Monotype Torkoal (Fire)

[OVERVIEW]

Fire
========

Torkoal é um dos melhores Pokémon de utilidade para equipes Fire-type, pois exerce papéis de removedor e usuário de entry hazards, espalhador de status e usuário de weather devido ao acesso a Rapid Spin, Stealth Rock, Yawn e Drought. A intensidade de Drought fortalece STABs Fire-type de wallbreakers aliados enquanto minimiza o dano recebido de ataques Water-type. A incrível Defense de Torkoal permite-lhe dar switches em vários ataques physical, como Close Combat de Mega Gallade e Shadow Claw de Mimikyu; porém, a Special Defense baixa o priva de ser efetivo contra a maioria dos special attackers. Seu Fire-type puro deixa muito a desejar defensivamente também, sendo fraco para tipos de coverage comuns, tais como Ground, Rock e Water. Um Special Attack mediano e uma falta de coverage deixam-no sem presença ofensiva, especialmente contra Pokémon resistentes a Fire-type. Sua baixa Speed faz ele ser ultrapassado por praticamente todos os Pokémon comumente usados, incluindo uma miríade de Pokémon defensivos. Entretanto, isso pode ser uma vantagem, já que lhe permite ativar sua ability antes de ativadores comuns de weather, como Pelipper, Alolan Ninetales e Hippowdon, caso dê um switch in ao mesmo tempo em que eles. A carência de opções de recovery incapacita Torkoal de se sustentar, o que o coloca sob pressão para sobreviver e continuamente remover entry hazards enquanto efetivamente performa suas outras funções ao mesmo tempo. Isso dificulta para Torkoal realizar todos esses papéis em um time. Ele também compete com Rotom-H e Volcanion na função de removedor de entry hazards, no entanto, a fantástica capacidade de comprimir cargos em um único time solidifica sua posição em times Fire-type.

[SET]
name: Removedor de Hazards
move 1: Rapid Spin
move 2: Stealth Rock
move 3: Lava Plume
move 4: Yawn
item: Heat Rock / Leftovers
ability: Drought
nature: Bold
evs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Rapid Spin é necessário em Torkoal, pois lhe permite remover entry hazards problemáticos, como Stealth Rock, do campo. Stealth Rock aumenta ainda mais sua função como Pokémon de suporte para ajudar a desgastar Pokémon oponentes assim que derem switch in. Lava Plume é o ataque ofensivo primário de Torkoal, o qual ameaça physical attackers com uma chance de 30% de burn. Yawn ameaça switch-ins e setup sweepers inimigos devido à sua função de colocá-los para dormir em dois turnos.

Detalhes do Set
========

248 EVs em HP e 252 em Defense com uma nature Bold faz Torkoal ter o máximo de Defense possível enquanto minimiza o dano recebido por Stealth Rock. Drought permite-lhe pôr Sun na partida após entrar na batalha, o que aumenta o dano de ataques Fire-type e reduz o de todos os ataques Water-type por 50%. Heat Rock maximiza o número de turnos que sun permanecerá em campo, prolongando o aumento de dano para seus aliados. Leftovers é uma opção ao invés de Heat Rock para dar a Torkoal mais sustentabilidade, habilitando-o a dar switches em entry hazards mais frequentemente para removê-los; porém, você perderia os turnos adicionais de sun.

Dicas de Uso
========

Mantenha Torkoal o mais saudável possível se um usuário de entry hazards inimigo ainda estiver com HP, já que vai precisar da capacidade de remover hazards durante a batalha. Com essa mesma noção, dê switch ins com Torkoal em usuários de entry hazards que não o ameaçam, como Ferrothorn e Jirachi, para imediatamente os remover do campo. Deixe-o longe do alcance de special attackers como Tapu Koko e Latios, pois são capazes de o causar muito dano e podem lhe dar OHKO ou 2HKO. Faça switches em Pokémon passivos como Toxapex para armar Stealth Rock, utilizar Rapid Spin ou adormecer oponentes com Yawn. U-turn de companheiros é essencial para Torkoal entrar em campo em switches previstas. Tente preservar sun pelo máximo de tempo e assim potencializar o dano gerado por ataques Fire-types aliados e enfraquecer ataques Water-type inimigos. Previna Torkoal de sofrer poison, visto que é facilmente desgastado por não ter acesso a um recovery confiável. Use Yawn e Stealth Rock juntos, forçando seu adversário a continuamente trocar de Pokémon e assim o fazendo escolher entre receber dano de entry hazards ou ter um de seus Pokémon adormecido. Esteja atento com Pokémon adversários que podem carregar Substitute ou Taunt, tais como Gyarados, Zapdos e Mew, uma vez que eles são capazes de impedir Torkoal de usar Yawn.

Opções de Equipe
========

Torkoal é um excelente Pokémon para times Fire-type por sua habilidade de ocupar várias funções, desde removedor e usuário de entry hazards até ativar sun em campo. Heatran é um ótimo parceiro em razão de sua neutralidade para ataques Rock-type, capacitando-o de afrontar Pokémon ameaçadores como Nihilego. Torkoal carregando Stealth Rock também permite a Heatran usar um move de coverage ou de utilidade adicional, como Taunt. Victini aprecia grandemente seu suporte e é capaz de atuar como um wallbreaker ainda mais poderoso sob sun, tornando-o perigoso para inimigos que normalmente podem dar switch em um V-Create do set Choice Scarf, como Mega Latias após dano de Stealth Rock, ou do set Choice Band, como Swampert. Torkoal é uma boa switch-in seguindo U-turn de Victini para absorver ataques physical ou adormecer walls com Yawn. Da mesma forma, Infernape aprecia muito seu suporte em aumentar o dano de ataques Fire-type, desgastar oponentes com Stealth Rock, e de atuar como uma boa switch-in seguindo U-turn. Mega Charizard X e Volcarona funcionam bem ao lado de Torkoal graças à sua capacidade em adormecer adversários com Yawn, o que lhes dão uma ampla oportunidade de fazer setup com Dragon Dance e Quiver Dance respectivamente. Volcanion providencia uma imunidade a Water-type para Torkoal, podendo dar switch em vários Pokémon do tipo Water. Apesar de sun diminuir o poder de Steam Eruption, aumenta o dano de Fire Blast, o que o torna em um poderoso wallbreaker usando ataques Fire-type. Volcanion também aprecia a remoção de entry hazards do campo devido ao seu bulk ruim. Mega Charizard Y fornece uma imunidade a Ground-type e é beneficiado pela remoção de Stealth Rock. Quando combinados, eles formam um excepcional core anti-rain e -sand, sendo aptos a prevenir o weather oposto de permanecer no campo. Isso pode ser crucial em partidas contra rain e sand de Monotypes Water e Ground respectivamente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fire
--------

Toxic pode ser usado invés de Yawn para desgastar walls inimigas que não são ameaçadas por Torkoal, como Porygon2 e Mantine.

Checks e Counters
===================

Fire
--------

**Special Attackers**: A baixa Special Defense de Torkoal o deixa vulnerável à maioria dos special attackers, como Landorus, Tapu Koko e Kyurem Black, que podem lhe dar OHKO.

**Water-types**: Water-types, como Keldeo, Greninja e Seismitoad, são não muito afetados por Torkoal, já que resistem sua única opção de ataque e o ameaçam com coverage super efetiva.

**Ghost-types**: Ghost-types, como Mega Sableye e Jellicent, impedem Torkoal de realizar sua principal função por bloquearem Rapid Spin, deixando o time suscetível a entry hazards.

**Dragon types**: Latios, Kyurem-Black, Hydreigon e outros Dragon-types comuns resistem ao seu único ataque, sendo capaz apenas de tentar queimá-los com Lava Plume ou utilizar Yawn.

**Heatran**: Heatran é imune ao único move de coverage de Torkoal e pode incapacitá-lo com Taunt, prevenindo-o de armar Stealth Rock ou usar Yawn e, então, utilizar o próprio Stealth Rock dele ou atacá-lo com Earth Power.

**Special Walls**: Walls focadas em Special Defense como Zapdos e Chansey podem se recuperar de qualquer dano de Torkoal enquanto lentamente o desgastam devido à sua falta de recovery.

**Substitute e Taunt**: Taunt impede Torkoal de utilizar Yawn, permitindo a stallbreakers comuns, tais como Mew, bloquear sleep e atacá-lo. Usuários de Substitute usuais como Zapdos e Gyarados também bloqueiam Yawn para desgastar Torkoal ou usá-lo como isca de setup respectivamente.

[CREDITS]
-Written by [[Moosical, 215618]]
-Translated by [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
-Quality control by [[lotiasite, 302985], [The Dutch Plumberjack, 232216], [Eyan, 226777]]
 
Last edited by a moderator:
As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar/modificar), azul (adicionar) e vermelho (comentários adicionais).

[OVERVIEW]

Fire
========

Torkoal é um dos melhores Pokémon de utilidade que equipes Fire-type podem possuir, pois ocupa os papéis de removedor e usuário de Entry Hazards, espalhador de status e usuário de weather devido ao seu acesso a Rapid Spin, Stealth Rock, Yawn e Drought. A Harsh Sunlight O Sun intenso de Drought faz com que de seus aliados se tornarem wallbreakers aliados poderosos com STABs Fire-type enquanto minimiza o dano recebido de ataques Water-type. A incrível Defense de Torkoal permite-o dar switches (O plural de switch é switches, tudo bem?) em vários ataques físicos, (AV) como Close Combat de Mega Gallade e Shadow Claw de Mimikyu; Porém, sua a Special Defense baixa o priva de ser efetivo contra a maioria dos special attackers. Sua tipagem de Fire-type pura Seu Fire-type puro (Tipagem normalmente é utilizado quando o Pokémon possui mais de um tipo, o que não é o caso de Torkoal; além disso, "tipagem Fire-type" é redundante, pois você repete a palavra "tipo" duas vezes, porém sem perceber; por último, "seu tipo Fire puro" também é uma opção legal, escolha a que achar melhor) deixa muito a desejar defensivamente também, sendo fraco para tipos de coverage comuns, como Ground, Rock e Water. Seu stat de Um Special Attack medíocre e falta de coverage o faz ter nenhuma presença ofensiva, especialmente contra Pokémon resistentes a Fire-type. Sua baixa Speed faz ele ser ultrapassado por praticamente todos os Pokémon comumente usados, Incluindo uma miríade de Pokémon defensivos. Entretanto, isso pode ser uma vantagem, já que o habilita a permite ativar sua habilidade ability (Lembre-se que quando se trata da ability do Pokémon, não se deve traduzir o termo) antes de usuários comuns de weather, (AV) como Pelipper, Alolan Ninetales e Hippowdon caso dê um switch-in ao mesmo tempo que eles. Sua A carência de opções de recovery previne incapacita Torkoal de possuir qualquer tipo de sustentabilidade, o que põem pressão nele o coloca sob pressão para se manter vivo e continuamente remover Entry Hazards enquanto efetivamente performa suas outras funções ao mesmo tempo. Isso dificulta para Torkoal realizar todos os seus papéis em um time. Ele também compete com Rotom-H e Volcanion na função de removedor de Entry Hazards; no entanto; sua fantástica compressão de cargos a fantástica capacidade de comprimir cargos em um único time solidifica sua posição em times

Fire-type.

[SET]
name: Entry Hazard Remover
move 1: Rapid Spin
move 2: Stealth Rock
move 3: Lava Plume
move 4: Yawn
item: Heat Rock / Leftovers
ability: Drought
nature: Bold
evs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Rapid Spin é necessário em Torkoal, já que capacita-lo a pois lhe permite remover Entry Hazards problemáticos como Stealth Rock do campo. Stealth Rock aumenta ainda mais sua função como Pokémon suportivo de suporte para ajudar a desgastar Pokémon oponentes assim que derem switch-in. Lava Plume é o ataque ofensivo primário de Torkoal, o qual ameaça physical attackers com uma chance de 30% de queimá-los. Yawn e faz Pokémon ameaça switch-ins e setup sweepers inimigos pensarem duas vezes antes de dar switch-in devido a sua função de colocá-los para dormir em dois turnos.

Detalhes do Set
========

248 EVs em HP e 252 em Defense com uma nature Bold faz de Torkoal o mais fisicamente defensivo o possível enquanto minimiza o dano recebido de Stealth Rock. Drought permite-o pôr Harsh Sunlight Sun na partida após entrar na batalha, a qual aumenta o dano de ataques Fire-type e reduz o dano de todos os ataques Water-type por 50%. Heat Rock maximiza o número de turnos que a harsh sunlight o Sun permanecerá no em campo, prolongando o tempo do o aumento de dano para seus aliados. Leftovers é uma opção ao invés de Heat Rock para dar a Torkoal mais sustentabilidade, habilitando-o a dar switches em Entry Hazards mais frequentemente para removê-los; porém, você perderia os turnos adicionais de Sun.

Dicas de Uso
========

Mantenha Torkoal o mais saudável o máximo o possível enquanto um usuário de Entry Hazards inimigo continua ainda estiver com vida, já que vai precisar da habilidade capacidade de remover hazards durante uma a batalha. Com essa mesma noção, dê switch-ins com Torkoal em usuários de Entry Hazards que não o ameaçam, como Ferrothorn e Jirachi para imediatamente removê-los do campo. Deixe-o longe do alcance de special attackers como Tapu Koko e Latios, pois eles são capazes de o causar muito dano, podendo dar-lhe um OHKO ou um 2HKO. Faça-o dar switches em Pokémon passivos como Toxapex para armar Stealth Rock, utilizar Rapid Spin, ou adormecer oponentes com Yawn. Aliados usarem U-turn é essencial para Torkoal entrar em campo em switches preditados previstas. Tente preservar a harsh sunlight o Sun pelo máximo de tempo e assim potencializar o dano gerado por seus aliados com os ataques Fire-type deles e enfraquecer ataques Water-type de inimigos. Previna Torkoal de ser envenenado, já que é facilmente desgastado por não ter acesso a uma recovery confiável. Use Yawn e Stealth Rock juntos forçando seu adversário a continuamente trocar de Pokémon, e assim o fazendo escolher entre receber dano de Entry Hazards ou ter um de seus Pokémon adormecido. Esteja atento com Pokémon opositores adversários que podem carregar Substitute ou Taunt, (AV) tais como Gyarados, Zapdos e Mew, já que eles são capazes de impedir Torkoal de usar Yawn.

Opções de Equipe
========

Torkoal é um excelente Pokémon para times Fire-type por causa de sua habilidade em ocupar várias funções desde removedor e usuário de Entry Hazards até colocar ativar harsh sunlight Sun em campo. Heatran é um ótimo parceiro para ele em razão de sua neutralidade para ataques de Rock-type, o que capacita-o capacitando-o (modificado apenas por ser uma forma mais resumida e direta) a afrontar Pokémon ameaçadores como Nihilego. Torkoal carregar carregando Stealth Rock também libera permite a Heatran a usar um move de coverage ou de utilidade adicional como Taunt. Victini aprecia grandemente seu suporte e é capaz de atuar como um wallbreaker ainda mais poderoso sob harsh sunlight o Sun, habilitando-o a ser tornando-o perigoso para inimigos que normalmente podem dar switch em um V-Create do set Choice Scarf, (AV) como Mega Latias após o dano de Stealth Rock, ou do set Choice Band como Swampert. Torkoal é uma boa switch-in seguindo um U-turn de Victini para absorver ataques physical ou adormecer walls com Yawn. Da mesma forma que Victini, Infernape aprecia muito seu suporte em aumentar o dano de seus ataques Fire-type, desgastar oponentes com Stealth Rock, e de atuar como uma boa switch-in seguindo U-turn. Mega Charizard X e Volcarona funcionam bem em conjunção com ao lado de Torkoal por causa de graças a sua habilidade capacidade em adormecer adversários com Yawn, o que lhes dão uma ampla oportunidade de dar setup com Dragon Dance e Quiver Dance respectivamente. Volcanion providencia uma imunidade a Water-type para Torkoal, podendo dar switch em vários Pokémon do tipo Water. Enquanto a harsh sunlight o Sun diminui o poder de sua Steam Eruption, aumenta o dano de Fire Blast, o que o torna um poderoso wallbreaker usando ataques Fire-type; Volcanion também aprecia a remoção de entry hazards do campo devido a seu bulk ruim. Mega Charizard Y fornece uma imunidade a Ground-type e é beneficiado pela remoção de Stealth Rock. Quando combinados, eles formam um excepcional core de anti-rain e anti-sand, sendo aptos a prevenir o weather opositor oposto de permanecer no campo. Isso pode ser crucial em partidas contra de rain e sand dos tipos Water e Ground respectivamente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fire
--------

Toxic pode ser usado invés de Yawn para desgastar walls inimigas que não são ameaçadas por Torkoal de outra forma, como Porygon2 e Mantine.

Checks e Counters
===================

Fire
--------

**Special Attackers**: A baixa Special Defense de Torkoal o deixa vulnerável a maioria dos special attackers, como Landorus, Tapu Koko e Kyurem Black, que podem lhe dar um OHKO.

**Water-types**: Water-types como Keldeo, Greninja e Seismitoad são largamente não afetados por Torkoal, já que resistem sua única opção de ataque e o ameaçam com coverage super efetiva.

**Ghost-types**: Ghost-types como Mega Sableye e Jellicent impedem Torkoal de realizar sua principal função por bloquearem Rapid Spin, deixando seu time suscetível a Entry Hazards.

**Dragon types**: Latios, Kyurem-Black, Hydreigon e outros Dragon-types comuns resistem a seu único ataque, o fazendo capaz apenas de tentar queimá-los com Lava Plume ou utilizar Yawn.

**Heatran**: Heatran é imune ao único move de coverage de Torkoal e pode incapacitá-lo com Taunt, o prevenindo de armar Stealth Rock ou usar Yawn, e então utilizar sua própria Stealth Rock ou atacá-lo com Earth Power.

**Special Walls**: Walls focadas em Special Defense como Zapdos e Chansey podem se recuperar de qualquer dano que Torkoal cause vindo de Torkoal enquanto lentamente o desgastam devido a sua falta de recovery.

**Substitute e Taunt**: Taunt impede Torkoal de utilizar Yawn, permitindo a stallbreakers comuns como Mew bloquear status de sono e atacá-lo. Usuários de Substitute usuais como Zapdos e Gyarados também se aproveitam de em bloquear Yawn para o desgastar Torkoal ou para usá-lo como isca de setup respectivamente.


Correção finalizada, algumas observações serão enviadas via PM, boa tradução! LMatthew
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Diffchecker;

— Não se esqueça do link da análise original https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/torkoal/monotype/ ;

— Por via das dúvidas "sun" e "entry hazards" ficam em minúsculo;

Comentários

— Como a análise está aí faz um tempo, estou ciente de que está a par de novas coisas em relação e, portanto, apenas as marquei, não comentei. Perdoe-me pela demora do GP;

GP 2/2

[OVERVIEW]

Fire
========

Torkoal é um dos melhores Pokémon de utilidade para equipes Fire-type, pois exerce papéis de removedor e usuário de entry hazards (A: minúsculo), espalhador de status e usuário de weather devido ao acesso a Rapid Spin, Stealth Rock, Yawn e Drought. A intensidade de Drought fortalece STABs Fire-type de wallbreakers aliados enquanto minimiza o dano recebido de ataques Water-type. A incrível Defense de Torkoal permite-lhe dar switches em vários ataques physical (A: certamente não usamos "físico" como equivalente para "physical"), como Close Combat de Mega Gallade e Shadow Claw de Mimikyu; porém (G: depois do ponto-vírgula, manter em minúsculo), a Special Defense baixa o priva de ser efetivo contra a maioria dos special attackers. Seu Fire-type puro deixa muito a desejar defensivamente também, sendo fraco para tipos de coverage comuns, tais como Ground, Rock e Water. Um Special Attack mediano e uma falta de coverage deixam-no sem presença ofensiva, especialmente contra Pokémon resistentes a Fire-type. Sua baixa Speed faz ele ser ultrapassado por praticamente todos os Pokémon comumente usados, incluindo uma miríade de Pokémon defensivos. Entretanto, isso pode ser uma vantagem, já que lhe permite ativar sua ability antes de ativadores (A: "usuários" é muito amplo. Será que quem coloca weather com moves não conta como usuário?) comuns de weather, como Pelipper, Alolan Ninetales e Hippowdon, caso dê um switch in ao mesmo tempo em que eles. A carência de opções de recovery incapacita Torkoal de se sustentar, o que o coloca sob pressão para sobreviver e continuamente remover entry hazards enquanto efetivamente performa suas outras funções ao mesmo tempo. Isso dificulta para Torkoal realizar todos esses papéis em um time. Ele também compete com Rotom-H e Volcanion na função de removedor de entry hazards, no entanto, a fantástica capacidade de comprimir cargos em um único time solidifica sua posição em times Fire-type.

[SET]
name: Removedor de Hazards
move 1: Rapid Spin
move 2: Stealth Rock
move 3: Lava Plume
move 4: Yawn
item: Heat Rock / Leftovers
ability: Drought
nature: Bold
evs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Rapid Spin é necessário em Torkoal, pois lhe permite remover entry hazards problemáticos, como Stealth Rock, do campo. Stealth Rock aumenta ainda mais sua função como Pokémon de suporte para ajudar a desgastar Pokémon oponentes assim que derem switch in. Lava Plume é o ataque ofensivo primário de Torkoal, o qual ameaça physical attackers com uma chance de 30% de burn. Yawn ameaça switch-ins e setup sweepers inimigos devido à (A: atente-se à constância. Se quando você for usar "devido ao" frente a um nome que exige artigo de gênero "o", por que não usar quando um nome exige artigo de gênero "a"?) sua função de colocá-los para dormir em dois turnos.

Detalhes do Set
========

248 EVs em HP e 252 em Defense com uma nature Bold faz Torkoal ter o máximo de Defense possível enquanto minimiza o dano recebido por Stealth Rock. Drought permite-lhe pôr Sun na partida após entrar na batalha, o que aumenta o dano de ataques Fire-type e reduz o de todos os ataques Water-type por 50%. Heat Rock maximiza o número de turnos que sun (A: pode ficar em minúsculo) permanecerá em campo, prolongando o aumento de dano para seus aliados. Leftovers é uma opção ao invés de Heat Rock para dar a Torkoal mais sustentabilidade, habilitando-o a dar switches em entry hazards mais frequentemente para removê-los; porém, você perderia os turnos adicionais de sun.

Dicas de Uso
========

Mantenha Torkoal o mais saudável possível se um usuário de entry hazards inimigo ainda estiver com HP, já que vai precisar da capacidade de remover hazards durante a batalha. Com essa mesma noção, dê switch ins com Torkoal em usuários de entry hazards que não o ameaçam, como Ferrothorn e Jirachi, (A: quando usar "como" com sentido de exemplificar, não esqueça da vírgula) para imediatamente os remover (G: frente a advérbios, próclise obrigatória) do campo. Deixe-o longe do alcance de special attackers como Tapu Koko e Latios, pois são capazes de o causar muito dano e podem lhe dar OHKO ou 2HKO. Faça switches em Pokémon passivos como Toxapex para armar Stealth Rock, utilizar Rapid Spin ou adormecer oponentes com Yawn. U-turn de companheiros é essencial para Torkoal entrar em campo em switches previstas. Tente preservar sun pelo máximo de tempo e assim potencializar o dano gerado por ataques Fire-types aliados e enfraquecer ataques Water-type inimigos. Previna Torkoal de sofrer poison, visto que é facilmente desgastado por não ter acesso a um recovery confiável. Use Yawn e Stealth Rock juntos, forçando seu adversário a continuamente trocar de Pokémon e assim o fazendo escolher entre receber dano de entry hazards ou ter um de seus Pokémon adormecido. Esteja atento com Pokémon adversários que podem carregar Substitute ou Taunt, tais como Gyarados, Zapdos e Mew, uma vez que eles são capazes de impedir Torkoal de usar Yawn.

Opções de Equipe
========

Torkoal é um excelente Pokémon para times Fire-type por sua habilidade de ocupar várias funções, desde removedor e usuário de entry hazards até ativar sun em campo. Heatran é um ótimo parceiro em razão de sua neutralidade para ataques Rock-type, capacitando-o de afrontar Pokémon ameaçadores como Nihilego. Torkoal carregando Stealth Rock também permite a Heatran usar um move de coverage ou de utilidade adicional, como Taunt. Victini aprecia grandemente seu suporte e é capaz de atuar como um wallbreaker ainda mais poderoso sob sun, tornando-o perigoso para inimigos que normalmente podem dar switch em um V-Create do set Choice Scarf, como Mega Latias após dano de Stealth Rock, ou do set Choice Band, como Swampert. Torkoal é uma boa switch-in seguindo U-turn de Victini para absorver ataques physical ou adormecer walls com Yawn. Da mesma forma, Infernape aprecia muito seu suporte em aumentar o dano de ataques Fire-type, desgastar oponentes com Stealth Rock, e de atuar como uma boa switch-in seguindo U-turn. Mega Charizard X e Volcarona funcionam bem ao lado de Torkoal graças à sua capacidade em adormecer adversários com Yawn, o que lhes dão uma ampla oportunidade de fazer setup com Dragon Dance e Quiver Dance respectivamente. Volcanion providencia uma imunidade a Water-type para Torkoal, podendo dar switch em vários Pokémon do tipo Water. Apesar de sun diminuir o poder de Steam Eruption, aumenta o dano de Fire Blast, o que o torna em um poderoso wallbreaker usando ataques Fire-type. Volcanion também aprecia a remoção de entry hazards do campo devido ao seu bulk ruim. Mega Charizard Y fornece uma imunidade a Ground-type e é beneficiado pela remoção de Stealth Rock. Quando combinados, eles formam um excepcional core anti-rain e - (G: se bem me recordo, na gramática no geral, só de manter o hífen você não precisa repetir o nome) sand, sendo aptos a prevenir o weather oposto de permanecer no campo. Isso pode ser crucial em partidas contra rain e sand de Monotypes Water e Ground respectivamente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fire
--------

Toxic pode ser usado invés de Yawn para desgastar walls inimigas que não são ameaçadas por Torkoal, como Porygon2 e Mantine.

Checks e Counters
===================

Fire
--------

**Special Attackers**: A baixa Special Defense de Torkoal o deixa vulnerável à maioria dos special attackers, como Landorus, Tapu Koko e Kyurem Black, que podem lhe dar OHKO.

**Water-types**: Water-types, como Keldeo, Greninja e Seismitoad, são não muito afetados por Torkoal, já que resistem sua única opção de ataque e o ameaçam com coverage super efetiva.

**Ghost-types**: Ghost-types, como Mega Sableye e Jellicent, impedem Torkoal de realizar sua principal função por bloquearem Rapid Spin, deixando o time suscetível a entry hazards.

**Dragon types**: Latios, Kyurem-Black, Hydreigon e outros Dragon-types comuns resistem ao seu único ataque, sendo capaz apenas de tentar queimá-los com Lava Plume ou utilizar Yawn.

**Heatran**: Heatran é imune ao único move de coverage de Torkoal e pode incapacitá-lo com Taunt, prevenindo-o (G: pós-vírgula, ênclise obrigatória) de armar Stealth Rock ou usar Yawn e, então, utilizar o próprio Stealth Rock dele ou atacá-lo com Earth Power.

**Special Walls**: Walls focadas em Special Defense como Zapdos e Chansey podem se recuperar de qualquer dano de Torkoal enquanto lentamente o desgastam devido à sua falta de recovery.

**Substitute e Taunt**: Taunt impede Torkoal de utilizar Yawn, permitindo a stallbreakers comuns, tais como Mew, bloquear sleep e atacá-lo. Usuários de Substitute usuais como Zapdos e Gyarados também bloqueiam Yawn para desgastar Torkoal ou usá-lo como isca de setup respectivamente.

[CREDITS]
-Written by [[Moosical, 215618]]
-Translated by [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
-Quality control by [[lotiasite, 302985], [The Dutch Plumberjack, 232216], [Eyan, 226777]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/WFTHzQbA:

[OVERVIEW]

Fire
========

Torkoal é um dos melhores Pokémon de utilidade para equipes Fire-type, pois exerce papéis de removedor e usuário de entry hazards, espalhador de status e usuário de weather devido ao acesso a Rapid Spin, Stealth Rock, Yawn e Drought. A intensidade de Drought fortalece STABs Fire-type de wallbreakers aliados enquanto minimiza o dano recebido de ataques Water-type. A incrível Defense de Torkoal permite-lhe dar switches em vários ataques physical, como Close Combat de Mega Gallade e Shadow Claw de Mimikyu; porém, a Special Defense baixa o priva de ser efetivo contra a maioria dos special attackers. Seu Fire-type puro deixa muito a desejar defensivamente também, sendo fraco para tipos de coverage comuns, tais como Ground, Rock e Water. Um Special Attack mediano e uma falta de coverage deixam-no sem presença ofensiva, especialmente contra Pokémon resistentes a Fire-type. Sua baixa Speed faz ele ser ultrapassado por praticamente todos os Pokémon comumente usados, incluindo uma miríade de Pokémon defensivos. Entretanto, isso pode ser uma vantagem, já que lhe permite ativar sua ability antes de ativadores comuns de weather, como Pelipper, Alolan Ninetales e Hippowdon, caso dê um switch in ao mesmo tempo em que eles. A carência de opções de recovery incapacita Torkoal de se sustentar, o que o coloca sob pressão para sobreviver e continuamente remover entry hazards enquanto efetivamente performa suas outras funções ao mesmo tempo. Isso dificulta para Torkoal realizar todos esses papéis em um time. Ele também compete com Rotom-H e Volcanion na função de removedor de entry hazards, no entanto, a fantástica capacidade de comprimir cargos em um único time solidifica sua posição em times Fire-type.

[SET]
name: Removedor de Hazards
move 1: Rapid Spin
move 2: Stealth Rock
move 3: Lava Plume
move 4: Yawn
item: Heat Rock / Leftovers
ability: Drought
nature: Bold
evs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Rapid Spin é necessário em Torkoal, pois lhe permite remover entry hazards problemáticos, como Stealth Rock, do campo. Stealth Rock aumenta ainda mais sua função como Pokémon de suporte para ajudar a desgastar Pokémon oponentes assim que derem switch in. Lava Plume é o ataque ofensivo primário de Torkoal, o qual ameaça physical attackers com uma chance de 30% de burn. Yawn ameaça switch-ins e setup sweepers inimigos devido à sua função de colocá-los para dormir em dois turnos.

Detalhes do Set
========

248 EVs em HP e 252 em Defense com uma nature Bold faz Torkoal ter o máximo de Defense possível enquanto minimiza o dano recebido por Stealth Rock. Drought permite-lhe pôr Sun na partida após entrar na batalha, o que aumenta o dano de ataques Fire-type e reduz o de todos os ataques Water-type por 50%. Heat Rock maximiza o número de turnos que sun permanecerá em campo, prolongando o aumento de dano para seus aliados. Leftovers é uma opção ao invés de Heat Rock para dar a Torkoal mais sustentabilidade, habilitando-o a dar switches em entry hazards mais frequentemente para removê-los; porém, você perderia os turnos adicionais de sun.

Dicas de Uso
========

Mantenha Torkoal o mais saudável possível se um usuário de entry hazards inimigo ainda estiver com HP, já que vai precisar da capacidade de remover hazards durante a batalha. Com essa mesma noção, dê switch ins com Torkoal em usuários de entry hazards que não o ameaçam, como Ferrothorn e Jirachi, para imediatamente os remover do campo. Deixe-o longe do alcance de special attackers como Tapu Koko e Latios, pois são capazes de o causar muito dano e podem lhe dar OHKO ou 2HKO. Faça switches em Pokémon passivos como Toxapex para armar Stealth Rock, utilizar Rapid Spin ou adormecer oponentes com Yawn. U-turn de companheiros é essencial para Torkoal entrar em campo em switches previstas. Tente preservar sun pelo máximo de tempo e assim potencializar o dano gerado por ataques Fire-types aliados e enfraquecer ataques Water-type inimigos. Previna Torkoal de sofrer poison, visto que é facilmente desgastado por não ter acesso a um recovery confiável. Use Yawn e Stealth Rock juntos, forçando seu adversário a continuamente trocar de Pokémon e assim o fazendo escolher entre receber dano de entry hazards ou ter um de seus Pokémon adormecido. Esteja atento com Pokémon adversários que podem carregar Substitute ou Taunt, tais como Gyarados, Zapdos e Mew, uma vez que eles são capazes de impedir Torkoal de usar Yawn.

Opções de Equipe
========

Torkoal é um excelente Pokémon para times Fire-type por sua habilidade de ocupar várias funções, desde removedor e usuário de entry hazards até ativar sun em campo. Heatran é um ótimo parceiro em razão de sua neutralidade para ataques Rock-type, capacitando-o de afrontar Pokémon ameaçadores como Nihilego. Torkoal carregando Stealth Rock também permite a Heatran usar um move de coverage ou de utilidade adicional, como Taunt. Victini aprecia grandemente seu suporte e é capaz de atuar como um wallbreaker ainda mais poderoso sob sun, tornando-o perigoso para inimigos que normalmente podem dar switch em um V-Create do set Choice Scarf, como Mega Latias após dano de Stealth Rock, ou do set Choice Band, como Swampert. Torkoal é uma boa switch-in seguindo U-turn de Victini para absorver ataques physical ou adormecer walls com Yawn. Da mesma forma, Infernape aprecia muito seu suporte em aumentar o dano de ataques Fire-type, desgastar oponentes com Stealth Rock, e de atuar como uma boa switch-in seguindo U-turn. Mega Charizard X e Volcarona funcionam bem ao lado de Torkoal graças à sua capacidade em adormecer adversários com Yawn, o que lhes dão uma ampla oportunidade de fazer setup com Dragon Dance e Quiver Dance respectivamente. Volcanion providencia uma imunidade a Water-type para Torkoal, podendo dar switch em vários Pokémon do tipo Water. Apesar de sun diminuir o poder de Steam Eruption, aumenta o dano de Fire Blast, o que o torna em um poderoso wallbreaker usando ataques Fire-type. Volcanion também aprecia a remoção de entry hazards do campo devido ao seu bulk ruim. Mega Charizard Y fornece uma imunidade a Ground-type e é beneficiado pela remoção de Stealth Rock. Quando combinados, eles formam um excepcional core anti-rain e -sand, sendo aptos a prevenir o weather oposto de permanecer no campo. Isso pode ser crucial em partidas contra rain e sand de Monotypes Water e Ground respectivamente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fire
--------

Toxic pode ser usado invés de Yawn para desgastar walls inimigas que não são ameaçadas por Torkoal, como Porygon2 e Mantine.

Checks e Counters
===================

Fire
--------

**Special Attackers**: A baixa Special Defense de Torkoal o deixa vulnerável à maioria dos special attackers, como Landorus, Tapu Koko e Kyurem Black, que podem lhe dar OHKO.

**Water-types**: Water-types, como Keldeo, Greninja e Seismitoad, são não muito afetados por Torkoal, já que resistem sua única opção de ataque e o ameaçam com coverage super efetiva.

**Ghost-types**: Ghost-types, como Mega Sableye e Jellicent, impedem Torkoal de realizar sua principal função por bloquearem Rapid Spin, deixando o time suscetível a entry hazards.

**Dragon types**: Latios, Kyurem-Black, Hydreigon e outros Dragon-types comuns resistem ao seu único ataque, sendo capaz apenas de tentar queimá-los com Lava Plume ou utilizar Yawn.

**Heatran**: Heatran é imune ao único move de coverage de Torkoal e pode incapacitá-lo com Taunt, prevenindo-o de armar Stealth Rock ou usar Yawn e, então, utilizar o próprio Stealth Rock dele ou atacá-lo com Earth Power.

**Special Walls**: Walls focadas em Special Defense como Zapdos e Chansey podem se recuperar de qualquer dano de Torkoal enquanto lentamente o desgastam devido à sua falta de recovery.

**Substitute e Taunt**: Taunt impede Torkoal de utilizar Yawn, permitindo a stallbreakers comuns, tais como Mew, bloquear sleep e atacá-lo. Usuários de Substitute usuais como Zapdos e Gyarados também bloqueiam Yawn para desgastar Torkoal ou usá-lo como isca de setup respectivamente.

[CREDITS]
-Written by [[Moosical, 215618]]
-Translated by [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
-Quality control by [[lotiasite, 302985], [The Dutch Plumberjack, 232216], [Eyan, 226777]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top