OU Zapdos

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/zapdos/

Visão Geral

Combinação de tipos maravilhosa, recovery confiável e sólida BST tornam Zapdos em uma ameaça defensiva respeitável em OU. Para muitas equipes ofensivas, o nicho de Zapdos se dá pela dificuldade que é lidar com ele; Pokémon comuns nesse estilo de equipe, como Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Mega Pinsir, Mega Scizor, Tapu Bulu e Celesteela, sofrem para derrotá-lo, e, com a coverage de Zapdos, é bem difícil para essas equipes darem switch in. Contudo, a fraqueza de Zapdos a Stealth Rock o limita, forçando-o a usar Roost excessivamente ou simplesmente o impedindo de fazer counter àquilo que deveria no decorrer da batalha. Zapdos também é um bom usuário de Defog. Na tier, Zapdos é um Defogger decente, porém, sua fraqueza a Stealth Rock e seu péssimo matchup contra diversos usuários de entry hazards como Heatran e Mega Tyranitar o fazem sentir dificuldades de vez em quando.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Discharge
move 2: Roost
move 3: Heat Wave
move 4: Defog
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Bold
evs: 248 HP / 240 Def / 20 Spe

Moves

Discharge é um ótimo ataque STAB defensivo, punindo switch-ins e os supostos setup sweepers, como Latios e Volcarona, com uma alta chance de paralysis. Roost mantém Zapdos saudável, o que é necessário para um Pokémon defensivo. Heat Wave pode atingir os muitos Steel- e Grass-types com que Zapdos pode lidar efetivamente, como Mega Scizor, Ferrothorn e Tapu Bulu. Defog é uma boa opção; Zapdos tem um bom matchup contra alguns usuários de Stealth Rock, como Excadrill, Landorus-T defensivo e Ferrothorn, prestando suporte não apenas aos companheiros de equipe, mas a si mesmo. Toxic é uma outra opção para o último slot, acertando Landorus-T, Kyurem-B, Gastrodon e Mamoswine.

Detalhes do Set

A capacidade de Zapdos de fazer PP stall a golpes como Stone Edge de Landorus-T é facilitada por Pressure. 248 EVs em HP, nature Bold e 240 EVs em Defense dão a Zapdos o bulk physical necessário para aguentar golpes de atacantes como Mega Pinsir, Tapu Bulu e Garchomp. 20 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Timid Magnezone e Adamant Bisharp — um bom adendo por um pequeno preço. Maiores investimentos em Speed são possíveis; com 108 EVs em Speed, Zapdos ultrapassa uma boa quantidade de ameaças, incluindo Adamant Tapu Bulu, Timid Volcanion, Adamant Bisharp e Dragonite. Apesar de ultrapassar essa quantidade de ameaças ser bem apelativo, isso corta significantemente o investimento defensivo de Zapdos, o qual é tremendamente necessário. Leftovers provê reforço defensivo obrigatório.

Static é uma opção de ability nesse set; porém, Pressure tem muito mais benefícios ao fazer PP stall a moves como Stone Edge. Em contrapartida, Static tem o benefício de poder punir os Pokémon que atacam com golpes de contato, tais como Kartana e Gyarados.

Dicas de Uso

Usar Zapdos é bem simples. Dê switch in em Pokémon a que ele pode fazer counter, especialmente contra aqueles que ele pode usar Defog, use Roost até estar saudável e então ataque. Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Ferrothorn, Pinsir, Scizor, Skarmory, Tapu Bulu e Celesteela estão entre os Pokémon mais comuns em que Zapdos é capaz de realizar switch in efetivamente. Foque em o manter saudável, pois Zapdos não bate muito forte e é muito melhor usar Roost a fim de continuar fazendo wall aos Pokémon que ele consegue no decorrer da batalha. Pela boa chance de paralysis de Discharge, geralmente é uma boa ideia usar o move repetidamente; Pokémon que absorvem facilmente os ataques de Zapdos e ameaçam-no a sair de campo, tais como Tapu Lele, Mega Latios, Clefable e Mega Charizard X, não apreciam paralysis. Lembre-se de tomar vantagem de Pressure quando for possível. A capacidade de Zapdos de usar Roost após Roost contra ataques e desperdiçar o PP de golpes antes de sucumbir para critical hits é bem poderosa.

Opções de Equipe

Zapdos defensivo se encaixa bem tanto em balance quanto em stall, cobiçado pelo conjunto bastante útil de ameaças que ele pode derrotar. Em times stall, ele participa de ótimos cores de removedores de hazards com Pokémon como Gliscor, Mew e Moltres, uma vez que todos esses podem enfrentar usuários de hazards com os quais Zapdos não é capaz de lidar, mencionando-se Heatran, Mega Tyranitar e Mega Diancie. Para equipes mais balanceadas, a capacidade de Mega Scizor remover Stealth Rock e lidar com ameaças perigosas, como Garchomp, Kyurem-B, Mamoswine e Weavile, torna-o em uma excelente opção junto a Zapdos. Ferrothorn é outro bom parceiro defensivo, visto que é uma resposta consistente a Pokémon como Kyurem-B, Mamoswine e Tyranitar. O suporte dele de Stealth Rock o ajuda a impedir que Mega Charizard X e Kyurem-B destruam esse core sem esforço algum. Em equipes mais balanceadas, Tapu Fini, Toxapex e Suicune são bons Water-types bulky que podem lidar com a pressão colocada sobre Zapdos por Rock-, Fire- e Ice-types, como Heatran, Mega Tyranitar, Mamoswine e Weavile. O Defog de Tapu Fini também beneficia Zapdos expressivamente. Keldeo é um Water-type mais ofensivo que também pode ajudar contra os ataques Ice-, Fire- e Rock-type de Pokémon como Greninja, Weavile, Heatran, entre outros. A capacidade de Landorus-T defensivo de lidar com Pokémon problemáticos para Zapdos, como Mega Charizard X e Continental Crush Landorus-T, também o torna em um esplêndido parceiro defensivo.

[SET]
name: Roost + 3 Ataques
move 1: Discharge
move 2: Hidden Power Ice
move 3: Heat Wave
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 248 HP / 140 Def / 120 Spe

Moves

Discharge é o move STAB escolhido, visto que a melhor chance de paralysis é preferida em troca do Base Power um pouco mais elevado. Hidden Power Ice oferece excelente coverage super efetiva, permitindo que seja uma ótima resposta a Landorus-T, Gliscor e Garchomp. Heat Wave também tem uma boa coverage super efetiva, acertando Tangrowth, Tapu Bulu, Mawile, Ferrothorn e Magnezone.

Detalhes do Set

120 EVs em Speed com nature Timid permitem a Zapdos ultrapassar Kyurem-B com nature neutra, Gyarados e Adamant Mimikyu. Tanto Pressure quanto Static têm seus usos. Ambas podem explorar a capacidade irritante de Zapdos usar Roost repetidamente. Pressure é superior no quesito de fazer PP stall a moves com baixo PP ou àqueles que não fazem contato, tal como Stone Edge, enquanto Static é melhor para punir moves com alto PP em que Zapdos pode realizar switch in, como Horn Leech de Tapu Bulu ou U-turn de Tornadus-T. Leftovers é o item de escolha para um Pokémon defensivo como Zapdos.

Dicas de Uso

Zapdos deve ser uma switch-in aos Pokémon com que ele lida efetivamente. Esses incluem Landorus-T, Ferrothorn, Tangrowth, Tornadus-T, Celesteela, Mega Scizor, Mega Pinsir e Jirachi. Como Zapdos não bate muito forte, geralmente é melhor o manter saudável no decorrer da batalha através do uso constante de Roost. Isso ampliará a capacidade de Zapdos impedir uma boa quantidade de ameaças prejudicarem seriamente sua equipe. Quando a oportunidade para atacar surgir, use Discharge em vez de um ataque super efetivo na ameaça com a qual Zapdos está lidando no momento. Como Zapdos depende dos danos super efetivos, e tem um moveset bem previsível, os oponentes frequentemente darão switch in confortavelmente para um Pokémon que Zapdos não consegue acertar super efetivamente, como Heatran, Mega Tyranitar ou Clefable. A probabilidade de paralysis de Discharge é a melhor chance de Zapdos punir essas switch-ins.

Opções de Equipe

Mega Scizor é um dos melhores parceiros de Zapdos graças à sua capacidade de lidar com grandes ameaças a ele, como Swords Dance Garchomp, Kyurem-B, Mamoswine e Weavile. Ferrothorn troca a habilidade de responder tão solidamente a essas ameaças pela capacidade de usar entry hazards, punindo Pokémon como Mega Charizard X, Kyurem-B e Kyurem, os quais podem facilmente tentar tomar vantagem de Zapdos. Toxapex, Tapu Fini e Suicune são alguns dos melhores Water-types bulky de OU, podendo aliviar as fraquezas de Zapdos a Fire-, Rock- e Ice-types. Tapu Fini em particular ajuda com suporte de Defog. Keldeo é outro Water-type capaz de lidar com Ice-, Fire- e Rock-types, embora seja mais voltado a equipes ofensivas.

Outras Opções

Electrium Z pode ser uma escolha decente com Thunderbolt para vencer Pokémon como Heatran, Mega Mawile e Toxapex, contudo, a maior necessidade de um outro companheiro precisar de um Z-Crystal é recorrente, e a perda do recovery passivo de Leftovers pode fazer falta. Um set de Agility com Electrium Z tem potencial de ser um cleaner bem perigoso, embora necessite de um investimento ofensivo para ser eficaz, impedindo-o de fazer check a ameaças como Kartana e Hawlucha com tanta eficiência. Volt Switch é uma opção para comprimir uma vantagem de switch e um ataque STAB em um único move, mas pode ser um pouco desengonçado, forçando Zapdos a sair de campo quando na verdade ele gostaria de permanecer.

Checks e Counters

Mega Charizard X: Mega Charizard X pode usar Zapdos como isca de setup, salvo em casos de paralysis de Discharge.

Tyranitar: A ability Sand Stream de Tyranitar, seu tipo Rock e seus bons stats defensivos o tornam em uma séria ameaça a Zapdos, embora valha mencionar que Zapdos pode usar Roost e Pressure para drenar o PP de Stone Edge de Tyranitar rapidamente.

Kyurem-B: Kyurem-B é outro poderoso atacante com um move STAB super efetivo e com pouca fraqueza a qualquer um dos moves de Zapdos. Ele geralmente consegue dar switch in em Zapdos uma ou duas vezes na partida e ameaçá-lo a sair de campo.

Chansey: Zapdos não tem chances contra Chansey — ele simplesmente será parado e derrotado pelo dano de Toxic.

Ground-types: Sabendo-se que Zapdos é um Electric-type, não é surpresa que muitos Ground-types representem uma grande ameaça a ele. O pássaro lendário faz muito pouco contra Pokémon como Quagsire, Gastrodon, Hippowdon, Mega Swampert e Mamoswine, os quais podem o acertar de volta com ataques super efetivos ou Toxic.

Créditos

Escrito por Ash Borer
Traduzido por Mitsuki
Revisão gramatical por Ropalme1914 e HappydaTropa
Controle de qualidade por Gary, Finchinator e p2
 
Last edited:

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentário)

Visão Geral

Combinação de tipos maravilhosa, recovery confiável e uma sólida BST tornam Zapdos uma ameaça defensiva respeitável em OU. O nicho de Zapdos é o quão difícil é lidar com ele para muitas equipes ofensivas; Pokémon comuns nesse estilo de equipe, como Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Mega Pinsir, Mega Scizor, Tapu Bulu e Celesteela, sofrem para derrotá-lo, e, com a coverage de Zapdos, é bem difícil para essas equipes darem switch in. Contudo, a fraqueza de Zapdos a Stealth Rock o limita, forçando-o a usar Roost excessivamente ou simplesmente tornando-o incapaz de fazer counter àquilo que deveria no decorrer da batalha. Zapdos também é um bom usuário de Defog. Embora a capacidade de Zapdos como Defogger possa ser comprometida por sua fraqueza a Stealth Rock, ele tem um bom matchup contra alguns usuários comuns desse hazard, como Excadrill e Ferrothorn, o que atenua essa fraqueza.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Discharge
move 2: Roost
move 3: Heat Wave
move 4: Defog
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Bold
evs: 248 HP / 240 Def / 20 Spe

Moves

Discharge é um ótimo ataque STAB defensivo, punindo switch-ins e os supostos setup sweepers, como Latios e Volcarona, com uma alta chance de paralysis. Roost mantém Zapdos saudável, o que é necessário para um Pokémon defensivo. Heat Wave pode ser usado para atingir os muitos Steel- e Grass-types que Zapdos pode lidar efetivamente, como Mega Scizor, Ferrothorn e Tapu Bulu. Defog é uma boa opção; Zapdos tem um bom matchup contra alguns usuários de Stealth Rock, como Excadrill, Landorus-T defensivo e Ferrothorn, o que lhe permite prestar suporte não apenas aos companheiros de equipe, mas a si mesmo. Toxic é uma outra opção para o último slot, sendo usado a fim de acertar Landorus-T, Mamoswine e Lightning Rod Alolan Marowak.

Detalhes do Set

A capacidade de Zapdos de fazer PP stall a golpes como o Stone Edge de Landorus-T é facilitada por Pressure. 248 EVs em HP, nature Bold e 240 EVs em Defense dão a Zapdos o bulk physical necessário para aguentar golpes de atacantes como Mega Pinsir, Tapu Bulu e Garchomp. 20 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Adamant Bisharp e Timid Magnezone — um bom bônus por um pequeno preço. Maiores investimentos em Speed são opções; com 128 EVs em Speed, Zapdos consegue ultrapassar uma boa quantidade de ameaças, incluindo Gyarados, Dragonite e Tapu Bulu com nature neutra, Dragonite, Tapu Bulu, e Bisharp e Volcanion com nature positiva e Volcanion (se quiser dar mais uma modificada pode, mas é que antes eu acho que não estava tão claro assim que Volcanion era positivo e outros neutro). Apesar dessa quantidade de ameaças ser bem apelativa, isso corta significantemente o investimento defensivo de Zapdos, o qual é tremendamente necessário. Leftovers provê reforço defensivo obrigatório.

Static é uma opção de ability nesse set; porém, Pressure tem muito mais benefícios ao fazer PP stall a moves como Stone Edge. Em contrapartida, Static tem o benefício de poder punir os Pokémon que atacam com golpes de contato, como Kartana e Gyarados.

Dicas de Uso

Usar Zapdos é bem simples. Dê switch in em Pokémon que ele pode fazer counter, especialmente aqueles que ele pode usar Defog contra, use Roost até estar saudável e então ataque. Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Ferrothorn, Pinsir, Scizor, Skarmory, Tapu Bulu e Celesteela estão entre os Pokémon mais comuns que Zapdos é capaz de realizar switch in efetivamente. Foque em se manter saudável, pois Zapdos não bate muito forte e é muito melhor usar Roost a fim de continuar fazendo wall aos Pokémon que ele é capaz de fazer no decorrer da batalha. Por causa da boa chance de paralysis de Discharge, geralmente é uma boa ideia usar o move repetidamente; Pokémon que absorvem facilmente os ataques de Zapdos e ameaçá-lo a sair de campo, como Mega Charizard X, Clefable, Latios, Tapu Lele e Nihilego, não apreciam paralysis. Lembre-se de tomar vantagem de Pressure quando for possível. A capacidade de Zapdos de usar Roost após Roost contra ataques e desperdiçar o PP deles antes de sucumbir para critical hits é bem poderosa.

Opções de Equipe

Zapdos defensivo se encaixa bem tanto em balance quanto em stall, cobiçado pelo conjunto de ameaças bastante útil que ele pode derrotar. Mega Sableye, Chansey, Skarmory e Clefable são um clássico core em stall, o qual Zapdos complementa bastante bem, fornecendo uma outra sólida resposta a muitas ameaças. Para equipes mais balanceadas, a capacidade de Mega Scizor de remover Stealth Rock e de lidar com Ice-types perigosos, como Mamoswine, Weavile e Kyurem-B, torna-o uma excelente opção junto a Zapdos. Ferrothorn é outro bom parceiro defensivo, visto que é uma resposta consistente a Pokémon como Kyurem-B, Nihilego, Mamoswine e Tyranitar. O suporte dele de Stealth Rock ajuda a impedir que Mega Charizard X e Alolan Marowak destruam esse core sem esforço algum. Em equipes mais balanceadas, Tapu Fini, Toxapex e Suicune são bons Water-types bulky que podem lidar com a pressão colocada sobre Zapdos por Rock-, Fire- e Ice-types, como Weavile, Terrakion, Heatran e Mamoswine. O Defog de Tapu Fini também beneficia Zapdos expressivamente. Choice Scarf Keldeo é um Water-type mais ofensivo que também pode ajudar com ataques Ice-, Fire- e Rock-type de Pokémon como Greninja, Weavile, Heatran, entre outros. A capacidade de Landorus-T defensivo de lidar com Pokémon problemáticos para Zapdos, como Alolan Marowak, Mega Charizard X e Continental Crush Landorus-T, também o torna um esplêndido parceiro defensivo.

[SET]
name: Roost + 3 Ataques
move 1: Discharge
move 2: Hidden Power Ice
move 3: Heat Wave
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 248 HP / 8 Def / 252 Spe

Moves

Discharge é o move STAB escolhido, visto que sua utilidade se adéqua (com e sem acento estão corretos, mas com acento é mais usado em PTBR) melhor ao estilo de jogo de Zapdos do que Thunderbolt. Hidden Power Ice ofecere oferece excelente coverage super efetiva, permitindo que sirva como uma ótima resposta a Landorus-T, Zygarde, Dragonite e Garchomp. Heat Wave também tem uma boa coverage super efetiva, acertando Tangrowth, Tapu Bulu, Mawile, Magnezone, Ferrothorn, entre outros. Roost complementa o set, permitindo a Zapdos manter-se saudável no decorrer da partida a fim de realizar seu trabalho.

Detalhes do Set

Zapdos funciona como um Pokémon mais defensivo, mas sua excelente Speed pode ser investida para melhorar sua capacidade de exercer esse papel ao permitir que ele se mova antes do adversário a fim de derrotá-lo ou recuperar-se diante dele. Portanto, uma distribuição de EVs de 248 HP / 252 Spe com nature Timid torna Zapdos bastante efetivo. Ser capaz de ultrapassar Pokémon como Landorus-T, Zygarde, Tapu Bulu, Excadrill e outras ameaças é algo indispensável. Embora a Speed extra seja ótima para ultrapassar ou conseguir uma Speed tie com Pokémon de base Speed 100 ou inferior, pegar um pouco da Speed de Zapdos e colocar em Defense não é má ideia. 184 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Jolly Landorus-T e é o limite máximo de lentidão desse Zapdos. Tanto Pressure quanto Static têm seus usos. Ambas podem ser usadas para explorar a capacidade de Zapdos de irritantemente usar Roost de maneira incessante. Pressure é superior no quesito de fazer PP stall a moves com baixo PP ou aqueles que não fazem contato, como Stone Edge, enquanto Static é melhor para punir moves com alto PP que Zapdos pode realizar switch in, como Horn Leech de Tapu Bulu ou U-turn de Landorus-T. Leftovers é o item de escolha para um Pokémon defensivo como Zapdos.

Dicas de Uso

Zapdos deve ser usado como uma switch-in aos Pokémon que ele lida efetivamente. Esses incluem, com certas limitações, Landorus-T, Celesteela, Tangrowth, Ferrothorn, Pinsir, Zygarde, Mega Scizor, Jirachi, Garchomp e Tapu Bulu. Como Zapdos não bate muito forte, geralmente é melhor mantê-lo saudável no decorrer da batalha através do uso constante de Roost. Isso ampliará a capacidade de Zapdos de impedir uma boa quantidade de ameaças de prejudicarem seriamente sua equipe. Quando a oportunidade para atacar aparecer, considere usar Discharge em vez de um ataque super efetivo na ameaça que está sendo lidada por Zapdos no momento. Considerando que Zapdos depende de dano super efetivo, e tem um moveset bem previsível, os oponentes frequentemente darão switch in confortavelmente para um Pokémon que Zapdos não consegue acertar super efetivamente, como Heatran, Mega Sableye ou Nihilego. A probabilidade de paralysis de Zapdos Discharge é a melhor chance de Zapdos de punir essas switch-ins.

Opções de Equipe

Mega Scizor é um dos melhores parceiros de Zapdos graças à sua capacidade de lidar com grandes ameaças a ele, como Stealth Rock, Nihilego, Mamoswine, Weavile e Kyurem-B. Ferrothorn age de forma similar a Scizor contra essas ameaças, mas em vez de remover Stealth Rock ele usa o move contra o adversário, o que pode punir Pokémon como Alolan Marowak e Mega Charizard X, os quais podem facilmente tentar tomar vantagem de Zapdos. Tapu Fini, Toxapex e Suicune são alguns dos melhores Water-types bulky de OU, podendo aliviar as fraquezas de Zapdos a Fire-, Rock- e Ice-types. Tapu Fini em particular ajuda com suporte de Defog. Keldeo é outro Water-type capaz de lidar com Ice-, Fire- e Rock-types, embora seja mais voltado a equipes ofensivas. Choice Band Zygarde é outro bom parceiro de Zapdos, visto que o segundo consegue lidar muito bem com os counters do primeiro.

Outras Opções

Zapdos ofensivo com três ataques é uma opção. Tal set usa um moveset parecido com o set de três ataques de Thunderbolt / Heat Wave / Hidden Power Ice / Roost com investimento ofensivo de 4 Def / 252 SpA / 252 Spe e nature Timid. Ainda assim, Zapdos pode abusar de sua combinação de tipos defensiva e usar a surpresa de seu poder para conseguir um OHKO em ameaças como Landorus-T. Um set de Agility com Electrium Z tem potencial para ser um cleaner bem perigoso, embora sacrifique bastante a utilidade defensiva de Zapdos. Um set de Substitute, Roost e Toxic também pode ser bastante perigoso, lidando com um perfil de alvos parecido com o do set defensivo de três ataques e pode mais facilmente enfraquecer alguns dos Pokémon mais defensivos que seriam um problema para Zapdos, como Mega Charizard X, (remover vírgula) e Mamoswine e Alolan Marowak. Com isso Dito isso, geralmente é preferível conseguir ter o dano instantâneo em vez de para simplesmente derrotar os alvos com moves super efetivo. Volt Switch é uma opção para comprimir uma vantagem de switch e um ataque STAB em um único move, mas pode ser um pouco desengonçada (não tenho certeza aqui, mas talvez seja melhor usar desengonçado aqui, já que está falando do Volt Switch, apesar de eu entender o porquê de estar no feminino), forçando Zapdos a sair de campo quando na verdade ele gostaria de permanecer.

Checks e Counters

Mega Charizard X: Mega Charizard X pode usar Zapdos como isca de setup, salvo em casos de paralysis por meio de Discharge.

Tyranitar: A ability Sand Stream de Tyranitar, seu tipo Rock e seus bons stats defensivos o tornam uma séria ameaça a Zapdos, embora valha mencionar que Zapdos pode usar Roost e Pressure para drenar o PP de Stone Edge de Tyranitar rapidamente.

Kyurem-B: Kyurem-B é outro poderoso atacante com um move STAB super efetivo e com pouca fraqueza a qualquer um dos moves de Zapdos. Ele geralmente consegue dar switch in em Zapdos uma ou duas vezes na partida e ameaçá-lo a sair de campo.

Chansey: Zapdos não tem chance alguma contra Chansey — ele simplesmente será parado e derrotado pelo dano de Toxic.

Ground-types: Sabendo-se que Zapdos é um Electric-type, não é surpresa alguma que muitos Ground-types representem uma grande ameaça a ele. O pássaro lendário consegue fazer muito pouco contra Pokémon como Quagsire, Gastrodon, Hippowdon, Mega Swampert e Mamoswine, os quais podem acertá-lo de volta com ataques super efetivos ou Toxic.

Créditos

Escrito por Ash Borer
Traduzido por Mitsuki
Revisão gramatical por Ropalme1914
Controle de qualidade por Gary, Finchinator e p2
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

— Mediante às diversas modificações que ocorreram na análise, as legendas são (A)notações, (M)udanças e (C)omentários, sendo o último menos relevante;

— Vários trechos presentes na análise foram reescritos na tradução. Para que fique menos difícil de os identificar, deixei todos esses trechos em (A)notações, enquanto comentários, que eu normalmente faço com anotações, estão em (C)omentários;

— Os trechos reescritos em (A) se encontram em: Visão Geral, Opções de Equipe (set Defensivo), Opções de Equipe (set Roost + 3 Ataques) e Outras Opções;

(M)udanças de ordem estão em: Moves (set Defensivo), Detalhes do Set (set Defensivo), Dicas de Uso (set Defensivo), Opções de Equipe (set Defensivo), Moves (set Roost + 3 Ataques), Detalhes do Set (set Roost + 3 Ataques), Dicas de Uso (set Roost + 3 Ataques) e Opções de Equipe (set Roost + 3 Ataques);

— Ademais, tudo o que for mudança de ordem e de Pokémon eu deixei em (M)udança, pois acredito que você esteja familiarizado com essa legenda;

— Tudo o que não estiver relacionado às legendas anteriores pode ser conferido no diffchecker;

Comentário (importante):

— Por mim eu esperava ter no máximo uma horinha livre para verificar cada um dos trechos modificados, embora alguns apenas tenham sido mudança de ordem ou de Pokémon;

GP 2/2:

Visão Geral

Combinação de tipos maravilhosa, recovery confiável e sólida BST tornam Zapdos em uma ameaça defensiva respeitável em OU. Para muitas equipes ofensivas, (C: pelo menos no que diz respeito ao sentido do todo, para mim fica mais claro colocar essa parte primeiro) o nicho de Zapdos se dá pela dificuldade que é lidar com ele; Pokémon comuns nesse estilo de equipe, como Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Mega Pinsir, Mega Scizor, Tapu Bulu e Celesteela, sofrem para derrotá-lo, e, com a coverage de Zapdos, é bem difícil para essas equipes darem switch in. Contudo, a fraqueza de Zapdos a Stealth Rock o limita, forçando-o a usar Roost excessivamente ou simplesmente o impedindo de fazer counter àquilo que deveria no decorrer da batalha. Zapdos também é um bom usuário de Defog. Na tier, Zapdos é um Defogger decente, porém, sua fraqueza a Stealth Rock e seu péssimo matchup contra diversos usuários de entry hazards como Heatran e Mega Tyranitar o fazem sentir dificuldades de vez em quando. (A: foi triste apagar o trecho anterior, mas, se possível, verifique se na análise houve mesmo essa mudanças)

[SET]
name: Defensivo
move 1: Discharge
move 2: Roost
move 3: Heat Wave
move 4: Defog
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Bold
evs: 248 HP / 240 Def / 20 Spe

Moves

Discharge é um ótimo ataque STAB defensivo, punindo switch-ins e os supostos setup sweepers, como Latios e Volcarona, com uma alta chance de paralysis. Roost mantém Zapdos saudável, o que é necessário para um Pokémon defensivo. Heat Wave pode atingir os muitos Steel- e Grass-types com que Zapdos pode lidar efetivamente, como Mega Scizor, Ferrothorn e Tapu Bulu. Defog é uma boa opção; Zapdos tem um bom matchup contra alguns usuários de Stealth Rock, como Excadrill, Landorus-T defensivo e Ferrothorn, prestando suporte não apenas aos companheiros de equipe, mas a si mesmo. Toxic é uma outra opção para o último slot, acertando Landorus-T, Kyurem-B, Gastrodon e Mamoswine.

Detalhes do Set

A capacidade de Zapdos de fazer PP stall a golpes como Stone Edge de Landorus-T é facilitada por Pressure. 248 EVs em HP, nature Bold e 240 EVs em Defense dão a Zapdos o bulk physical necessário para aguentar golpes de atacantes como Mega Pinsir, Tapu Bulu e Garchomp. 20 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Timid Magnezone e Adamant Bisharp — um bom adendo por um pequeno preço. Maiores investimentos em Speed são possíveis; com 108 EVs em Speed, Zapdos ultrapassa uma boa quantidade de ameaças, incluindo Adamant Tapu Bulu, Timid Volcanion, Adamant Bisharp e Dragonite (M: outro trecho pode ser verificado). Apesar de ultrapassar (C: essa é uma adição minha que pelo menos, ao meu ver, deixa o trecho um pouco mais claro) essa quantidade de ameaças ser bem apelativo, isso corta significantemente o investimento defensivo de Zapdos, o qual é tremendamente necessário. Leftovers provê reforço defensivo obrigatório.

Static é uma opção de ability nesse set; porém, Pressure tem muito mais benefícios ao fazer PP stall a moves como Stone Edge. Em contrapartida, Static tem o benefício de poder punir os Pokémon que atacam com golpes de contato, tais como Kartana e Gyarados.

Dicas de Uso

Usar Zapdos é bem simples. Dê switch in em Pokémon a que ele pode fazer counter, especialmente contra aqueles que ele pode usar Defog, use Roost até estar saudável e então ataque. Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Ferrothorn, Pinsir, Scizor, Skarmory, Tapu Bulu e Celesteela estão entre os Pokémon mais comuns em que Zapdos é capaz de realizar switch in efetivamente. Foque em o manter saudável, pois Zapdos não bate muito forte e é muito melhor usar Roost a fim de continuar fazendo wall aos Pokémon que ele consegue no decorrer da batalha. Pela boa chance de paralysis de Discharge, geralmente é uma boa ideia usar o move repetidamente; Pokémon que absorvem facilmente os ataques de Zapdos e ameaçam-no a sair de campo, tais como Tapu Lele, Mega Latios, Clefable e Mega Charizard X, (M: outra mudança de ordem que vale a pena ser verificada) não apreciam paralysis. Lembre-se de tomar vantagem de Pressure quando for possível. A capacidade de Zapdos de usar Roost após Roost contra ataques e desperdiçar o PP de golpes antes de sucumbir para critical hits é bem poderosa.

Opções de Equipe

Zapdos defensivo se encaixa bem tanto em balance quanto em stall, cobiçado pelo conjunto bastante útil de ameaças que ele pode derrotar. Em times stall, ele participa de ótimos cores de removedores de hazards com Pokémon como Gliscor, Mew e Moltres, uma vez que todos esses podem enfrentar usuários de hazards com os quais Zapdos não é capaz de lidar, mencionando-se Heatran, Mega Tyranitar e Mega Diancie. (A: mais um trecho, mais uma verificada) Para equipes mais balanceadas, a capacidade de Mega Scizor remover Stealth Rock e lidar com ameaças perigosas, como Garchomp, Kyurem-B, Mamoswine e Weavile (M: outro), torna-o em uma excelente opção junto a Zapdos. Ferrothorn é outro bom parceiro defensivo, visto que é uma resposta consistente a Pokémon como Kyurem-B, (M: aqui só Nihilego saiu) Mamoswine e Tyranitar. O suporte dele de Stealth Rock o ajuda a impedir que Mega Charizard X e Kyurem-B destruam esse core sem esforço algum. Em equipes mais balanceadas, Tapu Fini, Toxapex e Suicune são bons Water-types bulky que podem lidar com a pressão colocada sobre Zapdos por Rock-, Fire- e Ice-types, como Heatran, Mega Tyranitar, Mamoswine e Weavile. O Defog de Tapu Fini também beneficia Zapdos expressivamente. (M: tiraram Choice Scarf) Keldeo é um Water-type mais ofensivo que também pode ajudar contra os ataques Ice-, Fire- e Rock-type de Pokémon como Greninja, Weavile, Heatran, entre outros. A capacidade de Landorus-T defensivo de lidar com Pokémon problemáticos para Zapdos, como (M: saiu Alolan Marowak) Mega Charizard X e Continental Crush Landorus-T, também o torna em um esplêndido parceiro defensivo.

[SET]
name: Roost + 3 Ataques
move 1: Discharge
move 2: Hidden Power Ice
move 3: Heat Wave
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 248 HP / 140 Def / 120 Spe

Moves

Discharge é o move STAB escolhido, visto que a melhor chance de paralysis é preferida em troca do Base Power um pouco mais elevado. Hidden Power Ice oferece excelente coverage super efetiva, permitindo que seja uma ótima resposta a Landorus-T, Gliscor e Garchomp. Heat Wave também tem uma boa coverage super efetiva, acertando Tangrowth, Tapu Bulu, Mawile, Ferrothorn e Magnezone. (A: Roost foi retirado)

Detalhes do Set

120 EVs em Speed com nature Timid permitem a Zapdos ultrapassar Kyurem-B com nature neutra, Gyarados e Adamant Mimikyu. Tanto Pressure quanto Static têm seus usos. Ambas podem explorar a capacidade irritante de Zapdos usar Roost repetidamente. Pressure é superior no quesito de fazer PP stall a moves com baixo PP ou àqueles que não fazem contato, tal como Stone Edge, enquanto Static é melhor para punir moves com alto PP em que Zapdos pode realizar switch in, como Horn Leech de Tapu Bulu ou U-turn de Tornadus-T. Leftovers é o item de escolha para um Pokémon defensivo como Zapdos.

Dicas de Uso

Zapdos deve ser uma switch-in aos Pokémon com que ele lida efetivamente. Esses incluem Landorus-T, Ferrothorn, Tangrowth, Tornadus-T, Celesteela, Mega Scizor, Mega Pinsir e Jirachi. Como Zapdos não bate muito forte, geralmente é melhor o manter saudável no decorrer da batalha através do uso constante de Roost. Isso ampliará a capacidade de Zapdos impedir uma boa quantidade de ameaças prejudicarem seriamente sua equipe. Quando a oportunidade para atacar surgir, use Discharge em vez de um ataque super efetivo na ameaça com a qual Zapdos está lidando no momento. Como Zapdos depende dos danos super efetivos, e tem um moveset bem previsível, os oponentes frequentemente darão switch in confortavelmente para um Pokémon que Zapdos não consegue acertar super efetivamente, como Heatran, Mega Tyranitar ou Clefable. A probabilidade de paralysis de Discharge é a melhor chance de Zapdos punir essas switch-ins.

Opções de Equipe

Mega Scizor é um dos melhores parceiros de Zapdos graças à sua capacidade de lidar com grandes ameaças a ele, como Swords Dance Garchomp, Kyurem-B, Mamoswine e Weavile. Ferrothorn troca a habilidade de responder tão solidamente a essas ameaças pela capacidade de usar entry hazards, punindo Pokémon como Mega Charizard X, Kyurem-B e Kyurem, os quais podem facilmente tentar tomar vantagem de Zapdos. Toxapex, Tapu Fini e Suicune são alguns dos melhores Water-types bulky de OU, podendo aliviar as fraquezas de Zapdos a Fire-, Rock- e Ice-types. Tapu Fini em particular ajuda com suporte de Defog. Keldeo é outro Water-type capaz de lidar com Ice-, Fire- e Rock-types, embora seja mais voltado a equipes ofensivas.

Outras Opções

Electrium Z pode ser uma escolha decente com Thunderbolt para vencer Pokémon como Heatran, Mega Mawile e Toxapex, contudo, a maior necessidade de um outro companheiro precisar de um Z-Crystal é recorrente, e a perda do recovery passivo de Leftovers pode fazer falta. Um set de Agility com Electrium Z tem potencial de ser um cleaner bem perigoso, embora necessite de um investimento ofensivo para ser eficaz, impedindo-o de fazer check a ameaças como Kartana e Hawlucha com tanta eficiência. Volt Switch é uma opção para comprimir uma vantagem de switch e um ataque STAB em um único move, mas pode ser um pouco desengonçado, forçando Zapdos a sair de campo quando na verdade ele gostaria de permanecer.

Checks e Counters

Mega Charizard X: Mega Charizard X pode usar Zapdos como isca de setup, salvo em casos de paralysis de Discharge.

Tyranitar: A ability Sand Stream de Tyranitar, seu tipo Rock e seus bons stats defensivos o tornam em uma séria ameaça a Zapdos, embora valha mencionar que Zapdos pode usar Roost e Pressure para drenar o PP de Stone Edge de Tyranitar rapidamente.

Kyurem-B: Kyurem-B é outro poderoso atacante com um move STAB super efetivo e com pouca fraqueza a qualquer um dos moves de Zapdos. Ele geralmente consegue dar switch in em Zapdos uma ou duas vezes na partida e ameaçá-lo a sair de campo.

Chansey: Zapdos não tem chances contra Chansey — ele simplesmente será parado e derrotado pelo dano de Toxic.

Ground-types: Sabendo-se que Zapdos é um Electric-type, não é surpresa que muitos Ground-types representem uma grande ameaça a ele. O pássaro lendário faz muito pouco contra Pokémon como Quagsire, Gastrodon, Hippowdon, Mega Swampert e Mamoswine, os quais podem o acertar de volta com ataques super efetivos ou Toxic.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/zIIyWPfW :

Visão Geral

Combinação de tipos maravilhosa, recovery confiável e sólida BST tornam Zapdos em uma ameaça defensiva respeitável em OU. Para muitas equipes ofensivas, o nicho de Zapdos se dá pela dificuldade que é lidar com ele; Pokémon comuns nesse estilo de equipe, como Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Mega Pinsir, Mega Scizor, Tapu Bulu e Celesteela, sofrem para derrotá-lo, e, com a coverage de Zapdos, é bem difícil para essas equipes darem switch in. Contudo, a fraqueza de Zapdos a Stealth Rock o limita, forçando-o a usar Roost excessivamente ou simplesmente o impedindo de fazer counter àquilo que deveria no decorrer da batalha. Zapdos também é um bom usuário de Defog. Na tier, Zapdos é um Defogger decente, porém, sua fraqueza a Stealth Rock e seu péssimo matchup contra diversos usuários de entry hazards como Heatran e Mega Tyranitar o fazem sentir dificuldades de vez em quando.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Discharge
move 2: Roost
move 3: Heat Wave
move 4: Defog
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Bold
evs: 248 HP / 240 Def / 20 Spe

Moves

Discharge é um ótimo ataque STAB defensivo, punindo switch-ins e os supostos setup sweepers, como Latios e Volcarona, com uma alta chance de paralysis. Roost mantém Zapdos saudável, o que é necessário para um Pokémon defensivo. Heat Wave pode atingir os muitos Steel- e Grass-types com que Zapdos pode lidar efetivamente, como Mega Scizor, Ferrothorn e Tapu Bulu. Defog é uma boa opção; Zapdos tem um bom matchup contra alguns usuários de Stealth Rock, como Excadrill, Landorus-T defensivo e Ferrothorn, prestando suporte não apenas aos companheiros de equipe, mas a si mesmo. Toxic é uma outra opção para o último slot, acertando Landorus-T, Kyurem-B, Gastrodon e Mamoswine.

Detalhes do Set

A capacidade de Zapdos de fazer PP stall a golpes como Stone Edge de Landorus-T é facilitada por Pressure. 248 EVs em HP, nature Bold e 240 EVs em Defense dão a Zapdos o bulk physical necessário para aguentar golpes de atacantes como Mega Pinsir, Tapu Bulu e Garchomp. 20 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Timid Magnezone e Adamant Bisharp — um bom adendo por um pequeno preço. Maiores investimentos em Speed são possíveis; com 108 EVs em Speed, Zapdos ultrapassa uma boa quantidade de ameaças, incluindo Adamant Tapu Bulu, Timid Volcanion, Adamant Bisharp e Dragonite. Apesar de ultrapassar essa quantidade de ameaças ser bem apelativo, isso corta significantemente o investimento defensivo de Zapdos, o qual é tremendamente necessário. Leftovers provê reforço defensivo obrigatório.

Static é uma opção de ability nesse set; porém, Pressure tem muito mais benefícios ao fazer PP stall a moves como Stone Edge. Em contrapartida, Static tem o benefício de poder punir os Pokémon que atacam com golpes de contato, tais como Kartana e Gyarados.

Dicas de Uso

Usar Zapdos é bem simples. Dê switch in em Pokémon a que ele pode fazer counter, especialmente contra aqueles que ele pode usar Defog, use Roost até estar saudável e então ataque. Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Ferrothorn, Pinsir, Scizor, Skarmory, Tapu Bulu e Celesteela estão entre os Pokémon mais comuns em que Zapdos é capaz de realizar switch in efetivamente. Foque em o manter saudável, pois Zapdos não bate muito forte e é muito melhor usar Roost a fim de continuar fazendo wall aos Pokémon que ele consegue no decorrer da batalha. Pela boa chance de paralysis de Discharge, geralmente é uma boa ideia usar o move repetidamente; Pokémon que absorvem facilmente os ataques de Zapdos e ameaçam-no a sair de campo, tais como Tapu Lele, Mega Latios, Clefable e Mega Charizard X, não apreciam paralysis. Lembre-se de tomar vantagem de Pressure quando for possível. A capacidade de Zapdos de usar Roost após Roost contra ataques e desperdiçar o PP de golpes antes de sucumbir para critical hits é bem poderosa.

Opções de Equipe

Zapdos defensivo se encaixa bem tanto em balance quanto em stall, cobiçado pelo conjunto bastante útil de ameaças que ele pode derrotar. Em times stall, ele participa de ótimos cores de removedores de hazards com Pokémon como Gliscor, Mew e Moltres, uma vez que todos esses podem enfrentar usuários de hazards com os quais Zapdos não é capaz de lidar, mencionando-se Heatran, Mega Tyranitar e Mega Diancie. Para equipes mais balanceadas, a capacidade de Mega Scizor remover Stealth Rock e lidar com ameaças perigosas, como Garchomp, Kyurem-B, Mamoswine e Weavile, torna-o em uma excelente opção junto a Zapdos. Ferrothorn é outro bom parceiro defensivo, visto que é uma resposta consistente a Pokémon como Kyurem-B, Mamoswine e Tyranitar. O suporte dele de Stealth Rock o ajuda a impedir que Mega Charizard X e Kyurem-B destruam esse core sem esforço algum. Em equipes mais balanceadas, Tapu Fini, Toxapex e Suicune são bons Water-types bulky que podem lidar com a pressão colocada sobre Zapdos por Rock-, Fire- e Ice-types, como Heatran, Mega Tyranitar, Mamoswine e Weavile. O Defog de Tapu Fini também beneficia Zapdos expressivamente. Keldeo é um Water-type mais ofensivo que também pode ajudar contra os ataques Ice-, Fire- e Rock-type de Pokémon como Greninja, Weavile, Heatran, entre outros. A capacidade de Landorus-T defensivo de lidar com Pokémon problemáticos para Zapdos, como Mega Charizard X e Continental Crush Landorus-T, também o torna em um esplêndido parceiro defensivo.

[SET]
name: Roost + 3 Ataques
move 1: Discharge
move 2: Hidden Power Ice
move 3: Heat Wave
move 4: Roost
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 248 HP / 140 Def / 120 Spe

Moves

Discharge é o move STAB escolhido, visto que a melhor chance de paralysis é preferida em troca do Base Power um pouco mais elevado. Hidden Power Ice oferece excelente coverage super efetiva, permitindo que seja uma ótima resposta a Landorus-T, Gliscor e Garchomp. Heat Wave também tem uma boa coverage super efetiva, acertando Tangrowth, Tapu Bulu, Mawile, Ferrothorn e Magnezone.

Detalhes do Set

120 EVs em Speed com nature Timid permitem a Zapdos ultrapassar Kyurem-B com nature neutra, Gyarados e Adamant Mimikyu. Tanto Pressure quanto Static têm seus usos. Ambas podem explorar a capacidade irritante de Zapdos usar Roost repetidamente. Pressure é superior no quesito de fazer PP stall a moves com baixo PP ou àqueles que não fazem contato, tal como Stone Edge, enquanto Static é melhor para punir moves com alto PP em que Zapdos pode realizar switch in, como Horn Leech de Tapu Bulu ou U-turn de Tornadus-T. Leftovers é o item de escolha para um Pokémon defensivo como Zapdos.

Dicas de Uso

Zapdos deve ser uma switch-in aos Pokémon com que ele lida efetivamente. Esses incluem Landorus-T, Ferrothorn, Tangrowth, Tornadus-T, Celesteela, Mega Scizor, Mega Pinsir e Jirachi. Como Zapdos não bate muito forte, geralmente é melhor o manter saudável no decorrer da batalha através do uso constante de Roost. Isso ampliará a capacidade de Zapdos impedir uma boa quantidade de ameaças prejudicarem seriamente sua equipe. Quando a oportunidade para atacar surgir, use Discharge em vez de um ataque super efetivo na ameaça com a qual Zapdos está lidando no momento. Como Zapdos depende dos danos super efetivos, e tem um moveset bem previsível, os oponentes frequentemente darão switch in confortavelmente para um Pokémon que Zapdos não consegue acertar super efetivamente, como Heatran, Mega Tyranitar ou Clefable. A probabilidade de paralysis de Discharge é a melhor chance de Zapdos punir essas switch-ins.

Opções de Equipe

Mega Scizor é um dos melhores parceiros de Zapdos graças à sua capacidade de lidar com grandes ameaças a ele, como Swords Dance Garchomp, Kyurem-B, Mamoswine e Weavile. Ferrothorn troca a habilidade de responder tão solidamente a essas ameaças pela capacidade de usar entry hazards, punindo Pokémon como Mega Charizard X, Kyurem-B e Kyurem, os quais podem facilmente tentar tomar vantagem de Zapdos. Toxapex, Tapu Fini e Suicune são alguns dos melhores Water-types bulky de OU, podendo aliviar as fraquezas de Zapdos a Fire-, Rock- e Ice-types. Tapu Fini em particular ajuda com suporte de Defog. Keldeo é outro Water-type capaz de lidar com Ice-, Fire- e Rock-types, embora seja mais voltado a equipes ofensivas.

Outras Opções

Electrium Z pode ser uma escolha decente com Thunderbolt para vencer Pokémon como Heatran, Mega Mawile e Toxapex, contudo, a maior necessidade de um outro companheiro precisar de um Z-Crystal é recorrente, e a perda do recovery passivo de Leftovers pode fazer falta. Um set de Agility com Electrium Z tem potencial de ser um cleaner bem perigoso, embora necessite de um investimento ofensivo para ser eficaz, impedindo-o de fazer check a ameaças como Kartana e Hawlucha com tanta eficiência. Volt Switch é uma opção para comprimir uma vantagem de switch e um ataque STAB em um único move, mas pode ser um pouco desengonçado, forçando Zapdos a sair de campo quando na verdade ele gostaria de permanecer.

Checks e Counters

Mega Charizard X: Mega Charizard X pode usar Zapdos como isca de setup, salvo em casos de paralysis de Discharge.

Tyranitar: A ability Sand Stream de Tyranitar, seu tipo Rock e seus bons stats defensivos o tornam em uma séria ameaça a Zapdos, embora valha mencionar que Zapdos pode usar Roost e Pressure para drenar o PP de Stone Edge de Tyranitar rapidamente.

Kyurem-B: Kyurem-B é outro poderoso atacante com um move STAB super efetivo e com pouca fraqueza a qualquer um dos moves de Zapdos. Ele geralmente consegue dar switch in em Zapdos uma ou duas vezes na partida e ameaçá-lo a sair de campo.

Chansey: Zapdos não tem chances contra Chansey — ele simplesmente será parado e derrotado pelo dano de Toxic.

Ground-types: Sabendo-se que Zapdos é um Electric-type, não é surpresa que muitos Ground-types representem uma grande ameaça a ele. O pássaro lendário faz muito pouco contra Pokémon como Quagsire, Gastrodon, Hippowdon, Mega Swampert e Mamoswine, os quais podem o acertar de volta com ataques super efetivos ou Toxic.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Zapdos

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Combina&ccedil;&atilde;o de tipos maravilhosa, recovery confi&aacute;vel e s&oacute;lida BST tornam Zapdos em uma amea&ccedil;a defensiva respeit&aacute;vel em OU. Para muitas equipes ofensivas, o nicho de Zapdos se d&aacute; pela dificuldade que &eacute; lidar com ele; Pok&eacute;mon comuns nesse estilo de equipe, como Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Mega Pinsir, Mega Scizor, Tapu Bulu e Celesteela, sofrem para derrot&aacute;-lo, e, com a coverage de Zapdos, &eacute; bem dif&iacute;cil para essas equipes darem switch in. Contudo, a fraqueza de Zapdos a Stealth Rock o limita, for&ccedil;ando-o a usar Roost excessivamente ou simplesmente o impedindo de fazer counter &agrave;quilo que deveria no decorrer da batalha. Zapdos tamb&eacute;m &eacute; um bom usu&aacute;rio de Defog. Na tier, Zapdos &eacute; um Defogger decente, por&eacute;m, sua fraqueza a Stealth Rock e seu p&eacute;ssimo matchup contra diversos usu&aacute;rios de entry hazards como Heatran e Mega Tyranitar o fazem sentir dificuldades de vez em quando.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Defensivo</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Discharge</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Roost</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Pressure</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Heat Wave</span></td><td>Nature: <span class="nature">Bold</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Defog</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 240 Def / 20 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Discharge &eacute; um &oacute;timo ataque STAB defensivo, punindo switch-ins e os supostos setup sweepers, como Latios e Volcarona, com uma alta chance de paralysis. Roost mant&eacute;m Zapdos saud&aacute;vel, o que &eacute; necess&aacute;rio para um Pok&eacute;mon defensivo. Heat Wave pode atingir os muitos Steel- e Grass-types com que Zapdos pode lidar efetivamente, como Mega Scizor, Ferrothorn e Tapu Bulu. Defog &eacute; uma boa op&ccedil;&atilde;o; Zapdos tem um bom matchup contra alguns usu&aacute;rios de Stealth Rock, como Excadrill, Landorus-T defensivo e Ferrothorn, prestando suporte n&atilde;o apenas aos companheiros de equipe, mas a si mesmo. Toxic &eacute; uma outra op&ccedil;&atilde;o para o &uacute;ltimo slot, acertando Landorus-T, Kyurem-B, Gastrodon e Mamoswine.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>A capacidade de Zapdos de fazer PP stall a golpes como Stone Edge de Landorus-T &eacute; facilitada por Pressure. 248 EVs em HP, nature Bold e 240 EVs em Defense d&atilde;o a Zapdos o bulk physical necess&aacute;rio para aguentar golpes de atacantes como Mega Pinsir, Tapu Bulu e Garchomp. 20 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Timid Magnezone e Adamant Bisharp &mdash; um bom adendo por um pequeno pre&ccedil;o. Maiores investimentos em Speed s&atilde;o poss&iacute;veis; com 108 EVs em Speed, Zapdos ultrapassa uma boa quantidade de amea&ccedil;as, incluindo Adamant Tapu Bulu, Timid Volcanion, Adamant Bisharp e Dragonite. Apesar de ultrapassar essa quantidade de amea&ccedil;as ser bem apelativo, isso corta significantemente o investimento defensivo de Zapdos, o qual &eacute; tremendamente necess&aacute;rio. Leftovers prov&ecirc; refor&ccedil;o defensivo obrigat&oacute;rio.</p>

    <p>Static &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o de ability nesse set; por&eacute;m, Pressure tem muito mais benef&iacute;cios ao fazer PP stall a moves como Stone Edge. Em contrapartida, Static tem o benef&iacute;cio de poder punir os Pok&eacute;mon que atacam com golpes de contato, tais como Kartana e Gyarados.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Usar Zapdos &eacute; bem simples. D&ecirc; switch in em Pok&eacute;mon a que ele pode fazer counter, especialmente contra aqueles que ele pode usar Defog, use Roost at&eacute; estar saud&aacute;vel e ent&atilde;o ataque. Supersonic Skystrike Landorus-T, Garchomp, Ferrothorn, Pinsir, Scizor, Skarmory, Tapu Bulu e Celesteela est&atilde;o entre os Pok&eacute;mon mais comuns em que Zapdos &eacute; capaz de realizar switch in efetivamente. Foque em o manter saud&aacute;vel, pois Zapdos n&atilde;o bate muito forte e &eacute; muito melhor usar Roost a fim de continuar fazendo wall aos Pok&eacute;mon que ele consegue no decorrer da batalha. Pela boa chance de paralysis de Discharge, geralmente &eacute; uma boa ideia usar o move repetidamente; Pok&eacute;mon que absorvem facilmente os ataques de Zapdos e amea&ccedil;am-no a sair de campo, tais como Tapu Lele, Mega Latios, Clefable e Mega Charizard X, n&atilde;o apreciam paralysis. Lembre-se de tomar vantagem de Pressure quando for poss&iacute;vel. A capacidade de Zapdos de usar Roost ap&oacute;s Roost contra ataques e desperdi&ccedil;ar o PP de golpes antes de sucumbir para critical hits &eacute; bem poderosa.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Zapdos defensivo se encaixa bem tanto em balance quanto em stall, cobi&ccedil;ado pelo conjunto bastante &uacute;til de amea&ccedil;as que ele pode derrotar. Em times stall, ele participa de &oacute;timos cores de removedores de hazards com Pok&eacute;mon como Gliscor, Mew e Moltres, uma vez que todos esses podem enfrentar usu&aacute;rios de hazards com os quais Zapdos n&atilde;o &eacute; capaz de lidar, mencionando-se Heatran, Mega Tyranitar e Mega Diancie. Para equipes mais balanceadas, a capacidade de Mega Scizor remover Stealth Rock e lidar com amea&ccedil;as perigosas, como Garchomp, Kyurem-B, Mamoswine e Weavile, torna-o em uma excelente op&ccedil;&atilde;o junto a Zapdos. Ferrothorn &eacute; outro bom parceiro defensivo, visto que &eacute; uma resposta consistente a Pok&eacute;mon como Kyurem-B, Mamoswine e Tyranitar. O suporte dele de Stealth Rock o ajuda a impedir que Mega Charizard X e Kyurem-B destruam esse core sem esfor&ccedil;o algum. Em equipes mais balanceadas, Tapu Fini, Toxapex e Suicune s&atilde;o bons Water-types bulky que podem lidar com a press&atilde;o colocada sobre Zapdos por Rock-, Fire- e Ice-types, como Heatran, Mega Tyranitar, Mamoswine e Weavile. O Defog de Tapu Fini tamb&eacute;m beneficia Zapdos expressivamente. Keldeo &eacute; um Water-type mais ofensivo que tamb&eacute;m pode ajudar contra os ataques Ice-, Fire- e Rock-type de Pok&eacute;mon como Greninja, Weavile, Heatran, entre outros. A capacidade de Landorus-T defensivo de lidar com Pok&eacute;mon problem&aacute;ticos para Zapdos, como Mega Charizard X e Continental Crush Landorus-T, tamb&eacute;m o torna em um espl&ecirc;ndido parceiro defensivo.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Roost + 3 Ataques</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Discharge</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Hidden Power Ice</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Pressure</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Heat Wave</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Roost</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 140 Def / 120 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Discharge &eacute; o move STAB escolhido, visto que a melhor chance de paralysis &eacute; preferida em troca do Base Power um pouco mais elevado. Hidden Power Ice oferece excelente coverage super efetiva, permitindo que seja uma &oacute;tima resposta a Landorus-T, Gliscor e Garchomp. Heat Wave tamb&eacute;m tem uma boa coverage super efetiva, acertando Tangrowth, Tapu Bulu, Mawile, Ferrothorn e Magnezone.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>120 EVs em Speed com nature Timid permitem a Zapdos ultrapassar Kyurem-B com nature neutra, Gyarados e Adamant Mimikyu. Tanto Pressure quanto Static t&ecirc;m seus usos. Ambas podem explorar a capacidade irritante de Zapdos usar Roost repetidamente. Pressure &eacute; superior no quesito de fazer PP stall a moves com baixo PP ou &agrave;queles que n&atilde;o fazem contato, tal como Stone Edge, enquanto Static &eacute; melhor para punir moves com alto PP em que Zapdos pode realizar switch in, como Horn Leech de Tapu Bulu ou U-turn de Tornadus-T. Leftovers &eacute; o item de escolha para um Pok&eacute;mon defensivo como Zapdos.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Zapdos deve ser uma switch-in aos Pok&eacute;mon com que ele lida efetivamente. Esses incluem Landorus-T, Ferrothorn, Tangrowth, Tornadus-T, Celesteela, Mega Scizor, Mega Pinsir e Jirachi. Como Zapdos n&atilde;o bate muito forte, geralmente &eacute; melhor o manter saud&aacute;vel no decorrer da batalha atrav&eacute;s do uso constante de Roost. Isso ampliar&aacute; a capacidade de Zapdos impedir uma boa quantidade de amea&ccedil;as prejudicarem seriamente sua equipe. Quando a oportunidade para atacar surgir, use Discharge em vez de um ataque super efetivo na amea&ccedil;a com a qual Zapdos est&aacute; lidando no momento. Como Zapdos depende dos danos super efetivos, e tem um moveset bem previs&iacute;vel, os oponentes frequentemente dar&atilde;o switch in confortavelmente para um Pok&eacute;mon que Zapdos n&atilde;o consegue acertar super efetivamente, como Heatran, Mega Tyranitar ou Clefable. A probabilidade de paralysis de Discharge &eacute; a melhor chance de Zapdos punir essas switch-ins.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Mega Scizor &eacute; um dos melhores parceiros de Zapdos gra&ccedil;as &agrave; sua capacidade de lidar com grandes amea&ccedil;as a ele, como Swords Dance Garchomp, Kyurem-B, Mamoswine e Weavile. Ferrothorn troca a habilidade de responder t&atilde;o solidamente a essas amea&ccedil;as pela capacidade de usar entry hazards, punindo Pok&eacute;mon como Mega Charizard X, Kyurem-B e Kyurem, os quais podem facilmente tentar tomar vantagem de Zapdos. Toxapex, Tapu Fini e Suicune s&atilde;o alguns dos melhores Water-types bulky de OU, podendo aliviar as fraquezas de Zapdos a Fire-, Rock- e Ice-types. Tapu Fini em particular ajuda com suporte de Defog. Keldeo &eacute; outro Water-type capaz de lidar com Ice-, Fire- e Rock-types, embora seja mais voltado a equipes ofensivas.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Electrium Z pode ser uma escolha decente com Thunderbolt para vencer Pok&eacute;mon como Heatran, Mega Mawile e Toxapex, contudo, a maior necessidade de um outro companheiro precisar de um Z-Crystal &eacute; recorrente, e a perda do recovery passivo de Leftovers pode fazer falta. Um set de Agility com Electrium Z tem potencial de ser um cleaner bem perigoso, embora necessite de um investimento ofensivo para ser eficaz, impedindo-o de fazer check a amea&ccedil;as como Kartana e Hawlucha com tanta efici&ecirc;ncia. Volt Switch &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para comprimir uma vantagem de switch e um ataque STAB em um &uacute;nico move, mas pode ser um pouco desengon&ccedil;ado, for&ccedil;ando Zapdos a sair de campo quando na verdade ele gostaria de permanecer.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Mega Charizard X</strong>: Mega Charizard X pode usar Zapdos como isca de setup, salvo em casos de paralysis de Discharge.</li>
    <li><strong>Tyranitar</strong>: A ability Sand Stream de Tyranitar, seu tipo Rock e seus bons stats defensivos o tornam em uma s&eacute;ria amea&ccedil;a a Zapdos, embora valha mencionar que Zapdos pode usar Roost e Pressure para drenar o PP de Stone Edge de Tyranitar rapidamente.</li>
    <li><strong>Kyurem-B</strong>: Kyurem-B &eacute; outro poderoso atacante com um move STAB super efetivo e com pouca fraqueza a qualquer um dos moves de Zapdos. Ele geralmente consegue dar switch in em Zapdos uma ou duas vezes na partida e amea&ccedil;&aacute;-lo a sair de campo.</li>
    <li><strong>Chansey</strong>: Zapdos n&atilde;o tem chances contra Chansey &mdash; ele simplesmente ser&aacute; parado e derrotado pelo dano de Toxic.</li>
    <li><strong>Ground-types</strong>: Sabendo-se que Zapdos &eacute; um Electric-type, n&atilde;o &eacute; surpresa que muitos Ground-types representem uma grande amea&ccedil;a a ele. O p&aacute;ssaro lend&aacute;rio faz muito pouco contra Pok&eacute;mon como Quagsire, Gastrodon, Hippowdon, Mega Swampert e Mamoswine, os quais podem o acertar de volta com ataques super efetivos ou Toxic.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/12179" target="_blank">Ash Borer</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/101351/" target="_blank">Gary</a>, <a href="/forums/members/114198/" target="_blank">Finchinator</a> e <a href="/forums/members/245102" target="_blank">p2</a></li>
</ul>
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top