Monotype Suicune (Water)

MrPanda

not a bear
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Contributor to Smogon
Moderator
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/suicune/monotype/

[OVERVIEW]

Water
========

Seu ótimo tipo defensivo, bulk natural fantástico e capacidade de fazer stall a ataques perigosos com Pressure fazem de Suicune um sólido Pokémon defensivo. Calm Mind lhe permite se tornar um sweeper ameaçador. Sua Speed natural decente pode ser investida para ultrapassar muitas ameaças, como Diggersby e Mega Swampert sem rain. Scald pressiona ameaças ofensivas physical com burns, tornando-o um ótimo move para usar com os boosts de Special Defense de Calm Mind. Com a combinação de Calm Mind, Pressure e um bulk excelente, Suicune consegue vencer algumas das maiores ameaças para times Water, como Ferrothorn, no mano a mano. Ao mesmo tempo, ele é muito dependente de Scald para causar dano ao inimigo, o que dificulta bastante derrotar qualquer Pokémon bulky que resista ao golpe. Sem acesso a recovery confiável, Suicune é enfraquecido muito rapidamente por hazards e não consegue fazer switch em ataques de modo consistente. Ele é bastante dependente de suporte de equipe e tem que ser usado em times construídos especificamente para se tornar um sweeper ameaçador.

[SET]
name: Substitute + Calm Mind (Water)
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 40 SpD / 216 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald lhe possibilita causar dano aos Pokémon adversários e potencialmente os prejudicar com burns, dificultando para physical attackers derrotarem Suicune. Substitute o ajuda a evitar condições de status e se torna mais difícil de ser quebrado por special attackers com o apoio de Calm Mind. Substitute também funciona como uma proteção para conseguir o máximo possível de turnos de Leftovers e ajuda a fazer PP stall com Pressure mais eficientemente. Calm Mind aumenta Special Attack e Special Defense, propiciando a Suicune não apenas bater mais forte, mas também aguentar golpes special com mais facilidade. Protect pode ser usado para fazer stall aos PPs do oponente e scout a moves, além de permitir a Suicune recuperar um pouco de HP com Leftovers, o que também ajuda a manter Substitute ativo.

Detalhes do Set
========

O investimento em Speed propicia a Suicune ultrapassar Pokémon como Diggersby, Zapdos, Heatran e Buzzwole. O investimento em HP reforça seu bulk natural e lhe permite formar Substitutes com 101 de HP, que não quebram com um Seismic Toss. O investimento em Special Defense dá ao Substitute de Suicune em +1 uma boa chance de aguentar Volt Switch de usuários comuns, como Rotom-W e Lanturn. Leftovers lhe possibilita recuperar HP perdido com Substitute e ataques de Pokémon adversários.

Dicas de Uso
========

Tente evitar fazer switch com Suicune em hazards, uma vez que eles o enfraquecem muito fácil devido à sua falta de recovery confiável. Suicune é melhor usado como setup sweeper no late-game depois de ter cuidado de todos os seus checks e counters, pois eles conseguem fazer stall ao seu Scald com facilidade. Quando enfrentando Pokémon mais lentos que possam distribuir status, como Toxic Jirachi e Heatran, é melhor usar Substitute para evitar essas condições de status. Tente não perder seu Leftovers para Trick ou Knock Off, já que Suicune depende dele para se manter saudável ao decorrer da batalha. Em geral, se um atacante forte que garante conseguir quebrar seu Substitute vier a campo, Suicune precisa usar Protect e então decidir se vale a pena tentar fazer stall ao move do Pokémon oponente com Substitute + Protect. Senão, use Scald no turno em que o Substitute quebrar e então use Protect ou saia de campo se o turno extra de Pressure não importar ou Suicune não precisar do recovery adicional de Leftovers. Ele deve usar Protect o máximo possível para recuperar HP com Leftovers e ajudar com sua longevidade. Protect não deve ser usado com imprudência, pois usar seu PP torna Suicune menos eficiente em pressionar Pokémon adversários. Calm Mind é mais fácil e melhor de usar por trás de um Substitute.

Opções de Equipe
========

Toxapex provê Suicune com Toxic Spikes, tornando seu trabalho de fazer sweep no late-game mais fácil. Ele também pode fazer check a setup sweepers, como Volcarona, com Haze. Keldeo é um tremendo aliado para Suicune, pois ajuda a derrotar alguns dos seus checks mais durões, como Ferrothorn, bem como Pokémon imunes a Water, como Cradily, Seismitoad e Mantine, usando Secret Sword e Hidden Power Electric. Greninja é um ótimo usuário de Choice Scarf que enfrenta com Gunk Shot algumas ameaças Fairy- e Grass-type cruciais, como Tapu Bulu e Tapu Koko, e com Life Orb consegue dar 2HKO em Ferrothorn com Hidden Power Fire sem se prender a um ataque fraco. Mantine fornece controle de hazards para Suicune, o que é importante, pois sua falta de recovery confiável significa que ele pode ser facilmente enfraquecido por dano residual. Mantine também serve como uma medida contra Grass-types, um meio de prevenir setup com Haze e uma forma de derrotar walls inimigas com Toxic. Mega Swampert e Gastrodon fornecem uma imunidade a Electric essencial para Suicune e conseguem eliminar Electric-types como Tapu Koko. Mega Swampert também pode colocar Stealth Rock, que enfraquece os checks de Suicune cada vez que eles entram em campo. Mega Swampert e Gastrodon também oferecem um meio de fazer switch em usuários de Trick, já que Sticky Hold de Gastrodon o impede de perder seu item e Mega Stones não podem ser removidas. Dragon Dance Gyarados provê uma forma de derrotar Pokémon Grass- e Poison-type irritantes, como Mega Venusaur com Supersonic Skystrike e Toxapex com Earthquake em +1. Azumarill fornece uma boa imunidade a Grass para Suicune. Empoleon pode colocar Stealth Rock enquanto também limpa hazards com Defog e realiza phaze em setup sweepers com Roar. Mega Sharpedo consegue lidar com muitos Pokémon bulky que podem dar problemas a Suicune, como Mantine e Slowbro, com Crunch e Mega Venusaur e Toxapex enfraquecidos com Psychic Fangs, e seu acesso a Speed Boost antes de Mega Evoluir pode ajudá-lo a ultrapassar e nocautear ameaças rápidas, como Choice Scarf Victini. Tentacruel é uma alternativa a Toxapex para prover o time com Toxic Spikes; diferente de Toxapex, Tentacruel consegue limpar hazards do campo com Rapid Spin, mas não possui o recovery de Toxapex. Lanturn oferece uma boa imunidade a Electric para Suicune e consegue remover status com Heal Bell.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

Rest + Sleep Talk podem ser usados em vez de Substitute + Protect para recuperar o HP de Suicune por completo; entretanto, isso requer que ele escolha os ataques certos com Sleep Talk e pode torná-lo isca de setup. Isso ainda muda o foco de Suicune de fazer PP stall para um setup sweeper bulky genérico, que é bem ineficiente porque Haze e phazing são bastante comuns. Toxic pode ser usado no lugar de Calm Mind, o que permite a Suicune vencer Pokémon como Mantine e Cradily, no entanto, ele perde qualquer presença ofensiva.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Grass-types**: Grass-types resistem a Scald de Suicune, com os bulkys sendo muito difíceis de derrotar. Tapu Bulu merece uma menção especial, pois não apenas fortalece o poder de seus ataques Grass-type com Grassy Terrain, mas também dá OHKO em Suicune com Wood Hammer.

**Electric-types**: Electric-types conseguem derrotar Suicune facilmente com seus poderosos STABs. Tapu Koko merece uma menção especial, pois invoca Electric Terrain para fortalecer seus STABs Electric-type.

**Stallbreakers**: Taunt prende Suicune a Scald, que só é efetivamente usado quando está com o setup completo; Pokémon como Cobalion conseguem torná-lo um alvo mais fácil para aliados como Keldeo lidarem. Suicune também é vulnerável a Encore, uma vez que usa seus moves passivos e de setup até estar pronto para abusar de Scald. Mega Lopunny pode prendê-lo a um move de setup, como Calm Mind, e se aproveitar disso usando Power-Up Punch e, depois, dando OHKO em Suicune e seus aliados facilmente.

**Water-types Bulky**: Scald é a forma de Suicune fazer a limpa em times, no entanto, Water-types bulky, como Toxapex, conseguem aguentar um Scald com boost tranquilamente e recuperar o dano causado por Suicune ou remover seus boosts com Haze. Empoleon também consegue suportar um Scald com boost e forçar Suicune a sair de campo com Roar, fazendo-o perder todos os seus boosts e possivelmente sofrer mais dano residual de hazards.

**Hazards**: Quando muitos hazards são colocados, como algumas camadas de Spikes e Stealth Rock, Suicune tem dificuldade de entrar no jogo devido à sua única forma de recovery ser Leftovers. Suicune não aprecia Toxic Spikes também, pois o dano residual constante cancela seu recovery de Leftovers.

**Knock Off e Trick**: Suicune depende de Leftovers para recuperar seu HP, já que não tem acesso a moves de recovery, tornando-o muito mais fácil de enfraquecer. Trick remove seu Leftovers e geralmente o substitui por um item Choice, deixando Suicune quase inútil.

**Pokémon Imunes a Water**: Suicune depende de Scald para causar dano, tornando qualquer Pokémon imune a Water impossível de derrotar. Pokémon como Cradily e Mantine também podem lhe infligir badly poison, reduzindo drasticamente seu tempo em campo. Contudo, Suicune consegue lidar com Pokémon imunes a Water no mano a mano graças a Pressure, Calm Mind e Protect, fazendo com que não sejam os seus checks mais confiáveis.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Pubo, 535121]]
- Quality control by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Moosical, 215618], [Izaya, 311872]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(A)dicionar (R)emover (S)ugerir e (C)omentar

GP 1/2

[OVERVIEW]

Water
========

Sua ótima tipagem defensiva, bulk natural fantástico e capacidade de fazer stall a ataques perigosos com Pressure fazem de Suicune um sólido Pokémon defensivo. Calm Mind lhe permite se tornar um sweeper ameaçador. Sua Speed natural decente pode ser investida para ultrapassar muitas ameaças, como Diggersby e Mega Swampert sem rain. Scald pressiona ameaças ofensivas physical com burns, tornando-o um ótimo move para usar com os boosts de Special Defense de Calm Mind. Com a combinação de Calm Mind, Pressure e um bulk excelente, Suicune consegue vencer algumas das maiores ameaças para times Water, como Ferrothorn, no mano-a-mano (C: RH). Ao mesmo tempo, ele é muito dependente de Scald para causar dano ao inimigo, o que dificulta bastante derrotar qualquer Pokémon bulky que resista ao golpe. Sem acesso a recovery confiável, Suicune é enfraquecido muito rapidamente por hazards e não consegue fazer switch em ataques de modo consistente. Ele é bastante dependente de suporte de equipe e tem que ser usado em arquiteturas específicas times construídos especificamente (C: "build" é um termo difícil de traduzirmos mesmo, mas acho que fazer uma referência à construção de time em si uma abordagem mais segura) para se tornar um sweeper ameaçador.

[SET]
name: Substitute + Calm Mind (Water)
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 40 SpD / 216 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald lhe possibilita causar dano aos Pokémon adversários e potencialmente prejudicá-los os prejudicar (C: diante de advérbios, próclise é obrigatória) com burns, dificultando para physical attackers derrotarem Suicune. Substitute o ajuda a evitar condições de status e se torna mais difícil de ser quebrado por special attackers com o apoio de Calm Mind. Substitute também funciona como uma proteção para conseguir o máximo possível de turnos de Leftovers e ajuda a fazer PP stall com Pressure com mais eficiência. Calm Mind aumenta Special Attack e Special Defense, propiciando a Suicune não apenas bater mais forte, mas também aguentar golpes special com mais facilidade. Protect pode ser usado para fazer stall aos PPs do oponente, fazer e (C: troquei por "e" e removi o "e" seguinte para evitar repetir "fazer") scout a moves e, além de permitir a Suicune recuperar um pouco de HP com Leftovers, o que também ajuda a manter Substitute ativo.

Detalhes do Set
========

O investimento em Speed propicia a Suicune ultrapassar Pokémon como Diggersby, Zapdos, Heatran e Buzzwole. O investimento em HP reforça seu bulk natural e lhe permite formar Substitutes com 101 de HP, que não quebram com um Seismic Toss. O investimento em Special Defense dá ao Substitute de Suicune a +1 uma boa chance de aguentar Volt Switch de usuários comuns, como Rotom-W e Lanturn. Leftovers lhe possibilita recuperar HP perdido com Substitute e ataques de Pokémon adversários.

Dicas de Uso
========

Tente evitar fazer switch com Suicune em hazards, uma vez que elas o enfraquecem muito fácil devido à sua falta de recovery confiável. Suicune é melhor usado como setup sweeper no late-game depois de ter cuidado de todos os seus checks e counters, pois eles conseguem fazer stall ao seu Scald com facilidade. Quando enfrentando Pokémon mais lentos que possam distribuir status, como Toxic Jirachi e Heatran, é melhor usar Substitute para evitar essas condições de status. Tente não perder seu Leftovers para Trick ou Knock Off, já que Suicune depende dele para se manter saudável ao decorrer da batalha. Em geral, se um atacante forte que garante conseguir quebrar seu Substitute garantido vier a campo, Suicune precisa usar Protect e então decidir se vale a pena tentar fazer stall ao move do Pokémon oponente com Substitute + Protect. Senão (C: remover espaço entre "se" e "não"), use Scald no turno em que o Substitute quebrar e então use Protect ou saia de campo se o turno extra de Pressure não importar ou Suicune não precisar da do recovery adicional de Leftovers. Ele deve usar Protect o máximo possível para recuperar HP com Leftovers e ajudar com sua longevidade. Protect não deve ser usado com imprudência, pois usar seu PP torna Suicune menos eficiente em pressionar Pokémon adversários. Calm Mind é mais fácil e melhor de usar por trás de um Substitute.

Opções de Equipe
========

Toxapex provê Suicune com Toxic Spikes, tornando seu trabalho de fazer sweep no late-game mais fácil. Ele também pode fazer check a setup sweepers, como Volcarona, com Haze. Keldeo é um tremendo aliado para Suicune, pois ele ajuda a derrotar alguns dos seus checks mais durões, como Ferrothorn, bem como Pokémon imunes a Water, como Cradily, Seismitoad e Mantine, usando Secret Sword e Hidden Power Electric. Greninja é um ótimo usuário de Choice Scarf que lida com enfrenta com Gunk Shot algumas ameaças Fairy- e Grass-type cruciais, como Tapu Bulu e Tapu Koko, (C: AV) com Gunk Shot e, com Life Orb, ele (C: RV) consegue dar 2HKO em Ferrothorn com Hidden Power Fire sem se prender a um ataque fraco. Mantine fornece controle de hazards para Suicune, o que é importante, pois sua falta de recovery confiável significa que ele pode ser facilmente enfraquecido por dano residual. Mantine também serve como uma medida contra Grass-types, um meio de prevenir setup com Haze e uma forma de derrotar walls inimigas com Toxic. Mega Swampert e Gastrodon fornecem uma imunidade a Electric-type essencial para Suicune e conseguem eliminar Pokémon Electric-types como Tapu Koko. Mega Swampert também pode colocar Stealth Rock, que enfraquece os checks de Suicune cada vez que eles entram em campo. Mega Swampert e Gastrodon também oferecem um meio de fazer switch em usuários de Trick, já que Sticky Hold de Gastrodon o impede de perder seu item e Mega Stones não podem ser removidas. Dragon Dance Gyarados provê uma forma de derrotar Pokémon Grass- e Poison-type irritantes, como Mega Venusaur com Supersonic Skystrike e Toxapex com Earthquake a +1. Azumarill fornece uma boa imunidade a Grass para Suicune. Empoleon pode colocar Stealth Rock enquanto também limpa hazards com Defog e realiza phaze em setup sweepers com Roar. Mega Sharpedo consegue lidar com muitos Pokémon bulky que podem dar problemas a Suicune, como Mantine e Slowbro com Crunch e Mega Venusaur e Toxapex enfraquecidos com Psychic Fangs, e seu acesso a Speed Boost antes de Mega Evoluir pode ajudá-lo a ultrapassar e nocautear ameaças rápidas, como Choice Scarf Victini. Tentacruel é uma alternativa a Toxapex para prover o time com Toxic Spikes; diferente de Toxapex, Tentacruel consegue limpar hazards do campo com Rapid Spin, mas não possui a o recovery de Toxapex. Lanturn oferece uma boa imunidade a Electric-type para Suicune e consegue remover status com Heal Bell.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

Rest + Sleep Talk podem ser usados em vez de Substitute + Protect para recuperar o HP de Suicune por completo; entretanto, isso requer que ele escolha os ataques certos com Sleep Talk e pode torná-lo objeto isca de setup. Isso ainda muda o foco de Suicune de um fazer PP staller para um setup sweeper bulky genérico, (C: AV) e que é bem ineficiente porque Haze e phazing são bastante comuns. Toxic pode ser usado no lugar de Calm Mind, o que permite a Suicune vencer Pokémon como Mantine e Cradily;, (C: RPV e AV) no entanto, ele perde qualquer presença ofensiva.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Grass-types**: Grass-types resistem ao Scald de Suicune, tornando os bulky muito difíceis de derrotar. Tapu Bulu merece uma menção especial, pois ele não apenas fortalece o poder de seus ataques Grass-type com Grassy Terrain, mas também dá OHKO em Suicune com Wood Hammer.

**Electric-types**: Electric-types conseguem derrotar Suicune facilmente com seus poderosos STABs. Tapu Koko merece uma menção especial, pois invoca Electric Terrain para fortalecer seus STABs Electric-type.

**Stallbreakers**: Taunt prende Suicune a Scald, que só é efetivamente usado quando ele está com o setup completo; Pokémon como Cobalion conseguem torná-lo um alvo mais fácil para aliados como Keldeo lidarem. Suicune também é vulnerável a Encore, uma vez que ele usa seus moves passivos e de setup até estar pronto para abusar de Scald. Mega Lopunny pode prendê-lo a um move de setup, como Calm Mind, e se aproveitar disso usando Power-Up Punch e, depois, dando OHKO em Suicune e seus aliados facilmente.

**Water-types Bulky**: Scald é a forma de Suicune fazer a limpa em times;, (C: RPV e AV) no entanto, Water-types bulky, como Toxapex, conseguem aguentar um Scald com boost tranquilamente e recuperar o dano causado por Suicune ou remover seus boosts com Haze. Empoleon também consegue suportar um Scald com boost e forçar Suicune a sair de campo com Roar, fazendo-o perder todos os seus boosts e possivelmente sofrer mais dano residual de hazards.

**Hazards**: Quando muitas muitos hazards são colocadas colocados, como algumas camadas de Spikes e Stealth Rock, Suicune tem dificuldade de entrar no jogo devido à sua única forma de recovery ser Leftovers. Suicune não aprecia Toxic Spikes também, pois o dano residual constante cancela sua seu recovery de Leftovers.

**Knock Off e Trick**: Suicune depende de Leftovers para recuperar seu HP, já que ele não tem acesso a moves de recovery, tornando-o muito mais fácil de enfraquecer. Trick remove seu Leftovers e geralmente o substitui por um item Choice, deixando Suicune quase inútil.

**Pokémon Imunes a Water**: Suicune depende de Scald para causar dano, tornando qualquer Pokémon imune a Water impossível de derrotar. Pokémon como Cradily e Mantine também podem lhe infligir badly poison, reduzindo drasticamente seu tempo em campo. Contudo, Suicune consegue lidar com Pokémon imunes a Water no mano-a-mano (C: RH) graças a Pressure, Calm Mind e Protect, fazendo com que não sejam os seus checks mais confiáveis.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Moosical, 215618], [Izaya, 311872]]
Copy-paste
[OVERVIEW]

Water
========

Sua ótima tipagem defensiva, bulk natural fantástico e capacidade de fazer stall a ataques perigosos com Pressure fazem de Suicune um sólido Pokémon defensivo. Calm Mind lhe permite se tornar um sweeper ameaçador. Sua Speed natural decente pode ser investida para ultrapassar muitas ameaças, como Diggersby e Mega Swampert sem rain. Scald pressiona ameaças ofensivas physical com burns, tornando-o um ótimo move para usar com os boosts de Special Defense de Calm Mind. Com a combinação de Calm Mind, Pressure e um bulk excelente, Suicune consegue vencer algumas das maiores ameaças para times Water, como Ferrothorn, no mano a mano. Ao mesmo tempo, ele é muito dependente de Scald para causar dano ao inimigo, o que dificulta bastante derrotar qualquer Pokémon bulky que resista ao golpe. Sem acesso a recovery confiável, Suicune é enfraquecido muito rapidamente por hazards e não consegue fazer switch em ataques de modo consistente. Ele é bastante dependente de suporte de equipe e tem que ser usado em times construídos especificamente para se tornar um sweeper ameaçador.

[SET]
name: Substitute + Calm Mind (Water)
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 40 SpD / 216 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald lhe possibilita causar dano aos Pokémon adversários e potencialmente os prejudicar com burns, dificultando para physical attackers derrotarem Suicune. Substitute o ajuda a evitar condições de status e se torna mais difícil de ser quebrado por special attackers com o apoio de Calm Mind. Substitute também funciona como uma proteção para conseguir o máximo possível de turnos de Leftovers e ajuda a fazer PP stall com Pressure com mais eficiência. Calm Mind aumenta Special Attack e Special Defense, propiciando a Suicune não apenas bater mais forte, mas também aguentar golpes special com mais facilidade. Protect pode ser usado para fazer stall aos PPs do oponente e scout a moves, além de permitir a Suicune recuperar um pouco de HP com Leftovers, o que também ajuda a manter Substitute ativo.

Detalhes do Set
========

O investimento em Speed propicia a Suicune ultrapassar Pokémon como Diggersby, Zapdos, Heatran e Buzzwole. O investimento em HP reforça seu bulk natural e lhe permite formar Substitutes com 101 de HP, que não quebram com um Seismic Toss. O investimento em Special Defense dá ao Substitute de Suicune a +1 uma boa chance de aguentar Volt Switch de usuários comuns, como Rotom-W e Lanturn. Leftovers lhe possibilita recuperar HP perdido com Substitute e ataques de Pokémon adversários.

Dicas de Uso
========

Tente evitar fazer switch com Suicune em hazards, uma vez que elas o enfraquecem muito fácil devido à sua falta de recovery confiável. Suicune é melhor usado como setup sweeper no late-game depois de ter cuidado de todos os seus checks e counters, pois eles conseguem fazer stall ao seu Scald com facilidade. Quando enfrentando Pokémon mais lentos que possam distribuir status, como Toxic Jirachi e Heatran, é melhor usar Substitute para evitar essas condições de status. Tente não perder seu Leftovers para Trick ou Knock Off, já que Suicune depende dele para se manter saudável ao decorrer da batalha. Em geral, se um atacante forte que garante conseguir quebrar seu Substitute vier a campo, Suicune precisa usar Protect e então decidir se vale a pena tentar fazer stall ao move do Pokémon oponente com Substitute + Protect. Senão, use Scald no turno em que o Substitute quebrar e então use Protect ou saia de campo se o turno extra de Pressure não importar ou Suicune não precisar do recovery adicional de Leftovers. Ele deve usar Protect o máximo possível para recuperar HP com Leftovers e ajudar com sua longevidade. Protect não deve ser usado com imprudência, pois usar seu PP torna Suicune menos eficiente em pressionar Pokémon adversários. Calm Mind é mais fácil e melhor de usar por trás de um Substitute.

Opções de Equipe
========

Toxapex provê Suicune com Toxic Spikes, tornando seu trabalho de fazer sweep no late-game mais fácil. Ele também pode fazer check a setup sweepers, como Volcarona, com Haze. Keldeo é um tremendo aliado para Suicune, pois ajuda a derrotar alguns dos seus checks mais durões, como Ferrothorn, bem como Pokémon imunes a Water, como Cradily, Seismitoad e Mantine, usando Secret Sword e Hidden Power Electric. Greninja é um ótimo usuário de Choice Scarf que enfrenta com Gunk Shot algumas ameaças Fairy- e Grass-type cruciais, como Tapu Bulu e Tapu Koko, e com Life Orb consegue dar 2HKO em Ferrothorn com Hidden Power Fire sem se prender a um ataque fraco. Mantine fornece controle de hazards para Suicune, o que é importante, pois sua falta de recovery confiável significa que ele pode ser facilmente enfraquecido por dano residual. Mantine também serve como uma medida contra Grass-types, um meio de prevenir setup com Haze e uma forma de derrotar walls inimigas com Toxic. Mega Swampert e Gastrodon fornecem uma imunidade a Electric essencial para Suicune e conseguem eliminar Electric-types como Tapu Koko. Mega Swampert também pode colocar Stealth Rock, que enfraquece os checks de Suicune cada vez que eles entram em campo. Mega Swampert e Gastrodon também oferecem um meio de fazer switch em usuários de Trick, já que Sticky Hold de Gastrodon o impede de perder seu item e Mega Stones não podem ser removidas. Dragon Dance Gyarados provê uma forma de derrotar Pokémon Grass- e Poison-type irritantes, como Mega Venusaur com Supersonic Skystrike e Toxapex com Earthquake a +1. Azumarill fornece uma boa imunidade a Grass para Suicune. Empoleon pode colocar Stealth Rock enquanto também limpa hazards com Defog e realiza phaze em setup sweepers com Roar. Mega Sharpedo consegue lidar com muitos Pokémon bulky que podem dar problemas a Suicune, como Mantine e Slowbro com Crunch e Mega Venusaur e Toxapex enfraquecidos com Psychic Fangs, e seu acesso a Speed Boost antes de Mega Evoluir pode ajudá-lo a ultrapassar e nocautear ameaças rápidas, como Choice Scarf Victini. Tentacruel é uma alternativa a Toxapex para prover o time com Toxic Spikes; diferente de Toxapex, Tentacruel consegue limpar hazards do campo com Rapid Spin, mas não possui o recovery de Toxapex. Lanturn oferece uma boa imunidade a Electric para Suicune e consegue remover status com Heal Bell.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

Rest + Sleep Talk podem ser usados em vez de Substitute + Protect para recuperar o HP de Suicune por completo; entretanto, isso requer que ele escolha os ataques certos com Sleep Talk e pode torná-lo isca de setup. Isso ainda muda o foco de Suicune de fazer PP stall para um setup sweeper bulky genérico, que é bem ineficiente porque Haze e phazing são bastante comuns. Toxic pode ser usado no lugar de Calm Mind, o que permite a Suicune vencer Pokémon como Mantine e Cradily, no entanto, ele perde qualquer presença ofensiva.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Grass-types**: Grass-types resistem ao Scald de Suicune, tornando os bulky muito difíceis de derrotar. Tapu Bulu merece uma menção especial, pois não apenas fortalece o poder de seus ataques Grass-type com Grassy Terrain, mas também dá OHKO em Suicune com Wood Hammer.

**Electric-types**: Electric-types conseguem derrotar Suicune facilmente com seus poderosos STABs. Tapu Koko merece uma menção especial, pois invoca Electric Terrain para fortalecer seus STABs Electric-type.

**Stallbreakers**: Taunt prende Suicune a Scald, que só é efetivamente usado quando está com o setup completo; Pokémon como Cobalion conseguem torná-lo um alvo mais fácil para aliados como Keldeo lidarem. Suicune também é vulnerável a Encore, uma vez que usa seus moves passivos e de setup até estar pronto para abusar de Scald. Mega Lopunny pode prendê-lo a um move de setup, como Calm Mind, e se aproveitar disso usando Power-Up Punch e, depois, dando OHKO em Suicune e seus aliados facilmente.

**Water-types Bulky**: Scald é a forma de Suicune fazer a limpa em times, no entanto, Water-types bulky, como Toxapex, conseguem aguentar um Scald com boost tranquilamente e recuperar o dano causado por Suicune ou remover seus boosts com Haze. Empoleon também consegue suportar um Scald com boost e forçar Suicune a sair de campo com Roar, fazendo-o perder todos os seus boosts e possivelmente sofrer mais dano residual de hazards.

**Hazards**: Quando muitos hazards são colocados, como algumas camadas de Spikes e Stealth Rock, Suicune tem dificuldade de entrar no jogo devido à sua única forma de recovery ser Leftovers. Suicune não aprecia Toxic Spikes também, pois o dano residual constante cancela seu recovery de Leftovers.

**Knock Off e Trick**: Suicune depende de Leftovers para recuperar seu HP, já que não tem acesso a moves de recovery, tornando-o muito mais fácil de enfraquecer. Trick remove seu Leftovers e geralmente o substitui por um item Choice, deixando Suicune quase inútil.

**Pokémon Imunes a Water**: Suicune depende de Scald para causar dano, tornando qualquer Pokémon imune a Water impossível de derrotar. Pokémon como Cradily e Mantine também podem lhe infligir badly poison, reduzindo drasticamente seu tempo em campo. Contudo, Suicune consegue lidar com Pokémon imunes a Water no mano a mano graças a Pressure, Calm Mind e Protect, fazendo com que não sejam os seus checks mais confiáveis.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Quality control by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Moosical, 215618], [Izaya, 311872]]
 

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
adicionar remover comentários

2/2


[OVERVIEW]

Water
========

Sua Seu ótimo tipagem tipo defensivo, bulk natural fantástico e capacidade de fazer stall a ataques perigosos com Pressure fazem de Suicune um sólido Pokémon defensivo. Calm Mind lhe permite se tornar um sweeper ameaçador. Sua Speed natural decente pode ser investida para ultrapassar muitas ameaças, como Diggersby e Mega Swampert sem rain. Scald pressiona ameaças ofensivas physical com burns, tornando-o um ótimo move para usar com os boosts de Special Defense de Calm Mind. Com a combinação de Calm Mind, Pressure e um bulk excelente, Suicune consegue vencer algumas das maiores ameaças para times Water, como Ferrothorn, no mano a mano. Ao mesmo tempo, ele é muito dependente de Scald para causar dano ao inimigo, o que dificulta bastante derrotar qualquer Pokémon bulky que resista ao golpe. Sem acesso a recovery confiável, Suicune é enfraquecido muito rapidamente por hazards e não consegue fazer switch em ataques de modo consistente. Ele é bastante dependente de suporte de equipe e tem que ser usado em times construídos especificamente para se tornar um sweeper ameaçador.

[SET]
name: Substitute + Calm Mind (Water)
move 1: Scald
move 2: Substitute
move 3: Calm Mind
move 4: Protect
item: Leftovers
ability: Pressure
nature: Timid
evs: 252 HP / 40 SpD / 216 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Scald lhe possibilita causar dano aos Pokémon adversários e potencialmente os prejudicar com burns, dificultando para physical attackers derrotarem Suicune. Substitute o ajuda a evitar condições de status e se torna mais difícil de ser quebrado por special attackers com o apoio de Calm Mind. Substitute também funciona como uma proteção para conseguir o máximo possível de turnos de Leftovers e ajuda a fazer PP stall com Pressure com mais eficientemente eficiência para tirar a repetição de com. Calm Mind aumenta Special Attack e Special Defense, propiciando a Suicune não apenas bater mais forte, mas também aguentar golpes special com mais facilidade. Protect pode ser usado para fazer stall aos PPs do oponente e scout a moves, além de permitir a Suicune recuperar um pouco de HP com Leftovers, o que também ajuda a manter Substitute ativo.

Detalhes do Set
========

O investimento em Speed propicia a Suicune ultrapassar Pokémon como Diggersby, Zapdos, Heatran e Buzzwole. O investimento em HP reforça seu bulk natural e lhe permite formar Substitutes com 101 de HP, que não quebram com um Seismic Toss. O investimento em Special Defense dá ao Substitute de Suicune a em +1 uma boa chance de aguentar Volt Switch de usuários comuns, como Rotom-W e Lanturn. Leftovers lhe possibilita recuperar HP perdido com Substitute e ataques de Pokémon adversários.

Dicas de Uso
========

Tente evitar fazer switch com Suicune em hazards, uma vez que elas eles o enfraquecem muito fácil devido à sua falta de recovery confiável. Suicune é melhor usado como setup sweeper no late-game depois de ter cuidado de todos os seus checks e counters, pois eles conseguem fazer stall ao seu Scald com facilidade. Quando enfrentando Pokémon mais lentos que possam distribuir status, como Toxic Jirachi e Heatran, é melhor usar Substitute para evitar essas condições de status. Tente não perder seu Leftovers para Trick ou Knock Off, já que Suicune depende dele para se manter saudável ao decorrer da batalha. Em geral, se um atacante forte que garante conseguir quebrar seu Substitute vier a campo, Suicune precisa usar Protect e então decidir se vale a pena tentar fazer stall ao move do Pokémon oponente com Substitute + Protect. Senão, use Scald no turno em que o Substitute quebrar e então use Protect ou saia de campo se o turno extra de Pressure não importar ou Suicune não precisar do recovery adicional de Leftovers. Ele deve usar Protect o máximo possível para recuperar HP com Leftovers e ajudar com sua longevidade. Protect não deve ser usado com imprudência, pois usar seu PP torna Suicune menos eficiente em pressionar Pokémon adversários. Calm Mind é mais fácil e melhor de usar por trás de um Substitute.

Opções de Equipe
========

Toxapex provê Suicune com Toxic Spikes, tornando seu trabalho de fazer sweep no late-game mais fácil. Ele também pode fazer check a setup sweepers, como Volcarona, com Haze. Keldeo é um tremendo aliado para Suicune, pois ajuda a derrotar alguns dos seus checks mais durões, como Ferrothorn, bem como Pokémon imunes a Water, como Cradily, Seismitoad e Mantine, usando Secret Sword e Hidden Power Electric. Greninja é um ótimo usuário de Choice Scarf que enfrenta com Gunk Shot algumas ameaças Fairy- e Grass-type cruciais, como Tapu Bulu e Tapu Koko, e com Life Orb consegue dar 2HKO em Ferrothorn com Hidden Power Fire sem se prender a um ataque fraco. Mantine fornece controle de hazards para Suicune, o que é importante, pois sua falta de recovery confiável significa que ele pode ser facilmente enfraquecido por dano residual. Mantine também serve como uma medida contra Grass-types, um meio de prevenir setup com Haze e uma forma de derrotar walls inimigas com Toxic. Mega Swampert e Gastrodon fornecem uma imunidade a Electric essencial para Suicune e conseguem eliminar Electric-types como Tapu Koko. Mega Swampert também pode colocar Stealth Rock, que enfraquece os checks de Suicune cada vez que eles entram em campo. Mega Swampert e Gastrodon também oferecem um meio de fazer switch em usuários de Trick, já que Sticky Hold de Gastrodon o impede de perder seu item e Mega Stones não podem ser removidas. Dragon Dance Gyarados provê uma forma de derrotar Pokémon Grass- e Poison-type irritantes, como Mega Venusaur com Supersonic Skystrike e Toxapex com Earthquake a em +1. Azumarill fornece uma boa imunidade a Grass para Suicune. Empoleon pode colocar Stealth Rock enquanto também limpa hazards com Defog e realiza phaze em setup sweepers com Roar. Mega Sharpedo consegue lidar com muitos Pokémon bulky que podem dar problemas a Suicune, como Mantine e Slowbro,AV com Crunch e Mega Venusaur e Toxapex enfraquecidos com Psychic Fangs, e seu acesso a Speed Boost antes de Mega Evoluir pode ajudá-lo a ultrapassar e nocautear ameaças rápidas, como Choice Scarf Victini. Tentacruel é uma alternativa a Toxapex para prover o time com Toxic Spikes; diferente de Toxapex, Tentacruel consegue limpar hazards do campo com Rapid Spin, mas não possui o recovery de Toxapex. Lanturn oferece uma boa imunidade a Electric para Suicune e consegue remover status com Heal Bell.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

Rest + Sleep Talk podem ser usados em vez de Substitute + Protect para recuperar o HP de Suicune por completo; entretanto, isso requer que ele escolha os ataques certos com Sleep Talk e pode torná-lo isca de setup. Isso ainda muda o foco de Suicune de fazer PP stall para um setup sweeper bulky genérico, que é bem ineficiente porque Haze e phazing são bastante comuns. Toxic pode ser usado no lugar de Calm Mind, o que permite a Suicune vencer Pokémon como Mantine e Cradily, no entanto, ele perde qualquer presença ofensiva.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Grass-types**: Grass-types resistem ao Scald de Suicune, tornando com os bulkys sendo muito difíceis de derrotar. Tapu Bulu merece uma menção especial, pois não apenas fortalece o poder de seus ataques Grass-type com Grassy Terrain, mas também dá OHKO em Suicune com Wood Hammer.

**Electric-types**: Electric-types conseguem derrotar Suicune facilmente com seus poderosos STABs. Tapu Koko merece uma menção especial, pois invoca Electric Terrain para fortalecer seus STABs Electric-type.

**Stallbreakers**: Taunt prende Suicune a Scald, que só é efetivamente usado quando está com o setup completo; Pokémon como Cobalion conseguem torná-lo um alvo mais fácil para aliados como Keldeo lidarem. Suicune também é vulnerável a Encore, uma vez que usa seus moves passivos e de setup até estar pronto para abusar de Scald. Mega Lopunny pode prendê-lo a um move de setup, como Calm Mind, e se aproveitar disso usando Power-Up Punch e, depois, dando OHKO em Suicune e seus aliados facilmente.

**Water-types Bulky**: Scald é a forma de Suicune fazer a limpa em times, no entanto, Water-types bulky, como Toxapex, conseguem aguentar um Scald com boost tranquilamente e recuperar o dano causado por Suicune ou remover seus boosts com Haze. Empoleon também consegue suportar um Scald com boost e forçar Suicune a sair de campo com Roar, fazendo-o perder todos os seus boosts e possivelmente sofrer mais dano residual de hazards.

**Hazards**: Quando muitos hazards são colocados, como algumas camadas de Spikes e Stealth Rock, Suicune tem dificuldade de entrar no jogo devido à sua única forma de recovery ser Leftovers. Suicune não aprecia Toxic Spikes também, pois o dano residual constante cancela seu recovery de Leftovers.

**Knock Off e Trick**: Suicune depende de Leftovers para recuperar seu HP, já que não tem acesso a moves de recovery, tornando-o muito mais fácil de enfraquecer. Trick remove seu Leftovers e geralmente o substitui por um item Choice, deixando Suicune quase inútil.

**Pokémon Imunes a Water**: Suicune depende de Scald para causar dano, tornando qualquer Pokémon imune a Water impossível de derrotar. Pokémon como Cradily e Mantine também podem lhe infligir badly poison, reduzindo drasticamente seu tempo em campo. Contudo, Suicune consegue lidar com Pokémon imunes a Water no mano a mano graças a Pressure, Calm Mind e Protect, fazendo com que não sejam os seus checks mais confiáveis.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Pubo, 535121]]
- Quality control by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Moosical, 215618], [Izaya, 311872]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top