Monotype Staraptor (Normal)

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/staraptor/monotype/

[OVERVIEW]

Normal
========

Em equipes Normal-type, Staraptor é uma das melhores opções a se considerar, tendo em vista que providencia muitas funções como um pivot defensivo e, principalmente, como um Defogger. A sua ability Intimidate junto de seu bulk physical o viabiliza a remover entry hazards e seu tipo Flying secundário lhe permite enfrentar múltiplos Bug-, Fighting-, Ground- e Grass-types de forma eficiente. Além disso, Staraptor também possui uma boa variedade de golpes, como o move de pivot U-turn e os moves de utilidade Roost e Defog. No entanto, sua fraqueza a Stealth Rock reduz as suas oportunidades de retirar entry hazards com Defog. Ademais, seu bulk physical não é dos melhores; Staraptor é uma boa switch-in a ataques physical apenas por conta de sua ability, Intimidate. A Special Defense dele é medíocre e não o deixa receber danos múltiplos de ameaças como Landorus. Finalmente, sua dependência de Brave Bird como principal golpe STAB o desgasta de maneira indesejável.

[SET]
name: Defogger Defensivo (Normal)
move 1: Brave Bird
move 2: Roost
move 3: Defog
move 4: U-turn
item: Leftovers
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Brave Bird é o STAB de Staraptor, atingindo Bug-, Fighting- e Grass-types, como Mega Pinsir, Buzzwole e Mega Venusaur, de forma super efetiva, além de oferecer um dano razoável aos alvos que não o resistem. Roost prolonga sua durabilidade durante a partida, sendo um movimento de recovery confiável. Defog providencia ao time uma forma de remover entry hazards do campo. U-turn, por fim, é utilizado para realizar uma switch segura, mantendo o momentum a favor da equipe de Staraptor.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em HP, somado a 200 EVs em Defense e uma nature Impish maximizam o bulk physical de Staraptor. 56 EVs em Speed lhe permitem ser mais rápido que Swords Dance Tapu Bulu de nature Adamant, uma grande ameaça às equipes Normal-type. Intimidate ajuda Staraptor e sua equipe a aguentar ataques physical mais facilmente. Leftovers é altamente apreciado por ele, pois lhe garante recovery passivo a cada turno.

Dicas de Uso
========

Traga Staraptor ao campo contra physical attackers que ele é capaz de lidar e prejudicar com Intimidate, como Choice Scarf Excadrill e Buzzwole. É recomendável utilizar Roost com frequência, uma vez que, graças a esse golpe e a sua ability, Staraptor consegue fazer switch in várias vezes em physical attackers. Contudo, é necessário ter cautela em relação a physical attackers realizando uma switch in em Staraptor, pois Intimidate não reduzirá o Attack desses. Isso pode, em certas ocasiões, forçar uma switch de Staraptor para que um de seus companheiros de equipe leve um golpe do adversário. Por exemplo, Choice Band Dragonite pode entrar em batalha sem ter seu Attack reduzido por Intimidate enquanto Staraptor está em campo, forçando uma troca a Porygon2 para aguentar seu Outrage. Ressalta-se que, apesar de Staraptor fazer check a physical attackers, ele também é isca de setup para sweepers como Landorus-T. Além disso, é de alta importância que o pássaro mantenha Stealth Rock fora de cena na medida do possível, visto que tal entry hazard limita sua capacidade de aguentar golpes. Portanto, há de se acionar Staraptor para removê-lo com Defog rapidamente, a fim de evitar danos residuais. Leve em consideração que Staraptor pode ser utilizado múltiplas vezes durante a partida, então não hesite em escoltar ataques physical fortes com Roost, pois ele aprecia ficar em campo por mais tempo a fim de ter um uso no late-game. Nunca use ele para aguentar quaisquer ataques special; deixe esse papel para parceiros como Chansey. Pokémon defensivos como Skarmory, Forretress e Chansey inimigos são alvos ideais para Staraptor limpar entry hazards com Defog. No entanto, ele perde para a maioria das walls em um cenário de um contra um, porque é vulnerável a Toxic de ameaças como Toxapex e não tem forma de espalhar status.

Opções de Equipe
========

Juntos, Chansey e Porygon2 formam um core defensivo excepcional com Staraptor. Toda a equipe Normal-type se beneficia de sua neutralidade a golpes Fighting-type, bem como de sua capacidade de enfraquecer ataques physical e remover entry hazards. Dessa forma, Chansey é uma ótima parceira para Staraptor, porque consegue aguentar ataques special de forma confiável, colocar Stealth Rock em campo, propagar status com Toxic, fazer switch in em golpes causadores de status por conta de Natural Cure e curar o pássaro de quaisquer status com Heal Bell. Porygon2 é outra opção boa, pois é um physical tank que também difunde status com Toxic e pune setup sweepers, como Mega Scizor, utilizando Foul Play. O apoio oferecido por Staraptor ajuda Porygon-Z a realizar um sweep de maneira mais fácil, visto que suas chances de sobreviver a um golpe são aumentadas com a ausência de dano residual. Meloetta é outro Pokémon que, além de ser forte contra múltiplos times, faz check às equipes Fighting-type por virtude de seu tipo Psychic. Em retorno, Staraptor consegue realizar switch in em physical attackers que ameaçam Meloetta, como Heracross. Devido à sua ability Huge Power, Diggersby derruba walls e Steel-types, como Heatran. Além disso, seu tipo Ground lhe garante uma imunidade aos ataques Electric-type que ameaçam Staraptor e permite a entrada de Diggersby em usuários de Thunder Wave, como Klefki e Jirachi. Com Power-Up Punch e Encore, Mega Lopunny elimina walls que Staraptor tem dificuldade para enfrentar, como Toxapex. Mega Pidgeot alivia a pressão colocada em Staraptor como check de Fighting-types, enquanto Choice Scarf Ditto toma conta de setup sweepers problemáticos para ele, como Mega Charizard X.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Close Combat atinge Steel-types incômodos para equipes Normal-type, como Bisharp. A ability Reckless pode ser utilizada com Choice Band e uma nature Adamant, maximizando a força de Brave Bird e Double Edge e transformando Staraptor em um poderoso wallbreaker. No entanto, Staraptor é mais eficiente com Defog e Roost para remover entry hazards e prolongar sua presença em batalha, respectivamente. Choice Scarf permite que Staraptor atue como um revenge killer contra ameaças como Greninja e Latios, mas não é tão útil quanto seu set defensivo. Rocky Helmet pune physical attackers caso façam contato, porém Leftovers é mais consistente devido ao recovery passivo que oferece. Toxic pode ser utilizado para enfraquecer walls; todavia, Chansey e Porygon2 exercem esse papel de forma mais eficiente, e Staraptor possui opções melhores de golpes. 108 EVs em Speed são uma opção para ele ser mais rápido que Breloom de nature Jolly.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Physical Walls**: Pokémon com bulk physical alto, como Skarmory, Hippowdon e Mega Slowbro, conseguem aguentar as investidas de Staraptor facilmente e recuperar qualquer dano.

**Special Attackers**: Special attackers, como Landorus e Nihilego, pressionam e dão OHKO em Staraptor facilmente devido à sua Special Defense medíocre.

**Steel-types**: Steel-types, como Celesteela, Bisharp e Mega Scizor, podem ser problemáticos para Staraptor. Celesteela possui bulk suficiente para resistir múltiplos Close Combats de Staraptor, e, em retorno, enfraquece-o pouco a pouco com Leech Seed. Mega Scizor consegue aguentar um Brave Bird e nocautear Staraptor com Bullet Punch. Bisharp é apto para derrubar Staraptor com sua ability Defiant, que aumenta seu Attack com a queda provocada por Intimidate.

**Electric-types**: Electric-types, como Tapu Koko e Xurkitree, não encontram problemas em dar OHKO em Staraptor com seus golpes STAB.

**Rock-types**: Normalmente, Staraptor é forçado a fazer uma switch contra Rock-types ou utilizar Close Combat para enfraquecê-los. Terrakion, Rhyperior e Nihilego pressionam ele com seus golpes Rock-type.

**Dano Residual**: Staraptor não gosta de nenhum tipo de dano residual; Stealth Rock o enfraquece e dificulta a utilização de Defog para mantê-lo na partida. Poison diminui a longevidade de Staraptor, enquanto burn reduz seu Attack.

**Status**: Staraptor detesta ser afligido por status; Toxic o enfraquece rapidamente, paralysis o deixa mais lento e burn reduz seu Attack.

**Wallbreakers**: Mesmo após Intimidate, Staraptor não consegue fazer switch in de forma segura em wallbreakers como Choice Band Dragonite, que é mais rápido e lhe dá 2HKO com Outrage. Após um Swords Dance, Landorus-T consegue derrotar Staraptor facilmente com Stone Edge.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Tico Meu, 413994], [Mitsuki, 262009]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [Terrors, 279058]]
 
Last edited:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover, (Comentários)

Desculpa demorar com esse GP, tive de levar meu notebook ao conserto e terminar isso pelo celular, algo que sou ruim.
Sua tradução ficou muito boa, só fique atento quanto a repetição de certos termos.

[OVERVIEW]

Normal
========

Em equipes Normal-type, Staraptor é uma das melhores opções a se considerar, tendo em vista que providencia muitas utilidades como um pivot defensivo e, principalmente, um Defogger. A sua ability Intimidate junto de seu bulk physical o viabiliza Staraptor a remover entry hazards e seu tipo Flying secundário lhe permite enfrentar múltiplos Bug-, Fighting-, Ground- e Grass-types de forma eficiente. Além disso, Staraptor também possui uma boa variedade de golpes, como o move de pivot U-turn e os moves de utilidade Roost e Defog. No entanto, sua a fraqueza de Staraptor a Stealth Rock reduz as suas oportunidades de retirar entry hazards com Defog. Ademais, seu bulk não é dos melhores; Staraptor é uma boa switch-in a ataques physical attacks ("attacks" é traduzido, mas "attackers" não) apenas por conta de sua ability, Intimidate. A Special Defense dele é medíocre e não o deixa receber danos múltiplos de ameaças como Landorus. Finalmente, sua dependência de Brave Bird como principal golpe STAB o desgasta Staraptor de maneira indesejável.

[SET]
name: Defogger Defensivo (Normal)
move 1: Brave Bird
move 2: Roost
move 3: Defog
move 4: U-turn
item: Leftovers
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Brave Bird é o STAB de Staraptor, atingindo Bug-, Fighting- e Grass-types como Mega Pinsir, Buzzwole e Mega Venusaur de forma super efetiva, além de oferecer um dano razoável aos alvos que não o resistem. Roost prolonga sua a durabilidade de Staraptor durante a partida, sendo um movimento de cura confiável. Defog providencia ao time uma forma de remover entry hazards do campo. U-turn, por fim, é utilizado para realizar uma switch segura, mantendo o momentum a favor da equipe de Staraptor.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo de HP, acoplado a 200 Defense EVs e uma nature Impish maximizam o bulk physical de Staraptor. 56 EVs em Speed lhe permitem ser que Staraptor seja mais rápido que Swords Dance Tapu Bulu de nature Adamant, uma grande ameaça as equipes Normal-type. Intimidate ajuda Staraptor e sua equipe a aguentar ataques physical attacks mais facilmente. Leftovers é altamente apreciado pelo mesmo por Staraptor, pois garante recuperação de HP passiva recovery passivo a cada turno.

Dicas de Uso
========

Traga Staraptor ao campo contra physical attackers que são enfraquecidos sem problemas com Intimidate, como Choice Scarf Excadrill e Buzzwole. É recomendável utilizar Roost com frequência, uma vez que, graças a esse golpe e a sua ability, Staraptor consegue entrar fazer switch in neles várias vezes . Contudo, é necessário ter cautela em relação a physical attackers realizando uma switch-in em Staraptor, pois Intimidate não reduzirá o Attack desses. Isso pode, em certas ocasiões, forçar uma switch de Staraptor para que um de seus companheiros de equipe leve um golpe do adversário. Por exemplo, Choice Band Dragonite pode entrar em batalha sem ter seu Attack reduzido por Intimidate enquanto Staraptor está em campo, forçando uma troca a Porygon2 para aguentar seu Outrage. Ressalta-se que, apesar de Staraptor fazer check a em (o termo correto é "fazer check a", não "fazer check em") physical attackers, ele também é alvo isca de setup para sweepers como Landorus-T. Além disso, é de alta importância que o pássaro mantenha Stealth Rock fora de cena na medida do possível, visto que tal entry hazard limita sua durabilidade. Portanto, há de se acionar Staraptor para removê-la com Defog o mais cedo possível, a fim de evitar danos residuais. Leve em consideração que Staraptor pode ser utilizado múltiplas vezes durante a partida, então não hesite em escoltar ataques physical attacks fortes com Roost. Nunca use ele para aguentar quaisquer ataques special attacks; deixe esse papel para parceiros como Chansey. Pokémons defensivos como Skarmory, Forretress e Chansey inimigos são alvos ideais para Staraptor limpar entry hazards com Defog. No entanto, ele perde para a maioria das walls em um cenário de um contra um, pois é vulnerável a Toxic de ameaças como Toxapex e não tem forma de espalhar status.

Opções de Equipe
========

Juntos, Chansey e Porygon2 formam um core defensivo excepcional com Staraptor. Toda a equipe Normal-type beneficia de sua neutralidade a golpes Fighting-type, bem como de sua capacidade de enfraquecer ataques physical attacks e remover entry hazards. Dessa forma, Chansey é uma ótima parceira para Staraptor, porque consegue aguentar ataques special attacks de forma confiável, colocar Stealth Rock em campo, propagar status com Toxic, entrar em golpes causadores de status por conta de Natural Cure e curar o pássaro de quaisquer status com Heal Bell. Porygon2 é outra opção boa, pois é um physical tank que também difunde status com Toxic e pune setup sweepers, como Mega Scizor, utilizando Foul Play. O apoio oferecido por Staraptor ajuda Porygon-Z a realizar um sweep de maneira mais fácil, visto que suas chances de sobreviver a um golpe são aumentadas com a ausência de dano residual. Meloetta é outro Pokémon que, além de ser forte contra múltiplos times, faz check às equipes Fighting-type por virtude de seu tipo Psychic. Em retorno, Staraptor consegue entrar realizar switch in em physical attackers que ameaçam Meloetta, como Heracross. Devido a sua ability Huge Power, Diggersby derruba walls e Steel-types como Heatran. Além disso, seu tipo Ground garante uma imunidade aos ataques Electric-type que ameaçam Staraptor e permite a entrada de Diggersby em usuários de Thunder Wave, como Klefki e Jirachi. Com Power-Up Punch e Encore, Mega Lopunny elimina walls que Staraptor tem dificuldade em enfrentar, como Toxapex. Mega Pidgeot alivia a pressão colocada em Staraptor como check de Fighting-types, enquanto Ditto toma conta de setup sweepers problemáticos para ele, como Mega Charizard X.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

Physical Walls: Pokémon com bulk physical alto como Skarmory, Hippowdon e Mega Slowbro conseguem aguentar as investidas de Staraptor facilmente e recuperar qualquer dano.

Special Attackers: Special attackers como Landorus e Nihilego pressionam e dão OHKO em Staraptor facilmente devido a sua Special Defense medíocre.

Steel-types: Steel-types como Celesteela, Bisharp e Mega Scizor podem ser problemáticos para Staraptor. Celesteela possui bulk suficiente para resistir múltiplos Close Combats de Staraptor, e, em retorno, enfraquece-o pouco a pouco com Leech Seed. Mega Scizor consegue aguentar um Brave Bird e mata Staraptor com Bullet Punch. Bisharp é apto para derrubar Staraptor com sua ability Defiant, que aumenta seu Attack com a queda provocada por Intimidate.

Electric-types: Electric-types como Tapu Koko e Xurkitree não encontram problemas em dar OHKO em Staraptor com seus golpes STAB.

Rock-types: Normalmente, Staraptor é forçado a fazer uma switch contra Rock-types ou utilizar Close Combat para enfraquecê-los. Terrakion, Rhyperior e Nihilego pressionam ele com seus golpes Rock-type.

**Dano Residual**: Staraptor não gosta de nenhum tipo de dano residual; Stealth Rock o enfraquece e dificulta a utilização de Defog para mantê-lo na partida. Poison diminui a longevidade de Staraptor, enquanto burn reduz seu Attack.

**Status**: Staraptor detesta ser infligido por status; Toxic o enfraquece rapidamente, paralysis o sabota e burn reduz seu poder de fogo.

**Wallbreakers**: Mesmo após Intimidate, Staraptor não consegue entrar de forma segura em wallbreakers como Choice Band Dragonite, que é mais rápido e lhe oferece um 2HKO com Outrage. Após um Swords Dance, Landorus-T consegue derrotar Staraptor facilmente com Stone Edge.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Tico Meu, 413994], [nome, id]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [Terrors, 279058]][/S]
 
Adicionar, Remover, (Comentários)

Desculpa demorar com esse GP, tive de levar meu notebook ao conserto e terminar isso pelo celular, algo que sou ruim.
Sua tradução ficou muito boa, só fique atento quanto a repetição de certos termos.

[OVERVIEW]

Normal
========

Em equipes Normal-type, Staraptor é uma das melhores opções a se considerar, tendo em vista que providencia muitas utilidades como um pivot defensivo e, principalmente, um Defogger. A sua ability Intimidate junto de seu bulk physical o viabiliza Staraptor a remover entry hazards e seu tipo Flying secundário lhe permite enfrentar múltiplos Bug-, Fighting-, Ground- e Grass-types de forma eficiente. Além disso, Staraptor também possui uma boa variedade de golpes, como o move de pivot U-turn e os moves de utilidade Roost e Defog. No entanto, sua a fraqueza de Staraptor a Stealth Rock reduz as suas oportunidades de retirar entry hazards com Defog. Ademais, seu bulk não é dos melhores; Staraptor é uma boa switch-in a ataques physical attacks ("attacks" é traduzido, mas "attackers" não) apenas por conta de sua ability, Intimidate. A Special Defense dele é medíocre e não o deixa receber danos múltiplos de ameaças como Landorus. Finalmente, sua dependência de Brave Bird como principal golpe STAB o desgasta Staraptor de maneira indesejável.

[SET]
name: Defogger Defensivo (Normal)
move 1: Brave Bird
move 2: Roost
move 3: Defog
move 4: U-turn
item: Leftovers
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Brave Bird é o STAB de Staraptor, atingindo Bug-, Fighting- e Grass-types como Mega Pinsir, Buzzwole e Mega Venusaur de forma super efetiva, além de oferecer um dano razoável aos alvos que não o resistem. Roost prolonga sua a durabilidade de Staraptor durante a partida, sendo um movimento de cura confiável. Defog providencia ao time uma forma de remover entry hazards do campo. U-turn, por fim, é utilizado para realizar uma switch segura, mantendo o momentum a favor da equipe de Staraptor.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo de HP, acoplado a 200 Defense EVs e uma nature Impish maximizam o bulk physical de Staraptor. 56 EVs em Speed lhe permitem ser que Staraptor seja mais rápido que Swords Dance Tapu Bulu de nature Adamant, uma grande ameaça as equipes Normal-type. Intimidate ajuda Staraptor e sua equipe a aguentar ataques physical attacks mais facilmente. Leftovers é altamente apreciado pelo mesmo por Staraptor, pois garante recuperação de HP passiva recovery passivo a cada turno.

Dicas de Uso
========

Traga Staraptor ao campo contra physical attackers que são enfraquecidos sem problemas com Intimidate, como Choice Scarf Excadrill e Buzzwole. É recomendável utilizar Roost com frequência, uma vez que, graças a esse golpe e a sua ability, Staraptor consegue entrar fazer switch in neles várias vezes . Contudo, é necessário ter cautela em relação a physical attackers realizando uma switch-in em Staraptor, pois Intimidate não reduzirá o Attack desses. Isso pode, em certas ocasiões, forçar uma switch de Staraptor para que um de seus companheiros de equipe leve um golpe do adversário. Por exemplo, Choice Band Dragonite pode entrar em batalha sem ter seu Attack reduzido por Intimidate enquanto Staraptor está em campo, forçando uma troca a Porygon2 para aguentar seu Outrage. Ressalta-se que, apesar de Staraptor fazer check a em (o termo correto é "fazer check a", não "fazer check em") physical attackers, ele também é alvo isca de setup para sweepers como Landorus-T. Além disso, é de alta importância que o pássaro mantenha Stealth Rock fora de cena na medida do possível, visto que tal entry hazard limita sua durabilidade. Portanto, há de se acionar Staraptor para removê-la com Defog o mais cedo possível, a fim de evitar danos residuais. Leve em consideração que Staraptor pode ser utilizado múltiplas vezes durante a partida, então não hesite em escoltar ataques physical attacks fortes com Roost. Nunca use ele para aguentar quaisquer ataques special attacks; deixe esse papel para parceiros como Chansey. Pokémons defensivos como Skarmory, Forretress e Chansey inimigos são alvos ideais para Staraptor limpar entry hazards com Defog. No entanto, ele perde para a maioria das walls em um cenário de um contra um, pois é vulnerável a Toxic de ameaças como Toxapex e não tem forma de espalhar status.

Opções de Equipe
========

Juntos, Chansey e Porygon2 formam um core defensivo excepcional com Staraptor. Toda a equipe Normal-type beneficia de sua neutralidade a golpes Fighting-type, bem como de sua capacidade de enfraquecer ataques physical attacks e remover entry hazards. Dessa forma, Chansey é uma ótima parceira para Staraptor, porque consegue aguentar ataques special attacks de forma confiável, colocar Stealth Rock em campo, propagar status com Toxic, entrar em golpes causadores de status por conta de Natural Cure e curar o pássaro de quaisquer status com Heal Bell. Porygon2 é outra opção boa, pois é um physical tank que também difunde status com Toxic e pune setup sweepers, como Mega Scizor, utilizando Foul Play. O apoio oferecido por Staraptor ajuda Porygon-Z a realizar um sweep de maneira mais fácil, visto que suas chances de sobreviver a um golpe são aumentadas com a ausência de dano residual. Meloetta é outro Pokémon que, além de ser forte contra múltiplos times, faz check às equipes Fighting-type por virtude de seu tipo Psychic. Em retorno, Staraptor consegue entrar realizar switch in em physical attackers que ameaçam Meloetta, como Heracross. Devido a sua ability Huge Power, Diggersby derruba walls e Steel-types como Heatran. Além disso, seu tipo Ground garante uma imunidade aos ataques Electric-type que ameaçam Staraptor e permite a entrada de Diggersby em usuários de Thunder Wave, como Klefki e Jirachi. Com Power-Up Punch e Encore, Mega Lopunny elimina walls que Staraptor tem dificuldade em enfrentar, como Toxapex. Mega Pidgeot alivia a pressão colocada em Staraptor como check de Fighting-types, enquanto Ditto toma conta de setup sweepers problemáticos para ele, como Mega Charizard X.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

Physical Walls: Pokémon com bulk physical alto como Skarmory, Hippowdon e Mega Slowbro conseguem aguentar as investidas de Staraptor facilmente e recuperar qualquer dano.

Special Attackers: Special attackers como Landorus e Nihilego pressionam e dão OHKO em Staraptor facilmente devido a sua Special Defense medíocre.

Steel-types: Steel-types como Celesteela, Bisharp e Mega Scizor podem ser problemáticos para Staraptor. Celesteela possui bulk suficiente para resistir múltiplos Close Combats de Staraptor, e, em retorno, enfraquece-o pouco a pouco com Leech Seed. Mega Scizor consegue aguentar um Brave Bird e mata Staraptor com Bullet Punch. Bisharp é apto para derrubar Staraptor com sua ability Defiant, que aumenta seu Attack com a queda provocada por Intimidate.

Electric-types: Electric-types como Tapu Koko e Xurkitree não encontram problemas em dar OHKO em Staraptor com seus golpes STAB.

Rock-types: Normalmente, Staraptor é forçado a fazer uma switch contra Rock-types ou utilizar Close Combat para enfraquecê-los. Terrakion, Rhyperior e Nihilego pressionam ele com seus golpes Rock-type.

**Dano Residual**: Staraptor não gosta de nenhum tipo de dano residual; Stealth Rock o enfraquece e dificulta a utilização de Defog para mantê-lo na partida. Poison diminui a longevidade de Staraptor, enquanto burn reduz seu Attack.

**Status**: Staraptor detesta ser infligido por status; Toxic o enfraquece rapidamente, paralysis o sabota e burn reduz seu poder de fogo.

**Wallbreakers**: Mesmo após Intimidate, Staraptor não consegue entrar de forma segura em wallbreakers como Choice Band Dragonite, que é mais rápido e lhe oferece um 2HKO com Outrage. Após um Swords Dance, Landorus-T consegue derrotar Staraptor facilmente com Stone Edge.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Tico Meu, 413994], [nome, id]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [Terrors, 279058]][/S]
Implementado, obg pela avaliação!
 
[OVERVIEW]

Normal
========


Em equipes Normal-type, Staraptor é uma das melhores opções a se considerar, tendo em vista que providencia muitas utilidades funções como um pivot defensivo e, principalmente, como um Defogger. A sua ability Intimidate junto de seu bulk physical o viabiliza a remover entry hazards e seu tipo Flying secundário lhe permite enfrentar múltiplos Bug-, Fighting-, Ground- e Grass-types de forma eficiente. Além disso, Staraptor também possui uma boa variedade de golpes, como o move de pivot U-turn e os moves de utilidade Roost e Defog. No entanto, sua fraqueza a Stealth Rock reduz as suas oportunidades de retirar entry hazards com Defog. Ademais, seu bulk physical não é dos melhores; Staraptor é uma boa switch-in a ataques physical apenas por conta de sua ability, Intimidate. A Special Defense dele é medíocre e não o deixa receber danos múltiplos de ameaças como Landorus. Finalmente, sua dependência de Brave Bird como principal golpe STAB o desgasta de maneira indesejável.


[SET]
name: Defogger Defensivo (Normal)
move 1: Brave Bird
move 2: Roost
move 3: Defog
move 4: U-turn
item: Leftovers
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Brave Bird é o STAB de Staraptor, atingindo Bug-, Fighting- e Grass-types, (AV) como Mega Pinsir, Buzzwole e Mega Venusaur, (AV) de forma super efetiva, além de oferecer um dano razoável aos alvos que não o resistem. Roost prolonga sua durabilidade durante a partida, sendo um movimento de cura recovery (mantemos recovery) confiável. Defog providencia ao time uma forma de remover entry hazards do campo. U-turn, por fim, é utilizado para realizar uma switch segura, mantendo o momentum a favor da equipe de Staraptor.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo de em HP, (RV) somado a 200 EVs em Defense EVs e uma nature Impish maximizam o bulk physical de Staraptor. 56 EVs em Speed lhe permitem ser mais rápido que Swords Dance Tapu Bulu de nature Adamant, uma grande ameaça às equipes Normal-type. Intimidate ajuda Staraptor e sua equipe a aguentar ataques physical mais facilmente. Leftovers é altamente apreciado por ele, pois lhe garante recovery passivo a cada turno.

Dicas de Uso
========

Traga Staraptor ao campo contra physical attackers que são enfraquecidos sem problemas com ele é capaz de lidar e prejudicar com Intimidate, como Choice Scarf Excadrill e Buzzwole. É recomendável utilizar Roost com frequência, uma vez que, graças a esse golpe e a sua ability, Staraptor consegue fazer switch in neles várias vezes em physical attackers. Contudo, é necessário ter cautela em relação a physical attackers realizando uma switch-in (remover hífen; switch in = verbo, switch-in = substantivo) em Staraptor, pois Intimidate não reduzirá o Attack desses. Isso pode, em certas ocasiões, forçar uma switch de Staraptor para que um de seus companheiros de equipe leve um golpe do adversário. Por exemplo, Choice Band Dragonite pode entrar em batalha sem ter seu Attack reduzido por Intimidate enquanto Staraptor está em campo, forçando uma troca a Porygon2 para aguentar seu Outrage. Ressalta-se que, apesar de Staraptor fazer check a em physical attackers, ele também é isca de setup para sweepers como Landorus-T. Além disso, é de alta importância que o pássaro mantenha Stealth Rock fora de cena na medida do possível, visto que tal entry hazard limita sua durabilidade e capacidade de aguentar golpes. Portanto, há de se acionar Staraptor para removê-lalo com Defog o mais cedo possível, a fim de evitar danos residuais. Leve em consideração que Staraptor pode ser utilizado múltiplas vezes durante a partida, então não hesite em escoltar ataques physical fortes com Roost, (AC) visto que ele aprecia o fato de ficar em campo por mais tempo a fim de ter um uso no late-game. Nunca use ele para aguentar quaisquer ataques special; deixe esse papel para parceiros como Chansey. Pokémons (plural de Pokémon é Pokémon) defensivos como Skarmory, Forretress e Chansey inimigos são alvos ideais para Staraptor limpar entry hazards com Defog. No entanto, ele perde para a maioria das walls em um cenário de um contra um, pois é vulnerável a Toxic de ameaças como Toxapex e não tem forma de espalhar status.

Opções de Equipe
========

Juntos, Chansey e Porygon2 formam um core defensivo excepcional com Staraptor. Toda a equipe Normal-type se beneficia de sua neutralidade a golpes Fighting-type, bem como de sua capacidade de enfraquecer ataques physical e remover entry hazards. Dessa forma, Chansey é uma ótima parceira para Staraptor, porque consegue aguentar ataques special de forma confiável, colocar Stealth Rock em campo, propagar status com Toxic, entrar fazer switch in em golpes causadores de status por conta de Natural Cure e curar o pássaro de quaisquer status com Heal Bell. Em troca, Staraptor lidar com physical attackers e Fighting-types. Porygon2 é outra opção boa, pois é um physical tank que também difunde status com Toxic e pune setup sweepers, como Mega Scizor, utilizando Foul Play. O apoio oferecido por Staraptor ajuda Porygon-Z a realizar um sweep de maneira mais fácil, visto que suas chances de sobreviver a um golpe são aumentadas com a ausência de dano residual. Meloetta é outro Pokémon que, além de ser forte contra múltiplos times, faz check às equipes Fighting-type por virtude de seu tipo Psychic. Em retorno, Staraptor consegue realizar switch in em physical attackers que ameaçam Meloetta, como Heracross. Devido à sua ability Huge Power, Diggersby derruba walls e Steel-types, (AV) como Heatran. Além disso, seu tipo Ground lhe garante uma imunidade aos ataques Electric-type que ameaçam Staraptor e permite a entrada de Diggersby em usuários de Thunder Wave, como Klefki e Jirachi. Com Power-Up Punch e Encore, Mega Lopunny elimina walls que Staraptor tem dificuldade em para enfrentar, como Toxapex. Mega Pidgeot alivia a pressão colocada em Staraptor como check de Fighting-types, enquanto Choice Scarf Ditto toma conta de setup sweepers problemáticos para ele, como Mega Charizard X.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Close Combat atinge Steel-types incômodos para equipes Normal-type, como Bisharp. A ability Reckless pode ser utilizada com Choice Band e uma nature Adamant, maximizando a força de Brave Bird e Double Edge e transformando Staraptor em um poderoso wallbreaker. No entanto, Staraptor é mais eficiente com Defog e Roost para remover entry hazards e prolongar sua presença em batalha, respectivamente. Choice Scarf permite que Staraptor atue como um revenge killer contra ameaças como Greninja e Latios, mas não é tão útil quanto seu set defensivo. Rocky Helmet pune physical attackers caso façam contato, porém Leftovers é mais consistente devido a recuperação passiva ao recovery passivo que oferece. Toxic pode ser utilizado para enfraquecer walls; todavia, Chansey e Porygon2 exercem esse papel de forma mais eficiente, e Staraptor possui opções melhores de golpes. 108 EVs em Speed são uma opção para ele ser mais rápido que Breloom de nature Jolly.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Physical Walls**: Pokémon com bulk physical alto, (AV) como Skarmory, Hippowdon e Mega Slowbro, (AV) conseguem aguentar as investidas de Staraptor facilmente e recuperar qualquer dano.

**Special Attackers**: Special attackers, (AV) como Landorus e Nihilego, (AV) pressionam e dão OHKO em Staraptor facilmente devido à sua Special Defense medíocre.

**Steel-types**: Steel-types, (AV) como Celesteela, Bisharp e Mega Scizor, (AV) podem ser problemáticos para Staraptor. Celesteela possui bulk suficiente para resistir múltiplos Close Combats de Staraptor, e, em retorno, enfraquece-o pouco a pouco com Leech Seed. Mega Scizor consegue aguentar um Brave Bird e mata nocautear (Pokémon não morre) Staraptor com Bullet Punch. Bisharp é apto para derrubar Staraptor com sua ability Defiant, que aumenta seu Attack com a queda provocada por Intimidate.

**Electric-types**: Electric-types, (AV) como Tapu Koko e Xurkitree, (AV) não encontram problemas em dar OHKO em Staraptor com seus golpes STAB.

**Rock-types**: Normalmente, Staraptor é forçado a fazer uma switch contra Rock-types ou utilizar Close Combat para enfraquecê-los. Terrakion, Rhyperior e Nihilego pressionam ele com seus golpes Rock-type.

**Dano Residual**: Staraptor não gosta de nenhum tipo de dano residual; Stealth Rock o enfraquece e dificulta a utilização de Defog para mantê-lo na partida. Poison diminui a longevidade de Staraptor, enquanto burn reduz seu Attack.

**Status**: Staraptor detesta ser infligido afligido por status; Toxic o enfraquece rapidamente, paralysis o sabota deixa mais lento e burn reduz seu poder de fogo Attack.

**Wallbreakers**: Mesmo após Intimidate, Staraptor não consegue entrar fazer switch in de forma segura em wallbreakers como Choice Band Dragonite, que é mais rápido e lhe oferece um 2HKO com Outrage. Após um Swords Dance, Landorus-T consegue derrotar Staraptor facilmente com Stone Edge.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Tico Meu, 413994], [nome, id]] < coloca o meu aqui n_n
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [Terrors, 279058]]


Acho que as cores são autoexplicativas, mas qualquer dúvida pode me perguntar.

Ótima primeira tradução :)
 
Last edited:
[OVERVIEW]

Normal
========


Em equipes Normal-type, Staraptor é uma das melhores opções a se considerar, tendo em vista que providencia muitas utilidades funções como um pivot defensivo e, principalmente, como um Defogger. A sua ability Intimidate junto de seu bulk physical o viabiliza a remover entry hazards e seu tipo Flying secundário lhe permite enfrentar múltiplos Bug-, Fighting-, Ground- e Grass-types de forma eficiente. Além disso, Staraptor também possui uma boa variedade de golpes, como o move de pivot U-turn e os moves de utilidade Roost e Defog. No entanto, sua fraqueza a Stealth Rock reduz as suas oportunidades de retirar entry hazards com Defog. Ademais, seu bulk physical não é dos melhores; Staraptor é uma boa switch-in a ataques physical apenas por conta de sua ability, Intimidate. A Special Defense dele é medíocre e não o deixa receber danos múltiplos de ameaças como Landorus. Finalmente, sua dependência de Brave Bird como principal golpe STAB o desgasta de maneira indesejável.


[SET]
name: Defogger Defensivo (Normal)
move 1: Brave Bird
move 2: Roost
move 3: Defog
move 4: U-turn
item: Leftovers
ability: Intimidate
nature: Impish
evs: 252 HP / 200 Def / 56 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Brave Bird é o STAB de Staraptor, atingindo Bug-, Fighting- e Grass-types, (AV) como Mega Pinsir, Buzzwole e Mega Venusaur, (AV) de forma super efetiva, além de oferecer um dano razoável aos alvos que não o resistem. Roost prolonga sua durabilidade durante a partida, sendo um movimento de cura recovery (mantemos recovery) confiável. Defog providencia ao time uma forma de remover entry hazards do campo. U-turn, por fim, é utilizado para realizar uma switch segura, mantendo o momentum a favor da equipe de Staraptor.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo de em HP, (RV) somado a 200 EVs em Defense EVs e uma nature Impish maximizam o bulk physical de Staraptor. 56 EVs em Speed lhe permitem ser mais rápido que Swords Dance Tapu Bulu de nature Adamant, uma grande ameaça às equipes Normal-type. Intimidate ajuda Staraptor e sua equipe a aguentar ataques physical mais facilmente. Leftovers é altamente apreciado por ele, pois lhe garante recovery passivo a cada turno.

Dicas de Uso
========

Traga Staraptor ao campo contra physical attackers que são enfraquecidos sem problemas com ele é capaz de lidar e prejudicar com Intimidate, como Choice Scarf Excadrill e Buzzwole. É recomendável utilizar Roost com frequência, uma vez que, graças a esse golpe e a sua ability, Staraptor consegue fazer switch in neles várias vezes em physical attackers. Contudo, é necessário ter cautela em relação a physical attackers realizando uma switch-in (remover hífen; switch in = verbo, switch-in = substantivo) em Staraptor, pois Intimidate não reduzirá o Attack desses. Isso pode, em certas ocasiões, forçar uma switch de Staraptor para que um de seus companheiros de equipe leve um golpe do adversário. Por exemplo, Choice Band Dragonite pode entrar em batalha sem ter seu Attack reduzido por Intimidate enquanto Staraptor está em campo, forçando uma troca a Porygon2 para aguentar seu Outrage. Ressalta-se que, apesar de Staraptor fazer check a em physical attackers, ele também é isca de setup para sweepers como Landorus-T. Além disso, é de alta importância que o pássaro mantenha Stealth Rock fora de cena na medida do possível, visto que tal entry hazard limita sua durabilidade e capacidade de aguentar golpes. Portanto, há de se acionar Staraptor para removê-lalo com Defog o mais cedo possível, a fim de evitar danos residuais. Leve em consideração que Staraptor pode ser utilizado múltiplas vezes durante a partida, então não hesite em escoltar ataques physical fortes com Roost, (AC) visto que ele aprecia o fato de ficar em campo por mais tempo a fim de ter um uso no late-game. Nunca use ele para aguentar quaisquer ataques special; deixe esse papel para parceiros como Chansey. Pokémons (plural de Pokémon é Pokémon) defensivos como Skarmory, Forretress e Chansey inimigos são alvos ideais para Staraptor limpar entry hazards com Defog. No entanto, ele perde para a maioria das walls em um cenário de um contra um, pois é vulnerável a Toxic de ameaças como Toxapex e não tem forma de espalhar status.

Opções de Equipe
========

Juntos, Chansey e Porygon2 formam um core defensivo excepcional com Staraptor. Toda a equipe Normal-type se beneficia de sua neutralidade a golpes Fighting-type, bem como de sua capacidade de enfraquecer ataques physical e remover entry hazards. Dessa forma, Chansey é uma ótima parceira para Staraptor, porque consegue aguentar ataques special de forma confiável, colocar Stealth Rock em campo, propagar status com Toxic, entrar fazer switch in em golpes causadores de status por conta de Natural Cure e curar o pássaro de quaisquer status com Heal Bell. Em troca, Staraptor lidar com physical attackers e Fighting-types. Porygon2 é outra opção boa, pois é um physical tank que também difunde status com Toxic e pune setup sweepers, como Mega Scizor, utilizando Foul Play. O apoio oferecido por Staraptor ajuda Porygon-Z a realizar um sweep de maneira mais fácil, visto que suas chances de sobreviver a um golpe são aumentadas com a ausência de dano residual. Meloetta é outro Pokémon que, além de ser forte contra múltiplos times, faz check às equipes Fighting-type por virtude de seu tipo Psychic. Em retorno, Staraptor consegue realizar switch in em physical attackers que ameaçam Meloetta, como Heracross. Devido à sua ability Huge Power, Diggersby derruba walls e Steel-types, (AV) como Heatran. Além disso, seu tipo Ground lhe garante uma imunidade aos ataques Electric-type que ameaçam Staraptor e permite a entrada de Diggersby em usuários de Thunder Wave, como Klefki e Jirachi. Com Power-Up Punch e Encore, Mega Lopunny elimina walls que Staraptor tem dificuldade em para enfrentar, como Toxapex. Mega Pidgeot alivia a pressão colocada em Staraptor como check de Fighting-types, enquanto Choice Scarf Ditto toma conta de setup sweepers problemáticos para ele, como Mega Charizard X.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
--------

Close Combat atinge Steel-types incômodos para equipes Normal-type, como Bisharp. A ability Reckless pode ser utilizada com Choice Band e uma nature Adamant, maximizando a força de Brave Bird e Double Edge e transformando Staraptor em um poderoso wallbreaker. No entanto, Staraptor é mais eficiente com Defog e Roost para remover entry hazards e prolongar sua presença em batalha, respectivamente. Choice Scarf permite que Staraptor atue como um revenge killer contra ameaças como Greninja e Latios, mas não é tão útil quanto seu set defensivo. Rocky Helmet pune physical attackers caso façam contato, porém Leftovers é mais consistente devido a recuperação passiva ao recovery passivo que oferece. Toxic pode ser utilizado para enfraquecer walls; todavia, Chansey e Porygon2 exercem esse papel de forma mais eficiente, e Staraptor possui opções melhores de golpes. 108 EVs em Speed são uma opção para ele ser mais rápido que Breloom de nature Jolly.

Checks e Counters
===================

Normal
--------

**Physical Walls**: Pokémon com bulk physical alto, (AV) como Skarmory, Hippowdon e Mega Slowbro, (AV) conseguem aguentar as investidas de Staraptor facilmente e recuperar qualquer dano.

**Special Attackers**: Special attackers, (AV) como Landorus e Nihilego, (AV) pressionam e dão OHKO em Staraptor facilmente devido à sua Special Defense medíocre.

**Steel-types**: Steel-types, (AV) como Celesteela, Bisharp e Mega Scizor, (AV) podem ser problemáticos para Staraptor. Celesteela possui bulk suficiente para resistir múltiplos Close Combats de Staraptor, e, em retorno, enfraquece-o pouco a pouco com Leech Seed. Mega Scizor consegue aguentar um Brave Bird e mata nocautear (Pokémon não morre) Staraptor com Bullet Punch. Bisharp é apto para derrubar Staraptor com sua ability Defiant, que aumenta seu Attack com a queda provocada por Intimidate.

**Electric-types**: Electric-types, (AV) como Tapu Koko e Xurkitree, (AV) não encontram problemas em dar OHKO em Staraptor com seus golpes STAB.

**Rock-types**: Normalmente, Staraptor é forçado a fazer uma switch contra Rock-types ou utilizar Close Combat para enfraquecê-los. Terrakion, Rhyperior e Nihilego pressionam ele com seus golpes Rock-type.

**Dano Residual**: Staraptor não gosta de nenhum tipo de dano residual; Stealth Rock o enfraquece e dificulta a utilização de Defog para mantê-lo na partida. Poison diminui a longevidade de Staraptor, enquanto burn reduz seu Attack.

**Status**: Staraptor detesta ser infligido afligido por status; Toxic o enfraquece rapidamente, paralysis o sabota deixa mais lento e burn reduz seu poder de fogo Attack.

**Wallbreakers**: Mesmo após Intimidate, Staraptor não consegue entrar fazer switch in de forma segura em wallbreakers como Choice Band Dragonite, que é mais rápido e lhe oferece um 2HKO com Outrage. Após um Swords Dance, Landorus-T consegue derrotar Staraptor facilmente com Stone Edge.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Translated by: [[Mateeus_1, 321991]]
- Grammar checked by: [[Tico Meu, 413994], [nome, id]] < coloca o meu aqui n_n
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [Terrors, 279058]]


Acho que as cores são autoexplicativas, mas qualquer dúvida pode me perguntar.

Ótima primeira tradução :)
Implementei a maioria, obrigado pela avaliação! Só fiquei em dúvida em dois trechos:

1) ... "Além disso, é de alta importância que o pássaro mantenha Stealth Rock fora de cena na medida do possível, visto que tal entry hazard limita sua durabilidade e capacidade de aguentar golpes."

Não seriam quase a mesma coisa? Mantive apenas o segundo, que achei mais específico.

2) ... "
Toda a equipe Normal-type se beneficia de sua neutralidade a golpes Fighting-type, bem como de sua capacidade de enfraquecer ataques physical e remover entry hazards. Dessa forma, Chansey é uma ótima parceira para Staraptor, porque consegue aguentar ataques special de forma confiável, colocar Stealth Rock em campo, propagar status com Toxic, fazer switch in em golpes causadores de status por conta de Natural Cure e curar o pássaro de quaisquer status com Heal Bell. Em troca, Staraptor lida com physical attackers e Fighting-types."

Eu fiquei em dúvida quanto a implantar o trecho azul no post, porque a ideia do trecho roxo parece ser bem similar; o "dessa forma" já não justificaria a ideia (o que staraptor oferece p/ chansey e o que a chansey faz p/ staraptor, em termos de sinergia)?

p.s: vlw pelo elogio, fico muito feliz ;') :psysly:
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top