Shelved Tapu Lele [GP 1/2]

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/forums/threads/tapu-lele-qc-2-2-gp-1-2.3680239/
:xy/tapu-lele:

[OVERVIEW]

Tapu Lele é uma wallbreaker incrivelmente poderosa graças à combinação de seus stats ofensivos sólidos e acesso a Psychic Surge, dominando times mais bulky e sendo muito difícil de se fazer switch. Sua boa coverage e acesso a opções de boosting aumentam seu poder de wallbreaking. Ela se aproveita de times lerdos e bulky ao fazer switch sempre que pode e destrói cores defensivos construídos em volta de Pokémon como Clefable, Toxapex e Zapdos. Ela tem dificuldade em forçar progresso contra cores com pivots, principalmente Slowking e Corviknight. Steel-types como Ferrothorn e Heatran atrapalham-na, mas eles podem ser contornados ao desgastá-los e atingi-los com força por meio de sua forte porém não confiável coverage em Focus Blast. Baixo bulk physical e uma Speed mediana também lhe prejudicam, mas sua força pode muitas vezes compensar essas falhas como uma wallbreaker. Tapu Lele também geralmente depende de itens Choice, que podem fazer com que Pokémon que aguentem alguns de seus ataques com facilidade, como Tyranitar, Slowking e Heatran se aproveitem dela enquanto ela depende de previsões para fazer wallbreak.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Psychic / Thunderbolt
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Modest / Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Specs Tapu Lele é uma das wallbreakers mais ameaçadoras em OU, sendo capaz de conseguir um 2HKO em quase todos os Pokémon na tier devido a seu incrivelmente poderoso STAB Psychic-type em Psychic Terrain e suas boas opções de coverage para atingir Pokémon que resistem seus moves STAB. Focus Blast é crucial para atingir Steel-types que resistem ambos moves STAB, como Heatran, Ferrothorn e Excadrill. Psychic e Thunderbolt são opções válidas, ambos permitindo que Tapu Lele pressione checks diferentes. Psychic dá a Tapu Lele seu attack mais forte para atingir uma boa quantidade de Pokémon, enquanto Thunderbolt permite que ela consiga um 2HKO em Corviknight defensivo special e Slowking. Uma nature Modest fornece um aumento massivo em poder para Tapu Lele, permitindo que ela potencialmente consiga um OHKO em Heatran com Focus Blast. Alternativamente, uma nature Timid troca um pouco de poder por Speed, permitindo que ela ultrapasse Landorus-T, Nidoking Timid e Excadrill, que podem naturalmente ameaçá-la.

Tapu Lele geralmente é encontrada em times ofensivos que precisam de um wallbreaker forte para complementar seus pivots. Pivots defensivos como Landorus-T, Rotom-W e Corviknight dão oportunidades para que Tapu Lele faça wallbreak com uma switch gratuita. Ela também não consegue aguentar ataques de ameaças mais rápidas como Dragapult e Choice Band Kartana, fazendo de aliados que podem fazer switch neles, como Clefable e Corviknight, muito úteis. Clefable e Corviknight também podem fornecer opções de cleric e pivot, respectivamente. Outros wallbreakers fortes, como Dragapult, Urshifu-R e Blaziken podem ajudar a pressionar Pokémon como Slowking, Blissey e Heatran, dando à Tapu Lele mais facilidade em fazer wallbreak. Tapu Lele pode atrair e forçar Steel-types a levarem dano, fazendo com que Pokémon que têm dificuldade contra eles, como Tornadus-T, apreciarem sua presença. Weavile atrai a maioria dos Steel-types e pode usar Knock Off para remover seus itens e longevidade, facilitando o trabalho de Tapu Lele. Magnezone prendendo Steel-types também é apreciado, fazendo com que Tapu Lele tenha que prever menos switches.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Psyshock / Psychic
move 3: Moonblast
move 4: Thunderbolt / Focus Blast
item: Leftovers
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 8 Def / 248 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Calm Mind Tapu Lele é uma perigosa sweeper e cleaner de late-game capaz de derrotar muitos checks que caso contrário dependem de dano gradual e pivots para fazer check a outras variantes de item Choice de Tapu Lele, como Slowking e Corviknight. Ela aumenta sua eficácia como cleaner com a força adicional fornecida por Calm Mind e liberdade por ser capaz de trocar de moves. Psyshock atinge muitas walls comuns, como Blissey e Galarian Slowking, com Defense mais baixa do que Special Defense, enquanto Psychic pode ser usado para atingir Landorus-T defensivo physical e Toxapex com mais força no late-game. Thunderbolt facilmente derrota outros checks comuns após boosts, como Slowking e Corviknight. Focus Blast é usado para remover qualquer Steel-type perigoso, como Ferrothorn e Heatran, que caso contrário fazem wall a Tapu Lele. Leftovers dá longevidade a Tapu Lele, permitindo que ela faça setup contra times mais lerdos que dependem do dano residual de Pokémon como Slowking e Hippowdon para desgastá-la. 8 EVs em Defense permitem que ela sobreviva a um Leaf Blade de Choice Scarf Kartana.

Pokémon ofensivos rápidos que podem pressionar Steel-types e pivots logo de cara, como Dragapult e Weavile, são apreciados, desgastando checks mutuais como Ferrothorn e Heatran para facilitar que Tapu Lele derrote-os no late-game. Magnezone prende Ferrothorn, assim Tapu Lele pode usar Thunderbolt com mais segurança, deixando ela derrotar Slowking sem se preocupar em não ter coverage para Ferrothorn. Kartana e Dragonite pressionam muito Corviknight e ameaçam Heatran e Choice Band Rillaboom a saírem de campo, derrotando cores defensivos comuns, o que Tapu Lele aprecia para fazer wallbreak. A Speed e Defense medianas de Tapu Lele com fraquezas a tipos ofensivos comuns deixam-na vulnerável a vários revenge killers, como Kartana, Rillaboom, Dragapult e Zeraora. Em times de balance, isso torna Pokémon como Landorus-T, Corviknight e Blissey, que podem cada um lidar com alguns desses Pokémon, excelentes parceiros. Esses aliados podem trazer Tapu Lele em campo para fazer wallbreak com moves de pivot, como U-turn ou Teleport, enquanto impedem que ela seja isca para wallbreakers entrarem em campo e conseguirem um KO.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Tapu Lele também pode usar Heavy-Duty Boots, ignorando seu medo do desgaste causado por entry hazards e permitindo que ela entre em campo para fazer wallbreak com mais facilidade. Taunt com três ataques permite que Tapu Lele impeça Pokémon que tentam se recuperar para vencê-la no um-a-um, como Corviknight, enquanto também impede que Slowking facilmente saia de campo contra ela com Teleport. Tapu Lele pode usar Choice Scarf ao invés de Choice Specs, compensando sua Speed mediana e transformando ela numa poderosa revenge killer. Porém, devido á grande perda de poder a deixa ainda mais vulnerável a Pokémon como Corviknight, Slowking e Galarian Slowking quando presa num move, Choice Scarf Tapu Lele perde a maioria da sua habilidade de wallbreaker contra times mais bulky. Um set com Assault Vest se aproveita da Special Defense decente de Tapu Lele para melhorar seu matchup contra special attackers como Kyurem e Hydreigon, mas muitos outros Pokémon ofensivos podem sobrecarregá-la devido seu baixo bulk physical. Times ofensivos apreciam seu bulk special sólido e tipagem, mas outros pivots defensivos mais dedicados são geralmente melhores.

Checks e Counters
====

**Slowking**: Slowking é um dos melhores checks naturais de Tapu Lele, pois pode evitar um 2HKO de todos seus ataques exceto Thunderbolt, e pode facilmente se aproveitar de Regenerator para receber um ataque e derrotar Tapu Lele ou trazer um check em campo dependendo do move sendo usado. Sets de Calm Mind podem ganhar o um-a-um, mas podem ser facilmente forçados a sair de campo se Slowking usa Teleport para trazer um check.

**Steel-types**: A maioria dos Steel-types resistem todos os moves STAB de Tapu Lele, deixando apenas algumas opções de coverage para atingi-los. Pokémon como Heatran, Ferrothorn e Melmetal podem fazer switch em seus moves STAB com facilidade enquanto sobrevivem a um Focus Blast, e Corviknight defensivo special perde apenas para Thunderbolt impulsionado por Choice Specs. Scizor defensivo special, Jirachi e Aegislash também não levam 2HKO por qualquer ataque comum e podem ameaçá-la de volta com seus próprios ataques poderosos, tornando deles counters efetivos a Tapu Lele.

**Pokémon Mais Rápidos**: Os stats defensivos medíocres de Tapu Lele, especialmente sua Defense, e sua Speed mediana deixam-na aberta para revenge killers comuns como Kartana, Zeraora, Dragapult e Rillaboom, que a pressionam com sua Speed, ataques de prioridade, ou no caso de Rillaboom, ability que troca o Terrain.

[CREDITS]
- Written by: [[Fc, 511624]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[airfare, 513717], [curiosity, 443485]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [username2, userid2]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Arriba, me sinto lisonjeado em poder corrigir sua tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Now, let's pull the trigger!

Original: https://www.smogon.com/forums/threads/tapu-lele-qc-2-2-gp-1-2.3680239/

Adicionar | Remover | Sugestões/Comentários

[OVERVIEW]

Tapu Lele é uma wallbreaker incrivelmente poderosa graças à combinação de seus stats ofensivos sólidos e acesso a Psychic Surge, dominando times mais bulky e sendo muito difícil de se fazer switch. Sua boa coverage e acesso a opções de boosting aumentam seu poder de wallbreaking. Ela se aproveita de times lerdos e bulky ao fazer switch sempre que pode e destrói cores defensivos construídos em volta de Pokémon como Clefable, Toxapex e Zapdos. Ela tem dificuldade em forçar progresso contra cores com pivots, principalmente Slowking e Corviknight. Steel-types como Ferrothorn e Heatran atrapalham-na, mas eles podem ser contornados ao desgastá-los e atingi-los com força com por meio de sua forte porém não confiável coverage em Focus Blast. Baixo bulk physical e uma Speed mediana também lhe prejudicam, mas sua força pode muitas vezes compensar essas falhas como uma wallbreaker. Tapu Lele também geralmente depende de itens Choice, que podem fazer com que Pokémon que podem aguentar aguentem alguns de seus ataques com facilidade, como Tyranitar, Slowking e Heatran se aproveitem dela enquanto ela depende de previsões para fazer wallbreak.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Psychic / Thunderbolt
item: Choice Specs
ability: Psychic Surge
nature: Modest / Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Specs Tapu Lele é uma das wallbreakers mais ameaçadoras em OU, sendo capaz de conseguir um 2HKO em quase todos os Pokémon na tier devido a seu incrivelmente poderoso STAB Psychic-type em Psychic Terrain e suas boas opções de coverage para atingir Pokémon que resistem seus moves STAB. Focus Blast é crucial para atingir Steel-types que resistem ambos moves STAB, como Heatran, Ferrothorn e Excadrill. Psychic e Thunderbolt são ambos opções válidas, ambos permitindo que Tapu Lele pressione checks diferentes. Psychic dá a Tapu Lele seu attack mais forte para atingir a uma boa quantidade de Pokémon, enquanto Thunderbolt permite que ela consiga um 2HKO em Corviknight defensivo special e Slowking. Uma nature Modest fornece um aumento massivo em poder para Tapu Lele, permitindo que ela potencialmente consiga um OHKO em Heatran com Focus Blast. Alternativamente, uma nature Timid troca um pouco de poder por Speed, permitindo que ela ultrapasse Landorus-T, Nidoking Timid e Excadrill, que podem naturalmente ameaçá-la.

Tapu Lele geralmente é encontrada em times ofensivos que precisam de um wallbreaker forte para complementar seus pivots. Pivots defensivos como Landorus-T, Rotom-W e Corviknight dão oportunidades para que Tapu Lele faça wallbreak com uma switch gratuita. Ela também não consegue aguentar ataques de ameaças mais rápidas como Dragapult e Choice Band Kartana, fazendo de aliados que podem fazer switch neles, como Clefable e Corviknight, muito úteis. Clefable e Corviknight também podem fornecer opções de cleric e pivot, respectivamente. Outros wallbreakers fortes, como Dragapult, Urshifu-R e Blaziken podem ajudar a pressionar Pokémon como Slowking, Blissey e Heatran, dando à Tapu Lele mais facilidade em fazer wallbreak. Tapu Lele pode atrair e forçar Steel-types a levarem dano, fazendo com que Pokémon que têm dificuldade contra eles, como Tornadus-T, apreciarem sua presença. Weavile atrai a maioria dos Steel-types e pode usar Knock Off para remover seus itens e longevidade, facilitando o trabalho de Tapu Lele. Magnezone prendendo Steel-types também é apreciado, fazendo com que Tapu Lele tenha que prever menos switches menos.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Psyshock / Psychic
move 3: Moonblast
move 4: Thunderbolt / Focus Blast
item: Leftovers
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 8 Def / 248 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Calm Mind Tapu Lele é uma perigosa sweeper e cleaner de late-game capaz de derrotar muitos checks que caso contrário dependem de dano gradual e pivots para fazer check a outras variantes de item Choice de Tapu Lele, como Slowking e Corviknight. Ela aumenta sua eficácia como cleaner com a força adicional fornecida por Calm Mind e liberdade por ser capaz de trocar de moves. Psyshock atinge muitas walls comuns, como Blissey e Galarian Slowking, com Defense mais baixa do que Special Defense, enquanto Psychic pode ser usado para atingir Landorus-T defensivo physical e Toxapex com mais força no late-game. Thunderbolt facilmente derrota outros checks comuns após boosts, como Slowking e Corviknight. Focus Blast é usado para remover qualquer Steel-type perigoso, como Ferrothorn e Heatran, que caso contrário fazem wall a Tapu Lele. Leftovers dá longevidade a Tapu Lele, permitindo que ela faça setup contra times mais lerdos que dependem do dano residual de Pokémon como Slowking e Hippowdon para desgastá-la. 8 EVs em Defense permitem que ela sobreviva a um Leaf Blade de Choice Scarf Kartana.

Pokémon ofensivos rápidos que podem pressionar Steel-types e pivots logo de cara, como Dragapult e Weavile, são apreciados, desgastando checks mutuais como Ferrothorn e Heatran para facilitar que Tapu Lele derrote-os no late-game. Magnezone prende Ferrothorn, assim Tapu Lele pode usar Thunderbolt com mais segurança, deixando ela derrotar Slowking sem se preocupar em não ter coverage para Ferrothorn. Kartana e Dragonite pressionam muito Corviknight e ameaçam Heatran e Choice Band Rillaboom a saírem de campo, derrotando cores defensivos comuns, o que Tapu Lele aprecia para fazer wallbreak. A Speed e Defense medianas de Tapu Lele com fraquezas a tipos ofensivos comuns deixam-na vulnerável a vários revenge killers, como Kartana, Rillaboom, Dragapult e Zeraora. Em times de balance, isso torna Pokémon como Landorus-T, Corviknight e Blissey, que podem cada um lidar com alguns desses Pokémon, excelentes parceiros. Esses aliados podem trazer Tapu Lele em campo para fazer wallbreak com moves de pivot, como U-turn ou Teleport, enquanto impedem que ela seja isca para wallbreakers entrarem em campo e conseguirem um KO.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Tapu Lele também pode usar Heavy-Duty Boots, ignorando seu medo do desgaste causado por entry hazards e permitindo que ela entre em campo para fazer wallbreak com mais facilidade. Taunt com três ataques permite que Tapu Lele impeça Pokémon que tentam se recuperar para vencê-la no um-a-um, como Corviknight, enquanto também impede que Slowking facilmente saia de campo contra ela com Teleport. Tapu Lele pode usar Choice Scarf ao invés de Choice Specs, compensando sua Speed mediana e transformando ela numa poderosa revenge killer. Porém, devido á grande perda de poder a deixa ainda mais vulnerável a Pokémon como Corviknight, Slowking e Galarian Slowking quando presa num move, Choice Scarf Tapu Lele perde a maioria da sua habilidade de wallbreaker contra times mais bulky. Um set com Assault Vest se aproveita da Special Defense decente de Tapu Lele para melhorar seu matchup contra special attackers como Kyurem e Hydreigon, mas muitos outros Pokémon ofensivos podem sobrecarregá-la devido seu baixo bulk physical. Times ofensivos apreciam seu bulk special sólido e tipagem, mas outros pivots defensivos mais dedicados são geralmente melhores.

Checks e Counters
====

**Slowking**: Slowking é um dos melhores checks naturais à de Tapu Lele, pois pode evitar um 2HKO de todos seus ataques exceto Thunderbolt, e pode facilmente se aproveitar de Regenerator para receber um ataque e derrotar Tapu Lele ou trazer um check em campo dependendo do move sendo usado. Sets de Calm Mind podem ganhar o um-a-um, mas podem ser facilmente forçados a sair de campo se Slowking usa Teleport para trazer um check.

**Steel-types**: A maioria dos Steel-types resistem todos os moves STAB de Tapu Lele, deixando apenas algumas opções de coverage para atingi-los. Pokémon como Heatran, Ferrothorn e Melmetal podem fazer switch em seus moves STAB com facilidade enquanto sobrevivem a um Focus Blast, e Corviknight defensivo special perde apenas para Thunderbolt impulsionado por Choice Specs. Scizor defensivo special, Jirachi e Aegislash também não levam 2HKO por qualquer ataque comum e podem ameaçá-la de volta com seus próprios ataques poderosos, tornando deles counters efetivos a Tapu Lele.

**Pokémon Mais Rápidos**: Os stats defensivos medíocres de Tapu Lele, especialmente sua Defense, e sua Speed mediana deixam-na aberta para revenge killers comuns como Kartana, Zeraora, Dragapult e Rillaboom, que a pressionam com sua Speed, ataques de prioridade, ou no caso de Rillaboom, ability que troca o Terrain.

[CREDITS]
- Written by: [[Fc, 511624]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[airfare, 513717], [curiosity, 443485]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [username2, userid2]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução! Encontrei alguns erros, eles estão espalhados então sugiro tomar cuidado na correção. De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade! Agora basta esperar o próximo GP.
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top