OU Mega Sableye

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/sableye/

Visão Geral

Juntamente à combinação de tipos Dark / Ghost, os stats defensivos de Mega Sableye lhe permitem funcionar como uma das únicas switch-ins de Mega Medicham no metagame de OU. A ability Magic Bounce exalta ainda mais as capacidades defensivas de Mega Sableye, refletindo entry hazards problemáticos e moves de status. Mega Sableye essencialmente invalida qualquer usuário passivo de entry hazards com exceção de Clefable, tornando-o em uma pedra no sapato de equipes mais bulk que dependem de entry hazards para causar dano consistente. Além disso, Mega Sableye tem acesso a recovery instantâneo, aumentando ainda mais sua longevidade no decorrer de uma batalha. Infelizmente, Mega Sableye é bastante passivo devido aos seus stats ofensivos ruins, limitando-se a ser usado em equipes stall, nas quais perder momentum é algo menos prejudicial. Ele também não consegue tomar vantagem de Will-O-Wisp ou Recover com Prankster e Mega Evoluir no mesmo turno. Pokémon Fairy-type, como Mega Diancie, Magearna e Clefable, são ameaçadores para Mega Sableye, pois lhe causam dano pesado com seus ataques STAB Fairy-type super efetivos e resistem Knock Off sem levar tanto prejuízo de Will-O-Wisp.

[SET]
name: Utilitário
move 1: Knock Off
move 2: Will-O-Wisp
move 3: Recover
move 4: Protect
item: Sablenite
ability: Prankster
nature: Careful
evs: 248 HP / 8 Def / 252 SpD

Moves

Knock Off é útil para remover os itens dos adversários e permite que Sableye lhes cause dano direto. Foul Play também pode ser usado nesse slot a fim de causar mais dano em Pokémon ofensivos focados em Attack, mas a utilidade de Knock Off geralmente se sobressai. Will-O-Wisp impede que physical attackers, como Landorus-T, Mega Mawile e Mega Pinsir, deem switch in em Mega Sableye, além de impedir que esses Pokémon o usem como isca de setup. Recover possibilita que Mega Sableye faça check consistentemente a Pokémon como Mega Medicham e Mega Alakazam no decorrer da batalha. Por fim, Protect garante que Mega Sableye possa Mega Evoluir em segurança a qualquer hora da batalha e também é útil para fazer scout aos moves de Pokémon presos a um Choice item, tal como Choice Scarf Tapu Lele.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP e em Special Defense e nature Careful permitem a Mega Sableye evitar um 2HKO de Magma Storm vindo de Heatran sem investimentos, além de protegê-lo de diversos special attackers, como Protean Greninja e Mega Alakazam. Uma distribuição de EVs alternativa com investimento máximo em HP e Defense e uma nature Impish pode ser usada para que Mega Sableye faça check a poderosos physical attackers, tal qual Mega Medicham. Prankster permite que Sableye cause burn em um adversário ameaçador com Will-O-Wisp prioritário antes de Mega Evoluir. Sablenite é necessária para a Mega Evolução.

Dicas de Uso

Dê switch in com Mega Sableye contra usuários de entry hazards, como Ferrothorn, Skarmory e Toxapex, para rebater qualquer hazard que eles tentem usar com Magic Bounce. Knock Off e Will-O-Wisp são moves bem repetíveis e devem ser usados frequentemente quando Mega Sableye não precisar recuperar seu HP. Embora Mega Sableye tenha um bulk imenso e um move confiável de recovery, sua incapacidade de recuperar HP passivamente com Leftovers indica que ele pode ser facilmente enfraquecido. É necessário Mega Evoluir Sableye logo nos estágios iniciais da batalha para prevenir que os adversários usem hazards depois.

Opções de Equipe

Mega Sableye se encaixa melhor em equipes stall que não se importam tanto em perder momentum. Portanto, Pokémon como Toxapex, Chansey e Clefable são parceiros de equipe sólidos. Clefable em particular é uma companheira excelente, pois consegue parar setup sweepers que tentam usar Mega Sableye como isca de setup utilizando Unaware, entre eles Swords Dance Garchomp e Volcarona. Mega Sableye pode confiavelmente impedir que o oponente utilize hazards, logo, Pokémon que não gostam deles, como Volcarona defensivo, são bons aliados. Steel-types, como Heatran e Celesteela, também tem uma sinergia natural com Mega Sableye, visto que podem derrotar os Fairy-types que o ameaçam.

Outras Opções

Fake Out é uma alternativa a Protect que causa dano, porém, geralmente é uma opção inferior, pois Mega Sableye não consegue usar o move para Mega Evoluir seguramente contra alvos que tocam o solo quando Psychic Terrain está ativo. Imprison pode ser usado para impedir que Reuniclus, uma ameaça massiva a maioria das equipes stall, use Recover, neutralizando-o efetivamente. Entretanto, Mega Sableye normalmente não pode abdicar um de seus moves. Mega Sableye também utiliza eficientemente um set Calm Mind, usando seus dois moves STAB e Will-O-Wisp. No entanto, devido ao seu stat horrível de Speed e à onipresença de Fairy-types, esse set é frequentemente deixado de lado por outros sweepers de Calm Mind, como Reuniclus.

Checks e Counters

Fairy-types: Fairy-types, como Magearna, Mega Mawile, Mega Diancie, Clefable e Tapu Lele, conseguem causar um dano enorme em Mega Sableye com seus ataques STAB. Esses Pokémon também podem usar Mega Sableye como uma isca de setup, tornando-os particularmente perigosos.

Fire-types: Fire-types, como Mega Charizard X e Heatran, são imunes a Will-O-Wisp e podem tanto usar Mega Sableye como isca de setup ou lhe causar bastante dano com seus poderosos ataques STAB.

Setup Sweepers: Embora Will-O-Wisp impeça muitos setup sweepers de conseguirem boosts contra Mega Sableye, Pokémon como Swords Dance Garchomp, Swords Dance Landorus-T e Volcarona contornam isso com Substitute ou com uma imunidade direta ao move, no caso de Volcarona.

Wallbreakers Fortes: Wallbreakers fortes, como Choice Specs Keldeo, Choice Band Zygarde, Hoopa-U e Mega Charizard Y, são todos muito ameaçadores para Mega Sableye, pois são poderosos o suficiente para conseguir um 2HKO nele com seus respectivos moves STAB.
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

— Somente uma anotação foi feita no GP 1/2. Não há mudanças manuais. Basta pegar o Copy-paste e, se quiser, conferir o diffchecker;

GP 1/2:

Visão Geral

Juntamente à combinação de tipos Dark / Ghost, os stats defensivos de Mega Sableye lhe permitem funcionar como uma das únicas switch-ins de Mega Medicham no metagame de OU. A ability Magic Bounce exalta ainda mais as capacidades defensivas de Mega Sableye, refletindo entry hazards problemáticos e moves de status. Mega Sableye essencialmente invalida qualquer usuário passivo de entry hazards com exceção de Clefable, tornando-o em uma pedra no sapato de equipes mais bulk que dependem de entry hazards para causar dano consistente. Além disso, Mega Sableye tem acesso a recovery instantâneo, aumentando ainda mais sua longevidade no decorrer de uma batalha. Infelizmente, Mega Sableye é bastante passivo devido aos seus stats ofensivos medíocres, limitando-se a ser usado em equipes stall, nas quais perder momentum é algo menos prejudicial. Ele também não consegue tomar vantagem de Will-O-Wisp ou Recover com Prankster e Mega Evoluir no mesmo turno. Pokémon Fairy-type, como Mega Diancie, Magearna e Clefable, são ameaçadores para Mega Sableye, pois lhe causam dano pesado com seus ataques STAB Fairy-type super efetivos e resistem Knock Off sem levar tanto prejuízo de Will-O-Wisp.

[SET]
name: Utilidade
move 1: Knock Off
move 2: Will-O-Wisp
move 3: Recover
move 4: Protect
item: Sablenite
ability: Prankster
nature: Careful
evs: 248 HP / 8 Def / 252 SpD

Moves

Knock Off é útil para removes os itens dos adversários e permite que Sableye lhes cause dano direto. Foul Play também pode ser usado nesse slot a fim de causar mais dano em Pokémon ofensivos focados em Attack, mas a utilidade de Knock Off geralmente se sobressai. Will-O-Wisp impede que physical attackers, como Landorus-T, Mega Mawile e Mega Pinsir, deem switch in em Mega Sableye, além de impedir que esses Pokémon o usem como isca de setup. Recover possibilita que Mega Sableye faça check consistentemente a Pokémon como Mega Medicham e Mega Alakazam no decorrer da batalha. Por fim, Protect garante que Mega Sableye possa Mega Evoluir em segurança a qualquer hora da batalha e também é útil para fazer scout aos moves de Pokémon presos a um Choice item, tal como Choice Scarf Tapu Lele.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP e em Special Defense e nature Careful permitem a Mega Sableye evitar um 2HKO de Magma Storm vindo de Heatran sem investimentos, além de protegê-lo de diversos special attackers, como Protean Greninja e Mega Alakazam. Uma distribuição de EVs alternativa de investimento máximo em HP e Defense com nature Impish pode ser usada para que Mega Sableye faça check a poderosos physical attackers, tal qual Mega Medicham. Prankster permite que Sableye cause burn em um adversário ameaçador com Will-O-Wisp prioritário antes de Mega Evoluir. Sablenite é necessária para a Mega Evolução.

Dicas de Uso

Dê switch in com Mega Sableye contra usuários de entry hazards, como Ferrothorn, Skarmory e Toxapex, para rebater qualquer hazard que eles tentem usar com Magic Bounce. Knock Off e Will-O-Wisp são moves bem repetíveis e devem ser usados frequentemente quando Mega Sableye não precisar recuperar seu HP. Embora Mega Sableye tenha um bulk imenso e um move confiável de recovery, sua incapacidade de recuperar HP progressivamente com Leftovers indica que ele pode ser facilmente desgastado. É necessário Mega Evoluir Sableye logo nos estágios iniciais da batalha para prevenir que os adversários usem hazards depois.

Opções de Equipe

Mega Sableye se encaixa melhor em equipes stall que não se importam tanto em perder momentum. Portanto, Pokémon como Toxapex, Chansey e Clefable são parceiros de equipe sólidos. Clefable em particular é uma companheira excelente, pois consegue parar setup sweepers que tentam usar Mega Sableye como isca de setup, entre eles Swords Dance Garchomp e Volcarona, com Unaware. Mega Sableye pode confiavelmente impedir que o oponente utilize hazards, logo, Pokémon que não gostam deles, como Volcarona, são bons aliados. Steel-types, como Heatran e Celesteela, também tem uma sinergia natural com Mega Sableye, visto que podem derrotar os Fairy-types que o ameaçam.

Outras Opções

Fake Out é uma alternativa a Protect, mas que causa dano, porém, geralmente é uma opção inferior, pois Mega Sableye não consegue usar o move para Mega Evoluir seguramente contra alvos que tocam o solo quando Psychic Terrain está ativo. Imprison pode ser usado para impedir que Reuniclus, uma ameaça massiva a maioria das equipes stall, use Recover, neutralizando-o efetivamente. Entretanto, Mega Sableye normalmente não pode abdicar um de seus moves. Mega Sableye também utiliza eficientemente um set Calm Mind, usando seus dois moves STAB e Will-O-Wisp. No entanto (A: acredito que uma pausa seja mais adequada aqui, para que o período não fique muito longo), devido ao seu stat horrível de Speed e à onipresença de Fairy-types, esse set é frequentemente deixado de lado por outros sweepers de Calm Mind, como Reuniclus.

Checks e Counters

Fairy-types: Fairy-types, como Magearna, Mega Mawile, Mega Diancie, Clefable e Tapu Lele, conseguem causar um dano enorme em Mega Sableye com seus ataques STAB. Esses Pokémon também podem usar Mega Sableye como uma isca de setup, tornando-os particularmente perigosos.

Fire-types: Fire-types, como Mega Charizard X e Heatran, são imunes a Will-O-Wisp e podem tanto usar Mega Sableye como isca de setup ou lhe causar bastante dano com seus poderosos ataques STAB.

Setup Sweepers: Embora Will-O-Wisp impeça muitos setup sweepers de conseguirem boosts contra Mega Sableye, Pokémon como Swords Dance Garchomp, Swords Dance Landorus-T e Volcarona contornam isso com Substitute ou com uma imunidade direta ao move, no caso de Volcarona.

Wallbreakers Fortes: Wallbreakers fortes, como Choice Specs Keldeo, Choice Band Zygarde, Hoopa-U e Mega Charizard Y, são todos muito ameaçadores para Mega Sableye, pois são potentes o suficiente para conseguir um 2HKO nele com seus respectivos moves STAB.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/4XITvsCU :

Visão Geral

Juntamente à combinação de tipos Dark / Ghost, os stats defensivos de Mega Sableye lhe permitem funcionar como uma das únicas switch-ins de Mega Medicham no metagame de OU. A ability Magic Bounce exalta ainda mais as capacidades defensivas de Mega Sableye, refletindo entry hazards problemáticos e moves de status. Mega Sableye essencialmente invalida qualquer usuário passivo de entry hazards com exceção de Clefable, tornando-o em uma pedra no sapato de equipes mais bulk que dependem de entry hazards para causar dano consistente. Além disso, Mega Sableye tem acesso a recovery instantâneo, aumentando ainda mais sua longevidade no decorrer de uma batalha. Infelizmente, Mega Sableye é bastante passivo devido aos seus stats ofensivos medíocres, limitando-se a ser usado em equipes stall, nas quais perder momentum é algo menos prejudicial. Ele também não consegue tomar vantagem de Will-O-Wisp ou Recover com Prankster e Mega Evoluir no mesmo turno. Pokémon Fairy-type, como Mega Diancie, Magearna e Clefable, são ameaçadores para Mega Sableye, pois lhe causam dano pesado com seus ataques STAB Fairy-type super efetivos e resistem Knock Off sem levar tanto prejuízo de Will-O-Wisp.

[SET]
name: Utilidade
move 1: Knock Off
move 2: Will-O-Wisp
move 3: Recover
move 4: Protect
item: Sablenite
ability: Prankster
nature: Careful
evs: 248 HP / 8 Def / 252 SpD

Moves

Knock Off é útil para removes os itens dos adversários e permite que Sableye lhes cause dano direto. Foul Play também pode ser usado nesse slot a fim de causar mais dano em Pokémon ofensivos focados em Attack, mas a utilidade de Knock Off geralmente se sobressai. Will-O-Wisp impede que physical attackers, como Landorus-T, Mega Mawile e Mega Pinsir, deem switch in em Mega Sableye, além de impedir que esses Pokémon o usem como isca de setup. Recover possibilita que Mega Sableye faça check consistentemente a Pokémon como Mega Medicham e Mega Alakazam no decorrer da batalha. Por fim, Protect garante que Mega Sableye possa Mega Evoluir em segurança a qualquer hora da batalha e também é útil para fazer scout aos moves de Pokémon presos a um Choice item, tal como Choice Scarf Tapu Lele.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP e em Special Defense e nature Careful permitem a Mega Sableye evitar um 2HKO de Magma Storm vindo de Heatran sem investimentos, além de protegê-lo de diversos special attackers, como Protean Greninja e Mega Alakazam. Uma distribuição de EVs alternativa de investimento máximo em HP e Defense com nature Impish pode ser usada para que Mega Sableye faça check a poderosos physical attackers, tal qual Mega Medicham. Prankster permite que Sableye cause burn em um adversário ameaçador com Will-O-Wisp prioritário antes de Mega Evoluir. Sablenite é necessária para a Mega Evolução.

Dicas de Uso

Dê switch in com Mega Sableye contra usuários de entry hazards, como Ferrothorn, Skarmory e Toxapex, para rebater qualquer hazard que eles tentem usar com Magic Bounce. Knock Off e Will-O-Wisp são moves bem repetíveis e devem ser usados frequentemente quando Mega Sableye não precisar recuperar seu HP. Embora Mega Sableye tenha um bulk imenso e um move confiável de recovery, sua incapacidade de recuperar HP progressivamente com Leftovers indica que ele pode ser facilmente desgastado. É necessário Mega Evoluir Sableye logo nos estágios iniciais da batalha para prevenir que os adversários usem hazards depois.

Opções de Equipe

Mega Sableye se encaixa melhor em equipes stall que não se importam tanto em perder momentum. Portanto, Pokémon como Toxapex, Chansey e Clefable são parceiros de equipe sólidos. Clefable em particular é uma companheira excelente, pois consegue parar setup sweepers que tentam usar Mega Sableye como isca de setup, entre eles Swords Dance Garchomp e Volcarona, com Unaware. Mega Sableye pode confiavelmente impedir que o oponente utilize hazards, logo, Pokémon que não gostam deles, como Volcarona, são bons aliados. Steel-types, como Heatran e Celesteela, também tem uma sinergia natural com Mega Sableye, visto que podem derrotar os Fairy-types que o ameaçam.

Outras Opções

Fake Out é uma alternativa a Protect, mas que causa dano, porém, geralmente é uma opção inferior, pois Mega Sableye não consegue usar o move para Mega Evoluir seguramente contra alvos que tocam o solo quando Psychic Terrain está ativo. Imprison pode ser usado para impedir que Reuniclus, uma ameaça massiva a maioria das equipes stall, use Recover, neutralizando-o efetivamente. Entretanto, Mega Sableye normalmente não pode abdicar um de seus moves. Mega Sableye também utiliza eficientemente um set Calm Mind, usando seus dois moves STAB e Will-O-Wisp. No entanto, devido ao seu stat horrível de Speed e à onipresença de Fairy-types, esse set é frequentemente deixado de lado por outros sweepers de Calm Mind, como Reuniclus.

Checks e Counters

Fairy-types: Fairy-types, como Magearna, Mega Mawile, Mega Diancie, Clefable e Tapu Lele, conseguem causar um dano enorme em Mega Sableye com seus ataques STAB. Esses Pokémon também podem usar Mega Sableye como uma isca de setup, tornando-os particularmente perigosos.

Fire-types: Fire-types, como Mega Charizard X e Heatran, são imunes a Will-O-Wisp e podem tanto usar Mega Sableye como isca de setup ou lhe causar bastante dano com seus poderosos ataques STAB.

Setup Sweepers: Embora Will-O-Wisp impeça muitos setup sweepers de conseguirem boosts contra Mega Sableye, Pokémon como Swords Dance Garchomp, Swords Dance Landorus-T e Volcarona contornam isso com Substitute ou com uma imunidade direta ao move, no caso de Volcarona.

Wallbreakers Fortes: Wallbreakers fortes, como Choice Specs Keldeo, Choice Band Zygarde, Hoopa-U e Mega Charizard Y, são todos muito ameaçadores para Mega Sableye, pois são potentes o suficiente para conseguir um 2HKO nele com seus respectivos moves STAB.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentário)
Visão Geral

Juntamente à combinação de tipos Dark / Ghost, os stats defensivos de Mega Sableye lhe permitem funcionar como uma das únicas switch-ins de Mega Medicham no metagame de OU. A ability Magic Bounce exalta ainda mais as capacidades defensivas de Mega Sableye, refletindo entry hazards problemáticos e moves de status. Mega Sableye essencialmente invalida qualquer usuário passivo de entry hazards com exceção de Clefable, tornando-o em uma pedra no sapato de equipes mais bulk que dependem de entry hazards para causar dano consistente. Além disso, Mega Sableye tem acesso a recovery instantâneo, aumentando ainda mais sua longevidade no decorrer de uma batalha. Infelizmente, Mega Sableye é bastante passivo devido aos seus stats ofensivos medíocres ruins (medíocre seria mediano, algo que um Pokémon como Zygarde com 100 base Attack seria considerado, o Mega Sableye só com base 85 sem poder investir neles e moves de alto base power é ruim mesmo), limitando-se a ser usado em equipes stall, nas quais perder momentum é algo menos prejudicial. Ele também não consegue tomar vantagem de Will-O-Wisp ou Recover com Prankster e Mega Evoluir no mesmo turno. Pokémon Fairy-type, como Mega Diancie, Magearna e Clefable, são ameaçadores para Mega Sableye, pois lhe causam dano pesado com seus ataques STAB Fairy-type super efetivos e resistem Knock Off sem levar tanto prejuízo de Will-O-Wisp.

[SET]
name: Utilitário
move 1: Knock Off
move 2: Will-O-Wisp
move 3: Recover
move 4: Protect
item: Sablenite
ability: Prankster
nature: Careful
evs: 248 HP / 8 Def / 252 SpD

Moves

Knock Off é útil para removes os itens dos adversários e permite que Sableye lhes cause dano direto. Foul Play também pode ser usado nesse slot a fim de causar mais dano em Pokémon ofensivos focados em Attack, mas a utilidade de Knock Off geralmente se sobressai. Will-O-Wisp impede que physical attackers, como Landorus-T, Mega Mawile e Mega Pinsir, deem switch in em Mega Sableye, além de impedir que esses Pokémon o usem como isca de setup. Recover possibilita que Mega Sableye faça check consistentemente a Pokémon como Mega Medicham e Mega Alakazam no decorrer da batalha. Por fim, Protect garante que Mega Sableye possa Mega Evoluir em segurança a qualquer hora da batalha e também é útil para fazer scout aos moves de Pokémon presos a um Choice item, tal como Choice Scarf Tapu Lele.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP e em Special Defense e nature Careful permitem a Mega Sableye evitar um 2HKO de Magma Storm vindo de Heatran sem investimentos, além de protegê-lo de diversos special attackers, como Protean Greninja e Mega Alakazam. Uma distribuição de EVs alternativa de com (só pra evitar repetição tão próximo) investimento máximo em HP e Defense com e uma (por causa da mudança anterior) nature Impish pode ser usada para que Mega Sableye faça check a poderosos physical attackers, tal qual Mega Medicham. Prankster permite que Sableye cause burn em um adversário ameaçador com Will-O-Wisp prioritário antes de Mega Evoluir. Sablenite é necessária para a Mega Evolução.

Dicas de Uso

Dê switch in com Mega Sableye contra usuários de entry hazards, como Ferrothorn, Skarmory e Toxapex, para rebater qualquer hazard que eles tentem usar com Magic Bounce. Knock Off e Will-O-Wisp são moves bem repetíveis e devem ser usados frequentemente quando Mega Sableye não precisar recuperar seu HP. Embora Mega Sableye tenha um bulk imenso e um move confiável de recovery, sua incapacidade de recuperar HP progressivamente passivamente com Leftovers indica que ele pode ser facilmente desgastado (eu prefiro enfraquecido aqui, mas a escolha é sua). É necessário Mega Evoluir Sableye logo nos estágios iniciais da batalha para prevenir que os adversários usem hazards depois.

Opções de Equipe

Mega Sableye se encaixa melhor em equipes stall que não se importam tanto em perder momentum. Portanto, Pokémon como Toxapex, Chansey e Clefable são parceiros de equipe sólidos. Clefable em particular é uma companheira excelente, pois consegue parar setup sweepers que tentam usar Mega Sableye como isca de setup utilizando Unaware, entre eles Swords Dance Garchomp e Volcarona, com Unaware (Acho que o Unaware ficava meio solto demais aqui, já que ele vinha cortado pelos setup sweepers). Mega Sableye pode confiavelmente impedir que o oponente utilize hazards, logo, Pokémon que não gostam deles, como Volcarona defensivo, são bons aliados. Steel-types, como Heatran e Celesteela, também tem uma sinergia natural com Mega Sableye, visto que podem derrotar os Fairy-types que o ameaçam.

Outras Opções

Fake Out é uma alternativa a Protect, mas que causa dano, porém, geralmente é uma opção inferior, pois Mega Sableye não consegue usar o move para Mega Evoluir seguramente contra alvos que tocam o solo quando Psychic Terrain está ativo. Imprison pode ser usado para impedir que Reuniclus, uma ameaça massiva a maioria das equipes stall, use Recover, neutralizando-o efetivamente. Entretanto, Mega Sableye normalmente não pode abdicar um de seus moves. Mega Sableye também utiliza eficientemente um set Calm Mind, usando seus dois moves STAB e Will-O-Wisp. No entanto, devido ao seu stat horrível de Speed e à onipresença de Fairy-types, esse set é frequentemente deixado de lado por outros sweepers de Calm Mind, como Reuniclus.

Checks e Counters

Fairy-types: Fairy-types, como Magearna, Mega Mawile, Mega Diancie, Clefable e Tapu Lele, conseguem causar um dano enorme em Mega Sableye com seus ataques STAB. Esses Pokémon também podem usar Mega Sableye como uma isca de setup, tornando-os particularmente perigosos.

Fire-types: Fire-types, como Mega Charizard X e Heatran, são imunes a Will-O-Wisp e podem tanto usar Mega Sableye como isca de setup ou lhe causar bastante dano com seus poderosos ataques STAB.

Setup Sweepers: Embora Will-O-Wisp impeça muitos setup sweepers de conseguirem boosts contra Mega Sableye, Pokémon como Swords Dance Garchomp, Swords Dance Landorus-T e Volcarona contornam isso com Substitute ou com uma imunidade direta ao move, no caso de Volcarona.

Wallbreakers Fortes: Wallbreakers fortes, como Choice Specs Keldeo, Choice Band Zygarde, Hoopa-U e Mega Charizard Y, são todos muito ameaçadores para Mega Sableye, pois são potentes poderosos o suficiente para conseguir um 2HKO nele com seus respectivos moves STAB.
 
HTML:
[title]
Sableye

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Juntamente &agrave; combina&ccedil;&atilde;o de tipos Dark / Ghost, os stats defensivos de Mega Sableye lhe permitem funcionar como uma das &uacute;nicas switch-ins de Mega Medicham no metagame de OU. A ability Magic Bounce exalta ainda mais as capacidades defensivas de Mega Sableye, refletindo entry hazards problem&aacute;ticos e moves de status. Mega Sableye essencialmente invalida qualquer usu&aacute;rio passivo de entry hazards com exce&ccedil;&atilde;o de Clefable, tornando-o em uma pedra no sapato de equipes mais bulk que dependem de entry hazards para causar dano consistente. Al&eacute;m disso, Mega Sableye tem acesso a recovery instant&acirc;neo, aumentando ainda mais sua longevidade no decorrer de uma batalha. Infelizmente, Mega Sableye &eacute; bastante passivo devido aos seus stats ofensivos ruins, limitando-se a ser usado em equipes stall, nas quais perder momentum &eacute; algo menos prejudicial. Ele tamb&eacute;m n&atilde;o consegue tomar vantagem de Will-O-Wisp ou Recover com Prankster e Mega Evoluir no mesmo turno. Pok&eacute;mon Fairy-type, como Mega Diancie, Magearna e Clefable, s&atilde;o amea&ccedil;adores para Mega Sableye, pois lhe causam dano pesado com seus ataques STAB Fairy-type super efetivos e resistem Knock Off sem levar tanto preju&iacute;zo de Will-O-Wisp.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Utilit&aacute;rio</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Knock Off</span></td><td>Item: <span class="item-name">Sablenite</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Will-O-Wisp</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Prankster</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Recover</span></td><td>Nature: <span class="nature">Careful</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Protect</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 8 Def / 252 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Knock Off &eacute; &uacute;til para remover os itens dos advers&aacute;rios e permite que Sableye lhes cause dano direto. Foul Play tamb&eacute;m pode ser usado nesse slot a fim de causar mais dano em Pok&eacute;mon ofensivos focados em Attack, mas a utilidade de Knock Off geralmente se sobressai. Will-O-Wisp impede que physical attackers, como Landorus-T, Mega Mawile e Mega Pinsir, deem switch in em Mega Sableye, al&eacute;m de impedir que esses Pok&eacute;mon o usem como isca de setup. Recover possibilita que Mega Sableye fa&ccedil;a check consistentemente a Pok&eacute;mon como Mega Medicham e Mega Alakazam no decorrer da batalha. Por fim, Protect garante que Mega Sableye possa Mega Evoluir em seguran&ccedil;a a qualquer hora da batalha e tamb&eacute;m &eacute; &uacute;til para fazer scout aos moves de Pok&eacute;mon presos a um Choice item, tal como Choice Scarf Tapu Lele.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Investimento m&aacute;ximo em HP e em Special Defense e nature Careful permitem a Mega Sableye evitar um 2HKO de Magma Storm vindo de Heatran sem investimentos, al&eacute;m de proteg&ecirc;-lo de diversos special attackers, como Protean Greninja e Mega Alakazam. Uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs alternativa com investimento m&aacute;ximo em HP e Defense e uma nature Impish pode ser usada para que Mega Sableye fa&ccedil;a check a poderosos physical attackers, tal qual Mega Medicham. Prankster permite que Sableye cause burn em um advers&aacute;rio amea&ccedil;ador com Will-O-Wisp priorit&aacute;rio antes de Mega Evoluir. Sablenite &eacute; necess&aacute;ria para a Mega Evolu&ccedil;&atilde;o.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>D&ecirc; switch in com Mega Sableye contra usu&aacute;rios de entry hazards, como Ferrothorn, Skarmory e Toxapex, para rebater qualquer hazard que eles tentem usar com Magic Bounce. Knock Off e Will-O-Wisp s&atilde;o moves bem repet&iacute;veis e devem ser usados frequentemente quando Mega Sableye n&atilde;o precisar recuperar seu HP. Embora Mega Sableye tenha um bulk imenso e um move confi&aacute;vel de recovery, sua incapacidade de recuperar HP passivamente com Leftovers indica que ele pode ser facilmente enfraquecido. &Eacute; necess&aacute;rio Mega Evoluir Sableye logo nos est&aacute;gios iniciais da batalha para prevenir que os advers&aacute;rios usem hazards depois.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Mega Sableye se encaixa melhor em equipes stall que n&atilde;o se importam tanto em perder momentum. Portanto, Pok&eacute;mon como Toxapex, Chansey e Clefable s&atilde;o parceiros de equipe s&oacute;lidos. Clefable em particular &eacute; uma companheira excelente, pois consegue parar setup sweepers que tentam usar Mega Sableye como isca de setup utilizando Unaware, entre eles Swords Dance Garchomp e Volcarona. Mega Sableye pode confiavelmente impedir que o oponente utilize hazards, logo, Pok&eacute;mon que n&atilde;o gostam deles, como Volcarona defensivo, s&atilde;o bons aliados. Steel-types, como Heatran e Celesteela, tamb&eacute;m tem uma sinergia natural com Mega Sableye, visto que podem derrotar os Fairy-types que o amea&ccedil;am.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Fake Out &eacute; uma alternativa a Protect que causa dano, por&eacute;m, geralmente &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o inferior, pois Mega Sableye n&atilde;o consegue usar o move para Mega Evoluir seguramente contra alvos que tocam o solo quando Psychic Terrain est&aacute; ativo. Imprison pode ser usado para impedir que Reuniclus, uma amea&ccedil;a massiva a maioria das equipes stall, use Recover, neutralizando-o efetivamente. Entretanto, Mega Sableye normalmente n&atilde;o pode abdicar um de seus moves. Mega Sableye tamb&eacute;m utiliza eficientemente um set Calm Mind, usando seus dois moves STAB e Will-O-Wisp. No entanto, devido ao seu stat horr&iacute;vel de Speed e &agrave; onipresen&ccedil;a de Fairy-types, esse set &eacute; frequentemente deixado de lado por outros sweepers de Calm Mind, como Reuniclus.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Fairy-types</strong>: Fairy-types, como Magearna, Mega Mawile, Mega Diancie, Clefable e Tapu Lele, conseguem causar um dano enorme em Mega Sableye com seus ataques STAB. Esses Pok&eacute;mon tamb&eacute;m podem usar Mega Sableye como uma isca de setup, tornando-os particularmente perigosos.</li>
    <li><strong>Fire-types</strong>: Fire-types, como Mega Charizard X e Heatran, s&atilde;o imunes a Will-O-Wisp e podem tanto usar Mega Sableye como isca de setup ou lhe causar bastante dano com seus poderosos ataques STAB.</li>
    <li><strong>Setup Sweepers</strong>: Embora Will-O-Wisp impe&ccedil;a muitos setup sweepers de conseguirem boosts contra Mega Sableye, Pok&eacute;mon como Swords Dance Garchomp, Swords Dance Landorus-T e Volcarona contornam isso com Substitute ou com uma imunidade direta ao move, no caso de Volcarona.</li>
   <li><strong>Wallbreakers Fortes</strong>: Wallbreakers fortes, como Choice Specs Keldeo, Choice Band Zygarde, Hoopa-U e Mega Charizard Y, s&atilde;o todos muito amea&ccedil;adores para Mega Sableye, pois s&atilde;o poderosos o suficiente para conseguir um 2HKO nele com seus respectivos moves STAB.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>  
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/302550" target="_blank">AJB</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/137683" target="_blank">Subject 18</a> e <a href="/forums/members/101351" target="_blank">Gary</a></li>  
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/sableye
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top