui um move Water-type poderoso fora de rain. Tyranitar, Alolan Ninetales e Mega Charizard Y mudam o weather, e os &uacute;ltimos dois conseguem for&ccedil;ar Mega Swampert a sair de campo devido aos seus ataques STAB e de coverage.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">

   <li>Escrito por <a href="/forums/members/186941" target="_blank">Vertex</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/shokkking.459902/" target="_blank">Shokkking</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099//" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/12650" target="_blank">Colonel M</a>, <a href="/forums/members/101351" target="_blank">Gary</a> e <a href="/forums/members/137027" target="_blank">Hootie</a></li>

</ul>
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top