UU Primarina

Status
Not open for further replies.

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/primarina/uu/
[OVERVIEW]

Primarina é uma wallbreaker temível em UU, ostentando um alto Special Attack que é complementado por sua fantástica tipagem ofensiva e defensiva em Water / Fairy. Essa combinação de tipos, aliada ao seu sólido bulk special, permite-lhe lidar muito bem com Hydreigon, além de aguentar golpes de ameaças como Moltres, Chandelure e Mega Pidgeot, derrotando-os em retorno. Porém, Primarina é muito prejudicada por sua baixa Defense, piorando seu matchup mano-a-mano contra Pokémon como Mega Aerodactyl, Scizor e Dragon Dance Mega Altaria. Ademais, devido à sua baixa Speed, Primarina é muitas vezes forçada a levar dano para poder atacar, limitando bastante sua longevidade quando somado à sua vulnerabilidade a todos os entry hazards.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Hydro Pump
move 2: Moonblast
move 3: Sparkling Aria / Scald
move 4: Psychic
item: Choice Specs
ability: Torrent
nature: Modest
evs: 92 HP / 252 SpA / 164 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hydro Pump é o STAB Water-type viável mais forte de Primarina, só tendo como desvantagem sua accuracy não muito confiável. Moonblast oferece a ela um move mais repetível, sem nenhuma desvantagem e poucos Pokémon bulky que resistem ao move. Sparkling Aria é um STAB Water-type mais confiável que acerta os alvos atrás de Substitute, o que pode ser bom para acertar Pokémon como Chandelure e Salazzle. Scald é uma opção levemente mais fraca, mas compensa isso ao ameaçar potenciais switch-ins, como Empoleon, com sua chance de causar burn. Psychic concede a Primarina uma ótima coverage ao lado de seus STABs, causando um bom dano a Pokémon como Tentacruel e Amoonguss.

Detalhes do Set
========

Um investimento máximo em Special Attack, uma nature Modest e Choice Specs, permitem a Primarina bater o mais forte possível ao custo de se prender em um move. 164 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Mega Altaria com Speed mínima, além de outros Pokémon como Klefki e Mantine, embora esse stat seja facilmente customizável para se encaixar na equipe. O resto dos EVs são colocados em HP, melhorando a capacidade de Primarina de aguentar golpes e causar dano massivo de volta. Torrent permite que Primarina cause ainda mais dano com seus STABs Water-type quando seu HP estiver baixo.

Dicas de Uso
========

Primarina é melhor utilizada entre o early- e mid-game a fim de abrir brechas na equipe adversária para seus parceiros, sendo melhor trazida a campo via switches duplas e switches livres vindas de U-turn ou Volt Switch para preservar seu HP com o intuito de aguentar golpes com mais facilidade posteriormente na partida. Primarina faz um trabalho incrível, ameaçando usuários de Stealth Rock comuns, tais como Rhyperior, Hippowdon e Swampert, e deve ser usada de forma agressiva para se aproveitar deles durante o early-game. Caso você preveja que um grande counter de Primarina, como Blissey e Empoleon, entrará em campo, é melhor fazer uma switch dupla para um parceiro capaz de ameaçar esses counters para manter momentum. Tome cuidado ao se prender em Psychic, porque, ainda que esse move pegue Tentacruel e Amoonguss de surpresa durante a switch, Pokémon como Scizor, Latias e Krookodile podem facilmente se aproveitar da situação. Embora a habilidade de Primarina de aguentar um golpe e devolver outro poderosíssimo seja uma arma valiosa, determine quando é necessário fazer isso, já que essa jogada a deixa muito fraca para cumprir seu papel defensivamente. Ela é facilmente desgastada e deve manter seu HP em uma quantidade suficiente para fazer check a Pokémon como Hydreigon e Infernape caso seja necessário. Entry hazards desempenham um papel importante ao enfraquecer Primarina, por isso devem ser removidos pelos parceiros sempre que houver necessidade.

Opções de Equipe
========

As capacidades ofensivas e defensivas de Primarina fazem com que ela se encaixe em uma variedade de equipes, desde balance até offense. Fighting-types como Terrakion, Kommo-o e Cobalion fornecem ótimas maneiras de se livrar das melhores respostas de Primarina, como Blissey e Empoleon. Usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile também são ótimos parceiros, lidando com Mega Manectric e ajudando a cobrir a baixa Speed de Primarina. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Scizor, Mega Manectric e o já mencionado Hydreigon, permitem que Primarina faça switch ins livres, permitindo-lhe cumprir sua função como wallbreaker ao mesmo tempo que se mantém saudável. Dragon-types em geral possuem uma ótima sinergia ao lado de Primarina, resistindo a moves Grass- e Electric-type e apreciando a habilidade dela de aguentar moves Dragon- e Ice-type. Grass-types fornecem uma sinergia defensiva similar, e Tsareena pode funcionar como uma wallbreaker physical para derrotar as respostas mais resistentes de Primarina. Steel-types bulky, como Mega Aggron, Bronzong e Doublade, conseguem absorver moves Poison-type direcionados a Primarina enquanto ajudam a combater vários dos wallbreakers physical que a ameaçam. Removedores de entry hazards, como Latias, Hydreigon e Tsareena, também são ótimas opções, ajudando a manter Primarina saudável no decorrer da partida. Similarmente, usuários de entry hazards, como Nihilego e o já mencionado Mega Aggron, são essenciais para pressionar ainda mais as switch-ins de Primarina, notavelmente garantindo que um Hydro Pump com boost de Torrent dê 2HKO em Blissey após dano de Stealth Rock.

[SET]
name: Defensiva
move 1: Scald
move 2: Moonblast
move 3: Rest
move 4: Sleep Talk
item: Leftovers
ability: Torrent
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Rest dá a Primarina uma forma de compensar sua falta de recovery confiável e é obrigatório para fazer check seguramente a ameaças como Crawdaunt e Infernape no decorrer da partida. Sleep Talk garante que Primarina não fique passiva nem se torne uma isca de setup enquanto dorme, possibilitando-lhe punir setup sweepers como Terrakion e Cobalion que, caso contrário, conseguiriam derrotá-la caso esteja dormindo.

Detalhes do Set
========

Graças ao bom bulk special de Primarina, ela naturalmente consegue aguentar golpes de special attackers como Hydreigon e Lucario, por isso são colocados 252 EVs em Defense junto a nature Bold para que fique com o maior bulk physical possível para lidar com physical attackers como Infernape e Krookodile. Leftovers não só fornece recovery passivo, deixando Primarina saudável, como também permite que ela faça switch ins mais seguras em usuários de U-turn, como Infernape e Hydreigon, potencialmente negando o dano de U-turn. O aumento de dano concedido por Torrent pode vir a ser útil contra Pokémon que Primarina não consegue dar OHKO em outras situações, como Terrakion e Infernape.

Dicas de Uso
========

Faça switch in com Primarina em Pokémon cujos STABs são resistidos por ela, como Crawdaunt, Mega Sharpedo, Hydreigon, Kyurem e Infernape. Contudo, tome cuidado ao fazer switch in em Pokémon como Volcanion e Haxorus; ainda que Primarina resista seus STABs, é bem provável que eles estejam carregando coverage super efetiva na forma de Sludge Bomb e Poison Jab, respectivamente. Porém, no caso de um Dragon Dance Haxorus, Primarina consegue sobreviver até mesmo a um golpe com boosts e dar-lhe revenge kill. No geral, fazer scout a moves de coverage super efetivos em Pokémon que Primarina possa tentar derrotar, como Acid Downpour em Hydreigon e Gunk Shot em Infernape, é ideal. Durante o early-game, recomenda-se utilizar Scald pelo fato de ser bastante repetível e poder causar burn aos alvos, debilitando-os bastante. Um burn de Scald ajuda Primarina a derrotar Pokémon como Empoleon e Tentacruel, que comumente contam com recovery passivo para derrotá-la e desgastar outras switch-ins comuns, como Amoonguss. Moonblast deve ser usado entre o mid- e late-game, tendo um pouco a mais de poder que Scald e conseguindo OHKO em certos Pokémon que Scald não consegue, como Krookodile e Crawdaunt. Esse move também pode ser utilizado para pressionar Water-types oponentes, como Alomomola e Empoleon, especialmente caso eles estejam com burn. Devido à sua falta de recovery confiável, Primarina deve estar usando Rest o máximo que puder para conseguir enfrentar ameaças como Krookodile e Infernape no decorrer da partida. Graças a Rest, Primarina também pode absorver status, fazendo switch in em usuários de Toxic, como Hippowdon e Empoleon, e curando-se com Rest. Sleep Talk quase sempre deve ser utilizado quando Primarina estiver dormindo para que ela não fique totalmente inativa e ainda possa tentar causar burn ou acertar um alvo com um move STAB. Porém, nos raros casos em que Primarina precisa economizar PP, não é recomendado que ela utilize Sleep Talk em todos os turnos que estiver dormindo. Apesar de ter coverage super efetiva para Latias, Primarina deve tomar cuidado ao ficar na frente dela, já que sets Calm Mind conseguem fazer setup frente à essa variação e recuperar o dano tomado via Roost. Além disso, para evitar correr riscos desnecessários, caso Primarina esteja dormindo, ela não deve permanecer frente a setup sweepers, como Scizor e Cobalion.

Opções de Equipe
========

Geralmente, esse set se encaixa em equipes bulky offense e balance que apreciam sua boa tipagem e sua capacidade defensiva. Por ser propensa a todos os tipos de entry hazard, o controle de hazard vindo de Pokémon como Hydreigon e Rotom-C é obrigatório para que Primarina alcance seu potencial máximo como wall. Similarmente, Poison-types como Nidoking e Nihilego conseguem absorver Toxic Spikes, que não são apreciados por Primarina. Rotom-H e Moltres ganham uma menção honrosa por não somente poderem utilizar Defog para limpar o campo para Primarina, mas por também fazerem check a Grass-types, como Amoonguss e Tsareena, e a Steel-types, como Mega Aggron e Scizor, que Primarina não consegue derrotar. Ground-types como Krookodile e Hippowdon são, normalmente, bons parceiros para Primarina por conseguirem fazer check a usuários de Volt Switch que a ameaçam, como Mega Manectric e Zeraora. Certos wallbreakers, como Infernape e Hydreigon, possuem boa sinergia com Primarina por serem capazes de se aproveitarem do fato de ela atrair Grass-types, como Amoonguss e Tsareena, para o campo, assim como Water-types bulky, como Empoleon e Tentacruel. Latias funciona excepcionalmente bem com esse set por conseguir se aproveitar bastante de Poison-types que ameaçam Primarina, como Tentacruel e Amoonguss, a qual retribui o favor fazendo check a Dark-types como Krookodile e Hydreigon. Uma vez que a tipagem de Primarina lhe permite fazer check a Hydreigon, Pokémon como Chandelure e Krookodile que sofrem contra Hydreigon também são boas opções de parceiros. Chandelure consegue lidar com Grass-types que Primarina sofre para derrotar, como Amoonguss e Tsareena, enquanto Krookodile enfrenta Electric-types, como Mega Manectric e Zeraora. A tipagem de Primarina também lhe permite aguentar golpes de Fighting-types, como Infernape e Kommo-o. Por conta disso, Pokémon como Stakataka, Scizor e Hydreigon apreciam a habilidade de Primarina de lidar com esses oponentes.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Energy Ball melhora ainda mais o matchup mano-a-mano de Primarina contra Suicune, Slowbro e Swampert, mas geralmente é inferior a Psychic. Ice Beam acerta Grass-types com dano super efetivo, mas Moonblast é mais eficiente em geral para causar dano a eles, além de Psychic já pressionar Amoonguss. Hidden Power Electric causa um dano sólido em Volcanion, Mantine e Empoleon, mas também é difícil justificar seu uso em vez de Psychic.

Checks e Counters
===================

**Special Walls**: Blissey e Empoleon comumente não ligam muito para Primarina e conseguem cumprir suas funções frente a ela. Alolan Muk é uma resposta mais amena pelo fato de ser desgastado com mais facilidade, mas consegue ameaçar Primarina com seus moves STAB Poison-type.

**Pokémon Resistentes aos Moves STAB de Primarina**: Tentacruel, Amoonguss e Volcanion conseguem aguentar muito bem golpes de Primarina e causar um dano enorme de volta. Porém, os dois primeiros devem tomar cuidado com Psychic.

**Electric-types**: Mega Manectric, Raikou e Rotom-C ameaçam Primarina com seus moves STAB e frequentemente forçam-na a sair de campo. Além disso, Mega Manectric e Rotom-C conseguem utilizar Volt Switch livremente para ganhar momentum ofensivo.

**Grass-types**: Pokémon como Celebi e Primarina resistem aos STABs Water-type de Primarina e conseguem causar um alto dano com seus próprios moves STAB.

**Physical Attackers Poderosos**: Wallbreakers poderosos como Terrakion, Heracross e Kommo-o ameaçam Primarina com seus respectivos moves de coverage, aproveitando-se da baixa Defensa dela.

[CREDITS]
- Written by: [[Pak, 245869], [Amane Misa, 312356]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mitsuki, 262009], [locri, 303291]]
- Quality control by: [[Eyan, 226777], [TSR, 271239], [Sage, 192277], [Nuked, 382658], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [martha, 384270]]
 
Last edited:
[OVERVIEW]

Primarina é uma wallbreaker temível em UU, ostentando um alto Special Attack que é complementado por sua fantástica tipagem ofensiva e defensiva em Water(espaço)/(espaço)Fairy. Essa combinação de tipos, aliada com ao seu sólido bulk special, permite-lhe lidar que ela lide muito bem com Hydreigon, (AV) além de aguentar golpes de ameaças como Moltres, Chandelure e Mega Pidgeot, derrotando-os de volta em retorno. Porém, Primarina é muito prejudicada por sua baixa Defense, piorando seu matchup mano-a-mano contra Pokémon como Mega Aerodactyl, Scizor e Dragon Dance Mega Altaria. Juntamente Ademais, devido à sua baixa Speed, Primarina é muitas vezes forçada a levar dano para poder atacar, limitando bastante sua longevidade em combinação com quando somado à sua vulnerabilidade a todos os entry hazards.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Hydro Pump
move 2: Moonblast
move 3: Sparkling Aria / Scald
move 4: Psychic
item: Choice Specs
ability: Torrent
nature: Modest
evs: 92 HP / 252 SpA / 164 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hydro Pump é o STAB Water-type viável mais forte de Primarina, só tendo como desvantagem sua accuracy não muito confiável. Moonblast oferece a ela um move mais repetível, sem nenhuma desvantagem e poucos Pokémon robustos bulky que resistem a ele. Sparkling Aria é um STAB Water-type mais confiável que acerta os alvos atrás do de Substitute, o que pode ser bom para acertar Pokémon como Chandelure e Salazzle. Scald é uma opção levemente mais fraca, mas compensa isso ao ameaçar potenciais switch-ins, como Empoleon, com sua chance de causar burn. Psychic concede a Primarina uma ótima coverage ao lado dos de seus STABs de Primarina, causando um bom dano a Pokémon como Tentacruel e Amoonguss.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Special Attack, uma nature Modest e Choice Specs, permitem a Primarina bater o mais forte possível ao custo de se prender em um move. 164 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar que ela ultrapasse Mega Altaria com Speed mínima, (AV) além de outros Pokémon como Klefki e Mantine, embora esse stat seja facilmente customizável para se encaixar na equipe. O resto dos EVs são colocados em HP, melhorando a habilidade capacidade de Primarina de aguentar golpes e causar dano massivo de volta. Torrent permite que Primarina cause ainda mais dano com seus STABs Water-type quando seu HP estiver baixo.

Dicas de Uso
========

Primarina é melhor utilizada entre o early- e mid-game abrindo buracos a fim de abrir brechas na equipe adversária para seus parceiros, sendo melhor trazida a campo via switches duplas e switches livres vindas de U-turn ou Volt Switch para preservar sua saúde a fim seu HP com o intuito de aguentar melhor golpes com mais facilidade posteriormente na ao fim da partida. Primarina faz um trabalho incrível, (AV) ameaçando usuários de Stealth Rock comuns, tais como Rhyperior, Hippowdon e Swampert, e deve ser usada de forma agressiva para se aproveitar deles durante o early-game. Caso você preveja que um grande counter de Primarina, como Blissey e Empoleon, entrará em campo, é melhor fazer uma switch dupla para um parceiro que ameaça capaz de ameaçar esses counters para manter momentum. Tome cuidado ao se prender em Psychic, porque, (AV) ainda que esse move pegue Tentacruel e Amoonguss de surpresa durante a switch, Pokémon como Scizor, Latias e Krookodile podem facilmente se aproveitar dele. Embora que a habilidade de Primarina de aguentar um golpe e devolver outro poderosíssimo seja uma arma valiosa, determine quando é necessário fazer isso, já que essa jogada a deixa Primarina muito fraca para cumprir seu papel defensivamente. Ela é facilmente desgastada e deve manter seu HP em uma quantidade suficiente para fazer check a Pokémon como Hydreigon e Infernape caso seja necessário. Entry hazards desempenham um papel importante ao enfraquecer Primarina, por isso devem ser removidos pelos parceiros sempre que houver necessidade.

Opções de Equipe
========

As capacidades ofensivas e defensivas de Primarina fazem com que ela se encaixe em uma variedade de equipes, desde balance até offense. Fighting-types como Terrakion, Kommo-o e Cobalion fornecem ótimas maneiras de quebrar se livrar das melhores respostas de Primarina, como Blissey e Empoleon. Usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile também são ótimos parceiros, lidando com Mega Manectric e ajudando a cobrir a baixa Speed de Primarina. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Scizor, Mega Manectric e o já mencionado Hydreigon, permitem que Primarina faça switch ins livres, fazendo com que ela cumpra permitindo-lhe cumprir sua função como wallbreaker, (RV) ao mesmo tempo que se mantém saudável. Dragon-types no em geral possuem uma ótima sinergia ao lado de Primarina, resistindo a moves Grass- e Electric-type e apreciando a habilidade dela de aguentar moves Dragon- e Ice-type. Grass-types fornecem uma sinergia defensiva similar, e Tsareena pode funcionar como uma wallbreaker física physical para derrotar as respostas mais robustas resistentes de Primarina. Steel-types bulky, como Mega Aggron, Bronzong e Doublade, conseguem absorver moves Poison-type mirados em direcionados a Primarina enquanto ajudam a combater vários dos wallbreakers physical que a ameaçam. Removedores de entry hazards, como Latias, Hydreigon e Tsareena, (AV) também são ótimas opções, ajudando a manter Primarina saudável no decorrer da partida. Similarmente, usuários de entry hazards, (AV) como Nihilego e o já mencionado Mega Aggron, (AV) são essenciais para pressionar ainda mais as switch-ins de Primarina, notavelmente garantindo que um Hydro Pump com boost de Torrent dê 2HKO em Blissey após dano de Stealth Rock.

[SET]
name: Defensive Defensiva
move 1: Scald
move 2: Moonblast
move 3: Rest
move 4: Sleep Talk
item: Leftovers
ability: Torrent
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Rest dá a Primarina uma forma de compensar sua falta de recovery confiável e é obrigatório para fazer um check seguro seguramente a ameaças como Crawdaunt e Infernape no decorrer da partida. Sleep Talk garante que Primarina não fique passiva nem se torne uma isca de setup enquanto está dormindo dorme, possibilitando-lhe punir que ela puna setup sweepers como Terrakion e Cobalion que, (AV) em outras situações, (AV) conseguem derrotá-la caso esteja dormindo.

Detalhes do Set
========

Graças ao bom bulk special de Primarina, ela naturalmente consegue aguentar golpes de atacantes special attackers como Hydreigon e Lucario, por isso são colocados 252 EVs em Defense junto a nature Bold para que Primarina fique com o maior bulk physical possível para lidar com atacantes physical attackers como Infernape e Krookodile. Leftovers não só fornece uma recovery passivo passiva, deixando Primarina saudável, como também permite que ela faça switch ins mais seguras em usuários de U-turn, (AV) como Infernape e Hydreigon, potencialmente negando o dano de U-turn. O aumento de dano concedido por Torrent pode vir a ser útil contra Pokémon que Primarina não consegue dar OHKO em outras situações, como Terrakion e Infernape.

Dicas de Uso
========

Faça switch in com Primarina em Pokémon cujos STABs são resistidos por ela, como Crawdaunt, Mega Sharpedo, Hydreigon, Kyurem e Infernape. Contudo, tome cuidado ao fazer switch in em Pokémon como Volcanion e Haxorus; ainda que Primarina resista seus STABs, é bem provável que eles estejam carregando coverage super efetiva em na forma de Sludge Bomb e Poison Jab, respectivamente. Porém, no caso de um Dragon Dance Haxorus Dragon Dance, Primarina consegue sobreviver até mesmo a um golpe com boosts e fazer dar-lhe revenge kill a ele. No geral, fazer scout a moves de coverage super efetivos em Pokémon que Primarina possa tentar derrotar, como Acid Downpour em Hydreigon e Gunk Shot em Infernape, é ideal. Durante o early-game, recomenda-se utilizar Scald, (RV) pelo fato de ser bastante repetível e poder causar burn aos alvos, debilitando-os bastante. Um burn de Scald ajuda Primarina a derrotar Pokémon como Empoleon e Tentacruel, (AV) que comumente contam com recovery passiva passivo para derrotá-la e desgastar outras switch-ins comuns, como Amoonguss. Moonblast deve ser usado entre o mid- e late-game, tendo um pouco a mais de poder que Scald e conseguindo OHKO em certos Pokémon que Scald não consegue, como Krookodile e Crawdaunt. Esse move também pode ser utilizado para pressionar Water-types oponentes, (AV) como Alomomola e Empoleon, especialmente caso eles estejam com burn. Devido à sua falta de recovery confiável, Primarina deve estar usando Rest o máximo que puder para conseguir enfrentar ameaças como Krookodile e Infernape no decorrer da partida. Graças a Rest, Primarina também pode absorver status, fazendo switch in em usuários de Toxic, (AV) como Hippowdon e Empoleon, (AV) e se curar curando-se com Rest. Sleep Talk quase sempre deve ser utilizado quando Primarina estiver com sleep dormindo para que ela não fique totalmente inativa e ainda possa tentar causar burn ou acertar um alvo com um move STAB. Porém, nos raros casos em que Primarina precisa economizar PP, não é recomendado que ela utilize Sleep Talk em todos os turnos que ela estiver dormindo. Apesar de ter coverage super efetiva para Latias, Primarina deve tomar cuidado ao ficar na frente dela, já que sets Calm Mind conseguem fazer setup frente à essa variação e recuperar o dano tomado via Roost. Além disso, para evitar correr riscos desnecessários, caso Primarina esteja dormindo, ela não deve permanecer frente a setup sweepers, (AV) como Scizor e Cobalion.

Opções de Equipe
========

No geral Geralmente, esse set se encaixa em equipes bulky offense e balance que apreciam sua boa tipagem e sua capacidade de atuar como defensiva mixed. Por ser propensa a todos os tipos de entry hazard, o controle de hazard vindo de Pokémon como Hydreigon e Rotom-C é obrigatório para que Primarina alcance seu potencial máximo como wall. Similarmente, Poison-types como Nidoking e Nihilego conseguem absorver Toxic Spikes, que não são apreciados por Primarina. Rotom-H e Moltres ganham menção honrosa por não somente poderem utilizar Defog para limpar o campo para Primarina, mas por também fazerem check a Grass-types, como Amoonguss e Tsareena, e a Steel-types, como Mega Aggron e Scizor, que Primarina não consegue derrotar. Ground-types como Krookodile e Hippowdon no geral são, (AV) normalmente, (AV) bons parceiros para Primarina por conseguirem fazer check a usuários de Volt Switch que a ameaçam, como Mega Manectric e Zeraora, que ameaçam a parceira deles. Certos wallbreakers, como Infernape e Hydreigon, possuem boa sinergia com Primarina por serem capazes de se aproveitarem de Primarina chamar do fato de ela atrair Grass-types, (AV) como Amoonguss e Tsareena, (AV) para o campo, assim como Water-types bulky, (AV) como Empoleon e Tentacruel. Latias se encaixa funciona excepcionalmente bem aqui com esse set por conseguir se aproveitar bastante de Poison-types como Tentacruel e Amoonguss que ameaçam Primarina, como Tentacruel e Amoonguss, (acredito que fica melhor assim, se discordar pode deixar como estava) que a qual retribui o favor fazendo check a Dark-types como Krookodile e Hydreigon. Uma vez que a tipagem de Primarina lhe permite fazer que ela faça check a Hydreigon, Pokémon como Chandelure e Krookodile que sofrem contra Hydreigon também são boas opções de parceiros. Chandelure consegue lidar com Grass-types que Primarina sofre para derrotar, como Amoonguss e Tsareena, enquanto Krookodile lida com Electric-types, como Mega Manectric e Zeraora. A tipagem de Primarina também lhe permite lidar que ela lide com Fighting-types, como Infernape e Kommo-o. Por conta disso, Pokémon como Stakataka, Scizor e Hydreigon, (RV) apreciam a habilidade de Primarina de lidar com esses oponentes.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Energy Ball melhora ainda mais o matchup mano-a-mano de Primarina contra Suicune, Slowbro e Swampert, mas geralmente é inferior a Psychic. Ice Beam acerta Grass-types em com dano super efetivo, mas Moonblast é mais eficiente no em geral para causar dano a eles, além de Psychic já pressionar Amoonguss. Hidden Power Electric causa um dano sólido em Volcanion, Mantine e Empoleon, mas também é difícil justificar seu uso ao invés em vez de Psychic.

Checks e Counters
===================

**Special Walls**: Blissey e Empoleon comumente não ligam muito para Primarina e conseguem cumprir suas funções frente a ela. Alolan Muk é uma resposta mais amena, (RV) pelo fato de ser desgastado com mais facilidade, mas consegue ameaçar Primarina com seus moves STAB Poison-type.

**Pokémon Resistentes aos Moves STAB de Primarina**: Tentacruel, Amoonguss e Volcanion conseguem aguentar muito bem golpes de Primarina e causar um dano enorme de volta. Porém, os dois primeiros devem tomar cuidado com Psychic.

**Electric-types**: Mega Manectric, Raikou e Rotom-C ameaçam Primarina com seus moves STAB e frequentemente forçam-na a sair de campo. Além disso, Mega Manectric e Rotom-C conseguem utilizar Volt Switch livremente para ganhar momentum ofensivo.

**Grass-types**: Pokémon como Celebi e Primarina resistem aos STABs Water-type de Primarina e conseguem causar um alto dano com seus próprios moves STAB.

**Physical Attackers Poderosos**: Wallbreakers poderosos como Terrakion, Heracross e Kommo-o ameaçam Primarina com seus respectivos moves de coverage, aproveitando-se da baixa Defensa dela.
 
Last edited:
adicionar, alterar, remover
[OVERVIEW]

Primarina é uma wallbreaker temível em UU, ostentando um alto Special Attack que é complementado por sua fantástica tipagem ofensiva e defensiva em Water / Fairy. Essa combinação de tipos, aliada ao seu sólido bulk special, permite-lhe lidar lide muito bem com Hydreigon, além de aguentar golpes de ameaças como Moltres, Chandelure e Mega Pidgeot, derrotando-os em retorno. Porém, Primarina é muito prejudicada por sua baixa Defense, piorando seu matchup mano-a-mano contra Pokémon como Mega Aerodactyl, Scizor e Dragon Dance Mega Altaria. Ademais, devido à sua baixa Speed, Primarina é muitas vezes forçada a levar dano para poder atacar, limitando bastante sua longevidade quando somado à sua vulnerabilidade a todos os entry hazards.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Hydro Pump
move 2: Moonblast
move 3: Sparkling Aria / Scald
move 4: Psychic
item: Choice Specs
ability: Torrent
nature: Modest
evs: 92 HP / 252 SpA / 164 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hydro Pump é o STAB Water-type viável mais forte de Primarina, só tendo como desvantagem sua accuracy não muito confiável. Moonblast oferece a ela um move mais repetível, sem nenhuma desvantagem e poucos Pokémon bulky que resistem ao move a ele. Sparkling Aria é um STAB Water-type mais confiável que acerta os alvos atrás de Substitute, o que pode ser bom para acertar Pokémon como Chandelure e Salazzle. Scald é uma opção levemente mais fraca, mas compensa isso ao ameaçar potenciais switch-ins, como Empoleon, com sua chance de causar burn. Psychic concede a Primarina uma ótima coverage ao lado de seus STABs, causando um bom dano a Pokémon como Tentacruel e Amoonguss.

Detalhes do Set
========

Um O investimento máximo em Special Attack, uma nature Modest e Choice Specs, permitem a Primarina bater o mais forte possível ao custo de se prender em um move. 164 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Mega Altaria com Speed mínima, além de outros Pokémon como Klefki e Mantine, embora esse stat seja facilmente customizável para se encaixar na equipe. O resto dos EVs são colocados em HP, melhorando a capacidade de Primarina de aguentar golpes e causar dano massivo de volta. Torrent permite que Primarina cause ainda mais dano com seus STABs Water-type quando seu HP estiver baixo.

Dicas de Uso
========

Primarina é melhor utilizada entre o early- e mid-game a fim de abrir brechas na equipe adversária para seus parceiros, sendo melhor trazida a campo via switches duplas e switches livres vindas de U-turn ou Volt Switch para preservar seu HP com o intuito de aguentar golpes com mais facilidade posteriormente na partida. Primarina faz um trabalho incrível, ameaçando usuários de Stealth Rock comuns, tais como Rhyperior, Hippowdon e Swampert, e deve ser usada de forma agressiva para se aproveitar deles durante o early-game. Caso você preveja que um grande counter de Primarina, como Blissey e Empoleon, entrará em campo, é melhor fazer uma switch dupla para um parceiro capaz de ameaçar esses counters para manter momentum. Tome cuidado ao se prender em Psychic, porque, ainda que esse move pegue Tentacruel e Amoonguss de surpresa durante a switch, Pokémon como Scizor, Latias e Krookodile podem facilmente se aproveitar da situação dele. Embora a habilidade de Primarina de aguentar um golpe e devolver outro poderosíssimo seja uma arma valiosa, determine quando é necessário fazer isso, já que essa jogada a deixa muito fraca para cumprir seu papel defensivamente. Ela é facilmente desgastada e deve manter seu HP em uma quantidade suficiente para fazer check a Pokémon como Hydreigon e Infernape caso seja necessário. Entry hazards desempenham um papel importante ao enfraquecer Primarina, por isso devem ser removidos pelos parceiros sempre que houver necessidade.

Opções de Equipe
========

As capacidades ofensivas e defensivas de Primarina fazem com que ela se encaixe em uma variedade de equipes, desde balance até offense. Fighting-types como Terrakion, Kommo-o e Cobalion fornecem ótimas maneiras de se livrar das melhores respostas de Primarina, como Blissey e Empoleon. Usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile também são ótimos parceiros, lidando com Mega Manectric e ajudando a cobrir a baixa Speed de Primarina. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Scizor, Mega Manectric e o já mencionado Hydreigon, permitem que Primarina faça switch ins livres, permitindo-lhe cumprir sua função como wallbreaker ao mesmo tempo que se mantém saudável. Dragon-types em geral possuem uma ótima sinergia ao lado de Primarina, resistindo a moves Grass- e Electric-type e apreciando a habilidade dela de aguentar moves Dragon- e Ice-type. Grass-types fornecem uma sinergia defensiva similar, e Tsareena pode funcionar como uma wallbreaker physical para derrotar as respostas mais resistentes de Primarina. Steel-types bulky, como Mega Aggron, Bronzong e Doublade, conseguem absorver moves Poison-type direcionados a Primarina enquanto ajudam a combater vários dos wallbreakers physical que a ameaçam. Removedores de entry hazards, como Latias, Hydreigon e Tsareena, também são ótimas opções, ajudando a manter Primarina saudável no decorrer da partida. Similarmente, usuários de entry hazards, como Nihilego e o já mencionado Mega Aggron, são essenciais para pressionar ainda mais as switch-ins de Primarina, notavelmente garantindo que um Hydro Pump com boost de Torrent dê 2HKO em Blissey após dano de Stealth Rock.

[SET]
name: Defensiva
move 1: Scald
move 2: Moonblast
move 3: Rest
move 4: Sleep Talk
item: Leftovers
ability: Torrent
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Rest dá a Primarina uma forma de compensar sua falta de recovery confiável e é obrigatório para fazer (remover espaço duplo) check seguramente a ameaças como Crawdaunt e Infernape no decorrer da partida. Sleep Talk garante que Primarina não fique passiva nem se torne uma isca de setup enquanto dorme, possibilitando-lhe punir setup sweepers como Terrakion e Cobalion que, caso contrário em outras situações, conseguiriam conseguem derrotá-la caso esteja dormindo.

Detalhes do Set
========

Graças ao bom bulk special de Primarina, ela naturalmente consegue aguentar golpes de special attackers como Hydreigon e Lucario, por isso são colocados 252 EVs em Defense junto a nature Bold para que fique com o maior bulk physical possível para lidar com physical attackers como Infernape e Krookodile. Leftovers não só fornece recovery passivo, deixando Primarina saudável, como também permite que ela faça switch ins mais seguras em usuários de U-turn, como Infernape e Hydreigon, potencialmente negando o dano de U-turn. O aumento de dano concedido por Torrent pode vir a ser útil contra Pokémon que Primarina não consegue dar OHKO em outras situações, como Terrakion e Infernape.

Dicas de Uso
========

Faça switch in com Primarina em Pokémon cujos STABs são resistidos por ela, como Crawdaunt, Mega Sharpedo, Hydreigon, Kyurem e Infernape. Contudo, tome cuidado ao fazer switch in em Pokémon como Volcanion e Haxorus; ainda que Primarina resista seus STABs, é bem provável que eles estejam carregando coverage super efetiva na forma de Sludge Bomb e Poison Jab, respectivamente. Porém, no caso de um Dragon Dance Haxorus, Primarina consegue sobreviver até mesmo a um golpe com boosts e dar-lhe revenge kill. No geral, fazer scout a moves de coverage super efetivos em Pokémon que Primarina possa tentar derrotar, como Acid Downpour em Hydreigon e Gunk Shot em Infernape, é ideal. Durante o early-game, recomenda-se utilizar Scald pelo fato de ser bastante repetível e poder causar burn aos alvos, debilitando-os bastante. Um burn de Scald ajuda Primarina a derrotar Pokémon como Empoleon e Tentacruel, que comumente contam com recovery passivo para derrotá-la e desgastar outras switch-ins comuns, como Amoonguss. Moonblast deve ser usado entre o mid- e late-game, tendo um pouco a mais de poder que Scald e conseguindo OHKO em certos Pokémon que Scald não consegue, como Krookodile e Crawdaunt. Esse move também pode ser utilizado para pressionar Water-types oponentes, como Alomomola e Empoleon, especialmente caso eles estejam com burn. Devido à sua falta de recovery confiável, Primarina deve estar usando Rest o máximo que puder para conseguir enfrentar ameaças como Krookodile e Infernape no decorrer da partida. Graças a Rest, Primarina também pode absorver status, fazendo switch in em usuários de Toxic, como Hippowdon e Empoleon, e curando-se com Rest. Sleep Talk quase sempre deve ser utilizado quando Primarina estiver dormindo para que ela não fique totalmente inativa e ainda possa tentar causar burn ou acertar um alvo com um move STAB. Porém, nos raros casos em que Primarina precisa economizar PP, não é recomendado que ela utilize Sleep Talk em todos os turnos que (remover espaço duplo) estiver dormindo. Apesar de ter coverage super efetiva para Latias, Primarina deve tomar cuidado ao ficar na frente dela, já que sets Calm Mind conseguem fazer setup frente à essa variação e recuperar o dano tomado via Roost. Além disso, para evitar correr riscos desnecessários, caso Primarina esteja dormindo, ela não deve permanecer frente a setup sweepers, como Scizor e Cobalion.

Opções de Equipe
========

Geralmente, esse set se encaixa em equipes bulky offense e balance que apreciam sua boa tipagem e sua capacidade defensiva. Por ser propensa a todos os tipos de entry hazard, o controle de hazard vindo de Pokémon como Hydreigon e Rotom-C é obrigatório para que Primarina alcance seu potencial máximo como wall. Similarmente, Poison-types como Nidoking e Nihilego conseguem absorver Toxic Spikes, que não são apreciados por Primarina. Rotom-H e Moltres ganham uma menção honrosa por não somente poderem utilizar Defog para limpar o campo para Primarina, mas por também fazerem check a Grass-types, como Amoonguss e Tsareena, e a Steel-types, como Mega Aggron e Scizor, que Primarina não consegue derrotar. Ground-types como Krookodile e Hippowdon são, normalmente, bons parceiros para Primarina por conseguirem fazer check a usuários de Volt Switch que a ameaçam, como Mega Manectric e Zeraora. Certos wallbreakers, como Infernape e Hydreigon, possuem boa sinergia com Primarina por serem capazes de se aproveitarem do fato de ela atrair Grass-types, como Amoonguss e Tsareena, para o campo, assim como Water-types bulky, como Empoleon e Tentacruel. Latias funciona excepcionalmente bem com esse set por conseguir se aproveitar bastante de Poison-types que ameaçam Primarina, como Tentacruel e Amoonguss, como Tentacruel e Amoonguss, (remover vírgula também) a qual retribui o favor fazendo check a Dark-types como Krookodile e Hydreigon. Uma vez que a tipagem de Primarina lhe permite fazer check a Hydreigon, Pokémon como Chandelure e Krookodile que sofrem contra Hydreigon também são boas opções de parceiros. Chandelure consegue lidar com Grass-types que Primarina sofre para derrotar, como Amoonguss e Tsareena, enquanto Krookodile enfrenta lida com Electric-types, como Mega Manectric e Zeraora. A tipagem de Primarina também lhe permite aguentar golpes de lidar com Fighting-types, como Infernape e Kommo-o. Por conta disso, Pokémon como Stakataka, Scizor e Hydreigon apreciam a habilidade de Primarina de lidar com esses oponentes.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Energy Ball melhora ainda mais o matchup mano-a-mano de Primarina contra Suicune, Slowbro e Swampert, mas geralmente é inferior a Psychic. Ice Beam acerta Grass-types com dano super efetivo, mas Moonblast é mais eficiente em geral para causar dano a eles, além de Psychic já pressionar Amoonguss. Hidden Power Electric causa um dano sólido em Volcanion, Mantine e Empoleon, mas também é difícil justificar seu uso em vez de Psychic.

Checks e Counters
===================

**Special Walls**: Blissey e Empoleon comumente não ligam muito para Primarina e conseguem cumprir suas funções frente a ela. Alolan Muk é uma resposta mais amena pelo fato de ser desgastado com mais facilidade, mas consegue ameaçar Primarina com seus moves STAB Poison-type.

**Pokémon Resistentes aos Moves STAB de Primarina**: Tentacruel, Amoonguss e Volcanion conseguem aguentar muito bem golpes de Primarina e causar um dano enorme de volta. Porém, os dois primeiros devem tomar cuidado com Psychic.

**Electric-types**: Mega Manectric, Raikou e Rotom-C ameaçam Primarina com seus moves STAB e frequentemente forçam-na a sair de campo. Além disso, Mega Manectric e Rotom-C conseguem utilizar Volt Switch livremente para ganhar momentum ofensivo.

**Grass-types**: Pokémon como Celebi e Primarina resistem aos STABs Water-type de Primarina e conseguem causar um alto dano com seus próprios moves STAB.

**Physical Attackers Poderosos**: Wallbreakers poderosos como Terrakion, Heracross e Kommo-o ameaçam Primarina com seus respectivos moves de coverage, aproveitando-se da baixa Defensa dela.


...............
GP 2 / 2
...............
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top