Monotype Toxapex (Poison e Water)

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/toxapex/monotype/

[OVERVIEW]

Water
========

O incrível bulk de Toxapex e sua ability Regenerator o tornam um dos melhores pivots disponíveis para equipes Water. Sua tipagem aumenta ainda mais seu bulk natural, fornecendo-lhe uma valiosa neutralidade a golpes do tipo Grass, que é grandemente apreciada por times Water. Isso lhe permite enfrentar melhor ameaças como Mega Charizard Y e Volcarona. Toxapex também tem acesso a vários moves utilitários eficazes, em especial Recover, Toxic Spikes e Haze, bem como um STAB decente em Scald que pode causar burn no adversário, tornando a maioria dos physical attackers, como Mega Scizor, quase inúteis. Entretanto, Toxapex tem uma presença ofensiva muito pequena devido a seus terríveis stats ofensivos. Ademais, sua baixa Speed lhe deixa vulnerável a stallbreakers utilizando Taunt ou Substitute, além do mesmo acumular outra fraqueza a Ground, a qual times Water geralmente tendem a não ter switch-ins. No entanto, apesar de sua natureza normalmente passiva, Toxapex consegue se encaixar não apenas em arquétipos de equipes stall, mas em times balance também.

Poison
========

Toxapex é o melhor pivot defensivo disponível para as equipes Poison-type graças a sua ability Regenerator lhe permitindo tomar dano e se recuperar quando sai de campo e suas ótimas Defense e Special Defense lhe possibilitando aguentar ataques fortes de Pokémon como Mega Charizard Y e Mega Pinsir. O tipo Water de Toxapex também ajuda times Poison-type a lidar com o matchup contra equipes Bug-type ao lhe deixar usar Haze em Volcarona e Mega Scizor enquanto resiste aos STABs de ambos. Haze + Icium Z permitem a Toxapex fazer check as principais ameaças a times Poison, tais como Taunt Kommo-o, que caso contrário facilmente derrota o resto do tipo. O mesmo tipo Water também o torna um Pokémon chave ao lidar com equipes Fire-type, bem como com alguns times Flying-type que dependem de Mega Charizard Y como wallbreaker. A movepool sólida de Toxapex para um Pokémon bulky lhe dá recovery confiável através de Recover, assim como moves utilitários em Toxic Spikes e Haze para apoiar o resto da equipe. Scald é o único ataque normalmente usado por Toxapex e sua chance de 30% de causar burn lhe dá uma boa oportunidade de acabar com physical attackers que ameaçam times Poison-type, tais como Mega Gallade e Landorus-T, quando usado repetidamente. No entanto, Toxapex depende desse move para causar dano e esperar pelo burn quando enfrentado por usuários de Taunt, caso contrário ele é um peso morto para a equipe.

[SET]
name: Defensive (Water)
move 1: Scald / Sludge Bomb
move 2: Recover
move 3: Toxic Spikes
move 4: Haze / Baneful Bunker / Sludge Bomb
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald tem uma chance de causar burn no Pokémon oponente, o que é particularmente útil para prejudicar physical attackers como Tapu Bulu e Dragonite. Recover possibilita a Toxapex combater muito melhor os Pokémon em que ele faz pivot e lhe permite enfrentar Grass-types como Mega Venusaur em um cenário de um contra um. Toxic Spikes oferece suporte à equipe na forma de espalhar poison em Pokémon que tocam o chão e não são dos tipos Poison ou Steel. Toxapex acha extremamente fácil colocar em campo ambas as camadas de Toxic Spikes com seu bulk incrível, tornando o golpe uma escolha ótima. Haze impede que Toxapex se torne uma isca de setup para Pokémon que não são ameaçados por Scald, tais como sets bulky de Volcarona. Baneful Bunker pode ser usado para fazer scout em Pokémon com itens Choice, tais como Meloetta e Diggersby, e descobrir qual golpe vão escolher. Entretanto, ele apenas deve substituir Haze se outro companheiro de equipe é um counter confiável de setup sweepers. Sludge Bomb pode ser usado a fim de ameaçar Tapu Bulu e impedi-lo de colocar Substitute de graça.

Detalhes do Set
========

Black Sludge é um item excelente para Toxapex, fornecendo um pouco de recovery a cada turno e ajudando o Pokémon a fazer seu trabalho como pivot ainda melhor. Regenerator é sua melhor opção como ability, recuperando seu HP em 33% sempre que ele sai de campo. Investimento máximo de EVs em HP e Defense junto a uma nature Bold maximizam o bulk physical de Toxapex e permitem-lhe enfrentar ameaças como Mega Pinsir mais facilmente. Além disso, eles dão a Toxapex uma chance de sobreviver a Wood Hammer de Tapu Bulu e derrotá-lo com Sludge Bomb.

Dicas de Uso
========

Tire proveito de Regenerator sempre que possível. Faça switches duplas para agarrar o momentum em uma troca prevista ao invés de gastar o turno usando Recover após entrar em um ataque, uma vez que existem poucos golpes que não permitem Toxapex se recuperar usando sua ability, forçando o uso de Recover. Ademais, após fazer switch em um golpe que pode ser facilmente recuperado via Regenerator, Toxapex pode usar Scald a fim de conseguir um burn em qualquer Pokémon que faça switch in, na tentativa de enfraquecê-lo. De maneira similar, Toxapex também pode colocar Toxic Spikes em campo após entrar e receber um ataque, mas tenha certeza de não usá-los em vão. Se não houver Pokémon suficientes que sejam realmente ameaçados por Toxic Spikes, ou caso tenha um Pokémon que possa absorver o hazard, é melhor apenas disparar um Scald ou tentar fazer uma switch dupla a fim de obter momentum. Tente colocar pelo menos uma camada de Toxic Spikes o mais cedo possível caso não haja Poison-types capazes de absorvê-los, visto que o hazard pode prejudicar seriamente o time oponente. No entanto, tenha em mente que uma vez que Toxic Spikes estejam em campo, não será possível causar burn nos Pokémon afetados por eles. Algumas vezes é aconselhável utilizar Haze logo em seguida de um Pokémon que pode fazer setup, a fim de evitar tomar danos desnecessários ao tentar usar Haze depois que ele já tenha feito o setup. Utilize Baneful Bunker para fazer scout em qual move um Pokémon adversário com item Choice vai escolher. Por exemplo, não faça switch diretamente para seu Pokémon imune a Electric quando ver um Xurkitree, existe uma chance dele escolher Energy Ball diretamente. Utilizar Baneful Bunker vai impedir tais situações e agarrar o momentum para seu time. Tente fazer switch para Toxapex diretamente para usar Haze em um Pokémon no campo que possa fazer setup, tal como Volcarona ou Porygon-Z, antes que eles saiam do controle. Em particular com Porygon-Z, Toxapex pode usar Haze para remover seus boosts únicos de Z-Conversion, tornando-o relativamente inútil pelo resto do jogo.

Opções de Equipe
========

O incrível bulk natural de Toxapex o torna um ótimo pivot que é extremamente fácil de encaixar em ambos os arquétipos balance e stall. Mantine prova-se um ótimo parceiro para Toxapex, fornecendo uma imunidade a golpes Ground-type e a capacidade de fazer switch em ataques special que podem facilmente ameaçar Toxapex. Mantine também carrega Haze frequentemente, tornando mais fácil para Toxapex utilizar Baneful Bunker. Swampert aprecia a capacidade de Toxapex de fazer switch em ataques Grass-type e, em troca, é imune a golpes Electric-type que ameaçam Toxapex. Os sets defensivos de Azumarill que utilizam Sap Sipper podem apoiar grandemente Toxapex ao fornecer uma imunidade a moves Grass-type. Apesar de que isso não ajude Toxapex diretamente, já que o mesmo não tem medo da maioria dos golpes Grass-type, isso alivia a pressão sobre ele, visto que Azumarill se torna a switch-in primária contra moves Grass-type no lugar de Toxapex. Ademais, os sets ofensivos de Azumarill, principalmente o de Choice Band, apreciam o apoio de Toxic Spikes, já que ajudam a enfraquecer a equipe adversária. Outros wallbreakers e setup sweepers, tais como Manaphy, Greninja, Keldeo, Gyarados e Mega Sharpedo, grandemente apreciam o suporte de Toxic Spikes, o qual torna mais fácil para eles limparem no late-game. Além disso, eles apreciam a capacidade de Toxapex de aguentar moves de prioridade para eles, já que nenhum deles, salvo Manaphy, gosta de levar golpes prioritários fortes. Slowbro e sua Mega Evolução formam um core defensivo incrível com Toxapex, com o último aguentando moves Grass- e Bug-type facilmente. Em troca, Slowbro e Mega Slowbro podem enfrentar Ground-types physical que visam atacar Toxapex, tais como Excadrill. Alomomola também forma um bom core de pivots com Toxapex. Ela aprecia o fato de que Toxapex pode fazer switch em moves Grass-type e fornece suporte de Wish para que Toxapex possa usar outro move em vez de Recover após fazer switch para aguentar um golpe. Quagsire é outra wall focada em Defense que odeia golpes Grass-type. Ele se destaca devido à sua ability Unaware, permitindo que Toxapex use outro golpe, como Toxic, em vez de Haze, visto que Quagsire pode cuidar da maioria dos setup sweepers. Lanturn é outra opção para lidar com moves Electric-type que Toxapex tem medo, e fornece Volt Switch lento para ajudar a trazer Toxapex em campo. Entretanto, ele acumula uma fraqueza a golpes Ground-type.

[SET]
name: Pivot Defensivo (Poison)
move 1: Scald
move 2: Recover
move 3: Toxic Spikes
move 4: Haze / Baneful Bunker
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald é o único ataque decente de Toxapex e é extremamente repetível, tendo 30% de chance de causar burn; é um ótimo jeito de evitar ser parado por usuários de Taunt, além de ser bom para prejudicar Pokémon adversários e dar dano residual contra Pokémon que são imunes a Toxic. Recover dá a Toxapex uma forma de recovery confiável, além de lhe dar a liberdade de fazer scout em moves de Pokémon que não podem lhe dar OHKO. Toxapex também pode usar Recover para fazer stall em Pokémon que levaram burn ou poison. Toxic Spikes é um ótimo entry hazard que Toxapex pode utilizar bem, visto que é tão bulky que pode colocar as duas camadas sem arriscar muito. Toxic Spikes leva os adversários a tomarem dano residual através da maior parte da partida, abrindo o caminho para os sweepers terem mais facilidade ao limpar no late-game. Eles também forçam o oponente a contorná-los para conseguir um turno para usar Rapid Spin ou Defog, dando momentum ao seu time. Haze impede que Toxapex seja uma isca de setup, bem como interrompe sweepers de fazer clean no seu time no late-game; no entanto, visto que ele não tem presença ofensiva, Pokémon como Volcarona teriam facilidade ao fazer setup nele caso não tivesse Haze. Baneful Bunker pode ser usado em vez de Haze, uma vez que ele pode fazer scout em usuários de itens Choice. Isso lhe possibilita jogar melhor contra times ofensivos em vez de ter a segurança contra setup que vem com Haze. Haze ajuda a impedir que times Poison-type sejam superados por setup sweepers, mas Baneful Bunker é valioso no matchup contra Normal, em particular para vencer Diggersby.

Detalhes do Set
========

Regenerator aumenta a capacidade de Toxapex de agir como um pivot para o time. Ser capaz de entrar e sair de campo enquanto toma golpes e recupera seu HP é muito valioso para o time. Black Sludge é usado para dar a Toxapex uma forma de recovery passivo, permitindo-lhe ter a possibilidade de aguentar mais golpes sem depender de Recover. Ele também é a diferença entre tomar dois Earthquakes de Mega Charizard X e arriscar ser nocauteado após Stealth Rock. Investimentos máximos em HP e Defense são usados para que Toxapex possa aguentar um golpe de Life Orb Excadrill quase todas as vezes, bem como enfrentar Pokémon como Mega Pinsir, Mega Lopunny, Choice Band Victini e Bisharp após setup.

Dicas de Uso
========

Sair e entrar com Toxapex é melhor que usar Recover caso você tenha melhores respostas para os adversários em sua equipe. Utilizar Regenerator bem com Toxapex te permite ter uma wall saudável durante os últimos turnos do jogo. Fazer switch para Pokémon como Alolan Muk em ataques special e Mega Venusaur em ataques physical em vez de tentar usar Recover para continuar saudável não apenas dá a Toxapex mais HP, mas também possibilita trazer ao campo um Pokémon que lida melhor com o adversário. Certifique-se de manter Toxapex saudável caso você veja uma ameaça que possa fazer setup e sweep facilmente contra seu time para que você possa usar Haze nela com segurança. Toxapex pode enfrentar Volcarona, mas precisa de uma quantidade considerável de HP para vencer +1 Volcarona caso tenha Hidden Power Ground. Tire proveito do quão repetível Scald é ao tentar prejudicar physical attackers como Garchomp e Mega Gallade ou Pokémon imunes a poison. Tente colocar duas camadas de Toxic Spikes quando enfrentar equipes balance, já que o dano será maior com o tempo. Colocar pelo menos uma camada de Toxic Spikes é importante, visto que qualquer dano residual é crucial. Utilize Baneful Bunker para fazer scout em usuários de itens Choice para lhe dar uma melhor oportunidade de troca segura. Contra equipes Normal, isso é essencial para causar poison e fazer stall em Choice Band Diggersby.

Opções de Equipe
========

Alolan Muk é um ótimo companheiro para Toxapex, uma vez que o set de Assault Vest com Pursuit e Poison Touch pode prender e nocautear Psychic-types que ameaçam Toxapex. Sua imunidade a Psychic também significa que ele pode isolar e derrotar Pokémon do tipo Psychic em outros times, tais como Jirachi em Steel, Latios e Latias em Dragon e Victini em Fire. Knock Off também pode tornar mais fácil para Toxapex fazer check a Pokémon por remover itens Choice e Leftovers. Mega Venusaur funciona bem com Toxapex, naturalmente resistindo a uma das fraquezas de Toxapex em ataques Electric-type, diminuindo a pressão sobre o mesmo. O primeiro também tem uma neutralidade a ataques Ground-type. Por isso, Mega Venusaur pode ajudar Toxapex a lidar com Pokémon como Excadrill e Tapu Koko. Crobat trabalha bem com Toxapex, uma vez que é imune a Ground e pode dar suporte a Toxapex lidando com outros Pokémon bulky. Ele também tem uma boa sinergia com Toxapex como um pivot, com Crobat sendo um pivot rápido de U-turn e Toxapex sendo um pivot lento de Regenerator, além de poder agir como um stallbreaker ou impedir Defog com Taunt e se livrar de entry hazards com Defog. Nihilego é provavelmente o melhor sweeper de Choice Scarf para combinar com Toxapex, visto que ele pode tirar proveito do dano residual de burn e poison para fazer clean no late-game. Ele também ganha um ótimo boost com Beast Boost após cada nocaute, o que significa que ele pode primeiramente derrotar um Pokémon com pouco HP e depois enfrentar Pokémon mais bulky após o boost. Ele também pode ser usado como um usuário de Stealth Rock. Nidoking fornece uma imunidade a Electric que Toxapex pode tirar proveito. A capacidade de fazer switch em Electric-types com Nidoking e lidar com eles com Earth Power ou qualquer um de seus incríveis moves de coverage é muito bom para Toxapex. A ótima coverage de Nidoking também pode apoiar Toxapex com Ice Beam para Ground-types, bem como Thunderbolt para ajudar a lidar com Flying-types que não são afetados por Toxic Spikes. Os fortes ataques de Gengar e sua ótima Speed tier o tornam uma ótima opção com Life Orb, Choice Specs ou Choice Scarf. Ele pode desmantelar equipes ou fazer um sweep no late-game após o dano residual de Toxic Spikes e Scald. Scolipede também pode fazer setup e sweep no late-game caso Toxapex tenha conseguido prejudicar o time oponente.

[SET]
name: Z-Haze (Poison)
move 1: Haze
move 2: Scald
move 3: Recover
move 4: Toxic Spikes
item: Icium Z
ability: Regenerator
nature: Calm
evs: 252 HP / 116 Def / 140 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Haze possibilita a Toxapex fazer check a setup sweepers como Autotomize Celesteela e Bisharp ao retirar seus boosts. Scald é o único ataque viável de Toxapex e lhe permite fazer check a physical attackers como Mimikyu e Mega Aerodactyl ao causar burn neles. Recover permite a Toxapex continuar saudável através da partida, possibilitando-lhe enfrentar adversários constantemente. Toxic Spikes prejudicam oponentes com poison, causando dano residual neles a cada turno e permitindo a companheiros de equipe como Nidoking fazer wallbreak com mais facilidade.

Detalhes do Set
========

252 EVs em HP e 140 EVs em Special Defense junto a uma nature Calm permitem a Toxapex aguentar um +1 Psychic de Z-Happy Hour Jirachi após o dano de Stealth Rock enquanto também lhe possibilita enfrentar outros special attackers, tais como Taunt Kommo-o, com mais facilidade. Os EVs restantes são investidos em Defense para maximizar sua capacidade de aguentar ataques physical, como Earthquake de Gliscor. Icium Z deixa Toxapex usar Haze contra usuários de Taunt, possibilitando-lhe fazer check a ameaças como Kommo-o, que caso contrário venceriam o resto da equipe. Z-Haze também recupera todo o HP de Toxapex.

Dicas de Uso
========

Em matchups contra setup sweepers ameaçadores como Mega Charizard X, Azumarill e Mimikyu, Toxapex deve ser preservado para que possa neutralizar seus boosts com Haze. Z-Haze pode ser usado em situações nas quais Toxapex pode levar revenge kill após ter removido um boost com Haze, impedindo-o de ser derrotado no próximo turno. Ademais, ele deve ser usado para fazer check a setup sweepers perigosos para o time, tais como Taunt Kommo-o e Z-Happy Hour Jirachi. Certifique-se de manter Toxapex o mais saudável possível através da partida para que ele possa continuar a fazer check a setup sweepers com Haze e agir como um check geral. Toxapex deve tentar manter Toxic Spikes em campo durante o jogo inteiro, visto que eles dão a aliados ofensivos mais facilidade para derrotar o time adversário. Ele deve restaurá-los em Defoggers e buscar por um burn de Scald para lhes punir por tentar remover seus entry hazards. Toxapex deve repetir Scald para conseguir burns contra ameaças physical como Mega Lopunny e Bisharp, tornando mais difícil para eles derrotarem Toxapex. O golpe também deve ser repetido para impedir physical attackers de fazer switch por ter medo de um burn. Entretanto, em situações específicas, como contra Mega Scizor, Toxapex deve fazer scout em Facade para ter certeza de não lhe dar o boost em poder.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é básico em equipes Poison, visto que ele pode fazer check a Water e Ground-types bulky, tais como Swampert, Suicune e Hippowdon, todos os quais dão problemas a Toxapex. Ademais, ele pode fornecer apoio de Leech Seed, permitindo aos seus parceiros de equipe fazer switch com mais facilidade. Alolan Muk fornece uma imunidade a ataques Psychic-type, o que fornece ao time uma switch-in para ameaças como Latios, assim como ser capaz de fornecer suporte de Knock Off, prejudicando as equipes adversárias. Alolan Muk também pode fazer Pursuit trap em ameaças como Latios para Toxapex. Crobat ajuda a cobrir Toxapex com sua imunidade a ataques Ground-type e fornece suporte com Defog, possibilitando-lhe fazer switch em ameaças como Tornadus-T com mais facilidade. Além disso, ele pode usar Taunt em usuários de entry hazards para impedi-los de colocar seus hazards em campo e impedir Defoggers de remover os hazards de Toxapex. Crobat também é valioso num matchup espelho de Poison, visto que ele pode derrotar Mega Venusaur, o qual dá problemas a Toxapex. Nidoking e Nihilego são os principais usuários de Stealth Rock de equipes Poison. Nidoking é um wallbreaker que fornece uma imunidade a Electric e tem boas opções de coverage como Thunderbolt, Ice Beam e Flamethrower, permitindo-lhe enfrentar vários Pokémon, tais como Mantine e Ferrothorn. Nidoking também é uma boa resposta a Facade Mega Scizor com burn devido a diminuição do poder de Bullet Punch, possibilitando a Nidoking derrotá-lo seguramente com Flamethrower. Por outro lado, Choice Scarf Nihilego age como um revenge killer para o time, sendo capaz de ultrapassar ameaças como Choice Scarf Landorus-T e Mega Charizard X após um Dragon Dance, permitindo-lhe dar OHKO neles com Hidden Power Ice e Power Gem, respectivamente. Salazzle pode facilmente enfraquecer Pokémon lentos com Corrosion, o que lhe permite causar badly poison em qualquer Pokémon com Toxic e derrotá-los com Substitute e Protect. Toxic também torna o matchup contra Steel, Water e Poison mais fácil ao permitir a Salazzle enfraquecer Pokémon que normalmente são difíceis de derrotar, tais como Celesteela, Toxapex e Mega Venusaur.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

Um set defensivo focado em Special Defense pode ser uma opção para melhor enfrentar special attackers como Mega Charizard Y. Ele normalmente é superado pelo set padrão devido a physical attackers como Mega Pinsir e Tapu Bulu serem mais ameaçadores a equipes Water e Mantine faz um trabalho melhor como um Pokémon defensivo focado em Special Defense neutro a Grass, mas tudo se resume ao que sua equipe precisa. Além disso, um set mixed defensivo com 80 EVs em Special Defense também pode ser usado para permitir a Toxapex sobreviver a um Psychic de Mega Alakazam. Rocky Helmet machuca qualquer Pokémon que faça contato com Toxapex, o que ajuda na hora de fazer switch em physical attackers. No entanto, um pouco de recovery a cada turno é mais útil, visto que Toxapex não gosta de gastar muitos turnos usando Recover após fazer switch em um ataque. Alternativamente, Toxic pode ser usado em Toxapex; isso lhe permite enfrentar mais Pokémon em um cenário de um contra um sem ter de depender de Scald. No entanto, Toxic é inferior comparado a Haze e seus outros moves utilitários devido ao fato de equipes Water geralmente apreciarem a capacidade de Toxapex de fazer switch in em setup sweepers como Mega Pinsir enquanto eles fazem setup para então anular seus boosts. Wacan Berry pode ser usado com Sludge Bomb a fim de vencer Tapu Koko caso ele tente fazer switch in. Icium Z em junção a Haze também pode ser usado para usar Haze em usuários de Taunt, tais como Kommo-o e Keldeo. Papaya Berry pode ser usado com Haze a fim de fazer check a ameaças como Z-Happy Hour Jirachi sem ter de usar um Z-Move.

Poison
--------

Rocky Helmet é uma opção para Toxapex prejudicar Pokémon que fazem contato com ele. O item é bom contra Pokémon que dependem de golpes de contato para vencer Toxapex, no entanto, isso deixa Toxapex mais vulnerável a Pokémon como Kyurem-B e Heatran, visto que, uma vez que esteja enfraquecido, Toxapex não pode mais fazer check a eles seguramente na switch, principalmente após o dano de hazards.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Stallbreakers**: Stallbreakers como Gliscor podem parar Toxapex com Taunt, forçando-o a fazer switch ou usar Scald. Magic Bounce de Mega Sableye pode até refletir Toxic Spikes, os quais podem prejudicar os parceiros de Toxapex.

**Electric-types**: Electric-types fortes como Tapu Koko e Xurkitree podem rapidamente remover Toxapex com seus STABs.

**Psychic-types**: Similarmente aos Electric-types, a maioria dos Psychic-types, notavelmente Latios e Mew ofensivo, podem facilmente derrotar Toxapex com seus STABs.

**Ground-types**: A maioria dos Ground-types, tais como Landorus, podem ameaçar Toxapex com seus STABs.

**Wallbreakers**: Wallbreakers poderosos como Choice Band Dragonite e Choice Specs Hydreigon podem derrotar Toxapex com seus fortes STABs ou moves de coverage.

Poison
--------

**Stallbreakers**: Pokémon com Taunt, tais como Gliscor, Jellicent e Heatran, podem enfraquecer e eventualmente derrotar Toxapex sem ele fazer muita coisa contra eles, normalmente tirando Toxapex de campo e dando o momentum ao oponente.

**Electric-types**: Tapu Koko e outros Electric-types podem facilmente lidar com Toxapex sob Electric Terrain e ganhar o momentum com switches forçadas.

**Psychic-types**: Pokémon como Latios e Meloetta podem derrotar Toxapex facilmente. Mega Gallade e Victini também não têm muitos problemas vencendo o time inteiro e forçando switches.

**Ground-types**: Todos os Ground-types são ameaças para Toxapex. Com STABs como Earthquake, esses Pokémon podem dar muito dano ou nocautear Toxapex, forçando-o a fazer switch. Com a ajuda de Leech Seed de Venusaur, Toxapex pode lutar contra Pokémon como Hippowdon e Gastrodon, mas a maioria das vezes você terá de fazer switch para um Pokémon que lide melhor com Ground-types. As principais ameaças Ground-type para Toxapex incluem Excadrill, Garchomp e Landorus. Entretanto, embora ataques Ground-type sejam super efetivos em Toxapex, eles raramente lhe dão OHKO, o que lhe permite usar aquele turno para colocar uma camada de Toxic Spikes ou disparar um Scald antes de sair do campo e se recuperar com Regenerator.

**Wallbreakers**: Pokémon com itens Choice, tais como Choice Specs Hydreigon e Choice Band Diggersby, atacam muito forte para Toxapex lidar, forçando-o a sair de campo e dar o momentum para o oponente enquanto ele dá dano na switch-in.

[CREDITS]
- Written by: [[snow, 293061, [terrors, 279058], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [Mitsuki, 262009]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Estronic, 240732], [lotiasite, 302985], [The Dutch Pumblerjack, 232216], [frenzyplant, 180509]]
 
Last edited:

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
Adicionar / Remover / Sugestões e Comentários
(AV): adicionar vírgula
(RV): remover vírgula


[OVERVIEW]

Water
========

O incrível bulk de Toxapex e sua ability Regenerator o tornam um dos melhores pivots disponíveis para equipes Water. Sua tipagem aumenta ainda mais seu bulk natural, fornecendo-lhe uma valiosa neutralidade a golpes do tipo Grass, (AV) que é grandemente apreciada por time Water. Isso permite-lhe enfrentar melhor ameaças como Charizard e Volcarona. Toxapex também tem acesso a vários moves de utilidade utility eficazes, em especial Recover, Toxic Spikes e Haze, bem como um STAB decente em Scald que pode causar burn no adversário, tornando a maioria dos physical attackers, como Mega Scizor, quase inúteis. Entretanto, Toxapex tem uma presença ofensiva real muito pequena devido a seus terríveis stats ofensivos. Ademais, sua baixa stat de Speed lhe deixa vulnerável a stallbreakers utilizando Taunt ou Substitute, além do mesmo acumular outra fraqueza a Ground, a qual times equipes Water geralmente tendem a não ter switch-ins. No entanto, apesar de sua natureza normalmente passiva, (AV) Toxapex consegue se encaixar não apenas em arquétipos de equipes stall, mas em times balance também.

Poison
========

Toxapex é o melhor pivot defensivo disponível para as equipes Poison-type graças a sua ability Regenerator lhe permitindo tomar dano e se recuperar (acho que usar "regenerar" aqui ficaria legal) quando sai de campo e seus ótimos stats de suas ótimas Defense e Special Defense lhe possibilitando aguentar ataques fortes de Pokémon como Mega Charizard Y e Mega Pinsir. O tipo Water de Toxapex também ajuda times Poison-type a lidar com o matchup contra equipes Bug-type ao lhe deixar usar Haze em Volcarona e Mega Scizor enquanto resiste aos STABs de ambos. Haze e + Icium Z permitem a Toxapex fazer check as principais ameaças a times Poison, tais como Taunt Kommo-o, que caso contrário facilmente derrota o resto do tipo. O mesmo tipo Water também o torna um Pokémon chave ao lidar com equipes Fire-type, bem como a alguns times Flying-type que dependem de Mega Charizard Y como wallbreaker. A movepool sólida de Toxapex para um Pokémon bulky lhe dá recovery confiável através de Recover, assim como moves de utilidade utility em Toxic Spikes e Haze para apoiar o resto da equipe. Scald é o único ataque normalmente usado por Toxapex e sua chance de 30% de causar burn de 30% lhe dá uma boa oportunidade de acabar com physical attackers que ameaçam times Poison-type, tais como Mega Gallade e Landorus-T, quando usado repetidamente. No entanto, Toxapex depende desse move para causar dano e esperar pelo burn quando enfrentado por usuários de Taunt, caso contrário ele é um peso morto para a equipe.

[SET]
name: Defensive (Water)
move 1: Scald / Sludge Bom
move 2: Recover
move 3: Toxic Spikes
move 4: Haze / Baneful Bunker / Sludge Bomb
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald tem uma chance de causar burn no Pokémon oponente, o que é particularmente útil para prejudicar physical attackers como Tapu Bulu e Dragonite. Recover possibilita a Toxapex combater muito melhor os Pokémon em que ele faz pivot e permite-lhe enfrentar Grass-types como Mega Venusaur em um cenário de um contra um. Toxic Spikes oferece suporte à equipe na forma de espalhar poison confiavelmente (achei estranho esse "confiavelmente") em Pokémon que tocam o chão e não são dos tipos Poison ou Steel. Toxapex acha extremamente fácil colocar em campo ambas as camadas de Toxic Spikes com seu bulk incrível, tornando o golpe uma escolha ótima. Haze impede que Toxapex se torne uma isca de setup para Pokémon que não são ameaçados por Scald, tais como sets bulky de Volcarona. Baneful Bunker pode ser usado para fazer scout em Pokémon com itens Choice, tais como Meloetta e Diggersby, e descobrir qual golpe vão escolher. Entretanto, ele apenas deve substituir Haze se outro companheiro de equipe é um counter confiável de setup sweepers. Sludge Bomb pode ser usado a fim de ameaçar Tapu Bulu e impedi-lo de colocar Substitute de graça.

Detalhes do Set
========

Black Sludge é um item excelente para Toxapex, fornecendo um pouco de recovery a cada turno e ajudando o Pokémon a fazer seu trabalho como pivot ainda melhor. Regenerator é sua melhor opção como ability, recuperando seu HP em 33% sempre que ele sai de campo. Investimentos máximo de EVs máximos em HP e Defense junto a uma nature Bold maximizam o bulk physical de Toxapex e permitem-lhe enfrentar ameaças como Mega Pinsir mais facilmente. Além disso, eles dão a Toxapex uma chance de sobreviver a Wood Hammer de Tapu Bulu e derrotá-lo com Sludge Bomb.

Dicas de Uso
========

Tire proveito de Regenerator sempre que possível. Faça switches duplas para agarrar o momentum em uma troca prevista ao invés de gastar o turno usando Recover após entrar em um ataque, uma vez que existem poucos golpes que não permitem Toxapex se recuperar usando sua ability, sendo necessário forçando (mudei pra ficar um pouco mais claro) o uso de Recover. Ademais, após fazer switch em um golpe que pode ser facilmente recuperado via Regenerator, Toxapex pode usar Scald a fim de conseguir um burn em qualquer Pokémon que faça switch in, na tentativa de enfraquecê-lo. De maneira similar, Toxapex também pode colocar Toxic Spikes em campo após entrar e receber um ataque, mas tenha certeza de não usá-los em vão. Se não houver Pokémon suficientes que sejam realmente ameaçados por Toxic Spikes, ou caso tenha um Pokémon que possa absorver o hazard, é melhor apenas disparar um Scald ou tentar fazer uma switch dupla a fim de obter momentum. Tente colocar pelo menos uma camada de Toxic Spikes o mais cedo possível caso não haja Poison-types capazes de o absorvê-los, visto que o hazard pode prejudicar seriamente o time oponente. No entanto, tenha em mente que uma vez que Toxic Spikes estejam em campo, (AV) não será possível causar burn nos Pokémon afetados por eles. Algumas vezes é aconselhável utilizar Haze preventivamente em logo em seguida de um Pokémon que pode fazer setup, a fim de evitar tomar danos desnecessários ao tentar usar Haze de outra forma depois que ele já tenha feito o setup. Utilize Baneful Bunker para fazer descobrir scout em qual move um Pokémon adversário com item Choice vai escolher. Por exemplo, não faça switch diretamente para seu Pokémon imune a Electric quando ver um Xurkitree, existe uma chance dele escolher Energy Ball diretamente. Utilizar Baneful Bunker vai impedir tais situações e agarrar o momentum para seu time. Tente fazer switch para Toxapex diretamente para usar Haze em um Pokémon no campo que possa fazer setup, tal como Volcarona ou Porygon-Z, antes que eles saiam do controle. Em particular com Porygon-Z, Toxapex pode usar Haze para remover seus boosts de uma vez únicos de Z-Conversion, tornando-o relativamente inútil pelo resto do jogo.

Opções de Equipe
========

O incrível bulk natural de Toxapex lhe torna um ótimo pivot que é extremamente fácil de encaixar em ambos os arquétipos balance e stall. Mantine prova-se ser um ótimo parceiro para Toxapex, fornecendo uma imunidade a golpes Ground-type e a capacidade de fazer switch em ataques special que podem facilmente (acho que essa construção fica melhor de ler) ameaçar Toxapex com facilidade. Mantine também leva carrega (quando eu leio "leva Haze" eu imagino que algum outro Pokémon usou Haze contra Mantine, não o contrário) Haze frequentemente, tornando-o mais fácil para Toxapex utilizar Baneful Bunker. Swampert aprecia a capacidade de Toxapex de fazer switch em ataques Grass-type e, em troca, pode facilmente aguentar é imune a (mais simples assim) golpes Electric-type que ameaçam Toxapex. Os sets defensivos de Azumarill que utilizam Sap Sipper podem apoiar grandemente Toxapex ao fornecer uma imunidade a moves Grass-type. Apesar de que isso não ajude Toxapex diretamente, já que o mesmo não tem medo da maioria dos golpes Grass-type, isso alivia a pressão sobre Toxapex ele, visto que Azumarill se torna a switch-in primária contra moves Grass-type no lugar de Toxapex. Ademais, os sets ofensivos de Azumarill, principalmente o de Choice Band, apreciam o apoio de Toxic Spikes, já que ajudam a enfraquecer a equipe adversária. Outros wallbreakers e setup sweepers, tais como Manaphy, Greninja, Keldeo, Gyarados e Mega Sharpedo, grandemente apreciam o suporte de Toxic Spikes, o qual torna mais fácil para eles limparem fazerem cleanup no late-game. Além disso, eles apreciam a capacidade de Toxapex de aguentar moves de prioridade priority para eles, já que nenehum deles, salvo Manaphy, gosta de levar golpes fortes de prioridade priority. Slowbro e sua Mega Evolução formam um core defensivo incrível com Toxapex, com o último aguentando moves Grass- e Bug-type facilmente. Em troca, Slowbro e Mega Slowbro podem enfrentar Ground-types physical que visam atacar Toxapex, tais como Excadrill. Alomomola também forma um bom core de pivots com Toxapex. Ele aprecia o fato de que Toxapex pode fazer switch em moves Grass-type e fornece suporte de Wish para que Toxapex possa usar outro move em vez de Recover após fazer switch para aguentar um golpe. Quagsire é outra wall focada em Defense que odeio golpes Grass-type. Ele se destaca devido a sua ability em Unaware, permitindo que Toxapex use outro golpe, como Toxic, em vez de Hazer, visto que Toxapex Quagsire pode cuidar da maioria dos setup sweepers. Lanturn é outra opção para lidar com moves Electric-type que Toxapex tem medo, (AV) e fornece Volt Switch lento para ajudar a trazer Toxapex em campo. Entretanto, ele acumula uma fraqueza a golpes Ground-type.

[SET]
name: Pivot Defensivo (Poison)
move 1: Scald
move 2: Recover
move 3: Toxic Spikes
move 4: Haze / Baneful Bunker
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald é o único ataque decente de Toxapex e é extremamente repetível, tendo 30% de chance de causar burn; ele é um ótimo jeito de evitar ser parado por usuários de Taunt, além de ser bom para prejudicar Pokémon adversários e dar dano residual contra Pokémon que são imunes a Toxic. Recover permite a Toxapex uma forma de recovery confiável, além de lhe dar a liberdade de fazer scout em moves de Pokémon que não podem lhe dar OHKO. Toxapex também pode usar Recover para fazer stall em Pokémon que levaram burn ou poison. Toxic Spikes é um ótimo entry hazard que Toxapex pode utilizar bem, visto que é tão bulky que pode colocar as duas camadas sem arriscar muito. Toxic Spikes leva os adversários a tomarem dano residual através da maior parte da partida, pavimentando o caminho para os sweepers terem mais facilidade ao limpar no late-game. Eles também forçam o oponente a jogar ao redor deles contorná-los para conseguir um turno para usar Rapid Spin ou Defog, dando momentum ao seu time. Haze impede que Toxapex seja uma isca de setup, bem como interrompe sweepers de limpar fazer cleanup no seu time no late-game; no entanto, visto que ele não tem presença ofensiva, Pokémon como Volcarona teriam facilidade ao fazer setup nele caso não tivesse Haze. Baneful Bunker pode ser usado sobre (no lugar de) Haze, uma vez que ele pode fazer scout em usuários de itens Choice. Isso possibilita-lhe jogar melhor contra times ofensivos em vez de ter a segurança contra setup que vem com Haze. Haze ajuda a impedir que times Poison-type sejam superados por setup sweepers, mas Baneful Bunker é valioso no matchup contra Normal, em particular para vencer Diggersby.

Detalhes do Set
========

Regenerator aumenta a capacidade de Toxapex de agir como um pivot para o time. Ser capaz de entrar e sair de campo enquanto toma golpes e recupera seu HP é muito valioso para o time. Black Sludge é usado para dar a Toxapex uma forma de recovery passivo, permitindo-lhe ter a possibilidade de aguentar mais golpes sem depender de Recover. Ele também é a diferença entre tomar dois Earthquakes de Mega Charizard X e arriscar ser nocauteado após Stealth Rock. Investimentos máximos em HP e Defense são usados para que Toxapex possa aguentar um golpe de Life Orb Excadrill quase todas as vezes, bem como enfrentar Pokémon como Mega Pinsir, Mega Lopunny, Choice Band Victini e Bisharp após setup.

Dicas de Uso
========

Sair e entrar com Toxapex é melhor que usar Recover caso você tenha melhores respostas para os adversários em sua equipe. Utilizar Regenerator bem com Toxapex permite-lhe tirar proveito de ter uma wall saudável durante os últimos turnos do jogo. Fazer switch para Pokémon como Alolan Muk em ataques special e Mega Venusaur em ataques physical em vez de tentar usar Recover para continuar saudável não apenas dá a Toxapex mais HP, mas também possibilita-lhe trazer ao campo um Pokémon que lida melhor com melhores chances contra o adversário. Certifique-se de que você manter Toxapex saudável caso você veja uma ameaça que possa fazer setup e sweep facilmente contra seu time para que você possa usar Haze nela com segurança. Toxapex pode enfrentar Volcarona, mas precisa de uma quantidade considerável de HP para vencer +1 Volcarona caso ele tenha Hidden Power Ground. Tire proveito do quão repetível Scald é ao tentar prejudicar physical attackers como Garchomp e Mega Gallade ou Pokémon imunes a poison. Tente levantar (colocar/pôr) duas camadas de Toxic Spikes quando enfrentar equipes balance, já que ele vai dar mais dano com o tempo. Colocar pelo menos uma camada de Toxic Spikes é importante, visto que qualquer dano residual é crucial. Utilize Baneful Bunker para fazer scout em usuários de itens Choice para lhe dar uma melhor oportunidade de troca segura. Contra equipes Normal, ele é essencial para causar poison e fazer stall em Choice Band Diggersby.

Opções de Equipe
========

Alolan Muk é um ótimo companheiro para Toxapex, uma vez que o set de Assault Vest com Pursuit e Poison Touch pode prender e nocautear Psychic-types que ameaçam Toxapex. Sua imunidade a Psychic também significa que ele pode isolar e derrotar Pokémon do tipo Psychic em outros times, tais como Jirachi em Steel, Latios e Latias em Dragon e Victini em Fire. Knock Off também pode tornar mais fácil para Toxapex fazer check a Pokémon por remover itens Choice e Leftovers. Mega Venusaur funciona bem com Toxapex, naturalmente resistindo a uma das fraquezas de Toxapex em ataques Electric-type, diminuindo a pressão sobre o mesmo. O primeiro também tem uma neutralidade a ataques Ground-type. Além Por disso, Mega Venusaur pode ajudar Toxapex a Lidar com Pokémon como Excadrill e Tapu Koko. Crobat trabalha bem com Toxapex, uma vez que é imune a Ground e pode dar suporte a Toxapex lidando com outros Pokémon bulky. Ele também tem uma boa sinergia com Toxapex como um pivot, com Crobat sendo um pivot rápido de U-turn e Toxapex sendo um pivot lento de Regenerator, além de poder agir como um stallbreaker ou impedir Defog com Taunt e se livrar de entry hazards com Defog. Nihilego é provavelmente o melhor sweeper de Choice Scarf para combinar com Toxapex, visto que ele pode tirar proveito do dano residual de burn e poison para limpar fazer cleanup no late-game. Ele também ganha um ótimo boost com Beast Boost após cada nocaute, significando o que significa (me pareceu estranho escrever dessa maneira) que ele pode primeiramente derrotar um Pokémon com pouco HP e depois enfrentar Pokémon mais bulky após o boost. Ele também pode ser usado como um usuário de Stealth Rock. Nidoking fornece uma imunidade a Electric que Toxapex pode tirar proveito. A capacidade de fazer switch em Nidoking em Electric-types e lidar com eles com Earth Power ou qualquer um de seus incríveis moves de coverage é muito bom para Toxapex. A ótima coverage de Nidoking também pode apoiar Toxapex com Ice Beam para Ground-types, bem como Thunderbolt para ajudar a lidar com Flying-types que não são afetados por Toxic Spikes. Os fortes ataques de Gengar e sua ótima Speed tier o tornam uma ótima opção com Life Orb, Choice Specs ou Choice Scarf. Ele pode romper através de equipes ou fazer um sweep no late-game após o dano residual de Toxic Spikes e Scald. Scolipede também pode fazer setup e sweep no late-game caso Toxapex tenha conseguido prejudicar o time oponente.

[SET]
name: Z-Haze (Poison)
move 1: Haze
move 2: Scald
move 3: Recover
move 4: Toxic Spikes
item: Icium Z
ability: Regenerator
nature: Bold Calm
evs: 252 HP / 116 Def / 140 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Haze possibilita a Toxapex fazer check a setup sweepers como Autotomize Celesteela e Bisharp ao retirar seus boosts. Scald é o único ataque viável de Toxapex e lhe permite fazer check a physical attackers como Mimikyu e Mega Aerodactyl ao causar burn neles. Recover permite a Toxapex continuar saudável através da partida, possibilitando-lhe enfrentar adversários constantemente. Toxic Spikes prejudicam oponentes com poison, causando dano residual neles a cada turno e permitindo a companheiros de equipe como Nidoking fazer wallbreak com mais facilidade.

Detalhes do Set
========

252 EVs em HP e 140 EVs em Special Defense junto a uma nature Calm permitem a Toxapex aguentar um +1 Psychic de Z-Happy Hour Jirachi após o dano de Stealth Rock enquanto também permite-lhe enfrentar outros special attackers, tais como Taunt Kommo-o, com mais facilidade. Os EVs restantes são investidos em Defense para maximizar sua capacidade de aguentar ataques physical, como Earthquake de Gliscor. Icium Z deixa Toxapex usar Haze contra usuários de Taunt, possibilitando-lhe fazer check a ameaças como Kommo-o, que caso contrário seguiriam o caminho para vencer o resto da equipe. Z-Haze também recupera todo o HP de Toxapex.

Dicas de Uso
========

Em matchups contra setup sweepers ameaçadores como Mega Charizard X, Azumarill e Mimikyu, Toxapex deve ser preservado para que possa neutralizar seus boosts com Haze. Z-Haze pode ser usado em situações onde Toxapex pode levar revenge kill após ter removido um boost com Haze, impedindo-o de ser derrotado no próximo turno. Ademais, ele deve ser usado para fazer check a setup sweepers perigosos para o time, tais como Taunt Kommo-o e Z-Happy Hour Jirachi. Certifique-se de manter Toxapex o mais saudável o possível através da partida para que ele possa continuar a fazer check a setup sweepers com Haze e agir como um check geral. Toxapex deve tentar manter Toxic Spikes em campo durante o jogo inteiro, visto que eles dão a parceiros de time (eu trocaria essa palavra por "aliados" só pra ela concordar em número com "ofensivos" e ficar mais fácil pro leitor de ler. Eu tive que ler duas vezes pq achei que você tinha errado a concordância. Mas não está errada) ofensivos mais facilidade ao de romper pelo time adversário. Ele deve restaurá-los em deffogers e buscar por um burn de Scald para lhes punir por tentar remover seus entry hazards. Toxapex deve repetir Scald para conseguir burns contra ameaças physical como Mega Lopunny e Bisharp, tornando mais difícil para eles derrotarem Toxapex. O golpe também deve ser repetido para impedir physical attackers de fazer switch por ter medo de um burn. Entretanto, em situações específicas, como contra Mega Scizor, Toxapex deve fazer scout em Facade para ter certeza de não lhe dar o impulso (boost) em poder.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é básico em equipes Poison, visto que ele pode fazer check a Water e Ground-types bulky, tais como Swampert, Suicune e Hippowdon, todos os quais dão problemas a Toxapex. Ademais, ele pode fornecer apoio de Leech Seed, permitindo aos seus parceiros de equipe fazerem switch com mais facilidade. Alolan Muk fornece uma imunidade a ataques Psychic-type, o que fornece ao time uma switch-in para ameaças com Latios, assim como ser capaz de fornecer suporte de Knock Off, prejudicando as equipes adversárias. Alolan Muk também pode fazer Pursuit trap em ameaças como Latios para Toxapex. Crobat ajuda a cobrir Toxapex com sua imunidade a ataques Ground-type e fornece suporte com Defog, possibilitando-lhe fazer switch em ameaças como Tornadus-T com mais facilidade. Além disso, ele pode usar Taunt em usuários de entry hazards para impedi-los de colocar seus hazards em campo e impedir Defoggers de remover os hazards de Toxapex. Crobat também é valioso num matchup espelho de Poison, visto que ele pode derrotar Mega Venusaur, o qual dá problemas a Toxapex. Nidoking e Nihilego são os principais usuários de Stealth Rock de equipes Poison. Nidoking é um wallbreaker que fornece uma imunidade a Electric e tem boas opções de coverage como Thunderbolt, Ice Beam e Flamethrower, permitindo-lhe enfrentar vários Pokémon, tais como Mantine e Ferrothorn. Nidoking também é uma boa resposta a Facade Mega Scizor com burn devido a diminuição do poder de Bullet Punch, possibilitando a Nidoking derrotá-lo seguramente com Flamethrower. Por outro lado, (AV) Choice Scarf Nihilego em outra mão age como um revenge killer para o time, sendo capaz de ultrapassar ameaças como Choice Scarf Landorus-T e Mega Charizard X após um Dragon Dance, permitindo-lhe dar OHKO neles com Hidden Power Ice e Power Gem, respectivamente. Salazzle pode facilmente enfraquecer Pokémon lentos com Corrosion, o que lhe permite causar badly poison em qualquer Pokémon com Toxic e derrotá-los com Substitute e Protect. ELe Toxic (para ficar mais claro que se está falando de Toxic) também torna o matchup contra Steel, Water e Poison mais fácil ao permitir a Salazzle enfraquecer Pokémon que normalmente são difíceis de derrotar, tais como Celesteela, Toxapex e Mega Venusaur.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

Um set defensivo focado em Special Defense pode ser uma opção para melhor (mudei a posição para ficar mais simples de ler) enfrentar special attackers como Mega Charizard Y melhor. Ele normalmente é superado pelo set padrão devido a physical attackers como Mega Pinsir e Tapu Bulu serem mais ameaçadores a equipes Water e Mantine fazer um trabalho melhor como um Pokémon defensivo focado em Special Defense neutro a Grass, mas tudo se resume ao que sua equipe precisa. Além disso, um set mixed defensivo misto com 80 EVs em Special Defense também pode ser usado para permitir a Toxapex sobreviver a um Psychic de Mega Alakazam. Rocky Helmete machuca qualquer Pokémon que faça contato com Toxapex, o que ajuda na hora de a fazer (antes parecia que ter um Rocky Helmet ajudava Toxapex a fazer a switch, pra mim não fez muito sentido) switch em physical attackers. No entanto, um pouco de recovery a cada turno é mais útil, visto que Toxapex não gosta de gastar muitos turnos usando Recover após fazer switch em um ataque. Alternativamente, Toxic pode ser usado em Toxapex; isso permite-lhe enfrentar mais Pokémon em um cenário de um contra um sem ter de depender em Scald. No entanto, isso Toxic é inferior comparado a Haze e seus outros moves de utilidade utility devido ao fato de equipes Water geralmente apreciarem a capacidade de Toxapex de fazer switch in em setup sweepers como Mega Pinsir,(RV) visto que enquanto eles fazem setup e o golpe para então anular seus boosts. Wacan Berry pode ser usado com Sludge Bomb a fim de vencer Tapu Koko caso ele tente fazer switch in. Icium Z em junção a Haze também pode ser usado para usar Haze em usuários de Taunt, tais como Kommo-o e Keldeo. Papaya Berry pode ser usado com Haze a fim de fazer check a ameaças como Z-Happy Hour Jirachi sem ter de usar um Z-Move.

Poison
--------

Rocky Helmet é uma opção para Toxapex prejudicar Pokémon que fazem contato com ele. O item é bom contra Pokémon que dependem de golpes de contact contato (não está no glossário, não precisamos traduzir) para vencer Toxapex, no entanto, isso deixa Toxapex mais fraco vulnerável (pra não repetir) a Pokémon como Kyurem-B e Heatran, uma vez que esteja enfraquecido, Toxapex não pode mais fazer check neles a eles seguramente na switch, principalmente após o dano de hazards.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Stallbreakers**: Stallbreakers como Gliscor podem parar Toxapex com Taunt, forçando-o a fazer switch ou usar Scald. O Magic Bounce de Mega Sableye pode até refletir Toxic Spikes, os quais podem prejudicar os parceiros de Toxapex.

**Electric-types**: Electric-types fortes como Tapu Koko e Xurkitree podem rapidamente remover Toxapex com seus STABs.

**Psychic-types**: Similarmente aos Electric-types, a maioria dos Psychic-types, notavelmente Latios e Mew ofensivo, podem facilmente derrotar Toxapex com seus STABs.

**Ground-types**: A maioria dos Ground-types, tais como Landorus, podem ameaçar Toxapex com seus STABs.

**Wallbreakers**: Wallbreakers poderosos como Choice Band Dragonite e Choice Specs Hydreigon podem romper através de Toxapex com seus fortes STABs ou moves de coverage.

Poison
--------

**Stallbreakers**: Pokémon com Taunt, tais como Gliscor, Jellicent e Heatran, podem enfraquecer e eventualmente derrotar Toxapex sem ele fazer muita coisa contra eles, normalmente tirando Toxapex de campo e dando o momentum ao oponente.

**Electric-types**: Tapu Koko e outros Electric-types podem facilmente lidar com Toxapex sob Electric Terrain e ganhar o momentum com switches forçadas.

**Psychic-types**: Pokémon como Latios e Meloetta podem romper através de Toxapex facilmente. Pokémon como Mega Gallade e Victini também não têm muitos problemas rompendo através do time inteiro e forçando trocas switches.

**Ground-types**: Todos os Ground-types são ameaças para Toxapex. Com STABs como Earthquake, esses Pokémon podem dar muito dano ou nocautear Toxapex, forçando-o a fazer switch. Com a ajuda de Leech Seed de Venusaur, Toxapex pode lutar contra Pokémon como Hippowdon e Gastrodon, mas a maioria das vezes você terá de fazer switch para um Pokémon que lide melhor com Ground-types. As principais ameaças Ground-type para Toxapex incluem Excadrill, Garchomp e Landorus. Entretanto, embora ataques Ground-type sejam super efetivos em Toxapex, eles raramente lhe dão OHKO, o que permite-lhe usar aquele turno para colocar uma camada de Toxic Spikes ou disparar um Scald antes de sair do campo e se recuperar com Regenerator.

**Wallbreakers**: Pokémon com itens Choice, tais como Choice Specs Hydreigon e Choice Band Diggersby, atacam muito forte para Toxapex lidar, forçando-o a sair de campo e dar o momentum para o oponente enquanto ele dá dano na switch-in.

[CREDITS]
- Written by: [[snow, 293061, [terrors, 279058], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [nome, id]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Estronic, 240732], [lotiasite, 302985], [The Dutch Pumblerjack, 232216], [frenzyplant, 180509]]


[OVERVIEW]

Water
========

O incrível bulk de Toxapex e sua ability Regenerator o tornam um dos melhores pivots disponíveis para equipes Water. Sua tipagem aumenta ainda mais seu bulk natural, fornecendo-lhe uma valiosa neutralidade a golpes do tipo Grass, (AV) que é grandemente apreciada por time Water. Isso permite-lhe enfrentar melhor ameaças como Charizard e Volcarona. Toxapex também tem acesso a vários moves de utility eficazes, em especial Recover, Toxic Spikes e Haze, bem como um STAB decente em Scald que pode causar burn no adversário, tornando a maioria dos physical attackers, como Mega Scizor, quase inúteis. Entretanto, Toxapex tem uma presença ofensiva muito pequena devido a seus terríveis stats ofensivos. Ademais, sua baixa Speed lhe deixa vulnerável a stallbreakers utilizando Taunt ou Substitute, além do mesmo acumular outra fraqueza a Ground, a qual times Water geralmente tendem a não ter switch-ins. No entanto, apesar de sua natureza normalmente passiva, Toxapex consegue se encaixar não apenas em arquétipos de equipes stall, mas em times balance também.

Poison
========

Toxapex é o melhor pivot defensivo disponível para as equipes Poison-type graças a sua ability Regenerator lhe permitindo tomar dano e se recuperar quando sai de campo e suas ótimas Defense e Special Defense lhe possibilitando aguentar ataques fortes de Pokémon como Mega Charizard Y e Mega Pinsir. O tipo Water de Toxapex também ajuda times Poison-type a lidar com o matchup contra equipes Bug-type ao lhe deixar usar Haze em Volcarona e Mega Scizor enquanto resiste aos STABs de ambos. Haze + Icium Z permitem a Toxapex fazer check as principais ameaças a times Poison, tais como Taunt Kommo-o, que caso contrário facilmente derrota o resto do tipo. O mesmo tipo Water também o torna um Pokémon chave ao lidar com equipes Fire-type, bem como a alguns times Flying-type que dependem de Mega Charizard Y como wallbreaker. A movepool sólida de Toxapex para um Pokémon bulky lhe dá recovery confiável através de Recover, assim como moves de utility em Toxic Spikes e Haze para apoiar o resto da equipe. Scald é o único ataque normalmente usado por Toxapex e sua chance de 30% de causar burn lhe dá uma boa oportunidade de acabar com physical attackers que ameaçam times Poison-type, tais como Mega Gallade e Landorus-T, quando usado repetidamente. No entanto, Toxapex depende desse move para causar dano e esperar pelo burn quando enfrentado por usuários de Taunt, caso contrário ele é um peso morto para a equipe.

[SET]
name: Defensive (Water)
move 1: Scald / Sludge Bom
move 2: Recover
move 3: Toxic Spikes
move 4: Haze / Baneful Bunker / Sludge Bomb
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald tem uma chance de causar burn no Pokémon oponente, o que é particularmente útil para prejudicar physical attackers como Tapu Bulu e Dragonite. Recover possibilita a Toxapex combater muito melhor os Pokémon em que ele faz pivot e permite-lhe enfrentar Grass-types como Mega Venusaur em um cenário de um contra um. Toxic Spikes oferece suporte à equipe na forma de espalhar poison em Pokémon que tocam o chão e não são dos tipos Poison ou Steel. Toxapex acha extremamente fácil colocar em campo ambas as camadas de Toxic Spikes com seu bulk incrível, tornando o golpe uma escolha ótima. Haze impede que Toxapex se torne uma isca de setup para Pokémon que não são ameaçados por Scald, tais como sets bulky de Volcarona. Baneful Bunker pode ser usado para fazer scout em Pokémon com itens Choice, tais como Meloetta e Diggersby, e descobrir qual golpe vão escolher. Entretanto, ele apenas deve substituir Haze se outro companheiro de equipe é um counter confiável de setup sweepers. Sludge Bomb pode ser usado a fim de ameaçar Tapu Bulu e impedi-lo de colocar Substitute de graça.

Detalhes do Set
========

Black Sludge é um item excelente para Toxapex, fornecendo um pouco de recovery a cada turno e ajudando o Pokémon a fazer seu trabalho como pivot ainda melhor. Regenerator é sua melhor opção como ability, recuperando seu HP em 33% sempre que ele sai de campo. Investimento máximo de EVs em HP e Defense junto a uma nature Bold maximizam o bulk physical de Toxapex e permitem-lhe enfrentar ameaças como Mega Pinsir mais facilmente. Além disso, eles dão a Toxapex uma chance de sobreviver a Wood Hammer de Tapu Bulu e derrotá-lo com Sludge Bomb.

Dicas de Uso
========

Tire proveito de Regenerator sempre que possível. Faça switches duplas para agarrar o momentum em uma troca prevista ao invés de gastar o turno usando Recover após entrar em um ataque, uma vez que existem poucos golpes que não permitem Toxapex se recuperar usando sua ability, forçando o uso de Recover. Ademais, após fazer switch em um golpe que pode ser facilmente recuperado via Regenerator, Toxapex pode usar Scald a fim de conseguir um burn em qualquer Pokémon que faça switch in, na tentativa de enfraquecê-lo. De maneira similar, Toxapex também pode colocar Toxic Spikes em campo após entrar e receber um ataque, mas tenha certeza de não usá-los em vão. Se não houver Pokémon suficientes que sejam realmente ameaçados por Toxic Spikes, ou caso tenha um Pokémon que possa absorver o hazard, é melhor apenas disparar um Scald ou tentar fazer uma switch dupla a fim de obter momentum. Tente colocar pelo menos uma camada de Toxic Spikes o mais cedo possível caso não haja Poison-types capazes de absorvê-los, visto que o hazard pode prejudicar seriamente o time oponente. No entanto, tenha em mente que uma vez que Toxic Spikes estejam em campo, não será possível causar burn nos Pokémon afetados por eles. Algumas vezes é aconselhável utilizar Haze logo em seguida de um Pokémon que pode fazer setup, a fim de evitar tomar danos desnecessários ao tentar usar Haze depois que ele já tenha feito o setup. Utilize Baneful Bunker para fazer scout em qual move um Pokémon adversário com item Choice vai escolher. Por exemplo, não faça switch diretamente para seu Pokémon imune a Electric quando ver um Xurkitree, existe uma chance dele escolher Energy Ball diretamente. Utilizar Baneful Bunker vai impedir tais situações e agarrar o momentum para seu time. Tente fazer switch para Toxapex diretamente para usar Haze em um Pokémon no campo que possa fazer setup, tal como Volcarona ou Porygon-Z, antes que eles saiam do controle. Em particular com Porygon-Z, Toxapex pode usar Haze para remover seus boosts únicos de Z-Conversion, tornando-o relativamente inútil pelo resto do jogo.

Opções de Equipe
========

O incrível bulk natural de Toxapex lhe torna um ótimo pivot que é extremamente fácil de encaixar em ambos os arquétipos balance e stall. Mantine prova-se ser um ótimo parceiro para Toxapex, fornecendo uma imunidade a golpes Ground-type e a capacidade de fazer switch em ataques special que podem facilmente ameaçar Toxapex. Mantine também carrega Haze frequentemente, tornando mais fácil para Toxapex utilizar Baneful Bunker. Swampert aprecia a capacidade de Toxapex de fazer switch em ataques Grass-type e, em troca, é imune a golpes Electric-type que ameaçam Toxapex. Os sets defensivos de Azumarill que utilizam Sap Sipper podem apoiar grandemente Toxapex ao fornecer uma imunidade a moves Grass-type. Apesar de que isso não ajude Toxapex diretamente, já que o mesmo não tem medo da maioria dos golpes Grass-type, isso alivia a pressão sobre ele, visto que Azumarill se torna a switch-in primária contra moves Grass-type no lugar de Toxapex. Ademais, os sets ofensivos de Azumarill, principalmente o de Choice Band, apreciam o apoio de Toxic Spikes, já que ajudam a enfraquecer a equipe adversária. Outros wallbreakers e setup sweepers, tais como Manaphy, Greninja, Keldeo, Gyarados e Mega Sharpedo, grandemente apreciam o suporte de Toxic Spikes, o qual torna mais fácil para eles fazerem cleanup no late-game. Além disso, eles apreciam a capacidade de Toxapex de aguentar moves de priority para eles, já que nenehum deles, salvo Manaphy, gosta de levar golpes fortes de priority. Slowbro e sua Mega Evolução formam um core defensivo incrível com Toxapex, com o último aguentando moves Grass- e Bug-type facilmente. Em troca, Slowbro e Mega Slowbro podem enfrentar Ground-types physical que visam atacar Toxapex, tais como Excadrill. Alomomola também forma um bom core de pivots com Toxapex. Ele aprecia o fato de que Toxapex pode fazer switch em moves Grass-type e fornece suporte de Wish para que Toxapex possa usar outro move em vez de Recover após fazer switch para aguentar um golpe. Quagsire é outra wall focada em Defense que odeio golpes Grass-type. Ele se destaca devido a sua ability em Unaware, permitindo que Toxapex use outro golpe, como Toxic, em vez de Haze, visto que Quagsire pode cuidar da maioria dos setup sweepers. Lanturn é outra opção para lidar com moves Electric-type que Toxapex tem medo, e fornece Volt Switch lento para ajudar a trazer Toxapex em campo. Entretanto, ele acumula uma fraqueza a golpes Ground-type.

[SET]
name: Pivot Defensivo (Poison)
move 1: Scald
move 2: Recover
move 3: Toxic Spikes
move 4: Haze / Baneful Bunker
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald é o único ataque decente de Toxapex e é extremamente repetível, tendo 30% de chance de causar burn; ele é um ótimo jeito de evitar ser parado por usuários de Taunt, além de ser bom para prejudicar Pokémon adversários e dar dano residual contra Pokémon que são imunes a Toxic. Recover permite a Toxapex uma forma de recovery confiável, além de lhe dar a liberdade de fazer scout em moves de Pokémon que não podem lhe dar OHKO. Toxapex também pode usar Recover para fazer stall em Pokémon que levaram burn ou poison. Toxic Spikes é um ótimo entry hazard que Toxapex pode utilizar bem, visto que é tão bulky que pode colocar as duas camadas sem arriscar muito. Toxic Spikes leva os adversários a tomarem dano residual através da maior parte da partida, pavimentando o caminho para os sweepers terem mais facilidade ao limpar no late-game. Eles também forçam o oponente a contorná-los para conseguir um turno para usar Rapid Spin ou Defog, dando momentum ao seu time. Haze impede que Toxapex seja uma isca de setup, bem como interrompe sweepers de fazer cleanup no seu time no late-game; no entanto, visto que ele não tem presença ofensiva, Pokémon como Volcarona teriam facilidade ao fazer setup nele caso não tivesse Haze. Baneful Bunker pode ser usado sobre Haze, uma vez que ele pode fazer scout em usuários de itens Choice. Isso possibilita-lhe jogar melhor contra times ofensivos em vez de ter a segurança contra setup que vem com Haze. Haze ajuda a impedir que times Poison-type sejam superados por setup sweepers, mas Baneful Bunker é valioso no matchup contra Normal, em particular para vencer Diggersby.

Detalhes do Set
========

Regenerator aumenta a capacidade de Toxapex de agir como um pivot para o time. Ser capaz de entrar e sair de campo enquanto toma golpes e recupera seu HP é muito valioso para o time. Black Sludge é usado para dar a Toxapex uma forma de recovery passivo, permitindo-lhe ter a possibilidade de aguentar mais golpes sem depender de Recover. Ele também é a diferença entre tomar dois Earthquakes de Mega Charizard X e arriscar ser nocauteado após Stealth Rock. Investimentos máximos em HP e Defense são usados para que Toxapex possa aguentar um golpe de Life Orb Excadrill quase todas as vezes, bem como enfrentar Pokémon como Mega Pinsir, Mega Lopunny, Choice Band Victini e Bisharp após setup.

Dicas de Uso
========

Sair e entrar com Toxapex é melhor que usar Recover caso você tenha melhores respostas para os adversários em sua equipe. Utilizar Regenerator bem com Toxapex permite-lhe ter uma wall saudável durante os últimos turnos do jogo. Fazer switch para Pokémon como Alolan Muk em ataques special e Mega Venusaur em ataques physical em vez de tentar usar Recover para continuar saudável não apenas dá a Toxapex mais HP, mas também possibilita-lhe trazer ao campo um Pokémon que lida melhor com o adversário. Certifique-se de manter Toxapex saudável caso você veja uma ameaça que possa fazer setup e sweep facilmente contra seu time para que você possa usar Haze nela com segurança. Toxapex pode enfrentar Volcarona, mas precisa de uma quantidade considerável de HP para vencer +1 Volcarona caso ele tenha Hidden Power Ground. Tire proveito do quão repetível Scald é ao tentar prejudicar physical attackers como Garchomp e Mega Gallade ou Pokémon imunes a poison. Tente levantar (colocar/pôr) duas camadas de Toxic Spikes quando enfrentar equipes balance, já que ele vai dar mais dano com o tempo. Colocar pelo menos uma camada de Toxic Spikes é importante, visto que qualquer dano residual é crucial. Utilize Baneful Bunker para fazer scout em usuários de itens Choice para lhe dar uma melhor oportunidade de troca segura. Contra equipes Normal, ele é essencial para causar poison e fazer stall em Choice Band Diggersby.

Opções de Equipe
========

Alolan Muk é um ótimo companheiro para Toxapex, uma vez que o set de Assault Vest com Pursuit e Poison Touch pode prender e nocautear Psychic-types que ameaçam Toxapex. Sua imunidade a Psychic também significa que ele pode isolar e derrotar Pokémon do tipo Psychic em outros times, tais como Jirachi em Steel, Latios e Latias em Dragon e Victini em Fire. Knock Off também pode tornar mais fácil para Toxapex fazer check a Pokémon por remover itens Choice e Leftovers. Mega Venusaur funciona bem com Toxapex, naturalmente resistindo a uma das fraquezas de Toxapex em ataques Electric-type, diminuindo a pressão sobre o mesmo. O primeiro também tem uma neutralidade a ataques Ground-type. Por isso, Mega Venusaur pode ajudar Toxapex a Lidar com Pokémon como Excadrill e Tapu Koko. Crobat trabalha bem com Toxapex, uma vez que é imune a Ground e pode dar suporte a Toxapex lidando com outros Pokémon bulky. Ele também tem uma boa sinergia com Toxapex como um pivot, com Crobat sendo um pivot rápido de U-turn e Toxapex sendo um pivot lento de Regenerator, além de poder agir como um stallbreaker ou impedir Defog com Taunt e se livrar de entry hazards com Defog. Nihilego é provavelmente o melhor sweeper de Choice Scarf para combinar com Toxapex, visto que ele pode tirar proveito do dano residual de burn e poison para fazer cleanup no late-game. Ele também ganha um ótimo boost com Beast Boost após cada nocaute, o que significa que ele pode primeiramente derrotar um Pokémon com pouco HP e depois enfrentar Pokémon mais bulky após o boost. Ele também pode ser usado como um usuário de Stealth Rock. Nidoking fornece uma imunidade a Electric que Toxapex pode tirar proveito. A capacidade de fazer switch em Nidoking em Electric-types e lidar com eles com Earth Power ou qualquer um de seus incríveis moves de coverage é muito bom para Toxapex. A ótima coverage de Nidoking também pode apoiar Toxapex com Ice Beam para Ground-types, bem como Thunderbolt para ajudar a lidar com Flying-types que não são afetados por Toxic Spikes. Os fortes ataques de Gengar e sua ótima Speed tier o tornam uma ótima opção com Life Orb, Choice Specs ou Choice Scarf. Ele pode romper através de equipes ou fazer um sweep no late-game após o dano residual de Toxic Spikes e Scald. Scolipede também pode fazer setup e sweep no late-game caso Toxapex tenha conseguido prejudicar o time oponente.

[SET]
name: Z-Haze (Poison)
move 1: Haze
move 2: Scald
move 3: Recover
move 4: Toxic Spikes
item: Icium Z
ability: Regenerator
nature: Calm
evs: 252 HP / 116 Def / 140 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Haze possibilita a Toxapex fazer check a setup sweepers como Autotomize Celesteela e Bisharp ao retirar seus boosts. Scald é o único ataque viável de Toxapex e lhe permite fazer check a physical attackers como Mimikyu e Mega Aerodactyl ao causar burn neles. Recover permite a Toxapex continuar saudável através da partida, possibilitando-lhe enfrentar adversários constantemente. Toxic Spikes prejudicam oponentes com poison, causando dano residual neles a cada turno e permitindo a companheiros de equipe como Nidoking fazer wallbreak com mais facilidade.

Detalhes do Set
========

252 EVs em HP e 140 EVs em Special Defense junto a uma nature Calm permitem a Toxapex aguentar um +1 Psychic de Z-Happy Hour Jirachi após o dano de Stealth Rock enquanto também permite-lhe enfrentar outros special attackers, tais como Taunt Kommo-o, com mais facilidade. Os EVs restantes são investidos em Defense para maximizar sua capacidade de aguentar ataques physical, como Earthquake de Gliscor. Icium Z deixa Toxapex usar Haze contra usuários de Taunt, possibilitando-lhe fazer check a ameaças como Kommo-o, que caso contrário seguiriam o caminho para vencer o resto da equipe. Z-Haze também recupera todo o HP de Toxapex.

Dicas de Uso
========

Em matchups contra setup sweepers ameaçadores como Mega Charizard X, Azumarill e Mimikyu, Toxapex deve ser preservado para que possa neutralizar seus boosts com Haze. Z-Haze pode ser usado em situações onde Toxapex pode levar revenge kill após ter removido um boost com Haze, impedindo-o de ser derrotado no próximo turno. Ademais, ele deve ser usado para fazer check a setup sweepers perigosos para o time, tais como Taunt Kommo-o e Z-Happy Hour Jirachi. Certifique-se de manter Toxapex o mais saudável o possível através da partida para que ele possa continuar a fazer check a setup sweepers com Haze e agir como um check geral. Toxapex deve tentar manter Toxic Spikes em campo durante o jogo inteiro, visto que eles dão a aliados ofensivos mais facilidade de romper pelo time adversário. Ele deve restaurá-los em deffogers e buscar por um burn de Scald para lhes punir por tentar remover seus entry hazards. Toxapex deve repetir Scald para conseguir burns contra ameaças physical como Mega Lopunny e Bisharp, tornando mais difícil para eles derrotarem Toxapex. O golpe também deve ser repetido para impedir physical attackers de fazer switch por ter medo de um burn. Entretanto, em situações específicas, como contra Mega Scizor, Toxapex deve fazer scout em Facade para ter certeza de não lhe dar o boost em poder.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é básico em equipes Poison, visto que ele pode fazer check a Water e Ground-types bulky, tais como Swampert, Suicune e Hippowdon, todos os quais dão problemas a Toxapex. Ademais, ele pode fornecer apoio de Leech Seed, permitindo aos seus parceiros de equipe fazerem switch com mais facilidade. Alolan Muk fornece uma imunidade a ataques Psychic-type, o que fornece ao time uma switch-in para ameaças com Latios, assim como ser capaz de fornecer suporte de Knock Off, prejudicando as equipes adversárias. Alolan Muk também pode fazer Pursuit trap em ameaças como Latios para Toxapex. Crobat ajuda a cobrir Toxapex com sua imunidade a ataques Ground-type e fornece suporte com Defog, possibilitando-lhe fazer switch em ameaças como Tornadus-T com mais facilidade. Além disso, ele pode usar Taunt em usuários de entry hazards para impedi-los de colocar seus hazards em campo e impedir Defoggers de remover os hazards de Toxapex. Crobat também é valioso num matchup espelho de Poison, visto que ele pode derrotar Mega Venusaur, o qual dá problemas a Toxapex. Nidoking e Nihilego são os principais usuários de Stealth Rock de equipes Poison. Nidoking é um wallbreaker que fornece uma imunidade a Electric e tem boas opções de coverage como Thunderbolt, Ice Beam e Flamethrower, permitindo-lhe enfrentar vários Pokémon, tais como Mantine e Ferrothorn. Nidoking também é uma boa resposta a Facade Mega Scizor com burn devido a diminuição do poder de Bullet Punch, possibilitando a Nidoking derrotá-lo seguramente com Flamethrower. Por outro lado, Choice Scarf Nihilego age como um revenge killer para o time, sendo capaz de ultrapassar ameaças como Choice Scarf Landorus-T e Mega Charizard X após um Dragon Dance, permitindo-lhe dar OHKO neles com Hidden Power Ice e Power Gem, respectivamente. Salazzle pode facilmente enfraquecer Pokémon lentos com Corrosion, o que lhe permite causar badly poison em qualquer Pokémon com Toxic e derrotá-los com Substitute e Protect. Toxic também torna o matchup contra Steel, Water e Poison mais fácil ao permitir a Salazzle enfraquecer Pokémon que normalmente são difíceis de derrotar, tais como Celesteela, Toxapex e Mega Venusaur.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

Um set defensivo focado em Special Defense pode ser uma opção para melhor enfrentar special attackers como Mega Charizard Y. Ele normalmente é superado pelo set padrão devido a physical attackers como Mega Pinsir e Tapu Bulu serem mais ameaçadores a equipes Water e Mantine faz um trabalho melhor como um Pokémon defensivo focado em Special Defense neutro a Grass, mas tudo se resume ao que sua equipe precisa. Além disso, um set mixed defensivo com 80 EVs em Special Defense também pode ser usado para permitir a Toxapex sobreviver a um Psychic de Mega Alakazam. Rocky Helmet machuca qualquer Pokémon que faça contato com Toxapex, o que ajuda na hora de fazer switch em physical attackers. No entanto, um pouco de recovery a cada turno é mais útil, visto que Toxapex não gosta de gastar muitos turnos usando Recover após fazer switch em um ataque. Alternativamente, Toxic pode ser usado em Toxapex; isso permite-lhe enfrentar mais Pokémon em um cenário de um contra um sem ter de depender em Scald. No entanto, Toxic é inferior comparado a Haze e seus outros moves de utility devido ao fato de equipes Water geralmente apreciarem a capacidade de Toxapex de fazer switch in em setup sweepers como Mega Pinsir, enquanto eles fazem setup para então anular seus boosts. Wacan Berry pode ser usado com Sludge Bomb a fim de vencer Tapu Koko caso ele tente fazer switch in. Icium Z em junção a Haze também pode ser usado para usar Haze em usuários de Taunt, tais como Kommo-o e Keldeo. Papaya Berry pode ser usado com Haze a fim de fazer check a ameaças como Z-Happy Hour Jirachi sem ter de usar um Z-Move.

Poison
--------

Rocky Helmet é uma opção para Toxapex prejudicar Pokémon que fazem contato com ele. O item é bom contra Pokémon que dependem de golpes de contato para vencer Toxapex, no entanto, isso deixa Toxapex mais vulnerável a Pokémon como Kyurem-B e Heatran, uma vez que esteja enfraquecido, Toxapex não pode mais fazer check a eles seguramente na switch, principalmente após o dano de hazards.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Stallbreakers**: Stallbreakers como Gliscor podem parar Toxapex com Taunt, forçando-o a fazer switch ou usar Scald. Magic Bounce de Mega Sableye pode até refletir Toxic Spikes, os quais podem prejudicar os parceiros de Toxapex.

**Electric-types**: Electric-types fortes como Tapu Koko e Xurkitree podem rapidamente remover Toxapex com seus STABs.

**Psychic-types**: Similarmente aos Electric-types, a maioria dos Psychic-types, notavelmente Latios e Mew ofensivo, podem facilmente derrotar Toxapex com seus STABs.

**Ground-types**: A maioria dos Ground-types, tais como Landorus, podem ameaçar Toxapex com seus STABs.

**Wallbreakers**: Wallbreakers poderosos como Choice Band Dragonite e Choice Specs Hydreigon podem romper Toxapex com seus fortes STABs ou moves de coverage.

Poison
--------

**Stallbreakers**: Pokémon com Taunt, tais como Gliscor, Jellicent e Heatran, podem enfraquecer e eventualmente derrotar Toxapex sem ele fazer muita coisa contra eles, normalmente tirando Toxapex de campo e dando o momentum ao oponente.

**Electric-types**: Tapu Koko e outros Electric-types podem facilmente lidar com Toxapex sob Electric Terrain e ganhar o momentum com switches forçadas.

**Psychic-types**: Pokémon como Latios e Meloetta podem romper através de Toxapex facilmente. Mega Gallade e Victini também não têm muitos problemas rompendo o time inteiro e forçando switches.

**Ground-types**: Todos os Ground-types são ameaças para Toxapex. Com STABs como Earthquake, esses Pokémon podem dar muito dano ou nocautear Toxapex, forçando-o a fazer switch. Com a ajuda de Leech Seed de Venusaur, Toxapex pode lutar contra Pokémon como Hippowdon e Gastrodon, mas a maioria das vezes você terá de fazer switch para um Pokémon que lide melhor com Ground-types. As principais ameaças Ground-type para Toxapex incluem Excadrill, Garchomp e Landorus. Entretanto, embora ataques Ground-type sejam super efetivos em Toxapex, eles raramente lhe dão OHKO, o que permite-lhe usar aquele turno para colocar uma camada de Toxic Spikes ou disparar um Scald antes de sair do campo e se recuperar com Regenerator.

**Wallbreakers**: Pokémon com itens Choice, tais como Choice Specs Hydreigon e Choice Band Diggersby, atacam muito forte para Toxapex lidar, forçando-o a sair de campo e dar o momentum para o oponente enquanto ele dá dano na switch-in.

[CREDITS]
- Written by: [[snow, 293061, [terrors, 279058], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [nome, id]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Estronic, 240732], [lotiasite, 302985], [The Dutch Pumblerjack, 232216], [frenzyplant, 180509]]


Bom trabalho, Tico :blobthumbsup:
 
Adicionar ou corrigir remover (comentários)

[OVERVIEW]

Water
========

O incrível bulk de Toxapex e sua ability Regenerator o tornam um dos melhores pivots disponíveis para equipes Water. Sua tipagem aumenta ainda mais seu bulk natural, fornecendo-lhe uma valiosa neutralidade a golpes do tipo Grass, (AV) que é grandemente apreciada por times Water. Isso permite-lhe permite enfrentar melhor ameaças como Mega Charizard Y e Volcarona. Toxapex também tem acesso a vários moves utilitários de utility eficazes, em especial Recover, Toxic Spikes e Haze, bem como um STAB decente em Scald que pode causar burn no adversário, tornando a maioria dos physical attackers, como Mega Scizor, quase inúteis. Entretanto, Toxapex tem uma presença ofensiva muito pequena devido a seus terríveis stats ofensivos. Ademais, sua baixa Speed lhe deixa vulnerável a stallbreakers utilizando Taunt ou Substitute, além do mesmo acumular outra fraqueza a Ground, a qual times Water geralmente tendem a não ter switch-ins. No entanto, apesar de sua natureza normalmente passiva, Toxapex consegue se encaixar não apenas em arquétipos de equipes stall, mas em times balance também.

Poison
========

Toxapex é o melhor pivot defensivo disponível para as equipes Poison-type graças a sua ability Regenerator lhe permitindo tomar dano e se recuperar quando sai de campo e suas ótimas Defense e Special Defense lhe possibilitando aguentar ataques fortes de Pokémon como Mega Charizard Y e Mega Pinsir. O tipo Water de Toxapex também ajuda times Poison-type a lidar com o matchup contra equipes Bug-type ao lhe deixar usar Haze em Volcarona e Mega Scizor enquanto resiste aos STABs de ambos. Haze + Icium Z permitem a Toxapex fazer check as principais ameaças a times Poison, tais como Taunt Kommo-o, que caso contrário facilmente derrota o resto do tipo. O mesmo tipo Water também o torna um Pokémon chave ao lidar com equipes Fire-type, bem como a com alguns times Flying-type que dependem de Mega Charizard Y como wallbreaker. A movepool sólida de Toxapex para um Pokémon bulky lhe dá recovery confiável através de Recover, assim como moves de utility utilitários em Toxic Spikes e Haze para apoiar o resto da equipe. Scald é o único ataque normalmente usado por Toxapex e sua chance de 30% de causar burn lhe dá uma boa oportunidade de acabar com physical attackers que ameaçam times Poison-type, tais como Mega Gallade e Landorus-T, quando usado repetidamente. No entanto, Toxapex depende desse move para causar dano e esperar pelo burn quando enfrentado por usuários de Taunt, caso contrário ele é um peso morto para a equipe.

[SET]
name: Defensive (Water)
move 1: Scald / Sludge Bomb
move 2: Recover
move 3: Toxic Spikes
move 4: Haze / Baneful Bunker / Sludge Bomb
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald tem uma chance de causar burn no Pokémon oponente, o que é particularmente útil para prejudicar physical attackers como Tapu Bulu e Dragonite. Recover possibilita a Toxapex combater muito melhor os Pokémon em que ele faz pivot e lhe permite-lhe enfrentar Grass-types como Mega Venusaur em um cenário de um contra um. Toxic Spikes oferece suporte à equipe na forma de espalhar poison em Pokémon que tocam o chão e não são dos tipos Poison ou Steel. Toxapex acha extremamente fácil colocar em campo ambas as camadas de Toxic Spikes com seu bulk incrível, tornando o golpe uma escolha ótima. Haze impede que Toxapex se torne uma isca de setup para Pokémon que não são ameaçados por Scald, tais como sets bulky de Volcarona. Baneful Bunker pode ser usado para fazer scout em Pokémon com itens Choice, tais como Meloetta e Diggersby, e descobrir qual golpe vão escolher. Entretanto, ele apenas deve substituir Haze se outro companheiro de equipe é um counter confiável de setup sweepers. Sludge Bomb pode ser usado a fim de ameaçar Tapu Bulu e impedi-lo de colocar Substitute de graça.

Detalhes do Set
========

Black Sludge é um item excelente para Toxapex, fornecendo um pouco de recovery a cada turno e ajudando o Pokémon a fazer seu trabalho como pivot ainda melhor. Regenerator é sua melhor opção como ability, recuperando seu HP em 33% sempre que ele sai de campo. Investimento máximo de EVs em HP e Defense junto a uma nature Bold maximizam o bulk physical de Toxapex e permitem-lhe enfrentar ameaças como Mega Pinsir mais facilmente. Além disso, eles dão a Toxapex uma chance de sobreviver a Wood Hammer de Tapu Bulu e derrotá-lo com Sludge Bomb.

Dicas de Uso
========

Tire proveito de Regenerator sempre que possível. Faça switches duplas para agarrar o momentum em uma troca prevista ao invés de gastar o turno usando Recover após entrar em um ataque, uma vez que existem poucos golpes que não permitem Toxapex se recuperar usando sua ability, forçando o uso de Recover. Ademais, após fazer switch em um golpe que pode ser facilmente recuperado via Regenerator, Toxapex pode usar Scald a fim de conseguir um burn em qualquer Pokémon que faça switch in, na tentativa de enfraquecê-lo. De maneira similar, Toxapex também pode colocar Toxic Spikes em campo após entrar e receber um ataque, mas tenha certeza de não usá-los em vão. Se não houver Pokémon suficientes que sejam realmente ameaçados por Toxic Spikes, ou caso tenha um Pokémon que possa absorver o hazard, é melhor apenas disparar um Scald ou tentar fazer uma switch dupla a fim de obter momentum. Tente colocar pelo menos uma camada de Toxic Spikes o mais cedo possível caso não haja Poison-types capazes de absorvê-los, visto que o hazard pode prejudicar seriamente o time oponente. No entanto, tenha em mente que uma vez que Toxic Spikes estejam em campo, não será possível causar burn nos Pokémon afetados por eles. Algumas vezes é aconselhável utilizar Haze logo em seguida de um Pokémon que pode fazer setup, a fim de evitar tomar danos desnecessários ao tentar usar Haze depois que ele já tenha feito o setup. Utilize Baneful Bunker para fazer scout em qual move um Pokémon adversário com item Choice vai escolher. Por exemplo, não faça switch diretamente para seu Pokémon imune a Electric quando ver um Xurkitree, existe uma chance dele escolher Energy Ball diretamente. Utilizar Baneful Bunker vai impedir tais situações e agarrar o momentum para seu time. Tente fazer switch para Toxapex diretamente para usar Haze em um Pokémon no campo que possa fazer setup, tal como Volcarona ou Porygon-Z, antes que eles saiam do controle. Em particular com Porygon-Z, Toxapex pode usar Haze para remover seus boosts únicos de Z-Conversion, tornando-o relativamente inútil pelo resto do jogo.

Opções de Equipe
========

O incrível bulk natural de Toxapex lhe o torna um ótimo pivot que é extremamente fácil de encaixar em ambos os arquétipos balance e stall. Mantine prova-se ser um ótimo parceiro para Toxapex, fornecendo uma imunidade a golpes Ground-type e a capacidade de fazer switch em ataques special que podem facilmente ameaçar Toxapex. Mantine também carrega Haze frequentemente, tornando mais fácil para Toxapex utilizar Baneful Bunker. Swampert aprecia a capacidade de Toxapex de fazer switch em ataques Grass-type e, em troca, é imune a golpes Electric-type que ameaçam Toxapex. Os sets defensivos de Azumarill que utilizam Sap Sipper podem apoiar grandemente Toxapex ao fornecer uma imunidade a moves Grass-type. Apesar de que isso não ajude Toxapex diretamente, já que o mesmo não tem medo da maioria dos golpes Grass-type, isso alivia a pressão sobre ele, visto que Azumarill se torna a switch-in primária contra moves Grass-type no lugar de Toxapex. Ademais, os sets ofensivos de Azumarill, principalmente o de Choice Band, apreciam o apoio de Toxic Spikes, já que ajudam a enfraquecer a equipe adversária. Outros wallbreakers e setup sweepers, tais como Manaphy, Greninja, Keldeo, Gyarados e Mega Sharpedo, grandemente apreciam o suporte de Toxic Spikes, o qual torna mais fácil para eles fazerem cleanup limparem no late-game. Além disso, eles apreciam a capacidade de Toxapex de aguentar moves de priority prioridadde para eles, já que nenehum nenhum deles, salvo Manaphy, gosta de levar golpes prioritários fortes de priority. Slowbro e sua Mega Evolução formam um core defensivo incrível com Toxapex, com o último aguentando moves Grass- e Bug-type facilmente. Em troca, Slowbro e Mega Slowbro podem enfrentar Ground-types physical que visam atacar Toxapex, tais como Excadrill. Alomomola também forma um bom core de pivots com Toxapex. Ele Ela aprecia o fato de que Toxapex pode fazer switch em moves Grass-type e fornece suporte de Wish para que Toxapex possa usar outro move em vez de Recover após fazer switch para aguentar um golpe. Quagsire é outra wall focada em Defense que odeio odeia golpes Grass-type. Ele se destaca devido à sua ability em Unaware, permitindo que Toxapex use outro golpe, como Toxic, em vez de Haze, visto que Quagsire pode cuidar da maioria dos setup sweepers. Lanturn é outra opção para lidar com moves Electric-type que Toxapex tem medo, e fornece Volt Switch lento para ajudar a trazer Toxapex em campo. Entretanto, ele acumula uma fraqueza a golpes Ground-type.

[SET]
name: Pivot Defensivo (Poison)
move 1: Scald
move 2: Recover
move 3: Toxic Spikes
move 4: Haze / Baneful Bunker
item: Black Sludge
ability: Regenerator
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald é o único ataque decente de Toxapex e é extremamente repetível, tendo 30% de chance de causar burn; ele é um ótimo jeito de evitar ser parado por usuários de Taunt, além de ser bom para prejudicar Pokémon adversários e dar dano residual contra Pokémon que são imunes a Toxic. Recover permite a Toxapex uma forma de recovery confiável, além de lhe dar a liberdade de fazer scout em moves de Pokémon que não podem lhe dar OHKO. Toxapex também pode usar Recover para fazer stall em Pokémon que levaram burn ou poison. Toxic Spikes é um ótimo entry hazard que Toxapex pode utilizar bem, visto que é tão bulky que pode colocar as duas camadas sem arriscar muito. Toxic Spikes leva os adversários a tomarem dano residual através da maior parte da partida, pavimentando abrindo o caminho para os sweepers terem mais facilidade ao limpar no late-game. Eles também forçam o oponente a contorná-los para conseguir um turno para usar Rapid Spin ou Defog, dando momentum ao seu time. Haze impede que Toxapex seja uma isca de setup, bem como interrompe sweepers de fazer cleanup no seu time no late-game; no entanto, visto que ele não tem presença ofensiva, Pokémon como Volcarona teriam facilidade ao fazer setup nele caso não tivesse Haze. Baneful Bunker pode ser usado sobre em vez de Haze, uma vez que ele pode fazer scout em usuários de itens Choice. Isso lhe possibilita-lhe jogar melhor contra times ofensivos em vez de ter a segurança contra setup que vem com Haze. Haze ajuda a impedir que times Poison-type sejam superados por setup sweepers, mas Baneful Bunker é valioso no matchup contra Normal, em particular para vencer Diggersby.

Detalhes do Set
========

Regenerator aumenta a capacidade de Toxapex de agir como um pivot para o time. Ser capaz de entrar e sair de campo enquanto toma golpes e recupera seu HP é muito valioso para o time. Black Sludge é usado para dar a Toxapex uma forma de recovery passivo, permitindo-lhe ter a possibilidade de aguentar mais golpes sem depender de Recover. Ele também é a diferença entre tomar dois Earthquakes de Mega Charizard X e arriscar ser nocauteado após Stealth Rock. Investimentos máximos em HP e Defense são usados para que Toxapex possa aguentar um golpe de Life Orb Excadrill quase todas as vezes, bem como enfrentar Pokémon como Mega Pinsir, Mega Lopunny, Choice Band Victini e Bisharp após setup.

Dicas de Uso
========

Sair e entrar com Toxapex é melhor que usar Recover caso você tenha melhores respostas para os adversários em sua equipe. Utilizar Regenerator bem com Toxapex te permite-lhe ter uma wall saudável durante os últimos turnos do jogo. Fazer switch para Pokémon como Alolan Muk em ataques special e Mega Venusaur em ataques physical em vez de tentar usar Recover para continuar saudável não apenas dá a Toxapex mais HP, mas também possibilita-lhe trazer ao campo um Pokémon que lida melhor com o adversário. Certifique-se de manter Toxapex saudável caso você veja uma ameaça que possa fazer setup e sweep facilmente contra seu time para que você possa usar Haze nela com segurança. Toxapex pode enfrentar Volcarona, mas precisa de uma quantidade considerável de HP para vencer +1 Volcarona caso ele tenha Hidden Power Ground. Tire proveito do quão repetível Scald é ao tentar prejudicar physical attackers como Garchomp e Mega Gallade ou Pokémon imunes a poison. Tente levantar (colocar/pôr) duas camadas de Toxic Spikes quando enfrentar equipes balance, já que ele vai dar mais dano o dano será maior com o tempo. Colocar pelo menos uma camada de Toxic Spikes é importante, visto que qualquer dano residual é crucial. Utilize Baneful Bunker para fazer scout em usuários de itens Choice para lhe dar uma melhor oportunidade de troca segura. Contra equipes Normal, ele isso é essencial para causar poison e fazer stall em Choice Band Diggersby.

Opções de Equipe
========

Alolan Muk é um ótimo companheiro para Toxapex, uma vez que o set de Assault Vest com Pursuit e Poison Touch pode prender e nocautear Psychic-types que ameaçam Toxapex. Sua imunidade a Psychic também significa que ele pode isolar e derrotar Pokémon do tipo Psychic em outros times, tais como Jirachi em Steel, Latios e Latias em Dragon e Victini em Fire. Knock Off também pode tornar mais fácil para Toxapex fazer check a Pokémon por remover itens Choice e Leftovers. Mega Venusaur funciona bem com Toxapex, naturalmente resistindo a uma das fraquezas de Toxapex em ataques Electric-type, diminuindo a pressão sobre o mesmo. O primeiro também tem uma neutralidade a ataques Ground-type. Por isso, Mega Venusaur pode ajudar Toxapex a lidar com Pokémon como Excadrill e Tapu Koko. Crobat trabalha bem com Toxapex, uma vez que é imune a Ground e pode dar suporte a Toxapex lidando com outros Pokémon bulky. Ele também tem uma boa sinergia com Toxapex como um pivot, com Crobat sendo um pivot rápido de U-turn e Toxapex sendo um pivot lento de Regenerator, além de poder agir como um stallbreaker ou impedir Defog com Taunt e se livrar de entry hazards com Defog. Nihilego é provavelmente o melhor sweeper de Choice Scarf para combinar com Toxapex, visto que ele pode tirar proveito do dano residual de burn e poison para fazer cleanup no late-game. Ele também ganha um ótimo boost com Beast Boost após cada nocaute, o que significa que ele pode primeiramente derrotar um Pokémon com pouco HP e depois enfrentar Pokémon mais bulky após o boost. Ele também pode ser usado como um usuário de Stealth Rock. Nidoking fornece uma imunidade a Electric que Toxapex pode tirar proveito. A capacidade de fazer switch em Nidoking em Electric-types com Nidoking e lidar com eles com Earth Power ou qualquer um de seus incríveis moves de coverage é muito bom para Toxapex. A ótima coverage de Nidoking também pode apoiar Toxapex com Ice Beam para Ground-types, bem como Thunderbolt para ajudar a lidar com Flying-types que não são afetados por Toxic Spikes. Os fortes ataques de Gengar e sua ótima Speed tier o tornam uma ótima opção com Life Orb, Choice Specs ou Choice Scarf. Ele pode romper através de desmantelar equipes ou fazer um sweep no late-game após o dano residual de Toxic Spikes e Scald. Scolipede também pode fazer setup e sweep no late-game caso Toxapex tenha conseguido prejudicar o time oponente.

[SET]
name: Z-Haze (Poison)
move 1: Haze
move 2: Scald
move 3: Recover
move 4: Toxic Spikes
item: Icium Z
ability: Regenerator
nature: Calm
evs: 252 HP / 116 Def / 140 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Haze possibilita a Toxapex fazer check a setup sweepers como Autotomize Celesteela e Bisharp ao retirar seus boosts. Scald é o único ataque viável de Toxapex e lhe permite fazer check a physical attackers como Mimikyu e Mega Aerodactyl ao causar burn neles. Recover permite a Toxapex continuar saudável através da partida, possibilitando-lhe enfrentar adversários constantemente. Toxic Spikes prejudicam oponentes com poison, causando dano residual neles a cada turno e permitindo a companheiros de equipe como Nidoking fazer wallbreak com mais facilidade.

Detalhes do Set
========

252 EVs em HP e 140 EVs em Special Defense junto a uma nature Calm permitem a Toxapex aguentar um +1 Psychic de Z-Happy Hour Jirachi após o dano de Stealth Rock enquanto também lhe possibilita permite-lhe enfrentar outros special attackers, tais como Taunt Kommo-o, com mais facilidade. Os EVs restantes são investidos em Defense para maximizar sua capacidade de aguentar ataques physical, como Earthquake de Gliscor. Icium Z deixa Toxapex usar Haze contra usuários de Taunt, possibilitando-lhe fazer check a ameaças como Kommo-o, que caso contrário seguiriam o caminho para venceriam o resto da equipe. Z-Haze também recupera todo o HP de Toxapex.

Dicas de Uso
========

Em matchups contra setup sweepers ameaçadores como Mega Charizard X, Azumarill e Mimikyu, Toxapex deve ser preservado para que possa neutralizar seus boosts com Haze. Z-Haze pode ser usado em situações onde nas quais Toxapex pode levar revenge kill após ter removido um boost com Haze, impedindo-o de ser derrotado no próximo turno. Ademais, ele deve ser usado para fazer check a setup sweepers perigosos para o time, tais como Taunt Kommo-o e Z-Happy Hour Jirachi. Certifique-se de manter Toxapex o mais saudável o possível através da partida para que ele possa continuar a fazer check a setup sweepers com Haze e agir como um check geral. Toxapex deve tentar manter Toxic Spikes em campo durante o jogo inteiro, visto que eles dão a aliados ofensivos mais facilidade de romper pelo para derrotar o time adversário. Ele deve restaurá-los em deffogers Defoggers e buscar por um burn de Scald para lhes punir por tentar remover seus entry hazards. Toxapex deve repetir Scald para conseguir burns contra ameaças physical como Mega Lopunny e Bisharp, tornando mais difícil para eles derrotarem Toxapex. O golpe também deve ser repetido para impedir physical attackers de fazer switch por ter medo de um burn. Entretanto, em situações específicas, como contra Mega Scizor, Toxapex deve fazer scout em Facade para ter certeza de não lhe dar o boost em poder.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é básico em equipes Poison, visto que ele pode fazer check a Water e Ground-types bulky, tais como Swampert, Suicune e Hippowdon, todos os quais dão problemas a Toxapex. Ademais, ele pode fornecer apoio de Leech Seed, permitindo aos seus parceiros de equipe fazerem switch com mais facilidade. Alolan Muk fornece uma imunidade a ataques Psychic-type, o que fornece ao time uma switch-in para ameaças como Latios, assim como ser capaz de fornecer suporte de Knock Off, prejudicando as equipes adversárias. Alolan Muk também pode fazer Pursuit trap em ameaças como Latios para Toxapex. Crobat ajuda a cobrir Toxapex com sua imunidade a ataques Ground-type e fornece suporte com Defog, possibilitando-lhe fazer switch em ameaças como Tornadus-T com mais facilidade. Além disso, ele pode usar Taunt em usuários de entry hazards para impedi-los de colocar seus hazards em campo e impedir Defoggers de remover os hazards de Toxapex. Crobat também é valioso num matchup espelho de Poison, visto que ele pode derrotar Mega Venusaur, o qual dá problemas a Toxapex. Nidoking e Nihilego são os principais usuários de Stealth Rock de equipes Poison. Nidoking é um wallbreaker que fornece uma imunidade a Electric e tem boas opções de coverage como Thunderbolt, Ice Beam e Flamethrower, permitindo-lhe enfrentar vários Pokémon, tais como Mantine e Ferrothorn. Nidoking também é uma boa resposta a Facade Mega Scizor com burn devido a diminuição do poder de Bullet Punch, possibilitando a Nidoking derrotá-lo seguramente com Flamethrower. Por outro lado, Choice Scarf Nihilego age como um revenge killer para o time, sendo capaz de ultrapassar ameaças como Choice Scarf Landorus-T e Mega Charizard X após um Dragon Dance, permitindo-lhe dar OHKO neles com Hidden Power Ice e Power Gem, respectivamente. Salazzle pode facilmente enfraquecer Pokémon lentos com Corrosion, o que lhe permite causar badly poison em qualquer Pokémon com Toxic e derrotá-los com Substitute e Protect. Toxic também torna o matchup contra Steel, Water e Poison mais fácil ao permitir a Salazzle enfraquecer Pokémon que normalmente são difíceis de derrotar, tais como Celesteela, Toxapex e Mega Venusaur.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

Um set defensivo focado em Special Defense pode ser uma opção para melhor enfrentar special attackers como Mega Charizard Y. Ele normalmente é superado pelo set padrão devido a physical attackers como Mega Pinsir e Tapu Bulu serem mais ameaçadores a equipes Water e Mantine faz um trabalho melhor como um Pokémon defensivo focado em Special Defense neutro a Grass, mas tudo se resume ao que sua equipe precisa. Além disso, um set mixed defensivo com 80 EVs em Special Defense também pode ser usado para permitir a Toxapex sobreviver a um Psychic de Mega Alakazam. Rocky Helmet machuca qualquer Pokémon que faça contato com Toxapex, o que ajuda na hora de fazer switch em physical attackers. No entanto, um pouco de recovery a cada turno é mais útil, visto que Toxapex não gosta de gastar muitos turnos usando Recover após fazer switch em um ataque. Alternativamente, Toxic pode ser usado em Toxapex; isso lhe permite-lhe enfrentar mais Pokémon em um cenário de um contra um sem ter de depender em de Scald. No entanto, Toxic é inferior comparado a Haze e seus outros moves utilitários de utility devido ao fato de equipes Water geralmente apreciarem a capacidade de Toxapex de fazer switch in em setup sweepers como Mega Pinsir, (remover vírgula) enquanto eles fazem setup para então anular seus boosts. Wacan Berry pode ser usado com Sludge Bomb a fim de vencer Tapu Koko caso ele tente fazer switch in. Icium Z em junção a Haze também pode ser usado para usar Haze em usuários de Taunt, tais como Kommo-o e Keldeo. Papaya Berry pode ser usado com Haze a fim de fazer check a ameaças como Z-Happy Hour Jirachi sem ter de usar um Z-Move.

Poison
--------

Rocky Helmet é uma opção para Toxapex prejudicar Pokémon que fazem contato com ele. O item é bom contra Pokémon que dependem de golpes de contato para vencer Toxapex, no entanto, isso deixa Toxapex mais vulnerável a Pokémon como Kyurem-B e Heatran, visto que, uma vez que esteja enfraquecido, Toxapex não pode mais fazer check a eles seguramente na switch, principalmente após o dano de hazards.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Stallbreakers**: Stallbreakers como Gliscor podem parar Toxapex com Taunt, forçando-o a fazer switch ou usar Scald. Magic Bounce de Mega Sableye pode até refletir Toxic Spikes, os quais podem prejudicar os parceiros de Toxapex.

**Electric-types**: Electric-types fortes como Tapu Koko e Xurkitree podem rapidamente remover Toxapex com seus STABs.

**Psychic-types**: Similarmente aos Electric-types, a maioria dos Psychic-types, notavelmente Latios e Mew ofensivo, podem facilmente derrotar Toxapex com seus STABs.

**Ground-types**: A maioria dos Ground-types, tais como Landorus, podem ameaçar Toxapex com seus STABs.

**Wallbreakers**: Wallbreakers poderosos como Choice Band Dragonite e Choice Specs Hydreigon podem romper derrotar Toxapex com seus fortes STABs ou moves de coverage.

Poison
--------

**Stallbreakers**: Pokémon com Taunt, tais como Gliscor, Jellicent e Heatran, podem enfraquecer e eventualmente derrotar Toxapex sem ele fazer muita coisa contra eles, normalmente tirando Toxapex de campo e dando o momentum ao oponente.

**Electric-types**: Tapu Koko e outros Electric-types podem facilmente lidar com Toxapex sob Electric Terrain e ganhar o momentum com switches forçadas.

**Psychic-types**: Pokémon como Latios e Meloetta podem romper através de derrotar Toxapex facilmente. Mega Gallade e Victini também não têm muitos problemas rompendo vencendo o time inteiro e forçando switches.

**Ground-types**: Todos os Ground-types são ameaças para Toxapex. Com STABs como Earthquake, esses Pokémon podem dar muito dano ou nocautear Toxapex, forçando-o a fazer switch. Com a ajuda de Leech Seed de Venusaur, Toxapex pode lutar contra Pokémon como Hippowdon e Gastrodon, mas a maioria das vezes você terá de fazer switch para um Pokémon que lide melhor com Ground-types. As principais ameaças Ground-type para Toxapex incluem Excadrill, Garchomp e Landorus. Entretanto, embora ataques Ground-type sejam super efetivos em Toxapex, eles raramente lhe dão OHKO, o que lhe permite-lhe usar aquele turno para colocar uma camada de Toxic Spikes ou disparar um Scald antes de sair do campo e se recuperar com Regenerator.

**Wallbreakers**: Pokémon com itens Choice, tais como Choice Specs Hydreigon e Choice Band Diggersby, atacam muito forte para Toxapex lidar, forçando-o a sair de campo e dar o momentum para o oponente enquanto ele dá dano na switch-in.

[CREDITS]
- Written by: [[snow, 293061, [terrors, 279058], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [Mitsuki, 262009]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Estronic, 240732], [lotiasite, 302985], [The Dutch Pumblerjack, 232216], [frenzyplant, 180509]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top