OU Volcarona

Status
Not open for further replies.

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/volcarona/
GP por: Mitsuki e lyd.

Visão Geral

Volcarona é uma das sweepers mais temidas na tier por conta do seu acesso a Quiver Dance, do seu alto stat de Special Attack e do seu decente stat de Speed. A sua vasta movepool, complementada por Z-Moves, permite-lhe escolher os seus checks e counters. Volcarona também tem inúmeras oportunidades de setup numa tier infestada por Steel-types e Pokémon passivos, como Mew e Tangrowth. No entanto, Volcarona é freada pela sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock, necessitando de suporte de Defog ou Rapid Spin. Volcarona também cairá contra Pokémon comuns dependendo do seu set, indicando que pode ser inconsistente. Por fim, Volcarona constantemente não consegue fazer sweep na prática, visto que é forçada a sair de campo por usuários de Choice Scarf com Speed maior que a sua, como Latios, Garchomp e Keldeo, assim como poderosos usuários de prioridade como Mega Mawile e Mega Pinsir.

[SET]
name: Quiver Dance
move 1: Quiver Dance
move 2: Fire Blast
move 3: Bug Buzz
move 4: Hidden Power Ground / Psychic
item: Buginium Z
ability: Flame Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Quiver Dance torna Volcarona uma sweeper arrepiante, permitindo-lhe dar OHKO com Fire Blast em Pokémon como Landorus-T defensivo e Tapu Lele após dano de Stealth Rock. Bug Buzz é o seu move secundário de STAB, surpreendendo Choice Scarf Latios na sua switch in e impedindo Tyranitar de pará-la. Quando combinado com Buginium Z, o move vira Savage Spin-Out, podendo ser usado para detonar Pokémon como Zygarde e Choice Scarf Garchomp na switch. Fechando o set, Hidden Power Ground permite a Volcarona combater Heatran, um Pokémon que muitas equipes preferem não deixar fazer switch in livremente. Psychic é uma opção com Psychium Z para derrotar Toxapex e atingir Choice Scarf Keldeo em sua switch. Shattered Psyche causa dano sólido em Zygarde, mas ele terá que estar enfraquecido para ser derrotado. Giga Drain é uma opção no lugar de Bug Buzz ou Psychic para atingir Gastrodon e Tapu Fini e ainda recuperar HP. Isso é melhor usado com um item alternativo como Firium Z ou Charti Berry.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Special Attack e Speed é usado para maximizar o dano causado por Volcarona bem como sua Speed. Uma nature Timid é obrigatória para ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele e Landorus-T depois de um boost de Quiver Dance. Flame Body é a ability preferível pela sua chance de burn em momentos difíceis. Buginium Z deve ser usado com Bug Buzz para dar acesso a Savage Spin-Out, enquanto Psychium Z é a escolha para sets utilizando Psychic, garantindo acesso a Shattered Psyche. Se Giga Drain for usado, todavia, Firium Z deve ser a escolha de item — Inferno Overdrive é capaz de dar OHKO em Naive Diancie e Mega Charizard Y em +1 e tem poder insano em geral, permitindo Volcarona surpreender e dar OHKO em Landorus-T, Tapu Lele e Kyurem sem qualquer boost. Charti Berry é outra opção, aproveitando-se de equipes que dependem de Choice Scarf Stone Edge Keldeo para fazer revenge kill a Volcarona.

Dicas de Uso

Se houver algum usuário de Choice Scarf acima de 100 Speed na equipe inimiga, Volcarona deve tentar surpreendê-los na switch, já que o oponente será forçado a tirá-los de campo devido ao quão perigosa Volcarona é. Por exemplo, Choice Scarf Latios e Garchomp são derrotados por Bug Buzz e Savage Spin-Out, enquanto Choice Scarf Keldeo cai para Shattered Psyche. Tendo feito isso, Volcarona pode fazer sweep posteriormente com Quiver Dance.

Volcarona não deve fazer setup até que seus counters sejam eliminados. Seu matchup varia, então há momentos onde ela pode fazer setup no mid-game e proceder diretamente com um sweep. Muitos Pokémon são iscas de setup para Volcarona, porém tais podem irritá-la em troca. Celesteela pode usar Leech Seed e dar switch até que Volcarona esteja suscetível a moves de prioridade. Ferrothorn pode fazer o mesmo ou prejudicar Volcarona com Thunder Wave. Esses são os tipos de situações onde atacar diretamente é geralmente mais seguro e benéfico do que usar Quiver Dance.

Volcarona deve fazer switch in somente quando entry hazards estiverem fora de campo, já que tais a prejudicam bastante. Volcarona deve se manter saudável a fim de estar a salvo de moves de prioridade e assim realizar setup confortavelmente. Por conta disso, o melhor meio de trazê-la ao campo é por meio de suporte de VoltTurn, switches duplas ou depois de sacrificar um Pokémon. Similarmente, não faça jogadas descuidadas tentando tomar vantagem de Flame Body. Causar possivelmente um burn em Mega Scizor não compensa o dano de U-turn.

Opções de Equipe

Removedores de entry hazard são obrigatórios. Mew, Latios, Mega Scizor, Mega Latias, Mantine, Zapdos e Tapu Fini são opções sólidas em times mais defensivos, enquanto Excadrill e Kartana são opções em equipes mais ofensivas. Mega Diancie também pode desencorajar o uso de hazards e a própria pode usar Stealth Rock, indicando que Volcarona pode tomar vantagem de Stealth Rock no lado do oponente. Dependendo do set de Volcarona, ela será parada por certos Pokémon, então lures a essas ameaças são apreciáveis. O set de Buginium Z perde para Toxapex, logo Thunder Punch Mega Mawile e Extrasensory Greninja podem pressioná-lo. Sets de Psychium Z Volcarona precisam de um meio para enfraquecer Tyranitar, então Latios é um parceiro fenomenal, visto que pode usar Defog e causar dano tremendo com Draco Meteor. O próprio Tyranitar também é um parceiro interessante, visto que é um trapper de Latios e Mega Latias para Psychium Z Volcarona e pode prestar suporte a um potencial Rapid Spin Excadrill como outro parceiro. Pokémon que podem fazer switch in em atacantes comuns que forçam a saída de Volcarona como Ash-Greninja e Mega Diancie são necessários. Tangrowth e Assault Vest Magearna podem fazer isso confiavelmente.

[SET]
name: SubSwarm
move 1: Bug Buzz
move 2: Fire Blast
move 3: Quiver Dance
move 4: Substitute
item: Buginium Z
ability: Flame Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

O nível de poder de Bug Buzz com o boost de Swarm e alguns Quiver Dances deixa qualquer um de queixo caído. Ele pode ser transformado em um Savage Spin-Out com 175 de Base Power, o que, com boost de Swarm, sempre consegue dar OHKO em Keldeo, Mega Charizard X e Mega Camerupt em +1, OHKO em Toxapex em +2 e constantemente OHKO em Chansey em +3. Bug Buzz também ajuda contra Tyranitar, Latios e Latios, Pokémon que são notoriamente capazes de atrapalhar Volcarona quando ela não está usando tal move. Fire Blast é obrigatório para acertar Magearna, Celesteela e outros Pokémon que resistem Bug Buzz. Quiver Dance possibilita Volcarona fazer sweep em equipes com relativa facilidade devido aos boosts de Special Attack, Special Defense e Speed, enquanto Substitute é usado para proteger Volcarona de revenge killers usuários de Choice Scarf como Greninja e Keldeo que podem dar-lhe switch in diretamente, forçando-os a quebrar o Substitute e permitindo Volcarona causar-lhes uma grande quantidade de dano no processo; isso também é conveniente para facilitar o setup em inimigos que não conseguem quebrar o seu Substitute ou que possuem moves status, como Toxapex e Clefable, e pode também ajudar Volcarona a ativar Swarm se estiver enfrentando um inimigo mais lento.

Detalhes do Set

Swarm fornece um alto boost para os moves Bug-type de Volcarona, essencial para o sucesso desse set juntamente com Buginium Z, o que possibilita Volcarona usar Savage Spin-Out uma vez. EVs máximos em Speed e Special Attack junto a uma nature Timid asseguram que Volcarona possa ultrapassar Pokémon como Choice Scarf Tapu Lele e Choice Scarf Landorus-T e também fazer sweep mais confiavelmente.

Dicas de Uso

Antes de mais nada, remova todos os Pokémon que poderiam parar Volcarona antes de tentar um sweep; qualquer possível usuário de Choice Scarf deve ser removido a não ser que você possa garantir que Volcarona consiga usar dois Quiver Dances ou Substitute. Dê scout em Pokémon que comumente usam sets de Choice Scarf, como Greninja, Keldeo, Terrakion e Latios, e se eles forem realmente usuários desse item, empenhe-se em derrotá-los antes de tentar um sweep. Similarmente, Hawlucha, Mega Swampert e Kingdra são mais rápidos que +1 Volcarona se suas abilities estiverem devidamente ativadas, então tenha isso em mente. Além disso, se o seu oponente fazer switch para um dos Pokémon anteriormente mencionados em Volcarona, use Substitute assim que eles entrarem em campo; desse modo, Volcarona garante algum dano no respectivo revenge killer e pode enfraquecê-lo visando um sweep posterior no decorrer da batalha. Ademais, fique de olho em possíveis usuários de prioridade como Sucker Punch Mega Mawile, Quick Attack Mega Pinsir e Water Shuriken Greninja que podem parar o sweep de Volcarona; sempre tenha cuidado com esses usuários de prioridade e tente descobrir os seus sets para preservar HP o suficiente a fim de suportar tais moves.

Falando de oportunidades de setup, Volcarona pode fazer isso contra Chansey facilmente; use Quiver Dance quando Chansey fazer switch in, então use Substitute enquanto Chansey utiliza Toxic. Apenas use Quiver Dance duas vezes mais e dê OHKO na Chansey com Savage Spin-Out; embora ainda possa haver alguns jogos mentais, Volcarona ainda pode derrotá-la no um contra um na maioria das vezes. Volcarona também consegue fazer setup em Toxapex sem Haze, já que Scald nem consegue quebrar o seu Substitute depois de um Quiver Dance, enquanto Volcarona precisa apenas de dois Quiver Dances para dar-lhe OHKO; jogos mentais também podem ocorrer, mas Volcarona novamente tem a vantagem. Finalmente, pense bem antes de trazer Volcarona ao campo em moves ou hazards se ela for a sua única condição de vitória, devendo sempre tentar se manter saudável para um sweep no late-game.

Opções de Equipe

Removedores de hazards são crucias para Volcarona ser capaz de fazer setup. Parceiros como Mew, Mega Scizor, Mantine, Latios e Tapu Fini são ótimas opções por essa razão. Em times mais ofensivos, Kartana e Excadrill também podem remover hazards para Volcarona. Além disso, Pokémon que podem atrair e derrotar Heatran são muito importantes, já que Heatran é basicamente o counter supremo desse set; boas opções incluem Focus Punch Mega Mawile, que também ajuda contra Toxapex se estiver usando Thunder Punch, Earthquake Mew e Surf Latios, com ambos também conseguindo remover hazards para Volcarona. Ademais, respostas para os típicos revenge killers de Volcarona são importantes, visto que muitos deles podem impedir um sweep dela. Tapu Fini lida com Greninja, Keldeo e Kingdra e também fornece o suporte de Defog, como mencionado anteriormente. Mega Diancie merece uma menção especial devido à sua capacidade de refletir Stealth Rock e surpreender Heatran desprevenidos com Earth Power com boas jogadas. Tapu Lele protege Volcarona contra prioridade, o que é especialmente útil para esse set, já que Volcarona depende de estar com HP baixo para fazer sweep com Swarm. A guardiã também pode atrair Heatran e derrotá-lo com All-Out Pummeling. Ground-types como Zygarde, Garchomp, Landorus-T e Excadrill são ótimas escolhas graças às suas capacidades de derrotar ambos Heatran e Toxapex, os maiores obstáculos desse set.

Outras Opções

Coba Berry é uma opção para pegar Mega Pinsir de surpresa e Passho Berry permite Volcarona surpreender Greninja e derrotá-lo. Passho Berry é muito apreciável contra equipes rain também. A própria Volcarona pode ser usada em times rain com Hurricane e Flyinium Z para causar dano massivo em muitos incômodos para tal estilo de jogo como Toxapex e Mantine com Supersonic Skystrike. A combinação de tipos natural de Volcarona é boa para lidar com Pokémon que irritam times rain como Ferrothorn e Tangrowth.

Outra opção é Hidden Power Ice, já que destroça Zygarde sem o uso de Buginium Z e ainda surpreende Landorus-T sem o uso de Firium Z. Finalmente, um set bulky de Quiver Dance pode ser usado com Mega Sableye, mas o seu nicho defensivo decaiu com os banimentos de Pokémon que ele poderia combater.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock deve ser removido antes que Volcarona entre em campo, caso contrário ela se torna muito menos perigosa. Usuários de entry hazard ofensivos como Landorus-T e Z-Move Heatran podem se sair bem ao colocar Stealth Rock.

Usuários Rápidos de Choice Scarf: Keldeo, Garchomp, Latios e Greninja podem ser revenge killers de Volcarona, mas eles podem ser removidos ao fazerem switch in no move errado.

Prioridade Forte: Prioridade forte pode derrotar Volcarona. Mega Pinsir, Mega Mawile, Choice Band Zygarde e Bisharp podem dar-lhe revenge kill com um pouco de dano prévio. Mimikyu tem Disguise para derrotar Volcarona com a combinação de Never-Ending Nightmare e Shadow Sneak. Ameaças raras como Azumarill e Crawdaunt podem removê-la facilmente.

Seletivos Pokémon Defensivos: Toxapex é uma resposta sólida a sets que não sejam Psychium Z ou Swarm. Tyranitar e Mega Latias param qualquer set sem Bug Buzz. Tapu Fini pode causar dano massivo em Volcarona sem Giga Drain através da combinação de Nature's Madness e Moonblast. Mantine é uma resposta sólida em geral, mas pode perder se fizer switch in em Stealth Rock em um set com Shattered Psyche.

Chansey: Chansey para Volcarona completamente e reduz seu tempo de vida com Toxic. Mantenha em mente que Chansey tem problemas contra o set de SubSwarm, então scout apropriado deve ser utilizado antecipadamente.
 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Volcarona é uma das sweepers mais temidas na tier por conta do seu acesso a Quiver Dance, do seu alto stat de Special Attack e do seu decente stat de Speed. A sua larga movepool, complementada por Z-Moves, permite-lhe escolher os seus checks e counters. Volcarona também tem inúmeras oportunidades de setup na tier infestada por Steel-types e Pokémon passivos, como Mew e Tangrowth. No entanto, Volcarona é freada pela sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock, necessitando de suporte de Defog ou Rapid Spin. Volcarona também cairá contra Pokémon comuns dependendo do seu set, indicando que pode ser inconsistente. Por fim, Volcarona constantemente não consegue fazer sweep na prática, visto que é forçada a sair de campo por usuários de Choice Scarf com Speed maior que a sua, como Latios, Garchomp e Keldeo, assim como poderosos usuários de prioridade como Mega Mawile e Mega Pinsir.

[SET]
name: Quiver Dance
move 1: Quiver Dance
move 2: Fire Blast
move 3: Bug Buzz
move 4: Hidden Power Ground / Psychic
item: Buginium Z
ability: Flame Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Quiver Dance torna Volcarona uma sweeper arrepiante, permitindo-lhe dar OHKO com Fire Blast em Pokémon como Landorus-T defensivo e Tapu Lele depois após dano de Stealth Rock. Bug Buzz é o seu move secundário de STAB, surpreendendo Choice Scarf Latios na sua switch in e impedindo Tyranitar de pará-la. Quando combinado com Buginium Z, o move vira Savage Spin-Out, podendo ser usado para detonar Pokémon como Zygarde e Choice Scarf Garchomp na switch. Fechando o set, Hidden Power Ground permite a Volcarona combater Heatran, um Pokémon que muitas equipes preferem não deixar fazer switch in livremente. Psychic é uma opção com Psychium Z para derrotar Toxapex e atingir Choice Scarf Keldeo em sua switch. Shattered Psyche causa dano sólido em Zygarde, mas ele terá que estar enfraquecido para ser derrotado. Giga Drain é uma opção no lugar de Bug Buzz ou Psychic para atingir Gastrodon e Tapu Fini e ainda recuperar HP. Isso é melhor usado com um item alternativo como Firium Z ou Charti Berry.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Special Attack e Speed é usado para causar muito dano e ser o mais rápido possível. Uma nature Timid é obrigatória para ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele e Landorus-T depois de um boost de Quiver Dance. Flame Body é a ability preferível pela sua chance de burn em momentos difíceis. Buginium Z deve ser usado com Bug Buzz para dar acesso a Savage Spin-Out, enquanto Psychium Z é a escolha para sets utilizando Psychic, garantindo acesso a Shattered Psyche. Se Giga Drain for usado, todavia, Firium Z deve ser a escolha de item — Inferno Overdrive é capaz de dar OHKO em Naive Diancie e Mega Charizard Y em +1 e tem poder insano em geral, permitindo Volcarona surpreender e dar OHKO em Landorus-T, Tapu Lele e Kyurem sem qualquer boost. Charti Berry é outra opção, aproveitando-se de equipes que dependem de Choice Scarf Stone Edge Keldeo para fazer revenge kill a Volcarona.

Dicas de Uso

Se houver algum usuário de Choice Scarf acima de 100 Speed na equipe inimiga, Volcarona deve tentar surpreendê-los na switch, já que o oponente será forçado a tirá-los de campo devido ao quão perigoso perigosa Volcarona é. Por exemplo, Choice Scarf Latios e Garchomp são derrotados por Bug Buzz e Savage Spin-Out, enquanto Choice Scarf Keldeo cai para Shattered Psyche. Tendo feito isso, Volcarona pode fazer sweep posteriormente com Quiver Dance.

Ela não deve fazer set(remover espaço)up até que seus counters sejam eliminados. O matchup de Volcarona varia, então há momentos onde ela pode fazer setup no mid-game e proceder diretamente num com um sweep. Muitos Pokémon são iscas de setup para Volcarona, porém tais podem irritá-la em troca. Celesteela pode usar Leech Seed e dar switch até que Volcarona esteja suscetível a moves de prioridade. Ferrothorn pode fazer o mesmo ou prejudicar Volcarona com Thunder Wave. Esses são os tipos de situações onde atacar diretamente é geralmente mais seguro e benéfico do que usar Quiver Dance.

Volcarona deve fazer switch in somente quando entry hazards estiverem fora de campo, já que tais a prejudicam bastante. Volcarona deve se manter saudável a fim de estar segura a salvo de moves de prioridade e assim realizar setup confortavelmente. Por conta disso, o melhor meio de trazê-la ao campo é por meio de suporte de VoltTurn, switches duplos duplas ou depois de sacrificar um Pokémon. Similarmente, não faça jogadas descuidadas tentando tomar vantagem de Flame Body. Causar possivelmente um burn em Mega Scizor não compensa o dano de U-turn.

Opções de Equipe

Removedores de entry hazard removers são obrigatórios. Mew, Latios, Mega Scizor, Mega Latias, Mantine, Zapdos e Tapu Fini são opções sólidas em times mais defensivos, enquanto Excadrill e Kartana são opções em equipes mais ofensivas. Mega Diancie também pode desencorajar o uso de hazards e a própria pode colocá-las usar Stealth Rock, indicando que Volcarona pode tomar vantagem de Stealth Rock no lado do oponente. Dependendo do set de Volcarona, ela será parada por certos Pokémon, então lures a essas ameaças são apreciáveis. O set de Buginium Z perde para Toxapex, logo Thunder Punch Mega Mawile e Extrasensory Greninja podem pressioná-lo. Sets de Psychium Z Volcarona precisam de um meio para enfraquecer Tyranitar, então Latios é um parceiro fenomenal, visto que pode usar Defog e causar dano tremendo com Draco Meteor. O próprio Tyranitar também é um parceiro interessante, visto que é um trapper de Latios e Mega Latias para Psychium Z Volcarona e pode prestar suporte a um potencial Rapid Spin Excadrill como outro parceiro. Pokémon que podem fazer switch in em atacantes comuns que forçam a saída de Volcarona como Ash-Greninja e Mega Diancie são necessários. Tangrowth e Assault Vest Magearna podem fazer isso confiavelmente.

[SET]
name: SubSwarm
move 1: Bug Buzz
move 2: Fire Blast
move 3: Quiver Dance
move 4: Substitute
item: Buginium Z
ability: Flame Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

O nível de poder de Bug Buzz com o boost de Swarm e alguns Quiver Dances deixa qualquer um de queixo caído. Ele pode ser transformado em um Savage Spin-Out com 175 de Base Power, o que, com boost de Swarm, sempre consegue dar OHKO em Keldeo, Mega Charizard X e Mega Camerupt em +1, OHKO em Toxapex em +2 e constantemente OHKO em Chansey em +3. Bug Buzz também ajuda contra Tyranitar, Latios e Latios, Pokémon que são notoriamente capazes de atrapalhar Volcarona quando ela não está usando tal move. Fire Blast é obrigatório para acertar Magearna, Celesteela e outros Pokémon que resistem Bug Buzz. Quiver Dance possibilita Volcarona fazer sweep em equipes com relativa facilidade devido aos boosts de Special Attack, Special Defense e Speed, enquanto Substitute é usado para proteger Volcarona de revenge killers de usuários de Choice Scarf como Greninja e Keldeo que podem dar-lhe switch in diretamente, forçando-os a quebrar o Substitute e permitindo Volcarona causar-lhes uma grande quantidade de dano no processo; isso também é conveniente para facilitar o setup em inimigos que não conseguem quebrar o seu Substitute ou que possuem moves status, como Toxapex e Clefable, e pode também ajudar Volcarona a ativar Swarm se estiver enfrentando um inimigo mais lento.

Detalhes do Set

Swarm fornece um alto boost para os moves Bug-type de Volcarona, tornando-o essencial para o sucesso desse set juntamente com Buginium Z, o que possibilita Volcarona usar Savage Spin-Out uma vez. EVs máximos em Speed e Special Attack junto a uma nature Timid asseguram que Volcarona pode possa ultrapassar Pokémon como Choice Scarf Tapu Lele e Choice Scarf Landorus-T e também fazer sweep mais confiavelmente.

Dicas de Uso

Antes de mais nada, remova todos os Pokémon que poderiam parar Volcarona antes de tentar seu um sweep; qualquer possível usuário de Choice Scarf deve ser removido a não ser que você possa garantir que Volcarona consegue consiga usar dois Quiver Dances ou manter Substitute. Dê scout em Pokémon que comumente usam sets de Choice Scarf, como Greninja, Keldeo, Terrakion e Latios, e se eles forem realmente usuários desse item, empenhe-se em derrotá-los antes de tentar um sweep. Similarmente, Hawlucha, Mega Swampert e Kingdra são mais rápidos que +1 Volcarona se suas abilities estiverem devidamente ativadas, então tenha isso em mente. Além disso, se o seu oponente fazer switch para um dos Pokémon anteriormente mencionados em Volcarona, use Substitute assim que eles entrarem em campo; desse modo, Volcarona garante algum dano no respectivo revenge killer e pode enfraquecê-lo visando um sweep posterior no decorrer da batalha. Ademais, fique de olho em possíveis usuários de prioridade como Sucker Punch Mega Mawile, Quick Attack Mega Pinsir e Water Shuriken Greninja que podem parar o sweep de Volcarona; sempre tenha cuidado com esses usuários de prioridade e tente decifrar os seus sets para preservar HP o suficiente a fim de suportar tais moves.

Falando de oportunidades de setup, Volcarona pode fazer isso em contra Chansey facilmente; use Quiver Dance quando Chansey fazer switch in, então use Substitute enquanto Chansey utiliza Toxic. Apenas use Quiver Dance duas vezes mais e dê OHKO na Chansey com Savage Spin-Out; embora ainda possa haver alguns jogos mentais, Volcarona ainda pode derrotá-la no um contra um na maioria das vezes. Volcarona também consegue fazer setup em Toxapex sem Haze, já que Scald nem consegue quebrar o seu Substitute depois de um Quiver Dance, enquanto Volcarona precisa apenas de dois Quiver Dances para dar-lhe OHKO; jogos mentais também podem ocorrer, mas Volcarona novamente tem a vantagem. Finalmente, pense bem antes de fazer switch in de trazer Volcarona ao campo em moves ou hazards se ela for a sua única condição de vitória, visto que deve sempre tentar devendo sempre tentar se manter saudável para um sweep no late-game.

Opções de Equipe

Removedores de hazards removers são crucias para Volcarona ser capaz de fazer setup. Parceiros como Mew, Mega Scizor, Mantine, Latios e Tapu Fini são ótimas opções por essa razão. Em times mais ofensivos, Kartana e Excadrill também podem remover hazards para Volcarona. Além disso, Pokémon que podem ser lure atrair e derrotar Heatran são muito importantes, já que Heatran é basicamente o counter supremo desse set; (ponto e vírgula) boas opções incluem Focus Punch Mega Mawile, que também ajuda contra Toxapex se estiver usando Thunder Punch, Earthquake Mew e Surf Latios, com ambos também conseguindo remover hazards para Volcarona. Ademais, respostas para os típicos revenge killers de Volcarona são importantes, visto que muitos deles podem impedir um sweep dela Volcarona. Tapu Fini lida com Greninja, Keldeo e Kingdra e também fornece o suporte de Defog, como mencionado anteriormente. Mega Diancie merece uma menção especial devido à sua capacidade de refletir Stealth Rock e surpreender Heatran desprevenidos com Earth Power com boas jogadas. Tapu Lele protege Volcarona contra prioridade, o que é especialmente útil para esse set, já que Volcarona depende de sua baixa saúde estar com HP baixo para fazer sweep com Swarm. A Tapu também pode ser lure de atrair Heatran e derrotá-lo com All-Out Pummeling. Ground-types como Zygarde, Garchomp, Landorus-T e Excadrill são ótimas escolhas graças às suas capacidades de derrotar ambos Heatran e Toxapex, os maiores obstáculos desse set.

Outras Opções

Coba Berry é uma opção para pegar Mega Pinsir de surpresa, (remover vírgula) e Passho Berry permite Volcarona surpreender Greninja e assim derrotá-lo. Passho Berry é muito apreciável em contra equipes rain também. A própria Volcarona pode ser usada em times rain com Hurricane e Flyinium Z para causar dano massivo em muitos incômodos para tal estilo de jogo como Toxapex e Mantine com Supersonic Skystrike. A combinação de tipos natural de Volcarona é boa para lidar com Pokémon que irritam times rain como Ferrothorn e Tangrowth.

Outra opção é Hidden Power Ice, já que destroça Zygarde sem o uso de Buginium Z e ainda surpreende Landorus-T sem o uso de Firium Z. Finalmente, um set bulky de Quiver Dance pode ser usado com Mega Sableye, mas o seu nicho defensivo decaiu com os banimentos de Pokémon que ele poderia combater.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock deve ser removido antes que Volcarona entre em campo, caso contrário ela se torna muito menos perigosa. Usuários de entry hazard ofensivos como Landorus-T e Z-Move Heatran podem se sair bem ao colocar Stealth Rock.

Usuários Rápidos de Choice Scarf: Keldeo, Garchomp, Latios e Greninja podem ser revenge killers de Volcarona, mas eles podem ser removidos ao fazerem switch in no move errado.

Prioridade Forte: Prioridade forte pode derrotar Volcarona. Mega Pinsir, Mega Mawile, Choice Band Zygarde e Bisharp podem dar-lhe revenge kill com um pouco de dano prévio. Mimikyu tem Disguise para derrotar Volcarona com a combinação de Never-Ending Nightmare e Shadow Sneak. Ameaças raras como Azumarill e Crawdaunt podem removê-la facilmente.

Seletivos Pokémon Defensivos: Toxapex é uma resposta sólida a sets que não sejam Psychium Z ou Swarm. Tyranitar e Mega Latias param qualquer set sem Bug Buzz. Tapu Fini pode causar dano massivo em Volcarona sem Giga Drain através da combinação de Nature's Madness e Moonblast. Mantine é uma resposta sólida em geral, mas pode perder se fizer switch in em Stealth Rock em uma variação de um set com Shattered Psyche.

Chansey: Chansey para Volcarona completamente e reduz seu tempo de vida com Toxic. Mantenha em mente que Chansey tem problemas contra o set de SubSwarm, então scout apropriado deve ser utilizado antecipadamente.
 
adicionar remover
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/volcarona/

Visão Geral

Volcarona é uma das sweepers mais temidas na tier por conta do seu acesso a Quiver Dance, do seu alto stat de Special Attack e do seu decente stat de Speed. A sua vasta larga movepool, complementada por Z-Moves, permite-lhe escolher os seus checks e counters. Volcarona também tem inúmeras oportunidades de setup numa tier infestada por Steel-types e Pokémon passivos, como Mew e Tangrowth. No entanto, Volcarona é freada pela sua fraqueza quádrupla a Stealth Rock, necessitando de suporte de Defog ou Rapid Spin. Volcarona também cairá contra Pokémon comuns dependendo do seu set, indicando que pode ser inconsistente. Por fim, Volcarona constantemente não consegue fazer sweep na prática, visto que é forçada a sair de campo por usuários de Choice Scarf com Speed maior que a sua, como Latios, Garchomp e Keldeo, assim como poderosos usuários de prioridade como Mega Mawile e Mega Pinsir.

[SET]
name: Quiver Dance
move 1: Quiver Dance
move 2: Fire Blast
move 3: Bug Buzz
move 4: Hidden Power Ground / Psychic
item: Buginium Z
ability: Flame Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Quiver Dance torna Volcarona uma sweeper arrepiante, permitindo-lhe dar OHKO com Fire Blast em Pokémon como Landorus-T defensivo e Tapu Lele após dano de Stealth Rock. Bug Buzz é o seu move secundário de STAB, surpreendendo Choice Scarf Latios na sua switch in e impedindo Tyranitar de pará-la. Quando combinado com Buginium Z, o move vira Savage Spin-Out, podendo ser usado para detonar Pokémon como Zygarde e Choice Scarf Garchomp na switch. Fechando o set, Hidden Power Ground permite a Volcarona combater Heatran, um Pokémon que muitas equipes preferem não deixar fazer switch in livremente. Psychic é uma opção com Psychium Z para derrotar Toxapex e atingir Choice Scarf Keldeo em sua switch. Shattered Psyche causa dano sólido em Zygarde, mas ele terá que estar enfraquecido para ser derrotado. Giga Drain é uma opção no lugar de Bug Buzz ou Psychic para atingir Gastrodon e Tapu Fini e ainda recuperar HP. Isso é melhor usado com um item alternativo como Firium Z ou Charti Berry.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Special Attack e Speed é usado para maximizar o causar muito dano causado por Volcarona bem como sua Speed e ser o mais rápido possível. Uma nature Timid é obrigatória para ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele e Landorus-T depois de um boost de Quiver Dance. Flame Body é a ability preferível pela sua chance de burn em momentos difíceis. Buginium Z deve ser usado com Bug Buzz para dar acesso a Savage Spin-Out, enquanto Psychium Z é a escolha para sets utilizando Psychic, garantindo acesso a Shattered Psyche. Se Giga Drain for usado, todavia, Firium Z deve ser a escolha de item — Inferno Overdrive é capaz de dar OHKO em Naive Diancie e Mega Charizard Y em +1 e tem poder insano em geral, permitindo Volcarona surpreender e dar OHKO em Landorus-T, Tapu Lele e Kyurem sem qualquer boost. Charti Berry é outra opção, aproveitando-se de equipes que dependem de Choice Scarf Stone Edge Keldeo para fazer revenge kill a Volcarona.

Dicas de Uso

Se houver algum usuário de Choice Scarf acima de 100 Speed na equipe inimiga, Volcarona deve tentar surpreendê-los na switch, já que o oponente será forçado a tirá-los de campo devido ao quão perigosa Volcarona é. Por exemplo, Choice Scarf Latios e Garchomp são derrotados por Bug Buzz e Savage Spin-Out, enquanto Choice Scarf Keldeo cai para Shattered Psyche. Tendo feito isso, Volcarona pode fazer sweep posteriormente com Quiver Dance.

Volcarona Ela não deve fazer setup até que seus counters sejam eliminados. Seu O matchup de Volcarona varia, então há momentos onde ela pode fazer setup no mid-game e proceder diretamente com um sweep. Muitos Pokémon são iscas de setup para Volcarona, porém tais podem irritá-la em troca. Celesteela pode usar Leech Seed e dar switch até que Volcarona esteja suscetível a moves de prioridade. Ferrothorn pode fazer o mesmo ou prejudicar Volcarona com Thunder Wave. Esses são os tipos de situações onde atacar diretamente é geralmente mais seguro e benéfico do que usar Quiver Dance.

Volcarona deve fazer switch in somente quando entry hazards estiverem fora de campo, já que tais a prejudicam bastante. Volcarona deve se manter saudável a fim de estar a salvo de moves de prioridade e assim realizar setup confortavelmente. Por conta disso, o melhor meio de trazê-la ao campo é por meio de suporte de VoltTurn, switches duplas ou depois de sacrificar um Pokémon. Similarmente, não faça jogadas descuidadas tentando tomar vantagem de Flame Body. Causar possivelmente um burn em Mega Scizor não compensa o dano de U-turn.

Opções de Equipe

Removedores de entry hazard são obrigatórios. Mew, Latios, Mega Scizor, Mega Latias, Mantine, Zapdos e Tapu Fini são opções sólidas em times mais defensivos, enquanto Excadrill e Kartana são opções em equipes mais ofensivas. Mega Diancie também pode desencorajar o uso de hazards e a própria pode usar Stealth Rock, indicando que Volcarona pode tomar vantagem de Stealth Rock no lado do oponente. Dependendo do set de Volcarona, ela será parada por certos Pokémon, então lures a essas ameaças são apreciáveis. O set de Buginium Z perde para Toxapex, logo Thunder Punch Mega Mawile e Extrasensory Greninja podem pressioná-lo. Sets de Psychium Z Volcarona precisam de um meio para enfraquecer Tyranitar, então Latios é um parceiro fenomenal, visto que pode usar Defog e causar dano tremendo com Draco Meteor. O próprio Tyranitar também é um parceiro interessante, visto que é um trapper de Latios e Mega Latias para Psychium Z Volcarona e pode prestar suporte a um potencial Rapid Spin Excadrill como outro parceiro. Pokémon que podem fazer switch in em atacantes comuns que forçam a saída de Volcarona como Ash-Greninja e Mega Diancie são necessários. Tangrowth e Assault Vest Magearna podem fazer isso confiavelmente.

[SET]
name: SubSwarm
move 1: Bug Buzz
move 2: Fire Blast
move 3: Quiver Dance
move 4: Substitute
item: Buginium Z
ability: Flame Body
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

O nível de poder de Bug Buzz com o boost de Swarm e alguns Quiver Dances deixa qualquer um de queixo caído. Ele pode ser transformado em um Savage Spin-Out com 175 de Base Power, o que, com boost de Swarm, sempre consegue dar OHKO em Keldeo, Mega Charizard X e Mega Camerupt em +1, OHKO em Toxapex em +2 e constantemente OHKO em Chansey em +3. Bug Buzz também ajuda contra Tyranitar, Latios e Latios, Pokémon que são notoriamente capazes de atrapalhar Volcarona quando ela não está usando tal move. Fire Blast é obrigatório para acertar Magearna, Celesteela e outros Pokémon que resistem Bug Buzz. Quiver Dance possibilita Volcarona fazer sweep em equipes com relativa facilidade devido aos boosts de Special Attack, Special Defense e Speed, enquanto Substitute é usado para proteger Volcarona de revenge killers usuários de Choice Scarf como Greninja e Keldeo que podem dar-lhe switch in diretamente, forçando-os a quebrar o Substitute e permitindo Volcarona causar-lhes uma grande quantidade de dano no processo; isso também é conveniente para facilitar o setup em inimigos que não conseguem quebrar o seu Substitute ou que possuem moves status, como Toxapex e Clefable, e pode também ajudar Volcarona a ativar Swarm se estiver enfrentando um inimigo mais lento.

Detalhes do Set

Swarm fornece um alto boost para os moves Bug-type de Volcarona, tornando-o essencial para o sucesso desse set juntamente com Buginium Z, o que possibilita Volcarona usar Savage Spin-Out uma vez. EVs máximos em Speed e Special Attack junto a uma nature Timid asseguram que Volcarona possa ultrapassar Pokémon como Choice Scarf Tapu Lele e Choice Scarf Landorus-T e também fazer sweep mais confiavelmente.

Dicas de Uso

Antes de mais nada, remova todos os Pokémon que poderiam parar Volcarona antes de tentar um sweep; qualquer possível usuário de Choice Scarf deve ser removido a não ser que você possa garantir que Volcarona consiga usar dois Quiver Dances ou Substitute. Dê scout em Pokémon que comumente usam sets de Choice Scarf, como Greninja, Keldeo, Terrakion e Latios, e se eles forem realmente usuários desse item, empenhe-se em derrotá-los antes de tentar um sweep. Similarmente, Hawlucha, Mega Swampert e Kingdra são mais rápidos que +1 Volcarona se suas abilities estiverem devidamente ativadas, então tenha isso em mente. Além disso, se o seu oponente fazer switch para um dos Pokémon anteriormente mencionados em Volcarona, use Substitute assim que eles entrarem em campo; desse modo, Volcarona garante algum dano no respectivo revenge killer e pode enfraquecê-lo visando um sweep posterior no decorrer da batalha. Ademais, fique de olho em possíveis usuários de prioridade como Sucker Punch Mega Mawile, Quick Attack Mega Pinsir e Water Shuriken Greninja que podem parar o sweep de Volcarona; sempre tenha cuidado com esses usuários de prioridade e tente descobrir decifrar os seus sets para preservar HP o suficiente a fim de suportar tais moves.

Falando de oportunidades de setup, Volcarona pode fazer isso contra Chansey facilmente; use Quiver Dance quando Chansey fazer switch in, então use Substitute enquanto Chansey utiliza Toxic. Apenas use Quiver Dance duas vezes mais e dê OHKO na Chansey com Savage Spin-Out; embora ainda possa haver alguns jogos mentais, Volcarona ainda pode derrotá-la no um contra um na maioria das vezes. Volcarona também consegue fazer setup em Toxapex sem Haze, já que Scald nem consegue quebrar o seu Substitute depois de um Quiver Dance, enquanto Volcarona precisa apenas de dois Quiver Dances para dar-lhe OHKO; jogos mentais também podem ocorrer, mas Volcarona novamente tem a vantagem. Finalmente, pense bem antes de trazer Volcarona ao campo em moves ou hazards se ela for a sua única condição de vitória, devendo sempre tentar se manter saudável para um sweep no late-game.

Opções de Equipe

Removedores de hazards são crucias para Volcarona ser capaz de fazer setup. Parceiros como Mew, Mega Scizor, Mantine, Latios e Tapu Fini são ótimas opções por essa razão. Em times mais ofensivos, Kartana e Excadrill também podem remover hazards para Volcarona. Além disso, Pokémon que podem atrair e derrotar Heatran são muito importantes, já que Heatran é basicamente o counter supremo desse set; boas opções incluem Focus Punch Mega Mawile, que também ajuda contra Toxapex se estiver usando Thunder Punch, Earthquake Mew e Surf Latios, com ambos também conseguindo remover hazards para Volcarona. Ademais, respostas para os típicos revenge killers de Volcarona são importantes, visto que muitos deles podem impedir um sweep dela. Tapu Fini lida com Greninja, Keldeo e Kingdra e também fornece o suporte de Defog, como mencionado anteriormente. Mega Diancie merece uma menção especial devido à sua capacidade de refletir Stealth Rock e surpreender Heatran desprevenidos com Earth Power com boas jogadas. Tapu Lele protege Volcarona contra prioridade, o que é especialmente útil para esse set, já que Volcarona depende de estar com HP baixo para fazer sweep com Swarm. A guardiã Tapu também pode atrair Heatran e derrotá-lo com All-Out Pummeling. Ground-types como Zygarde, Garchomp, Landorus-T e Excadrill são ótimas escolhas graças às suas capacidades de derrotar ambos Heatran e Toxapex, os maiores obstáculos desse set.

Outras Opções

Coba Berry é uma opção para pegar Mega Pinsir de surpresa e Passho Berry permite Volcarona surpreender Greninja e derrotá-lo. Passho Berry é muito apreciável contra equipes rain também. A própria Volcarona pode ser usada em times rain com Hurricane e Flyinium Z para causar dano massivo em muitos incômodos para tal estilo de jogo como Toxapex e Mantine com Supersonic Skystrike. A combinação de tipos natural de Volcarona é boa para lidar com Pokémon que irritam times rain como Ferrothorn e Tangrowth.

Outra opção é Hidden Power Ice, já que destroça Zygarde sem o uso de Buginium Z e ainda surpreende Landorus-T sem o uso de Firium Z. Finalmente, um set bulky de Quiver Dance pode ser usado com Mega Sableye, mas o seu nicho defensivo decaiu com os banimentos de Pokémon que ele poderia combater.

Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock deve ser removido antes que Volcarona entre em campo, caso contrário ela se torna muito menos perigosa. Usuários de entry hazard ofensivos como Landorus-T e Z-Move Heatran podem se sair bem ao colocar Stealth Rock.

Usuários Rápidos de Choice Scarf: Keldeo, Garchomp, Latios e Greninja podem ser revenge killers de Volcarona, mas eles podem ser removidos ao fazerem switch in no move errado.

Prioridade Forte: Prioridade forte pode derrotar Volcarona. Mega Pinsir, Mega Mawile, Choice Band Zygarde e Bisharp podem dar-lhe revenge kill com um pouco de dano prévio. Mimikyu tem Disguise para derrotar Volcarona com a combinação de Never-Ending Nightmare e Shadow Sneak. Ameaças raras como Azumarill e Crawdaunt podem removê-la facilmente.

Seletivos Pokémon Defensivos: Toxapex é uma resposta sólida a sets que não sejam Psychium Z ou Swarm. Tyranitar e Mega Latias param qualquer set sem Bug Buzz. Tapu Fini pode causar dano massivo em Volcarona sem Giga Drain através da combinação de Nature's Madness e Moonblast. Mantine é uma resposta sólida em geral, mas pode perder se fizer switch in em Stealth Rock em um set com Shattered Psyche.

Chansey: Chansey para Volcarona completamente e reduz seu tempo de vida com Toxic. Mantenha em mente que Chansey tem problemas contra o set de SubSwarm, então scout apropriado deve ser utilizado antecipadamente.
 

inactive

In a Movie Scene~
is a Top Smogon Media Contributoris a Battle Simulator Moderator Alumnus
https://scms-u-panties_smile_babies.www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/volcarona
HTML:
[title]

Volcarona


[head]

<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />

<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>

<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>



[page]

<div class="pokemon-info"></div>
<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>

<p>Volcarona &eacute; uma das sweepers mais temidas na tier por conta do seu acesso a Quiver Dance, do seu alto stat de Special Attack e do seu decente stat de Speed. A sua vasta movepool, complementada por Z-Moves, permite-lhe escolher os seus checks e counters. Volcarona tamb&eacute;m tem in&uacute;meras oportunidades de setup numa tier infestada por Steel-types e Pok&eacute;mon passivos, como Mew e Tangrowth. No entanto, Volcarona &eacute; freada pela sua fraqueza qu&aacute;drupla a Stealth Rock, necessitando de suporte de Defog ou Rapid Spin. Volcarona tamb&eacute;m cair&aacute; contra Pok&eacute;mon comuns dependendo do seu set, indicando que pode ser inconsistente. Por fim, Volcarona constantemente n&atilde;o consegue fazer sweep na pr&aacute;tica, visto que &eacute; for&ccedil;ada a sair de campo por usu&aacute;rios de Choice Scarf com Speed maior que a sua, como Latios, Garchomp e Keldeo, assim como poderosos usu&aacute;rios de prioridade como Mega Mawile e Mega Pinsir.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Quiver Dance</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Quiver Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Buginium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Fire Blast</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Flame Body</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Bug Buzz</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Hidden Power Ground</span> / <span class="move-name">Psychic</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
<h3>Moves</h3>

<p>Quiver Dance torna Volcarona uma sweeper arrepiante, permitindo-lhe dar OHKO com Fire Blast em Pok&eacute;mon como Landorus-T defensivo e Tapu Lele ap&oacute;s dano de Stealth Rock. Bug Buzz &eacute; o seu move secund&aacute;rio de STAB, surpreendendo Choice Scarf Latios na sua switch in e impedindo Tyranitar de par&aacute;-la. Quando combinado com Buginium Z, o move vira Savage Spin-Out, podendo ser usado para detonar Pok&eacute;mon como Zygarde e Choice Scarf Garchomp na switch. Fechando o set, Hidden Power Ground permite a Volcarona combater Heatran, um Pok&eacute;mon que muitas equipes preferem n&atilde;o deixar fazer switch in livremente. Psychic &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o com Psychium Z para derrotar Toxapex e atingir Choice Scarf Keldeo em sua switch. Shattered Psyche causa dano s&oacute;lido em Zygarde, mas ele ter&aacute; que estar enfraquecido para ser derrotado. Giga Drain &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o no lugar de Bug Buzz ou Psychic para atingir Gastrodon e Tapu Fini e ainda recuperar HP. Isso &eacute; melhor usado com um item alternativo como Firium Z ou Charti Berry.</p>

<h3>Detalhes do Set</h3>

<p>Investimento m&aacute;ximo em Special Attack e Speed &eacute; usado para maximizar o dano causado por Volcarona bem como sua Speed. Uma nature Timid &eacute; obrigat&oacute;ria para ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele e Landorus-T depois de um boost de Quiver Dance. Flame Body &eacute; a ability prefer&iacute;vel pela sua chance de burn em momentos dif&iacute;ceis. Buginium Z deve ser usado com Bug Buzz para dar acesso a Savage Spin-Out, enquanto Psychium Z &eacute; a escolha para sets utilizando Psychic, garantindo acesso a Shattered Psyche. Se Giga Drain for usado, todavia, Firium Z deve ser a escolha de item &mdash; Inferno Overdrive &eacute; capaz de dar OHKO em Naive Diancie e Mega Charizard Y em +1 e tem poder insano em geral, permitindo Volcarona surpreender e dar OHKO em Landorus-T, Tapu Lele e Kyurem sem qualquer boost. Charti Berry &eacute; outra op&ccedil;&atilde;o, aproveitando-se de equipes que dependem de Choice Scarf Stone Edge Keldeo para fazer revenge kill a Volcarona.</p>

<h3>Dicas de Uso</h3>

<p>Se houver algum usu&aacute;rio de Choice Scarf acima de 100 Speed na equipe inimiga, Volcarona deve tentar surpreend&ecirc;-los na switch, j&aacute; que o oponente ser&aacute; for&ccedil;ado a tir&aacute;-los de campo devido ao qu&atilde;o perigosa Volcarona &eacute;. Por exemplo, Choice Scarf Latios e Garchomp s&atilde;o derrotados por Bug Buzz e Savage Spin-Out, enquanto Choice Scarf Keldeo cai para Shattered Psyche. Tendo feito isso, Volcarona pode fazer sweep posteriormente com Quiver Dance.</p>

<p>Volcarona n&atilde;o deve fazer setup at&eacute; que seus counters sejam eliminados. Seu matchup varia, ent&atilde;o h&aacute; momentos onde ela pode fazer setup no mid-game e proceder diretamente com um sweep. Muitos Pok&eacute;mon s&atilde;o iscas de setup para Volcarona, por&eacute;m tais podem irrit&aacute;-la em troca. Celesteela pode usar Leech Seed e dar switch at&eacute; que Volcarona esteja suscet&iacute;vel a moves de prioridade. Ferrothorn pode fazer o mesmo ou prejudicar Volcarona com Thunder Wave. Esses s&atilde;o os tipos de situa&ccedil;&otilde;es onde atacar diretamente &eacute; geralmente mais seguro e ben&eacute;fico do que usar Quiver Dance.</p>

<p>Volcarona deve fazer switch in somente quando entry hazards estiverem fora de campo, j&aacute; que tais a prejudicam bastante. Volcarona deve se manter saud&aacute;vel a fim de estar a salvo de moves de prioridade e assim realizar setup confortavelmente. Por conta disso, o melhor meio de traz&ecirc;-la ao campo &eacute; por meio de suporte de VoltTurn, switches duplas ou depois de sacrificar um Pok&eacute;mon. Similarmente, n&atilde;o fa&ccedil;a jogadas descuidadas tentando tomar vantagem de Flame Body. Causar possivelmente um burn em Mega Scizor n&atilde;o compensa o dano de U-turn.</p>

<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

<p>Removedores de entry hazard s&atilde;o obrigat&oacute;rios. Mew, Latios, Mega Scizor, Mega Latias, Mantine, Zapdos e Tapu Fini s&atilde;o op&ccedil;&otilde;es s&oacute;lidas em times mais defensivos, enquanto Excadrill e Kartana s&atilde;o op&ccedil;&otilde;es em equipes mais ofensivas. Mega Diancie tamb&eacute;m pode desencorajar o uso de hazards e a pr&oacute;pria pode usar Stealth Rock, indicando que Volcarona pode tomar vantagem de Stealth Rock no lado do oponente. Dependendo do set de Volcarona, ela ser&aacute; parada por certos Pok&eacute;mon, ent&atilde;o lures a essas amea&ccedil;as s&atilde;o apreci&aacute;veis. O set de Buginium Z perde para Toxapex, logo Thunder Punch Mega Mawile e Extrasensory Greninja podem pression&aacute;-lo. Sets de Psychium Z Volcarona precisam de um meio para enfraquecer Tyranitar, ent&atilde;o Latios &eacute; um parceiro fenomenal, visto que pode usar Defog e causar dano tremendo com Draco Meteor. O pr&oacute;prio Tyranitar tamb&eacute;m &eacute; um parceiro interessante, visto que &eacute; um trapper de Latios e Mega Latias para Psychium Z Volcarona e pode prestar suporte a um potencial Rapid Spin Excadrill como outro parceiro. Pok&eacute;mon que podem fazer switch in em atacantes comuns que for&ccedil;am a sa&iacute;da de Volcarona como Ash-Greninja e Mega Diancie s&atilde;o necess&aacute;rios. Tangrowth e Assault Vest Magearna podem fazer isso confiavelmente.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>SubSwarm</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Bug Buzz</span></td><td>Item: <span class="item-name">Buginium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Fire Blast</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Flame Body</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Quiver Dance</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Substitute</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

<h3>Moves</h3>

<p>O n&iacute;vel de poder de Bug Buzz com o boost de Swarm e alguns Quiver Dances deixa qualquer um de queixo ca&iacute;do. Ele pode ser transformado em um Savage Spin-Out com 175 de Base Power, o que, com boost de Swarm, sempre consegue dar OHKO em Keldeo, Mega Charizard X e Mega Camerupt em +1, OHKO em Toxapex em +2 e constantemente OHKO em Chansey em +3. Bug Buzz tamb&eacute;m ajuda contra Tyranitar, Latios e Latios, Pok&eacute;mon que s&atilde;o notoriamente capazes de atrapalhar Volcarona quando ela n&atilde;o est&aacute; usando tal move. Fire Blast &eacute; obrigat&oacute;rio para acertar Magearna, Celesteela e outros Pok&eacute;mon que resistem Bug Buzz. Quiver Dance possibilita Volcarona fazer sweep em equipes com relativa facilidade devido aos boosts de Special Attack, Special Defense e Speed, enquanto Substitute &eacute; usado para proteger Volcarona de revenge killers usu&aacute;rios de Choice Scarf como Greninja e Keldeo que podem dar-lhe switch in diretamente, for&ccedil;ando-os a quebrar o Substitute e permitindo Volcarona causar-lhes uma grande quantidade de dano no processo; isso tamb&eacute;m &eacute; conveniente para facilitar o setup em inimigos que n&atilde;o conseguem quebrar o seu Substitute ou que possuem moves status, como Toxapex e Clefable, e pode tamb&eacute;m ajudar Volcarona a ativar Swarm se estiver enfrentando um inimigo mais lento.</p>

<h3>Detalhes do Set</h3>

<p>Swarm fornece um alto boost para os moves Bug-type de Volcarona, essencial para o sucesso desse set juntamente com Buginium Z, o que possibilita Volcarona usar Savage Spin-Out uma vez. EVs m&aacute;ximos em Speed e Special Attack junto a uma nature Timid asseguram que Volcarona possa ultrapassar Pok&eacute;mon como Choice Scarf Tapu Lele e Choice Scarf Landorus-T e tamb&eacute;m fazer sweep mais confiavelmente.</p>

<h3>Dicas de Uso</h3>

<p>Antes de mais nada, remova todos os Pok&eacute;mon que poderiam parar Volcarona antes de tentar um sweep; qualquer poss&iacute;vel usu&aacute;rio de Choice Scarf deve ser removido a n&atilde;o ser que voc&ecirc; possa garantir que Volcarona consiga usar dois Quiver Dances ou Substitute. D&ecirc; scout em Pok&eacute;mon que comumente usam sets de Choice Scarf, como Greninja, Keldeo, Terrakion e Latios, e se eles forem realmente usu&aacute;rios desse item, empenhe-se em derrot&aacute;-los antes de tentar um sweep. Similarmente, Hawlucha, Mega Swampert e Kingdra s&atilde;o mais r&aacute;pidos que +1 Volcarona se suas abilities estiverem devidamente ativadas, ent&atilde;o tenha isso em mente. Al&eacute;m disso, se o seu oponente fazer switch para um dos Pok&eacute;mon anteriormente mencionados em Volcarona, use Substitute assim que eles entrarem em campo; desse modo, Volcarona garante algum dano no respectivo revenge killer e pode enfraquec&ecirc;-lo visando um sweep posterior no decorrer da batalha. Ademais, fique de olho em poss&iacute;veis usu&aacute;rios de prioridade como Sucker Punch Mega Mawile, Quick Attack Mega Pinsir e Water Shuriken Greninja que podem parar o sweep de Volcarona; sempre tenha cuidado com esses usu&aacute;rios de prioridade e tente descobrir os seus sets para preservar HP o suficiente a fim de suportar tais moves.</p>

<p>Falando de oportunidades de setup, Volcarona pode fazer isso contra Chansey facilmente; use Quiver Dance quando Chansey fazer switch in, ent&atilde;o use Substitute enquanto Chansey utiliza Toxic. Apenas use Quiver Dance duas vezes mais e d&ecirc; OHKO na Chansey com Savage Spin-Out; embora ainda possa haver alguns jogos mentais, Volcarona ainda pode derrot&aacute;-la no um contra um na maioria das vezes. Volcarona tamb&eacute;m consegue fazer setup em Toxapex sem Haze, j&aacute; que Scald nem consegue quebrar o seu Substitute depois de um Quiver Dance, enquanto Volcarona precisa apenas de dois Quiver Dances para dar-lhe OHKO; jogos mentais tamb&eacute;m podem ocorrer, mas Volcarona novamente tem a vantagem. Finalmente, pense bem antes de trazer Volcarona ao campo em moves ou hazards se ela for a sua &uacute;nica condi&ccedil;&atilde;o de vit&oacute;ria, devendo sempre tentar se manter saud&aacute;vel para um sweep no late-game.</p>

<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

<p>Removedores de hazards s&atilde;o crucias para Volcarona ser capaz de fazer setup. Parceiros como Mew, Mega Scizor, Mantine, Latios e Tapu Fini s&atilde;o &oacute;timas op&ccedil;&otilde;es por essa raz&atilde;o. Em times mais ofensivos, Kartana e Excadrill tamb&eacute;m podem remover hazards para Volcarona. Al&eacute;m disso, Pok&eacute;mon que podem atrair e derrotar Heatran s&atilde;o muito importantes, j&aacute; que Heatran &eacute; basicamente o counter supremo desse set; boas op&ccedil;&otilde;es incluem Focus Punch Mega Mawile, que tamb&eacute;m ajuda contra Toxapex se estiver usando Thunder Punch, Earthquake Mew e Surf Latios, com ambos tamb&eacute;m conseguindo remover hazards para Volcarona. Ademais, respostas para os t&iacute;picos revenge killers de Volcarona s&atilde;o importantes, visto que muitos deles podem impedir um sweep dela. Tapu Fini lida com Greninja, Keldeo e Kingdra e tamb&eacute;m fornece o suporte de Defog, como mencionado anteriormente. Mega Diancie merece uma men&ccedil;&atilde;o especial devido &agrave; sua capacidade de refletir Stealth Rock e surpreender Heatran desprevenidos com Earth Power com boas jogadas. Tapu Lele protege Volcarona contra prioridade, o que &eacute; especialmente &uacute;til para esse set, j&aacute; que Volcarona depende de estar com HP baixo para fazer sweep com Swarm. A guardi&atilde; tamb&eacute;m pode atrair Heatran e derrot&aacute;-lo com All-Out Pummeling. Ground-types como Zygarde, Garchomp, Landorus-T e Excadrill s&atilde;o &oacute;timas escolhas gra&ccedil;as &agrave;s suas capacidades de derrotar ambos Heatran e Toxapex, os maiores obst&aacute;culos desse set.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>

<p>Coba Berry &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para pegar Mega Pinsir de surpresa e Passho Berry permite Volcarona surpreender Greninja e derrot&aacute;-lo. Passho Berry &eacute; muito apreci&aacute;vel contra equipes rain tamb&eacute;m. A pr&oacute;pria Volcarona pode ser usada em times rain com Hurricane e Flyinium Z para causar dano massivo em muitos inc&ocirc;modos para tal estilo de jogo como Toxapex e Mantine com Supersonic Skystrike. A combina&ccedil;&atilde;o de tipos natural de Volcarona &eacute; boa para lidar com Pok&eacute;mon que irritam times rain como Ferrothorn e Tangrowth.</p>

<p>Outra op&ccedil;&atilde;o &eacute; Hidden Power Ice, j&aacute; que destro&ccedil;a Zygarde sem o uso de Buginium Z e ainda surpreende Landorus-T sem o uso de Firium Z. Finalmente, um set bulky de Quiver Dance pode ser usado com Mega Sableye, mas o seu nicho defensivo decaiu com os banimentos de Pok&eacute;mon que ele poderia combater.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">

<li><strong>Stealth Rock</strong>: Stealth Rock deve ser removido antes que Volcarona entre em campo, caso contr&aacute;rio ela se torna muito menos perigosa. Usu&aacute;rios de entry hazard ofensivos como Landorus-T e Z-Move Heatran podem se sair bem ao colocar Stealth Rock.</li>

<li><strong>Usu&aacute;rios R&aacute;pidos de Choice Scarf</strong>: Keldeo, Garchomp, Latios e Greninja podem ser revenge killers de Volcarona, mas eles podem ser removidos ao fazerem switch in no move errado.</li>

<li><strong>Prioridade Forte</strong>: Prioridade forte pode derrotar Volcarona. Mega Pinsir, Mega Mawile, Choice Band Zygarde e Bisharp podem dar-lhe revenge kill com um pouco de dano pr&eacute;vio. Mimikyu tem Disguise para derrotar Volcarona com a combina&ccedil;&atilde;o de Never-Ending Nightmare e Shadow Sneak. Amea&ccedil;as raras como Azumarill e Crawdaunt podem remov&ecirc;-la facilmente.</li>

<li><strong>Seletivos Pok&eacute;mon Defensivos</strong>: Toxapex &eacute; uma resposta s&oacute;lida a sets que n&atilde;o sejam Psychium Z ou Swarm. Tyranitar e Mega Latias param qualquer set sem Bug Buzz. Tapu Fini pode causar dano massivo em Volcarona sem Giga Drain atrav&eacute;s da combina&ccedil;&atilde;o de Nature's Madness e Moonblast. Mantine &eacute; uma resposta s&oacute;lida em geral, mas pode perder se fizer switch in em Stealth Rock em um set com Shattered Psyche.</li>

<li><strong>Chansey</strong>: Chansey para Volcarona completamente e reduz seu tempo de vida com Toxic. Mantenha em mente que Chansey tem problemas contra o set de SubSwarm, ent&atilde;o scout apropriado deve ser utilizado antecipadamente.</li>
</ul>
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top