OU Skarmory

Status
Not open for further replies.

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/skarmory/ou/

Visão Geral

Com seu excelente bulk physical, ótima tipagem defensiva e acesso a um recovery confiável, Skarmory é um dos melhores checks de physical attackers em geral, conseguindo fazer check consistentemente a diversos physical attackers perigosos, como Landorus-T e Tapu Bulu; além disso, é extremamente difícil o derrotar com danos passivos por sua imunidade a Spikes e Toxic. Isso, combinado ao seu acesso aos ótimos moves de utilidade Whirlwind, Defog e Spikes, faz de Skarmory uma escolha incrível para equipes balance e stall. Dito isso, ele enfrenta grande concorrência de Celesteela, que compensa a ausência de Spikes e Roost com um bulky special significantemente maior e Leech Seed, e os baixos HP e Special Defense de Skarmory são uma vantagem para os special attackers, já que ele não aguenta levar muitos golpes special repetidamente. Ademais, Skarmory não só é limitado por seus moveslots, como também é muito passivo, recorrendo muitas vezes a Counter para exercer alguma presença ofensiva, fazendo dele uma grande isca de Taunt.


[SET]
name: Defensivo Físico
move 1: Roost
move 2: Defog / Whirlwind
move 3: Spikes / Toxic
move 4: Counter / Brave Bird
item: Shed Shell / Leftovers
ability: Sturdy
nature: Bold / Impish
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD


Moves

Roost permite a Skarmory recuperar seu HP para fazer check a ameaças recorrentemente em uma partida. Defog remove entry hazards, diminuindo a pressão exercida por eles caso algum deles seja rebatido por Magic Bounce de Mega Sableye. Whirlwind é uma outra alternativa, permitindo a Skarmory dar phaze em adversários que tentarem fazer setup; o exemplo mais notável dessa função é contra Mega Pinsir, que vez ou outra é problemático para equipes stall. Esse move também pode embaralhar a equipe adversária, acumulando danos de hazards ou rompendo tentativas de switch. Spikes pode punir switch ins, o que é útil para pressionar batalhas de switch durante o late-game e ajudar atacantes a derrotar suas respostas mais resistentes; o move possui um alto nível de utilidade devido à precária gama de usuários de Rapid Spin ou Defog no metagame de OU. Toxic pode acumular danos em adversários ao longo do tempo e auxiliar no stall, destacando-se por facilitar jogos mentais de Counter contra Pokémon como Landorus-T. Counter pode provocar danos massivos contra physical attackers aos quais Skarmory faz check, porém, isso requer predições contra Pokémon com setup e, mais ainda, deixa Skarmory sem opções para combater special attackers diretamente. Brave Bird acerta Tapu Bulu fortemente, diminuindo a pressão que esse Pokémon exerce em equipes stall caso Skarmory evite All-Out Pummeling. Ao mesmo tempo, esse move causa dano direto aos Pokémon que não são afetados por Counter.


Detalhes do Set

O HP e a Defense de Skarmory são maximizados para garantir seu maior bulk physical possível, o que é essencial para fazer check consistente a physical attackers. Shed Shell é importante para evitar que Magnezone não acabe com seu plano de jogo, impedindo que Magnet Pull afete Skarmory. Dito isso, Leftovers é uma opção que fornece um recovery passivo turno a turno; útil para fazer check a physical attackers constantemente, resultando em uma grande quantidade de cura no decorrer de uma longa partida. Rocky Helmet também é uma escolha que permite a Skarmory punir moves de contato, isto é, U-turn, aproveitando-se da alta Defense de Skarmory. Sturdy é a melhor escolha de ability, deixando Skarmory aguentar qualquer golpe com o HP cheio para disparar um Whirlwind ou Counter, embora geralmente seja necessário um apoio estratégico de Wish para deixar Skarmory saudável outra vez.


Dicas de Uso

Não hesite em recorrer a Skarmory para fazer check a Pokémon como Landorus-T, Tapu Bulu, Mamoswine e Kartana, contanto que Skarmory esteja saudável o suficiente para fazer check a eles novamente; então, atente-se aos possíveis Z-Moves carregados por esses adversários, como Continental Crush vindo de Landorus-T ou All-Out Pummeling de Tapu Bulu ou Kartana, assim como a coverage Fire- e Electric-type, como Fire Fang ou Fire Blast de Garchomp, fazendo de scouts cuidadosos uma prioridade. Visto seu baixo bulk special, evite fazer switchs com Skarmory frente a special attackers, a menos que seja extremamente necessário. Use Spikes e Defog contra Pokémon a que Skarmory faz check, uma vez que é difícil boas oportunidades como essas aparecerem devido à passividade e ao facilmente explorável bulk special. Se Skarmory estiver segurando Leftovers, esteja atento a Magnezone, já que ele prenderá e eliminará Skarmory caso seja oportuno; mas se estiver com Shed Shell, também é crucial verificar se Landorus-T e Mamoswine têm Knock Off, ainda mais com um Magnezone no time adversário.


Opções de Equipe

Chansey é a parceira ideal para Skarmory; ambos facilmente cobrem as defesas um do outro. Calm Mind Blissey forma um core bem semelhante com Skarmory, trocando um pouco de bulk e moves de utilidade para poder enfrentar todas as variações de Manaphy, além de agir como uma condição de vitória decente em times stall, especialmente naqueles com Pyukumuku. Ainda que Skarmory seja imune a Toxic, clerics como Chansey e Unaware Clefable ainda são apreciados por aliviarem a pressão de burns. Usuários de Wish como os clerics citados e Alomomola são úteis para garantir que Skarmory fique saudável a fim de fazer check ao que for necessário repetidamente. Mega Sableye impede tentativas de usar Stealth Rock e Spikes, o que também é útil para manter Skarmory saudável, possibilitando-lhe tomar golpes no decorrer da partida e reduzindo a pressão de ter que utilizar Defog repetidamente devido a esses hazards. Usuários de Stealth Rock, como Chansey, Clefable e Heatran, são capazes de colocar hazards junto de Skarmory, assim como Toxapex e o raro Tentacruel com Toxic Spikes.

O apoio de Haze fornecido por Toxapex também é extremamente útil por reduzir a pressão colocada em Skarmory de usar Whirlwind para se livrar de um Pokémon com setup. Semelhante a isso, usuários de Unaware também conseguem exercer essa função, mas sem gastar um turno, e cada usuário desses também fornece a utilidade que Skarmory precisa: Quagsire atrapalha Mega Charizard X e, caso esteja saudável, Alolan Marowak, que são outrora problemas enormes para Skarmory, e também age como resposta para Magnezone e Tapu Koko. Clefable lida com variações de Manaphy sem Hydro Vortex, utilizando ou um set de Calm Mind ou uma distribuição de EVs focada em Special Defense, enquanto variantes focadas em Defense são uma cobertura extra para Landorus-T, fazendo com que esse escolha entre Clefable e Skarmory para gastar seu Z-Move contra; além disso, Clefable também fornece apoio útil com Wish e potencialmente com Heal Bell.

Pokémon que lidam com Fire-types, como Heatran, Slowbro, Alomomola, Toxapex e Tyranitar, são excelentes parceiros no quesito de sinergia entre tipos. Similarmente, respostas para Electric-types como Tapu Koko, como Mega Venusaur, Amoonguss, Assault Vest Tangrowth, Hippowdon e Lightning Rod Alolan Marowak, também são ótimas companhias. Outros Pokémon capazes de lidar com special attackers como Tapu Lele, Gengar e Ash-Greninja, como Heatran focado em Special Defense, Toxapex, Slowking, Tapu Fini e Mantine, são excelentes, pois compensam o baixo bulk special de Skarmory; Alolan Muk ganha uma menção honrosa por parar com facilidade Tapu Lele e Gengar enquanto faz check a Volcarona consistentemente.


Outras Opções

Um set focado em Special Defense é uma opção como usuário de Spikes em balance, porém, enfrenta grande concorrência de Ferrothorn como usuário do move e Celesteela como um Steel / Flying focado nesse stat. Taunt atrapalha Pokémon como Chansey e Clefable, impedindo-as de utilizar moves como Soft-Boiled, Calm Mind, Heal Bell e Stealth Rock, mas dificilmente pode se encaixar no moveset já lotado de Skarmory. Stealth Rock é uma alternativa no lugar de Spikes, embora haja vários usuários de Stealth Rock melhores para serem escolhidos, já que o nicho de Skarmory como usuário de entry hazards vem de seu acesso a Spikes. Pode-se usar Drill Peck no lugar de Brave Bird devido à falta de recoil, contudo, esse move é muito fraco, deixando de conseguir cruciais KOs, como 2HKO contra Tapu Bulu sem investimentos defensivos. Um moveset de Stealth Rock / Spikes / Taunt / Brave Bird pode ser usado junto a Sturdy e Flyinium Z ou Salac Berry, permitindo a Skarmory funcionar como suicide lead em equipes hyper offense. Todavia, ele não só concorre com Azelf e Smeargle, mas também sequer possui meios de utilizar hazards contra Mega Sableye.


Checks e Counters

Magnezone: Magnezone prende Skarmory com Magnet Pull e lhe dá OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Dito isso, ele precisa de algum parceiro que remova Shed Shell de Skarmory caso queira prender as variações com o item.

Fire-types: Mega Charizard Y é mais rápido que Skarmory e lhe dá OHKO com Fire Blast. Heatran pode usar Substitute contra ele e dar OHKO com Magma Storm, que passa por Sturdy devido ao dano residual causado. Volcarona faz setup livremente contra sets que não carregam Brave Bird ou Whirlwind, é mais rápida e dá OHKO em Skarmory com Fire Blast. Variações mais rápidas de Alolan Marowak ultrapassam Skarmory e dão OHKO nele com Flare Blitz ou Fire Punch, sequer temendo Counter mesmo que Sturdy ative, ao passo que variações mais bulky também não têm muito o que temer.

Electric-types: Tapu Koko não teme nada de Skarmory e lhe dá OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Manectric e Thundurus forçam Skarmory a sair de campo ameaçando um OHKO com Thunderbolt, sendo que variações Defiant desse último se aproveitam do aumento de Attack dado pelo Defog de Skarmory e pode fazer setup de Nasty Plot contra ele. Zapdos consegue um OHKO ou 2HKO em Skarmory com seu STAB Electric-type, dependendo do investimento em Special Attack.

Special Attackers: Keldeo, Greninja e Ash-Greninja pressionam Skarmory com Hydro Pump, embora o último precise tomar cuidado com Brave Bird. Gengar também exerce pressão com Shadow Ball ou Never-Ending Nightmare e debilita os parceiros de Skarmory usando Taunt ou Trick; ele também o ameaça com Thunderbolt, Thunder ou Gigavolt Havoc.

Coverage Fire- e Electric-type: Latios e Tapu Lele atraem e dão KO em Skarmory com Hidden Power Fire, Thunderbolt ou Gigavolt Havoc; Garchomp pode usar Swords Dance em uma switch in de Skarmory e e derrotá-lo com Fire Fang; além disso, outras variações conseguem causar um alto dano usando Fire Blast. Celesteela também causa problemas a Skarmory com Flamethrower ou Fire Blast.

Taunt: Inutilizar Spikes, Roost, Defog e Whirlwind prejudica completamente as funções de Skarmory, fazendo com que Pokémon como Tapu Lele, Tapu Fini e Mega Alakazam busquem restringir severamente a funcionalidade do Pokémon. Gyarados com Taunt + Dragon Dance ganha uma menção honrosa por usar Skarmory como isca de setup, evitando que o mesmo utilize Whirlwind.

Pressão de Physical Attackers: Fazer check a vários Pokémon de uma vez sobrecarrega Skarmory. Por isso, ele pode se encurralar quando enfrenta muitos physical attackers. Além disso, Pokémon que carregam moves inusitados a Skarmory, como Landorus-T com Continental Crush, Tapu Bulu com All-Out Pumelling e Garchomp com Fire Blast ou Fire Fang, deixam-no em uma situação apertada.
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

(A)notações e (G)ramática;

Otimize seu tempo: atualize seu post com o Copy-paste e, posteriormente, leia o GP;

Varie mais entre as conjunções adversativas, como "todavia", "contudo", "entretanto", etc. O "porém" foi bem predominante. Além disso, escreva-os entre vírgulas, exceto o "mas";

Comentários:

Ótima estrutura;

GP 1/2:

Visão Geral

Com seu excelente bulk físico, ótima tipagem defensiva e acesso a um recovery confiável, Skarmory é um dos melhores checks de physical attackers em geral, conseguindo fazer check consistentemente a diversos physical attackers perigosos, como Landorus-T e Tapu Bulu; além disso, é extremamente difícil derrotá-lo com danos passivos por sua imunidade a Spikes e Toxic. Isso, combinado ao seu acesso aos ótimos moves de utilidade Whirlwind, Defog e Spikes, faz de Skarmory uma escolha incrível para equipes balance e stall. Dito isso, ele enfrenta grande concorrência de Celesteela, que compensa a ausência de Spikes e Roost com um bulky special significantemente maior e Leech Seed, e os baixos HP e Special Defense de Skarmory são uma vantagem para os special attackers, já que ele não aguenta levar muitos golpes special repetidamente. Ademais (A: embora "Além do mais" realmente seja um sinônimo de "além disso", temo que talvez alguns leitores possam confundir com "aliás", que também possui valor de "na verdade", "mais ainda". Pelo menos com o "ademais" tenho uma maior certeza de que essa confusão não irá ocorrer), Skarmory não só é limitado por seus moveslots, como também é muito passivo, recorrendo muitas vezes a Counter para exercer alguma ofensiva, (A: não creio que haja uma boa deixa para usar o ponto e vírgula. Uma vírgula aqui já basta) fazendo dele uma grande isca de Taunt.

OBS1: introdução concisa. Muito bom!

[SET]
name: Defensivo Físico
move 1: Roost
move 2: Defog / Whirlwind
move 3: Spikes / Toxic
move 4: Counter / Brave Bird
item: Shed Shell / Leftovers
ability: Sturdy
nature: Bold / Impish
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD

Moves

Roost permite a Skarmory recuperar seu HP para fazer check a ameaças recorrentemente em uma partida. Defog remove entry hazards, diminuindo a pressão exercida por elas caso alguma delas seja rebatida pelo Magic Bounce de Mega Sableye(?)(A: no mais, faça uma releitura desse trecho e confira se a alteração corresponde ao que está sendo dito. Qualquer coisa, podemos discutir sobre o trecho). Whirlwind é uma outra alternativa, permitindo a Skarmory dar phaze em adversários que tentarem fazer setup; o exemplo mais notável dessa função é contra Mega Pinsir (A: Zygarde foi removido das análises), que vez ou outra são problemáticos para equipes stall. Esse move também pode embaralhar a equipe adversária, acumulando danos de hazards ou rompendo tentativas de switch. Spikes pode punir switch ins, o que é útil para pressionar as trocas durante o late-game e ajudar atacantes a derrotar suas respostas mais resistentes; o move possui um alto nível de utilidade devido à precária gama de usuários de Rapid Spin ou Defog no metagame de OU. Toxic pode acumular danos em adversários ao longo do tempo e auxiliar no (A: da maneira como eu li, parecia que Toxic, como agente, faz stall aos seus adversários. Mas, sendo Toxic um move e não um Pokémon ou um indivíduo, como ele poderia fazer stall a algo? No máximo, compreendo que ele possa vir a ajudar na prática do stall, mas não ser o agente de dita ação) stall, destacando-se por facilitar jogos mentais de Counter contra Pokémon como Landorus-T. Counter pode provocar danos massivos contra physical attackers aos quais Skarmory faz check, porém, (G: lembre-se de usar as adversativas, como "todavia", "contudo", "entretanto", entre vírgulas, com exceção do "mas", que é muito curto) isso requer predições contra Pokémon com setup e, mais ainda, deixa Skarmory sem opções para atacar special attackers diretamente. Brave Bird acerta Tapu Bulu fortemente, diminuindo a pressão que esse Pokémon exerce em equipes stall caso Skarmory evite All-Out Pummeling. (A: prefiro optar pela pausa aqui, para que o período não se estenda muito) Ao mesmo tempo, esse move causa dano direto aos Pokémon que não são afetados por Counter.

Detalhes do Set

O HP e a (G: lembre de escrever em paralelo) Defense de Skarmory são maximizados para garantir seu maior bulk físico possível, o que é essencial para fazer um check consistente a physical attackers. Shed Shell é importante para evitar que Magnezone não acabe com seu plano de jogo, impedindo que Magnet Pull afete Skarmory. Dito isso, Leftovers é uma opção que fornece um recovery passivo turno a turno; útil para fazer check a physical attackers constantemente, resultando em uma grande quantidade de cura no decorrer de uma longa partida. Rocky Helmet também é uma escolha que permite a Skarmory punir moves de contato, isto é, U-turn, aproveitando-se da alta Defense de Skarmory. Sturdy é a melhor escolha de ability, deixando Skarmory aguentar qualquer golpe com o HP cheio para disparar um Whirlwind ou Counter, embora geralmente seja necessário um apoio estratégico de Wish para deixar Skarmory saudável outra vez (A: a fim de evitar a rima entre "geralmente" e "novamente", fiz essa mudança).

Dicas de Uso

Não hesite em recorrer a Skarmory para fazer check a Pokémon, como Landorus-T, Tapu Bulu, Mamoswine e Kartana, contanto que Skarmory esteja saudável o suficiente para fazer check a eles novamente; então, atente-se aos possíveis Z-Moves carregados por esses adversários, como Continental Crush vindo de Landorus-T ou All-Out Pummeling de Tapu Bulu ou Kartana, assim como a coverage Fire- e Electric-type, como Fire Fang ou Fire Blast de Garchomp, fazendo de scouts cuidadosos uma prioridade. Visto seu baixo bulk special, evite fazer switchs com Skarmory frente a special attackers a menos que seja extremamente necessário. Use Spikes e Defog contra Pokémon a que Skarmory faz check, uma vez que é difícil boas oportunidades como essas aparecerem devido à passividade e ao (G: atente-se à regência nominal do "devido", que rege uma preposição "a") facilmente explorado bulk special. Se Skarmory estiver segurando Leftovers, esteja atento a Magnezone, já que ele prenderá e eliminará Skarmory caso seja oportuno; mas se estiver com Shed Shell, também é crucial verificar se Landorus-T e Mamoswine têm Knock Off, ainda mais com um Magnezone no time adversário.

Opções de Equipe

Chansey é o parceiro ideal para Skarmory; ambos facilmente cobrem as defesas um do outro. Calm Mind Blissey forma um core bem semelhante com Skarmory, trocando um pouco de bulk e moves de utilidade para poder enfrentar todas as variações de Manaphy, além de agir como uma condição de vitória decente em times stall, especialmente naqueles com Pyukumuku. Ainda que Skarmory seja imune a Toxic, clerics como Chansey e Unaware Clefable ainda são apreciados por aliviarem a pressão de burns. Usuários de Wish como os clerics citados e Alomomola são úteis para garantir que Skarmory fique saudável a fim de fazer os checks necessários repetidamente. Mega Sableye impede tentativas de usar Stealth Rock e Spikes, o que também é útil para manter Skarmory saudável, possibilitando-o tomar golpes no decorrer da partida e reduzindo a pressão de ter que utilizar Defog repetidamente devido a esses hazards. Usuários de Stealth Rock, como Chansey, Clefable e Heatran, são capazes de colocar hazards junto de Skarmory, assim como Toxapex e o raro Tentacruel com Toxic Spikes.

O apoio de Haze fornecido por Toxapex também é extremamente útil por reduzir a pressão colocada em Skarmory de usar Whirlwind para se livrar de um Pokémon com setup. Semelhante a isso, (A: também aqui acho a pausa mais apropriada) usuários de Unaware também conseguem exercer essa função, mas sem gastar um turno, e cada usuário desses também fornece a utilidade que Skarmory precisa: Quagsire atrapalha Mega Charizard X e, caso esteja saudável, Alolan Marowak, que são outrora problemas enormes para Skarmory, e também age como resposta para Magnezone e Tapu Koko. Clefable lida com variações de Manaphy sem Hydro Vortex, utilizando ou um set de Calm Mind ou uma distribuição de EVs focada em Special Defense, enquanto variantes focadas em Defense são uma cobertura extra para Landorus-T, fazendo com que esse escolha entre Clefable e Skarmory para gastar seu Z-move; além disso, Clefable também fornece apoio com Wish e principalmente com Heal Bell.

Pokémon que lidam com Fire-types, como Heatran, Slowbro, Alomomola, Toxapex e Tyranitar, são excelentes parceiros no quesito de sinergia entre tipos. Similarmente, (A: assim como no parágrafo anterior...) respostas para Electric-types como Tapu Koko, como Mega Venusaur, Amoonguss, Assault Vest Tangrowth, Hippowdon e Lightning Rod Alolan Marowak, também são ótimas companhias. Outros Pokémon capazes de lidar com special attackers como Tapu Lele, Gengar e Ash-Greninja, como Heatran focado em Special Defense, Toxapex, Slowking, Tapu Fini e Mantine, são excelentes (A: mediante aos conceitos elipse, acredito que é desnecessário escrever parceiros novamente), pois compensam o baixo special bulk de Skarmory; Alolan Muk ganha uma menção honrosa por parar com facilidade Tapu Lele e Gengar enquanto faz check a Volcarona consistentemente.

Outras Opções

Um set focado em Special Defense é uma opção para o (A: aqui, acho uma alternativa melhor usar um elemento anafórico "o" para retomar o usuário sobre o qual estamos falando, que, no caso, é Skarmory) usuário de Spikes em balance, porém, enfrenta grande concorrência de Ferrothorn como usuário do move e Celesteela como um Steel/Flying focado nesse stat (A: pelo menos ao meu ver, acho usar "especialmente" arriscado, pois alguém poderia confundir com "principalmente" ou "sobretudo", que não concernem em nada sobre a Special Defense). Taunt atrapalha Pokémon como Chansey e Clefable, impedindo-as de utilizar moves como Soft-Boiled, Calm Mind, Heal Bell e Stealth Rock, mas dificilmente pode se encaixar no moveset já lotado de Skarmory. Stealth Rock é uma alternativa para Spikes, embora haja (A: acredito que uma concessiva se encaixe melhor aqui, pois a análise não nega o uso de Stealth Rock, mas também não deixa de evidenciar um ponto baixo sobre essa escolha) vários usuários de Stealth Rock melhores para serem escolhidos, já que o nicho de Skarmory como usuário de entry hazards vem de seu acesso a Spikes. Pode-se usar Drill Peck no lugar de Brave Bird devido à falta de recoil, contudo, é muito fraco, deixando de conseguir cruciais KOs, como 2HKO contra Tapu Bulu sem investimentos defensivos. Um moveset de Stealth Rock / Spikes / Taunt / Brave Bird pode ser usado junto a Sturdy e Flyinium Z ou Salac Berry, permitindo a Skarmory funcionar como suicide lead em equipes hyper offense. Todavia (A: novamente, prefiro evitar que o período se prolongue muito), ele não só concorre com Azelf e Smeargle, mas também sequer possui meios de jogar hazards em Mega Sableye.

Checks e Counters

Magnezone: Magnezone prende Skarmory com Magnet Pull e dá OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Dito isso, ele precisa de algum parceiro que remova Shed Shell de Skarmory caso queira prender as variações com o item.

Fire-types: Mega Charizard Y é mais rápido que Skarmory e dá OHKO com Fire Blast. Heatran pode usar Substitute contra ele e dar OHKO com Magma Storm, que passa por Sturdy devido ao dano residual causado. Volcarona faz setup em sets que não carregam Brave Bird ou Whirlwind, é mais rápido e dá OHKO em Skarmory com Fire Blast. Variações mais rápidas de Alolan Marowak ultrapassam Skarmory e dão OHKO nele com Flare Blitz ou Fire Punch, sequer temendo Counter mesmo que Sturdy ative, ao passo que variações mais bulky também não têm muito o que temer.

Electric-types: Tapu Koko não teme nada de Skarmory e dá OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Manectric e Thundurus forçam Skarmory a sair de campo ameaçando um OHKO com Thunderbolt, sendo que variações Defiant desse último (A: sem essa expressão, antes não ficava claro quem possuía Defiant, embora isso fique subentendido para quem conhece os Pokémon) se aproveita do aumento de Attack dado pelo Defog de Skarmory e pode fazer setup contra ele com Nasty Plot. Zapdos consegue um OHKO ou 2HKO em Skarmory com seu STAB Electric-type, dependendo do investimento em Special Attack.

Special Attackers: Keldeo, Greninja e Ash-Greninja pressionam Skarmory com Hydro Pump, embora o último precise tomar cuidado com Brave Bird. Gengar também exerce pressão com Shadow Ball ou Never-Ending Nightmare e debilita os parceiros de Skarmory usando Taunt ou Trick; ele também o ameaça com Thunderbolt, Thunder ou Gigavolt Havoc.

Coverage Fire- e Electric-type: Latios e Tapu Lele atraem e dão KO em Skarmory com Hidden Power Fire, Thunderbolt ou Gigavolt Havoc; Garchomp pode usar Swords Dance em uma switch in de Skarmory e conseguir um KO de Fire Fang; além disso, outras variações conseguem dar um alto dano usando Fire Blast. Celesteela também causa problemas a Skarmory com Flamethrower ou Fire Blast.

Taunt: Inutilizar Spikes, Roost, Defog e Whirlwind prejudica completamente as funções de Skarmory, fazendo com que Pokémon como Tapu Lele, Tapu Fini e Mega Alakazam busquem restringir severamente a funcionalidade do Pokémon. Gyarados com Taunt + Dragon Dance ganha uma menção honrosa por usar Skarmory como isca de setup, evitando que o mesmo utilize Whirlwind.

Pressão de Physical Attackers: Fazer check a vários Pokémon de uma vez sobrecarrega Skarmory. Por isso (A: tenha em mente que "por conta" forma a palavra "porco"), ele pode se encurralar quando enfrenta muitos physical attackers. Além disso, Pokémon que carregam moves inusitados a Skarmory, como Landorus-T com Continental Crush, Tapu Bulu com All-Out Pumelling e Garchomp com Fire Blast ou Fire Fang, deixam-no em uma situação apertada.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/KJ1E1R3B :

Visão Geral

Com seu excelente bulk físico, ótima tipagem defensiva e acesso a um recovery confiável, Skarmory é um dos melhores checks de physical attackers em geral, conseguindo fazer check consistentemente a diversos physical attackers perigosos, como Landorus-T e Tapu Bulu; além disso, é extremamente difícil derrotá-lo com danos passivos por sua imunidade a Spikes e Toxic. Isso, combinado ao seu acesso aos ótimos moves de utilidade Whirlwind, Defog e Spikes, faz de Skarmory uma escolha incrível para equipes balance e stall. Dito isso, ele enfrenta grande concorrência de Celesteela, que compensa a ausência de Spikes e Roost com um bulky special significantemente maior e Leech Seed, e os baixos HP e Special Defense de Skarmory são uma vantagem para os special attackers, já que ele não aguenta levar muitos golpes special repetidamente. Ademais, Skarmory não só é limitado por seus moveslots, como também é muito passivo, recorrendo muitas vezes a Counter para exercer alguma ofensiva, fazendo dele uma grande isca de Taunt.


[SET]
name: Defensivo Físico
move 1: Roost
move 2: Defog / Whirlwind
move 3: Spikes / Toxic
move 4: Counter / Brave Bird
item: Shed Shell / Leftovers
ability: Sturdy
nature: Bold / Impish
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD

Moves

Roost permite a Skarmory recuperar seu HP para fazer check a ameaças recorrentemente em uma partida. Defog remove entry hazards, diminuindo a pressão exercida por elas caso alguma delas seja rebatida pelo Magic Bounce de Mega Sableye. Whirlwind é uma outra alternativa, permitindo a Skarmory dar phaze em adversários que tentarem fazer setup; o exemplo mais notável dessa função é contra Mega Pinsir, que vez ou outra são problemáticos para equipes stall. Esse move também pode embaralhar a equipe adversária, acumulando danos de hazards ou rompendo tentativas de switch. Spikes pode punir switch ins, o que é útil para pressionar as trocas durante o late-game e ajudar atacantes a derrotar suas respostas mais resistentes; o move possui um alto nível de utilidade devido à precária gama de usuários de Rapid Spin ou Defog no metagame de OU. Toxic pode acumular danos em adversários ao longo do tempo e auxiliar no stall, destacando-se por facilitar jogos mentais de Counter contra Pokémon como Landorus-T. Counter pode provocar danos massivos contra physical attackers aos quais Skarmory faz check, porém, isso requer predições contra Pokémon com setup e, mais ainda, deixa Skarmory sem opções para atacar special attackers diretamente. Brave Bird acerta Tapu Bulu fortemente, diminuindo a pressão que esse Pokémon exerce em equipes stall caso Skarmory evite All-Out Pummeling. Ao mesmo tempo, esse move causa dano direto aos Pokémon que não são afetados por Counter.

Detalhes do Set

O HP e a Defense de Skarmory são maximizados para garantir seu maior bulk físico possível, o que é essencial para fazer um check consistente a physical attackers. Shed Shell é importante para evitar que Magnezone não acabe com seu plano de jogo, impedindo que Magnet Pull afete Skarmory. Dito isso, Leftovers é uma opção que fornece um recovery passivo turno a turno; útil para fazer check a physical attackers constantemente, resultando em uma grande quantidade de cura no decorrer de uma longa partida. Rocky Helmet também é uma escolha que permite a Skarmory punir moves de contato, isto é, U-turn, aproveitando-se da alta Defense de Skarmory. Sturdy é a melhor escolha de ability, deixando Skarmory aguentar qualquer golpe com o HP cheio para disparar um Whirlwind ou Counter, embora geralmente seja necessário um apoio estratégico de Wish para deixar Skarmory saudável outra vez.

Dicas de Uso

Não hesite em recorrer a Skarmory para fazer check a Pokémon, como Landorus-T, Tapu Bulu, Mamoswine e Kartana, contanto que Skarmory esteja saudável o suficiente para fazer check a eles novamente; então, atente-se aos possíveis Z-Moves carregados por esses adversários, como Continental Crush vindo de Landorus-T ou All-Out Pummeling de Tapu Bulu ou Kartana, assim como a coverage Fire- e Electric-type, como Fire Fang ou Fire Blast de Garchomp, fazendo de scouts cuidadosos uma prioridade. Visto seu baixo bulk special, evite fazer switchs com Skarmory frente a special attackers a menos que seja extremamente necessário. Use Spikes e Defog contra Pokémon a que Skarmory faz check, uma vez que é difícil boas oportunidades como essas aparecerem devido à passividade e ao facilmente explorado bulk special. Se Skarmory estiver segurando Leftovers, esteja atento a Magnezone, já que ele prenderá e eliminará Skarmory caso seja oportuno; mas se estiver com Shed Shell, também é crucial verificar se Landorus-T e Mamoswine têm Knock Off, ainda mais com um Magnezone no time adversário.

Opções de Equipe

Chansey é o parceiro ideal para Skarmory; ambos facilmente cobrem as defesas um do outro. Calm Mind Blissey forma um core bem semelhante com Skarmory, trocando um pouco de bulk e moves de utilidade para poder enfrentar todas as variações de Manaphy, além de agir como uma condição de vitória decente em times stall, especialmente naqueles com Pyukumuku. Ainda que Skarmory seja imune a Toxic, clerics como Chansey e Unaware Clefable ainda são apreciados por aliviarem a pressão de burns. Usuários de Wish como os clerics citados e Alomomola são úteis para garantir que Skarmory fique saudável a fim de fazer os checks necessários repetidamente. Mega Sableye impede tentativas de usar Stealth Rock e Spikes, o que também é útil para manter Skarmory saudável, possibilitando-o tomar golpes no decorrer da partida e reduzindo a pressão de ter que utilizar Defog repetidamente devido a esses hazards. Usuários de Stealth Rock, como Chansey, Clefable e Heatran, são capazes de colocar hazards junto de Skarmory, assim como Toxapex e o raro Tentacruel com Toxic Spikes.

O apoio de Haze fornecido por Toxapex também é extremamente útil por reduzir a pressão colocada em Skarmory de usar Whirlwind para se livrar de um Pokémon com setup. Semelhante a isso, usuários de Unaware também conseguem exercer essa função, mas sem gastar um turno, e cada usuário desses também fornece a utilidade que Skarmory precisa: Quagsire atrapalha Mega Charizard X e, caso esteja saudável, Alolan Marowak, que são outrora problemas enormes para Skarmory, e também age como resposta para Magnezone e Tapu Koko. Clefable lida com variações de Manaphy sem Hydro Vortex, utilizando ou um set de Calm Mind ou uma distribuição de EVs focada em Special Defense, enquanto variantes focadas em Defense são uma cobertura extra para Landorus-T, fazendo com que esse escolha entre Clefable e Skarmory para gastar seu Z-move; além disso, Clefable também fornece apoio com Wish e principalmente com Heal Bell.

Pokémon que lidam com Fire-types, como Heatran, Slowbro, Alomomola, Toxapex e Tyranitar, são excelentes parceiros no quesito de sinergia entre tipos. Similarmente, respostas para Electric-types como Tapu Koko, como Mega Venusaur, Amoonguss, Assault Vest Tangrowth, Hippowdon e Lightning Rod Alolan Marowak, também são ótimas companhias. Outros Pokémon capazes de lidar com special attackers como Tapu Lele, Gengar e Ash-Greninja, como Heatran focado em Special Defense, Toxapex, Slowking, Tapu Fini e Mantine, são excelentes, pois compensam o baixo special bulk de Skarmory; Alolan Muk ganha uma menção honrosa por parar com facilidade Tapu Lele e Gengar enquanto faz check a Volcarona consistentemente.

Outras Opções

Um set focado em Special Defense é uma opção para o usuário de Spikes em balance, porém, enfrenta grande concorrência de Ferrothorn como usuário do move e Celesteela como um Steel/Flying focado nesse stat. Taunt atrapalha Pokémon como Chansey e Clefable, impedindo-as de utilizar moves como Soft-Boiled, Calm Mind, Heal Bell e Stealth Rock, mas dificilmente pode se encaixar no moveset já lotado de Skarmory. Stealth Rock é uma alternativa para Spikes, embora haja vários usuários de Stealth Rock melhores para serem escolhidos, já que o nicho de Skarmory como usuário de entry hazards vem de seu acesso a Spikes. Pode-se usar Drill Peck no lugar de Brave Bird devido à falta de recoil, contudo, é muito fraco, deixando de conseguir cruciais KOs, como 2HKO contra Tapu Bulu sem investimentos defensivos. Um moveset de Stealth Rock / Spikes / Taunt / Brave Bird pode ser usado junto a Sturdy e Flyinium Z ou Salac Berry, permitindo a Skarmory funcionar como suicide lead em equipes hyper offense. Todavia, ele não só concorre com Azelf e Smeargle, mas também sequer possui meios de jogar hazards em Mega Sableye.

Checks e Counters

Magnezone: Magnezone prende Skarmory com Magnet Pull e dá OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Dito isso, ele precisa de algum parceiro que remova Shed Shell de Skarmory caso queira prender as variações com o item.

Fire-types: Mega Charizard Y é mais rápido que Skarmory e dá OHKO com Fire Blast. Heatran pode usar Substitute contra ele e dar OHKO com Magma Storm, que passa por Sturdy devido ao dano residual causado. Volcarona faz setup em sets que não carregam Brave Bird ou Whirlwind, é mais rápido e dá OHKO em Skarmory com Fire Blast. Variações mais rápidas de Alolan Marowak ultrapassam Skarmory e dão OHKO nele com Flare Blitz ou Fire Punch, sequer temendo Counter mesmo que Sturdy ative, ao passo que variações mais bulky também não têm muito o que temer.

Electric-types: Tapu Koko não teme nada de Skarmory e dá OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Manectric e Thundurus forçam Skarmory a sair de campo ameaçando um OHKO com Thunderbolt, sendo que variações Defiant desse último se aproveita do aumento de Attack dado pelo Defog de Skarmory e pode fazer setup contra ele com Nasty Plot. Zapdos consegue um OHKO ou 2HKO em Skarmory com seu STAB Electric-type, dependendo do investimento em Special Attack.

Special Attackers: Keldeo, Greninja e Ash-Greninja pressionam Skarmory com Hydro Pump, embora o último precise tomar cuidado com Brave Bird. Gengar também exerce pressão com Shadow Ball ou Never-Ending Nightmare e debilita os parceiros de Skarmory usando Taunt ou Trick; ele também o ameaça com Thunderbolt, Thunder ou Gigavolt Havoc.

Coverage Fire- e Electric-type: Latios e Tapu Lele atraem e dão KO em Skarmory com Hidden Power Fire, Thunderbolt ou Gigavolt Havoc; Garchomp pode usar Swords Dance em uma switch in de Skarmory e conseguir um KO de Fire Fang; além disso, outras variações conseguem dar um alto dano usando Fire Blast. Celesteela também causa problemas a Skarmory com Flamethrower ou Fire Blast.

Taunt: Inutilizar Spikes, Roost, Defog e Whirlwind prejudica completamente as funções de Skarmory, fazendo com que Pokémon como Tapu Lele, Tapu Fini e Mega Alakazam busquem restringir severamente a funcionalidade do Pokémon. Gyarados com Taunt + Dragon Dance ganha uma menção honrosa por usar Skarmory como isca de setup, evitando que o mesmo utilize Whirlwind.

Pressão de Physical Attackers: Fazer check a vários Pokémon de uma vez sobrecarrega Skarmory. Por isso, ele pode se encurralar quando enfrenta muitos physical attackers. Além disso, Pokémon que carregam moves inusitados a Skarmory, como Landorus-T com Continental Crush, Tapu Bulu com All-Out Pumelling e Garchomp com Fire Blast ou Fire Fang, deixam-no em uma situação apertada.
 
Last edited:
Visão Geral

Com seu excelente bulk físico physical, ótima tipagem defensiva e acesso a um recovery confiável, Skarmory é um dos melhores checks de physical attackers em geral, conseguindo fazer check consistentemente a diversos physical attackers perigosos, como Landorus-T e Tapu Bulu; além disso, é extremamente difícil o derrotar (advérbios = próclise) derrotá-lo com danos passivos por sua imunidade a Spikes e Toxic. Isso, combinado ao seu acesso aos ótimos moves de utilidade Whirlwind, Defog e Spikes, faz de Skarmory uma escolha incrível para equipes balance e stall. Dito isso, ele enfrenta grande concorrência de Celesteela, que compensa a ausência de Spikes e Roost com um bulky special significantemente maior e Leech Seed, e os baixos HP e Special Defense de Skarmory são uma vantagem para os special attackers, já que ele não aguenta levar muitos golpes special repetidamente. Ademais, Skarmory não só é limitado por seus moveslots, como também é muito passivo, recorrendo muitas vezes a Counter para exercer alguma presença ofensiva, fazendo dele uma grande isca de Taunt.


[SET]
name: Defensivo Físico
move 1: Roost
move 2: Defog / Whirlwind
move 3: Spikes / Toxic
move 4: Counter / Brave Bird
item: Shed Shell / Leftovers
ability: Sturdy
nature: Bold / Impish
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD

Moves

Roost permite a Skarmory recuperar seu HP para fazer check a ameaças recorrentemente em uma partida. Defog remove entry hazards, diminuindo a pressão exercida por elas eles caso alguma delas algum deles seja rebatida pelo rebatido por Magic Bounce de Mega Sableye. Whirlwind é uma outra alternativa, permitindo a Skarmory dar phaze em adversários que tentarem fazer setup; o exemplo mais notável dessa função é contra Mega Pinsir, que vez ou outra são é problemáticos para equipes stall. Esse move também pode embaralhar a equipe adversária, acumulando danos de hazards ou rompendo tentativas de switch. Spikes pode punir switch ins, o que é útil para pressionar as trocas batalhas de switch durante o late-game e ajudar atacantes a derrotar suas respostas mais resistentes; o move possui um alto nível de utilidade devido à precária gama de usuários de Rapid Spin ou Defog no metagame de OU. Toxic pode acumular danos em adversários ao longo do tempo e auxiliar no stall, destacando-se por facilitar jogos mentais de Counter contra Pokémon como Landorus-T. Counter pode provocar danos massivos contra physical attackers aos quais Skarmory faz check, porém, isso requer predições contra Pokémon com setup e, mais ainda, deixa Skarmory sem opções para atacar combater special attackers diretamente. Brave Bird acerta Tapu Bulu fortemente, diminuindo a pressão que esse Pokémon exerce em equipes stall caso Skarmory evite All-Out Pummeling. Ao mesmo tempo, esse move causa dano direto aos Pokémon que não são afetados por Counter.

Detalhes do Set

O HP e a Defense de Skarmory são maximizados para garantir seu maior bulk físico physical possível, o que é essencial para fazer um check consistente a physical attackers. Shed Shell é importante para evitar que Magnezone não acabe com seu plano de jogo, impedindo que Magnet Pull afete Skarmory. Dito isso, Leftovers é uma opção que fornece um recovery passivo turno a turno; útil para fazer check a physical attackers constantemente, resultando em uma grande quantidade de cura no decorrer de uma longa partida. Rocky Helmet também é uma escolha que permite a Skarmory punir moves de contato, isto é, U-turn, aproveitando-se da alta Defense de Skarmory. Sturdy é a melhor escolha de ability, deixando Skarmory aguentar qualquer golpe com o HP cheio para disparar um Whirlwind ou Counter, embora geralmente seja necessário um apoio estratégico de Wish para deixar Skarmory saudável outra vez.

Dicas de Uso

Não hesite em recorrer a Skarmory para fazer check a Pokémon, (remover vírgula) como Landorus-T, Tapu Bulu, Mamoswine e Kartana, contanto que Skarmory esteja saudável o suficiente para fazer check a eles novamente; então, atente-se aos possíveis Z-Moves carregados por esses adversários, como Continental Crush vindo de Landorus-T ou All-Out Pummeling de Tapu Bulu ou Kartana, assim como a coverage Fire- e Electric-type, como Fire Fang ou Fire Blast de Garchomp, fazendo de scouts cuidadosos uma prioridade. Visto seu baixo bulk special, evite fazer switchs com Skarmory frente a special attackers, (adicionar vírgula) a menos que seja extremamente necessário. Use Spikes e Defog contra Pokémon a que Skarmory faz check, uma vez que é difícil boas oportunidades como essas aparecerem devido à passividade e ao facilmente explorado explorável bulk special. Se Skarmory estiver segurando Leftovers, esteja atento a Magnezone, já que ele prenderá e eliminará Skarmory caso seja oportuno; mas se estiver com Shed Shell, também é crucial verificar se Landorus-T e Mamoswine têm Knock Off, ainda mais com um Magnezone no time adversário.

Opções de Equipe

Chansey é o parceiro a parceira (Chansey é 100% female) ideal para Skarmory; ambos facilmente cobrem as defesas um do outro. Calm Mind Blissey forma um core bem semelhante com Skarmory, trocando um pouco de bulk e moves de utilidade para poder enfrentar todas as variações de Manaphy, além de agir como uma condição de vitória decente em times stall, especialmente naqueles com Pyukumuku. Ainda que Skarmory seja imune a Toxic, clerics como Chansey e Unaware Clefable ainda são apreciados por aliviarem a pressão de burns. Usuários de Wish como os clerics citados e Alomomola são úteis para garantir que Skarmory fique saudável a fim de fazer os checks necessários check ao que for necessário repetidamente. Mega Sableye impede tentativas de usar Stealth Rock e Spikes, o que também é útil para manter Skarmory saudável, possibilitando-olhe tomar golpes no decorrer da partida e reduzindo a pressão de ter que utilizar Defog repetidamente devido a esses hazards. Usuários de Stealth Rock, como Chansey, Clefable e Heatran, são capazes de colocar hazards junto de Skarmory, assim como Toxapex e o raro Tentacruel com Toxic Spikes.

O apoio de Haze fornecido por Toxapex também é extremamente útil por reduzir a pressão colocada em Skarmory de usar Whirlwind para se livrar de um Pokémon com setup. Semelhante a isso, usuários de Unaware também conseguem exercer essa função, mas sem gastar um turno, e cada usuário desses também fornece a utilidade que Skarmory precisa: Quagsire atrapalha Mega Charizard X e, caso esteja saudável, Alolan Marowak, que são outrora problemas enormes para Skarmory, e também age como resposta para Magnezone e Tapu Koko. Clefable lida com variações de Manaphy sem Hydro Vortex, utilizando ou um set de Calm Mind ou uma distribuição de EVs focada em Special Defense, enquanto variantes focadas em Defense são uma cobertura extra para Landorus-T, fazendo com que esse escolha entre Clefable e Skarmory para gastar seu Z-Move contra; além disso, Clefable também fornece apoio útil com Wish e principalmente potencialmente com Heal Bell.

Pokémon que lidam com Fire-types, como Heatran, Slowbro, Alomomola, Toxapex e Tyranitar, são excelentes parceiros no quesito de sinergia entre tipos. Similarmente, respostas para Electric-types como Tapu Koko, como Mega Venusaur, Amoonguss, Assault Vest Tangrowth, Hippowdon e Lightning Rod Alolan Marowak, também são ótimas companhias. Outros Pokémon capazes de lidar com special attackers como Tapu Lele, Gengar e Ash-Greninja, como Heatran focado em Special Defense, Toxapex, Slowking, Tapu Fini e Mantine, são excelentes, pois compensam o baixo special bulk special de Skarmory; Alolan Muk ganha uma menção honrosa por parar com facilidade Tapu Lele e Gengar enquanto faz check a Volcarona consistentemente.

Outras Opções

Um set focado em Special Defense é uma opção para o como usuário de Spikes em balance, porém, enfrenta grande concorrência de Ferrothorn como usuário do move e Celesteela como um Steel / Flying focado nesse stat. Taunt atrapalha Pokémon como Chansey e Clefable, impedindo-as de utilizar moves como Soft-Boiled, Calm Mind, Heal Bell e Stealth Rock, mas dificilmente pode se encaixar no moveset já lotado de Skarmory. Stealth Rock é uma alternativa para no lugar de Spikes, embora haja vários usuários de Stealth Rock melhores para serem escolhidos, já que o nicho de Skarmory como usuário de entry hazards vem de seu acesso a Spikes. Pode-se usar Drill Peck no lugar de Brave Bird devido à falta de recoil, contudo, esse move é muito fraco, deixando de conseguir cruciais KOs, como 2HKO contra Tapu Bulu sem investimentos defensivos. Um moveset de Stealth Rock / Spikes / Taunt / Brave Bird pode ser usado junto a Sturdy e Flyinium Z ou Salac Berry, permitindo a Skarmory funcionar como suicide lead em equipes hyper offense. Todavia, ele não só concorre com Azelf e Smeargle, mas também sequer possui meios de jogar utilizar hazards em contra Mega Sableye.

Checks e Counters

Magnezone: Magnezone prende Skarmory com Magnet Pull e lhe dá OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Dito isso, ele precisa de algum parceiro que remova Shed Shell de Skarmory caso queira prender as variações com o item.

Fire-types: Mega Charizard Y é mais rápido que Skarmory e lhe dá OHKO com Fire Blast. Heatran pode usar Substitute contra ele e dar OHKO com Magma Storm, que passa por Sturdy devido ao dano residual causado. Volcarona faz setup em livremente contra sets que não carregam Brave Bird ou Whirlwind, é mais rápido rápida e dá OHKO em Skarmory com Fire Blast. Variações mais rápidas de Alolan Marowak ultrapassam Skarmory e dão OHKO nele com Flare Blitz ou Fire Punch, sequer temendo Counter mesmo que Sturdy ative, ao passo que variações mais bulky também não têm muito o que temer.

Electric-types: Tapu Koko não teme nada de Skarmory e lhe dá OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Manectric e Thundurus forçam Skarmory a sair de campo ameaçando um OHKO com Thunderbolt, sendo que variações Defiant desse último se aproveitam do aumento de Attack dado pelo Defog de Skarmory e pode fazer setup de Nasty Plot contra ele com Nasty Plot. Zapdos consegue um OHKO ou 2HKO em Skarmory com seu STAB Electric-type, dependendo do investimento em Special Attack.

Special Attackers: Keldeo, Greninja e Ash-Greninja pressionam Skarmory com Hydro Pump, embora o último precise tomar cuidado com Brave Bird. Gengar também exerce pressão com Shadow Ball ou Never-Ending Nightmare e debilita os parceiros de Skarmory usando Taunt ou Trick; ele também o ameaça com Thunderbolt, Thunder ou Gigavolt Havoc.

Coverage Fire- e Electric-type: Latios e Tapu Lele atraem e dão KO em Skarmory com Hidden Power Fire, Thunderbolt ou Gigavolt Havoc; Garchomp pode usar Swords Dance em uma switch in de Skarmory e conseguir um KO de e derrotá-lo com Fire Fang; além disso, outras variações conseguem dar causar um alto dano usando Fire Blast. Celesteela também causa problemas a Skarmory com Flamethrower ou Fire Blast.

Taunt: Inutilizar Spikes, Roost, Defog e Whirlwind prejudica completamente as funções de Skarmory, fazendo com que Pokémon como Tapu Lele, Tapu Fini e Mega Alakazam busquem restringir severamente a funcionalidade do Pokémon. Gyarados com Taunt + Dragon Dance ganha uma menção honrosa por usar Skarmory como isca de setup, evitando que o mesmo utilize Whirlwind.

Pressão de Physical Attackers: Fazer check a vários Pokémon de uma vez sobrecarrega Skarmory. Por isso, ele pode se encurralar quando enfrenta muitos physical attackers. Além disso, Pokémon que carregam moves inusitados a Skarmory, como Landorus-T com Continental Crush, Tapu Bulu com All-Out Pumelling e Garchomp com Fire Blast ou Fire Fang, deixam-no em uma situação apertada.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Skarmory

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Com seu excelente bulk physical, &oacute;tima tipagem defensiva e acesso a um recovery confi&aacute;vel, Skarmory &eacute; um dos melhores checks de physical attackers em geral, conseguindo fazer check consistentemente a diversos physical attackers perigosos, como Landorus-T e Tapu Bulu; al&eacute;m disso, &eacute; extremamente dif&iacute;cil o derrotar com danos passivos por sua imunidade a Spikes e Toxic. Isso, combinado ao seu acesso aos &oacute;timos moves de utilidade Whirlwind, Defog e Spikes, faz de Skarmory uma escolha incr&iacute;vel para equipes balance e stall. Dito isso, ele enfrenta grande concorr&ecirc;ncia de Celesteela, que compensa a aus&ecirc;ncia de Spikes e Roost com um bulky special significantemente maior e Leech Seed, e os baixos HP e Special Defense de Skarmory s&atilde;o uma vantagem para os special attackers, j&aacute; que ele n&atilde;o aguenta levar muitos golpes special repetidamente. Ademais, Skarmory n&atilde;o s&oacute; &eacute; limitado por seus moveslots, como tamb&eacute;m &eacute; muito passivo, recorrendo muitas vezes a Counter para exercer alguma presen&ccedil;a ofensiva, fazendo dele uma grande isca de Taunt.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Defensivo</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Roost</span></td><td>Item: <span class="item-name">Shed Shell</span> /  <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Defog</span> / <span class="move-name">Whirlwind</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Sturdy</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Spikes</span> / <span class="move-name">Toxic</span></td><td>Nature: <span class="nature">Bold </span> / <span class="nature">Impish</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Counter</span> / <span class="move-name">Brave Bird</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 252 Def / 8 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Roost permite a Skarmory recuperar seu HP para fazer check a amea&ccedil;as recorrentemente em uma partida. Defog remove entry hazards, diminuindo a press&atilde;o exercida por eles caso algum deles seja rebatido por Magic Bounce de Mega Sableye. Whirlwind &eacute; uma outra alternativa, permitindo a Skarmory dar phaze em advers&aacute;rios que tentarem fazer setup; o exemplo mais not&aacute;vel dessa fun&ccedil;&atilde;o &eacute; contra Mega Pinsir, que vez ou outra &eacute; problem&aacute;tico para equipes stall. Esse move tamb&eacute;m pode embaralhar a equipe advers&aacute;ria, acumulando danos de hazards ou rompendo tentativas de switch. Spikes pode punir switch ins, o que &eacute; &uacute;til para pressionar batalhas de switch durante o late-game e ajudar atacantes a derrotar suas respostas mais resistentes; o move possui um alto n&iacute;vel de utilidade devido &agrave; prec&aacute;ria gama de usu&aacute;rios de Rapid Spin ou Defog no metagame de OU. Toxic pode acumular danos em advers&aacute;rios ao longo do tempo e auxiliar no stall, destacando-se por facilitar jogos mentais de Counter contra Pok&eacute;mon como Landorus-T. Counter pode provocar danos massivos contra physical attackers aos quais Skarmory faz check, por&eacute;m, isso requer predi&ccedil;&otilde;es contra Pok&eacute;mon com setup e, mais ainda, deixa Skarmory sem op&ccedil;&otilde;es para combater special attackers diretamente. Brave Bird acerta Tapu Bulu fortemente, diminuindo a press&atilde;o que esse Pok&eacute;mon exerce em equipes stall caso Skarmory evite All-Out Pummeling. Ao mesmo tempo, esse move causa dano direto aos Pok&eacute;mon que n&atilde;o s&atilde;o afetados por Counter.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O HP e a Defense de Skarmory s&atilde;o maximizados para garantir seu maior bulk physical poss&iacute;vel, o que &eacute; essencial para fazer check consistente a physical attackers. Shed Shell &eacute; importante para evitar que Magnezone n&atilde;o acabe com seu plano de jogo, impedindo que Magnet Pull afete Skarmory. Dito isso, Leftovers &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o que fornece um recovery passivo turno a turno; &uacute;til para fazer check a physical attackers constantemente, resultando em uma grande quantidade de cura no decorrer de uma longa partida. Rocky Helmet tamb&eacute;m &eacute; uma escolha que permite a Skarmory punir moves de contato, isto &eacute;, U-turn, aproveitando-se da alta Defense de Skarmory. Sturdy &eacute; a melhor escolha de ability, deixando Skarmory aguentar qualquer golpe com o HP cheio para disparar um Whirlwind ou Counter, embora geralmente seja necess&aacute;rio um apoio estrat&eacute;gico de Wish para deixar Skarmory saud&aacute;vel outra vez.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>N&atilde;o hesite em recorrer a Skarmory para fazer check a Pok&eacute;mon como Landorus-T, Tapu Bulu, Mamoswine e Kartana, contanto que Skarmory esteja saud&aacute;vel o suficiente para fazer check a eles novamente; ent&atilde;o, atente-se aos poss&iacute;veis Z-Moves carregados por esses advers&aacute;rios, como Continental Crush vindo de Landorus-T ou All-Out Pummeling de Tapu Bulu ou Kartana, assim como a coverage Fire- e Electric-type, como Fire Fang ou Fire Blast de Garchomp, fazendo de scouts cuidadosos uma prioridade. Visto seu baixo bulk special, evite fazer switchs com Skarmory frente a special attackers, a menos que seja extremamente necess&aacute;rio. Use Spikes e Defog contra Pok&eacute;mon a que Skarmory faz check, uma vez que &eacute; dif&iacute;cil boas oportunidades como essas aparecerem devido &agrave; passividade e ao facilmente explor&aacute;vel bulk special. Se Skarmory estiver segurando Leftovers, esteja atento a Magnezone, j&aacute; que ele prender&aacute; e eliminar&aacute; Skarmory caso seja oportuno; mas se estiver com Shed Shell, tamb&eacute;m &eacute; crucial verificar se Landorus-T e Mamoswine t&ecirc;m Knock Off, ainda mais com um Magnezone no time advers&aacute;rio.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Chansey &eacute; a parceira ideal para Skarmory; ambos facilmente cobrem as defesas um do outro. Calm Mind Blissey forma um core bem semelhante com Skarmory, trocando um pouco de bulk e moves de utilidade para poder enfrentar todas as varia&ccedil;&otilde;es de Manaphy, al&eacute;m de agir como uma condi&ccedil;&atilde;o de vit&oacute;ria decente em times stall, especialmente naqueles com Pyukumuku. Ainda que Skarmory seja imune a Toxic, clerics como Chansey e Unaware Clefable ainda s&atilde;o apreciados por aliviarem a press&atilde;o de burns. Usu&aacute;rios de Wish como os clerics citados e Alomomola s&atilde;o &uacute;teis para garantir que Skarmory fique saud&aacute;vel a fim de fazer check ao que for necess&aacute;rio repetidamente. Mega Sableye impede tentativas de usar Stealth Rock e Spikes, o que tamb&eacute;m &eacute; &uacute;til para manter Skarmory saud&aacute;vel, possibilitando-lhe tomar golpes no decorrer da partida e reduzindo a press&atilde;o de ter que utilizar Defog repetidamente devido a esses hazards. Usu&aacute;rios de Stealth Rock, como Chansey, Clefable e Heatran, s&atilde;o capazes de colocar hazards junto de Skarmory, assim como Toxapex e o raro Tentacruel com Toxic Spikes.</p>
 
    <p>O apoio de Haze fornecido por Toxapex tamb&eacute;m &eacute; extremamente &uacute;til por reduzir a press&atilde;o colocada em Skarmory de usar Whirlwind para se livrar de um Pok&eacute;mon com setup. Semelhante a isso, usu&aacute;rios de Unaware tamb&eacute;m conseguem exercer essa fun&ccedil;&atilde;o, mas sem gastar um turno, e cada usu&aacute;rio desses tamb&eacute;m fornece a utilidade que Skarmory precisa: Quagsire atrapalha Mega Charizard X e, caso esteja saud&aacute;vel, Alolan Marowak, que s&atilde;o outrora problemas enormes para Skarmory, e tamb&eacute;m age como resposta para Magnezone e Tapu Koko. Clefable lida com varia&ccedil;&otilde;es de Manaphy sem Hydro Vortex, utilizando ou um set de Calm Mind ou uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs focada em Special Defense, enquanto variantes focadas em Defense s&atilde;o uma cobertura extra para Landorus-T, fazendo com que esse escolha entre Clefable e Skarmory para gastar seu Z-Move contra; al&eacute;m disso, Clefable tamb&eacute;m fornece apoio &uacute;til com Wish e potencialmente com Heal Bell.</p>
 
    <p>Pok&eacute;mon que lidam com Fire-types, como Heatran, Slowbro, Alomomola, Toxapex e Tyranitar, s&atilde;o excelentes parceiros no quesito de sinergia entre tipos. Similarmente, respostas para Electric-types como Tapu Koko, como Mega Venusaur, Amoonguss, Assault Vest Tangrowth, Hippowdon e Lightning Rod Alolan Marowak, tamb&eacute;m s&atilde;o &oacute;timas companhias. Outros Pok&eacute;mon capazes de lidar com special attackers como Tapu Lele, Gengar e Ash-Greninja, como Heatran focado em Special Defense, Toxapex, Slowking, Tapu Fini e Mantine, s&atilde;o excelentes, pois compensam o baixo bulk special de Skarmory; Alolan Muk ganha uma men&ccedil;&atilde;o honrosa por parar com facilidade Tapu Lele e Gengar enquanto faz check a Volcarona consistentemente.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set focado em Special Defense &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o como usu&aacute;rio de Spikes em balance, por&eacute;m, enfrenta grande concorr&ecirc;ncia de Ferrothorn como usu&aacute;rio do move e Celesteela como um Steel / Flying focado nesse stat. Taunt atrapalha Pok&eacute;mon como Chansey e Clefable, impedindo-as de utilizar moves como Soft-Boiled, Calm Mind, Heal Bell e Stealth Rock, mas dificilmente pode se encaixar no moveset j&aacute; lotado de Skarmory. Stealth Rock &eacute; uma alternativa no lugar de Spikes, embora haja v&aacute;rios usu&aacute;rios de Stealth Rock melhores para serem escolhidos, j&aacute; que o nicho de Skarmory como usu&aacute;rio de entry hazards vem de seu acesso a Spikes. Pode-se usar Drill Peck no lugar de Brave Bird devido &agrave; falta de recoil, contudo, esse move &eacute; muito fraco, deixando de conseguir cruciais KOs, como 2HKO contra Tapu Bulu sem investimentos defensivos. Um moveset de Stealth Rock / Spikes / Taunt / Brave Bird pode ser usado junto a Sturdy e Flyinium Z ou Salac Berry, permitindo a Skarmory funcionar como suicide lead em equipes hyper offense. Todavia, ele n&atilde;o s&oacute; concorre com Azelf e Smeargle, mas tamb&eacute;m sequer possui meios de utilizar hazards contra Mega Sableye.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Magnezone</strong>: Magnezone prende Skarmory com Magnet Pull e lhe d&aacute; OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Dito isso, ele precisa de algum parceiro que remova Shed Shell de Skarmory caso queira prender as varia&ccedil;&otilde;es com o item. </li>
    <li><strong>Fire-types</strong>: Mega Charizard Y &eacute; mais r&aacute;pido que Skarmory e lhe d&aacute; OHKO com Fire Blast. Heatran pode usar Substitute contra ele e dar OHKO com Magma Storm, que passa por Sturdy devido ao dano residual causado. Volcarona faz setup livremente contra sets que n&atilde;o carregam Brave Bird ou Whirlwind, &eacute; mais r&aacute;pida e d&aacute; OHKO em Skarmory com Fire Blast. Varia&ccedil;&otilde;es mais r&aacute;pidas de Alolan Marowak ultrapassam Skarmory e d&atilde;o OHKO nele com Flare Blitz ou Fire Punch, sequer temendo Counter mesmo que Sturdy ative, ao passo que varia&ccedil;&otilde;es mais bulky tamb&eacute;m n&atilde;o t&ecirc;m muito o que temer.</li>
    <li><strong>Electric-types</strong>: Tapu Koko n&atilde;o teme nada de Skarmory e lhe d&aacute; OHKO com Thunderbolt ou Volt Switch. Mega Manectric e Thundurus for&ccedil;am Skarmory a sair de campo amea&ccedil;ando um OHKO com Thunderbolt, sendo que varia&ccedil;&otilde;es Defiant desse &uacute;ltimo se aproveitam do aumento de Attack dado pelo Defog de Skarmory e pode fazer setup de Nasty Plot contra ele. Zapdos consegue um OHKO ou 2HKO em Skarmory com seu STAB Electric-type, dependendo do investimento em Special Attack.</li>
    <li><strong>Special Attackers</strong>: Keldeo, Greninja e Ash-Greninja pressionam Skarmory com Hydro Pump, embora o &uacute;ltimo precise tomar cuidado com Brave Bird. Gengar tamb&eacute;m exerce press&atilde;o com Shadow Ball ou Never-Ending Nightmare e debilita os parceiros de Skarmory usando Taunt ou Trick; ele tamb&eacute;m o amea&ccedil;a com Thunderbolt, Thunder ou Gigavolt Havoc.</li>
    <li><strong>Coverage Fire- e Electric-type</strong>: Latios e Tapu Lele atraem e d&atilde;o KO em Skarmory com Hidden Power Fire, Thunderbolt ou Gigavolt Havoc; Garchomp pode usar Swords Dance em uma switch in de Skarmory e e derrot&aacute;-lo com Fire Fang; al&eacute;m disso, outras varia&ccedil;&otilde;es conseguem causar um alto dano usando Fire Blast. Celesteela tamb&eacute;m causa problemas a Skarmory com Flamethrower ou Fire Blast.</li>
    <li><strong>Taunt</strong>: Inutilizar Spikes, Roost, Defog e Whirlwind prejudica completamente as fun&ccedil;&otilde;es de Skarmory, fazendo com que Pok&eacute;mon como Tapu Lele, Tapu Fini e Mega Alakazam busquem restringir severamente a funcionalidade do Pok&eacute;mon. Gyarados com Taunt + Dragon Dance ganha uma men&ccedil;&atilde;o honrosa por usar Skarmory como isca de setup, evitando que o mesmo utilize Whirlwind.</li>
    <li><strong>Press&atilde;o de Physical Attackers</strong>: Fazer check a v&aacute;rios Pok&eacute;mon de uma vez sobrecarrega Skarmory. Por isso, ele pode se encurralar quando enfrenta muitos physical attackers. Al&eacute;m disso, Pok&eacute;mon que carregam moves inusitados a Skarmory, como Landorus-T com Continental Crush, Tapu Bulu com All-Out Pumelling e Garchomp com Fire Blast ou Fire Fang, deixam-no em uma situa&ccedil;&atilde;o apertada.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/martin.173240/" target="_blank">Martin</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/trafalgar-shambles.359610/" target="_blank">Trafalgar Shambles</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/245102" target="_blank">p2</a>, <a href="/forums/members/322027" target="_blank">dk</a> e <a href="/forums/members/12650" target="_blank">Colonel M</a></li>
</ul>
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top