OU Tapu Fini

Original inglês: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/tapu_fini/


[OVERVIEW]

O principal destaque do nicho de Tapu Fini é o fato de ela ser uma usuária de Defog capaz de vencer os dois melhores usuários de entry hazard na tier, Heatran e Ash-Greninja, além de possuir um matchup decente contra outros usuários de Stealth Rock como Landorus-T, Mega Tyranitar, Gliscor e Mega Diancie. Tapu Fini também age como um check a Hawlucha e Keldeo. Além disso, Misty Terrain é incrivelmente útil, mantendo seus companheiros seguros de status, destacando-se exemplos como proteger Mega Mawile de Will-o-Wisp e Volcarona bulky de Toxic. Taunt também é um excelente move de se ter, permitindo a Tapu Fini incapacitar Toxapex e Reuniclus. No entanto, a falta de um recovery confiável ainda é um obstáculo para ela, por torná-la propensa a se desgastar durante uma batalha, especialmente se houver mais de um Pokémon para fazer check. Por sua vez, isso significa que ela frequentemente precisa de companheiros de equipe para a substituir no papel de fazer check a certos Pokémon. Em paralelo a isso, Tapu Fini odeia ter seu item removido, já que Leftovers é sua única forma de recovery, tornando uma necessidade ter um parceiro resistente a Knock Off. Adicionalmente, a natureza de seu set lhe obriga a escolher dois moves dentre Moonblast, Scald, e Nature's Madness, o que de fato dificulta seu matchup contra alguns Pokémon aos quais deveria fazer check. Por fim, Tapu Fini compete com outros Water-types como Toxapex graças ao seu nicho bastante limitado, além de ser bem desfavorável o predomínio de Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss, adversários contra os quais não pode fazer muita coisa.

[SET]
name: Defog
move 1: Defog
move 2: Moonblast / Nature's Madness
move 3: Scald / Nature's Madness
move 4: Taunt
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Calm
evs: 248 HP / 16 Def / 12 SpA / 40 SpD / 192 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Moonblast dá a Tapu Fini um meio para atacar Ash-Greninja e Hawlucha, enquanto lhe permite afrontar Dragon-types, como Mega Latios, Hydreigon e Kyurem. Scald é fundamental para o matchup de Heatran, assim como é bastante útil para potencialmente punir Tapu Bulu com um burn e possibilitar a Tapu Fini um melhor confronto contra Landorus-T, Stealth Rock Gliscor e Mega Mawile. Nature's Madness prejudica vários Pokémon nos quais Tapu Fini não deixaria um arranhão mesmo se tentasse. Além disso, o move é extremamente favorável para enfrentar Toxapex junto de Taunt, sendo também incrível contra Pokémon como Assault Vest Magearna e Ferrothorn, cujo recovery não tem qualidade; no entanto, perder qualquer um dos dois STABs de Tapu Fini é muito indesejável. Se outros companheiros já estiverem cobrindo Ash-Greninja e Heatran, Scald pode ser usado com Nature's Madness para abrir mão de Moonblast. Taunt permite-lhe incapacitar Pokémon passivos como Clefable e Toxapex, bem como prevenir usuários de entry hazards de usarem Stealth Rock e Spikes com frequência. Se desejado, Taunt pode ser retirado em favor de Nature's Madness. Defog cumpre um papel muito importante para o nicho de Tapu Fini, pois lhe possibilita remover hazards de vários usuários, dando destaque a Ash-Greninja, Heatran e Landorus-T. Knock Off é outra opção útil para remover Assault Vest de Magearna e Tangrowth e outros itens, como Black Sludge de Toxapex; porém, geralmente, prefere-se optar por outras escolhas.

Detalhes do Set
========

192 EVs em Speed são preferíveis para ultrapassar Modest Heatran, Timid Magearna e qualquer outro Pokémon mais lento. Variantes sem Scald podem utilizar 68 EVs em Speed para passar Adamant Tyranitar e distribuir o restante dos EVs em Special Defense em troca de um melhor matchup contra Ash-Greninja. 12 EVs em Special Attack deixam Tapu Fini dar 2HKO em Heatran ofensivo com Scald, embora seja desnecessário em variantes sem Scald. 16 EVs em Defense permitem-lhe resistir a um Acrobatics +2 de Hawlucha depois do dano de Stealth Rock e ter uma rodada de Leftovers, apesar de não serem necessários em variantes sem Moonblast. Por fim, o resto dos EVs são postos em Special Defense com uma nature Calm para que ela consiga suportar melhor os ataques de Ash-Greninja e Heatran.

Dicas de Uso
========

O objetivo de Tapu Fini é fazer switch in em Pokémon à qual faz check, como Ash-Greninja e Heatran, e remover entry hazards. Contudo, tente observar bem se você estiver lidando com Ash-Greninja ou com sua contraparte de Protean, pois Tapu Fini não aprecia Gunk Shot. Da mesma maneira, seja um pouco cuidadoso com o incomum Steelium Z Heatran e, se possível, tente atrair seu Corkscrew Crash para um parceiro resistente a Steel-type. Tapu Fini carece de um recovery confiável, então seu HP deve ser preservado para fazer check somente ao necessário. Se houver necessidade de fazer check a mais de um adversário, tente dar pivot com frequência para evitar que Tapu Fini fique muito enfraquecida por um oponente à qual faria check e acabe levando um KO de outro Pokémon. Tente posicionar Misty Terrain a seu favor; companheiros como Mega Mawile e Mega Medicham apreciariam uma imunidade temporária a burn, enquanto Volcarona e Mega Charizard X usariam a imunidade a Toxic para poder usar seus respectivos Quiver Dance e Dragon Dance. No entanto, esteja ciente de que Misty Terrain enfraquece moves de Dragon-type.

Opções de Equipe
========

Bulky Volcarona é um maravilhoso companheiro, já que precisa de um suporte de Defog para poder brilhar e Tapu Fini se encaixa muito bem nesse papel. Tapu Fini consegue lidar bem com Toxapex e Heatran, o que é ótimo para Volcarona, e suas variantes ofensivas também são bons parceiros. Similarmente, Mega Charizard X aprecia bastante o suporte de Defog e lida com Grass-types para Tapu Fini, mas seja cuidadoso com Misty Terrain enfraquecendo seus moves Dragon-type. Ferrothorn também é um excelente parceiro, visto que juntos eles formam um resistente pilar cujos Ash-Greninja, Tapu Lele e times de rain realmente se esforçam para desabar. Tapu Fini consegue enfrentar Heatran, Mega Lopunny e Mega Heracross para Ferrothorn, enquanto Ferrothorn fornece cobertura contra Clefable com Calm Mind, Magearna sem Focus Blast e Tapu Koko. Da mesma maneira, Tangrowth e Celesteela oferecem uma sinergia parecida e utilizam bem Defog de Tapu Fini. Jirachi também é notável, uma vez que pode passar Wish para Tapu Fini e lidar com Magearna, ameaçando Psychic-types, enquanto Tapu Fini cobre Ash-Greninja e Heatran. Aliados que fazem bom uso de Misty Terrain, como Mega Mawile, Mega Medicham e a já citada Volcarona, são escolhas sólidas e devem ser considerados. Por fim, Gliscor também é um ótimo companheiro de equipe, pois age como uma switch-in secundária para Heatran, pode providenciar Stealth Rock e facilmente faz check a rivais como Mega Mawile, enquanto Tapu Fini cuida de inimigos como Ash-Greninja.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Surf pode ser escolhido em vez de Scald para causar mais dano, especialmente contra Heatran. Porém, a chance de Scald dar burn em Tapu Bulu e Landorus-T é normalmente boa demais para deixar de lado.

Checks e Counters
===================

**Grass-types**: Tapu Bulu, Kartana e Serperior derrotam Tapu Fini com seus respectivos STABs Grass-type. Dito isso, Tapu Bulu corre o risco de receber burn de Scald.

**Electric-types e Coverage**: Tapu Koko pode ser uma grande ameaça usando sets de Defog, além de ele poder fornecer suporte a aliados como Kyurem-B, Mega Mawile, Magearna e Mega Medicham com suas respectivas coverages Electric-type e com o suporte de U-turn. Mesmo sem o suporte de Tapu Koko, os Pokémon já citados continuam sendo perigosos. Zapdos, Magnezone e outros Electric-types podem também ameaçar Tapu Fini.

**Dano Residual**: Ter o papel de Defogger significa que Tapu Fini frequentemente fará switch ins em entry hazards para os remover, o que pode a enfraquecer consideravelmente, já que é vulnerável a todos os hazards. Os danos residuais de Magma Storm durante alguns turnos e ser forçada a dar switch in em Heatran e Ash-Greninja faz com que Tapu Fini fique bastante desgastada.

**Wallbreakers Poderosos**: Vários wallbreakers podem subjugar Tapu Fini. Choice Specs Tapu Lele ataca absurdamente forte, Garchomp consegue a nocautear usando Continental Crush com +2 em Attack, Flyinium Z Tornadus-T provoca danos massivos, Mega Alakazam é capaz de causar muito dano com Psychic e se recuperar com Recover depois de qualquer ataque de Tapu Fini e assim por diante.

[CREDITS]
- Written by: [[Lyd, 303291]]
- Translated by: [[LMatthew, 479407]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[Simia, 300791], [Jordy, 395754], [Indigo Plateau, 216712]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Será dado continuidade ao processo de Grammar Check da tradução. LMatthew, pode colocá-la de volta para [GP 0/2]. Ainda pretendo deletar o post do Trafal, mas, caso queira aplicar alguma coisa do que já foi feito do GP, vou dar mais um tempo extra para você dar uma lida.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

— Os principais pontos que foram destacados estão em (A)notações e (G)ramática. Qualquer outra mudança você conferir no diff;

— Fique atento em relação ao uso da crase. Caso haja disponibilidade, recomendaria que você desse uma lida no tópico "Crase" do guia de gramática no hub das traduções, mas lembre, principalmente, que não pode haver crase na ausência de um artigo de gênero feminino;

— Atente-se também a repetições de nome, como "Pokémon" e "Tapu Fini"; ambos apareceram com bastante frequência. Menciono também os advérbios com sufixo "-mente". Seria uma boa usá-los menos. Lembre que, para achar palavras repetidas, você pode baixar o Notepad++ (se não me engano, você já o baixou) ou pode também usar o Ctrl + F para buscar por termos muitos repetidos;

— Apenas a título de curiosidade (embora tenha sido algo constante na sua tradução e eu gostaria que você evitasse fazer), as análises escrevem "Pokémon" sem acento. Os artigos, ao contrário, mantêm. Porém, nas traduções, nós usamos os dois com acento. Imagino que você não tenha colocado o acento por ele não estar presente na análise, mas, por favor, evite não usar;

Comentários:

— Perdoe-me pela ausência de revisão esse último mês. Realmente acho que isso pode ter prejudicado você. Bem, espero que este GP compense essa demora :). Uma recomendação que eu faria é, com base nas mudanças feitas nessa tradução, você tenta aplicar uma ou outra coisa nas outras que você fez (isso adiantaria tempo para outras revisões. Enfim, boa tradução, @LMatthew!;

:blobthumbsup:

GP 1/2:

[OVERVIEW]

O motivo do nicho de Tapu Fini é o fato de ela (G: quando houver um verbo frente ao pronome e à preposição, não se faz a junção preposição + pronome; escreve-os separados) ser uma usuária de Defog capaz de vencer os dois melhores usuários de entry hazard na tier (A: evite usar os dois pontos de maneira tão solta assim), Heatran e Ash-Greninja, além de possuir um matchup decente contra outros usuários de Stealth Rock como Landorus-T, Mega Tyranitar, Gliscor e Mega Diancie. Tapu Fini também age como um check a Hawlucha e Keldeo. Além disso, Misty Terrain é incrivelmente útil, mantendo seus companheiros seguros de status, destacando-se exemplos como proteger Mega Mawile de Will-o-Wisp e Volcarona bulky de Toxic. Taunt também é um excelente move de se ter, permitindo a Tapu Fini incapacitar Toxapex e Reuniclus. No entanto, a falta de um (A: "recovery" fica no masculino) recovery confiável continua sendo um problema para ela, deixando-a propensa se desgastar durante uma batalha, especialmente se houver mais de um Pokémon para ela fazer check. Por sua vez, isso significa que ela frequentemente precisa de companheiros de equipe para a substituir (A: evite colocar o mesmo pronome nos dois lados) no papel de fazer check a certos Pokémon. Em paralelo a isso, Tapu Fini odeia ter seu item removido, já que Leftovers é sua única forma de recovery, tornando uma necessidade ter um parceiro resistente a Knock Off. Adicionalmente, a natureza de seu set obriga Tapu Fini a escolher dois moves dentre Moonblast, Scald, e Nature's Madness, o que de fato dificulta seu matchup contra alguns Pokémon aos (A: a regência, no caso, seria "a", não "contra". Embora seja semanticamente parecido, quando escrever "fazer check", priorize usar "a" ao invés de "contra". Ademais, só menciono que você usou duas preposições iguais em sequência, o que eu também gostaria que você evitasse) quais ela deveria fazer check. Por fim, Tapu Fini compete com (A: se ela "enfrenta competição", significa que ela "compete", certo? Tente se atentar a esse detalhe; claro, não como uma obrigatoriedade, mas como um meio de promover a concisão do seu texto) outros Water-types como Toxapex graças ao (G: não é possível usar crase aqui, uma vez que "seu" não admite um artigo de gênero "a". No caso, "seu" admite um artigo de gênero "o" e, portanto, você não deve usar a crase, mas o equivalente masculino dela, que é o "ao") seu nicho bastante limitado, além de ser bem desfavorável o predomínio de Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss, adversários contra os quais (A: só para constar, com a ausência do "check", creio que aqui seja uma situação mais adequada para usar os "contra os quais". Se quiser, podemos discutir um pouco sobre regências posteriormente) não pode fazer muita coisa.

[SET]
name: Defog
move 1: Defog
move 2: Moonblast / Nature's Madness
move 3: Scald / Nature's Madness
move 4: Taunt
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Calm

evs: 248 HP / 16 Def / 12 SpA / 40 SpD / 192 Spe (A: fique atento ao uso do formato. Em maioria você o usou corretamente, mas faltou algumas coisas)

[SET COMMENTS]
Moves
========

Moonblast dá a (G: não há crase aqui pois não há um artigo de gênero com o qual crasear) Tapu Fini um meio para atacar Ash-Greninja e Hawlucha, enquanto lhe permite afrontar Dragon-types, como Mega Latios, Hydreigon e Kyurem. Scald contribui para lutar contra Heatran e é bastante útil para potencialmente punir Tapu Bulu com um burn e possibilitar a Tapu Fini uma melhor batalha contra Landorus-T, Stealth Rock Gliscor e Mega Mawile. Nature's Madness prejudica (A: tente usar eufemismos) vários Pokémon nos quais Tapu Fini não deixaria um arranhão mesmo se tentasse. Além disso (A: apenas para mencionar, mas evite usar "Além disso" e "também" em sequência. Se uma das palavras já cumpre o papel de estabelecer uma relação de adição, para que você vai usar outra? É redundante), o move é extremamente favorável para enfrentar Toxapex junto de Taunt, sendo também incrível contra Pokémon como Assault Vest Magearna e Ferrothorn, cujo recovery (G: evite usar o pronome relativo "cujo" sem ter um substantivo o procedendo. Quando usamos esse pronome, deve-se usar a ordem "cujo + substantivo") não tem qualidade; no entanto, perder qualquer um dos dois STABs de Tapu Fini é muito indesejável. Se outros companheiros já estiverem cobrindo Ash-Greninja e Heatran, Scald pode ser usado com (A: evite usar "em conjunto com" pois há também uma relação de redundância. Se é "conjunto", já é "com") Nature's Madness para abrir mão de Moonblast. Taunt permite-lhe incapacitar Pokémon passivos como Clefable e Toxapex, bem como prevenir usuários de entry hazards (A: fica em letras minúsculas mesmo) de usarem Stealth Rock e Spikes com frequência. Se desejado, Taunt pode ser retirado em favor de Nature's Madness. Defog cumpre um papel muito importante para o nicho de Tapu Fini, pois possibilita a ela remover hazards de vários usuários, dando destaque a Ash-Greninja, Heatran e Landorus-T. Knock Off é outra opção útil para remover Assault Vest de Magearna e Tangrowth e outros itens, como Black Sludge de Toxapex; porém (A: já havia usado "no entanto", só para constar), geralmente, prefere-se optar por outras escolhas.

Detalhes do Set
========

192 EVs de Speed são preferidos para poder ultrapassar Modest Heatran, Timid Magearna e qualquer outro Pokémon mais lento. Variantes sem Scald podem utilizar 68 EVs de Speed para passar Adamant Tyranitar e distribuir o restante dos EVs em Special Defense para ter um melhor matchup contra Ash-Greninja. 12 EVs em Special Attack deixam Tapu Fini dar 2HKO em Heatran ofensivo com Scald, embora seja desnecessário as usar em variantes sem Scald. 16 EVs em Defense permitem a Tapu Fini resistir um Acrobatics +2 de Hawlucha depois do dano de Stealth Rock e ter uma rodada de Leftovers, apesar de não serem necessárias em variantes sem Moonblast. Por fim, o resto dos EVs são postos em Special Defense com uma nature Calm para ela consiga suportar melhor os ataques de Ash-Greninja e Heatran.

Dicas de Uso
========

O objetivo de Tapu Fini é dar switchs in em Pokémon a que faz check, como Ash-Greninja e Heatran, e remover entry hazards. Contudo, tente observar bem se você estiver lidando com Ash-Greninja ou com sua contraparte de Protean, pois Tapu Fini não aprecia Gunk Shot. Da mesma maneira, seja um pouco cuidadoso com o incomum Steelium Z Heatran e, se possível, tente atrair seu Corkscrew Crash para um parceiro resistente a Steel-type. Tapu Fini carece de um recovery confiável, então seu HP deve ser preservado para fazer check somente ao necessário. Se ela necessitar fazer check a mais de um adversário, tente dar pivot com frequência para evitar que Tapu Fini fique muito enfraquecida por um oponente a que faria check e acabe levando um KO de outro Pokémon. Tente posicionar Misty Terrain a seu favor; companheiros como Mega Mawile e Mega Medicham apreciariam uma imunidade temporária a burn, enquanto Volcarona e Mega Charizard X usariam a imunidade a Toxic para poder usar seus respectivos Quiver Dance e Dragon Dance. No entanto, (G: não esqueça da vírgula quando usar as adversativas) esteja ciente de que Misty Terrain enfraquece moves de Dragon-type.

Opções de Equipe
========

Bulky Volcarona é um maravilhoso companheiro, já que ele precisa de um suporte de Defog para poder brilhar e Tapu Fini se encaixa muito bem nesse papel. Tapu Fini consegue lidar bem com Toxapex e Heatran, o que é ótimo para Volcarona, e suas variantes ofensivas também são bons parceiros. Similar a isso, Mega Charizard X aprecia bastante suporte de Defog e lida com Grass-types para Tapu Fini, mas seja cuidadoso com Misty Terrain enfraquecendo seus moves Dragon-type. Ferrothorn também é um excelente parceiro, visto que juntos eles formam um resistente pilar cujos Ash-Greninja, Tapu Lele e times de rain realmente se esforçam para desabar. Tapu Fini consegue lutar contra Heatran, Mega Lopunny e Mega Heracross para Ferrothorn, enquanto Ferrothorn fornece cobertura contra Clefable com Calm Mind, Magearna sem Focus Blast e Tapu Koko. Da mesma maneira, Tangrowth e Celesteela oferecem uma sinergia parecida e utilizam bem Defog de Tapu Fini. Jirachi também é notável, uma vez que pode passar Wish para Tapu Fini e lidar com Magearna e ameaças como Psychic-types (A: não se traduz nome de tipo), enquanto Tapu Fini cobre Ash-Greninja e Heatran. Aliados que fazem bom uso de Misty Terrain, como Mega Mawile, Mega Medicham e a já citada Volcarona, são escolhas sólidas e devem ser considerados. Por fim, Gliscor também é um ótimo companheiro de equipe, pois age como uma switch-in secundária (A: "switch-in" fica no feminino) para Heatran, pode providenciar Stealth Rock e facilmente faz check a rivais como Mega Mawile, enquanto Tapu Fini cuida de inimigos como Ash-Greninja.

OBS1: só para ressaltar; esse último parágrafo teve uns quatro "já que", além de ter repetido "Pokémon" com frequência. Evite essa repetição;

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Surf pode ser escolhido em vez de Scald para causar mais dano, especialmente contra Heatran. Porém, a chance de Scald dar burn em Tapu Bulu e Landorus-T é normalmente boa demais para deixar de lado.

Checks e Counters
===================

**Grass-types**: Tapu Bulu, Kartana e (G: evite usar vírgula antes do "e" se o seu intuito é transmitir uma ideia de adição) Serperior derrotam Tapu Fini com seus respectivos STABs Grass-type. Dito isso, Tapu Bulu corre o risco de receber burn de Scald.

**Electric-types e Coverage**: Tapu Koko pode ser uma grande ameaça usando sets de Defog, além de ele poder fornecer suporte a aliados como Kyurem-B, Mega Mawile, Magearna e Mega Medicham com suas respectivas coverages Electric-type e com o suporte de U-turn. Mesmo sem o suporte de Tapu Koko, os Pokémon já citados continuam sendo perigosos. Zapdos, Magnezone e outros Electric-types podem também ameaçar Tapu Fini.

**Dano Residual**: Ter o papel de Defogger significa que Tapu Fini frequentemente fará switch ins (A: "switch in" sem hífen serve para se referir ao ato de entrar em campo. "Switch-in" com hífen para aqueles Pokémon que geralmente são boas trocas para um determinado adversário. Por exemplo, "Keldeo é uma boa switch-in para Bisharp. Ele pode tomar várias oportunidades para fazer switch in nesse Pokémon e usar Calm Mind". Perceba que as análises, geralmente, usam "switch in" e "switch-in" no contexto certo, então, contanto que você se atenta a esse detalhe, fica fácil de se acostumar) em entry hazards para os remover, o que pode a enfraquecer consideravelmente, já que ela é vulnerável a todos os hazards. Os danos residuais de Magma Storm durante alguns turnos e ser forçado a dar switch in em Heatran e Ash-Greninja faz com que Tapu Fini fique bastante desgastada.

**Wallbreakers Poderosos**: Vários wallbreakers podem subjugar Tapu Fini. Choice Specs Tapu Lele ataca absurdamente forte, Garchomp consegue nocautear Tapu Fini usando Continental Crush com +2 em Attack, Flyinium Z Tornadus-T provoca danos massivos, Mega Alakazam é capaz de causar muito dano com Psychic e se recuperar com Recover depois de qualquer ataque de Tapu Fini e assim por diante.

[CREDITS]
- Written by: [[Lyd, 303291]]
- Translated by: [[LMatthew, 479407]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]

- Quality control by: [[Simia, 300791], [Jordy, 395754], [Indigo Plateau, 216712]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/vyKTrDiu :

[OVERVIEW]

O motivo do nicho de Tapu Fini é o fato de ela ser uma usuária de Defog capaz de vencer os dois melhores usuários de entry hazard na tier, Heatran e Ash-Greninja, além de possuir um matchup decente contra outros usuários de Stealth Rock como Landorus-T, Mega Tyranitar, Gliscor e Mega Diancie. Tapu Fini também age como um check a Hawlucha e Keldeo. Além disso, Misty Terrain é incrivelmente útil, mantendo seus companheiros seguros de status, destacando-se exemplos como proteger Mega Mawile de Will-o-Wisp e Volcarona bulky de Toxic. Taunt também é um excelente move de se ter, permitindo a Tapu Fini incapacitar Toxapex e Reuniclus. No entanto, a falta de um recovery confiável continua sendo um problema para ela, deixando-a propensa se desgastar durante uma batalha, especialmente se houver mais de um Pokémon para ela fazer check. Por sua vez, isso significa que ela frequentemente precisa de companheiros de equipe para a substituir no papel de fazer check a certos Pokémon. Em paralelo a isso, Tapu Fini odeia ter seu item removido, já que Leftovers é sua única forma de recovery, tornando uma necessidade ter um parceiro resistente a Knock Off. Adicionalmente, a natureza de seu set obriga Tapu Fini a escolher dois moves dentre Moonblast, Scald, e Nature's Madness, o que de fato dificulta seu matchup contra alguns Pokémon aos quais ela deveria fazer check. Por fim, Tapu Fini compete com outros Water-types como Toxapex graças ao seu nicho bastante limitado, além de ser bem desfavorável o predomínio de Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss, adversários contra os quais não pode fazer muita coisa.

[SET]
name: Defog
move 1: Defog
move 2: Moonblast / Nature's Madness
move 3: Scald / Nature's Madness
move 4: Taunt
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Calm
evs: 248 HP / 16 Def / 12 SpA / 40 SpD / 192 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Moonblast dá a Tapu Fini um meio para atacar Ash-Greninja e Hawlucha, enquanto lhe permite afrontar Dragon-types, como Mega Latios, Hydreigon e Kyurem. Scald contribui para lutar contra Heatran e é bastante útil para potencialmente punir Tapu Bulu com um burn e possibilitar a Tapu Fini uma melhor batalha contra Landorus-T, Stealth Rock Gliscor e Mega Mawile. Nature's Madness prejudica vários Pokémon nos quais Tapu Fini não deixaria um arranhão mesmo se tentasse. Além disso, o move é extremamente favorável para enfrentar Toxapex junto de Taunt, sendo também incrível contra Pokémon como Assault Vest Magearna e Ferrothorn, cujo recovery não tem qualidade; no entanto, perder qualquer um dos dois STABs de Tapu Fini é muito indesejável. Se outros companheiros já estiverem cobrindo Ash-Greninja e Heatran, Scald pode ser usado com Nature's Madness para abrir mão de Moonblast. Taunt permite-lhe incapacitar Pokémon passivos como Clefable e Toxapex, bem como prevenir usuários de entry hazards de usarem Stealth Rock e Spikes com frequência. Se desejado, Taunt pode ser retirado em favor de Nature's Madness. Defog cumpre um papel muito importante para o nicho de Tapu Fini, pois possibilita a ela remover hazards de vários usuários, dando destaque a Ash-Greninja, Heatran e Landorus-T. Knock Off é outra opção útil para remover Assault Vest de Magearna e Tangrowth e outros itens, como Black Sludge de Toxapex; porém, geralmente, prefere-se optar por outras escolhas.

Detalhes do Set
========

192 EVs de Speed são preferidos para poder ultrapassar Modest Heatran, Timid Magearna e qualquer outro Pokémon mais lento. Variantes sem Scald podem utilizar 68 EVs de Speed para passar Adamant Tyranitar e distribuir o restante dos EVs em Special Defense para ter um melhor matchup contra Ash-Greninja. 12 EVs em Special Attack deixam Tapu Fini dar 2HKO em Heatran ofensivo com Scald, embora seja desnecessário as usar em variantes sem Scald. 16 EVs em Defense permitem a Tapu Fini resistir um Acrobatics +2 de Hawlucha depois do dano de Stealth Rock e ter uma rodada de Leftovers, apesar de não serem necessárias em variantes sem Moonblast. Por fim, o resto dos EVs são postos em Special Defense com uma nature Calm para ela consiga suportar melhor os ataques de Ash-Greninja e Heatran.

Dicas de Uso
========

O objetivo de Tapu Fini é dar switchs in em Pokémon a que faz check, como Ash-Greninja e Heatran, e remover entry hazards. Contudo, tente observar bem se você estiver lidando com Ash-Greninja ou com sua contraparte de Protean, pois Tapu Fini não aprecia Gunk Shot. Da mesma maneira, seja um pouco cuidadoso com o incomum Steelium Z Heatran e, se possível, tente atrair seu Corkscrew Crash para um parceiro resistente a Steel-type. Tapu Fini carece de um recovery confiável, então seu HP deve ser preservado para fazer check somente ao necessário. Se ela necessitar fazer check a mais de um adversário, tente dar pivot com frequência para evitar que Tapu Fini fique muito enfraquecida por um oponente a que faria check e acabe levando um KO de outro Pokémon. Tente posicionar Misty Terrain a seu favor; companheiros como Mega Mawile e Mega Medicham apreciariam uma imunidade temporária a burn, enquanto Volcarona e Mega Charizard X usariam a imunidade a Toxic para poder usar seus respectivos Quiver Dance e Dragon Dance. No entanto, esteja ciente de que Misty Terrain enfraquece moves de Dragon-type.

Opções de Equipe
========

Bulky Volcarona é um maravilhoso companheiro, já que ele precisa de um suporte de Defog para poder brilhar e Tapu Fini se encaixa muito bem nesse papel. Tapu Fini consegue lidar bem com Toxapex e Heatran, o que é ótimo para Volcarona, e suas variantes ofensivas também são bons parceiros. Similar a isso, Mega Charizard X aprecia bastante suporte de Defog e lida com Grass-types para Tapu Fini, mas seja cuidadoso com Misty Terrain enfraquecendo seus moves Dragon-type. Ferrothorn também é um excelente parceiro, visto que juntos eles formam um resistente pilar cujos Ash-Greninja, Tapu Lele e times de rain realmente se esforçam para desabar. Tapu Fini consegue lutar contra Heatran, Mega Lopunny e Mega Heracross para Ferrothorn, enquanto Ferrothorn fornece cobertura contra Clefable com Calm Mind, Magearna sem Focus Blast e Tapu Koko. Da mesma maneira, Tangrowth e Celesteela oferecem uma sinergia parecida e utilizam bem Defog de Tapu Fini. Jirachi também é notável, uma vez que pode passar Wish para Tapu Fini e lidar com Magearna e ameaças como Psychic-types, enquanto Tapu Fini cobre Ash-Greninja e Heatran. Aliados que fazem bom uso de Misty Terrain, como Mega Mawile, Mega Medicham e a já citada Volcarona, são escolhas sólidas e devem ser considerados. Por fim, Gliscor também é um ótimo companheiro de equipe, pois age como uma switch-in secundária para Heatran, pode providenciar Stealth Rock e facilmente faz check a rivais como Mega Mawile, enquanto Tapu Fini cuida de inimigos como Ash-Greninja.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Surf pode ser escolhido em vez de Scald para causar mais dano, especialmente contra Heatran. Porém, a chance de Scald dar burn em Tapu Bulu e Landorus-T é normalmente boa demais para deixar de lado.

Checks e Counters
===================

**Grass-types**: Tapu Bulu, Kartana e Serperior derrotam Tapu Fini com seus respectivos STABs Grass-type. Dito isso, Tapu Bulu corre o risco de receber burn de Scald.

**Electric-types e Coverage**: Tapu Koko pode ser uma grande ameaça usando sets de Defog, além de ele poder fornecer suporte a aliados como Kyurem-B, Mega Mawile, Magearna e Mega Medicham com suas respectivas coverages Electric-type e com o suporte de U-turn. Mesmo sem o suporte de Tapu Koko, os Pokémon já citados continuam sendo perigosos. Zapdos, Magnezone e outros Electric-types podem também ameaçar Tapu Fini.

**Dano Residual**: Ter o papel de Defogger significa que Tapu Fini frequentemente fará switch ins em entry hazards para os remover, o que pode a enfraquecer consideravelmente, já que ela é vulnerável a todos os hazards. Os danos residuais de Magma Storm durante alguns turnos e ser forçado a dar switch in em Heatran e Ash-Greninja faz com que Tapu Fini fique bastante desgastada.

**Wallbreakers Poderosos**: Vários wallbreakers podem subjugar Tapu Fini. Choice Specs Tapu Lele ataca absurdamente forte, Garchomp consegue nocautear Tapu Fini usando Continental Crush com +2 em Attack, Flyinium Z Tornadus-T provoca danos massivos, Mega Alakazam é capaz de causar muito dano com Psychic e se recuperar com Recover depois de qualquer ataque de Tapu Fini e assim por diante.

[CREDITS]
- Written by: [[Lyd, 303291]]
- Translated by: [[LMatthew, 479407]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[Simia, 300791], [Jordy, 395754], [Indigo Plateau, 216712]]
 
Last edited:
GP 2/2!

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar), azul (adicionar), amarelo (modificar), vermelho (comentários adicionais) e verde (sugestões).

[OVERVIEW]

O motivo principal destaque do nicho de Tapu Fini é o fato de ela ser uma usuária de Defog capaz de vencer os dois melhores usuários de entry hazard na tier, Heatran e Ash-Greninja, além de possuir um matchup decente contra outros usuários de Stealth Rock como Landorus-T, Mega Tyranitar, Gliscor e Mega Diancie. Tapu Fini também age como um check a Hawlucha e Keldeo. Além disso, Misty Terrain é incrivelmente útil, mantendo seus companheiros seguros de status, destacando-se exemplos como proteger Mega Mawile de Will-o-Wisp e Volcarona bulky de Toxic. Taunt também é um excelente move de se ter, permitindo a Tapu Fini incapacitar Toxapex e Reuniclus. No entanto, a falta de um recovery confiável continua sendo um problema para ela ainda é um obstáculo para ela, deixando-a por torná-la propensa a se desgastar durante uma batalha, especialmente se houver mais de um Pokémon para ela fazer check. Por sua vez, isso significa que ela frequentemente precisa de companheiros de equipe para a substituir no papel de fazer check a certos Pokémon. Em paralelo a isso, Tapu Fini odeia ter seu item removido, já que Leftovers é sua única forma de recovery, tornando uma necessidade ter um parceiro resistente a Knock Off. Adicionalmente, a natureza de seu set lhe obriga Tapu Fini a escolher dois moves dentre Moonblast, Scald, e Nature's Madness, o que de fato dificulta seu matchup contra alguns Pokémon aos quais ela deveria fazer check. Por fim, Tapu Fini compete com outros Water-types como Toxapex graças ao seu nicho bastante limitado, além de ser bem desfavorável o predomínio de Grass-types como Tapu Bulu, Tangrowth e Amoonguss, adversários contra os quais não pode fazer muita coisa.

[SET]
name: Defog
move 1: Defog
move 2: Moonblast / Nature's Madness
move 3: Scald / Nature's Madness
move 4: Taunt
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Calm
evs: 248 HP / 16 Def / 12 SpA / 40 SpD / 192 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Moonblast dá a Tapu Fini um meio para atacar Ash-Greninja e Hawlucha, enquanto lhe permite afrontar Dragon-types, como Mega Latios, Hydreigon e Kyurem. Scald contribui para lutar contra é fundamental para o matchup de Heatran, assim como e é bastante útil para potencialmente punir Tapu Bulu com um burn e possibilitar a Tapu Fini uma melhor batalha confronto contra Landorus-T, Stealth Rock Gliscor e Mega Mawile. Nature's Madness prejudica vários Pokémon nos quais Tapu Fini não deixaria um arranhão mesmo se tentasse. Além disso, o move é extremamente favorável para enfrentar Toxapex junto de Taunt, sendo também incrível contra Pokémon como Assault Vest Magearna e Ferrothorn, cujo recovery não tem qualidade; no entanto, perder qualquer um dos dois STABs de Tapu Fini é muito indesejável. Se outros companheiros já estiverem cobrindo Ash-Greninja e Heatran, Scald pode ser usado com Nature's Madness para abrir mão de Moonblast. Taunt permite-lhe incapacitar Pokémon passivos como Clefable e Toxapex, bem como prevenir usuários de entry hazards de usarem Stealth Rock e Spikes com frequência. Se desejado, Taunt pode ser retirado em favor de Nature's Madness. Defog cumpre um papel muito importante para o nicho de Tapu Fini, pois lhe possibilita a ela remover hazards de vários usuários, dando destaque a Ash-Greninja, Heatran e Landorus-T. Knock Off é outra opção útil para remover Assault Vest de Magearna e Tangrowth e outros itens, como Black Sludge de Toxapex; porém, geralmente, prefere-se optar por outras escolhas.

Detalhes do Set
========

192 EVs de em Speed são preferidos preferíveis para poder ultrapassar Modest Heatran, Timid Magearna e qualquer outro Pokémon mais lento. Variantes sem Scald podem utilizar 68 EVs de em Speed para passar Adamant Tyranitar e distribuir o restante dos EVs em Special Defense para ter em troca de um melhor matchup contra Ash-Greninja. 12 EVs em Special Attack deixam Tapu Fini dar 2HKO em Heatran ofensivo com Scald, embora seja desnecessário as usar em variantes sem Scald. 16 EVs em Defense permitem-lhe a Tapu Fini resistir a um Acrobatics +2 de Hawlucha depois do dano de Stealth Rock e ter uma rodada de Leftovers, apesar de não serem necessários em variantes sem Moonblast. Por fim, o resto dos EVs são postos em Special Defense com uma nature Calm para que ela consiga suportar melhor os ataques de Ash-Greninja e Heatran.

Dicas de Uso
========

O objetivo de Tapu Fini é dar fazer switchs in em Pokémon à que qual faz check, como Ash-Greninja e Heatran, e remover entry hazards. Contudo, tente observar bem se você estiver lidando com Ash-Greninja ou com sua contraparte de Protean, pois Tapu Fini não aprecia Gunk Shot. Da mesma maneira, seja um pouco cuidadoso com o incomum Steelium Z Heatran e, se possível, tente atrair seu Corkscrew Crash para um parceiro resistente a Steel-type. Tapu Fini carece de um recovery confiável, então seu HP deve ser preservado para fazer check somente ao necessário. Se ela necessitar houver necessidade de fazer check a mais de um adversário, tente dar pivot com frequência para evitar que Tapu Fini fique muito enfraquecida por um oponente à que qual faria check e acabe levando um KO de outro Pokémon. Tente posicionar Misty Terrain a seu favor; companheiros como Mega Mawile e Mega Medicham apreciariam uma imunidade temporária a burn, enquanto Volcarona e Mega Charizard X usariam a imunidade a Toxic para poder usar seus respectivos Quiver Dance e Dragon Dance. No entanto, esteja ciente de que Misty Terrain enfraquece moves de Dragon-type.

Opções de Equipe
========

Bulky Volcarona é um maravilhoso companheiro, já que ele precisa de um suporte de Defog para poder brilhar e Tapu Fini se encaixa muito bem nesse papel. Tapu Fini consegue lidar bem com Toxapex e Heatran, o que é ótimo para Volcarona, e suas variantes ofensivas também são bons parceiros. Similar a isso Similarmente, Mega Charizard X aprecia bastante o suporte de Defog e lida com Grass-types para Tapu Fini, mas seja cuidadoso com Misty Terrain enfraquecendo seus moves Dragon-type. Ferrothorn também é um excelente parceiro, visto que juntos eles formam um resistente pilar cujos Ash-Greninja, Tapu Lele e times de rain realmente se esforçam para desabar. Tapu Fini consegue lutar contra enfrentar Heatran, Mega Lopunny e Mega Heracross para Ferrothorn, enquanto Ferrothorn fornece cobertura contra Clefable com Calm Mind, Magearna sem Focus Blast e Tapu Koko. Da mesma maneira, Tangrowth e Celesteela oferecem uma sinergia parecida e utilizam bem Defog de Tapu Fini. Jirachi também é notável, uma vez que pode passar Wish para Tapu Fini e lidar com Magearna, (adicionar vírgula) ameaçando como Psychic-types, enquanto Tapu Fini cobre Ash-Greninja e Heatran. Aliados que fazem bom uso de Misty Terrain, como Mega Mawile, Mega Medicham e a já citada Volcarona, são escolhas sólidas e devem ser considerados. Por fim, Gliscor também é um ótimo companheiro de equipe, pois age como uma switch-in secundária para Heatran, pode providenciar Stealth Rock e facilmente faz check a rivais como Mega Mawile, enquanto Tapu Fini cuida de inimigos como Ash-Greninja.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Surf pode ser escolhido em vez de Scald para causar mais dano, especialmente contra Heatran. Porém, a chance de Scald dar burn em Tapu Bulu e Landorus-T é normalmente boa demais para deixar de lado.

Checks e Counters
===================

**Grass-types**: Tapu Bulu, Kartana e Serperior derrotam Tapu Fini com seus respectivos STABs Grass-type. Dito isso, Tapu Bulu corre o risco de receber burn de Scald.

**Electric-types e Coverage**: Tapu Koko pode ser uma grande ameaça usando sets de Defog, além de ele poder fornecer suporte a aliados como Kyurem-B, Mega Mawile, Magearna e Mega Medicham com suas respectivas coverages Electric-type e com o suporte de U-turn. Mesmo sem o suporte de Tapu Koko, os Pokémon já citados continuam sendo perigosos. Zapdos, Magnezone e outros Electric-types podem também ameaçar Tapu Fini.

**Dano Residual**: Ter o papel de Defogger significa que Tapu Fini frequentemente fará switch ins em entry hazards para os remover, o que pode a enfraquecer consideravelmente, já que ela é vulnerável a todos os hazards. Os danos residuais de Magma Storm durante alguns turnos e ser forçada a dar switch in em Heatran e Ash-Greninja faz com que Tapu Fini fique bastante desgastada.

**Wallbreakers Poderosos**: Vários wallbreakers podem subjugar Tapu Fini. Choice Specs Tapu Lele ataca absurdamente forte, Garchomp consegue a nocautear Tapu Fini usando Continental Crush com +2 em Attack, Flyinium Z Tornadus-T provoca danos massivos, Mega Alakazam é capaz de causar muito dano com Psychic e se recuperar com Recover depois de qualquer ataque de Tapu Fini e assim por diante.


:)
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top