OU Suicune

Status
Not open for further replies.

Shokkking

No man can walk out on his own story
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/suicune/ou/

Visão Geral

Suicune possui um bom tipo defensivo e um bulk fenomenal, fatores que lhe permitem agir como um sweeper de Calm Mind assustador. Com sua ótima ability, Pressure, Suicune consegue ameaçar times ofensivos e defensivos que possuem dificuldade para o derrotar. Apesar de ameaças comuns em times defensivos, como Toxapex, não terem medo de Suicune, ainda assim ele consegue realizar PP stall contra a maioria das ameaças defensivas, como Ferrothorn, que normalmente fariam um ótimo check a Water-types, utilizando Substitute e Pressure. Entretanto, ameaças ofensivas rápidas que são vistas comumente, tais como Tapu Koko e Timid Tapu Lele com Psyshock, pressionam Suicune, impedindo-o de realizar setup e derrotar diversos times ofensivos no metagame, porém, elas ainda devem tomar cuidado com burns vindos de Scald. Ademais, Suicune requer um imenso apoio para funcionar bem contra times que utilizam Pokémon que o param, como Toxapex, Mantine e Tapu Fini.

[SET]
nome: Substitute + Calm Mind
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 16 SpD / 240 Spe

Moves

Scald é o STAB principal de Suicune, prejudicando ameaças devido à sua chance de causar burn; contudo, deve ser usado sabiamente contra times defensivos com Tangrowth e Amoonguss, já que eles podem fazer stall em todo o PP de Scald, impedindo que Suicune realize sweep. Graças à sua Speed decente, Substitute permite que Suicune evite moves de status, como Will-O-Wisp e Toxic, de Pokémon como Rotom-W e Landorus-T, ajudando-o também a fazer PP stall contra ameaças como Ferrothorn, que só pode acertar Power Whip em Suicune 4 vezes devido a Pressure. Calm Mind possibilita que Suicune aja como um sweeper, visto que toma vantagem inclusive de special attackers que tenham coverage super efetiva, como Amoonguss e Rotom-W, podendo falhar em derrotar o Substitute de Suicune, uma vez que ele tenha acumulado boosts o suficiente. Protect garante que Suicune faça scout a coverage e moves de status que possam o prejudicar, apesar de ser principalmente usado para fazer PP stall contra ameaças que tentam quebrar o Substitute de Suicune.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP permite que Suicune tome vantagem de seu fenomenal bulk natural, enquanto lhe concede a oportunidade de criar Substitutes com 101 HP, que não podem ser derrotados em um Seismic Toss. 216 EVs em Speed e 40 EVs em Special Defense podem ser usados para dar ao Substitute de Suicune uma chance maior de não ser derrotado por Volt Switch de Rotom-W, caso tenha um boost de +1 em Special Defense, e ainda permite que Suicune ultrapasse os Pokémon com base Speed 80. Pressure é a melhor ability disponível de Suicune e é a principal razão do sucesso desse set, permitindo-lhe retirar 2 PP de qualquer move ofensivo utilizado contra ele, o que deixa os Pokémon inimigos com poucas oportunidades para derrubar Suicune graças a combinação de Protect e Substitute. Leftovers é necessário para que Suicune, tomando proveito dos turnos em que usou Substitute e Protect, permaneça o mais saudável possível ao longo da partida.

Dicas de Uso

Não use Suicune até que todos os seus counters, tais como Toxapex, Mantine e Tapu Fini, estejam derrotados, pois eles impedirão que Suicune faça setup de Calm Mind, deixando-o apenas capaz de fazer PP stall e utilizar Scald. Também não o traga ao campo quando Toxic Spikes de Pokémon como Toxapex estiverem ativos, visto que eles reduzem a longevidade de Suicune, negligenciando-lhe a chance de realizar sweep devidamente. Calm Mind deve ser usado assim que Suicune possuir um Substitute seguramente ativo, para que possa lidar melhor com special attackers como Amoonguss. Contudo, atente-se ao utilizar PP de Scald contra ameaças que não são facilmente desgastadas, como Amoonguss; embora Suicune possa lhe fazer PP stall, os PP de Scald são necessários para o sweep depois que seus checks e counters estiverem enfraquecidos.

Se uma ameaça ofensiva rápida, como Tapu Koko ou Serperior, realizar switch in enquanto Suicune utiliza Substitute, não tente fazer setup contra eles; Suicune pode usar Protect, a fim de ganhar o recovery de Leftovers, e drenar um pouco de PP desses inimigos para então utilizar Scald no próximo turno esperando um potencial burn, enquanto eles rompem seu Substitute. Após isso, Suicune deve sair de campo para evitar desgastes. Caso o inimigo possua Knock Off, nunca utilize Suicune diretamente contra ele, visto que, se o Leftovers for perdido, Suicune também perderá bastante longevidade na partida, ou seja, terá dificuldades em fazer sweep. Contra ameaças defensivas mais lentas, como Ferrothorn, Suicune, enquanto faz PP stall, pode utilizar Substitute e Protect para ganhar recovery.

Evite, acima de tudo, deixar que Suicune leve poison ou burn, já que esses dois status cortam seu tão necessário recovery, prevenindo que Suicune faça sweep. Seja cuidadoso contra usuários de status caso não tenha Substitute ativo; prevê-los incorretamente pode ser prejudicial. Por exemplo, não use Scald em um Rotom-W prevendo Pain Split ou ele poderá lhe causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Suicune requer muito apoio para que consiga fazer um sweep, sendo um deles companheiros de equipe que permitam a Suicune derrotar usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, que o param duramente. Heatran com Magma Storm consegue derrotar tanto Toxapex como Tapu Fini, usando Tectonic Rage e Bloom Doom, respectivamente, enquanto consegue derrotar ameaças passivas para Suicune, como Chansey, Amoonguss e Tangrowth. Tapu Koko também lida com essas ameaças, além de apoiar como um pivot ou com Volt Switch ou com U-turn, para que Suicune entre no campo de forma segura. Outros wallbreakers poderosos, como Choice Specs Gengar, funcionam, visto que Gengar desfere poderosos Thunderbolt para derrotar Mantine e Toxapex ou usa Trick para inutilizar uma dessas ameaças ou Chansey.

Suporte de entry hazards é muito útil para auxiliar Suicune em derrotar ameaças defensivas, então apoio de Stealth Rock de Pokémon como Garchomp, Landorus-T e Terrakion o ajuda a cumprir bem sua função; Terrakion e Landorus-T também podem utilizar Continental Crush para derrotar ameaças Grass-type, como Tangrowth e Amoonguss, com as quais Suicune tem dificuldade. Spikes de Pokémon como Ferrothorn, Greninja e Ash-Greninja permitem que Suicune derrote ameaças enfraquecidas que tocam o solo, e Greninja também pode utilizar Extrasensory para derrotar Toxapex ou Gunk Shot para derrotar Tapu Fini. Assault Vest Tangrowth e Mega Venusaur são bons aliados desse set, já que ajudam Suicune derrotando os Water-types com os quais ele não gosta de lidar, como Tapu Fini, Greninja e Keldeo, sendo que o último pode quebrar repetidamente o Substitute de Suicune utilizando Secret Sword. Mega Scizor e Celesteela são parceiros Steel-types úteis, visto que lidam com Psychic-types que podem pôr esse set em perigo, como Latios e Timid Tapu Lele com Psyshock; Mega Scizor também pode remover, usando Defog, entry hazards para Suicune, como Toxic Spikes. Finalmente, usuários de Toxic Spikes, como Greninja e Nihilego, fornecem um ótimo apoio para Suicune, enfraquecendo Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu mais rápido do que burns de Scald.

Outras Opções

Um set RestTalk Calm Mind pode ser usado para permitir que a longevidade de Suicune seja mais consistente e menos dependente da remoção de Toxic Spikes. Pode-se também utilizar Roar nesse set para dissuadir sweepers de setup inimigos que tomam vantagem de Suicune, além de funcionar bem com apoio de entry hazards, embora que, para isso, Suicune tenha de abandonar Sleep Talk e se tornar mais passivo ou esquecer Calm Mind e desistir de seu uso como um sweeper de setup.

Checks e Counters

Water-types: Toxapex, Mantine, Keldeo e Tapu Fini servem como fortes respostas a Suicune. Toxapex toma muito pouco dano de Scald enquanto Mantine é imune e ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Calm Mind de Suicune. Keldeo derrota Suicune, já que Secret Sword dá dano em sua frágil Defense, e Tapu Fini para Suicune com a combinação Taunt + Nature's Madness.

Grass-types: Embora eles tenham dificuldade para derrotar Suicune, se esse tiver acumulado boosts de Calm Mind o suficiente, ambos Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator para fazer stall em Suicune, impedindo-o de fazer sweep no resto do time. Mega Venusaur também é uma forte resposta se conseguir pressionar bastante Suicune, porém, deve tomar cuidado, visto que Synthesis possui somente 8 PP para o manter saudável e Suicune consegue durar mais do que isso.

Electric-types e Coverage: Tapu Koko, Thundurus e outras ameaças com coverage Electric-type, como Mega Mawile, ultrapassam Suicune, derrotam seu Substitute e o impedem de acumular boosts de Calm Mind, logo, forçando-o a sair de campo.

Usuários de Taunt: Usuários de Taunt, como Tapu Fini, Tornadus-T e Tapu Koko, não permitem a Suicune utilizar Substitute, Calm Mind, Rest e Protect, deixando-o somente com Scald disponível, significando que ele perderá ainda mais rápido os PP de Scald, não sendo mais capaz de exercer sua função.

Status e Knock Off: Condições de status, como burn e poison, e Knock Off impedem completamente Suicune de realizar setup e sweep, já que prejudicam seu recovery, que ele precisa para fazer PP stall em seus inimigos.
 
Last edited:
Visão Geral

Suicune possui uma boa tipagem defensiva um bom tipo defensivo e um bulk fenomenal, fatores que lhe permitem que ele aja agir como um sweeper de Calm Mind assustador. Com sua ótima ability, Pressure, Suicune consegue ameaçar times ofensivos e defensivos que possuem dificuldade em derrotá-lo para o derrotar. Apesar de ameaças comuns que não têm medo de Suicune em times defensivos, como Toxapex, ele ainda assim consegue realizar um stall de PP stall contra a na maioria das ameaças defensivas que normalmente fariam um ótimo trabalho ao fazer check a Water-types, como Ferrothorn, utilizando Substitute e Pressure. Entretanto, ameaças ofensivas rápidas que são vistas comumente, como Tapu Koko e Timid Tapu Lele com Psyshock, (adicionar vírgula) pressionam Suicune e o impedem de realizar setup e de derrotar diversos times ofensivos no metageme, porém ainda devem tomar cuidado com burns vindos de Scald. Além do mais, Suicune requer um apoio maior para funcionar bem contra times que utilizam Pokémon que o param, como Toxapex, Mantine e Tapu Fini.

[SET]
nome: Substitute + Calm Mind
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 16 SpD / 240 Spe

Moves

Scald é o STAB principal de Suicune e consegue prejudicar ameaças devido à sua chance de causar burn, porém deve ser usado sabiamente contra times defensivos com Tangrowth e Amoonguss, já que eles podem fazer stall em todo o PP de Scald, prevenindo impedindo que Suicune realize o sweep. Graças ao seu stat de Speed decente, Substitute permite que Suicune evite moves de status, como Will-O-Wisp e Toxic, (adicionar vírgula) de Pokémon como Rotom-W e Zygarde, o ajudando-o também a fazer PP stall de PP em contra ameaças como Ferrothorn, que só consegue acertar Power Whip em Suicune 4 vezes devido a Pressure. Calm Mind permite que Suicune aja como um sweeper, visto que é capaz de levar vantagem de special attackers, (remover vírgula) mesmo eles tendo coverage super efetivo efetiva, como Amoonguss e Rotom-W, que podem falhar ao derrotar o Substitute de Suicune uma vez que ele tenha acumulado boosts o suficiente. Protect permite que Suicune faça scout a coverage e moves de status que possam prejudicá-lo o prejudicar (pronome relativo pede próclise), apesar de ser principalmente usado para fazer PP stall de PP em contra ameaças que tentam derrotar o Substitute de Suicune.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP permite que Suicune tome vantagem de seu fenomenal bulk natural, enquanto o lhe concede a oportunidade de criar Substitutes com 101 HP que não podem ser derrotados em um Seismic Toss. 240 EVs em Speed com uma Timid nature permitem que Suicune ultrapasse Adamant Mimikyu e inferiores e qualquer coisa com uma Speed inferior, o permitindo-lhe realizar PP stall de PP mais facilmente, enquanto lhe permite também ultrapassar que Suicune ultrapasse ameaças com Speed base Speed 80 e nature favorável e outros com Speed inferior, como Heatran, Hoopa-U e Mamoswine. 216 EVs em Speed e 40 EVs em Special Defense podem ser usados no lugar da outra distribuição sugerida para dar ao Substitute de Suicune uma chance maior de não ser derrotado por Volt Switch de Rotom-W com boost de +1 em Special Defense, ainda permitindo que Suicune ultrapasse os Pokémon com Speed base Speed 80. Pressure é a única melhor (Inner Focus também é disponível) ability disponível de Suicune e é a principal razão do sucesso deste desse set;, (adicionar vírgula e remover ponto e vírgula) permitindo-lhe retirar ela permite que Suicune retire 2 PP de qualquer move ofensivo que é utilizado contra ele, deixando os Pokémon inimigos com baixas chances de derrotar Suicune graças a combinação de Protect e Substitute. Leftovers é necessário para que Suicune tome vantagem dos turnos que usou Substitute e Protect para permanecer o mais saudável possível ao longo da partida.

Dicas de Uso

Não use Suicune até que todos os seus counters, como Toxapex, Mantine e Tapu Fini, (adicionar vírgula) estejam derrotados, já que pois eles irão prevenir impedirão que Suicune faça setup de Calm Mind, o deixando-o capaz de apenas fazer PP stall de PP e utilizar Scald. Também não o utilize traga ao campo quando Toxic Spikes de Pokémon como Toxapex estiverem no campo vindos de ameaças, como Toxapex ativos, visto que eles reduzem a longevidade de Suicune, o que significando que ele não terá chance de realizar sweep devidamente. Calm Mind deve ser usado quando Suicune possuir um Substitute ativo em segurança quando precisa lidar melhor com special attackers, como Amoonguss. Porém, tome cuidado ao utilizar PP de Scald contra ameaças que não são facilmente desgastadas, como Amoonguss; enquanto embora Suicune possa lhe fazer PP stall de seu PP, ele precisará dos PP de Scald para realizar sweep depois que seus checks e counters estiverem enfraquecidos.

Se uma ameaça ofensiva rápida, como Tapu Koko ou Serperior, (adicionar vírgula) realizar switch in enquanto Suicune utiliza Substitute, não tente realizar setup contra eles; Suicune pode utilizar Protect para ganhar o recovery de Leftovers enquanto drena um pouco de PP desses inimigos e então utilizar Scald no próximo turno para uma potencial chance de burn enquanto eles quebram o substitute de Suicune derrotam seu Substitute. Após isso, Suicune deve realizar switch out sair de campo para evitar ser desgastado. Se o inimigo possuir Knock Off, nunca utilize Suicune diretamente contra ele, visto que se Suicune perder seu Leftovers, ele perde sua capacidade de durar durante a partida, ou seja, que significa que terá dificuldades em fazer sweep. Contra ameaças defensivas mais lentas, como Ferrothorn, Suicune pode utilizar Substitute e usar Protect para ganhar recovery enquanto faz PP stall de PP.

Evite, acima de tudo, deixar que Suicune leve poison ou burn, já que esses dois status cortam seu tão necessário recovery, prevenindo que Suicune faça sweep. Seja cuidadoso contra usuários de status quando não estiver com Substitute, já que pois prever incorretamente pode ser prejudicial. Por exemplo, não use Scald em um Rotom-W prevendo Pain Split contra Suicune, (remover vírgula) ou ele poderá lhe causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Suicune requer muito apoio para que consiga fazer um sweep, os primeiros são com deles sendo companheiros de equipe que permitem que a Suicune derrote derrotar usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, que o param duramente. Heatran com Magma Storm consegue derrotar tanto Toxapex como Tapu Fini usando com Tectonic Rage em Toxapex ou e Bloom Doom, (adicionar vírgula) em Tapu Fini respectivamente, enquanto consegue derrotar ameaças passivas para Suicune, como Chansey, Amoonguss e Tangrowth. Tapu Koko também consegue lidar com essas ameaças, enquanto também além de fornecer apoio sendo um pivot com Volt Switch ou U-turn para que Suicune entre no campo de forma segura. Outros wallbreakers poderosos, como Choice Specs Gengar, (adicionar vírgula) funcionam, visto que Gengar consegue utilizar um poderoso Thunderbolt para derrotar Mantine e Toxapex, (remover vírgula) ou utilizar Trick para inutilizar uma dessas ameaças ou Chansey.

Suporte de entry hazards é muito útil para Suicune derrotar ameaças defensivas mais facilmente, então apoio de Stealth Rock de Pokémon como Garchomp, Landorus-T e Terrakion o ajuda Suicune a cumprir bem sua função; Terrakion e Landorus-T também podem utilizar Contineltal Continental Crush para derrotar ameaças Grass-types que Suicune tem dificuldade em derrotar, como Tangrowth e Amoonguss. Spikes vindos de Pokémon como Ferrothorn, Greninja e Ash-Greninja permitem que Suicune derrote ameaças enfraquecidas que tocam o solo, e Greninja também pode utilizar Extrasensory para derrotar Toxapex ou Gunk Shot para derrotar Tapu Fini para Suicune. Assault Vest Tangrowth e Mega Venusaur emparelham bem com este são bons aliados desse set, já que eles ajudam Suicune derrotando os Water-types que ele não gosta de lidar, como Tapu Fini, Greninja e Keldeo, sendo que o último pode derrotar repetidamente o Substitute de Suicune utilizando Secret Sword. Mega Scizor e Celesteela são parceiros Steel-types úteis, visto que conseguem lidar com Psychic-types que podem pôr esse set em perigo, como Latios e Timid Tapu Lele com Psyshock; Mega Scizor também pode utilizar Defog para remover entry hazards para Suicune, como Toxic Spikes. Por último, usuários de Toxic Spikes, como Greninja e Nihilego, fornecem um ótimo apoio para Suicune, permitindo-lhe enfraquecer que ele enfraqueça Grass-types de forma mais rápida de do que através de burns vindo de Scald, como Tangrowth e Tapu Bulu.

Outras Opções

Um set RestTalk Calm Mind pode ser usado para permitir que Suicune tenha uma longevidade mais consistente e menos dependência de removedores de hazard para Toxic Spikes. Roar também pode ser utilizado no set RestTalk para deter sweepers de setup inimigos que tentem levar vantagem contra Suicune, além de funcionar bem com apoio de entry hazards, embora isso signifique que Suicune tenha de deixar Sleep Talk de lado e se tornar mais passivo, (remover vírgula) ou esquecer Calm Mind e desistir de seu uso como um sweeper de setup. Sets ofensivos não devem ser usados, já que eles são ofuscados pela maioria dos Water-types na tier, como Keldeo, Manaphy e notavelmente Calm Mind Tapu Fini, que diretamente compete com Suicune nessa função.

Checks e Counters

Water-types: Toxapex, Mantine, Keldeo e Tapu Fini servem como respostas fortes a Suicune. Toxapex toma muito pouco dano de Scald, enquanto e Mantine é imune, e ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Calm Mind de Suicune vindos de Calm Mind. Keldeo consegue derrotar Suicune devido ao fato de que Secret Sword dá dano baseado em sua frágil Defense, enquanto Tapu Fini consegue parar Suicune com uma combinação de Taunt + Nature's Madness.

Grass-types: Embora eles tenham dificuldade de derrotar Suicune se ele tiver acumulado boosts de Calm Mind o suficiente, ambos Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator para fazer stall em Suicune, prevenindo que ele faça impedindo-o de fazer sweep no resto do time. Mega Venusaur também é uma forte resposta se conseguir pressionar Suicune o suficiente, porém deve tomar cuidado, visto que Synthesis possui somente 8 PP para mantê-lo saudável e Suicune consegue durar mais que isso.

Electric-types e Coverages: Tapu Koko, Thundurus e outras ameaças com coverage Electric-type, como Mega Mawile, conseguem ultrapassar Suicune, derrotar seu Substitute e o prevenir incapacitar de acumular boosts de Calm Mind, o forçando-o a sair de campo.

Usuários de Taunt: Usuários de Taunt, como Tapu Fini, Tornadus-T e Tapu Koko, (adicionar vírgula) conseguem impedir Suicune de utilizar Substitute, Calm Mind, Rest e Protect, o deixando-o somente com Scald disponível, o que significando que ele perderá mais rapidamente os PP de Scald, não sendo mais capaz de exercer sua função.

Status e Knock Off: Condições de status, como burn e poison, assim como o move e Knock Off impedem completamente Suicune de realizar setup e sweep devido ao fato de cortarem seu recovery, que ele precisa para fazer PP stall de PP em seus inimigos.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

Anotações estão em (A) e Gramática em (G);

— Vale pontuar que a expressão "permite que" apareceu recorrentemente na tradução. Não que ela tenha aparecido de maneira prejudicial, mas, se possível, tente a usar menos;

— Tente usar as conjunções adversativas entre vírgulas, como "porém", "todavia", "contudo", etc. Ademais, tente variar mais entre essas conjunções, o "porém" foi bem predominante como conjunção adversativa, considerando que há uma boa variabilidade desse tipo de palavra nesse quesito;

Comentários:

— Houve trechos nos Detalhes do Set e nas Outras Opções que, aparentemente, foram retirados da análise original. Se possível, antes de aplicar o GP, reveja isso e, caso tenha sido erro de minha parte, por favor, avise;

— É uma observação mais estilística, porém, alguns negritos do GP anterior estão no corpo do texto da sua tradução. Também se possível, tente evitá-los. A ferramenta "remove formatting" (o iconezinho que parece uma borrachinha) pode ajudá-lo com isso;

GP 2/2:

Visão Geral

Suicune possui um bom tipo defensivo e um bulk fenomenal, fatores que lhe permitem agir como um sweeper de Calm Mind assustador. Com sua ótima ability, Pressure, Suicune consegue ameaçar times ofensivos e defensivos que possuem dificuldade para o derrotar. Apesar de ameaças comuns em times defensivos, como Toxapex, não terem medo de Suicune, ainda assim ele consegue realizar PP stall contra a maioria das ameaças defensivas, como Ferrothorn (A: apenas mudei de lugar isso daqui para que ficasse claro que Ferrothorn é uma ameaça defensiva. Quando li da primeira vez, fiquei com a impressão de que Ferrothorn era um exemplo de Pokémon Water-type, o que não é o caso), que normalmente fariam um ótimo check a Water-types, utilizando Substitute e Pressure. Entretanto, ameaças ofensivas rápidas que são vistas comumente, tais como Tapu Koko e Timid Tapu Lele com Psyshock, pressionam Suicune, impedindo-o de realizar setup e derrotar diversos times ofensivos no metagame, porém (G: em meio de frases, evite usar as conjunções adversativas sem as duas vírgulas, com a exceção de "mas". No mais, entendo que, cotidianamente, podemos observar o uso de "porém" sem uma das vírgulas, mas, no geral, "entretanto", "contudo", "todavia", veem entre vírgulas), elas ainda devem tomar cuidado com burns vindos de Scald. Ademais, Suicune requer um imenso apoio para funcionar bem contra times que utilizam Pokémon que o param, como Toxapex, Mantine e Tapu Fini.

[SET]
nome: Substitute + Calm Mind
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 16 SpD / 240 Spe

Moves

Scald é o STAB principal de Suicune, prejudicando ameaças devido à sua chance de causar burn; contudo, deve ser usado sabiamente contra times defensivos com Tangrowth e Amoonguss, já que eles podem fazer stall em todo o PP de Scald, impedindo que Suicune realize sweep. Graças à sua Speed decente, Substitute permite que Suicune evite moves de status, como Will-O-Wisp e Toxic, de Pokémon como Rotom-W e Landorus-T, ajudando-o também a fazer PP stall contra ameaças como Ferrothorn, que só pode acertar Power Whip em Suicune 4 vezes devido a Pressure. Calm Mind possibilita que Suicune aja como um sweeper, visto que toma vantagem inclusive de special attackers que tenham coverage super efetiva, como Amoonguss e Rotom-W, podendo falhar em derrotar o Substitute de Suicune, uma vez que ele tenha acumulado boosts o suficiente. Protect garante que Suicune faça scout a coverage e moves de status que possam o prejudicar, apesar de ser principalmente usado para fazer PP stall contra ameaças que tentam quebrar o Substitute de Suicune.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP permite que Suicune tome vantagem de seu fenomenal bulk natural, enquanto lhe concede a oportunidade de criar Substitutes com 101 HP, que não podem ser derrotados em um Seismic Toss. (A: um trecho foi retirado por não ter sido encontrado na análise. Se possível, por favor, reveja isso e confira se anteriormente esse trecho estava presente ou não) 216 EVs em Speed e 40 EVs em Special Defense podem ser usados (A: como o trecho anterior foi retirado, aqui também será) para dar ao Substitute de Suicune uma chance maior de não ser derrotado por Volt Switch de Rotom-W, caso tenha um boost de +1 em Special Defense, e ainda permite que Suicune ultrapasse os Pokémon com base Speed 80. Pressure é a melhor ability disponível de Suicune e é a principal razão do sucesso desse set, permitindo-lhe retirar 2 PP de qualquer move ofensivo utilizado contra ele, o que deixa os Pokémon inimigos com poucas oportunidades para derrubar Suicune graças a combinação de Protect e Substitute. Leftovers é necessário para que Suicune, (A: este próximo trechinho achei melhor usar o gerúndio e a pausa para esclarecer melhor o que está sendo dito. Pelo menos da maneira anterior não achei que ficou tão claro) tomando proveito dos turnos em que usou Substitute e Protect, permaneça o mais saudável possível ao longo da partida.

Dicas de Uso

Não use Suicune até que todos os seus counters, tais como Toxapex, Mantine e Tapu Fini, estejam derrotados, pois eles impedirão que Suicune faça setup de Calm Mind, deixando-o apenas capaz de fazer PP stall e utilizar Scald. Também não o traga ao campo quando Toxic Spikes de Pokémon como Toxapex estiverem ativos, visto que eles reduzem a longevidade de Suicune, negligenciando-lhe a chance de realizar sweep devidamente. Calm Mind deve ser usado assim que Suicune possuir um Substitute seguramente ativo, para que possa lidar melhor com special attackers como Amoonguss. Contudo, atente-se ao utilizar PP de Scald contra ameaças que não são facilmente desgastadas, como Amoonguss; embora Suicune possa lhe fazer PP stall, os PP de Scald são necessários para o sweep depois que seus checks e counters estiverem enfraquecidos.

Se uma ameaça ofensiva rápida, como Tapu Koko ou Serperior, realizar switch in enquanto Suicune utiliza Substitute, não tente fazer setup contra eles; Suicune pode usar Protect, a fim de ganhar o recovery de Leftovers, e drenar um pouco de PP desses inimigos para então utilizar Scald no próximo turno esperando um potencial burn, enquanto eles rompem seu Substitute. Após isso, Suicune deve sair de campo para evitar desgastes. Caso o inimigo possua Knock Off, nunca utilize Suicune diretamente contra ele, visto que, se o Leftovers for perdido, Suicune também perderá bastante longevidade na (A: mudei o trecho para isso, pois, na versão anterior, apareceu "dedurar"; capacidade de durar) partida, ou seja, terá dificuldades em fazer sweep. Contra ameaças defensivas mais lentas, como Ferrothorn, Suicune, enquanto faz PP stall, pode utilizar Substitute e Protect para ganhar recovery.

Evite, acima de tudo, deixar que Suicune leve poison ou burn, já que esses dois status cortam seu tão necessário recovery, prevenindo que Suicune faça sweep. Seja cuidadoso contra usuários de status caso não tenha Substitute ativo; prevê-los incorretamente pode ser prejudicial. Por exemplo, não use Scald em um Rotom-W prevendo Pain Split ou ele poderá lhe causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Suicune requer muito apoio para que consiga fazer um sweep, sendo um deles companheiros de equipe que permitam a Suicune derrotar usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, que o param duramente. Heatran com Magma Storm consegue derrotar tanto Toxapex como Tapu Fini, usando Tectonic Rage e Bloom Doom, respectivamente, enquanto consegue derrotar ameaças passivas para Suicune, como Chansey, Amoonguss e Tangrowth. Tapu Koko também lida com essas ameaças, além de apoiar como um pivot ou com Volt Switch ou com U-turn, para que Suicune entre no campo de forma segura. Outros wallbreakers poderosos, como Choice Specs Gengar, funcionam, visto que Gengar desfere poderosos Thunderbolt para derrotar Mantine e Toxapex ou usa Trick para inutilizar uma dessas ameaças ou Chansey.

OBS1: esse parágrafo ficou conciso (menor do que o original). Vise mais isso!

Suporte de entry hazards é muito útil para auxiliar Suicune em derrotar ameaças defensivas, então apoio de Stealth Rock de Pokémon como Garchomp, Landorus-T e Terrakion o ajuda a cumprir bem sua função; Terrakion e Landorus-T também podem utilizar Continental Crush para derrotar ameaças Grass-type, como Tangrowth e Amoonguss, com as quais Suicune tem dificuldade. Spikes de Pokémon como Ferrothorn, Greninja e Ash-Greninja permitem que Suicune derrote ameaças enfraquecidas que tocam o solo, e Greninja também pode utilizar Extrasensory para derrotar Toxapex ou Gunk Shot para derrotar Tapu Fini. Assault Vest Tangrowth e Mega Venusaur são bons aliados desse set, já que ajudam Suicune derrotando os Water-types com os quais ele não gosta de lidar, como Tapu Fini, Greninja e Keldeo, sendo que o último pode quebrar repetidamente o Substitute de Suicune utilizando Secret Sword. Mega Scizor e Celesteela são parceiros Steel-types úteis, visto que lidam com Psychic-types que podem pôr esse set em perigo, como Latios e Timid Tapu Lele com Psyshock; Mega Scizor também pode remover, usando Defog, entry hazards para Suicune, como Toxic Spikes. Finalmente, usuários de Toxic Spikes, como Greninja e Nihilego, fornecem um ótimo apoio para Suicune, enfraquecendo Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu mais rápido do que burns de Scald.

Outras Opções

Um set RestTalk Calm Mind pode ser usado para permitir que a longevidade de Suicune seja mais consistente e menos dependente da remoção de Toxic Spikes. Pode-se também utilizar Roar nesse set para dissuadir sweepers de setup inimigos que tomam vantagem de Suicune, além de funcionar bem com apoio de entry hazards, embora que, para isso, Suicune tenha de abandonar Sleep Talk e se tornar mais passivo ou esquecer Calm Mind e desistir de seu uso como um sweeper de setup. (A: mais um trecho, pelo menos, fora retirado da análise. Lembre-se de verificar isso no original)

Checks e Counters

Water-types: Toxapex, Mantine, Keldeo e Tapu Fini servem como fortes respostas a Suicune. Toxapex toma muito pouco dano de Scald enquanto Mantine é imune, e (A: caso queira usar o "e" entre vírgulas, ao menos, tente interpretar a relação que você quer propor ao seu leitor: afinal, quando você está usando o "e", o trecho o qual você está traduzindo quer externar uma adição ou uma adversidade? Toxapex toma pouco dano e Mantine é imune, mas ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Suicune? Será que a ideia aqui não é adicionar mais uma informação ao invés de propor uma adversidade? Repense e, baseando-se nisso, mude da maneira que você achar mais adequada, isto é, no que diz respeito tirar a vírgula ou não) ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Calm Mind de Suicune. Keldeo derrota (A: OBS2) Suicune, já que Secret Sword dá dano em sua frágil Defense, e Tapu Fini para (A: OBS2) Suicune com a combinação Taunt + Nature's Madness.

OBS2: se Keldeo consegue derrotar e Tapu Fini consegue parar, então, Keldeo não derrota e Tapu Fini não para? Afinal, se ele consegue derrotar, ele derrota. Se ela consegue parar, ela para. Nessas ocasiões, a dica que eu dou é contrair as palavras, já que, semanticamente falando, o sentido será muito próximo e o uso de palavras será menor.

Grass-types: Embora eles tenham dificuldade para derrotar Suicune, se esse tiver acumulado boosts de Calm Mind o suficiente, ambos Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator para fazer stall em Suicune, impedindo-o de fazer sweep no resto do time. Mega Venusaur também é uma forte resposta se conseguir pressionar bastante Suicune, porém, deve tomar cuidado, visto que Synthesis possui somente 8 PP para o manter saudável e Suicune consegue durar mais do que isso.

Electric-types e Coverage: Tapu Koko, Thundurus e outras ameaças com coverage Electric-type, como Mega Mawile, ultrapassam Suicune, derrotam seu Substitute e o impedem de acumular boosts de Calm Mind, logo, forçando-o a sair de campo.

Usuários de Taunt: Usuários de Taunt, como Tapu Fini, Tornadus-T e Tapu Koko, não permitem a Suicune utilizar Substitute, Calm Mind, Rest e Protect, deixando-o somente com Scald disponível, significando que ele perderá ainda mais rápido os PP de Scald, não sendo mais capaz de exercer sua função.

Status e Knock Off: Condições de status, como burn e poison, e Knock Off impedem completamente Suicune de realizar setup e sweep, já que prejudicam seu recovery, que ele precisa para fazer PP stall em seus inimigos.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/whK3KMux :

Visão Geral

Suicune possui um bom tipo defensivo e um bulk fenomenal, fatores que lhe permitem agir como um sweeper de Calm Mind assustador. Com sua ótima ability, Pressure, Suicune consegue ameaçar times ofensivos e defensivos que possuem dificuldade para o derrotar. Apesar de ameaças comuns em times defensivos, como Toxapex, não terem medo de Suicune, ainda assim ele consegue realizar PP stall contra a maioria das ameaças defensivas, como Ferrothorn, que normalmente fariam um ótimo check a Water-types, utilizando Substitute e Pressure. Entretanto, ameaças ofensivas rápidas que são vistas comumente, tais como Tapu Koko e Timid Tapu Lele com Psyshock, pressionam Suicune, impedindo-o de realizar setup e derrotar diversos times ofensivos no metagame, porém, elas ainda devem tomar cuidado com burns vindos de Scald. Ademais, Suicune requer um imenso apoio para funcionar bem contra times que utilizam Pokémon que o param, como Toxapex, Mantine e Tapu Fini.

[SET]
nome: Substitute + Calm Mind
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 16 SpD / 240 Spe

Moves

Scald é o STAB principal de Suicune, prejudicando ameaças devido à sua chance de causar burn; contudo, deve ser usado sabiamente contra times defensivos com Tangrowth e Amoonguss, já que eles podem fazer stall em todo o PP de Scald, impedindo que Suicune realize sweep. Graças à sua Speed decente, Substitute permite que Suicune evite moves de status, como Will-O-Wisp e Toxic, de Pokémon como Rotom-W e Landorus-T, ajudando-o também a fazer PP stall contra ameaças como Ferrothorn, que só pode acertar Power Whip em Suicune 4 vezes devido a Pressure. Calm Mind possibilita que Suicune aja como um sweeper, visto que toma vantagem inclusive de special attackers que tenham coverage super efetiva, como Amoonguss e Rotom-W, podendo falhar em derrotar o Substitute de Suicune, uma vez que ele tenha acumulado boosts o suficiente. Protect garante que Suicune faça scout a coverage e moves de status que possam o prejudicar, apesar de ser principalmente usado para fazer PP stall contra ameaças que tentam quebrar o Substitute de Suicune.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP permite que Suicune tome vantagem de seu fenomenal bulk natural, enquanto lhe concede a oportunidade de criar Substitutes com 101 HP, que não podem ser derrotados em um Seismic Toss. 216 EVs em Speed e 40 EVs em Special Defense podem ser usados para dar ao Substitute de Suicune uma chance maior de não ser derrotado por Volt Switch de Rotom-W, caso tenha um boost de +1 em Special Defense, e ainda permite que Suicune ultrapasse os Pokémon com base Speed 80. Pressure é a melhor ability disponível de Suicune e é a principal razão do sucesso desse set, permitindo-lhe retirar 2 PP de qualquer move ofensivo utilizado contra ele, o que deixa os Pokémon inimigos com poucas oportunidades para derrubar Suicune graças a combinação de Protect e Substitute. Leftovers é necessário para que Suicune, tomando proveito dos turnos em que usou Substitute e Protect, permaneça o mais saudável possível ao longo da partida.

Dicas de Uso

Não use Suicune até que todos os seus counters, tais como Toxapex, Mantine e Tapu Fini, estejam derrotados, pois eles impedirão que Suicune faça setup de Calm Mind, deixando-o apenas capaz de fazer PP stall e utilizar Scald. Também não o traga ao campo quando Toxic Spikes de Pokémon como Toxapex estiverem ativos, visto que eles reduzem a longevidade de Suicune, negligenciando-lhe a chance de realizar sweep devidamente. Calm Mind deve ser usado assim que Suicune possuir um Substitute seguramente ativo, para que possa lidar melhor com special attackers como Amoonguss. Contudo, atente-se ao utilizar PP de Scald contra ameaças que não são facilmente desgastadas, como Amoonguss; embora Suicune possa lhe fazer PP stall, os PP de Scald são necessários para o sweep depois que seus checks e counters estiverem enfraquecidos.

Se uma ameaça ofensiva rápida, como Tapu Koko ou Serperior, realizar switch in enquanto Suicune utiliza Substitute, não tente fazer setup contra eles; Suicune pode usar Protect, a fim de ganhar o recovery de Leftovers, e drenar um pouco de PP desses inimigos para então utilizar Scald no próximo turno esperando um potencial burn, enquanto eles rompem seu Substitute. Após isso, Suicune deve sair de campo para evitar desgastes. Caso o inimigo possua Knock Off, nunca utilize Suicune diretamente contra ele, visto que, se o Leftovers for perdido, Suicune também perderá bastante longevidade na partida, ou seja, terá dificuldades em fazer sweep. Contra ameaças defensivas mais lentas, como Ferrothorn, Suicune, enquanto faz PP stall, pode utilizar Substitute e Protect para ganhar recovery.

Evite, acima de tudo, deixar que Suicune leve poison ou burn, já que esses dois status cortam seu tão necessário recovery, prevenindo que Suicune faça sweep. Seja cuidadoso contra usuários de status caso não tenha Substitute ativo; prevê-los incorretamente pode ser prejudicial. Por exemplo, não use Scald em um Rotom-W prevendo Pain Split ou ele poderá lhe causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Suicune requer muito apoio para que consiga fazer um sweep, sendo um deles companheiros de equipe que permitam a Suicune derrotar usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, que o param duramente. Heatran com Magma Storm consegue derrotar tanto Toxapex como Tapu Fini, usando Tectonic Rage e Bloom Doom, respectivamente, enquanto consegue derrotar ameaças passivas para Suicune, como Chansey, Amoonguss e Tangrowth. Tapu Koko também lida com essas ameaças, além de apoiar como um pivot ou com Volt Switch ou com U-turn, para que Suicune entre no campo de forma segura. Outros wallbreakers poderosos, como Choice Specs Gengar, funcionam, visto que Gengar desfere poderosos Thunderbolt para derrotar Mantine e Toxapex ou usa Trick para inutilizar uma dessas ameaças ou Chansey.

Suporte de entry hazards é muito útil para auxiliar Suicune em derrotar ameaças defensivas, então apoio de Stealth Rock de Pokémon como Garchomp, Landorus-T e Terrakion o ajuda a cumprir bem sua função; Terrakion e Landorus-T também podem utilizar Continental Crush para derrotar ameaças Grass-type, como Tangrowth e Amoonguss, com as quais Suicune tem dificuldade. Spikes de Pokémon como Ferrothorn, Greninja e Ash-Greninja permitem que Suicune derrote ameaças enfraquecidas que tocam o solo, e Greninja também pode utilizar Extrasensory para derrotar Toxapex ou Gunk Shot para derrotar Tapu Fini. Assault Vest Tangrowth e Mega Venusaur são bons aliados desse set, já que ajudam Suicune derrotando os Water-types com os quais ele não gosta de lidar, como Tapu Fini, Greninja e Keldeo, sendo que o último pode quebrar repetidamente o Substitute de Suicune utilizando Secret Sword. Mega Scizor e Celesteela são parceiros Steel-types úteis, visto que lidam com Psychic-types que podem pôr esse set em perigo, como Latios e Timid Tapu Lele com Psyshock; Mega Scizor também pode remover, usando Defog, entry hazards para Suicune, como Toxic Spikes. Finalmente, usuários de Toxic Spikes, como Greninja e Nihilego, fornecem um ótimo apoio para Suicune, enfraquecendo Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu mais rápido do que burns de Scald.

Outras Opções

Um set RestTalk Calm Mind pode ser usado para permitir que a longevidade de Suicune seja mais consistente e menos dependente da remoção de Toxic Spikes. Pode-se também utilizar Roar nesse set para dissuadir sweepers de setup inimigos que tomam vantagem de Suicune, além de funcionar bem com apoio de entry hazards, embora que, para isso, Suicune tenha de abandonar Sleep Talk e se tornar mais passivo ou esquecer Calm Mind e desistir de seu uso como um sweeper de setup.

Checks e Counters

Water-types: Toxapex, Mantine, Keldeo e Tapu Fini servem como fortes respostas a Suicune. Toxapex toma muito pouco dano de Scald enquanto Mantine é imune, e ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Calm Mind de Suicune. Keldeo derrota Suicune, já que Secret Sword dá dano em sua frágil Defense, e Tapu Fini para Suicune com a combinação Taunt + Nature's Madness.

Grass-types: Embora eles tenham dificuldade para derrotar Suicune, se esse tiver acumulado boosts de Calm Mind o suficiente, ambos Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator para fazer stall em Suicune, impedindo-o de fazer sweep no resto do time. Mega Venusaur também é uma forte resposta se conseguir pressionar bastante Suicune, porém, deve tomar cuidado, visto que Synthesis possui somente 8 PP para o manter saudável e Suicune consegue durar mais do que isso.

Electric-types e Coverage: Tapu Koko, Thundurus e outras ameaças com coverage Electric-type, como Mega Mawile, ultrapassam Suicune, derrotam seu Substitute e o impedem de acumular boosts de Calm Mind, logo, forçando-o a sair de campo.

Usuários de Taunt: Usuários de Taunt, como Tapu Fini, Tornadus-T e Tapu Koko, não permitem a Suicune utilizar Substitute, Calm Mind, Rest e Protect, deixando-o somente com Scald disponível, significando que ele perderá ainda mais rápido os PP de Scald, não sendo mais capaz de exercer sua função.

Status e Knock Off: Condições de status, como burn e poison, e Knock Off impedem completamente Suicune de realizar setup e sweep, já que prejudicam seu recovery, que ele precisa para fazer PP stall em seus inimigos.
 

Shokkking

No man can walk out on his own story
Anotações:

Anotações estão em (A) e Gramática em (G);

— Vale pontuar que a expressão "permite que" apareceu recorrentemente na tradução. Não que ela tenha aparecido de maneira prejudicial, mas, se possível, tente a usar menos;

— Tente usar as conjunções adversativas entre vírgulas, como "porém", "todavia", "contudo", etc. Ademais, tente variar mais entre essas conjunções, o "porém" foi bem predominante como conjunção adversativa, considerando que há uma boa variabilidade desse tipo de palavra nesse quesito;

Comentários:

— Houve trechos nos Detalhes do Set e nas Outras Opções que, aparentemente, foram retirados da análise original. Se possível, antes de aplicar o GP, reveja isso e, caso tenha sido erro de minha parte, por favor, avise;

— É uma observação mais estilística, porém, alguns negritos do GP anterior estão no corpo do texto da sua tradução. Também se possível, tente evitá-los. A ferramenta "remove formatting" (o iconezinho que parece uma borrachinha) pode ajudá-lo com isso;

GP 2/2:

Visão Geral

Suicune possui um bom tipo defensivo e um bulk fenomenal, fatores que lhe permitem agir como um sweeper de Calm Mind assustador. Com sua ótima ability, Pressure, Suicune consegue ameaçar times ofensivos e defensivos que possuem dificuldade para o derrotar. Apesar de ameaças comuns em times defensivos, como Toxapex, não terem medo de Suicune, ainda assim ele consegue realizar PP stall contra a maioria das ameaças defensivas, como Ferrothorn (A: apenas mudei de lugar isso daqui para que ficasse claro que Ferrothorn é uma ameaça defensiva. Quando li da primeira vez, fiquei com a impressão de que Ferrothorn era um exemplo de Pokémon Water-type, o que não é o caso), que normalmente fariam um ótimo check a Water-types, utilizando Substitute e Pressure. Entretanto, ameaças ofensivas rápidas que são vistas comumente, tais como Tapu Koko e Timid Tapu Lele com Psyshock, pressionam Suicune, impedindo-o de realizar setup e derrotar diversos times ofensivos no metagame, porém (G: em meio de frases, evite usar as conjunções adversativas sem as duas vírgulas, com a exceção de "mas". No mais, entendo que, cotidianamente, podemos observar o uso de "porém" sem uma das vírgulas, mas, no geral, "entretanto", "contudo", "todavia", veem entre vírgulas), elas ainda devem tomar cuidado com burns vindos de Scald. Ademais, Suicune requer um imenso apoio para funcionar bem contra times que utilizam Pokémon que o param, como Toxapex, Mantine e Tapu Fini.

[SET]
nome: Substitute + Calm Mind
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 16 SpD / 240 Spe

Moves

Scald é o STAB principal de Suicune, prejudicando ameaças devido à sua chance de causar burn; contudo, deve ser usado sabiamente contra times defensivos com Tangrowth e Amoonguss, já que eles podem fazer stall em todo o PP de Scald, impedindo que Suicune realize sweep. Graças à sua Speed decente, Substitute permite que Suicune evite moves de status, como Will-O-Wisp e Toxic, de Pokémon como Rotom-W e Landorus-T, ajudando-o também a fazer PP stall contra ameaças como Ferrothorn, que só pode acertar Power Whip em Suicune 4 vezes devido a Pressure. Calm Mind possibilita que Suicune aja como um sweeper, visto que toma vantagem inclusive de special attackers que tenham coverage super efetiva, como Amoonguss e Rotom-W, podendo falhar em derrotar o Substitute de Suicune, uma vez que ele tenha acumulado boosts o suficiente. Protect garante que Suicune faça scout a coverage e moves de status que possam o prejudicar, apesar de ser principalmente usado para fazer PP stall contra ameaças que tentam quebrar o Substitute de Suicune.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP permite que Suicune tome vantagem de seu fenomenal bulk natural, enquanto lhe concede a oportunidade de criar Substitutes com 101 HP, que não podem ser derrotados em um Seismic Toss. (A: um trecho foi retirado por não ter sido encontrado na análise. Se possível, por favor, reveja isso e confira se anteriormente esse trecho estava presente ou não) 216 EVs em Speed e 40 EVs em Special Defense podem ser usados (A: como o trecho anterior foi retirado, aqui também será) para dar ao Substitute de Suicune uma chance maior de não ser derrotado por Volt Switch de Rotom-W, caso tenha um boost de +1 em Special Defense, e ainda permite que Suicune ultrapasse os Pokémon com base Speed 80. Pressure é a melhor ability disponível de Suicune e é a principal razão do sucesso desse set, permitindo-lhe retirar 2 PP de qualquer move ofensivo utilizado contra ele, o que deixa os Pokémon inimigos com poucas oportunidades para derrubar Suicune graças a combinação de Protect e Substitute. Leftovers é necessário para que Suicune, (A: este próximo trechinho achei melhor usar o gerúndio e a pausa para esclarecer melhor o que está sendo dito. Pelo menos da maneira anterior não achei que ficou tão claro) tomando proveito dos turnos em que usou Substitute e Protect, permaneça o mais saudável possível ao longo da partida.

Dicas de Uso

Não use Suicune até que todos os seus counters, tais como Toxapex, Mantine e Tapu Fini, estejam derrotados, pois eles impedirão que Suicune faça setup de Calm Mind, deixando-o apenas capaz de fazer PP stall e utilizar Scald. Também não o traga ao campo quando Toxic Spikes de Pokémon como Toxapex estiverem ativos, visto que eles reduzem a longevidade de Suicune, negligenciando-lhe a chance de realizar sweep devidamente. Calm Mind deve ser usado assim que Suicune possuir um Substitute seguramente ativo, para que possa lidar melhor com special attackers como Amoonguss. Contudo, atente-se ao utilizar PP de Scald contra ameaças que não são facilmente desgastadas, como Amoonguss; embora Suicune possa lhe fazer PP stall, os PP de Scald são necessários para o sweep depois que seus checks e counters estiverem enfraquecidos.

Se uma ameaça ofensiva rápida, como Tapu Koko ou Serperior, realizar switch in enquanto Suicune utiliza Substitute, não tente fazer setup contra eles; Suicune pode usar Protect, a fim de ganhar o recovery de Leftovers, e drenar um pouco de PP desses inimigos para então utilizar Scald no próximo turno esperando um potencial burn, enquanto eles rompem seu Substitute. Após isso, Suicune deve sair de campo para evitar desgastes. Caso o inimigo possua Knock Off, nunca utilize Suicune diretamente contra ele, visto que, se o Leftovers for perdido, Suicune também perderá bastante longevidade na (A: mudei o trecho para isso, pois, na versão anterior, apareceu "dedurar"; capacidade de durar) partida, ou seja, terá dificuldades em fazer sweep. Contra ameaças defensivas mais lentas, como Ferrothorn, Suicune, enquanto faz PP stall, pode utilizar Substitute e Protect para ganhar recovery.

Evite, acima de tudo, deixar que Suicune leve poison ou burn, já que esses dois status cortam seu tão necessário recovery, prevenindo que Suicune faça sweep. Seja cuidadoso contra usuários de status caso não tenha Substitute ativo; prevê-los incorretamente pode ser prejudicial. Por exemplo, não use Scald em um Rotom-W prevendo Pain Split ou ele poderá lhe causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Suicune requer muito apoio para que consiga fazer um sweep, sendo um deles companheiros de equipe que permitam a Suicune derrotar usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, que o param duramente. Heatran com Magma Storm consegue derrotar tanto Toxapex como Tapu Fini, usando Tectonic Rage e Bloom Doom, respectivamente, enquanto consegue derrotar ameaças passivas para Suicune, como Chansey, Amoonguss e Tangrowth. Tapu Koko também lida com essas ameaças, além de apoiar como um pivot ou com Volt Switch ou com U-turn, para que Suicune entre no campo de forma segura. Outros wallbreakers poderosos, como Choice Specs Gengar, funcionam, visto que Gengar desfere poderosos Thunderbolt para derrotar Mantine e Toxapex ou usa Trick para inutilizar uma dessas ameaças ou Chansey.

OBS1: esse parágrafo ficou conciso (menor do que o original). Vise mais isso!

Suporte de entry hazards é muito útil para auxiliar Suicune em derrotar ameaças defensivas, então apoio de Stealth Rock de Pokémon como Garchomp, Landorus-T e Terrakion o ajuda a cumprir bem sua função; Terrakion e Landorus-T também podem utilizar Continental Crush para derrotar ameaças Grass-type, como Tangrowth e Amoonguss, com as quais Suicune tem dificuldade. Spikes de Pokémon como Ferrothorn, Greninja e Ash-Greninja permitem que Suicune derrote ameaças enfraquecidas que tocam o solo, e Greninja também pode utilizar Extrasensory para derrotar Toxapex ou Gunk Shot para derrotar Tapu Fini. Assault Vest Tangrowth e Mega Venusaur são bons aliados desse set, já que ajudam Suicune derrotando os Water-types com os quais ele não gosta de lidar, como Tapu Fini, Greninja e Keldeo, sendo que o último pode quebrar repetidamente o Substitute de Suicune utilizando Secret Sword. Mega Scizor e Celesteela são parceiros Steel-types úteis, visto que lidam com Psychic-types que podem pôr esse set em perigo, como Latios e Timid Tapu Lele com Psyshock; Mega Scizor também pode remover, usando Defog, entry hazards para Suicune, como Toxic Spikes. Finalmente, usuários de Toxic Spikes, como Greninja e Nihilego, fornecem um ótimo apoio para Suicune, enfraquecendo Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu mais rápido do que burns de Scald.

Outras Opções

Um set RestTalk Calm Mind pode ser usado para permitir que a longevidade de Suicune seja mais consistente e menos dependente da remoção de Toxic Spikes. Pode-se também utilizar Roar nesse set para dissuadir sweepers de setup inimigos que tomam vantagem de Suicune, além de funcionar bem com apoio de entry hazards, embora que, para isso, Suicune tenha de abandonar Sleep Talk e se tornar mais passivo ou esquecer Calm Mind e desistir de seu uso como um sweeper de setup. (A: mais um trecho, pelo menos, fora retirado da análise. Lembre-se de verificar isso no original)

Checks e Counters

Water-types: Toxapex, Mantine, Keldeo e Tapu Fini servem como fortes respostas a Suicune. Toxapex toma muito pouco dano de Scald enquanto Mantine é imune, e (A: caso queira usar o "e" entre vírgulas, ao menos, tente interpretar a relação que você quer propor ao seu leitor: afinal, quando você está usando o "e", o trecho o qual você está traduzindo quer externar uma adição ou uma adversidade? Toxapex toma pouco dano e Mantine é imune, mas ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Suicune? Será que a ideia aqui não é adicionar mais uma informação ao invés de propor uma adversidade? Repense e, baseando-se nisso, mude da maneira que você achar mais adequada, isto é, no que diz respeito tirar a vírgula ou não) ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Calm Mind de Suicune. Keldeo derrota (A: OBS2) Suicune, já que Secret Sword dá dano em sua frágil Defense, e Tapu Fini para (A: OBS2) Suicune com a combinação Taunt + Nature's Madness.

OBS2: se Keldeo consegue derrotar e Tapu Fini consegue parar, então, Keldeo não derrota e Tapu Fini não para? Afinal, se ele consegue derrotar, ele derrota. Se ela consegue parar, ela para. Nessas ocasiões, a dica que eu dou é contrair as palavras, já que, semanticamente falando, o sentido será muito próximo e o uso de palavras será menor.

Grass-types: Embora eles tenham dificuldade para derrotar Suicune, se esse tiver acumulado boosts de Calm Mind o suficiente, ambos Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator para fazer stall em Suicune, impedindo-o de fazer sweep no resto do time. Mega Venusaur também é uma forte resposta se conseguir pressionar bastante Suicune, porém, deve tomar cuidado, visto que Synthesis possui somente 8 PP para o manter saudável e Suicune consegue durar mais do que isso.

Electric-types e Coverage: Tapu Koko, Thundurus e outras ameaças com coverage Electric-type, como Mega Mawile, ultrapassam Suicune, derrotam seu Substitute e o impedem de acumular boosts de Calm Mind, logo, forçando-o a sair de campo.

Usuários de Taunt: Usuários de Taunt, como Tapu Fini, Tornadus-T e Tapu Koko, não permitem a Suicune utilizar Substitute, Calm Mind, Rest e Protect, deixando-o somente com Scald disponível, significando que ele perderá ainda mais rápido os PP de Scald, não sendo mais capaz de exercer sua função.

Status e Knock Off: Condições de status, como burn e poison, e Knock Off impedem completamente Suicune de realizar setup e sweep, já que prejudicam seu recovery, que ele precisa para fazer PP stall em seus inimigos.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/whK3KMux :

Visão Geral

Suicune possui um bom tipo defensivo e um bulk fenomenal, fatores que lhe permitem agir como um sweeper de Calm Mind assustador. Com sua ótima ability, Pressure, Suicune consegue ameaçar times ofensivos e defensivos que possuem dificuldade para o derrotar. Apesar de ameaças comuns em times defensivos, como Toxapex, não terem medo de Suicune, ainda assim ele consegue realizar PP stall contra a maioria das ameaças defensivas, como Ferrothorn, que normalmente fariam um ótimo check a Water-types, utilizando Substitute e Pressure. Entretanto, ameaças ofensivas rápidas que são vistas comumente, tais como Tapu Koko e Timid Tapu Lele com Psyshock, pressionam Suicune, impedindo-o de realizar setup e derrotar diversos times ofensivos no metagame, porém, elas ainda devem tomar cuidado com burns vindos de Scald. Ademais, Suicune requer um imenso apoio para funcionar bem contra times que utilizam Pokémon que o param, como Toxapex, Mantine e Tapu Fini.

[SET]
nome: Substitute + Calm Mind
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 16 SpD / 240 Spe

Moves

Scald é o STAB principal de Suicune, prejudicando ameaças devido à sua chance de causar burn; contudo, deve ser usado sabiamente contra times defensivos com Tangrowth e Amoonguss, já que eles podem fazer stall em todo o PP de Scald, impedindo que Suicune realize sweep. Graças à sua Speed decente, Substitute permite que Suicune evite moves de status, como Will-O-Wisp e Toxic, de Pokémon como Rotom-W e Landorus-T, ajudando-o também a fazer PP stall contra ameaças como Ferrothorn, que só pode acertar Power Whip em Suicune 4 vezes devido a Pressure. Calm Mind possibilita que Suicune aja como um sweeper, visto que toma vantagem inclusive de special attackers que tenham coverage super efetiva, como Amoonguss e Rotom-W, podendo falhar em derrotar o Substitute de Suicune, uma vez que ele tenha acumulado boosts o suficiente. Protect garante que Suicune faça scout a coverage e moves de status que possam o prejudicar, apesar de ser principalmente usado para fazer PP stall contra ameaças que tentam quebrar o Substitute de Suicune.

Detalhes do Set

Investimento máximo em HP permite que Suicune tome vantagem de seu fenomenal bulk natural, enquanto lhe concede a oportunidade de criar Substitutes com 101 HP, que não podem ser derrotados em um Seismic Toss. 216 EVs em Speed e 40 EVs em Special Defense podem ser usados para dar ao Substitute de Suicune uma chance maior de não ser derrotado por Volt Switch de Rotom-W, caso tenha um boost de +1 em Special Defense, e ainda permite que Suicune ultrapasse os Pokémon com base Speed 80. Pressure é a melhor ability disponível de Suicune e é a principal razão do sucesso desse set, permitindo-lhe retirar 2 PP de qualquer move ofensivo utilizado contra ele, o que deixa os Pokémon inimigos com poucas oportunidades para derrubar Suicune graças a combinação de Protect e Substitute. Leftovers é necessário para que Suicune, tomando proveito dos turnos em que usou Substitute e Protect, permaneça o mais saudável possível ao longo da partida.

Dicas de Uso

Não use Suicune até que todos os seus counters, tais como Toxapex, Mantine e Tapu Fini, estejam derrotados, pois eles impedirão que Suicune faça setup de Calm Mind, deixando-o apenas capaz de fazer PP stall e utilizar Scald. Também não o traga ao campo quando Toxic Spikes de Pokémon como Toxapex estiverem ativos, visto que eles reduzem a longevidade de Suicune, negligenciando-lhe a chance de realizar sweep devidamente. Calm Mind deve ser usado assim que Suicune possuir um Substitute seguramente ativo, para que possa lidar melhor com special attackers como Amoonguss. Contudo, atente-se ao utilizar PP de Scald contra ameaças que não são facilmente desgastadas, como Amoonguss; embora Suicune possa lhe fazer PP stall, os PP de Scald são necessários para o sweep depois que seus checks e counters estiverem enfraquecidos.

Se uma ameaça ofensiva rápida, como Tapu Koko ou Serperior, realizar switch in enquanto Suicune utiliza Substitute, não tente fazer setup contra eles; Suicune pode usar Protect, a fim de ganhar o recovery de Leftovers, e drenar um pouco de PP desses inimigos para então utilizar Scald no próximo turno esperando um potencial burn, enquanto eles rompem seu Substitute. Após isso, Suicune deve sair de campo para evitar desgastes. Caso o inimigo possua Knock Off, nunca utilize Suicune diretamente contra ele, visto que, se o Leftovers for perdido, Suicune também perderá bastante longevidade na partida, ou seja, terá dificuldades em fazer sweep. Contra ameaças defensivas mais lentas, como Ferrothorn, Suicune, enquanto faz PP stall, pode utilizar Substitute e Protect para ganhar recovery.

Evite, acima de tudo, deixar que Suicune leve poison ou burn, já que esses dois status cortam seu tão necessário recovery, prevenindo que Suicune faça sweep. Seja cuidadoso contra usuários de status caso não tenha Substitute ativo; prevê-los incorretamente pode ser prejudicial. Por exemplo, não use Scald em um Rotom-W prevendo Pain Split ou ele poderá lhe causar burn com Will-O-Wisp.

Opções de Equipe

Suicune requer muito apoio para que consiga fazer um sweep, sendo um deles companheiros de equipe que permitam a Suicune derrotar usuários de Haze, como Toxapex e Mantine, que o param duramente. Heatran com Magma Storm consegue derrotar tanto Toxapex como Tapu Fini, usando Tectonic Rage e Bloom Doom, respectivamente, enquanto consegue derrotar ameaças passivas para Suicune, como Chansey, Amoonguss e Tangrowth. Tapu Koko também lida com essas ameaças, além de apoiar como um pivot ou com Volt Switch ou com U-turn, para que Suicune entre no campo de forma segura. Outros wallbreakers poderosos, como Choice Specs Gengar, funcionam, visto que Gengar desfere poderosos Thunderbolt para derrotar Mantine e Toxapex ou usa Trick para inutilizar uma dessas ameaças ou Chansey.

Suporte de entry hazards é muito útil para auxiliar Suicune em derrotar ameaças defensivas, então apoio de Stealth Rock de Pokémon como Garchomp, Landorus-T e Terrakion o ajuda a cumprir bem sua função; Terrakion e Landorus-T também podem utilizar Continental Crush para derrotar ameaças Grass-type, como Tangrowth e Amoonguss, com as quais Suicune tem dificuldade. Spikes de Pokémon como Ferrothorn, Greninja e Ash-Greninja permitem que Suicune derrote ameaças enfraquecidas que tocam o solo, e Greninja também pode utilizar Extrasensory para derrotar Toxapex ou Gunk Shot para derrotar Tapu Fini. Assault Vest Tangrowth e Mega Venusaur são bons aliados desse set, já que ajudam Suicune derrotando os Water-types com os quais ele não gosta de lidar, como Tapu Fini, Greninja e Keldeo, sendo que o último pode quebrar repetidamente o Substitute de Suicune utilizando Secret Sword. Mega Scizor e Celesteela são parceiros Steel-types úteis, visto que lidam com Psychic-types que podem pôr esse set em perigo, como Latios e Timid Tapu Lele com Psyshock; Mega Scizor também pode remover, usando Defog, entry hazards para Suicune, como Toxic Spikes. Finalmente, usuários de Toxic Spikes, como Greninja e Nihilego, fornecem um ótimo apoio para Suicune, enfraquecendo Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu mais rápido do que burns de Scald.

Outras Opções

Um set RestTalk Calm Mind pode ser usado para permitir que a longevidade de Suicune seja mais consistente e menos dependente da remoção de Toxic Spikes. Pode-se também utilizar Roar nesse set para dissuadir sweepers de setup inimigos que tomam vantagem de Suicune, além de funcionar bem com apoio de entry hazards, embora que, para isso, Suicune tenha de abandonar Sleep Talk e se tornar mais passivo ou esquecer Calm Mind e desistir de seu uso como um sweeper de setup.

Checks e Counters

Water-types: Toxapex, Mantine, Keldeo e Tapu Fini servem como fortes respostas a Suicune. Toxapex toma muito pouco dano de Scald enquanto Mantine é imune, e ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Calm Mind de Suicune. Keldeo derrota Suicune, já que Secret Sword dá dano em sua frágil Defense, e Tapu Fini para Suicune com a combinação Taunt + Nature's Madness.

Grass-types: Embora eles tenham dificuldade para derrotar Suicune, se esse tiver acumulado boosts de Calm Mind o suficiente, ambos Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator para fazer stall em Suicune, impedindo-o de fazer sweep no resto do time. Mega Venusaur também é uma forte resposta se conseguir pressionar bastante Suicune, porém, deve tomar cuidado, visto que Synthesis possui somente 8 PP para o manter saudável e Suicune consegue durar mais do que isso.

Electric-types e Coverage: Tapu Koko, Thundurus e outras ameaças com coverage Electric-type, como Mega Mawile, ultrapassam Suicune, derrotam seu Substitute e o impedem de acumular boosts de Calm Mind, logo, forçando-o a sair de campo.

Usuários de Taunt: Usuários de Taunt, como Tapu Fini, Tornadus-T e Tapu Koko, não permitem a Suicune utilizar Substitute, Calm Mind, Rest e Protect, deixando-o somente com Scald disponível, significando que ele perderá ainda mais rápido os PP de Scald, não sendo mais capaz de exercer sua função.

Status e Knock Off: Condições de status, como burn e poison, e Knock Off impedem completamente Suicune de realizar setup e sweep, já que prejudicam seu recovery, que ele precisa para fazer PP stall em seus inimigos.
GP aplicado e, pelo que eu vi, algumas partes realmente foram cortadas da análise, embora não chegue a ser um problema. Pronto para HTML.
 
HTML:
[title]
Suicune

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Suicune possui um bom tipo defensivo e um bulk fenomenal, fatores que lhe permitem agir como um sweeper de Calm Mind assustador. Com sua &oacute;tima ability, Pressure, Suicune consegue amea&ccedil;ar times ofensivos e defensivos que possuem dificuldade para o derrotar. Apesar de amea&ccedil;as comuns em times defensivos, como Toxapex, n&atilde;o terem medo de Suicune, ainda assim ele consegue realizar PP stall contra a maioria das amea&ccedil;as defensivas, como Ferrothorn, que normalmente fariam um &oacute;timo check a Water-types, utilizando Substitute e Pressure. Entretanto, amea&ccedil;as ofensivas r&aacute;pidas que s&atilde;o vistas comumente, tais como Tapu Koko e Timid Tapu Lele com Psyshock, pressionam Suicune, impedindo-o de realizar setup e derrotar diversos times ofensivos no metagame, por&eacute;m, elas ainda devem tomar cuidado com burns vindos de Scald. Ademais, Suicune requer um imenso apoio para funcionar bem contra times que utilizam Pok&eacute;mon que o param, como Toxapex, Mantine e Tapu Fini.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Substitute + Calm Mind</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Scald</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Substitute</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Pressure</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Calm Mind</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Protect</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 16 SpD / 240 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Scald &eacute; o STAB principal de Suicune, prejudicando amea&ccedil;as devido &agrave; sua chance de causar burn; contudo, deve ser usado sabiamente contra times defensivos com Tangrowth e Amoonguss, j&aacute; que eles podem fazer stall em todo o PP de Scald, impedindo que Suicune realize sweep. Gra&ccedil;as &agrave; sua Speed decente, Substitute permite que Suicune evite moves de status, como Will-O-Wisp e Toxic, de Pok&eacute;mon como Rotom-W e Landorus-T, ajudando-o tamb&eacute;m a fazer PP stall contra amea&ccedil;as como Ferrothorn, que s&oacute; pode acertar Power Whip em Suicune 4 vezes devido a Pressure. Calm Mind possibilita que Suicune aja como um sweeper, visto que toma vantagem inclusive de special attackers que tenham coverage super efetiva, como Amoonguss e Rotom-W, podendo falhar em derrotar o Substitute de Suicune, uma vez que ele tenha acumulado boosts o suficiente. Protect garante que Suicune fa&ccedil;a scout a coverage e moves de status que possam o prejudicar, apesar de ser principalmente usado para fazer PP stall contra amea&ccedil;as que tentam quebrar o Substitute de Suicune.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Investimento m&aacute;ximo em HP permite que Suicune tome vantagem de seu fenomenal bulk natural, enquanto lhe concede a oportunidade de criar Substitutes com 101 HP, que n&atilde;o podem ser derrotados em um Seismic Toss. 216 EVs em Speed e 40 EVs em Special Defense podem ser usados para dar ao Substitute de Suicune uma chance maior de n&atilde;o ser derrotado por Volt Switch de Rotom-W, caso tenha um boost de +1 em Special Defense, e ainda permite que Suicune ultrapasse os Pok&eacute;mon com base Speed 80. Pressure &eacute; a melhor ability dispon&iacute;vel de Suicune e &eacute; a principal raz&atilde;o do sucesso desse set, permitindo-lhe retirar 2 PP de qualquer move ofensivo utilizado contra ele, o que deixa os Pok&eacute;mon inimigos com poucas oportunidades para derrubar Suicune gra&ccedil;as a combina&ccedil;&atilde;o de Protect e Substitute. Leftovers &eacute; necess&aacute;rio para que Suicune, tomando proveito dos turnos em que usou Substitute e Protect, permane&ccedil;a o mais saud&aacute;vel poss&iacute;vel ao longo da partida.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>N&atilde;o use Suicune at&eacute; que todos os seus counters, tais como Toxapex, Mantine e Tapu Fini, estejam derrotados, pois eles impedir&atilde;o que Suicune fa&ccedil;a setup de Calm Mind, deixando-o apenas capaz de fazer PP stall e utilizar Scald. Tamb&eacute;m n&atilde;o o traga ao campo quando Toxic Spikes de Pok&eacute;mon como Toxapex estiverem ativos, visto que eles reduzem a longevidade de Suicune, negligenciando-lhe a chance de realizar sweep devidamente. Calm Mind deve ser usado assim que Suicune possuir um Substitute seguramente ativo, para que possa lidar melhor com special attackers como Amoonguss. Contudo, atente-se ao utilizar PP de Scald contra amea&ccedil;as que n&atilde;o s&atilde;o facilmente desgastadas, como Amoonguss; embora Suicune possa lhe fazer PP stall, os PP de Scald s&atilde;o necess&aacute;rios para o sweep depois que seus checks e counters estiverem enfraquecidos.</p>

    <p>Se uma amea&ccedil;a ofensiva r&aacute;pida, como Tapu Koko ou Serperior, realizar switch in enquanto Suicune utiliza Substitute, n&atilde;o tente fazer setup contra eles; Suicune pode usar Protect, a fim de ganhar o recovery de Leftovers, e drenar um pouco de PP desses inimigos para ent&atilde;o utilizar Scald no pr&oacute;ximo turno esperando um potencial burn, enquanto eles rompem seu Substitute. Ap&oacute;s isso, Suicune deve sair de campo para evitar desgastes. Caso o inimigo possua Knock Off, nunca utilize Suicune diretamente contra ele, visto que, se o Leftovers for perdido, Suicune tamb&eacute;m perder&aacute; bastante longevidade na partida, ou seja, ter&aacute; dificuldades em fazer sweep. Contra amea&ccedil;as defensivas mais lentas, como Ferrothorn, Suicune, enquanto faz PP stall, pode utilizar Substitute e Protect para ganhar recovery.</p>

    <p>Evite, acima de tudo, deixar que Suicune leve poison ou burn, j&aacute; que esses dois status cortam seu t&atilde;o necess&aacute;rio recovery, prevenindo que Suicune fa&ccedil;a sweep. Seja cuidadoso contra usu&aacute;rios de status caso n&atilde;o tenha Substitute ativo; prev&ecirc;-los incorretamente pode ser prejudicial. Por exemplo, n&atilde;o use Scald em um Rotom-W prevendo Pain Split ou ele poder&aacute; lhe causar burn com Will-O-Wisp.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Suicune requer muito apoio para que consiga fazer um sweep, sendo um deles companheiros de equipe que permitam a Suicune derrotar usu&aacute;rios de Haze, como Toxapex e Mantine, que o param duramente. Heatran com Magma Storm consegue derrotar tanto Toxapex como Tapu Fini, usando Tectonic Rage e Bloom Doom, respectivamente, enquanto consegue derrotar amea&ccedil;as passivas para Suicune, como Chansey, Amoonguss e Tangrowth. Tapu Koko tamb&eacute;m lida com essas amea&ccedil;as, al&eacute;m de apoiar como um pivot ou com Volt Switch ou com U-turn, para que Suicune entre no campo de forma segura. Outros wallbreakers poderosos, como Choice Specs Gengar, funcionam, visto que Gengar desfere poderosos Thunderbolt para derrotar Mantine e Toxapex ou usa Trick para inutilizar uma dessas amea&ccedil;as ou Chansey.</p>
  
    <p>Suporte de entry hazards &eacute; muito &uacute;til para auxiliar Suicune em derrotar amea&ccedil;as defensivas, ent&atilde;o apoio de Stealth Rock de Pok&eacute;mon como Garchomp, Landorus-T e Terrakion o ajuda a cumprir bem sua fun&ccedil;&atilde;o; Terrakion e Landorus-T tamb&eacute;m podem utilizar Continental Crush para derrotar amea&ccedil;as Grass-type, como Tangrowth e Amoonguss, com as quais Suicune tem dificuldade. Spikes de Pok&eacute;mon como Ferrothorn, Greninja e Ash-Greninja permitem que Suicune derrote amea&ccedil;as enfraquecidas que tocam o solo, e Greninja tamb&eacute;m pode utilizar Extrasensory para derrotar Toxapex ou Gunk Shot para derrotar Tapu Fini. Assault Vest Tangrowth e Mega Venusaur s&atilde;o bons aliados desse set, j&aacute; que ajudam Suicune derrotando os Water-types com os quais ele n&atilde;o gosta de lidar, como Tapu Fini, Greninja e Keldeo, sendo que o &uacute;ltimo pode quebrar repetidamente o Substitute de Suicune utilizando Secret Sword. Mega Scizor e Celesteela s&atilde;o parceiros Steel-types &uacute;teis, visto que lidam com Psychic-types que podem p&ocirc;r esse set em perigo, como Latios e Timid Tapu Lele com Psyshock; Mega Scizor tamb&eacute;m pode remover, usando Defog, entry hazards para Suicune, como Toxic Spikes. Finalmente, usu&aacute;rios de Toxic Spikes, como Greninja e Nihilego, fornecem um &oacute;timo apoio para Suicune, enfraquecendo Grass-types como Tangrowth e Tapu Bulu mais r&aacute;pido do que burns de Scald.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set RestTalk Calm Mind pode ser usado para permitir que a longevidade de Suicune seja mais consistente e menos dependente da remo&ccedil;&atilde;o de Toxic Spikes. Pode-se tamb&eacute;m utilizar Roar nesse set para dissuadir sweepers de setup inimigos que tomam vantagem de Suicune, al&eacute;m de funcionar bem com apoio de entry hazards, embora que, para isso, Suicune tenha de abandonar Sleep Talk e se tornar mais passivo ou esquecer Calm Mind e desistir de seu uso como um sweeper de setup.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Water-types</strong>: Toxapex, Mantine, Keldeo e Tapu Fini servem como fortes respostas a Suicune. Toxapex toma muito pouco dano de Scald enquanto Mantine &eacute; imune e ambos podem utilizar Haze para tirar os boosts de Calm Mind de Suicune. Keldeo derrota Suicune, j&aacute; que Secret Sword d&aacute; dano em sua fr&aacute;gil Defense, e Tapu Fini para Suicune com a combina&ccedil;&atilde;o Taunt + Nature's Madness.</li>
    <li><strong>Grass-types</strong>: Embora eles tenham dificuldade para derrotar Suicune, se esse tiver acumulado boosts de Calm Mind o suficiente, ambos Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator para fazer stall em Suicune, impedindo-o de fazer sweep no resto do time. Mega Venusaur tamb&eacute;m &eacute; uma forte resposta se conseguir pressionar bastante Suicune, por&eacute;m, deve tomar cuidado, visto que Synthesis possui somente 8 PP para o manter saud&aacute;vel e Suicune consegue durar mais do que isso.</li>
    <li><strong>Electric-types e Coverage</strong>: Tapu Koko, Thundurus e outras amea&ccedil;as com coverage Electric-type, como Mega Mawile, ultrapassam Suicune, derrotam seu Substitute e o impedem de acumular boosts de Calm Mind, logo, for&ccedil;ando-o a sair de campo.</li>
    <li><strong>Usu&aacute;rios de Taunt</strong>: Usu&aacute;rios de Taunt, como Tapu Fini, Tornadus-T e Tapu Koko, n&atilde;o permitem a Suicune utilizar Substitute, Calm Mind, Rest e Protect, deixando-o somente com Scald dispon&iacute;vel, significando que ele perder&aacute; ainda mais r&aacute;pido os PP de Scald, n&atilde;o sendo mais capaz de exercer sua fun&ccedil;&atilde;o.</li>
    <li><strong>Status e Knock Off</strong>: Condi&ccedil;&otilde;es de status, como burn e poison, e Knock Off impedem completamente Suicune de realizar setup e sweep, j&aacute; que prejudicam seu recovery, que ele precisa para fazer PP stall em seus inimigos.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/302185" target="_blank">Eclipse</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/shokkking.459902/" target="_blank">Shokkking</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/41900" target="_blank">Zamrock</a>, <a href="/forums/members/171894" target="_blank">Halcyon.</a> e <a href="/forums/members/137683" target="_blank">Subject 18</a></li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/suicune
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top