Monotype Steelix (Ground)

[OVERVIEW]

Ground
========

Mega Steelix é utilizado em equipes Ground sem sand como um poderoso setup sweeper através de Curse e ajuda a virar o jogo contra matchups problemáticos como Dragon, Fairy e Normal. O physical bulk insano de Mega Steelix permite que resista a golpes como um Aqua Jet de Adamant Azumarill em +6 ou um Close Combat de Mega Gallade reforçado por Swords Dance após o boost de Curse. Seu tipo secundário Steel permite que Steelix tenha uma neutralidade importantíssima a Grass para times Ground, considerando que Steelix resiste a todos os sets possíveis de Tapu Bulu, e lhe garante a capacidade de lidar com Ice-types como Kyurem-B e Alolan Ninetales. Entretanto, como carrega só um ataque, pode ser desfavorecido em outros matchups, contra Water ou Steel por exemplo. Enquanto o physical bulk de Steelix é incrível, seu special bulk pode ser facilmente sobrepujado por special sweepers como Keldeo e Volcarona. Mega Steelix também depende de Rest como uma forma de recovery, o que pode o deixar vulnerável para special attackers a exemplo de Landorus e Nidoking.

[SET]
Name: Curse (Ground)
Move: 1: Curse
Move 2: Heavy Slam
Move 3: Rest
Move 4: Sleep Talk
Item: Steelixite
Ability: Sturdy
Nature: Impish
EVs: 252 HP/ 4 Atk / 252 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Curse eleva os stats de Attack e Defense para níveis altíssimos. Com um boost, Mega Steelix pode sobreviver a poderosos ataques como Close Combat de Mega Gallade após Swords Dance. Heavy Slam é o único ataque de Mega Steelix, mas é incrivelmente forte; com o peso de Mega Steelix e o boost de STAB seu poder aumenta, permitindo-lhe nocautear walls como Curse Alolan Muk e Porygon2 com um boost prévio. Rest garante para Mega Steelix uma oportunidade de fazer setup em oponentes como Mew e Mega Sableye que dependem de burn, assim como restaura seus HP e status. Sleep Talk é utilizado junto a Rest para garantir a Mega Steelix a oportunidade de se fortalecer com Curse além de poder usar Heavy Slam enquanto dorme.

Detalhes do Set
=======

Mega Steelix possui um physical bulk excepcional, então ele investe EVs em HP e Special Defense para se tornar o mais special bulk possível. Uma nature Impish amplifica sua já incrível Defense, fazendo o boost de Curse ser muito mais efetivo.

Dicas de Uso
=======

Mega Steelix age como um late-game sweeper muito bulky graças ao boost de Curse com o já poderoso Heavy Slam, mas só é possível realizar isso quando checks como Keldeo e Nidoking forem eliminados. Ele deve ser preservado ao máximo contra times Fairy, pois adversários como Tapu Bulu e Azumarill podem realizar um sweep caso Mega Steelix seja nocauteado. Mega Steelix também deve ser preservado contra Kyurem-B, que é uma incrível ameaça capaz de desmantelar times Ground inteiros. Pelo fato de Mega Steelix só carregar Heavy Slam como ataque, ele se torna inútil em vários matchup como contra equipes Steel- e Water-type. Em situações como essa, ele pode ser utilizado para absorver status ou se sacrificar por seus colegas de equipe, assim enviando um deles logo após cair. Mega Steelix deve evitar usuários de Taunt bulky, como Gliscor e Mew, a todo custo, pois Taunt inutiliza toda forma de setup e recovery. Ele também pode ser utilizado como uma ferramenta de PP stall, o que talvez seja necessário, sendo especialmente bom em inutilizar times oponentes que utilizam dano residual, como Dark e Normal. Mega Steelix deve decidir o que será feito nos turnos restantes dormindo, podendo utilizar Sleep Talk, buscando causar dano nos oponentes, ganhar um boost de Curse ou continuar dormindo sem gastar nenhum PP.

Opções de Equipe
=======

A utilidade de Landorus para realizar wallbreak devido a Sheer Force e Life Orb ameaça vários inimigos de Mega Steelix como Ferrothorn, Heatran e Toxapex. Gastrodon garante uma imunidade essencial a Water-type para Mega Steelix, ficando confortável na frente de oponentes problemáticos como Greninja, Mantine e Suicune graças ao seu bom bulk e ao seu recovery confiável. A maior Speed de Garchomp e o maior poder imediato o tornam no melhor check para ameaçar Dragon-types como Kyurem-B e Hydreigon, e também derruba presenças bulky como Mantine e Swampert através da combinação de Swords Dance e Z-Move. Mamoswine pode efetuar check de Dragon- e Flying-types como Kommo-o e Zapdos graças aos seus STABs Ice-type para auxiliar Mega Steelix. Além do mais, Ice Shard pode levar oponentes mais rápidos enfraquecidos a exemplo de Mega Gallade e Mega Lopunny, que põem Mega Steelix em perigo. Gliscor tem várias opções de utilidade, tendo acesso tanto a Defog para remover entry hazards ou Knock Off para dificultar o recovery, ambos os moves são do apreço de Mega Steelix. Choice Scarf Excadrill pode ser utilizado para efetuar revenge kill em oponentes que ameaçem Mega Steelix, como Mega Charizard Y e Nidoking. Seu acesso a Rapid Spin também auxilia Mega Steelix e estende um pouco mais sua longevidade. Nidoking funciona como um check para várias ameaças a Mega Steelix com boosts de Sheer Force, tais como Celesteela, Ferrothorn, Gliscor e Heatran. Dugtrio ajuda Mega Steelix, prendendo e removendo vários oponentes como Nidoking e Toxapex, que normalmente são problemáticos.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ground
-------

Uma nature Careful pode ser usada ao invés de Impish para Mega Steelix aguentar melhor golpes special, entretanto, isso vem com o custo que é perder a massiva Defense que uma nature Impish providencia.

Checks e Counters
===================

Ground
-------

**Switch-ins de Steel-type**: Como Heavy Slam é o único ataque de Mega Steelix, várias switch-ins de Steel-type como Celesteela, Ferrothorn, Mega Slowbro e Torkoal podem tirar vantagem de Mega Steelix com facilidade.

**Water-types**: Vários Water-type como Keldeo e Suicune podem forçar a saída de Mega Steelix de campo, tirando vantagem dele só por conseguir usar Heavy Slam ou realizar setup.

**Taunt**: Usuários resistentes de Taunt, a exemplo de Gliscor e Mew, impedem Mega Steelix de efetuar setup ou de se recuperar.

**Special Wallbreakers**: Apesar do alto investimento em Special Defense, poderosos special attackers como Hydreigon, Landorus e Volcarona têm a capacidade de realizar OHKO ou 2HKO em Mega Steelix com seus ataques.

**Walls Focadas em Defense**: Oponentes focados em physical bulk como Celesteela, Hippowdon e Porygon2 podem suportar e se recuperar de qualquer dano tomado.

**Haze e Phazers**: Utilizadores comuns de Haze como Mantine e Toxapex e phazers comuns, a exemplo de Hippowdon e Skarmory, podem forçar a saída de Mega Steelix, eliminando qualquer boost de Curse como resultado.

[CREDITS]
- Written by: [[havens, 391540]]
- Translated by: [[Gravelord☆luiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Decem, 362454], [maroon, 305839], [Eien, 100418]]

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/steelix/monotype/
 
Last edited:

Natan

...
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Nada a adicionar sobre esse GP além do que já falei em outros GPs, só vou reforçar, tente reler o que você escreveu, muitas vezes a frase simplesmente não faz sentido e sinto que isso seria evitado se você lesse mais uma vez o que escreveu, por exemplo:
"Nidoking possui vários meios de check para várias ameaças de Mega Steelix com seu boost de Sheer Force assim atacando ameaças tais como, Celesteela, Ferrothorn, Gliscor e Heatran"
De qualquer maneira, bom trabalho e:
Adicionar, Adicionar Vírgula (AV), Adicionar Hífen (AH)
Remover, Remover Vírgula (RV), Remover Espaço (RE), Remover Crase (RC)
(comentários)
OVERVIEW
=======

Ground
--------

Mega Steelix é utilizado em equipes Ground sem sand como um poderoso setup sweeper através de Curse e ajuda a virar uma corrente o jogo contra matchups problemáticos como Dragon, Fairy e Normal. O bulk físico insano de Mega Steelix permite que resista a golpes como um Aqua Jet de um Azumarill +6 Adamant ou um Close Combat de um Mega Gallade após o reforço de reforçado por Swords Dance, após o boost de Curse. (só pra não repetir esse após de) Seu tipo secundário Steel permite que Steelix tenha uma neutralidade importantíssima para times Ground, Grass, (AV) (fala que ganha uma neutralidade mas não diz qual é, claro que o texto deixa isso bem claro mas ainda assim) considerando que esse Steelix (esse quem? Steelix? Steel? Claro que dá pra entender mas eu prefiro deixar mais claro, mesmo repetindo o nome do Pokémon, se você quiser você pode adicionar algum sinônimo que não repita a palavra mas eu não vejo problema nisso) resiste à todos os sets possíveis de Tapu Bulu, e lhe garante a capacidade de lidar com Ice-types como Kyurem-B e Alolan Ninetales. Entretanto, porque carrega só um ataque, pode se dar mal em outras outros matchups, (AV) (essa frase sem nenhuma pausa não soa muito boa) contra Water ou Steel por exemplo. Enquanto o bulk físico de Steelix é incrível, seu bulk special pode ser facilmente sobrepujado por special sweepers como Keldeo e Volcarona. (Unir Parágrafos) Mega Steelix também depende de Rest como uma forma de recovery, o que pode o deixar vulnerável para special attackers a exemplo de Landorous e Nidoking.

[SET]
Curse (Ground)
Move: 1: Curse
Move 2: Heavy Slam
Move 3: Rest
Move 4: Sleep Talk
Item: Steelixite
Ability: Sturdy
Nature: Impish
EVs: 252 HP/ 4 Atk/ 252 SpD

Moves
=======

Curse eleva os stats de Attack e Defense para níveis altíssimos. Com um boost, Mega Steelix pode sobreviver a poderosos ataques como Close Combat de Mega Gallade após o boost de Swords Dance. Heavy Slam é o único ataque de Mega Steelix mas é incrivelmente forte, com o peso de Mega Steelix e o boost de STAB assim aumentando o seu poder, permitindo nocautear walls como Curse Alolan Muk e Porygon 2 com um boost prévio de prioridade (prior significa anteriormente, não é sobre importância, sim ordem das coisas). Rest garante para Mega Steelix uma oportunidade de fazer set up em oponentes como Mew e Mega Sableye que dependem de burn, assim restaurando seus HP e status. Sleep Talk é utilizado junto a Rest garantem a Mega Steelix a opurtunidade de se fortalecer com Curse além de poder enviar usar Heavy Slams enquanto dorme.

Detalhes do Set
=======

Mega Steelix possui um bulk físico physical excepcional, então invista ele investe EVs em HP e Special Defense para se tornar um bulk special dentro do possível o mais special bulky possível. Uma nature Impish amplifica a já incrível Defense, fazendo o boost de Curse muito mais efetivo.


Dicas de Uso
=======

Mega Steelix age como um late-game sweeper muito bulky graças ao boost de Curse junto com o já poderoso Heavy Slam, mas só é possível realizar isso (RE) quando checks como Keldeo e Nidoking são eliminados. Ele deve ser preservado ao máximo contra times Fairy, pois adversários como Tapu Bulu e Azumarill podem realizar um sweep caso Mega Steelix esteja seja (eu só acho que esteja nocauteado soa meio estranho, embora provavelmente esteja certo, acho que seja tem o mesmo efeito e soa mais normal) nocauteado. Mega Steelix também deve ser preservado contra Kyurem-B, que é uma incrível ameaça que pode desmantelar times Ground inteiros. Pelo fato de Mega Steelix só carregar Heavy Slam como ataque, ele se torna inútil contra em vários matchup como contra equipes Steel- (AH) e Water-type. Em situações como esta, ele pode ser utilizado para absorver status ou se sacrificar por eles seus colegas de equipe, assim enviando um dos colegas de equipe um deles logo após isso. Mega Steelix deve evitar usuários de Taunt bulky, (AV) como Gliscor e Mew, (AV) (colocando isso no final, pode causar uma ambiguidade, como se Mew e Gliscor devessem evitar Taunt users como Steelix deve) a todo custo como Gliscor e Mew, pois Taunt inutiliza toda forma de setup e recovery. Ele também pode ser utilizado como uma ferramenta de PP stall, que talvez seja necessário sendo especialmente bom em inutilizar times oponentes que utilizam dano residual como Dark e Normal. Mega Steelix deve decidir o que será feito nos turnos restantes dormindo, sendo que utilizando podendo utilizar Sleep Talk que pode causar dano nos oponentes ou ganhar um boost de Curse ou continuar dormindo que não gasta sem gastar nenhum PP. (eu mudei no começo porque as frases não encaixam, a outra opção seria na segunda frase "ou continuar dormindo" -> "enquanto que continuar dormindo não gasta nenhum PP")

Opções de equipe
=======

A utilidade de Landorous para realizar wallbreaking devido à Sheer Force e Life Orb assim ameaçando vários inimigos de Mega Steelix como Ferrothorn, Heatran e Toxapex. (Unir Parágrafos) Gastrodon garante uma imunidade crítica (normalmente não se usa crítica em português nesse sentido, eu consideraria trocar por algo como "essencial" ou algo parecido) a (RC) (não assuma gênero nesses casos, sendo que crase seria a preposição + a artigo) Water-type para Mega Steelix, ficando confortável na frente de oponentes problemáticos como Greninja, Mantine e Suicune graças ao seu bom bulk e recovery confiável. A maior Speed de Garchomp e poder imediato o torna o melhor check para ameaçar Dragon-types como Kyurem-B e Hydreigon, e também derruba presenças bulky como Mantine e Swampert através da combinação de Swords Dance e Z-Move. Mamoswine pode efetuar check de Dragon e Flying-types como Kommo-o e Zapdos graças aos seus ataques STABs Ice-type para auxiliar Mega Steelix. Além do mais Ice Shard pode atingir levar oponentes mais rápidos enfraquecidos a exemplo de Mega Gallade e Mega Lopunny que põe Mega Steelix em perigo. Gliscor têm várias opções de utilidade, tendo acesso tanto à (RE) Defog para remover entry hazards ou Knock Off para dificultar o recovery, ambos os moves são do apreço de Mega Steelix. Choice Scarf Excadrill pode ser utilizado para efetuar revenge kill em oponentes que ameaçem Mega Steelix, como Mega Charizard Y e Nidoking. Ele também possui Seu acesso a Rapid Spin também auxilia Mega Steelix assim auxiliando e extendendo um pouco mais sua vida útil a vida útil de Mega Steelix. Nidoking possui vários meios de check funciona como um check para várias ameaças de a Mega Steelix com seus ataques com boost de Sheer Force assim atacando ameaças tais como, , (AV) tais como Celesteela, Ferrothorn, Gliscor e Heatran. Dugtrio ajuda Mega Steelix prendendo e removendo vários oponentes problemáticos como Nidoking e Toxapex que normalmente são problemáticos. (tem algumas coisas nesse final então vou tentar ser rápido: a maioria foi pra se referir melhor ao original, aquele Seu fica bem mais conciso, a segunda frase sobre Nidoking não fez muito sentido, e você não separa tais como do que vem depois, a vírgula vem antes. A última frase é só a repetição, ou você bota problemático no começo ou no final)

Outras opções
=======
Ground
-------

Uma nature Careful pode ser usado usada ao invés de Impish para Mega Steelix aguentar melhor golpes specials, entretanto isso vem com um custo que é a massiva Defense que uma nature Impish nature providencia.

Checks e Counters
=======
Ground
-------

**Steel-type switch-ins**: **Switch-ins de Steel-type**: (pra não correr risco de parecer que se refere apenas a Steel-types) Porque Heavy Slam é o único ataque de Mega Steelix, vários Steel-type podem realizar switch-ins várias switch-ins de Steel-type como Celesteela, Ferrothorn, Mega Slowbro e Torkoal podem tirar vantagem de Mega Steelix com facilidade.

**Water-types**: Vários Water-type como Keldeo e Suicune podem forçar a saída de Mega Steelix de campo, tirando vantagem de Mega Steelix só poder usar Heavy Slam ou realizar setup.

**Taunt**: Usuários bulk resistentes (ou bulky) de Taunt a exemplo de Gliscor e Mew impedindo impedem Mega Steelix de efetuar setup ou se recuperar.

**Special Wallbreakers**: Apesar do alto investimento em Special Defense, poderosos ataquantes special special attackers como Hydreigon, Landorous e Volcarona tem a capacidade de realizar OHKO ou 2HKO em Mega Steelix com seus poderosos ataques special com seus ataques. (apesar de estar na original, poderosos atacantes especiais podem dar 2hko com seus poderosos ataques)

**Walls físicas defensivas**: **Physically Defensive Walls**: Oponentes físicos bulk physically bulky como Celesteela, Hippowdon e Porygon 2 podem suportar e se recuperar de qualquer dano tomado.

**Haze e Phazers**: Utilizadores comum de Haze como Mantine e Toxapex como e Phazers comuns a exemplo de Hippowdon e Skarmory podem forçar a saída de Mega Steelix eliminando qualquer boost de Curse como resultado.
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Leias as legendas atentamente. Leias os OBS. Outras mudanças podem ser vistas no diffchecker;

— Atente-se à concordância de número em alguns trechos;

— Houve algumas discrepâncias em comparação ao formato de análises. Atentaria-me a isso;

Comentários

— Uma coisa que fui percebendo ao longo da tradução é que nela ocorreram várias situações de gerundismo. Como dá para perceber pelo nome, "gerundismo" está associado ao uso do gerúndio, que às vezes pode chegar a ser vicioso. Por exemplo, em muitos momentos houve repetições de "assim aumentando", "assim enviando", "assim ameaçando", "assim gerúndio"; entende? Recomendaria que tentasse evitar usar essas formas. Não que o uso do gerúndio seja ruim; estou apenas comentando sobre algo que me chamou a atenção;

— Deu para perceber um bom crescimento nesta tradução. Parabéns! Continue mantendo esse ritmo;

GP 2/2

[OVERVIEW]

Ground
========

Mega Steelix é utilizado em equipes Ground sem sand como um poderoso setup sweeper através de Curse e ajuda a virar o jogo contra matchups problemáticos como Dragon, Fairy e Normal. O physical (A: "físico" não é usado como sinônimo de "physical" no projeto) bulk insano de Mega Steelix permite que resista a golpes como um Aqua Jet de Adamant (A: o nome da nature pode ser colocado antes do nome do Pokémon) Azumarill em +6 ou um Close Combat de Mega Gallade reforçado por Swords Dance após o boost de Curse. Seu tipo secundário Steel permite que Steelix tenha uma neutralidade importantíssima a Grass (A: mudando de posição para esclarecer qual imunidade é. Não entendi o propósito de você ter colocado entre vírgulas também) para times Ground, considerando que Steelix resiste a (G: diante de termos no plural, não se craseia. Além disso, "todos" e "todo" são pronomes indefinidos, não admitindo a crase) todos os sets possíveis de Tapu Bulu, e lhe garante a capacidade de lidar com Ice-types como Kyurem-B e Alolan Ninetales. Entretanto, como carrega só um ataque, pode ser desfavorecido (A: muito informal. Expressões populares defendo veemente o uso, contanto que se encaixem de modo agradável no trecho. No entanto, se não houver nenhum propósito aparente, evite a informalidade sobretudo nas análises) em outros matchups, contra Water ou Steel por exemplo. Enquanto o physical bulk de Steelix é incrível, seu special bulk pode ser facilmente sobrepujado por special sweepers como Keldeo e Volcarona. Mega Steelix também depende de Rest como uma forma de recovery, o que pode o deixar vulnerável para special attackers a exemplo de Landorus e Nidoking.

OBS1: não é necessário adicionar "um" antes de nomes de Pokémon. Admito que de vez em quando passa, sim, mas se for possível evitar, evite. Então, por exemplo, em "Mega Steelix consegue aguentar um Close Combat de um Mega Gallade" não precisa colocar "um" antes de Gallade. O mesmo pode ser dito sobre Azumarill.

[SET]
Name: Curse (Ground)
Move: 1: Curse
Move 2: Heavy Slam
Move 3: Rest
Move 4: Sleep Talk
Item: Steelixite
Ability: Sturdy
Nature: Impish
EVs: 252 HP/ 4 Atk / 252 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Curse eleva os stats de Attack e Defense para níveis altíssimos. Com um boost, Mega Steelix pode sobreviver a poderosos ataques como Close Combat de Mega Gallade após Swords Dance. Heavy Slam é o único ataque de Mega Steelix, mas é incrivelmente forte; com o peso de Mega Steelix e o boost de STAB seu poder aumenta, permitindo-lhe nocautear walls como Curse Alolan Muk e Porygon2 com um boost prévio. Rest garante para Mega Steelix uma oportunidade de fazer setup em oponentes como Mew e Mega Sableye que dependem de burn, assim como restaura seus HP e status. Sleep Talk é utilizado junto a Rest para garantir (A: trecho estava solto) a Mega Steelix a oportunidade de se fortalecer com Curse além de poder usar Heavy Slam enquanto dorme.

Detalhes do Set
=======

Mega Steelix possui um physical bulk excepcional, então ele investe EVs em HP e Special Defense para se tornar o mais special bulk possível. Uma nature Impish amplifica sua já incrível Defense, fazendo o boost de Curse ser muito mais efetivo.

Dicas de Uso
=======

Mega Steelix age como um late-game sweeper muito bulky graças ao boost de Curse com (A: "junto com" é redundante. Se já é "junto", presume-se que já seja "com") o já poderoso Heavy Slam, mas só é possível realizar isso quando checks como Keldeo e Nidoking forem eliminados. Ele deve ser preservado ao máximo contra times Fairy, pois adversários como Tapu Bulu e Azumarill podem realizar um sweep caso Mega Steelix seja nocauteado. Mega Steelix também deve ser preservado contra Kyurem-B, que é uma incrível ameaça capaz de desmantelar times Ground inteiros. Pelo fato de Mega Steelix só carregar Heavy Slam como ataque, ele se torna inútil em vários matchup como contra equipes Steel- e Water-type. Em situações como essa (A: os pronomes demonstrativos adequados para retomar uma informação são "esse", "essa", "isso" e suas variantes no plural; anáfora), ele pode ser utilizado para absorver status ou se sacrificar por seus colegas de equipe, assim enviando um deles logo após cair. Mega Steelix deve evitar usuários de Taunt bulky, como Gliscor e Mew, a todo custo, pois Taunt inutiliza toda forma de setup e recovery. Ele também pode ser utilizado como uma ferramenta de PP stall, o que talvez seja necessário, sendo especialmente bom em inutilizar times oponentes que utilizam dano residual, como Dark e Normal. Mega Steelix deve decidir o que será feito nos turnos restantes dormindo, podendo utilizar Sleep Talk, buscando causar dano nos oponentes, ganhar um boost de Curse ou continuar dormindo sem gastar nenhum PP.

Opções de Equipe
=======

A utilidade de Landorus para realizar wallbreak devido a (G: não craseie antes de nome de ability. Não há um artigo de gênero com o qual crasear, além de evitarmos usar crase antes de nomes inglês, por mais que em alguns casos faria sentido usar a crase) Sheer Force e Life Orb ameaça (A: comentarei sobre isso na seção de "Comentários") vários inimigos de Mega Steelix como Ferrothorn, Heatran e Toxapex. Gastrodon garante uma imunidade essencial a Water-type para Mega Steelix, ficando confortável na frente de oponentes problemáticos como Greninja, Mantine e Suicune graças ao seu bom bulk e ao seu recovery confiável. A maior Speed de Garchomp e o maior poder imediato o tornam (A: "A Speed e o poder tornam Garchomp...") no melhor check para ameaçar Dragon-types como Kyurem-B e Hydreigon, e também derruba presenças bulky como Mantine e Swampert através da combinação de Swords Dance e Z-Move. Mamoswine pode efetuar check de Dragon- e Flying-types como Kommo-o e Zapdos graças aos seus STABs (A: pode omitir "ataques" usar "STABs". É redundante mencionar "ataques" se "STABs" já cumprem a função de se referir aos mesmos) Ice-type para auxiliar Mega Steelix. Além do mais, Ice Shard pode levar oponentes mais rápidos enfraquecidos a exemplo de Mega Gallade e Mega Lopunny, que põem (A: "Mega Gallade e Mega Lopunny põem...") Mega Steelix em perigo. Gliscor tem várias opções de utilidade, tendo acesso tanto a Defog para remover entry hazards ou Knock Off para dificultar o recovery, ambos os moves são do apreço de Mega Steelix. Choice Scarf Excadrill pode ser utilizado para efetuar revenge kill em oponentes que ameaçem Mega Steelix, como Mega Charizard Y e Nidoking. Seu acesso a Rapid Spin também auxilia Mega Steelix e estende um pouco mais sua longevidade. Nidoking funciona como um check para várias ameaças a Mega Steelix com boosts de Sheer Force, tais como Celesteela, Ferrothorn, Gliscor e Heatran. Dugtrio ajuda Mega Steelix, prendendo e removendo vários oponentes como Nidoking e Toxapex, que normalmente são problemáticos.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ground
-------

Uma nature Careful pode ser usada (A: mudanças do GP anterior) ao invés de Impish para Mega Steelix aguentar melhor golpes special, entretanto, (G: tente usar as conjunções adversativas mais longas entre vírgulas, como "porém", "contudo", "todavia" e "no entanto") isso vem com o custo que é perder a massiva Defense que uma nature Impish providencia.

Checks e Counters
===================

Ground
-------

**Switch-ins de Steel-type**: Como Heavy Slam é o único ataque de Mega Steelix, várias switch-ins de Steel-type como Celesteela, Ferrothorn, Mega Slowbro e Torkoal podem tirar vantagem de Mega Steelix com facilidade.

**Water-types**: Vários Water-type como Keldeo e Suicune podem forçar a saída de Mega Steelix de campo, tirando vantagem dele só por conseguir usar Heavy Slam ou realizar setup.

**Taunt**: Usuários resistentes de Taunt, a exemplo de Gliscor e Mew, impedem Mega Steelix de efetuar setup ou de se recuperar.

**Special Wallbreakers**: Apesar do alto investimento em Special Defense, poderosos special attackers como Hydreigon, Landorus e Volcarona têm (A: "poderosos special attackers têm...") a capacidade de realizar OHKO ou 2HKO em Mega Steelix com seus ataques.

**Walls Focadas em Defense**: Oponentes focados em physical bulk como Celesteela, Hippowdon e Porygon2 podem suportar e se recuperar de qualquer dano tomado.

**Haze e Phazers**: Utilizadores comuns de Haze como Mantine e Toxapex e phazers comuns, a exemplo de Hippowdon e Skarmory, podem forçar a saída de Mega Steelix, eliminando qualquer boost de Curse como resultado.

OBS2: os asteriscos não precisam estar em negrito

[CREDITS]
- Written by: [[havens, 391540]]
- Translated by: [[Gravelord☆luiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Decem, 362454], [maroon, 305839], [Eien, 100418]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/CdeDMS78:

[OVERVIEW]

Ground
========

Mega Steelix é utilizado em equipes Ground sem sand como um poderoso setup sweeper através de Curse e ajuda a virar o jogo contra matchups problemáticos como Dragon, Fairy e Normal. O physical bulk insano de Mega Steelix permite que resista a golpes como um Aqua Jet de Adamant Azumarill em +6 ou um Close Combat de Mega Gallade reforçado por Swords Dance após o boost de Curse. Seu tipo secundário Steel permite que Steelix tenha uma neutralidade importantíssima a Grass para times Ground, considerando que Steelix resiste a todos os sets possíveis de Tapu Bulu, e lhe garante a capacidade de lidar com Ice-types como Kyurem-B e Alolan Ninetales. Entretanto, como carrega só um ataque, pode ser desfavorecido em outros matchups, contra Water ou Steel por exemplo. Enquanto o physical bulk de Steelix é incrível, seu special bulk pode ser facilmente sobrepujado por special sweepers como Keldeo e Volcarona. Mega Steelix também depende de Rest como uma forma de recovery, o que pode o deixar vulnerável para special attackers a exemplo de Landorus e Nidoking.

[SET]
Name: Curse (Ground)
Move: 1: Curse
Move 2: Heavy Slam
Move 3: Rest
Move 4: Sleep Talk
Item: Steelixite
Ability: Sturdy
Nature: Impish
EVs: 252 HP/ 4 Atk / 252 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Curse eleva os stats de Attack e Defense para níveis altíssimos. Com um boost, Mega Steelix pode sobreviver a poderosos ataques como Close Combat de Mega Gallade após Swords Dance. Heavy Slam é o único ataque de Mega Steelix, mas é incrivelmente forte; com o peso de Mega Steelix e o boost de STAB seu poder aumenta, permitindo-lhe nocautear walls como Curse Alolan Muk e Porygon2 com um boost prévio. Rest garante para Mega Steelix uma oportunidade de fazer setup em oponentes como Mew e Mega Sableye que dependem de burn, assim como restaura seus HP e status. Sleep Talk é utilizado junto a Rest para garantir a Mega Steelix a oportunidade de se fortalecer com Curse além de poder usar Heavy Slam enquanto dorme.

Detalhes do Set
=======

Mega Steelix possui um physical bulk excepcional, então ele investe EVs em HP e Special Defense para se tornar o mais special bulk possível. Uma nature Impish amplifica sua já incrível Defense, fazendo o boost de Curse ser muito mais efetivo.

Dicas de Uso
=======

Mega Steelix age como um late-game sweeper muito bulky graças ao boost de Curse com o já poderoso Heavy Slam, mas só é possível realizar isso quando checks como Keldeo e Nidoking forem eliminados. Ele deve ser preservado ao máximo contra times Fairy, pois adversários como Tapu Bulu e Azumarill podem realizar um sweep caso Mega Steelix seja nocauteado. Mega Steelix também deve ser preservado contra Kyurem-B, que é uma incrível ameaça capaz de desmantelar times Ground inteiros. Pelo fato de Mega Steelix só carregar Heavy Slam como ataque, ele se torna inútil em vários matchup como contra equipes Steel- e Water-type. Em situações como essa, ele pode ser utilizado para absorver status ou se sacrificar por seus colegas de equipe, assim enviando um deles logo após cair. Mega Steelix deve evitar usuários de Taunt bulky, como Gliscor e Mew, a todo custo, pois Taunt inutiliza toda forma de setup e recovery. Ele também pode ser utilizado como uma ferramenta de PP stall, o que talvez seja necessário, sendo especialmente bom em inutilizar times oponentes que utilizam dano residual, como Dark e Normal. Mega Steelix deve decidir o que será feito nos turnos restantes dormindo, podendo utilizar Sleep Talk, buscando causar dano nos oponentes, ganhar um boost de Curse ou continuar dormindo sem gastar nenhum PP.

Opções de Equipe
=======

A utilidade de Landorus para realizar wallbreak devido a Sheer Force e Life Orb ameaça vários inimigos de Mega Steelix como Ferrothorn, Heatran e Toxapex. Gastrodon garante uma imunidade essencial a Water-type para Mega Steelix, ficando confortável na frente de oponentes problemáticos como Greninja, Mantine e Suicune graças ao seu bom bulk e ao seu recovery confiável. A maior Speed de Garchomp e o maior poder imediato o tornam no melhor check para ameaçar Dragon-types como Kyurem-B e Hydreigon, e também derruba presenças bulky como Mantine e Swampert através da combinação de Swords Dance e Z-Move. Mamoswine pode efetuar check de Dragon- e Flying-types como Kommo-o e Zapdos graças aos seus STABs Ice-type para auxiliar Mega Steelix. Além do mais, Ice Shard pode levar oponentes mais rápidos enfraquecidos a exemplo de Mega Gallade e Mega Lopunny, que põem Mega Steelix em perigo. Gliscor tem várias opções de utilidade, tendo acesso tanto a Defog para remover entry hazards ou Knock Off para dificultar o recovery, ambos os moves são do apreço de Mega Steelix. Choice Scarf Excadrill pode ser utilizado para efetuar revenge kill em oponentes que ameaçem Mega Steelix, como Mega Charizard Y e Nidoking. Seu acesso a Rapid Spin também auxilia Mega Steelix e estende um pouco mais sua longevidade. Nidoking funciona como um check para várias ameaças a Mega Steelix com boosts de Sheer Force, tais como Celesteela, Ferrothorn, Gliscor e Heatran. Dugtrio ajuda Mega Steelix, prendendo e removendo vários oponentes como Nidoking e Toxapex, que normalmente são problemáticos.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ground
-------

Uma nature Careful pode ser usada ao invés de Impish para Mega Steelix aguentar melhor golpes special, entretanto, isso vem com o custo que é perder a massiva Defense que uma nature Impish providencia.

Checks e Counters
===================

Ground
-------

**Switch-ins de Steel-type**: Como Heavy Slam é o único ataque de Mega Steelix, várias switch-ins de Steel-type como Celesteela, Ferrothorn, Mega Slowbro e Torkoal podem tirar vantagem de Mega Steelix com facilidade.

**Water-types**: Vários Water-type como Keldeo e Suicune podem forçar a saída de Mega Steelix de campo, tirando vantagem dele só por conseguir usar Heavy Slam ou realizar setup.

**Taunt**: Usuários resistentes de Taunt, a exemplo de Gliscor e Mew, impedem Mega Steelix de efetuar setup ou de se recuperar.

**Special Wallbreakers**: Apesar do alto investimento em Special Defense, poderosos special attackers como Hydreigon, Landorus e Volcarona têm a capacidade de realizar OHKO ou 2HKO em Mega Steelix com seus ataques.

**Walls Focadas em Defense**: Oponentes focados em physical bulk como Celesteela, Hippowdon e Porygon2 podem suportar e se recuperar de qualquer dano tomado.

**Haze e Phazers**: Utilizadores comuns de Haze como Mantine e Toxapex e phazers comuns, a exemplo de Hippowdon e Skarmory, podem forçar a saída de Mega Steelix, eliminando qualquer boost de Curse como resultado.

[CREDITS]
- Written by: [[havens, 391540]]
- Translated by: [[Gravelord☆luiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Decem, 362454], [maroon, 305839], [Eien, 100418]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top