OU Serperior

Status
Not open for further replies.

Shokkking

No man can walk out on his own story
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/serperior/

Visão Geral

A habilidade de Serperior de utilizar repetidamente Leaf Storm e receber um boost em Special Attack graças a Contrary o torna um cleaner fantástico para times inclinados ofensivamente, que precisam de sua capacidade para lidar com várias ameaças, como Clefable, Tapu Bulu e Tapu Koko. Um bom matchup contra times de Sticky Web devido a Contrary e a capacidade de derrotar Pokémon comuns em times balance, como Clefable e Toxapex, fazem de Serperior um excelente Pokémon contra grande parte do metagame. Serperior também é capaz de levar vantagem contra suas switch-ins através do uso de Substitute, permitindo-lhe utilizar Glare de forma segura, inutilizando ameaças ofensivas, ou usar Leech Seed para incomodar Pokémon passivos, limitando suas respostas defensivas. Além do mais, uma incrível Speed tier permite que Serperior ultrapasse muitos Pokémon relevantes, como Mega Latios, Kartana e Mega Medicham. Entretanto, seu bulk medíocre significa que ele é um Grass-type incapaz de fazer check a Ash-Greninja e realizar switch in em ataques poderosos, e seu stat de Special Attack ruim significa que Serperior sofre para causar dano alto imediatamente.

[SET]
nome: Atacante de Substitute
move 1: Leaf Storm
move 2: Hidden Power Fire
move 3: Substitute
move 4: Glare
item: Leftovers
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 56 HP / 200 SpA / 252 Spe

Moves

Hidden Power Fire permite que Serperior derrote Pokémon com um bom bulk que resistem a Grass, como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Substitute se aproveita de ameaças passivas que dependem de status ou que são muito fracas para derrotá-lo em um turno, como Toxapex e Rotom-W. Glare é usado para prejudicar suas switch-ins, como Tornadus-T e Heatran, além de causar paralysis a ameaças ofensivas, como Mega Alakazam, Mega Latios e Volcarona. Leech Seed pode ser utilizado no lugar de Glare para que Serperior enfraqueça seus checks, como Heatran, Zapdos e Assault Vest Magearna, eventualmente os derrotando.

Detalhes do Set

56 EVs em HP impedem que o Substitute de Serperior seja derrotado pelo Hydro Pump de Rotom-W e Power Whip de Ferrothorn, enquanto o resto dos EVs são colocados em Speed e Special Attack.

Dicas de Uso

Como seu bulk é medíocre, evite realizar switch in com Serperior em ataques poderosos, já que eles o deixarão duramente enfraquecido. Serperior deve tentar entrar de forma segura no campo contra ameaças que ele tem um bom matchup, como Garchomp e Ferrothorn. Certifique-se de conservar o PP limitado de Leaf Storm. Tente utilizar Glare contra os checks de Serperior quando eles realizarem switch in, visto que a maioria dos seus alvos, como Kyurem-B, Tornadus-T e Heatran, consegue ou derrotar Serperior em um golpe ou lhe causar dano pesado se não ficarem totalmente paralisados. Assim como Glare, se for utilizar Leech Seed, preveja switch-ins e use o move assim que elas forem feitas; depois, utilize Substitute repetidamente para deixar que Leech Seed desgaste o inimigo, enquanto mantém Serperior seguro de dano e de status. Certos Pokémon que Serperior lidaria bem podem carregar moves de status para inutilizá-lo, como Clefable com Thunder Wave, por isso tente fazer scout a esses moves utilizando Substitute, evitando status como um todo, pois isso impede que Serperior exerça sua função de wallbreaker adequadamente. Serperior pode ser usado cedo na batalha para enfraquecer walls defensivas para seus companheiros de equipe, porém também deve ser conservado para ser um cleaner efetivo no late-game, então tenha certeza de usá-lo sabiamente.

Opções de Equipe

Pokémon ofensivos comuns, como Magearna e Mega Medicham, são ótimos parceiros para Serperior, visto que eles pressionam Heatran e ajudam Serperior a derrotar times mais facilmente, especialmente em conjunto do suporte vindo de Glare. Ribombee também é um ótimo parceiro, já que Serperior pune o uso de Defog devido a Contrary e consegue lidar com Rapid Spin Excadrill utilizando Substitute para evitar Toxic. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Choice Scarf Greninja e Assault Vest Magearna, conseguem colocar Serperior em campo de forma segura contra walls passivas, como Ferrothorn e Toxapex. Todos os três exemplos também ajudam contra Ash-Greninja graças as suas resistências a Dark. Wallbreakers, como Mega Mawile, Mega Medicham e Ash-Greninja, apreciam seus checks sofrendo de paralysis para que assim os derrotem mais facilmente. Além do mais, ambas formas de Greninja podem utilizar Spikes e manter a pressão contra Tornadus-T e Heatran. Heatran, por si só, é um parceiro ideal, visto que é capaz de atrair Water-types que Serperior pode se aproveitar, como Gastrodon, Rotom-W e Tapu Fini, enquanto é capaz de pôr Steel-types que Serperior sofre para derrotar em perigo, como Celesteela e Magearna. Parceiros de equipe Water-type, como Toxapex e Gastrodon, são apreciados, uma vez que eles lidam com Ash-Greninja, enquanto facilitam o confronto contra certos Fire-types, como Heatran, Volcarona e Mega Charizard Y.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Leaf Storm
move 2: Glare
move 3: Defog / Hidden Power Fire
move 4: Knock Off / Hidden Power Fire
item: Choice Scarf
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Glare é utilizado para causar paralysis em ameaças mais rápidas, que poderiam ser um problema para times mais lentos, além de prejudicar as switch-ins de Serperior, como Heatran, Mega Scizor e Tornadus-T, aumentando suas chances de derrotá-los posteriormente. Defog pode remover entry hazards, permitindo que parceiros de equipe com HP baixo tenham mais uma chance. Knock Off pode ajudar removendo itens, como Assault Vest e Leftovers, ajudando Serperior a derrotar certos Pokémon mais tarde, que caso contrário o parariam completamente, como Assault Vest Tangrowth e Magearna e Leftovers Celesteela e Ferrothorn. Remover Eviolite de Chansey também pode ser muito útil. Hidden Power Fire é uma opção no lugar de tanto Defog, caso seu time não precise do controle de hazards adicional, como Knock Off, complementando Leaf Storm pelo fato de enfraquecer Grass- e Steel-types, como Ferrothron e Mega Scizor, que podem levar múltiplos Leaf Storm com certa facilidade e por tornar Serperior capaz de fazer revenge kill em Choice Scarf Kartana. Toxic é outra opção que ajuda a derrotar certos Pokémon, como Zapdos e Tangrowth.

Detalhes do Set

Speed máxima com Choice Scarf e nature Timid permite que Serperior ultrapasse a maioria dos Pokémon da tier devido à sua excelente Speed tier, incluindo usuários de Choice Scarf adversários, como Landorus-T e Kartana, que, caso contrário, seriam capazes realizar revenge kill e Pokémon naturalmente mais rápidos, como Mega Alakazam e Ash-Greninja.

Dicas de Uso

O principal propósito de Serperior é terminar com o jogo no late-game, quando as respostas para Grass-type do oponente estiverem enfraquecidas e seus counters tiverem sido eliminados. Tente enfraquecer os Pokémon do oponente que conseguem aguentar Leaf Storm usando o resto do seu time, além das opções de suporte de Serperior, visto que isso aumenta as chances de Serperior realizar sweep. Enquanto isso não tiver sido feito, na maior parte do tempo Serperior se encontrará utilizando Glare e Knock Off para ajudar seus companheiros de equipe até que esteja pronto para realizar um sweep. Considerando que Leaf Storm só possui 8 PP, é importante saber quantas vezes você terá que usar esse move no late-game. Usuários de Pressure, como Zapdos e Kyurem, drenam o PP de Leaf Storm rapidamente, portanto tenha cuidado com eles. Glare pode causar paralysis em switch-ins ofensivas, facilitando o trabalho de Serperior, enquanto também fornece controle de Speed para Pokémon mais lentos em seu time que apreciam checks rápidos tendo sua Speed prejudicada. Por causa da excelente pressão que Serperior exerce em times mais bulky, ele encontra muitas oportunidades para usar Defog enquanto força uma switch. Usar Knock Off para remover Leftovers de switch-ins, como Heatran, Celesteela e Ferrothorn, Eviolite de Chansey ou ocasionalmente Assault Vest de Tangrowth e Magearna pode ser muito vantajoso para as chances de Serperior realizar um sweep.

Opções de Equipe

Choice Scarf Serperior é comumente encontrado em times mais ofensivos, já que a compressão de funções que ele fornece é útil na maioria das vezes. Wallbreakers lentos, como Mega Heracross e Mega Mawile, apreciam o apoio que Serperior garante com Glare, visto que isso os ajuda a derrotar o time inimigo sem ter que se preocupar em sofrerem revenge kill de checks mais rápidos. Derrotar walls com esses Pokémon também ajuda Serperior no late-game, aumentando suas chances de pôr um fim na equipe inimiga. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, e usuários de Spikes, como Ash-Greninja, são bons companheiros, pois o dano residual de seus entry hazards fazem de Leaf Storm um golpe mais difícil de realizar switch in. Magnet Pull de Magnezone é muito útil ao prender Steel-types, que na maioria das vezes dão trabalho para Serperior, em campo. Heatran é um bom parceiro, já que derrota Steel-types, como Celesteela e Ferrothorn, e Fire-types, como certas versões de Mega Charizard X e Volcarona, que resistem a Leaf Storm e normalmente conseguem parar a tentativa de Serperior de realizar sweep se estiverem com HP cheio. Ash-Greninja é outro parceiro excelente, pois pode ofensivamente pressionar Steel- e Fire-types, ajudando muito Serperior. Mega Alakazam pode ajudar a enfraquecer Steel-types, como Ferrothorn e Heatran, para Serperior e em retorno aprecia o suporte vindo de Knock Off.

Outras Opções

Deixar Hidden Power Fire de lado para utilizar um set com Glare + Leech Seed é uma opção, embora deixe Serperior incapaz de lidar com Pokémon com um bom bulk que resistem a Grass, como Tangrowth, Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Essa mudança também trás problemas de PP e dependência de Leech Seed para causar dano em função de preservar PP. Um set com Defog + Synthesis é capaz de remover hazards contra Pokémon como Clefable, Ferrothron e Toxapex enquanto se mantém saudável. Porém, esse set é incapaz de lidar com Heatran, que consegue manter seus hazards no campo graças a isso.

Checks e Counters

Usuários de Pressure: Moltres possui uma vantagem de tipos contra Serperior e consegue fazer PP stall a Leaf Storm. Zapdos é um check mais incerto, porém Heat Wave consegue tirar mais da metade do HP de Serperior e ele consegue usar Roost repetidamente para gastar todos os PP de Leaf Storm, embora as variantes com Leech Seed lhe deem mais trabalho. Até mesmo Suicune após utilizar Substitute é capaz de fazer PP stall contra Serperior usando repetidamente Protect e Substitute.

Fire-types: Apesar de todos os Fire-types viáveis em OU serem incomodados por Glare ou Leech Seed, todos eles são capazes de parar bem Serperior. Heatran, Blacephalon e Mega Charizard Y podem utilizar ataques super efetivos, enquanto Volcarona, Victini e Mega Charizard X podem usar Serperior como isca de setup.

Dragon-types: Kyurem-B, Mega Latios, Mega Latias e Hydreigon podem realizar switch in em Serperior e causar um dano pesado com seus respectivos moves STAB ou com moves de coverage Ice-type enquanto se mantêm saudáveis com Roost, embora nenhum deles goste de ser atingido por Glare.

Grass-types: Mega Venusaur, Amoonguss e Assault Vest Tangrowth são todos capazes de parar Serperior com seus acessos a Sludge Bomb, assim como Clear Smog no caso de Amoonguss. Também, Mega Venusaur possui neutralidade a Hidden Power Fire graças a Thick Fat e Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator, o que faz deles difíceis de serem enfraquecidos.

Steel-types: Celesteela e todos os sets de Magearna têm capacidade de derrotar Serperior em um confronto um contra um. Entretanto, Glare pode ajudar Serperior a derrotá-los em junto de Hidden Power Fires com boost.

Chansey: Bulk special massivo, acesso a recovery confiável e Natural Cure curando status fazem de Chansey um obstáculo, embora ela não goste de Leech Seed + Substitute em junto de Leaf Storms com boost.

Pokémon Mais Rápidos e Prioridade: Pokémon ofensivos mais rápidos, como Tornadus-T, Mega Alakazam e Mega Lopunny, podem dar um trágico fim ao sweep de Serperior, embora Glare possa aliviar esse problema. Serperior também é vulnerável a fortes moves de prioridade vindos de Pokémon como Mega Mawile e Mega Pinsir.

Créditos

Escrito por Felixx e Djokra
Traduzido por Shokkking
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por Lyd, Jordy e Indigo Plateau
 
Last edited:
Visão Geral

A habilidade de Serperior de utilizar repetidamente Leaf Storm e receber um boost em Special Attack graças a Contrary o torna um cleaner fantástico para times inclinados ofensivamente, que precisam de sua habilidade capacidade para lidar com várias ameaças, como Zygarde, Clefable e Tapu Bulu. Um bom confronto matchup contra times de Sticky Web devido a Contrary e a habilidade de derrotar Pokémon comuns em times balanced, como Clefable e Toxapex, fazem de Serperior um excelente Pokémon contra grande parte do metagame. Serperior também é capaz de levar vantagem contra seus suas switch-ins através do uso de Substitute, o permitindo-lhe utilizar Glare de forma segura, inutilizando ameaças ofensivas, ou usar Leech Seed para incomodar Pokémon passivos, limitando seu contra-ataque defensivo suas respostas defensivas. Além do mais, uma incrível Speed tier permite que Serperior ultrapasse muitos Pokémon relevantes, como Mega Latios, Kartana e Mega Medicham. Entretanto, seu bulk medíocre significa que ele é um Grass-type incapaz de fazer check a Ash-Greninja e realizar switch in em ataques poderosos, e também seu stat de Special Attack ruim significa que Serperior sofre em para causar dano alto imediatamente.

[SET]
nome: Atacante de Substitute
move 1: Leaf Storm
move 2: Hidden Power Fire
move 3: Substitute
move 4: Glare
item: Leftovers
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 56 HP / 200 SpA / 252 Spe

Moves

Hidden Power Fire permite que Serperior derrote Pokémon com um bom bulk (demorei muito para chegar em algo equivalente a sturdy) que resistem a Grass, como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Substitute se aproveita de ameaças passivas, (remover vírgula) que dependem de status ou que são muito fracas para derrotá-lo em um turno, como Toxapex e Rotom-W. Glare é usado para inutilizar seus prejudicar suas switch-ins, como Tornadus-T e Heatran, além de causar paralyze paralysis a ameaças ofensivas, como Mega Alakazam, Mega Latios e Volcarona. Leech Seed pode ser utilizado no lugar de Glare para que Serperior enfraqueça seus checks, como Heatran, Zapdos e Assault Vest Magearna, eventualmente os derrotando por fim.

Detalhes do Set

56 EVs de investimento em HP impedem que o Substitute de Serperior seja derrotado pelo Hydro Pump de Rotom-W e Power Whip de Ferrothron, enquanto o resto dos EVs é distribuído são colocados em Speed e Special Attack.

Dicas de Uso

Como seu bulk é medíocre, evite realizar switch in com Serperior em ataques poderosos, já que eles o deixarão duramente enfraquecido. Serperior deve tentar entrar de forma segura no campo contra ameaças que ele tem um bom confronto matchup, como Zygarde e Ferrothorn. Certifique-se de conservar os o PP limitado de Leaf Storm. Tente utilizar Glare contra os checks de Serperior quando eles realizarem switch in, visto que a maioria dos seus alvos, como Kyurem-B, Tornadus-T e Heatran, (adicionar vírgula) conseguem (a maioria consegue) ou derrotar Serperior em um golpe ou lhe causar um dano pesado se não ficarem totalmente paralisados. Assim como Glare, se for utilizar Leech Seed, preveja switch-ins e use o move assim que eles elas forem feitos feitas; depois, utilize Substitute repetidamente para deixar que Leech Seed desgaste o inimigo, (adicionar vírgula) enquanto mantém Serperior seguro de dano e de status. Certos Pokémon que Serperior, caso contrário lidaria bem, (remover vírgula) podem carregar moves de status para inutilizá-lo, como Zygarde com seu próprio Glare e Clefable com Thunder Wave, por isso tente procurar por fazer scout a esses moves utilizando Substitute, evitando status como um todo, (adicionar vírgula) pois isso impede que Serperior exerça sua função de wallbreaker adequadamente. Serperior pode ser usado cedo na batalha para enfraquecer walls defensivas para seus companheiros de equipe, porém também deve ser conservado para ser um cleaner efetivo no late-game, então tenha certeza de usá-lo sabiamente.

Opções de Equipe

Pokémon ofensivos comuns, como Magearna, Zygarde e Mega Medicham, (adicionar vírgula) são ótimos parceiros número 1 para Serperior, visto que eles pressionam Heatran e ajudam Serperior a derrotar times mais facilmente, especialmente em conjunto com o suporte vindo de Glare. Rimbombee Ribombee também é um ótimo parceiro, já que Serperior pune o uso de Defog devido a Contrary e consegue lidar com Rapid Spin Excadrill utilizando Substitute para evitar seu Toxic. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Choice Scarf Greninja e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) conseguem colocar Serperior em campo de forma segura contra walls passivas, como Ferrothorn e Toxapex. Todos os três exemplos também ajudam contra Ash-Greninja graças as suas resistências a Dark. Wallbreakers, como Mega Mawile, Mega Medicham e Ash-Greninja, (adicionar vírgula) apreciam seus checks sofrendo paralyze de paralysis para que assim os derrotem mais facilmente. Além do mais, ambas formas de Greninja podem utilizar Spikes e manter a pressão contra Tornadus-T e Heatran. Heatran, por si só, é um parceiro ideal, visto que é capaz de atrair Water-types que Serperior pode se aproveitar, como Gastrodon, Rotom-W e Tapu Fini, enquanto é capaz de pôr Steel-types que Serperior sofre em para derrotar em perigo, como Celesteela e Magearna. Parceiros de equipe Water-types, como Toxapex e Gastrodon, (adicionar vírgula) são apreciados, uma vez que eles lidam com Ash-Greninja, enquanto facilitam o confronto contra certos Fire-types, como Heatran, Volcarona e Mega Charizard Y.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Leaf Storm
move 2: Glare
move 3: Defog / Hidden Power Fire
move 4: Knock Off / Hidden Power Fire
item: Choice Scarf
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Glare é utilizado para causar paralysis em ameaças mais rápidas, que poderiam ser um problema para times mais lentos, além de prejudicar os as switch-ins de Serperior, como Heatran, Mega Scizor e Tornadus-T, aumentando suas chances de derrotá-los posteriormente. Defog pode remover entry hazards, permitindo que parceiros de equipe com HP baixo tenham mais uma chance. Knock Off pode ajudar removendo itens, como Assault Vest e Leftovers, ajudando Serperior a derrotar certos Pokémon mais tarde, que caso contrário o parariam completamente, como Assault Vest Tangrowth e Magearna e Leftovers Celesteela e Ferrothorn. Remover Eviolite de Chansey também pode ser muito útil. Hidden Power Fire é uma opção no lugar de tanto Defog, caso seu time não precise do controle de hazards adicional, (adicionar vírgula) como Knock Off, complementando Leaf Storm pelo fato de enfraquecer Grass- e Steel-types, como Ferrothron e Mega Scizor, que podem levar múltiplos Leaf Storm com certa facilidade e por tornar Serperior capaz de fazer revenge kill em Choice Scarf Kartana. Toxic é outra opção que ajuda a derrotar certos Pokémon, como Zapdos e Tangrowth.

Detalhes do Set

Speed máxima com Choice Scarf e nature Timid permite que Serperior ultrapasse a maioria dos Pokémon da tier devido à sua excelente Speed tier, incluindo usuários de Choice Scarf inimigos, como Landorus-T e Kartana, que, caso contrário, seriam capazes realizar revenge kill, sweepers de setup que adquiriram um boost em Speed, como Zygarde e Volcarona, e Pokémon naturalmente mais rápidos, como Mega Alakazam e Ash-Greninja.

Dicas de Uso

O principal propósito de Serperior é terminar com o jogo no late-game, quando as respostas para Grass-type do oponente estiverem enfraquecidas e seus counters tiverem sido eliminados. Tente enfraquecer os Pokémon do oponente que conseguem aguentar Leaf Storm usando o resto do seu time, além das opções de suporte de Serperior, visto que isso aumenta as chances de Serperior realizar sweep. Enquanto isso não tiver sido feito, na maior parte do tempo Serperior se encontrará utilizando Glare e Knock Off para ajudar seus companheiros de equipe até que esteja pronto para realizar um sweep. Visto Considerando que Leaf Storm só possui 8 PP, é importante saber quantas vezes você terá que usar esse move no late-game. Usuários de Pressure, como Zapdos e Kyurem, tiram drenam o PP de Leaf Storm rapidamente, portanto tenha cuidado com eles. Glare pode causar paralysis em switch-ins ofensivos ofensivas, facilitando o trabalho de Serperior, (adicionar vírgula) enquanto também fornece controle de Speed para Pokémon mais lentos em seu time que apreciam checks rápidos tendo sua Speed prejudicada. Por causa da excelente pressão que Serperior exerce em times mais bulky, ele encontra muitas oportunidades para usar Defog enquanto força uma switch. Usar Knock Off para remover Leftovers em de switch-ins (adicionar hífen), como Heatran, Celesteela e Ferrothorn, Eviolite de Chansey ou ocasionalmente Assault Vest de Tangrowth e Magearna pode ser muito vantajoso para as chances de Serperior realizar um sweep.

Parceiros Opções de Equipe

Choice Scarf Serperior é comumente encontrado em times mais ofensivos, já que a compressão de funções que ele fornece é útil na maioria das vezes. Wallbreakers lentos, como Mega Heracross e Mega Mawile, apreciam o apoio que Serperior garante com Glare, visto que isso os ajuda a derrotar o time inimigo sem ter que se preocupar em sofrerem revenge kill de checks mais rápidos. Derrotar walls com esses Pokémon também ajuda Serperior no late-game, aumentando suas chances de pôr um fim na equipe inimiga. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, e usuários de Spikes, como Ash-Greninja, são bons companheiros, visto que pois o dano baixo residual de seus entry hazards fazem de Leaf Storm um golpe difícil de realizar switch in. Magnet Pull de Magnezone é muito útil ao prender Steel-types, que na maioria das vezes dão trabalho para Serperior, (adicionar vírgula) em campo. Heatran é um bom parceiro, já que derrota Steel-types, como Celesteela e Ferrothorn, e Fire-types, como certas versões de Mega Charizard-Y X e Volcarona, que resistem a Leaf Storm e normalmente conseguem parar a tentativa de Serperior de realizar sweep se estiverem com HP cheio. Ash-Greninja é outro parceiro excelente, já que pois pode ofensivamente pressionar Steel- e Fire-types, ajudando muito Serperior. Mega Alakazam pode ajudar a enfraquecer Steel-types, como Ferrothorn e Heatran, para Serperior e em retorno aprecia o suporte vindo de Knock Off. Thousand Arrow de Zygarde é uma boa forma de derrotar Steel-types, além de apreciar o suporte vindo de Glare de Serperior, se não estiver usando Glare ele mesmo.

Outras Opções

Deixar Hidden Power Fire de lado para utilizar um set com Glare + Leech Seed é uma opção, embora deixe Serperior incapaz de lidar com Pokémon com um bom bulk que resistem duramente a Grass, como Tangrowth, Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Ele Essa mudança também trás problemas de PP e dependência de Leech Seed para causar dano em função de preservar PP. Um set com Defog + Synthesis é capaz de remover hazards vindos de contra Pokémon como Clefable, Ferrothron e Toxapex enquanto se mantém saudável. Esse set é incapaz de segurar lidar com Heatran, que consegue manter seus hazards no campo graças a isso.

Checks e Counters

Usuários de Pressure: Moltres possui uma vantagem de tipos contra Serperior e consegue fazer PP stall de a Leaf Storm. Zapdos é um check mais incerto, porém Heat Wave consegue tirar mais da metade do HP de Serperior e consegue usar Roost repetidamente para gastar todos os PP de Leaf Storm, entretanto embora as variantes com Leech Seed podem lhe dar mais trabalho. Até mesmo Suicune após utilizar Substitute é capaz de fazer PP stall em contra Serperior usando repetidamente Protect e Substitute.

Fire-types: Apesar de todos os Fire-types viáveis em OU serem incomodados por Glare ou Leech Seed, todos eles são capazes de parar bem Serperior. Heatran, Blacephalon e Mega Charizard Y podem utilizar ataques super efetivos, enquanto Volcarona, Victini e Mega Charizard X podem usar Serperior como ponto isca de setup.

Dragon-types: Kyurem-B, Mega Latios, Mega Latias e Hydreigon podem realizar switch in em Serperior e causar um dano pesado com seus respectivos moves STAB ou com moves de coverage Ice-type enquanto se mantêm saudáveis com Roost, entretanto embora nenhum deles gostam goste de ser atingidos por Glare.

Grass-types: Mega Venusaur, Amoonguss e Assault Vest Tangrowth são todos capazes de parar Serperior com seus acessos a Sludge Bomb, assim como Clear Smog no caso de Amoonguss. Também, Mega Venusaur possui neutralidade a Hidden Power Fire graças a Thick Fat e Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator, o que faz deles difíceis de serem desgastados enfraquecidos.

Steel-types: Celesteela e todos os sets de Magearna têm capacidade de derrotar Serperior em um confronto um contra um,. (remover vírgula e adicionar ponto) Entretanto, (adicionar vírgula) Glare pode ajudar Serperior a derrotá-los em conjunto com Hidden Power Fires com boost.

Chansey: Bulk special massivo, acesso a recovery confiável e Natural Cure curando status fazem de Chansey um obstáculo, embora ela não goste de Leech Seed + Substitute em conjunto com Leaf Storms com boost.

Pokémon Mais Rápidos e Priority Prioridade: Pokémon ofensivos mais rápidos, como Tornadus-T, Mega Alakazam e Mega Lopunny, (adicionar vírgula) podem dar um trágico fim ao sweep de Serperior, embora Glare possa aliviar esse problema. Serperior também é vulnerável a fortes moves de prioridade vindos de Pokémon, (remover vírgula) como Mega Mawile, Choice Band Zygarde e Mega Pinsir.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentário)

Visão Geral

A habilidade de Serperior de utilizar repetidamente Leaf Storm e receber um boost em Special Attack graças a Contrary o torna um cleaner fantástico para times inclinados ofensivamente, que precisam de sua capacidade para lidar com várias ameaças, como Zygarde, Clefable e Tapu Bulu. Um bom matchup contra times de Sticky Web devido a Contrary e a habilidade capacidade de derrotar Pokémon comuns em times balanced, como Clefable e Toxapex, fazem de Serperior um excelente Pokémon contra grande parte do metagame. Serperior também é capaz de levar vantagem contra suas switch-ins através do uso de Substitute, permitindo-lhe utilizar Glare de forma segura, inutilizando ameaças ofensivas, ou usar Leech Seed para incomodar Pokémon passivos, limitando suas respostas defensivas. Além do mais, uma incrível Speed tier permite que Serperior ultrapasse muitos Pokémon relevantes, como Mega Latios, Kartana e Mega Medicham. Entretanto, seu bulk medíocre significa que ele é um Grass-type incapaz de fazer check a Ash-Greninja e realizar switch in em ataques poderosos, e também seu stat de Special Attack ruim significa que Serperior sofre para causar dano alto imediatamente.

[SET]
nome: Atacante de Substitute
move 1: Leaf Storm
move 2: Hidden Power Fire
move 3: Substitute
move 4: Glare
item: Leftovers
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 56 HP / 200 SpA / 252 Spe

Moves

Hidden Power Fire permite que Serperior derrote Pokémon com um bom bulk que resistem a Grass, como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Substitute se aproveita de ameaças passivas que dependem de status ou que são muito fracas para derrotá-lo em um turno, como Toxapex e Rotom-W. Glare é usado para prejudicar suas switch-ins, como Tornadus-T e Heatran, além de causar paralysis a ameaças ofensivas, como Mega Alakazam, Mega Latios e Volcarona. Leech Seed pode ser utilizado no lugar de Glare para que Serperior enfraqueça seus checks, como Heatran, Zapdos e Assault Vest Magearna, eventualmente os derrotando.

Detalhes do Set

56 EVs em HP impedem que o Substitute de Serperior seja derrotado pelo Hydro Pump de Rotom-W e Power Whip de Ferrothron Ferrothorn, enquanto o resto dos EVs são colocados em Speed e Special Attack.

Dicas de Uso

Como seu bulk é medíocre, evite realizar switch in com Serperior em ataques poderosos, já que eles o deixarão duramente enfraquecido. Serperior deve tentar entrar de forma segura no campo contra ameaças que ele tem um bom matchup, como Zygarde e Ferrothorn. Certifique-se de conservar o PP limitado de Leaf Storm. Tente utilizar Glare contra os checks de Serperior quando eles realizarem switch in, visto que a maioria dos seus alvos, como Kyurem-B, Tornadus-T e Heatran, consegue ou derrotar Serperior em um golpe ou lhe causar dano pesado se não ficarem totalmente paralisados. Assim como Glare, se for utilizar Leech Seed, preveja switch-ins e use o move assim que elas forem feitas; depois, utilize Substitute repetidamente para deixar que Leech Seed desgaste o inimigo, enquanto mantém Serperior seguro de dano e de status. Certos Pokémon que Serperior lidaria bem podem carregar moves de status para inutilizá-lo, como Zygarde com seu próprio Glare e Clefable com Thunder Wave, por isso tente fazer scout a esses moves utilizando Substitute, evitando status como um todo, pois isso impede que Serperior exerça sua função de wallbreaker adequadamente. Serperior pode ser usado cedo na batalha para enfraquecer walls defensivas para seus companheiros de equipe, porém também deve ser conservado para ser um cleaner efetivo no late-game, então tenha certeza de usá-lo sabiamente.

Opções de Equipe

Pokémon ofensivos comuns, como Magearna, Zygarde e Mega Medicham, são ótimos parceiros para Serperior, visto que eles pressionam Heatran e ajudam Serperior a derrotar times mais facilmente, especialmente em conjunto com (conjunto com é pleonasmo, apesar de ser relativamente aceitável) do suporte vindo de Glare. Ribombee também é um ótimo parceiro, já que Serperior pune o uso de Defog devido a Contrary e consegue lidar com Rapid Spin Excadrill utilizando Substitute para evitar Toxic. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Choice Scarf Greninja e Assault Vest Magearna, conseguem colocar Serperior em campo de forma segura contra walls passivas, como Ferrothorn e Toxapex. Todos os três exemplos também ajudam contra Ash-Greninja graças as suas resistências a Dark. Wallbreakers, como Mega Mawile, Mega Medicham e Ash-Greninja, apreciam seus checks sofrendo de paralysis para que assim os derrotem mais facilmente. Além do mais, ambas formas de Greninja podem utilizar Spikes e manter a pressão contra Tornadus-T e Heatran. Heatran, por si só, é um parceiro ideal, visto que é capaz de atrair Water-types que Serperior pode se aproveitar, como Gastrodon, Rotom-W e Tapu Fini, enquanto é capaz de pôr Steel-types que Serperior sofre para derrotar em perigo, como Celesteela e Magearna. Parceiros de equipe Water-type, como Toxapex e Gastrodon, são apreciados, uma vez que eles lidam com Ash-Greninja, enquanto facilitam o confronto contra certos Fire-types, como Heatran, Volcarona e Mega Charizard Y.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Leaf Storm
move 2: Glare
move 3: Defog / Hidden Power Fire
move 4: Knock Off / Hidden Power Fire
item: Choice Scarf
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Glare é utilizado para causar paralysis em ameaças mais rápidas, que poderiam ser um problema para times mais lentos, além de prejudicar as switch-ins de Serperior, como Heatran, Mega Scizor e Tornadus-T, aumentando suas chances de derrotá-los posteriormente. Defog pode remover entry hazards, permitindo que parceiros de equipe com HP baixo tenham mais uma chance. Knock Off pode ajudar removendo itens, como Assault Vest e Leftovers, ajudando Serperior a derrotar certos Pokémon mais tarde, que caso contrário o parariam completamente, como Assault Vest Tangrowth e Magearna e Leftovers Celesteela e Ferrothorn. Remover Eviolite de Chansey também pode ser muito útil. Hidden Power Fire é uma opção no lugar de tanto Defog, caso seu time não precise do controle de hazards adicional, como Knock Off, complementando Leaf Storm pelo fato de enfraquecer Grass- e Steel-types, como Ferrothron e Mega Scizor, que podem levar múltiplos Leaf Storm com certa facilidade e por tornar Serperior capaz de fazer revenge kill em Choice Scarf Kartana. Toxic é outra opção que ajuda a derrotar certos Pokémon, como Zapdos e Tangrowth.

Detalhes do Set

Speed máxima com Choice Scarf e nature Timid permite que Serperior ultrapasse a maioria dos Pokémon da tier devido à sua excelente Speed tier, incluindo usuários de Choice Scarf inimigos adversários, como Landorus-T e Kartana, que, caso contrário, seriam capazes realizar revenge kill, setup sweepers de setup que adquiriram um boost em Speed, como Zygarde e Volcarona, e Pokémon naturalmente mais rápidos, como Mega Alakazam e Ash-Greninja.

Dicas de Uso

O principal propósito de Serperior é terminar com o jogo no late-game, quando as respostas para Grass-type do oponente estiverem enfraquecidas e seus counters tiverem sido eliminados. Tente enfraquecer os Pokémon do oponente que conseguem aguentar Leaf Storm usando o resto do seu time, além das opções de suporte de Serperior, visto que isso aumenta as chances de Serperior realizar sweep. Enquanto isso não tiver sido feito, na maior parte do tempo Serperior se encontrará utilizando Glare e Knock Off para ajudar seus companheiros de equipe até que esteja pronto para realizar um sweep. Considerando que Leaf Storm só possui 8 PP, é importante saber quantas vezes você terá que usar esse move no late-game. Usuários de Pressure, como Zapdos e Kyurem, drenam o PP de Leaf Storm rapidamente, portanto tenha cuidado com eles. Glare pode causar paralysis em switch-ins ofensivas, facilitando o trabalho de Serperior, enquanto também fornece controle de Speed para Pokémon mais lentos em seu time que apreciam checks rápidos tendo sua Speed prejudicada. Por causa da excelente pressão que Serperior exerce em times mais bulky, ele encontra muitas oportunidades para usar Defog enquanto força uma switch. Usar Knock Off para remover Leftovers de switch-ins, como Heatran, Celesteela e Ferrothorn, Eviolite de Chansey ou ocasionalmente Assault Vest de Tangrowth e Magearna pode ser muito vantajoso para as chances de Serperior realizar um sweep.

Opções de Equipe

Choice Scarf Serperior é comumente encontrado em times mais ofensivos, já que a compressão de funções que ele fornece é útil na maioria das vezes. Wallbreakers lentos, como Mega Heracross e Mega Mawile, apreciam o apoio que Serperior garante com Glare, visto que isso os ajuda a derrotar o time inimigo sem ter que se preocupar em sofrerem revenge kill de checks mais rápidos. Derrotar walls com esses Pokémon também ajuda Serperior no late-game, aumentando suas chances de pôr um fim na equipe inimiga. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, e usuários de Spikes, como Ash-Greninja, são bons companheiros, pois o dano residual de seus entry hazards fazem de Leaf Storm um golpe mais difícil de realizar switch in. Magnet Pull de Magnezone é muito útil ao prender Steel-types, que na maioria das vezes dão trabalho para Serperior, em campo. Heatran é um bom parceiro, já que derrota Steel-types, como Celesteela e Ferrothorn, e Fire-types, como certas versões de Mega Charizard X e Volcarona, que resistem a Leaf Storm e normalmente conseguem parar a tentativa de Serperior de realizar sweep se estiverem com HP cheio. Ash-Greninja é outro parceiro excelente, pois pode ofensivamente pressionar Steel- e Fire-types, ajudando muito Serperior. Mega Alakazam pode ajudar a enfraquecer Steel-types, como Ferrothorn e Heatran, para Serperior e em retorno aprecia o suporte vindo de Knock Off. Thousand Arrows de Zygarde é uma boa forma de derrotar Steel-types, além dele apreciar o suporte vindo de Glare de Serperior, se não estiver usando Glare ele mesmo.

Outras Opções

Deixar Hidden Power Fire de lado para utilizar um set com Glare + Leech Seed é uma opção, embora deixe Serperior incapaz de lidar com Pokémon com um bom bulk que resistem a Grass, como Tangrowth, Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Essa mudança também trás problemas de PP e dependência de Leech Seed para causar dano em função de preservar PP. Um set com Defog + Synthesis é capaz de remover hazards contra Pokémon como Clefable, Ferrothron e Toxapex enquanto se mantém saudável. Porém, esse set é incapaz de lidar com Heatran, que consegue manter seus hazards no campo graças a isso.

Checks e Counters

Usuários de Pressure: Moltres possui uma vantagem de tipos contra Serperior e consegue fazer PP stall a Leaf Storm. Zapdos é um check mais incerto, porém Heat Wave consegue tirar mais da metade do HP de Serperior e ele consegue usar Roost repetidamente para gastar todos os PP de Leaf Storm, embora as variantes com Leech Seed lhe dar deem mais trabalho. Até mesmo Suicune após utilizar Substitute é capaz de fazer PP stall contra Serperior usando repetidamente Protect e Substitute.

Fire-types: Apesar de todos os Fire-types viáveis em OU serem incomodados por Glare ou Leech Seed, todos eles são capazes de parar bem Serperior. Heatran, Blacephalon e Mega Charizard Y podem utilizar ataques super efetivos, enquanto Volcarona, Victini e Mega Charizard X podem usar Serperior como isca de setup.

Dragon-types: Kyurem-B, Mega Latios, Mega Latias e Hydreigon podem realizar switch in em Serperior e causar um dano pesado com seus respectivos moves STAB ou com moves de coverage Ice-type enquanto se mantêm saudáveis com Roost, embora nenhum deles goste de ser atingido por Glare.

Grass-types: Mega Venusaur, Amoonguss e Assault Vest Tangrowth são todos capazes de parar Serperior com seus acessos a Sludge Bomb, assim como Clear Smog no caso de Amoonguss. Também, Mega Venusaur possui neutralidade a Hidden Power Fire graças a Thick Fat e Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator, o que faz deles difíceis de serem enfraquecidos.

Steel-types: Celesteela e todos os sets de Magearna têm capacidade de derrotar Serperior em um confronto um contra um. Entretanto, Glare pode ajudar Serperior a derrotá-los em conjunto com junto de Hidden Power Fires com boost.

Chansey: Bulk special massivo, acesso a recovery confiável e Natural Cure curando status fazem de Chansey um obstáculo, embora ela não goste de Leech Seed + Substitute em conjunto com junto de Leaf Storms com boost.

Pokémon Mais Rápidos e Prioridade: Pokémon ofensivos mais rápidos, como Tornadus-T, Mega Alakazam e Mega Lopunny, podem dar um trágico fim ao sweep de Serperior, embora Glare possa aliviar esse problema. Serperior também é vulnerável a fortes moves de prioridade vindos de Pokémon como Mega Mawile, Choice Band Zygarde e Mega Pinsir.

Créditos

Escrito por Felixx e Djokra
Traduzido por Shokkking
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por Lyd, Jordy e Indigo Plateau
 

Shokkking

No man can walk out on his own story
Adicionar Remover (Comentário)

Visão Geral

A habilidade de Serperior de utilizar repetidamente Leaf Storm e receber um boost em Special Attack graças a Contrary o torna um cleaner fantástico para times inclinados ofensivamente, que precisam de sua capacidade para lidar com várias ameaças, como Zygarde, Clefable e Tapu Bulu. Um bom matchup contra times de Sticky Web devido a Contrary e a habilidade capacidade de derrotar Pokémon comuns em times balanced, como Clefable e Toxapex, fazem de Serperior um excelente Pokémon contra grande parte do metagame. Serperior também é capaz de levar vantagem contra suas switch-ins através do uso de Substitute, permitindo-lhe utilizar Glare de forma segura, inutilizando ameaças ofensivas, ou usar Leech Seed para incomodar Pokémon passivos, limitando suas respostas defensivas. Além do mais, uma incrível Speed tier permite que Serperior ultrapasse muitos Pokémon relevantes, como Mega Latios, Kartana e Mega Medicham. Entretanto, seu bulk medíocre significa que ele é um Grass-type incapaz de fazer check a Ash-Greninja e realizar switch in em ataques poderosos, e também seu stat de Special Attack ruim significa que Serperior sofre para causar dano alto imediatamente.

[SET]
nome: Atacante de Substitute
move 1: Leaf Storm
move 2: Hidden Power Fire
move 3: Substitute
move 4: Glare
item: Leftovers
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 56 HP / 200 SpA / 252 Spe

Moves

Hidden Power Fire permite que Serperior derrote Pokémon com um bom bulk que resistem a Grass, como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Substitute se aproveita de ameaças passivas que dependem de status ou que são muito fracas para derrotá-lo em um turno, como Toxapex e Rotom-W. Glare é usado para prejudicar suas switch-ins, como Tornadus-T e Heatran, além de causar paralysis a ameaças ofensivas, como Mega Alakazam, Mega Latios e Volcarona. Leech Seed pode ser utilizado no lugar de Glare para que Serperior enfraqueça seus checks, como Heatran, Zapdos e Assault Vest Magearna, eventualmente os derrotando.

Detalhes do Set

56 EVs em HP impedem que o Substitute de Serperior seja derrotado pelo Hydro Pump de Rotom-W e Power Whip de Ferrothron Ferrothorn, enquanto o resto dos EVs são colocados em Speed e Special Attack.

Dicas de Uso

Como seu bulk é medíocre, evite realizar switch in com Serperior em ataques poderosos, já que eles o deixarão duramente enfraquecido. Serperior deve tentar entrar de forma segura no campo contra ameaças que ele tem um bom matchup, como Zygarde e Ferrothorn. Certifique-se de conservar o PP limitado de Leaf Storm. Tente utilizar Glare contra os checks de Serperior quando eles realizarem switch in, visto que a maioria dos seus alvos, como Kyurem-B, Tornadus-T e Heatran, consegue ou derrotar Serperior em um golpe ou lhe causar dano pesado se não ficarem totalmente paralisados. Assim como Glare, se for utilizar Leech Seed, preveja switch-ins e use o move assim que elas forem feitas; depois, utilize Substitute repetidamente para deixar que Leech Seed desgaste o inimigo, enquanto mantém Serperior seguro de dano e de status. Certos Pokémon que Serperior lidaria bem podem carregar moves de status para inutilizá-lo, como Zygarde com seu próprio Glare e Clefable com Thunder Wave, por isso tente fazer scout a esses moves utilizando Substitute, evitando status como um todo, pois isso impede que Serperior exerça sua função de wallbreaker adequadamente. Serperior pode ser usado cedo na batalha para enfraquecer walls defensivas para seus companheiros de equipe, porém também deve ser conservado para ser um cleaner efetivo no late-game, então tenha certeza de usá-lo sabiamente.

Opções de Equipe

Pokémon ofensivos comuns, como Magearna, Zygarde e Mega Medicham, são ótimos parceiros para Serperior, visto que eles pressionam Heatran e ajudam Serperior a derrotar times mais facilmente, especialmente em conjunto com (conjunto com é pleonasmo, apesar de ser relativamente aceitável) do suporte vindo de Glare. Ribombee também é um ótimo parceiro, já que Serperior pune o uso de Defog devido a Contrary e consegue lidar com Rapid Spin Excadrill utilizando Substitute para evitar Toxic. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Choice Scarf Greninja e Assault Vest Magearna, conseguem colocar Serperior em campo de forma segura contra walls passivas, como Ferrothorn e Toxapex. Todos os três exemplos também ajudam contra Ash-Greninja graças as suas resistências a Dark. Wallbreakers, como Mega Mawile, Mega Medicham e Ash-Greninja, apreciam seus checks sofrendo de paralysis para que assim os derrotem mais facilmente. Além do mais, ambas formas de Greninja podem utilizar Spikes e manter a pressão contra Tornadus-T e Heatran. Heatran, por si só, é um parceiro ideal, visto que é capaz de atrair Water-types que Serperior pode se aproveitar, como Gastrodon, Rotom-W e Tapu Fini, enquanto é capaz de pôr Steel-types que Serperior sofre para derrotar em perigo, como Celesteela e Magearna. Parceiros de equipe Water-type, como Toxapex e Gastrodon, são apreciados, uma vez que eles lidam com Ash-Greninja, enquanto facilitam o confronto contra certos Fire-types, como Heatran, Volcarona e Mega Charizard Y.

[SET]
nome: Choice Scarf
move 1: Leaf Storm
move 2: Glare
move 3: Defog / Hidden Power Fire
move 4: Knock Off / Hidden Power Fire
item: Choice Scarf
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Glare é utilizado para causar paralysis em ameaças mais rápidas, que poderiam ser um problema para times mais lentos, além de prejudicar as switch-ins de Serperior, como Heatran, Mega Scizor e Tornadus-T, aumentando suas chances de derrotá-los posteriormente. Defog pode remover entry hazards, permitindo que parceiros de equipe com HP baixo tenham mais uma chance. Knock Off pode ajudar removendo itens, como Assault Vest e Leftovers, ajudando Serperior a derrotar certos Pokémon mais tarde, que caso contrário o parariam completamente, como Assault Vest Tangrowth e Magearna e Leftovers Celesteela e Ferrothorn. Remover Eviolite de Chansey também pode ser muito útil. Hidden Power Fire é uma opção no lugar de tanto Defog, caso seu time não precise do controle de hazards adicional, como Knock Off, complementando Leaf Storm pelo fato de enfraquecer Grass- e Steel-types, como Ferrothron e Mega Scizor, que podem levar múltiplos Leaf Storm com certa facilidade e por tornar Serperior capaz de fazer revenge kill em Choice Scarf Kartana. Toxic é outra opção que ajuda a derrotar certos Pokémon, como Zapdos e Tangrowth.

Detalhes do Set

Speed máxima com Choice Scarf e nature Timid permite que Serperior ultrapasse a maioria dos Pokémon da tier devido à sua excelente Speed tier, incluindo usuários de Choice Scarf inimigos adversários, como Landorus-T e Kartana, que, caso contrário, seriam capazes realizar revenge kill, setup sweepers de setup que adquiriram um boost em Speed, como Zygarde e Volcarona, e Pokémon naturalmente mais rápidos, como Mega Alakazam e Ash-Greninja.

Dicas de Uso

O principal propósito de Serperior é terminar com o jogo no late-game, quando as respostas para Grass-type do oponente estiverem enfraquecidas e seus counters tiverem sido eliminados. Tente enfraquecer os Pokémon do oponente que conseguem aguentar Leaf Storm usando o resto do seu time, além das opções de suporte de Serperior, visto que isso aumenta as chances de Serperior realizar sweep. Enquanto isso não tiver sido feito, na maior parte do tempo Serperior se encontrará utilizando Glare e Knock Off para ajudar seus companheiros de equipe até que esteja pronto para realizar um sweep. Considerando que Leaf Storm só possui 8 PP, é importante saber quantas vezes você terá que usar esse move no late-game. Usuários de Pressure, como Zapdos e Kyurem, drenam o PP de Leaf Storm rapidamente, portanto tenha cuidado com eles. Glare pode causar paralysis em switch-ins ofensivas, facilitando o trabalho de Serperior, enquanto também fornece controle de Speed para Pokémon mais lentos em seu time que apreciam checks rápidos tendo sua Speed prejudicada. Por causa da excelente pressão que Serperior exerce em times mais bulky, ele encontra muitas oportunidades para usar Defog enquanto força uma switch. Usar Knock Off para remover Leftovers de switch-ins, como Heatran, Celesteela e Ferrothorn, Eviolite de Chansey ou ocasionalmente Assault Vest de Tangrowth e Magearna pode ser muito vantajoso para as chances de Serperior realizar um sweep.

Opções de Equipe

Choice Scarf Serperior é comumente encontrado em times mais ofensivos, já que a compressão de funções que ele fornece é útil na maioria das vezes. Wallbreakers lentos, como Mega Heracross e Mega Mawile, apreciam o apoio que Serperior garante com Glare, visto que isso os ajuda a derrotar o time inimigo sem ter que se preocupar em sofrerem revenge kill de checks mais rápidos. Derrotar walls com esses Pokémon também ajuda Serperior no late-game, aumentando suas chances de pôr um fim na equipe inimiga. Usuários de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, e usuários de Spikes, como Ash-Greninja, são bons companheiros, pois o dano residual de seus entry hazards fazem de Leaf Storm um golpe mais difícil de realizar switch in. Magnet Pull de Magnezone é muito útil ao prender Steel-types, que na maioria das vezes dão trabalho para Serperior, em campo. Heatran é um bom parceiro, já que derrota Steel-types, como Celesteela e Ferrothorn, e Fire-types, como certas versões de Mega Charizard X e Volcarona, que resistem a Leaf Storm e normalmente conseguem parar a tentativa de Serperior de realizar sweep se estiverem com HP cheio. Ash-Greninja é outro parceiro excelente, pois pode ofensivamente pressionar Steel- e Fire-types, ajudando muito Serperior. Mega Alakazam pode ajudar a enfraquecer Steel-types, como Ferrothorn e Heatran, para Serperior e em retorno aprecia o suporte vindo de Knock Off. Thousand Arrows de Zygarde é uma boa forma de derrotar Steel-types, além dele apreciar o suporte vindo de Glare de Serperior, se não estiver usando Glare ele mesmo.

Outras Opções

Deixar Hidden Power Fire de lado para utilizar um set com Glare + Leech Seed é uma opção, embora deixe Serperior incapaz de lidar com Pokémon com um bom bulk que resistem a Grass, como Tangrowth, Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Essa mudança também trás problemas de PP e dependência de Leech Seed para causar dano em função de preservar PP. Um set com Defog + Synthesis é capaz de remover hazards contra Pokémon como Clefable, Ferrothron e Toxapex enquanto se mantém saudável. Porém, esse set é incapaz de lidar com Heatran, que consegue manter seus hazards no campo graças a isso.

Checks e Counters

Usuários de Pressure: Moltres possui uma vantagem de tipos contra Serperior e consegue fazer PP stall a Leaf Storm. Zapdos é um check mais incerto, porém Heat Wave consegue tirar mais da metade do HP de Serperior e ele consegue usar Roost repetidamente para gastar todos os PP de Leaf Storm, embora as variantes com Leech Seed lhe dar deem mais trabalho. Até mesmo Suicune após utilizar Substitute é capaz de fazer PP stall contra Serperior usando repetidamente Protect e Substitute.

Fire-types: Apesar de todos os Fire-types viáveis em OU serem incomodados por Glare ou Leech Seed, todos eles são capazes de parar bem Serperior. Heatran, Blacephalon e Mega Charizard Y podem utilizar ataques super efetivos, enquanto Volcarona, Victini e Mega Charizard X podem usar Serperior como isca de setup.

Dragon-types: Kyurem-B, Mega Latios, Mega Latias e Hydreigon podem realizar switch in em Serperior e causar um dano pesado com seus respectivos moves STAB ou com moves de coverage Ice-type enquanto se mantêm saudáveis com Roost, embora nenhum deles goste de ser atingido por Glare.

Grass-types: Mega Venusaur, Amoonguss e Assault Vest Tangrowth são todos capazes de parar Serperior com seus acessos a Sludge Bomb, assim como Clear Smog no caso de Amoonguss. Também, Mega Venusaur possui neutralidade a Hidden Power Fire graças a Thick Fat e Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator, o que faz deles difíceis de serem enfraquecidos.

Steel-types: Celesteela e todos os sets de Magearna têm capacidade de derrotar Serperior em um confronto um contra um. Entretanto, Glare pode ajudar Serperior a derrotá-los em conjunto com junto de Hidden Power Fires com boost.

Chansey: Bulk special massivo, acesso a recovery confiável e Natural Cure curando status fazem de Chansey um obstáculo, embora ela não goste de Leech Seed + Substitute em conjunto com junto de Leaf Storms com boost.

Pokémon Mais Rápidos e Prioridade: Pokémon ofensivos mais rápidos, como Tornadus-T, Mega Alakazam e Mega Lopunny, podem dar um trágico fim ao sweep de Serperior, embora Glare possa aliviar esse problema. Serperior também é vulnerável a fortes moves de prioridade vindos de Pokémon como Mega Mawile, Choice Band Zygarde e Mega Pinsir.

Créditos

Escrito por Felixx e Djokra
Traduzido por Shokkking
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por Lyd, Jordy e Indigo Plateau
Implementado
 
HTML:
[title]
Serperior

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>A habilidade de Serperior de utilizar repetidamente Leaf Storm e receber um boost em Special Attack gra&ccedil;as a Contrary o torna um cleaner fant&aacute;stico para times inclinados ofensivamente, que precisam de sua capacidade para lidar com v&aacute;rias amea&ccedil;as, como Clefable, Tapu Bulu e Tapu Koko. Um bom matchup contra times de Sticky Web devido a Contrary e a capacidade de derrotar Pok&eacute;mon comuns em times balance, como Clefable e Toxapex, fazem de Serperior um excelente Pok&eacute;mon contra grande parte do metagame. Serperior tamb&eacute;m &eacute; capaz de levar vantagem contra suas switch-ins atrav&eacute;s do uso de Substitute, permitindo-lhe utilizar Glare de forma segura, inutilizando amea&ccedil;as ofensivas, ou usar Leech Seed para incomodar Pok&eacute;mon passivos, limitando suas respostas defensivas. Al&eacute;m do mais, uma incr&iacute;vel Speed tier permite que Serperior ultrapasse muitos Pok&eacute;mon relevantes, como Mega Latios, Kartana e Mega Medicham. Entretanto, seu bulk med&iacute;ocre significa que ele &eacute; um Grass-type incapaz de fazer check a Ash-Greninja e realizar switch in em ataques poderosos, e seu stat de Special Attack ruim significa que Serperior sofre para causar dano alto imediatamente.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Atacante de Substitute</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Leaft Storm</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Hidden Power Fire</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Contrary</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Substitute</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Glare</span></td><td>EVs: <span class="ev">56 HP / 200 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Hidden Power Fire permite que Serperior derrote Pok&eacute;mon com um bom bulk que resistem a Grass, como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Substitute se aproveita de amea&ccedil;as passivas que dependem de status ou que s&atilde;o muito fracas para derrot&aacute;-lo em um turno, como Toxapex e Rotom-W. Glare &eacute; usado para prejudicar suas switch-ins, como Tornadus-T e Heatran, al&eacute;m de causar paralysis a amea&ccedil;as ofensivas, como Mega Alakazam, Mega Latios e Volcarona. Leech Seed pode ser utilizado no lugar de Glare para que Serperior enfraque&ccedil;a seus checks, como Heatran, Zapdos e Assault Vest Magearna, eventualmente os derrotando.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>56 EVs em HP impedem que o Substitute de Serperior seja derrotado pelo Hydro Pump de Rotom-W e Power Whip de Ferrothorn, enquanto o resto dos EVs s&atilde;o colocados em Speed e Special Attack.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Como seu bulk &eacute; med&iacute;ocre, evite realizar switch in com Serperior em ataques poderosos, j&aacute; que eles o deixar&atilde;o duramente enfraquecido. Serperior deve tentar entrar de forma segura no campo contra amea&ccedil;as que ele tem um bom matchup, como Garchomp e Ferrothorn. Certifique-se de conservar o PP limitado de Leaf Storm. Tente utilizar Glare contra os checks de Serperior quando eles realizarem switch in, visto que a maioria dos seus alvos, como Kyurem-B, Tornadus-T e Heatran, consegue ou derrotar Serperior em um golpe ou lhe causar dano pesado se n&atilde;o ficarem totalmente paralisados. Assim como Glare, se for utilizar Leech Seed, preveja switch-ins e use o move assim que elas forem feitas; depois, utilize Substitute repetidamente para deixar que Leech Seed desgaste o inimigo, enquanto mant&eacute;m Serperior seguro de dano e de status. Certos Pok&eacute;mon que Serperior lidaria bem podem carregar moves de status para inutiliz&aacute;-lo, como Clefable com Thunder Wave, por isso tente fazer scout a esses moves utilizando Substitute, evitando status como um todo, pois isso impede que Serperior exer&ccedil;a sua fun&ccedil;&atilde;o de wallbreaker adequadamente. Serperior pode ser usado cedo na batalha para enfraquecer walls defensivas para seus companheiros de equipe, por&eacute;m tamb&eacute;m deve ser conservado para ser um cleaner efetivo no late-game, ent&atilde;o tenha certeza de us&aacute;-lo sabiamente.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Pok&eacute;mon ofensivos comuns, como Magearna e Mega Medicham, s&atilde;o &oacute;timos parceiros para Serperior, visto que eles pressionam Heatran e ajudam Serperior a derrotar times mais facilmente, especialmente em conjunto do suporte vindo de Glare. Ribombee tamb&eacute;m &eacute; um &oacute;timo parceiro, j&aacute; que Serperior pune o uso de Defog devido a Contrary e consegue lidar com Rapid Spin Excadrill utilizando Substitute para evitar Toxic. Usu&aacute;rios de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Choice Scarf Greninja e Assault Vest Magearna, conseguem colocar Serperior em campo de forma segura contra walls passivas, como Ferrothorn e Toxapex. Todos os tr&ecirc;s exemplos tamb&eacute;m ajudam contra Ash-Greninja gra&ccedil;as as suas resist&ecirc;ncias a Dark. Wallbreakers, como Mega Mawile, Mega Medicham e Ash-Greninja, apreciam seus checks sofrendo de paralysis para que assim os derrotem mais facilmente. Al&eacute;m do mais, ambas formas de Greninja podem utilizar Spikes e manter a press&atilde;o contra Tornadus-T e Heatran. Heatran, por si s&oacute;, &eacute; um parceiro ideal, visto que &eacute; capaz de atrair Water-types que Serperior pode se aproveitar, como Gastrodon, Rotom-W e Tapu Fini, enquanto &eacute; capaz de p&ocirc;r Steel-types que Serperior sofre para derrotar em perigo, como Celesteela e Magearna. Parceiros de equipe Water-type, como Toxapex e Gastrodon, s&atilde;o apreciados, uma vez que eles lidam com Ash-Greninja, enquanto facilitam o confronto contra certos Fire-types, como Heatran, Volcarona e Mega Charizard Y.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Choice Scarf</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Leaf Storm</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Scarf</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Glare</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Contrary</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Defog</span> / <span class="move-name">Hidden Power Fire</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Knock Off</span> / <span class="move-name">Hidden Power Fire</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Glare &eacute; utilizado para causar paralysis em amea&ccedil;as mais r&aacute;pidas, que poderiam ser um problema para times mais lentos, al&eacute;m de prejudicar as switch-ins de Serperior, como Heatran, Mega Scizor e Tornadus-T, aumentando suas chances de derrot&aacute;-los posteriormente. Defog pode remover entry hazards, permitindo que parceiros de equipe com HP baixo tenham mais uma chance. Knock Off pode ajudar removendo itens, como Assault Vest e Leftovers, ajudando Serperior a derrotar certos Pok&eacute;mon mais tarde, que caso contr&aacute;rio o parariam completamente, como Assault Vest Tangrowth e Magearna e Leftovers Celesteela e Ferrothorn. Remover Eviolite de Chansey tamb&eacute;m pode ser muito &uacute;til. Hidden Power Fire &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o no lugar de tanto Defog, caso seu time n&atilde;o precise do controle de hazards adicional, como Knock Off, complementando Leaf Storm pelo fato de enfraquecer Grass- e Steel-types, como Ferrothron e Mega Scizor, que podem levar m&uacute;ltiplos Leaf Storm com certa facilidade e por tornar Serperior capaz de fazer revenge kill em Choice Scarf Kartana. Toxic &eacute; outra op&ccedil;&atilde;o que ajuda a derrotar certos Pok&eacute;mon, como Zapdos e Tangrowth.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Speed m&aacute;xima com Choice Scarf e nature Timid permite que Serperior ultrapasse a maioria dos Pok&eacute;mon da tier devido &agrave; sua excelente Speed tier, incluindo usu&aacute;rios de Choice Scarf advers&aacute;rios, como Landorus-T e Kartana, que, caso contr&aacute;rio, seriam capazes realizar revenge kill e Pok&eacute;mon naturalmente mais r&aacute;pidos, como Mega Alakazam e Ash-Greninja.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>O principal prop&oacute;sito de Serperior &eacute; terminar com o jogo no late-game, quando as respostas para Grass-type do oponente estiverem enfraquecidas e seus counters tiverem sido eliminados. Tente enfraquecer os Pok&eacute;mon do oponente que conseguem aguentar Leaf Storm usando o resto do seu time, al&eacute;m das op&ccedil;&otilde;es de suporte de Serperior, visto que isso aumenta as chances de Serperior realizar sweep. Enquanto isso n&atilde;o tiver sido feito, na maior parte do tempo Serperior se encontrar&aacute; utilizando Glare e Knock Off para ajudar seus companheiros de equipe at&eacute; que esteja pronto para realizar um sweep. Considerando que Leaf Storm s&oacute; possui 8 PP, &eacute; importante saber quantas vezes voc&ecirc; ter&aacute; que usar esse move no late-game. Usu&aacute;rios de Pressure, como Zapdos e Kyurem, drenam o PP de Leaf Storm rapidamente, portanto tenha cuidado com eles. Glare pode causar paralysis em switch-ins ofensivas, facilitando o trabalho de Serperior, enquanto tamb&eacute;m fornece controle de Speed para Pok&eacute;mon mais lentos em seu time que apreciam checks r&aacute;pidos tendo sua Speed prejudicada. Por causa da excelente press&atilde;o que Serperior exerce em times mais bulky, ele encontra muitas oportunidades para usar Defog enquanto for&ccedil;a uma switch. Usar Knock Off para remover Leftovers de switch-ins, como Heatran, Celesteela e Ferrothorn, Eviolite de Chansey ou ocasionalmente Assault Vest de Tangrowth e Magearna pode ser muito vantajoso para as chances de Serperior realizar um sweep.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Choice Scarf Serperior &eacute; comumente encontrado em times mais ofensivos, j&aacute; que a compress&atilde;o de fun&ccedil;&otilde;es que ele fornece &eacute; &uacute;til na maioria das vezes. Wallbreakers lentos, como Mega Heracross e Mega Mawile, apreciam o apoio que Serperior garante com Glare, visto que isso os ajuda a derrotar o time inimigo sem ter que se preocupar em sofrerem revenge kill de checks mais r&aacute;pidos. Derrotar walls com esses Pok&eacute;mon tamb&eacute;m ajuda Serperior no late-game, aumentando suas chances de p&ocirc;r um fim na equipe inimiga. Usu&aacute;rios de Stealth Rock, como Landorus-T e Heatran, e usu&aacute;rios de Spikes, como Ash-Greninja, s&atilde;o bons companheiros, pois o dano residual de seus entry hazards fazem de Leaf Storm um golpe mais dif&iacute;cil de realizar switch in. Magnet Pull de Magnezone &eacute; muito &uacute;til ao prender Steel-types, que na maioria das vezes d&atilde;o trabalho para Serperior, em campo. Heatran &eacute; um bom parceiro, j&aacute; que derrota Steel-types, como Celesteela e Ferrothorn, e Fire-types, como certas vers&otilde;es de Mega Charizard X e Volcarona, que resistem a Leaf Storm e normalmente conseguem parar a tentativa de Serperior de realizar sweep se estiverem com HP cheio. Ash-Greninja &eacute; outro parceiro excelente, pois pode ofensivamente pressionar Steel- e Fire-types, ajudando muito Serperior. Mega Alakazam pode ajudar a enfraquecer Steel-types, como Ferrothorn e Heatran, para Serperior e em retorno aprecia o suporte vindo de Knock Off.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Deixar Hidden Power Fire de lado para utilizar um set com Glare + Leech Seed &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o, embora deixe Serperior incapaz de lidar com Pok&eacute;mon com um bom bulk que resistem a Grass, como Tangrowth, Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor. Essa mudan&ccedil;a tamb&eacute;m tr&aacute;s problemas de PP e depend&ecirc;ncia de Leech Seed para causar dano em fun&ccedil;&atilde;o de preservar PP. Um set com Defog + Synthesis &eacute; capaz de remover hazards contra Pok&eacute;mon como Clefable, Ferrothron e Toxapex enquanto se mant&eacute;m saud&aacute;vel. Por&eacute;m, esse set &eacute; incapaz de lidar com Heatran, que consegue manter seus hazards no campo gra&ccedil;as a isso.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Usu&aacute;rios de Pressure</strong>: Moltres possui uma vantagem de tipos contra Serperior e consegue fazer PP stall a Leaf Storm. Zapdos &eacute; um check mais incerto, por&eacute;m Heat Wave consegue tirar mais da metade do HP de Serperior e ele consegue usar Roost repetidamente para gastar todos os PP de Leaf Storm, embora as variantes com Leech Seed lhe deem mais trabalho. At&eacute; mesmo Suicune ap&oacute;s utilizar Substitute &eacute; capaz de fazer PP stall contra Serperior usando repetidamente Protect e Substitute.</li>
    <li><strong>Fire-types</strong>: Apesar de todos os Fire-types vi&aacute;veis em OU serem incomodados por Glare ou Leech Seed, todos eles s&atilde;o capazes de parar bem Serperior. Heatran, Blacephalon e Mega Charizard Y podem utilizar ataques super efetivos, enquanto Volcarona, Victini e Mega Charizard X podem usar Serperior como isca de setup.</li>
    <li><strong>Dragon-types</strong>: Kyurem-B, Mega Latios, Mega Latias e Hydreigon podem realizar switch in em Serperior e causar um dano pesado com seus respectivos moves STAB ou com moves de coverage Ice-type enquanto se mant&ecirc;m saud&aacute;veis com Roost, embora nenhum deles goste de ser atingido por Glare.</li>
    <li><strong>Grass-types</strong>: Mega Venusaur, Amoonguss e Assault Vest Tangrowth s&atilde;o todos capazes de parar Serperior com seus acessos a Sludge Bomb, assim como Clear Smog no caso de Amoonguss. Tamb&eacute;m, Mega Venusaur possui neutralidade a Hidden Power Fire gra&ccedil;as a Thick Fat e Amoonguss e Tangrowth possuem Regenerator, o que faz deles dif&iacute;ceis de serem enfraquecidos.</li>
    <li><strong>Steel-types</strong>: Celesteela e todos os sets de Magearna t&ecirc;m capacidade de derrotar Serperior em um confronto um contra um. Entretanto, Glare pode ajudar Serperior a derrot&aacute;-los em junto de Hidden Power Fires com boost.</li>
    <li><strong>Chansey</strong>: Bulk special massivo, acesso a recovery confi&aacute;vel e Natural Cure curando status fazem de Chansey um obst&aacute;culo, embora ela n&atilde;o goste de Leech Seed + Substitute em junto de Leaf Storms com boost.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Mais R&aacute;pidos e Prioridade</strong>: Pok&eacute;mon ofensivos mais r&aacute;pidos, como Tornadus-T, Mega Alakazam e Mega Lopunny, podem dar um tr&aacute;gico fim ao sweep de Serperior, embora Glare possa aliviar esse problema. Serperior tamb&eacute;m &eacute; vulner&aacute;vel a fortes moves de prioridade vindos de Pok&eacute;mon como Mega Mawile e Mega Pinsir.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/401973/" target="_blank">Felixx</a> e <a href="/forums/members/327320/" target="_blank">Djokra</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/459902/" target="_blank">Shokkking</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/303291" target="_blank">Lyd</a>, <a href="/forums/members/395754/" target="_blank">Jordy</a> e <a href="/forums/members/216712/" target="_blank">Indigo Plateau</a></li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/serperior
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top