Monotype Tapu Bulu (Grass)

Original: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/tapu_bulu/monotype/

[OVERVIEW]

Grass
========

Tapu Bulu é o melhor Pokémon ofensivo disponível para times Grass-type. Sua inigualável combinação de poder como wallbreaker e uma ótima ability fazem dele uma opção crucial para qualquer equipe Grass. Grassy Surge fornece um massivo suporte para si e seus aliados por elevar o poder dos ataques Grass-type e providenciar recovery passivo para todos os Pokémon no chão, além de enfraquecer golpes Ground-type. Isso permite ao core defensivo de Grass, que é inteiramente neutro a Ground-type, ter muito mais facilidade em fazer check a wallbreakers como Choice Band Excadrill. Por causa de seu Attack alto e seus golpes aprimorados por Grassy Terrain como Wood Hammer, ele é capaz de ser um wallbreaker temível e um revenge killer. Ademais, seu bulk decente, o recovery passivo de Grassy Terrain e o acesso a Horn Leech fazem dele difícil de se derrotar. Para ressaltar isso, normalmente é suportado por companheiros bulky que lhe dão oportunidades seguras para entrar em campo. Porém, enquanto sua tipagem Fairy-type provê uma utilidade defensiva contra Dark-, Fighting- e Dragon-types, ela acumula uma fraqueza a Poison-type que pode ser explorada por revenge killers como Dugtrio. Além disso, carece de um STAB Fairy-type physical, deixando-o dependente de coverages para atacar ameaças como Dragonite que resistem seus STABs Grass-types. Aliás, Grass não é um bom tipo ofensivo, necessitando usar coverages como Superpower e Stone Edge para acertar os vários inimigos que resistem a seus STABs. Apesar de comumente usar Choice Scarf, a Speed menos do que mediana de Tapu Bulu e suas fraquezas numerosas habilita muitos usuários de Choice Scarf do metagame, tais como Greninja e Victini, a facilmente lhe dar revenge kill.

[SET]
name: Choice Scarf (Grass)
move 1: Wood Hammer
move 2: Horn Leech
move 3: Superpower
move 4: Stone Edge
item: Choice Scarf
ability: Grassy Surge
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Wood Hammer é insanamente poderoso sob Grassy Terrain e é o move mais forte de Tapu Bulu e a melhor maneira de derrubar walls como Mega Sableye, ainda que tenha o custo de ser desgastado com recoil. Horn Leech, embora mais fraco, é um bom jeito de recuperar HP enquanto continua a causar dano consideravelmente alto. O mesmo é especialmente útil contra adversários enfraquecidos ou frágeis que Horn Leech consiga nocautear, como Diggersby, para preservar sua longevidade. Superpower oferece coverage necessária para lidar com Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, que de outra maneira lhe fariam wall. Por fim, o principal objetivo de Stone Edge é atacar Flying-, Fire- e Bug-types que resistem suas outras coverages, como Mega Charizard Y, Zapdos e Volcarona.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Speed, uma nature Jolly e Choice Scarf compensam sua baixa Speed e permitem-lhe ultrapassar a maioria dos Pokémon sem boosts do metagame. Investimentos máximo em Attack permitem-lhe atacar o mais forte possível. Grassy Surge não só concede a Tapu Bulu e a toda sua equipe um aumento de força nos seus moves Grass-type, mas também recovery passivo a todos os Pokémon que tocam o chão, tornando-se a opção ofensiva mais e ameaçadora de Grass enquanto oferece um grande benefício a seus colegas de time.

Dicas de Uso
========

É bem importante ser seletivo em relação a qual momento Wood Hammer ou Horn Leech devem ser usados durante a partida. Wood Hammer deve ser utilizado mais frequentemente no early-game, já que é a principal maneira de Tapu Bulu de efetivamente dar revenge kill e abrir aberturas na equipe inimiga, enquanto Horn Leech é aproveitável contra times enfraquecidos para fazer a limpa no late-game. Adicionalmente, mesmo que Wood Hammer o desgaste rapidamente, ele garante que Pokémon resistentes, como Chansey e Toxapex, levem 2HKO. Sua melhor utilidade é como revenge killer, entrando em oponentes rápidos como Mega Lopunny, os quais pode nocautear, e simultaneamente servindo como um wallbreaker sólido. É essencial evitar qualquer tipo de status, pois um potencial burn ou paralysis pode afetar sua Speed ou seu Attack. Poison também é problemático, devido a seu dano residual com o recoil de Wood Hammer. Quando enfrentar revenge killers com Choice Scarf que possam nocauteá-lo, como Greninja e Nihilego, é crucial chamar aliados como Ferrothorn para fazer check a eles. Tapu Bulu precisa de Grassy Terrain para derrotar adversários defensivos como Toxapex, então fique atento antes de tentar derrubá-los. Não utilize Superpower a não ser para atacar certos Steel- e Normal-types, já que limita as vezes em que o move que diminui seu Attack e sua Defense pode ser usado e cria oportunidades para setup sweepers e walls, como Volcarona e Porygon2, virem a campo. Seja cuidadoso com Celesteela e outros usuários de Protect que podem prendê-lo em um move, desperdiçar turnos de Grassy Terrain e dar aos oponentes uma chance de entrar em campo.

Opções de Equipe
========

O recovery residual de Grassy Surge torna Pokémon defensivos aliados ideais para Tapu Bulu. A fantástica utilidade defensiva de Mega Venusaur faz dele uma opção de equipe vital. Sua ótima tipagem lhe permite fazer switch em physical attackers como Mega Scizor, enquanto Tapu Bulu elimina wallbreakers mais fortes, como Mega Diancie, facilmente. Ferrothorn lida com ameaças resistentes, como Skarmory e Porygon2. Ele também possui uma incrível tipagem e uma valiosa imunidade a Poison, habilitando-o a fazer check a Nihilego e outros Poison-types. Outra razão para usá-lo é seu suporte de entry hazards na forma de Spikes para auxiliar o potencial de wallbreak de Tapu Bulu. Cradily faz check a Fire- e Flying-types, como Mega Charizard Y e Volcarona, usando Rock Slide, providencia Stealth Rock, incapacita walls ao usar Toxic, como Porygon2, e completa um excelente core defensivo composto por ele, Ferrothorn e Mega Venusaur. Celebi é um bom parceiro ofensivo, enfrentando Poison-types ameaçadores, como Mega Venusaur, enquanto pressiona times mais defensivos graças a Nasty Plot. Por outro lado, Tapu Bulu é melhor contra tipos ofensivos com os quais Celebi tem dificuldade em derrotar, como Psychic. Breelom é outro bom setup sweeper ofensivo, oferecendo um forte ataque de prioridade e acesso a Spore para incapacitar inimigos problemáticos como Toxapex. Aliás, Grassy Surge ajuda a preservar Focus Sash de Breloom enquanto fortalece ainda mais Bullet Seed.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Grass
--------

Ao custo da mais do que necessária Speed, Tapu Bulu poderia usar um set com Choice Band para se tornar um wallbreaker muito mais potente para derrotar adversários que seu set com Choice Scarf não consegue. Por exemplo, um Wood Hammer com Choice Band dá 2HKO em Porygon2 e OHKO em Toxapex após dano residual mínimo. Esse set aprecia outro companheiro tal como Choice Scarf Rotom-C para manter oponentes mais rápidos em xeque, mas Tapu Bulu cumpre esse papel melhor do que qualquer outra opção de Grass. Similarmente, um set com Swords Dance e um Z-Move para fazer lure e abater ameaças como Mega Venusaur utilizando Rockium Z e Celesteela usando Fightinium Z, porém, tal set não possui a Speed e o Attack imediatos que os sets de Choice Scarf e Choice Band têm, respectivamente.

Checks e Counters
===================

Grass
--------

**Steel-types Bulky**: Tapu Bulu não consegue vencer Pokémon como Skarmory e Mega Scizor, pois resistem seus STABs e podem derrotá-lo por conta própria. Outros inimigos como Heatran podem facilmente forçar sua saída caso esteja preso a um move Grass-type, mas ele deve estar atento a Superpower.

**Poison-types**: Poison-types, como Mega Venusaur e Choice Scarf Nihilego se aproveitam da fraqueza quádrupla de Tapu Bulu e o ameaçam com seus STABs. Mega Venusaur especificamente sendo um incrível counter, em razão de sua resistência quádrupla a Grass-type e de uma excelente Defense.

**Revenge Killers**: Devido a Speed naturalmente baixa, Tapu Bulu é vulnerável a Pokémon mais rápidos com Choice Scarf, como Victini e Greninja, que podem ultrapassá-lo com facilidade e explorar suas numerosas fraquezas.

**Fire-types**: Pokémon como Torkoal e Mega Charizard X resistem os ataques Grass-type de Tapu Bulu e nocauteiam-no com seus STABs. Contudo, eles devem tomar cuidado com Stone Edge.

**Dragon-types**: Apesar da tipagem Fairy de Tapu Bulu, a falta de um bom STAB desse tipo capacita Dragon-types, como Mega Altaria e Latios, enfrentá-lo, já que resistem a Grass-type.

**Condições de Status**: A dependência de Tapu Bulu em Attack e Speed brutos faz de burn e paralysis um verdadeiro problema. Sofrer poison também é incapacitante, pois desgasta ainda mais com o recoil de Wood Hammer, que é frequentemente utilizado.

**Pokémon focados em Defense**: Walls focadas em Defense, como Porygon2, podem sem risco algum enfrentar Tapu Bulu. Ademais, Grassy Terrain funciona contra ele nessas situações, já que fornece aos adversários um recovery adicional.

[CREDITS]
-Written by: [[lotiasite, 302985], [Haaku, 194098], [maroon, 305839], [Splashbrutha, 437289]]
-Grass analysis by: [[Haaku, 194098]]
-Translated by: [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by: [[Tico Meu, 413994], [Repu, 304761]]
-Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [terrors, 279058], [Zar, 221862], [Misaka-Mikoto, 240969], [Izaya, 311872], [Moosical, 215618], [Tyke, 243751], [maroon, 305839], [Decem, 362454], [Havens, 391540]]
 
Last edited by a moderator:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover e (Comentários)

Vi que você é bem conciso na tradução, só tome cuidado para não alterar o sentido da frase com isso, também se atente para não traduzir o set errado, como no Set Details, fora isso a tradução estava ótima.

[OVERVIEW]

Grass
========

Tapu Bulu é o melhor Pokémon ofensivo disponível para times Grass-type. Sua inigualável combinação de poder como wallbreaker e uma ótima ability o faz uma opção crucial para qualquer equipe Grass. Grassy Surge fornece um massivo suporte para si mesmo e para seus aliados por aumentar o poder dos ataques Grass-type e providenciar recovery passiva para todos os Pokémon no chão, e enfraquecendo golpes Ground-type. Isso permite ao core defensivo de Grass, que é inteiramente neutro a Ground-type, ter muito mais facilidade em fazer check a wallbreakers como Choice Band Excadrill. Por causa de seu Attack alto e ataques (eu acho estranho essa repetição de "Attack" e "ataques, então trocaria por "golpes" ou "moves, mas fica a sua escolha) aprimorados por Grassy Terrain como Wood Hammer, ele (senti falta de algo aqui) é capaz de ser um wallbreaker temível e revenge killer. Ademais, seu bulk decente, a recovery passiva de Grassy Terrain e acesso a Horn Leech o faz difícil de se derrotar. Para ressaltar isto, ele é normalmente suportado por companheiros resilientes que o dão oportunidades seguras para entrar em campo. Porém, enquanto sua tipagem Fairy-type o provê uma utilidade defensiva contra Dark-, Fighting- e Dragon-types, ele acumula uma fraqueza a Poison-type que pode ser explorada por revenge killers como Dugtrio. Além disto, carece de um STAB Fairy-type physical, o deixando dependente de coverages para atacar ameaças como Dragonite que resistem seus STABs Grass-types. Aliás, Grass é não é uma boa tipagem ofensiva, necessitando usar coverages como Superpower e Stone Edge para acertar os vários inimigos que resistem seus STABs. Apesar de comumente ter um Choice Scarf, a Speed abaixo-da-média de Tapu Bulu e suas fraquezas numerosas habilita muitos usuários de Choice Scarf do metagame, tais como Greninja e Victini, facilmente lhe dar revenge kill.

[SET]
name: Choice Scarf (Grass)
move 1: Wood Hammer
move 2: Horn Leech
move 3: Superpower
move 4: Stone Edge
item: Choice Scarf
ability: Grassy Surge
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Wood Hammer é insanamente poderoso sob Grassy Terrain é o move mais forte de Tapu Bulu e a melhor maneira de superar walls como Mega Sableye, ainda que ao custo de ser desgastado pelo dano colateral. Horn Leech, embora mais fraco, é um bom jeito de recuperar HP enquanto continua a causar dano consideravelmente alto de forma considerável. O mesmo é especialmente útil contra adversários enfraquecidos ou frágeis que Horn Leech pode nocautear, como Diggersby, para preservar sua longevidade. Superpower oferece coverage necessária para lidar com Steel-types, (AV) como Heatran e Ferrothorn, que se de outra maneira lhe fariam wall. Por fim, o principal objetivo de Stone Edge é permitir atacar Flying-, Fire- e Bug-types que resistem suas outras coverages, como Mega Charizard Y, Zapdos e Volcarona.

Detalhes do Set
========

252 EVs de Attack potencializam o poder de Tapu Bulu. EVs máximos em Speed, uma nature Jolly e Choice Scarf compensam sua baixa Speed e permitem-lhe no ultrapassar a maioria dos Pokémon sem boost do metagame e a preencher o papel de revenge killer; Greninja e Tapu Koko são exemplos notáveis de quem o ultrapassa. Investimento máximo em Attack permitem-lhe atacar o mais forte possível. Grassy Surge é uma ability inestimável que aumenta o poder de seus STABs, dá ao time recovery passiva e enfraquece Earthquake não só concede a Tapu Bulu e a toda sua equipe um aumento de força nos seus moves Grass-type, mas também recovery passivo a todos os Pokémon que tocam o chão, permitindo-lhe se tornar a opção ofensiva mais ameaçadora de Grass enquanto oferece um grande benefício a seus colegas de time. (pelo que vi, esse trecho foi traduzido do set Choice Scarf de Fairy, então remontei ele pra ficar como o de Grass)

Dicas de Uso
========

É bem importante ser seletivo no momento de decidir quando irá usar Wood Hammer ou Horn Leech durante a partida. Wood Hammer deve ser utilizado mais frequentemente em no early-game, já que é a principal maneira de Tapu Bulu de efetivamente dar revenge kill e abrir aberturas na equipe inimiga, enquanto Horn Leech é aproveitável contra times enfraquecidos para fazer a limpa em no late-game. Adicionalmente, mesmo que Wood Hammer o desgaste rapidamente, ele garante que um 2HKO seja o bastante para abater Pokémon resistentes, (AV) como Chansey e Toxapex, (AV) levem 2HKO. Sua melhor utilidade é como revenge killer, entrando em oponentes rápidos como Mega Lopunny os quais pode nocautear e simultaneamente servindo como um wallbreaker sólido. É essencial evitar qualquer tipo de status, como uma potencial burn ou paralysis pode afetar sua Speed ou Attack. Toxic Poison (pelo que entendi aqui se refere a "poison" mesmo) também é problemático, devido a seu dano residual com o dano colateral de Wood Hammer. Quando enfrentar revenge killers com Choice Scarf que podem nocauteá-lo, (AV) como Greninja e Nihilego, é crucial empregar aliados como Ferrothorn para fazer check a eles. Tapu Bulu precisa de Grassy Terrain para derrotar adversários defensivos como Toxapex, então fique atento antes de tentar vencê-los. Não utilize Superpower senão para atacar certos Steel- e Normal-types, já que o limita a usar um move que abaixa seu Attack e Defense e cria oportunidades para setup sweepers e walls, (AV) como Volcarona e Porygon2, (AV) virem a campo. Seja cuidadoso com Celesteela e outros usuários de Protect que podem prendê-lo em um move, desperdiçar turnos de Grassy Terrain e dar aos oponentes uma chance de entrar em campo.

Opções de Equipe
========

A recovery residual de Grassy Surge torna Pokémon defensivos aliados ideais para Tapu Bulu. A fantástica utilidade defensiva de Mega Venusaur o faz uma opção de equipe vital. Sua ótima tipagem o permite dar fazer switch em physical attackers como Mega Scizor, enquanto Bulu elimina wallbreakers mais fortes, (AV) como Mega Diancie, (AV) facilmente. Ferrothorn o ajuda lidando com ameaças resistentes, (AV) como Skarmory e Porygon2. Este também possui uma incrível tipagem e uma valiosa imunidade a Poison-type (acho que "type" não é tão necessário aqui), habilitando-o a fazer check a Nihilego e outros Poison-types. Outra razão para usá-lo é que pode fornecer suporte de entry hazards na forma de Spikes para melhorar a capacidade de Tapu Bulu como wallbreaker. Cradily faz check a Fire- e Flying-types, (AV) como Mega Charizard Y e Volcarona, (AV) por usando Rock Slide, providencia Stealth Rock, incapacita walls, (AV) como Porygon2, (AV) com Toxic e completa um excelente core defensivo composto por ele, Ferrothorn e Mega Venusaur. Celebi é um bom parceiro ofensivo, enfrentando Poison-types ameaçadores como Mega Venusaur enquanto pressiona times mais defensivos graças à Nasty Plot. Por outro lado, Tapu Bulu é melhor contra tipos ofensivos como Psychic os quais Celebi tem dificuldade em superar. Breelom é outro bom setup sweeper ofensivo, oferecendo um forte ataque de prioridade e acesso a Spore para incapacitar inimigos problemáticos como Toxapex. Aliás, Grassy Surge ajuda a preservar a Focus Sash de Breloom enquanto deixa sua Seed Bomb Bullet Seed ainda mais poderoso.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Grass
--------

Ao custo da mais que necessária Speed, Tapu Bulu poderia usar um set com Choice Band para se tornar um wallbreaker muito mais mortal que pode derrotar adversários que seu set com Choice Scarf não consegue. Por exemplo, um Wood Hammer com Choice Band dá um 2HKO em Porygon2 e um OHKO em Toxapex após dano prévio residual mínimo. Esse set aprecia outro companheiro, (AV) como Choice Scarf Rotom-C, (AV) para manter oponentes mais rápidos em xeque, mas Tapu Bulu cumpre este papel melhor que qualquer outra opção de Grass. Similarmente, um set com Swords Dance e um Z-Move para atrair fazer lure e abater ameaças como Mega Venusaur utilizando Rockium Z e Celesteela usando Fightinium Z é viável, porém, tal set não possui a Speed e o Attack imediatos que os com Choice Scarf e Choice Band têm, respectivamente.

Checks e Counters
===================

Grass
--------

**Bulky Steel-types bulky**: Tapu Bulu não consegue vencer Pokémon como Skarmory e Mega Scizor, pois resistem seus STABs e podem derrotá-lo por conta própria. Outros inimigos como Heatran podem facilmente forçar sua saída caso esteja preso a um move Grass-type, mas ele deve estar atento a Superpower.

**Poison-types**: Poison-types, (AV) como Mega Venusaur e Choice Scarf Nihilego, (AV) se aproveitam da fraqueza quádrupla de Tapu Bulu e o ameaçam com seus STABs, com Mega Venusaur especificamente sendo um incrível counter, em razão de sua resistência quádrupla a Grass-type e uma excelente Defense.

**Revenge Killers**: Devido a uma Speed naturalmente baixa, Tapu Bulu é suscetível a Pokémon mais rápidos com um Choice Scarf, (AV) como Victini e Greninja, que podem ultrapassá-lo com facilidade e explorar suas numerosas fraquezas.

**Fire-types**: Pokémon como Torkoal e Mega Charizard X resistem os ataques Grass-type de Tapu Bulu e nocauteiam-no com seus STABs, contudo, eles têm que tomar cuidado com Stone Edge.

**Dragon-types**: Apesar da tipagem Fairy de Tapu Bulu, a falta de um bom STAB deste tipo capacita Dragon-types, (AV) como Mega Altaria e Latios, (AV) enfrentá-lo, já que resistem a Grass-type.

**Condições de Status**: A dependência de Tapu Bulu em Attack e Speed brutos faz de burn e paralysis um verdadeiro problema. Ser envenenado também é incapacitante, pois o desgasta junto a Wood Hammer que é frequentemente utilizado.

**Pokémon focados em Defense**: Walls focadas em Defense, (AV) como Porygon2, (AV) podem sem risco algum fazer wall a Tapu Bulu. Ademais, Grassy Terrain funciona contra ele nessas situações, já que fornece aos adversários uma recovery adicional.

[CREDITS]
-Written by: [[lotiasite, 302985], [Haaku, 194098], [maroon, 305839], [Splashbrutha, 437289]]
-Grass analysis by: [[Haaku, 194098]]
-Earlier versions by: [[Misaka-Mikoto, 240969], [Tyke, 243751]]
-Translated by: [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by: [[nome, id], [nome, id]]
-Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [terrors, 279058], [Zar, 221862], [Misaka-Mikoto, 240969], [Izaya, 311872], [Moosical, 215618], [Tyke, 243751], [maroon, 305839], [Decem, 362454], [Havens, 391540]]
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Outras mudanças podem ser vistas no diffchecker;

— "Recovery" fica no masculino;

— "Recoil", ou "dano colateral", fica no inglês mesmo. Não que não se possa usar "dano colateral", mas creio que haja melhores contextos para usá-lo;

Comentários

— No geral, o que me atentaria mais é em relação a concordância de número, algumas concordâncias de gênero de termos em inglês e a algumas omissões de termos. Sobre esse último, por exemplo, em um trecho faltou um conectivo "e" em uma frase, o que a fez ficar desconexa. Ficaria mais atento a isso, embora seja normal "comermos" palavras enquanto escrevemos. Comigo, pelo menos, acontece recorrentemente;

GP 2/2

[OVERVIEW]

Grass
========

Tapu Bulu é o melhor Pokémon ofensivo disponível para times Grass-type. Sua inigualável combinação de poder como wallbreaker e uma ótima ability fazem (G: "sua combinação e uma ótima ability fazem...") dele uma opção crucial para qualquer equipe Grass. Grassy Surge fornece um massivo suporte para si e seus aliados por elevar o poder dos ataques Grass-type e providenciar recovery passivo (A: "recovery" fica no masculino) para todos os Pokémon no chão, além de enfraquecer golpes Ground-type. Isso permite ao core defensivo de Grass, que é inteiramente neutro a Ground-type, ter muito mais facilidade em fazer check a wallbreakers como Choice Band Excadrill. Por causa de seu Attack alto e seus golpes aprimorados por Grassy Terrain como Wood Hammer, ele é capaz de ser um wallbreaker temível e um revenge killer. Ademais, seu bulk decente, o recovery passivo de Grassy Terrain e o acesso a Horn Leech fazem dele difícil de se derrotar. Para ressaltar isso, normalmente é suportado por companheiros bulky que lhe (G: aqui no caso há objeto indireto, pois "dão a Tapu Bulu oportunidades...". Tendo um objeto indireto, usa-se o pronome "lhe") dão oportunidades seguras para entrar em campo. Porém, enquanto sua tipagem Fairy-type provê uma utilidade defensiva contra Dark-, Fighting- e Dragon-types, ela acumula uma fraqueza a Poison-type que pode ser explorada por revenge killers como Dugtrio. Além disso, carece de um STAB Fairy-type physical, deixando-o (G: após vírgula, ênclise obrigatória) dependente de coverages para atacar ameaças como Dragonite que resistem seus STABs Grass-types. Aliás, Grass não é um bom tipo ofensivo (A: usamos "tipagem" geralmente para se referir a mais de um tipo), necessitando usar coverages como Superpower e Stone Edge para acertar os vários inimigos que resistem a seus STABs. Apesar de comumente usar Choice Scarf, a Speed menos do que mediana de Tapu Bulu e suas fraquezas numerosas habilita muitos usuários de Choice Scarf do metagame, tais como Greninja e Victini, a facilmente lhe dar revenge kill.

[SET]
name: Choice Scarf (Grass)
move 1: Wood Hammer
move 2: Horn Leech
move 3: Superpower
move 4: Stone Edge
item: Choice Scarf
ability: Grassy Surge
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Wood Hammer é insanamente poderoso sob Grassy Terrain e é o move mais forte de Tapu Bulu e a melhor maneira de derrubar walls como Mega Sableye, ainda que tenha o custo de ser desgastado com recoil. Horn Leech, embora mais fraco, é um bom jeito de recuperar HP enquanto continua a causar dano consideravelmente alto. O mesmo é especialmente útil contra adversários enfraquecidos ou frágeis que Horn Leech consiga nocautear, como Diggersby, para preservar sua longevidade. Superpower oferece coverage necessária para lidar com Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, que de outra maneira lhe fariam wall. Por fim, o principal objetivo de Stone Edge é atacar Flying-, Fire- e Bug-types que resistem suas outras coverages, como Mega Charizard Y, Zapdos e Volcarona.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Speed, uma nature Jolly e Choice Scarf compensam sua baixa Speed e permitem-lhe ultrapassar a maioria dos Pokémon sem boosts do metagame. Investimentos (A: "Investimentos permitem-lhe...") máximo em Attack permitem-lhe atacar o mais forte possível. Grassy Surge não só concede a Tapu Bulu e a toda sua equipe um aumento de força nos seus moves Grass-type, mas também recovery passivo a todos os Pokémon que tocam o chão, tornando-se a opção ofensiva mais e ameaçadora de Grass enquanto oferece um grande benefício a seus colegas de time.

Dicas de Uso
========

É bem importante ser seletivo em relação a qual momento Wood Hammer ou Horn Leech devem ser usados durante a partida. Wood Hammer deve ser utilizado mais frequentemente no early-game, já que é a principal maneira de Tapu Bulu de efetivamente dar revenge kill e abrir aberturas na equipe inimiga, enquanto Horn Leech é aproveitável contra times enfraquecidos para fazer a limpa no late-game. Adicionalmente, mesmo que Wood Hammer o desgaste rapidamente, ele garante que Pokémon resistentes, como Chansey e Toxapex, levem 2HKO. Sua melhor utilidade é como revenge killer, entrando em oponentes rápidos como Mega Lopunny, os quais pode nocautear, e simultaneamente servindo como um wallbreaker sólido. É essencial evitar qualquer tipo de status, pois um potencial burn ou paralysis pode afetar sua Speed ou seu Attack. Poison também é problemático, devido a seu dano residual com o recoil de Wood Hammer. Quando enfrentar revenge killers com Choice Scarf que possam nocauteá-lo, como Greninja e Nihilego, é crucial chamar aliados como Ferrothorn para fazer check a eles. Tapu Bulu precisa de Grassy Terrain para derrotar adversários defensivos como Toxapex, então fique atento antes de tentar derrubá-los. Não utilize Superpower a não ser para atacar certos Steel- e Normal-types, já que limita as vezes em que o move que diminui seu Attack e sua Defense pode ser usado e cria oportunidades para setup sweepers e walls, como Volcarona e Porygon2, virem a campo. Seja cuidadoso com Celesteela e outros usuários de Protect que podem prendê-lo em um move, desperdiçar turnos de Grassy Terrain e dar aos oponentes uma chance de entrar em campo.

Opções de Equipe
========

O recovery residual de Grassy Surge torna Pokémon defensivos aliados ideais para Tapu Bulu. A fantástica utilidade defensiva de Mega Venusaur faz dele uma opção de equipe vital. Sua ótima tipagem lhe permite fazer switch em physical attackers como Mega Scizor, enquanto Tapu Bulu elimina wallbreakers mais fortes, como Mega Diancie, facilmente. Ferrothorn lida com ameaças resistentes, como Skarmory e Porygon2. Ele também possui uma incrível tipagem e uma valiosa imunidade a Poison, habilitando-o a fazer check a Nihilego e outros Poison-types. Outra razão para usá-lo é seu suporte de entry hazards na forma de Spikes para auxiliar o potencial de wallbreak de Tapu Bulu. Cradily faz check a Fire- e Flying-types, como Mega Charizard Y e Volcarona, usando Rock Slide, providencia Stealth Rock, incapacita walls ao usar Toxic, como Porygon2, e completa um excelente core defensivo composto por ele, Ferrothorn e Mega Venusaur. Celebi é um bom parceiro ofensivo, enfrentando Poison-types ameaçadores, como Mega Venusaur, enquanto pressiona times mais defensivos graças a (G: não craseie antes de nome de move) Nasty Plot. Por outro lado, Tapu Bulu é melhor contra tipos ofensivos com os quais Celebi tem dificuldade em derrotar, como Psychic (A: troquei a ordem para tentar esclarecer o sentido). Breelom é outro bom setup sweeper ofensivo, oferecendo um forte ataque de prioridade e acesso a Spore para incapacitar inimigos problemáticos como Toxapex. Aliás, Grassy Surge ajuda a preservar Focus Sash de Breloom enquanto fortalece ainda mais Bullet Seed.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Grass
--------

Ao custo da mais do que necessária Speed, Tapu Bulu poderia usar um set com Choice Band para se tornar um wallbreaker muito mais potente para derrotar adversários que seu set com Choice Scarf não consegue. Por exemplo, um Wood Hammer com Choice Band dá 2HKO em Porygon2 e OHKO em Toxapex após dano residual mínimo. Esse set aprecia outro companheiro tal como Choice Scarf Rotom-C para manter oponentes mais rápidos em xeque, mas Tapu Bulu cumpre esse papel melhor do que qualquer outra opção de Grass. Similarmente, um set com Swords Dance e um Z-Move para fazer lure e abater ameaças como Mega Venusaur utilizando Rockium Z e Celesteela usando Fightinium Z, porém, tal set não possui a Speed e o Attack imediatos que os sets de Choice Scarf e Choice Band têm, respectivamente.

Checks e Counters
===================

Grass
--------

**Steel-types Bulky**: Tapu Bulu não consegue vencer Pokémon como Skarmory e Mega Scizor, pois resistem seus STABs e podem derrotá-lo por conta própria. Outros inimigos como Heatran podem facilmente forçar sua saída caso esteja preso a um move Grass-type, mas ele deve estar atento a Superpower.

**Poison-types**: Poison-types, como Mega Venusaur e Choice Scarf Nihilego se aproveitam da fraqueza quádrupla de Tapu Bulu e o ameaçam com seus STABs. (A: optando pela pausa aqui para não prolongar o período) Mega Venusaur especificamente sendo um incrível counter, em razão de sua resistência quádrupla a Grass-type e de uma excelente Defense.

**Revenge Killers**: Devido a Speed naturalmente baixa, Tapu Bulu é vulnerável a Pokémon mais rápidos com Choice Scarf, como Victini e Greninja, que podem ultrapassá-lo com facilidade e explorar suas numerosas fraquezas.

**Fire-types**: Pokémon como Torkoal e Mega Charizard X resistem os ataques Grass-type de Tapu Bulu e nocauteiam-no com seus STABs. Contudo, eles devem tomar cuidado com Stone Edge.

**Dragon-types**: Apesar da tipagem Fairy de Tapu Bulu, a falta de um bom STAB desse tipo capacita Dragon-types, como Mega Altaria e Latios, enfrentá-lo, já que resistem a Grass-type.

**Condições de Status**: A dependência de Tapu Bulu em Attack e Speed brutos faz de burn e paralysis um verdadeiro problema. Sofrer poison também é incapacitante, pois desgasta ainda mais com o recoil de Wood Hammer, que é frequentemente utilizado.

**Pokémon focados em Defense**: Walls focadas em Defense, como Porygon2, podem sem risco algum enfrentar Tapu Bulu. Ademais, Grassy Terrain funciona contra ele nessas situações, já que fornece aos adversários um recovery adicional.

[CREDITS]
-Written by: [[lotiasite, 302985], [Haaku, 194098], [maroon, 305839], [Splashbrutha, 437289]]
-Grass analysis by: [[Haaku, 194098]]
-Translated by: [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by: [[Tico Meu, ], [nome, id]]
-Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [terrors, 279058], [Zar, 221862], [Misaka-Mikoto, 240969], [Izaya, 311872], [Moosical, 215618], [Tyke, 243751], [maroon, 305839], [Decem, 362454], [Havens, 391540]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/dWrhRAiY:

[OVERVIEW]

Grass
========

Tapu Bulu é o melhor Pokémon ofensivo disponível para times Grass-type. Sua inigualável combinação de poder como wallbreaker e uma ótima ability fazem dele uma opção crucial para qualquer equipe Grass. Grassy Surge fornece um massivo suporte para si e seus aliados por elevar o poder dos ataques Grass-type e providenciar recovery passivo para todos os Pokémon no chão, além de enfraquecer golpes Ground-type. Isso permite ao core defensivo de Grass, que é inteiramente neutro a Ground-type, ter muito mais facilidade em fazer check a wallbreakers como Choice Band Excadrill. Por causa de seu Attack alto e seus golpes aprimorados por Grassy Terrain como Wood Hammer, ele é capaz de ser um wallbreaker temível e um revenge killer. Ademais, seu bulk decente, o recovery passivo de Grassy Terrain e o acesso a Horn Leech fazem dele difícil de se derrotar. Para ressaltar isso, normalmente é suportado por companheiros bulky que lhe dão oportunidades seguras para entrar em campo. Porém, enquanto sua tipagem Fairy-type provê uma utilidade defensiva contra Dark-, Fighting- e Dragon-types, ela acumula uma fraqueza a Poison-type que pode ser explorada por revenge killers como Dugtrio. Além disso, carece de um STAB Fairy-type physical, deixando-o dependente de coverages para atacar ameaças como Dragonite que resistem seus STABs Grass-types. Aliás, Grass não é um bom tipo ofensivo, necessitando usar coverages como Superpower e Stone Edge para acertar os vários inimigos que resistem a seus STABs. Apesar de comumente usar Choice Scarf, a Speed menos do que mediana de Tapu Bulu e suas fraquezas numerosas habilita muitos usuários de Choice Scarf do metagame, tais como Greninja e Victini, a facilmente lhe dar revenge kill.

[SET]
name: Choice Scarf (Grass)
move 1: Wood Hammer
move 2: Horn Leech
move 3: Superpower
move 4: Stone Edge
item: Choice Scarf
ability: Grassy Surge
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Wood Hammer é insanamente poderoso sob Grassy Terrain e é o move mais forte de Tapu Bulu e a melhor maneira de derrubar walls como Mega Sableye, ainda que tenha o custo de ser desgastado com recoil. Horn Leech, embora mais fraco, é um bom jeito de recuperar HP enquanto continua a causar dano consideravelmente alto. O mesmo é especialmente útil contra adversários enfraquecidos ou frágeis que Horn Leech consiga nocautear, como Diggersby, para preservar sua longevidade. Superpower oferece coverage necessária para lidar com Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, que de outra maneira lhe fariam wall. Por fim, o principal objetivo de Stone Edge é atacar Flying-, Fire- e Bug-types que resistem suas outras coverages, como Mega Charizard Y, Zapdos e Volcarona.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Speed, uma nature Jolly e Choice Scarf compensam sua baixa Speed e permitem-lhe ultrapassar a maioria dos Pokémon sem boosts do metagame. Investimentos máximo em Attack permitem-lhe atacar o mais forte possível. Grassy Surge não só concede a Tapu Bulu e a toda sua equipe um aumento de força nos seus moves Grass-type, mas também recovery passivo a todos os Pokémon que tocam o chão, tornando-se a opção ofensiva mais e ameaçadora de Grass enquanto oferece um grande benefício a seus colegas de time.

Dicas de Uso
========

É bem importante ser seletivo em relação a qual momento Wood Hammer ou Horn Leech devem ser usados durante a partida. Wood Hammer deve ser utilizado mais frequentemente no early-game, já que é a principal maneira de Tapu Bulu de efetivamente dar revenge kill e abrir aberturas na equipe inimiga, enquanto Horn Leech é aproveitável contra times enfraquecidos para fazer a limpa no late-game. Adicionalmente, mesmo que Wood Hammer o desgaste rapidamente, ele garante que Pokémon resistentes, como Chansey e Toxapex, levem 2HKO. Sua melhor utilidade é como revenge killer, entrando em oponentes rápidos como Mega Lopunny, os quais pode nocautear, e simultaneamente servindo como um wallbreaker sólido. É essencial evitar qualquer tipo de status, pois um potencial burn ou paralysis pode afetar sua Speed ou seu Attack. Poison também é problemático, devido a seu dano residual com o recoil de Wood Hammer. Quando enfrentar revenge killers com Choice Scarf que possam nocauteá-lo, como Greninja e Nihilego, é crucial chamar aliados como Ferrothorn para fazer check a eles. Tapu Bulu precisa de Grassy Terrain para derrotar adversários defensivos como Toxapex, então fique atento antes de tentar derrubá-los. Não utilize Superpower a não ser para atacar certos Steel- e Normal-types, já que limita as vezes em que o move que diminui seu Attack e sua Defense pode ser usado e cria oportunidades para setup sweepers e walls, como Volcarona e Porygon2, virem a campo. Seja cuidadoso com Celesteela e outros usuários de Protect que podem prendê-lo em um move, desperdiçar turnos de Grassy Terrain e dar aos oponentes uma chance de entrar em campo.

Opções de Equipe
========

O recovery residual de Grassy Surge torna Pokémon defensivos aliados ideais para Tapu Bulu. A fantástica utilidade defensiva de Mega Venusaur faz dele uma opção de equipe vital. Sua ótima tipagem lhe permite fazer switch em physical attackers como Mega Scizor, enquanto Tapu Bulu elimina wallbreakers mais fortes, como Mega Diancie, facilmente. Ferrothorn lida com ameaças resistentes, como Skarmory e Porygon2. Ele também possui uma incrível tipagem e uma valiosa imunidade a Poison, habilitando-o a fazer check a Nihilego e outros Poison-types. Outra razão para usá-lo é seu suporte de entry hazards na forma de Spikes para auxiliar o potencial de wallbreak de Tapu Bulu. Cradily faz check a Fire- e Flying-types, como Mega Charizard Y e Volcarona, usando Rock Slide, providencia Stealth Rock, incapacita walls ao usar Toxic, como Porygon2, e completa um excelente core defensivo composto por ele, Ferrothorn e Mega Venusaur. Celebi é um bom parceiro ofensivo, enfrentando Poison-types ameaçadores, como Mega Venusaur, enquanto pressiona times mais defensivos graças a Nasty Plot. Por outro lado, Tapu Bulu é melhor contra tipos ofensivos com os quais Celebi tem dificuldade em derrotar, como Psychic. Breelom é outro bom setup sweeper ofensivo, oferecendo um forte ataque de prioridade e acesso a Spore para incapacitar inimigos problemáticos como Toxapex. Aliás, Grassy Surge ajuda a preservar Focus Sash de Breloom enquanto fortalece ainda mais Bullet Seed.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Grass
--------

Ao custo da mais do que necessária Speed, Tapu Bulu poderia usar um set com Choice Band para se tornar um wallbreaker muito mais potente para derrotar adversários que seu set com Choice Scarf não consegue. Por exemplo, um Wood Hammer com Choice Band dá 2HKO em Porygon2 e OHKO em Toxapex após dano residual mínimo. Esse set aprecia outro companheiro tal como Choice Scarf Rotom-C para manter oponentes mais rápidos em xeque, mas Tapu Bulu cumpre esse papel melhor do que qualquer outra opção de Grass. Similarmente, um set com Swords Dance e um Z-Move para fazer lure e abater ameaças como Mega Venusaur utilizando Rockium Z e Celesteela usando Fightinium Z, porém, tal set não possui a Speed e o Attack imediatos que os sets de Choice Scarf e Choice Band têm, respectivamente.

Checks e Counters
===================

Grass
--------

**Steel-types Bulky**: Tapu Bulu não consegue vencer Pokémon como Skarmory e Mega Scizor, pois resistem seus STABs e podem derrotá-lo por conta própria. Outros inimigos como Heatran podem facilmente forçar sua saída caso esteja preso a um move Grass-type, mas ele deve estar atento a Superpower.

**Poison-types**: Poison-types, como Mega Venusaur e Choice Scarf Nihilego se aproveitam da fraqueza quádrupla de Tapu Bulu e o ameaçam com seus STABs. Mega Venusaur especificamente sendo um incrível counter, em razão de sua resistência quádrupla a Grass-type e de uma excelente Defense.

**Revenge Killers**: Devido a Speed naturalmente baixa, Tapu Bulu é vulnerável a Pokémon mais rápidos com Choice Scarf, como Victini e Greninja, que podem ultrapassá-lo com facilidade e explorar suas numerosas fraquezas.

**Fire-types**: Pokémon como Torkoal e Mega Charizard X resistem os ataques Grass-type de Tapu Bulu e nocauteiam-no com seus STABs. Contudo, eles devem tomar cuidado com Stone Edge.

**Dragon-types**: Apesar da tipagem Fairy de Tapu Bulu, a falta de um bom STAB desse tipo capacita Dragon-types, como Mega Altaria e Latios, enfrentá-lo, já que resistem a Grass-type.

**Condições de Status**: A dependência de Tapu Bulu em Attack e Speed brutos faz de burn e paralysis um verdadeiro problema. Sofrer poison também é incapacitante, pois desgasta ainda mais com o recoil de Wood Hammer, que é frequentemente utilizado.

**Pokémon focados em Defense**: Walls focadas em Defense, como Porygon2, podem sem risco algum enfrentar Tapu Bulu. Ademais, Grassy Terrain funciona contra ele nessas situações, já que fornece aos adversários um recovery adicional.

[CREDITS]
-Written by: [[lotiasite, 302985], [Haaku, 194098], [maroon, 305839], [Splashbrutha, 437289]]
-Grass analysis by: [[Haaku, 194098]]
-Translated by: [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by: [[Tico Meu, 413994], [Repu, 304761]]
-Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [terrors, 279058], [Zar, 221862], [Misaka-Mikoto, 240969], [Izaya, 311872], [Moosical, 215618], [Tyke, 243751], [maroon, 305839], [Decem, 362454], [Havens, 391540]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top