OU [OU] Tapu Lele (Fightinium Z Revamp)

Original em Inglês: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/tapu_lele/

[SET]
name: Fightinium Z
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Calm Mind
item: Fightinium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é o move preferível em variantes com Fightinium Z devido a uma maior Base Power e credibilidade contra walls focadas em Defense. Entretanto, Psyshock é uma opção plausível com Psychium Z, já que mira notavelmente em Chansey e fornece a Tapu Lele um melhor matchup contra times de stall e Assault Vest Magearna ao usar junto Calm Mind. Moonblast é outro STAB que acerta Dark-types sem a necessidade de arriscar errar Focus Blast e Psychic-types, como Mega Latias, Mew, Mega Latios e Reuniclus. Focus Blast é usado contra Steel-types, como Heatran e Ferrothorn. O move pode ser transformado em All-Out-Pummeling com Fightinium Z, que causa bastante dano até mesmo em alvos neutros a ele, como Celesteela, Magearna, Mega Scizor e Jirachi, após dano anterior e com +1 de Special Attack. Calm Mind permite que Tapu Lele seja uma ameaça maior para times com mais bulk e principalmente equipes stall, capacitando-a a lidar com Chansey e, mais importante, Mega Aggron.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z é o Z-Crystal mais adequado, pois facilita batalhas contra Heatran, Ferrothorn e Mega Scizor para Tapu Lele, enquanto continua sendo mais forte que Psychic contra a maioria dos Steel-types neutros a Fighting-types. Psychium Z, por outro lado, dá a ela mais margem para usar Psyshock, já que Shattered Psyche tem como alvo a Special Defense do oponente, e causa apenas um pouco menos de dano do que All-Out-Pummeling contra Magearna e Celesteela. Porém, desistir de Fightinium Z faz Tapu Lele passar por dificuldades enfrentando stall de Mega Aggron e ter uma disputa mais difícil contra Heatran e Ferrothorn.

Dicas de Uso
========

Antes de usar Calm Mind em vão, tente enfraquecer possíveis alvos para ficarem no alcance de All-Out-Pummeling com +1 de Special Attack. Obviamente, isso não se aplica a Ferrothorn e Heatran, mas Celesteela, Magearna e Jirachi precisam de bastante dano anterior para de fato serem afetados pelo Z-Move, então, enfraqueça-os e impeça os dois primeiros de se recuperarem o quanto puder. Similarmente, seja cuidadoso com Protect de Celesteela e Jirachi, pois podem usá-lo para gastar seu Z-Move e preferencialmente sair de campo prevendo um Protect. O mesmo é aplicável para variantes com Psychium Z, mas essas necessitam de mais esforço para derrotar Ferrothorn e Heatran e não podem vencer Jirachi focado em Special Defense. Tapu Lele pode fazer setup em Pokémon que força sair, como walls focadas em Defense e wallbreakers, assim como em inimigos passivos que não a ameaçam, como Toxapex sem Toxic e Clefable e Mega Latias sem Thunder Wave. Contra times mais ofensivos, no entanto, Tapu Lele arranja poucas chances para setup, então apenas lançar ataques e um eventual Z-Move para enfraquecer Assault Vest Magearna e Choice Scarf Jirachi pode ser ideal. Evite deixá-la ser infligida por Toxic, especialmente contra times de stall e semi-stall, já que isso faz dela muito mais fácil de se usar.

Opções de Equipe
========

Aliados que apreciam Tapu Lele enfraquecendo os Steel-types oponentes são ótimos companheiros. Mega Alakazam é um exemplo notável, especialmente com Knock Off, já que faz um grande uso de Psychic Terrain, e facilita bem mais derrotar Magearna e Celesteela. Outros parceiros como Magearna, Kartana, Greninja e Mega Mawile também preenchem um papel semelhante de pressionar Steel-types. Quando construir um time com ela, fique atento de que você providenciará Psychic Terrain para seu inimigo. Logo, ter um alicerce resistente para lidar com Mega Alakazam e Mega Medicham é de extrema importância. Para Mega Medicham, um core defensivo como Tornadus-T + Tapu Fini ajuda bastante a garantir segurança ao time. Para Mega Alakazam, é preciso ter checks firmes como Assault Vest Magearna ou Celesteela. Magnezone se livra de Celesteela, Mega Scizor e até pode enfraquecer Assault Vest Magearna para Tapu Lele, porém, Magnezone funciona melhor junto a variantes com Psychium Z, visto que a versão com Fightinium Z normalmente pode derrotar Steel-types ao lado de outro wallbreaker. Spikes de companheiros como ambas as formas de Greninja e Ferrothorn são sempre bem-vindos, pois ajudam a desgastar Magearna e Jirachi. Por fim, pivots, como Landorus-T, Assault Vest Magearna, Tornadus-T e Rotom-W, trabalham bem junto a Tapu Lele, em razão de ela apreciar o momentum fornecido.
 
Last edited:
GP 1/2!

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar/modificar), azul (adicionar) e vermelho (comentários adicionais).

[SET]
Name: Fightinium Z
Move 1: Psychic / Psyshock
Move 2: Moonblast
Move 3: Focus Blast
Move 4: Calm Mind
Item: Fightinium Z
Ability: Psychic Surge
Nature: Timid
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é o move preferível em variantes com Fightinium Z para mais poder devido a uma maior Base Power e confiabilidade contra walls focadas em Physical Defense. Entretanto, Psyshock é uma opção plausível com Psychium Z, já que mira notavelmente em Chansey e fornece a Tapu Lele uma (matchup é uma palavra usada no masculino: o matchup) melhor matchup contra times de stall e Assault Vest Magearna em conjunção com Calm Mind. Moonblast é outro STAB e acerta Dark-types sem a necessidade de arriscar errar com Focus Blast, e também Psychic-types como Mega Latias, Mew, Mega Latios e Reuniclus. Focus Blast é usado contra Steel-types que incomodam Tapu Lele como Heatran e Ferrothorn. O mesmo pode ser transformado em um All-Out-Pummeling quando junto a Fightinium Z, que causa bastante dano até mesmo para alvos neutros a ele como Celesteela, Magearna, Mega Scizor e Jirachi após dano anterior ou com +1 de Special Attack. Calm Mind a habilita ser permite que Tapu Lele seja uma ameaça maior para times com mais bulk e principalmente de stall, e capacita-a deixando-a capacitada a conseguir lidar com Chansey e ainda mais importante, com Mega Aggron.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z é o Z-Crystal mais adequado, pois providencia a Tapu Lele um tempo mais fácil um melhor confronto contra Heatran, Ferrothorn e Mega Scizor enquanto continua sendo mais forte que Psychic contra a maioria dos Steel-types neutros a Fighting-types. Psychium Z, por outro lado, dá a ela mais margem para carregar espaço para usar Psyshock, já que Shattered Psyche mira na tem como alvo a Special Defense do oponente, e causa apenas um pouco menos de dano a menos que All-Out-Pummeling contra Magearna e Celesteela. Porém, desistir de Fightinium Z faz com que Tapu Lele não passe pelo stall de Mega Aggron tão facilmente, e que tenha uma tempo disputa mais difícil contra Heatran e Ferrothorn.

Dicas de Uso
========

Antes de usar Calm Mind em vão, tente enfraquecer possíveis alvos para que estejam fiquem no alcance de All-Out-Pummeling com +1 de Special Attack. Isso obviamente não se aplica a Ferrothorn e Heatran, mas Celesteela, Magearna e Jirachi precisam de bastante dano anterior para serem realmente afetados pelo Z-move, então enfraquente-os enfraqueça-os e impeça os dois primeiros dois de se recuperarem o quanto puder. Similarmente, seja cuidadoso com Protect de Celesteela e Jirachi, pois eles podem usá-lo para gastar seu Z-Move e preferencialmente dar um switch-out caso espere prevendo um Protect. O mesmo é aplicável para variantes com Psychium Z, mas estas necessitam de esforço extra para derrotar Ferrothorn e Heatran e também não podem vencer a Jirachi focado em Special Defense. Tapu Lele pode dar fazer setup em Pokémon que força a saída, (AV) como walls focadas em physical Defense e wallbreakers, (AV) assim como em inimigos passivos que não a ameaçam, como Toxapex sem Toxic e Clefable e Mega Latias sem Thunder Wave. Contra times mais ofensivos, no entanto, Tapu Lele arranja pouco espaço para setup, então apenas lançar ataques e um eventual Z-move para enfraquecer Assault Vest Magearna e Choice Scarf Jirachi talvez seja o ideal. Evite deixar Tapu Lele deixá-la ser infligida por Toxic, especialmente contra times de stall e semi-stall, já que isso faz dela muito mais fácil de se usar.

Opções de Equipe
========

Aliados que apreciam a Tapu Lele enfraquecendo os oponentes Steel-types Steel-types oponentes são ótimos companheiros. Mega Alakazam é um exemplo notável, especialmente Alakazam com Knock Off, já que ele faz um grande uso de Psychic Terrain, e deixa muito mais fácil passar por Magearna e Celesteela. Outros parceiros como Magearna, Kartana, Greninja e Mega Mawile também preenchem um papel semelhante de colocar pressionar Steel-types. Quando construir um time com ela, esteja atento que você providenciará Psychic Terrain para seu inimigo, logo ter um alicerce resistente para lidar com Mega Alakazam e Mega Medicham é de extrema importância. Para Mega Medicham, um core defensivo como Tornadus-T + Tapu Fini ajuda grandemente a garantir a segurança do time. Para Mega Alakazam, é preciso ter checks firmes como Assault Vest Magearna ou Celesteela. Magnezone se livra de Celesteela, Mega Scizor e até pode enfraquentar enfraquecer Assault Vest Magearna para Tapu Lele; porém, Magnezone funciona melhor junto a variantes com Psychium Z, já que a versão com Fightinium Z normalmente pode derrotar Steel-types ao lado de outro breaker. Spikes de companheiros como ambas as formas de Greninja e Ferrothorn são sempre bem vindos, pois ajudam a desgastar Magearna e Jirachi. Por fim, pivots como Landorus-T, Assault Vest Magearna, Tornadus-T e Rotom-W trabalham bem junto a Tapu Lele, em razão de ela apreciar o momentum que é fornecido.


Qualquer dúvida, contate-me!
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

— Otimize seu tempo: atualize primeiro com o Copy-paste e depois leia o GP. As legendas são (A)notações e (G)ramática;

— Atente-se, sobretudo, às (A)notações;

— Há uma mudança manual (A)notada nas "Opções de Equipe" a ser feita. Se possível, leia;

Comentários

— Não sei se já recomendei fazer isto, mas deixarei aqui o link do site https://www.sinonimos.com.br/ para você usar. Acho que há opções de palavras melhores do que, por exemplo, "confiabilidade", que apareceu logo no primeiro parágrafo. É uma boa também fuçar esse site para caso esteja procurando por palavras na hora de traduzir. É uma recomendação apenas, claro!;

— Gostaria de mencionar também que é importante você usar o Copy-paste. Reparei que no caso do GP 1/2 houve algumas mudanças que você provavelmente decidiu não aplicar ou deixou passar sem querer. É que, da maneira como faço, fica difícil fazer só com as legendas as omissões que fiz. As omissões só consegue ser vistas pelo diffchecker. É só um breve comentário, porque às vezes as omissões que faço passam batidas;

GP 2/2

[SET]
name: Fightinium Z
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Calm Mind
item: Fightinium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

(A: não é nada demais, mas só queria falar que não precisa colocar os maiúsculos nas iniciais de cada palavra do [SET]. Pode manter como está no formato da lista de reservas. Na verdade nem sei se faz diferença, mas sempre acabo mudando isso quando vejo xD)

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é o move preferível em variantes com Fightinium Z devido a uma maior Base Power e credibilidade contra walls focadas em Defense (A: "Defense" já é a physical. Se fosse se referir a outra Defense, aí o "Special" faria a diferença. Não precisa colocar maiúsculo em "physical" também. Bem, não que estivesse inadequado, mas seria bem incomum colocar o "physical" junto). Entretanto, Psyshock é uma opção plausível com Psychium Z, já que mira notavelmente em Chansey e fornece a Tapu Lele um melhor matchup contra times de stall e Assault Vest Magearna ao usar junto (A: se possível, evite usar expressões como "junto com" ou "em conjunto com" pois há uma ideia de redundância aí. Sendo "junto", já é "com". Só de usar um dos vocábulos você já expressa a ideia de união) Calm Mind. Moonblast é outro STAB que acerta Dark-types sem a necessidade de arriscar errar Focus Blast e Psychic-types, como Mega Latias, Mew, Mega Latios e Reuniclus. Focus Blast é usado contra Steel-types, como Heatran e Ferrothorn. O move pode ser transformado em All-Out-Pummeling com Fightinium Z, que causa bastante dano até mesmo em alvos neutros a ele, como Celesteela, Magearna, Mega Scizor e Jirachi, após dano anterior e (A: a análise original usou uma conjunção "and" ao invés de "or". Não que às vezes a gente fuja disso, já que vez ou outra um "ou" parece se encaixar melhor do que um "e". Mas, nesse caso, prefiro evitar o risco de passar a ideia de Tapu Lele precisar ou de danos anteriores ou de um boost em Special Attack para derrotar um desses Steel-types. Pelo que entendi, as duas condições juntas são necessárias, não independentes. Caso tenha alguma objeção sobre isso, por favor, avise-me) com +1 de Special Attack. Calm Mind permite que Tapu Lele seja uma ameaça maior para times com mais bulk e principalmente equipes stall, capacitando-a a lidar com Chansey e, mais importante, Mega Aggron.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z é o Z-Crystal mais adequado, pois facilita batalhas contra Heatran, Ferrothorn e Mega Scizor para Tapu Lele, enquanto continua sendo mais forte que Psychic contra a maioria dos Steel-types neutros a Fighting-types. Psychium Z, por outro lado, dá a ela mais margem (A: "margem" foi trocada por "espaço" no GP 1/2. Não vejo problema em usar "margem", mas apenas deixarei esta anotação aqui caso tenha passado batido) para usar Psyshock, já que Shattered Psyche tem como alvo a Special Defense do oponente, e causa apenas um pouco menos de dano do que All-Out-Pummeling contra Magearna e Celesteela. Porém, desistir de Fightinium Z faz Tapu Lele passar por dificuldades enfrentando stall de Mega Aggron e ter uma disputa mais difícil contra Heatran e Ferrothorn.

Dicas de Uso
========

Antes de usar Calm Mind em vão, tente enfraquecer possíveis alvos para ficarem no alcance de All-Out-Pummeling com +1 de Special Attack. Obviamente, isso (A: apenas estou trocando a ordem pois, em termos de conectivo, colocar o advérbio na frente cumpre bem essa função) não se aplica a Ferrothorn e Heatran, mas Celesteela, Magearna e Jirachi precisam de bastante dano anterior para de fato serem afetados pelo Z-Move, então, (G: colocarei a vírgula aqui para que a ênclise possa ser justificada) enfraqueça-os e impeça os dois primeiros de se recuperarem o quanto puder. Similarmente, seja cuidadoso com Protect de Celesteela e Jirachi, pois podem usá-lo para gastar seu Z-Move e preferencialmente sair de campo (A: quando for para entrar em campo, "switch in"; quando for para sair de campo, "sair de campo"; quando for "troca", ou "troca" ou "switch". "Switch out" realmente pouco usamos e, na verdade, não está em nosso glossário https://www.smogon.com/forums/threads/glossário-e-guia-para-tradução.3639518/ . Só dar um "Ctrl + F") prevendo um Protect. O mesmo é aplicável para variantes com Psychium Z, mas essas necessitam de mais esforço para derrotar Ferrothorn e Heatran e não podem vencer Jirachi focado em Special Defense. Tapu Lele pode fazer setup em Pokémon que força sair, como walls focadas em Defense e wallbreakers, assim como em inimigos passivos que não a ameaçam, como Toxapex sem Toxic e Clefable e Mega Latias sem Thunder Wave. Contra times mais ofensivos, no entanto, Tapu Lele arranja poucas chances para setup, então apenas lançar ataques e um eventual Z-Move para enfraquecer Assault Vest Magearna e Choice Scarf Jirachi pode ser ideal. Evite deixá-la ser infligida por Toxic, especialmente contra times de stall e semi-stall, já que isso faz dela muito mais fácil de se usar.

Opções de Equipe
========

Aliados que apreciam Tapu Lele enfraquecendo os Steel-types oponentes são ótimos companheiros. Mega Alakazam é um exemplo notável, especialmente com Knock Off, já que faz um grande uso de Psychic Terrain, e facilita bem mais derrotar Magearna e Celesteela. Outros parceiros como Magearna, Kartana, Greninja e Mega Mawile também preenchem um papel semelhante de pressionar Steel-types. Quando construir um time com ela, fique atento de que você providenciará Psychic Terrain para seu inimigo. Logo, ter um alicerce resistente para lidar com Mega Alakazam e Mega Medicham é de extrema importância. Para Mega Medicham, um core defensivo como Tornadus-T + Tapu Fini ajuda bastante a garantir segurança ao time. Para Mega Alakazam, é preciso ter checks firmes como Assault Vest Magearna ou Celesteela. Magnezone se livra de Celesteela, Mega Scizor e até pode enfraquecer Assault Vest Magearna para Tapu Lele, porém, Magnezone funciona melhor junto a variantes com Psychium Z, visto que a versão com Fightinium Z normalmente pode derrotar Steel-types ao lado de outro breaker (A: na verdade, gostaria de requisitar sua ajuda; caso ache que o que se encaixa aqui é "wallbreaker", pode adicionar o "wall". Mas é preciso que há, por exemplo, "stallbreakers" e afins, então realmente fique em aberto para você fazer uma mudança manual ou não). Spikes de companheiros como ambas as formas de Greninja e Ferrothorn são sempre bem-vindos, pois ajudam a desgastar Magearna e Jirachi. Por fim, pivots, como Landorus-T, Assault Vest Magearna, Tornadus-T e Rotom-W, trabalham bem junto a Tapu Lele, em razão de ela apreciar o momentum fornecido.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/VOD2mbWz:

[SET]
name: Fightinium Z
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Calm Mind
item: Fightinium Z
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Psychic é o move preferível em variantes com Fightinium Z devido a uma maior Base Power e credibilidade contra walls focadas em Defense. Entretanto, Psyshock é uma opção plausível com Psychium Z, já que mira notavelmente em Chansey e fornece a Tapu Lele um melhor matchup contra times de stall e Assault Vest Magearna ao usar junto Calm Mind. Moonblast é outro STAB que acerta Dark-types sem a necessidade de arriscar errar Focus Blast e Psychic-types, como Mega Latias, Mew, Mega Latios e Reuniclus. Focus Blast é usado contra Steel-types, como Heatran e Ferrothorn. O move pode ser transformado em All-Out-Pummeling com Fightinium Z, que causa bastante dano até mesmo em alvos neutros a ele, como Celesteela, Magearna, Mega Scizor e Jirachi, após dano anterior e com +1 de Special Attack. Calm Mind permite que Tapu Lele seja uma ameaça maior para times com mais bulk e principalmente equipes stall, capacitando-a a lidar com Chansey e, mais importante, Mega Aggron.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z é o Z-Crystal mais adequado, pois facilita batalhas contra Heatran, Ferrothorn e Mega Scizor para Tapu Lele, enquanto continua sendo mais forte que Psychic contra a maioria dos Steel-types neutros a Fighting-types. Psychium Z, por outro lado, dá a ela mais margem para usar Psyshock, já que Shattered Psyche tem como alvo a Special Defense do oponente, e causa apenas um pouco menos de dano do que All-Out-Pummeling contra Magearna e Celesteela. Porém, desistir de Fightinium Z faz Tapu Lele passar por dificuldades enfrentando stall de Mega Aggron e ter uma disputa mais difícil contra Heatran e Ferrothorn.

Dicas de Uso
========

Antes de usar Calm Mind em vão, tente enfraquecer possíveis alvos para ficarem no alcance de All-Out-Pummeling com +1 de Special Attack. Obviamente, isso não se aplica a Ferrothorn e Heatran, mas Celesteela, Magearna e Jirachi precisam de bastante dano anterior para de fato serem afetados pelo Z-Move, então, enfraqueça-os e impeça os dois primeiros de se recuperarem o quanto puder. Similarmente, seja cuidadoso com Protect de Celesteela e Jirachi, pois podem usá-lo para gastar seu Z-Move e preferencialmente sair de campo prevendo um Protect. O mesmo é aplicável para variantes com Psychium Z, mas essas necessitam de mais esforço para derrotar Ferrothorn e Heatran e não podem vencer Jirachi focado em Special Defense. Tapu Lele pode fazer setup em Pokémon que força sair, como walls focadas em Defense e wallbreakers, assim como em inimigos passivos que não a ameaçam, como Toxapex sem Toxic e Clefable e Mega Latias sem Thunder Wave. Contra times mais ofensivos, no entanto, Tapu Lele arranja poucas chances para setup, então apenas lançar ataques e um eventual Z-Move para enfraquecer Assault Vest Magearna e Choice Scarf Jirachi pode ser ideal. Evite deixá-la ser infligida por Toxic, especialmente contra times de stall e semi-stall, já que isso faz dela muito mais fácil de se usar.

Opções de Equipe
========

Aliados que apreciam Tapu Lele enfraquecendo os Steel-types oponentes são ótimos companheiros. Mega Alakazam é um exemplo notável, especialmente com Knock Off, já que faz um grande uso de Psychic Terrain, e facilita bem mais derrotar Magearna e Celesteela. Outros parceiros como Magearna, Kartana, Greninja e Mega Mawile também preenchem um papel semelhante de pressionar Steel-types. Quando construir um time com ela, fique atento de que você providenciará Psychic Terrain para seu inimigo. Logo, ter um alicerce resistente para lidar com Mega Alakazam e Mega Medicham é de extrema importância. Para Mega Medicham, um core defensivo como Tornadus-T + Tapu Fini ajuda bastante a garantir segurança ao time. Para Mega Alakazam, é preciso ter checks firmes como Assault Vest Magearna ou Celesteela. Magnezone se livra de Celesteela, Mega Scizor e até pode enfraquecer Assault Vest Magearna para Tapu Lele, porém, Magnezone funciona melhor junto a variantes com Psychium Z, visto que a versão com Fightinium Z normalmente pode derrotar Steel-types ao lado de outro breaker. Spikes de companheiros como ambas as formas de Greninja e Ferrothorn são sempre bem-vindos, pois ajudam a desgastar Magearna e Jirachi. Por fim, pivots, como Landorus-T, Assault Vest Magearna, Tornadus-T e Rotom-W, trabalham bem junto a Tapu Lele, em razão de ela apreciar o momentum fornecido.
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top