Monotype Mega Gardevoir (Psychic/Fairy)

[OVERVIEW]

Psychic
========

O tipo Fairy de Gardevoir a torna uma Pokémon valorizada em equipes Psychic, já que a mesma consegue fazer check à boa parte dos Dark- e Dragon-types ameaçadores, como Mega Sableye, Kyurem-B e Hydreigon. Gardevoirite lhe permite Mega Evoluir e servir como uma wallbreaker tremenda. A ability Pixilate de Mega Gardevoir faz seu STAB Hyper Voice devastar muitas ameaças, como Mega Sableye, Mandibuzz e Dragonite. Por outro lado, Trace de Gardevoir regular permite-lhe ter um bom desempenho contra sweepers de weather e Terrain, como Swift Swim Kingdra e Sand Rush Excadrill, fazendo-a ser mais rápida e dando-lhes KO ou forçando-os a sair de campo. Ela também tem acesso a moves de utilidade, como Encore e Taunt, para ajudar contra usuários de status e entry hazards, como Chansey e Heatran. Contudo, Mega Gardevoir luta pelo slot de Mega Evolução em times Psychic devido às diversas opções presentes no tipo, tais como Alakazam, Latias, Gallade e Slowbro. Gardevoir e sua forma Mega também situam-se em uma Speed tier média, tornando-as vulneráveis a revenge killers rápidos, especialmente usuários de Choice Scarf como Victini, Heracross e Excadrill. Além disso, o terrível bulk physical de Gardevoir a torna frágil contra vários usuários de prioridade comuns e physical attackers, como Bisharp, Mega Scizor e Mega Sharpedo.

Fairy
========

Mega Gardevoir é uma ótima wallbreaker com Hyper Voice aprimorado por Pixilate e um alto Special Attack, derrotando facilmente walls como Clefable e Mega Slowbro. Seu tipo Psychic lhe dá boa coverage e ajuda a fazer check a alguns Poison-types como Mega Venusaur, o que é especialmente útil para equipes Fairy. Ela também tem uma boa movepool; Focus Blast lhe dá boa coverage e suas opções de utilidade, como Will-O-Wisp, Taunt e Encore lhe permitem enfraquecer physical attackers e lidar com algumas ameaças defensivas, respectivamente. Trace é uma boa ability pré-Mega de se ter, visto que Gardevoir pode copiar abilities úteis e dar revenge kill em sweepers de weather, especialmente Sand Rush Excadrill. Mega Gardevoir também pertence a uma decente, porém comum, Speed tier que lhe permite ser mais rápida que Pokémon como Kyurem-B e Landorus-T e fazer Speed tie com Pokémon como Manaphy. Contudo, o baixo bulk physical de Gardevoir a torna suscetível a receber revenge kill de ameaças physical rápidas e poderá sofrer muito dano se não conseguir derrotar o inimigo. Isso também a torna vulnerável a usuários de prioridade, especialmente Mega Scizor, que já possui um matchup positivo contra Fairy. Mega Gardevoir também é parada facilmente por walls focadas em Special Defense notáveis como Chansey, mesmo com sua ótima capacidade de wallbreak. Por fim, Gardevoir enfrenta uma concorrência direta pelo slot de Mega com Mega Diancie, que tem a capacidade de ser mixed e atacar walls focadas em Special Defense, uma Speed tier mais alta e o tipo Rock que ajuda a fazer check a equipes Flying, Fire e Poison; apesar do tipo Psychic de Mega Gardevoir, Mega Diancie é, na verdade, uma check melhor para equipes Poison devido à sua neutralidade ao tipo e a capacidade de atingir Alolan Muk.

[SET]
name: Wallbreaker (Psychic)
move 1: Hyper Voice
move 2: Psyshock
move 3: Focus Blast
move 4: Will-O-Wisp / Taunt
item: Gardevoirite
ability: Trace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hyper Voice é o STAB mais poderoso possível de Mega Gardevoir graças ao boost de Pixilate, dando OHKO na maioria dos Pokémon Dark-, Dragon- e Fighting-type como Mega Sableye, Kyurem-B e Mega Gallade. Psyshock é a segunda opção de STAB, atingindo Poison-types como Mega Venusaur, Crobat e Toxapex, bem como outros Pokémon que resistem a Hyper Voice, como Fire-types. Psyshock também ajuda contra ameaças focadas em Special Defense, como Mantine. Focus Blast atinge Steel-types que resistem ambos STABs de Gardevoir, como Heatran, Ferrothorn e Magnezone, e ameaça Normal-types como Porygon2. Will-O-Wisp é um grande move de utilidade usado para enfraquecer physical attackers, como Bisharp, Mimikyu, Alolan Muk e Mega Scizor, na switch. Taunt pode prevenir adversários como Chansey, Klefki e Jirachi de colocarem entry hazards em campo ou infligirem status e impede Pokémon como Mega Charizard X e Gyarados de fazerem setup. Encore pode surpreender oponentes e prender ameaças como Sucker Punch Bisharp, Light Screen + Reflect Klefki e Substitute Suicune, além de Pokémon como Chansey e Heatran em seus moves de status e hazards.

Detalhes do Set
========

Gardevoirite é necessária para garantir maior Special Attack e Speed para Gardevoir, assim como Pixilate para dar boost em Hyper Voice e dar a ela um STAB Fairy-type. Uma nature Timid e máximo investimento em Speed permite a Mega Gardevoir ser mais rápida que Pokémon como Life Orb Kyurem-B e Nidoking. Máximos EVs em Special Attack permitem que Gardevoir aja como uma wallbreaker, danificando tudo que não resista seus golpes. Trace é usado antes da Mega Evolução, já que pode copiar abilities como Flash Fire de Heatran, Water Absorb de Mantine e abilities que dão boost em Speed, como Swift Swim e Sand Rush.

Dicas de Uso
========

Mega Gardevoir deve ser usada no início de jogo para enfraquecer qualquer wall adversária no intuito de ajudar seus colegas de equipe; contudo, a mesma também é uma sweeper de late-game poderosa se ameaças mais rápidas tiverem sido eliminadas e os seus checks defensivos tiverem sido enfraquecidos ou derrotados. Ela quase sempre pode disparar um Pixilate Hyper Voice na jogada, permitindo-lhe enfraquecer muitas ameaças que não resistem o move. Graças às poucas desvantagens de Hyper Voice, Mega Gardevoir pode agir como uma revenge killer incrível. Ela pode usar Will-O-Wisp para enfraquecer ameaças ofensivas physical como Alolan Muk e Bisharp, conforme eles fazem switch in. Encore deve ser usado para prender Pokémon como Chansey e Heatran em Stealth Rock ou Toxic e também pode ameaçar adversários como Sucker Punch Bisharp. Taunt previne inimigos como Zapdos e Mantine de dispararem moves de status e Heatran e Chansey de colocarem entry hazards em campo. Mesmo que Pixilate de Mega Gardevoir permite a ela ter uma melhor performance como uma wallbreaker, Trace pode ser usado antes de Mega Evoluir para combater ameaças que dependem de weather, como Mega Swampert, Excadrill e Kingdra. A principal desvantagem de não Mega Evoluir imediatamente é que sem Pixilate Hyper Voice é praticamente inútil, então certifique-se de saber quando é necessário Mega Evoluir e quando é necessário utilizar Trace. Mega Gardevoir deve ser cautelosa ao fazer switch in em Pokémon que carregam moves de status que possam enfraquecê-la, como Zapdos, Toxapex e Porygon2, assim como em physical attackers, como Choice Scarf Excadrill, Terrakion e Scolipede; dito isso, ela pode fazer switch in em moves special fracos, mas deve ser cuidadosa, já que não possui nenhum recovery confiável.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Victini é uma necessidade, já que pode ultrapassar outras ameaças com Choice Scarf contra as quais Mega Gardevoir tem dificuldade, tais como Excadrill, Kyurem-B e Tapu Bulu. Victini também é apreciado, pois ele faz check a ameaças comuns a Psychic, como Volcarona e Mega Scizor graças a STAB V-Create, e o mesmo também tem a capacidade de enfraquecer walls focadas em Special Defense que Mega Gardevoir não aprecia, tais como Jirachi, Chansey e Alolan Muk. Usuários de Stealth Rock, como Deoxys-S, Mew e Jirachi, ajudam Mega Gardevoir a cumprir seu papel como wallbreaker, fornecendo dano residual toda vez que um Pokémon entra em campo. Deoxys-S pode pôr dual screens em campo, Jirachi fornece uma imunidade a ataques Poison-types e Genesis Supernova de Mew levanta Psychic Terrain para aumentar o dano dos golpes Psychic-type de Gardevoir. Meloetta é uma ótima parceira, já que possui imunidade a ataques Ghost-type de ameaças como Gengar, Alolan Marowak e Mimikyu. Um removedor de entry hazard como Latios, Mew ou Starmie ajudam a prevenir Mega Gardevoir de receber dano desnecessário ao entrar em campo. O incrível bulk physical de Slowbro ajuda a fazer check a ameaças comuns para Mega Gardevoir, tais como Mega Lopunny, Terrakion e Landorus-T, e seu Thunder Wave enfraquece Pokémon adversários e permite a Mega Gardevoir ultrapassar e derrotá-los com êxito. Alakazam pode eliminar physical attackers com boost como Mega Charizard X e Mega Sharpedo por meio de Counter.

[SET]
name: Mega Wallbreaker (Fairy)
move 1: Hyper Voice
move 2: Psyshock
move 3: Focus Blast
move 4: Will-O-Wisp / Taunt
item: Gardevoirite
ability: Trace
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Hyper Voice é o principal STAB de Mega Gardevoir e é capaz de destruir muitas walls graças ao seu poder aumentado por Pixilate. O move também é atravessa Substitute de Pokémon como Suicune. Psyshock permite a Mega Gardevoir acertar algumas special walls decentemente forte e permite que a mesma faça check a alguns Poison-types, principalmente Mega Venusaur. Focus Blast é uma coverage valiosa para Mega Gardevoir atingir Steel-types como Heatran e Excadrill. Will-O-Wisp pode enfraquecer physical attackers como Mega Scizor e Excadrill e danificar levemente os inimigos. O move incapacita principalmente Alolan Muk, que é uma grande ameaça para Mega Gardevoir e Fairy no geral. Por outro lado, Taunt permite a Mega Gardevoir parar algumas walls e funcionar como uma stallbreaker decente. Encore é também uma opção, já que dá a Gardevoir mais potencial para stallbreak, mas é geralmente menos útil.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Special Attack permite a Mega Gardevoir danificar inimigos o mais forte possível. Máxima Speed com uma nature Timid faz Mega Gardevoir usar sua boa Speed tier e ultrapassar a maioria das walls com ameaças-chave como Nidoking e Xurkitree. Trace permite que Gardevoir às vezes herde abilities úteis, como Intimidate e Sand Rush, antes de Mega Evoluir e possivelmente dê revenge kill em sweepers de weather como Excadrill e Mega Swampert. Contudo, seja cauteloso, pois não Mega Evoluir deixa Gardevoir sem um STAB Fairy-type. Pixilate permite a Mega Gardevoir atingir adversários fortemente com Hyper Voice. Gardevoirite é necessária para Gardevoir Mega Evoluir.

Dicas de Uso
========

Mega Gardevoir deve ser usada como uma wallbreaker de early-game, enfraquecendo a equipe adversária para seus colegas de equipe fazerem uma limpa no late-game. Hyper Voice deve ser usado na maioria das vezes, pois tem mais potência e uma coverage decente. Devido a isso, é um move muito repetível também. Por outro lado, use o move apropriado para a situação, como usar Focus Blast para conseguir um KO em Heatran ou Will-O-Wisp quando um physical attacker faz switch in. Taunt ou Encore podem permitir a Mega Gardevoir desestabilizar walls e torná-las fáceis de eliminar mais tarde. Além disso, ambos dão a Mega Gardevoir um potencial para wallbreak, permitindo-lhe derrotar algumas walls como Chansey. Gardevoir deve também Mega Evoluir o mais cedo possível na maioria das situações para ganhar os boosts de stat e Pixilate. Algumas vezes, no entanto, se o oponente tiver um sweeper de weather como Excadrill, talvez possa ser útil adiar a Mega Evolução para adquirir abilities úteis com Trace e dar revenge kill nos sweepers de weather. Contudo, isso vem com o custo de deixar Hyper Voice como um ataque Normal-type comum. Gardevoir não é muito bulky, principalmente no lado physical, então trazê-la com o suporte de switches duplas ou U-turn ou Volt Switch é uma boa ideia. Mega Gardevoir deve ser jogada de forma cuidadosa contra equipes Poison, especialmente pela não capacidade de usar Mega Diancie, pois Gardevoir pode ser necessária para atingir Pokémon como Toxapex e Mega Venusaur. Evite dar switch in com Mega Gardevoir em Pokémon que comumente carregam moves de status, já que a maioria dos status a enfraquecem fortemente.

Opções de Equipe
========

Azumarill pode se beneficiar do wallbreak de Mega Gardevoir no early-game para fazer limpar no late-game com Z-Belly Drum. Tapu Koko lida com Celesteela e Skarmory para Mega Gardevoir e pode facilmente fazer pivot em Mega Gardevoir com Volt Switch ou U-turn. Klefki é um parceiro excelente graças à sua capacidade de pôr Spikes em campo para ajudar o wallbreak de Mega Gardevoir, melhorar a capacidade de sobrevivência de Gardevoir com dual screens, fazer switch in em certas ameaças Poison-type, paralisar ameaças com Thunder Wave e fazer check à maioria dos setup sweepers physical, como Mega Scizor, com Foul Play. Clefable e Togekiss podem segurar Babiri Berry e utilizar coverage Fire-type para fazer check a Steel-types, principalmente Mega Scizor. Clefable também pode pôr Stealth Rock em campo, o que danifica lentamente os inimigos. Tapu Bulu é um physical attacker forte que pode destruir muitas special walls em que Mega Gardevoir não pode tocar, como Chansey e Mantine. O suporte de Grassy Terrain é bom também, pois fornece recovery a Gardevoir. Tapu Fini e Togekiss podem fornecer suporte de Defog, que reduz a quantidade de dano desnecessário que Mega Gardevoir recebe; isso é importante principalmente contra times Poison.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
========

Psychic
--------

Mega Gardevoir pode usar Calm Mind para esmagar walls como Zapdos e Mantine com seu incrível poder, mas isso a impede de usar Will-O-Wisp para enfraquecer ameaças como Bisharp. Mega Gardevoir pode usar Hidden Power Fire para tirar mais dano de Scizor e Ferrothorn, mas isso substituiria Focus Blast, tornando Gardevoir refém de Heatran, ou Taunt ou Will-O-Wisp, tornando-a suscetível a usuários de status e ameaças comuns a Psychic, como Zapdos e Bisharp. Substitute é uma opção para prevenir status de usuários como Porygon2, Zapdos e Mantine, enquanto torna Mega Gardevoir um check confiável para Bisharp. Choice Scarf Gardevoir pode disparar Moonblasts mais rápidos, mas é geralmente ultrapassada por outros usuários de Choice Scarf, como Victini e Jirachi.

Fairy
--------

Calm Mind pode tornar Mega Gardevoir uma wallbreaker aterrorizante, mas força a mesma a renunciar um move mais útil e é um pouco difícil para Gardevoir fazer setup. Substitute pode ser usado quando ameaças como Dark- e Dragon-types sentirem medo de Hyper Voice e fizerem switch. O move também protege Gardevoir de Sucker Punch de Bisharp e outros golpes de prioridade. Contudo, é geralmente menos útil do que Will-O-Wisp, Taunt e Encore, visto que eles dão a Gardevoir a capacidade de enfraquecer certos Pokémon que representariam uma ameaça a ela. Thunderbolt pode funcionar maravilhosamente bem com o Electric Terrain de Tapu Koko e atingir Skarmory e Mantine, mas ainda deixa Mega Gardevoir refém da maioria dos sets de Celesteela e a força a desistir de um move que é geralmente mais útil. Choice Scarf é uma opção para deixar Gardevoir agir como uma revenge killer contra sweepers de weather e Terrain, como Kingdra e Alolan Raichu, mas é bastante fraca, e a potência de wallbreak de Mega Gardevoir é preferível na maioria das vezes.

Checks e Counters
========

Psychic
--------

**Special Walls**: Walls focadas em Special Defense, tais como Chansey, Alolan Muk e Jirachi, geralmente aguentam bem os ataques de Gardevoir e podem enfraquecê-la com status ou eliminando-a em seguida.

**Steel-types**: Steel-types como Mega Scizor e Celesteela geralmente podem aguentar um golpe de Gardevoir e dar OHKO em seguida com seus golpes Steel-type.

**Revenge Killers**: Usuários de Choice Scarf como Terrakion, Kyurem-B e Excadrill podem facilmente dar revenge kill tanto em Gardevoir quanto em Mega Gardevoir. Usuários de prioridade, como Scizor, Bisharp e Dragonite, também fazem check a Gardevoir e Mega Gardevoir ao forçarem elas a saírem de campo.

**Paralysis**: Paralysis de usuários de Thunder Wave como Chansey e Klefki pode enfraquecer Gardevoir ao diminuir suas capacidades como uma revenge killer e wallbreaker, reduzindo sua Speed pela metade.

Fairy
--------

**Steel-types**: Steel-types bulky como Celesteela, Skarmory e Mega Scizor são aptos a aguentar facilmente qualquer golpe que Mega Gardevoir lançar neles. Celesteela, principalmente, não teme nada e pode facilmente eliminar Gardevoir com Heavy Slam. Mega Scizor pode também ameaçar Gardevoir com Bullet Punch, embora corra o risco de receber burn na switch. Outros Steel-types como Choice Scarf ou Sand Rush Excadrill, Ferrothorn e Heatran defensivo podem também ser mais rápidos que Mega Gardevoir, eliminando-a antes que ela possa atacar, ou aguentando um golpe dela e conseguindo um KO em retorno.

**Special Walls**: Walls dedicadas em Special Defense, como Chansey, Mantine e Alolan Muk, podem resistir facilmente a qualquer golpe de Gardevoir. Contudo, Taunt ou Encore podem incapacitar essas walls e enfraquecê-las, e Will-O-Wisp atormenta muito Alolan Muk.

**Revenge Killers**: A Speed de Mega Gardevoir é apenas um pouco acima da média, então Pokémon mais rápidos como Greninja, Choice Scarf Landorus-T e Gengar podem facilmente fazer revenge kill na mesma.

**Poison-types**: Enquanto a maioria dos Poison-types são fracos a Psyshock, muitos como Nihilego, Gengar e Scolipede podem ser mais rápidos que Gardevoir e conseguir um KO graças a alta Speed deles. Alguns Poison-types mais bulky como Mega Venusaur e Alolan Muk podem aguentar bem os golpes de Mega Gardevoir e despejar grande dano em troca.

**Status**: Paralysis enfraquece muito Mega Gardevoir por cortar sua Speed ao meio, tornando-a extremamente suscetível a ameaças ofensivas. Toxic rapidamente desgasta Mega Gardevoir e a torna incapaz de enfraquecer lentamente as special walls.

[CREDITS]
- Written by: [[lotiasite, 302985], [Seo, 323515]]
- Translated by: [[Mimas, 466658]]
- Fairy analysis by: [[lotiasite, 302985]]
- Psychic analysis by: [[Seo, 323515]]
- Earlier versions by: [[QY_CS, 328874]]
- Quality checked by: [[KevinELF, 314540], [iLlama, 296591], [Misaka, 240969 Mikoto], [Eien, 100418], [terrors279058]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [Repu, 304761]]
 
Last edited by a moderator:

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
Adicionar / Remover / Sugestões e Comentários

(AV): adicionar vírgula

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/gardevoir/monotype/

[OVERVIEW]

Psychic
========


O tipo Fairy de Gardevoir a torna uma Pokémon valorizada em equipes Psychic, já que a mesma consegue fazer check em a boa parte dos Dark- e Dragon-types ameaçadores, como Mega Sableye, Kyurem-B e Hydreigon. Gardevoirite lhe permite-lhe Mega Evoluir e servir como uma wallbreaker tremenda. A ability Pixilate de Mega Gardevoir faz seu STAB Hyper Voice STAB devastar muitas ameaças, (AV) como Mega Sableye, Mandibuzz e Dragonite. Por outro lado, Trace da Gardevoir regular permite-lhe ter um bom desempenho contra sweepers de weather e Terrain, como Swift Swin Kingdra e Sand Rush Excadrill, fazendo-a ser mais rápida e dando-lhes KO ou forçando-os a sair de campo. Ela também tem acesso a moves de utilidade utility, (AV) como Encore e Taunt, (AV) para ajudar contra usuários de status e entry hazards como Chansey e Heatran. Contudo, Mega Gardevoir luta pelo slot da Mega Evolução em times Psychic devido às diversas opções presentes no tipo, tais como Alakazam, Latias, Gallade e Slowbro. Gardevoir e sua forma Mega também ficam situam-se (prefiro o uso do verbo "situar" aqui. "encontram-se" também é uma opção) em uma Speed tier média, tornando-as suscetíveis a revenge killers rápidos, especialmente usuários de Choice Scarf como Victini, Heracross e Excadrill. Além disso, o terrível bulk physical de Gardevoir a torna fraca para frágil contra (as palavras escolhidas não funcionaram muito bem) vários usuários de prioridade priority comuns e atacantes physical, (AV) como Bisharp, Mega Scizor e Mega Sharpedo.

Fairy
========


Mega Gardevoir é uma ótima wallbreaker com Hyper Voice aprimorado por Pixilate e um alto stat de (não é necessário colocar que Special Attack é um stat, fica implícito) Special Attack, derrotando facilmente walls como Clefable e Mega Slowbro. Seu tipo Psychic lhe dá bom coverage e lhe ajuda a fazer check em alguns Poison-types como Mega Venusaur, o que é especialmente útil para as equipes Fairy. Ela também tem uma boa movepool; Focus Blast lhe dá uma boa coverage e suas opções de utilidade utility, (AV) como Will-O-Wisp, Taunt e Encore lhe permitem enfraquecer atacantes physical e lidar com algumas ameaças defensivas, respectivamente. Trace é uma boa ability pré-Mega de se ter, visto que Gardevoir pode copiar abilities úteis e dar revenge kill em sweepers de weather, especialmente Sand Rush Excadrill. Mega Gardevoir também pertence a uma decente, porém comum Speed tier que lhe permite ser mais rápida que Pokémon como Kyurem-B e Landorus-T e ter fazer Speed tie com Pokémon como Manaphy. Contudo, o baixo bulk physical de Gardevoir a torna suscetível a receber revenge kill por de ameaças physical rápidas e poderá sofrer muitos danos se não conseguir derrotar o inimigo. Isso também a torna vulnerável a usuários de prioridade priority, especialmente Mega Scizor, que já possui um matchup positivo contra Fairy. A mesma Mega Gardevoir (não tem problema usar Mega Gardevoir aqui, sendo que essa palavra não se repetiu com muita frequência nas últimas linhas) também recebe wall facilmente por walls special focadas em Special Defense notáveis como Chansey mesmo com sua ótima capacidade de wallbreak. Por fim, Gardevoir enfrenta uma concorrência direta pelo slot de Mega com Mega Diancie, que tem a capacidade de ser mixed e atacar walls special focadas em Special Defense, uma Speed tier mais alta e o tipo Rock que lhe ajuda a fazer check em equipes Flying, Fire e Poison; apesar do tipo Psychic de Mega Gardevoir, Mega Diancie é, (AV) atualmente na verdade, (AV) uma check melhor para equipes Poison devido à sua neutralidade ao tipo e a capacidade de atingir Alolan Muk.

[SET]
name: Wallbreaker (Psychic)
move 1: Hyper Voice
move 2: Psyshock
move 3: Focus Blast
move 4: Will-O-Wisp / Taunt
item: Gardevoirite
ability: Trace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hyper Voice é o STAB mais poderoso possível de Mega Gardevoir graças ao boost de Pixilate, eliminando dando OHKO (é importante deixar explícito que ela consegue um OHKO. O uso de "eliminar" sozinho não consegue expressar isso) na maioria dos Pokémon Dark-, Dragon- e Fighting-type como Mega Sableye, Kyurem-B e Mega Gallade. Psyshock é a segunda opção STAB, atingindo Poison-types como Mega Venusaur, Crobat e Toxapex, bem como outros Pokémon que resistem a Hyper Voice, (AV) como Fire-types. Psyshock também ajuda contra ameaças especialmente defensivas focadas em Special Defense, (AV) como Mantine. Focus Blast atinge Steel-types que resistem a ambos dos STABs de Gardevoir, (AV) como Heatran, Ferrothorn e Magnezone e ameaça Normal-types como Porygon2. Will-O-Wisp é um grande move de utilidade utility usado para enfraquecer (no sentido literal, o uso de "enfraquecer" estaria certo, mas geralmente se usa "prejudicar" quando nos referimos ao ato de infligir burn a um Pokémon. Não acho que é mandatório, mas sugiro que troque para "prejudicar") atacantes physical como Bisharp, Mimikyu, Alolan Muk e Mega Scizor na switch. Taunt pode ser usado para prevenir adversários como Chansey, Klefki e Jirachi de colocarem entry hazards em campo ou infligirem status e impede Pokémon como Mega Charizard X e Gyarados de fazerem setup. Encore pode ser usado para surpreender oponentes e prender ameaças como Sucker Punch Bisharp, Light Screen + Reflect Klefki e Substitute Suicune, (AV) assim como além de (só pra não repetir o "como") Pokémon como Chansey e Heatran em seus moves de status e hazards.

Detalhes do Set
========

Gardevoirite é necessária para garantir maior Special Attack e Speed de para Gardevoir assim como Pixilate para dar boost em Hyper Voice e dar a ela um STAB Fairy-type. Uma nature Timid e o máximo investimento em Speed permite a Mega Gardevoir ser mais rápida que Pokémon como Life Orb Kyurem-B e Nidoking. Máximos EVs em Special Attack permitem que Gardevoir aja como uma wallbreaker, danificando qualquer coisa que não resista aos seus golpes. Trace é usado antes da Mega Evolução, já que pode copiar abilities como Flash Fire de Heatran, Water Absorb de Mantine e abilities que dão boost em Speed, (AV) como Swift Swim e Sand Rush.

Dicas de Uso
========

Mega Gardevoir deve ser usada no início de jogo para enfraquecer qualquer wall adversária para no intuito de (só para evitar repetições) ajudar seus colegas de equipe; contudo, a mesma também é uma sweeper de late-game poderosa se ameaças mais rápidas tiverem sido eliminadas e os seus checks defensivos tiverem sido enfraquecidos ou derrotados. Ela quase sempre pode disparar um Pixilate Hyper Voice na jogada, permitindo-lhe eliminar enfraquecer muitas ameaças que não resistem a isso o move (achei o "a isso" meio feio). Graças às poucas desvantagens de Hyper Voice, Mega Gardevoir pode agir como uma revenge killer incrível. Mega Gardevoir Ela (evitar repetições) pode usar Will-O-Wisp para enfraquecer (prejudicar) ameaças fisicamente ofensivas physical como Alolan Muk e Bisharp, conforme eles fazem switch in. Encore deve ser usado para prender Pokémon como Chansey e Heatran em Stealth Rock ou Toxic e também pode ser usado para ameaçar coisas Pokémon/inimigos/adversários (qualquer uma dessas palavras no lugar de "coisa" é melhor) como Sucker Punch Bisharp. Taunt previne inimigos como Zapdos e Mantine de dispararem moves de status e Heatran e Chansey de colocarem entry hazards em campo. Mesmo que Pixilate de Mega Gardevoir permite a ela ter uma melhor performance como uma wallbreaker, Trace pode ser usado antes de Mega Evoluir para combater ameaças que dependem de weather, (AV) como Mega Swampert, Excadrill e Kingdra. A principal desvantagem de não Mega Evoluir imediatamente é que sem Pixilate, Hyper Voice é praticamente inútil, então certifique-se de saber quando é necessário Mega Evoluir e quando é necessário (repeti essa parte para dar ênfase na escolha que o jogador tem que fazer) utilizar Trace. Mega Gardevoir deve ser cautelosa ao fazer switch in em Pokémon que carregam moves de status que possam lhe enfraquecer (prejudicar), como Zapdos, Toxapex e Porygon2, assim como em physical attackersl, (AV) como Choice Scarf Excadrill, Terrakion e Scolipede; dito isso, ela pode fazer switch in em moves special fracos, mas deve ser cuidadosa, já que não possui nenhuma recovery confiável.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Victini é uma necessidade, já que pode superar ultrapassar outras ameaças com Choice Scarf que Mega Gardevoir tem dificuldade contra, tais como Excadrill, Kyurem-B e Tapu Bulu. Victini também é apreciado, (AV) pois ele faz check a ameaças comuns a Psychic, (AV) como Volcarona e Mega Scizor graças ao V-Create STAB STAB V-Create, e o mesmo também tem a capacidade de enfraquecer walls especialmente defensivas focadas em Special Defense que Mega Gardevoir não aprecia, tais como Jirachi, Chansey e Alolan Muk. Usuários de Stealth Rock como Deoxys-S, Mew e Jirachi, (AV) ajudam o papel de Mega Gardevoir a cumprir seu papel (reestruturei a frase pra ficar mais fácil de ler) como wallbreaker, fornecendo dano residual toda vez que um Pokémon entra em campo. Deoxys-S também pode pôr dual screens em campo, Jirachi forrnece uma imunidade à ataques Poison-types e Genesis Supernova de Mew também pode levantar Psychic Terrain para aumentar a produção de o dano dos golpes Psychic-type de Gardevoir. Meloetta é uma ótima parceira, já que possui imunidade a ataques Ghost-type de ameaças como Gengar, Alolan Marowak e Mimikyu. Um removedor de entry hazard como Latios, Mew ou Starmie ajudam a prevenir Mega Gardevoir de receber dano desnecessário ao entrar em campo. O incrível bulk physical de Slowbro lhe ajuda a fazer check em ameaças comuns para Mega Gardevoir, tais como Mega Lopunny, Terrakion e Landorus-T, e seu Thunder Wave enfraquece Pokémon adversários e permite a Mega Gardevoir ultrapassar e derrotá-los com êxito. Alakazam pode ser usado para eliminar physical attackers com boost como Mega Charizard X e Mega Sharpedo por meio de Counter.

[SET]
name: Mega Wallbreaker (Fairy)
move 1: Hyper Voice
move 2: Psyshock
move 3: Focus Blast
move 4: Will-O-Wisp / Taunt
item: Gardevoirite
ability: Trace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Hyper Voice é o principal STAB de Mega Gardevoir e é capaz de destruir muitas walls graças ao seu poder aumentado por Pixilate. Isto O move também é capaz de atravessar Substitute de Pokémon como Suicune. Psyshock permite a Mega Gardevoir acertar algumas special walls decentemente forte e permite que a mesma faça check em a alguns Poison-types, principalmente Mega Venusaur. Focus Blast é uma coverage valiosa que permite a Mega Gardevoir atingir Steel-types como Heatran e Excadrill. Will-O-Wisp pode enfraquecer physical attackers como Mega Scizor e Excadrill e danificar levemente os inimigos. Isto O move incapacita principalmente Alolan Muk, que é uma grande ameaça para Mega Gardevoir e Fairy ao no geral. Por outro lado, Taunt permite a Mega Gardevoir eliminar parar algumas walls e funcionar como uma wallbreaker stallbreaker decente. Encore é também uma opção, já que dá a Gardevoir mais potencial para stallbreak, mas é geralmente menos útil.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Special Attack permite a Mega Gardevoir danificar inimigos o mais forte possível. Máxima Speed com uma nature Timid permite a Mega Gardevoir fazer uso de sua boa Speed tier e ultrapassar a maioria das walls junto com ameaças-chave como Nidoking e Xurkitree. Trace permite que Gardevoir às vezes herde abilities úteis como Intimidate e Sand Rush antes de Mega Evoluir e possivelmente dê revenge kill em sweepers de weather como Excadrill e Mega Swampert. Contudo, seja cauteloso, pois não Mega Evoluir deixa Gardevoir sem um STAB Fairy-type. Pixilate permite a Mega Gardevoir atingir adversários fortemente com Hyper Voice. Gardevoirite é necessária para permitir Gardevoir de Mega Evoluir.

Dicas de Uso
========

Mega Gardevoir deve ser usada como uma wallbreaker de early-game, enfraquecendo a equipe adversária para seus colegas de equipe fazerem a finalização cleanup mais tarde. Hyper Voice deve ser usado na maioria das vezes, pois tem mais potência e uma coverage decente. Devido a isso, é um move muito repetível também. Por outro lado, use o move apropriado quando para a situação, (AV) for apropriada como usar Focus Blast para conseguir um KO em Heatran ou usar Will-O-Wisp quando um atacante physical faz switch in. (você esqueceu de adicionar essa parte do texto original) Taunt ou Encore podem ser usados para permitir a Mega Gardevoir desestabilizar walls e torná-las fáceis de serem eliminadas mais tarde. Além disso, ambos dão a Mega Gardevoir um potencial para wallbreak, permitindo-a derrotar algumas walls como Chansey. Gardevoir deve também Mega Evoluir o mais cedo possível na maioria das situações para ganhar os boosts de stat e Pixilate. Algumas vezes, no entanto, se o oponente tiver um sweeper de weather como Excadrill, talvez possa ser útil adiar a Mega Evolução para adquirir abilities úteis com Trace e dar revenge kill nos sweepers de weather. Contudo, isso vem com o custo de deixar Hyper Voice como um ataque Normal-type comum. Gardevoir não é muito bulky, principalmente fisicamente do lado physical, então trazê-la com o suporte de switches duplas ou U-turn ou Volt Switch é uma boa ideia. Mega Gardevoir deve ser jogada de forma cuidadosa contra equipes Poison, especialmente pela não capacidade de usar Mega Diancie, pois Gardevoir pode ser necessária para atingir Pokémon como Toxapex e Mega Venusaur. Evite dar switch in com Mega Gardevoir em Pokémon que comumente carregam moves de status, já que a maioria dos status a enfraquecem (prejudicam) fortemente.

Opções de Equipe
========

Azumarill pode se beneficiar do wallbreak de Mega Gardevoir em no early-game para fazer a finalização cleanup em no late-game com Z-Belly Drum. Tapu Koko é aberto para lidar com Celesteela e Skarmory para Mega Gardevoir e pode facilmente fazer pivot out para em Mega Gardevoir com Volt Switch ou U-turn. Klefki é um parceiro excelente graças à sua capacidade de pôr Spikes em campo para ajudar o wallbreak de Mega Gardevoir, melhorar a capacidade de sobrevivência de Gardevoir com dual screens, fazer switch in em certas ameaças Poison-type, paralizar ameaças com Thunder Wave e fazer check na à maioria dos setup sweepers physical, (AV) como Mega Scizor, (AV) com Foul Play. Clefable e Togekiss podem segurar Babiri Berry e utilizar a coverage Fire-type para fazer check em Steel-types, principalmente Mega Scizor. Clefable também pode por Stealth Rock em campo, o que destrói danifica ("destrói" é muito violento pro contexto) lentamente os inimigos. Tapu Bulu é um physical attacker forte que pode destruir muitas special walls que Mega Gardevoir não pode tocar, como Chansey e Mantine. O suporte de Grassy Terrain é bom também, pois fornece recovery a Gardevoir. Tapu Fini e Togekiss podem fornecer suporte de Defog, que reduz a quantidade de dano desnecessário que Mega Gardevoir recebe; isso é importante principalmente contra times Poison.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
========

Psychic

Mega Gardevoir pode usar Calm Mind para esmagar walls como Zapdos e Mantine com seu incrível poder, mas isso a impede de usar Will-O-Wisp para enfraquecer ameaças como Bisharp. Mega Gardevoir pode usar Hidden Power Fire para tirar mais dano de Scizor e Ferrothorn, mas isso substituiria Focus Blast, tornando Gardevoir refém de Heatran, ou Taunt ou Will-O-Wisp, tornando-a suscetível a usuários de status e ameaças comuns a Psychic como Zapdos e Bisharp. Substitute é uma opção para prevenir status de usuários como Porygon2, Zapdos e Mantine enquanto torna Mega Gardevoir um check confiável para Bisharp. Choice Scarf Gardevoir pode ser usada para disparar Moonblasts mais rápidos, mas isso é geralmente ultrapassada por outros usuários de Choice Scarf, (AV) como Victini e Jirachi.

Fairy

Calm Mind pode tornar Mega Gardevoir em uma wallbreaker aterrorizante, mas força a mesma a renunciar um move mais útil e é um pouco difícil para Gardevoir fazer setup. Substitute pode ser usado quando ameaças como Dark- e Dragon-types sentirem medo de Hyper Voice e fizerem switch. Isto também protege Gardevoir do Sucker Punch de Bisharp e outros golpes de prioridade priority. Contudo, é geralmente menos útil do que Will-O-Wisp, Taunt e Encore, visto que eles dão a Gardevoir a capacidade de enfraquecer (prejudicar) certos Pokémon que de outro lado representariam uma ameaça a ela. Thunderbolt pode funcionar maravilhosamente bem com o Electric Terrain de Tapu Koko e pode atingir Skarmory e Mantine, mas ainda deixa Mega Gardevoir refém pela da maioria dos sets de Celesteela e a força Gardevoir a desistir de um move que é geralmente mais útil. Choice Scarf é uma opção para deixar Gardevoir agir como uma revenge killer para sweepers de weather e Terrain, como Kingdra e Alolan Raichu, mas é bastante fraca, (AV) e a potência de wallbreak vinda de Mega Gardevoir é preferível na maioria das vezes.

Checks e Counters
========

Psychic

Special Walls: Walls especialmente defensivas focadas em Special Defense, tais como Chansey, Alolan Muk e Jirachi, geralmente aguentam bem os ataques de Gardevoir e podem enfraquecê-la (prejudicá-la) com status ou eliminando-a em seguida.

Steel-types: Steel-types como Mega Scizor e Celesteela geralmente podem aguentar um golpe de Gardevoir e eliminá-la em seguida com seus golpes Steel-type.

Revenge Killers: Usuários de Choice Scarf como Terrakion, Kyurem-B e Excadrill podem facilmente dar revenge kill tanto em Gardevoir quanto em Mega Gardevoir. Usuários de priority, como Scizor, Bisharp e Dragonite também fazem check a Gardevoir e Mega Gardevoir ao forçarem elas a saírem de campo. (você esqueceu de pôr essa parte do texto original)

Paralysis: Paralysis de usuários de Thunder Wave como Chansey e Klefki pode enfraquecer Gardevoir ao diminuírem suas capacidades como uma revenge killer e wallbreaker reduzindo sua Speed pela metade.

Fairy

Steel-types: Steel-types bulky como Celesteela, Skarmory e Mega Scizor são aptos a aguentar facilmente qualquer golpe que Mega Gardevoir lançar a eles. Celesteela, (AV) principalmente, (AV) não teme nada e pode facilmente eliminar Gardevoir com Heavy Slam. Mega Scizor pode também ameaçar Gardevoir com Bullet Punch, embora corra o risco de receber burn na switch. Outros Steel-types como Choice Scarf ou Sand Rush Excadrill, Ferrothorn e Heatran defensivo podem também ser mais rápidos que Mega Gardevoir, (AV) e eliminarem-na ou aguentarem um golpe e eliiminá-la. eliminando-a antes que ela possa atacar, ou aguentando um golpe dela e conseguindo um KO em retorno. (reformulei a frase para ficar mais fácil de ler)

Special Walls: Special walls dedicadas Walls dedicadas em Special Defense como Chansey, Mantine e Alolan Muk, (AV) podem resistirem facilmente a qualquer golpe de Gardevoir. Contudo, Taunt ou Encore podem ser usados para incapacitarem essas walls e enfraquecê-las, e Will-O-Wisp atormenta fortemente muito (não gostei do uso desse "fortemente") Alolan Muk.

Revenge Killers: A Speed de Mega Gardevoir é apenas um pouco acima da média, então Pokémon mais rápidos como Greninja, Choice Scarf Landorus-T e Gengar são abertos a facilmente darem revenge kill na mesma.

Poison-types: Enquanto a maioria dos Poison-types são fracos a Psyshock, muitos como Nihilego, Gengar e Scolipede podem ser mais rápidos que Gardevoir e eliminarem-a conseguir um KO graças a sua alta Speed deles. Alguns Poison-types mais bulky como Mega Venusaur e Alolan Muk podem também aguentar bem os golpes de Mega Gardevoir bastante bem e despejarem um grande dano em troca.

Status: Paralysis enfraquece muito Mega Gardevoir facilmente por cortar sua Speed ao meio, tornando-a extremamente suscetível a ameaças ofensivas. Toxic poison rapidamente desgasta Mega Gardevoir e a torna incapaz de enfraquecer lentamente as special walls.


- Written by: [[lotiasite, 302985] and [Seo, 323515]]
- Translated by: [[Mimas, ]]
- Fairy analysis by: [[lotiasite, 302985]]
- Psychic analysis by: [[Seo, 323515]]
- Earlier versions by: [[QY_CS, 328874]]
- Quality checked by: [[KevinELF, 314540], [iLlama, 296591], [Misaka, 240969 Mikoto], [Eien, 100418], [terrors279058]]

- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217]]
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Apliquei o GP acima e fiz umas adequações ao formato de full-analyses. Aproveito para avisar que estarei revisando esta tradução.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(A)dicionar (R)emover (S)ugerir e (C)omentar

Desculpe-me pelo atraso, aqui está o GP. Quaisquer dúvidas, fique à vontade para saná-las comigo.

GP 2/2

[OVERVIEW]

Psychic
========

O tipo Fairy de Gardevoir a torna uma Pokémon valorizada em equipes Psychic, já que a mesma consegue fazer check à (C: adicionar crase) boa parte dos Dark- e Dragon-types ameaçadores, como Mega Sableye, Kyurem-B e Hydreigon. Gardevoirite lhe permite Mega Evoluir e servir como uma wallbreaker tremenda. A ability Pixilate de Mega Gardevoir faz seu STAB Hyper Voice devastar muitas ameaças, como Mega Sableye, Mandibuzz e Dragonite. Por outro lado, Trace de Gardevoir regular permite-lhe ter um bom desempenho contra sweepers de weather e Terrain, como Swift Swim Kingdra e Sand Rush Excadrill, fazendo-a ser mais rápida e dando-lhes KO ou forçando-os a sair de campo. Ela também tem acesso a moves de utility utilidade (C: traduzimos), como Encore e Taunt, para ajudar contra usuários de status e entry hazards, (C: AV) como Chansey e Heatran. Contudo, Mega Gardevoir luta pelo slot de Mega Evolução em times Psychic devido às diversas opções presentes no tipo, tais como Alakazam, Latias, Gallade e Slowbro. Gardevoir e sua forma Mega também situam-se em uma Speed tier média, tornando-as suscetíveis vulneráveis (C: se for usar "suscetível", acho que "tornando-as suscetíveis a sofrer revenge kill" ficaria melhor) a revenge killers rápidos, especialmente usuários de Choice Scarf como Victini, Heracross e Excadrill. Além disso, o terrível bulk physical de Gardevoir a torna frágil contra vários usuários de priority prioridade (C: traduzimos) comuns e atacantes physical attackers (C: mixed, special e physical attackers são mantidos no inglês), como Bisharp, Mega Scizor e Mega Sharpedo.

Fairy
========

Mega Gardevoir é uma ótima wallbreaker com Hyper Voice aprimorado por Pixilate e um alto Special Attack, derrotando facilmente walls como Clefable e Mega Slowbro. Seu tipo Psychic lhe dá boa (C: "coverage" fica no feminino) coverage e lhe ajuda a fazer check em a alguns Poison-types como Mega Venusaur, o que é especialmente útil para as equipes Fairy. Ela também tem uma boa movepool; Focus Blast lhe dá boa coverage e suas opções de utility utilidade, como Will-O-Wisp, Taunt e Encore lhe permitem enfraquecer atacantes physical attackers e lidar com algumas ameaças defensivas, respectivamente. Trace é uma boa ability pré-Mega de se ter, visto que Gardevoir pode copiar abilities úteis e dar revenge kill em sweepers de weather, especialmente Sand Rush Excadrill. Mega Gardevoir também pertence a uma decente, porém comum, (C: AV) Speed tier que lhe permite ser mais rápida que Pokémon como Kyurem-B e Landorus-T e fazer Speed tie com Pokémon como Manaphy. Contudo, o baixo bulk physical de Gardevoir a torna suscetível a receber revenge kill de ameaças physical rápidas e poderá sofrer muito dano se não conseguir derrotar o inimigo. Isso também a torna vulnerável a usuários de priority prioridade, especialmente Mega Scizor, que já possui um matchup positivo contra Fairy. Mega Gardevoir também recebe wall é parada (C: "recebe wall por walls" me soa repetitivo sem necessidade) facilmente por walls focadas em Special Defense notáveis como Chansey, (C: AV) mesmo com sua ótima capacidade de wallbreak. Por fim, Gardevoir enfrenta uma concorrência direta pelo slot de Mega com Mega Diancie, que tem a capacidade de ser mixed e atacar walls focadas em Special Defense, uma Speed tier mais alta e o tipo Rock que lhe ajuda a fazer check em a (C: fá-se check a algo, não em algo) equipes Flying, Fire e Poison; apesar do tipo Psychic de Mega Gardevoir, Mega Diancie é, na verdade, uma check melhor para equipes Poison devido à sua neutralidade ao tipo e a capacidade de atingir Alolan Muk.

[SET]
name: Wallbreaker (Psychic)
move 1: Hyper Voice
move 2: Psyshock
move 3: Focus Blast
move 4: Will-O-Wisp / Taunt
item: Gardevoirite
ability: Trace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hyper Voice é o STAB mais poderoso possível de Mega Gardevoir graças ao boost de Pixilate, dando OHKO na maioria dos Pokémon Dark-, Dragon- e Fighting-type como Mega Sableye, Kyurem-B e Mega Gallade. Psyshock é a segunda opção de STAB, atingindo Poison-types como Mega Venusaur, Crobat e Toxapex, bem como outros Pokémon que resistem a Hyper Voice, como Fire-types. Psyshock também ajuda contra ameaças focadas em Special Defense, como Mantine. Focus Blast atinge Steel-types que resistem ambos STABs de Gardevoir, como Heatran, Ferrothorn e Magnezone, (C: AV) e ameaça Normal-types como Porygon2. Will-O-Wisp é um grande move de utility utilidade usado para enfraquecer atacantes physical attackers, como Bisharp, Mimikyu, Alolan Muk e Mega Scizor, (C: AVs) na switch. Taunt pode ser usado para (C: essa construção "pode ser usado para + infinitivo" pra mim só prolonga a frase) prevenir adversários como Chansey, Klefki e Jirachi de colocarem entry hazards em campo ou infligirem status e impede Pokémon como Mega Charizard X e Gyarados de fazerem setup. Encore pode ser usado para surpreender oponentes e prender ameaças como Sucker Punch Bisharp, Light Screen + Reflect Klefki e Substitute Suicune, além de Pokémon como Chansey e Heatran em seus moves de status e hazards.

Detalhes do Set
========

Gardevoirite é necessária para garantir maior Special Attack e Speed para Gardevoir, (C: AV) assim como Pixilate para dar boost em Hyper Voice e dar a ela um STAB Fairy-type. Uma nature Timid e máximo investimento em Speed permite a Mega Gardevoir ser mais rápida que Pokémon como Life Orb Kyurem-B e Nidoking. Máximos EVs em Special Attack permitem que Gardevoir aja como uma wallbreaker, danificando qualquer coisa tudo que não resista seus golpes. Trace é usado antes da Mega Evolução, já que pode copiar abilities como Flash Fire de Heatran, Water Absorb de Mantine e abilities que dão boost em Speed, como Swift Swim e Sand Rush.

Dicas de Uso
========

Mega Gardevoir deve ser usada no início de jogo para enfraquecer qualquer wall adversária no intuito de ajudar seus colegas de equipe; contudo, a mesma também é uma sweeper de late-game poderosa se ameaças mais rápidas tiverem sido eliminadas e os seus checks defensivos tiverem sido enfraquecidos ou derrotados. Ela quase sempre pode disparar um Pixilate Hyper Voice na jogada, permitindo-lhe enfraquecer muitas ameaças que não resistem o move. Graças às poucas desvantagens de Hyper Voice, Mega Gardevoir pode agir como uma revenge killer incrível. Ela pode usar Will-O-Wisp para enfraquecer ameaças ofensivas physical como Alolan Muk e Bisharp, conforme eles fazem switch in. Encore deve ser usado para prender Pokémon como Chansey e Heatran em Stealth Rock ou Toxic e também pode ser usado para ameaçar adversários como Sucker Punch Bisharp. Taunt previne inimigos como Zapdos e Mantine de dispararem moves de status e Heatran e Chansey de colocarem entry hazards em campo. Mesmo que Pixilate de Mega Gardevoir permite a ela ter uma melhor performance como uma wallbreaker, Trace pode ser usado antes de Mega Evoluir para combater ameaças que dependem de weather, como Mega Swampert, Excadrill e Kingdra. A principal desvantagem de não Mega Evoluir imediatamente é que sem Pixilate, (C: RV) Hyper Voice é praticamente inútil, então certifique-se de saber quando é necessário Mega Evoluir e quando é necessário utilizar Trace. Mega Gardevoir deve ser cautelosa ao fazer switch in em Pokémon que carregam moves de status que possam lhe enfraquecê-la (C: não se usa pronome oblíquo "lhe" para substituir objeto direto), como Zapdos, Toxapex e Porygon2, assim como em physical attackers, como Choice Scarf Excadrill, Terrakion e Scolipede; dito isso, ela pode fazer switch in em moves special fracos, mas deve ser cuidadosa, já que não possui nenhuma (C: "recovery" é masculino) recovery confiável.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Victini é uma necessidade, já que pode ultrapassar outras ameaças com Choice Scarf que contra as quais Mega Gardevoir tem dificuldade contra, tais como Excadrill, Kyurem-B e Tapu Bulu. Victini também é apreciado, pois ele faz check a ameaças comuns a Psychic, como Volcarona e Mega Scizor graças a STAB V-Create, e o mesmo também tem a capacidade de enfraquecer walls focadas em Special Defense que Mega Gardevoir não aprecia, tais como Jirachi, Chansey e Alolan Muk. Usuários de Stealth Rock, (C: AV) como Deoxys-S, Mew e Jirachi, ajudam Mega Gardevoir a cumprir seu papel como wallbreaker, fornecendo dano residual toda vez que um Pokémon entra em campo. Deoxys-S pode pôr dual screens em campo, Jirachi fornece uma imunidade à a (C: "ataques" é uma palavra masculina. Além disso, está no plural) ataques Poison-types e Genesis Supernova de Mew levanta Psychic Terrain para aumentar o dano dos golpes Psychic-type de Gardevoir. Meloetta é uma ótima parceira, já que possui imunidade a ataques Ghost-type de ameaças como Gengar, Alolan Marowak e Mimikyu. Um removedor de entry hazard como Latios, Mew ou Starmie ajudam a prevenir Mega Gardevoir de receber dano desnecessário ao entrar em campo. O incrível bulk physical de Slowbro lhe ajuda a fazer check em a ameaças comuns para Mega Gardevoir, tais como Mega Lopunny, Terrakion e Landorus-T, e seu Thunder Wave enfraquece Pokémon adversários e permite a Mega Gardevoir ultrapassar e derrotá-los com êxito. Alakazam pode ser usado para eliminar physical attackers com boost como Mega Charizard X e Mega Sharpedo por meio de Counter.

[SET]
name: Mega Wallbreaker (Fairy)
move 1: Hyper Voice
move 2: Psyshock
move 3: Focus Blast
move 4: Will-O-Wisp / Taunt
item: Gardevoirite
ability: Trace
nature: Timid
evs: 4 Def HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Hyper Voice é o principal STAB de Mega Gardevoir e é capaz de destruir muitas walls graças ao seu poder aumentado por Pixilate. O move também é capaz de atravessar atravessa Substitute de Pokémon como Suicune. Psyshock permite a Mega Gardevoir acertar algumas special walls decentemente forte e permite que a mesma faça check a alguns Poison-types, principalmente Mega Venusaur. Focus Blast é uma coverage valiosa que permite a para Mega Gardevoir atingir Steel-types como Heatran e Excadrill. Will-O-Wisp pode enfraquecer physical attackers como Mega Scizor e Excadrill e danificar levemente os inimigos. O move incapacita principalmente Alolan Muk, que é uma grande ameaça para Mega Gardevoir e Fairy no geral. Por outro lado, Taunt permite a Mega Gardevoir parar algumas walls e funcionar como uma stallbreaker decente. Encore é também uma opção, já que dá a Gardevoir mais potencial para stallbreak, mas é geralmente menos útil.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Special Attack permite a Mega Gardevoir danificar inimigos o mais forte possível. Máxima Speed com uma nature Timid permite a faz (C: evite ficar repetindo o verbo "permitir") Mega Gardevoir fazer uso de usar sua boa Speed tier e ultrapassar a maioria das walls junto (C: só "com" já basta) com ameaças-chave como Nidoking e Xurkitree. Trace permite que Gardevoir às vezes herde abilities úteis, como Intimidate e Sand Rush, (C: AVs) antes de Mega Evoluir e possivelmente dê revenge kill em sweepers de weather como Excadrill e Mega Swampert. Contudo, seja cauteloso, pois não Mega Evoluir deixa Gardevoir sem um STAB Fairy-type. Pixilate permite a Mega Gardevoir atingir adversários fortemente com Hyper Voice. Gardevoirite é necessária para permitir Gardevoir de Mega Evoluir.

Dicas de Uso
========

Mega Gardevoir deve ser usada como uma wallbreaker de early-game, enfraquecendo a equipe adversária para seus colegas de equipe fazerem cleanup mais tarde uma limpa no late-game (C: "cleanup" é traduzido). Hyper Voice deve ser usado na maioria das vezes, pois tem mais potência e uma coverage decente. Devido a isso, é um move muito repetível também. Por outro lado, use o move apropriado para a situação, como usar Focus Blast para conseguir um KO em Heatran ou usar Will-O-Wisp quando um atacante physical attacker faz switch in. Taunt ou Encore podem ser usados para permitir a Mega Gardevoir desestabilizar walls e torná-las fáceis de serem eliminadas eliminar mais tarde. Além disso, ambos dão a Mega Gardevoir um potencial para wallbreak, permitindo-alhe derrotar algumas walls como Chansey. Gardevoir deve também Mega Evoluir o mais cedo possível na maioria das situações para ganhar os boosts de stat e Pixilate. Algumas vezes, no entanto, se o oponente tiver um sweeper de weather como Excadrill, talvez possa ser útil adiar a Mega Evolução para adquirir abilities úteis com Trace e dar revenge kill nos sweepers de weather. Contudo, isso vem com o custo de deixar Hyper Voice como um ataque Normal-type comum. Gardevoir não é muito bulky, principalmente no lado physical, então trazê-la com o suporte de switches duplas ou U-turn ou Volt Switch é uma boa ideia. Mega Gardevoir deve ser jogada de forma cuidadosa contra equipes Poison, especialmente pela não capacidade de usar Mega Diancie, pois Gardevoir pode ser necessária para atingir Pokémon como Toxapex e Mega Venusaur. Evite dar switch in com Mega Gardevoir em Pokémon que comumente carregam moves de status, já que a maioria dos status a enfraquecem fortemente.

Opções de Equipe
========

Azumarill pode se beneficiar do wallbreak de Mega Gardevoir no early-game para fazer cleanup limpar no late-game com Z-Belly Drum. Tapu Koko lida com Celesteela e Skarmory para Mega Gardevoir e pode facilmente fazer pivot em Mega Gardevoir com Volt Switch ou U-turn. Klefki é um parceiro excelente graças à sua capacidade de pôr Spikes em campo para ajudar o wallbreak de Mega Gardevoir, melhorar a capacidade de sobrevivência de Gardevoir com dual screens, fazer switch in em certas ameaças Poison-type, paralisar ameaças com Thunder Wave e fazer check à maioria dos setup sweepers physical, como Mega Scizor, com Foul Play. Clefable e Togekiss podem segurar Babiri Berry e utilizar coverage Fire-type para fazer check em a Steel-types, principalmente Mega Scizor. Clefable também pode pôr Stealth Rock em campo, o que danifica lentamente os inimigos. Tapu Bulu é um physical attacker forte que pode destruir muitas special walls em que Mega Gardevoir não pode tocar, como Chansey e Mantine. O suporte de Grassy Terrain é bom também, pois fornece recovery a Gardevoir. Tapu Fini e Togekiss podem fornecer suporte de Defog, que reduz a quantidade de dano desnecessário que Mega Gardevoir recebe; isso é importante principalmente contra times Poison.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
========

Psychic
--------

Mega Gardevoir pode usar Calm Mind para esmagar walls como Zapdos e Mantine com seu incrível poder, mas isso a impede de usar Will-O-Wisp para enfraquecer ameaças como Bisharp. Mega Gardevoir pode usar Hidden Power Fire para tirar mais dano de Scizor e Ferrothorn, mas isso substituiria Focus Blast, tornando Gardevoir refém de Heatran, ou Taunt ou Will-O-Wisp, tornando-a suscetível a usuários de status e ameaças comuns a Psychic, (C: AV) como Zapdos e Bisharp. Substitute é uma opção para prevenir status de usuários como Porygon2, Zapdos e Mantine, (C: AV) enquanto torna Mega Gardevoir um check confiável para Bisharp. Choice Scarf Gardevoir pode ser usada para disparar Moonblasts mais rápidos, mas é geralmente ultrapassada por outros usuários de Choice Scarf, como Victini e Jirachi.

Fairy
--------

Calm Mind pode tornar Mega Gardevoir uma wallbreaker aterrorizante, mas força a mesma a renunciar um move mais útil e é um pouco difícil para Gardevoir fazer setup. Substitute pode ser usado quando ameaças como Dark- e Dragon-types sentirem medo de Hyper Voice e fizerem switch. Isto O move também protege Gardevoir de Sucker Punch de Bisharp e outros golpes de prioridade. Contudo, é geralmente menos útil do que Will-O-Wisp, Taunt e Encore, visto que eles dão a Gardevoir a capacidade de enfraquecer certos Pokémon que de outro lado (C: acho que a conjugação de "representariam" já dão a ideia de "outro lado") representariam uma ameaça a ela. Thunderbolt pode funcionar maravilhosamente bem com o Electric Terrain de Tapu Koko e atingir Skarmory e Mantine, mas ainda deixa Mega Gardevoir refém da maioria dos sets de Celesteela e a força a desistir de um move que é geralmente mais útil. Choice Scarf é uma opção para deixar Gardevoir agir como uma revenge killer para contra sweepers de weather e Terrain, como Kingdra e Alolan Raichu, mas é bastante fraca, e a potência de wallbreak vinda de Mega Gardevoir é preferível na maioria das vezes.

Checks e Counters
========

Psychic
--------

**Special Walls**: Walls focadas em Special Defense, tais como Chansey, Alolan Muk e Jirachi, geralmente aguentam bem os ataques de Gardevoir e podem enfraquecê-la com status ou eliminando-a em seguida.

**Steel-types**: Steel-types como Mega Scizor e Celesteela geralmente podem aguentar um golpe de Gardevoir e eliminá-la dar OHKO (C: você usou "eliminar" como equivalente a KO no trecho anterior, o que acho diferente de OHKO) em seguida com seus golpes Steel-type.

**Revenge Killers**: Usuários de Choice Scarf como Terrakion, Kyurem-B e Excadrill podem facilmente dar revenge kill tanto em Gardevoir quanto em Mega Gardevoir. Usuários de prioridade, como Scizor, Bisharp e Dragonite, (C: AV) também fazem check a Gardevoir e Mega Gardevoir ao forçarem elas a saírem de campo.

**Paralysis**: Paralysis de usuários de Thunder Wave como Chansey e Klefki pode enfraquecer Gardevoir ao diminuir suas capacidades como uma revenge killer e wallbreaker, (C: AV) reduzindo sua Speed pela metade.

Fairy
--------

**Steel-types**: Steel-types bulky como Celesteela, Skarmory e Mega Scizor são aptos a aguentar facilmente qualquer golpe que Mega Gardevoir lançar a neles. Celesteela, principalmente, não teme nada e pode facilmente eliminar Gardevoir com Heavy Slam. Mega Scizor pode também ameaçar Gardevoir com Bullet Punch, embora corra o risco de receber burn na switch. Outros Steel-types como Choice Scarf ou Sand Rush Excadrill, Ferrothorn e Heatran defensivo podem também ser mais rápidos que Mega Gardevoir, eliminando-a antes que ela possa atacar, ou aguentando um golpe dela e conseguindo um KO em retorno.

**Special Walls**: Walls dedicadas em Special Defense, (C: AV) como Chansey, Mantine e Alolan Muk, podem resistir facilmente a qualquer golpe de Gardevoir. Contudo, Taunt ou Encore podem ser usados para incapacitarem incapacitar essas walls e enfraquecê-las, e Will-O-Wisp atormenta muito Alolan Muk.

**Revenge Killers**: A Speed de Mega Gardevoir é apenas um pouco acima da média, então Pokémon mais rápidos como Greninja, Choice Scarf Landorus-T e Gengar são abertos a podem facilmente darem fazer revenge kill na mesma.

**Poison-types**: Enquanto a maioria dos Poison-types são fracos a Psyshock, muitos como Nihilego, Gengar e Scolipede podem ser mais rápidos que Gardevoir e conseguir um KO graças a alta Speed deles. Alguns Poison-types mais bulky como Mega Venusaur e Alolan Muk podem aguentar bem os golpes de Mega Gardevoir e despejar grande dano em troca.

**Status**: Paralysis enfraquece muito Mega Gardevoir por cortar sua Speed ao meio, tornando-a extremamente suscetível a ameaças ofensivas. Toxic rapidamente desgasta Mega Gardevoir e a torna incapaz de enfraquecer lentamente as special walls.

[CREDITS]
- Written by: [[lotiasite, 302985], [Seo, 323515]]
- Translated by: [[Mimas, 466658]]
- Fairy analysis by: [[lotiasite, 302985]]
- Psychic analysis by: [[Seo, 323515]]
- Earlier versions by: [[QY_CS, 328874]]
- Quality checked by: [[KevinELF, 314540], [iLlama, 296591], [Misaka, 240969 Mikoto], [Eien, 100418], [terrors279058]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [Repu, 304761]]


Copy-paste:

[OVERVIEW]

Psychic
========

O tipo Fairy de Gardevoir a torna uma Pokémon valorizada em equipes Psychic, já que a mesma consegue fazer check à boa parte dos Dark- e Dragon-types ameaçadores, como Mega Sableye, Kyurem-B e Hydreigon. Gardevoirite lhe permite Mega Evoluir e servir como uma wallbreaker tremenda. A ability Pixilate de Mega Gardevoir faz seu STAB Hyper Voice devastar muitas ameaças, como Mega Sableye, Mandibuzz e Dragonite. Por outro lado, Trace de Gardevoir regular permite-lhe ter um bom desempenho contra sweepers de weather e Terrain, como Swift Swim Kingdra e Sand Rush Excadrill, fazendo-a ser mais rápida e dando-lhes KO ou forçando-os a sair de campo. Ela também tem acesso a moves de utilidade, como Encore e Taunt, para ajudar contra usuários de status e entry hazards, como Chansey e Heatran. Contudo, Mega Gardevoir luta pelo slot de Mega Evolução em times Psychic devido às diversas opções presentes no tipo, tais como Alakazam, Latias, Gallade e Slowbro. Gardevoir e sua forma Mega também situam-se em uma Speed tier média, tornando-as vulneráveis a revenge killers rápidos, especialmente usuários de Choice Scarf como Victini, Heracross e Excadrill. Além disso, o terrível bulk physical de Gardevoir a torna frágil contra vários usuários de prioridade comuns e physical attackers, como Bisharp, Mega Scizor e Mega Sharpedo.

Fairy
========

Mega Gardevoir é uma ótima wallbreaker com Hyper Voice aprimorado por Pixilate e um alto Special Attack, derrotando facilmente walls como Clefable e Mega Slowbro. Seu tipo Psychic lhe dá boa coverage e ajuda a fazer check a alguns Poison-types como Mega Venusaur, o que é especialmente útil para equipes Fairy. Ela também tem uma boa movepool; Focus Blast lhe dá boa coverage e suas opções de utilidade, como Will-O-Wisp, Taunt e Encore lhe permitem enfraquecer physical attackers e lidar com algumas ameaças defensivas, respectivamente. Trace é uma boa ability pré-Mega de se ter, visto que Gardevoir pode copiar abilities úteis e dar revenge kill em sweepers de weather, especialmente Sand Rush Excadrill. Mega Gardevoir também pertence a uma decente, porém comum, Speed tier que lhe permite ser mais rápida que Pokémon como Kyurem-B e Landorus-T e fazer Speed tie com Pokémon como Manaphy. Contudo, o baixo bulk physical de Gardevoir a torna suscetível a receber revenge kill de ameaças physical rápidas e poderá sofrer muito dano se não conseguir derrotar o inimigo. Isso também a torna vulnerável a usuários de prioridade, especialmente Mega Scizor, que já possui um matchup positivo contra Fairy. Mega Gardevoir também é parada facilmente por walls focadas em Special Defense notáveis como Chansey, mesmo com sua ótima capacidade de wallbreak. Por fim, Gardevoir enfrenta uma concorrência direta pelo slot de Mega com Mega Diancie, que tem a capacidade de ser mixed e atacar walls focadas em Special Defense, uma Speed tier mais alta e o tipo Rock que ajuda a fazer check a equipes Flying, Fire e Poison; apesar do tipo Psychic de Mega Gardevoir, Mega Diancie é, na verdade, uma check melhor para equipes Poison devido à sua neutralidade ao tipo e a capacidade de atingir Alolan Muk.

[SET]
name: Wallbreaker (Psychic)
move 1: Hyper Voice
move 2: Psyshock
move 3: Focus Blast
move 4: Will-O-Wisp / Taunt
item: Gardevoirite
ability: Trace
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hyper Voice é o STAB mais poderoso possível de Mega Gardevoir graças ao boost de Pixilate, dando OHKO na maioria dos Pokémon Dark-, Dragon- e Fighting-type como Mega Sableye, Kyurem-B e Mega Gallade. Psyshock é a segunda opção de STAB, atingindo Poison-types como Mega Venusaur, Crobat e Toxapex, bem como outros Pokémon que resistem a Hyper Voice, como Fire-types. Psyshock também ajuda contra ameaças focadas em Special Defense, como Mantine. Focus Blast atinge Steel-types que resistem ambos STABs de Gardevoir, como Heatran, Ferrothorn e Magnezone, e ameaça Normal-types como Porygon2. Will-O-Wisp é um grande move de utilidade usado para enfraquecer physical attackers, como Bisharp, Mimikyu, Alolan Muk e Mega Scizor, na switch. Taunt pode prevenir adversários como Chansey, Klefki e Jirachi de colocarem entry hazards em campo ou infligirem status e impede Pokémon como Mega Charizard X e Gyarados de fazerem setup. Encore pode surpreender oponentes e prender ameaças como Sucker Punch Bisharp, Light Screen + Reflect Klefki e Substitute Suicune, além de Pokémon como Chansey e Heatran em seus moves de status e hazards.

Detalhes do Set
========

Gardevoirite é necessária para garantir maior Special Attack e Speed para Gardevoir, assim como Pixilate para dar boost em Hyper Voice e dar a ela um STAB Fairy-type. Uma nature Timid e máximo investimento em Speed permite a Mega Gardevoir ser mais rápida que Pokémon como Life Orb Kyurem-B e Nidoking. Máximos EVs em Special Attack permitem que Gardevoir aja como uma wallbreaker, danificando tudo que não resista seus golpes. Trace é usado antes da Mega Evolução, já que pode copiar abilities como Flash Fire de Heatran, Water Absorb de Mantine e abilities que dão boost em Speed, como Swift Swim e Sand Rush.

Dicas de Uso
========

Mega Gardevoir deve ser usada no início de jogo para enfraquecer qualquer wall adversária no intuito de ajudar seus colegas de equipe; contudo, a mesma também é uma sweeper de late-game poderosa se ameaças mais rápidas tiverem sido eliminadas e os seus checks defensivos tiverem sido enfraquecidos ou derrotados. Ela quase sempre pode disparar um Pixilate Hyper Voice na jogada, permitindo-lhe enfraquecer muitas ameaças que não resistem o move. Graças às poucas desvantagens de Hyper Voice, Mega Gardevoir pode agir como uma revenge killer incrível. Ela pode usar Will-O-Wisp para enfraquecer ameaças ofensivas physical como Alolan Muk e Bisharp, conforme eles fazem switch in. Encore deve ser usado para prender Pokémon como Chansey e Heatran em Stealth Rock ou Toxic e também pode ameaçar adversários como Sucker Punch Bisharp. Taunt previne inimigos como Zapdos e Mantine de dispararem moves de status e Heatran e Chansey de colocarem entry hazards em campo. Mesmo que Pixilate de Mega Gardevoir permite a ela ter uma melhor performance como uma wallbreaker, Trace pode ser usado antes de Mega Evoluir para combater ameaças que dependem de weather, como Mega Swampert, Excadrill e Kingdra. A principal desvantagem de não Mega Evoluir imediatamente é que sem Pixilate Hyper Voice é praticamente inútil, então certifique-se de saber quando é necessário Mega Evoluir e quando é necessário utilizar Trace. Mega Gardevoir deve ser cautelosa ao fazer switch in em Pokémon que carregam moves de status que possam enfraquecê-la, como Zapdos, Toxapex e Porygon2, assim como em physical attackers, como Choice Scarf Excadrill, Terrakion e Scolipede; dito isso, ela pode fazer switch in em moves special fracos, mas deve ser cuidadosa, já que não possui nenhum recovery confiável.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Victini é uma necessidade, já que pode ultrapassar outras ameaças com Choice Scarf contra as quais Mega Gardevoir tem dificuldade, tais como Excadrill, Kyurem-B e Tapu Bulu. Victini também é apreciado, pois ele faz check a ameaças comuns a Psychic, como Volcarona e Mega Scizor graças a STAB V-Create, e o mesmo também tem a capacidade de enfraquecer walls focadas em Special Defense que Mega Gardevoir não aprecia, tais como Jirachi, Chansey e Alolan Muk. Usuários de Stealth Rock, como Deoxys-S, Mew e Jirachi, ajudam Mega Gardevoir a cumprir seu papel como wallbreaker, fornecendo dano residual toda vez que um Pokémon entra em campo. Deoxys-S pode pôr dual screens em campo, Jirachi fornece uma imunidade a ataques Poison-types e Genesis Supernova de Mew levanta Psychic Terrain para aumentar o dano dos golpes Psychic-type de Gardevoir. Meloetta é uma ótima parceira, já que possui imunidade a ataques Ghost-type de ameaças como Gengar, Alolan Marowak e Mimikyu. Um removedor de entry hazard como Latios, Mew ou Starmie ajudam a prevenir Mega Gardevoir de receber dano desnecessário ao entrar em campo. O incrível bulk physical de Slowbro ajuda a fazer check a ameaças comuns para Mega Gardevoir, tais como Mega Lopunny, Terrakion e Landorus-T, e seu Thunder Wave enfraquece Pokémon adversários e permite a Mega Gardevoir ultrapassar e derrotá-los com êxito. Alakazam pode eliminar physical attackers com boost como Mega Charizard X e Mega Sharpedo por meio de Counter.

[SET]
name: Mega Wallbreaker (Fairy)
move 1: Hyper Voice
move 2: Psyshock
move 3: Focus Blast
move 4: Will-O-Wisp / Taunt
item: Gardevoirite
ability: Trace
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Hyper Voice é o principal STAB de Mega Gardevoir e é capaz de destruir muitas walls graças ao seu poder aumentado por Pixilate. O move também é atravessa Substitute de Pokémon como Suicune. Psyshock permite a Mega Gardevoir acertar algumas special walls decentemente forte e permite que a mesma faça check a alguns Poison-types, principalmente Mega Venusaur. Focus Blast é uma coverage valiosa para Mega Gardevoir atingir Steel-types como Heatran e Excadrill. Will-O-Wisp pode enfraquecer physical attackers como Mega Scizor e Excadrill e danificar levemente os inimigos. O move incapacita principalmente Alolan Muk, que é uma grande ameaça para Mega Gardevoir e Fairy no geral. Por outro lado, Taunt permite a Mega Gardevoir parar algumas walls e funcionar como uma stallbreaker decente. Encore é também uma opção, já que dá a Gardevoir mais potencial para stallbreak, mas é geralmente menos útil.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Special Attack permite a Mega Gardevoir danificar inimigos o mais forte possível. Máxima Speed com uma nature Timid faz Mega Gardevoir usar sua boa Speed tier e ultrapassar a maioria das walls com ameaças-chave como Nidoking e Xurkitree. Trace permite que Gardevoir às vezes herde abilities úteis, como Intimidate e Sand Rush, antes de Mega Evoluir e possivelmente dê revenge kill em sweepers de weather como Excadrill e Mega Swampert. Contudo, seja cauteloso, pois não Mega Evoluir deixa Gardevoir sem um STAB Fairy-type. Pixilate permite a Mega Gardevoir atingir adversários fortemente com Hyper Voice. Gardevoirite é necessária para Gardevoir Mega Evoluir.

Dicas de Uso
========

Mega Gardevoir deve ser usada como uma wallbreaker de early-game, enfraquecendo a equipe adversária para seus colegas de equipe fazerem uma limpa no late-game. Hyper Voice deve ser usado na maioria das vezes, pois tem mais potência e uma coverage decente. Devido a isso, é um move muito repetível também. Por outro lado, use o move apropriado para a situação, como usar Focus Blast para conseguir um KO em Heatran ou Will-O-Wisp quando um physical attacker faz switch in. Taunt ou Encore podem permitir a Mega Gardevoir desestabilizar walls e torná-las fáceis de eliminar mais tarde. Além disso, ambos dão a Mega Gardevoir um potencial para wallbreak, permitindo-lhe derrotar algumas walls como Chansey. Gardevoir deve também Mega Evoluir o mais cedo possível na maioria das situações para ganhar os boosts de stat e Pixilate. Algumas vezes, no entanto, se o oponente tiver um sweeper de weather como Excadrill, talvez possa ser útil adiar a Mega Evolução para adquirir abilities úteis com Trace e dar revenge kill nos sweepers de weather. Contudo, isso vem com o custo de deixar Hyper Voice como um ataque Normal-type comum. Gardevoir não é muito bulky, principalmente no lado physical, então trazê-la com o suporte de switches duplas ou U-turn ou Volt Switch é uma boa ideia. Mega Gardevoir deve ser jogada de forma cuidadosa contra equipes Poison, especialmente pela não capacidade de usar Mega Diancie, pois Gardevoir pode ser necessária para atingir Pokémon como Toxapex e Mega Venusaur. Evite dar switch in com Mega Gardevoir em Pokémon que comumente carregam moves de status, já que a maioria dos status a enfraquecem fortemente.

Opções de Equipe
========

Azumarill pode se beneficiar do wallbreak de Mega Gardevoir no early-game para fazer limpar no late-game com Z-Belly Drum. Tapu Koko lida com Celesteela e Skarmory para Mega Gardevoir e pode facilmente fazer pivot em Mega Gardevoir com Volt Switch ou U-turn. Klefki é um parceiro excelente graças à sua capacidade de pôr Spikes em campo para ajudar o wallbreak de Mega Gardevoir, melhorar a capacidade de sobrevivência de Gardevoir com dual screens, fazer switch in em certas ameaças Poison-type, paralisar ameaças com Thunder Wave e fazer check à maioria dos setup sweepers physical, como Mega Scizor, com Foul Play. Clefable e Togekiss podem segurar Babiri Berry e utilizar coverage Fire-type para fazer check a Steel-types, principalmente Mega Scizor. Clefable também pode pôr Stealth Rock em campo, o que danifica lentamente os inimigos. Tapu Bulu é um physical attacker forte que pode destruir muitas special walls em que Mega Gardevoir não pode tocar, como Chansey e Mantine. O suporte de Grassy Terrain é bom também, pois fornece recovery a Gardevoir. Tapu Fini e Togekiss podem fornecer suporte de Defog, que reduz a quantidade de dano desnecessário que Mega Gardevoir recebe; isso é importante principalmente contra times Poison.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
========

Psychic
--------

Mega Gardevoir pode usar Calm Mind para esmagar walls como Zapdos e Mantine com seu incrível poder, mas isso a impede de usar Will-O-Wisp para enfraquecer ameaças como Bisharp. Mega Gardevoir pode usar Hidden Power Fire para tirar mais dano de Scizor e Ferrothorn, mas isso substituiria Focus Blast, tornando Gardevoir refém de Heatran, ou Taunt ou Will-O-Wisp, tornando-a suscetível a usuários de status e ameaças comuns a Psychic, como Zapdos e Bisharp. Substitute é uma opção para prevenir status de usuários como Porygon2, Zapdos e Mantine, enquanto torna Mega Gardevoir um check confiável para Bisharp. Choice Scarf Gardevoir pode disparar Moonblasts mais rápidos, mas é geralmente ultrapassada por outros usuários de Choice Scarf, como Victini e Jirachi.

Fairy
--------

Calm Mind pode tornar Mega Gardevoir uma wallbreaker aterrorizante, mas força a mesma a renunciar um move mais útil e é um pouco difícil para Gardevoir fazer setup. Substitute pode ser usado quando ameaças como Dark- e Dragon-types sentirem medo de Hyper Voice e fizerem switch. O move também protege Gardevoir de Sucker Punch de Bisharp e outros golpes de prioridade. Contudo, é geralmente menos útil do que Will-O-Wisp, Taunt e Encore, visto que eles dão a Gardevoir a capacidade de enfraquecer certos Pokémon que representariam uma ameaça a ela. Thunderbolt pode funcionar maravilhosamente bem com o Electric Terrain de Tapu Koko e atingir Skarmory e Mantine, mas ainda deixa Mega Gardevoir refém da maioria dos sets de Celesteela e a força a desistir de um move que é geralmente mais útil. Choice Scarf é uma opção para deixar Gardevoir agir como uma revenge killer contra sweepers de weather e Terrain, como Kingdra e Alolan Raichu, mas é bastante fraca, e a potência de wallbreak de Mega Gardevoir é preferível na maioria das vezes.

Checks e Counters
========

Psychic
--------

**Special Walls**: Walls focadas em Special Defense, tais como Chansey, Alolan Muk e Jirachi, geralmente aguentam bem os ataques de Gardevoir e podem enfraquecê-la com status ou eliminando-a em seguida.

**Steel-types**: Steel-types como Mega Scizor e Celesteela geralmente podem aguentar um golpe de Gardevoir e dar OHKO em seguida com seus golpes Steel-type.

**Revenge Killers**: Usuários de Choice Scarf como Terrakion, Kyurem-B e Excadrill podem facilmente dar revenge kill tanto em Gardevoir quanto em Mega Gardevoir. Usuários de prioridade, como Scizor, Bisharp e Dragonite, também fazem check a Gardevoir e Mega Gardevoir ao forçarem elas a saírem de campo.

**Paralysis**: Paralysis de usuários de Thunder Wave como Chansey e Klefki pode enfraquecer Gardevoir ao diminuir suas capacidades como uma revenge killer e wallbreaker, reduzindo sua Speed pela metade.

Fairy
--------

**Steel-types**: Steel-types bulky como Celesteela, Skarmory e Mega Scizor são aptos a aguentar facilmente qualquer golpe que Mega Gardevoir lançar neles. Celesteela, principalmente, não teme nada e pode facilmente eliminar Gardevoir com Heavy Slam. Mega Scizor pode também ameaçar Gardevoir com Bullet Punch, embora corra o risco de receber burn na switch. Outros Steel-types como Choice Scarf ou Sand Rush Excadrill, Ferrothorn e Heatran defensivo podem também ser mais rápidos que Mega Gardevoir, eliminando-a antes que ela possa atacar, ou aguentando um golpe dela e conseguindo um KO em retorno.

**Special Walls**: Walls dedicadas em Special Defense, como Chansey, Mantine e Alolan Muk, podem resistir facilmente a qualquer golpe de Gardevoir. Contudo, Taunt ou Encore podem incapacitar essas walls e enfraquecê-las, e Will-O-Wisp atormenta muito Alolan Muk.

**Revenge Killers**: A Speed de Mega Gardevoir é apenas um pouco acima da média, então Pokémon mais rápidos como Greninja, Choice Scarf Landorus-T e Gengar podem facilmente fazer revenge kill na mesma.

**Poison-types**: Enquanto a maioria dos Poison-types são fracos a Psyshock, muitos como Nihilego, Gengar e Scolipede podem ser mais rápidos que Gardevoir e conseguir um KO graças a alta Speed deles. Alguns Poison-types mais bulky como Mega Venusaur e Alolan Muk podem aguentar bem os golpes de Mega Gardevoir e despejar grande dano em troca.

**Status**: Paralysis enfraquece muito Mega Gardevoir por cortar sua Speed ao meio, tornando-a extremamente suscetível a ameaças ofensivas. Toxic rapidamente desgasta Mega Gardevoir e a torna incapaz de enfraquecer lentamente as special walls.

[CREDITS]
- Written by: [[lotiasite, 302985], [Seo, 323515]]
- Translated by: [[Mimas, 466658]]
- Fairy analysis by: [[lotiasite, 302985]]
- Psychic analysis by: [[Seo, 323515]]
- Earlier versions by: [[QY_CS, 328874]]
- Quality checked by: [[KevinELF, 314540], [iLlama, 296591], [Misaka, 240969 Mikoto], [Eien, 100418], [terrors279058]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [Repu, 304761]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top