OU Azumarill

Status
Not open for further replies.

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/azumarill/ou/

Visão Geral

Azumarill é um sweeper decente no metagame de OU com a combinação de Belly Drum, Aqua Jet e sua ability Huge Power. Seu acesso a Knock Off lhe permite passar por Pokémon defensivos comuns, como Ferrothorn e Toxapex, quando com um boost de +6 em Attack. Sua tipagem Water / Fairy oferece STABs com uma ótima coverage e resistências úteis a moves Dragon-, Dark-, Fire- e Fighting-type, dando-lhe várias oportunidades de setup. Infelizmente, Azumarill sofre com uma vergonhosa falta de Speed que, apesar de seu adequado bulk natural, o deixa vulnerável a Pokémon mais rápidos e que resistem a Aqua Jet, como Kartana, Kyurem-B, Mega Venusaur e Tapu Bulu. A prevalência de Psychic Terrain também pode ser um problema para Azumarill, já que sua baixa Speed frequentemente forçará o uso de Aqua Jet.



[SET]
name: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Play Rough / Liquidation / Waterfall
move 4: Knock Off
item: Normalium Z / Sitrus Berry
ability: Huge Power
nature: Adamant
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe



Moves

Belly Drum é obrigatório para maximizar o já alto Attack de Azumarill, tornando-o um atacante absurdamente poderoso. Aqua Jet é um move de prioridade extremamente poderoso quando Azumarill está com +6, dando OHKO em Zapdos e Garchomp após Stealth Rock. Play Rough é o STAB mais forte de Azumarill, e com +6 é capaz de acertar extremamente forte qualquer coisa que não o resista, notavelmente dando OHKO em coisas como Tangrowth focado em Defense, Clefable e Tapu Fini, que são Pokémon conhecidos por sua resiliência. Liquidation ou Waterfall são opções substitutas de Play Rough para lidar melhor com Mega Scizor, embora Play Rough geralmente é mais usado por conta de sua coverage. Knock Off complementa bem a coverage de Azumarill, dando OHKO em Toxapex e Ferrothorn após tomarem dano de Stealth Rock.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Attack junto a nature Adamant é importante por dar maior poder possível para Azumarill. 252 EVs em Speed permitem-lhe ter uma forma de prioridade mais rápida que as de Mega Scizor defensivo e Mega Mawile, ao mesmo tempo que o deixa mais rápido que outros Pokémon defensivos, como Clefable, Skarmory e Chansey. Normalium Z é o item preferível, uma vez que permite a Azumarill recuperar todo seu HP antes de usar Belly Drum, deixando-o com metade de seu HP. Sitrus Berry só deve ser usada se outro parceiro já estiver segurando um Z-Crystal, funcionando melhor com Play Rough pelo fato de aumentar a utilidade defensiva de Azumarill quando lidando com Pokémon como Mega Charizard X e Zygarde. Huge Power é obrigatória como ability pois dobra o Attack de Azumarill, garantindo-lhe maior presença ofensiva.



Dicas de Uso

Esse set visa um sweep no late-game em situações onde Pokémon que resistem a Aqua Jet, como Mega Venusaur, Kyurem-B e Kartana, estão enfraquecidos ou foram eliminados. Tapu Lele é outra ameaça, já que Psychic Terrain inutiliza Aqua Jet. Z-Belly Drum é uma ferramenta muito útil pelo fato de restaurar o HP de Azumarill em 100% antes do setup. Isso permite a Azumaril fazer setup frente a Pokémon como Zapdos defensivo e Mega Alakazam, caso necessário.



Opções de Equipe

Mega Charizard X e Alolan Marowak são parceiros úteis, uma vez que fazem check em Electric- e Grass-types velozes que ameaçam Azumarill. Landorus-T, Jirachi e Garchomp podem ajudar Azumarill com Stealth Rock, ajudando a derrotar Pokémon como Ferrothorn e Skarmory. Skarmory e Toxapex são facilmente os melhores checks de Belly Drum Azumarill. Como resultado, Electric-types capazes de lidar com essas ameaças, como Zapdos, Tapu Koko e Magnezone, são ótimos parceiros. Wallbreakers poderosos, como Tapu Lele e Hoopa-U, conseguem ferir gravemente ameaças bulky, como Amoonguss e Toxapex, facilitando as coisas para Azumarill no late-game. Mega Alakazam, Mega Pinsir, Latios e Tornadus-T são exemplos de fortes Pokémon Psychic- e Flying-type capazes de lidar com ameaças Grass- e Poison-types que ameaçam Azumarill. Por fim, Healing Wish vindo de Jirachi, Latias ou Clefable é uma boa opção para quem quer usar Azumarill no early-game e trazê-lo de volta depois para tentar um sweep late-game.



[SET]
name: Perish Trap
move 1: Perish Song
move 2: Whirlpool
move 3: Protect
move 4: Toxic / Hidden Power Fire
item: Leftovers / Iapapa Berry
ability: Sap Sipper
nature: Calm
EVs: 252 HP / 228 SpD / 28 Spe



Moves

Perish Song permite a Azumarill remover permanentemente os oponentes e neutralizar setup sweepers, forçando-os a sair de campo. Whirlpool é usado para impedir que o Pokémon adversário fazer switch, garantindo que Perish Song dê conta dele caso Azumarill consiga sobreviver até seu último turno. Whirlpool também causa dano residual, o que pode ser útil para enfraquecer Pokémon que forçam Azumarill a sair de campo. Protect é essencial ao lado de Perish Song, uma vez que ajuda a gastar os turnos do move. Também é muito útil para ganhar recovery extra de Leftovers ao mesmo tempo que acumula o dano causado por Whirlpool e Toxic. Além disso, Protect ajuda a fazer scout em usuários de Choice item, como Tapu Koko, Tapu Lele e Landorus-T, assim como em Z-Moves, como Hydro Vortex de Greninja e Corkscrew Crash de Heatran. Toxic ajuda a debilitar Pokémon que conseguem dar switch in em Azumarill a fim de forçá-lo a sair de campo, como Tapu Koko e Kyurem-B. Hidden Power Fire pode ser usado para garantir OHKO em Kartana, que consegue derrubar Azumarill com Smart Strike e causar um dano massivo em qualquer coisa que seja enviada ao campo no último turno de Perish Song. Rest pode ser usado para dar recovery instantâneo a Azumarill e curar alguma condição de status; porém, isso deixa Azumarill vulnerável até o turno em que ele acordar, onde provavelmente estará com o HP baixo novamente. Knock Off também é uma boa opção para atrapalhar coisas como Celesteela, além de poder remover Shed Shell de Skarmory, permitindo-lhe ficar preso em campo. Knock Off também pode remover itens ofensivos dos Pokémon que Azumarill está prendendo em campo, reduzindo o dano tomado pelos ataques do adversário. Contudo, em termos de utilidade, geralmente é inferior a Toxic.



Detalhes do Set

28 EVs em Speed permitem a Azumarill ultrapassar Celesteela, conseguindo um Perish Song, Rest ou Knock Off em caso de emergência antes de ser acertado por Heavy Slam. O resto é colocado em HP e Special Defense para facilmente fazer switch in em Volcarona e Battle Bond Greninja, ameaças contra as quais Azumarill consegue fazer check graças à sua tipagem. Isso também ajuda contra Mega Charizard Y, Heatran e Blacephalon. Investimento em bulk physical pode ser usado para fazer switch in mais facilmente em Kartana, Mega Charizard X e Weavile. Porém, Azumarill já lida com o primeiro, especialmente com Hidden Power Fire, ao passo que os últimos não são muito comuns. Uma distribuição de 252 HP / 96 Def / 132 SpD / 28 Spe junto a nature Bold evita 2HKO de Smart Strike de Kartana e 3HKO de Heavy Slam de Celesteela, mas essa distribuição perde bastante special bulk, dificultando situações contra Greninja. Leftovers é o item mais escolhido, pois aumenta a longevidade de Azumarill, especialmente quando combinado a Protect, e recovery passivo é muito importante dada a falta de um move de recovery decente. Iapapa Berry pode ser usada para dar a Azumarill mais recovery instantâneo, permitindo-lhe lidar melhor com golpes mais fortes. Chesto Berry pode ser usada ao lado de Rest pelo mesmo motivo, com o adicional de curar status. Ambas opções são melhores para blefar um set ofensivo, pois, diferente de Leftovers, esses são itens mais discretos. Apesar disso, Leftovers continua sendo o melhor item para esse set. Azumarill precisa ficar em campo durante alguns turnos caso queira prender alguma coisa, o que geralmente faz Leftovers ser melhor, além de ter uma melhor sinergia com Protect. Sap Sipper é muito importante para esse set, uma vez que permite a Azumarill enfrentar Pokémon que utilizam coverage Grass-type para lidar com ele, como Kartana, Ferrothorn, Tapu Bulu e Tangrowth, além de o proteger de Leech Seed de Celesteela.


Dicas de Uso

Azumarill consegue atrair e prender Pokémon defensivos e trabalhosos que são switch-ins típicas, como Toxapex, Ferrothorn e Tangrowth. Portanto, evite tomar dano residual para não revelar o set de Azumarill antes de prendê-los. Sempre use Whirlpool caso ache que o oponente irá mandar algo que possa ser preso. Qualquer outra coisa levará o alvo a sair imediatamente de campo para evitar ficar preso. Uma vez que um Pokémon ficar preso por Whirlpool, use Perish Song imediatamente para deixá-lo com os dias contados e use Protect no turno seguinte. Geralmente é uma boa ideia tentar usar outro Protect no próximo turno para evitar que Azumarill tome dano extra. Embora seja muito provável falhar, não há muito o que Azumarill possa fazer nessa situação, já que está enfrentando um Pokémon prestes a ser derrotado. Assim que o contador de Perish Song chegar no último turno, simplesmente faça switch para algo que resista bem ao último move do oponente. Se você não precisa prender nada, não hesite em mandar Azumarill contra Pokémon contra os quais ele facilmente faz check, como Greninja, Kartana e Tapu Bulu. Azumarill odeia receber condição de status e não aprecia perder seu item, logo evite deixá-lo frente a Pokémon que geralmente carregam Toxic, Will-O-Wisp ou Knock Off. Porém, não tenha medo de fazer isso caso seja necessário prender algo problemático, como Toxapex, se Azumarill não será necessário no resto da partida. Entry hazards devem ser mantidos fora de campo antes de Azumarill fazer switch in; Toxic Spikes são especialmente problemáticos. Azumarill não é exatamente bulky e não possui formas de recovery viáveis, então certifique-se de mantê-lo saudável no decorrer da partida, especialmente no caso de precisar prender algo.



Opções de Equipe

Azumarill funciona bem em equipes bulky offense que procuram uma forma de atrair Toxapex, Ferrothorn e Mega Venusaur. Por conta disso, Pokémon ofensivos que sofrem contra eles, como Battle Bond Greninja, Shift Gear Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko, são bons parceiros. Ele também se encaixa em equipes mais defensivas, as quais tendem a serem fracas a Kartana e Mega Charizard Y. Isso se prova ser verdade especialmente se você precisa de algo que consiga lidar com equipes adversárias mais defensivas, já que a capacidade de Azumarill de prender os adversários lhe permite lidar com walls que não possuem muitas formas de contra-atacar. Especificamente, equipes que dependem do acúmulo de hazards phazers podem fazer um bom uso de Azumarill, visto que ele pode prender certos removedores de hazard e eliminar o último Pokémon adversário por meio de Perish Song, algo que Roar e Whirlwind não conseguem fazer. O apoio de Wish vindo de coisas como Unaware Clefable pode ser de grande ajuda para manter a longevidade de Azumarill; porém, ele pode ter alguns problemas para receber esse Wish uma vez que seu bulk, embora decente, não se destaca nos padrões de OU. Azumarill se desgasta facilmente, logo não deve ser sua única resposta para Pokémon como Greninja e Keldeo. Por isso, deve estar junto a Pokémon que consigam lidar com esses dois oponentes, como Tapu Bulu e Mega Venusaur. O auxílio de Heal Bell também é muito útil, pois Azumarill é muito vulnerável a status, principalmente em um set que carregue Rest. Certifique-se de ter algum removedor de hazards na sua equipe, porque Azumarill não aprecia ser enfraquecido por Spikes e Stealth Rock. Toxic Spikes devem ser removidos com prioridade caso você queira mandar Azumarill ao campo, porquanto ele não consegue exercer muito bem sua função quando está afligido por poison. Isso fica ainda mais evidente porque é quase certeza que Ferrothorn e Toxapex tentarão colocar hazards quando estiverem presos por Azumarill, portanto eles precisam ser removidos caso Azumarill queira dar switch in depois. Azumarill é muito vulnerável a Electric-types, logo um bom check para eles, como Ferrothorn ou Choice Scarf Landorus-T, são ótimas escolhas de parceiros. Kyurem-B também é um problema para Azumarill, portanto tenha algo como Assault Vest Magearna, Mega Scizor ou Chansey para fazer check a ele. Certifique-se de ter na sua equipe boas switch-ins contra os adversários que você quer prender, o que será necessário no último turno de Perish Song. Por exemplo, se você planeja prender Celesteela, precisará pelo menos de algo que aguente bem Heavy Slam e Flamethrower. Fortes wallbreakers, como Mega Mawile, Mega Pinsir e Choice Band Tyranitar, conseguem facilmente pressionar Azumarill sem precisarem fazer setup, portanto tenha uma boa resposta para eles, como Landorus-T ou Hippowdon.



Outras Opções

Um set de Choice Band pode ser utilizado como wallbreaker, mas é ofuscado por Water-types mais ameaçadores, como Greninja e Calm Mind Keldeo. Assault Vest é uma opção que permite a Azumarill fazer check a special attackers proeminentes, como Ash-Greninja, Latios e Magearna, porém esse set diminui bastante a força dos ataques dele.


Checks e Counters

Resistências a Aqua Jet: Pokémon que aguentam um Aqua Jet +6, caso não estejam enfraquecidos, são ótimos checks. Eles também devem ser capazes de conseguir um OHKO em Azumarill, que estará com 50% do HP por conta de Belly Drum. Kartana, Mega Venusaur, Tapu Bulu, Kyurem-B e Latios são alguns exemplos.

Tapu Lele: Por conta de sua ability, Tapu Lele invoca Psychic Terrain, inutilizando Aqua Jet de Azumarill. Além disso, ela consegue facilmente derrotá-lo com Psychic, que recebe um aumento de poder do Terrain.

Atacantes Poderosos: A baixa Speed de Azumarill geralmente o obriga a tomar um golpe antes de atacar ou fazer setup, o que pode ser um problema especialmente contra ameaças mais rápidas, como Tapu Bulu, Magearna e Tapu Koko, ou contra Pokémon que conseguem lhe dar um OHKO direto, como Landorus-T com Z-Move e Mega Mawile.

Créditos

Escrito por Hilomilo e Albacore
Traduzido por Trafalgar Shambles
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por PK Gaming, DennisEG, Finchinator, Leo e GMars
 
Last edited:
adicionar ou corrigir remover (comentários)

Visão Geral

Azumarill é um sweeper decente no metagame de OU com a combinação de Belly Drum, Aqua Jet e sua ability Huge Power. Seu acesso a Knock Off lhe permite passar por Pokémon defensivos comuns, (adicionar vírgula) como Ferrothorn e Toxapex, (adicionar vírgula) quando com um boost de +6 em Attack. Sua tipagem Water / Fairy oferece STABs com uma ótima coverage e resistências úteis a moves Dragon-, Dark-, Fire- e Fighting-types, permitindo dando-lhe várias oportunidades de setup. Infelizmente, Azumarill sofre com uma vergonhosa falta de Speed que, apesar de seu adequado bulk natural, o deixa vulnerável a Pokémon mais rápidos e que resistem a Aqua Jet, (adicionar vírgula) como Kartana, Kyurem-B, Mega Venusaur e Tapu Bulu. A prevalência de Psychic Terrain também pode ser um problema para Azumarill, já que sua baixa Speed frequentemente forçará o uso de Aqua Jet.



[SET]
name: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Play Rough / Liquidation / Waterfall
move 4: Knock Off
item: Normalium Z / Sitrus Berry
ability: Huge Power
nature: Adamant
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe



Moves

Belly Drum é obrigatório para maximizar o já alto Attack de Azumarill's, tornando-o um atacante absurdo absurdamente poderoso. Aqua Jet é um move de prioridade extremamente poderoso quando Azumarill está +6, dando OHKO em Zapdos e Garchomp após Stealth Rock. Play Rough é o STAB mais forte de Azumarill, e quando +6 torna-o é capaz de acertar extremamente forte qualquer coisa que não o resista possua muita resistência, notavelmente dando OHKO em coisas como Tangrowht defensivo físico Tangrowth focado em Defense, Clefable e Tapu Fini, (adicionar vírgula) que são Pokémon conhecidos por sua resiliência. Liquidation ou Waterfall são opções substitutas de Play Rough para lidar melhor com Mega Scizor, embora Play Rough geralmente é seja mais usado por conta de sua coverage. Knock Off complementa bem a coverage de Azumarill's, dando OHKO em Ferrothorn e Toxapex após tomarem dano de Stealth Rock.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Attack junto a nature Adamant é importante por ser a maior fonte de poder de Azumarill. 252 EVs em Speed permitem-olhe ultrapassar ter uma fora de prioridade mais rápida que as de Mega Scizor defensive defensivo e Mega Mawile, ao mesmo tempo que o deixa mais rápido que outros Pokémon defensivos, (adicionar vírgula) como Clefable, Skarmory e Chansey. Normalium Z é mais comumente usado, uma vez que permite a Azumarill recuperar todo seu HP antes de usar Belly Drum, deixando-o com metade de seu HP. Sitrus Berry só deve ser usada se outro parceiro já está estiver segurando um Z-Crystal, funcionando melhor com Play Rough pelo fato de aumentar a utilidade defensiva de Azumarill quando lidando com Pokémon como Mega Charizard X e Zygarde. Huge Power é obrigatório obrigatória como ability pois dobra o Attack de Azumarill, garantindo-lhe maior presença ofensiva.



Dicas de Uso

Esse set visa um sweep no late-game sweep em situações onde Pokémon que resistem a Aqua Jet, (adicionar vírgula) como Mega Venusaur, Kyurem-B e Kartana, (adicionar vírgula) estão enfraquecidos ou foram eliminados. Tapu Lele é outra ameaça, já que o Psychic Terrain inutiliza Aqua Jet. Z-Belly Drum é uma ferramenta muito útil pelo fato de restaurar o HP de Azumarill em 100% antes do setup. Isso permite a Azumaril fazer setup frente a Pokémon como Zapdos defensivo defensive e Mega Alakazam, (adicionar vírgula) caso necessário.



Opções de Equipe

Mega Charizard X e Alolan Marowak são úteis, uma vez que fazem check em Electric- e Grass-types velozes que ameaçam Azumarill. Landorus-T, Jirachi e Garchomp podem ajudar Azumarill com Stealth Rock, permitindo-olhe derrotar dar KO em Pokemon como Ferrothorn e Skarmory. Skarmory e Toxapex são facilmente os melhores checks de Belly Drum Azumarill. Como resultado, Electric-types capazes de lidar com essas ameaças, como Zapdos, Tapu Koko e Magnezone, são ótimos parceiros. Wallbreakers poderosos, (adicionar vírgula) como Tapu Lele e Hoopa-U, (adicionar vírgula) conseguem ferir gravemente ameaças bulky, (adicionar vírgula) como Amoonguss e Toxapex, facilitando as coisas para Azumarill no late-game. Mega Alakazam, Mega Pinsir, Latios e Tornadus-T são exemplos de fortes Pokémon Psychic- e Flying-types capazes de dar conta de lidar com (se você falar "de dar conta" vai ver que soa como dedar; podemos evitar isso) ameaças Grass- e Poison-types que ameaçam Azumarill. Por fim, Healing Wish vindo de Jirachi, Latias ou Clefable é uma boa opção para quem quer usar Azumarill no early-game e trazê-lo de volta depois para tentar um sweep no late-game sweep.



[SET]
name: Perish Trap
move 1: Perish Song
move 2: Whirlpool
move 3: Protect
move 4: Toxic / Hidden Power Fire
item: Leftovers / Iapapa Berry
ability: Sap Sipper
nature: Calm
EVs: 252 HP / 228 SpD / 28 Spe



Moves


Perish Song permite a Azumarill remover permanentemente os oponentes e neutralizar setup sweepers, (adicionar vírgula) neutros forçando-os a sair de campo. Whirlpool é usado para prevenir impedir que o Pokémon adversário de trocar fazer switch, garantindo que Perish Song dê conta dele caso Azumarill consiga sobreviver até seu último turno. Whirlpool também causa dano residual, o que pode ser útil para enfraquecer Pokémon que forcem forçam Azumarill a sair de campo. Protect é essencial ao lado de Perish Song, uma vez que ajuda a gastar os turnos do move. Também é muito útil na recuperação de HP de para ganhar recovery extra de Leftovers ao mesmo tempo que acumula o dano causado por Whirlpool e Toxic. Além disso, Protect ajuda a fazer scout em usuários de Choice item, (adicionar vírgula) como Tapu Koko, Tapu Lele e Tornadus-T, assim como em Z-Moves, (adicionar vírgula) como Hydro Vortex de Greninja e Corkscrew Crash de Heatran. Toxic ajuda a debilitar Pokémon que consigam entrar na frente de conseguem dar switch in em Azumarill a fim de forçá-lo a sair de campo, como Tapu Koko e Kyurem-B, forçando-os a sair. Hidden Power Fire pode ser usado para garantir OHKO em Kartana, que consegue derrubar Azumarill com Smart Strike e dar causar um dano massivo em qualquer coisa que entre seja enviada ao campo no último turno de Perish Song. Rest pode ser usado para dar recuperação instantânea recovery instantâneo a Azumarill e curar alguma condição de status; porém, isso deixa Azumarill vulnerável até o turno em que ele acordar, onde provavelmente estará com o HP baixo novamente. Knock Off também é uma boa opção para atrapalhar coisas como Celesteela, (adicionar vírgula) além de poder remover Shed Shell de Skarmory, permitindo-olhe ficar preso em campo. Knock Off também pode remover itens ofensivos dos Pokémon que Azumarill está prendendo em campo, reduzindo o dano tomado pelos ataques do adversário. Porém Contudo (repetição), em termos de utilidade, geralmente é inferior a Toxic.



Detalhes do Set

28 EVs em Speed permitem a Azumarill ultrapassar Celesteela, conseguindo um Perish Song, Rest ou Knock Off em caso de emergência antes de ser acertado por Heavy Slam. O resto é colocado em HP e Special Defense para facilmente fazer switch in em Volcarona e Battle Bond Greninja, ameaças contra as quais Azumarill consegue fazer check graças à sua tipagem. Isso também ajuda contra Mega Charizard Y, Heatran e Blacephalon. Investimento em bulk physical físico pode ser usado para fazer switch in mais facilmente em Kartana, Mega Charizard X e Weavile. Porém, Azumarill já lida com o primeiro, especialmente com Hidden Power Fire, ao passo que os últimos não são muito comuns. Uma distribuição de 252 HP / 96 Def / 132 SpD / 28 Spe junto a nature Bold evita 2HKO de um Smart Strike de Kartana e 3HKO de um Heavy Slam de Celesteela, porém mas essa distribuição perde bastante special bulk, dificultando situações contra Greninja. Leftovers é o item mais escolhido, pois aumenta a longevidade de Azumarill, especialmente quando combinado com a Protect, e recuperação passiva recovery passivo é muito importante dada a falta de um move de recuperação recovery decente. Iapapa Berry pode ser usado usada para dar a Azumarill mais recuperação instantânea recovery instantâneo, permitindo-olhe lidar melhor com golpes mais fortes. Chesto Berry pode ser usada ao lado de Rest pelo mesmo motivo, com o adicional de recuperar curar status. Ambas opções são melhores para blefar um set ofensivo, (adicionar vírgula) pois, diferente de Leftovers, esses são itens mais discretos. Apesar disso, Leftovers continua sendo o melhor item para esse set. Azumarill precisa ficar em campo durante alguns turnos caso queira prender alguma coisa, o que geralmente faz Leftovers ser melhor, além de ter uma melhor sinergia com Protect. Sap Sipper é muito importante para esse set, uma vez que permite a Azumarill enfrentar Pokémon que utilizam coverage Grass-type para lidar com ele, como Kartana, Ferrothorn, Tapu Bulu e Tangrowth, (adicionar vírgula) além de. Também o proteger de Leech Seed de Celesteela.


Dicas de Uso

Azumarill consegue atrair e prender Pokémon defensivos e trabalhosos que são switch-ins (adicionar hífen) típicas, (adicionar vírgula) como Toxapex, Ferrothorn e Tangrowth. Assim Portanto, evite tomar dano residual para não revelar o set de Azumarill antes de prendê-los. Sempre clique use Whirlpool caso ache que o oponente irá mandar algo que possa ser preso. Qualquer outra coisa levará o alvo a sair imediatamente de campo para evitar ficar preso. Uma vez que um Pokémon ficar preso no por Whirlpool, use Perish Song imediatamente para colocá-lo sobre um contador(?), deixá-lo com os dias contados e use Protect no turno seguinte. Geralmente é uma boa ideia tentar usar outro Protect no próximo turno para evitar que Azumarill tome dano extra. Embora seja muito provável falhar, não há muito o que Azumarill possa fazer nessa situação, já que está enfrentando um Pokémon prestes a ser derrotado. Assim que o contador de Perish Song chegar no último turno, simplesmente troque faça switch para algo que resista bem ao último move do oponente. Se você não precisa prender nada, não hesite em mandar Azumarill contra Pokémon contra os quais ele facilmente faz check, como Greninja, Kartana e Tapu Bulu. Azumarill odeia receber condição de status e não aprecia perder seu item, portanto logo evite deixá-lo frente a Pokémon que geralmente carregam Toxic, Will-O-Wisp ou Knock Off. Porém, não tenha medo de fazer isso caso seja necessário prender algo problemático, (adicionar vírgula) como Toxapex, (adicionar vírgula) se Azumarill não será necessário no resto da partida. Entry hazards devem ser mantidos fora de campo antes de Azumarill fazer switch in entrar; Toxic Spikes são especialmente problemáticos. Azumarill não é exatamente bulky e não possui formas de recuperação recovery viáveis, então certifique-se de mantê-lo saudável ao no decorrer da partida, especialmente no caso de precisar prender algo.



Opções de Equipe

Azumarill funciona bem em equipes bulky offense que procuram uma forma de atrair Toxapex, Ferrothorn e Mega Venusaur. Por conta disso, Pokémon ofensivos que sofrem contra eles, como Battle Bond Greninja, Shift Gear Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko, são bons parceiros. Ele também se encaixa em equipes mais defensivas, que tendem a serem fracas a Kartana e Mega Charizard Y. Isso se prova ser verdade especialmente se você precisa de algo que consiga lidar com equipes adversárias mais defensivas, já que a capacidade de Azumarill de prender os adversários lhe permite-o lidar com walls que não possuem muitas formas de contra-atacar. Especificamente, equipes com usuários de hazard setters e phazers podem fazer um bom uso de Azumarill, visto que ele pode prender certos removedores de hazard e eliminar o último Pokémon adversário por meio de Perish Song, algo que Roar e Whirlwind não conseguem fazer. O apoio de Wish vindo de coisas como Unaware Clefable pode ser de grande ajuda para manter a longevidade de Azumarill; porém, ele pode ter alguns problemas para receber esse Wish uma vez que seu bulk, embora decente, não se destaca nos padrões de OU. Azumarill se desgasta facilmente, logo não deve ser sua única resposta para Pokémon como Greninja e Keldeo. Por isso, deve estar junto a Pokémon que consigam lidar com esses dois oponentes, como Tapu Bulu e Mega Venusaur. O auxílio de Heal Bell também é muito útil, já que pois Azumarill é muito vulnerável a status, principalmente em um set que carregue Rest. Certifique-se de ter algum removedor de hazards na sua equipe, uma vez porque Azumarill não aprecia ser enfraquecido por Spikes e Stealth Rock. Toxic Spikes devem ser removidos com prioridade caso você queira mandar Azumarill ao campo, já que porquanto ele não consegue exercer muito bem sua função quando está afligido por poison. Isso fica ainda mais evidente porque é quase certeza que Ferrothorn e Toxapex tentarão colocar hazards quando estiverem presos por Azumarill, portanto eles precisam ser removidos de campo caso ele Azumarill queira voltar dar switch in depois. Azumarill é muito vulnerável a Electric-types, logo um bom check para eles, (adicionar vírgula) como Ferrothorn ou Choice Scarf Landorus-T, (adicionar vírgula) são ótimas escolhas de parceiros. Kyurem-B também é um problema para Azumarill, portanto tenha algo como Assault Vest Magearna, Mega Scizor ou Chansey para fazer check a ele. Certifique-se de ter na sua equipe boas switch-ins (adicionar hífen) contra os adversários que você quer prender, o que será necessário no último turno de Perish Song. Por exemplo, se você planeja prender Celesteela, precisará pelo menos de algo que resista a Heavy Slam e Flamethrower. Fortes wallbreakers, (adicionar vírgula) como Mega Mawile, Mega Pinsir e Choice Band Tyranitar, (adicionar vírgula) conseguem facilmente derrotar pressionar Azumarill sem precisarem fazer setup, portanto tenha uma boa resposta para eles, como Landorus-T ou Hippowdon.



Outras Opções

Um set de Choice Band pode ser utilizado como wallbreaker, mas é superado ofuscado por Water-types mais ameaçadores, (adicionar vírgula) como Greninja e Calm Mind Keldeo. Assault Vest é uma opção que permite a Azumarill fazer check a special attackers proeminentes, (adicionar vírgula) como Ash-Greninja, Mega Latios e Magearna, porém esse set diminui bastante a força dos ataques dele Azumarill.


Checks e Counters

Resistências a Aqua Jet: Pokémon que aguentam um Aqua Jet +6, caso não estejam enfraquecidos, são ótimos checks. Eles também devem ser capazes de dar conseguir um OHKO em Azumarill, que estará com 50% do HP por conta de Belly Drum. Kartana, Mega Venusaur, Tapu Bulu, Kyurem-B e Latios são alguns exemplos.

Tapu Lele: Por conta de sua ability, Tapu Lele invoca o Psychic Terrain, inutilizando o Aqua Jet de Azumarill. Além disso, ela consegue facilmente derrotá-lo com Psychic, que recebe um aumento de poder do terreno Terrain.

Atacantes Poderosos: A baixa Speed de Azumarill geralmente o obriga a tomar um golpe antes de atacar ou fazer setup, o que pode ser um problema especialmente contra ameaças mais rápidas, (adicionar vírgula) como Tapu Bulu, Magearna e Tapu Koko, ou contra Pokémon que conseguem lhe dar um OHKO direto, como Landorus-T com Z-Move e Mega Mawile.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentário)

Visão Geral

Azumarill é um sweeper decente no metagame de OU com a combinação de Belly Drum, Aqua Jet e sua ability Huge Power. Seu acesso a Knock Off lhe(Adicionar espaço)permite passar por Pokémon defensivos comuns, como Ferrothorn e Toxapex, quando com um boost de +6 em Attack. Sua tipagem Water / Fairy oferece STABs com uma ótima coverage e resistências úteis a moves Dragon-, Dark-, Fire- e Fighting-types, dando-lhe várias oportunidades de setup. Infelizmente, Azumarill sofre com uma vergonhosa falta de Speed que, apesar de seu adequado bulk natural, o deixa vulnerável a Pokémon mais rápidos e que resistem a Aqua Jet, como Kartana, Kyurem-B, Mega Venusaur e Tapu Bulu. A prevalência de Psychic Terrain também pode ser um problema para Azumarill, já que sua baixa Speed frequentemente forçará o uso de Aqua Jet.



[SET]
name: Belly Drum
move 1: Belly Drum
move 2: Aqua Jet
move 3: Play Rough / Liquidation / Waterfall
move 4: Knock Off
item: Normalium Z / Sitrus Berry
ability: Huge Power
nature: Adamant
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe



Moves

Belly Drum é obrigatório para maximizar o já alto Attack de Azumarill, tornando-o um atacante absurdamente poderoso. Aqua Jet é um move de prioridade extremamente poderoso quando Azumarill está com +6, dando OHKO em Zapdos e Garchomp após Stealth Rock. Play Rough é o STAB mais forte de Azumarill, e quando com +6 é capaz de acertar extremamente forte qualquer coisa que não o resista, notavelmente dando OHKO em coisas como Tangrowth focado em Defense, Clefable e Tapu Fini, que são Pokémon conhecidos por sua resiliência. Liquidation ou Waterfall são opções substitutas de Play Rough para lidar melhor com Mega Scizor, embora Play Rough geralmente é mais usado por conta de sua coverage. Knock Off complementa bem a coverage de Azumarill, dando OHKO em Ferrothorn e Toxapex Toxapex e Ferrothorn (Tenta sempre manter a ordem dos Pokémon sempre igual ao do original, já que eles costumam ser classificados por relevância) após tomarem dano de Stealth Rock.



Detalhes do Set

O investimento máximo em Attack junto a nature Adamant é importante por ser a maior fonte de (Essa parte nem faz tanto sentido porque a maior fonte de poder de Azumarill é a ability, não o investimento) dar o maior poder de possível para Azumarill. 252 EVs em Speed permitem-lhe ter uma forma de prioridade mais rápida que as de Mega Scizor defensivo e Mega Mawile, ao mesmo tempo que o deixa mais rápido que outros Pokémon defensivos, como Clefable, Skarmory e Chansey. Normalium Z é mais comumente usado o item preferível, uma vez que permite a Azumarill recuperar todo seu HP antes de usar Belly Drum, deixando-o com metade de seu HP. Sitrus Berry só deve ser usada se outro parceiro já estiver segurando um Z-Crystal, funcionando melhor com Play Rough pelo fato de aumentar a utilidade defensiva de Azumarill quando lidando com Pokémon como Mega Charizard X e Zygarde. Huge Power é obrigatória como ability pois dobra o Attack de Azumarill, garantindo-lhe maior presença ofensiva.



Dicas de Uso

Esse set visa um sweep no late-game em situações onde Pokémon que resistem a Aqua Jet, como Mega Venusaur, Kyurem-B e Kartana, estão enfraquecidos ou foram eliminados. Tapu Lele é outra ameaça, já que Psychic Terrain inutiliza Aqua Jet. Z-Belly Drum é uma ferramenta muito útil pelo fato de restaurar o HP de Azumarill em 100% antes do setup. Isso permite a Azumaril fazer setup frente a Pokémon como Zapdos defensivo e Mega Alakazam, caso necessário.



Opções de Equipe

Mega Charizard X e Alolan Marowak são parceiros úteis, uma vez que fazem check em Electric- e Grass-types velozes que ameaçam Azumarill. Landorus-T, Jirachi e Garchomp podem ajudar Azumarill com Stealth Rock, permitindo-lhe ajudando a (Azumarill consegue dar OHKO em Ferrothorn mesmo sem Rocks, elas são só pra garantir mesmo) derrotar Pokémon como Ferrothorn e Skarmory. Skarmory e Toxapex são facilmente os melhores checks de Belly Drum Azumarill. Como resultado, Electric-types capazes de lidar com essas ameaças, como Zapdos, Tapu Koko e Magnezone, são ótimos parceiros. Wallbreakers poderosos, como Tapu Lele e Hoopa-U, conseguem ferir gravemente ameaças bulky, como Amoonguss e Toxapex, facilitando as coisas para Azumarill no late-game. Mega Alakazam, Mega Pinsir, Latios e Tornadus-T são exemplos de fortes Pokémon Psychic- e Flying-types capazes de lidar com ameaças Grass- e Poison-types que ameaçam Azumarill. Por fim, Healing Wish vindo de Jirachi, Latias ou Clefable é uma boa opção para quem quer usar Azumarill no early-game e trazê-lo de volta depois para tentar um sweep late-game.



[SET]
name: Perish Trap
move 1: Perish Song
move 2: Whirlpool
move 3: Protect
move 4: Toxic / Hidden Power Fire
item: Leftovers / Iapapa Berry
ability: Sap Sipper
nature: Calm
EVs: 252 HP / 228 SpD / 28 Spe



Moves

Perish Song permite a Azumarill remover permanentemente os oponentes e neutralizar setup sweepers, forçando-os a sair de campo. Whirlpool é usado para impedir que o Pokémon adversário fazer switch, garantindo que Perish Song dê conta dele caso Azumarill consiga sobreviver até seu último turno. Whirlpool também causa dano residual, o que pode ser útil para enfraquecer Pokémon que forçam Azumarill a sair de campo. Protect é essencial ao lado de Perish Song, uma vez que ajuda a gastar os turnos do move. Também é muito útil para ganhar recovery extra de Leftovers ao mesmo tempo que acumula o dano causado por Whirlpool e Toxic. Além disso, Protect ajuda a fazer scout em usuários de Choice item, como Tapu Koko, Tapu Lele e Tornadus-T Landorus-T, assim como em Z-Moves, como Hydro Vortex de Greninja e Corkscrew Crash de Heatran. Toxic ajuda a debilitar Pokémon que conseguem dar switch in em Azumarill a fim de forçá-lo a sair de campo, como Tapu Koko e Kyurem-B. Hidden Power Fire pode ser usado para garantir OHKO em Kartana, que consegue derrubar Azumarill com Smart Strike e causar um dano massivo em qualquer coisa que seja enviada ao campo no último turno de Perish Song. Rest pode ser usado para dar recovery instantâneo a Azumarill e curar alguma condição de status; porém, isso deixa Azumarill vulnerável até o turno em que ele acordar, onde provavelmente estará com o HP baixo novamente. Knock Off também é uma boa opção para atrapalhar coisas como Celesteela, além de poder remover Shed Shell de Skarmory, permitindo-lhe ficar preso em campo. Knock Off também pode remover itens ofensivos dos Pokémon que Azumarill está prendendo em campo, reduzindo o dano tomado pelos ataques do adversário. Contudo, em termos de utilidade, geralmente é inferior a Toxic.



Detalhes do Set

28 EVs em Speed permitem a Azumarill ultrapassar Celesteela, conseguindo um Perish Song, Rest ou Knock Off em caso de emergência antes de ser acertado por Heavy Slam. O resto é colocado em HP e Special Defense para facilmente fazer switch in em Volcarona e Battle Bond Greninja, ameaças contra as quais Azumarill consegue fazer check graças à sua tipagem. Isso também ajuda contra Mega Charizard Y, Heatran e Blacephalon. Investimento em bulk physical pode ser usado para fazer switch in mais facilmente em Kartana, Mega Charizard X e Weavile. Porém, Azumarill já lida com o primeiro, especialmente com Hidden Power Fire, ao passo que os últimos não são muito comuns. Uma distribuição de 252 HP / 96 Def / 132 SpD / 28 Spe junto a nature Bold evita 2HKO de Smart Strike de Kartana e 3HKO de Heavy Slam de Celesteela, mas essa distribuição perde bastante special bulk, dificultando situações contra Greninja. Leftovers é o item mais escolhido, pois aumenta a longevidade de Azumarill, especialmente quando combinado a Protect, e recovery passivo é muito importante dada a falta de um move de recovery decente. Iapapa Berry pode ser usada para dar a Azumarill mais recovery instantâneo, permitindo-lhe lidar melhor com golpes mais fortes. Chesto Berry pode ser usada ao lado de Rest pelo mesmo motivo, com o adicional de curar status. Ambas opções são melhores para blefar um set ofensivo, pois, diferente de Leftovers, esses são itens mais discretos. Apesar disso, Leftovers continua sendo o melhor item para esse set. Azumarill precisa ficar em campo durante alguns turnos caso queira prender alguma coisa, o que geralmente faz Leftovers ser melhor, além de ter uma melhor sinergia com Protect. Sap Sipper é muito importante para esse set, uma vez que permite a Azumarill enfrentar Pokémon que utilizam coverage Grass-type para lidar com ele, como Kartana, Ferrothorn, Tapu Bulu e Tangrowth, além de o proteger de Leech Seed de Celesteela.


Dicas de Uso

Azumarill consegue atrair e prender Pokémon defensivos e trabalhosos que são switch-ins típicas, como Toxapex, Ferrothorn e Tangrowth. Portanto, evite tomar dano residual para não revelar o set de Azumarill antes de prendê-los. Sempre use Whirlpool caso ache que o oponente irá mandar algo que possa ser preso. Qualquer outra coisa levará o alvo a sair imediatamente de campo para evitar ficar preso. Uma vez que um Pokémon ficar preso por Whirlpool, use Perish Song imediatamente para deixá-lo com os dias contados e use Protect no turno seguinte. Geralmente é uma boa ideia tentar usar outro Protect no próximo turno para evitar que Azumarill tome dano extra. Embora seja muito provável falhar, não há muito o que Azumarill possa fazer nessa situação, já que está enfrentando um Pokémon prestes a ser derrotado. Assim que o contador de Perish Song chegar no último turno, simplesmente faça switch para algo que resista bem ao último move do oponente. Se você não precisa prender nada, não hesite em mandar Azumarill contra Pokémon contra os quais ele facilmente faz check, como Greninja, Kartana e Tapu Bulu. Azumarill odeia receber condição de status e não aprecia perder seu item, logo evite deixá-lo frente a Pokémon que geralmente carregam Toxic, Will-O-Wisp ou Knock Off. Porém, não tenha medo de fazer isso caso seja necessário prender algo problemático, como Toxapex, se Azumarill não será necessário no resto da partida. Entry hazards devem ser mantidos fora de campo antes de Azumarill fazer switch in; Toxic Spikes são especialmente problemáticos. Azumarill não é exatamente bulky e não possui formas de recovery viáveis, então certifique-se de mantê-lo saudável no decorrer da partida, especialmente no caso de precisar prender algo.



Opções de Equipe

Azumarill funciona bem em equipes bulky offense que procuram uma forma de atrair Toxapex, Ferrothorn e Mega Venusaur. Por conta disso, Pokémon ofensivos que sofrem contra eles, como Battle Bond Greninja, Shift Gear Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko, são bons parceiros. Ele também se encaixa em equipes mais defensivas, que as quais tendem a serem fracas a Kartana e Mega Charizard Y. Isso se prova ser verdade especialmente se você precisa de algo que consiga lidar com equipes adversárias mais defensivas, já que a capacidade de Azumarill de prender os adversários lhe permite lidar com walls que não possuem muitas formas de contra-atacar. Especificamente, equipes com usuários de que dependem de acúmulo de hazards hazard e phazers (hazards aparacem em todos os times e phazer aparecem em vários mais defensivos, enquanto hazard stacking é um playstyle mais focado, por isso fiz essa diferenciação) podem fazer um bom uso de Azumarill, visto que ele pode prender certos removedores de hazard e eliminar o último Pokémon adversário por meio de Perish Song, algo que Roar e Whirlwind não conseguem fazer. O apoio de Wish vindo de coisas como Unaware Clefable pode ser de grande ajuda para manter a longevidade de Azumarill; porém, ele pode ter alguns problemas para receber esse Wish uma vez que seu bulk, embora decente, não se destaca nos padrões de OU. Azumarill se desgasta facilmente, logo não deve ser sua única resposta para Pokémon como Greninja e Keldeo. Por isso, deve estar junto a Pokémon que consigam lidar com esses dois oponentes, como Tapu Bulu e Mega Venusaur. O auxílio de Heal Bell também é muito útil, pois Azumarill é muito vulnerável a status, principalmente em um set que carregue Rest. Certifique-se de ter algum removedor de hazards na sua equipe, porque Azumarill não aprecia ser enfraquecido por Spikes e Stealth Rock. Toxic Spikes devem ser removidos com prioridade caso você queira mandar Azumarill ao campo, porquanto ele não consegue exercer muito bem sua função quando está afligido por poison. Isso fica ainda mais evidente porque é quase certeza que Ferrothorn e Toxapex tentarão colocar hazards quando estiverem presos por Azumarill, portanto eles precisam ser removidos caso Azumarill queira dar switch in depois. Azumarill é muito vulnerável a Electric-types, logo um bom check para eles, como Ferrothorn ou Choice Scarf Landorus-T, são ótimas escolhas de parceiros. Kyurem-B também é um problema para Azumarill, portanto tenha algo como Assault Vest Magearna, Mega Scizor ou Chansey para fazer check a ele. Certifique-se de ter na sua equipe boas switch-ins contra os adversários que você quer prender, o que será necessário no último turno de Perish Song. Por exemplo, se você planeja prender Celesteela, precisará pelo menos de algo que resista a aguente bem (só pra evitar ambiguidade, já que muita coisa aguenta bem Flamethrower mesmo levando dano neutro) Heavy Slam e Flamethrower. Fortes wallbreakers, como Mega Mawile, Mega Pinsir e Choice Band Tyranitar, conseguem facilmente pressionar Azumarill sem precisarem fazer setup, portanto tenha uma boa resposta para eles, como Landorus-T ou Hippowdon.



Outras Opções

Um set de Choice Band pode ser utilizado como wallbreaker, mas é ofuscado por Water-types mais ameaçadores, como Greninja e Calm Mind Keldeo. Assault Vest é uma opção que permite a Azumarill fazer check a special attackers proeminentes, como Ash-Greninja, Latios e Magearna, porém esse set diminui bastante a força dos ataques dele.


Checks e Counters

Resistências a Aqua Jet: Pokémon que aguentam um Aqua Jet +6, caso não estejam enfraquecidos, são ótimos checks. Eles também devem ser capazes de conseguir um OHKO em Azumarill, que estará com 50% do HP por conta de Belly Drum. Kartana, Mega Venusaur, Tapu Bulu, Kyurem-B e Latios são alguns exemplos.

Tapu Lele: Por conta de sua ability, Tapu Lele invoca Psychic Terrain, inutilizando Aqua Jet de Azumarill. Além disso, ela consegue facilmente derrotá-lo com Psychic, que recebe um aumento de poder do Terrain.

Atacantes Poderosos: A baixa Speed de Azumarill geralmente o obriga a tomar um golpe antes de atacar ou fazer setup, o que pode ser um problema especialmente contra ameaças mais rápidas, como Tapu Bulu, Magearna e Tapu Koko, ou contra Pokémon que conseguem lhe dar um OHKO direto, como Landorus-T com Z-Move e Mega Mawile.

Créditos

Escrito por Hilomilo e Albacore
Traduzido por Trafalgar Shambles
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por PK Gaming, DennisEG, Finchinator, Leo e GMars
 
HTML:
[title]
Azumarill

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Azumarill &eacute; um sweeper decente no metagame de OU com a combina&ccedil;&atilde;o de Belly Drum, Aqua Jet e sua ability Huge Power. Seu acesso a Knock Off lhe permite passar por Pok&eacute;mon defensivos comuns, como Ferrothorn e Toxapex, quando com um boost de +6 em Attack. Sua tipagem Water / Fairy oferece STABs com uma &oacute;tima coverage e resist&ecirc;ncias &uacute;teis a moves Dragon-, Dark-, Fire- e Fighting-type, dando-lhe v&aacute;rias oportunidades de setup. Infelizmente, Azumarill sofre com uma vergonhosa falta de Speed que, apesar de seu adequado bulk natural, o deixa vulner&aacute;vel a Pok&eacute;mon mais r&aacute;pidos e que resistem a Aqua Jet, como Kartana, Kyurem-B, Mega Venusaur e Tapu Bulu. A preval&ecirc;ncia de Psychic Terrain tamb&eacute;m pode ser um problema para Azumarill, j&aacute; que sua baixa Speed frequentemente for&ccedil;ar&aacute; o uso de Aqua Jet.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Belly Drum</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Belly Drum</span></td><td>Item: <span class="item-name">Normalium Z</span> / <span class="item-name">Sitrus Berry</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Aqua Jet</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Huge Power</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Play Rough</span> / <span class="move-name">Liquidation</span> / <span class="move-name">Waterfall</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Knock Off</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 HP / 252 Atk / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Belly Drum &eacute; obrigat&oacute;rio para maximizar o j&aacute; alto Attack de Azumarill, tornando-o um atacante absurdamente poderoso. Aqua Jet &eacute; um move de prioridade extremamente poderoso quando Azumarill est&aacute; com +6, dando OHKO em Zapdos e Garchomp ap&oacute;s Stealth Rock. Play Rough &eacute; o STAB mais forte de Azumarill, e com +6 &eacute; capaz de acertar extremamente forte qualquer coisa que n&atilde;o o resista, notavelmente dando OHKO em coisas como Tangrowth focado em Defense, Clefable e Tapu Fini, que s&atilde;o Pok&eacute;mon conhecidos por sua resili&ecirc;ncia. Liquidation ou Waterfall s&atilde;o op&ccedil;&otilde;es substitutas de Play Rough para lidar melhor com Mega Scizor, embora Play Rough geralmente &eacute; mais usado por conta de sua coverage. Knock Off complementa bem a coverage de Azumarill, dando OHKO em Toxapex e Ferrothorn ap&oacute;s tomarem dano de Stealth Rock.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O investimento m&aacute;ximo em Attack junto a nature Adamant &eacute; importante por dar maior poder poss&iacute;vel para Azumarill. 252 EVs em Speed permitem-lhe ter uma forma de prioridade mais r&aacute;pida que as de Mega Scizor defensivo e Mega Mawile, ao mesmo tempo que o deixa mais r&aacute;pido que outros Pok&eacute;mon defensivos, como Clefable, Skarmory e Chansey. Normalium Z &eacute; o item prefer&iacute;vel, uma vez que permite a Azumarill recuperar todo seu HP antes de usar Belly Drum, deixando-o com metade de seu HP. Sitrus Berry s&oacute; deve ser usada se outro parceiro j&aacute; estiver segurando um Z-Crystal, funcionando melhor com Play Rough pelo fato de aumentar a utilidade defensiva de Azumarill quando lidando com Pok&eacute;mon como Mega Charizard X e Zygarde. Huge Power &eacute; obrigat&oacute;ria como ability pois dobra o Attack de Azumarill, garantindo-lhe maior presen&ccedil;a ofensiva.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set visa um sweep no late-game em situa&ccedil;&otilde;es onde Pok&eacute;mon que resistem a Aqua Jet, como Mega Venusaur, Kyurem-B e Kartana, est&atilde;o enfraquecidos ou foram eliminados. Tapu Lele &eacute; outra amea&ccedil;a, j&aacute; que Psychic Terrain inutiliza Aqua Jet. Z-Belly Drum &eacute; uma ferramenta muito &uacute;til pelo fato de restaurar o HP de Azumarill em 100% antes do setup. Isso permite a Azumaril fazer setup frente a Pok&eacute;mon como Zapdos defensivo e Mega Alakazam, caso necess&aacute;rio.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Mega Charizard X e Alolan Marowak s&atilde;o parceiros &uacute;teis, uma vez que fazem check em Electric- e Grass-types velozes que amea&ccedil;am Azumarill. Landorus-T, Jirachi e Garchomp podem ajudar Azumarill com Stealth Rock, ajudando a derrotar Pok&eacute;mon como Ferrothorn e Skarmory. Skarmory e Toxapex s&atilde;o facilmente os melhores checks de Belly Drum Azumarill. Como resultado, Electric-types capazes de lidar com essas amea&ccedil;as, como Zapdos, Tapu Koko e Magnezone, s&atilde;o &oacute;timos parceiros. Wallbreakers poderosos, como Tapu Lele e Hoopa-U, conseguem ferir gravemente amea&ccedil;as bulky, como Amoonguss e Toxapex, facilitando as coisas para Azumarill no late-game. Mega Alakazam, Mega Pinsir, Latios e Tornadus-T s&atilde;o exemplos de fortes Pok&eacute;mon Psychic- e Flying-type capazes de lidar com amea&ccedil;as Grass- e Poison-types que amea&ccedil;am Azumarill. Por fim, Healing Wish vindo de Jirachi, Latias ou Clefable &eacute; uma boa op&ccedil;&atilde;o para quem quer usar Azumarill no early-game e traz&ecirc;-lo de volta depois para tentar um sweep late-game.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Perish Trap</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Perish Song</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span> / <span class="item-name">Iapapa Berry</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Whirlpool</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Sap Sipper</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Protect</span></td><td>Nature: <span class="nature">Calm</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Toxic</span> / <span class="move-name">Hidden Power Fire</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 228 SpD / 28 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Perish Song permite a Azumarill remover permanentemente os oponentes e neutralizar setup sweepers, for&ccedil;ando-os a sair de campo. Whirlpool &eacute; usado para impedir que o Pok&eacute;mon advers&aacute;rio fazer switch, garantindo que Perish Song d&ecirc; conta dele caso Azumarill consiga sobreviver at&eacute; seu &uacute;ltimo turno. Whirlpool tamb&eacute;m causa dano residual, o que pode ser &uacute;til para enfraquecer Pok&eacute;mon que for&ccedil;am Azumarill a sair de campo. Protect &eacute; essencial ao lado de Perish Song, uma vez que ajuda a gastar os turnos do move. Tamb&eacute;m &eacute; muito &uacute;til para ganhar recovery extra de Leftovers ao mesmo tempo que acumula o dano causado por Whirlpool e Toxic. Al&eacute;m disso, Protect ajuda a fazer scout em usu&aacute;rios de Choice item, como Tapu Koko, Tapu Lele e Landorus-T, assim como em Z-Moves, como Hydro Vortex de Greninja e Corkscrew Crash de Heatran. Toxic ajuda a debilitar Pok&eacute;mon que conseguem dar switch in em Azumarill a fim de for&ccedil;&aacute;-lo a sair de campo, como Tapu Koko e Kyurem-B. Hidden Power Fire pode ser usado para garantir OHKO em Kartana, que consegue derrubar Azumarill com Smart Strike e causar um dano massivo em qualquer coisa que seja enviada ao campo no &uacute;ltimo turno de Perish Song. Rest pode ser usado para dar recovery instant&acirc;neo a Azumarill e curar alguma condi&ccedil;&atilde;o de status; por&eacute;m, isso deixa Azumarill vulner&aacute;vel at&eacute; o turno em que ele acordar, onde provavelmente estar&aacute; com o HP baixo novamente. Knock Off tamb&eacute;m &eacute; uma boa op&ccedil;&atilde;o para atrapalhar coisas como Celesteela, al&eacute;m de poder remover Shed Shell de Skarmory, permitindo-lhe ficar preso em campo. Knock Off tamb&eacute;m pode remover itens ofensivos dos Pok&eacute;mon que Azumarill est&aacute; prendendo em campo, reduzindo o dano tomado pelos ataques do advers&aacute;rio. Contudo, em termos de utilidade, geralmente &eacute; inferior a Toxic.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>28 EVs em Speed permitem a Azumarill ultrapassar Celesteela, conseguindo um Perish Song, Rest ou Knock Off em caso de emerg&ecirc;ncia antes de ser acertado por Heavy Slam. O resto &eacute; colocado em HP e Special Defense para facilmente fazer switch in em Volcarona e Battle Bond Greninja, amea&ccedil;as contra as quais Azumarill consegue fazer check gra&ccedil;as &agrave; sua tipagem. Isso tamb&eacute;m ajuda contra Mega Charizard Y, Heatran e Blacephalon. Investimento em bulk physical pode ser usado para fazer switch in mais facilmente em Kartana, Mega Charizard X e Weavile. Por&eacute;m, Azumarill j&aacute; lida com o primeiro, especialmente com Hidden Power Fire, ao passo que os &uacute;ltimos n&atilde;o s&atilde;o muito comuns. Uma distribui&ccedil;&atilde;o de 252 HP / 96 Def / 132 SpD / 28 Spe junto a nature Bold evita 2HKO de Smart Strike de Kartana e 3HKO de Heavy Slam de Celesteela, mas essa distribui&ccedil;&atilde;o perde bastante special bulk, dificultando situa&ccedil;&otilde;es contra Greninja. Leftovers &eacute; o item mais escolhido, pois aumenta a longevidade de Azumarill, especialmente quando combinado a Protect, e recovery passivo &eacute; muito importante dada a falta de um move de recovery decente. Iapapa Berry pode ser usada para dar a Azumarill mais recovery instant&acirc;neo, permitindo-lhe lidar melhor com golpes mais fortes. Chesto Berry pode ser usada ao lado de Rest pelo mesmo motivo, com o adicional de curar status. Ambas op&ccedil;&otilde;es s&atilde;o melhores para blefar um set ofensivo, pois, diferente de Leftovers, esses s&atilde;o itens mais discretos. Apesar disso, Leftovers continua sendo o melhor item para esse set. Azumarill precisa ficar em campo durante alguns turnos caso queira prender alguma coisa, o que geralmente faz Leftovers ser melhor, al&eacute;m de ter uma melhor sinergia com Protect. Sap Sipper &eacute; muito importante para esse set, uma vez que permite a Azumarill enfrentar Pok&eacute;mon que utilizam coverage Grass-type para lidar com ele, como Kartana, Ferrothorn, Tapu Bulu e Tangrowth, al&eacute;m de o proteger de Leech Seed de Celesteela.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Azumarill consegue atrair e prender Pok&eacute;mon defensivos e trabalhosos que s&atilde;o switch-ins t&iacute;picas, como Toxapex, Ferrothorn e Tangrowth. Portanto, evite tomar dano residual para n&atilde;o revelar o set de Azumarill antes de prend&ecirc;-los. Sempre use Whirlpool caso ache que o oponente ir&aacute; mandar algo que possa ser preso. Qualquer outra coisa levar&aacute; o alvo a sair imediatamente de campo para evitar ficar preso. Uma vez que um Pok&eacute;mon ficar preso por Whirlpool, use Perish Song imediatamente para deix&aacute;-lo com os dias contados e use Protect no turno seguinte. Geralmente &eacute; uma boa ideia tentar usar outro Protect no pr&oacute;ximo turno para evitar que Azumarill tome dano extra. Embora seja muito prov&aacute;vel falhar, n&atilde;o h&aacute; muito o que Azumarill possa fazer nessa situa&ccedil;&atilde;o, j&aacute; que est&aacute; enfrentando um Pok&eacute;mon prestes a ser derrotado. Assim que o contador de Perish Song chegar no &uacute;ltimo turno, simplesmente fa&ccedil;a switch para algo que resista bem ao &uacute;ltimo move do oponente. Se voc&ecirc; n&atilde;o precisa prender nada, n&atilde;o hesite em mandar Azumarill contra Pok&eacute;mon contra os quais ele facilmente faz check, como Greninja, Kartana e Tapu Bulu. Azumarill odeia receber condi&ccedil;&atilde;o de status e n&atilde;o aprecia perder seu item, logo evite deix&aacute;-lo frente a Pok&eacute;mon que geralmente carregam Toxic, Will-O-Wisp ou Knock Off. Por&eacute;m, n&atilde;o tenha medo de fazer isso caso seja necess&aacute;rio prender algo problem&aacute;tico, como Toxapex, se Azumarill n&atilde;o ser&aacute; necess&aacute;rio no resto da partida. Entry hazards devem ser mantidos fora de campo antes de Azumarill fazer switch in; Toxic Spikes s&atilde;o especialmente problem&aacute;ticos. Azumarill n&atilde;o &eacute; exatamente bulky e n&atilde;o possui formas de recovery vi&aacute;veis, ent&atilde;o certifique-se de mant&ecirc;-lo saud&aacute;vel no decorrer da partida, especialmente no caso de precisar prender algo.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Azumarill funciona bem em equipes bulky offense que procuram uma forma de atrair Toxapex, Ferrothorn e Mega Venusaur. Por conta disso, Pok&eacute;mon ofensivos que sofrem contra eles, como Battle Bond Greninja, Shift Gear Magearna, Mega Mawile e Tapu Koko, s&atilde;o bons parceiros. Ele tamb&eacute;m se encaixa em equipes mais defensivas, as quais tendem a serem fracas a Kartana e Mega Charizard Y. Isso se prova ser verdade especialmente se voc&ecirc; precisa de algo que consiga lidar com equipes advers&aacute;rias mais defensivas, j&aacute; que a capacidade de Azumarill de prender os advers&aacute;rios lhe permite lidar com walls que n&atilde;o possuem muitas formas de contra-atacar. Especificamente, equipes que dependem do ac&uacute;mulo de hazards phazers podem fazer um bom uso de Azumarill, visto que ele pode prender certos removedores de hazard e eliminar o &uacute;ltimo Pok&eacute;mon advers&aacute;rio por meio de Perish Song, algo que Roar e Whirlwind n&atilde;o conseguem fazer. O apoio de Wish vindo de coisas como Unaware Clefable pode ser de grande ajuda para manter a longevidade de Azumarill; por&eacute;m, ele pode ter alguns problemas para receber esse Wish uma vez que seu bulk, embora decente, n&atilde;o se destaca nos padr&otilde;es de OU. Azumarill se desgasta facilmente, logo n&atilde;o deve ser sua &uacute;nica resposta para Pok&eacute;mon como Greninja e Keldeo. Por isso, deve estar junto a Pok&eacute;mon que consigam lidar com esses dois oponentes, como Tapu Bulu e Mega Venusaur. O aux&iacute;lio de Heal Bell tamb&eacute;m &eacute; muito &uacute;til, pois Azumarill &eacute; muito vulner&aacute;vel a status, principalmente em um set que carregue Rest. Certifique-se de ter algum removedor de hazards na sua equipe, porque Azumarill n&atilde;o aprecia ser enfraquecido por Spikes e Stealth Rock. Toxic Spikes devem ser removidos com prioridade caso voc&ecirc; queira mandar Azumarill ao campo, porquanto ele n&atilde;o consegue exercer muito bem sua fun&ccedil;&atilde;o quando est&aacute; afligido por poison. Isso fica ainda mais evidente porque &eacute; quase certeza que Ferrothorn e Toxapex tentar&atilde;o colocar hazards quando estiverem presos por Azumarill, portanto eles precisam ser removidos caso Azumarill queira dar switch in depois. Azumarill &eacute; muito vulner&aacute;vel a Electric-types, logo um bom check para eles, como Ferrothorn ou Choice Scarf Landorus-T, s&atilde;o &oacute;timas escolhas de parceiros. Kyurem-B tamb&eacute;m &eacute; um problema para Azumarill, portanto tenha algo como Assault Vest Magearna, Mega Scizor ou Chansey para fazer check a ele. Certifique-se de ter na sua equipe boas switch-ins contra os advers&aacute;rios que voc&ecirc; quer prender, o que ser&aacute; necess&aacute;rio no &uacute;ltimo turno de Perish Song. Por exemplo, se voc&ecirc; planeja prender Celesteela, precisar&aacute; pelo menos de algo que aguente bem Heavy Slam e Flamethrower. Fortes wallbreakers, como Mega Mawile, Mega Pinsir e Choice Band Tyranitar, conseguem facilmente pressionar Azumarill sem precisarem fazer setup, portanto tenha uma boa resposta para eles, como Landorus-T ou Hippowdon.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set de Choice Band pode ser utilizado como wallbreaker, mas &eacute; ofuscado por Water-types mais amea&ccedil;adores, como Greninja e Calm Mind Keldeo. Assault Vest &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o que permite a Azumarill fazer check a special attackers proeminentes, como Ash-Greninja, Latios e Magearna, por&eacute;m esse set diminui bastante a for&ccedil;a dos ataques dele.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Resist&ecirc;ncias a Aqua Jet</strong>: Pok&eacute;mon que aguentam um Aqua Jet +6, caso n&atilde;o estejam enfraquecidos, s&atilde;o &oacute;timos checks. Eles tamb&eacute;m devem ser capazes de conseguir um OHKO em Azumarill, que estar&aacute; com 50% do HP por conta de Belly Drum. Kartana, Mega Venusaur, Tapu Bulu, Kyurem-B e Latios s&atilde;o alguns exemplos.</li>
   <li><strong>Tapu Lele</strong>: Por conta de sua ability, Tapu Lele invoca Psychic Terrain, inutilizando Aqua Jet de Azumarill. Al&eacute;m disso, ela consegue facilmente derrot&aacute;-lo com Psychic, que recebe um aumento de poder do Terrain.</li>
   <li><strong>Atacantes Poderosos</strong>: A baixa Speed de Azumarill geralmente o obriga a tomar um golpe antes de atacar ou fazer setup, o que pode ser um problema especialmente contra amea&ccedil;as mais r&aacute;pidas, como Tapu Bulu, Magearna e Tapu Koko, ou contra Pok&eacute;mon que conseguem lhe dar um OHKO direto, como Landorus-T com Z-Move e Mega Mawile.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>  
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/313384/" target="_blank">Hilomilo</a> e <a href="/forums/members/208833/" target="_blank">Albacore</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/359610/" target="_blank">Trafalgar Shambles</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/38265/" target="_blank">PK Gaming</a>, <a href="/forums/members/169140/" target="_blank">DennisEG</a>, <a href="/forums/members/114198/" target="_blank">Finchinator</a>, <a href="/forums/members/328915" target="_blank">Leo</a> e <a href="/forums/members/273636" target="_blank">GMars</a></li>  
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/azumarill
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top