Grammar Necrozma-DM [GP 0/2]

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/necrozma-dusk-mane/

[Overview]
Necrozma-DM é o melhor Steel-type de Ubers e um dos melhores Pokémon da tier. Ele faz check a várias ameaças ofensivas poderosas, como Xerneas, Calyrex-I, Galarian Darmanitan e Eternatus. Com uma boa ability em Prism Armor, opções de utilidade que incluem Stealth Rock e moves de status, e recovery suficientemente confiável, Necrozma-DM age como uma cola crítica para grande maioria dos times. Sets ofensivos também não podem ser subestimados, já que Necrozma-DM tem um impressionante 157 de base Attack junto de seu bom bulk e opções de boosting em Swords Dance e Dragon Dance. Já que é um dos Pokémon defensivos mais comuns da tier, ameaças poderosas como Groudon, Zygarde, Zekrom e Kyogre geralmente tentam se aproveitar de Necrozma-DM. Visto isso, é essencial escolher opções de coverage para Necrozma-DM e aliados que encaixam bem com a estrutura do seu time, evitando falhas no seu core defensivo.

[SET]
name: Specially Defensive
move 1: Stealth Rock / Knock Off
move 2: Moonlight
move 3: Iron Head
move 4: Thunder Wave / Knock Off / Toxic
item: Leftovers
ability: Prism Armor
nature: Careful
evs: 252 HP / 136 SpD / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Este é o set mais comum de Necrozma-DM graças ao investimento em Special Defense fazendo de Necrozma-Dm um check excelente a Xerneas e Eternatus. Stealth Rock provê suporte inestimável a seu time, e Necrozma-DM provavelmente é o melhor usuário dele na tier. Com Thunder Wave e Iron Head, o Defogger mais comum da tier, Yveltal, terá muita dificuldade de lidar com Necrozma-DM. Iron Head é usado no lugar de Sunsteel Strike devido a seu maior PP, assim facilitando fazer check a Calyrex-I, e sua chance de flinch, que combina de forma excelente com Thunder Wave. Se um aliado já provê suporte de Stealth Rock, como Groudon, Clefable, Blissey ou Landorus, Necrozma-DM pode usar Knock Off em seu lugar para punir switch-ins comuns, como Zekrom, Groudon, Zygarde e Kyogre. Toxic também pode ser usado para punir as switch-ins já mencionadas, além de Ho-Oh. Os EVs em Speed garantem que Necrozma-DM irá ultrapassar todos os sets de Calyrex-I, além de Calyrex-S com paralysis. Se você já tem um aliado que pode lidar com SubSeed Calyrex-S, como Leech Life Buzzwole, Necrozma-DM pode usar uma distribuição de 212 HP / 252 SpD / 40 Spe. Isso permite que ele ultrapasse Adamant Calyrex-I, tenha mais chances de derrotar Geomancy Xerneas e uma chance de 50% de sobreviver um Astral Barrage de Choice Specs Calyrex-S.

É importante ter switch-ins sólidas para Pokémon como Zygarde, Groudon, Zekrom e Kyogre. Esses Pokémon são imunes ou não ligam para Thunder Wave e levam pouco dano de Iron Head, então podem usar Necrozma-DM como uma oportunidade de setup fácil. Se você tem checks sólidos a esses Pokémon, Necrozma-DM ainda pode ganhar momentum via Stealth Rock. Eternatus e Yveltal são companheiros fantásticos, pois podem fazer switch em Kyogre e Calyrex-S, respectivamente, e juntos os três formam o core defensivo clássico de SS Ubers. Buzzwole e Tangrowth são ótimos aliados defensivos para lidar com Ground-types e Marshadow. Xerneas defensivo pode enfrentar Marshadow, Zekrom, Zygarde e Urshifu-S, além de prover suporte de cleric. Groudon e Clefable podem fazer check a Zekrom e Zygarde, respectivamente, e removem a necessidade de Necrozma-DM carregar Stealth Rock. Calyrex-S aprecia a habilidade deste set de prejudicar Yveltal e providenciar suporte de Stealth Rock. Em retorno, Necrozma-DM aprecia Aromatherapy e a habilidade de Calyrex-S fazer sweep.

[SET]
name: Booster Bulky
move 1: Iron Head / Sunsteel Strike
move 2: Knock Off / Stone Edge
move 3: Swords Dance / Dragon Dance
move 4: Moonlight
item: Leftovers
ability: Prism Armor
nature: Adamant
evs: 136 HP / 252 Atk / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Necrozma-DM é um wallbreaker aterrorizante com Swords Dance ou Dragon Dance ao mesmo tempo que mantém sua utilidade defensiva. A chave para o sucesso desse set é a sua combinação de bulk e força; comparado a outros wallbreakers da tier, times bulky tem muito dificuldade em dar OHKO ou mesmo um 2HKO em Necrozma-DM. Swords Dance leva o Attack de Necrozma-DM às alturas, permitindo que ele enfrente Pokémon melhor no early-game do que Dragon Dance. Dragon Dance deixa ele fazer sweep em times balanceados melhor em cenários de late-game. Iron Head tem mais PP e coverage neutra melhor do que Photon Geyser e Sunsteel Strike, o que é especialmente útil contra Eternatus. Sunsteel Strike ainda poder útil, especialmente contra Geomancy Xerneas, já que sem boosts tem uma chance muito melhor de conseguir um OHKO do que Iron Head. Knock Off provê mais coverage e dificulta com que times bulky lidem com Necrozma-DM; Pokémon defensivos como Lunala, Tangrowth, Ho-Oh, Ferrothorn e Necrozma-DM inimigo que tentarem parar esse set podem ser prejudicados pelo resto da partida. Stone Edge é uma alternativa que permite a Necrozma-DM derrotar Yveltal e especialmente Ho-Oh. Moonlight e Leftovers permitem que Necrozma-DM use seu bom bulk para fazer setup várias vezes. Os EVs garantem que ele ultrapasse Calyrex-I, ao qual ele faz check decentemente com esse set, além de Calyrex-S paralisado. Com Dragon Dance, após um boost, ele irá ultrapassar todos os Pokémon de base 100, e após dois, Calyrex-S sem Choice Scarf. Uma distribuição de EVs mais bulky com 252 HP / 136 SpD / 120 Spe pode ser usada para melhor fazer check a Xerneas e Eternatus ofensivo, especialmente se o seu time não tem um check alternativo como Ho-Oh ou Blissey. Tome nota que a falta de investimento em Attack é notável.

Esse set funciona melhor em times com outros aliados bulky que já exercem algumas das funções que Necrozma-DM defensivo faria normalmente. Em retorno, Necrozma-DM ainda pode providenciar alguns de seus papéis defensivos e funcionar como um wallbreaker poderoso. Já que não carrega Stealth Rock, um aliado como Groudon, Blissey, Clefable, Tyranitar, Ferrothorn, ou Landorus pode prover entry hazards. Um check adicional a Xerneas, como Ho-Oh ou Blissey, é um ótimo aliado, já que esse set não tem bulk suficiente para enfrentar Geomancy Xerneas com consistência. Clerics como Calyrex-S, Clefable e Blissey são ótimos aliados, já que esse set frequentemente leva status no começo do jogo. Juntar Necrozma-DM com um forte aliado physical como Groudon, Zekrom e Marshadow permite que ambos enfraqueçam os checks uns dos outros. Finalmente, propagadores de paralysis como Ho-Oh, Blissey e Zygarde são aliados maravilhosos, pois este set se beneficia da queda em Speed e chance de paralisia, especialmente junto de Iron Head.

[SET]
name: Dragon Dance Ofensivo
move 1: Sunsteel Strike
move 2: Stone Edge
move 3: Earthquake
move 4: Dragon Dance
item: Weakness Policy / Lum Berry
ability: Prism Armor
nature: Adamant
evs: 80 HP / 252 Atk / 176 Spe

[SET COMMENTS]
Esse set de Necrozma-DM é encontrado em times ofensivos devido a seu bom bulk e habilidade de impulsionar sua Speed. Particularmente, times de hyper offense gostam da sua habilidade de limitar Pokémon anti-offense, como Xerneas e Choice Scarf Galarian Darmanitan. Sunsteel Strike é portanto o ataque STAB mandatório para dar OHKO no primeiro com mais frequência. Stone Edge é usado principalmente para derrotar Ho-Oh e Yveltal após um boost. Earthquake fornece boa coverage neutra e atinge Pokémon como Eternatus e Zekrom com muita força. A distribuição de EVs e nature dão a Necrozma-DM Speed o suficiente para derrotar Adamant Marshadow após um Dragon Dance. Em +2, ele também irá ultrapassar Calyrex-S sem Choice Scarf. Uma alternativa viável é usar 136 HP / 252 Atk / 120 Spe com uma nature Adamant, que inicialmente ultrapassa Pokémon de base 100 totalmente investidos em Speed após um Dragon Dance. Weakness Policy limita as opções ofensivas contra esse set no time inimigo e também fornece oportunidades de setup fáceis contra Pokémon como Eternatus. Por outro lado, Lum Berry permite que Necrozma-DM dê 2HKO em Lunala sem se preocupar com burn e evitar paralysis de Necrozma-DM inimigo. Também permite que ele consiga um 2HKO em Tangrowth sem temer Sleep Powder.

Este set ama wallbreakers poderosos como aliados, pois é muito melhor em acabar com times enfraquecidos do que quebrar cores e sobrecarregar Pokémon defensivos comuns, como Kyogre, Zygarde, Zarude, Tangrowth, Ferrothorn, Lunala e Groudon sozinho. Companheiros de time ofensivos como Zekrom e Groudon são ótimos parceiros, pois ambos podem atrair e derrotar Tangrowth com suas opções de coverage. Zekrom facilmente derrotará Kyogre, enquanto Double Dance Groudon, Rayquaza e Xerneas são todos boas opções para sobrecarregar Zygarde. Marshadow consegue dar OHKO em Lunala na maioria dos Ferrothorns.

[SET]
name: Physically Defensive
move 1: Stealth Rock
move 2: Moonlight
move 3: Sunsteel Strike / Iron Head
move 4: Earthquake
item: Rocky Helmet / Leftovers
ability: Prism Armor
nature: Impish
evs: 252 HP / 136 Def / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Se combinado com os parceiros certos, Necrozma-DM defensivo physical pode ser ainda melhor do que o mais comum set defensivo special. Particularmente, Blissey exerce as funções do set defensivo special, principalmente fazendo check a Xerneas e Eternatus ofensivo. Em retorno, esse set pode fazer check a Pokémon como Zekrom e sets ofensivos de Necrozma-DM. Notavelmente, esse set também é provavelmente o melhor check aos poderosos Ice-types physical da tier, Galarian Darmanitan e Calyrex-I. Stealth Rock provê Necrozma-DM com seu papel usual de suporte, mas esteja ciente que esse set tem dificuldade em parar Yveltal e Ho-Oh de usarem Defog contra ele. Earthquake atinge Zekrom e Necrozma-DM inimigo com força, com Sunsteel Strike preferido no lugar de Iron Head, pois Thunder Wave não é usado aqui. Iron Head poderia ser usado devido a seu PP mais alto contra SubSeed Calyrex-I, e ele funciona bem com paralysis de aliados. Finalmente, Moonlight é crítico para manter esse set saudável, especialmente porquê Rocky Helmet é a escolha principal para ajudar Necrozma-DM a machucar Zekrom e outros atacantes physical. Leftovers poderia ser usado para melhor fazer check a SubSeed Calyrex-I e é preferido se Kyogre fizer parte do seu time, pois rain enfraquece Moonlight.

Como mencionado antes, Blissey é uma ótima aliada, já que sobre os papéis que Necrozma-DM geralmente faria, como fazer check a Xerneas e Eternatus ofensivo. Já que esse set lida relativamente bem com Zekrom, ele funciona melhor em times que não têm outra forma de enfrentar Zekrom. Note que em certas circunstâncias Zekrom e Necrozma-DM ofensivo ainda podem derrotar esse set, então um revenge killer como Calyrex-S e Marshadow são bons parceiros. Pokémon que podem fazer setup em Defoggers também são bons aliados; Zygarde, Zekrom e Kyogre são algumas opções que se destacam.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Sunsteel Strike
move 2: Knock Off
move 3: Moonlight / Stone Edge
move 4: Photon Geyser
item: Choice Band
ability: Prism Armor
nature: Adamant
evs: 136 HP / 252 Atk / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Este set age como um wallbreaker surpresa. 157 de base Attack junto de Choice Band dá a Necrozma-DM muito dano imediato. Sunsteel Strike dará bastante dano até para as switch-ins típicas de Necrozma-DM, como Groudon e Zygarde. Knock Off combina bem com Sunsteel Strike, dando boa coverage neutra a Necrozma-DM; é particularmente útil para Lunala. Remover itens como Leftovers e Rocky Helmet também é útil. Moonlight permite que Necrozma-DM volte à partida mais tarde para fazer check a Xerneas, Calyrex-I, Galarian Darmanitan ou Eternatus. Stone Edge é uma alternativa que garantirá o OHKO em Ho-Oh e Yveltal. Photo Geyser cobre Pokémon como Eternatus, e dá um segundo ataque STAB para Pokémon que resistem Steel. Notavelmente, dará OHKO em variantes não defensivas de Kyogre e 2HKO nas defensivas. Os EVs em Speed garantem que Necrozma-DM irá ultrapassar todos os sets de Calyrex-I e Calyrex-S paralisado.

Este set aprecia aliados ofensivos que podem ajudar a enfraquecer algumas das switch-ins comuns de Necrozma-DM. Double Dance Groudon, Urshifu-S ou Ice Punch Marshadow podem ajudar a pressionar Zygarde. Suporte de paralysis vindo de Pokémon como Zygarde, Ho-Oh, Kyogre e Blissey compensa pela Speed baixa desse set. U-turn Yveltal é um parceiro excelente para fazer check a Calyrex-S, além de trazer Necrozma-DM em segurança contra Eternatus. Clerics como Calyrex-S, Xerneas, Blissey e Clefable são apreciados, pois esse set pode levar status com facilidade.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====
Tratando-se de funcionalidade, Morning Sun e Moonlight são iguais. Sunsteel Strike pode ser usado no set Specially Defensive, trocando PP alto e a chance de flinch por mais poder e a habilidade de atingir Shedinja. Se Necrozma-DM não precisa carregar Stealth Rock graças a um aliado como Groudon, Clefable ou Blissey já ter o move, então um move de boosting como Dragon Dance ou Swords Dance é uma opção em sets defensivos como elemento surpresa no late-game. Expert Belt e Knock Off podem ser usados no set de Dragon Dance para garantir o OHKO em Lunala. Colbur Berry é uma opção decente para sets ofensivos de Dragon Dance para lidar melhor com Choice Scarf ou Sucker Punch Yveltal. Life Orb é outra opção viável para esses sets, mas a perda constante de HP não vale a pena quando comparado a Weakness Policy. Stone Edge e 12 EVs em Attack com Expert Belt pode ser usado em qualquer set defensivo para atrair e dar OHKO em Ho-Oh, mas depender de um item tão situacional é perceptível. Pode se usar Heat Wave em sets de Dragon Dance para dar muito dano em Tangrowth e Ferrothorn, mas as outras opções de coverage são melhores. Heavy-Duty Boots pode ser considerado para evitar dano de Spikes; mas a utilidade de Rocky Helmet ou Leftovers é muito melhor, especialmente por que Necrozma-DM já resiste Stealth Rock. Double Dance e Trick Room são sets de sweeper surpresa, mas perdem um move de coverage e muitas vezes dependem de Weakness Policy ou mais de um boost para fazer sweep.

Checks e Counters
====

**Ground-types**: Groudon e Zygarde têm facilidade para fazer switch em Necrozma-DM independente dos seus moves para em seguida usá-lo como isca de setup.

**Zekrom**: Zekrom é imune a Thunder Wave, resiste ataques Steel-type e recupera qualquer dano infligido por Necrozma-DM com Leftovers ou Roost. Pode então usá-lo como isca de setup. Contudo, Zekrom precisa ficar alerta a Earthquake e Knock Off após um boost.

**Kyogre**: Kyogre resiste ataques Steel-type e pode usar Necrozma-DM para fazer setup ou atacar com ataques poderosos impulsionados por Choice Specs. Kyogre defensivo será capaz de derrotar a maioria dos sets ofensivos, mas precisa tomar cuidado com Knock Off após boost e Choice Band Photon Geyser.

**Defensive Steel-types**: Ferrothorn, Skarmory e Corviknight fazem switch de graça e usam Necrozma-DM como oportunidade para usar Spikes ou remover Stealth Rock com Defog. Eles também são alguns dos melhores counters a sets ofensivos.

**Ghost- and Dark-types**: Apesar de não gostarem de fazer switch em ataques poderosos, Yveltal, Marshadow, Urshifu-S, e Calyrex-S ameaçam Necrozma-DM com dano massivo ou um KO. Lunala pode impedir sets ofensivos se não têm Knock Off ou Lum Berry. Zarude defensivo physical faz wall à maioria dos sets de Necrozma-DM.

**Ho-Oh**: Apesar de Ho-Oh perder para sets com Stone Edge, contra a maioria dos sets defensivos, ele pode entrar em campo de graça e usar Defog e Sacred Fire livremente. Status preocupa Ho-Oh, mas Regenerator mitiga Toxic.

[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[Band, 301217]]
- Quality checked by: [[Fc, 511624], [Aberforth, 249382]]
- Grammar checked by: [[], []]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar Remover Comentários

1/2

Isso parece mais um artigo do que uma análise:bloblul:

[Overview]
Necrozma-DM é o melhor Steel-type de Ubers e um dos melhores Pokémon da tier. Ele faz check a várias ameaças ofensivas poderosas, como Xerneas, Calyrex-I, Galarian Darmanitan e Eternatus. Com uma boa ability em Prism Armor, opções de utilidade que incluem Stealth Rock e moves de status, e recovery suficientemente confiável, Necrozma-DM age como uma cola crítica/crucial para grande maioria dos times. Sets ofensivos também não podem ser subestimados, já que Necrozma-DM tem um impressionante 157 de base Attack junto de seu bom bulk e opções de boosting em como Swords Dance e Dragon Dance. Já que é um dos Pokémon defensivos mais comuns da tier, ameaças poderosas como Groudon, Zygarde, Zekrom e Kyogre geralmente tentam se aproveitar de Necrozma-DM. Visto isso, é essencial escolher opções de coverage para Necrozma-DM e aliados que encaixam bem com a estrutura do seu time, evitando falhas no seu core defensivo.


[SET]
name: Specially Defensive Defensivo Special
move 1: Stealth Rock / Knock Off
move 2: Moonlight
move 3: Iron Head
move 4: Thunder Wave / Knock Off / Toxic
item: Leftovers
ability: Prism Armor
nature: Careful
evs: 252 HP / 136 SpD / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Este é o set mais comum de Necrozma-DM graças ao investimento em Special Defense fazendo de Necrozma-Dm tornando-o um check excelente a Xerneas e Eternatus. Stealth Rock provê suporte inestimável a seu time, e Necrozma-DM provavelmente é o melhor usuário dele na tier. Com Thunder Wave e Iron Head, o Defogger mais comum da tier, Yveltal, terá muita dificuldade de lidar com Necrozma-DM. Iron Head é usado no lugar de Sunsteel Strike devido a seu maior PP, assim facilitando fazer check a Calyrex-I, e sua chance de flinch, que combina de forma excelente com Thunder Wave. Se um aliado já provê suporte de Stealth Rock, como Groudon, Clefable, Blissey ou Landorus, Necrozma-DM pode usar Knock Off em seu lugar para punir switch-ins comuns, como Zekrom, Groudon, Zygarde e Kyogre. Toxic também pode ser usado para punir as switch-ins já mencionadas, além de Ho-Oh. Os EVs em Speed garantem que Necrozma-DM irá ultrapassar todos os sets de Calyrex-I, além de Calyrex-S com paralysis. Se você já tem um aliado que pode lidar com SubSeed Calyrex-S, como Leech Life Buzzwole, Necrozma-DM pode usar uma distribuição de 212 HP / 252 SpD / 40 Spe. Isso permite que ele ultrapasse Adamant Calyrex-I, tenha mais chances de derrotar Geomancy Xerneas e uma chance de 50% de sobreviver um Astral Barrage de Choice Specs Calyrex-S.

É importante ter switch-ins sólidas para Pokémon como Zygarde, Groudon, Zekrom e Kyogre. Esses Pokémon são imunes ou não ligam para Thunder Wave e levam pouco dano de Iron Head, então podem usar Necrozma-DM como uma oportunidade de setup fácil. Se você tem checks sólidos a esses Pokémon, Necrozma-DM ainda pode ganhar momentum via Stealth Rock. Eternatus e Yveltal são companheiros fantásticos, pois podem fazer switch em Kyogre e Calyrex-S, respectivamente, e juntos os três formam o core defensivo clássico de SS Ubers. Buzzwole e Tangrowth são ótimos aliados defensivos para lidar com Ground-types e Marshadow. Xerneas defensivo pode enfrentar Marshadow, Zekrom, Zygarde e Urshifu-S, além de prover suporte de cleric. Groudon e Clefable podem fazer check a Zekrom e Zygarde, respectivamente, e removem a necessidade de Necrozma-DM carregar Stealth Rock. Calyrex-S aprecia a habilidade deste set de prejudicar Yveltal e providenciar suporte de Stealth Rock. Em retorno, Necrozma-DM aprecia Aromatherapy e a habilidade de Calyrex-S fazer revenge kill sweep.

[SET]
name: Booster Bulky
move 1: Iron Head / Sunsteel Strike
move 2: Knock Off / Stone Edge
move 3: Swords Dance / Dragon Dance
move 4: Moonlight
item: Leftovers
ability: Prism Armor
nature: Adamant
evs: 136 HP / 252 Atk / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Necrozma-DM é um wallbreaker aterrorizante com Swords Dance ou Dragon Dance ao mesmo tempo que mantém sua utilidade defensiva. A chave para o sucesso desse set é a sua combinação de bulk e força; comparado a outros wallbreakers da tier, times bulky tem muito dificuldade em dar OHKO ou mesmo um 2HKO em Necrozma-DM. Swords Dance leva o Attack de Necrozma-DM às alturas, permitindo que ele enfrente Pokémon melhor no early-game do que Dragon Dance. Dragon Dance deixa ele fazer sweep em times balanceados melhor em cenários de late-game. Iron Head tem mais PP e coverage neutra melhor do que Photon Geyser e Sunsteel Strike, o que é especialmente útil contra Eternatus. Sunsteel Strike ainda poder ser útil, especialmente contra Geomancy Xerneas, já que sem boosts tem uma chance muito melhor de conseguir um OHKO do que Iron Head. Knock Off provê mais coverage e dificulta com que times bulky lidem com Necrozma-DM; Pokémon defensivos como Lunala, Tangrowth, Ho-Oh, Ferrothorn e Necrozma-DM inimigo que tentarem parar esse set podem ser prejudicados pelo resto da partida. Stone Edge é uma alternativa que permite a Necrozma-DM derrotar Yveltal e especialmente Ho-Oh. Moonlight e Leftovers permitem que Necrozma-DM use seu bom bulk para fazer setup várias vezes. Os EVs garantem que ele ultrapasse Calyrex-I, ao qual ele faz check decentemente com esse set, além de Calyrex-S com paralysis paralisado. Com Dragon Dance, após um boost, ele irá ultrapassar todos os Pokémon de base 100, e após dois, Calyrex-S sem Choice Scarf. Uma distribuição de EVs mais bulky com 252 HP / 136 SpD / 120 Spe pode ser usada para melhor fazer check a Xerneas e Eternatus ofensivo, especialmente se o seu time não tem um check alternativo como Ho-Oh ou Blissey. Tome nota que a falta de investimento em Attack é notável/perceptível (já que você usou "Tome nota" ali).

Esse set funciona melhor em times com outros aliados bulky que já exercem algumas das funções que Necrozma-DM defensivo faria normalmente. Em retorno, Necrozma-DM ainda pode providenciar alguns de seus papéis defensivos e funcionar como um wallbreaker poderoso. Já que não carrega Stealth Rock, um aliado como Groudon, Blissey, Clefable, Tyranitar, Ferrothorn, ou Landorus pode prover entry hazards. Um check adicional a Xerneas, como Ho-Oh ou Blissey, é um ótimo aliado, já que esse set não tem bulk suficiente para enfrentar Geomancy Xerneas com consistência. Clerics como Calyrex-S, Clefable e Blissey são ótimos aliados, já que esse set frequentemente leva status no começo do jogo. Juntar Necrozma-DM com um forte aliado physical como Groudon, Zekrom e Marshadow permite que ambos enfraqueçam os checks uns dos outros. Finalmente, propagadores de paralysis como Ho-Oh, Blissey e Zygarde são aliados maravilhosos, pois este set se beneficia da queda em Speed e chance de paralisia paralysis, especialmente junto de Iron Head.


[SET]
name: Dragon Dance Ofensivo
move 1: Sunsteel Strike
move 2: Stone Edge
move 3: Earthquake
move 4: Dragon Dance
item: Weakness Policy / Lum Berry
ability: Prism Armor
nature: Adamant
evs: 80 HP / 252 Atk / 176 Spe

[SET COMMENTS]
Esse set de Necrozma-DM é encontrado em times ofensivos devido ao seu bom bulk e habilidade de impulsionar sua Speed. Particularmente, times de hyper offense gostam da sua habilidade de limitar Pokémon anti-offense, como Xerneas e Choice Scarf Galarian Darmanitan. Sunsteel Strike é portanto o ataque STAB mandatório para dar OHKO no primeiro com mais frequência. Stone Edge é usado principalmente para derrotar Ho-Oh e Yveltal após um boost. Earthquake fornece boa coverage neutra e atinge Pokémon como Eternatus e Zekrom com muita força. A distribuição de EVs e nature dão a Necrozma-DM Speed o suficiente para derrotar Adamant Marshadow após um Dragon Dance. Em +2, ele também irá ultrapassar Calyrex-S sem Choice Scarf. Uma alternativa viável é usar 136 HP / 252 Atk / 120 Spe com uma nature Adamant, que inicialmente ultrapassa Pokémon de base 100 totalmente investidos em Speed após um Dragon Dance. Weakness Policy limita as opções ofensivas contra esse set no time inimigo e também fornece oportunidades de setup fáceis contra Pokémon como Eternatus. Por outro lado, Lum Berry permite que Necrozma-DM dê 2HKO em Lunala sem se preocupar com burn e evitar paralysis de Necrozma-DM inimigo. Também permite que ele consiga um 2HKO em Tangrowth sem temer Sleep Powder.

Este set ama wallbreakers poderosos como aliados, pois é muito melhor em acabar com times enfraquecidos do que quebrar cores e sobrecarregar Pokémon defensivos comuns, como Kyogre, Zygarde, Zarude, Tangrowth, Ferrothorn, Lunala e Groudon sozinho. Companheiros de time ofensivos como Zekrom e Groudon são ótimos parceiros, pois ambos podem atrair e derrotar Tangrowth com suas opções de coverage. Zekrom facilmente derrotará Kyogre, enquanto Double Dance Groudon, Rayquaza e Xerneas são todos boas opções para sobrecarregar Zygarde. Marshadow consegue dar OHKO em Lunala e na maioria dos Ferrothorns.

[SET]
name: Physically Defensive Defensivo Physical
move 1: Stealth Rock
move 2: Moonlight
move 3: Sunsteel Strike / Iron Head
move 4: Earthquake
item: Rocky Helmet / Leftovers
ability: Prism Armor
nature: Impish
evs: 252 HP / 136 Def / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Se combinado com aos parceiros certos, Necrozma-DM defensivo physical pode ser ainda melhor do que o mais comum set defensivo special. Particularmente, Blissey exerce as funções do set defensivo special, principalmente fazendo check a Xerneas e Eternatus ofensivo. Em retorno, esse set pode fazer check a Pokémon como Zekrom e sets ofensivos de Necrozma-DM. Notavelmente, esse set também é provavelmente o melhor check aos poderosos Ice-types physical da tier, Galarian Darmanitan e Calyrex-I. Stealth Rock provê Necrozma-DM com seu papel usual de suporte, mas esteja ciente que esse set tem dificuldade em parar Yveltal e Ho-Oh de usarem Defog contra ele. Earthquake atinge Zekrom e Necrozma-DM inimigo com força, com Sunsteel Strike preferido no lugar de Iron Head, pois Thunder Wave não é usado aqui. Iron Head poderia ser usado devido a seu PP mais alto maior contra SubSeed Calyrex-I, e ele funciona bem com suporte de paralysis de aliados. Finalmente, Moonlight é crítico para manter esse set saudável, especialmente porquê porque (como aqui não tem como substituir "porque" por "motivo" ou "razão", aqui é sem acento) Rocky Helmet é a escolha principal para ajudar Necrozma-DM a machucar/punir Zekrom e outros atacantes physical. Leftovers poderia ser usado para melhor fazer check a SubSeed Calyrex-I e é preferido se Kyogre fizer parte do seu time, pois rain enfraquece Moonlight.

Como mencionado antes, Blissey é uma ótima aliada, já que sobre cobre os papéis que Necrozma-DM defensivo special geralmente faria, como fazer check a manter em xeque (alterei para não repetir o fazer) Xerneas e Eternatus ofensivo. Já que esse set lida relativamente bem com Zekrom, ele funciona melhor em times que não têm outra forma de enfrentar Zekrom. Note que em certas circunstâncias Zekrom e Necrozma-DM ofensivo ainda podem derrotar esse set, então um revenge killers como Calyrex-S e Marshadow são bons parceiros. Pokémon que podem fazer setup em Defoggers também são bons aliados; Zygarde, Zekrom e Kyogre são algumas opções que se destacam.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Sunsteel Strike
move 2: Knock Off
move 3: Moonlight / Stone Edge
move 4: Photon Geyser
item: Choice Band
ability: Prism Armor
nature: Adamant
evs: 136 HP / 252 Atk / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Este set age como um wallbreaker surpresa. 157 de base Attack junto de Choice Band dá a Necrozma-DM muito dano imediato. Sunsteel Strike dará causará bastante dano até para as switch-ins típicas de Necrozma-DM, como Groudon e Zygarde. Knock Off combina bem com Sunsteel Strike, dando boa coverage neutra a Necrozma-DM; é particularmente útil para Lunala. Remover itens como Leftovers e Rocky Helmet também é útil. Moonlight permite que Necrozma-DM volte à partida mais tarde para fazer check a Xerneas, Calyrex-I, Galarian Darmanitan ou Eternatus. Stone Edge é uma alternativa que garantirá o OHKO em Ho-Oh e Yveltal. Photo Geyser cobre Pokémon como Eternatus,RV e dá um segundo ataque STAB para Pokémon que resistem a Steel. Notavelmente, dará OHKO em variantes não defensivas de Kyogre e 2HKO nas defensivas. Os EVs em Speed garantem que Necrozma-DM irá ultrapassar todos os sets de Calyrex-I e Calyrex-S paralisado.

Este set aprecia aliados ofensivos que podem ajudar a enfraquecer algumas das switch-ins comuns de Necrozma-DM. Double Dance Groudon, Urshifu-S ou Ice Punch Marshadow podem ajudar a pressionar Zygarde. Suporte de paralysis vindo de Pokémon como Zygarde, Ho-Oh, Kyogre e Blissey compensa pela Speed baixa desse set. U-turn Yveltal é um parceiro excelente para fazer check a Calyrex-S, além de trazer Necrozma-DM em segurança contra switch-ins de Eternatus. Clerics como Calyrex-S, Xerneas, Blissey e Clefable são apreciados, pois esse set pode levar status com facilidade.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====
Tratando-se de funcionalidade, Morning Sun e Moonlight são iguais. Sunsteel Strike pode ser usado no set Defensivo Special Specially Defensive, trocando PP alto e a chance de flinch por mais poder e a habilidade de atingir Shedinja. Se Necrozma-DM não precisar carregar Stealth Rock graças a um aliado como Groudon, Clefable ou Blissey já ter o move, então um move de boosting como Dragon Dance ou Swords Dance é uma opção em sets defensivos como elemento surpresa no late-game. Expert Belt e Knock Off podem ser usados no set de Dragon Dance para garantir o OHKO em Lunala. Colbur Berry é uma opção decente para sets ofensivos de Dragon Dance para lidar melhor com Choice Scarf ou Sucker Punch Yveltal. Life Orb é outra opção viável para esses sets, mas a perda constante de HP bulk não vale a pena quando comparado a Weakness Policy. Stone Edge e 12 EVs em Attack com Expert Belt pode ser usado em qualquer set defensivo para atrair e dar OHKO em Ho-Oh, mas depender de um item tão situacional é perceptível. Pode-se usar Heat Wave em sets de Dragon Dance para dar muito dano em Tangrowth e Ferrothorn, mas as outras opções de coverage são melhores. Heavy-Duty Boots pode ser considerado para evitar dano de Spikes; mas a utilidade de Rocky Helmet ou Leftovers é muito melhor, especialmente por que Necrozma-DM já resiste a Stealth Rock. Double Dance e Trick Room são sets de sweeper surpresa, mas perdem um move de coverage e muitas vezes dependem de Weakness Policy ou mais de um boost para fazer sweep.

Checks e Counters
====

**Ground-types**: Groudon e Zygarde têm facilidade para fazer switch em Necrozma-DM independente dos seus moves para em seguida usá-lo como isca de setup. Contudo, Knock Off ou Toxic pode limitar a presença deles na partida.

**Zekrom**: Zekrom é imune a Thunder Wave, resiste ataques Steel-type e recupera qualquer dano infligido por Necrozma-DM com Leftovers ou Roost. Pode então usá-lo como isca de setup. Contudo, Zekrom precisa ficar alerta a Earthquake e Knock Off após um boost.

**Kyogre**: Kyogre resiste a ataques Steel-type e pode usar Necrozma-DM para fazer setup ou atacar com ataques moves poderosos impulsionados por Choice Specs. Kyogre defensivo será capaz de derrotar a maioria dos sets ofensivos, mas precisa tomar cuidado com Knock Off após boost e Choice Band Photon Geyser.

**Defensive Steel-types Defensivo**: Ferrothorn, Skarmory e Corviknight fazem switch de graça e usam Necrozma-DM como oportunidade para usar Spikes ou remover Stealth Rock com Defog. Eles também são alguns dos melhores counters a sets ofensivos.

**Ghost- and Dark-types**: Apesar de não gostarem de fazer switch em ataques poderosos, Yveltal, Marshadow, Urshifu-S, e Calyrex-S ameaçam Necrozma-DM com dano massivo ou um KO. Lunala pode impedir sets ofensivos se não têm Knock Off ou Lum Berry. Zarude defensivo physical faz wall à maioria dos sets de Necrozma-DM.

**Ho-Oh**: Apesar de Ho-Oh perder para sets com Stone Edge, contra a maioria dos sets defensivos, RV ele pode entrar em campo de graça e usar Defog e Sacred Fire livremente. Status preocupa Ho-Oh, mas Regenerator mitiga Toxic.

[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[Band, 301217]]
- Quality checked by: [[Fc, 511624], [Aberforth, 249382]]
- Grammar checked by: [[], []]

atualiza os créditos para o formato mais recente (não sei se ainda aceita o antigo) :worrywhirl:
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top