OU Tapu Bulu

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/tapu_bulu/

Visão Geral

Tapu Bulu é normalmente usado pela sua utilidade defensiva graças à combinação de sua tipagem e bulk equilibrado com Assault Vest, permitindo-lhe fazer check a muitos wallbreakers perigosos como Tapu Lele, Tapu Koko, Ash-Greninja, Keldeo e Zygarde. Tapu Bulu é também uma ótima alternativa como wallbreaker pelo seu acesso a moves como Swords Dance, Superpower, Stone Edge e Z-Moves fortes. Uma das características marcantes de Tapu Bulu é sua ability Grassy Surge, a qual permite que ele e seus companheiros que tocam o solo recuperem o dano residual sofrido, além de reduzir à metade o dano de Earthquake. Por outro lado, Grassy Terrain também recupera o HP de adversários no solo, tornando-os mais difíceis de se enfraquecer. A Speed mediana de Tapu Bulu deixa-o mais lento que algumas ameaças do metagame como Hoopa-U e Heatran.

[SET]
name: Swords Dance
move1: Swords Dance
move2: Horn Leech
move3: Superpower
move4: Synthesis
item: Leftovers / Grassium Z
ability: Grassy Surge
nature: Careful
evs: 224 HP / 216 SpD / 68 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Tapu Bulu em dois estágios, permitindo-lhe passar por walls como Clefable e Reuniclus. Horn Leech é o STAB escolhido, já que tem uma força respeitável sob o efeito de Grassy Terrain e fornece um meio adicional de recovery. Superpower tem boa coverage ofensiva junto de Horn Leech e permite a Tapu Bulu bater em Steel-types como Heatran e Ferrothorn. Synthesis possibilita que Tapu Bulu aproveite seu bulk ao recuperar seu HP frente a Pokémon os quais força a saírem de campo, como Landorus-T e Clefable. Wood Hammer pode ser usado com Grassium Z se um ataque mais forte for desejado. Porém, isso deixa Tapu Bulu sem um método confiável de recovery. Stone Edge é útil para atingir Flying- e Fire-types como Tornadus-T e Volcarona; todavia, não tem muita utilidade fora disso. Por fim, Protect é outra alternativa para ganhar recovery adicional e fazer scout em moves de usuários de Choice Scarf como Greninja.

Detalhes do Set

224 EVs no HP e 216 EVs em Special Defense com nature Careful permitem que Tapu Bulu aguente Magma Storm de Heatran e Hurricane de Tornadus-T após dano de Stealth Rock, com o resto dos EVs colocados em Speed. Leftovers fornece recovery passivo e mantém Tapu Bulu saudável junto de Grassy Terrain. Grassium Z pode ser usado mesmo sem Wood Hammer para dar OHKO em Pokémon defensivos como Clefable, Gliscor e Reuniclus depois de um Swords Dance. Se força ofensiva máxima é desejada, uma distribuição de EVs de 252 Attack e 252 Speed com nature Adamant pode ser usada, mas isso reduz drasticamente o bulk de Tapu Bulu e torna mais difícil conseguir um setup.

Dicas de Uso

Use a tipagem defensiva de Tapu Bulu para fazer pivot contra ameaças que ele geralmente faz check, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Zygarde. Tapu Bulu força muitas switches quando entra em campo contra Pokémon que derrota no um contra um, como Clefable, Landorus-T defensivo ou com Choice Scarf e Ash-Greninja. Tire vantagem dessas oportunidades para fazer um setup de Swords Dance ou recuperar seu HP com Synthesis. Se o oponente possuir um Steel-type bulky que não se importa com moves Grass- ou Fighting-type, como Mega Scizor ou Celesteela, recomenda-se recuperar o HP de Tapu Bulu ou realizar uma switch dupla para manter momentum, já que Tapu Bulu é duramente parado por esses Pokémon. Não hesite em levar um golpe de Heatran ou Tornadus-T se isso significar removê-los da partida, visto que Tapu Bulu pode rapidamente recuperar seu HP mais tarde.

Opções de Equipe

Water-types como Gastrodon e Toxapex podem lidar com Fire-types problemáticos, como Heatran e Volcarona. Toxapex merece uma menção especial porque também para Mega Scizor e inflige poison a Tornadus-T e Zapdos. Além disso, Grassy Terrain enfraquece Earthquakes usados contra Toxapex. Heatran é um companheiro fenomenal para Tapu Bulu em virtude da perfeita sinergia entre eles. Grassy Terrain enfraquece moves Ground-type para Heatran e Tapu Bulu absorve ataques Water-type de Greninja e Keldeo com bastante facilidade. Porém, tome cuidado para não levar burn de Scald. Tyranitar se beneficia de Grassy Terrain e prende Mega Latios e Mega Latias em campo, os quais podem ser problemáticos para Tapu Bulu devido às movepools versáteis deles. Kartana forma um core ofensivo poderoso com Tapu Bulu, batendo muito forte sob Grassy Terrain com Leaf Blade devido ao seu alto stat de Attack.

[SET]
name: Assault Vest
move1: Horn Leech
move2: Wood Hammer
move3: Superpower
move4: Nature’s Madness / Megahorn / Stone Edge
item: Assault Vest
ability: Grassy Surge
nature: Impish
evs: 248 HP / 28 Atk / 36 Def / 52 SpD / 144 Spe

Moves

Horn Leech é um STAB confiável que fornece recovery adicional junto de Grassy Terrain para Tapu Bulu. Wood Hammer fornece a Tapu Bulu um move STAB de Base Power alta para ajudá-lo a passar por Pokémon mais bulky como Clefable e Toxapex mais rapidamente. Superpower atinge Pokémon resistentes a Grass como Ferrothorn e Kartana. Nature’s Madness permite que Tapu Bulu acerte seus checks e counters com um dano respeitável, especialmente Mega Scizor e Celesteela. Megahorn é outra opção para Tapu Bulu e pode ser escolhido para ajudar no matchup contra Mega Latios, Mega Latias e Reuniclus. Stone Edge é opção para atingir Mega Charizard Y e Volcarona, embora a perda de momentum contra Mega Scizor não seja ideal.

Detalhes do Set

Os EVs dados permitem que Tapu Bulu seja mais rápido que Choice Band Tyranitar Adamant com Speed máxima, quase sempre conseguir 2HKO em Clefable com Wood Hammer e escapar do 2HKO de Psyshock e Moonblast de Choice Specs Tapu Lele. Grassy Surge é a única ability de Tapu Bulu, fornecendo-lhe recovery e um aumento de 50% no poder de seus moves Grass-type.

Dicas de Uso

Assault Vest Tapu Bulu é um bom pivot que faz switches em Pokémon perigosos como Tapu Lele, Tapu Koko, Ash-Greninja, Zygarde e Calm Mind Keldeo. Use Tapu Bulu livremente no early-game, visto que não cede momentum como os outros checks desses Pokémon e é difícil de se fazer uma switch contra ele comparado a outros Grass-types como Tangrowth. Tapu Bulu deve usar Nature's Madness se seu item ainda não foi tiver sido revelado e o oponente tenha um bom check como Celesteela e Mega Scizor, visto que Swords Dance e Choice Band Tapu Bulu são sets perigosos que forçam switches. Se o oponente não tiver um desses Pokémon, Horn Leech geralmente é uma boa aposta, já que recupera um HP significativo mesmo contra Pokémon que resistem a moves Grass-type, como Magearna e Tangrowth, além de permitir que Tapu Bulu ganhe um turno adicional de recovery de Grassy Terrain. Switches duplas são geralmente desnecessárias, pois Tapu Bulu não costuma deixar ameaças perigosas darem switch in gratuitamente (especialmente se o seu moveset não tiver sido revelado) e prefere ganhar um turno extra de recovery de Grassy Terrain do que fazer uma switch.

Opções de Equipe

Toxapex é um dos melhores parceiros para Assault Vest Tapu Bulu, colocando Toxic Spikes para enfraquecer checks defensivos e ofensivos como Volcarona e Tangrowth enquanto também absorve Toxic Spikes adversários para ajudar Tapu Bulu. Toxapex aprecia o Grassy Terrain pelo recovery passivo e pela redução do dano de Earthquake, permitindo-lhe aguentar um golpe de Landorus-T. Tyranitar é outro bom companheiro, apreciando significantemente o suporte de Grassy Terrain. Tanto Mega Tyranitar como Tyranitar são bons parceiros, com Stealth Rock Mega Tyranitar bulky especificamente apreciando o recovery de Grassy Terrain enquanto faz check a Pokémon como Heatran. Checks de Fire-types fortes como Volcarona e ambas as formas de Charizard são apreciadas, pois esses são uns dos poucos Pokémon ofensivos que dão switch in de forma segura em Tapu Bulu. Suporte de Spikes de Ash-Greninja ajuda Tapu Bulu a passar por seus checks e counters mais facilmente. Landorus-T é um bom parceiro devido à boa sinergia e à habilidade de dar switch in nos checks e counters de Tapu Bulu e vice-versa; porém, fique atento ao Grassy Terrain reduzindo pela metade o poder do Earthquake de Landorus-T. Kartana funciona como um ótimo companheiro ofensivo de Tapu Bulu, tirando vantagem de Grassy Terrain para usar Leaf Blades fortalecidos. Com Grassy Terrain, um boost de Swords Dance e Grassium Z, Kartana dá um dano massivo até em Pokémon que resistem fortemente o ataque como Heatran e Zapdos.

[SET]
name: SubSD
move1: Swords Dance
move2: Substitute
move3: Horn Leech
move4: Superpower
item: Life Orb
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Tapu Bulu ainda mais, permitindo-lhe causar grande dano em physical walls resistentes como Skarmory e Ferrothorn. Substitute tem diferentes funções, que vão de evitar moves de status e burns de Scald a se aproveitar de U-Turn de Landorus-T e ser um anti-lead contra equipes de Trick Room. O move também serve para se proteger de Counter Skarmory. Horn Leech é um STAB confiável com Base Power decente e que fornece uma forma de recovery semiconfiável que, combinada com o recovery passivo de Grassy Terrain, compensa o recoil de Life Orb. Superpower é o melhor move de coverage para Tapu Bulu, lidando com Steel-types como Ferrothorn, Heatran e Skarmory. Stone Edge pode ser usado no último moveslot se Tapu Bulu estiver junto de Magnezone, o qual prende a maioria dos alvos de Superpower, para atingir Zapdos, Mega Charizard Y e Volcarona numa switch ou numa situação um contra um enquanto estiver atrás de um Substitute, ainda mantendo a coverage contra Skarmory caso tal não possa ser preso por Magnezone devido a Shed Shell.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Attack com uma nature Adamant maximiza o potencial ofensivo de Tapu Bulu, enquanto os EVs restantes vão em Speed para ultrapassar Pokémon defensivos como Landorus-T e Heatran focado em Special Defense. Alternativamente, nature Jolly pode ser usada para ultrapassar Timid Magearna e Jolly Bisharp, mas a redução no poder é indesejável. Life Orb aumenta a força de Horn Leech e Superpower e permite que Tapu Bulu consiga 2HKO em Unaware Clefable, um problema para sets de Swords Dance por efeito da ability dela. Grassy Surge invoca Grassy Terrain, que aumenta a força de moves Grass-type de Pokémon que tocam o solo e lhes dá recovery passivo.

Dicas de Uso

Use Substitute contra Pokémon passivos como Toxapex, Mantine e Skarmory quando tentarem causar burn em Tapu Bulu com Scald, sair de campo, ou colocar entry hazards. Contra Uxie leads em equipes de Trick Room, Substitute permite a Tapu Bulu conseguir um setup de Swords Dance visto que o Psychic-type carece de um move que quebre o Substitute, gastando os turnos de Trick Room. Swords Dance é um move seguro quando Tapu Bulu está atrás de um Substitute e pune as switches que o set força com seus ataques fortalecidos; porém, ele também pode atacar atrás do Substitute se não precisar aumentar seu Attack para nocautear um Pokémon adversário, por exemplo se o time do oponente estiver enfraquecido ou tentar sacrificar um Pokémon para quebrar o Substitute. Não use Tapu Bulu como sua primeira opção de switch-in para Pokémon que Tapu Bulu faz check como Ash-Greninja e Tapu Koko, pois o primeiro pode causar 2HKO nele após um pouco de dano prévio e o segundo consegue um 2HKO com Dazzling Gleam e Choice Specs; porém, Tapu Bulu pode ser utilizado como switch-in de ameaças que não fazem nada contra ele, como Zygarde. Tapu Bulu é facilmente enfraquecido por entry hazards, logo evite dar switch in com ele quando Stealth Rock e Spikes estão em campo. Toxic Spikes é um problema para Tapu Bulu, cortando drasticamente seu recovery.

Opções de Equipe

Pivots que conseguem dar switch in em Fire-types como Volcarona e Mega Charizard Y são bons parceiros, como Mantine e Toxapex, visto que Tapu Bulu os atrai se não tiver Stone Edge e sofre revenge kill desses Pokémon se não estiver atrás de um Substitute. Companheiros que lidam com Grass- e Steel-types irritantes para esse set como Scizor, Celesteela e Tangrowth complementam o potencial ofensivo de Tapu Bulu. Heatran lida com esses Pokémon e se beneficia do recovery de Grassy Terrain, enquanto Volcarona os usa como isca de setup para Quiver Dance ou até Substitute. Magnezone é mandatório caso Tapu Bulu estiver usando Stone Edge para prender Steel-types apesar de ser um bom companheiro em geral, visto que prende Scizor e Celesteela em campo, dois Pokémon que são ameaças a esse set. Remover entry hazards ajuda Tapu Bulu, visando preservar seu HP para usar Substitutes e atacar com golpes fortalecidos por Life Orb. Usuários de Defog como Mew, Mantine e Latios são bons parceiros por isso. Toxapex pode ser usado como absorvedor de Toxic Spikes, pois esse é o entry hazard mais prejudicial a Tapu Bulu.

[SET]
name: Choice Band
move1: Horn Leech
move2: Wood Hammer
move3: Superpower
move4: Zen Headbutt / Stone Edge
item: Choice Band
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Wood Hammer é o move STAB mais forte de Tapu Bulu e junto de Choice Band e Grassy Terrain possui a habilidade de quase conseguir um OHKO em Latios e 2HKO em Assault Vest Tangrowth, o que nenhum outro ataque no moveset de Tapu Bulu consegue além de Megahorn. Wood Hammer também acarreta muito dano de recoil, o que é amenizado por Grassy Terrain. Horn Leech é outra opção de STAB que ainda dá um bom dano e também recupera HP. Superpower permite a Tapu Bulu bater em Heatran, Celesteela, Skarmory e Ferrothorn com força, os quais podem absorver seus moves Grass-type com facilidade. Zen Headbutt acerta Mega Venusaur e Amoonguss, que resistem ao resto de seus moves de coverage. Stone Edge atinge Fire- e Flying-types como Volcarona, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Zapdos, os quais recebem golpes Grass-type com facilidade. Megahorn é uma opção, visto que é a melhor forma de atacar Tangrowth fora Wood Hammer com Choice Band, que não consegue passar por Rocky Helmet Tangrowth. O move também dá uma boa quantidade de dano em Mega Venusaur, podendo causar 2HKO em variantes ofensivas e defensivas, com a última requerendo um pouco de dano prévio.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed e Attack permite a esse set ser o mais poderoso possível enquanto ultrapassa várias ameaças defensivas e até ofensivas mais lentas. Choice Band dá a Tapu Bulu um poder ofensivo incrível sem precisar de setup. Uma nature Adamant é preferível para tomar maior vantagem de Choice Band, porém Jolly também funciona para ultrapassar Jolly Bisharp e Hoopa-U, Heatran e Mamoswine com nature neutra. Certifique-se de fazer scout para saber a nature dessas ameaças antes de tentar ultrapassá-las. Grassy Terrain recupera Tapu Bulu e os companheiros que pisam no solo enquanto fortalece seus moves STAB a níveis ótimos.

Dicas de Uso

Esse set requer melhor predição, já que a escolha errada de um move de coverage pode ser aproveitada por ameaças que resistem ao dito move. Por exemplo, Celesteela teme Superpower mas pode facilmente fazer um switch no resto dos moves de Tapu Bulu e usar Protect para ganhar um pouco de HP de volta ou Leech Seed quando Tapu Bulu é forçado a sair de campo. Wood Hammer é o golpe mais seguro de se usar devido ao seu poder incrível, mas se houver Pokémon resistentes no time adversário como Steel-, Fire- ou Flying-types, pode-se optar pelo move de coverage apropriado em uma switch prevista. Usar a ótima tipagem defensiva de Tapu Bulu para dar switch in em Zygarde, Keldeo ou Garchomp é uma boa maneira de entrar em campo; porém, tome cuidado ao dar switch em Scald, que pode inibir Tapu Bulu com um burn.

Opções de Equipe

Esse set não tem a habilidade de fazer setup ou trocar de coverage depois de se prender a um move. Tangrowth é um Pokémon que facilmente tira proveito disso, especialmente variantes com Rocky Helmet. Parceiros que lidam com ele, como Tornadus-T, Heatran e Flyinium Z Celesteela, apreciam o poder de wallbreaking que Tapu Bulu lhes fornece. Companheiros podem compensar por qualquer move de coverage que falta nesse set; por exemplo, Extrasensory Greninja pode ajudar a lidar com Mega Venusaur se Tapu Bulu não tiver Zen Headbutt e Terrakion pode ser check de Fire- e Flying-types se Tapu Bulu não carregar Stone Edge. Zygarde e Tapu Bulu são parceiros notáveis por sua sinergia defensiva e ofensiva. Choice Band Tapu Bulu pareia-se bem com Dragon Dance Zygarde, pois Tapu Bulu pode enfraquecer respostas defensivas para Zygarde para preparar um sweep. Dragonium Z Dragon Dance Zygarde funciona bem com esse set, pois Zygarde atrai Tangrowth para permitir que Tapu Bulu abuse de seus ataques Grass-type. Em geral, Pokémon ofensivos rápidos como Tapu Koko e Greninja são bons parceiros de Tapu Bulu, já que ele precisa de ajuda para combater ameaças mais rápidas. Revenge killers como Choice Scarf Nihilego e Keldeo também podem ajudar nisso.

Outras Opções

A combinação de Substitute + Leech Seed é uma opção para enfraquecer Pokémon adversários com facilidade e dá a Tapu Bulu uma boa longevidade junto de Leftovers e Grassy Terrain. Bulk Up pode ser usado ao invés de Swords Dance para se aproveitar de physical attackers como Landorus-T e funciona bem com Leech Seed. Taunt permite que Tapu Bulu lide com ameaças mais lentas como Toxapex, cortando sua habilidade de usar Recover e outros moves de status. Choice Scarf também é usável porque lhe permite ultrapassar ameaças notáveis como Ash-Greninja, Mega Medicham, Tapu Koko e Tapu Lele, podendo atacá-los com um forte STAB em Wood Hammer. Finalmente, um set defensivo no lado special com Horn Leech, Leech Seed, Protect e Swords Dance ou Whirlwind permite que Tapu Bulu funcione como um pivot com muita durabilidade pela combinação de Leech Seed + Protect. Uma distribuição de EVs de 224 HP / 52 Def / 232 SpD com a nature Careful permite que Tapu Bulu seja uma switch-in de Modest Mind Plate Tapu Lele, evitando o 2HKO de Psyshock e Psychic sob Grassy Terrain.

Checks e Counters

Fire-types: Heatran, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Volcarona podem ultrapassar Tapu Bulu, resistir muito bem a seus ataques STAB e responder com um STAB Fire-type super efetivo. Eles devem ficar atentos ao Superpower no caso de Heatran ou ao Stone Edge no caso de Mega Charizard Y e X, mas fora isso são ótimos checks ofensivos.

Flying-types: Zapdos e Tornadus-T devem ficar atentos a Stone Edge, mas podem fazer switch in nos ataques de Tapu Bulu e ameaçá-lo com um Heat Wave super efetivo no caso de Zapdos ou um Hurricane STAB no caso de Tornadus-T. Tornadus-T também pode se aproveitar do momentum que consegue forçando a saída de Tapu Bulu com U-Turn.

Steel-types: Enquanto todos devem ficar atentos a All-Out Pummeling e Choice Band Superpower, Mega Scizor, Skarmory e Celesteela podem parar os golpes STAB de Tapu Bulu com facilidade e recuperar o dano. Celesteela pode usar um forte Heavy Slam ou fazer setup de Autotomize e ameaçar Tapu Bulu com Supersonic Skystrike. Mega Scizor pode usar Defog em variantes presas por itens Choice ou usar Swords Dance e ameaçar Tapu Bulu. Skarmory, em especial, deve tomar cuidado, visto que pode perder para variantes Swords Dance sem Brave Bird, Iron Head ou Whirlwind.

Grass-types bulky: Se Tapu Bulu não possuir Megahorn, Rocky Helmet Tangrowth é uma boa resposta, já que pode remover seu item Choice com Knock Off ou bater nele com o raro Sludge Bomb. Mega Venusaur deve tomar cuidado com Choice Band Megahorn e Zen Headbutt, mas variantes defensivas podem aguentar os ataques de Tapu Bulu facilmente e responder com um Sludge Bomb STAB quadruplamente super efetivo. Embora não seja tão bulky quanto Mega Venusaur, Amoonguss consegue lidar com Tapu Bulu de forma similar sendo capaz de fazer switch in repetidas vezes graças a Regenerator.
 
Last edited:

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
GP 1/2

Adicionar/Corrigir
Remover
(Comentários)


Visão Geral

Tapu Bulu é normalmente usado defensivamente pela sua utilidade defensiva graças à combinação de sua tipagem seu tipo e bulk equilibrado com Assault Vest, que o permite permitindo-lhe (permitir exige o pronome lhe) fazer check a muitos wallbreakers periogosos perigosos como Tapu Lele, Tapu Koko, Ash-Greninja, Keldeo e Zygarde. Tapu Bulu é também uma forte ótima alternativa como wallbreaker pelo seu acesso a (sem crase) moves como Swords Dance, Superpower, Stone Edge e Z-Moves fortes. Uma das características marcantes de Tapu Bulu é sua ability, (remover vírgula) Grassy Surge, que a qual permite que ele e seus companheiros que tocam o solo recuperar recuperem o dano residual sofrido e também além de reduzir à metade o dano de Earthquake em seus companheiros parceiros (repetição). Por outro lado, Grassy Terrain recupera a vida de adversários no solo, tornando-os mais difícil difíceis de se enfraquecer. A Speed mediana deixa de Tapu Bulu deixa-o mais lento que algumas ameaças do metagame como Hoopa-U e Heatran.

[SET]
name: Swords Dance
move1: Swords Dance
move2: Horn Leech
move3: Superpower
move4: Synthesis
item: Leftovers / Grassium Z
ability: Grassy Surge
nature: Careful
evs: 224 HP / 216 SpD / 68 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Tapu Bulu em dois estágios, permitindo-lhe quebrar que quebre walls como Clefable e Reuniclus. Horn Leech é o STAB escolhido, já que pois tem uma força respeitável sob o efeito de Grassy Terrain e fornece um meio adicional de recovery. Superpower tem boa coverage ofensiva junto com de Horn Leech e permite que a Tapu Bulu bater em Steel-types como Heatran e Ferrothorn. Synthesis possibilita que Tapu Bulu aproveite seu bulk e recupere ao recuperar seu HP contra frente a Pokémon que os quais força a saírem para fora, como Landorus-T e Clefable. Wood Hammer pode ser usado com Grassium Z se um ataque mais forte é for desejado. Porém, (adicionar vírgula) isso deixa Tapu Bulu sem um método estável confiável de recovery. Stone Edge é útil para atingir Flying- e Fire-types como Tornadus-T e Volcarona; porém todavia, não tem muita utilidade fora disso. Por fim, Protect é outra alternativa para ganhar recovery adicional e fazer scout em moves de usuários de Choice Scarf como Greninja.

Detalhes do Set

224 EVs no HP e 216 EVs em Special Defense com nature Careful permitem que Tapu Bulu aguente Magma Storm de Heatran e Hurricane de Tornadus-T depois após dano de Stealth Rock, com o resto dos EVs colocados em Speed. Leftovers fornece recovery passiva e mantém Tapu Bulu saudável junto com de Grassy Terrain. Grassium Z pode ser usado mesmo sem Wood Hammer para dar OHKO em Pokémon defensivos como Clefable, Gliscor e Reuniclus depois de um Swords Dance. Se força ofensiva máxima é desejada, uma distribuição de EVs spread de 252 Attack e 252 Speed pode ser usada, mas isso reduz drasticamente o bulk de Tapu Bulu e deixa torna mais difícil de conseguir um setup.

Dicas de Uso

Use o tipo a tipagem defensiva de Tapu Bulu defensivamente como pivot contra ameaças que geralmente faz check, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Zygarde. Tapu Bulu força muitas switches quando entra em Pokémon que derrota no um contra um, como Clefable, Landorus-T defensivo ou com Choice Scarf e Ash-Greninja. Tire vantagem dessas oportunidades para fazer um setup de Swords Dance ou recuperar seu HP com Synthesis. Se o oponente possuir um Steel-type bulky que não se importa com moves Grass- ou Fighting-type, como Mega Scizor ou Celesteela, recomenda-se recuperar o HP de Tapu Bulu ou realizar uma double switch dupla para manter momentum, pois já que Tapu Bulu é duramente parado por esses Pokémon. Não hesite em levar um golpe de Heatran ou Tornadus-T se isso significar removê-los da partida, visto que Tapu Bulu pode rapidamente recuperar seu HP muito rápido mais tarde.

Opções de Equipe

Water-types como Gastrodon e Toxapex podem lidar com Fire-types problemáticos, (adicionar vírgula) como Heatran e Volcarona. Toxapex merece uma menção especial porque também faz wall ao para Mega Scizor e envenena Tornadus-T e Zapdos. Além disso, Grassy Terrain também enfraquece Earthquakes usados contra o Toxapex. Heatran é um companheiro fenomenal para Tapu Bulu por sua em virtude da perfeita sinergia entre eles. Grassy Terrain enfraquece Earthquakes para Heatran e Tapu Bulu absorve ataques Water-type de Greninja e Keldeo. Porém, deve-se tomar tome cuidado para não ser queimado por Scald. Tyranitar se beneficia de Grassy(sem hífen)Terrain e prende Mega Latios e Mega Latias, que podem ser problemáticos para Tapu Bulu por seus suas movepools versáteis. Kartana forma um core ofensivo poderoso com Tapu Bulu, batendo muito forte sob Grassy Terrain com Leaf Blade devido a seu alto base stat de Attack.

[SET]
name: Assault Vest
move1: Horn Leech
move2: Wood Hammer
move3: Superpower
move4: Nature’s Madness / Megahorn / Stone Edge
item: Assault Vest
ability: Grassy Surge
nature: Impish
evs: 248 HP / 28 Atk / 36 Def / 52 SpD / 144 Spe

Moves

Horn Leech é um STAB confiável que fornece recovery adicional além junto de Grassy Terrain para o Tapu Bulu. Wood Hammer supre fornece a Tapu Bulu com um move STAB de altíssimo Base Power para ajudá-lo a passar por Pokémon mais bulky como Clefable e Toxapex. Superpower atinge Pokémon resistentes a Grass como Ferrothorn e Kartana. Nature’s Madness permite que Tapu Bulu atinja seus checks e counters com um dano respeitável, como Mega Scizor e Celesteela. Megahorn é opção para Tapu Bulu e pode ser escolhido para ajudar no matchup contra Mega Latios, Mega Latias e Reuniclus. Stone Edge é opção para atingir Mega Charizard Y e Volcarona, porém embora a perda de momentum contra Mega Scizor não é seja ideal.

Detalhes do Set

Os EVs permitem que Tapu Bulu seja mais rápido que Choice Band Tyranitar Adamant com Speed máxima, quase sempre conseguir 2HKO em Clefable com Wood Hammer e escapar do 2HKO de Psyshock e Moonblast de Choice Specs Tapu Lele. Grassy Surge é a única ability de Tapu Bulu, (adicionar vírgula) (sei que está no original, mas não acho que o travessão ajude a estrutura da frase de alguma forma) fornece-o fornecendo-lhe recovery e um aumento de 50% na força no poder de seus moves Grass-type.

Dicas de Uso

Assault Vest Tapu Bulu é um bom pivot que faz switches em Pokémon perigosos como Tapu Lele, Tapu Koko, Ash-Greninja, Zygarde e Calm Mind Keldeo. Use Tapu Bulu com liberdade livremente no early-game, visto que não cede momentum como os outros checks desses Pokémon e é difícil de se fazer um switch contra comparado a outros Grass-types como Tangrowth. Tapu Bulu deve usar Nature's Madness se seu item não foi revelado e ele está contra frente a um bom check como Celesteela e Mega Scizor, visto que Swords Dance e Choice Band Tapu Bulu são sets periogosos perigosos que forçam switches. Se o oponente não tem um desses Pokémon, Horn Leech é uma boa aposta, porque já que recupera um HP significativo mesmo contra Pokémon que resistem a moves Grass-type, como Magearna e Tangrowth, (adicionar vírgulas antes e depois) e permite além de permitir que Tapu Bulu ganhe um turno adicional de recovery de Grassy Terrain. Double Switches duplas são geralmente desnecessárias com Tapu Bulu, pois Tapu Bulu não costuma deixar ameaças perigosas entrarem gratuitamente (especialmente se o seu moveset não tiver sido revelado) e prefere ganhar um turno extra de recovery de Grassy Terrain do que fazer uma switch.

Opções de Equipe

Toxapex é um dos melhores parceiros para Assault Vest Tapu Bulu, colocando Toxic Spikes para enfraquecer checks defensivos e ofensivos como Volcarona e Tangrowth, (remover vírgula) enquanto também absorve-as para ajudar Tapu Bulu. Toxapex aprecia o Grassy Terrain pelo recovery passivo e a redução pela metade do dano de Earthquake, (adicionar vírgula) permitindo que aguente permitindo-lhe aguentar um golpe de Landorus-T. Tyranitar é outro bom companheiro de Assault Vest Tapu Bulu, apreciando significantemente o suporte de Grassy Terrain. Tanto Mega Tyranitar como Tyranitar são bons parceiros e Stealth Rock Mega Tyranitar bulky especificamente aprecia recovery de Grassy Terrain enquanto faz check a (sem crase) Pokémon como Heatran. Checks para de Fire-types fortes como Volcarona e ambas as formas de Charizard são apreciadas, pois esses são uns dos poucos Pokémon ofensivos que entram de forma segura em Tapu Bulu. Landorus-T é um bom parceiro para Tapu Bulu devido à (com crase) boa sinergia e habilidade de trocar em seus nos respectivos checks e counters de Tapu Bulu; porém, fique atento ao Grassy Terrain reduzindo pela metade o poder do Earthquake de Landorus-T. Kartana funciona como um ótimo parceiro companheiro ofensivo junto com de Tapu Bulu, (adicionar vírgula) pois pode tirar tirando vantagem de Grassy Terrain para usar Leaf Blades fortalecidos. Com Grassy Terrain, um boost de Swords Dance e Grassium Z, Kartana dá um dano massivo até em Pokémons Pokémon que resistem fortemente o ataque como Heatran e Zapdos.

[SET]
name: SubSD
move1: Swords Dance
move2: Substitute
move3: Horn Leech
move4: Superpower
item: Life Orb
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack alto de Tapu Bulu ainda mais, permitindo-lhe causar que cause grande dano em physical walls duras resistentes como Skarmory e Ferrothorn. Substitute tem diferentes funções, que vão de evitar moves de status e burns de Scald a se aproveitar de U-Turn de Landorus-T e ser um anti-lead contra equipes de Trick Room. O move também serve para se proteger de Counter Skarmory. Horn Leech é um STAB confiável com Base Power decente que e lhe dá uma recovery semi-confiável que, (adicionar vírgula) combinada com o a recovery passiva de Grassy Terrain, compensa o recoil de Life Orb. Superpower é o melhor move de coverage para Tapu Bulu, lidando com Steel-types como Ferrothorn, Heatran e Skarmory. Stone Edge pode ser usado no último moveslot se Tapu Bulu estiver junto de Magnezone, que o qual prende a maioria dos alvos de Superpower, para atingir Zapdos, Mega Charizard Y e Volcarona numa switch ou numa situação um contra um enquanto estiver atrás de um Substitute, (adicionar vírgula) enquanto mantém ainda mantendo a coverage contra Skarmory caso tal não possa ser preso por Magnezone devido ao a Shed Shell.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Attack com uma nature Adamant maximiza o potencial de dano ofensivo de Tapu Bulu, enquanto que os EVs restantes vão em Speed para ultrapassar Pokémon defensivos como Landorus-T e specially defensive Heatran defensivo no lado special. Alternativamente, Jolly pode ser usado para ultrapassar Timid Magearna e Jolly Bisharp, mas a redução no poder é indesejável. Life Orb aumenta a força de Horn Leech e Superpower e permite que Tapu Bulu consiga 2HKO em Unaware Clefable, um problema para usuários de Swords Dance por causa efeito (evitar uso de por causa/por conta) de sua ability. Grassy Surge invoca Grassy Terrain, que aumenta a força de moves Grass-type de Pokémon que tocam o solo e lhes dá recovery passiva.

Dicas de Uso

Use Substitute contra Pokémon passive passivos como Toxapex, Mantine e Skarmory quando eles tentarem queimar Tapu Bulu com Scald, trocar, ou colocar entry hazards. Contra Uxie leads em equipes de Trick Room, Substitute permite que a Tapu Bulu consiga conseguir um set(remover espaço)up devido à falta de um move que quebre o Substitute, (adicionar vírgula) e também gasta consumindo os turnos de Trick Room. Swords Dance é um move seguro quando Tapu Bulu está atrás de um Substitute e pune as trocas que o set força com seus ataques fortes fortalecidos; porém, ele também pode atacar atrás do Substitute se não precisar aumentar seu Attack para nocautear um Pokémon adversário, por exemplo se o time do oponente está estiver enfraquecido ou tentam tentar sacrificar um Pokémon para quebrar o Substitute. Não use Tapu Bulu como um faça switch (sem hífen) in de em Pokémon que Tapu Bulu faz check como Ash-Greninja e Tapu Koko pois o primeiro precisa de pouco de dano anterior para um pode causar 2HKO no Tapu Bulu após um pouco de dano prévio e o último consegue o 2HKO com Dazzling Gleam e Choice Specs; porém, Tapu Bulu pode ser utilizado como switch (sem hífen) in de ameaças que não fazem nada contra ele, como Zygarde. Tapu Bulu é facilmente enfraquecido se por entry hazards estiverem no campo (repetição posteior), logo evite trocá-lo quando Stealth Rock e Spikes estão em campo. Toxic Spikes é um problema para Tapu Bulu, (adicionar vírgula) pois já que corta drasticamente sua seu recovery.

Opções de Equipe

Pivots que conseguem entrar em Fire-types como Volcarona e Mega Charizard Y são bons parceiros, como Mantine e Toxapex, visto que Tapu Bulu convida-os atrai-os se não tiver Stone Edge e sofre revenge kill destes desses Pokémon se não estiver atrás de um Substitute. Companheiros que lidam com Grass- e Steel-types que irritam irritantes para esse set como Scizor, Celesteela e Tangrowth complementam o potencial ofensivo de Tapu Bulu. Heatran lida com essas tais e se beneficia do recovery de Grassy Terrain, enquanto Volcarona os usa como isca para setup para Quiver Dance ou até Substitute. Magnezone é mandatório caso Tapu Bulu estiver usando Stone Edge para prender Steel-types apesar de ser um bom companheiro em geral, visto que prende Scizor e Celesteela, dois Pokémon que são ameaças a esse set. Remover entry hazards ajuda Tapu Bulu, (adicionar vírgula) pois precisa de visando preservar seu HP para usar Substitutes e atacar com golpes fortalecidos por Life Orb. Usuários de Defog como Mew, Mantine e Latios são bons parceiros por isso. Toxapex pode ser usado como absorvedor de Toxic Spikes, (adicionar vírgula) pois esse é o entry hazard mais prejudicial a Tapu Bulu.

[SET]
name: Choice Band
move1: Horn Leech
move2: Wood Hammer
move3: Superpower
move4: Zen Headbutt / Stone Edge
item: Choice Band
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Wood Hammer é o move STAB mais forte de Tapu Bulu, que e junto com de Choice Band e Grassy Terrain possui a habilidade de quase conseguir um OHKO em Latios e 2HKO em Assault Vest Tangrowth, o que nenhum outro move no moveset de Tapu Bulu consegue além de Megahorn. Wood Hammer também acarreta muito dano no Tapu Bulu em de recoil, o que é amenizado por Grassy Terrain. Horn Leech é outra opção de STAB que ainda dá um bom dano e também recupera o dano sofrido HP. Superpower permite que a Tapu Bulu bater em Heatran, Celesteela, Skarmory e Ferrothorncom força, Pokémon que os quais podem absorver seus moves Grass-type com facilidade. Zen Headbutt permite que Tapu Bulu bata em acerta Mega Venusaur e Amoonguss, (adicionar vírgula) que resistem ao resto de seus moves coverage. Stone Edge atinge Fire- e Flying-types como Volcarona, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Zapdos, que os quais absorvem os golpes Grass-type com facilidade. Megahorn pode ser usado pois é uma opção, visto que é a melhor forma de atacar Tangrowth além de Wood Hammer com Choice Band, que não consegue passar por Rocky Helmet Tangrowth. O move também dá uma boa quantidade de dano ao em Mega Venusaur, com podendo causar 2HKO em variantes ofensivas e pode dar 2HKO em variantes defensivas, (adicionar vírgula) com a última requerindo um pouco de algum dano anterior prévio.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed máxima e investimento em e Attack permite a esse set a ser o mais poderoso possível enquanto dá outspeed em ultrapassa várias ameaças defensivas e até ameaças ofensivas mais lentas. Choice Band dá a Tapu Bulu um poder ofensivo incrível sem precisar de set(remover espaço)up. Uma nature Adamant é preferível para tomar maior vantagem de Choice Band, porém Jolly também funciona para ultrapassar Jolly Bisharp e Hoopa-U, Heatran e Mamoswine com nature neutra. Certifique-se de fazer um scout para saber a nature dessas ameaças antes de tentar dar o outspeed ultrapassá-las. Grassy Terrain recupera Tapu Bulu e os companheiros que pisam no solo enquanto fortalece seus moves STAB a (sem crase) níveis ótimos.

Dicas de Uso

Esse set requer melhor predict predição, porque escolher o já que a escolha errada de um move coverage errado pode ser explorado aproveitada por ameaças que resistem ao move. Por exemplo, Celesteela teme Superpower mas pode facilmente fazer um switch no resto dos moves de Tapu Bulu e usar Protect para ganhar um pouco de HP de volta ou usar Leech Seed quando Tapu Bulu é forçado a trocar. Wood Hammer é o golpe mais seguro de se usar devido ao seu poder incrível, mas se houver Pokémon resistentes no time adversário como Steel-, Fire- ou Flying-types, pode-se optar pelo move coverage apropriado em uma predict predição. Usar a ótima tipagem defensiva de Tapu Bulu para dar switch em Zygarde, Keldeo ou Garchomp é uma boa maneira de entrar em campo; porém, tome cuidado em ao dar switch em Scald, que pode inibir o Tapu Bulu com um burn.

Opções de Equipe

Esse set não tem a habilidade de fazer um boost ou trocar sua coverage depois de se prender a um move. Tangrowth é um Pokémon que facilmente tira proveito disso, especialmente variantes com Rocky Helmet. Parceiros que lidam com ele, como Tornadus-T, Heatran e Flyinium Z Celesteela apreciam o poder de wallbreaking que Tapu Bulu lhes fornece. Companheiros podem compensar por qualquer move coverage que falta nesse set; por exemplo, Extrasensory Greninja pode ajudar a lidar com Mega Venusaur se Tapu Bulu não tiver Zen Headbutt, (remover vírgula) e Terrakion pode ser check de Fire- e Flying-types se Tapu Bulu não carregar Stone Edge. Zygarde e Tapu Bulu são parceiros notáveis por sua sinergia defensiva e ofensiva. Choice Band Tapu Bulu faz boa parceria pareia-se bem com Dragon Dance Zygarde, pois Tapu Bulu pode enfraquecer respostas defensivas para Zygarde para preparar um sweep. Dragonium Z Dragon Dance Zygarde funciona bem com esse set, (adicionar vírgula) pois Zygarde atrai e mata Tangrowth para permitir que Tapu Bulu abuse de seus ataques Grass-type. Em geral, parceiros ofensivos rápidos como Tapu Koko e Greninja são bons parceiros de Tapu Bulu, pois já que este precisa de ajuda para combater ameaças mais rápidas. Revenge killers como Choice Scarf Nihilego e Keldeo também podem ajudar nisso.

Outras Opções

A combinação de Substitute + Leech Seed é uma opção para enfraquecer Pokémon adversários com facilidade e lhe dá uma boa longevidade junto com de Leftovers e Grassy Terrain. Bulk Up pode ser usado ao invés de Swords Dance para se aproveitar de physical attackers como Landorus-T e funciona bem com Leech Seed. Taunt permite que Tapu Bulu lide com ameaças mais lentas como Toxapex, cortando sua habilidade de usar Recover e outros status moves. Choice Scarf também é usável porque lhe permite ultrapassar ameaças notáveis como Ash-Greninja, Mega Medicham, Tapu Koko e Tapu Lele e pode atacá-los com um forte STAB em Wood Hammer. Finalmente, um set specially defensive defensivo no lado special com Horn Leech, Leech Seed, Protect e Swords Dance ou Whirlwind permite que Tapu Bulu funcione como um pivô pivot com muita durabilidade pela combinação de Leech Seed + Protect. Uma distribuição de EVs spread de 224 HP / 52 Def / 232 SpD com a nature Careful permite que Tapu Bulu seja uma switch (sem hifen) in de Modest Mind Plate Tapu Lele, evitando o 2HKO de Psyshock e Psychic sob Grassy Terrain.

Checks e Counters

Fire-types: Heatran, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Volcarona podem dar outspeed em ultrapassar Tapu Bulu, resistir muito bem a em 4x seus ataques STAB e responder com um STAB Fire-type super efetivo. Eles devem ficar atentos ao Superpower no caso de Heatran ou ao Stone Edge no caso de Mega Charizard Y e X, mas fora isso são fortes ótimos checks ofensivos.

Flying-types: Zapdos e Tornadus-T devem ficar atentos a Stone Edge, mas podem fazer switch nos ataques de Tapu Bulu e ameaçá-lo com um Heat Wave super efetivo no caso de Zapdos ou um Hurricane STAB no caso de Tornadus-T. Tornadus-T também pode se aproveitar do momentum que consegue forçando a saída de Tapu Bulu fora com U-Turn.

Steel-types: Enquanto todos devem ficar atentos a All-Out Pummeling e Choice Band Superpower, Mega Scizor, Skarmory e Celesteela podem parar os golpes STAB de Tapu Bulu com facilidade e recuperar o dano. Celesteela pode usar um forte Heavy Slam ou fazer um setup de Autonomize e ameaçar Tapu Bulu com Supersonic Skystrike. Mega Scizor pode usar Defog em variantes presas por itens Choice ou usar Swords Dance e ameaçar Tapu Bulu. Skarmory deve tomar cuidado, (adicionar vírgula) pois visto que pode perder para variantes Swords Dance sem Brave Bird, Iron Head ou Whirlwind.

Grass-types bulky: Se Tapu Bulu não possuir Megahorn, Rocky Helmet Tangrowth é uma boa resposta, pois já que pode remover seu item Choice com Knock Off ou bater nele com o raro Sludge Bomb. Mega Venusaur deve tomar cuidado com Choice Band Megahorn e Zen Headbutt, mas variantes defensivas podem aguentar os hits de Tapu Bulu facilmente e responder com um Sludge Bomb STAB 4x super efetivo. Embora não seja tão bulky quanto Mega Venusaur, Amoonguss consegue lidar com Tapu Bulu de forma similar sendo capaz de fazer switch-in repetidas vezes graças a Regenerator.
 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Tapu Bulu é normalmente usado pela sua utilidade defensiva graças à combinação de sua tipagem e bulk equilibrado com Assault Vest, permitindo-lhe fazer check a muitos wallbreakers perigosos como Tapu Lele, Tapu Koko, Ash-Greninja, Keldeo e Zygarde. Tapu Bulu é também uma ótima alternativa como wallbreaker pelo seu acesso a moves como Swords Dance, Superpower, Stone Edge e Z-Moves fortes. Uma das características marcantes de Tapu Bulu é sua ability Grassy Surge, a qual permite que ele e seus companheiros que tocam o solo recuperem o dano residual sofrido, (adicionar vírgula) além de reduzir à metade o dano de Earthquake em seus parceiros. Por outro lado, Grassy Terrain também recupera a vida o HP de adversários no solo, tornando-os mais difíceis de se enfraquecer. A Speed mediana de Tapu Bulu deixa-o mais lento que algumas ameaças do metagame como Hoopa-U e Heatran.

[SET]
name: Swords Dance
move1: Swords Dance
move2: Horn Leech
move3: Superpower
move4: Synthesis
item: Leftovers / Grassium Z
ability: Grassy Surge
nature: Careful
evs: 224 HP / 216 SpD / 68 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Tapu Bulu em dois estágios, permitindo-lhe quebrar passar por walls como Clefable e Reuniclus. Horn Leech é o STAB escolhido, já que tem uma força respeitável sob o efeito de Grassy Terrain e fornece um meio adicional de recovery. Superpower tem boa coverage ofensiva junto de Horn Leech e permite a Tapu Bulu bater em Steel-types como Heatran e Ferrothorn. Synthesis possibilita que Tapu Bulu aproveite seu bulk ao recuperar seu HP frente a Pokémon os quais força a saírem de campo, como Landorus-T e Clefable. Wood Hammer pode ser usado com Grassium Z se um ataque mais forte for desejado. Porém, isso deixa Tapu Bulu sem um método confiável de recovery. Stone Edge é útil para atingir Flying- e Fire-types como Tornadus-T e Volcarona; todavia, não tem muita utilidade fora disso. Por fim, Protect é outra alternativa para ganhar recovery adicional e fazer scout em moves de usuários de Choice Scarf como Greninja.

Detalhes do Set

224 EVs no HP e 216 EVs em Special Defense com nature Careful permitem que Tapu Bulu aguente Magma Storm de Heatran e Hurricane de Tornadus-T após dano de Stealth Rock, com o resto dos EVs colocados em Speed. Leftovers fornece recovery passiva passivo e mantém Tapu Bulu saudável junto de Grassy Terrain. Grassium Z pode ser usado mesmo sem Wood Hammer para dar OHKO em Pokémon defensivos como Clefable, Gliscor e Reuniclus depois de um Swords Dance. Se força ofensiva máxima é desejada, uma distribuição de EVs de 252 Attack e 252 Speed com nature Adamant pode ser usada, mas isso reduz drasticamente o bulk de Tapu Bulu e torna mais difícil conseguir um setup.

Dicas de Uso

Use a tipagem defensiva de Tapu Bulu como para fazer pivot contra ameaças que ele geralmente faz check, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Zygarde. Tapu Bulu força muitas switches quando entra em campo contra Pokémon que derrota no um contra um, como Clefable, Landorus-T defensivo ou com Choice Scarf e Ash-Greninja. Tire vantagem dessas oportunidades para fazer um setup de Swords Dance ou recuperar seu HP com Synthesis. Se o oponente possuir um Steel-type bulky que não se importa com moves Grass- ou Fighting-type, como Mega Scizor ou Celesteela, recomenda-se recuperar o HP de Tapu Bulu ou realizar uma switch dupla para manter momentum, já que Tapu Bulu é duramente parado por esses Pokémon. Não hesite em levar um golpe de Heatran ou Tornadus-T se isso significar removê-los da partida, visto que Tapu Bulu pode rapidamente recuperar seu HP mais tarde.

Opções de Equipe

Water-types como Gastrodon e Toxapex podem lidar com Fire-types problemáticos, como Heatran e Volcarona. Toxapex merece uma menção especial porque também para Mega Scizor e envenena inflige poison a Tornadus-T e Zapdos. Além disso, Grassy Terrain enfraquece Earthquakes usados contra o Toxapex. Heatran é um companheiro fenomenal para Tapu Bulu em virtude da perfeita sinergia entre eles. Grassy Terrain enfraquece Earthquakes moves Ground-type para Heatran e Tapu Bulu absorve ataques Water-type de Greninja e Keldeo com bastante facilidade. Porém, tome cuidado para não ser queimado por levar burn de Scald. Tyranitar se beneficia de Grassy Terrain e prende Mega Latios e Mega Latias em campo, que os quais podem ser problemáticos para Tapu Bulu por suas devido às movepools versáteis deles (para evitar ambiguidade). Kartana forma um core ofensivo poderoso com Tapu Bulu, batendo muito forte sob Grassy Terrain com Leaf Blade devido ao seu alto stat de Attack.

[SET]
name: Assault Vest
move1: Horn Leech
move2: Wood Hammer
move3: Superpower
move4: Nature’s Madness / Megahorn / Stone Edge
item: Assault Vest
ability: Grassy Surge
nature: Impish
evs: 248 HP / 28 Atk / 36 Def / 52 SpD / 144 Spe

Moves

Horn Leech é um STAB confiável que fornece recovery adicional junto de Grassy Terrain para Tapu Bulu. Wood Hammer fornece a Tapu Bulu um move STAB de altíssimo Base Power alta para ajudá-lo a passar por Pokémon mais bulky como Clefable e Toxapex mais rapidamente. Superpower atinge Pokémon resistentes a Grass como Ferrothorn e Kartana. Nature’s Madness permite que Tapu Bulu atinja acerte seus checks e counters com um dano respeitável, como especialmente Mega Scizor e Celesteela. Megahorn é outra opção para Tapu Bulu e pode ser escolhido para ajudar no matchup contra Mega Latios, Mega Latias e Reuniclus. Stone Edge é opção para atingir Mega Charizard Y e Volcarona, embora a perda de momentum contra Mega Scizor não seja ideal.

Detalhes do Set

Os EVs dados permitem que Tapu Bulu seja mais rápido que Choice Band Tyranitar Adamant com Speed máxima, quase sempre conseguir 2HKO em Clefable com Wood Hammer e escapar do 2HKO de Psyshock e Moonblast de Choice Specs Tapu Lele. Grassy Surge é a única ability de Tapu Bulu, fornecendo-lhe recovery e um aumento de 50% no poder de seus moves Grass-type.

Dicas de Uso

Assault Vest Tapu Bulu é um bom pivot que faz switches em Pokémon perigosos como Tapu Lele, Tapu Koko, Ash-Greninja, Zygarde e Calm Mind Keldeo. Use Tapu Bulu livremente no early-game, visto que não cede momentum como os outros checks desses Pokémon e é difícil de se fazer uma switch contra ele comparado a outros Grass-types como Tangrowth. Tapu Bulu deve usar Nature's Madness se seu item ainda não foi tiver sido revelado e ele está frente a o oponente tenha um bom check como Celesteela e Mega Scizor, visto que Swords Dance e Choice Band Tapu Bulu são sets perigosos que forçam switches. Se o oponente não tem tiver um desses Pokémon, Horn Leech geralmente é uma boa aposta, já que recupera um HP significativo mesmo contra Pokémon que resistem a moves Grass-type, como Magearna e Tangrowth, além de permitir que Tapu Bulu ganhe um turno adicional de recovery de Grassy Terrain. Switches duplas são geralmente desnecessárias, pois Tapu Bulu não costuma deixar ameaças perigosas entrarem darem switch in gratuitamente (especialmente se o seu moveset não tiver sido revelado) e prefere ganhar um turno extra de recovery de Grassy Terrain do que fazer uma switch.

Opções de Equipe

Toxapex é um dos melhores parceiros para Assault Vest Tapu Bulu, colocando Toxic Spikes para enfraquecer checks defensivos e ofensivos como Volcarona e Tangrowth enquanto também absorve-as absorve Toxic Spikes adversários (para ficar claro) para ajudar Tapu Bulu. Toxapex aprecia o Grassy Terrain pelo recovery passivo e pela redução pela metade do dano de Earthquake, permitindo-lhe aguentar um golpe de Landorus-T. Tyranitar é outro bom companheiro, apreciando significantemente o suporte de Grassy Terrain. Tanto Mega Tyranitar como Tyranitar são bons parceiros, (adicionar vírgula) com e Stealth Rock Mega Tyranitar bulky especificamente apreciando o recovery de Grassy Terrain enquanto faz check a Pokémon como Heatran. Checks de Fire-types fortes como Volcarona e ambas as formas de Charizard são apreciadas, pois esses são uns dos poucos Pokémon ofensivos que entram dão switch in de forma segura em Tapu Bulu. Suporte de Spikes de Ash-Greninja ajuda Tapu Bulu a passar por seus checks e counters mais facilmente. Landorus-T é um bom parceiro devido à boa sinergia e à habilidade de trocar dar switch in nos respectivos checks e counters de Tapu Bulu e vice-versa; porém, fique atento ao Grassy Terrain reduzindo pela metade o poder do Earthquake de Landorus-T. Kartana funciona como um ótimo companheiro ofensivo de Tapu Bulu, tirando vantagem de Grassy Terrain para usar Leaf Blades fortalecidos. Com Grassy Terrain, um boost de Swords Dance e Grassium Z, Kartana dá um dano massivo até em Pokémon que resistem fortemente o ataque como Heatran e Zapdos.

[SET]
name: SubSD
move1: Swords Dance
move2: Substitute
move3: Horn Leech
move4: Superpower
item: Life Orb
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Swords Dance aumenta o Attack de Tapu Bulu ainda mais, permitindo-lhe causar grande dano em physical walls resistentes como Skarmory e Ferrothorn. Substitute tem diferentes funções, que vão de evitar moves de status e burns de Scald a se aproveitar de U-Turn de Landorus-T e ser um anti-lead contra equipes de Trick Room. O move também serve para se proteger de Counter Skarmory. Horn Leech é um STAB confiável com Base Power decente e lhe dá que fornece uma forma de recovery semi-confiável que (remover hífen, essa palavra é escrita toda junta), combinada com a o recovery passiva passivo de Grassy Terrain, compensa o recoil de Life Orb. Superpower é o melhor move de coverage para Tapu Bulu, lidando com Steel-types como Ferrothorn, Heatran e Skarmory. Stone Edge pode ser usado no último moveslot se Tapu Bulu estiver junto de Magnezone, o qual prende a maioria dos alvos de Superpower, para atingir Zapdos, Mega Charizard Y e Volcarona numa switch ou numa situação um contra um enquanto estiver atrás de um Substitute, ainda mantendo a coverage contra Skarmory caso tal não possa ser preso por Magnezone devido a Shed Shell.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Attack com uma nature Adamant maximiza o potencial ofensivo de Tapu Bulu, enquanto os EVs restantes vão em Speed para ultrapassar Pokémon defensivos como Landorus-T e Heatran defensivo no lado special focado em Special Defense. Alternativamente, nature Jolly pode ser usado usada para ultrapassar Timid Magearna e Jolly Bisharp, mas a redução no poder é indesejável. Life Orb aumenta a força de Horn Leech e Superpower e permite que Tapu Bulu consiga 2HKO em Unaware Clefable, um problema para usuários sets de Swords Dance por efeito de sua da ability dela. Grassy Surge invoca Grassy Terrain, que aumenta a força de moves Grass-type de Pokémon que tocam o solo e lhes dá recovery passiva passivo.

Dicas de Uso

Use Substitute contra Pokémon passivos como Toxapex, Mantine e Skarmory quando tentarem queimar causar burn em Tapu Bulu com Scald, trocar sair de campo, ou colocar entry hazards. Contra Uxie leads em equipes de Trick Room, Substitute permite a Tapu Bulu conseguir um setup de Swords Dance devido à falta visto que o Psychic-type carece de um move que quebre o Substitute, consumindo gastando os turnos de Trick Room. Swords Dance é um move seguro quando Tapu Bulu está atrás de um Substitute e pune as trocas switches que o set força com seus ataques fortalecidos; porém, ele também pode atacar atrás do Substitute se não precisar aumentar seu Attack para nocautear um Pokémon adversário, por exemplo se o time do oponente estiver enfraquecido ou tentar sacrificar um Pokémon para quebrar o Substitute. Não use Tapu Bulu como sua primeira opção de faça switch-in (com hífen) em para Pokémon que Tapu Bulu faz check como Ash-Greninja e Tapu Koko, (adicionar vírgula) pois o primeiro pode causar 2HKO no Tapu Bulu nele após um pouco de dano prévio e o último segundo consegue o um 2HKO com Dazzling Gleam e Choice Specs; porém, Tapu Bulu pode ser utilizado como switch-in (hífen) de ameaças que não fazem nada contra ele, como Zygarde. Tapu Bulu é facilmente enfraquecido por entry hazards, logo evite trocá-lo dar switch in com ele quando Stealth Rock e Spikes estão em campo. Toxic Spikes é um problema para Tapu Bulu, já que cortando drasticamente sua seu recovery.

Opções de Equipe

Pivots que conseguem entrar dar switch in em Fire-types como Volcarona e Mega Charizard Y são bons parceiros, como Mantine e Toxapex, visto que Tapu Bulu os atrai-os (pronome relativo pede próclise) se não tiver Stone Edge e sofre revenge kill desses Pokémon se não estiver atrás de um Substitute. Companheiros que lidam com Grass- e Steel-types irritantes para esse set como Scizor, Celesteela e Tangrowth complementam o potencial ofensivo de Tapu Bulu. Heatran lida com tais esses Pokémon e se beneficia do recovery de Grassy Terrain, enquanto Volcarona os usa como isca para de setup para Quiver Dance ou até Substitute. Magnezone é mandatório caso Tapu Bulu estiver usando Stone Edge para prender Steel-types apesar de ser um bom companheiro em geral, visto que prende Scizor e Celesteela em campo, dois Pokémon que são ameaças a esse set. Remover entry hazards ajuda Tapu Bulu, visando preservar seu HP para usar Substitutes e atacar com golpes fortalecidos por Life Orb. Usuários de Defog como Mew, Mantine e Latios são bons parceiros por isso. Toxapex pode ser usado como absorvedor de Toxic Spikes, pois esse é o entry hazard mais prejudicial a Tapu Bulu.

[SET]
name: Choice Band
move1: Horn Leech
move2: Wood Hammer
move3: Superpower
move4: Zen Headbutt / Stone Edge
item: Choice Band
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Wood Hammer é o move STAB mais forte de Tapu Bulu e junto de Choice Band e Grassy Terrain possui a habilidade de quase conseguir um OHKO em Latios e 2HKO em Assault Vest Tangrowth, o que nenhum outro move ataque no moveset de Tapu Bulu consegue além de Megahorn. Wood Hammer também acarreta muito dano de recoil, o que é amenizado por Grassy Terrain. Horn Leech é outra opção de STAB que ainda dá um bom dano e também recupera HP. Superpower permite a Tapu Bulu bater em Heatran, Celesteela, Skarmory e Ferrothorn com força, os quais podem absorver seus moves Grass-type com facilidade. Zen Headbutt acerta Mega Venusaur e Amoonguss, que resistem ao resto de seus moves de coverage. Stone Edge atinge Fire- e Flying-types como Volcarona, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Zapdos, os quais absorvem recebem golpes Grass-type com facilidade. Megahorn é uma opção, visto que é a melhor forma de atacar Tangrowth além de fora Wood Hammer com Choice Band, que não consegue passar por Rocky Helmet Tangrowth. O move também dá uma boa quantidade de dano em Mega Venusaur, podendo causar 2HKO em variantes ofensivas e defensivas, com a última requerindo requerendo um pouco de dano prévio.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed e Attack permite a esse set ser o mais poderoso possível enquanto ultrapassa várias ameaças defensivas e até ofensivas mais lentas. Choice Band dá a Tapu Bulu um poder ofensivo incrível sem precisar de setup. Uma nature Adamant é preferível para tomar maior vantagem de Choice Band, porém Jolly também funciona para ultrapassar Jolly Bisharp e Hoopa-U, Heatran e Mamoswine com nature neutra. Certifique-se de fazer scout para saber a nature dessas ameaças antes de tentar ultrapassá-las. Grassy Terrain recupera Tapu Bulu e os companheiros que pisam no solo enquanto fortalece seus moves STAB a níveis ótimos.

Dicas de Uso

Esse set requer melhor predição, já que a escolha errada de um move de coverage pode ser aproveitada por ameaças que resistem ao dito move. Por exemplo, Celesteela teme Superpower mas pode facilmente fazer um switch no resto dos moves de Tapu Bulu e usar Protect para ganhar um pouco de HP de volta ou Leech Seed quando Tapu Bulu é forçado a trocar sair de campo. Wood Hammer é o golpe mais seguro de se usar devido ao seu poder incrível, mas se houver Pokémon resistentes no time adversário como Steel-, Fire- ou Flying-types, pode-se optar pelo move de coverage apropriado em uma predição switch prevista. Usar a ótima tipagem defensiva de Tapu Bulu para dar switch in em Zygarde, Keldeo ou Garchomp é uma boa maneira de entrar em campo; porém, tome cuidado ao dar switch em Scald, que pode inibir o Tapu Bulu com um burn.

Opções de Equipe

Esse set não tem a habilidade de fazer um boost setup ou trocar sua de coverage depois de se prender a um move. Tangrowth é um Pokémon que facilmente tira proveito disso, especialmente variantes com Rocky Helmet. Parceiros que lidam com ele, como Tornadus-T, Heatran e Flyinium Z Celesteela, (adicionar vírgula) apreciam o poder de wallbreaking que Tapu Bulu lhes fornece. Companheiros podem compensar por qualquer move de coverage que falta nesse set; por exemplo, Extrasensory Greninja pode ajudar a lidar com Mega Venusaur se Tapu Bulu não tiver Zen Headbutt e Terrakion pode ser check de Fire- e Flying-types se Tapu Bulu não carregar Stone Edge. Zygarde e Tapu Bulu são parceiros notáveis por sua sinergia defensiva e ofensiva. Choice Band Tapu Bulu pareia-se bem com Dragon Dance Zygarde, pois Tapu Bulu pode enfraquecer respostas defensivas para Zygarde para preparar um sweep. Dragonium Z Dragon Dance Zygarde funciona bem com esse set, pois Zygarde atrai e mata Tangrowth para permitir que Tapu Bulu abuse de seus ataques Grass-type. Em geral, parceiros Pokémon ofensivos rápidos como Tapu Koko e Greninja são bons parceiros de Tapu Bulu, já que este ele precisa de ajuda para combater ameaças mais rápidas. Revenge killers como Choice Scarf Nihilego e Keldeo também podem ajudar nisso.

Outras Opções

A combinação de Substitute + Leech Seed é uma opção para enfraquecer Pokémon adversários com facilidade e lhea Tapu Bulu uma boa longevidade junto de Leftovers e Grassy Terrain. Bulk Up pode ser usado ao invés de Swords Dance para se aproveitar de physical attackers como Landorus-T e funciona bem com Leech Seed. Taunt permite que Tapu Bulu lide com ameaças mais lentas como Toxapex, cortando sua habilidade de usar Recover e outros status moves de status. Choice Scarf também é usável porque lhe permite ultrapassar ameaças notáveis como Ash-Greninja, Mega Medicham, Tapu Koko e Tapu Lele, (adicionar vírgula) e podendo atacá-los com um forte STAB em Wood Hammer. Finalmente, um set defensivo no lado special com Horn Leech, Leech Seed, Protect e Swords Dance ou Whirlwind permite que Tapu Bulu funcione como um pivot com muita durabilidade pela combinação de Leech Seed + Protect. Uma distribuição de EVs de 224 HP / 52 Def / 232 SpD com a nature Careful permite que Tapu Bulu seja uma switch-in (hífen) de Modest Mind Plate Tapu Lele, evitando o 2HKO de Psyshock e Psychic sob Grassy Terrain.

Checks e Counters

Fire-types: Heatran, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Volcarona podem ultrapassar Tapu Bulu, resistir muito bem a seus ataques STAB e responder com um STAB Fire-type super efetivo. Eles devem ficar atentos ao Superpower no caso de Heatran ou ao Stone Edge no caso de Mega Charizard Y e X, mas fora isso são ótimos checks ofensivos.

Flying-types: Zapdos e Tornadus-T devem ficar atentos a Stone Edge, mas podem fazer switch in nos ataques de Tapu Bulu e ameaçá-lo com um Heat Wave super efetivo no caso de Zapdos ou um Hurricane STAB no caso de Tornadus-T. Tornadus-T também pode se aproveitar do momentum que consegue forçando a saída de Tapu Bulu com U-Turn.

Steel-types: Enquanto todos devem ficar atentos a All-Out Pummeling e Choice Band Superpower, Mega Scizor, Skarmory e Celesteela podem parar os golpes STAB de Tapu Bulu com facilidade e recuperar o dano. Celesteela pode usar um forte Heavy Slam ou fazer setup de Autonomize Autotomize e ameaçar Tapu Bulu com Supersonic Skystrike. Mega Scizor pode usar Defog em variantes presas por itens Choice ou usar Swords Dance e ameaçar Tapu Bulu. Skarmory, em especial, deve tomar cuidado, visto que pode perder para variantes Swords Dance sem Brave Bird, Iron Head ou Whirlwind.

Grass-types bulky: Se Tapu Bulu não possuir Megahorn, Rocky Helmet Tangrowth é uma boa resposta, já que pode remover seu item Choice com Knock Off ou bater nele com o raro Sludge Bomb. Mega Venusaur deve tomar cuidado com Choice Band Megahorn e Zen Headbutt, mas variantes defensivas podem aguentar os hits ataques de Tapu Bulu facilmente e responder com um Sludge Bomb STAB 4x quadruplamente super efetivo. Embora não seja tão bulky quanto Mega Venusaur, Amoonguss consegue lidar com Tapu Bulu de forma similar sendo capaz de fazer switch-in (remover hífen) repetidas vezes graças a Regenerator.
 

inactive

In a Movie Scene~
is a Top Smogon Media Contributoris a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]

Tapu Bulu



[head]

<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />

<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>

<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>



[page]

<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>



<p>Tapu Bulu &eacute; normalmente usado pela sua utilidade defensiva gra&ccedil;as &agrave; combina&ccedil;&atilde;o de sua tipagem e bulk equilibrado com Assault Vest, permitindo-lhe fazer check a muitos wallbreakers perigosos como Tapu Lele, Tapu Koko, Ash-Greninja, Keldeo e Zygarde. Tapu Bulu &eacute; tamb&eacute;m uma &oacute;tima alternativa como wallbreaker pelo seu acesso a moves como Swords Dance, Superpower, Stone Edge e Z-Moves fortes. Uma das caracter&iacute;sticas marcantes de Tapu Bulu &eacute; sua ability Grassy Surge, a qual permite que ele e seus companheiros que tocam o solo recuperem o dano residual sofrido, al&eacute;m de reduzir &agrave; metade o dano de Earthquake. Por outro lado, Grassy Terrain tamb&eacute;m recupera o HP de advers&aacute;rios no solo, tornando-os mais dif&iacute;ceis de se enfraquecer. A Speed mediana de Tapu Bulu deixa-o mais lento que algumas amea&ccedil;as do metagame como Hoopa-U e Heatran.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Swords Dance</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span> / <span class="item-name">Grassium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Horn Leech</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Grassy Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Superpower</span></td><td>Nature: <span class="nature">Careful</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Synthesis</span></td><td>EVs: <span class="ev">224 HP / 216 SpD / 68 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

<h3>Moves</h3>



<p>Swords Dance aumenta o Attack de Tapu Bulu em dois est&aacute;gios, permitindo-lhe passar por walls como Clefable e Reuniclus. Horn Leech &eacute; o STAB escolhido, j&aacute; que tem uma for&ccedil;a respeit&aacute;vel sob o efeito de Grassy Terrain e fornece um meio adicional de recovery. Superpower tem boa coverage ofensiva junto de Horn Leech e permite a Tapu Bulu bater em Steel-types como Heatran e Ferrothorn. Synthesis possibilita que Tapu Bulu aproveite seu bulk ao recuperar seu HP frente a Pok&eacute;mon os quais for&ccedil;a a sa&iacute;rem de campo, como Landorus-T e Clefable. Wood Hammer pode ser usado com Grassium Z se um ataque mais forte for desejado. Por&eacute;m, isso deixa Tapu Bulu sem um m&eacute;todo confi&aacute;vel de recovery. Stone Edge &eacute; &uacute;til para atingir Flying- e Fire-types como Tornadus-T e Volcarona; todavia, n&atilde;o tem muita utilidade fora disso. Por fim, Protect &eacute; outra alternativa para ganhar recovery adicional e fazer scout em moves de usu&aacute;rios de Choice Scarf como Greninja.</p>



<h3>Detalhes do Set</h3>



<p>224 EVs no HP e 216 EVs em Special Defense com nature Careful permitem que Tapu Bulu aguente Magma Storm de Heatran e Hurricane de Tornadus-T ap&oacute;s dano de Stealth Rock, com o resto dos EVs colocados em Speed. Leftovers fornece recovery passivo e mant&eacute;m Tapu Bulu saud&aacute;vel junto de Grassy Terrain. Grassium Z pode ser usado mesmo sem Wood Hammer para dar OHKO em Pok&eacute;mon defensivos como Clefable, Gliscor e Reuniclus depois de um Swords Dance. Se for&ccedil;a ofensiva m&aacute;xima &eacute; desejada, uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs de 252 Attack e 252 Speed com nature Adamant pode ser usada, mas isso reduz drasticamente o bulk de Tapu Bulu e torna mais dif&iacute;cil conseguir um setup.</p>



<h3>Dicas de Uso</h3>



<p>Use a tipagem defensiva de Tapu Bulu para fazer pivot contra amea&ccedil;as que ele geralmente faz check, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Zygarde. Tapu Bulu for&ccedil;a muitas switches quando entra em campo contra Pok&eacute;mon que derrota no um contra um, como Clefable, Landorus-T defensivo ou com Choice Scarf e Ash-Greninja. Tire vantagem dessas oportunidades para fazer um setup de Swords Dance ou recuperar seu HP com Synthesis. Se o oponente possuir um Steel-type bulky que n&atilde;o se importa com moves Grass- ou Fighting-type, como Mega Scizor ou Celesteela, recomenda-se recuperar o HP de Tapu Bulu ou realizar uma switch dupla para manter momentum, j&aacute; que Tapu Bulu &eacute; duramente parado por esses Pok&eacute;mon. N&atilde;o hesite em levar um golpe de Heatran ou Tornadus-T se isso significar remov&ecirc;-los da partida, visto que Tapu Bulu pode rapidamente recuperar seu HP mais tarde.</p>



<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>



<p>Water-types como Gastrodon e Toxapex podem lidar com Fire-types problem&aacute;ticos, como Heatran e Volcarona. Toxapex merece uma men&ccedil;&atilde;o especial porque tamb&eacute;m para Mega Scizor e inflige poison a Tornadus-T e Zapdos. Al&eacute;m disso, Grassy Terrain enfraquece Earthquakes usados contra Toxapex. Heatran &eacute; um companheiro fenomenal para Tapu Bulu em virtude da perfeita sinergia entre eles. Grassy Terrain enfraquece moves Ground-type para Heatran e Tapu Bulu absorve ataques Water-type de Greninja e Keldeo com bastante facilidade. Por&eacute;m, tome cuidado para n&atilde;o levar burn de Scald. Tyranitar se beneficia de Grassy Terrain e prende Mega Latios e Mega Latias em campo, os quais podem ser problem&aacute;ticos para Tapu Bulu devido &agrave;s movepools vers&aacute;teis deles. Kartana forma um core ofensivo poderoso com Tapu Bulu, batendo muito forte sob Grassy Terrain com Leaf Blade devido ao seu alto stat de Attack.</p>
</div>




<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Assault Vest</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Horn Leech</span></td><td>Item: <span class="item-name">Assault Vest</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Wood Hammer</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Grassy Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Superpower</span></td><td>Nature: <span class="nature">Impish</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Nature&rsquo;s Madness</span> / <span class="move-name">Megahorn</span> / <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 28 Atk / 36 Def / 52 SpD / 144 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>


<h3>Moves</h3>



<p>Horn Leech &eacute; um STAB confi&aacute;vel que fornece recovery adicional junto de Grassy Terrain para Tapu Bulu. Wood Hammer fornece a Tapu Bulu um move STAB de Base Power alta para ajud&aacute;-lo a passar por Pok&eacute;mon mais bulky como Clefable e Toxapex mais rapidamente. Superpower atinge Pok&eacute;mon resistentes a Grass como Ferrothorn e Kartana. Nature&rsquo;s Madness permite que Tapu Bulu acerte seus checks e counters com um dano respeit&aacute;vel, especialmente Mega Scizor e Celesteela. Megahorn &eacute; outra op&ccedil;&atilde;o para Tapu Bulu e pode ser escolhido para ajudar no matchup contra Mega Latios, Mega Latias e Reuniclus. Stone Edge &eacute; op&ccedil;&atilde;o para atingir Mega Charizard Y e Volcarona, embora a perda de momentum contra Mega Scizor n&atilde;o seja ideal.</p>



<h3>Detalhes do Set</h3>



<p>Os EVs dados permitem que Tapu Bulu seja mais r&aacute;pido que Choice Band Tyranitar Adamant com Speed m&aacute;xima, quase sempre conseguir 2HKO em Clefable com Wood Hammer e escapar do 2HKO de Psyshock e Moonblast de Choice Specs Tapu Lele. Grassy Surge &eacute; a &uacute;nica ability de Tapu Bulu, fornecendo-lhe recovery e um aumento de 50% no poder de seus moves Grass-type.</p>



<h3>Dicas de Uso</h3>



<p>Assault Vest Tapu Bulu &eacute; um bom pivot que faz switches em Pok&eacute;mon perigosos como Tapu Lele, Tapu Koko, Ash-Greninja, Zygarde e Calm Mind Keldeo. Use Tapu Bulu livremente no early-game, visto que n&atilde;o cede momentum como os outros checks desses Pok&eacute;mon e &eacute; dif&iacute;cil de se fazer uma switch contra ele comparado a outros Grass-types como Tangrowth. Tapu Bulu deve usar Nature's Madness se seu item ainda n&atilde;o foi tiver sido revelado e o oponente tenha um bom check como Celesteela e Mega Scizor, visto que Swords Dance e Choice Band Tapu Bulu s&atilde;o sets perigosos que for&ccedil;am switches. Se o oponente n&atilde;o tiver um desses Pok&eacute;mon, Horn Leech geralmente &eacute; uma boa aposta, j&aacute; que recupera um HP significativo mesmo contra Pok&eacute;mon que resistem a moves Grass-type, como Magearna e Tangrowth, al&eacute;m de permitir que Tapu Bulu ganhe um turno adicional de recovery de Grassy Terrain. Switches duplas s&atilde;o geralmente desnecess&aacute;rias, pois Tapu Bulu n&atilde;o costuma deixar amea&ccedil;as perigosas darem switch in gratuitamente (especialmente se o seu moveset n&atilde;o tiver sido revelado) e prefere ganhar um turno extra de recovery de Grassy Terrain do que fazer uma switch.</p>



<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>



<p>Toxapex &eacute; um dos melhores parceiros para Assault Vest Tapu Bulu, colocando Toxic Spikes para enfraquecer checks defensivos e ofensivos como Volcarona e Tangrowth enquanto tamb&eacute;m absorve Toxic Spikes advers&aacute;rios para ajudar Tapu Bulu. Toxapex aprecia o Grassy Terrain pelo recovery passivo e pela redu&ccedil;&atilde;o do dano de Earthquake, permitindo-lhe aguentar um golpe de Landorus-T. Tyranitar &eacute; outro bom companheiro, apreciando significantemente o suporte de Grassy Terrain. Tanto Mega Tyranitar como Tyranitar s&atilde;o bons parceiros, com Stealth Rock Mega Tyranitar bulky especificamente apreciando o recovery de Grassy Terrain enquanto faz check a Pok&eacute;mon como Heatran. Checks de Fire-types fortes como Volcarona e ambas as formas de Charizard s&atilde;o apreciadas, pois esses s&atilde;o uns dos poucos Pok&eacute;mon ofensivos que d&atilde;o switch in de forma segura em Tapu Bulu. Suporte de Spikes de Ash-Greninja ajuda Tapu Bulu a passar por seus checks e counters mais facilmente. Landorus-T &eacute; um bom parceiro devido &agrave; boa sinergia e &agrave; habilidade de dar switch in nos checks e counters de Tapu Bulu e vice-versa; por&eacute;m, fique atento ao Grassy Terrain reduzindo pela metade o poder do Earthquake de Landorus-T. Kartana funciona como um &oacute;timo companheiro ofensivo de Tapu Bulu, tirando vantagem de Grassy Terrain para usar Leaf Blades fortalecidos. Com Grassy Terrain, um boost de Swords Dance e Grassium Z, Kartana d&aacute; um dano massivo at&eacute; em Pok&eacute;mon que resistem fortemente o ataque como Heatran e Zapdos.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>SubSD</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Life Orb</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Substitute</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Grassy Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Horn Leech</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span> / <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Superpower</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>




<h3>Moves</h3>



<p>Swords Dance aumenta o Attack de Tapu Bulu ainda mais, permitindo-lhe causar grande dano em physical walls resistentes como Skarmory e Ferrothorn. Substitute tem diferentes fun&ccedil;&otilde;es, que v&atilde;o de evitar moves de status e burns de Scald a se aproveitar de U-Turn de Landorus-T e ser um anti-lead contra equipes de Trick Room. O move tamb&eacute;m serve para se proteger de Counter Skarmory. Horn Leech &eacute; um STAB confi&aacute;vel com Base Power decente e que fornece uma forma de recovery semiconfi&aacute;vel que, combinada com o recovery passivo de Grassy Terrain, compensa o recoil de Life Orb. Superpower &eacute; o melhor move de coverage para Tapu Bulu, lidando com Steel-types como Ferrothorn, Heatran e Skarmory. Stone Edge pode ser usado no &uacute;ltimo moveslot se Tapu Bulu estiver junto de Magnezone, o qual prende a maioria dos alvos de Superpower, para atingir Zapdos, Mega Charizard Y e Volcarona numa switch ou numa situa&ccedil;&atilde;o um contra um enquanto estiver atr&aacute;s de um Substitute, ainda mantendo a coverage contra Skarmory caso tal n&atilde;o possa ser preso por Magnezone devido a Shed Shell.</p>



<h3>Detalhes do Set</h3>



<p>Investimento m&aacute;ximo em Attack com uma nature Adamant maximiza o potencial ofensivo de Tapu Bulu, enquanto os EVs restantes v&atilde;o em Speed para ultrapassar Pok&eacute;mon defensivos como Landorus-T e Heatran focado em Special Defense. Alternativamente, nature Jolly pode ser usada para ultrapassar Timid Magearna e Jolly Bisharp, mas a redu&ccedil;&atilde;o no poder &eacute; indesej&aacute;vel. Life Orb aumenta a for&ccedil;a de Horn Leech e Superpower e permite que Tapu Bulu consiga 2HKO em Unaware Clefable, um problema para sets de Swords Dance por efeito da ability dela. Grassy Surge invoca Grassy Terrain, que aumenta a for&ccedil;a de moves Grass-type de Pok&eacute;mon que tocam o solo e lhes d&aacute; recovery passivo.</p>



<h3>Dicas de Uso</h3>



<p>Use Substitute contra Pok&eacute;mon passivos como Toxapex, Mantine e Skarmory quando tentarem causar burn em Tapu Bulu com Scald, sair de campo, ou colocar entry hazards. Contra Uxie leads em equipes de Trick Room, Substitute permite a Tapu Bulu conseguir um setup de Swords Dance visto que o Psychic-type carece de um move que quebre o Substitute, gastando os turnos de Trick Room. Swords Dance &eacute; um move seguro quando Tapu Bulu est&aacute; atr&aacute;s de um Substitute e pune as switches que o set for&ccedil;a com seus ataques fortalecidos; por&eacute;m, ele tamb&eacute;m pode atacar atr&aacute;s do Substitute se n&atilde;o precisar aumentar seu Attack para nocautear um Pok&eacute;mon advers&aacute;rio, por exemplo se o time do oponente estiver enfraquecido ou tentar sacrificar um Pok&eacute;mon para quebrar o Substitute. N&atilde;o use Tapu Bulu como sua primeira op&ccedil;&atilde;o de switch-in para Pok&eacute;mon que Tapu Bulu faz check como Ash-Greninja e Tapu Koko, pois o primeiro pode causar 2HKO nele ap&oacute;s um pouco de dano pr&eacute;vio e o segundo consegue  um 2HKO com Dazzling Gleam e Choice Specs; por&eacute;m, Tapu Bulu pode ser utilizado como switch-in de amea&ccedil;as que n&atilde;o fazem nada contra ele, como Zygarde. Tapu Bulu &eacute; facilmente enfraquecido por entry hazards, logo evite dar switch in com ele quando Stealth Rock e Spikes est&atilde;o em campo. Toxic Spikes &eacute; um problema para Tapu Bulu, cortando drasticamente seu recovery.</p>



<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>



<p>Pivots que conseguem dar switch in em Fire-types como Volcarona e Mega Charizard Y s&atilde;o bons parceiros, como Mantine e Toxapex, visto que Tapu Bulu os atrai se n&atilde;o tiver Stone Edge e sofre revenge kill desses Pok&eacute;mon se n&atilde;o estiver atr&aacute;s de um Substitute. Companheiros que lidam com Grass- e Steel-types irritantes para esse set como Scizor, Celesteela e Tangrowth complementam o potencial ofensivo de Tapu Bulu. Heatran lida com esses Pok&eacute;mon e se beneficia do recovery de Grassy Terrain, enquanto Volcarona os usa como isca de setup para Quiver Dance ou at&eacute; Substitute. Magnezone &eacute; mandat&oacute;rio caso Tapu Bulu estiver usando Stone Edge para prender Steel-types apesar de ser um bom companheiro em geral, visto que prende Scizor e Celesteela em campo, dois Pok&eacute;mon que s&atilde;o amea&ccedil;as a esse set. Remover entry hazards ajuda Tapu Bulu, visando preservar seu HP para usar Substitutes e atacar com golpes fortalecidos por Life Orb. Usu&aacute;rios de Defog como Mew, Mantine e Latios s&atilde;o bons parceiros por isso. Toxapex pode ser usado como absorvedor de Toxic Spikes, pois esse &eacute; o entry hazard mais prejudicial a Tapu Bulu.</p>
</div>



<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Choice Band</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Horn Leech</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Band</span> </td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Wood Hammer</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Grassy Surge</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Superpower</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span> / <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Zen Headbutt</span> / <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>


<h3>Moves</h3>



<p>Wood Hammer &eacute; o move STAB mais forte de Tapu Bulu e junto de Choice Band e Grassy Terrain possui a habilidade de quase conseguir um OHKO em Latios e 2HKO em Assault Vest Tangrowth, o que nenhum outro ataque no moveset de Tapu Bulu consegue al&eacute;m de Megahorn. Wood Hammer tamb&eacute;m acarreta muito dano de recoil, o que &eacute; amenizado por Grassy Terrain. Horn Leech &eacute; outra op&ccedil;&atilde;o de STAB que ainda d&aacute; um bom dano e tamb&eacute;m recupera HP. Superpower permite a Tapu Bulu bater em Heatran, Celesteela, Skarmory e Ferrothorn com for&ccedil;a, os quais podem absorver seus moves Grass-type com facilidade. Zen Headbutt acerta Mega Venusaur e Amoonguss, que resistem ao resto de seus moves de coverage. Stone Edge atinge Fire- e Flying-types como Volcarona, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Zapdos, os quais recebem golpes Grass-type com facilidade. Megahorn &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o, visto que &eacute; a melhor forma de atacar Tangrowth fora Wood Hammer com Choice Band, que n&atilde;o consegue passar por Rocky Helmet Tangrowth. O move tamb&eacute;m d&aacute; uma boa quantidade de dano em Mega Venusaur, podendo causar 2HKO em variantes ofensivas e defensivas, com a &uacute;ltima requerendo um pouco de dano pr&eacute;vio.</p>



<h3>Detalhes do Set</h3>



<p>Investimento m&aacute;ximo em Speed e Attack permite a esse set ser o mais poderoso poss&iacute;vel enquanto ultrapassa v&aacute;rias amea&ccedil;as defensivas e at&eacute; ofensivas mais lentas. Choice Band d&aacute; a Tapu Bulu um poder ofensivo incr&iacute;vel sem precisar de setup. Uma nature Adamant &eacute; prefer&iacute;vel para tomar maior vantagem de Choice Band, por&eacute;m Jolly tamb&eacute;m funciona para ultrapassar Jolly Bisharp e Hoopa-U, Heatran e Mamoswine com nature neutra. Certifique-se de fazer scout para saber a nature dessas amea&ccedil;as antes de tentar ultrapass&aacute;-las. Grassy Terrain recupera Tapu Bulu e os companheiros que pisam no solo enquanto fortalece seus moves STAB a n&iacute;veis &oacute;timos.</p>



<h3>Dicas de Uso</h3>



<p>Esse set requer melhor predi&ccedil;&atilde;o, j&aacute; que a escolha errada de um move de coverage pode ser aproveitada por amea&ccedil;as que resistem ao dito move. Por exemplo, Celesteela teme Superpower mas pode facilmente fazer um switch no resto dos moves de Tapu Bulu e usar Protect para ganhar um pouco de HP de volta ou Leech Seed quando Tapu Bulu &eacute; for&ccedil;ado a sair de campo. Wood Hammer &eacute; o golpe mais seguro de se usar devido ao seu poder incr&iacute;vel, mas se houver Pok&eacute;mon resistentes no time advers&aacute;rio como Steel-, Fire- ou Flying-types, pode-se optar pelo move de coverage apropriado em uma switch prevista. Usar a &oacute;tima tipagem defensiva de Tapu Bulu para dar switch in em Zygarde, Keldeo ou Garchomp &eacute; uma boa maneira de entrar em campo; por&eacute;m, tome cuidado ao dar switch em Scald, que pode inibir  Tapu Bulu com um burn.</p>



<h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>



<p>Esse set n&atilde;o tem a habilidade de fazer setup ou trocar de coverage depois de se prender a um move. Tangrowth &eacute; um Pok&eacute;mon que facilmente tira proveito disso, especialmente variantes com Rocky Helmet. Parceiros que lidam com ele, como Tornadus-T, Heatran e Flyinium Z Celesteela, apreciam o poder de wallbreaking que Tapu Bulu lhes fornece. Companheiros podem compensar por qualquer move de coverage que falta nesse set; por exemplo, Extrasensory Greninja pode ajudar a lidar com Mega Venusaur se Tapu Bulu n&atilde;o tiver Zen Headbutt e Terrakion pode ser check de Fire- e Flying-types se Tapu Bulu n&atilde;o carregar Stone Edge. Zygarde e Tapu Bulu s&atilde;o parceiros not&aacute;veis por sua sinergia defensiva e ofensiva. Choice Band Tapu Bulu pareia-se bem com Dragon Dance Zygarde, pois Tapu Bulu pode enfraquecer respostas defensivas para Zygarde para preparar um sweep. Dragonium Z Dragon Dance Zygarde funciona bem com esse set, pois Zygarde atrai Tangrowth para permitir que Tapu Bulu abuse de seus ataques Grass-type. Em geral, Pok&eacute;mon ofensivos r&aacute;pidos como Tapu Koko e Greninja s&atilde;o bons parceiros de Tapu Bulu, j&aacute; que ele precisa de ajuda para combater amea&ccedil;as mais r&aacute;pidas. Revenge killers como Choice Scarf Nihilego e Keldeo tamb&eacute;m podem ajudar nisso.</p>
</div>



<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>



<p>A combina&ccedil;&atilde;o de Substitute + Leech Seed &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para enfraquecer Pok&eacute;mon advers&aacute;rios com facilidade e d&aacute; a Tapu Bulu uma boa longevidade junto de Leftovers e Grassy Terrain. Bulk Up pode ser usado ao inv&eacute;s de Swords Dance para se aproveitar de physical attackers como Landorus-T e funciona bem com Leech Seed. Taunt permite que Tapu Bulu lide com amea&ccedil;as mais lentas como Toxapex, cortando sua habilidade de usar Recover e outros moves de status. Choice Scarf tamb&eacute;m &eacute; us&aacute;vel porque lhe permite ultrapassar amea&ccedil;as not&aacute;veis como Ash-Greninja, Mega Medicham, Tapu Koko e Tapu Lele, podendo atac&aacute;-los com um forte STAB em Wood Hammer. Finalmente, um set defensivo no lado special com Horn Leech, Leech Seed, Protect e Swords Dance ou Whirlwind permite que Tapu Bulu funcione como um pivot com muita durabilidade pela combina&ccedil;&atilde;o de Leech Seed + Protect. Uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs de 224 HP / 52 Def / 232 SpD com a nature Careful permite que Tapu Bulu seja uma switch-in de Modest Mind Plate Tapu Lele, evitando o 2HKO de Psyshock e Psychic sob Grassy Terrain.</p>



<h2>Checks e Counters</h2>

<ul class="checks-counters">

<li><strong>Fire-types</strong>: Heatran, Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Volcarona podem ultrapassar Tapu Bulu, resistir muito bem a seus ataques STAB e responder com um STAB Fire-type super efetivo. Eles devem ficar atentos ao Superpower no caso de Heatran ou ao Stone Edge no caso de Mega Charizard Y e X, mas fora isso s&atilde;o &oacute;timos checks ofensivos.</li>



<li><strong>Flying-types</strong>: Zapdos e Tornadus-T devem ficar atentos a Stone Edge, mas podem fazer switch in nos ataques de Tapu Bulu e amea&ccedil;&aacute;-lo com um Heat Wave super efetivo no caso de Zapdos ou um Hurricane STAB no caso de Tornadus-T. Tornadus-T tamb&eacute;m pode se aproveitar do momentum que consegue for&ccedil;ando a sa&iacute;da de Tapu Bulu com U-Turn.</li>



<li><strong>Steel-types</strong>: Enquanto todos devem ficar atentos a All-Out Pummeling e Choice Band Superpower, Mega Scizor, Skarmory e Celesteela podem parar os golpes STAB de Tapu Bulu com facilidade e recuperar o dano. Celesteela pode usar um forte Heavy Slam ou fazer setup de Autotomize e amea&ccedil;ar Tapu Bulu com Supersonic Skystrike. Mega Scizor pode usar Defog em variantes presas por itens Choice ou usar Swords Dance e amea&ccedil;ar Tapu Bulu. Skarmory, em especial, deve tomar cuidado, visto que pode perder para variantes Swords Dance sem Brave Bird, Iron Head ou Whirlwind.</li>



<li><strong>Grass-types bulky</strong>: Se Tapu Bulu n&atilde;o possuir Megahorn, Rocky Helmet Tangrowth &eacute; uma boa resposta, j&aacute; que pode remover seu item Choice com Knock Off ou bater nele com o raro Sludge Bomb. Mega Venusaur deve tomar cuidado com Choice Band Megahorn e Zen Headbutt, mas variantes defensivas podem aguentar os ataques de Tapu Bulu facilmente e responder com um Sludge Bomb STAB quadruplamente super efetivo. Embora n&atilde;o seja t&atilde;o bulky quanto Mega Venusaur, Amoonguss consegue lidar com Tapu Bulu de forma similar sendo capaz de fazer switch in repetidas vezes gra&ccedil;as a Regenerator.</li>
</ul>
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top