OU Pyukumuku

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/pyukumuku/
[OVERVIEW]

Devido aos seus bons stats defensivos, tipo Water puro, acesso a um método de recovery confiável, além da incrível ability Unaware, Pyukumuku conquistou um nicho decente, sendo o usuário de Unaware com o melhor bulk quando comparado a Quagsire e Clefable, o que lhe permite lidar de modo mais eficaz com alguns setup sweepers e algumas ameaças ofensivas, como Mega Pinsir, Mega Swampert e Manaphy. Inclusive, seu arsenal útil e peculiar de moves de utilidade, como Block, Spite e Soak, ajuda-o a impedir adversários de saírem de campo, diminuir os PPs do oponente ou infligir poison em Steel- e Poison-types. Além de ser uma wall com Unaware, a outra função de Pyukumuku é ser um trapper bulky capaz de fazer stall ou aos PPs ou com Toxic em alvos passivos, como Clefable, Gliscor e Celesteela, o que auxilia bastante times stall que desejam retirar um obstáculo específico ainda no early-game. Contudo, Pyukumuku consome momentum demais, a ponto de exigir suporte exclusivo de equipes stall, nas quais seus aliados podem compensar seus altos e baixos. Ademais, sua movepool é escassa, tornando-o unidimensional e previsível. Visto que não possui meios para atacar e consegue apenas provocar dano com Toxic, Pyukumuku é extremamente passivo e, por isso, perde para qualquer usuário de Taunt, sofrendo também com usuários de Substitute. Por fim, embora possua diversas características únicas, ele ainda pode ficar para trás de outros Pokémon com Unaware, uma vez que Quagsire tem opções de ataque, impedindo-o de ser completamente inútil contra Taunt, faz check a Choice Band Tyranitar e proporciona uma imunidade a Electric, enquanto Clefable providencia suporte aos seus parceiros através de Heal Bell e Wish.

[SET]
name: Unaware Wall
move 1: Block
move 2: Recover
move 3: Spite / Soak
move 4: Rest / Taunt / Toxic
item: Leftovers
ability: Unaware
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Usa-se Block para impedir que o alvo saia de campo, o que pode permitir a Pyukumuku fazer stall com Spite mais efetivamente aos PPs do adversário ou conseguir mais danos com Toxic para acelerar esse processo. Recover dá a ele um meio confiável de recuperar HP para que possa fazer check diversas vezes a várias ameaças ao longo da partida. Junto a Block, Spite oferece uma oportunidade para Pyukumuku esgotar os PPs de usuários de Poison Heal e Magic Guard, além de oferecer a chance para derrotar Manaphy. Isso é de ajuda principalmente contra Calm Mind Clefable, a qual seria um tremendo obstáculo para qualquer time stall que não tenha Haze Toxapex. Rest serve para curar Pyukumuku de condições de status e vencer de outras walls defensivas, como Chansey e Toxapex; mais ainda, o move também permite que ele vença Mega Sableye em confrontos de stall caso Block seja rebatido e prenda Pyukumuku. Taunt pode ser usado em vez de Rest a fim de acelerar o stall de PPs. Em contrapartida, Toxic e Soak também são escolhas viáveis no lugar de Spite e Taunt. Sendo não só o principal, bem como o único meio legítimo de Pyukumuku provocar danos, Toxic junto de Soak permite a ele infligir poison na maior parte da tier, excetuando-se certos usuários de Magic Guard, Magic Bounce e Poison Heal. Soak deixa que Steel- e Poison-types sejam atingidos por Toxic, privando-os inclusive de usarem o bônus de seus STABs. Uma das maiores vantagens da combinação Toxic e Soak é a possibilidade de trazer prejuízos a switch-ins comuns, dentre as quais Tapu Koko e Tapu Bulu, o que ressalta ainda mais a eficiência desse Pokémon contra equipes ofensivas.

Detalhes do Set
========

Uma nature Bold com investimentos máximos em HP e Defense ajuda Pyukumuku a lidar mais facilmente com uma grande quantidade de physical attackers da tier. Junto a isso, Unaware permite a ele fazer check a setup sweepers ao ignorar boosts, enquanto Leftovers evita que Pyukumuku sofra 2HKOs de ameaças ofensivas poderosas e oferece ainda um recovery passivo.

Dicas de Uso
========

O melhor a se fazer é preservar e manter o HP de Pyukumuku em condições suficientes a fim de que ele possa fazer check a setup sweepers, como Hawlucha e Manaphy, e a alguns wallbreakers, como Mega Swampert. Sinta-se livre para usar Recover em prol de conservar a longevidade de Pyukumuku e faça scout em possíveis Z-Moves de wallbreakers como Landorus-T, os quais podem deixar ele no alcance de ataques regulares. Deixe-o ainda distante de usuários comuns de Taunt, dentre eles Heatran, para Pyukumuku não sair no prejuízo. Caso haja um alvo em que valha a pena fazer trap, use Block quando a suspeita de que o adversário ficará em campo surgir, tal como em Clefable se Pyukumuku tiver Spite. Já se a variante Soak e Toxic for usada, evite revelar Soak contra Steel- e Poison-types, como Celesteela e Toxapex, até que Block esteja ativo.

Opções de Equipe
========

Pyukumuku encaixa-se somente em times stall, logo, os principais Pokémon desse arquétipo são os melhores parceiros. Mega Sableye é um bom exemplo, uma vez que ele rebate Taunt de Heatran e faz check a variantes sem Z-Move. Chansey lida com uma grande variedade de special attackers poderosos que conseguem subjugar Pyukumuku, como Choice Specs Ash-Greninja, Tapu Koko e Mega Latios. Ela ainda pode usar Heal Bell para livrar Pyukumuku de condições de status. Zapdos é capaz de fazer check a Mega Gyarados, que em outras situações seria um stallbreaker devastador, além de remover entry hazards, os quais poderiam reduzir a longevidade de Pyukumuku. Tangrowth focado em Defense pode também ajudar contra Mega Gyarados e, se Hidden Power Fire e Sludge Bomb estiverem à sua disposição, ele consegue inclusive lidar com Kartana e Tapu Bulu, respectivamente. Hippowdon faz um soft check a physical attackers com os quais Pyukumuku não lida, como Mega Mawile e Choice Band Tyranitar, e oferece ainda uma imunidade útil a Electric. Jirachi, embora dificilmente se encaixe em equipes stall, não só enfrenta várias ameaças essenciais como na forma de Tapu Lele e Kyurem-B, mas também passa Wish a Pyukumuku.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Embora seja menos confiável do que Unaware, Innards Out pode causar muitos danos a wallbreakers poderosos, removendo-os assim de jogo. Para isso, o moveset deve ter Toxic, Soak, Rest e Block com investimentos máximos em HP, além de precisar de uma nature Hasty com 0 IVs em Attack, Defense e Special Defense, uma Aguav Berry e, por último, deve ser nivelado para o level 96. Esse set maximiza o HP de Pyukumuku enquanto diminui seu bulk ao máximo. Com isso, Pyukumuku terá 301 de HP, o mesmo de Hoopa-U, permitindo a Innards Out dar OHKO nele e prevenindo que um nocaute por três Seismic Toss aconteça. Caso o adversário não consiga dar OHKO em Pyukumuku, mas tire mais de 75% de seu HP, a Aguav Berry recuperará 50% de HP e colocará Pyukumuku no alcance do próximo ataque, o que aumenta o dano dessa ability. Gastro Acid pode ser usado no lugar de Block para remover Poison Heal de Swords Dance Gliscor e Magic Guard de ambos Clefable e Reuniclus, no entanto, geralmente não vale a pena perder um move tão importante quanto Block, além de que sets de Spite ainda conseguem derrotar os Pokémon já mencionados. Counter é uma outra possibilidade para substituir Block, dando uma oportunidade a Pyukumuku de derrotar physical wallbreakers exageradamente fortes, como Kartana, Mega Mawile e Choice Band Hoopa-U, em troca de seu HP, não precisando usar então Innards Out. Todavia, a perda de Block sabota suas capacidades de fazer stall de PP e com Toxic.

Checks e Counters
===================

**Usuários de Taunt**: Pokémon com Taunt, dentre eles Heatran e Protean Greninja, são capazes de parar Pyukumuku completamente e impedir que ele use qualquer um de seus moves.

**Usuários de Substitute**: Serperior e outros usuários de Substitute conseguem driblar o único meio de Pyukumuku causar danos e se tornam imunes a Block. Mega Gyarados pode usar Substitute e ainda ignorar Unaware graças a Mold Breaker.

**Electric-types**: Electric-types como Tapu Koko e Zapdos podem fazer switch in em Pyukumuku e forçar ele a sair de campo, sendo que os dois possuem recovery confiável em Roost, permitindo-lhes compensar os danos de Toxic.

**Grass-types**: Grass-types ofensivos, como Kartana e Tapu Bulu, podem subjugar Pyukumuku ao usar seus respectivos STABs super efetivos.

**Wallbreakers Poderosos**: Wallbreakers como Tapu Lele, Kyurem-B, Hoopa-U e Mega Heracross derrubam Pyukumuku e dão 2HKO nele com facilidade.

[CREDITS]
- Written by: [[Felixx, 401973]]
- Translated by: [[Repu, 304761]]
- Grammar checked by: [[Mitsuki, 262009], [Ropalme1914, 245099]]
- Quality control by: [[GMars, 273636], [lyd, 303291], [Leo, 328915]]
 
Last edited:
[OVERVIEW]

Devido aos seus bons stats defensivos, tipo Water (eu, particularmente, prefiro usar tipo x quando for um adjetivo, mas aí é opcional) puro Water-type, acesso a um método de recovery confiável, além da incrível ability Unaware, Pyukumuku conquistou um nicho decente, sendo o usuário de Unaware com o melhor bulk quando comparado a Quagsire e Clefable, o que lhe permite lidar de modo mais eficaz com alguns setup sweepers e algumas ameaças ofensivas, como Mega Pinsir, Mega Swampert e Manaphy. Inclusive, seu arsenal útil e peculiar de moves de utilidade, como Block, Spite e Soak, ajuda-o a impedir adversários de saírem de campo, diminuir os PPs do oponente ou infligir poison em Steel- e Poison-types. Além de ser uma wall com Unaware, a outra função de Pyukumuku é ser um trapper bulky capaz de fazer stall ou nos aos PPs ou com Toxic em alvos como Clefable, Gliscor e Celesteela, o que auxilia bastante times stall que desejam retirar um obstáculo específico ainda no early-game. Contudo, Pyukumuku consome momentum demais, ao ponto de exigir suporte exclusivo de equipes stall, nas quais seus aliados podem compensar seus altos e baixos. Ademais, sua movepool é escassa, tornando-o unidimensional e previsível. Visto que não possui meios para atacar e consegue apenas provocar dano com Toxic, Pyukumuku é extremamente passivo e, por isso, perde para qualquer usuário de Taunt, sofrendo também com usuários de Substitute. Por fim, embora possua diversos aspectos distintos, ele ainda pode ficar para trás de outros Pokémon com Unaware, uma vez que Quagsire tem opções de ataque, impedindo-o de ser frágil a Taunt, faz check a Choice Band Tyranitar e proporciona uma imunidade a Electric, enquanto Clefable, em contrapartida, (acho meio desnecessário esse em contrapartida porque o enquanto já tá dando a ideia de contraste, mas aí é opcional de novo) providencia suporte aos seus parceiros através de Heal Bell e Wish.

[SET]
name: Unaware Wall
move 1: Block
move 2: Recover
move 3: Spite / Soak
move 4: Rest / Taunt / Toxic
item: Leftovers
ability: Unaware
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Usa-se Block para impedir que o alvo saia de campo, o que pode permitir a Pyukumuku fazer stall com Spite mais efetivamente nos aos PPs do adversário ou conseguir mais danos com Toxic para acelerar esse processo. Recover dá a ele um meio confiável de recuperar HP para que possa fazer check diversas vezes a várias ameaças ao longo da partida. Junto a Block, Spite oferece uma oportunidade para Pyukumuku esvaziar esgotar os PPs de usuários de Poison Heal e Magic Guard, além de oferecer a chance para derrotar Manaphy. Isso é de ajuda principalmente contra Calm Mind Clefable, a qual seria um tremendo obstáculo para qualquer time stall que não tenha Haze Toxapex. Rest serve para curar Pyukumuku de condições de status e vencer de outras walls defensivas, como Chansey e Toxapex; mais ainda, o move também permite que ele ludibrie Mega Sableye em confrontos de stall caso Block seja rebatido e prenda Pyukumuku. Além disso, deve-se usar Rest com Taunt pode ser usado em vez de Rest a fim de acelerar o stall de PPs. Em contrapartida, Toxic e Soak também são escolhas viáveis no lugar de Spite e Taunt. Sendo não só o principal, bem como o único meio legítimo de Pyukumuku provocar danos, Toxic junto de Soak permite a ele dar infligir poison na maioria da tier, excetuando-se certos usuários de Magic Guard, Magic Bounce e Poison Heal. Soak deixa que Steel- e Poison-types sejam atingidos por Toxic, privando-os inclusive de usarem o bônus de seus STABs. Uma das maiores vantagens da combinação Toxic e Soak é a possibilidade de trazer prejuízos a switch-ins comuns, dentre as quais Tapu Koko e Tapu Bulu, o que ressalta ainda mais a eficiência desse Pokémon contra equipes ofensivas.

Detalhes do Set
========

Uma nature Bold com investimentos máximos em HP e Defense ajuda Pyukumuku a lidar mais facilmente com uma grande quantidade de physical attackers da tier. Junto a isso, Unaware permite a ele fazer check a setup sweepers ao ignorar boosts, enquanto Leftovers evita que Pyukumuku sofra 2HKOs de ameaças ofensivas poderosas e oferece ainda um recovery passivo.

Dicas de Uso
========

O melhor a se fazer é preservar e manter o HP de Pyukumuku em condições suficientes a fim de que ele possa fazer check a setup sweepers, como Hawlucha e Manaphy, e a alguns wallbreakers, (AV) como Mega Swampert. Sinta-se livre para usar Recover em prol de conservar a longevidade de Pyukumuku e dê scout em possíveis Z-Moves de wallbreakers como Landorus-T, os quais podem deixar ele no alcance de ataques regulares. Deixe-o ainda distante de usuários de Taunt, dentre eles Heatran, para Pyukumuku não sair no prejuízo. Caso haja um alvo em que valha a pena fazer trap, use Block quando a suspeita de que o adversário ficará em campo surgir, tal como em Clefable se Pyukumuku tiver Spite. Já se a variante Soak e Toxic for usada, evite revelar Soak contra Steel- e Poison-types, como Celesteela e Toxapex, até que Block esteja ativo.

Opções de Equipe
========

Pyukumuku encaixa-se somente em times stall, logo, os principais Pokémon desse arquétipo são os melhores parceiros. Mega Sableye é um bom exemplo, uma vez que ele rebate Taunt de Heatran e faz check a variantes sem Z-Move. Chansey lida com uma grande variedade de special attackers poderosos que consegue subjugar Pyukumuku, como Choice Specs Ash-Greninja, Tapu Koko e Mega Latios. Ela ainda pode usar Heal Bell para livrar Pyukumuku de condições de status. Zapdos é capaz de fazer check a Mega Gyarados, que em outras situações seria um stallbreaker devastador, além de remover entry hazards, os quais poderiam reduzir a longevidade de Pyukumuku. Tangrowth focado em Defense pode também ajudar contra Mega Gyarados e, se Hidden Power Fire e Sludge Bomb estiverem à sua disposição, ele consegue inclusive lidar com Kartana e Tapu Bulu, respectivamente. Hippowdon faz um soft check a physical attackers com os quais Pyukumuku não lida, como Mega Mawile e Choice Band Tyranitar, e oferece ainda uma imunidade a Electric. Jirachi, embora dificilmente se encaixe nas equipes stall, não só enfrenta várias ameaças essenciais como Tapu Lele e Kyurem-B, mas também passa Wish a Pyukumuku.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Embora seja menos confiável do que Unaware, Innards Out pode causar muitos danos a wallbreakers poderosos, removendo-os assim de jogo. Para isso, o moveset deve ter Toxic, Soak, Rest e Block com investimentos máximos em HP, além de precisar de uma nature Hasty com 0 IVs em Attack, Defense e Special Defense, uma Aguav Berry e, por último, deve ser nivelado para o level 96. Esse set maximiza o HP de Pyukumuku enquanto diminui seu bulk ao máximo. Com isso, Pyukumuku terá 301 de HP, o mesmo de Hoopa-U, permitindo a Innards Out dar OHKO nele e prevenindo que um nocaute por três Seismic Toss aconteça. Caso o adversário não consiga dar OHKO em Pyukumuku, mas tire mais de 75% de seu HP, a Aguav Berry recuperará 50% de HP e colocará Pyukumuku no alcance do próximo ataque, o que aumenta o dano dessa ability. Gastro Acid no lugar de Block pode remover Poison Heal de Swords Dance Gliscor e Magic Guard de ambos Clefable e Reuniclus, no entanto, geralmente não vale a pena perder um move tão importante quanto Block, além de sets de Spite ainda conseguirem derrotar os Pokémon já mencionados. Counter é uma outra possibilidade para substituir Block, dando uma oportunidade a Pyukumuku de derrotar physical wallbreakers exageradamente fortes, como Kartana, Mega Mawile e Choice Band Hoopa-U, em troca de seu HP, não precisando usar então Innards Out. Todavia, a perda de Block sabota suas capacidades de fazer stall de PP e com Toxic.

Checks e Counters
===================

**Usuários de Taunt**: Pokémon com Taunt, dentre eles Heatran e Protean Greninja, são capazes de parar Pyukumuku completamente e impedir que ele use qualquer um de seus moves.

**Usuários de Substitute**: Serperior e outros usuários de Substitute conseguem ludibriar o único meio de Pyukumuku causar danos e se tornam imunes a Block. Inclusive, Mega Gyarados pode usar Substitute e ignorar Unaware graças a Mold Breaker.

**Electric-types**: Tapu Koko, Zapdos e outros Electric-types podem fazer switch in em Pyukumuku e forçar ele a sair de campo, sendo que os dois primeiros ostentam do possuem recovery confiável em Roost, permitindo-lhes compensar os danos de Toxic.

**Grass-types**: Grass-types ofensivos, como Kartana e Tapu Bulu, podem subjugar Pyukumuku ao usar seus respectivos STABs super efetivos.

**Wallbreakers Poderosos**: Wallbreakers como Tapu Lele, Kyurem-B, Hoopa-U e Mega Heracross derrubam Pyukumuku e dão 2HKO nele com facilidade.

[CREDITS]
- Written by: [[Felixx, 401973]]
- Translated by: [[Repu, 304761]]
- Grammar checked by: [[Mitsuki, 262009], [, ]]
- Quality control by: [[GMars, 273636], [lyd, 303291], [Leo, 328915]]
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentários)

[OVERVIEW]

Devido aos seus bons stats defensivos, tipo Water puro (Pra clarificar, as vezes citam apenas um tipo como vantagem mesmo se o Pokémon possuir dois, normalmente Steel pra Pokémon defensivos, então o "puro" é importante), acesso a um método de recovery confiável, além da incrível ability Unaware, Pyukumuku conquistou um nicho decente, sendo o usuário de Unaware com o melhor bulk quando comparado a Quagsire e Clefable, o que lhe permite lidar de modo mais eficaz com alguns setup sweepers e algumas ameaças ofensivas, como Mega Pinsir, Mega Swampert e Manaphy. Inclusive, seu arsenal útil e peculiar de moves de utilidade, como Block, Spite e Soak, ajuda-o a impedir adversários de saírem de campo, diminuir os PPs do oponente ou infligir poison em Steel- e Poison-types. Além de ser uma wall com Unaware, a outra função de Pyukumuku é ser um trapper bulky capaz de fazer stall ou aos PPs ou com Toxic em alvos passivos, como Clefable, Gliscor e Celesteela, o que auxilia bastante times stall que desejam retirar um obstáculo específico ainda no early-game. Contudo, Pyukumuku consome momentum demais, ao ("ao ponto de" só serve se ponto é substantivo, como "ao ponto de ebulição". "a ponto de" é usado quando se fala de algo prestes a acontecer, tendo essencialmente o valor de "de tal modo que") ponto de exigir suporte exclusivo de equipes stall, nas quais seus aliados podem compensar seus altos e baixos. Ademais, sua movepool é escassa, tornando-o unidimensional e previsível. Visto que não possui meios para atacar e consegue apenas provocar dano com Toxic, Pyukumuku é extremamente passivo e, por isso, perde para qualquer usuário de Taunt, sofrendo também com usuários de Substitute. Por fim, embora possua diversos aspectos distintos diversas características únicas (Eu entendo usar o vocabulário mais diversificado, mas aqui acho que complica desnecessariamente e não passa a ideia exata do original), ele ainda pode ficar para trás de outros Pokémon com Unaware, uma vez que Quagsire tem opções de ataque, impedindo-o de ser frágil a completamente inútil contra (Quagsire ainda sofre bastante pra Taunt, principalmente por não poder usar Recover, inclusive aparecendo na sessão de C&C em algumas tiers) Taunt, faz check a Choice Band Tyranitar e proporciona uma imunidade a Electric, enquanto Clefable providencia suporte aos seus parceiros através de Heal Bell e Wish.

[SET]
name: Unaware Wall
move 1: Block
move 2: Recover
move 3: Spite / Soak
move 4: Rest / Taunt / Toxic
item: Leftovers
ability: Unaware
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Usa-se Block para impedir que o alvo saia de campo, o que pode permitir a Pyukumuku fazer stall com Spite mais efetivamente aos PPs do adversário ou conseguir mais danos com Toxic para acelerar esse processo. Recover dá a ele um meio confiável de recuperar HP para que possa fazer check diversas vezes a várias ameaças ao longo da partida. Junto a Block, Spite oferece uma oportunidade para Pyukumuku esgotar os PPs de usuários de Poison Heal e Magic Guard, além de oferecer a chance para derrotar Manaphy. Isso é de ajuda principalmente contra Calm Mind Clefable, a qual seria um tremendo obstáculo para qualquer time stall que não tenha Haze Toxapex. Rest serve para curar Pyukumuku de condições de status e vencer de outras walls defensivas, como Chansey e Toxapex; mais ainda, o move também permite que ele ludibrie vença (eu acho bem fora de contexto isso, já que você não chega a enganar ou qualquer outra coisa caso você tenha usado algum outro significado que eu não conheça o usuário de Mega Sableye; no máximo, você vai tirar alguns PPs dele, e você ainda fica na desvantagem no final pelo fato do oponente ter uma switch de graça) Mega Sableye em confrontos de stall caso Block seja rebatido e prenda Pyukumuku. Taunt pode ser usado em vez de Rest a fim de acelerar o stall de PPs. Em contrapartida, Toxic e Soak também são escolhas viáveis no lugar de Spite e Taunt. Sendo não só o principal, bem como o único meio legítimo de Pyukumuku provocar danos, Toxic junto de Soak permite a ele infligir poison na maioria maior parte (isso não tá errado, eu só acho meio estranho ler "a maioria da tier" no sentido de ser os Pokémon dentro da tier, se achar que do outro se lê melhor, pode deixar) da tier, excetuando-se certos usuários de Magic Guard, Magic Bounce e Poison Heal. Soak deixa que Steel- e Poison-types sejam atingidos por Toxic, privando-os inclusive de usarem o bônus de seus STABs. Uma das maiores vantagens da combinação Toxic e Soak é a possibilidade de trazer prejuízos a switch-ins comuns, dentre as quais Tapu Koko e Tapu Bulu, o que ressalta ainda mais a eficiência desse Pokémon contra equipes ofensivas.

Detalhes do Set
========

Uma nature Bold com investimentos máximos em HP e Defense ajuda Pyukumuku a lidar mais facilmente com uma grande quantidade de physical attackers da tier. Junto a isso, Unaware permite a ele fazer check a setup sweepers ao ignorar boosts, enquanto Leftovers evita que Pyukumuku sofra 2HKOs de ameaças ofensivas poderosas e oferece ainda um recovery passivo.

Dicas de Uso
========

O melhor a se fazer é preservar e manter o HP de Pyukumuku em condições suficientes a fim de que ele possa fazer check a setup sweepers, como Hawlucha e Manaphy, e a alguns wallbreakers, como Mega Swampert. Sinta-se livre para usar Recover em prol de conservar a longevidade de Pyukumuku e faça scout em possíveis Z-Moves de wallbreakers como Landorus-T, os quais podem deixar ele no alcance de ataques regulares. Deixe-o ainda distante de usuários comuns de Taunt, dentre eles Heatran, para Pyukumuku não sair no prejuízo. Caso haja um alvo em que valha a pena fazer trap, use Block quando a suspeita de que o adversário ficará em campo surgir, tal como em Clefable se Pyukumuku tiver Spite. Já se a variante Soak e Toxic for usada, evite revelar Soak contra Steel- e Poison-types, como Celesteela e Toxapex, até que Block esteja ativo.

Opções de Equipe
========

Pyukumuku encaixa-se somente em times stall, logo, os principais Pokémon desse arquétipo são os melhores parceiros. Mega Sableye é um bom exemplo, uma vez que ele rebate Taunt de Heatran e faz check a variantes sem Z-Move. Chansey lida com uma grande variedade de special attackers poderosos que conseguem subjugar Pyukumuku, como Choice Specs Ash-Greninja, Tapu Koko e Mega Latios. Ela ainda pode usar Heal Bell para livrar Pyukumuku de condições de status. Zapdos é capaz de fazer check a Mega Gyarados, que em outras situações seria um stallbreaker devastador, além de remover entry hazards, os quais poderiam reduzir a longevidade de Pyukumuku. Tangrowth focado em Defense pode também ajudar contra Mega Gyarados e, se Hidden Power Fire e Sludge Bomb estiverem à sua disposição, ele consegue inclusive lidar com Kartana e Tapu Bulu, respectivamente. Hippowdon faz um soft check a physical attackers com os quais Pyukumuku não lida, como Mega Mawile e Choice Band Tyranitar, e oferece ainda uma imunidade útil (pra destacar que é algo importante pro Pyukumuku e não só uma imunidade aleatória) a Electric. Jirachi, embora dificilmente se encaixe nas em equipes stall, não só enfrenta várias ameaças essenciais como na forma de Tapu Lele e Kyurem-B, mas também passa Wish a Pyukumuku.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Embora seja menos confiável do que Unaware, Innards Out pode causar muitos danos a wallbreakers poderosos, removendo-os assim de jogo. Para isso, o moveset deve ter Toxic, Soak, Rest e Block com investimentos máximos em HP, além de precisar de uma nature Hasty com 0 IVs em Attack, Defense e Special Defense, uma Aguav Berry e, por último, deve ser nivelado para o level 96. Esse set maximiza o HP de Pyukumuku enquanto diminui seu bulk ao máximo. Com isso, Pyukumuku terá 301 de HP, o mesmo de Hoopa-U, permitindo a Innards Out dar OHKO nele e prevenindo que um nocaute por três Seismic Toss aconteça. Caso o adversário não consiga dar OHKO em Pyukumuku, mas tire mais de 75% de seu HP, a Aguav Berry recuperará 50% de HP e colocará Pyukumuku no alcance do próximo ataque, o que aumenta o dano dessa ability. Gastro Acid pode ser usado no lugar de Block pode para remover Poison Heal de Swords Dance Gliscor e Magic Guard de ambos Clefable e Reuniclus, no entanto, geralmente não vale a pena perder um move tão importante quanto Block, além de que sets de Spite ainda conseguirem derrotar os Pokémon já mencionados. Counter é uma outra possibilidade para substituir Block, dando uma oportunidade a Pyukumuku de derrotar physical wallbreakers exageradamente fortes, como Kartana, Mega Mawile e Choice Band Hoopa-U, em troca de seu HP, não precisando usar então Innards Out. Todavia, a perda de Block sabota suas capacidades de fazer stall de PP e com Toxic.

Checks e Counters
===================

**Usuários de Taunt**: Pokémon com Taunt, dentre eles Heatran e Protean Greninja, são capazes de parar Pyukumuku completamente e impedir que ele use qualquer um de seus moves.

**Usuários de Substitute**: Serperior e outros usuários de Substitute conseguem ludibriar (novamente, acho "ludibriar" uma escolha ruim aqui, já que você não está enganando ninguém, apesar de até entender de onde vem o contexto. "Driblar", na minha opinião, é ainda mais fácil de se entender, se encaixa melhor e pega um vocabulário mais popular, enquanto "evitar" seria a mesma coisa, porém com um estilo mais culto. A escolha entre os três é sua) o único meio de Pyukumuku causar danos e se tornam imunes a Block. Inclusive, Mega Gyarados pode usar Substitute e ainda ignorar Unaware graças a Mold Breaker.

**Electric-types**: Electric-types como Tapu Koko, (RV) e Zapdos e outros Electric-types podem fazer switch in em Pyukumuku e forçar ele a sair de campo, sendo que os dois primeiros possuem recovery confiável em Roost, permitindo-lhes compensar os danos de Toxic. (aqui, eu acho que evitar usar a mesma palavra no título e no começo da frase machucou a sua construção. Eu não vejo problemas e eu até prefiro assim, mas eu sei que tem gente que não gosta. Nesse caso, você já estava especificando os dois e depois generalizando pra todos os Electric-types, mas depois você foi forçado a especificar de novo a parte que não estava generalizada com o "primeiros", o que pra mim fica bem estranho)

**Grass-types**: Grass-types ofensivos, como Kartana e Tapu Bulu, podem subjugar Pyukumuku ao usar seus respectivos STABs super efetivos.

**Wallbreakers Poderosos**: Wallbreakers como Tapu Lele, Kyurem-B, Hoopa-U e Mega Heracross derrubam Pyukumuku e dão 2HKO nele com facilidade.

[CREDITS]
- Written by: [[Felixx, 401973]]
- Translated by: [[Repu, 304761]]
- Grammar checked by: [[Mitsuki, 262009], [Ropalme1914, 245099]]
- Quality control by: [[GMars, 273636], [lyd, 303291], [Leo, 328915]]
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top