Shelved Weavile [GP 0/2]

Status
Not open for further replies.

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/weavile/
:bw/weavile:
[OVERVIEW]

Sua tipagem ofensiva incrível, moves STAB poderosos em Triple Axel e Knock Off e Speed tier fazem de Weavile um dos Pokémon ofensivos mais versáteis do metagame, capaz de performar diversos papéis úteis como wallbreaker, revenge killer e cleaner de late-game. Weavile também tem sua utilidade defensiva, já que sua resistência a Ghost e imunidade a Psychic fazem dele uma boa forma de parar Dragapult, além de um pivot a Tapu Lele e Future Sight como última opção para vários times ofensivos. Sua prioridade em Ice Shard também faz revenge kill em ameaças ainda mais rápidas, como Garchomp com boost em Speed, Hawlucha e Dragonite. Ambos seus sets de Swords Dance e Choice Band permitem-no fazer sweep sem esforço algum mesmo contra walls physical, incluindo Corviknight, Buzzwole e Clefable, com Swords Dance fazendo setup em switches forçadas graças à tipagem única de Weavile. Uma das maiores falhas de Weavile é sua insegurança ao usar Triple Axel—apesar do move ser extremamente poderoso quando funciona por completo, existe uma chance de dar muito pouco dano ou simplesmente errar. Por ser multi-hit, o Triple Axel de Weavile pode ser muito punido por efeitos que dependem de contato, como Rocky Helmet de Corviknight e Toxapex, Iron Barbs de Ferrothorn e Flame Body de Heatran. Sets sem Heavy-Duty Boots também sofrem muito com Stealth Rock, requerendo suporte extensivo de Defog de aliados para garantir sua segurança.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Triple Axel / Icicle Crash
move 3: Knock Off
move 4: Ice Shard
item: Heavy-Duty Boots
ability: Pressure
nature: Jolly / Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Swords Dance faz de Weavile um dos melhores cleaners de late-game em OU. Depois de um pouco de dano prévio, Weavile consegue passar por cima de seus checks usuais, como Clefable, Toxapex e Corviknight e fazer sweep no time inimigo. Ele pode fazer setup em switches forçadas de Pokémon como Galarian Slowking e Landorus-T, além de ameaças mais ofensivas como Garchomp, Hydreigon e Dragapult preso em item Choice. Apesar de Triple Axel ser incrivelmente forte, Icicle Crash tem mais accuracy no geral e evita contato, e sua chance de flinch muitas vezes salva Weavile no late-game. Contudo, Icicle Crash é significantemente mais fraco, o que é especialmente visível em Pokémon defensivos como Clefable, Buzzwole e Skarmory. Weavile usa Knock Off em Pokémon defensivos como Corviknight, Buzzwole e Clefable no early-game para desgastar esses alvos via entry hazards ou aliados que fazem pivot em preparação para um endgame com Triple Axel. Weavile prefere manter oponentes com recovery que resistem Ice, como Toxapex, com seus itens para que ele consiga dar mais dano na hora de fazer sweep. Ice Shard faz revenge kill em ameaças mais rápidas como Dragapult, Scale Shot Garchomp e Hawlucha, e pode facilitar um sweep de late-game se finalizar revenge killers enfraquecidos como Tapu Koko e Zeraora. Low Kick também serve para surpreender Ferrothorn, Melmetal e outros Weavile, e é especialmente útil em conjunção a Tapu Lele, que aprecia Weavile atraindo esses Steel-types e que caso contrário bloquearia seu Ice Shard com Psychic Surge. Enquanto uma nature Jolly é muitas vezes usadas em times para ultrapassar e dar OHKO em Tornadus-T, uma nature Adamant é uma alternativa que faz de Weavile muito mais difícil de se fazer check, notavelmente aumentando a chance de dar OHKO em Clefable após um boost enquanto dá mais dano em Corviknight e Toxapex.

Swords Dance Weavile brilha em times ofensivos, onde tem vários pivots para minimizar o risco quando entrando em campo e aliados para ajudá-lo superar walls comuns. Alguns exemplos desses aliados são Dragapult, Tapu Lele e Melmetal, os quais são capazes de atingir e sobrecarregar checks Steel-types compartilhados, como Ferrothorn, Melmetal e Heatran. Weavile removendo Leftovers desses Steel-types permite que essa combinação de ameaças ofensivas os sobrecarregue muito mais facilmente. Garchomp e Urshifu-R ajudam a passar por cima de Clefable, Tapu Fini e Corviknight para que Weavile os derrote com mais facilidade, e Heatran é um parceiro excepcional ao manter Stealth Rock em campo enquanto pressiona todos os checks Fairy- e Steel-type de Weavile. Ele também notavelmente força Tapu Fini a levar dano, uma das melhores checks a Weavile. Weavile também tem seu nicho em times offense com Magnezone, onde se beneficia de Magnezone removendo Ferrothorn, Skarmory e Corviknight, e ajuda a sobrecarregar outros Steel-types junto de outros parceiros comuns, como Tapu Fini e Kartana. Whirlpool Tapu Fini funciona similarmente a Magnezone em que ela remove Toxapex e Ferrothorn enquanto faz check a Urshifu-R, uma das switch-ins comuns a Weavile.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Knock Off
move 2: Triple Axel / Icicle Crash
move 3: Ice Shard
move 4: Low Kick / Icicle Crash
item: Choice Band
ability: Pressure
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Band Weavile usa seu poder de wallbreaking imediato com moves STAB extremamente fortes e pressão instantânea para desmantelar times. Apesar de Triple Axel ser o move Ice-type STAB de escolha, Icicle Crash pode ser usado para dano mais confiável, apesar de mais fraco. Alguns Weavile usam ambos, mantendo a força do primeiro enquanto minimiza o risco de errar e evita efeitos adversos de contato se necessário. Ice Shard é excepcionalmente bom em fazer revenge kill Dragon- e Flying-types mais rápidos, e pode até fazer sweep em time mais ofensivos no late-game. O último move depende do seu time. Low Kick é mais usado para atingir Steel-types como Heatran, Ferrothorn e Melmetal com dano super efetivo. Beat Up, principalmente quando junto de aliados com Attack alto, é ótimo como um move STAB imensamente forte sem contato com boa coverage neutra, que facilmente derruba alvos no early-game, como Corviknight e Toxapex. Porém, a dependência em manter aliados vivos e sem status faz dele menos confiável do que outras opções. Aerial Ace ocasionalmente derrota Buzzwole e abre caminho para outros parceiros physical attackers. Apesar de uma nature Adamant ser geralmente usada para maximizar o dano, uma nature Jolly pode ser utilizada se o time não é muito veloz.

A fraqueza de Weavile a entry hazards faz de Defoggers seus aliados principais. Não é incomum ver vários Defoggers, como Corviknight, Landorus-T e Tornadus-T, provendo suporte de Defog constante e usando U-turn para minimizar a necessidade de Weavile fazer switch diretamente. Um exemplo é trazer Weavile em switches previstas contra Flying-types como Landorus-T e Zapdos. Slowking, Galarian Slowking e Slowbro também são parceiros incríveis. Não só fornecem uma switch segura com Teleport, seus suportes de Future Sight também podem ajudá-lo a derrotar checks como Toxapex e Buzzwole enquanto sobrecarrega outras walls physical como Skarmory. Eles também pode fazer switch em Heatran, Tapu Fini e Urshifu-R, três checks notáveis de Weavile. Physical attackers como Melmetal, Kartana e Garchomp ajudam-no a subjugar checks compartilhados comuns como Toxapex, Clefable e Corviknight ao mesmo tempo que impulsionam Beat Up e apreciam Weavile fazendo revenge kill Dragapult e Tornadus-T, que são mais velozes.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Weavile pode usar Wide Lens em sets de Swords Dance para fazer que Triple Axel quase sempre funcione por completo. Porém, em troca, perder a habilidade de evitar entry hazards e consequentemente perder a habilidade de entrar e sair de campo de graça quase sempre faz de Heavy-Duty Boots a opção superior. Life Orb é uma opção para dar um boost enorme de poder, notavelmente dando OHKO em Corviknight com Triple Axel depois de Swords Dance, mas custa a longevidade e potencial ofensivo a longo prazo via seu recoil e a susceptibilidade de Weavile a entry hazards. Life Orb Weavile é muitas vezes usado em times hyper offense com o objetivo de fazer wallbreak no early-game enquanto entry hazards não estão no campo.

Checks e Counters
====

**Walls Physical**: Walls focadas em Defense como Toxapex e Buzzwole podem fazer switch e forçar Weavile a sair de campo, mas podem ser sobrecarregados ao longo do tempo via Knock Off, entry hazards ou suporte de Future Sight. Toxapex defensivo physical com Haze pode vencer Swords Dance Weavile enquanto ameaça um burn de Scald ou Toxic.

**Steel-types**: Steel-types como Skarmory, Ferrothorn, Melmetal e Heatran podem ocasionalmente fazer switch em Weavile ao longo do jogo, mas não gostam de perder seus itens. Rocky Helmet Skarmory e Corviknight e Iron Barbs Ferrothorn também punem muito o Triple Axel de Weavile. Magnezone defensivo physical também aguenta um ataque e dá OHKO de volta com Body Press, fazendo dele uma opção popular para times offense sem espaço para um check dedicado.

**Fairy-types**: Tapu Fini é um dos únicos counters de verdade de Weavile na tier devido à sua tipagem defensiva. Porém, ela não consegue agir como uma resposta a longo prazo, especialmente se fizer switch em Weavile com entry hazards em campo. Clefable defensiva physical, principalmente com Unaware, também pode fazer switch e encarar a maioria das variantes de Weavile enquanto saudável. Tapu Koko pode fazer switch em Knock Off ou dar revenge kill, mas precisa de um pouco de dano prévio para dar OHKO com Dazzling Gleam.

**Efeitos de Contato Prejudiciais**: Dano de Rocky Helmet e Iron Barbs de Pokémon defensivos como Ferrothorn, Skarmory e Corviknight inflige dano permanente em Weavile e o desencoraja a usar seus moves STAB. Static de Zapdos e Flame Body de Volcarona e Heatran também pode ser usado taticamente para prejudicar Weavile com status.

**Revenge Killers**: Revenge killers mais rápidos como Zeraora, Tapu Koko e Choice Scarf Tapu Lele podem sobreviver ou negar Ice Shard de Weavile e forçá-lo a sair de campo com a ameaça de um KO. Urshifu-R e, muitas vezes Choice Scarf, Tapu Fini podem facilmente fazer switch nos moves STAB de Weavile para aguentar um ataque e dar OHKO de volta.

[CREDITS]
- Written by: [[airfare, 513717]]
- Translated by: [[Band, 301217]]
- Quality checked by: [[ausma, 360720], [Clone, 218318], [Abhi, 526927]]
- Grammar checked by: [[], []]
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top