OU Gliscor

Status
Not open for further replies.

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Análise original: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/gliscor/
GP por: Mitsuki

Visão Geral

Gliscor é um versátil Pokémon o qual cumpre diversas funções, variando entre usuário de Stealth Rock, sweeper com Swords Dance, usuário de Defog e até mesmo stallbreaker. Diante de sua versatilidade, é possível encontrar Gliscor em diversos arquétipos de OU, indo de times bulky offense a equipes stall. A incrível tipagem defensiva de Gliscor junto ao seu bom bulk e a excelentes recovery, os quais são Poison Heal e Roost, garante-lhe que seja um preponderante check de Pokémon como Heatran, Toxapex e Zygarde. Todavia, Gliscor enfrenta uma árdua competição de outros Ground-types que possuem uma presença ofensiva mais incisiva, como Landorus-T, Zygarde e Garchomp. Ademais, a sua combinação de tipos o deixa vulnerável contra Pokémon predominantes, como Greninja, Tapu Bulu e Mega Latias.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Roost
move 3: Earthquake
move 4: Facade / Ice Fang
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 68 SpD / 152 Spe

Moves

Swords Dance eleva o Attack razoável de Gliscor a níveis perigosos, permitindo-lhe agir como um bulky sweeper. Roost ajuda a manter Gliscor saudável, podendo, assim, absorver certos ataques, como Scald de Toxapex, Hidden Power Ice de Landorus-T, Magma Storm de Heatran e Moonblast de Clefable. Earthquake é um ataque STAB confiável de Gliscor, derrubando não só Heatran, mas também Toxapex. Ambos Facade e Ice Fang são opções sólidas de coverage. O primeiro tem uma Base Power de 140 fenomenal graças a Toxic Orb, atingindo vigorosamente Pokémon comuns, tais como Mega Latios, Tornadus-T, Tapu Bulu, Tangrowth, Zapdos, Mega Pinsir e Mega Latias. Ice Fang é relativamente mais fraco contra os alvos citados, porém, é a melhor escolha de Gliscor contra Landorus-T, Zygarde e Gliscor inimigos. Entretanto, Ice Fang é muito fraco quando não super efetivo; ou seja, Gliscor acaba carecendo de boas alternativas contra adversários como Clefable, além de o deixar incapaz de atingir Rotom-W. Além disso, Facade tem 32 PP, o que é mais uma ótima vantagem. Knock Off é um último recurso: embora seja relativamente mais fraco frente a adversários como Tornadus-T e Mega Pinsir, a possibilidade de remover Leftovers é de grande auxílio para que Gliscor imponha dominância mesmo sem boosts de Swords Dance, prejudicando Pokémon que dependem desse item, como Celesteela e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Em conjunto de Poison Heal, Toxic Orb permite a Gliscor restaurar 12.5% de seu HP a cada turno além de garantir uma imunidade a outros tipos de status, fornecendo-lhe incrível longevidade ao longo da partida. 244 EVs em HP dão a Gliscor um número adequado de Poison Heal, recuperando mais HP desse jeito. 152 EVs em Speed com uma nature Jolly possibilitam que Gliscor ultrapasse Adamant Zygarde e Timid Heatran, significando que ele pode usar Roost contra ambos antes de eles atacarem. 44 EVs em Defense evita que Gliscor seja derrotado por Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile, isso se Toxic Orb estiver ativado. Os EVs restantes são colocados em Special Defense para ajudar Gliscor a receber melhor ataques special, como Magma Storm de Heatran e Moonblast de Clefable fortalecido.

Dicas de Uso

Use Gliscor livremente no early-game como um check defensivo de Toxapex, Clefable e Leftovers Heatran, já que ele possui a durabilidade para facilmente os subjugar. Fique atento ao ativar o Toxic Orb de Gliscor; não faça uma switch imprudente em Scald de Toxapex, possíveis Knock Offs ou em um potencial Lava Plume de Heatran. Se Gliscor receber burn ou for atingido por Knock Off antes de acionar Toxic Orb, você estará em sérios apuros pelo resto do jogo. Perceba que o dano contínuo de Magma Storm ocorre antes do recovery de Poison Heal, ou seja, caso Magma Storm deixe o HP de Gliscor abaixo de 12.5%, ele será derrotado; portanto, Gliscor deve tentar usar Roost sempre que fizer switch in em Magma Storm de um Heatran sem Z-Crystal.

Opções de Equipe

Swords Dance Gliscor se favorece com times balance que acumulam entry hazard, nos quais ele pode tomar vantagem de Stealth Rock e Spikes. Stealth Rock Clefable é uma parceira fenomenal pela sua excelente sinergia e por uma resistência a hazards compartilhada. Greninja e Ferrothorn ambos são ótimos usuários de Spikes. O check ofensivo mais comum de Gliscor é Ash-Greninja, então, certifique-se de ter uma boa switch-in para ele, como Toxapex ou Ferrothorn. Kartana também é bem afiado, especialmente com Swords Dance; dito isso, Choice Scarf Magnezone não só consegue prender Kartana, mas também Mega Scizor e Celesteela. O primeiro desses últimos não leva 2HKO de +2 Earthquake e, portanto, atrapalha o sweep de Gliscor, tomando vantagem de seu U-turn lento a fim de trazer fortes atacantes ao campo, enquanto o segundo pode ser inconveniente ao usar Leech Seed e Heavy Slam para drenar o PP de Roost.

[SET]
name: Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Toxic
move 4: Roost
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 108 SpD / 112 Spe

Moves

Gliscor é um usuário eficaz de Stealth Rock, sendo capaz de usá-lo contra Pokémon mais lentos, como Chansey, Clefable e Toxapex, devido ao seu bulk natural e à sua pseudo-imunidade a status. Earthquake fornece a Gliscor um confiável move STAB que lhe permite evitar permanecer passivo, ameaçando Pokémon ofensivos dominantes, como Heatran e Tapu Koko. Toxic é uma opção para inutilizar Pokemon, como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Bulu. U-turn permite a Gliscor trazer ao campo parceiros wallbreakers, como Kyurem-B, Mega Medicham e Tapu Lele, já que Pokémon bulky conseguem fazer switch in em Gliscor, e também lhe possibilita sair da frente de usuários de Defog imunes a Ground, como Tornadus-T e Landorus-T. Roost preserva a longevidade de Gliscor, permitindo-lhe fazer switch in confiavelmente em Pokémon ameaçadores, sobretudo Heatran, garantindo também que use Stealth Rock várias vezes durante a partida.

Detalhes do Set

112 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Gliscor ultrapassar Heatran e, efetivamente, fazer check a ele. 244 EVs em HP deixam-no atingir um número de HP divisível por 8, maximizando a quantidade de HP recuperada todo turno. 44 EVs em Defense permitem-lhe sobreviver Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile, caso Toxic Orb esteja ativado. Os EVs restantes são colocados em Special Defense para permitir que Gliscor aguente ataques special, como Magma Storm de Heatran e Hidden Power Ice de Tapu Koko sem boosts. Toxic Orb junto de Poison Heal permite que Gliscor recupere 12.5% de seu HP todo turno, dando-lhe acesso a uma forma de recovery passiva muito eficiente e também a uma pseudo-imunidade a status.

Dicas de Uso

Coloque Stealth Rock no early-game contra Pokémon que não ameaçam Gliscor ou que são forçados a sair de campo, como Clefable sem Calm Mind e Heatran, assim os Pokémon do oponente se desgastam mais rapidamente; todavia, fique atento a Ice Beam e Inferno Overdrive vindos desses Pokémon, respectivamente. Use U-turn livremente, para que Gliscor consiga fazer pivot para wallbreakers constantemente e, assim, possam devastar o time inimigo. Use Roost após fazer switch in em Pokémon como Heatran, a fim de que Gliscor faça check a eles posteriormente na partida. Evite permanecer em campo e utilizar Earthquake repetidamente, já que isso dá momentum grátis a Pokémon como Choice Scarf Landorus-T e Mega Latios, porém, use apenas se for necessário. Geralmente, deve-se usar U-turn quando acreditar que um Pokémon imune a Ground, como Landorus ou Mega Latios, entrará em campo, visando manter pressão ofensiva.

Opções de Equipe

Gliscor é principalmente usado em times ofensivos que desejam um usuário de Stealth Rock o qual faça switch in em Heatran e também aja como um hóspede de status que não perde momentum. Wallbreakers, como Kyurem-B e Ash-Greninja, apreciam o U-turn lento de Gliscor, evitando que recebam dano direto ao fazerem switch in. Cleaners de late-game, como Mega Lopunny e Swords Dance Pinsir, apreciam a capacidade do morcego de desgastar o time inimigo com ambos Stealth Rock e U-turns repetidos, trazendo wallbreakers ao campo. Ademais, outros usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko e Mega Scizor, podem formar um core VoltTurn com Gliscor e manter pressão ofensiva no decorrer do jogo.

[SET]
name: Defog
move 1: Earthquake
move 2: Defog
move 3: Roost
move 4: Knock Off / Taunt
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 152 SpD / 112 Spe

Moves

Earthquake é um forte e confiável ataque STAB que atinge inimigos no chão e provoca dano considerável em Pokémon como Heatran, Magearna, Toxapex e Tyranitar. Defog é usado para remover entry hazards do campo, além de combinar bem com a tipagem defensiva de Gliscor. Roost fornece a Gliscor um confiável meio de recovery, conseguindo se manter saudável ao longo da batalha e tendo mais chances de utilizar Defog. Knock Off lhe permite atingir Pokémon que são imunes a Earthquake, como Celesteela, Mantine e Landorus-T. O move também oferece utilidade ao retirar itens de oponentes. Taunt pode ser usado em vez de Knock Off para neutralizar Pokémon defensivos, como Ferrothorn, Celesteela, Chansey e Clefable, tornando-os mais fáceis de se parar. Toxic é outra escolha, se Knock Off e Taunt não forem necessários, já que pode surpreender switch-ins comuns de Gliscor, como Tapu Bulu, Keldeo, Latios e Mew. No entanto, isso deixa Gliscor vulnerável a Steel-types que não sofrem com Earthquake.

Detalhes do Set

244 EVs em HP aumentam o bulk geral de Gliscor e maximizam a quantidade de HP recuperada por Poison Heal. Uma nature Jolly com 112 EVs em Speed assegura que Gliscor ultrapasse Timid Heatran com EVs máximos em Speed. 152 EVs em Special Defense habilitam Gliscor a evitar um 2HKO do Hidden Power Ice de Landorus-T e aumentam seu bulk special o máximo possível. Toxic Orb garante que Gliscor fique sob os efeitos de poison, recuperando seu HP a cada turno com Poison Heal, e também lhe permite evitar outros efeitos de status. Uma distribuição de EVs alternativa 244 HP / 112 SpD / 152 Spe pode ser usada, se ultrapassar aqueles como Gyarados e Adamant Zygarde for crucial para o time, mas lembre-se de que isso reduz a presença defensiva do morcego. Uma distribuição de EVs focada em bulk physical de 244 HP / 152 Def / 112 Spe também é possível para fazer melhor check a physical attackers, como Mega Mawile, Choice Band Tyranitar e Choice Band Zygarde. Contudo, esse set, geralmente, é inferior devido ao quão comum Heatran, Tapu Koko e Magearna são.

Dicas de Uso

Evite fazer switch in com Gliscor a um possível Knock Off, Scald ou Will-O-Wisp a todo custo antes de que Toxic Orb seja ativado, já que há o risco de neutralizar os efeitos de Poison Heal. A priori, tente remover itens com Knock Off, visto que isso facilita lidar com o adversário tanto para Gliscor quanto para o resto de seu time. Assim que estiver com poison, Gliscor pode facilmente parar usuários de hazard, como Toxapex, Landorus-T defensivo e Heatran. Não hesite em o trazer ao campo contra esses Pokémon, já que Gliscor pode forçar a saída deles e usar isso como oportunidade para remover entry hazards ou itens de Pokémon inimigos.

Opções de Equipe

Gliscor fica em apuros contra Grass-types, então é útil o parear com Pokémon que remediam suas fraquezas. Celesteela, Ferrothorn, Heatran e Assault Vest Magearna, todos podem fazer switch in em Pokémon que forçam a saída de Gliscor. Water- e Ice-types podem facilmente se aproveitar da combinação de tipos de Gliscor; Greninja pode obrigar Gliscor a limpar entry hazards com Defog e pressioná-lo com poderosos ataques STAB, enquanto Weavile e Kyurem-B ambos possuem ataques super efetivos quádruplos, podendo facilmente dar OHKO em Gliscor. É útil, portanto, ter um Water-type o qual possa fazer switch in a esses Pokémon, como Toxapex, Rotom-W ou Suicune. Toxapex merece uma menção especial, já que possui uma sinergia defensiva perfeita com Gliscor e pode colocar Toxic Spikes para desgastar Pokémon defensivos, bem como atrair Pokémon que Gliscor consegue derrotar usualmente. Mega Evoluções, como Mega Venusaur e Mega Latias, podem recuperar seu HP e derrotar Gliscor no um a um. Logo, Pokémon ofensivos, como Tapu Lele, Blacephalon e Kyurem-B, podem derrotá-los; esses Pokémon se encaixam em estilos bulky offense, tornando-os bons parceiros. Pokémon que apreciam entry hazards fora de campo se beneficiam com o uso do Defog de Gliscor. Mega Pinsir, Volcarona e Charizard, todos possuem fraqueza quádrupla a Stealth Rock e ameaçam Grass- e Steel-types defensivos que param Gliscor.

[SET]
name: Stallbreaker
move 1: Earthquake
move 2: Knock Off
move 3: Roost
move 4: Taunt
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 68 SpD / 152 Spe

Moves

Earthquake é o move STAB mais confiável de Gliscor e atinge Pokémon comuns, tais como Toxapex, Heatran, Tyranitar e Magearna, provocando uma quantia razoável de estrago. Knock Off é usado para prejudicar switch-ins que são imunes a Earthquake, como Landorus-T, Celesteela e Zapdos. Roost dá a Gliscor um meio confiável de recovery junto de Poison Heal, também o ajudando a aguentar Hidden Power Ice de inimigos como Landorus-T mais facilmente. O último move, o qual pode ser Taunt ou Swords Dance, torna-lhe um stallbreaker efetivo. Taunt permite que Gliscor neutralize completamente Pokémon defensivos, como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor, a fim de os derrotar no um contra um, enquanto Swords Dance aumenta o seu Attack em dois estágios, derrotando os Pokémon anteriormente mencionados mais facilmente.

Detalhes do Set

244 EVs em HP não só aumentam o bulk de Gliscor, mas também maximizam a quantia de HP recuperada por Poison Heal. 152 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Gliscor ultrapassar Adamant Zygarde e ambas as formas de Gyarados. Caso essa quantidade não seja necessária, no mínimo, 136 EVs em Speed devem ser usados para ultrapassar Timid Heatran e Jolly Hoopa-U. 44 EVs em Defense permitem a Gliscor sobreviver a Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile. O resto dos EVs são colocados na Special Defensive para aumentar seu bulk special o máximo possível e para lidar com adversários, como Latios, Landorus-T e Tapu Koko, mais facilmente.


Dicas de Uso

Evite dar switch in com Gliscor em qualquer possível de move status ou em Knock Off antes que Toxic Orb seja ativado. Aproveite-se de Pokémon passivos que não conseguem fazer muito contra Gliscor, como Clefable e Ferrothorn, já que isso pode oferecer oportunidades para ele de realizar setup. Knock Off deve ser usado várias vezes no early-game para remover o máximo de itens possíveis. Isso facilita as oportunidades de Gliscor fazer setup no late-game e também ajuda os seus parceiros.

Opções de Equipe

Gliscor é eficiente em acabar com estilos de jogo mais bulky graças a Taunt ou Swords Dance. Para tanto, ele deve ser pareado com Pokémon que sentem dificuldades contra esses arquétipos, como Mega Lopunny, Volcarona e Mega Scizor. Water- e Ice-types ofensivos são um calafrio para Gliscor, logo, Pokémon como Toxapex, Keldeo, Ferrothorn e Assault Vest Magearna, os quais podem lidar com eles, são bons parceiros. Gliscor tem problemas contra Flying-types defensivos, como Zapdos com Hidden Power Ice, Celesteela e Skarmory, devido às combinações de tipos defensivas deles. Magnezone pode prender e eliminar ambos Celesteela e Skamory, enquanto atacantes poderosos, como Tyranitar e Kyurem-B, podem fazer switch in e enfraquecer Zapdos. Water-types, dentre os quais Toxapex, Keldeo e Mantine, têm uma incrível sinergia com Gliscor; Toxapex também fornece suporte com Toxic Spikes para desgastar ameaças defensivas, Keldeo derrotar Pokémon que são inconvenientes para Gliscor devido ao seu set Calm Mind + Taunt e Mantine é um par defensivo ideal para o morcego.

Outras Opções

Ice Fang pode ser usado ao invés de Knock Off ou Taunt, se Ground-types, como Landorus-T, Zygarde e Garchomp, forem perigos imediatos ao time, mas, fora isso, é uma opção geralmente inferior. Acrobatics é um move de coverage alternativo para atingir Grass- e Flying-types, como Tapu Bulu, Mega Venusaur, Tangrowth e Hawlucha, os quais costumam fazer switch in contra Gliscor. O move também útil devido à singela possibilidade de Gliscor perder Toxic Orb para Knock Off após ativação. Stealth Rock pode ser usado em Gliscor, embora, geralmente, seja inferior a Landorus-T em cumprir esse papel. U-turn é uma opção para equipes ofensivas as quais apreciam o Defog de Gliscor e lhe permite atuar como um pivot. Por fim, Protect combina bem com Poison Heal, podendo, assim, fazer scout; entretanto, tal não se encaixa na maioria dos sets devido à utilidade superior de outros moves.

Checks e Counters

Grass-types: Grass-types, como Mega Venusaur, Tapu Bulu e Ferrothorn, são todos capazes de fazer switch in em Gliscor e abusar de sua passividade. Se Gliscor dispensar Taunt, Ferrothorn e Mega Venusaur podem lançar suas Leech Seed e desgastar o HP de Gliscor. Tapu Bulu com um Z-Crystal pode livremente fazer switch in, usar Swords Dance e recuperar qualquer dano graças à combinação de Horn Leech e Grassy Terrain.

Ice-types e Coverage Ice-type: Ice-types fortes, dentre eles Kyurem-B e Weavile, dão OHKO em Gliscor devido à sua fraqueza quádrupla aos seus moves STAB. Gliscor deve ser cauteloso ao fazer switch in em Tapu Koko, Magearna e Medicham, já que podem carregar uma coverage Ice-type a fim de provocar significativos estragos.

Water-types Ofensivos: Water-types ofensivos, tais como Greninja, Keldeo e Gyarados, podem todos ameaçar Gliscor com seus poderosos moves STAB e, potencialmente, usá-lo como isca de setup. Water-types defensivos como Mantine e Rotom-W podem arriscar um PP stall em Gliscor; todavia, eles devem ficar atentos para não terem seus itens removidos ou serem atingidos por Taunt.

Pokémon Imunes a Earthquake: Flying-types defensivos, entre os quais Celesteela e Zapdos, são imunes a Earthquake, porém, eles não apreciam ter seus itens removidos. Ambos Mega Latias e Mega Latios conseguem parar qualquer set que não tenha Toxic e utilizar Calm Mind ou, simplesmente, dar OHKO em Gliscor com Ice Beam.
 
Last edited by a moderator:
Visão Geral

Gliscor é um usuário viável de Defog em times bulky offense, balance e stall, fornecendo utilidade fantástica para cada estilo. Sua incrível combinação de tipos defensiva e bulk lhe permitem fazer switch in confiavelmente em Pokémon como Landorus-T defensivo, Toxapex e Heatran, e a sua seus 95 de base Speed naturalmente alta é incrivelmente benéfica altos são incrivelmente benéficos para um Pokémon de utilidade. Sua ability, Poison Heal, cura 1/8 do HP de Gliscor todo turno e previne problemas de outros efeitos de status assim que Toxic Orb for ativado. No entanto, a necessidade de usar Earthquake, Defog e Roost restringe a movepool de Gliscor e o torna meio previsível. Landorus-T também apresenta competição por um espaço no time, já que fornece melhor compressão de papéis e possui presença ofensiva superior, além de também ter acesso a Defog. O tipo Ground de Gliscor também indica que ele é ameaçado por muitas ameaças comuns do metagame, como Greninja, Keldeo e Kyurem-B.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Roost
move 3: Earthquake
move 4: Facade / Ice Fang
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 68 SpD / 152 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack razoável de Gliscor para níveis perigosos, permitindo-lhe funcionar como um bulky sweeper. Roost ajuda a manter Gliscor saudável, assim ele pode absorver ataques como Scald de Toxapex, Hidden Power Ice de Landorus-T, Magma Storm de Heatran e Moonblast de Clefable. Earthquake serve como um ataque STAB confiável para Gliscor, derrubando Heatran e Toxapex. Facade e Ice Fang são ambas ambos sólidas opções de coverage. A primeira O primeiro tem uma gritante 140 Base Power de 140 fenomenal graças a Toxic Orb e atinge duramente Pokémon comuns como Mega Latios, Tornadus-T, Tapu Bulu, Tangrowth, Zapdos, Mega Pinsir e Mega Latias. Ice Fang é ligeiramente mais fraco contra todos esses, mas é a opção mais forte de Gliscor contra Landorus-T, Zygarde e Gliscor inimigos. Entretanto, Ice Fang é incrivelmente fraco quando não é super efetivo; às vezes, isso indica que Gliscor carece de boas jogadas contra alvos como Clefable e o deixa totalmente incapaz de atingir Rotom-W. Facade também tem 32 PP, o que é outra grande vantagem. Knock Off é uma opção final; embora seja fraco contra coisas como Tornadus-T e Mega Pinsir em geral, sua capacidade de remover Leftovers ajuda a manter a pose ameaçadora de Gliscor mesmo sem boosts de Swords Dance, prejudicando Pokémon que dependem desse item Leftovers como Celesteela e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Toxic Orb em conjunto com Poison Heal permite a Gliscor restaurar 12.5% do seu HP todo a cada turno e lhe garante uma imunidade a outros tipos de status, dando-lhe incrível longevidade durante o curso do jogo. 244 EVs em HP dão a Gliscor um número adequado a Poison Heal, o que lhe permite recuperar mais HP. 152 EVs em Speed com uma nature Jolly possibilitam que Gliscor ultrapasse Adamant Zygarde e Timid Heatran, indicando que ele pode usar Roost primeiro contra ambos antes de eles atacarem. 44 EVs em Defense permitem a Gliscor evitar que seja derrotado por Play Rough seguido por Sucker Punch de Mega Mawile se Toxic Orb estiver ativado. Os EVs restantes são colocados na Special Defense para ajudar Gliscor a absorver melhor ataques special como Magma Storm de Heatran e Moonblast de Clefable com boosts.

Dicas de Uso

Use Gliscor livremente no early-game como um check defensivo para Toxapex, Clefable e Leftovers Heatran, já que ele tem o poder para facilmente combatê-los. Tome cuidado ao ativar Toxic Orb de Gliscor; tente não fazer switch impensável em Scald de Toxapex, possíveis Knock Offs ou um potencial Lava Plume de Heatran. Se Gliscor for queimado receber burn ou for atingido por Knock Off antes da ativação de Toxic Orb, você estará em desvantagem significativa pelo resto do jogo. Note que o dano contínuo de Magma Storm ocorre antes da do recovery de Poison Heal, significando que se Magma Storm deixar o HP de Gliscor menor que 12.5%, ele irá desmaiar; portanto, Gliscor deve tentar usar Roost sempre que fazer der switch in em Magma Storm de um Heatran sem Z-Crystal.

Opções de Equipe

Swords Dance Gliscor é melhor usado em times balance que acumulam entry hazard, nos qual quais ele pode tomar vantagem de Stealth Rock e Spikes. Stealth Rock Clefable é uma parceiro parceira fenomenal pela sua excelente sinergia e uma resistência a hazards compartilhada. Greninja e Ferrothorn ambos são ótimos usuários de Spikes. O check ofensivo mais comum de Gliscor é Ash-Greninja;, (remover ponto e vírgula adicionar vírgula) certifique-se de ter uma boa switch-in para ele, como Toxapex ou Ferrothorn. Kartana também pode ser bem problemático, especialmente com Swords Dance; Choice Scarf Magnezone faz trap nisso consegue prender Steel-types como Kartana, assim como em Mega Scizor e Celesteela em campo graças a Magnet Pull. O primeiro não leva 2HKO por de +2 Earthquake e, portanto, pode atrapalhar o sweep de Gliscor ao tomar vantagem de seu U-turn lento para trazer atacantes poderosos ao campo, e o último segundo pode ser um incômodo no uso de Leech Seed e Heavy Slam, drenando o PP de Roost.

[SET]
name: Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: U-turn
move 4: Roost
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 108 SpD / 112 Spe

Moves

Gliscor é um usuário efetivo de Stealth Rock, sendo capaz de usá-lo contra Pokémon mais lentos como Chansey, Clefable e Toxapex devido ao seu bulk natural e pseudo-imunidade a status. Earthquake fornece a Gliscor um move STAB confiável que lhe permite-lhe fugir de sua passividade remanescente, ameaçando Pokémon ofensivos proeminentes como Heatran e Tapu Koko. U-turn permite a Gliscor trazer parceiros como Kyurem-B e Tapu Lele ao campo enquanto Pokémon bulky fazem switch in em Gliscor, e também possibilita ao morcego sair da frente de usuários de Defog imunes a Ground como Tornadus-T e Landorus-T. Roost mantém Gliscor saudável durante a partida, permitindo-lhe fazer switch in confiavelmente em Pokémon ameaçadores, especialmente Heatran, assim como possibilitando que Gliscor use Stealth Rock múltiplas vezes durante o jogo.

Detalhes do Set

112 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Gliscor ultrapassar Heatran e efetivamente fazer check nele. 244 EVs em HP deixam-no atingir um número de HP divisível por 8, maximizando a quantidade de HP recuperada todo turno. 44 EVs em Defense permitem-lhe sobreviver Play Rough seguido por Sucker Punch de Mega Mawile se Toxic Orb estiver ativado,. (remover vírgula e adicionar ponto) e Os EVs restantes são colocados na Special Defense para permite permitir que Gliscor aguente ataques special, como Magma Storm de Heatran e Hidden Power Ice de Tapu Koko sem boosts. Toxic Orb em conjunto com Poison Heal permitem permite que Gliscor recupere 12.5% de seu HP todo turno, dando-lhe acesso a uma forma de recovery passiva passivo muito eficiente e também uma pseudo-imunidade a status.

Dicas de Uso

Coloque Stealth Rock no early-game contra Pokémon que não ameaçam Gliscor ou que são forçados a sair de campo, como Clefable sem Calm Mind e Heatran, assim os Pokémon do oponente são desgastados rapidamente; todavia, fique atento a Ice Beam e Inferno Overdrive vindos desses Pokémon, respectivamente. Use U-turn livremente, assim Gliscor consegue constantemente fazer pivot para wallbreakers e tais podem poderem devastar o time inimigo. Use Roost após fazer switch in em Pokémon como Heatran, logo Gliscor pode fazer check neles posteriormente na partida. Evite permanecer em campo e usar Earthquake continuamente, já que isso dá momentum grátis para Pokémon como Choice Scarf Landorus-T e Mega Latios, porém use se for o necessário. Na maioria das vezes, você deve usar U-turn quando acreditar que um Pokémon imune a Ground como Landorus ou Mega Latios está entrando entrará em campo a fim de manter pressão ofensiva.

Opções de Equipe

Gliscor é geralmente usado em times ofensivos que desejam um usuário de Stealth Rock que possa capaz de fazer switch in em Heatran e ainda também pode agir como um absorvedor de status que não perde momentum. Wallbreakers como Kyurem-B e Ash-Greninja apreciam a capacidade de Gliscor em fazer um lento pivot neles sem que eles o U-turn lento de Gliscor impedindo que eles tomem qualquer dano ao fazerem switch in. Cleaners de late-game como Mega Lopunny e Swords Dance Pinsir apreciam a capacidade do morcego em de desgastar o time inimigo com ambos Stealth Rock e U-turns repetidos trocando para trazendo wallbreakers para o campo. Ademais, outros usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko e Mega Scizor, podem formar um core VoltTurn com Gliscor e manter pressão ofensiva no decorrer do jogo.

[SET]
name: Defog
move 1: Earthquake
move 2: Defog
move 3: Roost
move 4: Knock Off / Taunt
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 152 SpD / 112 Spe

Moves

Earthquake é um forte, (remover vírgula) e confiável ataque STAB que permite a Gliscor atingir inimigos no chão e causar dano considerável em coisas Pokémon como Heatran, Magearna, Toxapex e Tyranitar. Defog é usado para remover entry hazards do campo e combina bem com a combinação de tipos (combina com a combinação fica feio) tipagem defensiva de Gliscor. Roost fornece a Gliscor um meio de recovery confiável, permitindo-lhe se manter saudável durante a batalha e ter mais chances para utilizar Defog. Knock Off lhe permite atingir Pokémon que são imunes a Earthquake, como Celesteela, Mantine e Landorus-T. O move também fornece utilidade ao remover itens de oponentes. Taunt pode ser usado em vez de Knock Off para deter Pokémon defensivos como Ferrothorn, Celesteela, Chansey e Clefable, tornando-os mais fáceis de se parar. Toxic pode ser usado se Knock Off e Taunt não forem necessários, já que pode surpreender switch-ins comuns de Gliscor como Tapu Bulu, Keldeo, Latios e Mew. No entanto, isso deixa Gliscor ser completamente parado por vulnerável a Steel-types que não são fracos a Earthquake.

Detalhes do Set

244 EVs em HP aumentam o bulk geral de Gliscor e maximizam a quantidade de HP recuperada por Poison Heal. Uma nature Jolly com 112 EVs em Speed assegura que Gliscor ultrapasse Timid Heatran com EVs máximos em Speed. 152 EVs em Special Defense habilitam Gliscor a evitar um 2HKO do Hidden Power Ice de Landorus-T e aumentam seu bulk special o máximo possível. Toxic Orb garante que Gliscor seja envenenado esteja sob efeitos de poison, ajudando a recuperar seu HP todo turno com Poison Heal, e também lhe permite evitar outros efeitos de status. Uma distribuição de EVs alternativa de 244 HP / 112 SpD / 152 Spe pode ser usada se ultrapassar coisas como Gyarados e Adamant Zygarde é for crucial para o time, mas lembre-se que isso corta reduz a presença ofensiva do morcego. Uma distribuição de EVs focada em bulk physical de 244 HP / 152 Def / 112 Spe pode ser usada para fazer melhor check a physical attackers como Mega Mawile, Choice Band Tyranitar e Choice Band Zygarde. Contudo, esse set é geralmente inferior devido ao quão comum Heatran, Tapu Koko e Magearna são.

Dicas de Uso

Evite trazer dar switch in com Gliscor em um possível Knock Off, Scald ou Will-O-Wisp a todo custo antes que Toxic Orb seja ativado, já que há o risco de neutralizar os efeitos de Poison Heal. Tente remover itens com Knock Off o mais cedo possível, visto que isso torna mais fácil lidar com Pokémon tanto para Gliscor quanto para o resto do time. Assim que estiver envenenado com poison, Gliscor pode facilmente parar usuários de hazard setters como Toxapex, Landorus-T defensivo e Heatran. Não hesite em trazê-lo ao campo contra esses Pokémon, já que Gliscor pode forçar a saída deles e usar isso como oportunidade para remover entry hazards ou itens de Pokémon inimigos.

Opções de Equipe

Gliscor tem problemas imensos contra Grass-types, então é útil pareá-lo com Pokémon que corrigem suas fraquezas. Celesteela, Ferrothorn, Heatran e Assault Vest Magearna todos podem fazer switch in em Pokémon que forçam a saída de Gliscor. Water- e Ice-types podem facilmente aproveitar-se da combinação de tipos de Gliscor; Greninja pode forçar Gliscor a limpar entry hazards com Defog e pressioná-lo com poderosos ataques STAB, enquanto Weavile e Kyurem-B ambos possuem ataques quadruplamente super efetivos que podem facilmente dar OHKO em Gliscor. Portanto, é útil ter um Water-type que possa fazer switch in nesses Pokémon, como Toxapex, Rotom-W ou Suicune. Toxapex merece uma menção especial, já que tem uma sinergia defensiva perfeita com Gliscor e pode colocar Toxic Spikes para desgastar Pokémon defensivos, assim como atrair Pokémon que Gliscor consegue derrotar usualmente. Mega Evoluções como Mega Venusaur e Mega Latias podem recuperar seu HP e derrotar Gliscor no um contra um. Logo, Pokémon ofensivos como Tapu Lele, Blacephalon e Kyurem-B podem derrotá-los; esses Pokémon se encaixam em estilos bulky offense, tornando-os bons parceiros. Pokémon que apreciam entry hazards fora de campo beneficiam-se do uso do Defog de Gliscor. Mega Pinsir, Volcarona e Charizard todos possuem fraqueza quádrupla a Stealth Rock e ameaçam Grass- e Steel-types defensivos que param Gliscor.

[SET]
name: Stallbreaker
move 1: Earthquake
move 2: Knock Off
move 3: Roost
move 4: Taunt
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 68 SpD / 152 Spe

Moves

Earthquake é o move STAB mais confiável de Gliscor, atingindo Pokémon comuns como Toxapex, Heatran, Tyranitar e Magearna em com uma quantidade significativa de dano. Knock Off é usado para prejudicar switch-ins que são imunes a Earthquake como Landorus-T, Celesteela e Zapdos. Roost dá a Gliscor um meio confiável de recovery juntamente com Poison Heal e também ajuda a aguentar Hidden Power Ice de coisas como Landorus-T mais facilmente. O último move, que pode ser Taunt ou Swords Dance, transforma Gliscor em um stallbreaker efetivo. Taunt permite que Gliscor pare completamente Pokémon defensivos como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor e assim a fim de derrotá-los no um contra um, enquanto Swords Dance aumenta o seu Attack em dois estágios e lhe permite quebrar passar pelos Pokémon anteriormente mencionados mais facilmente.

Detalhes do Set

244 EVs em HP aumentam o bulk geral de Gliscor e maximizam a quantidade de HP recuperada por Poison Heal. 152 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem Gliscor ultrapassar Adamant Zygarde e ambas as formas de Gyarados. Se isso não for necessário, 136 EVs em Speed devem ser usados para ultrapassar Timid Heatran e Jolly Hoopa-U. 44 EVs em Defense permitem a Gliscor sobreviver a Play Rough seguido por Sucker Punch de Mega Mawile. O resto dos EVs são colocados na Special Defensive para aumentar seu bulk special o máximo possível e lidar com coisas como Latios, Landorus-T e Tapu Koko mais facilmente.

Dicas de Uso

Evite trazer dar switch in com Gliscor em qualquer possível de move status ou Knock Off antes que Toxic Orb seja ativado. Aproveite-se de Pokémon passivos que não conseguem fazer muito contra Gliscor, como Clefable e Ferrothorn, já que isso pode fornecer oportunidades a Gliscor para ele realizar dar setup. Knock Off deve ser usado várias vezes no early-game para remover o máximo de itens possíveis. Isso dá ao morcego facilidade para um potencial setup no late-game e também ajuda os seus parceiros.

Opções de Equipe

Gliscor é eficiente em destruir estilos de jogo mais bulky bulkier graças a Taunt ou Swords Dance. Sendo assim, ele deve ser pareado a Pokémon que tem problemas com esses estilos, como Mega Lopunny, Volcarona e Mega Scizor. Water- e Ice-types ofensivos param Gliscor totalmente, logo Pokémon como Toxapex, Keldeo, Ferrothorn e Assault Vest Magearna que podem lidar com eles são bons parceiros. Gliscor tem problemas em quebrar contra Flying-types defensivos como Zapdos com Hidden Power Ice, Celesteela e Skarmory devido às suas combinações de tipos defensivas deles. Magnezone pode dar trap prender e eliminar ambos Celesteela e Skamory, enquanto atacantes poderosos como Tyranitar e Kyurem-B podem fazer switch in e enfraquecer Zapdos. Water-types como Toxapex, Keldeo e Mantine têm sinergia incrível com Gliscor; Toxapex também fornece suporte em com Toxic Spikes para desgastar ameaças defensivas, Keldeo pode acabar com Pokémon que são problemas para Gliscor devido ao seu set Calm Mind + Taunt e Mantine tem uma sinergia defensiva perfeita com o morcego.

Outras Opções

Ice Fang pode ser usado em vez de Knock Off ou Taunt se Ground-types como Landorus-T, Zygarde e Garchomp são forem perigos imediatos para o time, mas tirando isso é uma opção geralmente inferior. Acrobatics é um move de coverage alternativo para atingir Grass- e Flying-types como Tapu Bulu, Mega Venusaur, Tangrowth e Hawlucha que costumam fazer switch in contra Gliscor. O move também útil pela remota possibilidade de que Gliscor perca perder Toxic Orb para Knock Off após ativação. Stealth Rock pode ser usado em Gliscor, embora seja geralmente inferior a Landorus-T em cumprir esse papel. U-turn pode ser usado em equipes ofensivas que apreciam o Defog de Gliscor e permite-lhe funcionar como um pivot. Por fim, Protect combina bem com Poison Heal e pode ser usado para dar scout; entretanto, tal não se encaixa na maioria dos sets devido à utilidade superior de outros moves.

Checks e Counters

Grass-types: Grass-types como Mega Venusaur, Tapu Bulu e Ferrothorn todos são capazes de fazer switch in em Gliscor e abusar da sua passividade. Se Gliscor abdicar de Taunt, Ferrothorn e Mega Venusaur são capazes de lançar usar Leech Seed, desgastando Gliscor. Tapu Bulu com um Z-Crystal pode livremente fazer switch in, usar Swords Dance e recuperar qualquer dano com a combinação de Horn Leech e Grassy Terrain.

Ice-types e Coverage Ice-type: Ice-types fortes como Kyurem-B e Weavile são capazes de dar OHKO em Gliscor devido à sua fraqueza quádrupla aos seus moves STAB. Gliscor deve ser cauteloso ao fazer switch in em Tapu Koko, Magearna e Medicham, já que eles podem carregar coverage Ice-type para causar quantidade significativa de dano.

Water-types Ofensivos: Water-types ofensivos como Greninja, Keldeo e Gyarados podem ameaçar Gliscor com seus poderosos moves STAB e potencialmente usá-lo como isca de setup. Water-types defensivos como Mantine e Rotom-W podem tentar um PP stall em Gliscor; porém, eles devem ficar de olhos abertos para não terem seus itens removidos ou serem afetados por Taunt.

Pokémon Imunes a Earthquake: Flying-types defensivos como Celesteela e Zapdos são imunes a Earthquake, mas eles não apreciam ter seus itens removidos. Mega Latias e Mega Latios ambos podem parar qualquer set sem Toxic e utilizar Calm Minds ou dar OHKO em Gliscor com Ice Beam.
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Comentários:

A princípio, apenas a introdução teve de ser reescrita devido a mudanças na análise original. Não deixe, portanto, de revisá-la antes de publicar;

Em consideração ao tamanho do artigo e à atual situação do tradutor, optei apenas em fazer o Copy-paste. No entanto, quando estiver disponível, não deixe de trocar uma ideia sobre essa tradução para que, futuramente, seja possível otimizar o seu trabalho;

Copy-paste & https://www.diffchecker.com/sVjIOm22:

Visão Geral

Gliscor é um versátil Pokémon o qual cumpre diversas funções, variando entre usuário de Stealth Rock, sweeper com Swords Dance, usuário de Defog e até mesmo stallbreaker. Diante de sua versatilidade, é possível encontrar Gliscor em diversos arquétipos de OU, indo de times bulky offense a equipes stall. A incrível tipagem defensiva de Gliscor junto ao seu bom bulk e a excelentes recovery, os quais são Poison Heal e Roost, garante-lhe que seja um preponderante check de Pokémon como Heatran, Toxapex e Zygarde. Todavia, Gliscor enfrenta uma árdua competição de outros Ground-types que possuem uma presença ofensiva mais incisiva, como Landorus-T, Zygarde e Garchomp. Ademais, a sua combinação de tipos o deixa vulnerável contra Pokémon predominantes, como Greninja, Tapu Bulu e Mega Latias.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Roost
move 3: Earthquake
move 4: Facade / Ice Fang
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 68 SpD / 152 Spe

Moves

Swords Dance eleva o Attack razoável de Gliscor a níveis perigosos, permitindo-lhe agir como um bulky sweeper. Roost ajuda a manter Gliscor saudável, podendo, assim, absorver certos ataques, como Scald de Toxapex, Hidden Power Ice de Landorus-T, Magma Storm de Heatran e Moonblast de Clefable. Earthquake é um ataque STAB confiável de Gliscor, derrubando não só Heatran, mas também Toxapex. Ambos Facade e Ice Fang são opções sólidas de coverage. O primeiro tem uma Base Power de 140 fenomenal graças a Toxic Orb, atingindo vigorosamente Pokémon comuns, tais como Mega Latios, Tornadus-T, Tapu Bulu, Tangrowth, Zapdos, Mega Pinsir e Mega Latias. Ice Fang é relativamente mais fraco contra os alvos citados, porém, é a melhor escolha de Gliscor contra Landorus-T, Zygarde e Gliscor inimigos. Entretanto, Ice Fang é muito fraco quando não super efetivo; ou seja, Gliscor acaba carecendo de boas alternativas contra adversários como Clefable, além de o deixar incapaz de atingir Rotom-W. Além disso, Facade tem 32 PP, o que é mais uma ótima vantagem. Knock Off é um último recurso: embora seja relativamente mais fraco frente a adversários como Tornadus-T e Mega Pinsir, a possibilidade de remover Leftovers é de grande auxílio para que Gliscor imponha dominância mesmo sem boosts de Swords Dance, prejudicando Pokémon que dependem desse item, como Celesteela e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Em conjunto de Poison Heal, Toxic Orb permite a Gliscor restaurar 12.5% de seu HP a cada turno além de garantir uma imunidade a outros tipos de status, fornecendo-lhe incrível longevidade ao longo da partida. 244 EVs em HP dão a Gliscor um número adequado de Poison Heal, recuperando mais HP desse jeito. 152 EVs em Speed com uma nature Jolly possibilitam que Gliscor ultrapasse Adamant Zygarde e Timid Heatran, significando que ele pode usar Roost contra ambos antes de eles atacarem. 44 EVs em Defense evita que Gliscor seja derrotado por Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile, isso se Toxic Orb estiver ativado. Os EVs restantes são colocados em Special Defense para ajudar Gliscor a receber melhor ataques special, como Magma Storm de Heatran e Moonblast de Clefable fortalecido.

Dicas de Uso

Use Gliscor livremente no early-game como um check defensivo de Toxapex, Clefable e Leftovers Heatran, já que ele possui a durabilidade para facilmente os subjugar. Fique atento ao ativar o Toxic Orb de Gliscor; não faça uma switch imprudente em Scald de Toxapex, possíveis Knock Offs ou em um potencial Lava Plume de Heatran. Se Gliscor receber burn ou for atingido por Knock Off antes de acionar Toxic Orb, você estará em sérios apuros pelo resto do jogo. Perceba que o dano contínuo de Magma Storm ocorre antes do recovery de Poison Heal, ou seja, caso Magma Storm deixe o HP de Gliscor abaixo de 12.5%, ele será derrotado; portanto, Gliscor deve tentar usar Roost sempre que fizer switch in em Magma Storm de um Heatran sem Z-Crystal.

Opções de Equipe

Swords Dance Gliscor se favorece com times balance que acumulam entry hazard, nos quais ele pode tomar vantagem de Stealth Rock e Spikes. Stealth Rock Clefable é uma parceira fenomenal pela sua excelente sinergia e por uma resistência a hazards compartilhada. Greninja e Ferrothorn ambos são ótimos usuários de Spikes. O check ofensivo mais comum de Gliscor é Ash-Greninja, então, certifique-se de ter uma boa switch-in para ele, como Toxapex ou Ferrothorn. Kartana também é bem afiado, especialmente com Swords Dance; dito isso, Choice Scarf Magnezone não só consegue prender Kartana, mas também Mega Scizor e Celesteela. O primeiro desses últimos não leva 2HKO de +2 Earthquake e, portanto, atrapalha o sweep de Gliscor, tomando vantagem de seu U-turn lento a fim de trazer fortes atacantes ao campo, enquanto o segundo pode ser inconveniente ao usar Leech Seed e Heavy Slam para drenar o PP de Roost.

[SET]
name: Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: U-turn
move 4: Roost
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 108 SpD / 112 Spe

Moves

Gliscor é um usuário eficaz de Stealth Rock, sendo capaz de usá-lo contra Pokémon mais lentos, como Chansey, Clefable e Toxapex, devido ao seu bulk natural e à sua pseudo-imunidade a status. Earthquake fornece a Gliscor um confiável move STAB que lhe permite evitar permanecer passivo, ameaçando Pokémon ofensivos dominantes, como Heatran e Tapu Koko. Toxic é uma opção para inutilizar Pokemon, como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Bulu. U-turn permite a Gliscor trazer ao campo parceiros wallbreakers, como Kyurem-B, Mega Medicham e Tapu Lele, já que Pokémon bulky conseguem fazer switch in em Gliscor, e também lhe possibilita sair da frente de usuários de Defog imunes a Ground, como Tornadus-T e Landorus-T. Roost preserva a longevidade de Gliscor, permitindo-lhe fazer switch in confiavelmente em Pokémon ameaçadores, sobretudo Heatran, garantindo também que use Stealth Rock várias vezes durante a partida.

Detalhes do Set

112 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Gliscor ultrapassar Heatran e, efetivamente, fazer check a ele. 244 EVs em HP deixam-no atingir um número de HP divisível por 8, maximizando a quantidade de HP recuperada todo turno. 44 EVs em Defense permitem-lhe sobreviver Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile, caso Toxic Orb esteja ativado. Os EVs restantes são colocados em Special Defense para permitir que Gliscor aguente ataques special, como Magma Storm de Heatran e Hidden Power Ice de Tapu Koko sem boosts. Toxic Orb junto de Poison Heal permite que Gliscor recupere 12.5% de seu HP todo turno, dando-lhe acesso a uma forma de recovery passiva muito eficiente e também a uma pseudo-imunidade a status.

Dicas de Uso

Coloque Stealth Rock no early-game contra Pokémon que não ameaçam Gliscor ou que são forçados a sair de campo, como Clefable sem Calm Mind e Heatran, assim os Pokémon do oponente se desgastam mais rapidamente; todavia, fique atento a Ice Beam e Inferno Overdrive vindos desses Pokémon, respectivamente. Use U-turn livremente, para que Gliscor consiga fazer pivot para wallbreakers constantemente e, assim, possam devastar o time inimigo. Use Roost após fazer switch in em Pokémon como Heatran, a fim de que Gliscor faça check a eles posteriormente na partida. Evite permanecer em campo e utilizar Earthquake repetidamente, já que isso dá momentum grátis a Pokémon como Choice Scarf Landorus-T e Mega Latios, porém, use apenas se for necessário. Geralmente, deve-se usar U-turn quando acreditar que um Pokémon imune a Ground, como Landorus ou Mega Latios, entrará em campo, visando manter pressão ofensiva.

Opções de Equipe

Gliscor é principalmente usado em times ofensivos que desejam um usuário de Stealth Rock o qual faça switch in em Heatran e também aja como um hóspede de status que não perde momentum. Wallbreakers, como Kyurem-B e Ash-Greninja, apreciam o U-turn lento de Gliscor, evitando que recebam dano direto ao fazerem switch in. Cleaners de late-game, como Mega Lopunny e Swords Dance Pinsir, apreciam a capacidade do morcego de desgastar o time inimigo com ambos Stealth Rock e U-turns repetidos, trazendo wallbreakers ao campo. Ademais, outros usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko e Mega Scizor, podem formar um core VoltTurn com Gliscor e manter pressão ofensiva no decorrer do jogo.

[SET]
name: Defog
move 1: Earthquake
move 2: Defog
move 3: Roost
move 4: Knock Off / Taunt
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 152 SpD / 112 Spe

Moves

Earthquake é um forte e confiável ataque STAB que atinge inimigos no chão e provoca dano considerável em Pokémon como Heatran, Magearna, Toxapex e Tyranitar. Defog é usado para remover entry hazards do campo, além de combinar bem com a tipagem defensiva de Gliscor. Roost fornece a Gliscor um confiável meio de recovery, conseguindo se manter saudável ao longo da batalha e tendo mais chances de utilizar Defog. Knock Off lhe permite atingir Pokémon que são imunes a Earthquake, como Celesteela, Mantine e Landorus-T. O move também oferece utilidade ao retirar itens de oponentes. Taunt pode ser usado em vez de Knock Off para neutralizar Pokémon defensivos, como Ferrothorn, Celesteela, Chansey e Clefable, tornando-os mais fáceis de se parar. Toxic é outra escolha, se Knock Off e Taunt não forem necessários, já que pode surpreender switch-ins comuns de Gliscor, como Tapu Bulu, Keldeo, Latios e Mew. No entanto, isso deixa Gliscor vulnerável a Steel-types que não sofrem com Earthquake.

Detalhes do Set

244 EVs em HP aumentam o bulk geral de Gliscor e maximizam a quantidade de HP recuperada por Poison Heal. Uma nature Jolly com 112 EVs em Speed assegura que Gliscor ultrapasse Timid Heatran com EVs máximos em Speed. 152 EVs em Special Defense habilitam Gliscor a evitar um 2HKO do Hidden Power Ice de Landorus-T e aumentam seu bulk special o máximo possível. Toxic Orb garante que Gliscor fique sob os efeitos de poison, recuperando seu HP a cada turno com Poison Heal, e também lhe permite evitar outros efeitos de status. Uma distribuição de EVs alternativa 244 HP / 112 SpD / 152 Spe pode ser usada, se ultrapassar aqueles como Gyarados e Adamant Zygarde for crucial para o time, mas lembre-se de que isso reduz a presença defensiva do morcego. Uma distribuição de EVs focada em bulk physical de 244 HP / 152 Def / 112 Spe também é possível para fazer melhor check a physical attackers, como Mega Mawile, Choice Band Tyranitar e Choice Band Zygarde. Contudo, esse set, geralmente, é inferior devido ao quão comum Heatran, Tapu Koko e Magearna são.

Dicas de Uso

Evite fazer switch in com Gliscor a um possível Knock Off, Scald ou Will-O-Wisp a todo custo antes de que Toxic Orb seja ativado, já que há o risco de neutralizar os efeitos de Poison Heal. A priori, tente remover itens com Knock Off, visto que isso facilita lidar com o adversário tanto para Gliscor quanto para o resto de seu time. Assim que estiver com poison, Gliscor pode facilmente parar usuários de hazard, como Toxapex, Landorus-T defensivo e Heatran. Não hesite em o trazer ao campo contra esses Pokémon, já que Gliscor pode forçar a saída deles e usar isso como oportunidade para remover entry hazards ou itens de Pokémon inimigos.

Opções de Equipe

Gliscor fica em apuros contra Grass-types, então é útil o parear com Pokémon que remediam suas fraquezas. Celesteela, Ferrothorn, Heatran e Assault Vest Magearna, todos podem fazer switch in em Pokémon que forçam a saída de Gliscor. Water- e Ice-types podem facilmente se aproveitar da combinação de tipos de Gliscor; Greninja pode obrigar Gliscor a limpar entry hazards com Defog e pressioná-lo com poderosos ataques STAB, enquanto Weavile e Kyurem-B ambos possuem ataques super efetivos quádruplos, podendo facilmente dar OHKO em Gliscor. É útil, portanto, ter um Water-type o qual possa fazer switch in a esses Pokémon, como Toxapex, Rotom-W ou Suicune. Toxapex merece uma menção especial, já que possui uma sinergia defensiva perfeita com Gliscor e pode colocar Toxic Spikes para desgastar Pokémon defensivos, bem como atrair Pokémon que Gliscor consegue derrotar usualmente. Mega Evoluções, como Mega Venusaur e Mega Latias, podem recuperar seu HP e derrotar Gliscor no um a um. Logo, Pokémon ofensivos, como Tapu Lele, Blacephalon e Kyurem-B, podem derrotá-los; esses Pokémon se encaixam em estilos bulky offense, tornando-os bons parceiros. Pokémon que apreciam entry hazards fora de campo se beneficiam com o uso do Defog de Gliscor. Mega Pinsir, Volcarona e Charizard, todos possuem fraqueza quádrupla a Stealth Rock e ameaçam Grass- e Steel-types defensivos que param Gliscor.

[SET]
name: Stallbreaker
move 1: Earthquake
move 2: Knock Off
move 3: Roost
move 4: Taunt
item: Toxic Orb
ability: Poison Heal
nature: Jolly
evs: 244 HP / 44 Def / 68 SpD / 152 Spe

Moves

Earthquake é o move STAB mais confiável de Gliscor e atinge Pokémon comuns, tais como Toxapex, Heatran, Tyranitar e Magearna, provocando uma quantia razoável de estrago. Knock Off é usado para prejudicar switch-ins que são imunes a Earthquake, como Landorus-T, Celesteela e Zapdos. Roost dá a Gliscor um meio confiável de recovery junto de Poison Heal, também o ajudando a aguentar Hidden Power Ice de inimigos como Landorus-T mais facilmente. O último move, o qual pode ser Taunt ou Swords Dance, torna-lhe um stallbreaker efetivo. Taunt permite que Gliscor neutralize completamente Pokémon defensivos, como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor, a fim de os derrotar no um contra um, enquanto Swords Dance aumenta o seu Attack em dois estágios, derrotando os Pokémon anteriormente mencionados mais facilmente.

Detalhes do Set

244 EVs em HP não só aumentam o bulk de Gliscor, mas também maximizam a quantia de HP recuperada por Poison Heal. 152 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Gliscor ultrapassar Adamant Zygarde e ambas as formas de Gyarados. Caso essa quantidade não seja necessária, no mínimo, 136 EVs em Speed devem ser usados para ultrapassar Timid Heatran e Jolly Hoopa-U. 44 EVs em Defense permitem a Gliscor sobreviver a Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile. O resto dos EVs são colocados na Special Defensive para aumentar seu bulk special o máximo possível e para lidar com adversários, como Latios, Landorus-T e Tapu Koko, mais facilmente.


Dicas de Uso

Evite dar switch in com Gliscor em qualquer possível de move status ou em Knock Off antes que Toxic Orb seja ativado. Aproveite-se de Pokémon passivos que não conseguem fazer muito contra Gliscor, como Clefable e Ferrothorn, já que isso pode oferecer oportunidades para ele de realizar setup. Knock Off deve ser usado várias vezes no early-game para remover o máximo de itens possíveis. Isso facilita as oportunidades de Gliscor fazer setup no late-game e também ajuda os seus parceiros.

Opções de Equipe

Gliscor é eficiente em acabar com estilos de jogo mais bulky graças a Taunt ou Swords Dance. Para tanto, ele deve ser pareado com Pokémon que sentem dificuldades contra esses arquétipos, como Mega Lopunny, Volcarona e Mega Scizor. Water- e Ice-types ofensivos são um calafrio para Gliscor, logo, Pokémon como Toxapex, Keldeo, Ferrothorn e Assault Vest Magearna, os quais podem lidar com eles, são bons parceiros. Gliscor tem problemas contra Flying-types defensivos, como Zapdos com Hidden Power Ice, Celesteela e Skarmory, devido às combinações de tipos defensivas deles. Magnezone pode prender e eliminar ambos Celesteela e Skamory, enquanto atacantes poderosos, como Tyranitar e Kyurem-B, podem fazer switch in e enfraquecer Zapdos. Water-types, dentre os quais Toxapex, Keldeo e Mantine, têm uma incrível sinergia com Gliscor; Toxapex também fornece suporte com Toxic Spikes para desgastar ameaças defensivas, Keldeo derrotar Pokémon que são inconvenientes para Gliscor devido ao seu set Calm Mind + Taunt e Mantine é um par defensivo ideal para o morcego.

Outras Opções

Ice Fang pode ser usado ao invés de Knock Off ou Taunt, se Ground-types, como Landorus-T, Zygarde e Garchomp, forem perigos imediatos ao time, mas, fora isso, é uma opção geralmente inferior. Acrobatics é um move de coverage alternativo para atingir Grass- e Flying-types, como Tapu Bulu, Mega Venusaur, Tangrowth e Hawlucha, os quais costumam fazer switch in contra Gliscor. O move também útil devido à singela possibilidade de Gliscor perder Toxic Orb para Knock Off após ativação. Stealth Rock pode ser usado em Gliscor, embora, geralmente, seja inferior a Landorus-T em cumprir esse papel. U-turn é uma opção para equipes ofensivas as quais apreciam o Defog de Gliscor e lhe permite atuar como um pivot. Por fim, Protect combina bem com Poison Heal, podendo, assim, fazer scout; entretanto, tal não se encaixa na maioria dos sets devido à utilidade superior de outros moves.

Checks e Counters

Grass-types: Grass-types, como Mega Venusaur, Tapu Bulu e Ferrothorn, são todos capazes de fazer switch in em Gliscor e abusar de sua passividade. Se Gliscor dispensar Taunt, Ferrothorn e Mega Venusaur podem lançar suas Leech Seed e desgastar o HP de Gliscor. Tapu Bulu com um Z-Crystal pode livremente fazer switch in, usar Swords Dance e recuperar qualquer dano graças à combinação de Horn Leech e Grassy Terrain.

Ice-types e Coverage Ice-type: Ice-types fortes, dentre eles Kyurem-B e Weavile, dão OHKO em Gliscor devido à sua fraqueza quádrupla aos seus moves STAB. Gliscor deve ser cauteloso ao fazer switch in em Tapu Koko, Magearna e Medicham, já que podem carregar uma coverage Ice-type a fim de provocar significativos estragos.

Water-types Ofensivos: Water-types ofensivos, tais como Greninja, Keldeo e Gyarados, podem todos ameaçar Gliscor com seus poderosos moves STAB e, potencialmente, usá-lo como isca de setup. Water-types defensivos como Mantine e Rotom-W podem arriscar um PP stall em Gliscor; todavia, eles devem ficar atentos para não terem seus itens removidos ou serem atingidos por Taunt.

Pokémon Imunes a Earthquake: Flying-types defensivos, entre os quais Celesteela e Zapdos, são imunes a Earthquake, porém, eles não apreciam ter seus itens removidos. Ambos Mega Latias e Mega Latios conseguem parar qualquer set que não tenha Toxic e utilizar Calm Mind ou, simplesmente, dar OHKO em Gliscor com Ice Beam.
 
HTML:
[title]
Gliscor

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Gliscor &eacute; um vers&aacute;til Pok&eacute;mon o qual cumpre diversas fun&ccedil;&otilde;es, variando entre usu&aacute;rio de Stealth Rock, sweeper com Swords Dance, usu&aacute;rio de Defog e at&eacute; mesmo stallbreaker. Diante de sua versatilidade, &eacute; poss&iacute;vel encontrar Gliscor em diversos arqu&eacute;tipos de OU, indo de times bulky offense a equipes stall. A incr&iacute;vel tipagem defensiva de Gliscor junto ao seu bom bulk e a excelentes recovery, os quais s&atilde;o Poison Heal e Roost, garante-lhe que seja um preponderante check de Pok&eacute;mon como Heatran, Toxapex e Zygarde. Todavia, Gliscor enfrenta uma &aacute;rdua competi&ccedil;&atilde;o de outros Ground-types que possuem uma presen&ccedil;a ofensiva mais incisiva, como Landorus-T, Zygarde e Garchomp. Ademais, a sua combina&ccedil;&atilde;o de tipos o deixa vulner&aacute;vel contra Pok&eacute;mon predominantes, como Greninja, Tapu Bulu e Mega Latias.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Swords Dance</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Toxic Orb</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Roost</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Poison Heal</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Facade</span> /<span class="move-name">Ice Fang</span></td><td>EVs: <span class="ev">244 HP / 44 Def / 68 SpD / 152 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Swords Dance eleva o Attack razo&aacute;vel de Gliscor a n&iacute;veis perigosos, permitindo-lhe agir como um bulky sweeper. Roost ajuda a manter Gliscor saud&aacute;vel, podendo, assim, absorver certos ataques, como Scald de Toxapex, Hidden Power Ice de Landorus-T, Magma Storm de Heatran e Moonblast de Clefable. Earthquake &eacute; um ataque STAB confi&aacute;vel de Gliscor, derrubando n&atilde;o s&oacute; Heatran, mas tamb&eacute;m Toxapex. Ambos Facade e Ice Fang s&atilde;o op&ccedil;&otilde;es s&oacute;lidas de coverage. O primeiro tem uma Base Power de 140 fenomenal gra&ccedil;as a Toxic Orb, atingindo vigorosamente Pok&eacute;mon comuns, tais como Mega Latios, Tornadus-T, Tapu Bulu, Tangrowth, Zapdos, Mega Pinsir e Mega Latias. Ice Fang &eacute; relativamente mais fraco contra os alvos citados, por&eacute;m, &eacute; a melhor escolha de Gliscor contra Landorus-T, Zygarde e Gliscor inimigos. Entretanto, Ice Fang &eacute; muito fraco quando n&atilde;o super efetivo; ou seja, Gliscor acaba carecendo de boas alternativas contra advers&aacute;rios como Clefable, al&eacute;m de o deixar incapaz de atingir Rotom-W. Al&eacute;m disso, Facade tem 32 PP, o que &eacute; mais uma &oacute;tima vantagem. Knock Off &eacute; um &uacute;ltimo recurso: embora seja relativamente mais fraco frente a advers&aacute;rios como Tornadus-T e Mega Pinsir, a possibilidade de remover Leftovers &eacute; de grande aux&iacute;lio para que Gliscor imponha domin&acirc;ncia mesmo sem boosts de Swords Dance, prejudicando Pok&eacute;mon que dependem desse item, como Celesteela e Ferrothorn.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Em conjunto de Poison Heal, Toxic Orb permite a Gliscor restaurar 12.5% de seu HP a cada turno al&eacute;m de garantir uma imunidade a outros tipos de status, fornecendo-lhe incr&iacute;vel longevidade ao longo da partida. 244 EVs em HP d&atilde;o a Gliscor um n&uacute;mero adequado de Poison Heal, recuperando mais HP desse jeito. 152 EVs em Speed com uma nature Jolly possibilitam que Gliscor ultrapasse Adamant Zygarde e Timid Heatran, significando que ele pode usar Roost contra ambos antes de eles atacarem. 44 EVs em Defense evita que Gliscor seja derrotado por Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile, isso se Toxic Orb estiver ativado. Os EVs restantes s&atilde;o colocados em Special Defense para ajudar Gliscor a receber melhor ataques special, como Magma Storm de Heatran e Moonblast de Clefable fortalecido.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Use Gliscor livremente no early-game como um check defensivo de Toxapex, Clefable e Leftovers Heatran, j&aacute; que ele possui a durabilidade para facilmente os subjugar. Fique atento ao ativar o Toxic Orb de Gliscor; n&atilde;o fa&ccedil;a uma switch imprudente em Scald de Toxapex, poss&iacute;veis Knock Offs ou em um potencial Lava Plume de Heatran. Se Gliscor receber burn ou for atingido por Knock Off antes de acionar Toxic Orb, voc&ecirc; estar&aacute; em s&eacute;rios apuros pelo resto do jogo. Perceba que o dano cont&iacute;nuo de Magma Storm ocorre antes do recovery de Poison Heal, ou seja, caso Magma Storm deixe o HP de Gliscor abaixo de 12.5%, ele ser&aacute; derrotado; portanto, Gliscor deve tentar usar Roost sempre que fizer switch in em Magma Storm de um Heatran sem Z-Crystal.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Swords Dance Gliscor se favorece com times balance que acumulam entry hazard, nos quais ele pode tomar vantagem de Stealth Rock e Spikes. Stealth Rock Clefable &eacute; uma parceira fenomenal pela sua excelente sinergia e por uma resist&ecirc;ncia a hazards compartilhada. Greninja e Ferrothorn ambos s&atilde;o &oacute;timos usu&aacute;rios de Spikes. O check ofensivo mais comum de Gliscor &eacute; Ash-Greninja, ent&atilde;o, certifique-se de ter uma boa switch-in para ele, como Toxapex ou Ferrothorn. Kartana tamb&eacute;m &eacute; bem afiado, especialmente com Swords Dance; dito isso, Choice Scarf Magnezone n&atilde;o s&oacute; consegue prender Kartana, mas tamb&eacute;m Mega Scizor e Celesteela. O primeiro desses &uacute;ltimos n&atilde;o leva 2HKO de +2 Earthquake e, portanto, atrapalha o sweep de Gliscor, tomando vantagem de seu U-turn lento a fim de trazer fortes atacantes ao campo, enquanto o segundo pode ser inconveniente ao usar Leech Seed e Heavy Slam para drenar o PP de Roost.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Stealth Rock</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Toxic Orb</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Poison Heal</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Toxic</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Roost</span></td><td>EVs: <span class="ev">244 HP / 44 Def / 108 SpD / 112 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Gliscor &eacute; um usu&aacute;rio eficaz de Stealth Rock, sendo capaz de us&aacute;-lo contra Pok&eacute;mon mais lentos, como Chansey, Clefable e Toxapex, devido ao seu bulk natural e &agrave; sua pseudo-imunidade a status. Earthquake fornece a Gliscor um confi&aacute;vel move STAB que lhe permite evitar permanecer passivo, amea&ccedil;ando Pok&eacute;mon ofensivos dominantes, como Heatran e Tapu Koko. Toxic &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para inutilizar Pokemon, como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Bulu. U-turn permite a Gliscor trazer ao campo parceiros wallbreakers, como Kyurem-B, Mega Medicham e Tapu Lele, j&aacute; que Pok&eacute;mon bulky conseguem fazer switch in em Gliscor, e tamb&eacute;m lhe possibilita sair da frente de usu&aacute;rios de Defog imunes a Ground, como Tornadus-T e Landorus-T. Roost preserva a longevidade de Gliscor, permitindo-lhe fazer switch in confiavelmente em Pok&eacute;mon amea&ccedil;adores, sobretudo Heatran, garantindo tamb&eacute;m que use Stealth Rock v&aacute;rias vezes durante a partida.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>112 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Gliscor ultrapassar Heatran e, efetivamente, fazer check a ele. 244 EVs em HP deixam-no atingir um n&uacute;mero de HP divis&iacute;vel por 8, maximizando a quantidade de HP recuperada todo turno. 44 EVs em Defense permitem-lhe sobreviver Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile, caso Toxic Orb esteja ativado. Os EVs restantes s&atilde;o colocados em Special Defense para permitir que Gliscor aguente ataques special, como Magma Storm de Heatran e Hidden Power Ice de Tapu Koko sem boosts. Toxic Orb junto de Poison Heal permite que Gliscor recupere 12.5% de seu HP todo turno, dando-lhe acesso a uma forma de recovery passiva muito eficiente e tamb&eacute;m a uma pseudo-imunidade a status.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Coloque Stealth Rock no early-game contra Pok&eacute;mon que n&atilde;o amea&ccedil;am Gliscor ou que s&atilde;o for&ccedil;ados a sair de campo, como Clefable sem Calm Mind e Heatran, assim os Pok&eacute;mon do oponente se desgastam mais rapidamente; todavia, fique atento a Ice Beam e Inferno Overdrive vindos desses Pok&eacute;mon, respectivamente. Use U-turn livremente, para que Gliscor consiga fazer pivot para wallbreakers constantemente e, assim, possam devastar o time inimigo. Use Roost ap&oacute;s fazer switch in em Pok&eacute;mon como Heatran, a fim de que Gliscor fa&ccedil;a check a eles posteriormente na partida. Evite permanecer em campo e utilizar Earthquake repetidamente, j&aacute; que isso d&aacute; momentum gr&aacute;tis a Pok&eacute;mon como Choice Scarf Landorus-T e Mega Latios, por&eacute;m, use apenas se for necess&aacute;rio. Geralmente, deve-se usar U-turn quando acreditar que um Pok&eacute;mon imune a Ground, como Landorus ou Mega Latios, entrar&aacute; em campo, visando manter press&atilde;o ofensiva.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Gliscor &eacute; principalmente usado em times ofensivos que desejam um usu&aacute;rio de Stealth Rock o qual fa&ccedil;a switch in em Heatran e tamb&eacute;m aja como um h&oacute;spede de status que n&atilde;o perde momentum. Wallbreakers, como Kyurem-B e Ash-Greninja, apreciam o U-turn lento de Gliscor, evitando que recebam dano direto ao fazerem switch in. Cleaners de late-game, como Mega Lopunny e Swords Dance Pinsir, apreciam a capacidade do morcego de desgastar o time inimigo com ambos Stealth Rock e U-turns repetidos, trazendo wallbreakers ao campo. Ademais, outros usu&aacute;rios de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko e Mega Scizor, podem formar um core VoltTurn com Gliscor e manter press&atilde;o ofensiva no decorrer do jogo.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Defog</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Item: <span class="item-name">Toxic Orb</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Defog</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Poison Heal</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Roost</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Knock Off</span> / <span class="move-name">Taunt</span></td><td>EVs: <span class="ev">244 HP / 152 SpD / 112 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Earthquake &eacute; um forte e confi&aacute;vel ataque STAB que atinge inimigos no ch&atilde;o e provoca dano consider&aacute;vel em Pok&eacute;mon como Heatran, Magearna, Toxapex e Tyranitar. Defog &eacute; usado para remover entry hazards do campo, al&eacute;m de combinar bem com a tipagem defensiva de Gliscor. Roost fornece a Gliscor um confi&aacute;vel meio de recovery, conseguindo se manter saud&aacute;vel ao longo da batalha e tendo mais chances de utilizar Defog. Knock Off lhe permite atingir Pok&eacute;mon que s&atilde;o imunes a Earthquake, como Celesteela, Mantine e Landorus-T. O move tamb&eacute;m oferece utilidade ao retirar itens de oponentes. Taunt pode ser usado em vez de Knock Off para neutralizar Pok&eacute;mon defensivos, como Ferrothorn, Celesteela, Chansey e Clefable, tornando-os mais f&aacute;ceis de se parar. Toxic &eacute; outra escolha, se Knock Off e Taunt n&atilde;o forem necess&aacute;rios, j&aacute; que pode surpreender switch-ins comuns de Gliscor, como Tapu Bulu, Keldeo, Latios e Mew. No entanto, isso deixa Gliscor vulner&aacute;vel a Steel-types que n&atilde;o sofrem com Earthquake.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>244 EVs em HP aumentam o bulk geral de Gliscor e maximizam a quantidade de HP recuperada por Poison Heal. Uma nature Jolly com 112 EVs em Speed assegura que Gliscor ultrapasse Timid Heatran com EVs m&aacute;ximos em Speed. 152 EVs em Special Defense habilitam Gliscor a evitar um 2HKO do Hidden Power Ice de Landorus-T e aumentam seu bulk special o m&aacute;ximo poss&iacute;vel. Toxic Orb garante que Gliscor fique sob os efeitos de poison, recuperando seu HP a cada turno com Poison Heal, e tamb&eacute;m lhe permite evitar outros efeitos de status. Uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs alternativa 244 HP / 112 SpD / 152 Spe pode ser usada, se ultrapassar aqueles como Gyarados e Adamant Zygarde for crucial para o time, mas lembre-se de que isso reduz a presen&ccedil;a defensiva do morcego. Uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs focada em bulk physical de 244 HP / 152 Def / 112 Spe tamb&eacute;m &eacute; poss&iacute;vel para fazer melhor check a physical attackers, como Mega Mawile, Choice Band Tyranitar e Choice Band Zygarde. Contudo, esse set, geralmente, &eacute; inferior devido ao qu&atilde;o comum Heatran, Tapu Koko e Magearna s&atilde;o.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Evite fazer switch in com Gliscor a um poss&iacute;vel Knock Off, Scald ou Will-O-Wisp a todo custo antes de que Toxic Orb seja ativado, j&aacute; que h&aacute; o risco de neutralizar os efeitos de Poison Heal. A priori, tente remover itens com Knock Off, visto que isso facilita lidar com o advers&aacute;rio tanto para Gliscor quanto para o resto de seu time. Assim que estiver com poison, Gliscor pode facilmente parar usu&aacute;rios de hazard, como Toxapex, Landorus-T defensivo e Heatran. N&atilde;o hesite em o trazer ao campo contra esses Pok&eacute;mon, j&aacute; que Gliscor pode for&ccedil;ar a sa&iacute;da deles e usar isso como oportunidade para remover entry hazards ou itens de Pok&eacute;mon inimigos.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Gliscor fica em apuros contra Grass-types, ent&atilde;o &eacute; &uacute;til o parear com Pok&eacute;mon que remediam suas fraquezas. Celesteela, Ferrothorn, Heatran e Assault Vest Magearna, todos podem fazer switch in em Pok&eacute;mon que for&ccedil;am a sa&iacute;da de Gliscor. Water- e Ice-types podem facilmente se aproveitar da combina&ccedil;&atilde;o de tipos de Gliscor; Greninja pode obrigar Gliscor a limpar entry hazards com Defog e pression&aacute;-lo com poderosos ataques STAB, enquanto Weavile e Kyurem-B ambos possuem ataques super efetivos qu&aacute;druplos, podendo facilmente dar OHKO em Gliscor. &Eacute; &uacute;til, portanto, ter um Water-type o qual possa fazer switch in a esses Pok&eacute;mon, como Toxapex, Rotom-W ou Suicune. Toxapex merece uma men&ccedil;&atilde;o especial, j&aacute; que possui uma sinergia defensiva perfeita com Gliscor e pode colocar Toxic Spikes para desgastar Pok&eacute;mon defensivos, bem como atrair Pok&eacute;mon que Gliscor consegue derrotar usualmente. Mega Evolu&ccedil;&otilde;es, como Mega Venusaur e Mega Latias, podem recuperar seu HP e derrotar Gliscor no um a um. Logo, Pok&eacute;mon ofensivos, como Tapu Lele, Blacephalon e Kyurem-B, podem derrot&aacute;-los; esses Pok&eacute;mon se encaixam em estilos bulky offense, tornando-os bons parceiros. Pok&eacute;mon que apreciam entry hazards fora de campo se beneficiam com o uso do Defog de Gliscor. Mega Pinsir, Volcarona e Charizard, todos possuem fraqueza qu&aacute;drupla a Stealth Rock e amea&ccedil;am Grass- e Steel-types defensivos que param Gliscor.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Stallbreaker</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Item: <span class="item-name">Toxic Orb</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Knock Off</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Poison Heal</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Roost</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Taunt</span></td><td>EVs: <span class="ev">244 HP / 44 Def / 68 SpD / 152 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Earthquake &eacute; o move STAB mais confi&aacute;vel de Gliscor e atinge Pok&eacute;mon comuns, tais como Toxapex, Heatran, Tyranitar e Magearna, provocando uma quantia razo&aacute;vel de estrago. Knock Off &eacute; usado para prejudicar switch-ins que s&atilde;o imunes a Earthquake, como Landorus-T, Celesteela e Zapdos. Roost d&aacute; a Gliscor um meio confi&aacute;vel de recovery junto de Poison Heal, tamb&eacute;m o ajudando a aguentar Hidden Power Ice de inimigos como Landorus-T mais facilmente. O &uacute;ltimo move, o qual pode ser Taunt ou Swords Dance, torna-lhe um stallbreaker efetivo. Taunt permite que Gliscor neutralize completamente Pok&eacute;mon defensivos, como Clefable, Ferrothorn e Mega Scizor, a fim de os derrotar no um contra um, enquanto Swords Dance aumenta o seu Attack em dois est&aacute;gios, derrotando os Pok&eacute;mon anteriormente mencionados mais facilmente.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>244 EVs em HP n&atilde;o s&oacute; aumentam o bulk de Gliscor, mas tamb&eacute;m maximizam a quantia de HP recuperada por Poison Heal. 152 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Gliscor ultrapassar Adamant Zygarde e ambas as formas de Gyarados. Caso essa quantidade n&atilde;o seja necess&aacute;ria, no m&iacute;nimo, 136 EVs em Speed devem ser usados para ultrapassar Timid Heatran e Jolly Hoopa-U. 44 EVs em Defense permitem a Gliscor sobreviver a Play Rough seguido de Sucker Punch de Mega Mawile. O resto dos EVs s&atilde;o colocados na Special Defensive para aumentar seu bulk special o m&aacute;ximo poss&iacute;vel e para lidar com advers&aacute;rios, como Latios, Landorus-T e Tapu Koko, mais facilmente.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Evite dar switch in com Gliscor em qualquer poss&iacute;vel de move status ou em Knock Off antes que Toxic Orb seja ativado. Aproveite-se de Pok&eacute;mon passivos que n&atilde;o conseguem fazer muito contra Gliscor, como Clefable e Ferrothorn, j&aacute; que isso pode oferecer oportunidades para ele de realizar setup. Knock Off deve ser usado v&aacute;rias vezes no early-game para remover o m&aacute;ximo de itens poss&iacute;veis. Isso facilita as oportunidades de Gliscor fazer setup no late-game e tamb&eacute;m ajuda os seus parceiros.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Gliscor &eacute; eficiente em acabar com estilos de jogo mais bulky gra&ccedil;as a Taunt ou Swords Dance. Para tanto, ele deve ser pareado com Pok&eacute;mon que sentem dificuldades contra esses arqu&eacute;tipos, como Mega Lopunny, Volcarona e Mega Scizor. Water- e Ice-types ofensivos s&atilde;o um calafrio para Gliscor, logo, Pok&eacute;mon como Toxapex, Keldeo, Ferrothorn e Assault Vest Magearna, os quais podem lidar com eles, s&atilde;o bons parceiros. Gliscor tem problemas contra Flying-types defensivos, como Zapdos com Hidden Power Ice, Celesteela e Skarmory, devido &agrave;s combina&ccedil;&otilde;es de tipos defensivas deles. Magnezone pode prender e eliminar ambos Celesteela e Skamory, enquanto atacantes poderosos, como Tyranitar e Kyurem-B, podem fazer switch in e enfraquecer Zapdos. Water-types, dentre os quais Toxapex, Keldeo e Mantine, t&ecirc;m uma incr&iacute;vel sinergia com Gliscor; Toxapex tamb&eacute;m fornece suporte com Toxic Spikes para desgastar amea&ccedil;as defensivas, Keldeo derrotar Pok&eacute;mon que s&atilde;o inconvenientes para Gliscor devido ao seu set Calm Mind + Taunt e Mantine &eacute; um par defensivo ideal para o morcego.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Ice Fang pode ser usado ao inv&eacute;s de Knock Off ou Taunt, se Ground-types, como Landorus-T, Zygarde e Garchomp, forem perigos imediatos ao time, mas, fora isso, &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o geralmente inferior. Acrobatics &eacute; um move de coverage alternativo para atingir Grass- e Flying-types, como Tapu Bulu, Mega Venusaur, Tangrowth e Hawlucha, os quais costumam fazer switch in contra Gliscor. O move tamb&eacute;m &uacute;til devido &agrave; singela possibilidade de Gliscor perder Toxic Orb para Knock Off ap&oacute;s ativa&ccedil;&atilde;o. Stealth Rock pode ser usado em Gliscor, embora, geralmente, seja inferior a Landorus-T em cumprir esse papel. U-turn &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para equipes ofensivas as quais apreciam o Defog de Gliscor e lhe permite atuar como um pivot. Por fim, Protect combina bem com Poison Heal, podendo, assim, fazer scout; entretanto, tal n&atilde;o se encaixa na maioria dos sets devido &agrave; utilidade superior de outros moves.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Grass-types</strong>: Grass-types, como Mega Venusaur, Tapu Bulu e Ferrothorn, s&atilde;o todos capazes de fazer switch in em Gliscor e abusar de sua passividade. Se Gliscor dispensar Taunt, Ferrothorn e Mega Venusaur podem lan&ccedil;ar suas Leech Seed e desgastar o HP de Gliscor. Tapu Bulu com um Z-Crystal pode livremente fazer switch in, usar Swords Dance e recuperar qualquer dano gra&ccedil;as &agrave; combina&ccedil;&atilde;o de Horn Leech e Grassy Terrain.</li>
    <li><strong>Ice-types e Coverage Ice-type</strong>: Ice-types fortes, dentre eles Kyurem-B e Weavile, d&atilde;o OHKO em Gliscor devido &agrave; sua fraqueza qu&aacute;drupla aos seus moves STAB. Gliscor deve ser cauteloso ao fazer switch in em Tapu Koko, Magearna e Medicham, j&aacute; que podem carregar uma coverage Ice-type a fim de provocar significativos estragos.</li>
    <li><strong>Water-types Ofensivos</strong>: Water-types ofensivos, tais como Greninja, Keldeo e Gyarados, podem todos amea&ccedil;ar Gliscor com seus poderosos moves STAB e, potencialmente, us&aacute;-lo como isca de setup. Water-types defensivos como Mantine e Rotom-W podem arriscar um PP stall em Gliscor; todavia, eles devem ficar atentos para n&atilde;o terem seus itens removidos ou serem atingidos por Taunt.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Imunes a Earthquake</strong>: Flying-types defensivos, entre os quais Celesteela e Zapdos, s&atilde;o imunes a Earthquake, por&eacute;m, eles n&atilde;o apreciam ter seus itens removidos. Ambos Mega Latias e Mega Latios conseguem parar qualquer set que n&atilde;o tenha Toxic e utilizar Calm Mind ou, simplesmente, dar OHKO em Gliscor com Ice Beam.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>  
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/216712" target="_blank">Indigo Plateau</a> e <a href="/forums/members/144451" target="_blank">LL</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/danuh.337931/" target="_blank">Danuh</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/328915" target="_blank">Leo</a>, <a href="/forums/members/114198" target="_blank">Finchinator</a> e <a href="/forums/members/273636" target="_blank">GMars</a></li> 
 </ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/gliscor
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top