OU Shuckle

Status
Not open for further replies.

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/shuckle/ou/

Visão Geral

O nicho de Shuckle em OU se dá por seu acesso a Sticky Web. Ele consegue passar pela maioria das ameaças a equipes desse tipo. Por ter Sturdy, Shuckle pode segurar Mental Herb ao invés de ser forçado a recorrer a Focus Sash, permitindo-o enfrentar usuários de Taunt, como Tapu Koko, e colocar Sticky Web com segurança. Juntamente a Sturdy, Shuckle possui um incrível bulk natural, o que lhe permite enfrentar usuários de Fake Out como Mega Lopunny e Mega Medicham. Encore ajuda a aliviar um pouco a passividade de Shuckle, evitando que o adversário faça setup em sua frente. Infelizmente, Shuckle não é capaz de prevenir a remoção de hazards sozinho, precisando recorrer aos parceiros de equipe para punir Defog e impedir Rapid Spin. Shuckle também não consegue fazer nada contra Mega Diancie, uma vez que ela consegue jogar hazards de volta graças à sua ability.



[SET]
name: Sticky Web
move 1: Sticky Web
move 2: Stealth Rock
move 3: Encore
move 4: Rock Tomb / Infestation / Toxic
item: Mental Herb
ability: Sturdy
nature: Relaxed
EVs: 252 HP / 168 Def / 88 SpD
IVs: 0 Spe



Moves

Sticky Web diminui a Speed dos Pokémon que tocam o chão e é o move mais importante que Shuckle possui para ajudar seus parceiros. Stealth Rock causa dano residual aos alvos, quebra Focus Sash e Sturdy, e também ajuda os parceiros de Shuckle a garantirem mais KOs. Encore previne que o oponente faça setup na frente de Shuckle e pode ser usado para dar swtich ins livres para os parceiros de equipe. Rock Tomb deixa alvos que não tocam o chão mais lentos e é comumente usado contra o oponente que está em campo quando Sticky Web é usado pela primeira vez. Infestation dá um bom dano residual e previne o oponente de fazer switches duplas, garantindo switch ins mais seguras aos parceiros de Shuckle. Toxic causa dano residual contra o oponente e atrapalha ainda mais setup sweepers quando usado junto a Encore. Knock Off pode ser usado para remover itens importantes como Choice Scarf, mas tem como efeito colateral o enfraquecimento do Knock Off de outros parceiros de Shuckle.



Detalhes do Set

Sturdy é usado para evitar OHKO de ataques extremamente poderosos, como Hydro Pump de Choice Specs Keldeo e Choice Specs Greninja, Crabhammer de Choice Band Crawdaunt e Steam Eruption de Choice Specs Volcanion. Mental Herb cura Shuckle uma única vez dos efeitos de moves como Taunt e Encore, permitindo-lhe utilizar Sticky Web frente a usuários de Taunt, como Tapu Koko, e ambos Sticky Web e Stealth Rock contra Encore Mega Lopunny. O investimento máximo em HP maximiza o bulk de Shuckle — 248 EVs em HP poderiam reduzir o dano que Shuckle leva de Stealth Rock, mas ele é comumente mais usado como lead, não precisando entrar muitas vezes em campo, e seu HP é tão baixo em relação aos outros stats defensivos que qualquer ponto colocado ou retirado dele faz uma diferença notável. O resto dos EVs em Defense e Special Defense fazem com que Shuckle lide melhor com Pokémon ofensivos, sejam eles physical ou special. 88 EVs em Special Defense fazem com que Choice Specs Tapu Lele tenha que se prender em um move Psychic-type para garantir um2HKO em Shuckle, dando aos parceiros Dark-type a oportunidade de fazerem setup. 168 EVs em Defense junto a umanature Relaxed minimizam a chance de Choice Band Zygarde dar 2HKO em Shuckle com Outrage. 0 IVs em Speed junto a uma nature Relaxed deixam Shuckle mais lento que todos os Pokémon quando enfrentando uma equipe de Trick Room, permitindo-lhe usar Encore livremente e colocar Stealth Rock em segurança contra esse tipo de equipe. Isso não atrapalha Shuckle, uma vez que sua base 5 de Speed faz dele naturalmente mais lento que quase todos os Pokémon, independentemente de sua nature ou IVs.



Dicas de Uso

Na maioria dos casos, comece a partida com Shuckle. Tome como exceção partidas contra equipes que possuam indutores de sleep, como Smeargle ou Amoonguss, ou Mega Sableye, que provavelmente será o Pokémon com o qual o oponente abrirá o jogo, portanto comece com algum Pokémon que pressione ele bastante. A menos que o oponente tenha Bisharp ou Serperior, o melhor é começar colocando Sticky Web. Caso ele tenha, certifique-se de que sua equipe consegue lidar com esses Pokémon antes de usar Sticky Web. Se o oponente conta com vários Flying-type ou Pokémon que levitam, pode ser que seja mais vantajoso focar em colocar Stealth Rock ao invés de Sticky Web. Use Encore contra alvos que provavelmente farão setup ou contra os que não conseguem dar 2HKO em Shuckle antes de fazer setup. Além disso, use Encore contra removedores de hazard caso eles sejam enviados como lead, já que eles provavelmente não usarão Defog ou Rapid Spin no primeiro turno. Utilize-se de swtiches agressivas para prevenir a remoção dos hazards. Caso o oponente tenha opções sólidas para removê-los, tente guardar Shuckle para mais tarde, quando ele pode vir a ser útil.



Opções de Equipe

Já que Shuckle possui dificuldades para prevenir a remoção dos hazards, Pokémon capazes de punir Defog e bloquear Rapid Spin são ótimos parceiros. Graças à sua ability, Bisharp tem seu Attack aumentado em +2 quando Defog é utilizado em sua frente. Serperior, em particular as variações de SubSeed, ganha um aumento em sua evasion por conta de sua ability Contrary. Thundurus é outra boa opção por exercer pressão sobre removedores de hazard comuns, como Skarmory, Mantine e Tapu Fini. Mimikyu é um Pokémon fantástico em equipes de Sticky Web ao mesmo tempo que funciona como spinblocker. Zygarde também se destaca nesse tipo de equipe por ganhar a possibilidade de ultrapassar checks que são afetados por Sticky Web, como Greninja. Vários wallbreakers, como Mega Pinsir, Mega Medicham e Tapu Bulu, apreciam o pseudo-aumento de Speed fornecido por Sticky Web. Pokémon mais rápidos, como Greninja, conseguem lidar com a maioria dos usuários de Choice Scarf e são ótimos contra offense uma vez que Sticky Web tenha sido usado. Por Shuckle ser um peso morto contra Mega Sableye, parceiros capazes de lidar tanto com Mega Sableye quanto com equipes stall são ótimas escolhas — Tapu Lele e Choice Specs Keldeo se encaixam bem nesse requisito.



Outras Opções

Não existem muitas outras opções viáveis para Shuckle em OU. Final Gambit é uma forma de ganhar momentum, sacrificando Shuckle após colocar os hazards. Ele pode segurar Lum ou Chesto Berry para evitar ser vítima de sleep na esperança de que os usuários de Taunt estejam cientes de Mental Herb; porém, a maioria dos usuários de Taunt não ligam para isso e tentarão usar o move duas vezes para garantir que os entry hazards não sejam colocados em campo.



Checks e Counters

Mega Sableye: Por conta de sua ability, Mega Sableye pode jogar de volta Stealth Rock, Sticky Web, Encore e Toxic, além de não ter problemas em entrar na frente de Shuckle devido à ofensiva patética de Shuckle.

Defiant e Contrary: Graças a Defiant, Bisharp ganha +2 de Attack quando pisa em Sticky Web e consegue contornar a perda de Speed usando Sucker Punch. Serperior, por outro lado, aumenta sua Speed graças a Contrary, sendo uma grande ameaça para a maioria das equipes de Sticky Web.

Indutores de Sleep: Uma vez que Shuckle não possui Magic Coat ou Taunt, ele é incapaz de prevenir sleep e tem dificuldades contra Pokémon com Smeargle, Amoonguss e o raro Breloom.

Remoção de Entry Hazards: Ainda que Shuckle conte com parceiros que conseguem prevenir ou tirar vantagem da remoção de entry hazards, essa remoção ainda pode ser um problema para que os parceiros de equipe de Shuckle tenham um bom desempenho.

Créditos

Escrito por GMars
Traduzido por Trafalgar Shambles
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por the ghost formerly known as p2, Gary e Colonel M
 
Last edited:
Visão Geral

O nicho de Shuckle em OU se dá por seu acesso a Sticky Web. Além disso, Shuckle consegue passar pela maioria das ameaças a equipes desse tipo. Por ter Sturdy, Shuckle pode segurar Mental Herb ao invés de ser forçado a recorrer a Focus Sash, permitindo-o enfrentar usuários de Taunt como Tapu Koko e colocar Sticky Web com segurança. Juntamente a Sturdy, Shuckle possui um incrível bulk natural, o que lhe permite enfrentar usuários de Fake Out como Mega Lopunny e Mega Medicham. Encore ajuda a aliviar um pouco a passividade de Shuckle, evitando que o adversário faça setup em sua frente. Infelizmente, Shuckle não é capaz de prevenir a remoção de hazards removals sozinho, precisando recorrer aos parceiros de equipe para punir Defog e impedir Rapid Spin. Shuckle também não consegue fazer nada contra Mega Diancie, uma vez que ela consegue jogar hazards de volta graças à sua ability.



[SET]
name: Sticky Web Setter
move 1: Sticky Web
move 2: Stealth Rock
move 3: Encore
move 4: Rock Tomb / Infestation / Toxic
item: Mental Herb
ability: Sturdy
nature: Relaxed
EVs: 252 HP / 168 Def / 88 SpD
IVs: 0 Spe



Moves

Sticky Web diminui a Speed dos Pokémon que tocam o chão e é o move mais importante que Shuckle possui para ajudar seus parceiros. Stealth Rock causa dano residual aos alvos, quebra Focus Sash e Sturdy, além de ajudar e também ajuda os parceiros de Shuckle a garantirem mais KOs. Encore previne que o oponente faça setup na frente de Shuckle e pode ser usado para dar swtich ins livres para os parceiros de equipe. Rock Tomb deixa alvos que não tocam o chão mais lentos e é comumente usado contra o oponente que está em campo quando Sticky Web é usado pela primeira vez. Infestation dá um bom dano residual e previne o oponente de fazer double switches duplas, garantindo switch ins mais seguras dos aos parceiros de Shuckle. Toxic causa dano residual contra o oponente e atrapalha ainda mais setup sweepers quando usado junto a Encore. Knock Off pode ser usado para remover itens importantes como Choice Scarf, mas tem como efeito colateral o enfraquecimento do Knock Off de outros parceiros de Shuckle.



Detalhes do Set

Sturdy é usado para evitar OHKO de ataques extremamente poderosos, (adicionar vírgula) como Hydro Pump de Choice Specs Keldeo e Choice Specs Greninja, Crabhammer de Choice Band Crawdaunt e Steam Eruption de Choice Specs Volcanion. Mental Herb cura Shuckle uma única vez dos efeitos de moves como Taunt e Encore, permitindo-olhe utilizar Sticky Web frente a usuários de Taunt, (adicionar vírgula) como Tapu Koko, (adicionar vírgula) e ambos Sticky Web e Stealth Rock contra Mega Lopunny. O investimento máximo em HP maximiza o bulk de Shuckle — 248 EVs em HP poderiam reduzir o dano que Shuckle leva de Stealth Rock, mas ele é comumente mais usado como lead, não precisando entrar muitas vezes em campo, e seu HP é tão baixo em relação aos outros stats defensivos que qualquer ponto colocado ou retirado dele faz uma diferença notável. O resto dos EVs em Defense e Special Defense fazem com que Shuckle lide melhor contra com Pokémon ofensivos, sejam eles physical ou special. 88 EVs em Special Defense fazem com que Tapu Lele tenha que se prender em um move Psychic-type para garantir 2HKO em Shuckle, dando aos parceiros Dark-type a vantagem de fazerem setup. 168 EVs em Defense junto a nature Relaxed minimizam a chance de Choice Band Zygarde dar 2HKO em Shuckle com Outrage. 0 IVs em Speed junto a nature Relaxed deixam Shuckle mais lento que todos os Pokémon quando enfrentando uma equipe de Trick Room, permitindo-olhe usar Encore livremente e colocar Stealth Rock em segurança contra a esse tipo de equipe. Isso não atrapalha Shuckle, uma vez que sua base 5 de Speed faz dele naturalmente mais lento que quase todos os Pokémon, (adicionar vírgula) independentemente de sua nature ou IVs.



Dicas de Uso

Na maioria dos casos, comece a partida com Shuckle. Tome como exceção partidas contra equipes que possuam indutores de sleep, como Smeargle ou Amoonguss, ou Mega Sableye, (adicionar vírgula) que – Mega Sableye provavelmente será o Pokémon com o qual o oponente abrirá o jogo, portanto comece com algum Pokémon que pressione ele bastante. A menos que o oponente não tenha Bisharp ou Serperior, o melhor é começar colocando Sticky Web. Caso ele tenha, certifique-se de que sua equipe consegue lidar com esses Pokémon antes de usar Sticky Web. Se o oponente conta com vários Flying-type ou Pokémon que levitam, é mais vantajoso focar em colocar Stealth Rock ao invés de Sticky Web. Use Encore contra alvos que provavelmente farão setup ou contra os que não conseguem dar 2HKO em Shuckle antes do setup. Além disso, use Encore contra removedores de hazard caso eles sejam enviados como lead, já que eles provavelmente não usarão Defog ou Rapid Spin no primeiro turno. Utilize-se de trocas switches agressivas para prevenir a remoção dos hazards. Caso o oponente tenha opções sólidas para removê-los, tente guardar Shuckle para mais tarde, quando ele vier (vir seria do verbo ver) a ser útil.



Opções de Equipe

Já que Shuckle possui dificuldades para prevenir a remoção dos hazards, Pokémon capazes de punir Defog e bloquear Rapid Spin são ótimos parceiros. Graças à sua ability, Bisharp tem seu Attack aumentado em +2 quando Defog é utilizado em sua frente. Serperior, em particular as variações de SubSeed, ganha um aumento em sua evasion por conta de sua ability Contrary. Thundurus é outra boa opção por exercer pressão sobre removedores de hazard comuns, (adicionar vírgula) como Skarmory, Mantine e Tapu Fini. Mimikyu é um Pokémon fantástico em equipes de Sticky Web ao mesmo tempo que funciona como spinblocker. Zygarde também se destaca nesse tipo de equipe por ganhar a possibilidade de ultrapassar checks que são afetados por Sticky Web, como Greninja. Vários wallbreakers, (adicionar vírgula) como Mega Pinsir, Mega Medicham e Tapu Bulu, (adicionar vírgula) apreciam o pseudo-aumento de Speed fornecido por Sticky Web. Pokémon mais rápidos, como Greninja, conseguem lidar com a maioria dos usuários de Choice Scarf e são ótimos uma vez que Stick Web tenha sido usado. Por Shuckle ser um peso morto contra Mega Sableye, parceiros capazes de lidar tanto com Mega Sableye quanto com equipes stall são ótimas escolhas Tapu Lele e Choice Specs Keldeo se encaixam bem nesse requisito.



Outras Opções

Não existem muitas outras opções viáveis para Shuckle em OU. Final Gambit é uma forma de ganhar momentum, sacrificando Shuckle após colocar os hazards. Ele pode segurar uma Lum ou Chesto Berry para evitar ser vítima de sleep ao mesmo tempo que engana o oponente, blefando uma Mental Herb; porém, (adicionar vírgula) a maioria dos usuários de Taunt usarão o move duas vezes para garantir que os entry hazards não sejam colocados no em campo.



Checks e Counters

Mega Sableye: Por conta de sua ability, Mega Sableye pode jogar de volta Stealth Rock, Sticky Web, Encore e Toxic, além de não ter problemas em entrar na frente de Shuckle devido à ofensiva patética de Shuckle.

Defiant e Contrary: Graças a Defiant, Bisharp ganha +2 de Attack quando pisa em Sticky Web e consegue superar contornar a perda de Speed usando Sucker Punch. Serperior, por outro lado, aumenta sua Speed graças a Contrary, sendo uma grande ameaça para a maioria das equipes de Sticky Web.

Indutores de Sleep: Uma vez que Shuckle não possui Magic Coat ou Taunt, ele é incapaz de prevenir sleep e tem dificuldades contra Pokémon contra com Smeargle, Amoonguss e o raro Breloom.

Remoção de Entry Hazards: Ainda que Shuckle conte com parceiros que conseguem prevenir ou tirar vantagem da remoção de entry hazards, essa remoção ainda pode ser um problema para que os parceiros de equipe de Shuckle previnam de forma eficiente(?) tenham um desempenho.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Visão Geral

O nicho de Shuckle em OU se dá por seu acesso a Sticky Web. Além disso, Shuckle Ele consegue passar pela maioria das ameaças a equipes desse tipo. Por ter Sturdy, Shuckle pode segurar Mental Herb ao invés de ser forçado a recorrer a Focus Sash, permitindo-o enfrentar usuários de Taunt, (Adicionar vírgula) como Tapu Koko, (Adicionar vírgula) e colocar Sticky Web com segurança. Juntamente a Sturdy, Shuckle possui um incrível bulk natural, o que lhe permite enfrentar usuários de Fake Out como Mega Lopunny e Mega Medicham. Encore ajuda a aliviar um pouco a passividade de Shuckle, evitando que o adversário faça setup em sua frente. Infelizmente, Shuckle não é capaz de prevenir a remoção de hazards sozinho, precisando recorrer aos parceiros de equipe para punir Defog e impedir Rapid Spin. Shuckle também não consegue fazer nada contra Mega Diancie, uma vez que ela consegue jogar hazards de volta graças à sua ability.



[SET]
name: Usuário de Sticky Web Setter (Se preferir, pode deixar só como "Sticky Web" igual ao set de SR do Tyranitar, inclusive essa é a minha preferência)
move 1: Sticky Web
move 2: Stealth Rock
move 3: Encore
move 4: Rock Tomb / Infestation / Toxic
item: Mental Herb
ability: Sturdy
nature: Relaxed
EVs: 252 HP / 168 Def / 88 SpD
IVs: 0 Spe



Moves

Sticky Web diminui a Speed dos Pokémon que tocam o chão e é o move mais importante que Shuckle possui para ajudar seus parceiros. Stealth Rock causa dano residual aos alvos, quebra Focus Sash e Sturdy, e também ajuda os parceiros de Shuckle a garantirem mais KOs. Encore previne que o oponente faça setup na frente de Shuckle e pode ser usado para dar swtich ins livres para os parceiros de equipe. Rock Tomb deixa alvos que não tocam o chão mais lentos e é comumente usado contra o oponente que está em campo quando Sticky Web é usado pela primeira vez. Infestation dá um bom dano residual e previne o oponente de fazer switches duplas, garantindo switch ins mais seguras aos parceiros de Shuckle. Toxic causa dano residual contra o oponente e atrapalha ainda mais setup sweepers quando usado junto a Encore. Knock Off pode ser usado para remover itens importantes como Choice Scarf, mas tem como efeito colateral o enfraquecimento do Knock Off de outros parceiros de Shuckle.



Detalhes do Set

Sturdy é usado para evitar OHKO de ataques extremamente poderosos, como Hydro Pump de Choice Specs Keldeo e Choice Specs Greninja, Crabhammer de Choice Band Crawdaunt e Steam Eruption de Choice Specs Volcanion. Mental Herb cura Shuckle uma única vez dos efeitos de moves como Taunt e Encore, permitindo-lhe utilizar Sticky Web frente a usuários de Taunt, como Tapu Koko, e ambos Sticky Web e Stealth Rock contra Encore Mega Lopunny. O investimento máximo em HP maximiza o bulk de Shuckle — 248 EVs em HP poderiam reduzir o dano que Shuckle leva de Stealth Rock, mas ele é comumente mais usado como lead, não precisando entrar muitas vezes em campo, e seu HP é tão baixo em relação aos outros stats defensivos que qualquer ponto colocado ou retirado dele faz uma diferença notável. O resto dos EVs em Defense e Special Defense fazem com que Shuckle lide melhor com Pokémon ofensivos, sejam eles physical ou special. 88 EVs em Special Defense fazem com que Choice Specs Tapu Lele tenha que se prender em um move Psychic-type para garantir um 2HKO em Shuckle, dando aos parceiros Dark-type a vantagem oportunidade de fazerem setup. 168 EVs em Defense junto a uma nature Relaxed minimizam a chance de Choice Band Zygarde dar 2HKO em Shuckle com Outrage. 0 IVs em Speed junto(Adicionar espaço)a uma nature Relaxed deixam Shuckle mais lento que todos os Pokémon quando enfrentando uma equipe de Trick Room, permitindo-lhe usar Encore livremente e colocar Stealth Rock em segurança contra esse tipo de equipe. Isso não atrapalha Shuckle, uma vez que sua base 5 de Speed faz dele naturalmente mais lento que quase todos os Pokémon, independentemente de sua nature ou IVs.



Dicas de Uso

Na maioria dos casos, comece a partida com Shuckle. Tome como exceção partidas contra equipes que possuam indutores de sleep, como Smeargle ou Amoonguss, ou Mega Sableye, que provavelmente será o Pokémon com o qual o oponente abrirá o jogo, portanto comece com algum Pokémon que pressione ele bastante. A menos que o oponente tenha Bisharp ou Serperior, o melhor é começar colocando Sticky Web. Caso ele tenha, certifique-se de que sua equipe consegue lidar com esses Pokémon antes de usar Sticky Web. Se o oponente conta com vários Flying-type ou Pokémon que levitam, é pode ser que seja mais vantajoso focar em colocar Stealth Rock ao invés de Sticky Web. Use Encore contra alvos que provavelmente farão setup ou contra os que não conseguem dar 2HKO em Shuckle antes do de fazer setup. Além disso, use Encore contra removedores de hazard caso eles sejam enviados como lead, já que eles provavelmente não usarão Defog ou Rapid Spin no primeiro turno. Utilize-se de swtiches agressivas para prevenir a remoção dos hazards. Caso o oponente tenha opções sólidas para removê-los, tente guardar Shuckle para mais tarde, quando ele pode vir a ser útil.



Opções de Equipe

Já que Shuckle possui dificuldades para prevenir a remoção dos hazards, Pokémon capazes de punir Defog e bloquear Rapid Spin são ótimos parceiros. Graças à sua ability, Bisharp tem seu Attack aumentado em +2 quando Defog é utilizado em sua frente. Serperior, em particular as variações de SubSeed, ganha um aumento em sua evasion por conta de sua ability Contrary. Thundurus é outra boa opção por exercer pressão sobre removedores de hazard comuns, como Skarmory, Mantine e Tapu Fini. Mimikyu é um Pokémon fantástico em equipes de Sticky Web ao mesmo tempo que funciona como spinblocker. Zygarde também se destaca nesse tipo de equipe por ganhar a possibilidade de ultrapassar checks que são afetados por Sticky Web, como Greninja. Vários wallbreakers, como Mega Pinsir, Mega Medicham e Tapu Bulu, apreciam o pseudo-aumento de Speed fornecido por Sticky Web. Pokémon mais rápidos, como Greninja, conseguem lidar com a maioria dos usuários de Choice Scarf e são ótimos contra offense uma vez que Sticky Web tenha sido usado. Por Shuckle ser um peso morto contra Mega Sableye, parceiros capazes de lidar tanto com Mega Sableye quanto com equipes stall são ótimas escolhas — Tapu Lele e Choice Specs Keldeo se encaixam bem nesse requisito.



Outras Opções

Não existem muitas outras opções viáveis para Shuckle em OU. Final Gambit é uma forma de ganhar momentum, sacrificando Shuckle após colocar os hazards. Ele pode segurar Lum ou Chesto Berry para evitar ser vítima de sleep ao mesmo tempo que engana o oponente, blefando na esperança de que os usuários de Taunt estejam cientes de Mental Herb; porém, a maioria dos usuários de Taunt não ligam para isso e tentarão usarão o move duas vezes para garantir que os entry hazards não sejam colocados em campo.



Checks e Counters

Mega Sableye: Por conta de sua ability, Mega Sableye pode jogar de volta Stealth Rock, Sticky Web, Encore e Toxic, além de não ter problemas em entrar na frente de Shuckle devido à ofensiva patética de Shuckle.

Defiant e Contrary: Graças a Defiant, Bisharp ganha +2 de Attack quando pisa em Sticky Web e consegue contornar a perda de Speed usando Sucker Punch. Serperior, por outro lado, aumenta sua Speed graças a Contrary, sendo uma grande ameaça para a maioria das equipes de Sticky Web.

Indutores de Sleep: Uma vez que Shuckle não possui Magic Coat ou Taunt, ele é incapaz de prevenir sleep e tem dificuldades contra Pokémon com Smeargle, Amoonguss e o raro Breloom.

Remoção de Entry Hazards: Ainda que Shuckle conte com parceiros que conseguem prevenir ou tirar vantagem da remoção de entry hazards, essa remoção ainda pode ser um problema para que os parceiros de equipe de Shuckle tenham um bom desempenho.

Créditos

Escrito por GMars
Traduzido por Trafalgar Shambles
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por the ghost formerly known as p2, Gary e Colonel M
 
HTML:
[title]
Shuckle

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>O nicho de Shuckle em OU se d&aacute; por seu acesso a Sticky Web. Ele consegue passar pela maioria das amea&ccedil;as &agrave;s equipes desse tipo. Por ter Sturdy, Shuckle pode segurar Mental Herb ao inv&eacute;s de ser for&ccedil;ado a recorrer a Focus Sash, permitindo-o enfrentar usu&aacute;rios de Taunt, como Tapu Koko, e colocar Sticky Web com seguran&ccedil;a. Juntamente a Sturdy, Shuckle possui um incr&iacute;vel bulk natural, o que lhe permite enfrentar usu&aacute;rios de Fake Out como Mega Lopunny e Mega Medicham. Encore ajuda a aliviar um pouco a passividade de Shuckle, evitando que o advers&aacute;rio fa&ccedil;a setup em sua frente. Infelizmente, Shuckle n&atilde;o &eacute; capaz de prevenir a remo&ccedil;&atilde;o de hazards sozinho, precisando recorrer aos parceiros de equipe para punir Defog e impedir Rapid Spin. Shuckle tamb&eacute;m n&atilde;o consegue fazer nada contra Mega Diancie, uma vez que ela consegue jogar hazards de volta gra&ccedil;as &agrave; sua ability.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Sticky Web</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Sticky Web</span></td><td>Item: <span class="item-name">Mental Herb</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Sturdy</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Encore</span></td><td>Nature: <span class="nature">Relaxed</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Rock Tomb</span> / <span class="move-name">Infestation</span> / <span class="move-name">Toxic</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 168 Def / 88 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Sticky Web diminui a Speed dos Pok&eacute;mon que tocam o ch&atilde;o e &eacute; o move mais importante que Shuckle possui para ajudar seus parceiros. Stealth Rock causa dano residual aos alvos, quebra Focus Sash e Sturdy, e tamb&eacute;m ajuda os parceiros de Shuckle a garantirem mais KOs. Encore previne que o oponente fa&ccedil;a setup na frente de Shuckle e pode ser usado para dar swtich ins livres para os parceiros de equipe. Rock Tomb deixa alvos que n&atilde;o tocam o ch&atilde;o mais lentos e &eacute; comumente usado contra o oponente que est&aacute; em campo quando Sticky Web &eacute; usado pela primeira vez. Infestation d&aacute; um bom dano residual e previne o oponente de fazer switches duplas, garantindo switch ins mais seguras aos parceiros de Shuckle. Toxic causa dano residual contra o oponente e atrapalha ainda mais setup sweepers quando usado junto a Encore. Knock Off pode ser usado para remover itens importantes como Choice Scarf, mas tem como efeito colateral o enfraquecimento do Knock Off de outros parceiros de Shuckle.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Sturdy &eacute; usada para evitar OHKO de ataques extremamente poderosos, como Hydro Pump de Choice Specs Keldeo e Choice Specs Greninja, Crabhammer de Choice Band Crawdaunt e Steam Eruption de Choice Specs Volcanion. Mental Herb cura Shuckle uma &uacute;nica vez dos efeitos de moves como Taunt e Encore, permitindo-lhe utilizar Sticky Web frente a usu&aacute;rios de Taunt, como Tapu Koko, e ambos Sticky Web e Stealth Rock contra Encore Mega Lopunny. O investimento m&aacute;ximo em HP maximiza o bulk de Shuckle &mdash; 248 EVs em HP poderiam reduzir o dano que Shuckle leva de Stealth Rock, mas ele &eacute; comumente mais usado como lead, n&atilde;o precisando entrar muitas vezes em campo, e seu HP &eacute; t&atilde;o baixo em rela&ccedil;&atilde;o aos outros stats defensivos que qualquer ponto colocado ou retirado dele faz uma diferen&ccedil;a not&aacute;vel. O resto dos EVs em Defense e Special Defense fazem com que Shuckle lide melhor com Pok&eacute;mon ofensivos, sejam eles physical ou special. 88 EVs em Special Defense fazem com que Choice Specs Tapu Lele tenha que se prender em um move Psychic-type para garantir um2HKO em Shuckle, dando aos parceiros Dark-type a oportunidade de fazerem setup. 168 EVs em Defense junto a umanature Relaxed minimizam a chance de Choice Band Zygarde dar 2HKO em Shuckle com Outrage. 0 IVs em Speed junto a uma nature Relaxed deixam Shuckle mais lento que todos os Pok&eacute;mon quando enfrentando uma equipe de Trick Room, permitindo-lhe usar Encore livremente e colocar Stealth Rock em seguran&ccedil;a contra esse tipo de equipe. Isso n&atilde;o atrapalha Shuckle, uma vez que sua base 5 de Speed faz dele naturalmente mais lento que quase todos os Pok&eacute;mon, independentemente de sua nature ou IVs.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Na maioria dos casos, comece a partida com Shuckle. Tome como exce&ccedil;&atilde;o partidas contra equipes que possuam indutores de sleep, como Smeargle ou Amoonguss, ou Mega Sableye, que provavelmente ser&aacute; o Pok&eacute;mon com o qual o oponente abrir&aacute; o jogo, portanto comece com algum Pok&eacute;mon que pressione ele bastante. A menos que o oponente tenha Bisharp ou Serperior, o melhor &eacute; come&ccedil;ar colocando Sticky Web. Caso ele tenha, certifique-se de que sua equipe consegue lidar com esses Pok&eacute;mon antes de usar Sticky Web. Se o oponente conta com v&aacute;rios Flying-type ou Pok&eacute;mon que levitam, pode ser que seja mais vantajoso focar em colocar Stealth Rock ao inv&eacute;s de Sticky Web. Use Encore contra alvos que provavelmente far&atilde;o setup ou contra os que n&atilde;o conseguem dar 2HKO em Shuckle antes de fazer setup. Al&eacute;m disso, use Encore contra removedores de hazard caso eles sejam enviados como lead, j&aacute; que eles provavelmente n&atilde;o usar&atilde;o Defog ou Rapid Spin no primeiro turno. Utilize-se de swtiches agressivas para prevenir a remo&ccedil;&atilde;o dos hazards. Caso o oponente tenha op&ccedil;&otilde;es s&oacute;lidas para remov&ecirc;-los, tente guardar Shuckle para mais tarde, quando ele pode vir a ser &uacute;til.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>J&aacute; que Shuckle possui dificuldades para prevenir a remo&ccedil;&atilde;o dos hazards, Pok&eacute;mon capazes de punir Defog e bloquear Rapid Spin s&atilde;o &oacute;timos parceiros. Gra&ccedil;as &agrave; sua ability, Bisharp tem seu Attack aumentado em +2 quando Defog &eacute; utilizado em sua frente. Serperior, em particular as varia&ccedil;&otilde;es de SubSeed, ganha um aumento em sua evasion por conta de sua ability Contrary. Thundurus &eacute; outra boa op&ccedil;&atilde;o por exercer press&atilde;o sobre removedores de hazard comuns, como Skarmory, Mantine e Tapu Fini. Mimikyu &eacute; um Pok&eacute;mon fant&aacute;stico em equipes de Sticky Web ao mesmo tempo que funciona como spinblocker. Zygarde tamb&eacute;m se destaca nesse tipo de equipe por ganhar a possibilidade de ultrapassar checks que s&atilde;o afetados por Sticky Web, como Greninja. V&aacute;rios wallbreakers, como Mega Pinsir, Mega Medicham e Tapu Bulu, apreciam o pseudo-aumento de Speed fornecido por Sticky Web. Pok&eacute;mon mais r&aacute;pidos, como Greninja, conseguem lidar com a maioria dos usu&aacute;rios de Choice Scarf e s&atilde;o &oacute;timos contra offense uma vez que Sticky Web tenha sido usado. Por Shuckle ser um peso morto contra Mega Sableye, parceiros capazes de lidar tanto com Mega Sableye quanto com equipes stall s&atilde;o &oacute;timas escolhas &mdash; Tapu Lele e Choice Specs Keldeo se encaixam bem nesse requisito.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>N&atilde;o existem muitas outras op&ccedil;&otilde;es vi&aacute;veis para Shuckle em OU. Final Gambit &eacute; uma forma de ganhar momentum, sacrificando Shuckle ap&oacute;s colocar os hazards. Ele pode segurar Lum ou Chesto Berry para evitar ser v&iacute;tima de sleep na esperan&ccedil;a de que os usu&aacute;rios de Taunt estejam cientes de Mental Herb; por&eacute;m, a maioria dos usu&aacute;rios de Taunt n&atilde;o ligam para isso e tentar&atilde;o usar o move duas vezes para garantir que os entry hazards n&atilde;o sejam colocados em campo.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Mega Sableye</strong>: Por conta de sua ability, Mega Sableye pode jogar de volta Stealth Rock, Sticky Web, Encore e Toxic, al&eacute;m de n&atilde;o ter problemas em entrar na frente de Shuckle devido &agrave; ofensiva pat&eacute;tica de Shuckle.</li>
   <li><strong>Defiant e Contrary</strong>: Gra&ccedil;as a Defiant, Bisharp ganha +2 de Attack quando pisa em Sticky Web e consegue contornar a perda de Speed usando Sucker Punch. Serperior, por outro lado, aumenta sua Speed gra&ccedil;as a Contrary, sendo uma grande amea&ccedil;a para a maioria das equipes de Sticky Web.</li>
   <li><strong>Indutores de Sleep</strong>: Uma vez que Shuckle n&atilde;o possui Magic Coat ou Taunt, ele &eacute; incapaz de prevenir sleep e tem dificuldades contra Pok&eacute;mon com Smeargle, Amoonguss e o raro Breloom.</li>
   <li><strong>Remo&ccedil;&atilde;o de Entry Hazards</strong>: Ainda que Shuckle conte com parceiros que conseguem prevenir ou tirar vantagem da remo&ccedil;&atilde;o de entry hazards, essa remo&ccedil;&atilde;o ainda pode ser um problema para que os parceiros de equipe de Shuckle tenham um bom desempenho.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/273636" target="_blank">GMars</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/359610/" target="_blank">Trafalgar Shambles</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/245102/" target="_blank">p2</a>, <a href="/forums/members/101351/" target="_blank">Gary</a> e <a href="/forums/members/12650/" target="_blank">Colonel M</a></li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/shuckle
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top