OU Tapu Lele

Status
Not open for further replies.

Shokkking

No man can walk out on his own story
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/tapu_lele/

Visão Geral

Tapu Lele facilmente se diferencia de diversos wallbreakers poderosos em OU devido à sua única e útil ability: Psychic Surge. A ability citada automaticamente conjura Psychic Terrain, concedendo um boost aos ataques Psychic-types de Tapu Lele de graça, tornando-os extremamente difíceis de aguentar ou de realizar switch in diretamente. O Terrain também protege Pokémon que tocam o solo de ataques de prioridade; visto que muitos usuários de prioridade, como Mega Mawile, Ash-Greninja e Mega Scizor, dependem de seus respectivos ataques para parar ameaças mais rápidas, Tapu Lele pode limitar suas ações e permitir que si mesma ou companheiros de equipe derrotem completamente os Pokémon citados. A combinação dessas características com bons stats ofensivos e boa tipagem torna Tapu Lele uma assustadora força da natureza, capaz de quebrar totalmente numerosos arquétipos enquanto ostenta uma coverage ímpar contra ameaças junto de uma assustadora flexibilidade em seu item e no uso de seu set. Entretanto, Tapu Lele não gosta do fato de que muitos Steel-types bulky, especialmente Magearna e Celesteela, conseguem realizar switch in facilmente em ambos seus ataques STAB. Os ataques de coverage que ela normalmente utiliza para cobrir isso, assim como para outros checks e counters, tendem a ser fracos ou tênues demais para serem usados consistentemente sem ser por meio de predições ou sem dano anterior. O bulk physical mediano de Tapu Lele e boa — mas não fantástica — Speed também a limitam, às vezes tornando-a vulnerável a revenge kill. Independentemente disso, Tapu Lele é sempre implacável em seu poder e versatilidade, portanto todos os arquétipos devem tomar cuidado com ela.

[SET]
nome: Fightinium Z
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o move STAB mais poderoso de Tapu Lele, causando um bom dano em Pokémon como Landorus-T e Clefable. Psyshock é uma alternativa para derrotar em três golpes Pokémon como Chansey e causar mais dano a Assault Vest Magearna, porém falha em causar tanto dano em Landorus-T e Clefable. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais forte de Tapu Lele e causa um bom dano em Pokémon Psychic-type bulky, como Mew e Reuniculus. Taunt impede que Chansey use moves de status e de recovery, assim como uma variedade de outros Pokémon, como Mew. Taunt também impede Tapu Lele de ser prejudicada por Thunder Wave ou Toxic. Focus Blast é usado com Fightinium Z para dar a Tapu Lele a capacidade de utilizar um poderoso All-Out Pummeling com Base Power de 190, que atrai e derrota seus checks comuns, como Heatran, e causa um dano massivo a Ferrothorn.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Pokémon que tocam o solo, além de protegê-los de prioridade. Fightinium Z dá a Tapu Lele acesso a um poderoso All-Out Pummeling com 190 de Base Power, capaz de derrotar Steel-types comuns, como Heatran, Magnezone e Ferrothorn. Máximo investimento em Speed com uma nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Jolly Landorus-T, além de conseguir uma Speed tie com Kyurem-B e outras Tapu Lele. Máximo investimento em Special Attack garante que Tapu Lele cause o o maior dano possível.

Dicas de Uso

Comparado com Psychium Z Tapu Lele, esse set é melhor em atrair checks para seus companheiros de equipe. Por exemplo, ele pode atrair Heatran e Ferrothorn para Mega Mawile e Mega Swampert, respectivamente. Pelo fato desse set de Tapu Lele não ser Choice-locked, previsões são menos necessárias; sinta-se livre para utilizar um move que é super efetivo contra o inimigo atual no campo. Já que Tapu Lele é conhecida por utilizar coverage Psychic / Fairy / Fire, uma forma simples de realizar pivot nela é utilizando um core formado por um Dark-type, como Greninja, com Heatran. Portanto, usar All-Out Pummeling consegue derrotar esse pivot comum. Tenha cuidado com Assault Vest Tapu Bulu; já que esse set não usa nem Choice Specs, nem Psychium Z, esse pivot defensivo comum que normalmente sofre contra Tapu Lele é capaz de segurá-la muito bem.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam Heatran e Ferrothorn sendo atraídos são bons parceiros. Mega Mawile pode ser um excelente companheiro por essa razão; entretanto, tenha cuidado com Psychic Terrain protegendo os inimigos de Sucker Punch de Mega Mawile. Pokémon que diretamente tomam vantagem de Psychic Terrain, como Mega Alakazam e Psychic Seed Hawlucha, são sempre parceiros excelentes; entretanto, saiba que Psychium Z Tapu Lele tem uma sinergia muito melhor com o primeiro. Pivots que trazem Tapu Lele ao campo de forma segura, como Landorus-T e Mega Scizor, são excelentes opções de equipe, com o último, em particular, fazendo check a Grass-types bulky, como Assault Vest Tapu Bulu e Tangrowth, e frequentemente trazendo Tapu Lele em campo para lidar com seus checks, como Toxapex e Heatran. Como muitos Pokémon ofensivos, Tapu Lele aprecia o suporte vindo de entry hazards para desgastar seus checks. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T, Clefable, Ferrothorn e Heatran, além de usuários de Spikes, como Ferrothorn e Greninja, ajudam-na nesse aspecto. Em retorno, Tapu Lele pode atrair e derrotar Heatran para Clefable e Ferrothorn.

[SET]
nome: Psychium Z
move 1: Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Calm Mind
move 4: Hidden Power Fire / Focus Blast
item: Psychium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psyshock causa dano baseado na Defense do inimigo e recebe boost de Psychic Terrain, o que permite a Tapu Lele derrotar special walls, como Chansey. Quando usado com Psychium Z, Tapu Lele ganha acesso a Shattered Psyche com Base Power de 160 que causa dano baseado na Special Defense do inimigo, derrotando physical walls, como Mega Scizor. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais poderoso de Tapu Lele, derrotando em um golpe Dark-types, como Greninja e Weavile. Calm Mind eleva o Special Attack de Tapu Lele a níveis absurdos, dando-lhe a capacidade de derrotar Pokémon como Mew e Chansey, além de ajudar a utilizar Shattered Psyche para derrotar em um golpe Pokémon como Mega Scizor, assim como causar acima de 60% de dano a Celesteela. Hidden Power Fire derrota Mega Scizor de forma confiável, que para completamente Tapu Lele uma vez que seu Z-Move já tenha sido utilizado. Hidden Power Fire também causa um bom dano a Ferrothorn de forma mais confiável; com Focus Blast, Tapu Lele precisa acertar Ferrothorn múltiplas vezes para livrar-se dele. Focus Blast é uma alternativa para acabar com alvos importantes, como Heatran e Tyranitar; o último, notavelmente, sobrevive a Moonblast com boost de Calm Mind e consegue derrotar Tapu Lele em um golpe caso Stealth Rock não esteja no campo.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Tapu Lele a níveis absurdos, além de proteger ela e seus companheiros de equipe de moves de prioridade vindos de Mega Scizor e Ash-Greninja, por exemplo. Investimento máximo em Speed e uma nature Timid garantem que Tapu Lele sempre ultrapasse Jolly Landorus-T e consiga uma Speed tie com Naive Kyurem-B. Investimento máximo em Special Attack permite que Tapu Lele cause o máximo de dano possível. Psychium Z dá a Tapu Lele um insano potencial de wallbreak, ajudando-a a derrotar Pokémon como Assault Vest Tapu Bulu e Celesteela.

Dicas de Uso

Psychium Z Tapu Lele é, fundamentalmente, uma wallbreaker, portanto deve ser mantida relativamente saudável contra times bulky, assim ela poderá sobreviver tanto a múltiplos Seismic Toss de Chansey quanto a Magma Storm de Heatran, caso a ocasião necessite. Além disso, tente manter Tapu Lele longe de status, como Toxic vindo de Pokémon como Toxapex, que pode encurtar severamente a sua longevidade. Pelo fato de Tapu Lele não estar usando um item Choice nesse set, prever switches não é tão importante. Sinta-se livre para simplesmente utilizar o move que é super efetivo contra o atual Pokémon inimigo no campo; errar uma previsão é muito menos punitivo. Também, utilizar Calm Mind é uma jogada muito mais segura do que, desnecessariamente, prever uma switch. Como times normalmente tentam realizar pivot em Tapu Lele, usar Calm Mind conforme o oponente realiza switch in para uma ameaça como Ash-Greninja permitirá que Tapu Lele sobreviva o ataque subsequente. De forma similar, Focus Blast também é uma excelente jogada contra times que tentam usar o core de Heatran ou Ferrothorn + um Pokémon Dark-type para lidar com Tapu Lele.

Opções de Equipe

Tapu Lele é uma excelente wallbreaker que tem boa sinergia com uma grande variedade de Pokémon. Pokémon que apreciam a capacidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna, como Ash-Greninja, formam, tipicamente, bons parceiros, já que eles acham muito mais fácil fazer sweep depois que Magearna estiver enfraquecida. Pokémon vulneráveis à prioridade, como Volcarona e Choice Scarf Kartana, apreciam muito a capacidade de Tapu Lele de convocar Psychic Terrain. Tapu Lele funciona bem com apoio de entry hazard vindos de Pokémon como Landorus-T e Ferrothorn, que podem utilizar Stealth Rock e, no caso de Ferrothorn, Spikes para desgastar os checks e counters dela. Mega Alakazam brilha em Psychic Terrain, que o protege de prioridade vindos de Mega Pinsir, Ash-Greninja e Mega Scizor, além de conceder um boost aos seus moves STAB, levando-os a níveis ridículos, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Landorus-T. Mega Alakazam também aprecia a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna. Hawlucha pode usar Psychic Seed para imediatamente ativar Unburden em Psychic Terrain, concedendo-lhe um boost em Special Defense para aguentar mais facilmente Water Shuriken e Hidden Power Ice vindos de Pokémon como Ash-Greninja e Landorus-T.

[SET]
nome: Choice Specs
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Psyshock
move 4: Hidden Power Fire
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic causa uma quantidade de dano impressionante a até mesmo os mais semi-bulky dos alvos que o resistem; 252 HP Heatran, por exemplo, é derrotado em dois golpes depois do dano de uma camada de Spikes ou dano anterior equivalente. Dark- e Psychic-types, que são ousados o suficiente para tentar realizar switch in em Psychic, são destruídos por Moonblast ao invés disso, que também possui uma boa Base Power e coverage geral. Embora utilizar dois ataques Psychic-type paralelos no mesmo set possa parecer redundante, Psyshock é um bom ataque no terceiro slot por causa da sua capacidade de derrotar Pokémon com baixa Defense; por exemplo, Psyshock consegue derrotar Chansey e Gastrodon focado em Special Defense, enquanto causa um bom dano a Assault Vest Magearna e Celesteela defensiva. Hidden Power Fire derrota tranquilamente em um golpe Ferrothorn e Mega Scizor, impedindo-os de utilizar em retorno tanto um ataque como um move de recovery. Hidden Power Fire também lida com Skarmory, Mega Mawile, Excadrill e Magnezone desprevenidos e com HP mais alto, sendo também uma resposta suficiente contra Jirachi.

Detalhes do Set

Investimento significante de EVs em Speed e Special Attack dá a Tapu Lele o máximo de Speed e poder possível. Na maioria das vezes, uma nature Timid é preferível no lugar de Modest, porque Landorus-T e Excadrill ofensivos com nature positiva em Speed são comuns no metagame e a chance de ultrapassar inimigos com nature neutra, como Modest Mega Charizard Y, é valiosa. Com Choice Specs, Tapu Lele alcança um enorme poder ao receber um bom boost em seus já impressionantes moves STAB, assim como ganha um boost em seus moves que de outra forma seriam medianos de coverage.

Dicas de Uso

Embora esse set possua um incrível poder destrutivo que potencialmente lhe permite derrotar ameaças no early- ou mid-game, é importante determinar sua função dependendo da estrutura do time inimigo. Em particular, esse set derrota times balanced quase completamente, visto que Tapu Lele é rápida e poderosa o suficiente para derrotar típicos Pokémon defensivos enquanto limita as oportunidades de inimigos ofensivos mais rápidos realizarem switch in. Ainda assim, esse set deve ser usado de forma cautelosa, já que esses arquétipos podem se adaptar a situações desfavoráveis com Pokémon mais bulky ou com resistências de tipos. Contra times ofensivos com, normalmente, Pokémon rápidos e com bulk mediano, Tapu Lele consegue exercer pressão com Psychic e Moonblast a partida toda até que ela, eventualmente, desmaie; nesses casos, ela provavelmente deve ter causado dano o suficiente para que cleaners companheiros de equipe façam seu trabalho.

Geralmente não é aconselhável realizar switch in com Tapu Lele muito agressivamente, já que ela é um fantástico recurso ofensivo contra quase todos arquétipos. Devido ao fato de Choice Specs travar Tapu Lele em um único move, previsões devem ser feitas contra inimigos com muitas resistências ou contra Pokémon imunes. Por exemplo, ver um ou dois Dark-type no Team Preview significa que utilizar Moonblast é a escolha mais segura no lugar de Psychic no early-game. Da mesma forma, boas switch-ins, como Celesteela e Jirachi, podem ter uma parcela de seu HP retirada por Hidden Power Fire.

Opções de Equipe

Embora Tapu Lele possa derrotar a maioria das ameaças com o move correto de coverage e previsões, ela preferiria ter a facilidade de escolher um move STAB ao invés de seus ataques de coverage mais fracos e menos confiáveis. Tapu Lele também sofre check facilmente devido à sua Speed meramente decente e ao fato de travar-se em um ataque, portanto alguma ajuda contra Dark- e Steel-types, pelo menos, torna as coisas mais fáceis. Por exemplo, Magnezone prende e derrota a maioria dos Steel-types que amam realizar switch in em Tapu Lele, incluindo Ferrothorn, Celesteela, Jirachi e Scizor.

No geral, usuários de U-turn e Volt Switch são bons companheiros de equipe para trazer Tapu Lele ao campo de forma segura — os mais lentos são especialmente apreciados por serem tipicamente bulky o suficiente para aguentar ataques e fornecer mais facilidade nas previsões. Landorus-T defensivo é um exemplo disso, já que ele também faz check geral a maioria dos physical attackers e Steel-types graças a Intimidate enquanto fornece apoio com Stealth Rock. Da mesma forma, Mega Scizor e Rotom-W também podem fornecer um U-turn ou Volt Switch mais lento enquanto mantêm vários checks e counters de Tapu Lele sob controle, especialmente Celesteela no caso de Rotom-W. Tapo Koko também vale a pena ser considerado, visto que seus sets ofensivos rápidos põem uma variedade de checks e counters de Tapu Lele em perigo, incluindo Celesteela e Greninja. Tanto Tapu Lele quanto Tapu Koko podem reiniciar a contagem do Terrain um do outro, prevenindo que acabem em horas inconvenientes. Levando em conta que Tapu Lele exerce muita pressão e tende a forçar switches, usuários de entry hazards podem ajudar ainda mais a derrotar switch-ins e Pokémon defensivos. Ferrothorn é bom nesse quesito, pois pode usar tanto Stealth Rock quanto Spikes enquanto possui outros pontos positivos, incluindo fantásticas defesas, assim como Leech Seed e Iron Barbs para enfraquecer o oponente. Greninja é uma escolha mais ofensiva, que pode utilizar Spikes e ser ofensivamente adaptável, dependendo das necessidades do time. Por exemplo, uma versão focada em Attack com Protean e Low Kick pode atrair e praticamente derrotar Celesteela em dois golpes, enquanto Ash-Greninja tem a opção de acabar completamente com times ofensivos quando Tapu Lele já tiver feito seu trabalho.

Em termos de parceiros de equipe que se beneficiam de Psychic Terrain em particular, Mega Medicham aprecia o poder extra em seu Zen Headbutt, assim como a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer checks e counters defensivos, permitindo-lhe realizar um sweep quando for apropriado. Embora Alakazam e Mega Alakazam sejam bastante redundantes com Tapu Lele por utilizarem moves de coverage semelhantes, ambos se beneficiam de Psychic Terrain potencializando seus moves Psychic-types e os protegendo de moves de prioridade. Alakazam pode usar Focus Sash e Counter para realizar revenge kill a qualquer physical attacker, enquanto Mega Alakazam ostenta de stats ofensivos maiores, assim como a habilidade de realizar revenge kill a Sand Rush Excadrill e a outros weather sweepers graças a Trace. Outros sweepers, normalmente fracos a prioridade, como Volcarona e o já mencionado Ash-Greninja, também se beneficiam de Psychic Terrain; entretanto, em prática, eles têm poucos turnos para fazer bom uso do Terrain, a menos que Tapu Lele seja derrotada no mesmo turno que ele foi conjurado.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Focus Blast / Thunderbolt / Nature's Madness
item: Choice Scarf
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o ataque mais poderoso de Tapu Lele, capaz de derrotar em um golpe muitos Pokémon comuns rápidos e ofensivos, causando também um bom dano a Pokémon que o resistem. Moonblast é um excelente ataque alternativo para se apoiar no caso do time inimigo possuir Dark-types ou Psychic-types saudáveis. Hidden Power Fire é uma arma razoavelmente suficiente contra Steel-types, como Ferrothorn, Mega Scizor e Mega Mawile, que se não fosse por isso gostariam de realizar switch in graças a falta de poder desse set. Thunderbolt é um bom ataque de coverage, permitindo que esse set derrote Gyarados em um único golpe e Mantine em dois (outros moves conseguem somente derrotá-lo em três golpes enquanto ele faz stall com Roost). Thunderbolt também pressiona cores compostos por muitos Pokémon fracos a Electric, como Greninja + Toxapex ou Celesteela + Tapu Fini. Nature's Madness pode ser usado para punir Pokémon que, caso contrário, realizariam switch in tranquilamente, como Assault Vest Magearna e Celesteela. Como um adendo, Psyshock não é muito útil nesse set, já que mal arranha Pokémon mais frágeis do lado physical sem um item de boost, como Chansey. Portanto, esse set prefere o poder bruto de Psychic.

Detalhes do Set

Máximo investimento de EVs em Speed e em Special Attack com uma nature Timid é simplesmente padrão de um set Choice Scarf, permitindo que Tapu Lele faça revenge kill de forma segura a Mega Alakazam, Choice Scarf Landorus-T e qualquer coisa mais lenta.

Dicas de Uso

Com a Speed bônus de Choice Scarf, assim como um excelente Special Attack natural, Tapu Lele pode agir tanto como revenge killer quanto como cleaner. Dependendo do time inimigo, preservar Tapu Lele para realizar ambas funções no late-game pode ser inteligente. Tenha cuidado ao simplesmente utilizar Psychic se o oponente possuir Dark- e Steel-types saudáveis em jogo. Nesse caso, use moves de coverage para derrotar ou enfraquecer esses alvos na switch in. Mesmo sem um item de boost, Tapu Lele ainda tem poder o suficiente para ser uma wallbreaker em raras ocasiões, e nesses casos você pode utilizá-la para enfraquecer inimigos.

Opções de Equipe

Tapu Lele irá realizar sweep e revenge kill no jogo, então parceiros de equipe que podem enfraquecer Pokémon que resistem ou são imunes a ataques Psychic- e Fairy-type tornam muito mais fácil o trabalho de Tapu Lele de utilizar repetidamente Psychic e Moonblast sem ter que recorrer a ataques mais fracos ou com accuracy baixa. Heatran, por exemplo, instantaneamente põe em perigo e faz check a maioria dos Steel-types com seu set de Substitute ou Z-Move. Uma solução específica é utilizar Magnezone, que prende Steel-types desagradáveis que tendem a realizar switch in nos STABs de Tapu Lele. Toxapex pode ser um bom parceiro em times mais balanceados, já que ele, tipicamente, segura algumas ameaças rápidas que Tapu Lele não consegue realizar revenge kill, como Mega Charizard X e Kingdra. Mantine também é notável por ser capaz de parar Volcarona, que Tapu Lele não consegue ultrapassar a +1, enquanto fornece um bom check contra outras ameaças focadas em Special Attack.

Tapu Lele tende a forçar switches e, como esse set não possui muito poder sem ser com Psychic, apoio de entry hazards é necessário para pressionar e enfraquecer o oponente. O já mencionado Heatran, Ferrothorn, Greninja e Landorus-T são exemplos de Pokémon que se encaixam em uma grande variedade de times ofensivos ou balanceados e que podem utilizar tanto Stealth Rock quanto Spikes. Embora Shuckle seja bastante limitado, ele merece uma menção por poder utilizar Sticky Web, permitindo que Tapu Lele e seus companheiros de equipe pressionem e derrotem ameaças que não poderiam anteriormente, como Choice Scarf Nihilego e +1 Volcarona. Para aplicar ainda mais pressão ofensiva, wallbreakers são muito úteis; Hoopa-U é um exemplo especial devido ao fato de beneficiar-se de Psychic Terrain enquanto ostenta uma variedade colorida e imprevisível de ataques para derrotar os checks e counters de Tapu Lele.

Outras Opções

Tapu Lele pode optar por utilizar um ataque Electric-type para causar um dano mais consistente em Celesteela — ataques fortalecidos por Psychic Terrain geralmente irão causar mais dano a Water- e Flying-types, com exceção de Skarmory. Em particular, a combinação de Electrium Z e Thunder se torna o melhor ataque contra Celesteela focada em Special Defense, derrotando-a em um golpe após um pouco de dano anterior. Thunderbolt é um move mais confiável se o usuário desejar usar outro item. Nature's Madness em conjunto com Tapunium Z pode enfraquecer severamente possíveis checks, como Magearna e Jirachi. De forma similar, outros Z-Crystals, como Ghostium Z, podem ser utilizados para atrair e derrotar checks e counters específicos. O set de Choice Specs pode tanto usar Focus Blast como Thunderbolt, visto que o primeiro causa mais dano a Heatran e o último a Celesteela; contudo, Psychic já inflige uma quantidade de dano notável em Heatran e não sofre de falta de accuracy, enquanto Thunderbolt é limitado a atingir Celesteela de forma super efetiva.

A melhor alternativa além dessas é Substitute, que pode levar vantagem das switches que Tapu Lele comumente força. Atrás da segurança de Substitute, Tapu Lele consegue atacar duramente sua próxima switch-in e, geralmente, prever e se adaptar a situações mais facilmente. Por último, Tapu Lele pode simplesmente optar por um set all-out-attacker, embora o último move de coverage normalmente será situacional, ao contrário de um move de utilidade.

Checks e Counters

Pokémon Steel-type e Coverage: Embora Tapu Lele geralmente use moves de coverage para derrotar Steel-types, como Hidden Power Fire e Focus Blast, esses ataques são muito fracos ou pouco confiáveis para serem utilizados constantemente ou ficar travado neles por itens Choice. Assault Vest Magearna e Jirachi são alguns dos checks mais sólidos a Tapu Lele nessa categoria, já que eles conseguem realizar switch in facilmente em qualquer ataque, exceto Hidden Power Fire com boost de Choice Specs — que eles não apreciam, mas ainda assim conseguem aguentar se estiverem com um HP alto — enquanto são capazes de derrotá-la em retorno com ataques Steel-type com STAB. Celesteela focada em Special Defense é um counter muito sólido a Tapu Lele, visto que consegue aguentar os ataques mais comuns, exceto o raro Thunder, enquanto consegue aplicar pressão utilizando Leech Seed ou Heavy Slam. Uma vez que Tapu Lele não esteja travada em ou não possua Hidden Power Fire, Mega Scizor pode facilmente realizar switch in e recuperar o HP perdido com Roost enquanto consegue enfraquecer Tapu Lele com U-turn ou Pursuit. Se Tapu Lele não possuir Hidden Power Fire, Focus Blast ou All-Out Pummeling, Pokémon como Ferrothorn e Heatran conseguem realizar switch in muito facilmente, embora eles corram o risco de serem enfraquecidos devido a falta de recovery e pelo alto dano causado por Psychic com boost.

Revenge Kill Baseado em Speed: A Speed e o bulk de Tapu Lele são só um pouco acima da média, tornando-a suscetível a revenge kill. Note que ataques de prioridade não funcionarão devido ao fato de que Psychic Terrain estará ativo na maior parte do tempo. Se Tapu Lele não estiver usando Choice Scarf, uma variedade de Pokémon rápidos, como Choice Scarf Landorus, Kartana, Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, podem causar um grande dano. Até mesmo os sets de Choice Scarf têm alguns problemas graças ao fato de Tapu Lele ser travada em um move, assim como ainda ser ultrapassada por usuários de Choice Scarf mais rápidos, como Greninja e Kartana.

Diversos Pokémon Focados em Special Defense: Estar travado no move errado ou não possuir Psyshock significa que alguns Pokémon focados em Special Defense, particularmente, podem se dar o luxo de realizar switch in em Tapu Lele muito confiavelmente, embora muitos deles sejam prejudicados por Taunt, se estiverem contra o set de Taunt + Três Ataques. Chansey e Cresselia são os principais exemplos, já que não temem nada de Tapu Lele, exceto Psyshock e Shadow Ball, respectivamente. Gastrodon focado em Special Defense não pode ser derrotado em dois golpes por Psychic sem boost e pode utilizar Toxic e Recover até que os turnos de Psychic Terrain acabem. De forma similar, Clefable pode utilizar Wish e Protect para fazer stall aos turnos de Psychic Terrain, embora as variantes focadas em Defense ainda sejam duramente pressionadas por Moonblast.

Dark-types: Como Tapu Lele irá querer servir como uma força imparável com seus ataques Psychic-types na maior parte do tempo, Dark-types saudáveis simplesmente a impedem de fazer isso, especialmente se estiver travada em um move por um item Choice. Usar Dark-types deve ser somente um último recurso, no entanto; com exceção de Alolan Muk, muitos serão destruídos por um Moonblast bem pensado na switch in. Weavile e ambas formas de Greninja são notáveis, visto que ultrapassam os sets de Tapu Lele sem Choice Scarf e podem facilmente levar vantagem dela quando estiver travada em Psychic ou Psyshock, acertando ela ou uma switch-in com um poderoso ataque. Graças ao buff em Special Defense vindo de sandstorm, as variantes bulky e mais saudáveis de Tyranitar conseguem aguentar bem Moonblast e todos os outros ataques, exceto Focus Blast. Elas também podem enfraquecer Tapu Lele com Pursuit ou com outros moves STAB. De forma parecida, Hoopa-U é bulky o suficiente para realizar switch in em ataques de coverage Choice-locked e ataques Psychic-type se for desesperadamente necessário.

Créditos

Escrito por accidentalgreed e sed
Traduzido por Shokkking
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por Subject 18, dk e bludz
 
Last edited:
Visão Geral

Tapu Lele facilmente se diferencia de diversos wallbreakers poderosos em OU devido à sua única e útil ability: Psychic Surge. A ability citada automaticamente conjura Psychic Terrain, concedendo um boost nos aos ataques Psychic-types de Tapu Lele de graça, os tornando-os extremamente difíceis de aguentar ou de realizar switch in diretamente. O Terrain também anula ataques de prioridade vindos de Pokémon que tocam o solo; e já visto que muitos usuários de prioridade, como Mega Mawile, Zygarde e Mega Scizor, dependem de seus respectivos ataques para parar ameaças mais rápidas, Tapu Lele pode limitar suas ações e permitir que si mesma ou companheiros de equipe derrotem completamente os Pokémon citados. A combinação dessas características com bons stats ofensivos e boa tipagem torna Tapu Lele uma assustadora força da natureza, capaz de derrotar totalmente numerosos arquétipos enquanto ostenta uma coverage ímpar contra ameaças único junto de uma assustadora flexibilidade em seu item e no uso de seu set. Entretanto, Tapu Lele não gosta do fato de que muitos Steel-types bulky, especialmente Magearna e Celesteela, conseguem realizar switch in facilmente em ambos seus ataques STAB. Os ataques de coverage que ela normalmente utiliza para cobrir isso, assim como para outros checks e counters, tendem a ser fracos ou tênues demais para serem usados consistentemente sem ser por meio de predict predições ou sem dano anterior. O bulk physical mediano de Tapu Lele e boa(espaço)(espaço)mas não fantástica(espaço)(espaço)Speed também a seguram limitam, às vezes tornando-a vulnerável a revenge kill. Independentemente disso, Tapu Lele é sempre implacável em seu poder e versatilidade, portanto todos os arquétipos devem tomar cuidado com ela.

[SET]
nome: Fightinium Z
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o move STAB mais poderoso de Tapu Lele, causando um bom dano em Pokémon como Landorus-T e Clefable. Psyshock é uma alternativa para derrotar em três golpes Pokémon como Chansey e causar mais dano a Assault Vest Magearna, porém falha em causar bastante dano em Landorus-T e Clefable. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais forte de Tapu Lele e causa um bom dano em Pokémon bulky, como Mew e Reuniculus. Taunt impede que Chansey use moves de status e de recovery, assim como uma variedade de outros Pokémon, como Mew. Taunt também previne impede Tapu Lele de ser prejudicada por Thunder Wave ou Toxic. Focus Blast é usado com Fightnium Z para dar a Tapu Lele a habilidade de utilizar um poderoso All-Out Pummeling com Base Power de 190, que atrai e derrota seus checks comuns, como Heatran, e causa um dano massivo a Ferrothorn.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Pokémon que tocam o solo, além de protegê-los de prioridade. Fightinium Z dá a Tapu Lele o acesso a um poderoso All-Out Pummeling com 190 de Base Power, capaz de derrotar Steel-types comuns, como Heatran, Magnezone e Ferrothorn. Máximo investimento em Speed com uma nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Jolly Landorus-T e Adamant Zygarde, além de fazer conseguir uma Speed tie com Kyurem-B e outra Tapu Lele. Máximo investimento em Special Attack garante que Tapu Lele cause o máximo de (pra não repetir o máximo) o maior dano possível.

Dicas de Uso

Comparado com Psychium Z Tapu Lele, esse set é melhor em atrair checks para seus companheiros de equipe. Por exemplo, ele pode atrair Heatran e Ferrothorn para Mega Mawile e Mega Swampert, respectivamente. Pelo fato desse set de Tapu Lele não ser Choice-locked, previsões são menos necessárias; sinta-se livre para utilizar um move que é super efetivo contra o inimigo atual no campo. Já que Tapu Lele é conhecida por utilizar coverage Psychic / Fairy / Fire, uma forma simples de realizar pivot é utilizando um core feito de um Dark-type, como Greninja, com Heatran. Portanto, usar All-Out Pummeling consegue derrotar esse pivot comum. Tenha cuidado com Assault Vest Tapu Bulu; já que esse set não usa nem Choice Specs, nem Psychium Z, esse pivot defensivo comum que normalmente sofre contra Tapu Lele é capaz de segurá-la muito bem.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam Heatran e Ferrothorn sendo atraídos são bons parceiros. Mega Mawile pode ser um excelente companheiro por essa razão; entretanto, tenha cuidado com Psychic Terrain protegendo os inimigos de Sucker Punch de Mega Mawile. Pokémon que diretamente abusam tomam vantagem de Psychic Terrain, como Mega Alakazam e Psychic Seed Hawlucha, são sempre parceiros excelentes; entretanto, perceba que Psychium Z Tapu Lele tem uma sinergia muito melhor com o primeiro. Pivots que trazem Tapu Lele ao campo de forma segura, como Landorus-T e Mega Scizor, são excelentes opções de equipe, com o último, em particular, fazendo check a Grass-types bulky, como Assault Vest Tapu Bulu e Tangrowth, e frequentemente trazendo Tapu Lele em campo para lidar com seus checks, como Toxapex e Heatran. Como muitos Pokémon ofensivos, Tapu Lele aprecia o suporte vindo de entry hazards para desgastar seus checks. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T, Clefable, Ferrothorn e Heatran, além de usuários de Spikes, como Ferrothorn e Greninja, ajudam-na nesse aspecto Tapu Lele. Em retorno, Tapu Lele pode atrair e derrotar Heatran para Clefable e Ferrothorn.

[SET]
nome: Psychium Z
move 1: Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Calm Mind
move 4: Hidden Power Fire / Focus Blast
item: Psychium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psyshock causa dano baseado na Defesa Defense do inimigo e recebe boost de Psychic Terrain, o que permite que a Tapu Lele derrote derrotar special walls focadas em Special Defense, como Chansey. Quando usado com Psychium Z, Tapu Lele ganha acesso a Shattered Psyche com Base Power de 160 que causa dano baseado na Special Defense do inimigo, derrotando physical walls focadas em Defense, como Mega Scizor. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais poderoso de Tapu Lele, derrotando em um golpe Pokémon Dark-types, como Greninja e Weavile. Calm Mind eleva o Special Attack de Tapu Lele a níveis absurdos, dando-lhe a capacidade de derrotar Pokémon como Mew e Chansey, além de ajudar a utilizar Shattered Psyche para derrotar em um golpe Pokémon como Mega Scizor, assim como causar cerca de 60% de dano a Celesteela. Hidden Power Fire derrota Mega Scizor de forma confiável, que para completamente Tapu Lele uma vez que seu Z-Move já tenha sido utilizado. Hidden Power Fire também causa um bom dano a Ferrothorn de forma mais confiável; com Focus Blast, Tapu Lele precisa acertar Ferrothorn múltiplas vezes para livrar-se dele. Focus Blast é uma alternativa para acabar com alvos importantes, como Heatran e Tyranitar; o último, notavelmente, sobrevive a Moonblast com boost de Calm Mind e consegue derrotar Tapu Lele em um golpe caso Stealth Rock não esteja no campo.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Tapu Lele a níveis absurdos, além de proteger ela e seus companheiros de equipe de moves de prioridade vindos de Mega Scizor e Ash-Greninja, por exemplo. Investimento de EV máximo de EVs em Speed e uma nature Timid garantem que Tapu Lele sempre ultrapasse Jolly Landorus-T e Adamant Zygarde, além de fazer e também consiga uma Speed tie com Naive Kyurem-B. Investimento de EV máximo de EVs em Special Attack permite que Tapu Lele cause o máximo de dano possível. Psychium Z dá a Tapu Lele um insano potencial de wallbreak, a ajudando-a a derrotar Pokémon como Assault Vest Tapu Bulu e Celesteela.

Dicas de Uso

Psychium Z Tapu Lele é, fundamentalmente, uma wallbreaker, portanto deve ser mantida relativamente saudável contra times bulky, assim ela poderá sobreviver tanto a Seismic Toss de Chansey quanto a Magma Storm de Heatran, caso a ocasião necessite. Além disso, tente manter Tapu Lele longe de status, (adicioanr vírgula) como Toxic vindo de Pokémon como Toxapex, (adicionar vírgula) que pode encurtar severamente a sua longevidade. Pelo fato de Tapu Lele não estar usando um item Choice nesse set, prever switches não é tão importante. Sinta-se livre para simplesmente utilizar o move que é super efetivo contra o atual Pokémon inimigo no campo; errar uma previsão é muito menos punitivo. Também, utilizar Calm Mind é uma jogada muito mais segura do que, desnecessariamente, prever uma switch. Como times normalmente tentam realizar pivot em Tapu Lele, usar Calm Mind conforme o oponente realiza switch in para uma ameaça, (remover vírgula) como Ash-Greninja, (remover vírgula) permitirá que Tapu Lele sobreviva o ataque subsequente. De forma similar, Focus Blast também é uma excelente jogada contra times que tentam usar o core de Heatran ou Ferrothorn + um Pokémon Dark-type para lidar com Tapu Lele.

Opções de Equipe

Tapu Lele é uma excelente wallbreaker com que tem boa sinergia com uma grande variedade de Pokémon. Pokémon que apreciam a capacidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna, como Ash-Greninja, formam, tipicamente, bons parceiros, já que eles acham muito mais fácil fazer sweep depois que Magearna estiver enfraquecida. Pokémon vulnerável vulneráveis à prioridade, como Volcarona e Choice Scarf Kartana, (adicionar vírgula) apreciam muito a ability capacidade (nesse caso aqui não acho que é de Psychic Surge) de Tapu Lele de convocar Psychic Terrain. Tapu Lele funciona bem com apoio de entry hazard vindos de Pokémon como Landorus-T e Ferrothorn, que podem utilizar Stealth Rock e, no caso de Ferrothorn, Spikes para desgastar os checks e counters dela Tapu Lele. Mega Alakazam prospera em Psychic Terrain, que o protege de prioridade vindos de Mega Pinsir, Ash-Greninja e Mega Scizor, além de conceder um boost aos seus moves STAB, os levando-os a níveis ridículos, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Landorus-T. Mega Alakazam também aprecia a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna. Hawlucha pode usar Psychic Seed para imediatamente ativar Unburden em Psychic Terrain, concedendo-lhe um boost em Special Defense para aguentar mais facilmente Water Shuriken e Hidden Power Ice vindos de Ash-Greninja e Landorus-T, respectivamente.

[SET]
nome: Choice Specs
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Psyshock
move 4: Hidden Power Fire
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic causa uma quantidade de dano impressionante a até mesmo os mais semi-bulky dos alvos que o resistem; 252 HP Heatran, por exemplo, é derrotado em dois golpes depois do dano de uma fileira camada de Spikes ou dano anterior equivalente. Dark- e Psychic-types, que são ousados o suficiente para tentar realizar switch in em Psychic, são destruídos por Moonblast ao invés disso, que também possui uma boa bom Base Power e coverage geral. Embora utilizar dois ataques Psychic-types paralelos no mesmo set possa parecer redundante, Psyshock é um bom ataque no terceiro slot por causa da sua capacidade de derrotar Pokémon frágeis em Defense; por exemplo, Psyshock consegue derrotar Chansey e Gastrodon focado em Special Defense, enquanto causa um dano leve a Assault Vest Magearna e Celesteela defensiva. Hidden Power Fire derrota tranquilamente em um golpe Ferrothorn e Mega Scizor, os prevenindo impedindo-os de utilizar em retorno tanto um ataque como um move de recovery. Hidden Power Fire também pega lida com Skarmory, Mega Mawile, Excadrill e Magnezone desprevenidos a uma alta vida e com HP mais alto, sendo também uma resposta suficiente contra Jirachi.

Detalhes do Set

Investimento significante de EVs em Speed e Special Attack dá a Tapu Lele o máximo de Speed e poder possível. Na maioria das vezes, uma nature Timid é preferível no lugar de Modest, na maioria das vezes, porque Landorus-T e Excadrill ofensivos com nature positiva em Speed são comuns no metagame e a chance de ultrapassar inimigos com nature neutra, como Modest Mega Charizard Y, é valiosa. Com Choice Specs, Tapu Lele alcança um enorme poder ao receber um bom boost em seus já impressionantes moves STAB, assim como ganhando boost em seus moves medianos de coverage.

Dicas de Uso

Embora esse set possua um incrível poder destrutivo que potencialmente lhe permite que ele derrote derrotar ameaças no early- ou mid-game, é importante determinar sua função dependendo da estrutura do time inimigo. Em particular, esse set derrota times balanced quase completamente, visto que Tapu Lele é rápida e poderosa o suficiente para derrotar típicos Pokémon defensivos enquanto limita as oportunidades de inimigos ofensivos mais rápidos realizarem switch in. Ainda assim, esse set deve ser jogado usado de forma cautelosa, já que esses arquétipos podem se adaptar a situações desfavoráveis com Pokémon mais bulky ou mais resistente com resistências de tipos (acho que resistente é sobre tipos mesmo, porque do outro jeito é redundante). Contra times ofensivos com, normalmente, Pokémon medianos em Speed e bulk, Tapu Lele consegue exercer pressão com Psychic e Moonblast o dia todo a partida toda até que eles, eventualmente, percam; nesses casos, ela provavelmente deve ter causado dano o suficiente para que cleaners companheiros de equipe que realizam sweep façam seu trabalho.

Geralmente não é aconselhável realizar switch in com Tapu Lele muito agressivamente, já que ela é um fantástico recurso ofensivo contra quase quase todos arquétipos. Devido ao fato de Choice Specs travar Tapu Lele em um único move, previsões devem ser feitas contra inimigos com muitas resistências ou contra Pokémon imunes. Por exemplo, ver um ou dois Dark-type no Team Preview significa que utilizar Moonblast é a escolha mais segura no lugar de Psychic no early-game. Da mesma forma, bons switch-ins, como Celesteela e Jirachi, podem ter uma pedaço de sua vida parcela de seu HP retirada por Hidden Power Fire.

Opções de Equipe

Embora Tapu Lele possa derrotar a maioria das ameaças com o move correto de coverage e previsões, ela preferiria ter a facilidade de escolher um move STAB ao invés de seus ataques de coverage mais fracos e menos confiáveis. Tapu Lele também sofre check facilmente devido a ter somente um stat decente, a à sua Speed meramente decente, (remover vírgula) e ao fato de travar-se em um ataque, portanto alguma ajuda contra Dark- e Steel-types, pelo menos, torna as coisas mais fáceis. Por exemplo, Magnezone prende e derrota a maioria dos Steel-types, (remover vírgula) que amam realizar switch in em Tapu Lele, incluindo Ferrothorn, Celesteela, Jirachi e Scizor.

No geral, usuários de U-turn e Volt Switch são bons companheiros de equipe para trazer Tapu Lele ao campo de forma segura(espaço)(espaço)sendo os mais lentos são especialmente apreciados por serem tipicamente bulky o suficiente para aguentar ataques e fornecer mais facilidade nas previsões. Landorus-T defensivo é um exemplo disso, já que ele também faz check completamente geral a maioria dos physical attackers e Steel-types graças a Intimidate enquanto fornece apoio com Stealth Rock. Da mesma forma, Mega Scizor e Rotom-W também podem fornecer um U-turn ou Volt Switch mais lento enquanto mantêm a vários checks e counters de Tapu Lele em check sob controle, especialmente Celesteela no caso de Rotom-W. Tapo Koko também é vale a pena ser considerado, visto que seus sets ofensivos rápidos põem uma variedade de checks e counters de Tapu Lele em perigo, incluindo Celesteela e Greninja. Tanto Tapu Lele quanto Tapu Koko podem reiniciar a contagem do Terrain um do outro, prevenindo que acabem em horas inconvenientes. Levando em conta que Tapu Lele exerce muita pressão e tende a forçar switches, usuários de entry hazards podem ajudar ainda mais a derrotar switch-ins e Pokémon defensivos. Ferrothorn é bom nesse quesito, visto que pois pode usar tanto Stealth Rock quanto Spikes enquanto possui outros pontos positivos, incluindo fantásticas defesas, assim como Leech Seed e Iron Barbs para enfraquecer o oponente. Greninja é uma escolha mais ofensiva, que pode utilizar Spikes e ser ofensivamente adaptável, dependendo das necessidades do time. Por exemplo, uma versão physically offense focada em Attack com Protean e Low Kick pode atrair e praticamente derrotar Celesteela em dois golpes, enquanto Ash-Greninja tem a opção de acabar completamente com times ofensivos quando Tapu Lele tiver sido derrotada.

Em termos de parceiros de equipe que se beneficiam de Psychic Terrain em particular, Mega Medicham aprecia o poder extra em seu Zen Headbutt, assim como a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer checks e counters defensivos, permitindo-lhe realizar um que Mega Medicham realize o sweep quando for apropriado. Embora Alakazam e Mega Alakazam sejam bastante redundantes com Tapu Lele por utilizarem moves de coverage semelhantes, ambos se beneficiam de Psychic Terrain potencializando seus moves Psychic-types e os protegendo de moves de prioridade. Alakazam pode usar Focus Sash e Counter para realizar revenge kill a qualquer physical attacker, enquanto Mega Alakazam ostenta de stats ofensivos maiores, assim como a habilidade de realizar revenge kill em a Sand Rush Excadrill e em a outros weather sweepers de clima graças a Tracer Trace. Outros sweepers, normalmente fracos a prioridade, como Zygarde, Volcarona e o já mencionado Ash-Greninja, também se beneficiam de Psychic Terrain; entretanto, em prática, eles têm poucos turnos para fazer bom uso do Terrain, a menos que Tapu Lele seja derrotada no mesmo turno que ele foi conjurado.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Focus Blast / Thunderbolt / Nature's Madness
item: Choice Scarf
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o ataque mais poderoso de Tapu Lele, capaz de derrotar em um golpe muitos Pokémon comum comuns rápidos e ofensivos, causando também um bocado bom dano a Pokémon que o resistem. Moonblast é um excelente ataque alternativo para se apoiar no caso do time inimigo possuir Dark-types ou Psychic-types saudáveis. Hidden Power Fire é uma arma razoavelmente suficiente contra Steel-types, como Ferrothorn, Mega Scizor e Mega Mawile, que se não fosse por isso gostariam de realizar switch in graças a falta de poder desse set. Thunderbolt é um bom ataque de coverage, permitindo que esse set derrote Gyarados em um único golpe e Mantine em dois (outros moves conseguem somente derrotá-lo em três golpes enquanto ele faz stall com Roost). Thunderbolt também pressiona cores compostos por muitos Pokémon fracos a Electric, como Greninja + Toxapex ou Celesteela + Tapu Fini. Nature's Madness pode ser usado para punir Pokémon que, caso contrário, realizariam switch in tranquilamente, como Assault Vest Magearna e Celesteela. Como uma nota rápida um adendo, Psyshock não é muito útil nesse set, já que mal arranha Pokémon fracos em com baixa Defense sem um item de boost, como Chansey. Portanto, esse set prefere o poder bruto de Psychic.

Detalhes do Set

Máximo investimento de EVs em Speed e em Special Attack com uma nature Timid é simplesmente padrão de um set Choice Scarf, permitindo que Tapu Lele entre em tenha Speed tie com +1 Zygarde com máxima Speed e faça revenge kill de forma segura a Mega Alakazam, Choice Scarf Landorus-T e qualquer coisa mais lenta. Uma nature Modest ainda permite que Tapu Lele ultrapasse algumas marcas de referência, como Jolly Gyarados e Mega Beedrill, enquanto concede-lhe uma pequena dose de poder, embora a faça falhar gravemente em ultrapassar Choice Scarf Landorus-T, que é comum.

Dicas de Uso

Com a Speed bônus de Choice Scarf, assim como um excelente Special Attack natural, Tapu Lele pode agir tanto como um revenge killer quanto como um cleaner. Dependendo do time inimigo, preservar Tapu Lele para realizar ambas funções no late-game pode ser inteligente. Tenha cuidado ao simplesmente utilizar Psychic se o oponente possuir Dark- e Steel-types saudáveis em jogo. Nesse caso, use moves de coverage para derrotar ou enfraquecer esses alvos no na switch in. Mesmo sem um item de boost, Tapu Lele ainda tem poder o suficiente para ser uma wallbreaker em raras ocasiões, e nesses casos você pode utilizá-la para enfraquecer inimigos.

Opções de Equipe

Tapu Lele irá realizar sweep e revenge kill no jogo, então parceiros de equipe que podem enfraquecer Pokémon que resistem ou são imunes a ataques Psychic- e Fairy-types tornam muito mais fácil o trabalho de Tapu Lele de utilizar repetidamente Psychic e Moonblast sem ter que recorrer a ataques mais fracos ou com accuracy baixa. Heatran, por exemplo, instantaneamente põe em perigo e faz check a maioria dos Steel-types com seu set de Substitute ou Z-Move. Uma solução específica é utilizar Magnezone, que prende Steel-types desagradáveis que tendem a realizar switch in nos STABs de Tapu Lele. Zygarde é uma resposta mais defensiva a Steel-types; em particular, seu set de Substitute + Coil e de Double Dance gostam de realizar setup em frente a Ferrothorn, Scizor e Celesteela. Além do mais, seu set de Choice Band é uma ameaça imediata contra típicos Steel-types enquanto exerce pressão contra a maioria dos Pokémon que não são Grass-types, no em geral. Ele também utiliza Extreme Speed para realizar revenge kill em ameaças que Tapu Lele não é capaz de fazer, como +1 Volcarona e Swift Swim Kingdra, embora Psychic Terrain precisa precise ter acabado para poder fazer isso. De forma similar, Toxapex pode ser um bom parceiro em times mais balanced, já que ele, tipicamente, segura algumas ameaças rápidas que Tapu Lele não consegue realizar revenge kill, como Mega Charizard X e Kingdra. Mantine também é notável por ser capaz de parar Volcarona, que Tapu Lele não consegue derrotar a +1, ("in it tracks") (acho que seria in its tracks que é tipo manter na linha, mas acho desnecessário falar isso se já disse que consegue parar) enquanto fornece um bom check contra outras ameaças focadas em Special Attack.

Tapu Lele tende a forçar switches e, como esse set é não possui muito poder sem ser com Psychic, apoio de entry hazards é necessário para pressionar e enfraquecer o oponente. O já mencionado Heatran, Ferrothorn, Greninja e Landorus-T são exemplos de Pokémon que se encaixam em uma grande variedade de times offensive ofensivos ou balanced e que podem utilizar tanto Stealth Rock quanto Spikes. Embora Shuckle seja bastante limitado, ele merece uma menção por poder utilizar Sticky Web, permitindo que Tapu Lele e seus companheiros de equipe pressionem e derrotem ameaças que não poderiam ser anteriormente, como Choice Scarf Nihilego e +1 Volcarona. Para aplicar ainda mais pressão ofensiva, wallbreakers são muito úteis; Hoopa-U é um exemplo especial devido ao fato de beneficiar-se de Psychic Terrain enquanto ostenta uma variedade colorida e imprevisível de ataques para derrotar os checks e counters de Tapu Lele.

Outras Opções

Tapu Lele pode optar por utilizar um ataque Electric-type para causar um dano mais consistente em Celesteela(espaço)(espaço)ataques com boost de fortalecidos por Psychic Terrain geralmente irão causar mais dano a Water- e Flying-types, com exceção de Skarmory. Em particular, a combinação de Electrium Z e Thunder se torna o melhor ataque contra Celesteela focada em Special Defense, a derrotando-a em um golpe após um pouco de dano anterior. Thunderbolt é um move mais confiável se o usuário desejar usar outro item. Nature's Madness em conjunto com Tapunium Z pode enfraquecer severamente possíveis checks, como Magearna e Jirachi. De forma similar, outros Z-Crystals, como Ghostium Z, podem ser utilizados para atrair e derrotar checks e counters específicos. O set de Choice Specs pode tanto usar Focus Blast como Thunderbolt, visto que o primeiro causa mais dano a Heatrean Heatran e o último a Celesteela; contudo, Psychic já inflige uma quantidade de dano notável em Heatran e não sofre de falta de accuracy, enquanto Thunderbolt é limitado a atingir Celesteela de forma super efetiva.

A próxima alternativa boa é Substitute, que pode levar vantagem dos das switches que Tapu Lele comumente força. Atrás da segurança de Substitute, Tapu Lele consegue atacar duramente seu próximo sua próxima switch-in e, geralmente, prever e se adaptar a situações mais facilmente. Por último, Tapu Lele pode simplesmente optar por um set all-out-attacker, embora o último move de coverage normalmente será situacional, ao contrário de um move de utilidade.

Checks e Counters

Pokémon Steel-type e Coverage: Embora Tapu Lele geralmente use moves de coverage para derrotar Steel-types, como Hidden Power Fire e Focus Blast, esses ataques são muito fracos e pouco confiáveis para serem utilizados constantemente ou ficar travado neles por itens Choice. Assault Vest Magearna e Jirachi são um par de checks mais sólidos a Tapu Lele nessa categoria, já que eles conseguem realizar switch in facilmente em qualquer ataque, exceto Hidden Power Fire com boost de Choice Specs(espaço)(espaço)que eles não apreciam, mas ainda assim conseguem aguentar a partir de uma vida alta se estiverem com um HP alto(espaço)(espaço)enquanto são capazes de derrotá-la em retorno com ataques Steel-type com STAB. Celesteela focada em Special Defense é um counter muito sólido a Tapu Lele, visto que consegue aguentar os ataques mais comuns, exceto o raro Thunder, enquanto consegue aplicar pressão utilizando Leech Seed ou Heavy Slam. Uma vez que Tapu Lele não esteja travada ou não possua Hidden Power Fire, Mega Scizor consegue facilmente realizar switch in e recuperar a vida perdida o HP perdido com Roost enquanto consegue enfraquecer Tapu Lele com U-turn ou Pursuit. Se Tapu Lele não possuir Hidden Power Fire, Focus Blast e ou All-Out Pummeling, Pokémon como Mega Mawile e Heatran conseguem realizar switch in muito facilmente, embora eles corram o risco de serem enfraquecidos devido a falta de recovery e pelo alto dano causado por Psychic com boost.

Revenge Kill Baseado em Speed: A Speed e o bulk de Tapu Lele são um pouco abaixo da média, a tornando-a suscetível a revenge kill. Perceba que ataques de prioridade não funcionarão devido ao fato de que Psychic Terrain estará ativo na maior parte do tempo. Se Tapu Lele não estiver usando Choice Scarf, uma variedade de Pokémon rápidos, como Choice Scarf Landorus, Kartana, Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, (adicionar vírgula) podem causar um grande dano. Até mesmo os sets de Choice Scarf têm alguns problemas graças ao fato de Tapu Lele ser travada em um move, assim como ainda ser ultrapassada por usuários de Choice Scarf mais rápidos, como Greninja e Kartana.

Diversos Pokémon Focados em Special Defense: Estar travado no move errado ou não estiver utilizando Psyshock significa que alguns Pokémon focados em Special Defense, particularmente, podem se dar o luxo de realizar switch in em Tapu Lele muito confiavelmente, embora muitos deles sejam prejudicados por Taunt, se estiverem contra o set de Taunt + três ataques. Chansey e Cresselia são os principais exemplos, já que não temem nada de Tapu Lele, exceto Psyshock e Shadow Ball, respectivamente. Gastrodon focado em Special Defense não pode ser derrotado em dois golpes por Psychic sem boost e pode utilizar Toxic e Recover até que os turnos de Psychic Terrain acabem. De forma similar, Clefable pode utilizar Wish e Protect para fazer stall aos turnos de Psychic Terrain, embora as variantes focadas em Defense ainda sejam duramente pressionadas por Moonblast.

Dark-types: Como Tapu Lele irá querer servir como uma força imparável com seus ataques Psychic-types na maior parte do tempo, Dark-types saudáveis simplesmente a param impedem de fazer isso, especialmente se estiver travada em um move por um item Choice. Usar Dark-types deve ser somente um último recurso, no entanto; com exceção de Alolan Muk, muitos serão destruídos por um Moonblast no tempo certo do bem pensado na switch in. Weavile e ambas formas de Greninja são notáveis, visto que ultrapassam os sets de Tapu Lele sem Choice Scarf e podem facilmente levar vantagem dela Tapu Lele quando estiver travada em Psychic ou Psyshock, a acertando ela ou uma switch-in com um poderoso ataque ou um switch-in. Graças ao buff em Special Defense vindo de sandstorm, principalmente saudável, as variantes bulky e mais saudáveis de Tyranitar conseguem aguentar bem Moonblast e todos os outros ataques, exceto Focus Blast. Elas também podem enfraquecer Tapu Lele com Pursuit ou com outros moves STAB. De forma parecida, Hoopa-U é bulky o suficiente para realizar switch in em ataques coverage Choice-locked e ataques Psychic-type, (remover vírgula) se precisar for desesperadamente necessário.
 

Shokkking

No man can walk out on his own story
Visão Geral

Tapu Lele facilmente se diferencia de diversos wallbreakers poderosos em OU devido à sua única e útil ability: Psychic Surge. A ability citada automaticamente conjura Psychic Terrain, concedendo um boost nos aos ataques Psychic-types de Tapu Lele de graça, os tornando-os extremamente difíceis de aguentar ou de realizar switch in diretamente. O Terrain também anula ataques de prioridade vindos de Pokémon que tocam o solo; e já visto que muitos usuários de prioridade, como Mega Mawile, Zygarde e Mega Scizor, dependem de seus respectivos ataques para parar ameaças mais rápidas, Tapu Lele pode limitar suas ações e permitir que si mesma ou companheiros de equipe derrotem completamente os Pokémon citados. A combinação dessas características com bons stats ofensivos e boa tipagem torna Tapu Lele uma assustadora força da natureza, capaz de derrotar totalmente numerosos arquétipos enquanto ostenta uma coverage ímpar contra ameaças único junto de uma assustadora flexibilidade em seu item e no uso de seu set. Entretanto, Tapu Lele não gosta do fato de que muitos Steel-types bulky, especialmente Magearna e Celesteela, conseguem realizar switch in facilmente em ambos seus ataques STAB. Os ataques de coverage que ela normalmente utiliza para cobrir isso, assim como para outros checks e counters, tendem a ser fracos ou tênues demais para serem usados consistentemente sem ser por meio de predict predições ou sem dano anterior. O bulk physical mediano de Tapu Lele e boa(espaço)(espaço)mas não fantástica(espaço)(espaço)Speed também a seguram limitam, às vezes tornando-a vulnerável a revenge kill. Independentemente disso, Tapu Lele é sempre implacável em seu poder e versatilidade, portanto todos os arquétipos devem tomar cuidado com ela.

[SET]
nome: Fightinium Z
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o move STAB mais poderoso de Tapu Lele, causando um bom dano em Pokémon como Landorus-T e Clefable. Psyshock é uma alternativa para derrotar em três golpes Pokémon como Chansey e causar mais dano a Assault Vest Magearna, porém falha em causar bastante dano em Landorus-T e Clefable. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais forte de Tapu Lele e causa um bom dano em Pokémon bulky, como Mew e Reuniculus. Taunt impede que Chansey use moves de status e de recovery, assim como uma variedade de outros Pokémon, como Mew. Taunt também previne impede Tapu Lele de ser prejudicada por Thunder Wave ou Toxic. Focus Blast é usado com Fightnium Z para dar a Tapu Lele a habilidade de utilizar um poderoso All-Out Pummeling com Base Power de 190, que atrai e derrota seus checks comuns, como Heatran, e causa um dano massivo a Ferrothorn.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Pokémon que tocam o solo, além de protegê-los de prioridade. Fightinium Z dá a Tapu Lele o acesso a um poderoso All-Out Pummeling com 190 de Base Power, capaz de derrotar Steel-types comuns, como Heatran, Magnezone e Ferrothorn. Máximo investimento em Speed com uma nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Jolly Landorus-T e Adamant Zygarde, além de fazer conseguir uma Speed tie com Kyurem-B e outra Tapu Lele. Máximo investimento em Special Attack garante que Tapu Lele cause o máximo de (pra não repetir o máximo) o maior dano possível.

Dicas de Uso

Comparado com Psychium Z Tapu Lele, esse set é melhor em atrair checks para seus companheiros de equipe. Por exemplo, ele pode atrair Heatran e Ferrothorn para Mega Mawile e Mega Swampert, respectivamente. Pelo fato desse set de Tapu Lele não ser Choice-locked, previsões são menos necessárias; sinta-se livre para utilizar um move que é super efetivo contra o inimigo atual no campo. Já que Tapu Lele é conhecida por utilizar coverage Psychic / Fairy / Fire, uma forma simples de realizar pivot é utilizando um core feito de um Dark-type, como Greninja, com Heatran. Portanto, usar All-Out Pummeling consegue derrotar esse pivot comum. Tenha cuidado com Assault Vest Tapu Bulu; já que esse set não usa nem Choice Specs, nem Psychium Z, esse pivot defensivo comum que normalmente sofre contra Tapu Lele é capaz de segurá-la muito bem.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam Heatran e Ferrothorn sendo atraídos são bons parceiros. Mega Mawile pode ser um excelente companheiro por essa razão; entretanto, tenha cuidado com Psychic Terrain protegendo os inimigos de Sucker Punch de Mega Mawile. Pokémon que diretamente abusam tomam vantagem de Psychic Terrain, como Mega Alakazam e Psychic Seed Hawlucha, são sempre parceiros excelentes; entretanto, perceba que Psychium Z Tapu Lele tem uma sinergia muito melhor com o primeiro. Pivots que trazem Tapu Lele ao campo de forma segura, como Landorus-T e Mega Scizor, são excelentes opções de equipe, com o último, em particular, fazendo check a Grass-types bulky, como Assault Vest Tapu Bulu e Tangrowth, e frequentemente trazendo Tapu Lele em campo para lidar com seus checks, como Toxapex e Heatran. Como muitos Pokémon ofensivos, Tapu Lele aprecia o suporte vindo de entry hazards para desgastar seus checks. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T, Clefable, Ferrothorn e Heatran, além de usuários de Spikes, como Ferrothorn e Greninja, ajudam-na nesse aspecto Tapu Lele. Em retorno, Tapu Lele pode atrair e derrotar Heatran para Clefable e Ferrothorn.

[SET]
nome: Psychium Z
move 1: Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Calm Mind
move 4: Hidden Power Fire / Focus Blast
item: Psychium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psyshock causa dano baseado na Defesa Defense do inimigo e recebe boost de Psychic Terrain, o que permite que a Tapu Lele derrote derrotar special walls focadas em Special Defense, como Chansey. Quando usado com Psychium Z, Tapu Lele ganha acesso a Shattered Psyche com Base Power de 160 que causa dano baseado na Special Defense do inimigo, derrotando physical walls focadas em Defense, como Mega Scizor. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais poderoso de Tapu Lele, derrotando em um golpe Pokémon Dark-types, como Greninja e Weavile. Calm Mind eleva o Special Attack de Tapu Lele a níveis absurdos, dando-lhe a capacidade de derrotar Pokémon como Mew e Chansey, além de ajudar a utilizar Shattered Psyche para derrotar em um golpe Pokémon como Mega Scizor, assim como causar cerca de 60% de dano a Celesteela. Hidden Power Fire derrota Mega Scizor de forma confiável, que para completamente Tapu Lele uma vez que seu Z-Move já tenha sido utilizado. Hidden Power Fire também causa um bom dano a Ferrothorn de forma mais confiável; com Focus Blast, Tapu Lele precisa acertar Ferrothorn múltiplas vezes para livrar-se dele. Focus Blast é uma alternativa para acabar com alvos importantes, como Heatran e Tyranitar; o último, notavelmente, sobrevive a Moonblast com boost de Calm Mind e consegue derrotar Tapu Lele em um golpe caso Stealth Rock não esteja no campo.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Tapu Lele a níveis absurdos, além de proteger ela e seus companheiros de equipe de moves de prioridade vindos de Mega Scizor e Ash-Greninja, por exemplo. Investimento de EV máximo de EVs em Speed e uma nature Timid garantem que Tapu Lele sempre ultrapasse Jolly Landorus-T e Adamant Zygarde, além de fazer e também consiga uma Speed tie com Naive Kyurem-B. Investimento de EV máximo de EVs em Special Attack permite que Tapu Lele cause o máximo de dano possível. Psychium Z dá a Tapu Lele um insano potencial de wallbreak, a ajudando-a a derrotar Pokémon como Assault Vest Tapu Bulu e Celesteela.

Dicas de Uso

Psychium Z Tapu Lele é, fundamentalmente, uma wallbreaker, portanto deve ser mantida relativamente saudável contra times bulky, assim ela poderá sobreviver tanto a Seismic Toss de Chansey quanto a Magma Storm de Heatran, caso a ocasião necessite. Além disso, tente manter Tapu Lele longe de status, (adicioanr vírgula) como Toxic vindo de Pokémon como Toxapex, (adicionar vírgula) que pode encurtar severamente a sua longevidade. Pelo fato de Tapu Lele não estar usando um item Choice nesse set, prever switches não é tão importante. Sinta-se livre para simplesmente utilizar o move que é super efetivo contra o atual Pokémon inimigo no campo; errar uma previsão é muito menos punitivo. Também, utilizar Calm Mind é uma jogada muito mais segura do que, desnecessariamente, prever uma switch. Como times normalmente tentam realizar pivot em Tapu Lele, usar Calm Mind conforme o oponente realiza switch in para uma ameaça, (remover vírgula) como Ash-Greninja, (remover vírgula) permitirá que Tapu Lele sobreviva o ataque subsequente. De forma similar, Focus Blast também é uma excelente jogada contra times que tentam usar o core de Heatran ou Ferrothorn + um Pokémon Dark-type para lidar com Tapu Lele.

Opções de Equipe

Tapu Lele é uma excelente wallbreaker com que tem boa sinergia com uma grande variedade de Pokémon. Pokémon que apreciam a capacidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna, como Ash-Greninja, formam, tipicamente, bons parceiros, já que eles acham muito mais fácil fazer sweep depois que Magearna estiver enfraquecida. Pokémon vulnerável vulneráveis à prioridade, como Volcarona e Choice Scarf Kartana, (adicionar vírgula) apreciam muito a ability capacidade (nesse caso aqui não acho que é de Psychic Surge) de Tapu Lele de convocar Psychic Terrain. Tapu Lele funciona bem com apoio de entry hazard vindos de Pokémon como Landorus-T e Ferrothorn, que podem utilizar Stealth Rock e, no caso de Ferrothorn, Spikes para desgastar os checks e counters dela Tapu Lele. Mega Alakazam prospera em Psychic Terrain, que o protege de prioridade vindos de Mega Pinsir, Ash-Greninja e Mega Scizor, além de conceder um boost aos seus moves STAB, os levando-os a níveis ridículos, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Landorus-T. Mega Alakazam também aprecia a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna. Hawlucha pode usar Psychic Seed para imediatamente ativar Unburden em Psychic Terrain, concedendo-lhe um boost em Special Defense para aguentar mais facilmente Water Shuriken e Hidden Power Ice vindos de Ash-Greninja e Landorus-T, respectivamente.

[SET]
nome: Choice Specs
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Psyshock
move 4: Hidden Power Fire
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic causa uma quantidade de dano impressionante a até mesmo os mais semi-bulky dos alvos que o resistem; 252 HP Heatran, por exemplo, é derrotado em dois golpes depois do dano de uma fileira camada de Spikes ou dano anterior equivalente. Dark- e Psychic-types, que são ousados o suficiente para tentar realizar switch in em Psychic, são destruídos por Moonblast ao invés disso, que também possui uma boa bom Base Power e coverage geral. Embora utilizar dois ataques Psychic-types paralelos no mesmo set possa parecer redundante, Psyshock é um bom ataque no terceiro slot por causa da sua capacidade de derrotar Pokémon frágeis em Defense; por exemplo, Psyshock consegue derrotar Chansey e Gastrodon focado em Special Defense, enquanto causa um dano leve a Assault Vest Magearna e Celesteela defensiva. Hidden Power Fire derrota tranquilamente em um golpe Ferrothorn e Mega Scizor, os prevenindo impedindo-os de utilizar em retorno tanto um ataque como um move de recovery. Hidden Power Fire também pega lida com Skarmory, Mega Mawile, Excadrill e Magnezone desprevenidos a uma alta vida e com HP mais alto, sendo também uma resposta suficiente contra Jirachi.

Detalhes do Set

Investimento significante de EVs em Speed e Special Attack dá a Tapu Lele o máximo de Speed e poder possível. Na maioria das vezes, uma nature Timid é preferível no lugar de Modest, na maioria das vezes, porque Landorus-T e Excadrill ofensivos com nature positiva em Speed são comuns no metagame e a chance de ultrapassar inimigos com nature neutra, como Modest Mega Charizard Y, é valiosa. Com Choice Specs, Tapu Lele alcança um enorme poder ao receber um bom boost em seus já impressionantes moves STAB, assim como ganhando boost em seus moves medianos de coverage.

Dicas de Uso

Embora esse set possua um incrível poder destrutivo que potencialmente lhe permite que ele derrote derrotar ameaças no early- ou mid-game, é importante determinar sua função dependendo da estrutura do time inimigo. Em particular, esse set derrota times balanced quase completamente, visto que Tapu Lele é rápida e poderosa o suficiente para derrotar típicos Pokémon defensivos enquanto limita as oportunidades de inimigos ofensivos mais rápidos realizarem switch in. Ainda assim, esse set deve ser jogado usado de forma cautelosa, já que esses arquétipos podem se adaptar a situações desfavoráveis com Pokémon mais bulky ou mais resistente com resistências de tipos (acho que resistente é sobre tipos mesmo, porque do outro jeito é redundante). Contra times ofensivos com, normalmente, Pokémon medianos em Speed e bulk, Tapu Lele consegue exercer pressão com Psychic e Moonblast o dia todo a partida toda até que eles, eventualmente, percam; nesses casos, ela provavelmente deve ter causado dano o suficiente para que cleaners companheiros de equipe que realizam sweep façam seu trabalho.

Geralmente não é aconselhável realizar switch in com Tapu Lele muito agressivamente, já que ela é um fantástico recurso ofensivo contra quase quase todos arquétipos. Devido ao fato de Choice Specs travar Tapu Lele em um único move, previsões devem ser feitas contra inimigos com muitas resistências ou contra Pokémon imunes. Por exemplo, ver um ou dois Dark-type no Team Preview significa que utilizar Moonblast é a escolha mais segura no lugar de Psychic no early-game. Da mesma forma, bons switch-ins, como Celesteela e Jirachi, podem ter uma pedaço de sua vida parcela de seu HP retirada por Hidden Power Fire.

Opções de Equipe

Embora Tapu Lele possa derrotar a maioria das ameaças com o move correto de coverage e previsões, ela preferiria ter a facilidade de escolher um move STAB ao invés de seus ataques de coverage mais fracos e menos confiáveis. Tapu Lele também sofre check facilmente devido a ter somente um stat decente, a à sua Speed meramente decente, (remover vírgula) e ao fato de travar-se em um ataque, portanto alguma ajuda contra Dark- e Steel-types, pelo menos, torna as coisas mais fáceis. Por exemplo, Magnezone prende e derrota a maioria dos Steel-types, (remover vírgula) que amam realizar switch in em Tapu Lele, incluindo Ferrothorn, Celesteela, Jirachi e Scizor.

No geral, usuários de U-turn e Volt Switch são bons companheiros de equipe para trazer Tapu Lele ao campo de forma segura(espaço)(espaço)sendo os mais lentos são especialmente apreciados por serem tipicamente bulky o suficiente para aguentar ataques e fornecer mais facilidade nas previsões. Landorus-T defensivo é um exemplo disso, já que ele também faz check completamente geral a maioria dos physical attackers e Steel-types graças a Intimidate enquanto fornece apoio com Stealth Rock. Da mesma forma, Mega Scizor e Rotom-W também podem fornecer um U-turn ou Volt Switch mais lento enquanto mantêm a vários checks e counters de Tapu Lele em check sob controle, especialmente Celesteela no caso de Rotom-W. Tapo Koko também é vale a pena ser considerado, visto que seus sets ofensivos rápidos põem uma variedade de checks e counters de Tapu Lele em perigo, incluindo Celesteela e Greninja. Tanto Tapu Lele quanto Tapu Koko podem reiniciar a contagem do Terrain um do outro, prevenindo que acabem em horas inconvenientes. Levando em conta que Tapu Lele exerce muita pressão e tende a forçar switches, usuários de entry hazards podem ajudar ainda mais a derrotar switch-ins e Pokémon defensivos. Ferrothorn é bom nesse quesito, visto que pois pode usar tanto Stealth Rock quanto Spikes enquanto possui outros pontos positivos, incluindo fantásticas defesas, assim como Leech Seed e Iron Barbs para enfraquecer o oponente. Greninja é uma escolha mais ofensiva, que pode utilizar Spikes e ser ofensivamente adaptável, dependendo das necessidades do time. Por exemplo, uma versão physically offense focada em Attack com Protean e Low Kick pode atrair e praticamente derrotar Celesteela em dois golpes, enquanto Ash-Greninja tem a opção de acabar completamente com times ofensivos quando Tapu Lele tiver sido derrotada.

Em termos de parceiros de equipe que se beneficiam de Psychic Terrain em particular, Mega Medicham aprecia o poder extra em seu Zen Headbutt, assim como a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer checks e counters defensivos, permitindo-lhe realizar um que Mega Medicham realize o sweep quando for apropriado. Embora Alakazam e Mega Alakazam sejam bastante redundantes com Tapu Lele por utilizarem moves de coverage semelhantes, ambos se beneficiam de Psychic Terrain potencializando seus moves Psychic-types e os protegendo de moves de prioridade. Alakazam pode usar Focus Sash e Counter para realizar revenge kill a qualquer physical attacker, enquanto Mega Alakazam ostenta de stats ofensivos maiores, assim como a habilidade de realizar revenge kill em a Sand Rush Excadrill e em a outros weather sweepers de clima graças a Tracer Trace. Outros sweepers, normalmente fracos a prioridade, como Zygarde, Volcarona e o já mencionado Ash-Greninja, também se beneficiam de Psychic Terrain; entretanto, em prática, eles têm poucos turnos para fazer bom uso do Terrain, a menos que Tapu Lele seja derrotada no mesmo turno que ele foi conjurado.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Focus Blast / Thunderbolt / Nature's Madness
item: Choice Scarf
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o ataque mais poderoso de Tapu Lele, capaz de derrotar em um golpe muitos Pokémon comum comuns rápidos e ofensivos, causando também um bocado bom dano a Pokémon que o resistem. Moonblast é um excelente ataque alternativo para se apoiar no caso do time inimigo possuir Dark-types ou Psychic-types saudáveis. Hidden Power Fire é uma arma razoavelmente suficiente contra Steel-types, como Ferrothorn, Mega Scizor e Mega Mawile, que se não fosse por isso gostariam de realizar switch in graças a falta de poder desse set. Thunderbolt é um bom ataque de coverage, permitindo que esse set derrote Gyarados em um único golpe e Mantine em dois (outros moves conseguem somente derrotá-lo em três golpes enquanto ele faz stall com Roost). Thunderbolt também pressiona cores compostos por muitos Pokémon fracos a Electric, como Greninja + Toxapex ou Celesteela + Tapu Fini. Nature's Madness pode ser usado para punir Pokémon que, caso contrário, realizariam switch in tranquilamente, como Assault Vest Magearna e Celesteela. Como uma nota rápida um adendo, Psyshock não é muito útil nesse set, já que mal arranha Pokémon fracos em com baixa Defense sem um item de boost, como Chansey. Portanto, esse set prefere o poder bruto de Psychic.

Detalhes do Set

Máximo investimento de EVs em Speed e em Special Attack com uma nature Timid é simplesmente padrão de um set Choice Scarf, permitindo que Tapu Lele entre em tenha Speed tie com +1 Zygarde com máxima Speed e faça revenge kill de forma segura a Mega Alakazam, Choice Scarf Landorus-T e qualquer coisa mais lenta. Uma nature Modest ainda permite que Tapu Lele ultrapasse algumas marcas de referência, como Jolly Gyarados e Mega Beedrill, enquanto concede-lhe uma pequena dose de poder, embora a faça falhar gravemente em ultrapassar Choice Scarf Landorus-T, que é comum.

Dicas de Uso

Com a Speed bônus de Choice Scarf, assim como um excelente Special Attack natural, Tapu Lele pode agir tanto como um revenge killer quanto como um cleaner. Dependendo do time inimigo, preservar Tapu Lele para realizar ambas funções no late-game pode ser inteligente. Tenha cuidado ao simplesmente utilizar Psychic se o oponente possuir Dark- e Steel-types saudáveis em jogo. Nesse caso, use moves de coverage para derrotar ou enfraquecer esses alvos no na switch in. Mesmo sem um item de boost, Tapu Lele ainda tem poder o suficiente para ser uma wallbreaker em raras ocasiões, e nesses casos você pode utilizá-la para enfraquecer inimigos.

Opções de Equipe

Tapu Lele irá realizar sweep e revenge kill no jogo, então parceiros de equipe que podem enfraquecer Pokémon que resistem ou são imunes a ataques Psychic- e Fairy-types tornam muito mais fácil o trabalho de Tapu Lele de utilizar repetidamente Psychic e Moonblast sem ter que recorrer a ataques mais fracos ou com accuracy baixa. Heatran, por exemplo, instantaneamente põe em perigo e faz check a maioria dos Steel-types com seu set de Substitute ou Z-Move. Uma solução específica é utilizar Magnezone, que prende Steel-types desagradáveis que tendem a realizar switch in nos STABs de Tapu Lele. Zygarde é uma resposta mais defensiva a Steel-types; em particular, seu set de Substitute + Coil e de Double Dance gostam de realizar setup em frente a Ferrothorn, Scizor e Celesteela. Além do mais, seu set de Choice Band é uma ameaça imediata contra típicos Steel-types enquanto exerce pressão contra a maioria dos Pokémon que não são Grass-types, no em geral. Ele também utiliza Extreme Speed para realizar revenge kill em ameaças que Tapu Lele não é capaz de fazer, como +1 Volcarona e Swift Swim Kingdra, embora Psychic Terrain precisa precise ter acabado para poder fazer isso. De forma similar, Toxapex pode ser um bom parceiro em times mais balanced, já que ele, tipicamente, segura algumas ameaças rápidas que Tapu Lele não consegue realizar revenge kill, como Mega Charizard X e Kingdra. Mantine também é notável por ser capaz de parar Volcarona, que Tapu Lele não consegue derrotar a +1, ("in it tracks") (acho que seria in its tracks que é tipo manter na linha, mas acho desnecessário falar isso se já disse que consegue parar) enquanto fornece um bom check contra outras ameaças focadas em Special Attack.

Tapu Lele tende a forçar switches e, como esse set é não possui muito poder sem ser com Psychic, apoio de entry hazards é necessário para pressionar e enfraquecer o oponente. O já mencionado Heatran, Ferrothorn, Greninja e Landorus-T são exemplos de Pokémon que se encaixam em uma grande variedade de times offensive ofensivos ou balanced e que podem utilizar tanto Stealth Rock quanto Spikes. Embora Shuckle seja bastante limitado, ele merece uma menção por poder utilizar Sticky Web, permitindo que Tapu Lele e seus companheiros de equipe pressionem e derrotem ameaças que não poderiam ser anteriormente, como Choice Scarf Nihilego e +1 Volcarona. Para aplicar ainda mais pressão ofensiva, wallbreakers são muito úteis; Hoopa-U é um exemplo especial devido ao fato de beneficiar-se de Psychic Terrain enquanto ostenta uma variedade colorida e imprevisível de ataques para derrotar os checks e counters de Tapu Lele.

Outras Opções

Tapu Lele pode optar por utilizar um ataque Electric-type para causar um dano mais consistente em Celesteela(espaço)(espaço)ataques com boost de fortalecidos por Psychic Terrain geralmente irão causar mais dano a Water- e Flying-types, com exceção de Skarmory. Em particular, a combinação de Electrium Z e Thunder se torna o melhor ataque contra Celesteela focada em Special Defense, a derrotando-a em um golpe após um pouco de dano anterior. Thunderbolt é um move mais confiável se o usuário desejar usar outro item. Nature's Madness em conjunto com Tapunium Z pode enfraquecer severamente possíveis checks, como Magearna e Jirachi. De forma similar, outros Z-Crystals, como Ghostium Z, podem ser utilizados para atrair e derrotar checks e counters específicos. O set de Choice Specs pode tanto usar Focus Blast como Thunderbolt, visto que o primeiro causa mais dano a Heatrean Heatran e o último a Celesteela; contudo, Psychic já inflige uma quantidade de dano notável em Heatran e não sofre de falta de accuracy, enquanto Thunderbolt é limitado a atingir Celesteela de forma super efetiva.

A próxima alternativa boa é Substitute, que pode levar vantagem dos das switches que Tapu Lele comumente força. Atrás da segurança de Substitute, Tapu Lele consegue atacar duramente seu próximo sua próxima switch-in e, geralmente, prever e se adaptar a situações mais facilmente. Por último, Tapu Lele pode simplesmente optar por um set all-out-attacker, embora o último move de coverage normalmente será situacional, ao contrário de um move de utilidade.

Checks e Counters

Pokémon Steel-type e Coverage: Embora Tapu Lele geralmente use moves de coverage para derrotar Steel-types, como Hidden Power Fire e Focus Blast, esses ataques são muito fracos e pouco confiáveis para serem utilizados constantemente ou ficar travado neles por itens Choice. Assault Vest Magearna e Jirachi são um par de checks mais sólidos a Tapu Lele nessa categoria, já que eles conseguem realizar switch in facilmente em qualquer ataque, exceto Hidden Power Fire com boost de Choice Specs(espaço)(espaço)que eles não apreciam, mas ainda assim conseguem aguentar a partir de uma vida alta se estiverem com um HP alto(espaço)(espaço)enquanto são capazes de derrotá-la em retorno com ataques Steel-type com STAB. Celesteela focada em Special Defense é um counter muito sólido a Tapu Lele, visto que consegue aguentar os ataques mais comuns, exceto o raro Thunder, enquanto consegue aplicar pressão utilizando Leech Seed ou Heavy Slam. Uma vez que Tapu Lele não esteja travada ou não possua Hidden Power Fire, Mega Scizor consegue facilmente realizar switch in e recuperar a vida perdida o HP perdido com Roost enquanto consegue enfraquecer Tapu Lele com U-turn ou Pursuit. Se Tapu Lele não possuir Hidden Power Fire, Focus Blast e ou All-Out Pummeling, Pokémon como Mega Mawile e Heatran conseguem realizar switch in muito facilmente, embora eles corram o risco de serem enfraquecidos devido a falta de recovery e pelo alto dano causado por Psychic com boost.

Revenge Kill Baseado em Speed: A Speed e o bulk de Tapu Lele são um pouco abaixo da média, a tornando-a suscetível a revenge kill. Perceba que ataques de prioridade não funcionarão devido ao fato de que Psychic Terrain estará ativo na maior parte do tempo. Se Tapu Lele não estiver usando Choice Scarf, uma variedade de Pokémon rápidos, como Choice Scarf Landorus, Kartana, Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, (adicionar vírgula) podem causar um grande dano. Até mesmo os sets de Choice Scarf têm alguns problemas graças ao fato de Tapu Lele ser travada em um move, assim como ainda ser ultrapassada por usuários de Choice Scarf mais rápidos, como Greninja e Kartana.

Diversos Pokémon Focados em Special Defense: Estar travado no move errado ou não estiver utilizando Psyshock significa que alguns Pokémon focados em Special Defense, particularmente, podem se dar o luxo de realizar switch in em Tapu Lele muito confiavelmente, embora muitos deles sejam prejudicados por Taunt, se estiverem contra o set de Taunt + três ataques. Chansey e Cresselia são os principais exemplos, já que não temem nada de Tapu Lele, exceto Psyshock e Shadow Ball, respectivamente. Gastrodon focado em Special Defense não pode ser derrotado em dois golpes por Psychic sem boost e pode utilizar Toxic e Recover até que os turnos de Psychic Terrain acabem. De forma similar, Clefable pode utilizar Wish e Protect para fazer stall aos turnos de Psychic Terrain, embora as variantes focadas em Defense ainda sejam duramente pressionadas por Moonblast.

Dark-types: Como Tapu Lele irá querer servir como uma força imparável com seus ataques Psychic-types na maior parte do tempo, Dark-types saudáveis simplesmente a param impedem de fazer isso, especialmente se estiver travada em um move por um item Choice. Usar Dark-types deve ser somente um último recurso, no entanto; com exceção de Alolan Muk, muitos serão destruídos por um Moonblast no tempo certo do bem pensado na switch in. Weavile e ambas formas de Greninja são notáveis, visto que ultrapassam os sets de Tapu Lele sem Choice Scarf e podem facilmente levar vantagem dela Tapu Lele quando estiver travada em Psychic ou Psyshock, a acertando ela ou uma switch-in com um poderoso ataque ou um switch-in. Graças ao buff em Special Defense vindo de sandstorm, principalmente saudável, as variantes bulky e mais saudáveis de Tyranitar conseguem aguentar bem Moonblast e todos os outros ataques, exceto Focus Blast. Elas também podem enfraquecer Tapu Lele com Pursuit ou com outros moves STAB. De forma parecida, Hoopa-U é bulky o suficiente para realizar switch in em ataques coverage Choice-locked e ataques Psychic-type, (remover vírgula) se precisar for desesperadamente necessário.
Pronto para o segundo.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Visão Geral

Tapu Lele facilmente se diferencia de diversos wallbreakers poderosos em OU devido à sua única e útil ability: Psychic Surge. A ability citada automaticamente conjura Psychic Terrain, concedendo um boost aos ataques Psychic-types de Tapu Lele de graça, tornando-os extremamente difíceis de aguentar ou de realizar switch in diretamente. O Terrain também anula ataques de prioridade vindos de protege Pokémon que tocam o solo de ataques de prioridade; visto que muitos usuários de prioridade, como Mega Mawile, Zygarde e Mega Scizor, dependem de seus respectivos ataques para parar ameaças mais rápidas, Tapu Lele pode limitar suas ações e permitir que si mesma ou companheiros de equipe derrotem completamente os Pokémon citados. A combinação dessas características com bons stats ofensivos e boa tipagem torna Tapu Lele uma assustadora força da natureza, capaz de derrotar quebrar (Acho que assim dá mais impacto) totalmente numerosos arquétipos enquanto ostenta uma coverage ímpar contra ameaças junto de uma assustadora flexibilidade em seu item e no uso de seu set. Entretanto, Tapu Lele não gosta do fato de que muitos Steel-types bulky, especialmente Magearna e Celesteela, conseguem realizar switch in facilmente em ambos seus ataques STAB. Os ataques de coverage que ela normalmente utiliza para cobrir isso, assim como para outros checks e counters, tendem a ser fracos ou tênues demais para serem usados consistentemente sem ser por meio de predições ou sem dano anterior. O bulk physical mediano de Tapu Lele e boa — mas não fantástica — Speed também a limitam, às vezes tornando-a vulnerável a revenge kill. Independentemente disso, Tapu Lele é sempre implacável em seu poder e versatilidade, portanto todos os arquétipos devem tomar cuidado com ela.

[SET]
nome: Fightinium Z
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o move STAB mais poderoso de Tapu Lele, causando um bom dano em Pokémon como Landorus-T e Clefable. Psyshock é uma alternativa para derrotar em três golpes Pokémon como Chansey e causar mais dano a Assault Vest Magearna, porém falha em causar bastante tanto dano em Landorus-T e Clefable. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais forte de Tapu Lele e causa um bom dano em Pokémon Psychic-type bulky, como Mew e Reuniculus. Taunt impede que Chansey use moves de status e de recovery, assim como uma variedade de outros Pokémon, como Mew. Taunt também impede Tapu Lele de ser prejudicada por Thunder Wave ou Toxic. Focus Blast é usado com Fightinium Z para dar a Tapu Lele a habilidade capacidade de utilizar um poderoso All-Out Pummeling com Base Power de 190, que atrai e derrota seus checks comuns, como Heatran, e causa um dano massivo a Ferrothorn.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Pokémon que tocam o solo, além de protegê-los de prioridade. Fightinium Z dá a Tapu Lele o acesso a um poderoso All-Out Pummeling com 190 de Base Power, capaz de derrotar Steel-types comuns, como Heatran, Magnezone e Ferrothorn. Máximo investimento em Speed com uma nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Jolly Landorus-T e Adamant Zygarde, além de conseguir uma Speed tie com Kyurem-B e outras Tapu Lele. Máximo investimento em Special Attack garante que Tapu Lele cause o o maior dano possível.

Dicas de Uso

Comparado com Psychium Z Tapu Lele, esse set é melhor em atrair checks para seus companheiros de equipe. Por exemplo, ele pode atrair Heatran e Ferrothorn para Mega Mawile e Mega Swampert, respectivamente. Pelo fato desse set de Tapu Lele não ser Choice-locked, previsões são menos necessárias; sinta-se livre para utilizar um move que é super efetivo contra o inimigo atual no campo. Já que Tapu Lele é conhecida por utilizar coverage Psychic / Fairy / Fire, uma forma simples de realizar pivot nela é utilizando um core feito de formado por um Dark-type, como Greninja, com Heatran. Portanto, usar All-Out Pummeling consegue derrotar esse pivot comum. Tenha cuidado com Assault Vest Tapu Bulu; já que esse set não usa nem Choice Specs, nem Psychium Z, esse pivot defensivo comum que normalmente sofre contra Tapu Lele é capaz de segurá-la muito bem.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam Heatran e Ferrothorn sendo atraídos são bons parceiros. Mega Mawile pode ser um excelente companheiro por essa razão; entretanto, tenha cuidado com Psychic Terrain protegendo os inimigos de Sucker Punch de Mega Mawile. Pokémon que diretamente tomam vantagem de Psychic Terrain, como Mega Alakazam e Psychic Seed Hawlucha, são sempre parceiros excelentes; entretanto, perceba saiba que Psychium Z Tapu Lele tem uma sinergia muito melhor com o primeiro. Pivots que trazem Tapu Lele ao campo de forma segura, como Landorus-T e Mega Scizor, são excelentes opções de equipe, com o último, em particular, fazendo check a Grass-types bulky, como Assault Vest Tapu Bulu e Tangrowth, e frequentemente trazendo Tapu Lele em campo para lidar com seus checks, como Toxapex e Heatran. Como muitos Pokémon ofensivos, Tapu Lele aprecia o suporte vindo de entry hazards para desgastar seus checks. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T, Clefable, Ferrothorn e Heatran, além de usuários de Spikes, como Ferrothorn e Greninja, ajudam-na nesse aspecto. Em retorno, Tapu Lele pode atrair e derrotar Heatran para Clefable e Ferrothorn.

[SET]
nome: Psychium Z
move 1: Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Calm Mind
move 4: Hidden Power Fire / Focus Blast
item: Psychium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psyshock causa dano baseado na Defense do inimigo e recebe boost de Psychic Terrain, o que permite a Tapu Lele derrotar special walls, como Chansey. Quando usado com Psychium Z, Tapu Lele ganha acesso a Shattered Psyche com Base Power de 160 que causa dano baseado na Special Defense do inimigo, derrotando physical walls, como Mega Scizor. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais poderoso de Tapu Lele, derrotando em um golpe Dark-types, como Greninja e Weavile. Calm Mind eleva o Special Attack de Tapu Lele a níveis absurdos, dando-lhe a capacidade de derrotar Pokémon como Mew e Chansey, além de ajudar a utilizar Shattered Psyche para derrotar em um golpe Pokémon como Mega Scizor, assim como causar cerca acima de 60% de dano a Celesteela. Hidden Power Fire derrota Mega Scizor de forma confiável, que para completamente Tapu Lele uma vez que seu Z-Move já tenha sido utilizado. Hidden Power Fire também causa um bom dano a Ferrothorn de forma mais confiável; com Focus Blast, Tapu Lele precisa acertar Ferrothorn múltiplas vezes para livrar-se dele. Focus Blast é uma alternativa para acabar com alvos importantes, como Heatran e Tyranitar; o último, notavelmente, sobrevive a Moonblast com boost de Calm Mind e consegue derrotar Tapu Lele em um golpe caso Stealth Rock não esteja no campo.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Tapu Lele a níveis absurdos, além de proteger ela e seus companheiros de equipe de moves de prioridade vindos de Mega Scizor e Ash-Greninja, por exemplo. Investimento máximo de EVs em Speed e uma nature Timid garantem que Tapu Lele sempre ultrapasse Jolly Landorus-T e Adamant Zygarde e também consiga uma Speed tie com Naive Kyurem-B. Investimento máximo de EVs em Special Attack permite que Tapu Lele cause o máximo de dano possível. Psychium Z dá a Tapu Lele um insano potencial de wallbreak, ajudando-a a derrotar Pokémon como Assault Vest Tapu Bulu e Celesteela.

Dicas de Uso

Psychium Z Tapu Lele é, fundamentalmente, uma wallbreaker, portanto deve ser mantida relativamente saudável contra times bulky, assim ela poderá sobreviver tanto a múltiplos Seismic Toss de Chansey quanto a Magma Storm de Heatran, caso a ocasião necessite. Além disso, tente manter Tapu Lele longe de status, como Toxic vindo de Pokémon como Toxapex, que pode encurtar severamente a sua longevidade. Pelo fato de Tapu Lele não estar usando um item Choice nesse set, prever switches não é tão importante. Sinta-se livre para simplesmente utilizar o move que é super efetivo contra o atual Pokémon inimigo no campo; errar uma previsão é muito menos punitivo. Também, utilizar Calm Mind é uma jogada muito mais segura do que, desnecessariamente, prever uma switch. Como times normalmente tentam realizar pivot em Tapu Lele, usar Calm Mind conforme o oponente realiza switch in para uma ameaça como Ash-Greninja permitirá que Tapu Lele sobreviva o ataque subsequente. De forma similar, Focus Blast também é uma excelente jogada contra times que tentam usar o core de Heatran ou Ferrothorn + um Pokémon Dark-type para lidar com Tapu Lele.

Opções de Equipe

Tapu Lele é uma excelente wallbreaker que tem boa sinergia com uma grande variedade de Pokémon. Pokémon que apreciam a capacidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna, como Ash-Greninja, formam, tipicamente, bons parceiros, já que eles acham muito mais fácil fazer sweep depois que Magearna estiver enfraquecida. Pokémon vulneráveis à prioridade, como Volcarona e Choice Scarf Kartana, apreciam muito a capacidade de Tapu Lele de convocar Psychic Terrain. Tapu Lele funciona bem com apoio de entry hazard vindos de Pokémon como Landorus-T e Ferrothorn, que podem utilizar Stealth Rock e, no caso de Ferrothorn, Spikes para desgastar os checks e counters dela. Mega Alakazam prospera brilha em Psychic Terrain, que o protege de prioridade vindos de Mega Pinsir, Ash-Greninja e Mega Scizor, além de conceder um boost aos seus moves STAB, levando-os a níveis ridículos, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Landorus-T. Mega Alakazam também aprecia a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna. Hawlucha pode usar Psychic Seed para imediatamente ativar Unburden em Psychic Terrain, concedendo-lhe um boost em Special Defense para aguentar mais facilmente Water Shuriken e Hidden Power Ice vindos de Pokémon como Ash-Greninja e Landorus-T, respectivamente. (Mudei essa parte já que no original ele fala de maneira mais generalizada, principalmente porque outros Pokémon também poderiam usar HP Ice em Hawlucha)

[SET]
nome: Choice Specs
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Psyshock
move 4: Hidden Power Fire
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic causa uma quantidade de dano impressionante a até mesmo os mais semi-bulky dos alvos que o resistem; 252 HP Heatran, por exemplo, é derrotado em dois golpes depois do dano de uma camada de Spikes ou dano anterior equivalente. Dark- e Psychic-types, que são ousados o suficiente para tentar realizar switch in em Psychic, são destruídos por Moonblast ao invés disso, que também possui uma boa Base Power e coverage geral. Embora utilizar dois ataques Psychic-type paralelos no mesmo set possa parecer redundante, Psyshock é um bom ataque no terceiro slot por causa da sua capacidade de derrotar Pokémon frágeis em com baixa Defense(Se preferir, pode colocar "frágeis do lado physical"); por exemplo, Psyshock consegue derrotar Chansey e Gastrodon focado em Special Defense, enquanto causa um bom dano leve a Assault Vest Magearna e Celesteela defensiva (Eu não diria que dar 3HKO em Magearna sem hazards seria um dano leve). Hidden Power Fire derrota tranquilamente em um golpe Ferrothorn e Mega Scizor, impedindo-os de utilizar em retorno tanto um ataque como um move de recovery. Hidden Power Fire também lida com Skarmory, Mega Mawile, Excadrill e Magnezone desprevenidos e com HP mais alto, sendo também uma resposta suficiente contra Jirachi.

Detalhes do Set

Investimento significante de EVs em Speed e Special Attack dá a Tapu Lele o máximo de Speed e poder possível. Na maioria das vezes, uma nature Timid é preferível no lugar de Modest, porque Landorus-T e Excadrill ofensivos com nature positiva em Speed são comuns no metagame e a chance de ultrapassar inimigos com nature neutra, como Modest Mega Charizard Y, é valiosa. Com Choice Specs, Tapu Lele alcança um enorme poder ao receber um bom boost em seus já impressionantes moves STAB, assim como ganhando um boost em seus moves que de outra forma seriam medianos de coverage.

Dicas de Uso

Embora esse set possua um incrível poder destrutivo que potencialmente lhe permite derrotar ameaças no early- ou mid-game, é importante determinar sua função dependendo da estrutura do time inimigo. Em particular, esse set derrota times balanced quase completamente, visto que Tapu Lele é rápida e poderosa o suficiente para derrotar típicos Pokémon defensivos enquanto limita as oportunidades de inimigos ofensivos mais rápidos realizarem switch in. Ainda assim, esse set deve ser usado de forma cautelosa, já que esses arquétipos podem se adaptar a situações desfavoráveis com Pokémon mais bulky ou com resistências de tipos. Contra times ofensivos com, normalmente, Pokémon medianos em Speed rápidos e com bulk mediano, Tapu Lele consegue exercer pressão com Psychic e Moonblast a partida toda até que eles ela, eventualmente, percam desmaie; nesses casos, ela provavelmente deve ter causado dano o suficiente para que cleaners companheiros de equipe façam seu trabalho.

Geralmente não é aconselhável realizar switch in com Tapu Lele muito agressivamente, já que ela é um fantástico recurso ofensivo contra quase todos arquétipos. Devido ao fato de Choice Specs travar Tapu Lele em um único move, previsões devem ser feitas contra inimigos com muitas resistências ou contra Pokémon imunes. Por exemplo, ver um ou dois Dark-type no Team Preview significa que utilizar Moonblast é a escolha mais segura no lugar de Psychic no early-game. Da mesma forma, bons boas switch-ins, como Celesteela e Jirachi, podem ter uma parcela de seu HP retirada por Hidden Power Fire.

Opções de Equipe

Embora Tapu Lele possa derrotar a maioria das ameaças com o move correto de coverage e previsões, ela preferiria ter a facilidade de escolher um move STAB ao invés de seus ataques de coverage mais fracos e menos confiáveis. Tapu Lele também sofre check facilmente devido à sua Speed meramente decente e ao fato de travar-se em um ataque, portanto alguma ajuda contra Dark- e Steel-types, pelo menos, torna as coisas mais fáceis. Por exemplo, Magnezone prende e derrota a maioria dos Steel-types que amam realizar switch in em Tapu Lele, incluindo Ferrothorn, Celesteela, Jirachi e Scizor.

No geral, usuários de U-turn e Volt Switch são bons companheiros de equipe para trazer Tapu Lele ao campo de forma segura — os mais lentos são especialmente apreciados por serem tipicamente bulky o suficiente para aguentar ataques e fornecer mais facilidade nas previsões. Landorus-T defensivo é um exemplo disso, já que ele também faz check geral a maioria dos physical attackers e Steel-types graças a Intimidate enquanto fornece apoio com Stealth Rock. Da mesma forma, Mega Scizor e Rotom-W também podem fornecer um U-turn ou Volt Switch mais lento enquanto mantêm vários checks e counters de Tapu Lele sob controle, especialmente Celesteela no caso de Rotom-W. Tapo Koko também vale a pena ser considerado, visto que seus sets ofensivos rápidos põem uma variedade de checks e counters de Tapu Lele em perigo, incluindo Celesteela e Greninja. Tanto Tapu Lele quanto Tapu Koko podem reiniciar a contagem do Terrain um do outro, prevenindo que acabem em horas inconvenientes. Levando em conta que Tapu Lele exerce muita pressão e tende a forçar switches, usuários de entry hazards podem ajudar ainda mais a derrotar switch-ins e Pokémon defensivos. Ferrothorn é bom nesse quesito, pois pode usar tanto Stealth Rock quanto Spikes enquanto possui outros pontos positivos, incluindo fantásticas defesas, assim como Leech Seed e Iron Barbs para enfraquecer o oponente. Greninja é uma escolha mais ofensiva, que pode utilizar Spikes e ser ofensivamente adaptável, dependendo das necessidades do time. Por exemplo, uma versão focada em Attack com Protean e Low Kick pode atrair e praticamente derrotar Celesteela em dois golpes, enquanto Ash-Greninja tem a opção de acabar completamente com times ofensivos quando Tapu Lele tiver sido derrotada já tiver feito seu trabalho.

Em termos de parceiros de equipe que se beneficiam de Psychic Terrain em particular, Mega Medicham aprecia o poder extra em seu Zen Headbutt, assim como a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer checks e counters defensivos, permitindo-lhe realizar um sweep quando for apropriado. Embora Alakazam e Mega Alakazam sejam bastante redundantes com Tapu Lele por utilizarem moves de coverage semelhantes, ambos se beneficiam de Psychic Terrain potencializando seus moves Psychic-types e os protegendo de moves de prioridade. Alakazam pode usar Focus Sash e Counter para realizar revenge kill a qualquer physical attacker, enquanto Mega Alakazam ostenta de stats ofensivos maiores, assim como a habilidade de realizar revenge kill a Sand Rush Excadrill e a outros weather sweepers graças a Trace. Outros sweepers, normalmente fracos a prioridade, como Zygarde, Volcarona e o já mencionado Ash-Greninja, também se beneficiam de Psychic Terrain; entretanto, em prática, eles têm poucos turnos para fazer bom uso do Terrain, a menos que Tapu Lele seja derrotada no mesmo turno que ele foi conjurado.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Focus Blast / Thunderbolt / Nature's Madness
item: Choice Scarf
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o ataque mais poderoso de Tapu Lele, capaz de derrotar em um golpe muitos Pokémon comuns rápidos e ofensivos, causando também um bom dano a Pokémon que o resistem. Moonblast é um excelente ataque alternativo para se apoiar no caso do time inimigo possuir Dark-types ou Psychic-types saudáveis. Hidden Power Fire é uma arma razoavelmente suficiente contra Steel-types, como Ferrothorn, Mega Scizor e Mega Mawile, que se não fosse por isso gostariam de realizar switch in graças a falta de poder desse set. Thunderbolt é um bom ataque de coverage, permitindo que esse set derrote Gyarados em um único golpe e Mantine em dois (outros moves conseguem somente derrotá-lo em três golpes enquanto ele faz stall com Roost). Thunderbolt também pressiona cores compostos por muitos Pokémon fracos a Electric, como Greninja + Toxapex ou Celesteela + Tapu Fini. Nature's Madness pode ser usado para punir Pokémon que, caso contrário, realizariam switch in tranquilamente, como Assault Vest Magearna e Celesteela. Como um adendo, Psyshock não é muito útil nesse set, já que mal arranha Pokémon com baixa Defense mais frágeis do lado physical sem um item de boost, como Chansey. Portanto, esse set prefere o poder bruto de Psychic.

Detalhes do Set

Máximo investimento de EVs em Speed e em Special Attack com uma nature Timid é simplesmente padrão de um set Choice Scarf, permitindo que Tapu Lele tenha Speed tie com +1 Zygarde com máxima Speed e faça revenge kill de forma segura a Mega Alakazam, Choice Scarf Landorus-T e qualquer coisa mais lenta. Uma nature Modest ainda permite que Tapu Lele ultrapasse algumas marcas de referência, como Jolly Gyarados e Mega Beedrill, enquanto concede-lhe uma pequena dose de poder, embora a faça falhar gravemente em ultrapassar Choice Scarf Landorus-T, que é comum.

Dicas de Uso

Com a Speed bônus de Choice Scarf, assim como um excelente Special Attack natural, Tapu Lele pode agir tanto como revenge killer quanto como cleaner. Dependendo do time inimigo, preservar Tapu Lele para realizar ambas funções no late-game pode ser inteligente. Tenha cuidado ao simplesmente utilizar Psychic se o oponente possuir Dark- e Steel-types saudáveis em jogo. Nesse caso, use moves de coverage para derrotar ou enfraquecer esses alvos na switch in. Mesmo sem um item de boost, Tapu Lele ainda tem poder o suficiente para ser uma wallbreaker em raras ocasiões, e nesses casos você pode utilizá-la para enfraquecer inimigos.

Opções de Equipe

Tapu Lele irá realizar sweep e revenge kill no jogo, então parceiros de equipe que podem enfraquecer Pokémon que resistem ou são imunes a ataques Psychic- e Fairy-type tornam muito mais fácil o trabalho de Tapu Lele de utilizar repetidamente Psychic e Moonblast sem ter que recorrer a ataques mais fracos ou com accuracy baixa. Heatran, por exemplo, instantaneamente põe em perigo e faz check a maioria dos Steel-types com seu set de Substitute ou Z-Move. Uma solução específica é utilizar Magnezone, que prende Steel-types desagradáveis que tendem a realizar switch in nos STABs de Tapu Lele. Zygarde é uma resposta mais defensiva a Steel-types; em particular, seu set de Substitute + Coil e de Double Dance gostam de realizar setup em frente a Ferrothorn, Scizor e Celesteela. Além do mais, seu set de Choice Band é uma ameaça imediata contra típicos Steel-types enquanto exerce pressão contra a maioria dos Pokémon que não são Grass-types em geral. Ele também utiliza Extreme Speed para realizar revenge kill em ameaças que Tapu Lele não é capaz de fazer, como +1 Volcarona e Swift Swim Kingdra, embora Psychic Terrain precise ter acabado para poder fazer isso. De forma similar, Toxapex pode ser um bom parceiro em times mais balanced balanceados, já que ele, tipicamente, segura algumas ameaças rápidas que Tapu Lele não consegue realizar revenge kill, como Mega Charizard X e Kingdra. Mantine também é notável por ser capaz de parar Volcarona, que Tapu Lele não consegue derrotar ultrapassar a +1, enquanto fornece um bom check contra outras ameaças focadas em Special Attack.

Tapu Lele tende a forçar switches e, como esse set é não possui muito poder sem ser com Psychic, apoio de entry hazards é necessário para pressionar e enfraquecer o oponente. O já mencionado Heatran, Ferrothorn, Greninja e Landorus-T são exemplos de Pokémon que se encaixam em uma grande variedade de times ofensivos ou balanced balanceados (Tenta evitar misturar o playstyle com o adjetivo, se fosse manter em inglês, coloca "equipes offense e balance") e que podem utilizar tanto Stealth Rock quanto Spikes. Embora Shuckle seja bastante limitado, ele merece uma menção por poder utilizar Sticky Web, permitindo que Tapu Lele e seus companheiros de equipe pressionem e derrotem ameaças que não poderiam anteriormente, como Choice Scarf Nihilego e +1 Volcarona. Para aplicar ainda mais pressão ofensiva, wallbreakers são muito úteis; Hoopa-U é um exemplo especial devido ao fato de beneficiar-se de Psychic Terrain enquanto ostenta uma variedade colorida e imprevisível de ataques para derrotar os checks e counters de Tapu Lele.

Outras Opções

Tapu Lele pode optar por utilizar um ataque Electric-type para causar um dano mais consistente em Celesteela — ataques fortalecidos por Psychic Terrain geralmente irão causar mais dano a Water- e Flying-types, com exceção de Skarmory. Em particular, a combinação de Electrium Z e Thunder se torna o melhor ataque contra Celesteela focada em Special Defense, derrotando-a em um golpe após um pouco de dano anterior. Thunderbolt é um move mais confiável se o usuário desejar usar outro item. Nature's Madness em conjunto com Tapunium Z pode enfraquecer severamente possíveis checks, como Magearna e Jirachi. De forma similar, outros Z-Crystals, como Ghostium Z, podem ser utilizados para atrair e derrotar checks e counters específicos. O set de Choice Specs pode tanto usar Focus Blast como Thunderbolt, visto que o primeiro causa mais dano a Heatran e o último a Celesteela; contudo, Psychic já inflige uma quantidade de dano notável em Heatran e não sofre de falta de accuracy, enquanto Thunderbolt é limitado a atingir Celesteela de forma super efetiva.

A próxima melhor alternativa boa além dessas (Other Options não costuma ter opções realmente boas, só viáveis mas não boas os suficiente para entrarem em um set, e essa análise foi escrita na época que ainda aceitavam opções inviáveis em OO) é Substitute, que pode levar vantagem das switches que Tapu Lele comumente força. Atrás da segurança de Substitute, Tapu Lele consegue atacar duramente sua próxima switch-in e, geralmente, prever e se adaptar a situações mais facilmente. Por último, Tapu Lele pode simplesmente optar por um set all-out-attacker, embora o último move de coverage normalmente será situacional, ao contrário de um move de utilidade.

Checks e Counters

Pokémon Steel-type e Coverage: Embora Tapu Lele geralmente use moves de coverage para derrotar Steel-types, como Hidden Power Fire e Focus Blast, esses ataques são muito fracos e ou pouco confiáveis para serem utilizados constantemente ou ficar travado neles por itens Choice. Assault Vest Magearna e Jirachi são um par de alguns dos checks mais sólidos a Tapu Lele nessa categoria, já que eles conseguem realizar switch in facilmente em qualquer ataque, exceto Hidden Power Fire com boost de Choice Specs (Eu gosto do jeito que tá escrito e até prefiro ele, mas se preferir, pode usar "fortalecido por Choice Specs") — que eles não apreciam, mas ainda assim conseguem aguentar se estiverem com um HP alto — enquanto são capazes de derrotá-la em retorno com ataques Steel-type com STAB. Celesteela focada em Special Defense é um counter muito sólido a Tapu Lele, visto que consegue aguentar os ataques mais comuns, exceto o raro Thunder, enquanto consegue aplicar pressão utilizando Leech Seed ou Heavy Slam. Uma vez que Tapu Lele não esteja travada em ou não possua Hidden Power Fire, Mega Scizor consegue pode facilmente realizar switch in e recuperar o HP perdido com Roost enquanto consegue enfraquecer Tapu Lele com U-turn ou Pursuit. Se Tapu Lele não possuir Hidden Power Fire, Focus Blast ou All-Out Pummeling, Pokémon como Mega Mawile Ferrothorn (Não tava errado, eu que editei no SCMS porque Mega Mawile não é switch-in de Lele) e Heatran conseguem realizar switch in muito facilmente, embora eles corram o risco de serem enfraquecidos devido a falta de recovery e pelo alto dano causado por Psychic com boost.

Revenge Kill Baseado em Speed: A Speed e o bulk de Tapu Lele são um pouco abaixo acima da média, tornando-a suscetível a revenge kill. Perceba Note que ataques de prioridade não funcionarão devido ao fato de que Psychic Terrain estará ativo na maior parte do tempo. Se Tapu Lele não estiver usando Choice Scarf, uma variedade de Pokémon rápidos, como Choice Scarf Landorus, Kartana, Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, podem causar um grande dano. Até mesmo os sets de Choice Scarf têm alguns problemas graças ao fato de Tapu Lele ser travada em um move, assim como ainda ser ultrapassada por usuários de Choice Scarf mais rápidos, como Greninja e Kartana.

Diversos Pokémon Focados em Special Defense: Estar travado no move errado ou não estiver utilizando possuir Psyshock significa que alguns Pokémon focados em Special Defense, particularmente, podem se dar o luxo de realizar switch in em Tapu Lele muito confiavelmente, embora muitos deles sejam prejudicados por Taunt, se estiverem contra o set de Taunt + Três Ataques. Chansey e Cresselia são os principais exemplos, já que não temem nada de Tapu Lele, exceto Psyshock e Shadow Ball, respectivamente. Gastrodon focado em Special Defense não pode ser derrotado em dois golpes por Psychic sem boost e pode utilizar Toxic e Recover até que os turnos de Psychic Terrain acabem. De forma similar, Clefable pode utilizar Wish e Protect para fazer stall aos turnos de Psychic Terrain, embora as variantes focadas em Defense ainda sejam duramente pressionadas por Moonblast.

Dark-types: Como Tapu Lele irá querer servir como uma força imparável com seus ataques Psychic-types na maior parte do tempo, Dark-types saudáveis simplesmente a impedem de fazer isso, especialmente se estiver travada em um move por um item Choice. Usar Dark-types deve ser somente um último recurso, no entanto; com exceção de Alolan Muk, muitos serão destruídos por um Moonblast bem pensado na switch in. Weavile e ambas formas de Greninja são notáveis, visto que ultrapassam os sets de Tapu Lele sem Choice Scarf e podem facilmente levar vantagem dela quando estiver travada em Psychic ou Psyshock, acertando ela ou uma switch-in com um poderoso ataque. Graças ao buff em Special Defense vindo de sandstorm, as variantes bulky e mais saudáveis de Tyranitar conseguem aguentar bem Moonblast e todos os outros ataques, exceto Focus Blast. Elas também podem enfraquecer Tapu Lele com Pursuit ou com outros moves STAB. De forma parecida, Hoopa-U é bulky o suficiente para realizar switch in em ataques de coverage Choice-locked e ataques Psychic-type se for desesperadamente necessário.

Créditos

Escrito por accidentalgreed e sed
Traduzido por Shokkking
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por Subject 18, dk e bludz
 
Last edited:

Shokkking

No man can walk out on his own story
Visão Geral

Tapu Lele facilmente se diferencia de diversos wallbreakers poderosos em OU devido à sua única e útil ability: Psychic Surge. A ability citada automaticamente conjura Psychic Terrain, concedendo um boost aos ataques Psychic-types de Tapu Lele de graça, tornando-os extremamente difíceis de aguentar ou de realizar switch in diretamente. O Terrain também anula ataques de prioridade vindos de protege Pokémon que tocam o solo de ataques de prioridade; visto que muitos usuários de prioridade, como Mega Mawile, Zygarde e Mega Scizor, dependem de seus respectivos ataques para parar ameaças mais rápidas, Tapu Lele pode limitar suas ações e permitir que si mesma ou companheiros de equipe derrotem completamente os Pokémon citados. A combinação dessas características com bons stats ofensivos e boa tipagem torna Tapu Lele uma assustadora força da natureza, capaz de derrotar quebrar (Acho que assim dá mais impacto) totalmente numerosos arquétipos enquanto ostenta uma coverage ímpar contra ameaças junto de uma assustadora flexibilidade em seu item e no uso de seu set. Entretanto, Tapu Lele não gosta do fato de que muitos Steel-types bulky, especialmente Magearna e Celesteela, conseguem realizar switch in facilmente em ambos seus ataques STAB. Os ataques de coverage que ela normalmente utiliza para cobrir isso, assim como para outros checks e counters, tendem a ser fracos ou tênues demais para serem usados consistentemente sem ser por meio de predições ou sem dano anterior. O bulk physical mediano de Tapu Lele e boa — mas não fantástica — Speed também a limitam, às vezes tornando-a vulnerável a revenge kill. Independentemente disso, Tapu Lele é sempre implacável em seu poder e versatilidade, portanto todos os arquétipos devem tomar cuidado com ela.

[SET]
nome: Fightinium Z
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Taunt
move 4: Focus Blast
item: Fightinium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o move STAB mais poderoso de Tapu Lele, causando um bom dano em Pokémon como Landorus-T e Clefable. Psyshock é uma alternativa para derrotar em três golpes Pokémon como Chansey e causar mais dano a Assault Vest Magearna, porém falha em causar bastante tanto dano em Landorus-T e Clefable. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais forte de Tapu Lele e causa um bom dano em Pokémon Psychic-type bulky, como Mew e Reuniculus. Taunt impede que Chansey use moves de status e de recovery, assim como uma variedade de outros Pokémon, como Mew. Taunt também impede Tapu Lele de ser prejudicada por Thunder Wave ou Toxic. Focus Blast é usado com Fightinium Z para dar a Tapu Lele a habilidade capacidade de utilizar um poderoso All-Out Pummeling com Base Power de 190, que atrai e derrota seus checks comuns, como Heatran, e causa um dano massivo a Ferrothorn.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Pokémon que tocam o solo, além de protegê-los de prioridade. Fightinium Z dá a Tapu Lele o acesso a um poderoso All-Out Pummeling com 190 de Base Power, capaz de derrotar Steel-types comuns, como Heatran, Magnezone e Ferrothorn. Máximo investimento em Speed com uma nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Jolly Landorus-T e Adamant Zygarde, além de conseguir uma Speed tie com Kyurem-B e outras Tapu Lele. Máximo investimento em Special Attack garante que Tapu Lele cause o o maior dano possível.

Dicas de Uso

Comparado com Psychium Z Tapu Lele, esse set é melhor em atrair checks para seus companheiros de equipe. Por exemplo, ele pode atrair Heatran e Ferrothorn para Mega Mawile e Mega Swampert, respectivamente. Pelo fato desse set de Tapu Lele não ser Choice-locked, previsões são menos necessárias; sinta-se livre para utilizar um move que é super efetivo contra o inimigo atual no campo. Já que Tapu Lele é conhecida por utilizar coverage Psychic / Fairy / Fire, uma forma simples de realizar pivot nela é utilizando um core feito de formado por um Dark-type, como Greninja, com Heatran. Portanto, usar All-Out Pummeling consegue derrotar esse pivot comum. Tenha cuidado com Assault Vest Tapu Bulu; já que esse set não usa nem Choice Specs, nem Psychium Z, esse pivot defensivo comum que normalmente sofre contra Tapu Lele é capaz de segurá-la muito bem.

Opções de Equipe

Pokémon que apreciam Heatran e Ferrothorn sendo atraídos são bons parceiros. Mega Mawile pode ser um excelente companheiro por essa razão; entretanto, tenha cuidado com Psychic Terrain protegendo os inimigos de Sucker Punch de Mega Mawile. Pokémon que diretamente tomam vantagem de Psychic Terrain, como Mega Alakazam e Psychic Seed Hawlucha, são sempre parceiros excelentes; entretanto, perceba saiba que Psychium Z Tapu Lele tem uma sinergia muito melhor com o primeiro. Pivots que trazem Tapu Lele ao campo de forma segura, como Landorus-T e Mega Scizor, são excelentes opções de equipe, com o último, em particular, fazendo check a Grass-types bulky, como Assault Vest Tapu Bulu e Tangrowth, e frequentemente trazendo Tapu Lele em campo para lidar com seus checks, como Toxapex e Heatran. Como muitos Pokémon ofensivos, Tapu Lele aprecia o suporte vindo de entry hazards para desgastar seus checks. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T, Clefable, Ferrothorn e Heatran, além de usuários de Spikes, como Ferrothorn e Greninja, ajudam-na nesse aspecto. Em retorno, Tapu Lele pode atrair e derrotar Heatran para Clefable e Ferrothorn.

[SET]
nome: Psychium Z
move 1: Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Calm Mind
move 4: Hidden Power Fire / Focus Blast
item: Psychium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psyshock causa dano baseado na Defense do inimigo e recebe boost de Psychic Terrain, o que permite a Tapu Lele derrotar special walls, como Chansey. Quando usado com Psychium Z, Tapu Lele ganha acesso a Shattered Psyche com Base Power de 160 que causa dano baseado na Special Defense do inimigo, derrotando physical walls, como Mega Scizor. Moonblast é o move STAB Fairy-type mais poderoso de Tapu Lele, derrotando em um golpe Dark-types, como Greninja e Weavile. Calm Mind eleva o Special Attack de Tapu Lele a níveis absurdos, dando-lhe a capacidade de derrotar Pokémon como Mew e Chansey, além de ajudar a utilizar Shattered Psyche para derrotar em um golpe Pokémon como Mega Scizor, assim como causar cerca acima de 60% de dano a Celesteela. Hidden Power Fire derrota Mega Scizor de forma confiável, que para completamente Tapu Lele uma vez que seu Z-Move já tenha sido utilizado. Hidden Power Fire também causa um bom dano a Ferrothorn de forma mais confiável; com Focus Blast, Tapu Lele precisa acertar Ferrothorn múltiplas vezes para livrar-se dele. Focus Blast é uma alternativa para acabar com alvos importantes, como Heatran e Tyranitar; o último, notavelmente, sobrevive a Moonblast com boost de Calm Mind e consegue derrotar Tapu Lele em um golpe caso Stealth Rock não esteja no campo.

Detalhes do Set

Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Tapu Lele a níveis absurdos, além de proteger ela e seus companheiros de equipe de moves de prioridade vindos de Mega Scizor e Ash-Greninja, por exemplo. Investimento máximo de EVs em Speed e uma nature Timid garantem que Tapu Lele sempre ultrapasse Jolly Landorus-T e Adamant Zygarde e também consiga uma Speed tie com Naive Kyurem-B. Investimento máximo de EVs em Special Attack permite que Tapu Lele cause o máximo de dano possível. Psychium Z dá a Tapu Lele um insano potencial de wallbreak, ajudando-a a derrotar Pokémon como Assault Vest Tapu Bulu e Celesteela.

Dicas de Uso

Psychium Z Tapu Lele é, fundamentalmente, uma wallbreaker, portanto deve ser mantida relativamente saudável contra times bulky, assim ela poderá sobreviver tanto a múltiplos Seismic Toss de Chansey quanto a Magma Storm de Heatran, caso a ocasião necessite. Além disso, tente manter Tapu Lele longe de status, como Toxic vindo de Pokémon como Toxapex, que pode encurtar severamente a sua longevidade. Pelo fato de Tapu Lele não estar usando um item Choice nesse set, prever switches não é tão importante. Sinta-se livre para simplesmente utilizar o move que é super efetivo contra o atual Pokémon inimigo no campo; errar uma previsão é muito menos punitivo. Também, utilizar Calm Mind é uma jogada muito mais segura do que, desnecessariamente, prever uma switch. Como times normalmente tentam realizar pivot em Tapu Lele, usar Calm Mind conforme o oponente realiza switch in para uma ameaça como Ash-Greninja permitirá que Tapu Lele sobreviva o ataque subsequente. De forma similar, Focus Blast também é uma excelente jogada contra times que tentam usar o core de Heatran ou Ferrothorn + um Pokémon Dark-type para lidar com Tapu Lele.

Opções de Equipe

Tapu Lele é uma excelente wallbreaker que tem boa sinergia com uma grande variedade de Pokémon. Pokémon que apreciam a capacidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna, como Ash-Greninja, formam, tipicamente, bons parceiros, já que eles acham muito mais fácil fazer sweep depois que Magearna estiver enfraquecida. Pokémon vulneráveis à prioridade, como Volcarona e Choice Scarf Kartana, apreciam muito a capacidade de Tapu Lele de convocar Psychic Terrain. Tapu Lele funciona bem com apoio de entry hazard vindos de Pokémon como Landorus-T e Ferrothorn, que podem utilizar Stealth Rock e, no caso de Ferrothorn, Spikes para desgastar os checks e counters dela. Mega Alakazam prospera brilha em Psychic Terrain, que o protege de prioridade vindos de Mega Pinsir, Ash-Greninja e Mega Scizor, além de conceder um boost aos seus moves STAB, levando-os a níveis ridículos, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pokémon como Landorus-T. Mega Alakazam também aprecia a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna. Hawlucha pode usar Psychic Seed para imediatamente ativar Unburden em Psychic Terrain, concedendo-lhe um boost em Special Defense para aguentar mais facilmente Water Shuriken e Hidden Power Ice vindos de Pokémon como Ash-Greninja e Landorus-T, respectivamente. (Mudei essa parte já que no original ele fala de maneira mais generalizada, principalmente porque outros Pokémon também poderiam usar HP Ice em Hawlucha)

[SET]
nome: Choice Specs
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Psyshock
move 4: Hidden Power Fire
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic causa uma quantidade de dano impressionante a até mesmo os mais semi-bulky dos alvos que o resistem; 252 HP Heatran, por exemplo, é derrotado em dois golpes depois do dano de uma camada de Spikes ou dano anterior equivalente. Dark- e Psychic-types, que são ousados o suficiente para tentar realizar switch in em Psychic, são destruídos por Moonblast ao invés disso, que também possui uma boa Base Power e coverage geral. Embora utilizar dois ataques Psychic-type paralelos no mesmo set possa parecer redundante, Psyshock é um bom ataque no terceiro slot por causa da sua capacidade de derrotar Pokémon frágeis em com baixa Defense(Se preferir, pode colocar "frágeis do lado physical"); por exemplo, Psyshock consegue derrotar Chansey e Gastrodon focado em Special Defense, enquanto causa um bom dano leve a Assault Vest Magearna e Celesteela defensiva (Eu não diria que dar 3HKO em Magearna sem hazards seria um dano leve). Hidden Power Fire derrota tranquilamente em um golpe Ferrothorn e Mega Scizor, impedindo-os de utilizar em retorno tanto um ataque como um move de recovery. Hidden Power Fire também lida com Skarmory, Mega Mawile, Excadrill e Magnezone desprevenidos e com HP mais alto, sendo também uma resposta suficiente contra Jirachi.

Detalhes do Set

Investimento significante de EVs em Speed e Special Attack dá a Tapu Lele o máximo de Speed e poder possível. Na maioria das vezes, uma nature Timid é preferível no lugar de Modest, porque Landorus-T e Excadrill ofensivos com nature positiva em Speed são comuns no metagame e a chance de ultrapassar inimigos com nature neutra, como Modest Mega Charizard Y, é valiosa. Com Choice Specs, Tapu Lele alcança um enorme poder ao receber um bom boost em seus já impressionantes moves STAB, assim como ganhando um boost em seus moves que de outra forma seriam medianos de coverage.

Dicas de Uso

Embora esse set possua um incrível poder destrutivo que potencialmente lhe permite derrotar ameaças no early- ou mid-game, é importante determinar sua função dependendo da estrutura do time inimigo. Em particular, esse set derrota times balanced quase completamente, visto que Tapu Lele é rápida e poderosa o suficiente para derrotar típicos Pokémon defensivos enquanto limita as oportunidades de inimigos ofensivos mais rápidos realizarem switch in. Ainda assim, esse set deve ser usado de forma cautelosa, já que esses arquétipos podem se adaptar a situações desfavoráveis com Pokémon mais bulky ou com resistências de tipos. Contra times ofensivos com, normalmente, Pokémon medianos em Speed rápidos e com bulk mediano, Tapu Lele consegue exercer pressão com Psychic e Moonblast a partida toda até que eles ela, eventualmente, percam desmaie; nesses casos, ela provavelmente deve ter causado dano o suficiente para que cleaners companheiros de equipe façam seu trabalho.

Geralmente não é aconselhável realizar switch in com Tapu Lele muito agressivamente, já que ela é um fantástico recurso ofensivo contra quase todos arquétipos. Devido ao fato de Choice Specs travar Tapu Lele em um único move, previsões devem ser feitas contra inimigos com muitas resistências ou contra Pokémon imunes. Por exemplo, ver um ou dois Dark-type no Team Preview significa que utilizar Moonblast é a escolha mais segura no lugar de Psychic no early-game. Da mesma forma, bons boas switch-ins, como Celesteela e Jirachi, podem ter uma parcela de seu HP retirada por Hidden Power Fire.

Opções de Equipe

Embora Tapu Lele possa derrotar a maioria das ameaças com o move correto de coverage e previsões, ela preferiria ter a facilidade de escolher um move STAB ao invés de seus ataques de coverage mais fracos e menos confiáveis. Tapu Lele também sofre check facilmente devido à sua Speed meramente decente e ao fato de travar-se em um ataque, portanto alguma ajuda contra Dark- e Steel-types, pelo menos, torna as coisas mais fáceis. Por exemplo, Magnezone prende e derrota a maioria dos Steel-types que amam realizar switch in em Tapu Lele, incluindo Ferrothorn, Celesteela, Jirachi e Scizor.

No geral, usuários de U-turn e Volt Switch são bons companheiros de equipe para trazer Tapu Lele ao campo de forma segura — os mais lentos são especialmente apreciados por serem tipicamente bulky o suficiente para aguentar ataques e fornecer mais facilidade nas previsões. Landorus-T defensivo é um exemplo disso, já que ele também faz check geral a maioria dos physical attackers e Steel-types graças a Intimidate enquanto fornece apoio com Stealth Rock. Da mesma forma, Mega Scizor e Rotom-W também podem fornecer um U-turn ou Volt Switch mais lento enquanto mantêm vários checks e counters de Tapu Lele sob controle, especialmente Celesteela no caso de Rotom-W. Tapo Koko também vale a pena ser considerado, visto que seus sets ofensivos rápidos põem uma variedade de checks e counters de Tapu Lele em perigo, incluindo Celesteela e Greninja. Tanto Tapu Lele quanto Tapu Koko podem reiniciar a contagem do Terrain um do outro, prevenindo que acabem em horas inconvenientes. Levando em conta que Tapu Lele exerce muita pressão e tende a forçar switches, usuários de entry hazards podem ajudar ainda mais a derrotar switch-ins e Pokémon defensivos. Ferrothorn é bom nesse quesito, pois pode usar tanto Stealth Rock quanto Spikes enquanto possui outros pontos positivos, incluindo fantásticas defesas, assim como Leech Seed e Iron Barbs para enfraquecer o oponente. Greninja é uma escolha mais ofensiva, que pode utilizar Spikes e ser ofensivamente adaptável, dependendo das necessidades do time. Por exemplo, uma versão focada em Attack com Protean e Low Kick pode atrair e praticamente derrotar Celesteela em dois golpes, enquanto Ash-Greninja tem a opção de acabar completamente com times ofensivos quando Tapu Lele tiver sido derrotada já tiver feito seu trabalho.

Em termos de parceiros de equipe que se beneficiam de Psychic Terrain em particular, Mega Medicham aprecia o poder extra em seu Zen Headbutt, assim como a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer checks e counters defensivos, permitindo-lhe realizar um sweep quando for apropriado. Embora Alakazam e Mega Alakazam sejam bastante redundantes com Tapu Lele por utilizarem moves de coverage semelhantes, ambos se beneficiam de Psychic Terrain potencializando seus moves Psychic-types e os protegendo de moves de prioridade. Alakazam pode usar Focus Sash e Counter para realizar revenge kill a qualquer physical attacker, enquanto Mega Alakazam ostenta de stats ofensivos maiores, assim como a habilidade de realizar revenge kill a Sand Rush Excadrill e a outros weather sweepers graças a Trace. Outros sweepers, normalmente fracos a prioridade, como Zygarde, Volcarona e o já mencionado Ash-Greninja, também se beneficiam de Psychic Terrain; entretanto, em prática, eles têm poucos turnos para fazer bom uso do Terrain, a menos que Tapu Lele seja derrotada no mesmo turno que ele foi conjurado.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Focus Blast / Thunderbolt / Nature's Madness
item: Choice Scarf
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Psychic é o ataque mais poderoso de Tapu Lele, capaz de derrotar em um golpe muitos Pokémon comuns rápidos e ofensivos, causando também um bom dano a Pokémon que o resistem. Moonblast é um excelente ataque alternativo para se apoiar no caso do time inimigo possuir Dark-types ou Psychic-types saudáveis. Hidden Power Fire é uma arma razoavelmente suficiente contra Steel-types, como Ferrothorn, Mega Scizor e Mega Mawile, que se não fosse por isso gostariam de realizar switch in graças a falta de poder desse set. Thunderbolt é um bom ataque de coverage, permitindo que esse set derrote Gyarados em um único golpe e Mantine em dois (outros moves conseguem somente derrotá-lo em três golpes enquanto ele faz stall com Roost). Thunderbolt também pressiona cores compostos por muitos Pokémon fracos a Electric, como Greninja + Toxapex ou Celesteela + Tapu Fini. Nature's Madness pode ser usado para punir Pokémon que, caso contrário, realizariam switch in tranquilamente, como Assault Vest Magearna e Celesteela. Como um adendo, Psyshock não é muito útil nesse set, já que mal arranha Pokémon com baixa Defense mais frágeis do lado physical sem um item de boost, como Chansey. Portanto, esse set prefere o poder bruto de Psychic.

Detalhes do Set

Máximo investimento de EVs em Speed e em Special Attack com uma nature Timid é simplesmente padrão de um set Choice Scarf, permitindo que Tapu Lele tenha Speed tie com +1 Zygarde com máxima Speed e faça revenge kill de forma segura a Mega Alakazam, Choice Scarf Landorus-T e qualquer coisa mais lenta. Uma nature Modest ainda permite que Tapu Lele ultrapasse algumas marcas de referência, como Jolly Gyarados e Mega Beedrill, enquanto concede-lhe uma pequena dose de poder, embora a faça falhar gravemente em ultrapassar Choice Scarf Landorus-T, que é comum.

Dicas de Uso

Com a Speed bônus de Choice Scarf, assim como um excelente Special Attack natural, Tapu Lele pode agir tanto como revenge killer quanto como cleaner. Dependendo do time inimigo, preservar Tapu Lele para realizar ambas funções no late-game pode ser inteligente. Tenha cuidado ao simplesmente utilizar Psychic se o oponente possuir Dark- e Steel-types saudáveis em jogo. Nesse caso, use moves de coverage para derrotar ou enfraquecer esses alvos na switch in. Mesmo sem um item de boost, Tapu Lele ainda tem poder o suficiente para ser uma wallbreaker em raras ocasiões, e nesses casos você pode utilizá-la para enfraquecer inimigos.

Opções de Equipe

Tapu Lele irá realizar sweep e revenge kill no jogo, então parceiros de equipe que podem enfraquecer Pokémon que resistem ou são imunes a ataques Psychic- e Fairy-type tornam muito mais fácil o trabalho de Tapu Lele de utilizar repetidamente Psychic e Moonblast sem ter que recorrer a ataques mais fracos ou com accuracy baixa. Heatran, por exemplo, instantaneamente põe em perigo e faz check a maioria dos Steel-types com seu set de Substitute ou Z-Move. Uma solução específica é utilizar Magnezone, que prende Steel-types desagradáveis que tendem a realizar switch in nos STABs de Tapu Lele. Zygarde é uma resposta mais defensiva a Steel-types; em particular, seu set de Substitute + Coil e de Double Dance gostam de realizar setup em frente a Ferrothorn, Scizor e Celesteela. Além do mais, seu set de Choice Band é uma ameaça imediata contra típicos Steel-types enquanto exerce pressão contra a maioria dos Pokémon que não são Grass-types em geral. Ele também utiliza Extreme Speed para realizar revenge kill em ameaças que Tapu Lele não é capaz de fazer, como +1 Volcarona e Swift Swim Kingdra, embora Psychic Terrain precise ter acabado para poder fazer isso. De forma similar, Toxapex pode ser um bom parceiro em times mais balanced balanceados, já que ele, tipicamente, segura algumas ameaças rápidas que Tapu Lele não consegue realizar revenge kill, como Mega Charizard X e Kingdra. Mantine também é notável por ser capaz de parar Volcarona, que Tapu Lele não consegue derrotar ultrapassar a +1, enquanto fornece um bom check contra outras ameaças focadas em Special Attack.

Tapu Lele tende a forçar switches e, como esse set é não possui muito poder sem ser com Psychic, apoio de entry hazards é necessário para pressionar e enfraquecer o oponente. O já mencionado Heatran, Ferrothorn, Greninja e Landorus-T são exemplos de Pokémon que se encaixam em uma grande variedade de times ofensivos ou balanced balanceados (Tenta evitar misturar o playstyle com o adjetivo, se fosse manter em inglês, coloca "equipes offense e balance") e que podem utilizar tanto Stealth Rock quanto Spikes. Embora Shuckle seja bastante limitado, ele merece uma menção por poder utilizar Sticky Web, permitindo que Tapu Lele e seus companheiros de equipe pressionem e derrotem ameaças que não poderiam anteriormente, como Choice Scarf Nihilego e +1 Volcarona. Para aplicar ainda mais pressão ofensiva, wallbreakers são muito úteis; Hoopa-U é um exemplo especial devido ao fato de beneficiar-se de Psychic Terrain enquanto ostenta uma variedade colorida e imprevisível de ataques para derrotar os checks e counters de Tapu Lele.

Outras Opções

Tapu Lele pode optar por utilizar um ataque Electric-type para causar um dano mais consistente em Celesteela — ataques fortalecidos por Psychic Terrain geralmente irão causar mais dano a Water- e Flying-types, com exceção de Skarmory. Em particular, a combinação de Electrium Z e Thunder se torna o melhor ataque contra Celesteela focada em Special Defense, derrotando-a em um golpe após um pouco de dano anterior. Thunderbolt é um move mais confiável se o usuário desejar usar outro item. Nature's Madness em conjunto com Tapunium Z pode enfraquecer severamente possíveis checks, como Magearna e Jirachi. De forma similar, outros Z-Crystals, como Ghostium Z, podem ser utilizados para atrair e derrotar checks e counters específicos. O set de Choice Specs pode tanto usar Focus Blast como Thunderbolt, visto que o primeiro causa mais dano a Heatran e o último a Celesteela; contudo, Psychic já inflige uma quantidade de dano notável em Heatran e não sofre de falta de accuracy, enquanto Thunderbolt é limitado a atingir Celesteela de forma super efetiva.

A próxima melhor alternativa boa além dessas (Other Options não costuma ter opções realmente boas, só viáveis mas não boas os suficiente para entrarem em um set, e essa análise foi escrita na época que ainda aceitavam opções inviáveis em OO) é Substitute, que pode levar vantagem das switches que Tapu Lele comumente força. Atrás da segurança de Substitute, Tapu Lele consegue atacar duramente sua próxima switch-in e, geralmente, prever e se adaptar a situações mais facilmente. Por último, Tapu Lele pode simplesmente optar por um set all-out-attacker, embora o último move de coverage normalmente será situacional, ao contrário de um move de utilidade.

Checks e Counters

Pokémon Steel-type e Coverage: Embora Tapu Lele geralmente use moves de coverage para derrotar Steel-types, como Hidden Power Fire e Focus Blast, esses ataques são muito fracos e ou pouco confiáveis para serem utilizados constantemente ou ficar travado neles por itens Choice. Assault Vest Magearna e Jirachi são um par de alguns dos checks mais sólidos a Tapu Lele nessa categoria, já que eles conseguem realizar switch in facilmente em qualquer ataque, exceto Hidden Power Fire com boost de Choice Specs (Eu gosto do jeito que tá escrito e até prefiro ele, mas se preferir, pode usar "fortalecido por Choice Specs") — que eles não apreciam, mas ainda assim conseguem aguentar se estiverem com um HP alto — enquanto são capazes de derrotá-la em retorno com ataques Steel-type com STAB. Celesteela focada em Special Defense é um counter muito sólido a Tapu Lele, visto que consegue aguentar os ataques mais comuns, exceto o raro Thunder, enquanto consegue aplicar pressão utilizando Leech Seed ou Heavy Slam. Uma vez que Tapu Lele não esteja travada em ou não possua Hidden Power Fire, Mega Scizor consegue pode facilmente realizar switch in e recuperar o HP perdido com Roost enquanto consegue enfraquecer Tapu Lele com U-turn ou Pursuit. Se Tapu Lele não possuir Hidden Power Fire, Focus Blast ou All-Out Pummeling, Pokémon como Mega Mawile Ferrothorn (Não tava errado, eu que editei no SCMS porque Mega Mawile não é switch-in de Lele) e Heatran conseguem realizar switch in muito facilmente, embora eles corram o risco de serem enfraquecidos devido a falta de recovery e pelo alto dano causado por Psychic com boost.

Revenge Kill Baseado em Speed: A Speed e o bulk de Tapu Lele são um pouco abaixo acima da média, tornando-a suscetível a revenge kill. Perceba Note que ataques de prioridade não funcionarão devido ao fato de que Psychic Terrain estará ativo na maior parte do tempo. Se Tapu Lele não estiver usando Choice Scarf, uma variedade de Pokémon rápidos, como Choice Scarf Landorus, Kartana, Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, podem causar um grande dano. Até mesmo os sets de Choice Scarf têm alguns problemas graças ao fato de Tapu Lele ser travada em um move, assim como ainda ser ultrapassada por usuários de Choice Scarf mais rápidos, como Greninja e Kartana.

Diversos Pokémon Focados em Special Defense: Estar travado no move errado ou não estiver utilizando possuir Psyshock significa que alguns Pokémon focados em Special Defense, particularmente, podem se dar o luxo de realizar switch in em Tapu Lele muito confiavelmente, embora muitos deles sejam prejudicados por Taunt, se estiverem contra o set de Taunt + Três Ataques. Chansey e Cresselia são os principais exemplos, já que não temem nada de Tapu Lele, exceto Psyshock e Shadow Ball, respectivamente. Gastrodon focado em Special Defense não pode ser derrotado em dois golpes por Psychic sem boost e pode utilizar Toxic e Recover até que os turnos de Psychic Terrain acabem. De forma similar, Clefable pode utilizar Wish e Protect para fazer stall aos turnos de Psychic Terrain, embora as variantes focadas em Defense ainda sejam duramente pressionadas por Moonblast.

Dark-types: Como Tapu Lele irá querer servir como uma força imparável com seus ataques Psychic-types na maior parte do tempo, Dark-types saudáveis simplesmente a impedem de fazer isso, especialmente se estiver travada em um move por um item Choice. Usar Dark-types deve ser somente um último recurso, no entanto; com exceção de Alolan Muk, muitos serão destruídos por um Moonblast bem pensado na switch in. Weavile e ambas formas de Greninja são notáveis, visto que ultrapassam os sets de Tapu Lele sem Choice Scarf e podem facilmente levar vantagem dela quando estiver travada em Psychic ou Psyshock, acertando ela ou uma switch-in com um poderoso ataque. Graças ao buff em Special Defense vindo de sandstorm, as variantes bulky e mais saudáveis de Tyranitar conseguem aguentar bem Moonblast e todos os outros ataques, exceto Focus Blast. Elas também podem enfraquecer Tapu Lele com Pursuit ou com outros moves STAB. De forma parecida, Hoopa-U é bulky o suficiente para realizar switch in em ataques de coverage Choice-locked e ataques Psychic-type se for desesperadamente necessário.

Créditos

Escrito por accidentalgreed e sed
Traduzido por Shokkking
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por Subject 18, dk e bludz
Implementado:blobthumbsup:
 

inactive

In a Movie Scene~
is a Top Smogon Media Contributoris a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Tapu Lele

[head]

<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />

<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>

<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]

<div class="pokemon-info"></div>
<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>

<p>Tapu Lele facilmente se diferencia de diversos wallbreakers poderosos em OU devido &agrave; sua &uacute;nica e &uacute;til ability: Psychic Surge. A ability citada automaticamente conjura Psychic Terrain, concedendo um boost aos ataques Psychic-types de Tapu Lele de gra&ccedil;a, tornando-os extremamente dif&iacute;ceis de aguentar ou de realizar switch in diretamente. O Terrain tamb&eacute;m protege Pok&eacute;mon que tocam o solo de ataques de prioridade; visto que muitos usu&aacute;rios de prioridade, como Mega Mawile, Ash-Greninja e Mega Scizor, dependem de seus respectivos ataques para parar amea&ccedil;as mais r&aacute;pidas, Tapu Lele pode limitar suas a&ccedil;&otilde;es e permitir que si mesma ou companheiros de equipe derrotem completamente os Pok&eacute;mon citados. A combina&ccedil;&atilde;o dessas caracter&iacute;sticas com bons stats ofensivos e boa tipagem torna Tapu Lele uma assustadora for&ccedil;a da natureza, capaz de quebrar totalmente numerosos arqu&eacute;tipos enquanto ostenta uma coverage &iacute;mpar contra amea&ccedil;as junto de uma assustadora flexibilidade em seu item e no uso de seu set. Entretanto, Tapu Lele n&atilde;o gosta do fato de que muitos Steel-types bulky, especialmente Magearna e Celesteela, conseguem realizar switch in facilmente em ambos seus ataques STAB. Os ataques de coverage que ela normalmente utiliza para cobrir isso, assim como para outros checks e counters, tendem a ser fracos ou t&ecirc;nues demais para serem usados consistentemente sem ser por meio de predi&ccedil;&otilde;es ou sem dano anterior. O bulk physical mediano de Tapu Lele e boa &mdash; mas n&atilde;o fant&aacute;stica &mdash; Speed tamb&eacute;m a limitam, &agrave;s vezes tornando-a vulner&aacute;vel a revenge kill. Independentemente disso, Tapu Lele &eacute; sempre implac&aacute;vel em seu poder e versatilidade, portanto todos os arqu&eacute;tipos devem tomar cuidado com ela.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Fightinium Z</h2>
    <div class="set">

        <table>

            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Psychic</span> / <span class="move-name">Psyshock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Fightinium Z</span></td></tr>
           <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Moonblast</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Psychic Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Taunt</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Focus Blast</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>

    </div>

    <h3>Moves</h3>

<p>Psychic &eacute; o move STAB mais poderoso de Tapu Lele, causando um bom dano em Pok&eacute;mon como Landorus-T e Clefable. Psyshock &eacute; uma alternativa para derrotar em tr&ecirc;s golpes Pok&eacute;mon como Chansey e causar mais dano a Assault Vest Magearna, por&eacute;m falha em causar tanto dano em Landorus-T e Clefable. Moonblast &eacute; o move STAB Fairy-type mais forte de Tapu Lele e causa um bom dano em Pok&eacute;mon Psychic-type bulky, como Mew e Reuniculus. Taunt impede que Chansey use moves de status e de recovery, assim como uma variedade de outros Pok&eacute;mon, como Mew. Taunt tamb&eacute;m impede Tapu Lele de ser prejudicada por Thunder Wave ou Toxic. Focus Blast &eacute; usado com Fightinium Z para dar a Tapu Lele a capacidade de utilizar um poderoso All-Out Pummeling com Base Power de 190, que atrai e derrota seus checks comuns, como Heatran, e causa um dano massivo a Ferrothorn.</p>

<h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Pok&eacute;mon que tocam o solo, al&eacute;m de proteg&ecirc;-los de prioridade. Fightinium Z d&aacute; a Tapu Lele acesso a um poderoso All-Out Pummeling com 190 de Base Power, capaz de derrotar Steel-types comuns, como Heatran, Magnezone e Ferrothorn. M&aacute;ximo investimento em Speed com uma nature Timid permite que Tapu Lele ultrapasse Jolly Landorus-T, al&eacute;m de conseguir uma Speed tie com Kyurem-B e outras Tapu Lele. M&aacute;ximo investimento em Special Attack garante que Tapu Lele cause o o maior dano poss&iacute;vel.</p>


    <h3>Dicas de Uso</h3>

    <p>Comparado com Psychium Z Tapu Lele, esse set &eacute; melhor em atrair checks para seus companheiros de equipe. Por exemplo, ele pode atrair Heatran e Ferrothorn para Mega Mawile e Mega Swampert, respectivamente. Pelo fato desse set de Tapu Lele n&atilde;o ser Choice-locked, previs&otilde;es s&atilde;o menos necess&aacute;rias; sinta-se livre para utilizar um move que &eacute; super efetivo contra o inimigo atual no campo. J&aacute; que Tapu Lele &eacute; conhecida por utilizar coverage Psychic / Fairy / Fire, uma forma simples de realizar pivot nela &eacute; utilizando um core formado por um Dark-type, como Greninja, com Heatran. Portanto, usar All-Out Pummeling consegue derrotar esse pivot comum. Tenha cuidado com Assault Vest Tapu Bulu; j&aacute; que esse set n&atilde;o usa nem Choice Specs, nem Psychium Z, esse pivot defensivo comum que normalmente sofre contra Tapu Lele &eacute; capaz de segur&aacute;-la muito bem.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

    <p>Pok&eacute;mon que apreciam Heatran e Ferrothorn sendo atra&iacute;dos s&atilde;o bons parceiros. Mega Mawile pode ser um excelente companheiro por essa raz&atilde;o; entretanto, tenha cuidado com Psychic Terrain protegendo os inimigos de Sucker Punch de Mega Mawile. Pok&eacute;mon que diretamente tomam vantagem de Psychic Terrain, como Mega Alakazam e Psychic Seed Hawlucha, s&atilde;o sempre parceiros excelentes; entretanto, saiba que Psychium Z Tapu Lele tem uma sinergia muito melhor com o primeiro. Pivots que trazem Tapu Lele ao campo de forma segura, como Landorus-T e Mega Scizor, s&atilde;o excelentes op&ccedil;&otilde;es de equipe, com o &uacute;ltimo, em particular, fazendo check a Grass-types bulky, como Assault Vest Tapu Bulu e Tangrowth, e frequentemente trazendo Tapu Lele em campo para lidar com seus checks, como Toxapex e Heatran. Como muitos Pok&eacute;mon ofensivos, Tapu Lele aprecia o suporte vindo de entry hazards para desgastar seus checks. Usu&aacute;rios de Stealth Rock, como Landorus-T, Clefable, Ferrothorn e Heatran, al&eacute;m de usu&aacute;rios de Spikes, como Ferrothorn e Greninja, ajudam-na nesse aspecto. Em retorno, Tapu Lele pode atrair e derrotar Heatran para Clefable e Ferrothorn.</p>
</div>

<div class="set-desc">
   <input class="export-button" type="button" value="Export" />
   <h2>Psychium Z</h2>

<div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Psyshock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Psychium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Moonblast</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Psychic Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Calm Mind</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Hidden Power Fire</span> / <span class="move-name">Focus Blast</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
       </table>

    </div>

<h3>Moves</h3>

<p>Psyshock causa dano baseado na Defense do inimigo e recebe boost de Psychic Terrain, o que permite a Tapu Lele derrotar special walls, como Chansey. Quando usado com Psychium Z, Tapu Lele ganha acesso a Shattered Psyche com Base Power de 160 que causa dano baseado na Special Defense do inimigo, derrotando physical walls, como Mega Scizor. Moonblast &eacute; o move STAB Fairy-type mais poderoso de Tapu Lele, derrotando em um golpe Dark-types, como Greninja e Weavile. Calm Mind eleva o Special Attack de Tapu Lele a n&iacute;veis absurdos, dando-lhe a capacidade de derrotar Pok&eacute;mon como Mew e Chansey, al&eacute;m de ajudar a utilizar Shattered Psyche para derrotar em um golpe Pok&eacute;mon como Mega Scizor, assim como causar acima de 60% de dano a Celesteela. Hidden Power Fire derrota Mega Scizor de forma confi&aacute;vel, que para completamente Tapu Lele uma vez que seu Z-Move j&aacute; tenha sido utilizado. Hidden Power Fire tamb&eacute;m causa um bom dano a Ferrothorn de forma mais confi&aacute;vel; com Focus Blast, Tapu Lele precisa acertar Ferrothorn m&uacute;ltiplas vezes para livrar-se dele. Focus Blast &eacute; uma alternativa para acabar com alvos importantes, como Heatran e Tyranitar; o &uacute;ltimo, notavelmente, sobrevive a Moonblast com boost de Calm Mind e consegue derrotar Tapu Lele em um golpe caso Stealth Rock n&atilde;o esteja no campo.</p>

<h3>Detalhes do Set</h3>

<p>Psychic Surge convoca Psychic Terrain, que potencializa os moves Psychic-types de Tapu Lele a n&iacute;veis absurdos, al&eacute;m de proteger ela e seus companheiros de equipe de moves de prioridade vindos de Mega Scizor e Ash-Greninja, por exemplo. Investimento m&aacute;ximo em Speed e uma nature Timid garantem que Tapu Lele sempre ultrapasse Jolly Landorus-T e consiga uma Speed tie com Naive Kyurem-B. Investimento m&aacute;ximo em Special Attack permite que Tapu Lele cause o m&aacute;ximo de dano poss&iacute;vel. Psychium Z d&aacute; a Tapu Lele um insano potencial de wallbreak, ajudando-a a derrotar Pok&eacute;mon como Assault Vest Tapu Bulu e Celesteela.</p>

<h3>Dicas de Uso</h3>

   <p>Psychium Z Tapu Lele &eacute;, fundamentalmente, uma wallbreaker, portanto deve ser mantida relativamente saud&aacute;vel contra times bulky, assim ela poder&aacute; sobreviver tanto a m&uacute;ltiplos Seismic Toss de Chansey quanto a Magma Storm de Heatran, caso a ocasi&atilde;o necessite. Al&eacute;m disso, tente manter Tapu Lele longe de status, como Toxic vindo de Pok&eacute;mon como Toxapex, que pode encurtar severamente a sua longevidade. Pelo fato de Tapu Lele n&atilde;o estar usando um item Choice nesse set, prever switches n&atilde;o &eacute; t&atilde;o importante. Sinta-se livre para simplesmente utilizar o move que &eacute; super efetivo contra o atual Pok&eacute;mon inimigo no campo; errar uma previs&atilde;o &eacute; muito menos punitivo. Tamb&eacute;m, utilizar Calm Mind &eacute; uma jogada muito mais segura do que, desnecessariamente, prever uma switch. Como times normalmente tentam realizar pivot em Tapu Lele, usar Calm Mind conforme o oponente realiza switch in para uma amea&ccedil;a como Ash-Greninja permitir&aacute; que Tapu Lele sobreviva o ataque subsequente. De forma similar, Focus Blast tamb&eacute;m &eacute; uma excelente jogada contra times que tentam usar o core de Heatran ou Ferrothorn + um Pok&eacute;mon Dark-type para lidar com Tapu Lele.</p>


<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

   <p>Tapu Lele &eacute; uma excelente wallbreaker que tem boa sinergia com uma grande variedade de Pok&eacute;mon. Pok&eacute;mon que apreciam a capacidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna, como Ash-Greninja, formam, tipicamente, bons parceiros, j&aacute; que eles acham muito mais f&aacute;cil fazer sweep depois que Magearna estiver enfraquecida. Pok&eacute;mon vulner&aacute;veis &agrave; prioridade, como Volcarona e Choice Scarf Kartana, apreciam muito a capacidade de Tapu Lele de convocar Psychic Terrain. Tapu Lele funciona bem com apoio de entry hazard vindos de Pok&eacute;mon como Landorus-T e Ferrothorn, que podem utilizar Stealth Rock e, no caso de Ferrothorn, Spikes para desgastar os checks e counters dela. Mega Alakazam brilha em Psychic Terrain, que o protege de prioridade vindos de Mega Pinsir, Ash-Greninja e Mega Scizor, al&eacute;m de conceder um boost aos seus moves STAB, levando-os a n&iacute;veis rid&iacute;culos, permitindo-lhe derrotar em um golpe Pok&eacute;mon como Landorus-T. Mega Alakazam tamb&eacute;m aprecia a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer Assault Vest Magearna. Hawlucha pode usar Psychic Seed para imediatamente ativar Unburden em Psychic Terrain, concedendo-lhe um boost em Special Defense para aguentar mais facilmente Water Shuriken e Hidden Power Ice vindos de Pok&eacute;mon como Ash-Greninja e Landorus-T.</p>
</div>

<div class="set-desc">
   <input class="export-button" type="button" value="Export" />
   <h2>Choice Specs</h2>

<div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Psychic</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Specs</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Moonblast</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Psychic Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Psyshock</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Hidden Power Fire</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
       </table>

    </div>

<h3>Moves</h3>

<p>Psychic causa uma quantidade de dano impressionante a at&eacute; mesmo os mais semi-bulky dos alvos que o resistem; 252 HP Heatran, por exemplo, &eacute; derrotado em dois golpes depois do dano de uma camada de Spikes ou dano anterior equivalente. Dark- e Psychic-types, que s&atilde;o ousados o suficiente para tentar realizar switch in em Psychic, s&atilde;o destru&iacute;dos por Moonblast ao inv&eacute;s disso, que tamb&eacute;m possui uma boa Base Power e coverage geral. Embora utilizar dois ataques Psychic-type paralelos no mesmo set possa parecer redundante, Psyshock &eacute; um bom ataque no terceiro slot por causa da sua capacidade de derrotar Pok&eacute;mon com baixa Defense; por exemplo, Psyshock consegue derrotar Chansey e Gastrodon focado em Special Defense, enquanto causa um bom dano a Assault Vest Magearna e Celesteela defensiva. Hidden Power Fire derrota tranquilamente em um golpe Ferrothorn e Mega Scizor, impedindo-os de utilizar em retorno tanto um ataque como um move de recovery. Hidden Power Fire tamb&eacute;m lida com Skarmory, Mega Mawile, Excadrill e Magnezone desprevenidos e com HP mais alto, sendo tamb&eacute;m uma resposta suficiente contra Jirachi.</p>

<h3>Detalhes do Set</h3>

<p>Investimento significante de EVs em Speed e Special Attack d&aacute; a Tapu Lele o m&aacute;ximo de Speed e poder poss&iacute;vel. Na maioria das vezes, uma nature Timid &eacute; prefer&iacute;vel no lugar de Modest, porque Landorus-T e Excadrill ofensivos com nature positiva em Speed s&atilde;o comuns no metagame e a chance de ultrapassar inimigos com nature neutra, como Modest Mega Charizard Y, &eacute; valiosa. Com Choice Specs, Tapu Lele alcan&ccedil;a um enorme poder ao receber um bom boost em seus j&aacute; impressionantes moves STAB, assim como ganha um boost em seus moves que de outra forma seriam medianos de coverage.</p>

<h3>Dicas de Uso</h3>

   <p>Embora esse set possua um incr&iacute;vel poder destrutivo que potencialmente lhe permite derrotar amea&ccedil;as no early- ou mid-game, &eacute; importante determinar sua fun&ccedil;&atilde;o dependendo da estrutura do time inimigo. Em particular, esse set derrota times balanced quase completamente, visto que Tapu Lele &eacute; r&aacute;pida e poderosa o suficiente para derrotar t&iacute;picos Pok&eacute;mon defensivos enquanto limita as oportunidades de inimigos ofensivos mais r&aacute;pidos realizarem switch in. Ainda assim, esse set deve ser usado de forma cautelosa, j&aacute; que esses arqu&eacute;tipos podem se adaptar a situa&ccedil;&otilde;es desfavor&aacute;veis com Pok&eacute;mon mais bulky ou com resist&ecirc;ncias de tipos. Contra times ofensivos com, normalmente, Pok&eacute;mon r&aacute;pidos e com bulk mediano, Tapu Lele consegue exercer press&atilde;o com Psychic e Moonblast a partida toda at&eacute; que ela, eventualmente, desmaie; nesses casos, ela provavelmente deve ter causado dano o suficiente para que cleaners companheiros de equipe fa&ccedil;am seu trabalho.</p>

<p>Geralmente n&atilde;o &eacute; aconselh&aacute;vel realizar switch in com Tapu Lele muito agressivamente, j&aacute; que ela &eacute; um fant&aacute;stico recurso ofensivo contra quase todos arqu&eacute;tipos. Devido ao fato de Choice Specs travar Tapu Lele em um &uacute;nico move, previs&otilde;es devem ser feitas contra inimigos com muitas resist&ecirc;ncias ou contra Pok&eacute;mon imunes. Por exemplo, ver um ou dois Dark-type no Team Preview significa que utilizar Moonblast &eacute; a escolha mais segura no lugar de Psychic no early-game. Da mesma forma, boas switch-ins, como Celesteela e Jirachi, podem ter uma parcela de seu HP retirada por Hidden Power Fire.</p>


<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

   <p>Embora Tapu Lele possa derrotar a maioria das amea&ccedil;as com o move correto de coverage e previs&otilde;es, ela preferiria ter a facilidade de escolher um move STAB ao inv&eacute;s de seus ataques de coverage mais fracos e menos confi&aacute;veis. Tapu Lele tamb&eacute;m sofre check facilmente devido &agrave; sua Speed meramente decente e ao fato de travar-se em um ataque, portanto alguma ajuda contra Dark- e Steel-types, pelo menos, torna as coisas mais f&aacute;ceis. Por exemplo, Magnezone prende e derrota a maioria dos Steel-types que amam realizar switch in em Tapu Lele, incluindo Ferrothorn, Celesteela, Jirachi e Scizor.</p>

<p>No geral, usu&aacute;rios de U-turn e Volt Switch s&atilde;o bons companheiros de equipe para trazer Tapu Lele ao campo de forma segura &mdash; os mais lentos s&atilde;o especialmente apreciados por serem tipicamente bulky o suficiente para aguentar ataques e fornecer mais facilidade nas previs&otilde;es. Landorus-T defensivo &eacute; um exemplo disso, j&aacute; que ele tamb&eacute;m faz check geral a maioria dos physical attackers e Steel-types gra&ccedil;as a Intimidate enquanto fornece apoio com Stealth Rock. Da mesma forma, Mega Scizor e Rotom-W tamb&eacute;m podem fornecer um U-turn ou Volt Switch mais lento enquanto mant&ecirc;m v&aacute;rios checks e counters de Tapu Lele sob controle, especialmente Celesteela no caso de Rotom-W. Tapo Koko tamb&eacute;m vale a pena ser considerado, visto que seus sets ofensivos r&aacute;pidos p&otilde;em uma variedade de checks e counters de Tapu Lele em perigo, incluindo Celesteela e Greninja. Tanto Tapu Lele quanto Tapu Koko podem reiniciar a contagem do Terrain um do outro, prevenindo que acabem em horas inconvenientes. Levando em conta que Tapu Lele exerce muita press&atilde;o e tende a for&ccedil;ar switches, usu&aacute;rios de entry hazards podem ajudar ainda mais a derrotar switch-ins e Pok&eacute;mon defensivos. Ferrothorn &eacute; bom nesse quesito, pois pode usar tanto Stealth Rock quanto Spikes enquanto possui outros pontos positivos, incluindo fant&aacute;sticas defesas, assim como Leech Seed e Iron Barbs para enfraquecer o oponente. Greninja &eacute; uma escolha mais ofensiva, que pode utilizar Spikes e ser ofensivamente adapt&aacute;vel, dependendo das necessidades do time. Por exemplo, uma vers&atilde;o focada em Attack com Protean e Low Kick pode atrair e praticamente derrotar Celesteela em dois golpes, enquanto Ash-Greninja tem a op&ccedil;&atilde;o de acabar completamente com times ofensivos quando Tapu Lele j&aacute; tiver feito seu trabalho.</p>

<p>Em termos de parceiros de equipe que se beneficiam de Psychic Terrain em particular, Mega Medicham aprecia o poder extra em seu Zen Headbutt, assim como a habilidade de Tapu Lele de enfraquecer checks e counters defensivos, permitindo-lhe realizar um sweep quando for apropriado. Embora Alakazam e Mega Alakazam sejam bastante redundantes com Tapu Lele por utilizarem moves de coverage semelhantes, ambos se beneficiam de Psychic Terrain potencializando seus moves Psychic-types e os protegendo de moves de prioridade. Alakazam pode usar Focus Sash e Counter para realizar revenge kill a qualquer physical attacker, enquanto Mega Alakazam ostenta de stats ofensivos maiores, assim como a habilidade de realizar revenge kill a Sand Rush Excadrill e a outros weather sweepers gra&ccedil;as a Trace. Outros sweepers, normalmente fracos a prioridade, como Volcarona e o j&aacute; mencionado Ash-Greninja, tamb&eacute;m se beneficiam de Psychic Terrain; entretanto, em pr&aacute;tica, eles t&ecirc;m poucos turnos para fazer bom uso do Terrain, a menos que Tapu Lele seja derrotada no mesmo turno que ele foi conjurado.</p>

</div>

<div class="set-desc">
   <input class="export-button" type="button" value="Export" />
   <h2>Choice Scarf</h2>

<div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Psychic</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Scarf</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Moonblast</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Psychic Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Hidden Power Fire</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Focus Blast</span> / <span class="move-name">Thunderbolt</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
       </table>

    </div>

<h3>Moves</h3>

<p>Psychic &eacute; o ataque mais poderoso de Tapu Lele, capaz de derrotar em um golpe muitos Pok&eacute;mon comuns r&aacute;pidos e ofensivos, causando tamb&eacute;m um bom dano a Pok&eacute;mon que o resistem. Moonblast &eacute; um excelente ataque alternativo para se apoiar no caso do time inimigo possuir Dark-types ou Psychic-types saud&aacute;veis. Hidden Power Fire &eacute; uma arma razoavelmente suficiente contra Steel-types, como Ferrothorn, Mega Scizor e Mega Mawile, que se n&atilde;o fosse por isso gostariam de realizar switch in gra&ccedil;as a falta de poder desse set. Thunderbolt &eacute; um bom ataque de coverage, permitindo que esse set derrote Gyarados em um &uacute;nico golpe e Mantine em dois (outros moves conseguem somente derrot&aacute;-lo em tr&ecirc;s golpes enquanto ele faz stall com Roost). Thunderbolt tamb&eacute;m pressiona cores compostos por muitos Pok&eacute;mon fracos a Electric, como Greninja + Toxapex ou Celesteela + Tapu Fini. Nature's Madness pode ser usado para punir Pok&eacute;mon que, caso contr&aacute;rio, realizariam switch in tranquilamente, como Assault Vest Magearna e Celesteela. Como um adendo, Psyshock n&atilde;o &eacute; muito &uacute;til nesse set, j&aacute; que mal arranha Pok&eacute;mon mais fr&aacute;geis do lado physical sem um item de boost, como Chansey. Portanto, esse set prefere o poder bruto de Psychic.</p>

<h3>Detalhes do Set</h3>

<p>M&aacute;ximo investimento de EVs em Speed e em Special Attack com uma nature Timid &eacute; simplesmente padr&atilde;o de um set Choice Scarf, permitindo que Tapu Lele fa&ccedil;a revenge kill de forma segura a Mega Alakazam, Choice Scarf Landorus-T e qualquer coisa mais lenta.</p>

<h3>Dicas de Uso</h3>

   <p>Com a Speed b&ocirc;nus de Choice Scarf, assim como um excelente Special Attack natural, Tapu Lele pode agir tanto como revenge killer quanto como cleaner. Dependendo do time inimigo, preservar Tapu Lele para realizar ambas fun&ccedil;&otilde;es no late-game pode ser inteligente. Tenha cuidado ao simplesmente utilizar Psychic se o oponente possuir Dark- e Steel-types saud&aacute;veis em jogo. Nesse caso, use moves de coverage para derrotar ou enfraquecer esses alvos na switch in. Mesmo sem um item de boost, Tapu Lele ainda tem poder o suficiente para ser uma wallbreaker em raras ocasi&otilde;es, e nesses casos voc&ecirc; pode utiliz&aacute;-la para enfraquecer inimigos.</p>

<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>

   <p>Tapu Lele ir&aacute; realizar sweep e revenge kill no jogo, ent&atilde;o parceiros de equipe que podem enfraquecer Pok&eacute;mon que resistem ou s&atilde;o imunes a ataques Psychic- e Fairy-type tornam muito mais f&aacute;cil o trabalho de Tapu Lele de utilizar repetidamente Psychic e Moonblast sem ter que recorrer a ataques mais fracos ou com accuracy baixa. Heatran, por exemplo, instantaneamente p&otilde;e em perigo e faz check a maioria dos Steel-types com seu set de Substitute ou Z-Move. Uma solu&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica &eacute; utilizar Magnezone, que prende Steel-types desagrad&aacute;veis que tendem a realizar switch in nos STABs de Tapu Lele. Toxapex pode ser um bom parceiro em times mais balanceados, j&aacute; que ele, tipicamente, segura algumas amea&ccedil;as r&aacute;pidas que Tapu Lele n&atilde;o consegue realizar revenge kill, como Mega Charizard X e Kingdra. Mantine tamb&eacute;m &eacute; not&aacute;vel por ser capaz de parar Volcarona, que Tapu Lele n&atilde;o consegue ultrapassar a +1, enquanto fornece um bom check contra outras amea&ccedil;as focadas em Special Attack.</p>

<p>Tapu Lele tende a for&ccedil;ar switches e, como esse set n&atilde;o possui muito poder sem ser com Psychic, apoio de entry hazards &eacute; necess&aacute;rio para pressionar e enfraquecer o oponente. O j&aacute; mencionado Heatran, Ferrothorn, Greninja e Landorus-T s&atilde;o exemplos de Pok&eacute;mon que se encaixam em uma grande variedade de times ofensivos ou balanceados e que podem utilizar tanto Stealth Rock quanto Spikes. Embora Shuckle seja bastante limitado, ele merece uma men&ccedil;&atilde;o por poder utilizar Sticky Web, permitindo que Tapu Lele e seus companheiros de equipe pressionem e derrotem amea&ccedil;as que n&atilde;o poderiam anteriormente, como Choice Scarf Nihilego e +1 Volcarona. Para aplicar ainda mais press&atilde;o ofensiva, wallbreakers s&atilde;o muito &uacute;teis; Hoopa-U &eacute; um exemplo especial devido ao fato de beneficiar-se de Psychic Terrain enquanto ostenta uma variedade colorida e imprevis&iacute;vel de ataques para derrotar os checks e counters de Tapu Lele.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>

<p>Tapu Lele pode optar por utilizar um ataque Electric-type para causar um dano mais consistente em Celesteela &mdash; ataques fortalecidos por Psychic Terrain geralmente ir&atilde;o causar mais dano a Water- e Flying-types, com exce&ccedil;&atilde;o de Skarmory. Em particular, a combina&ccedil;&atilde;o de Electrium Z e Thunder se torna o melhor ataque contra Celesteela focada em Special Defense, derrotando-a em um golpe ap&oacute;s um pouco de dano anterior. Thunderbolt &eacute; um move mais confi&aacute;vel se o usu&aacute;rio desejar usar outro item. Nature's Madness em conjunto com Tapunium Z pode enfraquecer severamente poss&iacute;veis checks, como Magearna e Jirachi. De forma similar, outros Z-Crystals, como Ghostium Z, podem ser utilizados para atrair e derrotar checks e counters espec&iacute;ficos. O set de Choice Specs pode tanto usar Focus Blast como Thunderbolt, visto que o primeiro causa mais dano a Heatran e o &uacute;ltimo a Celesteela; contudo, Psychic j&aacute; inflige uma quantidade de dano not&aacute;vel em Heatran e n&atilde;o sofre de falta de accuracy, enquanto Thunderbolt &eacute; limitado a atingir Celesteela de forma super efetiva.</p>

<p>A melhor alternativa al&eacute;m dessas &eacute; Substitute, que pode levar vantagem das switches que Tapu Lele comumente for&ccedil;a. Atr&aacute;s da seguran&ccedil;a de Substitute, Tapu Lele consegue atacar duramente sua pr&oacute;xima switch-in e, geralmente, prever e se adaptar a situa&ccedil;&otilde;es mais facilmente. Por &uacute;ltimo, Tapu Lele pode simplesmente optar por um set all-out-attacker, embora o &uacute;ltimo move de coverage normalmente ser&aacute; situacional, ao contr&aacute;rio de um move de utilidade.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>

<ul class="checks-counters">

<li><strong>Pok&eacute;mon Steel-type e Coverage</strong>: Embora Tapu Lele geralmente use moves de coverage para derrotar Steel-types, como Hidden Power Fire e Focus Blast, esses ataques s&atilde;o muito fracos ou pouco confi&aacute;veis para serem utilizados constantemente ou ficar travado neles por itens Choice. Assault Vest Magearna e Jirachi s&atilde;o alguns dos checks mais s&oacute;lidos a Tapu Lele nessa categoria, j&aacute; que eles conseguem realizar switch in facilmente em qualquer ataque, exceto Hidden Power Fire com boost de Choice Specs &mdash; que eles n&atilde;o apreciam, mas ainda assim conseguem aguentar se estiverem com um HP alto &mdash; enquanto s&atilde;o capazes de derrot&aacute;-la em retorno com ataques Steel-type com STAB. Celesteela focada em Special Defense &eacute; um counter muito s&oacute;lido a Tapu Lele, visto que consegue aguentar os ataques mais comuns, exceto o raro Thunder, enquanto consegue aplicar press&atilde;o utilizando Leech Seed ou Heavy Slam. Uma vez que Tapu Lele n&atilde;o esteja travada em ou n&atilde;o possua Hidden Power Fire, Mega Scizor pode facilmente realizar switch in e recuperar o HP perdido com Roost enquanto consegue enfraquecer Tapu Lele com U-turn ou Pursuit. Se Tapu Lele n&atilde;o possuir Hidden Power Fire, Focus Blast ou All-Out Pummeling, Pok&eacute;mon como Ferrothorn e Heatran conseguem realizar switch in muito facilmente, embora eles corram o risco de serem enfraquecidos devido a falta de recovery e pelo alto dano causado por Psychic com boost.</li>

   <li><strong>Revenge Kill Baseado em Speed</strong>: A Speed e o bulk de Tapu Lele s&atilde;o s&oacute; um pouco acima da m&eacute;dia, tornando-a suscet&iacute;vel a revenge kill. Note que ataques de prioridade n&atilde;o funcionar&atilde;o devido ao fato de que Psychic Terrain estar&aacute; ativo na maior parte do tempo. Se Tapu Lele n&atilde;o estiver usando Choice Scarf, uma variedade de Pok&eacute;mon r&aacute;pidos, como Choice Scarf Landorus, Kartana, Greninja, Mega Alakazam e Tapu Koko, podem causar um grande dano. At&eacute; mesmo os sets de Choice Scarf t&ecirc;m alguns problemas gra&ccedil;as ao fato de Tapu Lele ser travada em um move, assim como ainda ser ultrapassada por usu&aacute;rios de Choice Scarf mais r&aacute;pidos, como Greninja e Kartana.</li>

   <li><strong>Diversos Pok&eacute;mon Focados em Special Defense</strong>: Estar travado no move errado ou n&atilde;o possuir Psyshock significa que alguns Pok&eacute;mon focados em Special Defense, particularmente, podem se dar o luxo de realizar switch in em Tapu Lele muito confiavelmente, embora muitos deles sejam prejudicados por Taunt, se estiverem contra o set de Taunt + Tr&ecirc;s Ataques. Chansey e Cresselia s&atilde;o os principais exemplos, j&aacute; que n&atilde;o temem nada de Tapu Lele, exceto Psyshock e Shadow Ball, respectivamente. Gastrodon focado em Special Defense n&atilde;o pode ser derrotado em dois golpes por Psychic sem boost e pode utilizar Toxic e Recover at&eacute; que os turnos de Psychic Terrain acabem. De forma similar, Clefable pode utilizar Wish e Protect para fazer stall aos turnos de Psychic Terrain, embora as variantes focadas em Defense ainda sejam duramente pressionadas por Moonblast.</li>

    <li><strong>Dark-types</strong>: Como Tapu Lele ir&aacute; querer servir como uma for&ccedil;a impar&aacute;vel com seus ataques Psychic-types na maior parte do tempo, Dark-types saud&aacute;veis simplesmente a impedem de fazer isso, especialmente se estiver travada em um move por um item Choice. Usar Dark-types deve ser somente um &uacute;ltimo recurso, no entanto; com exce&ccedil;&atilde;o de Alolan Muk, muitos ser&atilde;o destru&iacute;dos por um Moonblast bem pensado na switch in. Weavile e ambas formas de Greninja s&atilde;o not&aacute;veis, visto que ultrapassam os sets de Tapu Lele sem Choice Scarf e podem facilmente levar vantagem dela quando estiver travada em Psychic ou Psyshock, acertando ela ou uma switch-in com um poderoso ataque. Gra&ccedil;as ao buff em Special Defense vindo de sandstorm, as variantes bulky e mais saud&aacute;veis de Tyranitar conseguem aguentar bem Moonblast e todos os outros ataques, exceto Focus Blast. Elas tamb&eacute;m podem enfraquecer Tapu Lele com Pursuit ou com outros moves STAB. De forma parecida, Hoopa-U &eacute; bulky o suficiente para realizar switch in em ataques de coverage Choice-locked e ataques Psychic-type se for desesperadamente necess&aacute;rio.
</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2> 
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/35107/" target="_blank">AccidentalGreed</a> e <a href="/forums/members/166698/" target="_blank">sed</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/459902/" target="_blank">Shokkking</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/137683/" target="_blank">Subject 18</a>, <a href="/forums/members/322027/" target="_blank">dk</a> e <a href="/forums/members/253473/" target="_blank">bludz</a>
</ul>
submitted
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top