OU Tapu Koko

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/tapu_koko/

Visão Geral

Tapu Koko é um grande pivot ofensivo em OU graças a uma combinação ideal de velocidade, poder e uma variedade de moves de suporte de equipe à sua disposição. Sua base Speed de 130 certamente se destaca, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill à maior parte dos Pokémon sem Choice Scarf, exceto Mega Alakazam, Mega Lopunny e Ash-Greninja. Sua fantástica Speed tier complementa seu acesso a U-turn e Volt Switch, bem como seus poderosos ataques Electric-type graças aos boosts acumulados de STAB e Electric Surge. Além disso, o acesso de Tapu Koko a Taunt lhe permite pressionar equipes defensivas, aumentando a sua versatilidade. Embora o bulk de Tapu Koko não seja nada especial, seu acesso a Roost e a decente tipagem defensiva lhe permitem fazer check em Pokémon como Tornadus-T, Hawlucha e Mega Pinsir. No entanto, os dois últimos podem contorná-lo em certas circunstâncias, seja enfraquecendo-o no alcance de High Jump Kick com boost de +2 em Attack ou pegando-o desprevenido com Earthquake. Apesar de ter uma coverage útil, os moves não Electric-type podem ser bastante decepcionantes devido à baixa Base Power e a base 95 de Special Attack meramente decente de Tapu Koko. Ainda que seu stat de Attack seja sólido, o recoil adicional de Wild Charge o impede de ser capaz de usá-lo com tanta frequência. Como o bulk de Tapu Koko é bem mediano, normalmente ele só pode fazer switch in em ataques resistidos ou particularmente fracos.

Defog Pivot
Tapu Koko @ Electrium Z / Leftovers
Ability: Electric Surge
EVs: 20 HP / 252 SpA / 20 SpD / 216 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Defog
- Roost
- U-turn / Hidden Power Ice

Moves

Tapu Koko força a saída de muitos Pokémon na tier, incluindo usuários de entry hazards, como Ash-Greninja e Toxapex, permitindo-lhe atuar como um Defogger decente. Roost é um move de recovery necessário que mantém Tapu Koko saudável durante todo o jogo, possibilitando-lhe fazer check em Pokémon como Mega Pinsir, Celesteela e Hawlucha de maneira mais confiável. U-turn permite a Tapu Koko recuperar parte do momentum que perde ao remover entry hazards e também facilita previsões durante o jogo, mas vem com a desvantagem de deixar Tapu Koko incapaz de ameaçar Ground-types. Alternativamente, Hidden Power Ice permite a Tapu Koko danificar bastante os Ground-types, tais como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, mas sacrifica o momentum fornecido por U-turn. Toxic pode ser usado no lugar de Defog para incapacitar switch-ins usuais, como Tapu Bulu e Tangrowth, se a equipe de Tapu Koko já tiver um usuário de Defog.

Detalhes do Set

Electrium Z em conjunto com Thunderbolt permite a Tapu Koko enfraquecer fortemente ou derrotar prontamente alguns usuários de Stealth Rock, como Clefable e Heatran, que de outra forma seriam problemáticos para se lidar. Leftovers também pode ser usado no lugar de Electrium Z, pois o aumento da longevidade possibilita a Tapu Koko remover entry hazards de forma mais consistente. 20 EVs em HP e em Special Defense garantem que Mega Latios não dê OHKO em Tapu Koko após o dano de Stealth Rock. 216 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Tapu Koko ultrapassar Weavile e Greninja.

Dicas de Uso

Esse set de Tapu Koko é melhor usado para remover proativamente entry hazards nos estágios iniciais do jogo, pois ele pode ser rapidamente desgastado, apesar de seu acesso a Roost, devido ao seu bulk abaixo do esperado. No entanto, se você estiver enfrentando um usuário de entry hazard que Tapu Koko não pode usar Defog contra, como Ferrothorn, então é melhor tentar derrotá-lo antes de tentar remover os hazards. Esse set é amplamente útil devido à sua capacidade de ser uma resposta duradoura para Toxic Spikes, já que Tapu Koko pode fazer switch in constantemente e ameaçar Toxapex enquanto usa Defog para remover Toxic Spikes. Tenha cuidado para não desperdiçar o Z-Move de Tapu Koko muito cedo no jogo, visto que ele pode ser potencialmente mais útil quando é mais fácil garantir um KO late-game. Finalmente, quando enfrentar uma ameaça que Tapu Koko precisa fazer check, como Hawlucha ou Mega Pinsir, assegure-se de usar Roost frequentemente contra alvos que ele ameaça, como Celesteela, para garantir que ele será capaz de sobreviver a ataques com boost de qualquer um dos dois.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko tende a se encaixar em equipes mais ofensivas que exigem a compressão de papéis para remover entry hazards enquanto faz check a ameaças importantes, como Mega Pinsir e Hawlucha. Pokémon fracos a Stealth Rock, como Volcarona e Mega Pinsir, apreciam a habilidade de Tapu Koko de remover entry hazards punitivos que de outra forma seriam problemáticos de se lidar. Pokémon que podem remover ou atrair os Grass-types bulky que atormentam Tapu Koko, como Gunk Shot Greninja, são excelentes companheiros de equipe para esse set. Magnezone também é um bom parceiro devido à sua capacidade de prender Ferrothorn em campo, que é discutivelmente o mais irritante usuário de entry hazards para esse set.

Shuca Berry
Tapu Koko @ Shuca Berry
Ability: Electric Surge
EVs: 32 HP / 88 Def / 172 SpA / 216 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Volt Switch
- Hidden Power Ice
- Roost / Defog

Moves

Volt Switch é preferível nesse set pois é muito mais forte que U-turn e porque Shuca Berry Tapu Koko pode derrotar a maioria dos Ground-types mais comuns no um contra um. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes em OU: Landorus-T e Garchomp. Taunt facilita o matchup contra equipes hyper offense; Tapu Koko pode usar Taunt para evitar que suicide leads, como Focus Sash Landorus-T, coloquem entry hazards em campo e o ajuda a passar por Pokémon bulky, como Mew, mais facilmente no mano a mano. Ambos Roost e Defog podem ser usados no mesmo set sacrificando Volt Switch se necessário, mas isso muda significativamente a forma como o set funciona, principalmente pelo fato de que Tapu Koko não será capaz de repetitivamente utilizar Volt Switch.

Detalhes do Set

Shuca Berry permite a Tapu Koko derrotar Landorus-T e Garchomp no confronto direto sem a desvantagem de ficar Choice-locked. A distribuição listada garante que um +2 Earthquake de Gliscor nunca dê OHKO após Stealth Rock. Ela também permite evitar o OHKO de Water Shuriken de Choice Specs Ash-Greninja após o dano de Stealth Rock. Uma distribuição de EVs alternativa de 4 Def / 252 SpA / 252 Spe maximiza o Special Attack enquanto habilita a Tapu Koko conseguir Speed tie com Pokémon adversários de base 130 de Speed.

Dicas de Uso

Shuca Berry Tapu Koko geralmente não precisa de predição alguma no early-game quando comparado a outras variantes de Tapu Koko, como Choice Specs. Não tente prever o adversário quando é desnecessário; Tapu Koko pode se dar ao luxo de clicar em Volt Switch mesmo que um Ground-type, como Landorus-T ou Gliscor, dê switch in, pois Shuca Berry permite a Tapu Koko ficar em campo com segurança e dar-lhes 2HKO no próximo turno. Volt Switch também acalma o oponente em uma falsa sensação de segurança, induzindo-o a pensar que Tapu Koko está preso em um move. Por outro lado, uma vez que o primeiro Hidden Power Ice tenha sido usado, não tenha medo de fazer previsões. Se o seu oponente precisa preservar o Ground-type dele, um jogo inteligente e agressivo pode manter o momentum e a pressão a seu favor.

Opções de Equipe

Wallbreakers poderosos, tais como Kyurem-B, Hoopa-U, Mega Mawile e Kartana, são excelentes parceiros e apreciam muito como Tapu Koko pode trazê-los de forma segura ao campo com Volt Switch. Mega Mawile e Kartana também apreciam como Tapu Koko pode combater Landorus-T de forma confiável. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, têm excelente sinergia com Tapu Koko e usam Stealth Rock para enfraquecer os checks dele, como Mega Venusaur e Assault Vest Tapu Bulu. Landorus-T também cria um excelente core VoltTurn com Tapu Koko. Hawlucha é um parceiro muito notável que aprecia muito a habilidade de Tapu Koko de trazê-lo com segurança ao campo contra Grass-types bulky que atuam como isca de setup para Hawlucha, como Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth. Tapu Koko também invoca Electric Terrain para ativar a Electric Seed e Unburden de Hawlucha.

Dual Screens
Tapu Koko @ Light Clay
Ability: Electric Surge
EVs: 248 HP / 8 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Taunt
- Reflect
- Light Screen
- U-turn

Moves

Taunt evita que os usuários de Defog adversários removam suas dual screens e pode ser útil contra Pokémon que dependem de moves de utilidade, tais como Toxapex e Ferrothorn. Além disso, Taunt pode ser usado para impedir que um setup sweeper dê boosts em seus stats. U-turn permite a Tapu Koko fazer pivot para os companheiros de equipe sem ter que depender tanto de predição. No entanto, a alta Speed de Tapu Koko pode ser prejudicial, por vezes, devido a impedir que ele use um U-turn lento.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Tapu Koko conseguir uma Speed tie com um Tapu Koko adversário, ultrapassar Defoggers importantes, como Tornadus-T e Mega Latios, e impedir que Greninja coloque entry hazards em campo. Os EVs restantes são colocados em HP para maximizar o bulk de Tapu Koko, permitindo-lhe usar dual screens com a maior frequência possível.

Dicas de Uso

Envie Tapu Koko no início da batalha e utilize as dual screens rapidamente para abrir caminho para os sweepers de sua equipe fazerem setup. Use Taunt contra usuários de Defog para garantir que as screens não sejam removidas do campo de batalha. Além disso, use Taunt contra usuários de entry hazards, visto que as equipes com esse set tradicionalmente têm um removedor de entry hazards. Evite deixar que Tapu Koko receba dano desnecessário, pois pode ser necessário ativar dual screens novamente mais tarde no jogo.

Opções de Equipe

Esse set se encaixa melhor em equipes hyper offense de ritmo acelerado com vários setup sweepers que podem tirar proveito das dual screens para impor pressão suficiente sobre a equipe adversária para que um dos setup sweepers do time ganhe o jogo. Suicide leads, tais como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill, fornecem entry hazards cruciais para iniciar o jogo e podem ganhar momentum rapidamente para que Tapu Koko possa facilmente utilizar dual screens. Vários setup sweepers apreciam o bulk adicional que Tapu Koko fornece a eles. Magearna, Hawlucha, Manaphy e Mew apreciam as dual screens de Tapu Koko e podem fazer setup com mais facilidade e potencialmente fazer sweep nas equipes adversárias com esse suporte.

Z-Wild Charge
Tapu Koko @ Electrium Z
Ability: Electric Surge
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Naive Nature
- Wild Charge
- Hidden Power Ice
- Taunt
- U-turn

Moves

Tapu Koko pode surpreender alguns de seus checks, tais como Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, através do uso de Electrium Z + Wild Charge. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes na tier, como Garchomp, Landorus-T e Gliscor. A utilidade de Taunt é apreciada, pois permite a Tapu Koko lidar efetivamente com Mew, Zapdos e Clefable. Taunt também evita entry hazards de Pokémon como Smeargle, Ferrothorn e Skarmory, enquanto para o setup e Defog de Pokémon como Magearna e Mega Scizor. U-turn complementa o set para que Tapu Koko possa gerar momentum contra Ground-types.

Detalhes do Set

Uma nature Naive é necessária para garantir o 2HKO em Landorus-T defensivo com Hidden Power Ice. Electrium Z é o único item viável para que Tapu Koko possa supreender e depois danificar seriamente, se não eliminar, alguns dos seus checks, como Assault Vest Magearna, Chansey e Heatran focado em Special Defense com Gigavolt Havoc. 4 EVs em Defense são usados para evitar que Tapu Koko receba OHKO do Earthquake de Gliscor.

Dicas de Uso

Ao contrário dos sets focados em Special Attack de Tapu Koko, Electrium Z + Wild Charge é mais inclinado a um papel de apoio do que um papel independente. Tapu Koko não deve tentar abrir caminho sozinho para si, mas sim atrair os alvos de Gigavolt Havoc para os companheiros de equipe. Às vezes, pode não ser melhor usar Gigavolt Havoc imediatamente, porque ele pode receber scout de um Ground-type. Se possível, use U-turn nos alvos de Gigavolt Havoc para inicialmente dar a impressão de que Tapu Koko possui um outro set e surpreenda-os mais tarde com seu Z-Move. Wild Charge regular raramente será usado fora de revenge kill, então esse set de Tapu Koko deve ser focado em manter momentum com U-turn e pressionar Pokémon mais passivos com Taunt quando tiver usado seu Z-Move.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko pode funcionar bem em equipes de rain, pois a reação inicial do jogador é que é mais provável que ele esteja usando Thunder. Isso faz com que Pokémon como Assault Vest Magearna e Chansey sintam que estão em uma posição mais confortável, apenas para receber dando pesado de Gigavolt Havoc. Isso abre caminho para os rain sweepers, como Kingdra e Ash-Greninja. Psychic-types, como Latios, Hoopa-U, Tapu Lele e Mega Alakazam, são ótimos parceiros, já que Tapu Koko atrai várias de suas respostas, como Jirachi focado em Special Defense e Assault Vest Magearna. Hawlucha é um bom companheiro, visto que faz setup em muito dos Grass-types bulky que Tapu Koko tem dificuldade contra. Tapu Koko physical também tende a atrair Landorus-T defensivo devido a seu Hidden Power Ice mais fraco, dando a oportunidade de causar dano residual nele, de modo que Electric Seed Hawlucha esteja em posição para fazer sweep. Falando de Grass-types bulky, Pokémon como Heatran, Mega Medicham e Mega Charizard Y que tomam vantagem deles são apreciados. Heatran pode usar Substitute livremente em muitos Grass-types que Tapu Koko atrai, como Mega Venusaur e Tapu Bulu. O Thunder Punch de Mega Medicham recebe um boost do Electric Terrain de Tapu Koko, impedindo que Mew, seu maior obstáculo, dê switch in de graça. Finalmente, Mega Charizard Y aprecia Tapu Koko facilitando seu matchup contra cores com Chansey e Toxapex. Tapu Koko também pode prestar suporte a duas poderosas sweepers na tier em Swords Dance Mega Mawile e Shift Gear Magearna. Swords Dance Mega Mawile não consegue utilizar Knock Off devido à grande presença de Magearna, mas esse set de Tapu Koko atrai e derrota Magearna para ela, permitindo-lhe usar um de seus melhores moves. No caso de Shift Gear Magearna, Tapu Koko destrói Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, que são algumas das melhores respostas a ela na tier. Como esse set tem Z-Crystal, Shift Gear Magearna deve optar por outros itens, como Shuca Berry e Leftovers.

Outras Opções

Tapu Koko é um decente usuário de Choice Scarf, aproveitando-se de sua ótima Speed tier e permitindo-lhe fazer revenge kill em alguns setup sweepers, tais como Volcarona, Mega Pinsir, Mega Gyarados e Manaphy. Se usado, esse set funciona bem com Brave Bird, a fim de fazer revenge kill em Volcarona com +1; máximo Attack garantirá um OHKO em variantes sem investimentos, enquanto zero investimento em Attack coloca Volcarona no alcance de ataques prioritários posteriores.

Um set mais ofensivo de Calm Mind, Thunderbolt, Hidden Power Fire e Dazzling Gleam com Fairium Z pode ser considerado para permitir a Tapu Koko contornar alguns de seus checks, notavelmente Tapu Bulu, Tangrowth e Hippowdon, uma vez que eles estejam levemente enfraquecidos. No entanto, o custo de oportunidade do set em que Tapu Koko é forçado a abrir mão de Roost, U-turn e Defog faz dele uma escolha inferior na maioria das vezes.

Quanto a moves, Thunder é uma opção com o apoio de Drizzle, fazendo de Tapu Koko um verdadeiro terror para se fazer switch in em equipes de rain. Um set stallbreaker consistindo de Nature's Madness e Taunt com Tapunium Z é decentemente eficaz contra equipes mais defensivas, pressionando Pokémon defensivos comuns com Thunderbolt enquanto os impede de utilizar moves de recovery ou setup com Taunt.

Checks e Counters

Pokémon Grass-type Bulky: Grass-types ostentam uma resistência a Thunderbolt e conseguem aguentar Hidden Power Ice graças ao seu bulk abundante e acesso à recovery, fazendo com que algumas variantes defensivas façam counter substancialmente em Tapu Koko. Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss são persistentemente incômodos nesse quesito, já que eles absorvem bem os ataques mais comuns e causam dano a Tapu Koko significativamente, não temendo nada a não ser o raro mas não ideal Brave Bird. Similarmente, Ferrothorn ignora a maioria dos ataques fora do muito raro Hidden Power Fire e irrita Tapu Koko ainda mais, colocando os entry hazards em campo ou usando Leech Seed nele ou em sua switch-in.

Pokémon e Coverage Ground-type: A grande presença de Ground-types impede Tapu Koko de simplesmente disparar Thunderbolts e Volt Switches, já que eles são imunes a ataques Electric-type e tipicamente lhe dão OHKO de volta com seu próprio Earthquake STAB. Embora Tapu Koko possua algumas respostas contra os mais comuns, não se pode esperar os vencer, a menos que estejam severamente enfraquecidos. Excadrill se destaca porque não se importa com quase nada de Tapu Koko exceto Hidden Power Fire, mas pode até mesmo dar de ombros se estiver usando investimento em HP ou se estiver com o HP cheio. Ele também possui Sand Rush com apoio de sand às vezes, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill quase sem falhas. Gastrodon, Mamoswine e Hippowdon normalmente fazem switch in em Tapu Koko a partida inteira, exceto se ele tiver o raro Grass Knot.

Revenge Killers: Embora Tapu Koko seja naturalmente rápido, existem algumas ameaças que podem o ultrapassar e então o derrotar. Pokémon ofensivos com um stat de Speed maior, como Ash-Greninja, Mega Lopunny e Mega Alakazam, podem fazê-lo, mas têm dificuldade para darem switch in. Da mesma forma, usuários de Choice Scarf, incluindo Landorus-T, Garchomp e Tapu Lele, podem fazer revenge kill a Tapu Koko. Ataques prioritários, como Fake Out e Bullet Punch de Mega Medicham e Water Shuriken de Ash-Greninja, podem derrotar Tapu Koko se estiver com um HP razoável. Por fim, Swift Swim Kingdra, Sand Rush Excadrill e outras ameaças semelhantes podem dar revenge kill em Tapu Koko sob suas respectivas condições de weather.

Créditos

 
Last edited:
Visão Geral

Tapu Koko é um grande pivot ofensivo em OU graças a uma combinação ideal de Speed, potência poder e uma variedade de moves utilitários de suporte de equipe à sua disposição. Sua base Speed de 130 certamente se destaca, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill na à maior parte dos Pokémon sem Choice Scarf, tirando Mega Alakazam, Mega Lopunny e Ash-Greninja. Sua fantástica Speed tier complementa seu acesso a U-turn e Volt Switch, bem como seus poderosos ataques Electric-type, (remover vírgula) graças aos boosts acumulados de STAB e Electric Surge. Além disso, o acesso de Tapu Koko a Taunt lhe permite pressionar as equipes defensivas, aumentando a sua versatilidade. Embora seu o bulk de Tapu Koko bulk não seja nada especial, seu acesso a Roost e a decente tipagem defensiva lhe permitem fazer check em Pokémon como Tornadus-T, Hawlucha e Mega Pinsir. No entanto, os dois últimos podem contorná-lo em certas circunstâncias, seja enfraquecendo-o Tapu Koko no alcance de High Jump Kick com boost de +2 em Attack ou pegando-o desprevenido com Earthquake. Apesar de ter uma coverage útil, os moves fora do não Electric-type podem ser bastante decepcionantes devido à baixa Base Power, sendo a única base aceitável do Tapu Koko a base Special Attack de 95 e a base 95 de Special Attack meramente decente de Tapu Koko. Enquanto Ainda que seu status stat de Attack é seja sólido, o recuo recoil adicional de Wild Charge o impede de ser capaz de usá-lo com tanta frequência. Como o bulk de Tapu Koko é praticamente mediano, normalmente ele só pode fazer switch in em ataques resistentes resistidos ou particularmente fracos.

Defog Pivot
Tapu Koko @ Electrium Z / Leftovers
Ability: Electric Surge
EVs: 20 HP / 252 SpA / 20 SpD / 216 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Defog
- Roost
- U-turn / Hidden Power Ice

Moves

Tapu Koko elimina força a saída de muitos Pokémon na tier, incluindo os usuários de entry hazards, como Ash-Greninja e Toxapex, permitindo-lhe atuar como um Defogger decente. Roost é um move de recovery necessário que mantém Tapu Koko saudável durante todo o jogo, possibilitando-lhe fazer check em Pokémon como Mega Pinsir, Celesteela e Hawlucha de maneira mais confiável. U-turn permite a Tapu Koko recuperar parte do momentum que perde ao remover os entry hazards e também facilita o predict previsões durante o jogo, mas vem com a desvantagem de fazer deixar Tapu Koko um pato sentado vulnerável contra Pokémon Ground-type. Alternativamente, Hidden Power Ice permite a Tapu Koko danificar bastante os Ground-types, tais como Landorus-T, Zygarde e Gliscor, mas sacrifica o momentum fornecido por U-turn. Toxic pode ser usado no lugar de Defog para incapacitar switch-ins (adicionar hífen) usuais, como Tapu Bulu e Tangrowth, se a equipe de Tapu Koko já tiver um usuário de Defog.

Detalhes do Set

Electrium Z em conjunto com Thunderbolt permite a Tapu Koko enfraquecer fortemente ou dar KO em derrotar prontamente alguns usuários de Stealth Rock, como Clefable e Heatran, que de outra forma seriam problemáticos para se lidar. Leftovers também pode ser usado no lugar de Electrium Z, pois o aumento da longevidade possibilita a Tapu Koko remover os entry hazards de forma mais consistente. 20 EVs em HP e em Special Defense garantem que Mega Latios não dê OHKO em Tapu Koko após o dano de Stealth Rock. 216 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Tapu Koko ultrapassar Weavile e Greninja.

Dicas de Uso

Esse set de Tapu Koko é melhor usado para remover proativamente os entry hazards nos estágios inicias do jogo, pois ele pode ser rapidamente desgastado, apesar de seu acesso a Roost, (adicionar vírgula) devido ao seu bulk abaixo do esperado. No entanto, se você estiver enfrentando um usuário de entry hazard que Tapu Koko não pode usar Defog contra, como Ferrothorn, então é melhor tentar removê-los derrotá-lo antes de tentar remover os hazards. Esse set é amplamente útil devido à sua capacidade de ser uma resposta duradoura para Toxic Spikes, já que Tapu Koko pode fazer switch in constantemente e ameaçar Toxapex enquanto usa Defog para remover Toxic Spikes. Tenha cuidado para não desperdiçar o Z-Move de Tapu Koko muito cedo no jogo, pois visto que ele pode ser potencialmente mais útil quando é mais fácil garantir um KO no late-game. Finalmente, quando enfrentar uma ameaça que Tapu Koko é necessário precisa fazer check, como Hawlucha ou Mega Pinsir, assegure-se de usar Roost frequentemente contra alvos que o ameaçam, como Celesteela, para garantir que ele será capaz de sobreviver a ataques impulsionados com boost de qualquer um dos dois.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko tende a se encaixar em equipes mais ofensivas que exigem a compactação compressão de papéis para remover os entry hazards enquando enquanto faz check nas principais a ameaças importantes, como Mega Pinsir e Hawlucha. Pokémon fracos para a Stealth Rock, como Volcarona e Mega Pinsir, apreciam a habilidade de Tapu Koko para de remover os entry hazards punitivos que de outra forma seriam problemáticos de se lidar. Pokémon que podem remover ou atrair os Grass-types bulky que atormentam Tapu Koko, como Gunk Shot Greninja ou Choice Band Zygarde, são excelentes companheiros de equipe para esse set. Magnezone também é um bom parceiro devido à sua habilidade em capturar de prender Ferrothorn em campo, que é indiscutivelmente o mais irritante usuário de entry hazards para esse set.

Shuca Berry
Tapu Koko @ Shuca Berry
Ability: Electric Surge
EVs: 104 HP / 12 Def / 176 SpA / 216 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Volt Switch
- Hidden Power Ice
- Roost / Defog

Moves

Volt Switch é preferido preferível nesse set porque é muito mais forte que U-turn e porque Shuca Berry Tapu Koko pode derrotar a maioria dos Ground-types mais comuns um por um no um contra um. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes em OU: Landorus-T e Zygarde. Taunt facilita o confronto matchup contra equipes hyper offense; Tapu Koko pode usar Taunt para evitar que suicide leads, como Focus Sash Landorus-T, coloquem entry hazards em campo e ajudem e o ajuda a enfraquecer passar por Pokémon bulky, como Mew, mais facilmente um por um no mano a mano. Ambos Roost e Defog podem ser usados no mesmo set sacrificando Volt Switch se necessário, mas isso muda significativamente a forma como o set é jogado funciona, principalmente pelo fato de que Tapu Koko não será capaz de causar spam com repetitivamente utilizar Volt Switch.

Detalhes do Set

Shuca Berry permite a Tapu Koko derrotar Landorus-T e Zygarde no confronto direto sem a desvantagem de ser incapaz de usar outro move, dando-lhe a Tapu Koko a capacidade de sobreviver a qualquer ataque sem boosts de qualquer Pokémon, incluindo Thousand Arrows após Stealth Rock do último, o que é conseguido possível graças a distribuição de EVs. A dita distribuição junto com uma nature Timid também permite a Tapu Koko ultrapassar inimigos como Weavile, Greninja e Tornadus-T. Uma distribuição de EVs alternativa distribuição de 4 Def / 252 SpA / 252 Spe maximiza o Special Attack enquanto habilita a Tapu Koko fazer conseguir Speed tier tie com a Speed base oposta de 130 Pokémon adversários de base 130 de Speed. No entanto, note que, (adicionar vírgula) com essa propagação distribuição, Tapu Koko perde muito bulk, tornando-o menos consistente ao fazer check em Pokémon como Zygarde e Hawlucha.

Dicas de Uso

Shuca Berry Tapu Koko geralmente não precisa fazer um predict de predição alguma no early-game quando comparado a outras variantes de Tapu Koko, como Choice Specs. Não tente fazer predict prever o adversário quando é desnecessário; Tapu Koko pode se dar ao luxo de clicar em Volt Switch mesmo que um Ground-type, (adicionar vírgula) como Landorus-T ou Zygarde, (adicionar vírgula) dê switch in entre, pois Shuca Berry permite a Tapu Koko ficar em segurança e ser dar-lhes 2HKO no próximo turno. Volt Switch também acalma o oponente em uma falsa sensação de segurança, induzindo-o a pensar que Tapu Koko está preso em um move. Por outro lado, uma vez que o primeiro Hidden Power Ice tenha sido usado, não tenha medo de fazer predict previsões. Se o seu oponente precisa preservar seu o Ground-type dele, um jogo inteligente e agressivo pode manter o momentum e a pressão a seu favor.

Opções de Equipe

Wallbreakers poderosos, tais como Kyurem-B, Hoopa-U, Mega Mawile e Kartana, são excelentes parceiros e apreciam muito a forma como Tapu Koko pode trazê-los de forma segura ao campo com Volt Switch. Mega Mawile e Kartana também apreciam como Tapu Koko pode combater Landorus-T de forma confiável. Os Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, têm excelente sinergia com Tapu Koko e lançam usam Stealth Rock para enfraquecer os checks dele, como Mega Venusaur e Assault Vest Tapu Bulu. Landorus-T também cria um excelente núcleo core VoltTurn com Tapu Koko e faz check em Zygarde. Hawlucha é um parceiro muito notável que aprecia muito a habilidade de Tapu Koko de trazê-lo com segurança ao campo nos contra Grass-types bulky que atuam como isca de setup para Hawlucha, como Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth. Tapu Koko também atrai invoca Electric Terrain para ativar a Electric Seed e Unburden de Hawlucha.

Dual Screens
Tapu Koko @ Light Clay
Ability: Electric Surge
EVs: 248 HP / 8 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Taunt
- Reflect
- Light Screen
- U-turn

Moves

Taunt evita que os usuários de Defog adversários removam suas dual screens e pode ser útil contra Pokémon que dependem de moves de utilidade, tais como Toxapex e Ferrothorn. Além disso, Taunt pode ser usado para impedir que um setup sweeper tenha boosts em seus stats. U-turn permite a Tapu Koko fazer pivot para os companheiros de equipe sem ter que depender tanto do predict de predição. No entanto, a alta Speed de Tapu Koko pode ser prejudicial, por vezes, devido a impedir que ele use um U-turn mais lento.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Tapu Koko fazer conseguir uma Speed tier tie com um Tapu Koko adversário, ultrapassar Deffogers Defoggers importantes, como Tornadus-T e Mega Latios, (adicionar vírgula) e impedir que Greninja coloque os entry hazards em campo. Os EVs restantes são colocados em HP para maximizar o bulk de Tapu Koko, permitindo-lhe fazer setup com usar dual screens com a maior frequência possível.

Dicas de Uso

Envie Tapu Koko no início da batalha e dê setup com utilize as dual screens rapidamente para abrir caminho para os sweepers de sua equipe fazerem setup. Use Taunt contra usuários de Defog para garantir que as screens não sejam removidas do campo de batalha. Além disso, use Taunt contra usuários de entry hazards porque as equipes com esse set tradicionalmente não fazem a remoção dos têm um removedor de entry hazards. Evite deixar que Tapu Koko receba dano desnecessário, pois pode ser necessário fazer setup com ativar dual screens novamente mais tarde no jogo.

Opções de Equipe

Esse set se encaixa melhor em equipes hyper offense de ritmo acelerado com vários setup sweepers que podem tirar proveito das dual screens para impor pressão suficiente sobre a equipe adversária para que um dos setup sweepers do time ganhe o jogo. Suicide leads, tais como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill, (adicionar vírgula) fornecem entry hazards cruciais para iniciar o jogo e podem ganhar momentum rapidamente, (remover vírgula) para que Tapu Koko possa facilmente fazer setup nas utlizar dual screens. Vários setup sweepers apreciam o bulk adicional que Tapu Koko fornece a eles. Zygarde, Magearna, Hawlucha, Manaphy e Mew apreciam as dual screens de Tapu Koko e podem fazer setup com mais facilidade e potencialmente fazer sweep nas equipes adversárias com esse suporte.

Z-Wild Charge
Tapu Koko @ Electrium Z
Ability: Electric Surge
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Naive Nature
- Wild Charge
- Hidden Power Ice
- Taunt
- U-turn

Moves

Tapu Koko pode surpreender alguns de seus checks, tais como Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, através do uso de Electrium Z + Wild Charge. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes na tier, em como Garchomp, Landorus-T e Zygarde ofensivo. A utilidade de Taunt é apreciada, pois permite a Tapu Koko comprometer lidar efetivamente com Mew, Zapdos e Clefable. Taunt também evita os entry hazards de Pokémon como Smeargle, Ferrothorn e Skarmory, enquanto para o setup e Defog de Pokémon como Magearna e Mega Scizor. U-turn complementa o set para que Tapu Koko possa gerar momentum contra Ground-types.

Detalhes do Set

Uma nature Naive é necessária para garantir o 2HKO em Landorus-T defensivo com Hidden Power Ice. Electrium Z é o único ítem viável para que Tapu Koko possa supreender e depois danificar seriamente, se não eliminar, alguns dos seus checks, como Assault Vest Magearna, Chansey e Heatran focado em Special Defense com Gigavolt Havoc. 4 EVs em Defense são usados para evitar que Tapu Koko receba OHKO do Earthquake de Gliscor.

Dicas de Uso

Ao contrário dos sets focados em Special Attack de Tapu Koko, Electrium Z + Wild Charge é mais inclinado a um papel de apoio do que a um papel de independente. Tapu Koko não deve tentar abrir caminho sozinho para si, mas sim atrair os alvos de Gigavolt Havoc para os companheiros de equipe. Às vezes, pode não ser melhor usar Gigavolt Havoc imediatamente, porque ele pode receber scout por de um Ground-type. Se possível, use U-turn nos alvos de Gigavolt Havoc para inicialmente dar a impressão de que Tapu Koko não está carregando possui um outro set e surpreenda-os mais tarde com seu Z-Move. Regular Wild Charge regular raramente será usado fora de revenge kill, então esse set de Tapu Koko deve ser focado em manter o ritmo momentum com U-turn e pressionar Pokémon mais passivos com Taunt quando estiver tiver usado seu Z-Move.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko pode funcionar bem em equipes de rain, pois a reação inicial do jogador é que é mais provável que ele esteja usando Thunder. Isso faz com que Pokémon como Assault Vest Magearna e Chansey sintam que estão em uma posição mais confortável, apenas para receber dando pesado de Gigavolt Havoc. Isso abre caminho para os rain sweepers, como Kingdra e Ash-Greninja. Psychic-types, (adicionar vírgula) como Latios, Hoopa-U, Tapu Lele e Mega Alakazam, (adicionar vírgula) são ótimos parceiros, já que Tapu Koko atrai várias de suas respostas, (adicionar vírgula) como Jirachi focado em Special Defense e Assault Vest Magearna. Hawlucha é um bom companheiro, pois visto que faz setup em muito dos Grass-types bulky que Tapu Koko enfrenta tem dificuldade contra. Tapu Koko physical também tende a atrair Landorus-T defensivo devido a seu Hidden Power Ice mais fraco, Tapu Koko ainda pode causar chip damage dano residual nele, de modo que Electric Seed Hawlucha está esteja em posição para fazer sweep. Falando de Grass-types bulky, Pokémon como Heatran, Mega Medicham e Mega Charizard Y que capitalizam sobre que tomam vantagem deles são apreciados. Heatran pode usar Substitute livremente em muitos Grass-types que Tapu Koko traz atrai, como Mega Venusaur e Tapu Bulu. O Thunder Punch de Mega Medicham recebe boosts um boost do Electric Terrain de Tapu Koko, impedindo que Mew, seu maior obstáculo, dê switch in de graça. Finalmente, Mega Charizard Y aprecia Tapu Koko facilitando seu confronto matchup contra cores com Chansey e Toxapex. Tapu Koko também pode suportar dois poderosos prestar suporte a duas poderosas sweepers na tier, como Swords Dance Mega Mawile e Shift Gear Magearna. Swords Dance Magearna não pode conceder consegue utilizar Knock Off devido à presença de Magearna, mas esse set de Tapu Koko atrai e derrota Magearna para ele ela, permitindo-lhe usar um de seus melhores moves. No caso de Shift Gear Magearna, Tapu Koko destrói Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, que são algumas das melhores respostas a ela na tier. Como esse conjunto set tem Z-Crystal, Shift Gear Magearna deve se inclinar para as opções optar por outros itens, como Shuca Berry e Leftovers.

Outras Opções

Tapu Koko é um decente usuário de Choice Scarf, aproveitando-se de sua a ótima Speed tier de Tapu Koko e permitindo-lhe fazer revenge kill em um número alguns de setup sweepers, tais como Volcarona, Mega Pinsir, Mega Gyarados e Manaphy. Se usado, esse set funciona bem com Brave Bird, a fim de fazer revenge kill em Volcarona com +1 de boost; máximo Attack garantirá um OHKO em variantes não investidas sem investimentos, enquanto zero investimento em Attack coloca Volcarona na faixa dos no alcance de ataques prioritários que podem ser seguidos posteriores.

Um set mais ofensivo de Calm Mind, Thunderbolt, Hidden Power Fire e Dazzling Gleam com Fairium Z poderia pode ser considerado para permitir a Tapu Koko contonar alguns de seus checks, ou seja, notavelmente Tapu Bulu, Tangrowth e Hippowdon, uma vez que elas eles estejam levemente enfraquecidas enfraquecidos. No entanto, o custo de de oportunidade do set em que Tapu Koko é forçado a desistir abrir mão de Roost, U-turn e Defog fazem faz dele uma escolha sub-ótima algumas inferior na maioria das vezes.

Para as jogadas Quanto a moves, Thunder é uma opção com o apoio de Drizzle, fazendo de Tapu Koko um verdadeiro terror para se fazer switch in nas em equipes de rain. Um set stallbreaker consistindo em de Nature's Madness e Taunt com Tapunium Z é decentemente eficaz contra equipes focadas defensivamente;, (remover ponto e vírgula e adicionar vírgula) pressionando Pokémon defensivos comuns com Thunderbolt enquanto nega-os os impede de utilizar moves de recovery ou setup com os moves acima mencionados Taunt.

Checks e Counters

Pokémon Grass-type Bulky: Grass-types ostentam uma resistência a Thunderbolt e conseguem aguentar Hidden Power Ice graças ao seu bulk abundante e acesso à recovery, fazendo com que algumas variantes defensivas façam counter substancialmente em Tapu Koko. Tapu Bulu,(adicionar espaço)Tangrowth e Amoonguss são persistentemente incômodos nesse quesito, já que eles absorvem bem os ataques mais comuns e causam dano a Tapu Koko significativamente, não temendo nada a não ser o raro mas não ideal Brave Bird. Similarmente, Ferrothorn encolhe ignora a maioria dos ataques fora do muito raro Hidden Power Fire e irrita Tapu Koko ainda mais, colocando os entry hazards em campo ou usando Leech Seed nele ou em sua switch-in (adicionar vírgula).

Pokémon Ground-type e Coverage: A grande presença de Ground-types impede Tapu Koko de simplesmente disparar Thunderbolts e Volt Switches, já que eles são imunes a ataques Electric-type e tipicamente lhe dão OHKO de volta com seu próprio Earthquake STAB. Embora Tapu Koko pratique várias possua algumas respostas contra os mais comuns, não se pode esperar vencê-las os vencer, a menos que estejam severamente enfraquecidas enfraquecidos. Excadrill se destaca porque não se importa com quase nada de Tapu Koko exceto Hidden Power Fire, mas pode até mesmo dar de ombros se estiver usando investimento em HP ou com saúde total se estiver com o HP cheio. Ele também pratica possui Sand Rush com apoio de Sandstorm sand às vezes, por vezes, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill quase sem falhas. Sem a ajuda de um item impulsionador de boosts ou dano anterior, Hidden Power Ice nunca irá dar OHKO em Zygarde ou Landorus-T em plena condição de vida com O HP cheio; o primeiro pode fazer setup com Dragon Dance ou dar KO derrotar Tapu Koko com Extreme Speed ou Thousand Arrows, enquanto o último pode dar KO o derrotar com Earthquake, aguentando um hit golpe com seu set defensivo ou ultrapassando sendo mais rápido com Choice Scarf. Gastrodon, Mamoswine e Hippowdon normalmente fazem switch in para em Tapu Koko o dia todo a partida inteira, com exceção do exceto se ele tiver o raro Grass Knot.

Revenge Killers: Embora Tapu Koko seja naturalmente rápido, existem algumas ameaças que podem ultrapassá-lo o ultrapassar e então dar KO o derrotar. Pokémon ofensivos com uma um stat de Speed maior, como Ash-Greninja, Mega Lopunny e Mega Alakazam, podem fazê-lo, mas têm dificuldade na para darem switch in. Da mesma forma, os usuários de Choice Scarf, incluindo Landorus-T, Garchomp e Tapu Lele, podem fazer revenge kill a Tapu Koko. Ataques prioritários, como Extreme Speed de Zygarde, Fake Out e Bullet Punch de Mega Medicham e Water Shuriken de Ash-Greninja, (adicionar vírgula) podem tirar derrotar Tapu Koko de campo se estiver com a saúde razoável um HP razoavel. Por fim, Swift Swim Kingdra, Sand Rush Excadrill e outras ameaças semelhantes podem dar revenge kill em Tapu Koko sob suas respectivas condições climáticas weathers.

Créditos

 
Last edited:
Visão Geral

Tapu Koko é um grande pivot ofensivo em OU graças a uma combinação ideal de Speed, potência poder e uma variedade de moves utilitários de suporte de equipe à sua disposição. Sua base Speed de 130 certamente se destaca, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill na à maior parte dos Pokémon sem Choice Scarf, tirando Mega Alakazam, Mega Lopunny e Ash-Greninja. Sua fantástica Speed tier complementa seu acesso a U-turn e Volt Switch, bem como seus poderosos ataques Electric-type, (remover vírgula) graças aos boosts acumulados de STAB e Electric Surge. Além disso, o acesso de Tapu Koko a Taunt lhe permite pressionar as equipes defensivas, aumentando a sua versatilidade. Embora seu o bulk de Tapu Koko bulk não seja nada especial, seu acesso a Roost e a decente tipagem defensiva lhe permitem fazer check em Pokémon como Tornadus-T, Hawlucha e Mega Pinsir. No entanto, os dois últimos podem contorná-lo em certas circunstâncias, seja enfraquecendo-o Tapu Koko no alcance de High Jump Kick com boost de +2 em Attack ou pegando-o desprevenido com Earthquake. Apesar de ter uma coverage útil, os moves fora do não Electric-type podem ser bastante decepcionantes devido à baixa Base Power, sendo a única base aceitável do Tapu Koko a base Special Attack de 95 e a base 95 de Special Attack meramente decente de Tapu Koko. Enquanto Ainda que seu status stat de Attack é seja sólido, o recuo recoil adicional de Wild Charge o impede de ser capaz de usá-lo com tanta frequência. Como o bulk de Tapu Koko é praticamente mediano, normalmente ele só pode fazer switch in em ataques resistentes resistidos ou particularmente fracos.

Defog Pivot
Tapu Koko @ Electrium Z / Leftovers
Ability: Electric Surge
EVs: 20 HP / 252 SpA / 20 SpD / 216 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Defog
- Roost
- U-turn / Hidden Power Ice

Moves

Tapu Koko elimina força a saída de muitos Pokémon na tier, incluindo os usuários de entry hazards, como Ash-Greninja e Toxapex, permitindo-lhe atuar como um Defogger decente. Roost é um move de recovery necessário que mantém Tapu Koko saudável durante todo o jogo, possibilitando-lhe fazer check em Pokémon como Mega Pinsir, Celesteela e Hawlucha de maneira mais confiável. U-turn permite a Tapu Koko recuperar parte do momentum que perde ao remover os entry hazards e também facilita o predict previsões durante o jogo, mas vem com a desvantagem de fazer deixar Tapu Koko um pato sentado vulnerável contra Pokémon Ground-type. Alternativamente, Hidden Power Ice permite a Tapu Koko danificar bastante os Ground-types, tais como Landorus-T, Zygarde e Gliscor, mas sacrifica o momentum fornecido por U-turn. Toxic pode ser usado no lugar de Defog para incapacitar switch-ins (adicionar hífen) usuais, como Tapu Bulu e Tangrowth, se a equipe de Tapu Koko já tiver um usuário de Defog.

Detalhes do Set

Electrium Z em conjunto com Thunderbolt permite a Tapu Koko enfraquecer fortemente ou dar KO em derrotar prontamente alguns usuários de Stealth Rock, como Clefable e Heatran, que de outra forma seriam problemáticos para se lidar. Leftovers também pode ser usado no lugar de Electrium Z, pois o aumento da longevidade possibilita a Tapu Koko remover os entry hazards de forma mais consistente. 20 EVs em HP e em Special Defense garantem que Mega Latios não dê OHKO em Tapu Koko após o dano de Stealth Rock. 216 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Tapu Koko ultrapassar Weavile e Greninja.

Dicas de Uso

Esse set de Tapu Koko é melhor usado para remover proativamente os entry hazards nos estágios inicias do jogo, pois ele pode ser rapidamente desgastado, apesar de seu acesso a Roost, (adicionar vírgula) devido ao seu bulk abaixo do esperado. No entanto, se você estiver enfrentando um usuário de entry hazard que Tapu Koko não pode usar Defog contra, como Ferrothorn, então é melhor tentar removê-los derrotá-lo antes de tentar remover os hazards. Esse set é amplamente útil devido à sua capacidade de ser uma resposta duradoura para Toxic Spikes, já que Tapu Koko pode fazer switch in constantemente e ameaçar Toxapex enquanto usa Defog para remover Toxic Spikes. Tenha cuidado para não desperdiçar o Z-Move de Tapu Koko muito cedo no jogo, pois visto que ele pode ser potencialmente mais útil quando é mais fácil garantir um KO no late-game. Finalmente, quando enfrentar uma ameaça que Tapu Koko é necessário precisa fazer check, como Hawlucha ou Mega Pinsir, assegure-se de usar Roost frequentemente contra alvos que o ameaçam, como Celesteela, para garantir que ele será capaz de sobreviver a ataques impulsionados com boost de qualquer um dos dois.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko tende a se encaixar em equipes mais ofensivas que exigem a compactação compressão de papéis para remover os entry hazards enquando enquanto faz check nas principais a ameaças importantes, como Mega Pinsir e Hawlucha. Pokémon fracos para a Stealth Rock, como Volcarona e Mega Pinsir, apreciam a habilidade de Tapu Koko para de remover os entry hazards punitivos que de outra forma seriam problemáticos de se lidar. Pokémon que podem remover ou atrair os Grass-types bulky que atormentam Tapu Koko, como Gunk Shot Greninja ou Choice Band Zygarde, são excelentes companheiros de equipe para esse set. Magnezone também é um bom parceiro devido à sua habilidade em capturar de prender Ferrothorn em campo, que é indiscutivelmente o mais irritante usuário de entry hazards para esse set.

Shuca Berry
Tapu Koko @ Shuca Berry
Ability: Electric Surge
EVs: 104 HP / 12 Def / 176 SpA / 216 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Volt Switch
- Hidden Power Ice
- Roost / Defog

Moves

Volt Switch é preferido preferível nesse set porque é muito mais forte que U-turn e porque Shuca Berry Tapu Koko pode derrotar a maioria dos Ground-types mais comuns um por um no um contra um. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes em OU: Landorus-T e Zygarde. Taunt facilita o confronto matchup contra equipes hyper offense; Tapu Koko pode usar Taunt para evitar que suicide leads, como Focus Sash Landorus-T, coloquem entry hazards em campo e ajudem e o ajuda a enfraquecer passar por Pokémon bulky, como Mew, mais facilmente um por um no mano a mano. Ambos Roost e Defog podem ser usados no mesmo set sacrificando Volt Switch se necessário, mas isso muda significativamente a forma como o set é jogado funciona, principalmente pelo fato de que Tapu Koko não será capaz de causar spam com repetitivamente utilizar Volt Switch.

Detalhes do Set

Shuca Berry permite a Tapu Koko derrotar Landorus-T e Zygarde no confronto direto sem a desvantagem de ser incapaz de usar outro move, dando-lhe a Tapu Koko a capacidade de sobreviver a qualquer ataque sem boosts de qualquer Pokémon, incluindo Thousand Arrows após Stealth Rock do último, o que é conseguido possível graças a distribuição de EVs. A dita distribuição junto com uma nature Timid também permite a Tapu Koko ultrapassar inimigos como Weavile, Greninja e Tornadus-T. Uma distribuição de EVs alternativa distribuição de 4 Def / 252 SpA / 252 Spe maximiza o Special Attack enquanto habilita a Tapu Koko fazer conseguir Speed tier tie com a Speed base oposta de 130 Pokémon adversários de base 130 de Speed. No entanto, note que, (adicionar vírgula) com essa propagação distribuição, Tapu Koko perde muito bulk, tornando-o menos consistente ao fazer check em Pokémon como Zygarde e Hawlucha.

Dicas de Uso

Shuca Berry Tapu Koko geralmente não precisa fazer um predict de predição alguma no early-game quando comparado a outras variantes de Tapu Koko, como Choice Specs. Não tente fazer predict prever o adversário quando é desnecessário; Tapu Koko pode se dar ao luxo de clicar em Volt Switch mesmo que um Ground-type, (adicionar vírgula) como Landorus-T ou Zygarde, (adicionar vírgula) dê switch in entre, pois Shuca Berry permite a Tapu Koko ficar em segurança e ser dar-lhes 2HKO no próximo turno. Volt Switch também acalma o oponente em uma falsa sensação de segurança, induzindo-o a pensar que Tapu Koko está preso em um move. Por outro lado, uma vez que o primeiro Hidden Power Ice tenha sido usado, não tenha medo de fazer predict previsões. Se o seu oponente precisa preservar seu o Ground-type dele, um jogo inteligente e agressivo pode manter o momentum e a pressão a seu favor.

Opções de Equipe

Wallbreakers poderosos, tais como Kyurem-B, Hoopa-U, Mega Mawile e Kartana, são excelentes parceiros e apreciam muito a forma como Tapu Koko pode trazê-los de forma segura ao campo com Volt Switch. Mega Mawile e Kartana também apreciam como Tapu Koko pode combater Landorus-T de forma confiável. Os Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, têm excelente sinergia com Tapu Koko e lançam usam Stealth Rock para enfraquecer os checks dele, como Mega Venusaur e Assault Vest Tapu Bulu. Landorus-T também cria um excelente núcleo core VoltTurn com Tapu Koko e faz check em Zygarde. Hawlucha é um parceiro muito notável que aprecia muito a habilidade de Tapu Koko de trazê-lo com segurança ao campo nos contra Grass-types bulky que atuam como isca de setup para Hawlucha, como Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth. Tapu Koko também atrai invoca Electric Terrain para ativar a Electric Seed e Unburden de Hawlucha.

Dual Screens
Tapu Koko @ Light Clay
Ability: Electric Surge
EVs: 248 HP / 8 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Taunt
- Reflect
- Light Screen
- U-turn

Moves

Taunt evita que os usuários de Defog adversários removam suas dual screens e pode ser útil contra Pokémon que dependem de moves de utilidade, tais como Toxapex e Ferrothorn. Além disso, Taunt pode ser usado para impedir que um setup sweeper tenha boosts em seus stats. U-turn permite a Tapu Koko fazer pivot para os companheiros de equipe sem ter que depender tanto do predict de predição. No entanto, a alta Speed de Tapu Koko pode ser prejudicial, por vezes, devido a impedir que ele use um U-turn mais lento.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Tapu Koko fazer conseguir uma Speed tier tie com um Tapu Koko adversário, ultrapassar Deffogers Defoggers importantes, como Tornadus-T e Mega Latios, (adicionar vírgula) e impedir que Greninja coloque os entry hazards em campo. Os EVs restantes são colocados em HP para maximizar o bulk de Tapu Koko, permitindo-lhe fazer setup com usar dual screens com a maior frequência possível.

Dicas de Uso

Envie Tapu Koko no início da batalha e dê setup com utilize as dual screens rapidamente para abrir caminho para os sweepers de sua equipe fazerem setup. Use Taunt contra usuários de Defog para garantir que as screens não sejam removidas do campo de batalha. Além disso, use Taunt contra usuários de entry hazards porque as equipes com esse set tradicionalmente não fazem a remoção dos têm um removedor de entry hazards. Evite deixar que Tapu Koko receba dano desnecessário, pois pode ser necessário fazer setup com ativar dual screens novamente mais tarde no jogo.

Opções de Equipe

Esse set se encaixa melhor em equipes hyper offense de ritmo acelerado com vários setup sweepers que podem tirar proveito das dual screens para impor pressão suficiente sobre a equipe adversária para que um dos setup sweepers do time ganhe o jogo. Suicide leads, tais como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill, (adicionar vírgula) fornecem entry hazards cruciais para iniciar o jogo e podem ganhar momentum rapidamente, (remover vírgula) para que Tapu Koko possa facilmente fazer setup nas utlizar dual screens. Vários setup sweepers apreciam o bulk adicional que Tapu Koko fornece a eles. Zygarde, Magearna, Hawlucha, Manaphy e Mew apreciam as dual screens de Tapu Koko e podem fazer setup com mais facilidade e potencialmente fazer sweep nas equipes adversárias com esse suporte.

Z-Wild Charge
Tapu Koko @ Electrium Z
Ability: Electric Surge
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Naive Nature
- Wild Charge
- Hidden Power Ice
- Taunt
- U-turn

Moves

Tapu Koko pode surpreender alguns de seus checks, tais como Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, através do uso de Electrium Z + Wild Charge. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes na tier, em como Garchomp, Landorus-T e Zygarde ofensivo. A utilidade de Taunt é apreciada, pois permite a Tapu Koko comprometer lidar efetivamente com Mew, Zapdos e Clefable. Taunt também evita os entry hazards de Pokémon como Smeargle, Ferrothorn e Skarmory, enquanto para o setup e Defog de Pokémon como Magearna e Mega Scizor. U-turn complementa o set para que Tapu Koko possa gerar momentum contra Ground-types.

Detalhes do Set

Uma nature Naive é necessária para garantir o 2HKO em Landorus-T defensivo com Hidden Power Ice. Electrium Z é o único ítem viável para que Tapu Koko possa supreender e depois danificar seriamente, se não eliminar, alguns dos seus checks, como Assault Vest Magearna, Chansey e Heatran focado em Special Defense com Gigavolt Havoc. 4 EVs em Defense são usados para evitar que Tapu Koko receba OHKO do Earthquake de Gliscor.

Dicas de Uso

Ao contrário dos sets focados em Special Attack de Tapu Koko, Electrium Z + Wild Charge é mais inclinado a um papel de apoio do que a um papel de independente. Tapu Koko não deve tentar abrir caminho sozinho para si, mas sim atrair os alvos de Gigavolt Havoc para os companheiros de equipe. Às vezes, pode não ser melhor usar Gigavolt Havoc imediatamente, porque ele pode receber scout por de um Ground-type. Se possível, use U-turn nos alvos de Gigavolt Havoc para inicialmente dar a impressão de que Tapu Koko não está carregando possui um outro set e surpreenda-os mais tarde com seu Z-Move. Regular Wild Charge regular raramente será usado fora de revenge kill, então esse set de Tapu Koko deve ser focado em manter o ritmo momentum com U-turn e pressionar Pokémon mais passivos com Taunt quando estiver tiver usado seu Z-Move.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko pode funcionar bem em equipes de rain, pois a reação inicial do jogador é que é mais provável que ele esteja usando Thunder. Isso faz com que Pokémon como Assault Vest Magearna e Chansey sintam que estão em uma posição mais confortável, apenas para receber dando pesado de Gigavolt Havoc. Isso abre caminho para os rain sweepers, como Kingdra e Ash-Greninja. Psychic-types, (adicionar vírgula) como Latios, Hoopa-U, Tapu Lele e Mega Alakazam, (adicionar vírgula) são ótimos parceiros, já que Tapu Koko atrai várias de suas respostas, (adicionar vírgula) como Jirachi focado em Special Defense e Assault Vest Magearna. Hawlucha é um bom companheiro, pois visto que faz setup em muito dos Grass-types bulky que Tapu Koko enfrenta tem dificuldade contra. Tapu Koko physical também tende a atrair Landorus-T defensivo devido a seu Hidden Power Ice mais fraco, Tapu Koko ainda pode causar chip damage dano residual nele, de modo que Electric Seed Hawlucha está esteja em posição para fazer sweep. Falando de Grass-types bulky, Pokémon como Heatran, Mega Medicham e Mega Charizard Y que capitalizam sobre que tomam vantagem deles são apreciados. Heatran pode usar Substitute livremente em muitos Grass-types que Tapu Koko traz atrai, como Mega Venusaur e Tapu Bulu. O Thunder Punch de Mega Medicham recebe boosts um boost do Electric Terrain de Tapu Koko, impedindo que Mew, seu maior obstáculo, dê switch in de graça. Finalmente, Mega Charizard Y aprecia Tapu Koko facilitando seu confronto matchup contra cores com Chansey e Toxapex. Tapu Koko também pode suportar dois poderosos prestar suporte a duas poderosas sweepers na tier, como Swords Dance Mega Mawile e Shift Gear Magearna. Swords Dance Magearna não pode conceder consegue utilizar Knock Off devido à presença de Magearna, mas esse set de Tapu Koko atrai e derrota Magearna para ele ela, permitindo-lhe usar um de seus melhores moves. No caso de Shift Gear Magearna, Tapu Koko destrói Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, que são algumas das melhores respostas a ela na tier. Como esse conjunto set tem Z-Crystal, Shift Gear Magearna deve se inclinar para as opções optar por outros itens, como Shuca Berry e Leftovers.

Outras Opções

Tapu Koko é um decente usuário de Choice Scarf, aproveitando-se de sua a ótima Speed tier de Tapu Koko e permitindo-lhe fazer revenge kill em um número alguns de setup sweepers, tais como Volcarona, Mega Pinsir, Mega Gyarados e Manaphy. Se usado, esse set funciona bem com Brave Bird, a fim de fazer revenge kill em Volcarona com +1 de boost; máximo Attack garantirá um OHKO em variantes não investidas sem investimentos, enquanto zero investimento em Attack coloca Volcarona na faixa dos no alcance de ataques prioritários que podem ser seguidos posteriores.

Um set mais ofensivo de Calm Mind, Thunderbolt, Hidden Power Fire e Dazzling Gleam com Fairium Z poderia pode ser considerado para permitir a Tapu Koko contonar alguns de seus checks, ou seja, notavelmente Tapu Bulu, Tangrowth e Hippowdon, uma vez que elas eles estejam levemente enfraquecidas enfraquecidos. No entanto, o custo de de oportunidade do set em que Tapu Koko é forçado a desistir abrir mão de Roost, U-turn e Defog fazem faz dele uma escolha sub-ótima algumas inferior na maioria das vezes.

Para as jogadas Quanto a moves, Thunder é uma opção com o apoio de Drizzle, fazendo de Tapu Koko um verdadeiro terror para se fazer switch in nas em equipes de rain. Um set stallbreaker consistindo em de Nature's Madness e Taunt com Tapunium Z é decentemente eficaz contra equipes focadas defensivamente;, (remover ponto e vírgula e adicionar vírgula) pressionando Pokémon defensivos comuns com Thunderbolt enquanto nega-os os impede de utilizar moves de recovery ou setup com os moves acima mencionados Taunt.

Checks e Counters

Pokémon Grass-type Bulky: Grass-types ostentam uma resistência a Thunderbolt e conseguem aguentar Hidden Power Ice graças ao seu bulk abundante e acesso à recovery, fazendo com que algumas variantes defensivas façam counter substancialmente em Tapu Koko. Tapu Bulu,(adicionar espaço)Tangrowth e Amoonguss são persistentemente incômodos nesse quesito, já que eles absorvem bem os ataques mais comuns e causam dano a Tapu Koko significativamente, não temendo nada a não ser o raro mas não ideal Brave Bird. Similarmente, Ferrothorn encolhe ignora a maioria dos ataques fora do muito raro Hidden Power Fire e irrita Tapu Koko ainda mais, colocando os entry hazards em campo ou usando Leech Seed nele ou em sua switch-in (adicionar vírgula).

Pokémon Ground-type e Coverage: A grande presença de Ground-types impede Tapu Koko de simplesmente disparar Thunderbolts e Volt Switches, já que eles são imunes a ataques Electric-type e tipicamente lhe dão OHKO de volta com seu próprio Earthquake STAB. Embora Tapu Koko pratique várias possua algumas respostas contra os mais comuns, não se pode esperar vencê-las os vencer, a menos que estejam severamente enfraquecidas enfraquecidos. Excadrill se destaca porque não se importa com quase nada de Tapu Koko exceto Hidden Power Fire, mas pode até mesmo dar de ombros se estiver usando investimento em HP ou com saúde total se estiver com o HP cheio. Ele também pratica possui Sand Rush com apoio de Sandstorm sand às vezes, por vezes, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill quase sem falhas. Sem a ajuda de um item impulsionador de boosts ou dano anterior, Hidden Power Ice nunca irá dar OHKO em Zygarde ou Landorus-T em plena condição de vida com O HP cheio; o primeiro pode fazer setup com Dragon Dance ou dar KO derrotar Tapu Koko com Extreme Speed ou Thousand Arrows, enquanto o último pode dar KO o derrotar com Earthquake, aguentando um hit golpe com seu set defensivo ou ultrapassando sendo mais rápido com Choice Scarf. Gastrodon, Mamoswine e Hippowdon normalmente fazem switch in para em Tapu Koko o dia todo a partida inteira, com exceção do exceto se ele tiver o raro Grass Knot.

Revenge Killers: Embora Tapu Koko seja naturalmente rápido, existem algumas ameaças que podem ultrapassá-lo o ultrapassar e então dar KO o derrotar. Pokémon ofensivos com uma um stat de Speed maior, como Ash-Greninja, Mega Lopunny e Mega Alakazam, podem fazê-lo, mas têm dificuldade na para darem switch in. Da mesma forma, os usuários de Choice Scarf, incluindo Landorus-T, Garchomp e Tapu Lele, podem fazer revenge kill a Tapu Koko. Ataques prioritários, como Extreme Speed de Zygarde, Fake Out e Bullet Punch de Mega Medicham e Water Shuriken de Ash-Greninja, (adicionar vírgula) podem tirar derrotar Tapu Koko de campo se estiver com a saúde razoável um HP razoavel. Por fim, Swift Swim Kingdra, Sand Rush Excadrill e outras ameaças semelhantes podem dar revenge kill em Tapu Koko sob suas respectivas condições climáticas weathers.

Créditos

Implementado.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Visão Geral

Tapu Koko é um grande pivot ofensivo em OU graças a uma combinação ideal de Speed velocidade (não tá errado, só acho que assim fica melhor tanto pela sonoridade quanto pra manter igual ao original), poder e uma variedade de moves de suporte de equipe à sua disposição. Sua base Speed de 130 certamente se destaca, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill à maior parte dos Pokémon sem Choice Scarf, tirando exceto Mega Alakazam, Mega Lopunny e Ash-Greninja. Sua fantástica Speed tier complementa seu acesso a U-turn e Volt Switch, bem como seus poderosos ataques Electric-type graças aos boosts acumulados de STAB e Electric Surge. Além disso, o acesso de Tapu Koko a Taunt lhe permite pressionar as equipes defensivas, aumentando a sua versatilidade. Embora o bulk de Tapu Koko não seja nada especial, seu acesso a Roost e a decente tipagem defensiva lhe permitem fazer check em Pokémon como Tornadus-T, Hawlucha e Mega Pinsir. No entanto, os dois últimos podem contorná-lo em certas circunstâncias, seja enfraquecendo-o no alcance de High Jump Kick com boost de +2 em Attack ou pegando-o desprevenido com Earthquake. Apesar de ter uma coverage útil, os moves não Electric-type podem ser bastante decepcionantes devido à baixa Base Power e a base 95 de Special Attack meramente decente de Tapu Koko. Ainda que seu stat de Attack seja sólido, o recoil adicional de Wild Charge o impede de ser capaz de usá-lo com tanta frequência. Como o bulk de Tapu Koko é praticamente bem mediano, normalmente ele só pode fazer switch in em ataques resistidos ou particularmente fracos.

Defog Pivot
Tapu Koko @ Electrium Z / Leftovers
Ability: Electric Surge
EVs: 20 HP / 252 SpA / 20 SpD / 216 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Defog
- Roost
- U-turn / Hidden Power Ice

Moves

Tapu Koko força a saída de muitos Pokémon na tier, incluindo usuários de entry hazards, como Ash-Greninja e Toxapex, permitindo-lhe atuar como um Defogger decente. Roost é um move de recovery necessário que mantém Tapu Koko saudável durante todo o jogo, possibilitando-lhe fazer check em Pokémon como Mega Pinsir, Celesteela e Hawlucha de maneira mais confiável. U-turn permite a Tapu Koko recuperar parte do momentum que perde ao remover entry hazards e também facilita previsões durante o jogo, mas vem com a desvantagem de deixar Tapu Koko vulnerável contra incapaz de ameaçar (mesmo com HP Ice, Koko ainda é vulnerável a Ground-types) Pokémon Ground-types. Alternativamente, Hidden Power Ice permite a Tapu Koko danificar bastante os Ground-types, tais como Landorus-T, Zygarde Garchomp e Gliscor, mas sacrifica o momentum fornecido por U-turn. Toxic pode ser usado no lugar de Defog para incapacitar switch-(remover espaço)ins usuais, como Tapu Bulu e Tangrowth, se a equipe de Tapu Koko já tiver um usuário de Defog.

Detalhes do Set

Electrium Z em conjunto com Thunderbolt permite a Tapu Koko enfraquecer fortemente ou derrotar prontamente alguns usuários de Stealth Rock, como Clefable e Heatran, que de outra forma seriam problemáticos para se lidar. Leftovers também pode ser usado no lugar de Electrium Z, pois o aumento da longevidade possibilita a Tapu Koko remover entry hazards de forma mais consistente. 20 EVs em HP e em Special Defense garantem que Mega Latios não dê OHKO em Tapu Koko após o dano de Stealth Rock. 216 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Tapu Koko ultrapassar Weavile e Greninja.

Dicas de Uso

Esse set de Tapu Koko é melhor usado para remover proativamente entry hazards nos estágios iniciais do jogo, pois ele pode ser rapidamente desgastado, apesar de seu acesso a Roost, devido ao seu bulk abaixo do esperado. No entanto, se você estiver enfrentando um usuário de entry hazard que Tapu Koko não pode usar Defog contra, como Ferrothorn, então é melhor tentar derrotá-lo antes de tentar remover os hazards. Esse set é amplamente útil devido à sua capacidade de ser uma resposta duradoura para Toxic Spikes, já que Tapu Koko pode fazer switch in constantemente e ameaçar Toxapex enquanto usa Defog para remover Toxic Spikes. Tenha cuidado para não desperdiçar o Z-Move de Tapu Koko muito cedo no jogo, visto que ele pode ser potencialmente mais útil quando é mais fácil garantir um KO late-game. Finalmente, quando enfrentar uma ameaça que Tapu Koko precisa fazer check, como Hawlucha ou Mega Pinsir, assegure-se de usar Roost frequentemente contra alvos que o ameaçam ele ameaça (Koko ameaça Celesteela, não o contrário), como Celesteela, para garantir que ele será capaz de sobreviver a ataques com boost de qualquer um dos dois.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko tende a se encaixar em equipes mais ofensivas que exigem a compressão de papéis para remover entry hazards enquanto faz check a ameaças importantes, como Mega Pinsir e Hawlucha. Pokémon fracos a Stealth Rock, como Volcarona e Mega Pinsir, apreciam a habilidade de Tapu Koko de remover entry hazards punitivos que de outra forma seriam problemáticos de se lidar. Pokémon que podem remover ou atrair os Grass-types bulky que atormentam Tapu Koko, como Gunk Shot Greninja ou Choice Band Zygarde, são excelentes companheiros de equipe para esse set. Magnezone também é um bom parceiro devido à sua habilidade capacidade de prender Ferrothorn em campo, que é indiscutivelmente o mais irritante usuário de entry hazards para esse set.

Shuca Berry
Tapu Koko @ Shuca Berry
Ability: Electric Surge
EVs: 104 HP / 12 Def / 176 SpA / 216 Spe 32 HP / 88 Def / 172 SpA / 216 Spe
Timid Nature
IVs: 1 Atk
- Thunderbolt
- Volt Switch
- Hidden Power Ice
- Roost / Defog

Moves

Volt Switch é preferível nesse set porque pois é muito mais forte que U-turn e porque Shuca Berry Tapu Koko pode derrotar a maioria dos Ground-types mais comuns no um contra um. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes em OU: Landorus-T e Zygarde Garchomp. Taunt facilita o matchup contra equipes hyper offense; Tapu Koko pode usar Taunt para evitar que suicide leads, como Focus Sash Landorus-T, coloquem entry hazards em campo e o ajuda a passar por Pokémon bulky, como Mew, mais facilmente no mano a mano. Ambos Roost e Defog podem ser usados no mesmo set sacrificando Volt Switch se necessário, mas isso muda significativamente a forma como o set funciona, principalmente pelo fato de que Tapu Koko não será capaz de repetitivamente utilizar Volt Switch.

Detalhes do Set

Shuca Berry permite a Tapu Koko derrotar Landorus-T e Zygarde Garchomp no confronto direto sem a desvantagem de ser incapaz de usar outro move, dando-lhe a capacidade de sobreviver a qualquer ataque sem boosts de qualquer Pokémon, incluindo Thousand Arrows após Stealth Rock do último, o que é possível graças a distribuição de EVs. ficar Choice-locked. (Quando eu li pela primeira vez do jeito que estava escrito antes, eu não consegui entender que seria por ficar Choice-locked tbh) A dita distribuição junto com uma nature Timid também permite a Tapu Koko ultrapassar inimigos como Weavile, Greninja e Tornadus-T. A distribuição listada garante que um +2 Earthquake de Gliscor nunca dê OHKO após Stealth Rock. Ela também permite evitar o OHKO de Water Shuriken de Choice Specs Ash-Greninja após o dano de Stealth Rock. Uma distribuição de EVs alternativa de 4 Def / 252 SpA / 252 Spe maximiza o Special Attack enquanto habilita a Tapu Koko conseguir Speed tie com Pokémon adversários de base 130 de Speed. No entanto, note que, com essa distribuição, Tapu Koko perde muito bulk, tornando-o menos consistente ao fazer check em Pokémon como Zygarde e Hawlucha.

Dicas de Uso

Shuca Berry Tapu Koko geralmente não precisa de predição alguma no early-game quando comparado a outras variantes de Tapu Koko, como Choice Specs. Não tente prever o adversário quando é desnecessário; Tapu Koko pode se dar ao luxo de clicar em Volt Switch mesmo que um Ground-type, como Landorus-T ou Zygarde Gliscor, dê switch in, pois Shuca Berry permite a Tapu Koko ficar em campo com segurança e dar-lhes 2HKO no próximo turno. Volt Switch também acalma o oponente em uma falsa sensação de segurança, induzindo-o a pensar que Tapu Koko está preso em um move. Por outro lado, uma vez que o primeiro Hidden Power Ice tenha sido usado, não tenha medo de fazer previsões. Se o seu oponente precisa preservar o Ground-type dele, um jogo inteligente e agressivo pode manter o momentum e a pressão a seu favor.

Opções de Equipe

Wallbreakers poderosos, tais como Kyurem-B, Hoopa-U, Mega Mawile e Kartana, são excelentes parceiros e apreciam muito como Tapu Koko pode trazê-los de forma segura ao campo com Volt Switch. Mega Mawile e Kartana também apreciam como Tapu Koko pode combater Landorus-T de forma confiável. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, têm excelente sinergia com Tapu Koko e usam Stealth Rock para enfraquecer os checks dele, como Mega Venusaur e Assault Vest Tapu Bulu. Landorus-T também cria um excelente core VoltTurn com Tapu Koko e faz check em Zygarde. Hawlucha é um parceiro muito notável que aprecia muito a habilidade de Tapu Koko de trazê-lo com segurança ao campo contra Grass-types bulky que atuam como isca de setup para Hawlucha, como Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth. Tapu Koko também invoca Electric Terrain para ativar a Electric Seed e Unburden de Hawlucha.

Dual Screens
Tapu Koko @ Light Clay
Ability: Electric Surge
EVs: 248 HP / 8 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Taunt
- Reflect
- Light Screen
- U-turn

Moves

Taunt evita que os usuários de Defog adversários removam suas dual screens e pode ser útil contra Pokémon que dependem de moves de utilidade, tais como Toxapex e Ferrothorn. Além disso, Taunt pode ser usado para impedir que um setup sweeper tenha boosts em seus stats. U-turn permite a Tapu Koko fazer pivot para os companheiros de equipe sem ter que depender tanto de predição. No entanto, a alta Speed de Tapu Koko pode ser prejudicial, por vezes, devido a impedir que ele use um U-turn mais lento.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Tapu Koko conseguir uma Speed tie com um Tapu Koko adversário, ultrapassar Defoggers importantes, como Tornadus-T e Mega Latios, e impedir que Greninja coloque entry hazards em campo. Os EVs restantes são colocados em HP para maximizar o bulk de Tapu Koko, permitindo-lhe usar dual screens com a maior frequência possível.

Dicas de Uso

Envie Tapu Koko no início da batalha e utilize as dual screens rapidamente para abrir caminho para os sweepers de sua equipe fazerem setup. Use Taunt contra usuários de Defog para garantir que as screens não sejam removidas do campo de batalha. Além disso, use Taunt contra usuários de entry hazards, (Adicionar vírgula) porque visto que as equipes com esse set tradicionalmente têm um removedor de entry hazards. Evite deixar que Tapu Koko receba dano desnecessário, pois pode ser necessário ativar dual screens novamente mais tarde no jogo.

Opções de Equipe

Esse set se encaixa melhor em equipes hyper offense de ritmo acelerado com vários setup sweepers que podem tirar proveito das dual screens para impor pressão suficiente sobre a equipe adversária para que um dos setup sweepers do time ganhe o jogo. Suicide leads, tais como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill, fornecem entry hazards cruciais para iniciar o jogo e podem ganhar momentum rapidamente para que Tapu Koko possa facilmente utilizar dual screens. Vários setup sweepers apreciam o bulk adicional que Tapu Koko fornece a eles. Zygarde, Magearna, Hawlucha, Manaphy e Mew apreciam as dual screens de Tapu Koko e podem fazer setup com mais facilidade e potencialmente fazer sweep nas equipes adversárias com esse suporte.

Z-Wild Charge
Tapu Koko @ Electrium Z
Ability: Electric Surge
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Naive Nature
- Wild Charge
- Hidden Power Ice
- Taunt
- U-turn

Moves

Tapu Koko pode surpreender alguns de seus checks, tais como Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, através do uso de Electrium Z + Wild Charge. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes na tier, como Garchomp, Landorus-T e Zygarde ofensivo Gliscor. A utilidade de Taunt é apreciada, pois permite a Tapu Koko lidar efetivamente com Mew, Zapdos e Clefable. Taunt também evita entry hazards de Pokémon como Smeargle, Ferrothorn e Skarmory, enquanto para o setup e Defog de Pokémon como Magearna e Mega Scizor. U-turn complementa o set para que Tapu Koko possa gerar momentum contra Ground-types.

Detalhes do Set

Uma nature Naive é necessária para garantir o 2HKO em Landorus-T defensivo com Hidden Power Ice. Electrium Z é o único item viável para que Tapu Koko possa supreender e depois danificar seriamente, se não eliminar, alguns dos seus checks, como Assault Vest Magearna, Chansey e Heatran focado em Special Defense com Gigavolt Havoc. 4 EVs em Defense são usados para evitar que Tapu Koko receba OHKO do Earthquake de Gliscor.

Dicas de Uso

Ao contrário dos sets focados em Special Attack de Tapu Koko, Electrium Z + Wild Charge é mais inclinado a um papel de apoio do que um papel de independente. Tapu Koko não deve tentar abrir caminho sozinho para si, mas sim atrair os alvos de Gigavolt Havoc para os companheiros de equipe. Às vezes, pode não ser melhor usar Gigavolt Havoc imediatamente, porque ele pode receber scout de um Ground-type. Se possível, use U-turn nos alvos de Gigavolt Havoc para inicialmente dar a impressão de que Tapu Koko possui um outro set e surpreenda-os mais tarde com seu Z-Move. Wild Charge regular raramente será usado fora de revenge kill, então esse set de Tapu Koko deve ser focado em manter momentum com U-turn e pressionar Pokémon mais passivos com Taunt quando tiver usado seu Z-Move.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko pode funcionar bem em equipes de rain, pois a reação inicial do jogador é que é mais provável que ele esteja usando Thunder. Isso faz com que Pokémon como Assault Vest Magearna e Chansey sintam que estão em uma posição mais confortável, apenas para receber dando pesado de Gigavolt Havoc. Isso abre caminho para os rain sweepers, como Kingdra e Ash-Greninja. Psychic-types, como Latios, Hoopa-U, Tapu Lele e Mega Alakazam, são ótimos parceiros, já que Tapu Koko atrai várias de suas respostas, como Jirachi focado em Special Defense e Assault Vest Magearna. Hawlucha é um bom companheiro, visto que faz setup em muito dos Grass-types bulky que Tapu Koko tem dificuldade contra. Tapu Koko physical também tende a atrair Landorus-T defensivo devido a seu Hidden Power Ice mais fraco, Tapu Koko ainda pode dando a oportunidade de causar dano residual nele, de modo que Electric Seed Hawlucha esteja em posição para fazer sweep. Falando de Grass-types bulky, Pokémon como Heatran, Mega Medicham e Mega Charizard Y que tomam vantagem deles são apreciados. Heatran pode usar Substitute livremente em muitos Grass-types que Tapu Koko atrai, como Mega Venusaur e Tapu Bulu. O Thunder Punch de Mega Medicham recebe um boost do Electric Terrain de Tapu Koko, impedindo que Mew, seu maior obstáculo, dê switch in de graça. Finalmente, Mega Charizard Y aprecia Tapu Koko facilitando seu matchup contra cores com Chansey e Toxapex. Tapu Koko também pode prestar suporte a duas poderosas sweepers na tier, como em Swords Dance Mega Mawile e Shift Gear Magearna. Swords Dance Magearna Mega Mawile não consegue utilizar Knock Off devido à grande presença de Magearna, mas esse set de Tapu Koko atrai e derrota Magearna para ela, permitindo-lhe usar um de seus melhores moves. No caso de Shift Gear Magearna, Tapu Koko destrói Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, que são algumas das melhores respostas a ela na tier. Como esse set tem Z-Crystal, Shift Gear Magearna deve optar por outros itens, como Shuca Berry e Leftovers.

Outras Opções

Tapu Koko é um decente usuário de Choice Scarf, aproveitando-se de sua ótima Speed tier e permitindo-lhe fazer revenge kill em alguns de setup sweepers, tais como Volcarona, Mega Pinsir, Mega Gyarados e Manaphy. Se usado, esse set funciona bem com Brave Bird, a fim de fazer revenge kill em Volcarona com +1 de boost; máximo Attack garantirá um OHKO em variantes sem investimentos, enquanto zero investimento em Attack coloca Volcarona no alcance de ataques prioritários posteriores.

Um set mais ofensivo de Calm Mind, Thunderbolt, Hidden Power Fire e Dazzling Gleam com Fairium Z pode ser considerado para permitir a Tapu Koko contonar contornar alguns de seus checks, notavelmente Tapu Bulu, Tangrowth e Hippowdon, uma vez que eles estejam levemente enfraquecidos. No entanto, o custo de oportunidade do set em que Tapu Koko é forçado a abrir mão de Roost, U-turn e Defog faz dele uma escolha inferior na maioria das vezes.

Quanto a moves, Thunder é uma opção com o apoio de Drizzle, fazendo de Tapu Koko um verdadeiro terror para se fazer switch in em equipes de rain. Um set stallbreaker consistindo de Nature's Madness e Taunt com Tapunium Z é decentemente eficaz contra equipes focadas defensivamente mais defensivas, pressionando Pokémon defensivos comuns com Thunderbolt enquanto os impede de utilizar moves de recovery ou setup com Taunt.

Checks e Counters

Pokémon Grass-type Bulky: Grass-types ostentam uma resistência a Thunderbolt e conseguem aguentar Hidden Power Ice graças ao seu bulk abundante e acesso à recovery, fazendo com que algumas variantes defensivas façam counter substancialmente em Tapu Koko. Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss são persistentemente incômodos nesse quesito, já que eles absorvem bem os ataques mais comuns e causam dano a Tapu Koko significativamente, não temendo nada a não ser o raro mas não ideal Brave Bird. Similarmente, Ferrothorn ignora a maioria dos ataques fora do muito raro Hidden Power Fire e irrita Tapu Koko ainda mais, colocando os entry hazards em campo ou usando Leech Seed nele ou em sua switch-in.

Pokémon e Coverage Ground-type e Coverage: A grande presença de Ground-types impede Tapu Koko de simplesmente disparar Thunderbolts e Volt Switches, já que eles são imunes a ataques Electric-type e tipicamente lhe dão OHKO de volta com seu próprio Earthquake STAB. Embora Tapu Koko possua algumas respostas contra os mais comuns, não se pode esperar os vencer, a menos que estejam severamente enfraquecidos. Excadrill se destaca porque não se importa com quase nada de Tapu Koko exceto Hidden Power Fire, mas pode até mesmo dar de ombros se estiver usando investimento em HP ou se estiver com o HP cheio. Ele também possui Sand Rush com apoio de sand às vezes, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill quase sem falhas. Sem a ajuda de um item de boosts ou dano anterior, Hidden Power Ice nunca irá dar OHKO em Zygarde ou Landorus-T com o HP cheio; o primeiro pode fazer setup com Dragon Dance ou derrotar Tapu Koko com Extreme Speed ou Thousand Arrows, enquanto o último pode o derrotar com Earthquake, aguentando um golpe com seu set defensivo ou sendo mais rápido com Choice Scarf. Gastrodon, Mamoswine e Hippowdon normalmente fazem switch in em Tapu Koko a partida inteira, exceto se ele tiver o raro Grass Knot.

Revenge Killers: Embora Tapu Koko seja naturalmente rápido, existem algumas ameaças que podem o ultrapassar e então o derrotar. Pokémon ofensivos com um stat de Speed maior, como Ash-Greninja, Mega Lopunny e Mega Alakazam, podem fazê-lo, mas têm dificuldade para darem switch in. Da mesma forma, usuários de Choice Scarf, incluindo Landorus-T, Garchomp e Tapu Lele, podem fazer revenge kill a Tapu Koko. Ataques prioritários, como Extreme Speed de Zygarde, Fake Out e Bullet Punch de Mega Medicham e Water Shuriken de Ash-Greninja, podem derrotar Tapu Koko se estiver com um HP razoável. Por fim, Swift Swim Kingdra, Sand Rush Excadrill e outras ameaças semelhantes podem dar revenge kill em Tapu Koko sob suas respectivas condições de weather.

Créditos

 
Last edited:
Visão Geral

Tapu Koko é um grande pivot ofensivo em OU graças a uma combinação ideal de Speed velocidade (não tá errado, só acho que assim fica melhor tanto pela sonoridade quanto pra manter igual ao original), poder e uma variedade de moves de suporte de equipe à sua disposição. Sua base Speed de 130 certamente se destaca, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill à maior parte dos Pokémon sem Choice Scarf, tirando exceto Mega Alakazam, Mega Lopunny e Ash-Greninja. Sua fantástica Speed tier complementa seu acesso a U-turn e Volt Switch, bem como seus poderosos ataques Electric-type graças aos boosts acumulados de STAB e Electric Surge. Além disso, o acesso de Tapu Koko a Taunt lhe permite pressionar as equipes defensivas, aumentando a sua versatilidade. Embora o bulk de Tapu Koko não seja nada especial, seu acesso a Roost e a decente tipagem defensiva lhe permitem fazer check em Pokémon como Tornadus-T, Hawlucha e Mega Pinsir. No entanto, os dois últimos podem contorná-lo em certas circunstâncias, seja enfraquecendo-o no alcance de High Jump Kick com boost de +2 em Attack ou pegando-o desprevenido com Earthquake. Apesar de ter uma coverage útil, os moves não Electric-type podem ser bastante decepcionantes devido à baixa Base Power e a base 95 de Special Attack meramente decente de Tapu Koko. Ainda que seu stat de Attack seja sólido, o recoil adicional de Wild Charge o impede de ser capaz de usá-lo com tanta frequência. Como o bulk de Tapu Koko é praticamente bem mediano, normalmente ele só pode fazer switch in em ataques resistidos ou particularmente fracos.

Defog Pivot
Tapu Koko @ Electrium Z / Leftovers
Ability: Electric Surge
EVs: 20 HP / 252 SpA / 20 SpD / 216 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Defog
- Roost
- U-turn / Hidden Power Ice

Moves

Tapu Koko força a saída de muitos Pokémon na tier, incluindo usuários de entry hazards, como Ash-Greninja e Toxapex, permitindo-lhe atuar como um Defogger decente. Roost é um move de recovery necessário que mantém Tapu Koko saudável durante todo o jogo, possibilitando-lhe fazer check em Pokémon como Mega Pinsir, Celesteela e Hawlucha de maneira mais confiável. U-turn permite a Tapu Koko recuperar parte do momentum que perde ao remover entry hazards e também facilita previsões durante o jogo, mas vem com a desvantagem de deixar Tapu Koko vulnerável contra incapaz de ameaçar (mesmo com HP Ice, Koko ainda é vulnerável a Ground-types) Pokémon Ground-types. Alternativamente, Hidden Power Ice permite a Tapu Koko danificar bastante os Ground-types, tais como Landorus-T, Zygarde Garchomp e Gliscor, mas sacrifica o momentum fornecido por U-turn. Toxic pode ser usado no lugar de Defog para incapacitar switch-(remover espaço)ins usuais, como Tapu Bulu e Tangrowth, se a equipe de Tapu Koko já tiver um usuário de Defog.

Detalhes do Set

Electrium Z em conjunto com Thunderbolt permite a Tapu Koko enfraquecer fortemente ou derrotar prontamente alguns usuários de Stealth Rock, como Clefable e Heatran, que de outra forma seriam problemáticos para se lidar. Leftovers também pode ser usado no lugar de Electrium Z, pois o aumento da longevidade possibilita a Tapu Koko remover entry hazards de forma mais consistente. 20 EVs em HP e em Special Defense garantem que Mega Latios não dê OHKO em Tapu Koko após o dano de Stealth Rock. 216 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Tapu Koko ultrapassar Weavile e Greninja.

Dicas de Uso

Esse set de Tapu Koko é melhor usado para remover proativamente entry hazards nos estágios iniciais do jogo, pois ele pode ser rapidamente desgastado, apesar de seu acesso a Roost, devido ao seu bulk abaixo do esperado. No entanto, se você estiver enfrentando um usuário de entry hazard que Tapu Koko não pode usar Defog contra, como Ferrothorn, então é melhor tentar derrotá-lo antes de tentar remover os hazards. Esse set é amplamente útil devido à sua capacidade de ser uma resposta duradoura para Toxic Spikes, já que Tapu Koko pode fazer switch in constantemente e ameaçar Toxapex enquanto usa Defog para remover Toxic Spikes. Tenha cuidado para não desperdiçar o Z-Move de Tapu Koko muito cedo no jogo, visto que ele pode ser potencialmente mais útil quando é mais fácil garantir um KO late-game. Finalmente, quando enfrentar uma ameaça que Tapu Koko precisa fazer check, como Hawlucha ou Mega Pinsir, assegure-se de usar Roost frequentemente contra alvos que o ameaçam ele ameaça (Koko ameaça Celesteela, não o contrário), como Celesteela, para garantir que ele será capaz de sobreviver a ataques com boost de qualquer um dos dois.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko tende a se encaixar em equipes mais ofensivas que exigem a compressão de papéis para remover entry hazards enquanto faz check a ameaças importantes, como Mega Pinsir e Hawlucha. Pokémon fracos a Stealth Rock, como Volcarona e Mega Pinsir, apreciam a habilidade de Tapu Koko de remover entry hazards punitivos que de outra forma seriam problemáticos de se lidar. Pokémon que podem remover ou atrair os Grass-types bulky que atormentam Tapu Koko, como Gunk Shot Greninja ou Choice Band Zygarde, são excelentes companheiros de equipe para esse set. Magnezone também é um bom parceiro devido à sua habilidade capacidade de prender Ferrothorn em campo, que é indiscutivelmente o mais irritante usuário de entry hazards para esse set.

Shuca Berry
Tapu Koko @ Shuca Berry
Ability: Electric Surge
EVs: 104 HP / 12 Def / 176 SpA / 216 Spe 32 HP / 88 Def / 172 SpA / 216 Spe
Timid Nature
IVs: 1 Atk
- Thunderbolt
- Volt Switch
- Hidden Power Ice
- Roost / Defog

Moves

Volt Switch é preferível nesse set porque pois é muito mais forte que U-turn e porque Shuca Berry Tapu Koko pode derrotar a maioria dos Ground-types mais comuns no um contra um. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes em OU: Landorus-T e Zygarde Garchomp. Taunt facilita o matchup contra equipes hyper offense; Tapu Koko pode usar Taunt para evitar que suicide leads, como Focus Sash Landorus-T, coloquem entry hazards em campo e o ajuda a passar por Pokémon bulky, como Mew, mais facilmente no mano a mano. Ambos Roost e Defog podem ser usados no mesmo set sacrificando Volt Switch se necessário, mas isso muda significativamente a forma como o set funciona, principalmente pelo fato de que Tapu Koko não será capaz de repetitivamente utilizar Volt Switch.

Detalhes do Set

Shuca Berry permite a Tapu Koko derrotar Landorus-T e Zygarde Garchomp no confronto direto sem a desvantagem de ser incapaz de usar outro move, dando-lhe a capacidade de sobreviver a qualquer ataque sem boosts de qualquer Pokémon, incluindo Thousand Arrows após Stealth Rock do último, o que é possível graças a distribuição de EVs. ficar Choice-locked. (Quando eu li pela primeira vez do jeito que estava escrito antes, eu não consegui entender que seria por ficar Choice-locked tbh) A dita distribuição junto com uma nature Timid também permite a Tapu Koko ultrapassar inimigos como Weavile, Greninja e Tornadus-T. A distribuição listada garante que um +2 Earthquake de Gliscor nunca dê OHKO após Stealth Rock. Ela também permite evitar o OHKO de Water Shuriken de Choice Specs Ash-Greninja após o dano de Stealth Rock. Uma distribuição de EVs alternativa de 4 Def / 252 SpA / 252 Spe maximiza o Special Attack enquanto habilita a Tapu Koko conseguir Speed tie com Pokémon adversários de base 130 de Speed. No entanto, note que, com essa distribuição, Tapu Koko perde muito bulk, tornando-o menos consistente ao fazer check em Pokémon como Zygarde e Hawlucha.

Dicas de Uso

Shuca Berry Tapu Koko geralmente não precisa de predição alguma no early-game quando comparado a outras variantes de Tapu Koko, como Choice Specs. Não tente prever o adversário quando é desnecessário; Tapu Koko pode se dar ao luxo de clicar em Volt Switch mesmo que um Ground-type, como Landorus-T ou Zygarde Gliscor, dê switch in, pois Shuca Berry permite a Tapu Koko ficar em campo com segurança e dar-lhes 2HKO no próximo turno. Volt Switch também acalma o oponente em uma falsa sensação de segurança, induzindo-o a pensar que Tapu Koko está preso em um move. Por outro lado, uma vez que o primeiro Hidden Power Ice tenha sido usado, não tenha medo de fazer previsões. Se o seu oponente precisa preservar o Ground-type dele, um jogo inteligente e agressivo pode manter o momentum e a pressão a seu favor.

Opções de Equipe

Wallbreakers poderosos, tais como Kyurem-B, Hoopa-U, Mega Mawile e Kartana, são excelentes parceiros e apreciam muito como Tapu Koko pode trazê-los de forma segura ao campo com Volt Switch. Mega Mawile e Kartana também apreciam como Tapu Koko pode combater Landorus-T de forma confiável. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, têm excelente sinergia com Tapu Koko e usam Stealth Rock para enfraquecer os checks dele, como Mega Venusaur e Assault Vest Tapu Bulu. Landorus-T também cria um excelente core VoltTurn com Tapu Koko e faz check em Zygarde. Hawlucha é um parceiro muito notável que aprecia muito a habilidade de Tapu Koko de trazê-lo com segurança ao campo contra Grass-types bulky que atuam como isca de setup para Hawlucha, como Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth. Tapu Koko também invoca Electric Terrain para ativar a Electric Seed e Unburden de Hawlucha.

Dual Screens
Tapu Koko @ Light Clay
Ability: Electric Surge
EVs: 248 HP / 8 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Taunt
- Reflect
- Light Screen
- U-turn

Moves

Taunt evita que os usuários de Defog adversários removam suas dual screens e pode ser útil contra Pokémon que dependem de moves de utilidade, tais como Toxapex e Ferrothorn. Além disso, Taunt pode ser usado para impedir que um setup sweeper tenha boosts em seus stats. U-turn permite a Tapu Koko fazer pivot para os companheiros de equipe sem ter que depender tanto de predição. No entanto, a alta Speed de Tapu Koko pode ser prejudicial, por vezes, devido a impedir que ele use um U-turn mais lento.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Tapu Koko conseguir uma Speed tie com um Tapu Koko adversário, ultrapassar Defoggers importantes, como Tornadus-T e Mega Latios, e impedir que Greninja coloque entry hazards em campo. Os EVs restantes são colocados em HP para maximizar o bulk de Tapu Koko, permitindo-lhe usar dual screens com a maior frequência possível.

Dicas de Uso

Envie Tapu Koko no início da batalha e utilize as dual screens rapidamente para abrir caminho para os sweepers de sua equipe fazerem setup. Use Taunt contra usuários de Defog para garantir que as screens não sejam removidas do campo de batalha. Além disso, use Taunt contra usuários de entry hazards, (Adicionar vírgula) porque visto que as equipes com esse set tradicionalmente têm um removedor de entry hazards. Evite deixar que Tapu Koko receba dano desnecessário, pois pode ser necessário ativar dual screens novamente mais tarde no jogo.

Opções de Equipe

Esse set se encaixa melhor em equipes hyper offense de ritmo acelerado com vários setup sweepers que podem tirar proveito das dual screens para impor pressão suficiente sobre a equipe adversária para que um dos setup sweepers do time ganhe o jogo. Suicide leads, tais como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill, fornecem entry hazards cruciais para iniciar o jogo e podem ganhar momentum rapidamente para que Tapu Koko possa facilmente utilizar dual screens. Vários setup sweepers apreciam o bulk adicional que Tapu Koko fornece a eles. Zygarde, Magearna, Hawlucha, Manaphy e Mew apreciam as dual screens de Tapu Koko e podem fazer setup com mais facilidade e potencialmente fazer sweep nas equipes adversárias com esse suporte.

Z-Wild Charge
Tapu Koko @ Electrium Z
Ability: Electric Surge
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Naive Nature
- Wild Charge
- Hidden Power Ice
- Taunt
- U-turn

Moves

Tapu Koko pode surpreender alguns de seus checks, tais como Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, através do uso de Electrium Z + Wild Charge. Hidden Power Ice dá 2HKO nos Ground-types predominantes na tier, como Garchomp, Landorus-T e Zygarde ofensivo Gliscor. A utilidade de Taunt é apreciada, pois permite a Tapu Koko lidar efetivamente com Mew, Zapdos e Clefable. Taunt também evita entry hazards de Pokémon como Smeargle, Ferrothorn e Skarmory, enquanto para o setup e Defog de Pokémon como Magearna e Mega Scizor. U-turn complementa o set para que Tapu Koko possa gerar momentum contra Ground-types.

Detalhes do Set

Uma nature Naive é necessária para garantir o 2HKO em Landorus-T defensivo com Hidden Power Ice. Electrium Z é o único item viável para que Tapu Koko possa supreender e depois danificar seriamente, se não eliminar, alguns dos seus checks, como Assault Vest Magearna, Chansey e Heatran focado em Special Defense com Gigavolt Havoc. 4 EVs em Defense são usados para evitar que Tapu Koko receba OHKO do Earthquake de Gliscor.

Dicas de Uso

Ao contrário dos sets focados em Special Attack de Tapu Koko, Electrium Z + Wild Charge é mais inclinado a um papel de apoio do que um papel de independente. Tapu Koko não deve tentar abrir caminho sozinho para si, mas sim atrair os alvos de Gigavolt Havoc para os companheiros de equipe. Às vezes, pode não ser melhor usar Gigavolt Havoc imediatamente, porque ele pode receber scout de um Ground-type. Se possível, use U-turn nos alvos de Gigavolt Havoc para inicialmente dar a impressão de que Tapu Koko possui um outro set e surpreenda-os mais tarde com seu Z-Move. Wild Charge regular raramente será usado fora de revenge kill, então esse set de Tapu Koko deve ser focado em manter momentum com U-turn e pressionar Pokémon mais passivos com Taunt quando tiver usado seu Z-Move.

Opções de Equipe

Esse set de Tapu Koko pode funcionar bem em equipes de rain, pois a reação inicial do jogador é que é mais provável que ele esteja usando Thunder. Isso faz com que Pokémon como Assault Vest Magearna e Chansey sintam que estão em uma posição mais confortável, apenas para receber dando pesado de Gigavolt Havoc. Isso abre caminho para os rain sweepers, como Kingdra e Ash-Greninja. Psychic-types, como Latios, Hoopa-U, Tapu Lele e Mega Alakazam, são ótimos parceiros, já que Tapu Koko atrai várias de suas respostas, como Jirachi focado em Special Defense e Assault Vest Magearna. Hawlucha é um bom companheiro, visto que faz setup em muito dos Grass-types bulky que Tapu Koko tem dificuldade contra. Tapu Koko physical também tende a atrair Landorus-T defensivo devido a seu Hidden Power Ice mais fraco, Tapu Koko ainda pode dando a oportunidade de causar dano residual nele, de modo que Electric Seed Hawlucha esteja em posição para fazer sweep. Falando de Grass-types bulky, Pokémon como Heatran, Mega Medicham e Mega Charizard Y que tomam vantagem deles são apreciados. Heatran pode usar Substitute livremente em muitos Grass-types que Tapu Koko atrai, como Mega Venusaur e Tapu Bulu. O Thunder Punch de Mega Medicham recebe um boost do Electric Terrain de Tapu Koko, impedindo que Mew, seu maior obstáculo, dê switch in de graça. Finalmente, Mega Charizard Y aprecia Tapu Koko facilitando seu matchup contra cores com Chansey e Toxapex. Tapu Koko também pode prestar suporte a duas poderosas sweepers na tier, como em Swords Dance Mega Mawile e Shift Gear Magearna. Swords Dance Magearna Mega Mawile não consegue utilizar Knock Off devido à grande presença de Magearna, mas esse set de Tapu Koko atrai e derrota Magearna para ela, permitindo-lhe usar um de seus melhores moves. No caso de Shift Gear Magearna, Tapu Koko destrói Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, que são algumas das melhores respostas a ela na tier. Como esse set tem Z-Crystal, Shift Gear Magearna deve optar por outros itens, como Shuca Berry e Leftovers.

Outras Opções

Tapu Koko é um decente usuário de Choice Scarf, aproveitando-se de sua ótima Speed tier e permitindo-lhe fazer revenge kill em alguns de setup sweepers, tais como Volcarona, Mega Pinsir, Mega Gyarados e Manaphy. Se usado, esse set funciona bem com Brave Bird, a fim de fazer revenge kill em Volcarona com +1 de boost; máximo Attack garantirá um OHKO em variantes sem investimentos, enquanto zero investimento em Attack coloca Volcarona no alcance de ataques prioritários posteriores.

Um set mais ofensivo de Calm Mind, Thunderbolt, Hidden Power Fire e Dazzling Gleam com Fairium Z pode ser considerado para permitir a Tapu Koko contonar contornar alguns de seus checks, notavelmente Tapu Bulu, Tangrowth e Hippowdon, uma vez que eles estejam levemente enfraquecidos. No entanto, o custo de oportunidade do set em que Tapu Koko é forçado a abrir mão de Roost, U-turn e Defog faz dele uma escolha inferior na maioria das vezes.

Quanto a moves, Thunder é uma opção com o apoio de Drizzle, fazendo de Tapu Koko um verdadeiro terror para se fazer switch in em equipes de rain. Um set stallbreaker consistindo de Nature's Madness e Taunt com Tapunium Z é decentemente eficaz contra equipes focadas defensivamente mais defensivas, pressionando Pokémon defensivos comuns com Thunderbolt enquanto os impede de utilizar moves de recovery ou setup com Taunt.

Checks e Counters

Pokémon Grass-type Bulky: Grass-types ostentam uma resistência a Thunderbolt e conseguem aguentar Hidden Power Ice graças ao seu bulk abundante e acesso à recovery, fazendo com que algumas variantes defensivas façam counter substancialmente em Tapu Koko. Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss são persistentemente incômodos nesse quesito, já que eles absorvem bem os ataques mais comuns e causam dano a Tapu Koko significativamente, não temendo nada a não ser o raro mas não ideal Brave Bird. Similarmente, Ferrothorn ignora a maioria dos ataques fora do muito raro Hidden Power Fire e irrita Tapu Koko ainda mais, colocando os entry hazards em campo ou usando Leech Seed nele ou em sua switch-in.

Pokémon e Coverage Ground-type e Coverage: A grande presença de Ground-types impede Tapu Koko de simplesmente disparar Thunderbolts e Volt Switches, já que eles são imunes a ataques Electric-type e tipicamente lhe dão OHKO de volta com seu próprio Earthquake STAB. Embora Tapu Koko possua algumas respostas contra os mais comuns, não se pode esperar os vencer, a menos que estejam severamente enfraquecidos. Excadrill se destaca porque não se importa com quase nada de Tapu Koko exceto Hidden Power Fire, mas pode até mesmo dar de ombros se estiver usando investimento em HP ou se estiver com o HP cheio. Ele também possui Sand Rush com apoio de sand às vezes, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill quase sem falhas. Sem a ajuda de um item de boosts ou dano anterior, Hidden Power Ice nunca irá dar OHKO em Zygarde ou Landorus-T com o HP cheio; o primeiro pode fazer setup com Dragon Dance ou derrotar Tapu Koko com Extreme Speed ou Thousand Arrows, enquanto o último pode o derrotar com Earthquake, aguentando um golpe com seu set defensivo ou sendo mais rápido com Choice Scarf. Gastrodon, Mamoswine e Hippowdon normalmente fazem switch in em Tapu Koko a partida inteira, exceto se ele tiver o raro Grass Knot.

Revenge Killers: Embora Tapu Koko seja naturalmente rápido, existem algumas ameaças que podem o ultrapassar e então o derrotar. Pokémon ofensivos com um stat de Speed maior, como Ash-Greninja, Mega Lopunny e Mega Alakazam, podem fazê-lo, mas têm dificuldade para darem switch in. Da mesma forma, usuários de Choice Scarf, incluindo Landorus-T, Garchomp e Tapu Lele, podem fazer revenge kill a Tapu Koko. Ataques prioritários, como Extreme Speed de Zygarde, Fake Out e Bullet Punch de Mega Medicham e Water Shuriken de Ash-Greninja, podem derrotar Tapu Koko se estiver com um HP razoável. Por fim, Swift Swim Kingdra, Sand Rush Excadrill e outras ameaças semelhantes podem dar revenge kill em Tapu Koko sob suas respectivas condições de weather.

Créditos

Implementado.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Tapu Koko

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Tapu Koko &eacute; um grande pivot ofensivo em OU gra&ccedil;as a uma combina&ccedil;&atilde;o ideal de velocidade, poder e uma variedade de moves de suporte de equipe &agrave; sua disposi&ccedil;&atilde;o. Sua base Speed de 130 certamente se destaca, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill &agrave; maior parte dos Pok&eacute;mon sem Choice Scarf, exceto Mega Alakazam, Mega Lopunny e Ash-Greninja. Sua fant&aacute;stica Speed tier complementa seu acesso a U-turn e Volt Switch, bem como seus poderosos ataques Electric-type gra&ccedil;as aos boosts acumulados de STAB e Electric Surge. Al&eacute;m disso, o acesso de Tapu Koko a Taunt lhe permite pressionar equipes defensivas, aumentando a sua versatilidade. Embora o bulk de Tapu Koko n&atilde;o seja nada especial, seu acesso a Roost e a decente tipagem defensiva lhe permitem fazer check em Pok&eacute;mon como Tornadus-T, Hawlucha e Mega Pinsir. No entanto, os dois &uacute;ltimos podem contorn&aacute;-lo em certas circunst&acirc;ncias, seja enfraquecendo-o no alcance de High Jump Kick com boost de +2 em Attack ou pegando-o desprevenido com Earthquake. Apesar de ter uma coverage &uacute;til, os moves n&atilde;o Electric-type podem ser bastante decepcionantes devido &agrave; baixa Base Power e a base 95 de Special Attack meramente decente de Tapu Koko. Ainda que seu stat de Attack seja s&oacute;lido, o recoil adicional de Wild Charge o impede de ser capaz de us&aacute;-lo com tanta frequ&ecirc;ncia. Como o bulk de Tapu Koko &eacute; bem mediano, normalmente ele s&oacute; pode fazer switch in em ataques resistidos ou particularmente fracos.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Defog Pivot</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Thunderbolt</span></td><td>Item: <span class="item-name">Electrium Z</span> / <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Defog</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Electric Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Roost</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">U-turn</span> / <span class="move-name">Hidden Power Ice</span></td><td>EVs: <span class="ev">20 HP / 252 SpA / 20 SpD / 216 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Tapu Koko for&ccedil;a a sa&iacute;da de muitos Pok&eacute;mon na tier, incluindo usu&aacute;rios de entry hazards, como Ash-Greninja e Toxapex, permitindo-lhe atuar como um Defogger decente. Roost &eacute; um move de recovery necess&aacute;rio que mant&eacute;m Tapu Koko saud&aacute;vel durante todo o jogo, possibilitando-lhe fazer check em Pok&eacute;mon como Mega Pinsir, Celesteela e Hawlucha de maneira mais confi&aacute;vel. U-turn permite a Tapu Koko recuperar parte do momentum que perde ao remover entry hazards e tamb&eacute;m facilita previs&otilde;es durante o jogo, mas vem com a desvantagem de deixar Tapu Koko incapaz de amea&ccedil;ar Ground-types. Alternativamente, Hidden Power Ice permite a Tapu Koko danificar bastante os Ground-types, tais como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, mas sacrifica o momentum fornecido por U-turn. Toxic pode ser usado no lugar de Defog para incapacitar switch-ins usuais, como Tapu Bulu e Tangrowth, se a equipe de Tapu Koko j&aacute; tiver um usu&aacute;rio de Defog.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Electrium Z em conjunto com Thunderbolt permite a Tapu Koko enfraquecer fortemente ou derrotar prontamente alguns usu&aacute;rios de Stealth Rock, como Clefable e Heatran, que de outra forma seriam problem&aacute;ticos para se lidar. Leftovers tamb&eacute;m pode ser usado no lugar de Electrium Z, pois o aumento da longevidade possibilita a Tapu Koko remover entry hazards de forma mais consistente. 20 EVs em HP e em Special Defense garantem que Mega Latios n&atilde;o d&ecirc; OHKO em Tapu Koko ap&oacute;s o dano de Stealth Rock. 216 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Tapu Koko ultrapassar Weavile e Greninja.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set de Tapu Koko &eacute; melhor usado para remover proativamente entry hazards nos est&aacute;gios iniciais do jogo, pois ele pode ser rapidamente desgastado, apesar de seu acesso a Roost, devido ao seu bulk abaixo do esperado. No entanto, se voc&ecirc; estiver enfrentando um usu&aacute;rio de entry hazard que Tapu Koko n&atilde;o pode usar Defog contra, como Ferrothorn, ent&atilde;o &eacute; melhor tentar derrot&aacute;-lo antes de tentar remover os hazards. Esse set &eacute; amplamente &uacute;til devido &agrave; sua capacidade de ser uma resposta duradoura para Toxic Spikes, j&aacute; que Tapu Koko pode fazer switch in constantemente e amea&ccedil;ar Toxapex enquanto usa Defog para remover Toxic Spikes. Tenha cuidado para n&atilde;o desperdi&ccedil;ar o Z-Move de Tapu Koko muito cedo no jogo, visto que ele pode ser potencialmente mais &uacute;til quando &eacute; mais f&aacute;cil garantir um KO late-game. Finalmente, quando enfrentar uma amea&ccedil;a que Tapu Koko precisa fazer check, como Hawlucha ou Mega Pinsir, assegure-se de usar Roost frequentemente contra alvos que ele amea&ccedil;a, como Celesteela, para garantir que ele ser&aacute; capaz de sobreviver a ataques com boost de qualquer um dos dois.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set de Tapu Koko tende a se encaixar em equipes mais ofensivas que exigem a compress&atilde;o de pap&eacute;is para remover entry hazards enquanto faz check a amea&ccedil;as importantes, como Mega Pinsir e Hawlucha. Pok&eacute;mon fracos a Stealth Rock, como Volcarona e Mega Pinsir, apreciam a habilidade de Tapu Koko de remover entry hazards punitivos que de outra forma seriam problem&aacute;ticos de se lidar. Pok&eacute;mon que podem remover ou atrair os Grass-types bulky que atormentam Tapu Koko, como Gunk Shot Greninja, s&atilde;o excelentes companheiros de equipe para esse set. Magnezone tamb&eacute;m &eacute; um bom parceiro devido &agrave; sua capacidade de prender Ferrothorn em campo, que &eacute; discutivelmente o mais irritante usu&aacute;rio de entry hazards para esse set.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Shuca Berry</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Thunderbolt</span></td><td>Item: <span class="item-name">Shuca Berry</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Volt Switch</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Electric Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Hidden Power Ice</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Roost</span> / <span class="move-name">Defog</span></td><td>EVs: <span class="ev">32 HP / 88 Def / 172 SpA / 216 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Volt Switch &eacute; prefer&iacute;vel nesse set pois &eacute; muito mais forte que U-turn e porque Shuca Berry Tapu Koko pode derrotar a maioria dos Ground-types mais comuns no um contra um. Hidden Power Ice d&aacute; 2HKO nos Ground-types predominantes em OU: Landorus-T e Garchomp. Taunt facilita o matchup contra equipes hyper offense; Tapu Koko pode usar Taunt para evitar que suicide leads, como Focus Sash Landorus-T, coloquem entry hazards em campo e o ajuda a passar por Pok&eacute;mon bulky, como Mew, mais facilmente no mano a mano. Ambos Roost e Defog podem ser usados no mesmo set sacrificando Volt Switch se necess&aacute;rio, mas isso muda significativamente a forma como o set funciona, principalmente pelo fato de que Tapu Koko n&atilde;o ser&aacute; capaz de repetitivamente utilizar Volt Switch.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Shuca Berry permite a Tapu Koko derrotar Landorus-T e Garchomp no confronto direto sem a desvantagem de ficar Choice-locked. A distribui&ccedil;&atilde;o listada garante que um +2 Earthquake de Gliscor nunca d&ecirc; OHKO ap&oacute;s Stealth Rock. Ela tamb&eacute;m permite evitar o OHKO de Water Shuriken de Choice Specs Ash-Greninja ap&oacute;s o dano de Stealth Rock. Uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs alternativa de 4 Def / 252 SpA / 252 Spe maximiza o Special Attack enquanto habilita a Tapu Koko conseguir Speed tie com Pok&eacute;mon advers&aacute;rios de base 130 de Speed. </p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Shuca Berry Tapu Koko geralmente n&atilde;o precisa de predi&ccedil;&atilde;o alguma no early-game quando comparado a outras variantes de Tapu Koko, como Choice Specs. N&atilde;o tente prever o advers&aacute;rio quando &eacute; desnecess&aacute;rio; Tapu Koko pode se dar ao luxo de clicar em Volt Switch mesmo que um Ground-type, como Landorus-T ou Gliscor, d&ecirc; switch in, pois Shuca Berry permite a Tapu Koko ficar em campo com seguran&ccedil;a e dar-lhes 2HKO no pr&oacute;ximo turno. Volt Switch tamb&eacute;m acalma o oponente em uma falsa sensa&ccedil;&atilde;o de seguran&ccedil;a, induzindo-o a pensar que Tapu Koko est&aacute; preso em um move. Por outro lado, uma vez que o primeiro Hidden Power Ice tenha sido usado, n&atilde;o tenha medo de fazer previs&otilde;es. Se o seu oponente precisa preservar o Ground-type dele, um jogo inteligente e agressivo pode manter o momentum e a press&atilde;o a seu favor.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Wallbreakers poderosos, tais como Kyurem-B, Hoopa-U, Mega Mawile e Kartana, s&atilde;o excelentes parceiros e apreciam muito como Tapu Koko pode traz&ecirc;-los de forma segura ao campo com Volt Switch. Mega Mawile e Kartana tamb&eacute;m apreciam como Tapu Koko pode combater Landorus-T de forma confi&aacute;vel. Usu&aacute;rios de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, t&ecirc;m excelente sinergia com Tapu Koko e usam Stealth Rock para enfraquecer os checks dele, como Mega Venusaur e Assault Vest Tapu Bulu. Landorus-T tamb&eacute;m cria um excelente core VoltTurn com Tapu Koko. Hawlucha &eacute; um parceiro muito not&aacute;vel que aprecia muito a habilidade de Tapu Koko de traz&ecirc;-lo com seguran&ccedil;a ao campo contra Grass-types bulky que atuam como isca de setup para Hawlucha, como Tapu Bulu, Ferrothorn e Tangrowth. Tapu Koko tamb&eacute;m invoca Electric Terrain para ativar a Electric Seed e Unburden de Hawlucha.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Dual Screens</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Taunt</span></td><td>Item: <span class="item-name">Light Clay</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Reflect</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Electric Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Light Screen</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">U-turn</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 8 Atk / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Taunt evita que os usu&aacute;rios de Defog advers&aacute;rios removam suas dual screens e pode ser &uacute;til contra Pok&eacute;mon que dependem de moves de utilidade, tais como Toxapex e Ferrothorn. Al&eacute;m disso, Taunt pode ser usado para impedir que um setup sweeper d&ecirc; boosts em seus stats. U-turn permite a Tapu Koko fazer pivot para os companheiros de equipe sem ter que depender tanto de predi&ccedil;&atilde;o. No entanto, a alta Speed de Tapu Koko pode ser prejudicial, por vezes, devido a impedir que ele use um U-turn lento.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>252 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem a Tapu Koko conseguir uma Speed tie com um Tapu Koko advers&aacute;rio, ultrapassar Defoggers importantes, como Tornadus-T e Mega Latios, e impedir que Greninja coloque entry hazards em campo. Os EVs restantes s&atilde;o colocados em HP para maximizar o bulk de Tapu Koko, permitindo-lhe usar dual screens com a maior frequ&ecirc;ncia poss&iacute;vel.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Envie Tapu Koko no in&iacute;cio da batalha e utilize as dual screens rapidamente para abrir caminho para os sweepers de sua equipe fazerem setup. Use Taunt contra usu&aacute;rios de Defog para garantir que as screens n&atilde;o sejam removidas do campo de batalha. Al&eacute;m disso, use Taunt contra usu&aacute;rios de entry hazards, visto que as equipes com esse set tradicionalmente t&ecirc;m um removedor de entry hazards. Evite deixar que Tapu Koko receba dano desnecess&aacute;rio, pois pode ser necess&aacute;rio ativar dual screens novamente mais tarde no jogo.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set se encaixa melhor em equipes hyper offense de ritmo acelerado com v&aacute;rios setup sweepers que podem tirar proveito das dual screens para impor press&atilde;o suficiente sobre a equipe advers&aacute;ria para que um dos setup sweepers do time ganhe o jogo. Suicide leads, tais como Focus Sash Landorus-T, Greninja e Excadrill, fornecem entry hazards cruciais para iniciar o jogo e podem ganhar momentum rapidamente para que Tapu Koko possa facilmente utilizar dual screens. V&aacute;rios setup sweepers apreciam o bulk adicional que Tapu Koko fornece a eles. Magearna, Hawlucha, Manaphy e Mew apreciam as dual screens de Tapu Koko e podem fazer setup com mais facilidade e potencialmente fazer sweep nas equipes advers&aacute;rias com esse suporte.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Z-Wild Charge</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Wild Charge</span></td><td>Item: <span class="item-name">Electrium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Hidden Power Ice</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Electric Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Taunt</span></td><td>Nature: <span class="nature">Naive</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">U-turn</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Tapu Koko pode surpreender alguns de seus checks, tais como Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, atrav&eacute;s do uso de Electrium Z + Wild Charge. Hidden Power Ice d&aacute; 2HKO nos Ground-types predominantes na tier, como Garchomp, Landorus-T e Gliscor. A utilidade de Taunt &eacute; apreciada, pois permite a Tapu Koko lidar efetivamente com Mew, Zapdos e Clefable. Taunt tamb&eacute;m evita entry hazards de Pok&eacute;mon como Smeargle, Ferrothorn e Skarmory, enquanto para o setup e Defog de Pok&eacute;mon como Magearna e Mega Scizor. U-turn complementa o set para que Tapu Koko possa gerar momentum contra Ground-types.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Uma nature Naive &eacute; necess&aacute;ria para garantir o 2HKO em Landorus-T defensivo com Hidden Power Ice. Electrium Z &eacute; o &uacute;nico item vi&aacute;vel para que Tapu Koko possa supreender e depois danificar seriamente, se n&atilde;o eliminar, alguns dos seus checks, como Assault Vest Magearna, Chansey e Heatran focado em Special Defense com Gigavolt Havoc. 4 EVs em Defense s&atilde;o usados para evitar que Tapu Koko receba OHKO do Earthquake de Gliscor.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Ao contr&aacute;rio dos sets focados em Special Attack de Tapu Koko, Electrium Z + Wild Charge &eacute; mais inclinado a um papel de apoio do que um papel independente. Tapu Koko n&atilde;o deve tentar abrir caminho sozinho para si, mas sim atrair os alvos de Gigavolt Havoc para os companheiros de equipe. &Agrave;s vezes, pode n&atilde;o ser melhor usar Gigavolt Havoc imediatamente, porque ele pode receber scout de um Ground-type. Se poss&iacute;vel, use U-turn nos alvos de Gigavolt Havoc para inicialmente dar a impress&atilde;o de que Tapu Koko possui um outro set e surpreenda-os mais tarde com seu Z-Move. Wild Charge regular raramente ser&aacute; usado fora de revenge kill, ent&atilde;o esse set de Tapu Koko deve ser focado em manter momentum com U-turn e pressionar Pok&eacute;mon mais passivos com Taunt quando tiver usado seu Z-Move.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set de Tapu Koko pode funcionar bem em equipes de rain, pois a rea&ccedil;&atilde;o inicial do jogador &eacute; que &eacute; mais prov&aacute;vel que ele esteja usando Thunder. Isso faz com que Pok&eacute;mon como Assault Vest Magearna e Chansey sintam que est&atilde;o em uma posi&ccedil;&atilde;o mais confort&aacute;vel, apenas para receber dando pesado de Gigavolt Havoc. Isso abre caminho para os rain sweepers, como Kingdra e Ash-Greninja. Psychic-types, como Latios, Hoopa-U, Tapu Lele e Mega Alakazam, s&atilde;o &oacute;timos parceiros, j&aacute; que Tapu Koko atrai v&aacute;rias de suas respostas, como Jirachi focado em Special Defense e Assault Vest Magearna. Hawlucha &eacute; um bom companheiro, visto que faz setup em muito dos Grass-types bulky que Tapu Koko tem dificuldade contra. Tapu Koko physical tamb&eacute;m tende a atrair Landorus-T defensivo devido a seu Hidden Power Ice mais fraco, dando a oportunidade de causar dano residual nele, de modo que Electric Seed Hawlucha esteja em posi&ccedil;&atilde;o para fazer sweep. Falando de Grass-types bulky, Pok&eacute;mon como Heatran, Mega Medicham e Mega Charizard Y que tomam vantagem deles s&atilde;o apreciados. Heatran pode usar Substitute livremente em muitos Grass-types que Tapu Koko atrai, como Mega Venusaur e Tapu Bulu. O Thunder Punch de Mega Medicham recebe um boost do Electric Terrain de Tapu Koko, impedindo que Mew, seu maior obst&aacute;culo, d&ecirc; switch in de gra&ccedil;a. Finalmente, Mega Charizard Y aprecia Tapu Koko facilitando seu matchup contra cores com Chansey e Toxapex. Tapu Koko tamb&eacute;m pode prestar suporte a duas poderosas sweepers na tier em Swords Dance Mega Mawile e Shift Gear Magearna. Swords Dance Mega Mawile n&atilde;o consegue utilizar Knock Off devido &agrave; grande presen&ccedil;a de Magearna, mas esse set de Tapu Koko atrai e derrota Magearna para ela, permitindo-lhe usar um de seus melhores moves. No caso de Shift Gear Magearna, Tapu Koko destr&oacute;i Assault Vest Magearna, Chansey e Jirachi e Heatran focados em Special Defense, que s&atilde;o algumas das melhores respostas a ela na tier. Como esse set tem Z-Crystal, Shift Gear Magearna deve optar por outros itens, como Shuca Berry e Leftovers.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Tapu Koko &eacute; um decente usu&aacute;rio de Choice Scarf, aproveitando-se de sua &oacute;tima Speed tier e permitindo-lhe fazer revenge kill em alguns setup sweepers, tais como Volcarona, Mega Pinsir, Mega Gyarados e Manaphy. Se usado, esse set funciona bem com Brave Bird, a fim de fazer revenge kill em Volcarona com +1; m&aacute;ximo Attack garantir&aacute; um OHKO em variantes sem investimentos, enquanto zero investimento em Attack coloca Volcarona no alcance de ataques priorit&aacute;rios posteriores.</p>

<p>Um set mais ofensivo de Calm Mind, Thunderbolt, Hidden Power Fire e Dazzling Gleam com Fairium Z pode ser considerado para permitir a Tapu Koko contornar alguns de seus checks, notavelmente Tapu Bulu, Tangrowth e Hippowdon, uma vez que eles estejam levemente enfraquecidos. No entanto, o custo de oportunidade do set em que Tapu Koko &eacute; for&ccedil;ado a abrir m&atilde;o de Roost, U-turn e Defog faz dele uma escolha inferior na maioria das vezes.</p>

<p>Quanto a moves, Thunder &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o com o apoio de Drizzle, fazendo de Tapu Koko um verdadeiro terror para se fazer switch in em equipes de rain. Um set stallbreaker consistindo de Nature's Madness e Taunt com Tapunium Z &eacute; decentemente eficaz contra equipes mais defensivas, pressionando Pok&eacute;mon defensivos comuns com Thunderbolt enquanto os impede de utilizar moves de recovery ou setup com Taunt.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Pok&eacute;mon Grass-type Bulky</strong>: Grass-types ostentam uma resist&ecirc;ncia a Thunderbolt e conseguem aguentar Hidden Power Ice gra&ccedil;as ao seu bulk abundante e acesso &agrave; recovery, fazendo com que algumas variantes defensivas fa&ccedil;am counter substancialmente em Tapu Koko. Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss s&atilde;o persistentemente inc&ocirc;modos nesse quesito, j&aacute; que eles absorvem bem os ataques mais comuns e causam dano a Tapu Koko significativamente, n&atilde;o temendo nada a n&atilde;o ser o raro mas n&atilde;o ideal Brave Bird. Similarmente, Ferrothorn ignora a maioria dos ataques fora do muito raro Hidden Power Fire e irrita Tapu Koko ainda mais, colocando os entry hazards em campo ou usando Leech Seed nele ou em sua switch-in.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon e Coverage Ground-type</strong>: A grande presen&ccedil;a de Ground-types impede Tapu Koko de simplesmente disparar Thunderbolts e Volt Switches, j&aacute; que eles s&atilde;o imunes a ataques Electric-type e tipicamente lhe d&atilde;o OHKO de volta com seu pr&oacute;prio Earthquake STAB. Embora Tapu Koko possua algumas respostas contra os mais comuns, n&atilde;o se pode esperar os vencer, a menos que estejam severamente enfraquecidos. Excadrill se destaca porque n&atilde;o se importa com quase nada de Tapu Koko exceto Hidden Power Fire, mas pode at&eacute; mesmo dar de ombros se estiver usando investimento em HP ou se estiver com o HP cheio. Ele tamb&eacute;m possui Sand Rush com apoio de sand &agrave;s vezes, permitindo-lhe ultrapassar e fazer revenge kill quase sem falhas. Gastrodon, Mamoswine e Hippowdon normalmente fazem switch in em Tapu Koko a partida inteira, exceto se ele tiver o raro Grass Knot.</li>
    <li><strong>Revenge Killers</strong>: Embora Tapu Koko seja naturalmente r&aacute;pido, existem algumas amea&ccedil;as que podem o ultrapassar e ent&atilde;o o derrotar. Pok&eacute;mon ofensivos com um stat de Speed maior, como Ash-Greninja, Mega Lopunny e Mega Alakazam, podem faz&ecirc;-lo, mas t&ecirc;m dificuldade para darem switch in. Da mesma forma, usu&aacute;rios de Choice Scarf, incluindo Landorus-T, Garchomp e Tapu Lele, podem fazer revenge kill a Tapu Koko. Ataques priorit&aacute;rios, como Fake Out e Bullet Punch de Mega Medicham e Water Shuriken de Ash-Greninja, podem derrotar Tapu Koko se estiver com um HP razo&aacute;vel. Por fim, Swift Swim Kingdra, Sand Rush Excadrill e outras amea&ccedil;as semelhantes podem dar revenge kill em Tapu Koko sob suas respectivas condi&ccedil;&otilde;es de weather.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/accidentalgreed.35107/" target="_blank">AccidentalGreed</a>, <a href="/forums/members/vertex.186941/" target="_blank">Vertex</a>, <a href="/forums/members/ll.144451/" target="_blank">LL</a> e <a href="/forums/members/sed.166698/" target="_blank">sed</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/mimas.466658/" target="_blank">Mimas</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/137683" target="_blank">Subject 18</a>, <a href="/forums/members/322027" target="_blank">dk</a> e <a href="/forums/members/38265" target="_blank">PK Gaming</a></li>
</ul>
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top