UU Mega Altaria

Status
Not open for further replies.
Original: https://www.smogon.com/forums/threads/mega-altaria-revamp.3646394/#post-8020906

[OVERVIEW]

A Mega Evolução de Altaria garante a ela várias melhorias notáveis, variando desde o aumento em seus stats, a poderosa tipagem Dragon / Fairy e até a fantástica ability em forma de Pixilate. Seus stats equilibrados e o acesso a um grande número de opções de utilidade, como Dragon Dance, Heal Bell, Defog, Fire Blast, entre outras, fazem de Mega Altaria um Pokémon incrivelmente versátil que pode utilizar uma variedade de sets de forma viável e ainda se encaixar em todos os estilos de jogo. Pela sua fantástica tipagem defensiva, Mega Altaria oferece às equipes uma poderosa resposta a ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt, muitas vezes independente do set que esteja usando. Entretanto, Mega Evoluir na hora certa é crucial para que Altaria consiga cumprir essas responsabilidades defensivas. Além disso, mesmo que seus stats sejam bem distribuídos, Mega Altaria é retida por seus stats ofensivos e sua Speed nada espetaculares. A quantidade inicial de dano que ela provoca a induz a ter dificuldades contra oponentes mais bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Mega Aggron, enquanto sua Speed medíocre faz com que sofra revenge kill de ameaças como Nidoking, Nihilego e Cobalion. Ademais, apesar de perder a fraqueza a Stealth Rock quando Mega Evolui, ela se torna vulnerável a todos os outros entry hazards. Isso, combinado à sua falta de recovery passivo, faz Mega Altaria ser facilmente enfraquecida e, dessa forma, conduze-a muitas vezes a uma necessidade constante de sacrificar momentum para usar Roost.

[SET]
name: Dragon Dance Ofensivo
move 1: Dragon Dance
move 2: Return
move 3: Earthquake / Refresh
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 72 HP / 252 Atk / 184 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake provê uma boa coverage junto de Return, atingindo os Pokémon Fire-, Poison- e Steel-types, que resistem ao segundo move e que lidariam bem com Mega Altaria caso ela não possuísse o ataque Ground-type. Alternativamente, Refresh aprimora vastamente o matchup um a um de Mega Altaria contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H, Empoleon e Alomomola, ainda que a falta de coverage adicional seja um inconveniente contra adversários como Doublade e Choice Specs Volcanion. Roost mantém Mega Altaria saudável, possibilitando-lhe fazer setup múltiplas vezes e servir como um sólido check ofensivo a Pokémon como Hydreigon, Krookodile e Infernape.

Detalhes do Set
========

184 EVS na Speed permitem a Mega Altaria ultrapassar ameaças como Bisharp Adamant e Primarina Timid, assim como Starmie, Latias e Azelf, após um boost de Dragon Dance. Antes da Mega Evolução, Natural Cure dá a Altaria a possibilidade de fazer pivot em moves de status, como Toxic e Spore, e se recuperar deles quando sair de campo. O investimento máximo em Speed junto a uma nature Jolly é uma alternativa viável em troca de poder bruto, conseguindo sempre ultrapassar Bisharp e Volcanion, bem como Mega Manectric quando tiver usado um Dragon Dance.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua assim que puder se a tipagem defensiva de Mega Altaria for necessária para lidar com ameaças como Hydreigon e Kommo-o. Considerando que checks comuns, tais como Mega Aggron, Mega Steelix e Choice Band Scizor, não possuem moves para se curar, geralmente é vantajoso os atacar de imediato, ainda mais quando há entry hazards em campo, assim, fazendo eles serem enfraquecidos ou eventualmente removidos para um sweep no late-game. Use Dragon Dance quando os checks de Mega Altaria estiverem fracos ao ponto de um possível sweep; caso contrário, muitas vezes isso apenas resultará em uma grande perda de momentum. Caso esteja usando Refresh, Mega Altaria poderá confortavelmente fazer setup contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H e Alomomola, enquanto variantes com Earthquake sofrerão bastante com o dano de Toxic. Sendo assim, devem-se evitar tais situações. Por outro lado, Mega Altaria pode fazer setup com relativa facilidade na frente de oponentes como Hydreigon, Chesnaught e Zeraora, que diversas vezes possuem dificuldade para ameaçá-la significativamente. Como esse set foca muito em suas capacidades ofensivas, evite entrar diretamente em ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Mega Aerodactyl ou Psychic de Latias. Apesar de a preferência ser Mega Evoluir Altaria o mais rápido possível, em algumas ocasiões a tipagem defensiva de Altaria regular, especialmente sua imunidade a Ground-type, pode se mostrar útil e possivelmente dar a ela oportunidades de setup contra Pokémon como Krookodile e Hippowdon.

Opções de Equipe
========

O set ofensivo de Dragon Dance Mega Altaria se encaixa melhor em equipes offense ou balance que apreciem suas capacidades de sweep com sua formidável utilidade defensiva. Uma vez que que os Steel-types são os checks mais comuns de Mega Altaria, wallbreakers Fire-type, como Choice Specs Moltres e Volcanion, mostram ser parceiros fantásticos, abrindo brechas para um possível sweep no late-game. Similarmente, Rotom-H pode punir Steel-types e lidar com Moltres, que é outro check formidável de Mega Altaria, além de usar Volt Switch para trazê-la em posições favoráveis contra Pokémon como Hydreigon e Kommo-o. Usuários confiáveis de Stealth Rock, como Empoleon, Nihilego e Krookodile, também são ótimos companheiros, enfraquecendo os checks de Mega Altaria durante a partida usando moves ofensivos. Os Spikes de Chesnaught também são bastante apreciáveis, ajudando Mega Altaria a debilitar checks que tocam o solo, como Doublade, Scizor e Mega Aggron. Além disso, Chesnaught reduz a pressão com que Mega Altaria sofre ao atuar como um check para Pokémon como Zeraora e Krookodile. Steel-types, como Scizor, Doublade e o já mencionado Empoleon, compartilham grande sinergia defensiva com Mega Altaria, cobrindo todas as suas fraquezas enquanto a mesma também cobre boa parte das deles. Removedores de entry hazards, como Gligar e Tentacruel, são fundamentais, visto que ajudam Mega Altaria a não ser enfraquecida rapidamente.

[SET]
name: Suporte
move 1: Body Slam / Return
move 2: Heal Bell / Defog
move 3: Roost
move 4: Flamethrower / Earthquake / Defog
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Relaxed / Impish
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam com o boost de Pixilate é um move Fairy-type consistente, podendo debilitar os adversários com paralysis. Return é um STAB alternativo que oferece mais poder, embora seja geralmente menos útil que Body Slam, visto o foco defensivo desse set. Heal Bell cura tanto Mega Altaria quanto seus parceiros de qualquer condição de status, ajudando assim a diminuir a efetividade de Tentacruel rivais e Toxic Rotom-H. Defog permite a Mega Altaria remover entry hazards não só para si mesma, mas também para o resto do time, aumentando suas longevidades. Roost mantém Mega Altaria saudável ao longo da partida, permitindo-lhe desempenhar de forma mais confiável o seu papel como Pokémon defensivo, removedor de entry hazards ou cleric. Flamethrower tem, como objetivo mais notável, punir Scizor, aguentando qualquer ataque dele caso esteja com o HP cheio a fim de retribuir com um grande dano. Por outro lado, Earthquake provê melhor coverage junto de Body Slam, atingindo Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego com danos consideráveis.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Defense junto a uma nature Relaxed ou Impish dão a Mega Altaria o melhor machup um a um contra physical attackers como Crawdaunt, Krookodile e Kommo-o. Além disso, o investimento em bulk faz com que ela aguente qualquer move de Choice Band Scizor enquanto causa OHKO com Flamethrower em troca. Natural Cure lhe permite entrar na frente de moves como Toxic e Spore e ainda se curar ao sair de campo.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua o mais rápido possível caso seja necessário lidar com adversários como Hydreigon e Kommo-o. Mega Altaria ainda pode funcionar como uma fantástica switch-in para outras ameaças como Krookodile, Infernape e Crawdaunt, então tome vantagem de Roost para mantê-la com uma quantidade adequada de HP a fim de lidar com tais oponentes. Use Heal Bell para curar seus companheiros de equipe se uma condição de status estiver comprometendo sua longevidade. Mega Altaria é capaz de aguentar um Bullet Punch de Scizor se necessário para o derrotar com Flamethrower, apesar de ser melhor evitar essas situações caso ela seja necessária para dar check em outras ameaças. Às vezes, é vantajoso não Mega Evoluir imediatamente, já que o Flying-type de Altaria regular pode ajudar no um contra um enfrentando adversários como Hippowdon, Swampert e Krookodile, além de Natural Cure remediar um possível status negativo ao sair de campo.

Opções de Equipe
========

Mega Altaria bulky se encaixa melhor em equipes mais defensivas que tomam vantagem de sua boa tipagem e suas opções de suporte. Walls vulneráveis a status, como Alomomola e Slowbro, mostram-se como parceiros naturais de Mega Altaria, apreciando o apoio de Heal Bell. Blissey faz um trabalho incrível lidando com grandes ameaças para Mega Altaria, como Nidoking, Moltres e Nihilego, enquanto Mega Altaria lida com Fighting-types, como Infernape e Kommo-o, e pode ainda atrair Scizor e o nocautear com Flamethrower. Outros removedores de entry hazards como Gligar e Tentacruel aliviam Mega Altaria da necessidade de ter Defog em seu set, deixando-a oferecer suporte ao time de outras maneiras. Gligar ainda serve como um ótimo check para Terrakion, enquanto Tentacruel cobre Cobalion, dois Fighting-types capazes de sobrepujar Mega Altaria. Steel-types como Doublade e Bronzong resistem a todas as fraquezas de Mega Altaria, tornando eles em ótimos parceiros defensivos.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Return / Body Slam
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 248 HP / 160 Atk / 4 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]

Moves
========

Body Slam é uma alternativa um pouco mais fraca do que Return, oferecendo em troca uma chance de 30% de paralisar seus adversários. Earthquake visa atingir Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego, todos os quais temeriam pouco Mega Altaria se ela não tivesse esse move. Fire Blast dá a ela uma forma de ameaçar efetivamente Scizor e Rocky Helmet Amoonguss enquanto atinge outros Steel-types como Doublade e Mega Steelix mais forte do que Earthquake. Roost permite que Mega Altaria preserve seu HP durante a partida, ajudando-a também a fazer check àquilo que precisa.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em HP faz com que Mega Altaria sirva como um check sólido para ameaças como Infernape, Krookodile, Crawdaunt e Kommo-o. 4 EVs em Defense com o investimento em HP permitem a Mega Altaria sempre sobreviver a um Bullet Punch de Choice Band Scizor caso esteja com o HP completo, fazendo-o levar OHKO de Fire Blast após o Bullet Punch se for necessário. 96 EVs em Speed deixam Mega Altaria ultrapassar Choice Specs Primarina, que tiraria vantagem dela para usar seus ataques independente do quão saudável Mega Altaria esteja. O resto dos EVs é investido em Attack com uma nature Adamant para maximizar o poder de Earthquake e do STAB escolhido, a troco de reduzir o dano de Fire Blast, que ainda garante o OHKO na maioria dos Scizor apesar da diminuição de seu poder de fogo. Natural Cure remedia os status negativos de Altaria quando essa sai de campo antes da Mega Evolução.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Altaria o mais rápido possível caso seja necessário lidar com grandes ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt. Graças a seu bulk e sua tipagem defensiva, Mega Altaria pode também servir como um check ofensivo de Infernape e dos adversários anteriormente mencionados, mas ela necessita usar Roost para manter seu HP alto e conseguir lidar com eles de forma consistente, algumas vezes resultando na perda de momentum. Respostas a Dragon Dance Mega Altaria, como Amoonguss e Steel-types, são switch-ins frequentes para os golpes dela, fazendo com que Fire Blast geralmente seja um bom move para se usar antes de revelar o set de Mega Altaria. Ela ainda é capaz de suportar um golpe de qualquer variação de Scizor para lhe dar OHKO com Fire Blast, porém, muitas vezes isso pode afetar as capacidades defensivas de Mega Altaria, portanto, use essa informação com cuidado, tendo em mente as consequências.

Opções de Equipe
========

Mixed Attacker Mega Altaria se encaixa melhor em times bulky offense e balance, principalmente por sua fantástica tipagem defensiva e pela capacidade de causar dano considerável. Moltres e Toxic Rotom-H representam uma grande ameaça para esse set, tornando usuários de Stealth Rock, como Nihilego, Rhyperior e Empoleon, essenciais. Aliás, Nihilego e Rhyperior representam uma grande ameaça para os adversários anteriormente citados. Scizor é um parceiro fantástico, cobrindo as fraquezas de Mega Altaria e colocando-a em situações favoráveis graças a U-Turn. Fire-types, como Moltres, Volcanion e Rotom-H, lidam com ameaças comuns para Mega Altaria, (AV) como Steel-types e Amoonguss, fazendo deles parceiros naturais. Setup sweepers como Agility Moltres, Nasty Plot Infernape e Swords Dance Scizor apreciam a capacidade de Mega Altaria para enfraquecer suas respostas, como Empoleon, Tentacruel e Doublade, respectivamente. Outras precauções contra Fighting-types, como Amoonguss, Gligar e Tentacruel, são apreciáveis, diminuindo parte da pressão que Mega Altaria tem em lidar com tais ameaças.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Refresh Dragon Dance Mega Altaria pode ser usado com um investimento razoável em bulk, apesar de a diminuição de seu poder inicial a tornar ainda mais passiva do que o esperado antes de acumular alguns boosts em seus stats. Hyper Voice é uma alternativa decente de STAB no set Suporte por ignorar o efeito negativo no stat de Attack causado por burn, mas dificulta o matchup de Mega Altaria contra Calm Mind Latias e Soundproof Kommo-o. Facade é uma opção para o set de Dragon Dance por aproveitar as condições de status, mais especificamente burns de Scald, porém, sua baixa potência inicial faz com que seja difícil justificar o uso desse move.

Checks e Counters
===================

**Steel-types**: Scizor, Mega Aggron, Mega Steelix e Doublade mostram-se como ameaças para Mega Altaria com seus STABs. Apesar de ela poder atingir todos eles com moves super efetivos, como Fire Blast e Earthquake, apenas Scizor leva OHKO de um desses ataques, embora ele ameace Mega Altaria com Bullet Punch.

** Fire-types Imunes a Ground**: Rotom-H e Moltres resistem a todos os ataques de Mega Altaria e podem ameaçá-la com Toxic ou Hurricane, respectivamente, apesar de o primeiro ser uma isca de setup fácil para o set com Refresh e Dragon Dance.

**Fairy-types Bulky**: Sylveon, Florges e Primarina podem sobreviver a um golpe de Mega Altaria sem boosts, retribuindo com um ataque super efetivo.

**Poison-types**: Poison-types ofensivos, como Nidoking, Nihilego e Mega Beedrill, são mais rápidos e podem punir Mega Altaria, apesar de eles sofrerem para encontrar uma forma segura de entrar em campo. Mega Beedrill também consegue ultrapassar Mega Altaria mesmo após um Dragon Dance. Poison-types mais defensivos, como Amoonguss e Tentacruel, podem fazer pivot mais facilmente, ameaçando-a com Spore ou Sludge Bomb.

[CREDITS]
- Written by: [[Pak, 245869]]
- Translated by: [[OldAmberPlays, 232261]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Trafalgar Shambles, 359610]]
- Quality control by: [[vivalospride, 151509], [Nuked, 382658], [Hilomilo, 313384]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

(A)notações e (G)ramática. Todas as mudanças podem ser conferidas no diffchecker;

— Otimize seu tempo: atualize sua publicação com o Copy-paste primeiro e depois leia o GP;

— Leia, sobretudo, as (A)notações;

— Atente-se ao uso da crase. Ela ocorre quando há a junção da preposição "a" com o artigo "a";

— Considerando o todo, "faz com que" e suas variantes foram usadas excessivamente. Evite isso;

— Saiba que, quando queremos introduzir exemplos, o "como" deve vir entre vírgulas. Já em relações de semelhança, nós não usamos a vírgula;

— "Movimento" não é equivalente de "move". Não use, isto é, pelo menos dentro desse contexto;

Comentários:

— Boa estrutura! Só tomar cuidado com as repetições; :blobthumbsup:

GP 1/2:

[OVERVIEW]

A Mega Evolução de (A: evite classificar um Pokémon genérico com artigo de gênero. No caso, considerando que é uma Altaria qualquer, no quesito de que não há como definir um gênero definitivo, nós abolimos o uso de artigo de gênero) Altaria garante a ela várias (A: no caso, "inúmeras" é uma escolha de palavra muito exagerada no que diz respeito ao seu sentido, afinal, o número de melhorias é limitado, apesar de ser grande. Resumindo, evite essa hipérbole de ideias) melhorias notáveis, variando desde o boost em seus stats, a poderosa tipagem Dragon / Fairy e até a fantástica ability em forma de Pixilate. Seus stats equilibrados e o acesso a um grande número de opções de utilidade, como Dragon Dance, Heal Bell, Defog, Fire Blast, e entre outras (A: entre outras opções de utilidade), fazem de Mega Altaria um Pokémon incrivelmente versátil que pode utilizar uma variedade de sets de forma viável e ainda se encaixar em todos os estilos de jogo. Pela sua fantástica tipagem defensiva, Mega Altaria oferece aos times uma poderosa resposta a (G: não se craseia o "a" no singular frente a palavras no plural. Nesse caso, se você quisesse usar a crase, deveria ter escrito "às", não "à", justamente por ser a forma no plural da crase) ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt, muitas vezes, independente do set que esteja usando. Entretanto, Mega Evoluir (A: a norma que seguimos é usar Mega Evoluir com maiúsculo, apenas isso) na hora certa é crucial para Altaria cumprir essas responsabilidades defensivas. Além disso, mesmo que seus stats sejam bem distribuídos, Mega Altaria é retida por seus stats ofensivos e sua Speed nada espetaculares. A quantidade inicial de dano que ela provoca a induz a ter dificuldades contra oponentes mais bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Mega Aggron, enquanto sua Speed medíocre faz com que sofra revenge kill de ameaças como Nidoking, Nihilego e Cobalion. Ademais (A: menciona-se a repetição do "Além disso" iniciando um período. Lembre de que há outras variantes, como "Ademais", "Adicionalmente", etc), apesar de perder a fraqueza a (G: nomes de moves, no geral, não exigem um artigo de gênero e, portanto, não se pode usar a crase) Stealth Rock quando Mega Evolui, ela se torna suscetível a todos os outros entry hazards. Isso, combinado à sua falta de recovery passivo (A: no caso, usamos "recovery" no masculino), faz Mega Altaria ser facilmente enfraquecida e, dessa forma, conduzindo-a muitas vezes a uma (G: aqui também não há como ocorrer crase, já que, se o artigo de gênero "uma" se faz presente, então não tem como crasear, afinal, crase é a junção da preposição "a" com o artigo "a") necessidade constante de sacrificar momentum para usar Roost.

[SET]
name: Dragon Dance Ofensivo
move 1: Dragon Dance
move 2: Return
move 3: Earthquake / Refresh
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 72 HP / 252 Atk / 184 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake provê boa coverage junto de (A: a ideia de "em conjunto com" é redundante, pois, se é "conjunto", já é "com". Resumindo, é um pleonasmo de ideias) Return, atingindo os Pokémon Fire-, Poison- e Steel-types, que resistem ao segundo move e que lidariam bem com Mega Altaria caso ela não possuísse o ataque Ground-type. Alternativamente, Refresh aprimora vastamente o matchup do um a um de Mega Altaria contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H, Empoleon e Alomomola, ainda que a falta de coverage adicional seja um inconveniente contra adversários como Doublade e Choice Specs Volcanion. Roost mantém Mega Altaria saudável, possibilitando-lhe fazer setup múltiplas vezes e servir como um sólido check ofensivo a Pokémon como Hydreigon, Krookodile e Infernape.

Detalhes do Set
========

184 EVS na Speed permitem a Mega Altaria ultrapassar ameaças como Bisharp Adamant e Primarina Timid, assim como Starmie, Latias e Azelf após um boost de Dragon Dance. Antes da Mega Evolução, Natural Cure dá a Altaria a possibilidade de fazer pivot em moves de status, como Toxic e Spore, e se recuperar deles quando sair de campo. Investimento máximo em Speed com Jolly é uma alternativa viável em troca de poder bruto, conseguindo sempre ultrapassar Bisharp e Volcanion, bem como Mega Manectric quando tiver usado um Dragon Dance.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua assim que puder se a tipagem defensiva de Mega Altaria for necessária para lidar com ameaças como Hydreigon e Kommo-o. Considerando que checks comuns, tais como Mega Aggron, Mega Steelix e Choice Band Scizor, não possuem moves para se curar, geralmente é vantajoso os atacar de imediato, ainda mais com entry hazards, assim, fazendo eles serem enfraquecidos ou eventualmente removidos para um sweep no late-game. Use Dragon Dance quando os checks de Mega Altaria estiverem fracos ao ponto de um possível sweep; caso contrário, muitas vezes isso apenas resultará em uma perda grande de momentum. Caso esteja usando Refresh, Mega Altaria poderá confortavelmente fazer setup contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H e Alomomola, enquanto variantes com Earhquake sofrerão bastante com o dano de Toxic. Sendo assim, (A: creio que a pausa seja adequada, apenas para o período não ficar se prolongando) devem-se evitar tais situações. Por outro lado, Mega Altaria pode usar seu move de setup com relativa facilidade na frente de oponentes como Hydreigon, Chesnaught e Zeraora, que diversas vezes possuem dificuldade para ameaçar significativamente Mega Altaria. Como esse set foca muito em suas capacidades ofensivas, evite entrar diretamente em ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Mega Aerodactyl ou Psychic de Latias. Apesar de a preferência ser Mega Evoluir Altaria o mais rápido possível, em algumas ocasiões a tipagem defensiva de Altaria regular, especialmente sua imunidade a Ground-type, pode se mostrar útil e possivelmente dar a ela oportunidades de setup contra Pokémon como Krookodile e Hippowdon.

OBS: "muitas vezes" foi usado com relativa frequência nesse último parágrafo. Evite.

Opções de Equipe
========

O set ofensivo de Dragon Dance Mega Altaria se encaixa melhor em times offense ou balance que apreciem suas capacidades de sweep com sua formidável utilidade defensiva. Já que os Steel-types são os checks mais comuns de Mega Altaria, wallbreakers Fire-type, como Choice Specs Moltres e Volcanion, mostram ser parceiros fantásticos, abrindo brechas para um possível sweep no late-game. Similarmente, Rotom-H pode punir Steel-types e lidar com Moltres, que é outro formidável check de Mega Altaria, além de usar Volt Switch para trazê-la em posições favoráveis contra Pokémon como Hydreigon e Kommo-o. Usuários confiáveis de Stealth Rock, como Empoleon, Nihilego e Krookodile, também são bons pares, enfraquecendo seus checks durante a partida usando moves ofensivos. Os Spikes de Chesnaught também são bastante apreciáveis, ajudando Mega Altaria a debilitar checks que tocam o solo, como Doublade, Scizor e Mega Aggron. Além disso, Chesnaught reduz a pressão com que Mega Altaria sofre ao atuar como um check para Pokémon como Zeraora e Krookodile. Steel-types, como Scizor, Doublade e o anteriormente mencionado Empoleon, compartilham grande sinergia defensiva com Mega Altaria, cobrindo todas as suas fraquezas enquanto a mesma também cobre boa parte das deles. Removedores de entry hazards, como Gligar e Tentacruel, são fundamentais, visto que ajudam Mega Altaria a não ser enfraquecida rapidamente.

[SET]
name: Suporte
move 1: Body Slam / Return
move 2: Heal Bell / Defog
move 3: Roost
move 4: Flamethrower / Earthquake / Defog
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Relaxed / Impish
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam com o boost de Pixilate é um move Fairy-type consistente, podendo debilitar com paralysis seus adversários. Return é um STAB alternativo que oferece mais poder, embora seja geralmente menos útil que Body Slam visto o foco defensivo desse set. Heal Bell cura tanto Mega Altaria quanto seus parceiros de qualquer condição de status, ajudando assim a diminuir a efetividade de Tentacruel rivais e Toxic Rotom-H. Defog permite a Mega Altaria remover entry hazards não só para si mesma, mas também para o resto do time, aumentando suas longevidades. Roost mantém Mega Altaria saudável ao longo da partida, conseguindo desempenhar de forma mais confiável o seu papel como Pokémon defensivo, removedor de entry hazards ou cleric. Flamethrower tem, como objetivo mais notável, punir Scizor, aguentando qualquer ataque dele caso esteja com total vitalidade a fim de retribuir com um grande dano. Por outro lado, Earthquake provê melhor coverage junto de Body Slam, atingindo Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego com danos consideráveis.

Detalhes do Set
========

252 EVs em sua Defense junto a uma nature Relaxed ou Impish dá a Mega Altaria o melhor machup de um a um contra physical attackers (A: mantemos assim) como Crawdaunt, Krookodile e Kommo-o. Além disso, o investimento em bulk faz Mega Altaria resistir a qualquer move de Choice Band Scizor enquanto causa OHKO com Flamethrower em troca. Natural Cure lhe permite entrar na frente de moves como Toxic e Spore e ainda se curar ao sair de campo.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua o mais rápido possível caso seja necessário lidar com adversários como Hydreigon e Kommo-o. Mega Altaria ainda pode funcionar como uma fantástica switch-in (A: caso você encontre um "switch-in" com hífen na análise, pode manter. Se quiser se referir ao ato de fazer switch in, não ponha o hífen e mantenha em inglês) para outras ameaças como Krookodile, Infernape e Crawdaunt, então tome vantagem de Roost para manter ela com uma quantidade adequada de HP para lidar com tais oponentes. Use Heal Bell para curar seus companheiros de equipe se uma condição de status estiver comprometendo sua longevidade. Mega Altaria é capaz de aguentar um Bullet Punch de Scizor se necessário para o derrotar com Flamethrower, apesar de ser melhor evitar essas situações caso Mega Altaria seja necessária para dar check em outras ameaças. Às vezes, é vantajoso não Mega Evoluir imediatamente, já que o Flying-type de Altaria regular pode ajudar no um contra um enfrentando adversários como Hippowdon, Swampert e Krookodile, além de Natural Cure remediar um possível status negativo ao sair de campo.

Opções de Equipe
========

Mega Altaria bulky se encaixa melhor em times mais defensivos que tomam vantagem de sua boa tipagem e suas opções de suporte. Walls vulneráveis a status, como Alomomola e Slowbro, mostram-se como parceiros naturais de Mega Altaria, apreciando o apoio de Heal Bell. Blissey faz um fantástico trabalho lidando com grandes ameaças para Mega Altaria, como Nidoking, Moltres e Nihilego, enquanto Mega Altaria lida com Fighting-types, como Infernape e Kommo-o, e pode ainda atrair Scizor e o nocautear. Outros removedores de entry hazards como Gligar e Tentacruel aliviam Mega Altaria da necessidade de ter Defog em seu set, deixando-a oferecer suporte ao time de outras maneiras. Gligar ainda serve como um ótimo check para Terrakion, enquanto Tentacruel cobre Cobalion, dois Fighting-types capazes de sobrepujar Mega Altaria. Steel-types como Doublade e Bronzong resistem a todas (G: "todas" é pronome indefinido e está em sua forma no plural. A crase aqui é injustificável) as fraquezas de Mega Altaria, tornando eles em ótimos parceiros defensivos.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Return / Body Slam
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 248 HP / 160 Atk / 4 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam é uma alternativa um pouco mais fraca do que Return, oferecendo em troca uma chance de 30% de paralisar seus adversários. Earthquake visa atingir Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego, todos os quais temeriam pouco Mega Altaria se ela não tivesse esse move. Fire Blast deixa Mega Altaria ameaçar efetivamente Scizor e Rocky Helmet Amoonguss enquanto atinge outros Steel-types como Doublade e Mega Steelix mais forte do que Earthquake. Roost permite que Mega Altaria preserve seu HP durante a partida, ajudando-a também a fazer check àquilo que precisa.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo no HP fazem com que Mega Altaria sirva como um check sólido para ameaças como Infernape, Krookodile, Crawdaunt e Kommo-o. 4 EVs em Defense com o investimento em HP permitem a Mega Altaria sempre sobreviver a um Bullet Punch de Choice Band Scizor caso esteja com o HP completo, fazendo-o levar OHKO de Fire Blast após o Bullet Punch se for necessário. 96 EVs em Speed deixam Mega Altaria ultrapassar Choice Specs Primarina, que tiraria vantagem dela para usar seus ataques independente do quão saudável Mega Altaria esteja. O resto dos EVs é investido em Attack com uma nature Adamant para maximizar o poder de Earthquake e do STAB escolhido, a troco de reduzir o dano de Fire Blast, que ainda garante o OHKO na maioria dos Scizor apesar da diminuição de seu poder de fogo. Natural Cure remedia os status negativos de Altaria quando essa sai de campo antes da Mega Evolução.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Altaria o mais rápido possível caso seja necessário lidar com grandes ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt. Mega Altaria pode também servir como um check ofensivo de Infernape e dos adversários anteriormente mencionados por seu bulk e sua tipagem defensiva, mas ela necessita usar Roost para manter seu HP alto e os manter em xeque (A: nesse contexto, "check" pode ser traduzido, afinal, eles não está se referindo a "checks", isto é, Pokémon que são checks de outros Pokémon, mas à palavra "check" de pôr em xeque) de forma consistente, algumas vezes resultando na perda de momentum. Respostas a Dragon Dance Mega Altaria, como Amoonguss e Steel-types, são entradas frequentes para os golpes dela, fazendo com que Fire Blast geralmente seja um bom move para se usar antes de revelar o set de Mega Altaria. Ela ainda é capaz de suportar um golpe de qualquer variação de Scizor para lhe dar OHKO com Fire Blast, porém, muitas vezes isso pode afetar as capacidades defensivas de Mega Altaria, então, use essa informação com cuidado, tendo em mente as consequências.

Opções de Equipe
========

Mixed Attacker Mega Altaria se encaixa melhor em times bulky offensive e balance, principalmente por sua fantástica tipagem defensiva e pela habilidade de causar dano considerável. Moltres e Rotom-H representam uma grande ameaça para esse set, tornando usuários de Stealth Rock, como Nihilego, Rhyperior e Empoleon, essenciais. Aliás, Nihilego e Rhyperior representam uma grande ameaça para os adversários anteriormente citados. Scizor é um parceiro fantástico, cobrindo as fraquezas de Mega Altaria e colocando-a em situações favoráveis graças a U-Turn. Fire-types, como Moltres, Volcanion e Rotom-H, lidam com ameaças comuns para Mega Altaria como Steel-types e Amoonguss, fazendo deles parceiros naturais. Setup sweepers como Agility Moltres, Nasty Plot Infernape e Swords Dance Scizor apreciam a capacidade de Mega Altaria para enfraquecer suas respostas, como Empoleon, Tentacruel e Doublade, respectivamente. Outras precauções contra Fighting-types, como Amoonguss, Gligar e Tentacruel, são apreciáveis, tirando parte da pressão que Mega Altaria tem em lidar com tais ameaças.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Refresh Dragon Dance Mega Altaria pode ser usado com um investimento razoável em bulk, apesar de a diminuição de seu poder inicial a tornar ainda mais passiva do que o esperado antes de acumular alguns boosts em seus stats. Hyper Voice é uma alternativa decente de STAB no set de suporte por ignorar o efeito negativo no stat de Attack causado por burn, mas dificulta o matchup de Mega Altaria contra Calm Mind Latias e Soundproof Kommo-o. Facade é uma opção para o set de Dragon Dance por aproveitar as condições de status, mais especificamente burns de Scald, porém, sua potência inicial mais fraca faz com que seja difícil justificar o uso desse move.

Checks e Counters
===================

**Steel-types**: Scizor, Mega Aggron, Mega Steelix e Doublade mostram-se como ameaças para Mega Altaria com seus STABs. Apesar de Mega Altaria poder atingir todos eles com moves super efetivos, como Fire Blast e Earthquake, apenas Scizor leva OHKO de um desses ataques, embora ele ameace Mega Altaria com Bullet Punch.

** Fire-types imunes a Ground-moves**: Rotom-H e Moltres resistem a todos os ataques de Mega Altaria e podem ameaçá-la com Toxic ou Hurricane, respectivamente, apesar de o primeiro ser (A: geralmente quando aparece o verbo, nós não juntamos a preposição "de" com o artigo de gênero. Isso é recorrente em vários textos, porém, de fato, não posso justificar com clareza o porquê isso ocorre, mas é realmente uma norma gramatical) uma isca de setup fácil para o set com Refresh e Dragon Dance.

**Fairy-types Bulky**: Sylveon, Florges e Primarina podem sobreviver a um golpe de Mega Altaria, retribuindo com um ataque super efetivo.

**Poison-types**: Poison-types ofensivos, como Nidoking, Nihilego e Mega Beedrill, são mais rápidos e podem punir Mega Altaria, apesar de eles sofrerem para encontrar uma forma segura de entrar em campo. Mega Beedrill também consegue ultrapassar Mega Altaria mesmo após um Dragon Dance. Poison-types mais defensivos, como Amoonguss e Tentacruel, podem fazer pivot mais facilmente, ameaçando-a com Spore ou Sludge Bomb.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Pak, 245869]]
- Traduzido por: [[OldAmberPlays, 232261]]
- Revisão gramatical por: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Controle de qualidade por: [[vivalospride, 151509], [Nuked, 382658], [Hilomilo, 313384]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/lljESDuR :

[OVERVIEW]

A Mega Evolução de Altaria garante a ela várias melhorias notáveis, variando desde o boost em seus stats, a poderosa tipagem Dragon / Fairy e até a fantástica ability em forma de Pixilate. Seus stats equilibrados e o acesso a um grande número de opções de utilidade, como Dragon Dance, Heal Bell, Defog, Fire Blast, e entre outras, fazem de Mega Altaria um Pokémon incrivelmente versátil que pode utilizar uma variedade de sets de forma viável e ainda se encaixar em todos os estilos de jogo. Pela sua fantástica tipagem defensiva, Mega Altaria oferece aos times uma poderosa resposta a ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt, muitas vezes, independente do set que esteja usando. Entretanto, Mega Evoluir na hora certa é crucial para Altaria cumprir essas responsabilidades defensivas. Além disso, mesmo que seus stats sejam bem distribuídos, Mega Altaria é retida por seus stats ofensivos e sua Speed nada espetaculares. A quantidade inicial de dano que ela provoca a induz a ter dificuldades contra oponentes mais bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Mega Aggron, enquanto sua Speed medíocre faz com que sofra revenge kill de ameaças como Nidoking, Nihilego e Cobalion. Ademais, apesar de perder a fraqueza a Stealth Rock quando Mega Evolui, ela se torna suscetível a todos os outros entry hazards. Isso, combinado à sua falta de recovery passivo, faz Mega Altaria ser facilmente enfraquecida e, dessa forma, conduzindo-a muitas vezes a uma necessidade constante de sacrificar momentum para usar Roost.

[SET]
name: Dragon Dance Ofensivo
move 1: Dragon Dance
move 2: Return
move 3: Earthquake / Refresh
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 72 HP / 252 Atk / 184 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake provê boa coverage junto de Return, atingindo os Pokémon Fire-, Poison- e Steel-types, que resistem ao segundo move e que lidariam bem com Mega Altaria caso ela não possuísse o ataque Ground-type. Alternativamente, Refresh aprimora vastamente o matchup do um a um de Mega Altaria contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H, Empoleon e Alomomola, ainda que a falta de coverage adicional seja um inconveniente contra adversários como Doublade e Choice Specs Volcanion. Roost mantém Mega Altaria saudável, possibilitando-lhe fazer setup múltiplas vezes e servir como um sólido check ofensivo a Pokémon como Hydreigon, Krookodile e Infernape.

Detalhes do Set
========

184 EVS na Speed permitem a Mega Altaria ultrapassar ameaças como Bisharp Adamant e Primarina Timid, assim como Starmie, Latias e Azelf após um boost de Dragon Dance. Antes da Mega Evolução, Natural Cure dá a Altaria a possibilidade de fazer pivot em moves de status, como Toxic e Spore, e se recuperar deles quando sair de campo. Investimento máximo em Speed com Jolly é uma alternativa viável em troca de poder bruto, conseguindo sempre ultrapassar Bisharp e Volcanion, bem como Mega Manectric quando tiver usado um Dragon Dance.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua assim que puder se a tipagem defensiva de Mega Altaria for necessária para lidar com ameaças como Hydreigon e Kommo-o. Considerando que checks comuns, tais como Mega Aggron, Mega Steelix e Choice Band Scizor, não possuem moves para se curar, geralmente é vantajoso os atacar de imediato, ainda mais com entry hazards, assim, fazendo eles serem enfraquecidos ou eventualmente removidos para um sweep no late-game. Use Dragon Dance quando os checks de Mega Altaria estiverem fracos ao ponto de um possível sweep; caso contrário, muitas vezes isso apenas resultará em uma perda grande de momentum. Caso esteja usando Refresh, Mega Altaria poderá confortavelmente fazer setup contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H e Alomomola, enquanto variantes com Earhquake sofrerão bastante com o dano de Toxic. Sendo assim, devem-se evitar tais situações. Por outro lado, Mega Altaria pode usar seu move de setup com relativa facilidade na frente de oponentes como Hydreigon, Chesnaught e Zeraora, que diversas vezes possuem dificuldade para ameaçar significativamente Mega Altaria. Como esse set foca muito em suas capacidades ofensivas, evite entrar diretamente em ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Mega Aerodactyl ou Psychic de Latias. Apesar de a preferência ser Mega Evoluir Altaria o mais rápido possível, em algumas ocasiões a tipagem defensiva de Altaria regular, especialmente sua imunidade a Ground-type, pode se mostrar útil e possivelmente dar a ela oportunidades de setup contra Pokémon como Krookodile e Hippowdon.

Opções de Equipe
========

O set ofensivo de Dragon Dance Mega Altaria se encaixa melhor em times offense ou balance que apreciem suas capacidades de sweep com sua formidável utilidade defensiva. Já que os Steel-types são os checks mais comuns de Mega Altaria, wallbreakers Fire-type, como Choice Specs Moltres e Volcanion, mostram ser parceiros fantásticos, abrindo brechas para um possível sweep no late-game. Similarmente, Rotom-H pode punir Steel-types e lidar com Moltres, que é outro formidável check de Mega Altaria, além de usar Volt Switch para trazê-la em posições favoráveis contra Pokémon como Hydreigon e Kommo-o. Usuários confiáveis de Stealth Rock, como Empoleon, Nihilego e Krookodile, também são bons pares, enfraquecendo seus checks durante a partida usando moves ofensivos. Os Spikes de Chesnaught também são bastante apreciáveis, ajudando Mega Altaria a debilitar checks que tocam o solo, como Doublade, Scizor e Mega Aggron. Além disso, Chesnaught reduz a pressão com que Mega Altaria sofre ao atuar como um check para Pokémon como Zeraora e Krookodile. Steel-types, como Scizor, Doublade e o anteriormente mencionado Empoleon, compartilham grande sinergia defensiva com Mega Altaria, cobrindo todas as suas fraquezas enquanto a mesma também cobre boa parte das deles. Removedores de entry hazards, como Gligar e Tentacruel, são fundamentais, visto que ajudam Mega Altaria a não ser enfraquecida rapidamente.

[SET]
name: Suporte
move 1: Body Slam / Return
move 2: Heal Bell / Defog
move 3: Roost
move 4: Flamethrower / Earthquake / Defog
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Relaxed / Impish
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam com o boost de Pixilate é um move Fairy-type consistente, podendo debilitar com paralysis seus adversários. Return é um STAB alternativo que oferece mais poder, embora seja geralmente menos útil que Body Slam visto o foco defensivo desse set. Heal Bell cura tanto Mega Altaria quanto seus parceiros de qualquer condição de status, ajudando assim a diminuir a efetividade de Tentacruel rivais e Toxic Rotom-H. Defog permite a Mega Altaria remover entry hazards não só para si mesma, mas também para o resto do time, aumentando suas longevidades. Roost mantém Mega Altaria saudável ao longo da partida, conseguindo desempenhar de forma mais confiável o seu papel como Pokémon defensivo, removedor de entry hazards ou cleric. Flamethrower tem, como objetivo mais notável, punir Scizor, aguentando qualquer ataque dele caso esteja com total vitalidade a fim de retribuir com um grande dano. Por outro lado, Earthquake provê melhor coverage junto de Body Slam, atingindo Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego com danos consideráveis.

Detalhes do Set
========

252 EVs em sua Defense junto a uma nature Relaxed ou Impish dá a Mega Altaria o melhor machup de um a um contra physical attackers como Crawdaunt, Krookodile e Kommo-o. Além disso, o investimento em bulk faz Mega Altaria resistir a qualquer move de Choice Band Scizor enquanto causa OHKO com Flamethrower em troca. Natural Cure lhe permite entrar na frente de moves como Toxic e Spore e ainda se curar ao sair de campo.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua o mais rápido possível caso seja necessário lidar com adversários como Hydreigon e Kommo-o. Mega Altaria ainda pode funcionar como uma fantástica switch-in para outras ameaças como Krookodile, Infernape e Crawdaunt, então tome vantagem de Roost para manter ela com uma quantidade adequada de HP para lidar com tais oponentes. Use Heal Bell para curar seus companheiros de equipe se uma condição de status estiver comprometendo sua longevidade. Mega Altaria é capaz de aguentar um Bullet Punch de Scizor se necessário para o derrotar com Flamethrower, apesar de ser melhor evitar essas situações caso Mega Altaria seja necessária para dar check em outras ameaças. Às vezes, é vantajoso não Mega Evoluir imediatamente, já que o Flying-type de Altaria regular pode ajudar no um contra um enfrentando adversários como Hippowdon, Swampert e Krookodile, além de Natural Cure remediar um possível status negativo ao sair de campo.

Opções de Equipe
========

Mega Altaria bulky se encaixa melhor em times mais defensivos que tomam vantagem de sua boa tipagem e suas opções de suporte. Walls vulneráveis a status, como Alomomola e Slowbro, mostram-se como parceiros naturais de Mega Altaria, apreciando o apoio de Heal Bell. Blissey faz um fantástico trabalho lidando com grandes ameaças para Mega Altaria, como Nidoking, Moltres e Nihilego, enquanto Mega Altaria lida com Fighting-types, como Infernape e Kommo-o, e pode ainda atrair Scizor e o nocautear. Outros removedores de entry hazards como Gligar e Tentacruel aliviam Mega Altaria da necessidade de ter Defog em seu set, deixando-a oferecer suporte ao time de outras maneiras. Gligar ainda serve como um ótimo check para Terrakion, enquanto Tentacruel cobre Cobalion, dois Fighting-types capazes de sobrepujar Mega Altaria. Steel-types como Doublade e Bronzong resistem a todas as fraquezas de Mega Altaria, tornando eles em ótimos parceiros defensivos.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Return / Body Slam
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 248 HP / 160 Atk / 4 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam é uma alternativa um pouco mais fraca do que Return, oferecendo em troca uma chance de 30% de paralisar seus adversários. Earthquake visa atingir Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego, todos os quais temeriam pouco Mega Altaria se ela não tivesse esse move. Fire Blast deixa Mega Altaria ameaçar efetivamente Scizor e Rocky Helmet Amoonguss enquanto atinge outros Steel-types como Doublade e Mega Steelix mais forte do que Earthquake. Roost permite que Mega Altaria preserve seu HP durante a partida, ajudando-a também a fazer check àquilo que precisa.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo no HP fazem com que Mega Altaria sirva como um check sólido para ameaças como Infernape, Krookodile, Crawdaunt e Kommo-o. 4 EVs em Defense com o investimento em HP permitem a Mega Altaria sempre sobreviver a um Bullet Punch de Choice Band Scizor caso esteja com o HP completo, fazendo-o levar OHKO de Fire Blast após o Bullet Punch se for necessário. 96 EVs em Speed deixam Mega Altaria ultrapassar Choice Specs Primarina, que tiraria vantagem dela para usar seus ataques independente do quão saudável Mega Altaria esteja. O resto dos EVs é investido em Attack com uma nature Adamant para maximizar o poder de Earthquake e do STAB escolhido, a troco de reduzir o dano de Fire Blast, que ainda garante o OHKO na maioria dos Scizor apesar da diminuição de seu poder de fogo. Natural Cure remedia os status negativos de Altaria quando essa sai de campo antes da Mega Evolução.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Altaria o mais rápido possível caso seja necessário lidar com grandes ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt. Mega Altaria pode também servir como um check ofensivo de Infernape e dos adversários anteriormente mencionados por seu bulk e sua tipagem defensiva, mas ela necessita usar Roost para manter seu HP alto e os manter em xeque de forma consistente, algumas vezes resultando na perda de momentum. Respostas a Dragon Dance Mega Altaria, como Amoonguss e Steel-types, são entradas frequentes para os golpes dela, fazendo com que Fire Blast geralmente seja um bom move para se usar antes de revelar o set de Mega Altaria. Ela ainda é capaz de suportar um golpe de qualquer variação de Scizor para lhe dar OHKO com Fire Blast, porém, muitas vezes isso pode afetar as capacidades defensivas de Mega Altaria, então, use essa informação com cuidado, tendo em mente as consequências.

Opções de Equipe
========

Mixed Attacker Mega Altaria se encaixa melhor em times bulky offensive e balance, principalmente por sua fantástica tipagem defensiva e pela habilidade de causar dano considerável. Moltres e Rotom-H representam uma grande ameaça para esse set, tornando usuários de Stealth Rock, como Nihilego, Rhyperior e Empoleon, essenciais. Aliás, Nihilego e Rhyperior representam uma grande ameaça para os adversários anteriormente citados. Scizor é um parceiro fantástico, cobrindo as fraquezas de Mega Altaria e colocando-a em situações favoráveis graças a U-Turn. Fire-types, como Moltres, Volcanion e Rotom-H, lidam com ameaças comuns para Mega Altaria como Steel-types e Amoonguss, fazendo deles parceiros naturais. Setup sweepers como Agility Moltres, Nasty Plot Infernape e Swords Dance Scizor apreciam a capacidade de Mega Altaria para enfraquecer suas respostas, como Empoleon, Tentacruel e Doublade, respectivamente. Outras precauções contra Fighting-types, como Amoonguss, Gligar e Tentacruel, são apreciáveis, tirando parte da pressão que Mega Altaria tem em lidar com tais ameaças.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Refresh Dragon Dance Mega Altaria pode ser usado com um investimento razoável em bulk, apesar de a diminuição de seu poder inicial a tornar ainda mais passiva do que o esperado antes de acumular alguns boosts em seus stats. Hyper Voice é uma alternativa decente de STAB no set de suporte por ignorar o efeito negativo no stat de Attack causado por burn, mas dificulta o matchup de Mega Altaria contra Calm Mind Latias e Soundproof Kommo-o. Facade é uma opção para o set de Dragon Dance por aproveitar as condições de status, mais especificamente burns de Scald, porém, sua potência inicial mais fraca faz com que seja difícil justificar o uso desse move.

Checks e Counters
===================

**Steel-types**: Scizor, Mega Aggron, Mega Steelix e Doublade mostram-se como ameaças para Mega Altaria com seus STABs. Apesar de Mega Altaria poder atingir todos eles com moves super efetivos, como Fire Blast e Earthquake, apenas Scizor leva OHKO de um desses ataques, embora ele ameace Mega Altaria com Bullet Punch.

** Fire-types imunes a Ground-moves**: Rotom-H e Moltres resistem a todos os ataques de Mega Altaria e podem ameaçá-la com Toxic ou Hurricane, respectivamente, apesar de o primeiro ser uma isca de setup fácil para o set com Refresh e Dragon Dance.

**Fairy-types Bulky**: Sylveon, Florges e Primarina podem sobreviver a um golpe de Mega Altaria, retribuindo com um ataque super efetivo.

**Poison-types**: Poison-types ofensivos, como Nidoking, Nihilego e Mega Beedrill, são mais rápidos e podem punir Mega Altaria, apesar de eles sofrerem para encontrar uma forma segura de entrar em campo. Mega Beedrill também consegue ultrapassar Mega Altaria mesmo após um Dragon Dance. Poison-types mais defensivos, como Amoonguss e Tentacruel, podem fazer pivot mais facilmente, ameaçando-a com Spore ou Sludge Bomb.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Pak, 245869]]
- Traduzido por: [[OldAmberPlays, 232261]]
- Revisão gramatical por: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Controle de qualidade por: [[vivalospride, 151509], [Nuked, 382658], [Hilomilo, 313384]]
 
Anotações:

(A)notações e (G)ramática. Todas as mudanças podem ser conferidas no diffchecker;

— Otimize seu tempo: atualize sua publicação com o Copy-paste primeiro e depois leia o GP;

— Leia, sobretudo, as (A)notações;

— Atente-se ao uso da crase. Ela ocorre quando há a junção da preposição "a" com o artigo "a";

— Considerando o todo, "faz com que" e suas variantes foram usadas excessivamente. Evite isso;

— Saiba que, quando queremos introduzir exemplos, o "como" deve vir entre vírgulas. Já em relações de semelhança, nós não usamos a vírgula;

— "Movimento" não é equivalente de "move". Não use, isto é, pelo menos dentro desse contexto;

Comentários:

— Boa estrutura! Só tomar cuidado com as repetições; :blobthumbsup:

GP 1/2:

[OVERVIEW]

A Mega Evolução de (A: evite classificar um Pokémon genérico com artigo de gênero. No caso, considerando que é uma Altaria qualquer, no quesito de que não há como definir um gênero definitivo, nós abolimos o uso de artigo de gênero) Altaria garante a ela várias (A: no caso, "inúmeras" é uma escolha de palavra muito exagerada no que diz respeito ao seu sentido, afinal, o número de melhorias é limitado, apesar de ser grande. Resumindo, evite essa hipérbole de ideias) melhorias notáveis, variando desde o boost em seus stats, a poderosa tipagem Dragon / Fairy e até a fantástica ability em forma de Pixilate. Seus stats equilibrados e o acesso a um grande número de opções de utilidade, como Dragon Dance, Heal Bell, Defog, Fire Blast, e entre outras (A: entre outras opções de utilidade), fazem de Mega Altaria um Pokémon incrivelmente versátil que pode utilizar uma variedade de sets de forma viável e ainda se encaixar em todos os estilos de jogo. Pela sua fantástica tipagem defensiva, Mega Altaria oferece aos times uma poderosa resposta a (G: não se craseia o "a" no singular frente a palavras no plural. Nesse caso, se você quisesse usar a crase, deveria ter escrito "às", não "à", justamente por ser a forma no plural da crase) ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt, muitas vezes, independente do set que esteja usando. Entretanto, Mega Evoluir (A: a norma que seguimos é usar Mega Evoluir com maiúsculo, apenas isso) na hora certa é crucial para Altaria cumprir essas responsabilidades defensivas. Além disso, mesmo que seus stats sejam bem distribuídos, Mega Altaria é retida por seus stats ofensivos e sua Speed nada espetaculares. A quantidade inicial de dano que ela provoca a induz a ter dificuldades contra oponentes mais bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Mega Aggron, enquanto sua Speed medíocre faz com que sofra revenge kill de ameaças como Nidoking, Nihilego e Cobalion. Ademais (A: menciona-se a repetição do "Além disso" iniciando um período. Lembre de que há outras variantes, como "Ademais", "Adicionalmente", etc), apesar de perder a fraqueza a (G: nomes de moves, no geral, não exigem um artigo de gênero e, portanto, não se pode usar a crase) Stealth Rock quando Mega Evolui, ela se torna suscetível a todos os outros entry hazards. Isso, combinado à sua falta de recovery passivo (A: no caso, usamos "recovery" no masculino), faz Mega Altaria ser facilmente enfraquecida e, dessa forma, conduzindo-a muitas vezes a uma (G: aqui também não há como ocorrer crase, já que, se o artigo de gênero "uma" se faz presente, então não tem como crasear, afinal, crase é a junção da preposição "a" com o artigo "a") necessidade constante de sacrificar momentum para usar Roost.

[SET]
name: Dragon Dance Ofensivo
move 1: Dragon Dance
move 2: Return
move 3: Earthquake / Refresh
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 72 HP / 252 Atk / 184 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake provê boa coverage junto de (A: a ideia de "em conjunto com" é redundante, pois, se é "conjunto", já é "com". Resumindo, é um pleonasmo de ideias) Return, atingindo os Pokémon Fire-, Poison- e Steel-types, que resistem ao segundo move e que lidariam bem com Mega Altaria caso ela não possuísse o ataque Ground-type. Alternativamente, Refresh aprimora vastamente o matchup do um a um de Mega Altaria contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H, Empoleon e Alomomola, ainda que a falta de coverage adicional seja um inconveniente contra adversários como Doublade e Choice Specs Volcanion. Roost mantém Mega Altaria saudável, possibilitando-lhe fazer setup múltiplas vezes e servir como um sólido check ofensivo a Pokémon como Hydreigon, Krookodile e Infernape.

Detalhes do Set
========

184 EVS na Speed permitem a Mega Altaria ultrapassar ameaças como Bisharp Adamant e Primarina Timid, assim como Starmie, Latias e Azelf após um boost de Dragon Dance. Antes da Mega Evolução, Natural Cure dá a Altaria a possibilidade de fazer pivot em moves de status, como Toxic e Spore, e se recuperar deles quando sair de campo. Investimento máximo em Speed com Jolly é uma alternativa viável em troca de poder bruto, conseguindo sempre ultrapassar Bisharp e Volcanion, bem como Mega Manectric quando tiver usado um Dragon Dance.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua assim que puder se a tipagem defensiva de Mega Altaria for necessária para lidar com ameaças como Hydreigon e Kommo-o. Considerando que checks comuns, tais como Mega Aggron, Mega Steelix e Choice Band Scizor, não possuem moves para se curar, geralmente é vantajoso os atacar de imediato, ainda mais com entry hazards, assim, fazendo eles serem enfraquecidos ou eventualmente removidos para um sweep no late-game. Use Dragon Dance quando os checks de Mega Altaria estiverem fracos ao ponto de um possível sweep; caso contrário, muitas vezes isso apenas resultará em uma perda grande de momentum. Caso esteja usando Refresh, Mega Altaria poderá confortavelmente fazer setup contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H e Alomomola, enquanto variantes com Earhquake sofrerão bastante com o dano de Toxic. Sendo assim, (A: creio que a pausa seja adequada, apenas para o período não ficar se prolongando) devem-se evitar tais situações. Por outro lado, Mega Altaria pode usar seu move de setup com relativa facilidade na frente de oponentes como Hydreigon, Chesnaught e Zeraora, que diversas vezes possuem dificuldade para ameaçar significativamente Mega Altaria. Como esse set foca muito em suas capacidades ofensivas, evite entrar diretamente em ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Mega Aerodactyl ou Psychic de Latias. Apesar de a preferência ser Mega Evoluir Altaria o mais rápido possível, em algumas ocasiões a tipagem defensiva de Altaria regular, especialmente sua imunidade a Ground-type, pode se mostrar útil e possivelmente dar a ela oportunidades de setup contra Pokémon como Krookodile e Hippowdon.

OBS: "muitas vezes" foi usado com relativa frequência nesse último parágrafo. Evite.

Opções de Equipe
========

O set ofensivo de Dragon Dance Mega Altaria se encaixa melhor em times offense ou balance que apreciem suas capacidades de sweep com sua formidável utilidade defensiva. Já que os Steel-types são os checks mais comuns de Mega Altaria, wallbreakers Fire-type, como Choice Specs Moltres e Volcanion, mostram ser parceiros fantásticos, abrindo brechas para um possível sweep no late-game. Similarmente, Rotom-H pode punir Steel-types e lidar com Moltres, que é outro formidável check de Mega Altaria, além de usar Volt Switch para trazê-la em posições favoráveis contra Pokémon como Hydreigon e Kommo-o. Usuários confiáveis de Stealth Rock, como Empoleon, Nihilego e Krookodile, também são bons pares, enfraquecendo seus checks durante a partida usando moves ofensivos. Os Spikes de Chesnaught também são bastante apreciáveis, ajudando Mega Altaria a debilitar checks que tocam o solo, como Doublade, Scizor e Mega Aggron. Além disso, Chesnaught reduz a pressão com que Mega Altaria sofre ao atuar como um check para Pokémon como Zeraora e Krookodile. Steel-types, como Scizor, Doublade e o anteriormente mencionado Empoleon, compartilham grande sinergia defensiva com Mega Altaria, cobrindo todas as suas fraquezas enquanto a mesma também cobre boa parte das deles. Removedores de entry hazards, como Gligar e Tentacruel, são fundamentais, visto que ajudam Mega Altaria a não ser enfraquecida rapidamente.

[SET]
name: Suporte
move 1: Body Slam / Return
move 2: Heal Bell / Defog
move 3: Roost
move 4: Flamethrower / Earthquake / Defog
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Relaxed / Impish
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam com o boost de Pixilate é um move Fairy-type consistente, podendo debilitar com paralysis seus adversários. Return é um STAB alternativo que oferece mais poder, embora seja geralmente menos útil que Body Slam visto o foco defensivo desse set. Heal Bell cura tanto Mega Altaria quanto seus parceiros de qualquer condição de status, ajudando assim a diminuir a efetividade de Tentacruel rivais e Toxic Rotom-H. Defog permite a Mega Altaria remover entry hazards não só para si mesma, mas também para o resto do time, aumentando suas longevidades. Roost mantém Mega Altaria saudável ao longo da partida, conseguindo desempenhar de forma mais confiável o seu papel como Pokémon defensivo, removedor de entry hazards ou cleric. Flamethrower tem, como objetivo mais notável, punir Scizor, aguentando qualquer ataque dele caso esteja com total vitalidade a fim de retribuir com um grande dano. Por outro lado, Earthquake provê melhor coverage junto de Body Slam, atingindo Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego com danos consideráveis.

Detalhes do Set
========

252 EVs em sua Defense junto a uma nature Relaxed ou Impish dá a Mega Altaria o melhor machup de um a um contra physical attackers (A: mantemos assim) como Crawdaunt, Krookodile e Kommo-o. Além disso, o investimento em bulk faz Mega Altaria resistir a qualquer move de Choice Band Scizor enquanto causa OHKO com Flamethrower em troca. Natural Cure lhe permite entrar na frente de moves como Toxic e Spore e ainda se curar ao sair de campo.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua o mais rápido possível caso seja necessário lidar com adversários como Hydreigon e Kommo-o. Mega Altaria ainda pode funcionar como uma fantástica switch-in (A: caso você encontre um "switch-in" com hífen na análise, pode manter. Se quiser se referir ao ato de fazer switch in, não ponha o hífen e mantenha em inglês) para outras ameaças como Krookodile, Infernape e Crawdaunt, então tome vantagem de Roost para manter ela com uma quantidade adequada de HP para lidar com tais oponentes. Use Heal Bell para curar seus companheiros de equipe se uma condição de status estiver comprometendo sua longevidade. Mega Altaria é capaz de aguentar um Bullet Punch de Scizor se necessário para o derrotar com Flamethrower, apesar de ser melhor evitar essas situações caso Mega Altaria seja necessária para dar check em outras ameaças. Às vezes, é vantajoso não Mega Evoluir imediatamente, já que o Flying-type de Altaria regular pode ajudar no um contra um enfrentando adversários como Hippowdon, Swampert e Krookodile, além de Natural Cure remediar um possível status negativo ao sair de campo.

Opções de Equipe
========

Mega Altaria bulky se encaixa melhor em times mais defensivos que tomam vantagem de sua boa tipagem e suas opções de suporte. Walls vulneráveis a status, como Alomomola e Slowbro, mostram-se como parceiros naturais de Mega Altaria, apreciando o apoio de Heal Bell. Blissey faz um fantástico trabalho lidando com grandes ameaças para Mega Altaria, como Nidoking, Moltres e Nihilego, enquanto Mega Altaria lida com Fighting-types, como Infernape e Kommo-o, e pode ainda atrair Scizor e o nocautear. Outros removedores de entry hazards como Gligar e Tentacruel aliviam Mega Altaria da necessidade de ter Defog em seu set, deixando-a oferecer suporte ao time de outras maneiras. Gligar ainda serve como um ótimo check para Terrakion, enquanto Tentacruel cobre Cobalion, dois Fighting-types capazes de sobrepujar Mega Altaria. Steel-types como Doublade e Bronzong resistem a todas (G: "todas" é pronome indefinido e está em sua forma no plural. A crase aqui é injustificável) as fraquezas de Mega Altaria, tornando eles em ótimos parceiros defensivos.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Return / Body Slam
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 248 HP / 160 Atk / 4 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam é uma alternativa um pouco mais fraca do que Return, oferecendo em troca uma chance de 30% de paralisar seus adversários. Earthquake visa atingir Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego, todos os quais temeriam pouco Mega Altaria se ela não tivesse esse move. Fire Blast deixa Mega Altaria ameaçar efetivamente Scizor e Rocky Helmet Amoonguss enquanto atinge outros Steel-types como Doublade e Mega Steelix mais forte do que Earthquake. Roost permite que Mega Altaria preserve seu HP durante a partida, ajudando-a também a fazer check àquilo que precisa.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo no HP fazem com que Mega Altaria sirva como um check sólido para ameaças como Infernape, Krookodile, Crawdaunt e Kommo-o. 4 EVs em Defense com o investimento em HP permitem a Mega Altaria sempre sobreviver a um Bullet Punch de Choice Band Scizor caso esteja com o HP completo, fazendo-o levar OHKO de Fire Blast após o Bullet Punch se for necessário. 96 EVs em Speed deixam Mega Altaria ultrapassar Choice Specs Primarina, que tiraria vantagem dela para usar seus ataques independente do quão saudável Mega Altaria esteja. O resto dos EVs é investido em Attack com uma nature Adamant para maximizar o poder de Earthquake e do STAB escolhido, a troco de reduzir o dano de Fire Blast, que ainda garante o OHKO na maioria dos Scizor apesar da diminuição de seu poder de fogo. Natural Cure remedia os status negativos de Altaria quando essa sai de campo antes da Mega Evolução.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Altaria o mais rápido possível caso seja necessário lidar com grandes ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt. Mega Altaria pode também servir como um check ofensivo de Infernape e dos adversários anteriormente mencionados por seu bulk e sua tipagem defensiva, mas ela necessita usar Roost para manter seu HP alto e os manter em xeque (A: nesse contexto, "check" pode ser traduzido, afinal, eles não está se referindo a "checks", isto é, Pokémon que são checks de outros Pokémon, mas à palavra "check" de pôr em xeque) de forma consistente, algumas vezes resultando na perda de momentum. Respostas a Dragon Dance Mega Altaria, como Amoonguss e Steel-types, são entradas frequentes para os golpes dela, fazendo com que Fire Blast geralmente seja um bom move para se usar antes de revelar o set de Mega Altaria. Ela ainda é capaz de suportar um golpe de qualquer variação de Scizor para lhe dar OHKO com Fire Blast, porém, muitas vezes isso pode afetar as capacidades defensivas de Mega Altaria, então, use essa informação com cuidado, tendo em mente as consequências.

Opções de Equipe
========

Mixed Attacker Mega Altaria se encaixa melhor em times bulky offensive e balance, principalmente por sua fantástica tipagem defensiva e pela habilidade de causar dano considerável. Moltres e Rotom-H representam uma grande ameaça para esse set, tornando usuários de Stealth Rock, como Nihilego, Rhyperior e Empoleon, essenciais. Aliás, Nihilego e Rhyperior representam uma grande ameaça para os adversários anteriormente citados. Scizor é um parceiro fantástico, cobrindo as fraquezas de Mega Altaria e colocando-a em situações favoráveis graças a U-Turn. Fire-types, como Moltres, Volcanion e Rotom-H, lidam com ameaças comuns para Mega Altaria como Steel-types e Amoonguss, fazendo deles parceiros naturais. Setup sweepers como Agility Moltres, Nasty Plot Infernape e Swords Dance Scizor apreciam a capacidade de Mega Altaria para enfraquecer suas respostas, como Empoleon, Tentacruel e Doublade, respectivamente. Outras precauções contra Fighting-types, como Amoonguss, Gligar e Tentacruel, são apreciáveis, tirando parte da pressão que Mega Altaria tem em lidar com tais ameaças.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Refresh Dragon Dance Mega Altaria pode ser usado com um investimento razoável em bulk, apesar de a diminuição de seu poder inicial a tornar ainda mais passiva do que o esperado antes de acumular alguns boosts em seus stats. Hyper Voice é uma alternativa decente de STAB no set de suporte por ignorar o efeito negativo no stat de Attack causado por burn, mas dificulta o matchup de Mega Altaria contra Calm Mind Latias e Soundproof Kommo-o. Facade é uma opção para o set de Dragon Dance por aproveitar as condições de status, mais especificamente burns de Scald, porém, sua potência inicial mais fraca faz com que seja difícil justificar o uso desse move.

Checks e Counters
===================

**Steel-types**: Scizor, Mega Aggron, Mega Steelix e Doublade mostram-se como ameaças para Mega Altaria com seus STABs. Apesar de Mega Altaria poder atingir todos eles com moves super efetivos, como Fire Blast e Earthquake, apenas Scizor leva OHKO de um desses ataques, embora ele ameace Mega Altaria com Bullet Punch.

** Fire-types imunes a Ground-moves**: Rotom-H e Moltres resistem a todos os ataques de Mega Altaria e podem ameaçá-la com Toxic ou Hurricane, respectivamente, apesar de o primeiro ser (A: geralmente quando aparece o verbo, nós não juntamos a preposição "de" com o artigo de gênero. Isso é recorrente em vários textos, porém, de fato, não posso justificar com clareza o porquê isso ocorre, mas é realmente uma norma gramatical) uma isca de setup fácil para o set com Refresh e Dragon Dance.

**Fairy-types Bulky**: Sylveon, Florges e Primarina podem sobreviver a um golpe de Mega Altaria, retribuindo com um ataque super efetivo.

**Poison-types**: Poison-types ofensivos, como Nidoking, Nihilego e Mega Beedrill, são mais rápidos e podem punir Mega Altaria, apesar de eles sofrerem para encontrar uma forma segura de entrar em campo. Mega Beedrill também consegue ultrapassar Mega Altaria mesmo após um Dragon Dance. Poison-types mais defensivos, como Amoonguss e Tentacruel, podem fazer pivot mais facilmente, ameaçando-a com Spore ou Sludge Bomb.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Pak, 245869]]
- Traduzido por: [[OldAmberPlays, 232261]]
- Revisão gramatical por: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Controle de qualidade por: [[vivalospride, 151509], [Nuked, 382658], [Hilomilo, 313384]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/lljESDuR :

[OVERVIEW]

A Mega Evolução de Altaria garante a ela várias melhorias notáveis, variando desde o boost em seus stats, a poderosa tipagem Dragon / Fairy e até a fantástica ability em forma de Pixilate. Seus stats equilibrados e o acesso a um grande número de opções de utilidade, como Dragon Dance, Heal Bell, Defog, Fire Blast, e entre outras, fazem de Mega Altaria um Pokémon incrivelmente versátil que pode utilizar uma variedade de sets de forma viável e ainda se encaixar em todos os estilos de jogo. Pela sua fantástica tipagem defensiva, Mega Altaria oferece aos times uma poderosa resposta a ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt, muitas vezes, independente do set que esteja usando. Entretanto, Mega Evoluir na hora certa é crucial para Altaria cumprir essas responsabilidades defensivas. Além disso, mesmo que seus stats sejam bem distribuídos, Mega Altaria é retida por seus stats ofensivos e sua Speed nada espetaculares. A quantidade inicial de dano que ela provoca a induz a ter dificuldades contra oponentes mais bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Mega Aggron, enquanto sua Speed medíocre faz com que sofra revenge kill de ameaças como Nidoking, Nihilego e Cobalion. Ademais, apesar de perder a fraqueza a Stealth Rock quando Mega Evolui, ela se torna suscetível a todos os outros entry hazards. Isso, combinado à sua falta de recovery passivo, faz Mega Altaria ser facilmente enfraquecida e, dessa forma, conduzindo-a muitas vezes a uma necessidade constante de sacrificar momentum para usar Roost.

[SET]
name: Dragon Dance Ofensivo
move 1: Dragon Dance
move 2: Return
move 3: Earthquake / Refresh
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 72 HP / 252 Atk / 184 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake provê boa coverage junto de Return, atingindo os Pokémon Fire-, Poison- e Steel-types, que resistem ao segundo move e que lidariam bem com Mega Altaria caso ela não possuísse o ataque Ground-type. Alternativamente, Refresh aprimora vastamente o matchup do um a um de Mega Altaria contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H, Empoleon e Alomomola, ainda que a falta de coverage adicional seja um inconveniente contra adversários como Doublade e Choice Specs Volcanion. Roost mantém Mega Altaria saudável, possibilitando-lhe fazer setup múltiplas vezes e servir como um sólido check ofensivo a Pokémon como Hydreigon, Krookodile e Infernape.

Detalhes do Set
========

184 EVS na Speed permitem a Mega Altaria ultrapassar ameaças como Bisharp Adamant e Primarina Timid, assim como Starmie, Latias e Azelf após um boost de Dragon Dance. Antes da Mega Evolução, Natural Cure dá a Altaria a possibilidade de fazer pivot em moves de status, como Toxic e Spore, e se recuperar deles quando sair de campo. Investimento máximo em Speed com Jolly é uma alternativa viável em troca de poder bruto, conseguindo sempre ultrapassar Bisharp e Volcanion, bem como Mega Manectric quando tiver usado um Dragon Dance.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua assim que puder se a tipagem defensiva de Mega Altaria for necessária para lidar com ameaças como Hydreigon e Kommo-o. Considerando que checks comuns, tais como Mega Aggron, Mega Steelix e Choice Band Scizor, não possuem moves para se curar, geralmente é vantajoso os atacar de imediato, ainda mais com entry hazards, assim, fazendo eles serem enfraquecidos ou eventualmente removidos para um sweep no late-game. Use Dragon Dance quando os checks de Mega Altaria estiverem fracos ao ponto de um possível sweep; caso contrário, muitas vezes isso apenas resultará em uma perda grande de momentum. Caso esteja usando Refresh, Mega Altaria poderá confortavelmente fazer setup contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H e Alomomola, enquanto variantes com Earhquake sofrerão bastante com o dano de Toxic. Sendo assim, devem-se evitar tais situações. Por outro lado, Mega Altaria pode usar seu move de setup com relativa facilidade na frente de oponentes como Hydreigon, Chesnaught e Zeraora, que diversas vezes possuem dificuldade para ameaçar significativamente Mega Altaria. Como esse set foca muito em suas capacidades ofensivas, evite entrar diretamente em ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Mega Aerodactyl ou Psychic de Latias. Apesar de a preferência ser Mega Evoluir Altaria o mais rápido possível, em algumas ocasiões a tipagem defensiva de Altaria regular, especialmente sua imunidade a Ground-type, pode se mostrar útil e possivelmente dar a ela oportunidades de setup contra Pokémon como Krookodile e Hippowdon.

Opções de Equipe
========

O set ofensivo de Dragon Dance Mega Altaria se encaixa melhor em times offense ou balance que apreciem suas capacidades de sweep com sua formidável utilidade defensiva. Já que os Steel-types são os checks mais comuns de Mega Altaria, wallbreakers Fire-type, como Choice Specs Moltres e Volcanion, mostram ser parceiros fantásticos, abrindo brechas para um possível sweep no late-game. Similarmente, Rotom-H pode punir Steel-types e lidar com Moltres, que é outro formidável check de Mega Altaria, além de usar Volt Switch para trazê-la em posições favoráveis contra Pokémon como Hydreigon e Kommo-o. Usuários confiáveis de Stealth Rock, como Empoleon, Nihilego e Krookodile, também são bons pares, enfraquecendo seus checks durante a partida usando moves ofensivos. Os Spikes de Chesnaught também são bastante apreciáveis, ajudando Mega Altaria a debilitar checks que tocam o solo, como Doublade, Scizor e Mega Aggron. Além disso, Chesnaught reduz a pressão com que Mega Altaria sofre ao atuar como um check para Pokémon como Zeraora e Krookodile. Steel-types, como Scizor, Doublade e o anteriormente mencionado Empoleon, compartilham grande sinergia defensiva com Mega Altaria, cobrindo todas as suas fraquezas enquanto a mesma também cobre boa parte das deles. Removedores de entry hazards, como Gligar e Tentacruel, são fundamentais, visto que ajudam Mega Altaria a não ser enfraquecida rapidamente.

[SET]
name: Suporte
move 1: Body Slam / Return
move 2: Heal Bell / Defog
move 3: Roost
move 4: Flamethrower / Earthquake / Defog
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Relaxed / Impish
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam com o boost de Pixilate é um move Fairy-type consistente, podendo debilitar com paralysis seus adversários. Return é um STAB alternativo que oferece mais poder, embora seja geralmente menos útil que Body Slam visto o foco defensivo desse set. Heal Bell cura tanto Mega Altaria quanto seus parceiros de qualquer condição de status, ajudando assim a diminuir a efetividade de Tentacruel rivais e Toxic Rotom-H. Defog permite a Mega Altaria remover entry hazards não só para si mesma, mas também para o resto do time, aumentando suas longevidades. Roost mantém Mega Altaria saudável ao longo da partida, conseguindo desempenhar de forma mais confiável o seu papel como Pokémon defensivo, removedor de entry hazards ou cleric. Flamethrower tem, como objetivo mais notável, punir Scizor, aguentando qualquer ataque dele caso esteja com total vitalidade a fim de retribuir com um grande dano. Por outro lado, Earthquake provê melhor coverage junto de Body Slam, atingindo Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego com danos consideráveis.

Detalhes do Set
========

252 EVs em sua Defense junto a uma nature Relaxed ou Impish dá a Mega Altaria o melhor machup de um a um contra physical attackers como Crawdaunt, Krookodile e Kommo-o. Além disso, o investimento em bulk faz Mega Altaria resistir a qualquer move de Choice Band Scizor enquanto causa OHKO com Flamethrower em troca. Natural Cure lhe permite entrar na frente de moves como Toxic e Spore e ainda se curar ao sair de campo.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua o mais rápido possível caso seja necessário lidar com adversários como Hydreigon e Kommo-o. Mega Altaria ainda pode funcionar como uma fantástica switch-in para outras ameaças como Krookodile, Infernape e Crawdaunt, então tome vantagem de Roost para manter ela com uma quantidade adequada de HP para lidar com tais oponentes. Use Heal Bell para curar seus companheiros de equipe se uma condição de status estiver comprometendo sua longevidade. Mega Altaria é capaz de aguentar um Bullet Punch de Scizor se necessário para o derrotar com Flamethrower, apesar de ser melhor evitar essas situações caso Mega Altaria seja necessária para dar check em outras ameaças. Às vezes, é vantajoso não Mega Evoluir imediatamente, já que o Flying-type de Altaria regular pode ajudar no um contra um enfrentando adversários como Hippowdon, Swampert e Krookodile, além de Natural Cure remediar um possível status negativo ao sair de campo.

Opções de Equipe
========

Mega Altaria bulky se encaixa melhor em times mais defensivos que tomam vantagem de sua boa tipagem e suas opções de suporte. Walls vulneráveis a status, como Alomomola e Slowbro, mostram-se como parceiros naturais de Mega Altaria, apreciando o apoio de Heal Bell. Blissey faz um fantástico trabalho lidando com grandes ameaças para Mega Altaria, como Nidoking, Moltres e Nihilego, enquanto Mega Altaria lida com Fighting-types, como Infernape e Kommo-o, e pode ainda atrair Scizor e o nocautear. Outros removedores de entry hazards como Gligar e Tentacruel aliviam Mega Altaria da necessidade de ter Defog em seu set, deixando-a oferecer suporte ao time de outras maneiras. Gligar ainda serve como um ótimo check para Terrakion, enquanto Tentacruel cobre Cobalion, dois Fighting-types capazes de sobrepujar Mega Altaria. Steel-types como Doublade e Bronzong resistem a todas as fraquezas de Mega Altaria, tornando eles em ótimos parceiros defensivos.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Return / Body Slam
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 248 HP / 160 Atk / 4 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam é uma alternativa um pouco mais fraca do que Return, oferecendo em troca uma chance de 30% de paralisar seus adversários. Earthquake visa atingir Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego, todos os quais temeriam pouco Mega Altaria se ela não tivesse esse move. Fire Blast deixa Mega Altaria ameaçar efetivamente Scizor e Rocky Helmet Amoonguss enquanto atinge outros Steel-types como Doublade e Mega Steelix mais forte do que Earthquake. Roost permite que Mega Altaria preserve seu HP durante a partida, ajudando-a também a fazer check àquilo que precisa.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo no HP fazem com que Mega Altaria sirva como um check sólido para ameaças como Infernape, Krookodile, Crawdaunt e Kommo-o. 4 EVs em Defense com o investimento em HP permitem a Mega Altaria sempre sobreviver a um Bullet Punch de Choice Band Scizor caso esteja com o HP completo, fazendo-o levar OHKO de Fire Blast após o Bullet Punch se for necessário. 96 EVs em Speed deixam Mega Altaria ultrapassar Choice Specs Primarina, que tiraria vantagem dela para usar seus ataques independente do quão saudável Mega Altaria esteja. O resto dos EVs é investido em Attack com uma nature Adamant para maximizar o poder de Earthquake e do STAB escolhido, a troco de reduzir o dano de Fire Blast, que ainda garante o OHKO na maioria dos Scizor apesar da diminuição de seu poder de fogo. Natural Cure remedia os status negativos de Altaria quando essa sai de campo antes da Mega Evolução.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Altaria o mais rápido possível caso seja necessário lidar com grandes ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt. Mega Altaria pode também servir como um check ofensivo de Infernape e dos adversários anteriormente mencionados por seu bulk e sua tipagem defensiva, mas ela necessita usar Roost para manter seu HP alto e os manter em xeque de forma consistente, algumas vezes resultando na perda de momentum. Respostas a Dragon Dance Mega Altaria, como Amoonguss e Steel-types, são entradas frequentes para os golpes dela, fazendo com que Fire Blast geralmente seja um bom move para se usar antes de revelar o set de Mega Altaria. Ela ainda é capaz de suportar um golpe de qualquer variação de Scizor para lhe dar OHKO com Fire Blast, porém, muitas vezes isso pode afetar as capacidades defensivas de Mega Altaria, então, use essa informação com cuidado, tendo em mente as consequências.

Opções de Equipe
========

Mixed Attacker Mega Altaria se encaixa melhor em times bulky offensive e balance, principalmente por sua fantástica tipagem defensiva e pela habilidade de causar dano considerável. Moltres e Rotom-H representam uma grande ameaça para esse set, tornando usuários de Stealth Rock, como Nihilego, Rhyperior e Empoleon, essenciais. Aliás, Nihilego e Rhyperior representam uma grande ameaça para os adversários anteriormente citados. Scizor é um parceiro fantástico, cobrindo as fraquezas de Mega Altaria e colocando-a em situações favoráveis graças a U-Turn. Fire-types, como Moltres, Volcanion e Rotom-H, lidam com ameaças comuns para Mega Altaria como Steel-types e Amoonguss, fazendo deles parceiros naturais. Setup sweepers como Agility Moltres, Nasty Plot Infernape e Swords Dance Scizor apreciam a capacidade de Mega Altaria para enfraquecer suas respostas, como Empoleon, Tentacruel e Doublade, respectivamente. Outras precauções contra Fighting-types, como Amoonguss, Gligar e Tentacruel, são apreciáveis, tirando parte da pressão que Mega Altaria tem em lidar com tais ameaças.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Refresh Dragon Dance Mega Altaria pode ser usado com um investimento razoável em bulk, apesar de a diminuição de seu poder inicial a tornar ainda mais passiva do que o esperado antes de acumular alguns boosts em seus stats. Hyper Voice é uma alternativa decente de STAB no set de suporte por ignorar o efeito negativo no stat de Attack causado por burn, mas dificulta o matchup de Mega Altaria contra Calm Mind Latias e Soundproof Kommo-o. Facade é uma opção para o set de Dragon Dance por aproveitar as condições de status, mais especificamente burns de Scald, porém, sua potência inicial mais fraca faz com que seja difícil justificar o uso desse move.

Checks e Counters
===================

**Steel-types**: Scizor, Mega Aggron, Mega Steelix e Doublade mostram-se como ameaças para Mega Altaria com seus STABs. Apesar de Mega Altaria poder atingir todos eles com moves super efetivos, como Fire Blast e Earthquake, apenas Scizor leva OHKO de um desses ataques, embora ele ameace Mega Altaria com Bullet Punch.

** Fire-types imunes a Ground-moves**: Rotom-H e Moltres resistem a todos os ataques de Mega Altaria e podem ameaçá-la com Toxic ou Hurricane, respectivamente, apesar de o primeiro ser uma isca de setup fácil para o set com Refresh e Dragon Dance.

**Fairy-types Bulky**: Sylveon, Florges e Primarina podem sobreviver a um golpe de Mega Altaria, retribuindo com um ataque super efetivo.

**Poison-types**: Poison-types ofensivos, como Nidoking, Nihilego e Mega Beedrill, são mais rápidos e podem punir Mega Altaria, apesar de eles sofrerem para encontrar uma forma segura de entrar em campo. Mega Beedrill também consegue ultrapassar Mega Altaria mesmo após um Dragon Dance. Poison-types mais defensivos, como Amoonguss e Tentacruel, podem fazer pivot mais facilmente, ameaçando-a com Spore ou Sludge Bomb.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Pak, 245869]]
- Traduzido por: [[OldAmberPlays, 232261]]
- Revisão gramatical por: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Controle de qualidade por: [[vivalospride, 151509], [Nuked, 382658], [Hilomilo, 313384]]
Implementado, obrigado! pronto para GP 2/2!
 

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
Adicionar/Corrigir Remover Comentários
[OVERVIEW]

A Mega Evolução de Altaria garante a ela várias melhorias notáveis, variando desde o boost aumento em seus stats, a poderosa tipagem Dragon / Fairy e até a fantástica ability em forma de Pixilate. Seus stats equilibrados e o acesso a um grande número de opções de utilidade, como Dragon Dance, Heal Bell, Defog, Fire Blast, e entre outras, fazem de Mega Altaria um Pokémon incrivelmente versátil que pode utilizar uma variedade de sets de forma viável e ainda se encaixar em todos os estilos de jogo. Pela sua fantástica tipagem defensiva, Mega Altaria oferece aos times às equipes uma poderosa resposta a ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt, muitas vezes,(RV) independente do set que esteja usando. Entretanto, Mega Evoluir na hora certa é crucial para que Altaria consiga cumprir essas responsabilidades defensivas. Além disso, mesmo que seus stats sejam bem distribuídos, Mega Altaria é retida por seus stats ofensivos e sua Speed nada espetaculares. A quantidade inicial de dano que ela provoca a induz a ter dificuldades contra oponentes mais bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Mega Aggron, enquanto sua Speed medíocre faz com que sofra revenge kill de ameaças como Nidoking, Nihilego e Cobalion. Ademais, apesar de perder a fraqueza a Stealth Rock quando Mega Evolui, ela se torna suscetível vulnerável a todos os outros entry hazards. Isso, combinado à sua falta de recovery passivo, faz Mega Altaria ser facilmente enfraquecida e, dessa forma, conduzindo-a conduze-a muitas vezes a uma necessidade constante de sacrificar momentum para usar Roost.

[SET]
name: Dragon Dance Ofensivo
move 1: Dragon Dance
move 2: Return
move 3: Earthquake / Refresh
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 72 HP / 252 Atk / 184 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake provê uma boa coverage junto de Return, atingindo os Pokémon Fire-, Poison- e Steel-types, que resistem ao segundo move e que lidariam bem com Mega Altaria caso ela não possuísse o ataque Ground-type. Alternativamente, Refresh aprimora vastamente o matchup do um a um de Mega Altaria contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H, Empoleon e Alomomola, ainda que a falta de coverage adicional seja um inconveniente contra adversários como Doublade e Choice Specs Volcanion. Roost mantém Mega Altaria saudável, possibilitando-lhe fazer setup múltiplas vezes e servir como um sólido check ofensivo a Pokémon como Hydreigon, Krookodile e Infernape.

Detalhes do Set
========

184 EVS na Speed permitem a Mega Altaria ultrapassar ameaças como Bisharp Adamant e Primarina Timid, assim como Starmie, Latias e Azelf, (AV) após um boost de Dragon Dance. Antes da Mega Evolução, Natural Cure dá a Altaria a possibilidade de fazer pivot em moves de status, como Toxic e Spore, e se recuperar deles quando sair de campo. O investimento máximo em Speed com junto a uma nature Jolly é uma alternativa viável em troca de poder bruto, conseguindo sempre ultrapassar Bisharp e Volcanion, bem como Mega Manectric quando tiver usado um Dragon Dance.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua assim que puder se a tipagem defensiva de Mega Altaria for necessária para lidar com ameaças como Hydreigon e Kommo-o. Considerando que checks comuns, tais como Mega Aggron, Mega Steelix e Choice Band Scizor, não possuem moves para se curar, geralmente é vantajoso os atacar de imediato, ainda mais com quando há entry hazards em campo, assim, fazendo eles serem enfraquecidos ou eventualmente removidos para um sweep no late-game. Use Dragon Dance quando os checks de Mega Altaria estiverem fracos ao ponto de um possível sweep; caso contrário, muitas vezes isso apenas resultará em uma perda grande perda (me pareceu encaixar melhor aqui) de momentum. Caso esteja usando Refresh, Mega Altaria poderá confortavelmente fazer setup contra oponentes bulky dependentes de status, como Rotom-H e Alomomola, enquanto variantes com Earthquake sofrerão bastante com o dano de Toxic. Sendo assim, devem-se evitar tais situações. Por outro lado, Mega Altaria pode usar seu move de fazer setup com relativa facilidade na frente de oponentes como Hydreigon, Chesnaught e Zeraora, que diversas vezes possuem dificuldade para ameaçar ameaçá-la significativamente Mega Altaria. Como esse set foca muito em suas capacidades ofensivas, evite entrar diretamente em ataques neutros muito fortes, como Stone Edge de Mega Aerodactyl ou Psychic de Latias. Apesar de a preferência ser Mega Evoluir Altaria o mais rápido possível, em algumas ocasiões a tipagem defensiva de Altaria regular, especialmente sua imunidade a Ground-type, pode se mostrar útil e possivelmente dar a ela oportunidades de setup contra Pokémon como Krookodile e Hippowdon.

Opções de Equipe
========

O set ofensivo de Dragon Dance Mega Altaria se encaixa melhor em times equipes offense ou balance que apreciem suas capacidades de sweep com sua formidável utilidade defensiva. Uma vez que que os Steel-types são os checks mais comuns de Mega Altaria, wallbreakers Fire-type, como Choice Specs Moltres e Volcanion, mostram ser parceiros fantásticos, abrindo brechas para um possível sweep no late-game. Similarmente, Rotom-H pode punir Steel-types e lidar com Moltres, que é outro formidável check formidável de Mega Altaria, além de usar Volt Switch para trazê-la em posições favoráveis contra Pokémon como Hydreigon e Kommo-o. Usuários confiáveis de Stealth Rock, como Empoleon, Nihilego e Krookodile, também são bons pares ótimos companheiros, enfraquecendo seus os checks de Mega Altaria durante a partida usando moves ofensivos. Os Spikes de Chesnaught também são bastante apreciáveis, ajudando Mega Altaria a debilitar checks que tocam o solo, como Doublade, Scizor e Mega Aggron. Além disso, Chesnaught reduz a pressão com que Mega Altaria sofre ao atuar como um check para Pokémon como Zeraora e Krookodile. Steel-types, como Scizor, Doublade e o anteriormente mencionado Empoleon, compartilham grande sinergia defensiva com Mega Altaria, cobrindo todas as suas fraquezas enquanto a mesma também cobre boa parte das deles. Removedores de entry hazards, como Gligar e Tentacruel, são fundamentais, visto que ajudam Mega Altaria a não ser enfraquecida rapidamente.

[SET]
name: Suporte
move 1: Body Slam / Return
move 2: Heal Bell / Defog
move 3: Roost
move 4: Flamethrower / Earthquake / Defog
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Relaxed / Impish
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Body Slam com o boost de Pixilate é um move Fairy-type consistente, podendo debilitar os adversários com paralysis seus adversários. Return é um STAB alternativo que oferece mais poder, embora seja geralmente menos útil que Body Slam, (AV) visto o foco defensivo desse set. Heal Bell cura tanto Mega Altaria quanto seus parceiros de qualquer condição de status, ajudando assim a diminuir a efetividade de Tentacruel rivais e Toxic Rotom-H. Defog permite a Mega Altaria remover entry hazards não só para si mesma, mas também para o resto do time, aumentando suas longevidades. Roost mantém Mega Altaria saudável ao longo da partida, conseguindo permitindo-lhe desempenhar de forma mais confiável o seu papel como Pokémon defensivo, removedor de entry hazards ou cleric. Flamethrower tem, como objetivo mais notável, punir Scizor, aguentando qualquer ataque dele caso esteja com total vitalidade o HP cheio a fim de retribuir com um grande dano. Por outro lado, Earthquake provê melhor coverage junto de Body Slam, atingindo Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego com danos consideráveis.

Detalhes do Set
========

252 EVs em sua Defense junto a uma nature Relaxed ou Impish dão a Mega Altaria o melhor machup de um a um contra physical attackers como Crawdaunt, Krookodile e Kommo-o. Além disso, o investimento em bulk faz Mega Altaria resistir com que ela aguente qualquer move de Choice Band Scizor enquanto causa OHKO com Flamethrower em troca. Natural Cure lhe permite entrar na frente de moves como Toxic e Spore e ainda se curar ao sair de campo.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua o mais rápido possível caso seja necessário lidar com adversários como Hydreigon e Kommo-o. Mega Altaria ainda pode funcionar como uma fantástica switch-in para outras ameaças como Krookodile, Infernape e Crawdaunt, então tome vantagem de Roost para manter ela mantê-la com uma quantidade adequada de HP para a fim de lidar com tais oponentes. Use Heal Bell para curar seus companheiros de equipe se uma condição de status estiver comprometendo sua longevidade. Mega Altaria é capaz de aguentar um Bullet Punch de Scizor se necessário para o derrotar com Flamethrower, apesar de ser melhor evitar essas situações caso Mega Altaria ela seja necessária para dar check em outras ameaças. Às vezes, é vantajoso não Mega Evoluir imediatamente, já que o Flying-type de Altaria regular pode ajudar no um contra um enfrentando adversários como Hippowdon, Swampert e Krookodile, além de Natural Cure remediar um possível status negativo ao sair de campo.

Opções de Equipe
========

Mega Altaria bulky se encaixa melhor em times equipes mais defensivas que tomam vantagem de sua boa tipagem e suas opções de suporte. Walls vulneráveis a status, como Alomomola e Slowbro, mostram-se como parceiros naturais de Mega Altaria, apreciando o apoio de Heal Bell. Blissey faz um fantástico trabalho incrível lidando com grandes ameaças para Mega Altaria, como Nidoking, Moltres e Nihilego, enquanto Mega Altaria lida com Fighting-types, como Infernape e Kommo-o, e pode ainda atrair Scizor e o nocautear com Flamethrower. Outros removedores de entry hazards como Gligar e Tentacruel aliviam Mega Altaria da necessidade de ter Defog em seu set, deixando-a oferecer suporte ao time de outras maneiras. Gligar ainda serve como um ótimo check para Terrakion, enquanto Tentacruel cobre Cobalion, dois Fighting-types capazes de sobrepujar Mega Altaria. Steel-types como Doublade e Bronzong resistem a todas as fraquezas de Mega Altaria, tornando eles em ótimos parceiros defensivos.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Return / Body Slam
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast
move 4: Roost
item: Altarianite
ability: Natural Cure
nature: Adamant
evs: 248 HP / 160 Atk / 4 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]

Moves
========

Body Slam é uma alternativa um pouco mais fraca do que Return, oferecendo em troca uma chance de 30% de paralisar seus adversários. Earthquake visa atingir Pokémon como Empoleon, Tentacruel e Nihilego, todos os quais temeriam pouco Mega Altaria se ela não tivesse esse move. Fire Blast deixa Mega Altaria dá a ela uma forma de ameaçar efetivamente Scizor e Rocky Helmet Amoonguss enquanto atinge outros Steel-types como Doublade e Mega Steelix mais forte do que Earthquake. Roost permite que Mega Altaria preserve seu HP durante a partida, ajudando-a também a fazer check àquilo que precisa.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo no em HP fazem com que Mega Altaria sirva como um check sólido para ameaças como Infernape, Krookodile, Crawdaunt e Kommo-o. 4 EVs em Defense com o investimento em HP permitem a Mega Altaria sempre sobreviver a um Bullet Punch de Choice Band Scizor caso esteja com o HP completo, fazendo-o levar OHKO de Fire Blast após o Bullet Punch se for necessário. 96 EVs em Speed deixam Mega Altaria ultrapassar Choice Specs Primarina, que tiraria vantagem dela para usar seus ataques independente do quão saudável Mega Altaria esteja. O resto dos EVs é investido em Attack com uma nature Adamant para maximizar o poder de Earthquake e do STAB escolhido, a troco de reduzir o dano de Fire Blast, que ainda garante o OHKO na maioria dos Scizor apesar da diminuição de seu poder de fogo. Natural Cure remedia os status negativos de Altaria quando essa sai de campo antes da Mega Evolução.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Altaria o mais rápido possível caso seja necessário lidar com grandes ameaças como Hydreigon, Kommo-o e Crawdaunt. Graças a seu bulk e sua tipagem defensiva, Mega Altaria pode também servir como um check ofensivo de Infernape e dos adversários anteriormente mencionados por seu bulk e sua tipagem defensiva, mas ela necessita usar Roost para manter seu HP alto e os manter em xeque conseguir lidar com eles de forma consistente, algumas vezes resultando na perda de momentum. Respostas a Dragon Dance Mega Altaria, como Amoonguss e Steel-types, são entradas switch-ins frequentes para os golpes dela, fazendo com que Fire Blast geralmente seja um bom move para se usar antes de revelar o set de Mega Altaria. Ela ainda é capaz de suportar um golpe de qualquer variação de Scizor para lhe dar OHKO com Fire Blast, porém, muitas vezes isso pode afetar as capacidades defensivas de Mega Altaria, então portanto, use essa informação com cuidado, tendo em mente as consequências.

Opções de Equipe
========

Mixed Attacker Mega Altaria se encaixa melhor em times bulky offensive offense (nome correto do estilo de jogo) e balance, principalmente por sua fantástica tipagem defensiva e pela habilidade capacidade de causar dano considerável. Moltres e Toxic Rotom-H representam uma grande ameaça para esse set, tornando usuários de Stealth Rock, como Nihilego, Rhyperior e Empoleon, essenciais. Aliás, Nihilego e Rhyperior representam uma grande ameaça para os adversários anteriormente citados. Scizor é um parceiro fantástico, cobrindo as fraquezas de Mega Altaria e colocando-a em situações favoráveis graças a U-Turn. Fire-types, como Moltres, Volcanion e Rotom-H, lidam com ameaças comuns para Mega Altaria, (AV) como Steel-types e Amoonguss, fazendo deles parceiros naturais. Setup sweepers como Agility Moltres, Nasty Plot Infernape e Swords Dance Scizor apreciam a capacidade de Mega Altaria para enfraquecer suas respostas, como Empoleon, Tentacruel e Doublade, respectivamente. Outras precauções contra Fighting-types, como Amoonguss, Gligar e Tentacruel, são apreciáveis, tirando diminuindo parte da pressão que Mega Altaria tem em lidar com tais ameaças.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Refresh Dragon Dance Mega Altaria pode ser usado com um investimento razoável em bulk, apesar de a diminuição de seu poder inicial a tornar ainda mais passiva do que o esperado antes de acumular alguns boosts em seus stats. Hyper Voice é uma alternativa decente de STAB no set de suporte Suporte por ignorar o efeito negativo no stat de Attack causado por burn, mas dificulta o matchup de Mega Altaria contra Calm Mind Latias e Soundproof Kommo-o. Facade é uma opção para o set de Dragon Dance por aproveitar as condições de status, mais especificamente burns de Scald, porém, sua baixa potência inicial mais fraca faz com que seja difícil justificar o uso desse move.

Checks e Counters
===================

**Steel-types**: Scizor, Mega Aggron, Mega Steelix e Doublade mostram-se como ameaças para Mega Altaria com seus STABs. Apesar de ela Mega Altaria poder atingir todos eles com moves super efetivos, como Fire Blast e Earthquake, apenas Scizor leva OHKO de um desses ataques, embora ele ameace Mega Altaria com Bullet Punch.

** Fire-types Imunes a Ground-moves**: Rotom-H e Moltres resistem a todos os ataques de Mega Altaria e podem ameaçá-la com Toxic ou Hurricane, respectivamente, apesar de o primeiro ser uma isca de setup fácil para o set com Refresh e Dragon Dance.

**Fairy-types Bulky**: Sylveon, Florges e Primarina podem sobreviver a um golpe de Mega Altaria sem boosts, retribuindo com um ataque super efetivo.

**Poison-types**: Poison-types ofensivos, como Nidoking, Nihilego e Mega Beedrill, são mais rápidos e podem punir Mega Altaria, apesar de eles sofrerem para encontrar uma forma segura de entrar em campo. Mega Beedrill também consegue ultrapassar Mega Altaria mesmo após um Dragon Dance. Poison-types mais defensivos, como Amoonguss e Tentacruel, podem fazer pivot mais facilmente, ameaçando-a com Spore ou Sludge Bomb.

[CREDITS]
- Written by: [[Pak, 245869]]
- Translated by: [[OldAmberPlays, 232261]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Trafalgar Shambles, 359610]]
- Quality control by: [[vivalospride, 151509], [Nuked, 382658], [Hilomilo, 313384]]
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top