Grammar Swampert [GP 0/2]

https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/swampert/

[OVERVIEW]
Swampert tem um nicho em OU como uma pseudo wall special com diversas formas de utilidade que consegue fazer tank a dano vindo de Pokémon como Dragapult, Galarian Slowking e Hydreigon. Flip Turn permite-lhe funcionar como um pivot lento que pressiona Defoggers diretamente enquanto produz momentum. A boa tipagem defensiva de Swampwert deixa-o fazer switch-in a special attackers comuns, como Tapu Koko, Magnezone, Heatran e Volcarona, e ao mesmo tempo tem a oportunidade de colocar Stealth Rock ou gerar momentum graças aos switches que força. Swampert pode ainda oferecer utilidade adicional ao punir removedores de entry hazards comuns como Mandibuz, Rotom-W e Zapdos via Toxic. No entanto, a falta de recovery fiável torna-o suscetível a ser desgastado ao fazer switch-ins repetidamente a ataques e entry hazards. Devido ao seu pequeno nicho, Swampert enfrenta competição com outros Water-types com bom bulk, tais como Slowbro, Slowking, Toxapex e Gastrodon, que apresentam melhor longevidade com moves de recovery fiável e Regenerator no caso dos primeiros três. Enquanto Swampert apresenta acesso a Flip Turn comparado a outros Ground-types ofensivos com bom bulk como Garchomp, falta-lhe a utilidade de Landorus-T, que tem a capacidade de remover as Heavy-Duty Boots de um Defogger com Knock Off.

[SET]
name: Pivot Defensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Flip Turn
move 3: Toxic
move 4: Earthquake
item: Leftovers
ability: Damp
nature: Sassy
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

[SET COMMENTS]
Stealth Rock é utilizado para capitalizar na capacidade de Swampert forçar switches contra Tapu Koko, Magnezone, Heatran e Volcarona. Flip Turn gera momentum contra Grass- e Water-types e consegue trazer seguramente para o campo colegas de equipe ameaçam a saída de Defoggers, como Corviknight. Toxic é utilizado para punir Defoggers e bulky Water-types como Rotom-W, Slowbro e Slowking, assim como switch-ins do tipo Grass comuns como Rillaboom e Tangrowth. High Horsepower pode ser utilizado em vez de Earthquake para evitar a redução de dano vinda de Grassy Terrain, mas pode resultar em Swampert levar mais dano residual de Rocky Helmet, Rough Skin, Iron Barbs e Flame Body. Damp previne o uso de Explosion em Pokémon que atuam como leads de hyper offense tais como Landorus-T e Regieleki.
Swampert é melhor usado em times bulky offense e balance, onde pode ser um colocador de Stealth Rock e um pivot que gera momentum e dano residual contra a equipe inimiga. Swampert consegue utilizar o seu Flip Turn lento contra bulky Grass- e Water-types, como Tangrowth e Toxapex, para trazer em segurança wallbreakers poderosos como Choice Specs Blacephalon, Choice Specs Tapu Lele e Choice Band Rillaboom. Corviknight é também um excelente parceiro já que aprecia a capacidade de Swampert fazer switch-in a moves Fire- e Electric-type como Magma Storm, Flamethrower, Volt Switch e Thunderbolt, enquanto Corviknight pode ser usado para fazer switch-in aos demais Grass-types que ameaçam Swampert e forma com ele um core de pivot que é fantástico a manter o momentum. Outros Flying-types como Zapdos podem também ser utilizados para ameaçar Grass- e Water-types ofensivamente, que podem ser um incómodo para Swampert. Grass-types utilizadores de Knock Off como Rillaboom e Kartana apreciam o dano residual vindo de Stealth Rock e Toxic que Swampert providencia contra Defoggers Flying-type que lhes fazem switch-in normalmente. Swampert beneficia também de Grassy Terrain de Rillaboom, providenciando-lhe uma extra camada de recovery por turno, mas neste caso é importante utilizar High Horsepower para prevenir a redução de dano de Earthquake.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Protect pode ser utilizado sobre Toxic para aumentar a longevidade de Swampert ao expremer extra recovery vinda de Leftovers e Grassy Terrain, ao mesmo tempo que faz scout a Pokémon que são utilizadores comuns de itens Choice como Rillaboom, Kartana, Dragapult e Tapu Lele. Yawn pode ser utilizado como um move disruptivo para negar setup sweepers ou prevenir Defoggers oponentes de remover entry hazards. Pode também ser utilizado em união com Flip Turn para ganhar momentum se o oponente decidir dar switch para prevenir sleep.

Checks e Counters
====

**Grass-types**: Pokémon ofensivos comuns como Rillaboom e Kartana podem fazer switch e de imediato dar KO a Swampert ou utilizá-lo para fazer setup sem contrapartidas. Pokémon defensivos como Tangrowth e Ferrothorn podem também punir o Flip Turn de Swampert com dano de Rocky Helmet e Iron Barbs. No entanto, Swampert pode punir Rillaboom ou Tangrowth com Toxic e negar a Kartana as oportunidades de setup com Yawn ou Flip Turn.
**Wallbreakers Específicos**: Swampert não tem a capacidade de confortavelmente entrar em ataques que não resiste vindos de wallbreakers e muitas das vezes confia noutros colegas de equipe para fazer switch-in a Pokémon como Tapu Lele, Dragapult e Urshifu-R.
**Dano Residual e Entry Hazards**: A falta de recovery fiável de Swampert torna-o muito suscetível a entry hazards e à punição de contacto por Rocky Helmet, Rough Skin e Iron Barbs. Dano de poison e burn são também extremamente prejudiciais a Swampert, diminuindo a sua capacidade de fazer check a special attackers a longo termo.

[CREDITS]
Written by:
https://www.smogon.com/forums/members/440741
Translated by:
https://www.smogon.com/forums/members/chlora.482017/
Grammar checked by:
https://www.smogon.com/forums/members/frixel.554087/
 
Last edited:

Frixel

Double down
is a Social Media Contributor
ADICIONAR REMOVER COMENTAR

[OVERVIEW]
Swampert esculpetem um nicheo em OU como uma pseudo wall special com diversas formas de utilidade que consegue fazer tank a dano vindo de Pokémon como Dragapult, Galarian Slowking e Hydreigon. Flip Turn permite-lhe funcionar como um pivot lento que diretamente pressiona Ddeffoggers ao mesmo tempo que produz ritmo. Omomentum. A boma tipoagem defensivoa de Swampwert deixa-o fazer switch-in a special attackers comuns, (AV) como Tapu Koko, Magnezone, Heatran e Volcarona, e ao mesmo tempo tem a oportunidade de colocar Stealth Rock ou gerar ritmomomentum graças aos switches que força. Swampert pode ainda oferecer utilidade adicional ao punir removedores de entry hazards comuns como Mandibuz, Rotom-W e Zapdos via Toxic. No entanto, a falta de recovery fiável torna-o suscetível a ser desgastado ao repetidamente fazer switch-ins repetidamente a ataques e entry hazards. Devido ao seu pequeno niche específico, Swampert enfrenta competição com outros Water-types decom bom bulk, (AV) tais como Slowbro, Slowking, Toxapex e Gastrodon, que apresentam melhor longevidade com moves de recovery fiável, (RV) e Regenerator no caso dos primeiros três. Enquanto sSwampert apresenta acesso a Flip Turn comparado a outros Ground-types ofensivos decom bom bulk como Garchomp, falta-lhe a utilidade de Landorus-T, que tem a capacidade de remover as Heavy-Duty Boots de um Defogger com Knock Off.

[SET]
name: Pivot Defensive Pivot
move 1: Stealth Rock
move 2: Flip Turn
move 3: Toxic
move 4: Earthquake
item: Leftovers
ability: Damp
nature: Sassy
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

[SET COMMENTS]
Stealth Rock é utilizado para capitalizar na habilidade de Swampert de forçar switches contra Tapu Koko, Magnezone, Heatran e Volcarona. Flip Turn gera ritmo momentum contra Grass- e Water-types e consegue trazer seguramente (seguramente trazer - é certo que consegues trazer // trazer seguramente - trazer em segurança) para campo colegas de equipe que ameaçam a saída de Defoggers, (AV) como Corviknight para fora. Toxic é utilizado para punir Defoggers e bulky Water-types como Rotom-W, Slowbro e Slowking, assim também como switch-ins do tipo Grass-type comuns como Rillaboom e Tangrowth. High Horsepower pode ser utilizado em vez de Earthquake para evitar a redução de dano vinda de Grassy Terrain, mas pode resultar em Swampert levar mais dano residual de Rocky Helmet, Rough Skin, Iron Barbs e Flame Body. Damp previne o uso de Explosion em Pokémon que atuam como leads de hyper offense talis como Landorus-T e Regieleki.
Swampert fica bemé melhor usado em times de bulky offense e balance, onde pode ser um colocado como utilizador de Stealth Rock e comoum pivot que consegue gerar ritmomentum e dano residual contragastar a equipe inimiga. Swampert consegue utilizar o seu Flip Turn lento contra bulky Grass- e Water-types, (AV) como Tangrowth e Toxapex, (AV) para trazer em segurança wallbreakers poderosos como Choice Specs Blacephalon com, Choice Specs, Tapu Lele come Choice Specs eBand Rillaboom com Choice Band. Corviknight é também um excelente parceiro já que aprecia a habilidade de Swampert de fazer switch-ins em moves de Fire- e Electric-type como Magma Storm, Flamethrower, Volt Switch e Thunderbolt, enquanto Corviknight pode ser usado para fazer switch-in aos demais Grass-types que ameaçam Swampert e formar com ele um core de pivot que é fantástico a manter o ritmomentum. Outros Flying-types como Zapdos podem também ser utilizados para ameaçar Grass- e Water-types ofensivamente, que podem ser um incómodo para Swampert. Grass-types utilizadores de Knock oOff como rRillaboom e Kartana apreciam o dano residual vindo de Stealth Rock e Toxic que Swampert providencia contra Defoggers Flying-type a que lhes normalmente fazem switch in normalmente. Swampert beneficia também doe Grassy Terrain de Rillaboom, providenciando-lhe uma extra camada de recovery por turno, mas nesste caso é importante utilizar High Horsepower em vez de Earthquake para prevenir a redução de dano dest Earthquake.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Protect pode ser utilizado sobre Toxic para aumentar a longevidade de Swampert ao expremer extra recovery vinda de Leftovers e Grassy Terrain, (AV) ao mesmo tempo que faz scout a Pokémon que são comuns utilizadores comuns de itens Choice como Rillaboom, Kartana, Dragapult e Tapu Lele. Yawn pode ser utilizado como um move disruptivo para negar setup sweepers ou prevenir Defoggers oponentes de remover entry hazards. Pode também ser utilizado em união com Flip Turn para ganhar ritmomentum se o oponente decidir dar switch para prevenir sleep.

Checks e Counters
====

**Grass-types**: Pokémon ofensivos comuns como Rillaboom e Kartana podem fazer switch- in (RH) e de imediato fazer KO a Swampert ou utilizá-lo como foddpara fazer de setup sem contrapartidas. Pokémon Ddefensivos como Tangrowth e Ferrothorn podem também punir o Flip Turn de Swampert com dano de Rocky Helmet e Iron Barbs. No entanto, Swampert pode punir Rillaboom ou Tangrowth com Toxic e negar a Kartana as suas oportunidades de setup com Yawn ou Flip Turn.
**Wallbreakers Específicos**: Swampert não tem a capacidade de comnfortavelmente entrar em ataques que não resistidose vindos de wallbreakers e muitas das vezes confia noutros colegas de equipe para fazer switch-in a Pokémon como Tapu Lele, Dragapult e Urshifu-R.
**Dano Residual e Entry Hazards**: A falta de recovery fiável de Swampert torna-o muito suscetível a entry hazards e aà punição de contacto por Rocky Helmet, Rough Skin e Iron Barbs. Dano de poison e burn são também extremamente prejudiciais a Swampert, diminuindo a sua capacidade de fazer check a special attackers a longo termo.
 
Last edited:
Voltando a esta tl antiga atualizei os créditos para o novo formato, e pra quem eventualmente voltar aqui pra dar gp ficam as perguntas/sugestões em retrospetiva:

- As várias reposições de "ritmo" por "momentum" deveriam ficar como no AM? Peloq sei a expressão é traduzida

- "Pivot defensivo" não deveria ficar "Pivô defensivo"? Mesmo para as várias menções de "pivot"

- No 2º parágrafo, "ameaçam a saída de Defoggers, como Corviknight" - acho q podia ser reescrito para comunicar melhor o sentido do original, sinto q apesar de não estar muito bem colocada inicialmente a expressão original dava uma maior impressão de "forçar", pq acho q "ameaçar x" implica uma ação controlada pelo sujeito. Posso estar errado (provavelmente estou). Caso não, sugiro "ameaçam" -> "forçam" ou alternativamente "ameaçam KO" (acho q a 1ºa é melhor)
- Sugiro "assim como switch-ins do tipo Grass comuns" -> "assim como switch-ins Grass-type comuns"
- Sugiro "providenciando-lhe uma extra camada" -> "providenciando-lhe uma camada extra"

- No other options, sugiro "muitas das vezes confia noutros colegas de equipe" -> "muitas das vezes depende de outros colegas de equipe" (mais adequado imo)
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top