OU Thundurus [OU]

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/thundurus/

[OVERVIEW]

Thundurus age como um wallbreaker de nicho na tier devido a seu ótimo Special Attack, sua coverage diversificada e sua potente opção de ganhar boost em Nasty Plot, permitindo-lhe acabar com Pokémon formidáveis do metagame, como Ferrothorn, Toxapex, Tornadus-T e Celesteela. Thundurus também tem um respeitável stat de Speed, ultrapassando Pokémon como Garchomp, Kartana e Mega Latios. Sua tipagem Electric e Flying lhe fornece bons atributos defensivos, como imunidade a Earthquake e resistência aos tipos Grass e Flying, concedendo a ele uma oportunidade de enfrentar Grass-types bulky, como Tapu Bulu focado em Special Defense e Tangrowth. Seus tipos também permitem que ele faça check a adversário como Tornadus-T e Kartana, no entanto, seu bulk medíocre e sua fraqueza a Stealth Rock mostram que ele não é muito confiável fazendo isso. Apesar de sua boa coverage, Thundurus se esforça não só para enfrentar Grass-types como Amoonguss e Mega Venusaur, mas também Latias de Calm Mind, já que sua melhor resposta a eles é o fraco Hidden Power Ice, que eles inutilizam com suas abilities ou boosts de stats. Infelizmente, embora tenha boa tipagem e Speed tier decente, Thundurus é muito propenso a sofrer revenge kill por Pokémon rápidos, como Ash-Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, ou por ataques de prioridade de Mega Mawile e Mega Medicham.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Thunderbolt
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Prankster
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hidden Power Ice tem uma fantástica coverage ao lado de Thunderbolt, não só acertando Ground-types como Landorus-T, Gliscor e Garchomp, mas também Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss. Focus Blast completa a coverage do set, atingindo Heatran, Ferrothorn, Mega Tyranitar, Chansey e Kyurem com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

4 EVs investidos em Defense permitem que Thundurus receba dois Leaf Blade sem boosts de Kartana, contanto que esteja com o HP cheio. Fightinium Z dá a ele acesso ao poderoso All-Out Pummeling, que junto ao boost de Nasty Plot pode ferir Pokémon como Assault Vest Tyranitar e Gastrodon. Além disso, o Z-Move ajuda com matchup contra times stall, permitindo-lhe ter um golpe de Base Power explosiva capaz de derrubar Quagsire ou até mesmo Chansey caso tenha tomado dano antes. Se um Z-Crystal já estiver em uso no time do Thundurus, Leftovers se torna uma boa alternativa, já que melhora sua capacidade de fazer check a certas ameaças enquanto também diminui suas chances de sofrer revenge kill. Porém, isso custa piorar seu matchup contra stall.

Dicas de Uso
========

No early- e mid-game, traga Thundurus através de switches duplas, switch ins livres de Volt Switch ou U-turn, ou depois da queda de um de seus companheiros; faça setup de Nasty Plot em switches forçadas, a fim de comprometer a equipe adversária. Graças aos tipos de Thundurus e sua coverage, ele pode permanecer em campo contra Grass-types como Ferrothorn, Tapu Bulu focado em Special Defense e Tangrowth, que podem tentar fazer switch in em um Thunderbolt previsto. Além de sua capacidade ofensiva, Thundurus pode ser usado como uma switch-in contra Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Kartana, embora se deva lembrar que sua vantagem pode ser perdida pela coverage de Landorus-T, além de que pode perder para os outros dois se Stealth Rock estiver em campo ou se já tiver tomado um dano anterior. Fora isso, se Thundurus receber muito dano tentando fazer check a esses Pokémon, não será mais possível que ele leve golpes dos Grass-types citados anteriormente se fizer setup, perdendo sua capacidade de vencer eles. Contra times mais ofensivos, em algumas situações, pode ser melhor apenas atacar do que fazer setup, já que Thundurus não terá muitas oportunidades de fazer setup devido a Pokémon comuns que superam sua Speed, como Mega Alakazam, Greninja e Tapu Koko.

Opções de Equipe
========

Thundurus deve ser usado em times ofensivos devido a sua fragilidade e sua relativa falta de oportunidade para fazer setup, logo, deve ser colocado com outros Pokémon que se encaixam nesse arquétipo. Mega Latias é um grande problema para Thundurus: Três Ataques Mega Latias pode aguentar confortavelmente um Hidden Power Ice +2 e retaliar com Ice Beam, podendo dar KO após dano de Stealth Rock, enquanto Calm Mind Mega Latias de fato usa Thundurus como uma isca de setup. O suporte de Pursuit proporcionado por Tyranitar e Weavile pode remover Mega Latias de jogo, fazendo deles parceiros viáveis para o time. Usuários de VoltTurn como Landorus-T, Assault Vest Magearna e Tornadus-T são ótimas opções para Thundurus, já que eles proporcionam mais oportunidades para wallbreak. Usuários de entry hazards como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill funcionam muito bem ao lado de Thundurus em times hyper offense, visto que eles ajudam a enfraquecer seus checks com Stealth Rock e Spikes. Sticky Web é uma opção interessante por impedir Pokémon como Mega Alakazam e Protean Greninja de fazer revenge kill a Thundurus. Então, Araquanid e Ribombee podem ser ótimos parceiros para cumprirem essa função. Sweepers encontrados em times hyper offense, como Shift Gear Magearna, Dragon Dance Mega Charizard X e Dragon Dance Mega Gyarados, são ótimos companheiros, uma vez que podem fazer uma limpeza depois de Thundurus ter feito estragos equipe inimiga.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Hidden Power Flying é uma opção no lugar de Hidden Power Ice, já que dá a Thundurus um matchup melhor contra Grass-types, especificamente Amoonguss e Mega Venusaur. Isso o torna incapaz de causar OHKO em Landorus-T e Gliscor, sendo assim uma opção ruim de Hidden Power na maioria das vezes. Um set Defiant com Thunderbolt, Hidden Power ice, Knock Off e Superpower poderia ser um meio de desencorajar o uso de Defog. No entanto, pode-se mostrar inconsistente devido à incapacidade de adquirir qualquer boost fora de Defiant. Por isso, ele deve usar Life Orb na tentativa de ter uma presença ofensiva mais consistente, desgastando-o bem rápido. Thunder Wave é uma opção decente que pode substituir Nasty Plot, providenciando um bom controle de velocidade dentro do jogo ao paralisar sweepers e Pokémon rápidos como Shift Gear Magearna, Mega Alakazam, Dragon Dance Charizard X e Mega Lopunny, o que lhe permite agir como um check emergencial a esses Pokémon. Isso também pode pegar de surpresa Tornadus-T, que pode tentar fazer pivot para fora de campo com U-turn.

Checks e Counters
===================

**Revenge Killers e Prioridade Forte**: A maior desvantagem de Thundurus é ter um bulk medíocre e uma Speed tier apenas decente, significando que ele é bem exposto a receber revenge kill de Pokémon rápidos como Ash-Greninja, Tapu Koko, Mega Alakazam e Mega Lopunny, assim como de ataques de prioridade ao enfrentar Pokémon como Mega Mawile e Mega Medicham.

**Pokémon Focados em Special Defense**: Assault Vest Magearna e Gastrodon levam muito pouco dano dos ataques de Thundurus e podem retaliar com Fleur Cannon ou Toxic, respectivamente. No entanto, nota-se que o último pode ser derrotado por um All-Out Pummeling +2 se tiver tomado algum dano. Calm Mind Mega Latias pode usar Thundurus como uma isca de setup, mesmo com o boost de Nasty Plot. Apesar de Três Ataques Mega Latias receber 2HKO na maioria das vezes de Hidden Power Ice +2, a mesma pode revidar com Ice Beam, que ameaça um OHKO em Thundurus após receber dano de Stealth Rock.

**Grass-types Bulky**: Embora Thundurus tenha um bom matchup contra alguns deles, Grass-types como Amoonguss e Mega Venusaur podem acabar com Thundurus facilmente se ele não tiver Hidden Power Flying, sendo que o primeiro aguenta um Hidden Power Ice + 2 com facilidade e pode acertar ele com Spore, enquanto o último consegue resistir aos seus ataques graças ao Thick Fat. Até Grass-types como Tapu Bulu e Tangrowth podem derrotar Thundurus caso esteja enfraquecido.

[CREDITS]
- Written by: [[Mellow, 423226]]
- Translated by: [[DokaMagi, 482243]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[lyd, 303291], [Jordy, 395754], [DKM, 402001]]
 
Last edited:
GP 1/2!

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar), azul (adicionar), amarelo (modificar), vermelho (comentários adicionais) e verde (sugestões).

[OVERVIEW]

Thundurus age como um wallbreaker de nicho na tier OU devido a seu ótimo Special Attack, seu sua coverage colorido diversificada (utilizamos coverage no feminino!), e seu potente boost sua potente opção de ganhar boost com Nasty Plot, permitindo-lhe que ele acabar com Pokémon comuns do metagame, como Ferrothorn, Toxapex, Tornadus-T, e Celesteela. Thundurus também tem um respeitável status de Speed, ultrapassando Pokémon como Garchomp, Kartana, e Mega Latios. Seu tipo Electric / Flying dá a ele lhe fornece certas defesas dentro do jogo, como a imunidade a Earthquake e a resistência aos tipos Grass e Flying, concedendo a ele uma oportunidade de ficar de frente com bulky do tipo Grass Grass-types bulky (tipo Grass é apenas usado quando há uma referência ao tipo, se for aos Pokémon, usa-se Grass-types), como Tapu Bulu specially defensive focado em Special Defense e Tangrowth. Seus tipos também permitem que ele faça check em a Pokémon como Tornadus-T e Kartana. No entanto, seu bulk medíocre e sua fraqueza a Stealth Rock mostram que ele não pode fazer isso de forma muito confiável. Apesar de seu bom sua boa coverage, Thundurus não capaz de quebrar se esforça para enfrentar Pokémon do tipo Grass Grass-types como Amoonguss e Mega Venusaur, como também Latias de Calm Mind, já que seu sua melhor ataque resposta contra eles é o fraco Hidden Power Ice, que pode ser negado facilmente devido a habilidade e boost de status desses Pokémon eles negam com suas abilities ou boost de stats. Infelizmente, apesar de seus bons tipos sua boa tipagem (como se trata de dois tipos, acho mais coerente usar tipagem aqui) e seu sua Speed tier (não esqueça do tier pelo fato de ser uma expressão do competitivo, sendo assim importante) decente, Thundurus é muito propenso a sofrer revenge kill por Pokémon bem rápidos, como Ash-Greninja, Mega Alakazam, e Tapu Koko, ou por ataques de prioridade vindos de Mega Mawile e Mega Medicham.

[SET]
name: Thundurus (Nasty Plot)
move 1: Nasty Plot
move 2: Thunderbolt
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Prankster
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hidden Power Ice tem uma fantástica coverage ao lado de Thunderbolt, acertando tipos Ground Ground-types como Landorus-T, Gliscor, (retirar vírgula) e Garchomp, (adicionar vírgula) como também tipos Grass Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth, (retirar vírgula) e Amoonguss. Focus Blast completa bem seu a coverage do set, acertando Heatran, Ferrothorn, Mega Tyranitar, Chansey, e Kyurem com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

4 EVs investidos em Defense permitem que Thundurus leve receba dois Leaf Blades sem boosts de Kartana enquanto Thundurus estiver com HP cheio. Fightinium Z dá a ele acesso ao poderoso All-Out Pummeling, que junto ao boost de Nasty Plot pode quebrar danificar Pokémon como Assault Vest Tyranitar e Gastrodon. Além disso, também ajuda em partidas com o matchup (o texto original mostra a palavra matchup, que possui outro sentido de partidas, além de está no glossário, então não se deve traduzir) contra times stall, permitindo-lhe (quando puder evitar repetição de nome, evite ao máximo, até para deixar o texto menos cansativo) que Thundurus ter uma ótima opção de nuke que pode acabar com Quagsire ou até mesmo uma Chansey que tenha tomado dano anteriormente. Se um Z-Crystal já estiver em uso no time do Thundurus, Leftovers se torna uma boa alternativa, já que melhora sua habilidade capacidade de Thundurus de dar fazer check em a certas ameaças enquanto também lhe torna proporciona a ele uma resistência maior mais resistente a de sofrer revenge kill. Porém, isso vem com o custo de piorar suas chances em partidas seu matchup contra stall.

Dicas de Uso
========

No início e no meio da partida early- e mid-game (early-game e mid-game são outros dois termos competitivos, usualmente não traduzimos, por mais que há uma tradução ao pé da letra), traga Thundurus em trocas duplas através de switches duplas (switches realmente poderia ter o sentido de troca, mas por ser um termo competitivo e estar no glossário, não se traduz), em uma troca free switch-in livre (nesse caso, o texto utilizou switch-in, então há de ter uma lealdade nessa questão) proporcionada pelo de Volt Switch ou U-turn, ou depois da queda de um de seus companheiros; faça o setup de Nasty Plot em trocas switches forçadas, a fim de romper comprometer a equipe adversária. Graças ao tipo de Thundurus e seu sua coverage, ele pode permanecer em campo contra tipos Grass Grass-types como Ferrothorn, Tapu Bulu specially defensive focado em Special Defense (sempre que se deparar com um "specially defensive" ou qualquer outro termo, pode colocar "focado em Special Defense" ou qualquer outro termo), (retirar vírgula) e Tangrowth, (adicionar vírgula) que podem tentar entrar na sua frente fazer switch in para prevenir um Thunderbolt. Além de sua capacidade ofensiva, Thundurus pode ser usado como uma troca segura switch-in para Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T, (retirar vírgula) e Kartana, embora deve-se lembrar que sua vantagem pode ser perdida pela coverage de Landorus-T, e que ele além de que pode perder pelos outros dois se Stealth Rock estiver em campo, ou se já tiver tomado um dano mínimo. Fora isso, se Thundurus receber muito dano tentando dar fazer check nesses Pokémon, não será mais possível que ele leve hit dos tipos Grass Grass-types citados acima após o setup, perdendo sua capacidade de acabar com eles. Contra times mais ofensivos, talvez seja melhor usar apenas ataques do que fazer o setup, já que Thundurus não terá muitas oportunidades de fazer o setup devido aos Pokémon que facilmente são encontrados na tier e que os superam em na Speed, como Mega Alakazam, Greninja e Tapu Koko.

Opções de Equipe
========

Thundurus deve ser usado em times ofensivos devido a sua fragilidade e sua relativa falta de oportunidade de para fazer o setup, logo, deve ser colocado com outros Pokémon que se encaixam com seu arquétipo. Mega Latias é um grande problema para Thundurus; 3 Attacks Mega Latias pode segurar confortavelmente um Hidden Power Ice +2 e retalhar ele com o Ice Beam, o que se torna um pode dar KO depois de um Stealth Rock, enquanto Calm Mind Mega Latias literalmente usa o Thundurus como uma base para fazer seu isca de setup. O ataque suporte de Pursuit proporcionado pelo por Tyranitar e Weavile podem remover o Mega Latias do jogo, fazendo deles parceiros viáveis para o time. Usuários de VoltTurn como Landorus-T, Assault Vest Magearna e Tornadus-T são ótimas opções para o Thundurus, já que eles proporcionam mais oportunidades para wallbreak. A participação de hazard setters Usuários de entry hazards (hazard setters se traduz para usuários de entry hazards, ou hazards) como Focus Sash Landorus-T, Greninja, (retirar vírgula) e Excadrill funcionam muito bem ao lado do Thundurus com em times hiper ofensivos hyper offense (hyper offense é um termo competitivo, além de ser um arquétipo de times, então não se deve traduzir), ajudando a já que eles ajudam a enfraquecer seus checks (checks não deixam de ser adversários, porém, possui um sentido diferente, além de não precisar traduzir) os adversários com o Stealth Rock e Spikes, deixando-os mais próximos de um check. Sticky Web é uma opção interessante, inviabilizando por inviabilizar Pokémon como Mega Alakazam e Protean Greninja de dar revenge kill no em Thundurus. Logo, Araquanid e Ribombee podem ser ótimos parceiros de se ter para cumprirem essa função. Sweepers encontrados em times ultra ofensivos hyper offense como Shift Gear Magearna, Dragon Dance Mega Charizard X, (retirar vírgula) e Dragon Dance Mega Gyarados que podem limpar o campo fazer uma limpeza depois de Thundurus ser abatido pela equipe inimiga, (adicionar vírgula) são ótimos companheiros.

Outras Opções
=============

Hidden Power Flying é uma opção no lugar de Hidden Power Ice, já que dá ao Thundurus um matchup melhor contra tipos Grass Grass-types, especificamente Amoonguss e Mega Venusaur. Isso faz com que Thundurus seja lhe torna incapaz de dar OHKO em Landorus-T e Gliscor, sendo assim uma opção ruim de Hidden Power na maioria das vezes. Um set Defiant com os moves Thunderbolt, Hidden Power ice, Knock Off, (remover vírgula) e Super Power Superpower (o move se escreve com essa grafia, então escreva do jeito que realmente aparece sem problemas) poderia ser pode ser um meio de intimidar deter um Defog. No entanto, pode-se mostrar inconsistente devido a sua incapacidade de utilizar adquirir qualquer boost fora o de Defiant. Por conta disso, ele deve usar Life Orb na tentativa de ter uma presença ofensiva mais consistente, desgastando-o de uma maneira excepcionalmente rápida. Thunder Wave é uma opção decente que pode substituir o Nasty Plot, providenciando um bom controle geral de velocidade dentro do jogo, paralisando sweepers e Pokémon rápidos como Shift Gear Magearna, Mega Alakazam, Dragon Dance Charizard X, (retirar vírgula) e Mega Lopunny, permitindo-lhe que ele ele aja agir como um check emergencial para esses Pokémon. Isso também pode pegar de surpresa também um Tornadus-T, que pode tentar sair fazer pivot out de uma maneira segura com o U-turn.

Checks e Counters
===================

**Revenge Killers e Prioridade Forte**: A maior desvantagem de Thundurus é seu bulk medíocre e sua Speed tier apenas decente, porém não suficiente, significando que ele é bem exposto a receber revenge kill de Pokémon rápidos como Ash-Greninja, Tapu Koko, Mega Alakazam, (retirar vírgula) e Mega Lopunny, (adicionar vírgula) assim como e para ataques de prioridades de Pokémon como Mega Mawile e Mega Medicham.


**Pokémon de Defesa Especial focados em Special Defense**: Assault Vest Magearna e Gastrodon levam muito pouco dano dos ataques de Thundurus e podem retalhar ele com Fleur Cannon ou Toxic, respectivamente. No entanto, deve ser notado que o último pode ser derrotado por um All-Out Pummeling +2 depois de ter tomado algum dano. Calm Mind Mega Latias pode usar Thundurus como uma base para fazer seu setup isca de setup (setup bait é um termo competitivo também, porém esse em específico traduzimos para "isca de setup"), mesmo com o boost de Nasty Plot. Apesar de, (retirar vírgula) 3 Attacks Mega Latias receber 2HKO na maioria das vezes pelo Hidden Power Ice +2, Thundurus pode ser destruído pelo a mesma pode revidar com Ice Beam, que ameaça dar OHKO em Thundurus de receber KO depois de após receber um dano de Stealth Rock.


**Grass-types Bulk**: Apesar do bom matchup que o Thundurus tem com algum deles, tipos Grass Grass-types como Amoonguss e Mega Venusaur podem acabar com o Thundurus facilmente se ele não tiver o Hidden Power Flying, com o primeiro sendo facilmente capaz de aguentar um Hidden Power Ice + 2 e acertá-lo ele com um Spore e o último sendo capaz de segurá-lo graças ao Thick Fat. Até tipos Grass Grass-types como Tapu Bulu e Tangrowth podem derrotar Thundurus se ele estiver enfraquecido.


As próprias observações já foram colocadas no próprio GP por meio dos comentários de cor vermelha, além disso, atente-se ao uso inadequado de "o" antes de determinadas ocasiões. Por fim, não se esqueça de sempre estar ao lado do glossário, caso tenha dúvida sobre o significado ou a tradução de algum termo, está aqui: https://www.smogon.com/forums/threads/glossário-e-guia-para-tradução.3639518/ ! Eu gostei bastante de fazer esse GP, você ainda é muito nova no projeto, consigo me ver em você quando entrei também, boa sorte, muito sucesso, se precisar de algo, fale comigo. Até! :)
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

— As principais mudanças estão em (A)notações e (G)ramática. Outras mudanças você pode conferir no diffchecker;

— Otimize seu tempo: aplique primeiro o Copy-paste e depois leia o GP;

— No começo da tradução houve muito o uso do "e" com vírgula o antecedendo. Se o "e" não tiver valor de adição, evite colocar a vírgula antes dele;

GP 2/2:

[OVERVIEW]

Thundurus age como um wallbreaker de nicho na tier devido a seu ótimo Special Attack, sua coverage diversificada e (G: quando quiser transmitir um sentido de adição, não use o "e" com uma vírgula o antecedendo) sua potente opção de ganhar boost em Nasty Plot, permitindo-lhe acabar com Pokémon formidáveis do metagame, como Ferrothorn, Toxapex, Tornadus-T e Celesteela. Thundurus também tem um respeitável stat (A: stat =/= status. Não traduzimos nenhum dos dois e eles mantêm o respectivo significado do inglês) de Speed, ultrapassando Pokémon como Garchomp, Kartana e Mega Latios. Sua tipagem (A: tipagem = mais de um tipo. Se estivesse no plural "Seus tipos", acho que não teria problema. Mas se for para manter no singular, melhor assim) Electric e Flying lhe fornece bons atributos defensivos, como imunidade a Earthquake e resistência aos tipos Grass e Flying, concedendo a ele uma oportunidade de enfrentar Grass-types bulky, como Tapu Bulu focado em Special Defense e Tangrowth. Seus tipos também permitem que ele faça check a adversário como Tornadus-T e Kartana, no entanto, seu bulk medíocre e sua fraqueza a Stealth Rock mostram que ele não é muito confiável fazendo isso. Apesar de sua boa coverage, Thundurus se esforça não só para enfrentar Grass-types como Amoonguss e Mega Venusaur, mas também Latias de Calm Mind, já que sua melhor resposta a eles é o fraco Hidden Power Ice, que eles inutilizam com suas abilities ou boosts de stats. Infelizmente, embora tenha boa tipagem e Speed tier decente, Thundurus é muito propenso a sofrer revenge kill por Pokémon rápidos, como Ash-Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, ou por ataques de prioridade de Mega Mawile e Mega Medicham.

[SET]
name: Nasty Plot (A: não precisa pôr o nome do Pokémon, só o nome set)
move 1: Nasty Plot
move 2: Thunderbolt
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Prankster
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hidden Power Ice tem uma fantástica coverage ao lado de Thunderbolt, não só acertando Ground-types como Landorus-T, Gliscor e Garchomp, mas também Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss. Focus Blast completa a coverage do set, atingindo Heatran, Ferrothorn, Mega Tyranitar, Chansey e Kyurem com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

4 EVs investidos em Defense permitem que Thundurus receba dois Leaf Blade (A: evite usar nomes de move no plural) sem boosts de Kartana, contanto que esteja com o HP cheio. Fightinium Z dá a ele acesso ao poderoso All-Out Pummeling, que junto ao boost de Nasty Plot pode ferir Pokémon como Assault Vest Tyranitar e Gastrodon. Além disso, o Z-Move (A: evite usar palavras que possuem o mesmo sentido em sequência. Se "Além disso" já trabalha com a ideia de adição, por qual motivo você vai escrever o "também"?) ajuda com matchup contra times stall, permitindo-lhe ter um golpe de Base Power explosiva capaz de derrubar Quagsire ou até mesmo Chansey caso tenha tomado dano antes. Se um Z-Crystal já estiver em uso no time do Thundurus, Leftovers se torna uma boa alternativa, já que melhora sua capacidade de fazer check a certas ameaças enquanto também diminui suas chances de sofrer revenge kill. Porém, isso custa piorar seu matchup contra stall.

Dicas de Uso
========

No early- e mid-game, traga Thundurus através de switches duplas, switch ins livres (A: quando você se refere ao ato de entrar em campo, use "switch in" sem hífen. Quando estiver se referindo a, por exemplo, "Keldeo é uma boa switch-in para Bisharp", coloque o hífen) de Volt Switch ou U-turn, ou depois da queda de um de seus companheiros; faça setup de Nasty Plot em switches forçadas, a fim de comprometer a equipe adversária. Graças aos tipos de Thundurus e sua coverage, ele pode permanecer em campo contra Grass-types como Ferrothorn, Tapu Bulu focado em Special Defense e Tangrowth, que podem tentar fazer switch in em um Thunderbolt previsto. Além de sua capacidade ofensiva, Thundurus pode ser usado como uma switch-in contra Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Kartana, embora se deva lembrar que sua vantagem pode ser perdida pela coverage de Landorus-T, além de que pode perder para os outros dois se Stealth Rock estiver em campo ou se já tiver tomado um dano anterior. Fora isso, se Thundurus receber muito dano tentando fazer check a esses Pokémon, não será mais possível que ele leve golpes dos Grass-types (A: ou use "tipos" ou use "-types") citados anteriormente se fizer setup, perdendo sua capacidade de vencer eles. Contra times mais ofensivos, em algumas situações, pode ser melhor apenas atacar do que fazer setup, já que Thundurus não terá muitas oportunidades de fazer setup devido a Pokémon comuns que superam sua Speed, como Mega Alakazam, Greninja e Tapu Koko.

Opções de Equipe
========

Thundurus deve ser usado em times ofensivos devido a sua fragilidade e sua relativa falta de oportunidade para fazer setup, logo, deve ser colocado com outros Pokémon que se encaixam nesse arquétipo. Mega Latias é um grande problema para Thundurus: Três Ataques (A: é nome de set https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/latias/?lang=pt. A gente traduziu) Mega Latias pode aguentar confortavelmente um Hidden Power Ice +2 e retaliar com Ice Beam, podendo dar KO após dano de Stealth Rock, enquanto Calm Mind Mega Latias de fato usa Thundurus como uma isca de setup. O suporte de Pursuit proporcionado por Tyranitar e Weavile pode (G: "O suporte pode remover...") remover Mega Latias de jogo, fazendo deles parceiros viáveis para o time. Usuários de VoltTurn como Landorus-T, Assault Vest Magearna e Tornadus-T são ótimas opções para Thundurus, já que eles proporcionam mais oportunidades para wallbreak. Usuários de entry hazards como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill funcionam muito bem ao lado de Thundurus em times hyper offense, visto que eles ajudam a enfraquecer seus checks com Stealth Rock e Spikes. Sticky Web é uma opção interessante por impedir Pokémon como Mega Alakazam e Protean Greninja de fazer revenge kill a Thundurus. Então, Araquanid e Ribombee (A: o GP 1/2 havia corrigido isso. Mesmo que tenha sido uma alteração pequena, é comum algumas mudanças de GPs anteriores passarem batidas. Atente-se a isso) podem ser ótimos parceiros para cumprirem essa função. Sweepers encontrados em times hyper offense, como Shift Gear Magearna, Dragon Dance Mega Charizard X e Dragon Dance Mega Gyarados, são ótimos companheiros (A: troquei de ordem para clarificar o sentido), uma vez que podem fazer uma limpeza depois de Thundurus ter feito estragos equipe inimiga.

[STRATEGY COMMENTS](A: faltou isso mesmo)
Outras Opções
=============

Hidden Power Flying é uma opção no lugar de Hidden Power Ice, já que dá a Thundurus um matchup melhor contra Grass-types, especificamente Amoonguss e Mega Venusaur. Isso o torna incapaz de causar OHKO em Landorus-T e Gliscor, sendo assim uma opção ruim de Hidden Power na maioria das vezes. Um set Defiant com Thunderbolt, Hidden Power ice, Knock Off e Superpower poderia ser um meio de desencorajar o uso de Defog. No entanto, pode-se mostrar inconsistente devido à incapacidade de adquirir qualquer boost fora de Defiant. Por isso, ele deve usar Life Orb na tentativa de ter uma presença ofensiva mais consistente, desgastando-o bem rápido (A: não vejo a necessidade de usar uma estrutura tão exagerada; ficou muito grande, aliás). Thunder Wave é uma opção decente que pode substituir Nasty Plot, providenciando um bom controle de velocidade dentro do jogo ao paralisar sweepers e Pokémon rápidos como Shift Gear Magearna, Mega Alakazam, Dragon Dance Charizard X e Mega Lopunny, o que lhe permite (A: já é mais opinião, mas acho que os gerúndios prejudicaram um pouco o sentido e a estética do período) agir como um check emergencial a esses Pokémon. Isso também pode pegar de surpresa Tornadus-T, que pode tentar fazer pivot para fora de campo

com U-turn.

Checks e Counters
===================

**Revenge Killers e Prioridade Forte**: A maior desvantagem de Thundurus é ter um bulk medíocre e uma Speed tier apenas decente, significando que ele é bem exposto a receber revenge kill de Pokémon rápidos como Ash-Greninja, Tapu Koko, Mega Alakazam e Mega Lopunny, assim como de ataques de prioridade ao enfrentar Pokémon como Mega Mawile e Mega Medicham.

**Pokémon Focados em Special Defense**: Assault Vest Magearna e Gastrodon levam muito pouco dano dos ataques de Thundurus e podem retaliar com Fleur Cannon ou Toxic, respectivamente. No entanto, nota-se que o último pode ser derrotado por um All-Out Pummeling +2 se tiver tomado algum dano. Calm Mind Mega Latias pode usar Thundurus como uma isca de setup, mesmo com o boost de Nasty Plot. Apesar de Três Ataques Mega Latias receber 2HKO na maioria das vezes de Hidden Power Ice +2, a mesma pode revidar com Ice Beam, que ameaça um OHKO em Thundurus após receber dano de Stealth Rock.

**Grass-types Bulky**: Embora Thundurus tenha um bom matchup contra alguns deles, Grass-types como Amoonguss e Mega Venusaur podem acabar com Thundurus facilmente se ele não tiver Hidden Power Flying, sendo que o primeiro aguenta um Hidden Power Ice + 2 com facilidade e pode acertar ele com Spore, enquanto o último consegue resistir aos seus ataques graças ao Thick Fat. Até Grass-types como Tapu Bulu e Tangrowth podem derrotar Thundurus caso esteja enfraquecido.

[CREDITS]
- Written by: [[Mellow, 423226]]
- Translated by: [[DokaMagi, 482243]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]

- Quality control by: [[lyd, 303291], [Jordy, 395754], [DKM, 402001]] (A: nós mantemos no inglês, mas isso já envolve uma questão do suporte da Smogdex)


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/ADUwOLGO:

[OVERVIEW]

Thundurus age como um wallbreaker de nicho na tier devido a seu ótimo Special Attack, sua coverage diversificada e sua potente opção de ganhar boost em Nasty Plot, permitindo-lhe acabar com Pokémon formidáveis do metagame, como Ferrothorn, Toxapex, Tornadus-T e Celesteela. Thundurus também tem um respeitável stat de Speed, ultrapassando Pokémon como Garchomp, Kartana e Mega Latios. Sua tipagem Electric e Flying lhe fornece bons atributos defensivos, como imunidade a Earthquake e resistência aos tipos Grass e Flying, concedendo a ele uma oportunidade de enfrentar Grass-types bulky, como Tapu Bulu focado em Special Defense e Tangrowth. Seus tipos também permitem que ele faça check a adversário como Tornadus-T e Kartana, no entanto, seu bulk medíocre e sua fraqueza a Stealth Rock mostram que ele não é muito confiável fazendo isso. Apesar de sua boa coverage, Thundurus se esforça não só para enfrentar Grass-types como Amoonguss e Mega Venusaur, mas também Latias de Calm Mind, já que sua melhor resposta a eles é o fraco Hidden Power Ice, que eles inutilizam com suas abilities ou boosts de stats. Infelizmente, embora tenha boa tipagem e Speed tier decente, Thundurus é muito propenso a sofrer revenge kill por Pokémon rápidos, como Ash-Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, ou por ataques de prioridade de Mega Mawile e Mega Medicham.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Thunderbolt
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Prankster
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hidden Power Ice tem uma fantástica coverage ao lado de Thunderbolt, não só acertando Ground-types como Landorus-T, Gliscor e Garchomp, mas também Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss. Focus Blast completa a coverage do set, atingindo Heatran, Ferrothorn, Mega Tyranitar, Chansey e Kyurem com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

4 EVs investidos em Defense permitem que Thundurus receba dois Leaf Blade sem boosts de Kartana, contanto que esteja com o HP cheio. Fightinium Z dá a ele acesso ao poderoso All-Out Pummeling, que junto ao boost de Nasty Plot pode ferir Pokémon como Assault Vest Tyranitar e Gastrodon. Além disso, o Z-Move ajuda com matchup contra times stall, permitindo-lhe ter um golpe de Base Power explosiva capaz de derrubar Quagsire ou até mesmo Chansey caso tenha tomado dano antes. Se um Z-Crystal já estiver em uso no time do Thundurus, Leftovers se torna uma boa alternativa, já que melhora sua capacidade de fazer check a certas ameaças enquanto também diminui suas chances de sofrer revenge kill. Porém, isso custa piorar seu matchup contra stall.

Dicas de Uso
========

No early- e mid-game, traga Thundurus através de switches duplas, switch ins livres de Volt Switch ou U-turn, ou depois da queda de um de seus companheiros; faça setup de Nasty Plot em switches forçadas, a fim de comprometer a equipe adversária. Graças aos tipos de Thundurus e sua coverage, ele pode permanecer em campo contra Grass-types como Ferrothorn, Tapu Bulu focado em Special Defense e Tangrowth, que podem tentar fazer switch in em um Thunderbolt previsto. Além de sua capacidade ofensiva, Thundurus pode ser usado como uma switch-in contra Pokémon como Landorus-T, Tornadus-T e Kartana, embora se deva lembrar que sua vantagem pode ser perdida pela coverage de Landorus-T, além de que pode perder para os outros dois se Stealth Rock estiver em campo ou se já tiver tomado um dano anterior. Fora isso, se Thundurus receber muito dano tentando fazer check a esses Pokémon, não será mais possível que ele leve golpes dos Grass-types citados anteriormente se fizer setup, perdendo sua capacidade de vencer eles. Contra times mais ofensivos, em algumas situações, pode ser melhor apenas atacar do que fazer setup, já que Thundurus não terá muitas oportunidades de fazer setup devido a Pokémon comuns que superam sua Speed, como Mega Alakazam, Greninja e Tapu Koko.

Opções de Equipe
========

Thundurus deve ser usado em times ofensivos devido a sua fragilidade e sua relativa falta de oportunidade para fazer setup, logo, deve ser colocado com outros Pokémon que se encaixam nesse arquétipo. Mega Latias é um grande problema para Thundurus: Três Ataques Mega Latias pode aguentar confortavelmente um Hidden Power Ice +2 e retaliar com Ice Beam, podendo dar KO após dano de Stealth Rock, enquanto Calm Mind Mega Latias de fato usa Thundurus como uma isca de setup. O suporte de Pursuit proporcionado por Tyranitar e Weavile pode remover Mega Latias de jogo, fazendo deles parceiros viáveis para o time. Usuários de VoltTurn como Landorus-T, Assault Vest Magearna e Tornadus-T são ótimas opções para Thundurus, já que eles proporcionam mais oportunidades para wallbreak. Usuários de entry hazards como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill funcionam muito bem ao lado de Thundurus em times hyper offense, visto que eles ajudam a enfraquecer seus checks com Stealth Rock e Spikes. Sticky Web é uma opção interessante por impedir Pokémon como Mega Alakazam e Protean Greninja de fazer revenge kill a Thundurus. Então, Araquanid e Ribombee podem ser ótimos parceiros para cumprirem essa função. Sweepers encontrados em times hyper offense, como Shift Gear Magearna, Dragon Dance Mega Charizard X e Dragon Dance Mega Gyarados, são ótimos companheiros, uma vez que podem fazer uma limpeza depois de Thundurus ter feito estragos equipe inimiga.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Hidden Power Flying é uma opção no lugar de Hidden Power Ice, já que dá a Thundurus um matchup melhor contra Grass-types, especificamente Amoonguss e Mega Venusaur. Isso o torna incapaz de causar OHKO em Landorus-T e Gliscor, sendo assim uma opção ruim de Hidden Power na maioria das vezes. Um set Defiant com Thunderbolt, Hidden Power ice, Knock Off e Superpower poderia ser um meio de desencorajar o uso de Defog. No entanto, pode-se mostrar inconsistente devido à incapacidade de adquirir qualquer boost fora de Defiant. Por isso, ele deve usar Life Orb na tentativa de ter uma presença ofensiva mais consistente, desgastando-o bem rápido. Thunder Wave é uma opção decente que pode substituir Nasty Plot, providenciando um bom controle de velocidade dentro do jogo ao paralisar sweepers e Pokémon rápidos como Shift Gear Magearna, Mega Alakazam, Dragon Dance Charizard X e Mega Lopunny, o que lhe permite agir como um check emergencial a esses Pokémon. Isso também pode pegar de surpresa Tornadus-T, que pode tentar fazer pivot para fora de campo com U-turn.

Checks e Counters
===================

**Revenge Killers e Prioridade Forte**: A maior desvantagem de Thundurus é ter um bulk medíocre e uma Speed tier apenas decente, significando que ele é bem exposto a receber revenge kill de Pokémon rápidos como Ash-Greninja, Tapu Koko, Mega Alakazam e Mega Lopunny, assim como de ataques de prioridade ao enfrentar Pokémon como Mega Mawile e Mega Medicham.

**Pokémon Focados em Special Defense**: Assault Vest Magearna e Gastrodon levam muito pouco dano dos ataques de Thundurus e podem retaliar com Fleur Cannon ou Toxic, respectivamente. No entanto, nota-se que o último pode ser derrotado por um All-Out Pummeling +2 se tiver tomado algum dano. Calm Mind Mega Latias pode usar Thundurus como uma isca de setup, mesmo com o boost de Nasty Plot. Apesar de Três Ataques Mega Latias receber 2HKO na maioria das vezes de Hidden Power Ice +2, a mesma pode revidar com Ice Beam, que ameaça um OHKO em Thundurus após receber dano de Stealth Rock.

**Grass-types Bulky**: Embora Thundurus tenha um bom matchup contra alguns deles, Grass-types como Amoonguss e Mega Venusaur podem acabar com Thundurus facilmente se ele não tiver Hidden Power Flying, sendo que o primeiro aguenta um Hidden Power Ice + 2 com facilidade e pode acertar ele com Spore, enquanto o último consegue resistir aos seus ataques graças ao Thick Fat. Até Grass-types como Tapu Bulu e Tangrowth podem derrotar Thundurus caso esteja enfraquecido.

[CREDITS]
- Written by: [[Mellow, 423226]]
- Translated by: [[DokaMagi, 482243]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[lyd, 303291], [Jordy, 395754], [DKM, 402001]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top