Monotype Mega Venusaur (Grass e Poison)

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/venusaur/monotype/

[OVERVIEW]

Poison
========

Com uma tipagem defensiva excelente e duas formas de recovery, Mega Venusaur é incrível em parar muitos adversários ofensivos ou defensivos, alcançando de Celesteela e Greninja até Tapu Koko. Thick Fat é uma ability maravilhosa para ele, já que corta pela metade o dano tomado por golpes Fire- e Ice-type, fazendo dele uma wall melhorada. Seu tipo secundário Grass é essencial para equipes Poison, visto que através de Giga Drain ele pode fazer check a Ground-types problemáticos, como Dugtrio, Hippowdon e Mega Swampert, de maneira confiável. Entretanto, assim como vários tanks defensivos, Mega Venusaur é muito lento e suscetível a ameaças ofensivas rápidas, como Dragonite e stallbreaker Hydreigon. Além disso, embora consiga tomar vários golpes, Mega Venusaur pode ser enfraquecido por dano residual de entry hazards e ataques após realizar switch in. Isso ocorre devido ao seu principal move de recovery ser Synthesis, que tem apenas oito PPs, enquanto Leech Seed, sua outra opção, só recupera uma pequena quantidade de HP a cada turno e ainda tem uma chance de errar.

Grass
========

Mega Venusaur é uma escolha principal em equipes Grass devido à sua tipagem excelente, seus stats ofensivos e sua movepool com stats balanceados excepcionais. Uma tipagem Grass e Poison e Thick Fat lhe garantem neutralidades valiosas a ataques Fire-, Ice, Bug e Poison-type. Entre sua utilidade defensiva, suas grandes defesas mistas e Synthesis, o mesmo pode ser formidável em absorver ambos ataques physical e special, além de ser um check forte a ameaças como Nidoking e Mega Scizor. Com grandes stats ofensivos, Mega Venusaur serve ao core defensivo sem ser passivo o bastante para os outros tomarem vantagem. Entretanto, ainda depende de Synthesis como recovery confiável, que tem apenas meros oito PPs. Além disso, ele é suscetível a ser enfraquecido por entry hazards e dano residual e não pode tomar golpes repetidos de wallbreakers potentes, como Landorus e Mega Charizard Y. Por fim, enquanto seu tipo Poison oferece uma neutralidade valiosa a golpes Poison- e Bug-type, ele também abre uma fraqueza a ataques Psychic-type, o que dificulta para Mega Venusaur controlar ameaças Ground-type poderosas, como Diggersby e Excadrill.

[SET]
name: Defensivo (Poison)
move 1: Giga Drain
move 2: Sludge Bomb
move 3: Synthesis
move 4: Hidden Power Fire / Leech Seed
item: Venusaurite
ability: Chlorophyll
nature: Bold
evs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Giga Drain permite a Mega Venusaur restaurar seu HP imediatamente após o usar e acerta Ground-types, como Hippowdon e Dugtrio. Sludge Bomb é usado principalmente para atacar Grass- e Fairy-types, como Breloom e Tapu Koko, com dano super efetivo, no entanto, sua alta chance de causar poison também é benéfica para provocar dano residual em outros tanks defensivos, como Mantine, Mega Sableye e Porygon2. Synthesis é sua principal forma de recovery. Hidden Power Fire atinge Steel-types bulky, como Ferrothorn, Skarmory e Mega Scizor, com um bom dano, prevenindo de forma efetiva um futuro acúmulo de hazards ou setup. Leech Seed é outra opção que permite a Mega Venusaur ganhar recovery passivo tomando HP de seu adversário e é muito útil contra seus checks defensivos, como Chansey e Celesteela.

Detalhes do Set
========

Os 16 EVs investidos em Speed são usados para ultrapassar Adamant Azumarill. Os EVs remanescentes são colocados em HP e Defense e são acoplados com uma nature Bold para maximizar o bulk physical de Mega Venusaur, enquanto lhe dá uma chance de evitar um 2HKO de um V-Create usado por Choice Scarf Victini. Venusaurite é o item necessário para transformar Venusaur em Mega Venusaur. Thick Fat é sua única ability, cortando pela metade o dano de golpes Fire- e Ice-type.

Dicas de Uso
========

É ideal Mega Evoluir Venusaur imediatamente, já que ele ganha as capacidades de Thick Fat, que lhe permitem tomar vários ataques Fire- e Ice-type. Use Sludge Bomb e Leech Seed sempre que possível, visto que ambos enfraquecem o adversário gradativamente. Leech Seed tem o benefício adicional de recuperar o HP de companheiros de equipe enfraquecidos, então eles podem ser trazidos ao campo em opções defensivas do adversário com moves de recovery. Embora Mega Venusaur seja muito bulky, ele é suscetível a ser desgastado por entry hazards, como Spikes e Stealth Rock, especialmente considerando a baixa quantidade de PPs de Synthesis. Se possível, remova hazards de campo com Defog antes de enviá-lo para a batalha. Mega Venusaur é um dos melhores checks de Poison contra equipes Ground e é o melhor jeito de derrotá-los, então não o envie ao campo sem cuidado contra qualquer ataque Ground-type previsto. Mega Venusaur precisa ter cautela quando está usando Synthesis em algum weather diferente, visto que seu recovery é reduzido em hail, rain e sandstorm. Contra setup sweepers como Mega Charizard X, é ideal fazer switch para outro companheiro de equipe que consiga fazer check a ele, como Haze Toxapex e Choice Scarf Nihilego. Ambos ajudam Mega Venusaur, pois consegue parar eles antecipadamente e, como resultado, podem forçar uma switch. Use-o para entrar em campo e bloquear usuários de Trick comuns, tais como Gengar, que procuram trocar seus itens com companheiros de equipe como Crobat e Toxapex, uma vez que isso impede que façam seus papéis de utilidade. Seja cauteloso contra usuários de Taunt, como Aerodactyl e Hydreigon, já que eles vão limitar a capacidade de recuperar seu HP. Além disso, é ideal ter Mega Venusaur o mais saudável possível a fim de conseguir aguentar mais golpes.

Opções de Equipe
========

Toxapex é o principal parceiro de Mega Venusaur, já que ele tem várias formas de recovery e uma resistência melhor a moves Fire- e Ice-type, aliviando a pressão para lidar com Pokémon como Mega Charizard Y e Kyurem-B. A capacidade de Toxapex distribuir condições de status através de burn com Scald, Toxic Spikes e Baneful Bunker pune physical attackers constantemente. Baneful Bunker também lhe permite fazer scout em adversários Choice-locked, como Tapu Koko e Latios, podendo fazer switch para um parceiro de equipe adequado. Em troca, Mega Venusaur oferece uma resistência a Electric e neutralidade a Ground. Alolan Muk também é um complemento defensivamente, visto que seu tipo Dark e acesso a Knock Off e Pursuit fazem dele uma grande força contra Psychic-types, como Latios e Double Dance Mew, que, caso contrário, seriam grandes ameaças a equipes Poison-type. Em retorno, Mega Venusaur pode fazer pivot em Ground-types e physical attackers. Choice Scarf Nihilego é um revenge killer sólido contra equipes Flying- e Fire-types que ameaçam Mega Venusaur, como Mega Charizard Y, Tornadus-T e Volcarona. Nidoking pode dar apoio como um usuário de Stealth Rock ofensivo e um wallbreaker, uma vez que seu poder absoluto e sua coverage ampla podem dar 2HKO em walls defensivas, como Mega Sableye e Celesteela. Em troca disso, Mega Venusaur pode fazer switch in em golpes Water- e Ice-type. Crobat dá auxílio ao providenciar uma imunidade a Ground e agir como um parceiro de equipe de utilidade, com opções de move como Defog e Taunt, para prevenir o acúmulo de hazards, e U-turn para fazer pivot. Crobat também faz check a Mega Pinsir, um dos maiores checks ofensivos de Mega Venusaur, através de Brave Bird e do uso de Taunt para prevenir que Ferrothorn e Chansey acumulem hazards ou usem recovery. Gengar age como um check a Psychic-types problemáticos como Mega Gallade e Victini, enquanto bloqueia Rapid Spin de adversários como Torkoal e Armaldo, o que é muito importante para derrotar equipes Fire- e Bug-type, posto que esses Pokémon são suas principais formas de controle de hazards. Scolipede age como um setup sweeper que pode fazer check a revenge killers comuns, tais como Latios e Excadrill, após alguns boosts em Speed, assim como é um potente sweeper contra equipes Psychic, uma vez que pode ameaçar checks comuns após múltiplos boosts em Speed, como Choice Scarf Victini, Choice Scarf Latios e Mega Latias. SubToxic Salazzle é uma companheira de equipe de nicho, que usa sua ability única, Corrosion, para causar Toxic poison e derrubar Poison- e Steel-types, como Toxapex, Mega Venusaur, Heatran e Celesteela.

[SET]
name: Defensivo (Grass)
move 1: Sludge Bomb
move 2: Synthesis
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Giga Drain / Leech Seed
item: Venusaurite
ability: Chlorophyll
nature: Bold
evs: 248 HP / 244 Def / 16 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Sludge Bomb é a principal fonte da presença ofensiva de Mega Venusaur. Synthesis recupera HP e é vital para deixá-lo saudável durante a partida. Hidden Power Fire ajuda a ameaçar Steel-types, como Mega Scizor, Ferrothorn e Skarmory. Giga Drain é um STAB Grass-type moderadamente forte que fornece recovery e provoca dano, devendo ser usado livremente para recuperar danos de entry hazards ou de golpes. Leech Seed é uma boa opção em vez de Giga Drain, uma vez que oferece uma fonte consistente de recovery fora Synthesis para Mega Venusaur e o resto do core defensivo de equipes Grass-type, enquanto derruba ambas ameaças ofensivas e defensivas com dano residual, como Heatran. Sleep Powder é uma opção para Mega Venusaur fazer check a setup sweepers e incapacitar ameaças ofensivas e defensivas para a equipe.

Detalhes do Set
========

Os 248 EVs investidos em HP e os 244 em Defense com uma nature Bold maximizam o bulk physical de Mega Venusaur, tornando-o em uma resposta formidável para ameaças como Victini, evitando um 2HKO de um V-create com Choice Scarf. Os 16 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Adamant Azumarill com Speed máxima. Chlorophyll dobra sua Speed em sun antes de Mega Evoluir, o que pode ter uma utilidade de nicho contra ameaças como Mega Charizard Y ou equipes Fire-type. Alternativamente, uma distribuição com defesas mistas contendo investimento máximo de EVs em HP, 80 EVs em Special Defense e 160 EVs em Defense com uma nature Calm pode ser usada para lhe permitir administrar melhor ameaças special, como Nidoking e Greninja, enquanto também tem bulk physical suficiente para lidar com Mega Scizor.

Dicas de Uso
========

Mantenha Venusaur em segurança para Mega Evoluir o mais cedo possível para fazer uso imediato de seu bulk melhorado e Thick Fat. Tenha certeza de cautelosamente preservar Mega Venusaur em matchups nos quais ele é preciso para fazer check a ameaças como Mega Scizor. Caso Sleep Powder esteja sendo utilizado, o mesmo deve ser preservado para ser usado contra ameaças perigosas à equipe. Synthesis, enquanto é um recovery confiável, tem somente oito PPs, devendo apenas ser usado quando for absolutamente necessário, mas não para impedir o dano de ataques, com exceção de Victini com V-create. Do mesmo modo, deixe seus companheiros de equipe controlarem ameaças sempre que possível para preservar o recovery limitado de Mega Venusaur e minimizar o dano residual. Entretanto, Mega Venusaur pode absorver Toxic e Toxic Spikes para a equipe e, visto que sua Mega Stone não pode ser removida, é uma boa switch-in para Knock Off e Trick. Use Giga Drain ou Leech Seed repetidas vezes de forma livre, já que fornecerão recovery contínuo para recuperar pequenos danos sem gastar os PPs de Synthesis enquanto enfraquece a equipe adversária. Use Sludge Bomb para tentar infligir Poison contra Pokémon que seguram Mega Venusaur completamente, como Zapdos e Mega Sableye.

Opções de Equipe
========

Ferrothorn ajuda Mega Venusaur com uma excelente tipagem Grass e Steel, a qual fornece uma imunidade a ataques Poison-type e uma neutralidade a ataques Flying-, Bug- e Ice-type. Ele também pode acumular Spikes no campo adversário para enfraquecer a equipe oponente e tem uma boa sinergia com a capacidade de Mega Venusaur de forçar switches. Cradily é uma grande wall focada em Special Defense e é o principal usuário de Stealth Rock e o principal Pokémon que absorve ataques Fire-type. Ele é capaz de fazer check a special attackers que ameaçam Mega Venusaur, como Quiver Dance Volcarona. Tapu Bulu é um companheiro de equipe incrível capaz de agir como um excelente revenge killer com Choice Scarf enquanto ativa Grassy Terrain, dando um boost em Giga Drain. O recovery passivo de Grassy Terrain e a diminuição da força de Earthquake também ajudam Mega Venusaur defensivamente. Breloom é um forte physical attacker e cleaner para equipes Grass-type que oferece um move de prioridade em Mach Punch fortalecido por Technician, além de valiosa utilidade com Spore. Breloom aprecia ter Mega Venusaur para sair de campo e ter seus checks enfraquecidos. Em troca disso, o primeiro pode fazer check a Pokémon que ameaçam o segundo, como Heatran e Diggersby. Celebi é um forte special attacker que oferece um valioso STAB Psychic-type para controlar ameaças do tipo Poison, como Nidoking e Toxapex, contra os quais Mega Venusaur tem dificuldades, enquanto dá uma resistência a golpes Psychic-type para controlar mais uma fraqueza. A coverage de Celebi em Earth Power e Hidden Power Fire ajuda no matchup contra Steel. Rotom-C é um pivot e um revenge killer sólido para equipes Grass que pode servir como soft check para ameaças como Mega Charizard Y e Mega Pinsir quando está segurando Choice Scarf. Serperior é um special sweeper rápido capaz de realizar sweep no late-game com Leaf Storm e Contrary; inclusive, aprecia a capacidade de Mega Venusaur enfraquecer seus checks. Gourgeist-XL é um companheiro de equipe decente ao oferecer uma segunda neutralidade aos tipos Bug e Poison, uma imunidade a Fighting e Normal, Will-O-Wisp e utilidade como spinblocker. Gourgeist alivia muito a pressão de Mega Venusaur para controlar ameaças physical, como Swords Dance Excadrill e Mega Scizor. Whimsicott pode apoiar Mega Venusaur ao controlar a Speed dos adversários com Stun Spore e Prankster e inibir setup sweepers com Encore. Seu STAB Fairy-type é particularmente útil contra Dragon-types que ameaçam Mega Venusaur, como Dragonite, Kyurem-B e Latios.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Poison
--------

Earthquake pode ser utilizado no lugar de Hidden Power Fire para ganhar de uma das maiores walls de Mega Venusaur: Heatran. Entretanto, tirando esse propósito, não tem muita razão para usá-lo, já que Mega Venusaur teria que usar seu Attack abaixo da média. Além disso, companheiros de equipe como Nidoking e Scolipede levam coverage Ground-type para Heatran e tem uma força maior por trás de seus ataques. Mega Venusaur também pode usar uma distribuição de EVs de 252 HP / 164 Def / 92 Spe para ultrapassar Jolly Azumarill, que às vezes carrega Return para cuidar de Mega Venusaur.

Grass
--------

A distribuição defensiva mista de Mega Venusaur é flexível e pode ser aperfeiçoada para administrar melhor ameaças específicas à equipe. Uma distribuição focada em Special Defense de 232 HP / 252 SpD/ 20 Spe com uma nature Calm pode deixá-lo com um maior bulk special ao custo de uma efetividade mais ampla. Uma distribuição ofensiva com bulk de 240 HP / 252/ SpA / 16 Spe com uma nature Modest pode reforçar a sua presença ofensiva, entretanto, essa distribuição tem uma dificuldade muito maior para controlar várias ameaças durante a batalha devido à falta de investimento em bulk. Earthquake é uma opção para ameaçar Fire-, Poison- e Steel-types, como Heatran, Nidoking e Magnezone, que, caso contrário, teria dificuldades em lidar. Curse Mega Venusaur pode agir como uma condição de vitória contra equipes mais passivas, mas é infelizmente deixado para trás devido ao baixo Attack e à pouca coverage ofensiva de Mega Venusaur.

Checks e Counters
===================

Poison
--------

**Psychic-types**: Em geral, Psychic-types ameaçam Mega Venusaur. Adversários ofensivos, como Mega Gallade e Latios, ameaçam-no através de seus STABs Psychic-type, enquanto oponentes defensivos, como Jirachi e stallbreaker Mew, podem causar condições de status e gradativamente o enfraquecer com poucas consequências.

**Flying-types ofensivos: Flying-types ofensivos, como Mega Pinsir e Tornadus-T, ameaçam Mega Venusaur com seus STABs.

**Wallbreakers**: Naturalmente, wallbreakers poderosos, como Kyurem-B, Dragonite, Diggersby, Landorus e Mega Charizard Y, podem facilmente enfraquecer Mega Venusaur, já que seu recovery é escasso, significando que ele não pode tomar golpes consecutivos desses adversários a menos que tenha um bulk sólido construído em volta deles.

**Stallbreakers**: Stallbreakers comuns, tais como Mew, Heatran, Gliscor e Crobat, podem prevenir Mega Venusaur de se recuperar ao usar Taunt, restringindo sua função como tank por um curto período de tempo.

**Setup Sweepers**: Calm Mind Latias, Z-Conversion Porygon-Z e Supersonic Skystrike Gyarados são alguns dos setup sweepers que podem tomar vantagem de Mega Venusaur e derrotá-lo após um boost, visto que sua pouca presença ofensiva convida esses adversários a entrar em campo.

Grass
--------

**Psychic-types**: Mega Alakazam, Alolan Raichu e Latios ameaçam fortemente Mega Venusaur com seus STABs.

**Fire-types**: Apesar de ter Thick Fat, Fire-types como Victini e Mega Charizard X pressionam muito Mega Venusaur com fortes STABs Fire-type, especialmente em sun. Particularmente, Heatran pode ser ameaçador se conseguir pegar o boost de Flash Fire ao receber Hidden Power Fire.

**Flying-types**: Mega Pinsir, Togekiss e Crobat ameaçam Mega Venusaur com STABs Flying-type. Entretanto, mesmo sem isso, Flying-types como Zapdos são bulky o suficiente para fazer stall a Mega Venusaur.

**Wallbreakers**: Mega Venusaur tem recovery limitado e não é bulky o suficiente para aguentar golpes repetidos de wallbreakers potentes, como Kyurem-B, Diggersby e Landorus.

**Setup Sweepers**: Mega Venusaur é propenso a se tornar isca de setup devido à sua coverage ofensiva medíocre e deve ser cuidadoso para que setup sweepers, como Landorus-T, Mewnium Z Mew e Volcarona, não tomem vantagem para fazer setup e realizar um sweep no time.

**Stallbreakers**: Mega Venusaur tem dificuldade contra métodos anti-stall, incluindo Taunt e Magma Storm, e pode ser facilmente derrubado por stallbreakers como Mew, Gliscor e Heatran.

[CREDITS]
- Written by: [[Tyke, 243751], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Tico Meu, 413994]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Mitsuki, 262009]]
- Quality control by: [[terrors, 279058], [Eien, 100418], [Vid, 239907], [Moosical, 215618], [maroon, 305839]]
 
Last edited by a moderator:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática;

— Atente-se a alguns erros ortográficos. Mesmo que esses pequenos erros não definam se a escrita é boa ou não, devemos sempre nos atentarmos a eles;

— Lembre-se de que para nomes de sets, natures ou atribuições de moves podem ser colocadas antes do nome do Pokémon. Ou seja, por exemplo, não seria "Landorus-T Adamant", mas "Adamant Landorus-T". "Choice Scarf Landorus-T", "Swords Dance Landorus-T" e por aí vai;

Comentários

— Compreendo que, como a análise está aí há um tempo, ela não condiz com seu nível de escrita mais atual. Portanto, algumas coisas não foram comentadas;

GP 1/2

[OVERVIEW]

Poison
========

Com tipagem defensiva excelente e duas formas de recovery, Mega Venusaur é incrível em parar muitos adversários ofensivos ou defensivos, alcançando de Celesteela e Greninja até Tapu Koko. Thick Fat é uma ability maravilhosa para ele, já que corta pela metade o dano tomado por golpes Fire- e Ice-type, fazendo dele uma wall melhorada. Seu tipo secundário Grass é essencial para equipes Poison, visto que através de Giga Drain ele pode fazer check a Ground-types problemáticos como Dugtrio, Hippowdon e Mega Swampert de maneira confiável. Entretanto, assim como vários tanks defensivos, Mega Venusaur é muito lento e suscetível a ameaças ofensivas rápidas como Dragonite e stallbreaker Hydreigon. Além disso, embora consiga tomar vários golpes, Mega Venusaur pode ser enfraquecido por dano residual de entry hazards e golpes após realizar switch in. Isso é devido a seu principal move de recovery ser Synthesis, que tem apenas oito PPs, enquanto sua outra opção Leech Seed só recupera uma pequena quantidade de HP a cada turno e ainda tem uma chance de errar.

Grass
========

Mega Venusaur é uma escolha principal em equipes Grass devido a sua tipagem excelente, seus stats ofensivos e sua movepool com stats balanceados excepcionais. Uma tipagem Grass e Poison e Thick Fat lhe garantem (A: "Uma tipagem e Thick Fat garantem...") neutralidades valiosas a ataques Fire-, Ice, Bug e Poison-type. Entre sua utilidade defensiva, suas grandes defesas mistas e Synthesis, o mesmo pode ser formidável em absorver ambos ataques physical e special, além de um check forte a ameaças como Nidoking e Mega Scizor. Com grandes stats ofensivos, Mega Venusaur serve ao core defensivo sem ser passivo o bastante para os outros tomarem vantagem. Entretanto, ainda depende de Synthesis como recovery confiável, que apenas tem meros oito PPs. Além disso, ele é suscetível a ser enfraquecido por entry hazards e dano residual e não pode tomar golpes repetidos de wallbreakers potentes como Landorus e Mega Charizard Y. Por fim, enquanto seu tipo Poison oferece uma neutralidade valiosa a golpes Poison- e Bug-type, ele também abre uma fraqueza a ataques Psychic-type, o que dificulta para Mega Venusaur controlar ameaças Ground-type poderosas como Diggersby e Excadrill.

[SET]
name: Defensivo (Poison)
move 1: Giga Drain
move 2: Sludge Bomb
move 3: Synthesis
move 4: Hidden Power Fire / Leech Seed
item: Venusaurite
ability: Chlorophyll
nature: Bold
evs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Giga Drain permite a Mega Venusaur restaurar seu HP imediatamente após o usar (G: frente a advérbios, próclise. "Após" é advérbio de tempo) e acerta Ground-types, como Hippowdon e Dugtrio. Sludge Bomb é usado principalmente para atacar Grass- e Fairy-types, como Breloom e Tapu Koko, com dano super efetivo, no entanto, sua alta chance de causar poison também é benéfica para provocar dano residual em outros tanks defensivos, como Mantine, Mega Sableye e Porygon2. Synthesis é sua principal forma de recovery. Hidden Power Fire atinge Steel-types bulky, como Ferrothorn, Skarmory e Mega Scizor, com um bom dano, prevenindo de forma efetiva um futuro acúmulo (G: CUIDADO, pois ambas as formas com acento e sem acento são adequadas. A diferença é que, morfologicamente, com acento é substantivo, enquanto sem é verbo. O corretor automático, por exemplo, não vai identificar esse erro gramatical e, portanto, devemos nos atentar a isso) de hazards ou setup. Leech Seed é outra opção que permite a Mega Venusaur ganhar recovery passivo tomando (A: "roubando" é um vocábulo forte. Evite) HP de seu adversário e é muito útil contra seus checks defensivos, como Chansey e Celesteela.

Detalhes do Set
========

Os 16 EVs investidos em Speed são usados para ultrapassar Adamant Azumarill. Os EVs remanescentes são colocados em HP e Defense e são acoplados com uma nature Bold para maximizar o bulk physical de Mega Venusaur, enquanto lhe dá uma chance de evitar um 2HKO de um V-Create usado por Choice Scarf Victini. Venusaurite é o item necessário para transformar Venusaur em Mega Venusaur. Thick Fat é sua única ability, cortando pela metade o dano de golpes Fire- e Ice-type.

Dicas de Uso
========

É ideal Mega Evoluir Venusaur imediatamente, já que ele ganha as capacidades de Thick Fat, que lhe permitem tomar vários ataques Fire- e Ice-type. Use Sludge Bomb e Leech Seed sempre que possível, visto que ambos enfraquecem o adversário gradativamente. Leech Seed tem o benefício adicional de recuperar o HP de companheiros de equipe enfraquecidos, então eles podem ser trazidos ao campo em opções defensivas do adversário com moves de recovery. Embora Mega Venusaur seja muito bulky, ele é suscetível a ser desgastado por entry hazards, como Spikes e Stealth Rock, especialmente considerando a baixa quantidade de PPs de Synthesis. Se possível, remova hazards de campo com Defog antes de enviá-lo para a batalha. Mega Venusaur é um dos melhores checks de Poison contra equipes Ground e é o melhor jeito de derrotá-los, então não o envie em campo sem cuidado contra qualquer ataque Ground-type previsto. Mega Venusaur precisa ter cautela quando está usando Synthesis em algum weather diferente, visto que seu recovery é reduzido em hail, rain e sandstorm. Contra setup sweepers como Mega Charizard X, é ideal fazer switch para outro companheiro de equipe que consiga fazer check a ele, como Haze Toxapex e Choice Scarf Nihilego. Ambos ajudam Mega Venusaur, pois consegue parar eles antecipadamente e, como resultado, podem forçar uma switch. Use-o para entrar em campo e bloquear usuários de Trick comuns, tais como Gengar, que procuram trocar seus itens com companheiros de equipe como Crobat e Toxapex, uma vez que isso impede que façam seus papéis de utilidade. Seja cauteloso contra usuários de Taunt como Aerodactyl e Hydreigon, já que eles vão limitar a capacidade de recuperar seu HP. Além disso, é ideal ter Mega Venusaur o mais saudável possível a fim de conseguir aguentar mais golpes.

Opções de Equipe
========

Toxapex é o principal parceiro de Mega Venusaur, já que ele tem várias formas de recovery e uma resistência melhor a moves Fire- e Ice-type, aliviando a pressão para lidar contra Pokémon como Mega Charizard Y e Kyurem-B. A capacidade de Toxapex distribuir condições de status através de burn com Scald, Toxic Spikes e Baneful Bunker pune physical attackers constantemente. Baneful Bunker também lhe permite fazer scout em adversários Choice-locked, como Tapu Koko e Latios, podendo fazer switch in para um parceiro de equipe adequado. Em troca, Mega Venusaur oferece uma resistência a Electric e neutralidade a Ground. Alolan Muk também é um complemento defensivamente, visto que seu tipo Dark e acesso a Knock Off e Pursuit fazem dele uma grande força contra Psychic-types, como Latios e Double Dance Mew, que, caso contrário, seriam grandes ameaças a equipes Poison-type. Em retorno, Mega Venusaur pode fazer pivot em Ground-types e physical attackers. Choice Scarf Nihilego é um revenge killer sólido contra equipes Flying- e Fire-types que ameaçam Mega Venusaur, como Mega Charizard Y, Tornadus-T e Volcarona. Nidoking pode dar apoio como um usuário de Stealth Rock ofensivo e um wallbreaker, uma vez que seu poder absoluto e sua coverage ampla pode dar 2HKO em walls defensivas, como Mega Sableye e Celesteela. Em troca disso, Mega Venusaur pode fazer switch in em golpes Water- e Ice-type. Crobat dá auxílio ao providenciar uma imunidade a Ground e agir como um parceiro de equipe de utilidade, com opções de move como Defog e Taunt, para prevenir o acúmulo de hazards, e U-turn para fazer pivot. Crobat também faz check a Mega Pinsir, um dos maiores checks ofensivos de Mega Venusaur, através de Brave Bird e do uso de Taunt para prevenir que Ferrothorn e Chansey acumulem hazards ou usem recovery. Gengar age como um check a Psychic-types problemáticos como Mega Gallade e Victini, enquanto bloqueia Rapid Spin de adversários como Torkoal e Armaldo, o que é muito importante para derrotar equipes Fire- e Bug-type, posto que esses Pokémon são suas principais formas de controle de hazards. Scolipede age como um setup sweeper que pode fazer check a revenge killers comuns, tais como Latios e Excadrill, após alguns boosts em Speed, assim como é um potente sweeper contra equipes Psychic, uma vez que pode ameaçar checks comuns após múltiplos boosts em Speed, como Choice Scarf Victini, Choice Scarf Latios e Mega Latias. SubToxic Salazzle é um companheiro de equipe de nicho, que usa sua ability única, Corrosion, para causar Toxic poison e derrubar Poison- e Steel-types, como Toxapex, Mega Venusaur, Heatran e Celesteela.

[SET]
name: Defensivo (Grass)
move 1: Sludge Bomb
move 2: Synthesis
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Giga Drain / Leech Seed
item: Venusaurite
ability: Chlorophyll
nature: Bold
evs: 248 HP / 244 Def / 16 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Sludge Bomb é a principal fonte da presença ofensiva de Mega Venusaur. Synthesis recupera HP e é vital para deixá-lo saudável através da partida. Hidden Power Fire ajuda a ameaçar Steel-types, como Mega Scizor, Ferrothorn e Skarmory. Giga Drain é um STAB Grass-type moderadamente forte que fornece recovery e provoca dano. Deve ser usado livremente para recuperar danos de entry hazards ou de golpes. Leech Seed é uma boa opção ao invés de Giga Drain, uma vez que oferece uma fonte consistente de recovery fora Synthesis para Mega Venusaur e o resto do core defensivo de equipes Grass-type, enquanto derruba ambas ameaças ofensivas e defensivas com dano residual, como Heatran. Sleep Powder é uma opção para Mega Venusaur fazer check a setup sweepers e incapacitar ameaças ofensivas e defensivas para a equipe.

Detalhes do Set
========

Os 248 EVs investidos em HP e os 244 em Defense com uma nature Bold maximizam o bulk physical de Mega Venusaur, tornando-o em uma resposta formidável para ameaças como Victini, evitando um 2HKO de um V-create com Choice Scarf. Os 16 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Adamant Azumarill com Speed máxima. Chlorophyll dobra sua Speed em sun antes de Mega Evoluir, o que pode ter uma utilidade de nicho contra ameaças como Mega Charizard Y ou equipes Fire-type. Alternativamente, uma distribuição com defesas mistas contendo investimento máximo de EVs em HP, 80 EVs em Special Defense e 160 EVs em Defense com uma nature Calm pode ser usada para lhe permitir administrar melhor ameaças special, como Nidoking e Greninja, enquanto também tem bulk physical suficiente para lidar com Mega Scizor.

Dicas de Uso
========

Mantenha Venusaur em segurança para Mega Evoluir o mais cedo possível para fazer uso imediato de seu bulk melhorado e Thick Fat. Tenha certeza de cautelosamente preservar Mega Venusaur em matchups nos quais (G: evite usar "onde" se não estiver se referindo a um lugar físico) ele é preciso para fazer check a ameaças como Mega Scizor. Caso Sleep Powder esteja sendo usado, o mesmo deve ser preservado para ser usado contra ameaças perigosas à equipe. Synthesis, enquanto é um recovery confiável, tem somente oito PPs, devendo apenas ser usado quando for absolutamente necessário, mas não para impedir o dano de ataques, com exceção de Victini com V-create. Do mesmo modo, deixe seus companheiros de equipe controlarem ameaças sempre que possível para preservar o recovery limitado de Mega Venusaur e minimizar o dano residual. Entretanto, Mega Venusaur pode absorver Toxic e Toxic Spikes para a equipe e, visto que sua Mega Stone não pode ser removida, é uma boa switch-in para Knock Off e Trick. Use Giga Drain ou Leech Seed repetidas vezes de forma livre, já que fornecerão recovery contínuo para recuperar pequenos danos sem gastar os PPs de Synthesis enquanto enfraquece a equipe adversária. Use Sludge Bomb para tentar infligir Poison contra Pokémon que seguram Mega Venusaur completamente, como Zapdos e Mega Sableye.

Opções de Equipe
========

Ferrothorn ajuda Mega Venusaur com uma excelente tipagem Grass e Steel, a qual fornece uma imunidade a ataques Poison-type e uma neutralidade a ataques Flying-, Bug- e Ice-type. Ele também pode acumular Spikes no campo adversário para enfraquecer a equipe oponente e tem uma boa sinergia com a capacidade de Mega Venusaur de forçar switches. Cradily é uma grande wall focada em Special Defense e é o principal usuário de Stealth Rock e o principal Pokémon que absorve ataques Fire-type. Ele é capaz de fazer check a special attackers que ameaçam Mega Venusaur, como Volcarona Quiver Dance. Tapu Bulu é um companheiro de equipe incrível capaz de agir como um excelente revenge killer com Choice Scarf enquanto dá Grassy Terrain, dando um boost em Giga Drain. O recovery passivo de Grassy Terrain e a diminuição da força de Earthquake também ajudam Mega Venusaur defensivamente. Breloom é um forte physical attacker e cleaner para equipes Grass-type que oferece um move de prioridade em Mach Punch fortalecido por Technician, além de valiosa utilidade com Spore. Breloom aprecia ter Mega Venusaur para sair de campo e ter seus checks enfraquecidos. Em troca disso, o primeiro pode fazer check a Pokémon que ameaçam o segundo, como Heatran e Diggersby. Celebi é um forte special attacker que oferece um valioso STAB Psychic-type para controlar ameaças do tipo Poison, como Nidoking e Toxapex, contra os quais Mega Venusaur tem dificuldades, enquanto dá uma resistência a golpes Psychic-type para controlar mais uma fraqueza. A coverage de Celebi em Earth Power e Hidden Power Fire ajuda no matchup contra Steel. Rotom-C é um pivot e um revenge killer sólido para equipes Grass que pode servir como check leve para ameaças como Mega Charizard Y e Mega Pinsir quando está segurando Choice Scarf. Serperior é um special sweeper rápido capaz de realizar sweep no late-game com Leaf Storm e Contrary; inclusive, aprecia a capacidade de Mega Venusaur enfraquecer seus checks. Gourgeist-XL é um companheiro de equipe decente ao oferecer uma segunda neutralidade aos tipos Bug e Poison, uma imunidade a Fighting e Normal, Will-O-Wisp e utilidade como spinblocker. Gourgeist alivia muito a pressão de Mega Venusaur para controlar ameaças physical, como Swords Dance Excadrill e Mega Scizor. Whimsicott pode apoiar Mega Venusaur ao controlar a Speed dos adversários com Stun Spore e Prankster e inibir setup sweepers com Encore. Seu STAB Fairy-type é particularmente útil contra Dragon-types que ameaçam Mega Venusaur, como Dragonite, Kyurem-B e Latios.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Poison
--------

Earthquake pode ser utilizado no lugar de Hidden Power Fire para ganhar de uma das maiores walls de Mega Venusaur: Heatran. Entretanto, tirando esse propósito, não tem muita razão para usá-lo, já que Mega Venusaur teria que usar seu Attack abaixo da média. Além disso, companheiros de equipe como Nidoking e Scolipede levam coverage Ground-type para Heatran e tem uma força maior por trás (G: "trás" é a posição, "traz" o verbo. Não vejo muito bem o verbo se encaixando aqui, além de a análise ter usado "behind") de seus ataques. Mega Venusaur também pode usar uma distribuição de 252 HP / 164 Defense / 92 Speed para ultrapassar Jolly Azumarill, que às vezes carrega Return para cuidar de Mega Venusaur.

Grass
--------

A distribuição defensiva mista de Mega Venusaur é flexível e pode ser aperfeiçoada para administrar melhor ameaças específicas à equipe. Uma distribuição focada em Special Defense de 232 HP / 252 SpD/ 20 Spe com uma nature Calm pode deixá-lo com um maior bulk special ao custo de uma efetividade mais ampla. Uma distribuição ofensiva com bulk de 240 HP / 252/ SpA / 16 Spe com uma nature Modest pode reforçar a sua presença ofensiva, entretanto, essa distribuição tem uma dificuldade muito maior para controlar várias ameaças durante a batalha devido à falta de investimento em bulk. Earthquake é uma opção para ameaçar Fire-, Poison- e Steel-types como Heatran, Nidoking e Magnezone, que, caso contrário, teria dificuldades em lidar. Curse Mega Venusaur pode agir como uma condição de vitória contra equipes mais passivas, mas é infelizmente deixada para trás devido ao baixo Attack e à pouca coverage ofensiva de Mega Venusaur.

Checks e Counters
===================

Poison
--------

**Psychic-types**: Em geral, Psychic-types ameaçam Mega Venusaur. Adversários ofensivos, como Mega Gallade e Latios, ameaçam através de seus STABs Psychic-type, enquanto oponentes defensivos, como Jirachi e Mew stallbreaker, podem causar condições de status e gradativamente o enfraquecer com poucas consequências.

**Flying-types ofensivos: Flying-types ofensivos, como Mega Pinsir e Tornadus-T, ameaçam Mega Venusaur com seus STABs.

**Wallbreakers**: Naturalmente, wallbreakers poderosos, como Kyurem-B, Dragonite, Diggersby, Landorus e Mega Charizard Y, podem facilmente enfraquecer Mega Venusaur, já que seu recovery é escasso, significando que ele não pode tomar golpes consecutivos desses adversários a menos que tenha um bulk sólido construído em volta deles.

**Stallbreakers**: Stallbreakers comuns, tais como Mew, Heatran, Gliscor e Crobat, podem prevenir Mega Venusaur de se recuperar ao usar Taunt, restringindo sua função como tank por um curto período de tempo.

**Setup Sweepers**: Calm Mind Latias, Z-Conversion Porygon-Z e Supersonic Skystrike Gyarados são alguns dos setup sweepers que podem tomar vantagem de Mega Venusaur e derrotá-lo após um boost, visto que sua pouca presença ofensiva convida esses adversários a entrar.

Grass
--------

**Psychic-types**: Mega Alakazam, Alolan Raichu e Latios ameaçam fortemente Mega Venusaur com seus STABs.

**Fire-types**: Apesar de ter Thick Fat, Fire-types como Victini e Mega Charizard X pressionam muito Mega Venusaur com fortes STABs Fire-type, especialmente em sun. Particularmente, Heatran pode ser ameaçador se conseguir pegar o boost de Flash Fire ao receber Hidden Power Fire.

**Flying-types**: Mega Pinsir, Togekiss e Crobat ameaçam Mega Venusaur com STABs Flying-type. Entretanto, mesmo sem isso, Flying-types como Zapdos são bulk o suficiente para fazer stall a Mega Venusaur.

**Wallbreakers**: Mega Venusaur tem recovery limitado e não é bulk o suficiente para aguentar golpes repetidos de wallbreakers potentes, como Kyurem-B, Diggersby e Landorus.

**Setup Sweepers**: Mega Venusaur é propenso a se tornar isca de setup devido à sua coverage ofensiva medíocre e deve ser cuidadoso para que setup sweepers, como Landorus-T, Mewnium Z Mew e Volcarona, não tomem vantagem para fazer setup e realizar um sweep no time.

**Stallbreakers**: Mega Venusaur tem dificuldade contra métodos de quebrar stall, incluindo Taunt e Magma Storm, e pode ser facilmente derrubado por stallbreakers como Mew, Gliscor e Heatran.

[CREDITS]
- Written by: [[Tyke, 243751], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Tico Meu, 413994]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[terrors, 279058], [Eien, 100418], [Vid, 239907], [Moosical, 215618], [maroon, 305839]]

Copy-paste & https://www.diffchecker.com/90ytWPuH:

[OVERVIEW]

Poison
========

Com tipagem defensiva excelente e duas formas de recovery, Mega Venusaur é incrível em parar muitos adversários ofensivos ou defensivos, alcançando de Celesteela e Greninja até Tapu Koko. Thick Fat é uma ability maravilhosa para ele, já que corta pela metade o dano tomado por golpes Fire- e Ice-type, fazendo dele uma wall melhorada. Seu tipo secundário Grass é essencial para equipes Poison, visto que através de Giga Drain ele pode fazer check a Ground-types problemáticos como Dugtrio, Hippowdon e Mega Swampert de maneira confiável. Entretanto, assim como vários tanks defensivos, Mega Venusaur é muito lento e suscetível a ameaças ofensivas rápidas como Dragonite e stallbreaker Hydreigon. Além disso, embora consiga tomar vários golpes, Mega Venusaur pode ser enfraquecido por dano residual de entry hazards e golpes após realizar switch in. Isso é devido a seu principal move de recovery ser Synthesis, que tem apenas oito PPs, enquanto sua outra opção Leech Seed só recupera uma pequena quantidade de HP a cada turno e ainda tem uma chance de errar.

Grass
========

Mega Venusaur é uma escolha principal em equipes Grass devido a sua tipagem excelente, seus stats ofensivos e sua movepool com stats balanceados excepcionais. Uma tipagem Grass e Poison e Thick Fat lhe garantem neutralidades valiosas a ataques Fire-, Ice, Bug e Poison-type. Entre sua utilidade defensiva, suas grandes defesas mistas e Synthesis, o mesmo pode ser formidável em absorver ambos ataques physical e special, além de um check forte a ameaças como Nidoking e Mega Scizor. Com grandes stats ofensivos, Mega Venusaur serve ao core defensivo sem ser passivo o bastante para os outros tomarem vantagem. Entretanto, ainda depende de Synthesis como recovery confiável, que apenas tem meros oito PPs. Além disso, ele é suscetível a ser enfraquecido por entry hazards e dano residual e não pode tomar golpes repetidos de wallbreakers potentes como Landorus e Mega Charizard Y. Por fim, enquanto seu tipo Poison oferece uma neutralidade valiosa a golpes Poison- e Bug-type, ele também abre uma fraqueza a ataques Psychic-type, o que dificulta para Mega Venusaur controlar ameaças Ground-type poderosas como Diggersby e Excadrill.

[SET]
name: Defensivo (Poison)
move 1: Giga Drain
move 2: Sludge Bomb
move 3: Synthesis
move 4: Hidden Power Fire / Leech Seed
item: Venusaurite
ability: Chlorophyll
nature: Bold
evs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Giga Drain permite a Mega Venusaur restaurar seu HP imediatamente após o usar e acerta Ground-types, como Hippowdon e Dugtrio. Sludge Bomb é usado principalmente para atacar Grass- e Fairy-types, como Breloom e Tapu Koko, com dano super efetivo, no entanto, sua alta chance de causar poison também é benéfica para provocar dano residual em outros tanks defensivos, como Mantine, Mega Sableye e Porygon2. Synthesis é sua principal forma de recovery. Hidden Power Fire atinge Steel-types bulky, como Ferrothorn, Skarmory e Mega Scizor, com um bom dano, prevenindo de forma efetiva um futuro acúmulo de hazards ou setup. Leech Seed é outra opção que permite a Mega Venusaur ganhar recovery passivo tomando HP de seu adversário e é muito útil contra seus checks defensivos, como Chansey e Celesteela.

Detalhes do Set
========

Os 16 EVs investidos em Speed são usados para ultrapassar Adamant Azumarill. Os EVs remanescentes são colocados em HP e Defense e são acoplados com uma nature Bold para maximizar o bulk physical de Mega Venusaur, enquanto lhe dá uma chance de evitar um 2HKO de um V-Create usado por Choice Scarf Victini. Venusaurite é o item necessário para transformar Venusaur em Mega Venusaur. Thick Fat é sua única ability, cortando pela metade o dano de golpes Fire- e Ice-type.

Dicas de Uso
========

É ideal Mega Evoluir Venusaur imediatamente, já que ele ganha as capacidades de Thick Fat, que lhe permitem tomar vários ataques Fire- e Ice-type. Use Sludge Bomb e Leech Seed sempre que possível, visto que ambos enfraquecem o adversário gradativamente. Leech Seed tem o benefício adicional de recuperar o HP de companheiros de equipe enfraquecidos, então eles podem ser trazidos ao campo em opções defensivas do adversário com moves de recovery. Embora Mega Venusaur seja muito bulky, ele é suscetível a ser desgastado por entry hazards, como Spikes e Stealth Rock, especialmente considerando a baixa quantidade de PPs de Synthesis. Se possível, remova hazards de campo com Defog antes de enviá-lo para a batalha. Mega Venusaur é um dos melhores checks de Poison contra equipes Ground e é o melhor jeito de derrotá-los, então não o envie em campo sem cuidado contra qualquer ataque Ground-type previsto. Mega Venusaur precisa ter cautela quando está usando Synthesis em algum weather diferente, visto que seu recovery é reduzido em hail, rain e sandstorm. Contra setup sweepers como Mega Charizard X, é ideal fazer switch para outro companheiro de equipe que consiga fazer check a ele, como Haze Toxapex e Choice Scarf Nihilego. Ambos ajudam Mega Venusaur, pois consegue parar eles antecipadamente e, como resultado, podem forçar uma switch. Use-o para entrar em campo e bloquear usuários de Trick comuns, tais como Gengar, que procuram trocar seus itens com companheiros de equipe como Crobat e Toxapex, uma vez que isso impede que façam seus papéis de utilidade. Seja cauteloso contra usuários de Taunt como Aerodactyl e Hydreigon, já que eles vão limitar a capacidade de recuperar seu HP. Além disso, é ideal ter Mega Venusaur o mais saudável possível a fim de conseguir aguentar mais golpes.

Opções de Equipe
========

Toxapex é o principal parceiro de Mega Venusaur, já que ele tem várias formas de recovery e uma resistência melhor a moves Fire- e Ice-type, aliviando a pressão para lidar contra Pokémon como Mega Charizard Y e Kyurem-B. A capacidade de Toxapex distribuir condições de status através de burn com Scald, Toxic Spikes e Baneful Bunker pune physical attackers constantemente. Baneful Bunker também lhe permite fazer scout em adversários Choice-locked, como Tapu Koko e Latios, podendo fazer switch in para um parceiro de equipe adequado. Em troca, Mega Venusaur oferece uma resistência a Electric e neutralidade a Ground. Alolan Muk também é um complemento defensivamente, visto que seu tipo Dark e acesso a Knock Off e Pursuit fazem dele uma grande força contra Psychic-types, como Latios e Double Dance Mew, que, caso contrário, seriam grandes ameaças a equipes Poison-type. Em retorno, Mega Venusaur pode fazer pivot em Ground-types e physical attackers. Choice Scarf Nihilego é um revenge killer sólido contra equipes Flying- e Fire-types que ameaçam Mega Venusaur, como Mega Charizard Y, Tornadus-T e Volcarona. Nidoking pode dar apoio como um usuário de Stealth Rock ofensivo e um wallbreaker, uma vez que seu poder absoluto e sua coverage ampla pode dar 2HKO em walls defensivas, como Mega Sableye e Celesteela. Em troca disso, Mega Venusaur pode fazer switch in em golpes Water- e Ice-type. Crobat dá auxílio ao providenciar uma imunidade a Ground e agir como um parceiro de equipe de utilidade, com opções de move como Defog e Taunt, para prevenir o acúmulo de hazards, e U-turn para fazer pivot. Crobat também faz check a Mega Pinsir, um dos maiores checks ofensivos de Mega Venusaur, através de Brave Bird e do uso de Taunt para prevenir que Ferrothorn e Chansey acumulem hazards ou usem recovery. Gengar age como um check a Psychic-types problemáticos como Mega Gallade e Victini, enquanto bloqueia Rapid Spin de adversários como Torkoal e Armaldo, o que é muito importante para derrotar equipes Fire- e Bug-type, posto que esses Pokémon são suas principais formas de controle de hazards. Scolipede age como um setup sweeper que pode fazer check a revenge killers comuns, tais como Latios e Excadrill, após alguns boosts em Speed, assim como é um potente sweeper contra equipes Psychic, uma vez que pode ameaçar checks comuns após múltiplos boosts em Speed, como Choice Scarf Victini, Choice Scarf Latios e Mega Latias. SubToxic Salazzle é um companheiro de equipe de nicho, que usa sua ability única, Corrosion, para causar Toxic poison e derrubar Poison- e Steel-types, como Toxapex, Mega Venusaur, Heatran e Celesteela.

[SET]
name: Defensivo (Grass)
move 1: Sludge Bomb
move 2: Synthesis
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Giga Drain / Leech Seed
item: Venusaurite
ability: Chlorophyll
nature: Bold
evs: 248 HP / 244 Def / 16 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Sludge Bomb é a principal fonte da presença ofensiva de Mega Venusaur. Synthesis recupera HP e é vital para deixá-lo saudável através da partida. Hidden Power Fire ajuda a ameaçar Steel-types, como Mega Scizor, Ferrothorn e Skarmory. Giga Drain é um STAB Grass-type moderadamente forte que fornece recovery e provoca dano. Deve ser usado livremente para recuperar danos de entry hazards ou de golpes. Leech Seed é uma boa opção ao invés de Giga Drain, uma vez que oferece uma fonte consistente de recovery fora Synthesis para Mega Venusaur e o resto do core defensivo de equipes Grass-type, enquanto derruba ambas ameaças ofensivas e defensivas com dano residual, como Heatran. Sleep Powder é uma opção para Mega Venusaur fazer check a setup sweepers e incapacitar ameaças ofensivas e defensivas para a equipe.

Detalhes do Set
========

Os 248 EVs investidos em HP e os 244 em Defense com uma nature Bold maximizam o bulk physical de Mega Venusaur, tornando-o em uma resposta formidável para ameaças como Victini, evitando um 2HKO de um V-create com Choice Scarf. Os 16 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Adamant Azumarill com Speed máxima. Chlorophyll dobra sua Speed em sun antes de Mega Evoluir, o que pode ter uma utilidade de nicho contra ameaças como Mega Charizard Y ou equipes Fire-type. Alternativamente, uma distribuição com defesas mistas contendo investimento máximo de EVs em HP, 80 EVs em Special Defense e 160 EVs em Defense com uma nature Calm pode ser usada para lhe permitir administrar melhor ameaças special, como Nidoking e Greninja, enquanto também tem bulk physical suficiente para lidar com Mega Scizor.

Dicas de Uso
========

Mantenha Venusaur em segurança para Mega Evoluir o mais cedo possível para fazer uso imediato de seu bulk melhorado e Thick Fat. Tenha certeza de cautelosamente preservar Mega Venusaur em matchups nos quais ele é preciso para fazer check a ameaças como Mega Scizor. Caso Sleep Powder esteja sendo usado, o mesmo deve ser preservado para ser usado contra ameaças perigosas à equipe. Synthesis, enquanto é um recovery confiável, tem somente oito PPs, devendo apenas ser usado quando for absolutamente necessário, mas não para impedir o dano de ataques, com exceção de Victini com V-create. Do mesmo modo, deixe seus companheiros de equipe controlarem ameaças sempre que possível para preservar o recovery limitado de Mega Venusaur e minimizar o dano residual. Entretanto, Mega Venusaur pode absorver Toxic e Toxic Spikes para a equipe e, visto que sua Mega Stone não pode ser removida, é uma boa switch-in para Knock Off e Trick. Use Giga Drain ou Leech Seed repetidas vezes de forma livre, já que fornecerão recovery contínuo para recuperar pequenos danos sem gastar os PPs de Synthesis enquanto enfraquece a equipe adversária. Use Sludge Bomb para tentar infligir Poison contra Pokémon que seguram Mega Venusaur completamente, como Zapdos e Mega Sableye.

Opções de Equipe
========

Ferrothorn ajuda Mega Venusaur com uma excelente tipagem Grass e Steel, a qual fornece uma imunidade a ataques Poison-type e uma neutralidade a ataques Flying-, Bug- e Ice-type. Ele também pode acumular Spikes no campo adversário para enfraquecer a equipe oponente e tem uma boa sinergia com a capacidade de Mega Venusaur de forçar switches. Cradily é uma grande wall focada em Special Defense e é o principal usuário de Stealth Rock e o principal Pokémon que absorve ataques Fire-type. Ele é capaz de fazer check a special attackers que ameaçam Mega Venusaur, como Volcarona Quiver Dance. Tapu Bulu é um companheiro de equipe incrível capaz de agir como um excelente revenge killer com Choice Scarf enquanto dá Grassy Terrain, dando um boost em Giga Drain. O recovery passivo de Grassy Terrain e a diminuição da força de Earthquake também ajudam Mega Venusaur defensivamente. Breloom é um forte physical attacker e cleaner para equipes Grass-type que oferece um move de prioridade em Mach Punch fortalecido por Technician, além de valiosa utilidade com Spore. Breloom aprecia ter Mega Venusaur para sair de campo e ter seus checks enfraquecidos. Em troca disso, o primeiro pode fazer check a Pokémon que ameaçam o segundo, como Heatran e Diggersby. Celebi é um forte special attacker que oferece um valioso STAB Psychic-type para controlar ameaças do tipo Poison, como Nidoking e Toxapex, contra os quais Mega Venusaur tem dificuldades, enquanto dá uma resistência a golpes Psychic-type para controlar mais uma fraqueza. A coverage de Celebi em Earth Power e Hidden Power Fire ajuda no matchup contra Steel. Rotom-C é um pivot e um revenge killer sólido para equipes Grass que pode servir como check leve para ameaças como Mega Charizard Y e Mega Pinsir quando está segurando Choice Scarf. Serperior é um special sweeper rápido capaz de realizar sweep no late-game com Leaf Storm e Contrary; inclusive, aprecia a capacidade de Mega Venusaur enfraquecer seus checks. Gourgeist-XL é um companheiro de equipe decente ao oferecer uma segunda neutralidade aos tipos Bug e Poison, uma imunidade a Fighting e Normal, Will-O-Wisp e utilidade como spinblocker. Gourgeist alivia muito a pressão de Mega Venusaur para controlar ameaças physical, como Swords Dance Excadrill e Mega Scizor. Whimsicott pode apoiar Mega Venusaur ao controlar a Speed dos adversários com Stun Spore e Prankster e inibir setup sweepers com Encore. Seu STAB Fairy-type é particularmente útil contra Dragon-types que ameaçam Mega Venusaur, como Dragonite, Kyurem-B e Latios.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Poison
--------

Earthquake pode ser utilizado no lugar de Hidden Power Fire para ganhar de uma das maiores walls de Mega Venusaur: Heatran. Entretanto, tirando esse propósito, não tem muita razão para usá-lo, já que Mega Venusaur teria que usar seu Attack abaixo da média. Além disso, companheiros de equipe como Nidoking e Scolipede levam coverage Ground-type para Heatran e tem uma força maior por trás de seus ataques. Mega Venusaur também pode usar uma distribuição de 252 HP / 164 Defense / 92 Speed para ultrapassar Jolly Azumarill, que às vezes carrega Return para cuidar de Mega Venusaur.

Grass
--------

A distribuição defensiva mista de Mega Venusaur é flexível e pode ser aperfeiçoada para administrar melhor ameaças específicas à equipe. Uma distribuição focada em Special Defense de 232 HP / 252 SpD/ 20 Spe com uma nature Calm pode deixá-lo com um maior bulk special ao custo de uma efetividade mais ampla. Uma distribuição ofensiva com bulk de 240 HP / 252/ SpA / 16 Spe com uma nature Modest pode reforçar a sua presença ofensiva, entretanto, essa distribuição tem uma dificuldade muito maior para controlar várias ameaças durante a batalha devido à falta de investimento em bulk. Earthquake é uma opção para ameaçar Fire-, Poison- e Steel-types como Heatran, Nidoking e Magnezone, que, caso contrário, teria dificuldades em lidar. Curse Mega Venusaur pode agir como uma condição de vitória contra equipes mais passivas, mas é infelizmente deixada para trás devido ao baixo Attack e à pouca coverage ofensiva de Mega Venusaur.

Checks e Counters
===================

Poison
--------

**Psychic-types**: Em geral, Psychic-types ameaçam Mega Venusaur. Adversários ofensivos, como Mega Gallade e Latios, ameaçam através de seus STABs Psychic-type, enquanto oponentes defensivos, como Jirachi e Mew stallbreaker, podem causar condições de status e gradativamente o enfraquecer com poucas consequências.

**Flying-types ofensivos: Flying-types ofensivos, como Mega Pinsir e Tornadus-T, ameaçam Mega Venusaur com seus STABs.

**Wallbreakers**: Naturalmente, wallbreakers poderosos, como Kyurem-B, Dragonite, Diggersby, Landorus e Mega Charizard Y, podem facilmente enfraquecer Mega Venusaur, já que seu recovery é escasso, significando que ele não pode tomar golpes consecutivos desses adversários a menos que tenha um bulk sólido construído em volta deles.

**Stallbreakers**: Stallbreakers comuns, tais como Mew, Heatran, Gliscor e Crobat, podem prevenir Mega Venusaur de se recuperar ao usar Taunt, restringindo sua função como tank por um curto período de tempo.

**Setup Sweepers**: Calm Mind Latias, Z-Conversion Porygon-Z e Supersonic Skystrike Gyarados são alguns dos setup sweepers que podem tomar vantagem de Mega Venusaur e derrotá-lo após um boost, visto que sua pouca presença ofensiva convida esses adversários a entrar.

Grass
--------

**Psychic-types**: Mega Alakazam, Alolan Raichu e Latios ameaçam fortemente Mega Venusaur com seus STABs.

**Fire-types**: Apesar de ter Thick Fat, Fire-types como Victini e Mega Charizard X pressionam muito Mega Venusaur com fortes STABs Fire-type, especialmente em sun. Particularmente, Heatran pode ser ameaçador se conseguir pegar o boost de Flash Fire ao receber Hidden Power Fire.

**Flying-types**: Mega Pinsir, Togekiss e Crobat ameaçam Mega Venusaur com STABs Flying-type. Entretanto, mesmo sem isso, Flying-types como Zapdos são bulk o suficiente para fazer stall a Mega Venusaur.

**Wallbreakers**: Mega Venusaur tem recovery limitado e não é bulk o suficiente para aguentar golpes repetidos de wallbreakers potentes, como Kyurem-B, Diggersby e Landorus.

**Setup Sweepers**: Mega Venusaur é propenso a se tornar isca de setup devido à sua coverage ofensiva medíocre e deve ser cuidadoso para que setup sweepers, como Landorus-T, Mewnium Z Mew e Volcarona, não tomem vantagem para fazer setup e realizar um sweep no time.

**Stallbreakers**: Mega Venusaur tem dificuldade contra métodos de quebrar stall, incluindo Taunt e Magma Storm, e pode ser facilmente derrubado por stallbreakers como Mew, Gliscor e Heatran.

[CREDITS]
- Written by: [[Tyke, 243751], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Tico Meu, 413994]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[terrors, 279058], [Eien, 100418], [Vid, 239907], [Moosical, 215618], [maroon, 305839]]
 
Last edited:
[OVERVIEW]

Poison
========

Com uma tipagem defensiva excelente e duas formas de recovery, Mega Venusaur é incrível em parar muitos adversários ofensivos ou defensivos, alcançando de Celesteela e Greninja até Tapu Koko. Thick Fat é uma ability maravilhosa para ele, já que corta pela metade o dano tomado por golpes Fire- e Ice-type, fazendo dele uma wall melhorada. Seu tipo secundário Grass é essencial para equipes Poison, visto que através de Giga Drain ele pode fazer check a Ground-types problemáticos, (AV) como Dugtrio, Hippowdon e Mega Swampert, (AV) de maneira confiável. Entretanto, assim como vários tanks defensivos, Mega Venusaur é muito lento e suscetível a ameaças ofensivas rápidas, (AV) como Dragonite e stallbreaker Hydreigon. Além disso, embora consiga tomar vários golpes, Mega Venusaur pode ser enfraquecido por dano residual de entry hazards e golpes ataques após realizar switch in. Isso é ocorre devido ao seu principal move de recovery ser Synthesis, que tem apenas oito PPs, enquanto Leech Seed, sua outra opção, (AV) (acho essa estrutura melhor, particularmente) Leech Seed só recupera uma pequena quantidade de HP a cada turno e ainda tem uma chance de errar.

Grass
========

Mega Venusaur é uma escolha principal em equipes Grass devido à sua tipagem excelente, seus stats ofensivos e sua movepool com stats balanceados excepcionais. Uma tipagem Grass e Poison e Thick Fat lhe garantem neutralidades valiosas a ataques Fire-, Ice, Bug e Poison-type. Entre sua utilidade defensiva, suas grandes defesas mistas e Synthesis, o mesmo pode ser formidável em absorver ambos ataques physical e special, além de ser um check forte a ameaças como Nidoking e Mega Scizor. Com grandes stats ofensivos, Mega Venusaur serve ao core defensivo sem ser passivo o bastante para os outros tomarem vantagem. Entretanto, ainda depende de Synthesis como recovery confiável, que apenas tem apenas (acho a segunda estrutura mais comum) meros oito PPs. Além disso, ele é suscetível a ser enfraquecido por entry hazards e dano residual e não pode tomar golpes repetidos de wallbreakers potentes, (AV) como Landorus e Mega Charizard Y. Por fim, enquanto seu tipo Poison oferece uma neutralidade valiosa a golpes Poison- e Bug-type, ele também abre uma fraqueza a ataques Psychic-type, o que dificulta para Mega Venusaur controlar ameaças Ground-type poderosas, (AV) como Diggersby e Excadrill.

[SET]
name: Defensivo (Poison)
move 1: Giga Drain
move 2: Sludge Bomb
move 3: Synthesis
move 4: Hidden Power Fire / Leech Seed
item: Venusaurite
ability: Chlorophyll
nature: Bold
evs: 252 HP / 240 Def / 16 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Giga Drain permite a Mega Venusaur restaurar seu HP imediatamente após o usar e acerta Ground-types, como Hippowdon e Dugtrio. Sludge Bomb é usado principalmente para atacar Grass- e Fairy-types, como Breloom e Tapu Koko, com dano super efetivo, no entanto, sua alta chance de causar poison também é benéfica para provocar dano residual em outros tanks defensivos, como Mantine, Mega Sableye e Porygon2. Synthesis é sua principal forma de recovery. Hidden Power Fire atinge Steel-types bulky, como Ferrothorn, Skarmory e Mega Scizor, com um bom dano, prevenindo de forma efetiva um futuro acúmulo de hazards ou setup. Leech Seed é outra opção que permite a Mega Venusaur ganhar recovery passivo tomando HP de seu adversário e é muito útil contra seus checks defensivos, como Chansey e Celesteela.

Detalhes do Set
========

Os 16 EVs investidos em Speed são usados para ultrapassar Adamant Azumarill. Os EVs remanescentes são colocados em HP e Defense e são acoplados com uma nature Bold para maximizar o bulk physical de Mega Venusaur, enquanto lhe dá uma chance de evitar um 2HKO de um V-Create usado por Choice Scarf Victini. Venusaurite é o item necessário para transformar Venusaur em Mega Venusaur. Thick Fat é sua única ability, cortando pela metade o dano de golpes Fire- e Ice-type.

Dicas de Uso
========

É ideal Mega Evoluir Venusaur imediatamente, já que ele ganha as capacidades de Thick Fat, que lhe permitem tomar vários ataques Fire- e Ice-type. Use Sludge Bomb e Leech Seed sempre que possível, visto que ambos enfraquecem o adversário gradativamente. Leech Seed tem o benefício adicional de recuperar o HP de companheiros de equipe enfraquecidos, então eles podem ser trazidos ao campo em opções defensivas do adversário com moves de recovery. Embora Mega Venusaur seja muito bulky, ele é suscetível a ser desgastado por entry hazards, como Spikes e Stealth Rock, especialmente considerando a baixa quantidade de PPs de Synthesis. Se possível, remova hazards de campo com Defog antes de enviá-lo para a batalha. Mega Venusaur é um dos melhores checks de Poison contra equipes Ground e é o melhor jeito de derrotá-los, então não o envie em ao campo sem cuidado contra qualquer ataque Ground-type previsto. Mega Venusaur precisa ter cautela quando está usando Synthesis em algum weather diferente, visto que seu recovery é reduzido em hail, rain e sandstorm. Contra setup sweepers como Mega Charizard X, é ideal fazer switch para outro companheiro de equipe que consiga fazer check a ele, como Haze Toxapex e Choice Scarf Nihilego. Ambos ajudam Mega Venusaur, pois consegue parar eles antecipadamente e, como resultado, podem forçar uma switch. Use-o para entrar em campo e bloquear usuários de Trick comuns, tais como Gengar, que procuram trocar seus itens com companheiros de equipe como Crobat e Toxapex, uma vez que isso impede que façam seus papéis de utilidade. Seja cauteloso contra usuários de Taunt, (AV) como Aerodactyl e Hydreigon, já que eles vão limitar a capacidade de recuperar seu HP. Além disso, é ideal ter Mega Venusaur o mais saudável possível a fim de conseguir aguentar mais golpes.

Opções de Equipe
========

Toxapex é o principal parceiro de Mega Venusaur, já que ele tem várias formas de recovery e uma resistência melhor a moves Fire- e Ice-type, aliviando a pressão para lidar contra com Pokémon como Mega Charizard Y e Kyurem-B. A capacidade de Toxapex distribuir condições de status através de burn com Scald, Toxic Spikes e Baneful Bunker pune physical attackers constantemente. Baneful Bunker também lhe permite fazer scout em adversários Choice-locked, como Tapu Koko e Latios, podendo fazer switch in para um parceiro de equipe adequado. Em troca, Mega Venusaur oferece uma resistência a Electric e neutralidade a Ground. Alolan Muk também é um complemento defensivamente, visto que seu tipo Dark e acesso a Knock Off e Pursuit fazem dele uma grande força contra Psychic-types, como Latios e Double Dance Mew, que, caso contrário, seriam grandes ameaças a equipes Poison-type. Em retorno, Mega Venusaur pode fazer pivot em Ground-types e physical attackers. Choice Scarf Nihilego é um revenge killer sólido contra equipes Flying- e Fire-types que ameaçam Mega Venusaur, como Mega Charizard Y, Tornadus-T e Volcarona. Nidoking pode dar apoio como um usuário de Stealth Rock ofensivo e um wallbreaker, uma vez que seu poder absoluto e sua coverage ampla podem dar 2HKO em walls defensivas, como Mega Sableye e Celesteela. Em troca disso, Mega Venusaur pode fazer switch in em golpes Water- e Ice-type. Crobat dá auxílio ao providenciar uma imunidade a Ground e agir como um parceiro de equipe de utilidade, com opções de move como Defog e Taunt, para prevenir o acúmulo de hazards, e U-turn para fazer pivot. Crobat também faz check a Mega Pinsir, um dos maiores checks ofensivos de Mega Venusaur, através de Brave Bird e do uso de Taunt para prevenir que Ferrothorn e Chansey acumulem hazards ou usem recovery. Gengar age como um check a Psychic-types problemáticos como Mega Gallade e Victini, enquanto bloqueia Rapid Spin de adversários como Torkoal e Armaldo, o que é muito importante para derrotar equipes Fire- e Bug-type, posto que esses Pokémon são suas principais formas de controle de hazards. Scolipede age como um setup sweeper que pode fazer check a revenge killers comuns, tais como Latios e Excadrill, após alguns boosts em Speed, assim como é um potente sweeper contra equipes Psychic, uma vez que pode ameaçar checks comuns após múltiplos boosts em Speed, como Choice Scarf Victini, Choice Scarf Latios e Mega Latias. SubToxic Salazzle é uma companheiro companheira (Salazzle só pode ser fêmea) de equipe de nicho, que usa sua ability única, Corrosion, para causar Toxic poison e derrubar Poison- e Steel-types, como Toxapex, Mega Venusaur, Heatran e Celesteela.

[SET]
name: Defensivo (Grass)
move 1: Sludge Bomb
move 2: Synthesis
move 3: Hidden Power Fire
move 4: Giga Drain / Leech Seed
item: Venusaurite
ability: Chlorophyll
nature: Bold
evs: 248 HP / 244 Def / 16 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Sludge Bomb é a principal fonte da presença ofensiva de Mega Venusaur. Synthesis recupera HP e é vital para deixá-lo saudável através da durante a partida. Hidden Power Fire ajuda a ameaçar Steel-types, como Mega Scizor, Ferrothorn e Skarmory. Giga Drain é um STAB Grass-type moderadamente forte que fornece recovery e provoca dano, (RP, AV) devendo ser usado livremente para recuperar danos de entry hazards ou de golpes. Leech Seed é uma boa opção ao invés em vez de Giga Drain, uma vez que oferece uma fonte consistente de recovery fora Synthesis para Mega Venusaur e o resto do core defensivo de equipes Grass-type, enquanto derruba ambas ameaças ofensivas e defensivas com dano residual, como Heatran. Sleep Powder é uma opção para Mega Venusaur fazer check a setup sweepers e incapacitar ameaças ofensivas e defensivas para a equipe.

Detalhes do Set
========

Os 248 EVs investidos em HP e os 244 em Defense com uma nature Bold maximizam o bulk physical de Mega Venusaur, tornando-o em uma resposta formidável para ameaças como Victini, evitando um 2HKO de um V-create com Choice Scarf. Os 16 EVs em Speed lhe permitem ultrapassar Adamant Azumarill com Speed máxima. Chlorophyll dobra sua Speed em sun antes de Mega Evoluir, o que pode ter uma utilidade de nicho contra ameaças como Mega Charizard Y ou equipes Fire-type. Alternativamente, uma distribuição com defesas mistas contendo investimento máximo de EVs em HP, 80 EVs em Special Defense e 160 EVs em Defense com uma nature Calm pode ser usada para lhe permitir administrar melhor ameaças special, como Nidoking e Greninja, enquanto também tem bulk physical suficiente para lidar com Mega Scizor.

Dicas de Uso
========

Mantenha Venusaur em segurança para Mega Evoluir o mais cedo possível para fazer uso imediato de seu bulk melhorado e Thick Fat. Tenha certeza de cautelosamente preservar Mega Venusaur em matchups nos quais ele é preciso para fazer check a ameaças como Mega Scizor. Caso Sleep Powder esteja sendo usado utilizado, o mesmo deve ser preservado para ser usado contra ameaças perigosas à equipe. Synthesis, enquanto é um recovery confiável, tem somente oito PPs, devendo apenas ser usado quando for absolutamente necessário, mas não para impedir o dano de ataques, com exceção de Victini com V-create. Do mesmo modo, deixe seus companheiros de equipe controlarem ameaças sempre que possível para preservar o recovery limitado de Mega Venusaur e minimizar o dano residual. Entretanto, Mega Venusaur pode absorver Toxic e Toxic Spikes para a equipe e, visto que sua Mega Stone não pode ser removida, é uma boa switch-in para Knock Off e Trick. Use Giga Drain ou Leech Seed repetidas vezes de forma livre, já que fornecerão recovery contínuo para recuperar pequenos danos sem gastar os PPs de Synthesis enquanto enfraquece a equipe adversária. Use Sludge Bomb para tentar infligir Poison contra Pokémon que seguram Mega Venusaur completamente, como Zapdos e Mega Sableye.

Opções de Equipe
========

Ferrothorn ajuda Mega Venusaur com uma excelente tipagem Grass e Steel, a qual fornece uma imunidade a ataques Poison-type e uma neutralidade a ataques Flying-, Bug- e Ice-type. Ele também pode acumular Spikes no campo adversário para enfraquecer a equipe oponente e tem uma boa sinergia com a capacidade de Mega Venusaur de forçar switches. Cradily é uma grande wall focada em Special Defense e é o principal usuário de Stealth Rock e o principal Pokémon que absorve ataques Fire-type. Ele é capaz de fazer check a special attackers que ameaçam Mega Venusaur, como Quiver Dance Volcarona Quiver Dance. Tapu Bulu é um companheiro de equipe incrível capaz de agir como um excelente revenge killer com Choice Scarf enquanto ativa Grassy Terrain, dando um boost em Giga Drain. O recovery passivo de Grassy Terrain e a diminuição da força de Earthquake também ajudam Mega Venusaur defensivamente. Breloom é um forte physical attacker e cleaner para equipes Grass-type que oferece um move de prioridade em Mach Punch fortalecido por Technician, além de valiosa utilidade com Spore. Breloom aprecia ter Mega Venusaur para sair de campo e ter seus checks enfraquecidos. Em troca disso, o primeiro pode fazer check a Pokémon que ameaçam o segundo, como Heatran e Diggersby. Celebi é um forte special attacker que oferece um valioso STAB Psychic-type para controlar ameaças do tipo Poison, como Nidoking e Toxapex, contra os quais Mega Venusaur tem dificuldades, enquanto dá uma resistência a golpes Psychic-type para controlar mais uma fraqueza. A coverage de Celebi em Earth Power e Hidden Power Fire ajuda no matchup contra Steel. Rotom-C é um pivot e um revenge killer sólido para equipes Grass que pode servir como soft check leve (check leve soa muito estranho) para ameaças como Mega Charizard Y e Mega Pinsir quando está segurando Choice Scarf. Serperior é um special sweeper rápido capaz de realizar sweep no late-game com Leaf Storm e Contrary; inclusive, aprecia a capacidade de Mega Venusaur enfraquecer seus checks. Gourgeist-XL é um companheiro de equipe decente ao oferecer uma segunda neutralidade aos tipos Bug e Poison, uma imunidade a Fighting e Normal, Will-O-Wisp e utilidade como spinblocker. Gourgeist alivia muito a pressão de Mega Venusaur para controlar ameaças physical, como Swords Dance Excadrill e Mega Scizor. Whimsicott pode apoiar Mega Venusaur ao controlar a Speed dos adversários com Stun Spore e Prankster e inibir setup sweepers com Encore. Seu STAB Fairy-type é particularmente útil contra Dragon-types que ameaçam Mega Venusaur, como Dragonite, Kyurem-B e Latios.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Poison
--------

Earthquake pode ser utilizado no lugar de Hidden Power Fire para ganhar de uma das maiores walls de Mega Venusaur: Heatran. Entretanto, tirando esse propósito, não tem muita razão para usá-lo, já que Mega Venusaur teria que usar seu Attack abaixo da média. Além disso, companheiros de equipe como Nidoking e Scolipede levam coverage Ground-type para Heatran e tem uma força maior por trás de seus ataques. Mega Venusaur também pode usar uma distribuição de EVs de 252 HP / 164 Defense / 92 Speed para ultrapassar Jolly Azumarill, que às vezes carrega Return para cuidar de Mega Venusaur.

Grass
--------

A distribuição defensiva mista de Mega Venusaur é flexível e pode ser aperfeiçoada para administrar melhor ameaças específicas à equipe. Uma distribuição focada em Special Defense de 232 HP / 252 SpD/ 20 Spe com uma nature Calm pode deixá-lo com um maior bulk special ao custo de uma efetividade mais ampla. Uma distribuição ofensiva com bulk de 240 HP / 252/ SpA / 16 Spe com uma nature Modest pode reforçar a sua presença ofensiva, entretanto, essa distribuição tem uma dificuldade muito maior para controlar várias ameaças durante a batalha devido à falta de investimento em bulk. Earthquake é uma opção para ameaçar Fire-, Poison- e Steel-types, (AV) como Heatran, Nidoking e Magnezone, que, caso contrário, teria dificuldades em lidar. Curse Mega Venusaur pode agir como uma condição de vitória contra equipes mais passivas, mas é infelizmente deixada deixado para trás devido ao baixo Attack e à pouca coverage ofensiva de Mega Venusaur.

Checks e Counters
===================

Poison
--------

**Psychic-types**: Em geral, Psychic-types ameaçam Mega Venusaur. Adversários ofensivos, como Mega Gallade e Latios, ameaçam-no através de seus STABs Psychic-type, enquanto oponentes defensivos, como Jirachi e stallbreaker Mew stallbreaker, podem causar condições de status e gradativamente o enfraquecer com poucas consequências.

**Flying-types ofensivos: Flying-types ofensivos, como Mega Pinsir e Tornadus-T, ameaçam Mega Venusaur com seus STABs.

**Wallbreakers**: Naturalmente, wallbreakers poderosos, como Kyurem-B, Dragonite, Diggersby, Landorus e Mega Charizard Y, podem facilmente enfraquecer Mega Venusaur, já que seu recovery é escasso, significando que ele não pode tomar golpes consecutivos desses adversários a menos que tenha um bulk sólido construído em volta deles.

**Stallbreakers**: Stallbreakers comuns, tais como Mew, Heatran, Gliscor e Crobat, podem prevenir Mega Venusaur de se recuperar ao usar Taunt, restringindo sua função como tank por um curto período de tempo.

**Setup Sweepers**: Calm Mind Latias, Z-Conversion Porygon-Z e Supersonic Skystrike Gyarados são alguns dos setup sweepers que podem tomar vantagem de Mega Venusaur e derrotá-lo após um boost, visto que sua pouca presença ofensiva convida esses adversários a entrar em campo.

Grass
--------

**Psychic-types**: Mega Alakazam, Alolan Raichu e Latios ameaçam fortemente Mega Venusaur com seus STABs.

**Fire-types**: Apesar de ter Thick Fat, Fire-types como Victini e Mega Charizard X pressionam muito Mega Venusaur com fortes STABs Fire-type, especialmente em sun. Particularmente, Heatran pode ser ameaçador se conseguir pegar o boost de Flash Fire ao receber Hidden Power Fire.

**Flying-types**: Mega Pinsir, Togekiss e Crobat ameaçam Mega Venusaur com STABs Flying-type. Entretanto, mesmo sem isso, Flying-types como Zapdos são bulky o suficiente para fazer stall a Mega Venusaur.

**Wallbreakers**: Mega Venusaur tem recovery limitado e não é bulky o suficiente para aguentar golpes repetidos de wallbreakers potentes, como Kyurem-B, Diggersby e Landorus.

**Setup Sweepers**: Mega Venusaur é propenso a se tornar isca de setup devido à sua coverage ofensiva medíocre e deve ser cuidadoso para que setup sweepers, como Landorus-T, Mewnium Z Mew e Volcarona, não tomem vantagem para fazer setup e realizar um sweep no time.

**Stallbreakers**: Mega Venusaur tem dificuldade contra métodos de quebrar anti-stall, incluindo Taunt e Magma Storm, e pode ser facilmente derrubado por stallbreakers como Mew, Gliscor e Heatran.

[CREDITS]
- Written by: [[Tyke, 243751], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Tico Meu, 413994]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[terrors, 279058], [Eien, 100418], [Vid, 239907], [Moosical, 215618], [maroon, 305839]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top