OU Scolipede

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/scolipede/ou/

Scolipede pode cumprir o papel de cleaner e wallbreaker em apenas um slot devido ao seu acesso a Speed Boost e Swords Dance, ameaçando tanto times ofensivos como defensivos. Seu funcionamento nesses papéis é possibilitado por um Attack decente, uma boa Speed e uma movepool suficiente, portanto, Scolipede pode utilizar poderosos ataques e moves de coverage, como Megahorn, Earthquake e Aqua Tail. Entretanto, as defesas abaixo da média de Scolipede requisitam remoção de entry hazards para que se possa fazer setup adequadamente. Deve-se considerar também que, mesmo que Scolipede consiga realizar um setup, ele estará frequentemente ao alcance de moves priority vindos de Pokémon como Ash-Greninja, Mega Scizor e Mega Mawile, fazendo com que seja impraticável usufruir de seus pontos fortes.

[Swords Dance]
Swords Dance
Megahorn
Aqua Tail
Earthquake
Item: Waterium Z
Ability: Speed Boost
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe


Moves

Com Swords Dance Scolipede é capaz de abrir brechas em times defensivos ou mesmo realizar um sweep. Megahorn é o ataque mais forte de Scolipede, sendo que com +2 é capaz de causar OHKO em Pokémon como Garchomp e Tapu Bulu. Aqua Tail funciona bem junto a Megahorn, causando dano massivo contra Celesteela, Zapdos e Mega Scizor quando reforçado por Waterium Z. Hydro Vortex, após o uso de Swords Dance, também dá OHKO em Landorus-T defensivo, um dos Pokémon mais comuns da tier. Earthquake completa a coverage de Scolipede, derrotando Heatran, Mega Mawile e, principalmente, Toxapex. Spikes, inclusive, pode ser usado nesse slot para pressionar switch-ins, porém, isso funciona melhor quando Scolipede está em um time hyper offense, pois é preferível maximizar seu coverage.


Detalhes do Set

Waterium Z garante a Scolipede um Hydro Vortex com 175 Base Power a fim de que se possa derrotar Landorus-T defensivo e também lidar com Mega Scizor enfraquecido. Life Orb aparenta ser uma opção atraente, porém, o recoil e a falta de potência tornam-no em uma escolha inferior. A nature Jolly e o máximo investimento em Speed são necessários para que Scolipede, após um Speed Boost, ultrapasse os mais rápidos usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Latios. Os EVs restantes são investidos em Attack para Scolipede causar o maior dano possível.

Dicas de Uso

A tipagem de Scolipede lhe permite usar Swords Dance livremente em Tapu Fini e na maioria dos Pokémon Grass-type, como Tapu Bulu e Tangrowth, então, aproveite essas oportunidades imediatamente. Caso contrário, Scolipede será forçado a receber dano a fim de realizar o setup. Se esse for o caso, priorize remover entry hazards para que Scolipede realize setup contra Mega Scizor e Landorus-T defensivo e evite estar no alcance de moves de prioridade.

Se Scolipede não puder realizar um sweep, use Swords Dance e, com o Hydro Vortex fortalecido, procure causar um dano massivo em um check ou em um counter que um parceiro de equipe compartilhe. Caso opte por Spikes, faça setup de entry hazards e utilize Hydro Vortex agressivamente para enfraquecer removedores de entry hazards defensivos, como Zapdos, Skarmory e Mega Scizor.

Opções de Equipe

Stealth Rock é um grande inconveniente para Scolipede, logo, um removedor de entry hazards é recomendado. Mew, Mega Scizor, Latios e Tapu Fini são boas escolhas, visto que Scolipede pode preservar o HP de seus companheiros absorvendo Toxic Spikes. Scolipede terá oportunidades de realizar setup limitadas a não ser contra Grass-types bulky e contra a já mencionada Tapu Fini, portanto, usuários de VoltTurn que podem proporcionar a Scolipede uma switch-in livre também são bem-vindos. Tapu Koko, Ash-Greninja e Mega Manectric são companheiros de time ideais.

Scolipede pode oferecer suporte a outros physical sweepers, já que derrota ou enfraquece muitos checks comuns de physical attackers, como Landorus-T. Por esse motivo, Swords Dance Mega Mawile e Dragon Dance Mega Charizard X são ótimos parceiros. Greninja, apesar de ser um special attacker, é uma boa opção, uma vez que Scolipede força a switch-in e enfraquece Celesteela e Ferrothorn, checks comuns a Ash-Greninja, e permite a Protean Greninja optar por preterir o move Hidden Power Fire. Por fim, Scolipede pode ser utilizado em equipes de rain , visto que o boost proporcionado pelo weather em Hydro Vortex com +2 Attack torna Scolipede capaz de causar OHKO em Pokémon como Zapdos, Celesteela e Clefable.

Outras Opções

Savage Spin Out é muito poderoso após um boost de Swords Dance, dando OHKO em Pokémon como Ferrothorn e até mesmo em alguns Pokémon que resistem ao move, como Keldeo após ter recebido dano de Stealth Rock. Entretanto, a predominância de Landorus-T e Celesteela fazem com que Hydro Vortex seja uma opção superior. Scolipede também pode ser usado como um suicide lead, deixando camadas de Spikes ou Toxic Spikes para depois derrotar um inimigo utilizando Endeavor.

Checks e Counters

Moves de Prioridade: Causar dano a Scolipede enquanto esse realiza setup para depois o derrotar com outro Pokémon que utilize um move de prioridade é a forma mais efetiva de lidar com Scolipede. Ash-Greninja, Mega Pinsir e Mega Mawile são exemplos de usuários de moves de prioridade poderosos.

Stealth Rock: Stealth Rock diminui as oportunidades de Scolipede realizar set(remover espaço)up devido ao seu bulk ser ruim. O dano causado por esse move também pode colocar Scolipede no alcance dos fortes moves de prioridade de Ash-Greninja e Mega Pinsir.

Evitar Hydro Vortex: Scolipede pode realizar setup contra Pokémon como Landorus-T defensivo, Mega Scizor, Tapu Fini e Grass-types bulky após o dano causado por Stealth Rock. Se isso acontecer, induzir o uso de Hydro Vortex em um Pokémon que resiste ao move pode permitir que outros Pokémon, como Zapdos, derrotem Scolipede.

Pokémon com Defense Alta: Ferrothorn, Toxapex, Alomomola e Skarmory podem enfrentar e derrotar Scolipede no um a um se não estiverem suficientemente enfraquecidos. Mantine focado em Defense e Clefable também conseguem lidar com Scolipede caso esse não tenha Poison Jab, enfraquecendo-o com status ou o nocauteando.

Créditos

Escrito por Vertex
Traduzido por guerraleo
Revisão gramatical por HappydaTropa e Ropalme1914
Controle de qualidade por Colonel M, Gary e the ghost formerly known as p2
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

Anotações estão em (A) e Gramática em (G);

— Para conferir todas as mudanças, lembre-se de verificar o diffchecker;

— Otimize seu tempo: atualize a sua postagem com o Copy-paste, que é a tradução com as mudanças já aplicadas, e apenas modifique aquilo que lhe for pontuado. No caso, gostaria que você olhasse o OBS1, que é uma mudança manual;

Comentários:

— Embora erros de grafia não definirão o quão bem você escreve ou não (pelo menos na minha opinião esses erros são ínfimos), houve uma quantidade significativa deles em sua tradução. Esses tipos de erros estão relacionados com a atenção que você dá ao seu texto. Por isso, recomendo que, futuramente, você dê um pouco mais de atenção a esse detalhe em suas traduções;

— Gostaria também de mencionar que o uso das conjunções conclusivas e adversativas foi inconstante. Vez ou outra, apareciam sem uma das vírgulas, mas, nos outros casos, apareciam entre vírgulas. Nesse caso, priorize usar essas conjunções entre vírgulas, excetuando-se o "mas";

GP 1/2:

Scolipede pode cumprir o papel de cleaner e wallbreaker em apenas um slot devido ao acesso a (G: nome de ability não aceita um artigo de gênero para que se possa utilizar a crase. No máximo, compreendo o raciocínio de que "Speed" teria um artigo de gênero feminino e, como "acesso" é um nome que rege uma preposição "a", você teria optado por usar a crase, já que essa é a junção de duas vogais "a". Porém, deve-se ver a ability como um todo e não somente considerar um de seus fragmentos para definir ou não qual o artigo de gênero que uma determinada palavra em inglês exige, como nesse caso de "Speed") Speed Boost e Swords Dance, ameaçando tanto times ofensivos como defensivos. Seu funcionamento nesses papéis é possibilitado por um Attack decente, uma boa Speed e (G: quando consideramos "e" com valor aditivo, a vírgula não o antecede) uma movepool suficientemente boa (G: utiliza-se "movepool" no feminino), portanto, (G: lembre-se de colocar os conectivos conclusivos entre vírgulas, como "portanto", "logo", "destarte") Scolipede pode utilizar poderosos moves de ataque e coverage, como (G: quando você estiver introduzindo exemplos usando a palavra "como", não se esqueça de colocar a vírgula. "Como" com a vírgula exerce uma função de introduzir exemplos) Megahorn, Earthquake e Aqua Tail. Entretanto, os stats (A: há um discernimento entre "status" e "stats". "Status" remete a condições como paralyze, burn ou poison, enquanto "stats" aos atributos dos Pokémon, como Attack, Defense e Speed) Defense e Special Defense abaixo da média de Scolipede requisitam remoção de entry hazards para que se possa fazer setup adequadamente. Deve-se considerar também que, (G: não separe o verbo da conjunção integrante com uma vírgula, pois, assim como um objeto direto ou indireto, não separamos esses complementos do verbo) mesmo que Scolipede consiga realizar um setup, ele estará frequentemente ao alcance de moves priority vindos de Pokémon (G: não usamos plural quando nos referimos a Pokémon), como Ash-Greninja, Zygarde e Mega-Mawile, fazendo com que seja impraticável usufruir de seus pontos fortes.

[SET]
Swords Dance
Megahorn
Aqua Tail
Earthquake
Item: Waterium Z
Ability: Speed Boost
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Com Swords Dance Scolipede é capaz de abrir brechas em times defensivos ou mesmo realizar um sweep. Megahorn é o ataque mais forte de Scolipede, sendo que com +2 é capaz de causar OHKO em Pokémon, como Garchomp e Tapu Bulu. Aqua Tail funciona bem com (A: "junto com" ou "juntamente com" possuem um valor redundante. Ora, se "com" já se faz presente para externar a ideia de união, então com qual motivo usar mais uma palavra que exprime essa mesma ideia? Caso tenha dúvida, ou use "com" ou "junto a" ou "junto de" em situações parecidas com essa) Megahorn, causando dano massivo contra Celesteela, Zapdos e Mega Scizor quando é reforçado (A: "quando o move Aqua Tail é reforçado por Waterium Z") por Waterium Z. Hydro Vortex, após o uso de Swords Dance, também causa OHKO em Landorus-T defensivo, um dos Pokémon mais comuns da tier. Earthquake completa a coverage (G: assim como "movepool", usamos "coverage" no feminino) de Scolipede, derrotando Heatran, Mega Mawile e, principalmente, Toxapex. (A: fique atento ao uso de pausas. "Spikes" ficou solto sem o uso do ponto final o antecedendo) Spikes, inclusive, pode ser usado nesse slot para pressionar switch-ins, porém, isso funciona melhor quando Scolipede está em um time hyper offense, pois é preferível maximizar seu coverage.


Detalhes do Set

Waterium Z garante a Scolipede um Hydro Vortex com 175 Base Power a fim de que se possa derrotar Landorus-T defensivo e também lidar com Mega Scizor enfraquecido. Life Orb aparenta ser uma opção viável, porém, (G: com exceção de "mas", evite usar as conjunções adversativas sem vírgulas, como "porém", "entretanto", "todavia", etc. No geral, utiliza-se esses conectivos entre vírgulas) o recoil e a falta de potência tornam-no em uma escolha inferior. A nature Jolly e o máximo investimento em Speed são necessários (A: "A nature e o investimento são necessários") para que Scolipede, após um Speed Boost, ultrapasse os mais rápidos usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Latios. Os EVs restantes são investidos em Attack para Scolipede causar o maior dano possível.

Dicas de Uso

A tipagem de Scolipede lhe (G: "permitir" é um verbo que exige um objeto indireto e, portanto, exige-se o pronome oblíquo "lhe", não "o") permite usar Swords Dance livremente em Tapu Fini e na maioria dos Pokémon Grass-type, como Tapu Bulu e Tangrowth, então, aproveite essas oportunidades imediatamente. Caso contrário, Scolipede será forçado a receber dano a fim de realizar o setup. Se esse for o caso, priorize remover entry hazards para que Scolipede realize setup contra Mega Scizor e Landorus-T defensivo e evite estar no alcance de KOs de moves priority.

Se Scolipede não puder realizar um sweep, use Swords Dance e, com o Hydro Vortex fortalecido, procure causar um dano massivo em um check ou em um counter que um parceiro de equipe compartilhe. Caso opte por Spikes, faça setup de entry hazards e utilize Hydro Vortex agressivamente para enfraquecer removedores de entry hazards defensivos, como Zapdos, Skarmory e Mega Scizor.

Opções de Equipe (A: o padrão utilizado nas análises é "Opções de Equipe")

Stealth Rock é um grande inconveniente para Scolipede, logo, um removedor de entry hazards é recomendado. Mew, Mega Scizor, Latios e Tapu Fini são boas escolhas, visto que Scolipede pode preservar o HP de seus companheiros absorvendo Toxic Spikes. Scolipede terá oportunidades de realizar setup limitadas a não ser contra Grass-types bulky e contra a mencionada Tapu Fini, portanto, (G: conclusivas entre vírgulas) Pokémon (A: não usamos plural para Pokémon. Quando quiser se referir a mais de um Pokémon, escreva na forma singular. Por exemplo "Muitos Pokémon podem compor um núcleo VoltTurn, já que muitos Pokémon ou têm Volt Switch ou U-turn") usuários de VoltTurn que podem proporcionar a Scolipede uma switch-in livre também são bem-vindas. Tapu Koko, Ash-Greninja e Mega Manectric são companheiros de time ideais.

Scolipede pode oferecer (A: cuidado com a junção de algumas sílabas. No caso, "pode dar" forma a palavra "dedar". Isso se chama cacofonia) suporte a outros physical sweepers, já que derrota ou enfraquece muitos checks comuns de physical attackers, como Landorus-T. Por esse motivo, Swords Dance Mega Mawile, Dragon Dance Mega Charizard X e Zygarde são ótimos parceiros de time. Greninja, apesar de ser um special attacker, é uma boa opção, uma vez que Scolipede força switch-ins ou enfraquece Celesteela e Ferrothorn, checks comuns a Ash-Greninja, e permite a Protean Greninja optar pelo move Hidden Power Fire. Por fim, Scolipede pode ser utilizado em equipes de Rain Dance, visto que o boost proporcionado pelo weather com o +2 Attack torna Scolipede capaz de causar OHKO em Pokémon, como Zapdos, Celesteela e Clefable.

Outras Opções

Savage Spin Out é muito poderoso após um boost de Swords Dance, dando OHKO em Pokémon, como Zygarde e Ferrothorn, e ainda fazendo o mesmo com alguns Pokémon que resistem ao move, como Keldeo após ter recebido dano de Stealth Rock. Entretanto, (G: quando iniciar uma frase com uma adversativa, como "porém", "contudo", "todavia", etc, lembre-se de colocar a vírgula) a predominância de Landorus-T e Celesteela fazem com que Hydro Vortex seja uma opção superior. Scolipede também pode ser usado como um suicide lead, deixando camadas de Spikes ou (A: no caso, se estava procurando uma conjunção que abre espaço para possibilidades, "ou" é mais adequado do que "e" para cumprir esse papel. No entanto, isso envolve um raciocínio mais matemático, então, caso esteja interessado, prefiro explicar separadamente) Toxic Spikes para depois derrotar um inimigo utilizando Endeavor.

Checks e Counters

Moves De Prioridade: Causar dano a (G: evite classificar um Pokémon genérico com um artigo de gênero. Lembre-se de que a crase é, de maneira pouco aprofundada, a junção de uma preposição "a" com um artigo de gênero "a". Considerando isso, somente em ocasiões em que o gênero do Pokémon foi definido poderemos afirmar que há a presença de um artigo de gênero antes do nome do Pokémon. Se isso não acontecer, não se pode usar a crase, já que não haverá a junção anteriormente citada) Scolipede enquanto esse (G: evite usar "este" quando quiser retomar uma ideia. O pronome demonstrativo "este" possui um papel catafórico, isto é, ele apresentará um elemento que ainda não foi citado. Em contrapartida, o pronome demonstrativo "esse" é anafórico, ou seja, tem como função retomar um elemento já citado) realiza setup para depois o derrotar (G: advérbios exigem próclise. No caso, "depois", que é um advérbio de tempo) com outro Pokémon que utilize um priority é a forma mais efetiva de lidar com Scolipede. Ash-Greninja, Mega Pinsir, Choice Band Zygarde e Mega Mawile são exemplos de usuários de priorities poderosos.

Stealth Rock: Stealth Rock diminui as oportunidades de Scolipede realizar set up devido ao seu bulk ser ruim (A: utilize eufemismos. "Pobre" é um vocábulo muito forte. No máximo, caso "ruim" não lhe satisfaça, pode utilizar um outro sinônimo, desde que esse não tenha um valor muito pesado). O dano causado por esse move também pode colocar Scolipede no alcance dos fortes moves priority de Ash-Greninja e Mega Pinsir.

Prever Hydro Vortex: Como dito (OBS1), Scolipede pode realizar setup contra Pokémon, como Landorus-T defensivo, Mega Scizor, Tapu Fini e Grass-types bulky após o dano causado por Stealth Rock. Se isso acontecer, induzir o uso de Hydro Vortex em um Pokémon que resiste ao move pode permitir que outros Pokémon, como Zapdos, derrotem Scolipede.

OBS1: a expressão aqui ficou vaga. Como dito, mas como dito o quê? Como dito anteriormente, posteriormente..? Embora o recomendável seja retirar essa expressão, visto que na análise ela não é presente, vale salientar que, como seu intuito era retomar uma ideia, o ideal seria colocar mais uma expressão como "anteriormente" para que a mensagem ficasse mais clara. No caso, deixarei aberto para você manter ou não esse "Como dito". Porém, se manter, adicione o "anteriormente". Caso contrário, apenas retire essa expressão.

Pokémons Physical Defensive: Ferrothorn (A: não esqueça que nome de Pokémon tem maiúsculo), Toxapex, Alomomola e Skarmory podem enfrentar e derrotar Scolipede no um a um se não estiverem suficientemente enfraquecidos. Physical defensive Mantine e Clefable também conseguem lidar com Scolipede caso esse não tenha Poison Jab, enfraquecendo-o com status ou o nocauteando.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/DGrDQar8 :

Scolipede pode cumprir o papel de cleaner e wallbreaker em apenas um slot devido ao acesso a Speed Boost e Swords Dance, ameaçando tanto times ofensivos como defensivos. Seu funcionamento nesses papéis é possibilitado por um Attack decente, uma boa Speed e uma movepool suficientemente boa Scolipede pode utilizar poderosos moves de ataque e coverage, como Megahorn, Earthquake e Aqua Tail. Entretanto, os stats Defense e Special Defense abaixo da média de Scolipede requisitam remoção de entry hazards para que se possa fazer setup adequadamente. Deve-se considerar também que, mesmo que Scolipede consiga realizar um setup, ele estará frequentemente ao alcance de moves priority vindos de Pokémon, como Ash-Greninja, Zygarde e Mega-Mawile, fazendo com que seja impraticável usufruir de seus pontos fortes.

[SET]
Swords Dance
Megahorn
Aqua Tail
Earthquake
Item: Waterium Z
Ability: Speed Boost
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Com Swords Dance Scolipede é capaz de abrir brechas em times defensivos ou mesmo realizar um sweep. Megahorn é o ataque mais forte de Scolipede, sendo que com +2 é capaz de causar OHKO em Pokémon, como Garchomp e Tapu Bulu. Aqua Tail funciona bem com Megahorn, causando dano massivo contra Celesteela, Zapdos e Mega Scizor quando é reforçado por Waterium Z. Hydro Vortex, após o uso de Swords Dance, também causa OHKO em Landorus-T defensivo, um dos Pokémon mais comuns da tier. Earthquake completa a coverage de Scolipede, derrotando Heatran, Mega Mawile e, principalmente, Toxapex. Spikes, inclusive, pode ser usado nesse slot para pressionar switch-ins, porém, isso funciona melhor quando Scolipede está em um time hyper offense, pois é preferível maximizar seu coverage.


Detalhes do Set

Waterium Z garante a Scolipede um Hydro Vortex com 175 Base Power a fim de que se possa derrotar Landorus-T defensivo e também lidar com Mega Scizor enfraquecido. Life Orb aparenta ser uma opção viável, porém, o recoil e a falta de potência tornam-no em uma escolha inferior. A nature Jolly e o máximo investimento em Speed são necessários para que Scolipede, após um Speed Boost, ultrapasse os mais rápidos usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Latios. Os EVs restantes são investidos em Attack para Scolipede causar o maior dano possível.

Dicas de Uso

A tipagem de Scolipede lhe permite usar Swords Dance livremente em Tapu Fini e na maioria dos Pokémon Grass-type, como Tapu Bulu e Tangrowth, então, aproveite essas oportunidades imediatamente. Caso contrário, Scolipede será forçado a receber dano a fim de realizar o setup. Se esse for o caso, priorize remover entry hazards para que Scolipede realize setup contra Mega Scizor e Landorus-T defensivo e evite estar no alcance de KOs de moves priority.

Se Scolipede não puder realizar um sweep, use Swords Dance e, com o Hydro Vortex fortalecido, procure causar um dano massivo em um check ou em um counter que um parceiro de equipe compartilhe. Caso opte por Spikes, faça setup de entry hazards e utilize Hydro Vortex agressivamente para enfraquecer removedores de entry hazards defensivos, como Zapdos, Skarmory e Mega Scizor.

Opções de Equipe

Stealth Rock é um grande inconveniente para Scolipede, logo, um removedor de entry hazards é recomendado. Mew, Mega Scizor, Latios e Tapu Fini são boas escolhas, visto que Scolipede pode preservar o HP de seus companheiros absorvendo Toxic Spikes. Scolipede terá oportunidades de realizar setup limitadas a não ser contra Grass-types bulky e contra a mencionada Tapu Fini, portanto, Pokémon usuários de VoltTurn que podem proporcionar a Scolipede uma switch-in livre também são bem-vindas. Tapu Koko, Ash-Greninja e Mega Manectric são companheiros de time ideais.

Scolipede pode oferecer suporte a outros physical sweepers, já que derrota ou enfraquece muitos checks comuns de physical attackers, como Landorus-T. Por esse motivo, Swords Dance Mega Mawile, Dragon Dance Mega Charizard X e Zygarde são ótimos parceiros de time. Greninja, apesar de ser um special attacker, é uma boa opção, uma vez que Scolipede força switch-ins ou enfraquece Celesteela e Ferrothorn, checks comuns a Ash-Greninja, e permite a Protean Greninja optar pelo move Hidden Power Fire. Por fim, Scolipede pode ser utilizado em equipes de Rain Dance, visto que o boost proporcionado pelo weather com o +2 Attack torna Scolipede capaz de causar OHKO em Pokémon, como Zapdos, Celesteela e Clefable.

Outras Opções

Savage Spin Out é muito poderoso após um boost de Swords Dance, dando OHKO em Pokémon, como Zygarde e Ferrothorn, e ainda fazendo o mesmo com alguns Pokémon que resistem ao move, como Keldeo após ter recebido dano de Stealth Rock. Entretanto, a predominância de Landorus-T e Celesteela fazem com que Hydro Vortex seja uma opção superior. Scolipede também pode ser usado como um suicide lead, deixando camadas de Spikes ou Toxic Spikes para depois derrotar um inimigo utilizando Endeavor.

Checks e Counters

Moves De Prioridade: Causar dano a Scolipede enquanto esse realiza setup para depois o derrotar com outro Pokémon que utilize um priority é a forma mais efetiva de lidar com Scolipede. Ash-Greninja, Mega Pinsir, Choice Band Zygarde e Mega Mawile são exemplos de usuários de priorities poderosos.

Stealth Rock: Stealth Rock diminui as oportunidades de Scolipede realizar set up devido ao seu bulk ser ruim. O dano causado por esse move também pode colocar Scolipede no alcance dos fortes moves priority de Ash-Greninja e Mega Pinsir.

Prever Hydro Vortex: Como dito, Scolipede pode realizar setup contra Pokémon, como Landorus-T defensivo, Mega Scizor, Tapu Fini e Grass-types bulky após o dano causado por Stealth Rock. Se isso acontecer, induzir o uso de Hydro Vortex em um Pokémon que resiste ao move pode permitir que outros Pokémon, como Zapdos, derrotem Scolipede.

Pokémons Physical Defensive: Ferrothorn, Toxapex, Alomomola e Skarmory podem enfrentar e derrotar Scolipede no um a um se não estiverem suficientemente enfraquecidos. Physical defensive Mantine e Clefable também conseguem lidar com Scolipede caso esse não tenha Poison Jab, enfraquecendo-o com status ou o nocauteando.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentário)

Visão Geral

Scolipede pode cumprir o papel de cleaner e wallbreaker em apenas um slot devido ao seu acesso a Speed Boost e Swords Dance, ameaçando tanto times ofensivos como defensivos. Seu funcionamento nesses papéis é possibilitado por um Attack decente, uma boa Speed e uma movepool suficientemente boa suficiente, portanto, Scolipede pode utilizar poderosos ataques e moves de ataque e coverage, como Megahorn, Earthquake e Aqua Tail. Entretanto, os stats Defense e Special Defense as defesas abaixo da média de Scolipede requisitam remoção de entry hazards para que se possa fazer setup adequadamente. Deve-se considerar também que, mesmo que Scolipede consiga realizar um setup, ele estará frequentemente ao alcance de moves priority vindos de Pokémon, (Remover vírgula) como Ash-Greninja, Zygarde Mega Scizor e Mega(Remover traço e adicionar espaço)Mawile, fazendo com que seja impraticável usufruir de seus pontos fortes.

[SET]
name: Swords Dance (sempre coloque o nome de set, e se puder, traduza)
Swords Dance
Megahorn
Aqua Tail
Earthquake
Item: Waterium Z
Ability: Speed Boost
Nature: Jolly
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Moves

Com Swords Dance Scolipede é capaz de abrir brechas em times defensivos ou mesmo realizar um sweep. Megahorn é o ataque mais forte de Scolipede, sendo que com +2 é capaz de causar OHKO em Pokémon, (Remover vírgula) como Garchomp e Tapu Bulu. Aqua Tail funciona bem junto a Megahorn, causando dano massivo contra Celesteela, Zapdos e Mega Scizor quando o move Aqua Tail é reforçado por Waterium Z. Hydro Vortex, após o uso de Swords Dance, também causa OHKO em Landorus-T defensivo, um dos Pokémon mais comuns da tier. Earthquake completa a coverage de Scolipede, derrotando Heatran, Mega Mawile e, principalmente, Toxapex. Spikes, inclusive, pode ser usado nesse slot para pressionar switch-ins, porém, isso funciona melhor quando Scolipede está em um time hyper offense, pois é preferível maximizar seu coverage.


Detalhes do Set

Waterium Z garante a Scolipede um Hydro Vortex com 175 Base Power a fim de que se possa derrotar Landorus-T defensivo e também lidar com Mega Scizor enfraquecido. Life Orb aparenta ser uma opção viável atraente (ele não diz que LO não é viável), porém, o recoil e a falta de potência tornam-no em uma escolha inferior. A nature Jolly e o máximo investimento em Speed são necessários para que Scolipede, após um Speed Boost, ultrapasse os mais rápidos usuários de Choice Scarf, como Keldeo e Latios. Os EVs restantes são investidos em Attack para Scolipede causar o maior dano possível.

Dicas de Uso

A tipagem de Scolipede lhe permite usar Swords Dance livremente em Tapu Fini e na maioria dos Pokémon Grass-type, como Tapu Bulu e Tangrowth, então, aproveite essas oportunidades imediatamente. Caso contrário, Scolipede será forçado a receber dano a fim de realizar o setup. Se esse for o caso, priorize remover entry hazards para que Scolipede realize setup contra Mega Scizor e Landorus-T defensivo e evite estar no alcance de KOs de moves priority de prioridade.

Se Scolipede não puder realizar um sweep, use Swords Dance e, com o Hydro Vortex fortalecido, procure causar um dano massivo em um check ou em um counter que um parceiro de equipe compartilhe. Caso opte por Spikes, faça setup de entry hazards e utilize Hydro Vortex agressivamente para enfraquecer removedores de entry hazards defensivos, como Zapdos, Skarmory e Mega Scizor.

Opções de Equipe

Stealth Rock é um grande inconveniente para Scolipede, logo, um removedor de entry hazards é recomendado. Mew, Mega Scizor, Latios e Tapu Fini são boas escolhas, visto que Scolipede pode preservar o HP de seus companheiros absorvendo Toxic Spikes. Scolipede terá oportunidades de realizar setup limitadas a não ser contra Grass-types bulky e contra a mencionada Tapu Fini, portanto, Pokémon usuários de VoltTurn que podem proporcionar a Scolipede uma switch-in livre também são bem-vindos (Quem é bem-vindo nesse caso são os usuários de VoltTurn). Tapu Koko, Ash-Greninja e Mega Manectric são companheiros de time ideais.

Scolipede pode oferecer suporte a outros physical sweepers, já que derrota ou enfraquece muitos checks comuns de physical attackers, como Landorus-T. Por esse motivo, Swords Dance Mega Mawile, (remover vírgula) e Dragon Dance Mega Charizard X e Zygarde são ótimos parceiros de time. Greninja, apesar de ser um special attacker, é uma boa opção, uma vez que Scolipede força a switch(remover traço e adicionar espaço)ins ou e enfraquece Celesteela e Ferrothorn, checks comuns a Ash-Greninja, e permite a Protean Greninja optar pelo move por desistir de usar (do jeito que estava antes, acho que parecia mais que Scolipede fazia com que o Greninja pudesse usar HP Fire ao invés de desistir dele) Hidden Power Fire. Por fim, Scolipede pode ser utilizado em equipes de Rain Dance rain (algumas equipes de rain sequer usam Rain Dance, só se apoiam no Drizzle do Pelipper), visto que o boost proporcionado pelo weather em Hydro Vortex com o +2 Attack torna Scolipede capaz de causar OHKO em Pokémon, (remover vírgula) como Zapdos, Celesteela e Clefable.

Outras Opções

Savage Spin Out é muito poderoso após um boost de Swords Dance, dando OHKO em Pokémon, (remover vírgula) como Zygarde e Ferrothorn, (remover vírgula) e ainda fazendo o mesmo com até em alguns Pokémon que resistem ao move, como Keldeo após ter recebido dano de Stealth Rock. Entretanto, a predominância de Landorus-T e Celesteela fazem com que Hydro Vortex seja uma opção superior. Scolipede também pode ser usado como um suicide lead, deixando camadas de Spikes ou Toxic Spikes para depois derrotar um inimigo utilizando Endeavor.

Checks e Counters

Moves de Prioridade: Causar dano a Scolipede enquanto esse realiza setup para depois o derrotar com outro Pokémon que utilize um priority move de prioridade é a forma mais efetiva de lidar com Scolipede. Ash-Greninja, Mega Pinsir, Choice Band Zygarde e Mega Mawile são exemplos de usuários de priorities moves de prioridade poderosos.

Stealth Rock: Stealth Rock diminui as oportunidades de Scolipede realizar set(remover espaço)up devido ao seu bulk ser ruim. O dano causado por esse move também pode colocar Scolipede no alcance dos fortes moves priority de prioridade de Ash-Greninja e Mega Pinsir.

Prever Evitar Hydro Vortex: Scolipede pode realizar setup contra Pokémon, (remover vírgula) como Landorus-T defensivo, Mega Scizor, Tapu Fini e Grass-types bulky após o dano causado por Stealth Rock. Se isso acontecer, induzir o uso de Hydro Vortex em um Pokémon que resiste ao move pode permitir que outros Pokémon, como Zapdos, derrotem Scolipede.

Pokémons Physical DefensivePokémon com Defense Alta: Ferrothorn, Toxapex, Alomomola e Skarmory podem enfrentar e derrotar Scolipede no um a um se não estiverem suficientemente enfraquecidos. Physical defensive Mantine focado em Defense e Clefable também conseguem lidar com Scolipede caso esse não tenha Poison Jab, enfraquecendo-o com status ou o nocauteando.

Créditos

Escrito por Vertex
Traduzido por guerraleo
Revisão gramatical por HappydaTropa e Ropalme1914
Controle de qualidade por Colonel M, Gary e the ghost formerly known as p2


Caso não saiba como implementar um GP, aqui tem um artigo completo sobre como fazer isso (em inglês) e aqui tem um vídeo com menos de um minuto que mostra direto como aplicar ele.
 
HTML:
[title]
Scolipede

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Scolipede pode cumprir o papel de cleaner e wallbreaker em apenas um slot devido ao seu acesso a Speed Boost e Swords Dance, amea&ccedil;ando tanto times ofensivos como defensivos. Seu funcionamento nesses pap&eacute;is &eacute; possibilitado por um Attack decente, uma boa Speed e uma movepool suficiente, portanto, Scolipede pode utilizar poderosos ataques e moves de coverage, como Megahorn, Earthquake e Aqua Tail. Entretanto, as defesas abaixo da m&eacute;dia de Scolipede requisitam remo&ccedil;&atilde;o de entry hazards para que se possa fazer setup adequadamente. Deve-se considerar tamb&eacute;m que, mesmo que Scolipede consiga realizar um setup, ele estar&aacute; frequentemente ao alcance de moves priorit&aacute;rios vindos de Pok&eacute;mon como Ash-Greninja, Mega Scizor e Mega Mawile, fazendo com que seja impratic&aacute;vel usufruir de seus pontos fortes.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Swords Dance</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Waterium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Megahorn</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Speed Boost</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Aqua Tail</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Com Swords Dance, Scolipede &eacute; capaz de abrir brechas em times defensivos ou mesmo realizar um sweep. Megahorn &eacute; o ataque mais forte de Scolipede, sendo que com +2 &eacute; capaz de causar OHKO em Pok&eacute;mon como Garchomp e Tapu Bulu. Aqua Tail funciona bem junto a Megahorn, causando dano massivo contra Celesteela, Zapdos e Mega Scizor quando refor&ccedil;ado por Waterium Z. Hydro Vortex, ap&oacute;s o uso de Swords Dance, tamb&eacute;m d&aacute; OHKO em Landorus-T defensivo, um dos Pok&eacute;mon mais comuns da tier. Earthquake completa a coverage de Scolipede, derrotando Heatran, Mega Mawile e, principalmente, Toxapex. Spikes, inclusive, pode ser usado nesse slot para pressionar switch-ins, por&eacute;m, isso funciona melhor quando Scolipede est&aacute; em um time hyper offense, pois &eacute; prefer&iacute;vel maximizar sua coverage.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Waterium Z garante a Scolipede um Hydro Vortex com 175 de Base Power a fim de que se possa derrotar Landorus-T defensivo e tamb&eacute;m lidar com Mega Scizor enfraquecido. Life Orb aparenta ser uma op&ccedil;&atilde;o atraente, por&eacute;m, o recoil e a falta de pot&ecirc;ncia tornam-no em uma escolha inferior. A nature Jolly e o m&aacute;ximo investimento em Speed s&atilde;o necess&aacute;rios para que Scolipede, ap&oacute;s um Speed Boost, ultrapasse os mais r&aacute;pidos usu&aacute;rios de Choice Scarf, como Keldeo e Latios. Os EVs restantes s&atilde;o investidos em Attack para Scolipede causar o maior dano poss&iacute;vel.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>A tipagem de Scolipede lhe permite usar Swords Dance livremente contra Tapu Fini e a maioria dos Pok&eacute;mon Grass-type, como Tapu Bulu e Tangrowth, ent&atilde;o, aproveite essas oportunidades imediatamente. Caso contr&aacute;rio, Scolipede ser&aacute; for&ccedil;ado a receber dano a fim de realizar o setup. Se esse for o caso, priorize remover entry hazards para que Scolipede realize setup contra Mega Scizor e Landorus-T defensivo e evite estar no alcance de moves de prioridade.</p>

    <p>Se Scolipede n&atilde;o puder realizar um sweep, use Swords Dance e, com Hydro Vortex fortalecido, procure causar um dano massivo em um check ou em um counter que um parceiro de equipe compartilhe. Caso opte por Spikes, coloque os entry hazards em campo e utilize Hydro Vortex agressivamente para enfraquecer removedores de entry hazards defensivos, como Zapdos, Skarmory e Mega Scizor.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Stealth Rock &eacute; um grande inconveniente para Scolipede, logo, um removedor de entry hazards &eacute; recomendado. Mew, Mega Scizor, Latios e Tapu Fini s&atilde;o boas escolhas, visto que Scolipede pode preservar o HP de seus companheiros absorvendo Toxic Spikes. Scolipede ter&aacute; oportunidades de realizar setup limitadas a n&atilde;o ser contra Grass-types bulky e contra a j&aacute; mencionada Tapu Fini, portanto, usu&aacute;rios de VoltTurn que podem proporcionar a Scolipede uma switch-in livre tamb&eacute;m s&atilde;o bem-vindos. Tapu Koko, Ash-Greninja e Mega Manectric s&atilde;o companheiros de time ideais.</p>

   <p>Scolipede pode oferecer suporte a outros physical sweepers, j&aacute; que derrota ou enfraquece muitos checks comuns de physical attackers, como Landorus-T. Por esse motivo, Swords Dance Mega Mawile e Dragon Dance Mega Charizard X s&atilde;o &oacute;timos parceiros. Greninja, apesar de ser um special attacker, &eacute; uma boa op&ccedil;&atilde;o, uma vez que Scolipede for&ccedil;a a switch-in e enfraquece Celesteela e Ferrothorn, checks comuns a Ash-Greninja, e permite a Protean Greninja optar por preterir o move Hidden Power Fire. Por fim, Scolipede pode ser utilizado em equipes de rain , visto que o boost proporcionado pelo weather em Hydro Vortex com +2 Attack torna Scolipede capaz de causar OHKO em Pok&eacute;mon como Zapdos, Celesteela e Clefable.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Savage Spin-Out &eacute; muito poderoso ap&oacute;s um boost de Swords Dance, dando OHKO em Pok&eacute;mon como Ferrothorn e at&eacute; mesmo em alguns Pok&eacute;mon que resistem ao move, como Keldeo ap&oacute;s ter recebido dano de Stealth Rock. Entretanto, a predomin&acirc;ncia de Landorus-T e Celesteela fazem com que Hydro Vortex seja uma op&ccedil;&atilde;o superior. Scolipede tamb&eacute;m pode ser usado como um suicide lead, deixando camadas de Spikes ou Toxic Spikes para depois derrotar um inimigo utilizando Endeavor.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Moves de Prioridade</strong>: Causar dano a Scolipede enquanto esse realiza setup para depois o derrotar com outro Pok&eacute;mon que utilize um move de prioridade &eacute; a forma mais efetiva de lidar com Scolipede. Ash-Greninja, Mega Pinsir e Mega Mawile s&atilde;o exemplos de usu&aacute;rios de moves de prioridade poderosos.</li>
    <li><strong>Stealth Rock</strong>: Stealth Rock diminui as oportunidades de Scolipede realizar set(remover espa&ccedil;o)up devido ao seu bulk ser ruim. O dano causado por esse move tamb&eacute;m pode colocar Scolipede no alcance dos fortes moves de prioridade de Ash-Greninja e Mega Pinsir.</li>
    <li><strong>Evitar Hydro Vortex</strong>: Scolipede pode realizar setup contra Pok&eacute;mon como Landorus-T defensivo, Mega Scizor, Tapu Fini e Grass-types bulky ap&oacute;s o dano causado por Stealth Rock. Se isso acontecer, induzir o uso de Hydro Vortex em um Pok&eacute;mon que resiste ao move pode permitir que outros Pok&eacute;mon, como Zapdos, derrotem Scolipede.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon com Defense Alta</strong>: Ferrothorn, Toxapex, Alomomola e Skarmory podem enfrentar e derrotar Scolipede no um a um se n&atilde;o estiverem suficientemente enfraquecidos. Mantine focado em Defense e Clefable tamb&eacute;m conseguem lidar com Scolipede caso esse n&atilde;o tenha Poison Jab, enfraquecendo-o com status ou o nocauteando.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/186941/" target="_blank">Vertex</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/guerraleo.349038/" target="_blank">guerraleo</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/12650/" target="_blank">Colonel M</a>, <a href="/forums/members/101351/" target="_blank">Gary</a> e <a href="/forums/members/245102/" target="_blank">p2</a></li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/scolipede
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top