OU Magearna

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/magearna/

Visão Geral

Graças à sua ability Soul-Heart, Magearna tem a capacidade de causar um efeito bola de neve com seus sets de Shift Gear, o que significa que é muito difícil fazer check a ela no late-game. Ela também possui uma ótima tipagem, o que lhe concede resistências a tipos comuns, tais como Fairy, Psychic e Dark. Isso lhe dá boas oportunidades de setup e lhe permite funcionar como um check defensivo a Pokémon como Clefable, Tapu Lele, Mega Alakazam e Ash-Greninja. Magearna possui altos 130 de base Special Attack com uma excelente movepool consistida de bons moves, como Fleur Cannon, Focus Blast, Calm Mind, Shift Gear e Thunderbolt. Essencialmente, Magearna pode escolher seus checks e counters devido à variedade de Z-Crystals que pode usar em sets ofensivos, tais como Fairium Z, Steelium Z e Electrium Z, que atingem uma grande variedade de Pokémon. Além disso, Magearna tem acesso a Volt Switch, o que lhe permite atuar como um pivot defensivo e ganhar momentum. Infelizmente, Magearna carece de qualquer tipo de recovery, o que significa que ela pode ser enfraquecida gradualmente com facilidade. Isso significa que a maioria de seus sets, especialmente os sets de Assault Vest, são propensos a Spikes, pois eles terão dificuldade para fazer switch in em Pokémon como Ash-Greninja e Tapu Lele várias vezes durante o jogo. Speed medíocre antes de fazer setup também significa que Magearna é suscetível a Pokémon comuns, como Heatran, Landorus-T e Zygarde.

Shift Gear
Magearna @ Fairium Z / Steelium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Shift Gear
- Calm Mind / Thunderbolt
- Fleur Cannon / Flash Cannon
- Focus Blast

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por seus checks habituais, como Assault Vest Tangrowth. Thunderbolt pode ser usado ao invés de Calm Mind caso seja desejado derrotar Toxapex e Celesteela, mas isso acaba com a habilidade de Magearna de confiavelmente vencer walls. Focus Blast atinge Steel-types com bons stats defensivos, como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Flash Cannon deve ser usado com Thunderbolt para passar por checks como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Ice Beam poderia ser usado ao invés de Fleur Cannon junto de Thunderbolt para atingir Landorus-T, Zygarde e Gliscor, mas é notavelmente mais fraco contra qualquer coisa que não receba dano super efetivo.

Detalhes do Set

Fairium Z permite a Magearna derrotar checks focados em Special Defense, como Gastrodon e Tangrowth, após um boost de Calm Mind. Steelium Z transforma Flash Cannon em Corkscrew Crash, permitindo a Magearna passar por checks como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Iapapa Berry pode ser usada, dando a Magearna recovery em uma emergência e mantendo-a fora do alcance de ataques prioritários comuns, como Bullet Punch e Water Shuriken. Shuca Berry é outra alternativa, permitindo a Magearna fazer setup contra Ground-types, tais como Landorus-T, Gliscor e Zygarde. Electrium Z pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Toxapex e Celesteela mais facilmente. Fightinium Z também pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Heatran e Ferrothorn de forma confiável. Metronome também é uma opção para os ataques de Magearna consistentemente se tornarem mais fortes se sua equipe já tiver outro usuário de Z-Move.

Dicas de Uso

Magearna funciona melhor como uma late-game sweeper, uma vez que os Pokémon adversários estejam enfraquecidos. No entanto, Magearna também pode ser usada como uma mid-game breaker, podendo ser usada mais agressivamente. Um Twinkle Tackle com boost é extremamente difícil de fazer switch in, o que torna bastante fácil para Magearna abrir caminho para um de seus companheiros de equipe fazerem sweep no late-game. Se você pretende fazer sweep com Magearna no late-game, é importante mantê-la saudável durante toda a partida, pois pode ser necessário obter múltiplos boosts para vencer. Além disso, manter Magearna saudável também evita que ela receba revenge kill por moves prioritários, como Water Shuriken e Bullet Punch. Você deve avaliar se é mais benéfico utilizar Calm Mind ou Shift Gear. Por exemplo, se Magearna estiver enfrentando Pokémon mais lentos, como Ferrothorn, Clefable e Tangrowth, é melhor usar Calm Mind para derrotar esses Pokémon. Se Magearna estiver enfrentando equipes ofensivas com Pokémon mais rápidos, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Choice Scarf Landorus-T, será benéfico usar Shift Gear primeiro para ultrapassar esses Pokémon. Além disso, Magearna deve ter cuidado a fim de utilizar seus Z-Moves na hora certa. Sets de Steelium Z realmente querem Toxapex enfraquecido antes de tentar fazer sweep e também querem um pouco de dano residual em Pokémon como Mega Venusaur e Amoonguss para derrotá-los. Se for usado, sets de Electrium Z devem tentar enfraquecer Toxapex antes de utilizar Gigavolt Havoc, porque ele pode aguentar um Gigavolt Havoc sem boost com HP cheio. Sets de Fightinium Z podem fazer setup mais cedo se Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, ainda estiverem saudáveis, já que ela normalmente pode sobrecarregá-los, mas o set realmente precisa de Toxapex enfraquecido.

Opções de Equipe

Psychic-types, como Mega Alakazam e Mega Latios, são excelentes companheiros de equipe para Magearna, pois eles podem consistentemente fazer switch in em Toxapex e enfraquecer Steel-types, tais como Heatran, Celesteela e Assault Vest Magearna. Greninja e Ash-Greninja podem ser usados para desgastar os checks de Magearna com Spikes. Greninja também pode funcionar como um lead em hyper offense, já que tem acesso a duas formas de entry hazard, incluindo Toxic Spikes. Pokémon como Mega Lopunny e Mega Alakazam apreciam a capacidade de Magearna como uma mid-game breaker com Calm Mind para que eles possam fazer sweep no late-game. Tornadus-T pode remover itens de Pokémon como Toxapex, Assault Vest Magearna e Heatran. Além disso, ele também fornece suporte de Defog, que é útil para manter Magearna o mais saudável possível. Dual screens de Tapu Koko ou suporte de Aurora Veil de Alolan Ninetales permitem a Magearna fazer setup muito mais facilmente. Tapu Koko também fornece Electric Terrain para potencialmente dar boost ao Thunderbolt e ao Gigavolt Havoc de Magearna.

Assault Vest
Magearna @ Assault Vest
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 224 SpD / 36 Spe
Sassy Nature
- Volt Switch
- Fleur Cannon
- Focus Blast / Hidden Power Fire
- Iron Head

Moves

Volt Switch ajuda Magearna a desempenhar seu papel de pivot e manter momentum para a equipe. Focus Blast atinge Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Hidden Power Fire atinge confiavelmente Ferrothorn e Mega Scizor e os impede de utilizar Magearna como uma isca para pôr Spikes em campo ou ganhar boosts. Ice Beam dá a Magearna a capacidade de conseguir um OHKO em Ground-types como Landorus-T. Também impede que Gliscor bloqueie Volt Switch, já que ele não teme Fleur Cannon. Iron Head é usado apesar do stat de Attack mais baixo de Magearna para derrotar usuários de Calm Mind, tais como Clefable, Magearna e Mega Alakazam. No entanto, Flash Cannon pode ser usado se os inimigos acima mencionados não forem problemas.

Detalhes do Set

36 EVs em Speed permitem a Magearna ultrapassar Clefable sem investimentos, o que lhe dá uma boa chance de a derrotar. Uma nature Calm deve ser usada com Flash Cannon. 22 IVs em Speed sem nenhum investimento podem ser usados para que Magearna seja mais lenta do que Celesteela, permitindo-lhe absorver um Leech Seed antes de fazer pivot para um companheiro de equipe.

Dicas de Uso

Magearna consegue realizar switch in em muitos special attackers, porém, por ser propensa a ser enfraquecida, você não deve depender excessivamente dela para fazer check a qualquer ameaça ofensiva focada em Special Attack. Geralmente, tente não fazer switch in com Magearna quando Spikes estiverem em campo, pois eles tendem a desgastá-la facilmente. No entanto, se você antecipa um Ground-type para fazer switch in e bloquear Volt Switch, Magearna pode usar Fleur Cannon ou Ice Beam para se livrar deles. Se um Greninja for confirmado sendo Protean, considere o risco de usar Volt Switch nele, pois ele poderá usar Spikes para bloqueá-lo.

Opções de Equipe

Defoggers, como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Koko, podem manter Spikes fora de campo para Magearna e também formar um bom core VoltTurn com ela. Pokémon como Landorus-T e Tangrowth focado em Defense podem fazer check a Ground-types, tais como Zygarde, Gliscor e Choice Scarf Landorus-T, que Magearna tende a ter dificuldade contra. Wallbreakers poderosos, como Mega Medicham, Garchomp e Kyurem-B, apreciam o Volt Switch lento de Magearna para trazê-los a batalha. Checks sólidos para Heatran, como Zygarde, Gliscor, Mega Alakazam e Mega Latios, são apreciados. Magearna pode ser usada em equipes de rain pois consegue fazer switch in em Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, e também enfraquecer Ferrothorn com Focus Blast, que muitas vezes é irritante para as equipes de rain.

Calm Mind + Pain Split
Magearna @ Fairium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 252 SpA / 8 SpD
Modest Nature
- Calm Mind
- Pain Split
- Fleur Cannon
- Thunderbolt

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por Tangrowth, Toxapex e, em conjunto com Pain Split, Chansey, todos contra os quais lidaria com dificuldade de outra forma. Pain Split permite a Magearna ganhar um pouco de recovery quando estiver com pouco HP e danificar o que estiver na sua frente. Fleur Cannon com Fairium Z permite a Magearna aniquilar ameaças bulky, como Tangrowth, Chansey e Ferrothorn, quando estiver com boosts o suficiente. Thunderbolt é o melhor move de coverage que Magearna pode usar, já que atinge Toxapex e Celesteela de forma super efetiva, bem como Heatran com dano neutro.

Detalhes do Set

248 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense permitem a Magearna sobreviver a dois Focus Blast de Mega Alakazam após Stealth Rock. Embora nem sempre seja ideal, Magearna pode usar 96 EVs em Special Attack com uma nature Modest para lhe permitir dar OHKO em Tapu Bulu focado em Special Defense com +1 Twinkle Tackle. Com essa distribuição, o resto dos EVs vão para a Defense para permitir a Magearna aguentar mais facilmente moves Ground-types de Pokémon como Landorus-T e Zygarde, assim como ataques de Mega Medicham e +2 Hawlucha. Alternativamente, pode-se usar EVs em Special Defense para aguentar ataques de Mega Alakazam, Tornadus-T e Tapu Lele mais facilmente. Shuca Berry é uma outra opção que permite a Magearna efetivamente atrair e remover Ground-types, tais como Landorus-T, Garchomp e Choice Band Zygarde, ao custo de um pouco de seu potencial ofensivo. Leftovers é outra opção para melhorar a longevidade de Magearna e lhe permitir fazer check a Pokémon como Tapu Lele e Mega Alakazam de forma mais confiável.

Dicas de Uso

Esse set de Magearna funciona muito bem contra equipes defensivas, já que pode passar por checks típicos, como Chansey, Toxapex e Gastrodon, quando estiver com boosts e pode facilmente obter múltiplas oportunidades de wallbreak em um jogo graças à tipagem de Magearna e à longevidade que Pain Split lhe oferece. Magearna normalmente achará impossível fazer sweep no early- ou mid-game contra times ofensivos, então, nesse matchup, usualmente é melhor usar sua fantástica tipagem defensiva para aguentar golpes de ameaças como Mega Alakazam, Tapu Bulu e Tornadus-T. Além disso, Twinkle Tackle bate incrivelmente forte mesmo sem boosts, o que pode permitir a Magearna danificar bastante ou derrotar switch-ins comuns, como Landorus-T, Gliscor e Excadrill. Tenha cuidado ao usar Calm Mind quando o oponente tiver uma ameaça que pode ultrapassar e danificar fortemente ou dar OHKO em Magearna. Essas ameaças incluem Landorus-T, Garchomp, Volcarona, Heatran, entre outras. Volcarona pode até usar Magearna como uma isca para setup. Pain Split é melhor usado para manter Magearna saudável, e com uso consistente você pode geralmente mantê-la com HP razoavelmente alto durante um jogo. Magearna geralmente consegue causar dano em típicas switch-ins, como Chansey e Heatran, e recuperar HP contra eles jogando de forma inteligente. Quando está com pouco HP, Magearna pode encontrar uma maneira de recuperar-se para colocá-la ao alcance de sobreviver a algum ataque.

Opções de Equipe

Pokémon como Zygarde, Gliscor e Rotom-W podem fazer um bom check a Heatran enquanto também pressionam Landorus-T, que são dois dos checks mais comuns de Magearna. Ameaças como Mega Tyranitar e Mega Mawile que podem pressionar fortemente Ground-types são apreciadas, já que Magearna não pode realmente fazer sweep com um deles ainda de pé. Usuários de entry hazards, como Ash-Greninja, Landorus-T e Mega Diancie, podem realmente ajudar a desgastar Heatran, que Magearna pode ter dificuldades para derrotar. Mega Diancie particularmente é uma boa parceira, pois pode enfraquecer Steel-types adversários. Entry hazards também podem ajudar a colocar Toxapex, Magearna adversária e Ferrothorn ao alcance de Thunderbolt e Twinkle Tackle com boost. Magearna odeia Spikes e Stealth Rock, visto que eles a colocam ao alcance de moves como Earthquake de Landorus-T e Garchomp e Magma Storm de Modest Heatran. Defoggers como Gliscor e Rotom-W podem fazer check a certos sets de Landorus-T e Heatran, enquanto Defog Tornadus-T ajudar a enfraquecer Heatran. Mesmo que Magearna possa aguentar ataques de Zygarde e Landorus-T, geralmente não é aconselhável o fazer. Assim, Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, podem, pelo menos, fazer switch in neles e absorver os golpes. Tapu Bulu também invoca Grassy Terrain, que enfraquece Earthquake e também dá a Magearna outra fonte de recovery. Eles também tiram um pouco da pressão de Magearna ao poderem fazer switch in em Ash-Greninja e, no caso de Tapu Bulu, Mega Alakazam, considerando que essa variante de Magearna sofre para fazer switch in constantemente nessas ameaças.

Outras Opções

Um set focado em Special Defense com Z-Heal Bell + Heart Swap pode ser usado para roubar boosts de Reuniclus, Mega Latias e de Calm Mind Magearna adversária enquanto também atua como um cleric capaz de responder a Tapu Lele, mas esses sets defensivos são geralmente inferiores nas equipes de stall. Trick Room pode ser usado em equipes dedicadas como uma usuária alternativa com bulk e poder suficientes para fazer setup pelo menos uma ou duas vezes. Esse set também pode ser usado em equipes ofensivas como um late-game sweeper, mas é superado por sets de Shift Gear nesse quesito. Explosion pode ser usado em sets de Assault Vest para causar grandes danos a Volcarona. Alternativamente, Energy Ball também pode ser utilizado para pegar Gastrodon e Mega Swampert de surpresa, mas não oferece muito mais.

Checks e Counters

Pokémon focados em Special Defense: Pokémon focados em Special Defense podem ser grandes ameaças para Magearna. Toxapex apenas teme Thunderbolt e Gigavolt Havoc com boost, aguentando tudo mais confortavelmente. Chansey segura tudo o que Magearna pode jogar com relativa facilidade, com exceção de Twinkle Tackle, e também perde para as variantes de Calm Mind e Pain Split. Assault Vest Magearna pode ser um bom check para Shift Gear Magearna. Gastrodon pode bloquear Volt Switch e aguentar bem qualquer move de Magearna, exceto Twinkle Tackle com boost e o raro Energy Ball. Amoonguss, Mega Venusaur e Assault Vest Tangrowth também podem lidar com Magearna, apenas temendo sets específicos de Calm Mind.

Fire-types: Fire-types resistem aos ataques STAB de Magearna e ameaçam-na com uma coverage super efetiva. Volcarona pode aguentar qualquer golpe razoavelmente bem de sets ofensivos e em seguida derrotar Magearna com Fire Blast. Ela também pode usar Assault Vest Magearna como uma isca de setup. Heatran apenas teme Focus Blast, All-Out Pummeling ou um Gigavolt Havoc com boost de Electric Terrain. Pokémon como Blacephalon também podem resistir bem a Magearna, mas podem ser derrotados por Twinkle Tackle após dano de Stealth Rock.

Steel-types: Pokémon como Jirachi, Celesteela, Magearna, Mega Scizor, Ferrothorn, Heatran e Mega Mawile são bons checks para os sets ofensivos de Magearna. Jirachi e Magearna adversária com Assault Vest ou focada em Special Defense podem aguentar qualquer golpe confortavelmente de Shift Gear Magearna, e Jirachi também tem a capacidade de recuperar HP com a combinação de Wish + Protect. Celesteela apenas teme Gigavolt Havoc de Magearna. Mega Scizor não se importa com qualquer ataque fora Hidden Power Fire ou Gigavolt Havoc. Ferrothorn e Heatran podem resistir a qualquer golpe fora All-Out Pummeling, embora possam ser fortemente danificados por Hidden Power Fire ou, no caso de Heatran, Focus Blast.

Ground-types: Ground-types, como Landorus-T, Zygarde e Gliscor, podem potencialmente bloquear Volt Switch de Assault Vest Magearna e ameaçá-la com Earthquake ou Thousand Arrows, mas eles não aguentam Fleur Cannon ou Ice Beam muito bem. Todos eles também perdem para Ice Beam ou Twinkle Tackle de Shift Gear Magearna. Magearna também pode usar Shuca Berry, que lhe permite os usar como iscas de setup ou os derrotar com Twinkle Tackle.

Créditos

 
Last edited:
Visão Geral

Graças à sua ability Soul-Heart, Magearna tem a capacidade de causar um efeito bola de neve com seus sets de Shift Gear, o que significa que é muito difícil fazer check a ela no late-game. Ela também possui uma ótima tipagem, o que lhe concede resistências a tipos comuns, tais como Fairy, Psychic e Dark. Isso lhe dá boas oportunidades de setup e lhe permite a ela funcionar como um check defensivo para a Pokémon como Clefable, Tapu Lele, Mega Alakazam e Ash-Greninja. Magearna possui altos 130 de base Special Attack com uma excelente movepool consistida de bons moves, como Fleur Cannon, Focus Blast, Calm Mind, Shift Gear e Thunderbolt. Essencialmente, Magearna pode escolher seus checks e counters devido à variedade de Z-Crystals que pode usar em sets ofensivos, tais como Fairium Z, Steelium Z e Electrium Z, que atingem uma grande variedade de Pokémon. Além disso, Magearna tem acesso a Volt Switch, o que lhe permite a ela atuar como um pivot defensivo e ganhar momentum. Infelizmente, Magearna carece de qualquer tipo de recovery, o que significa que ela pode ser enfraquecida gradualmente com facilidade. Isso significa que a maioria de seus sets, especialmente os sets de de Assault Vest, são propensos a Spikes, pois eles terão dificuldade em para fazer switch in para em Pokémon como Ash-Greninja e Tapu Lele várias vezes durante o jogo. Speed medíocre antes de fazer setup também significa que Magearna é suscetível a Pokémon comuns, como Heatran, Landorus-T e Zygarde.

Shift Gear
Magearna @ Fairium Z / Steelium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Shift Gear
- Calm Mind / Thunderbolt
- Fleur Cannon / Fleur Flash Cannon
- Focus Blast

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por seus checks habituais, como Assault Vest Tangrowth. Thunderbolt pode ser usado ao invés de Calm Mind caso seja desejado derrotar Toxapex e Celesteela, mas isso acaba com a habilidade de Magearna de confiavelmente vencer walls com confiança. Focus Blast atinge Steel-types resistentes com bons stats defensivos (não tá errado, mas acho que daquele jeito fica meio ambíguo, especialmente se você considerar que Steel-types levam dano super efetivo de Focus Blast), como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Flash Cannon deve ser usado com Thunderbolt para superar passar por checks, tais como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Ice Beam poderia ser usado ao invés de Fleur Cannon junto de Thunderbolt para atingir Landorus-T, Zygarde e Gliscor, mas é notavelmente mais fraco contra qualquer coisa que não seja atingida com receba dano super efetivo.

Detalhes do Set

Fairium Z permite a Magearna derrotar checks focados em Special Defense, como Gastrodon e Tangrowth, após um boost de Calm Mind. Steelium Z transforma Flash Cannon em Corkscrew Crash, permitindo a Magearna superar passar por checks, tais como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Uma Iapapa Berry pode ser usada, dando a Magearna uma recovery em uma emergência e mantendo-a fora do alcance de ataques prioritários comuns, como Bullet Punch e Water Shuriken. Shuca Berry é outra alternativa, permitindo a Magearna fazer setup em contra Ground-types, tais como Landorus-T, Gliscor e Zygarde. Electrium Z pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Toxapex e Celesteela mais facilmente. Fightinium Z também pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Heatran e Ferrothorn de forma confiável. Metronome também é uma opção para os ataques de Magearna consistentemente se tornarem mais fortes se sua equipe já tiver outro usuário de Z-Move.

Dicas de Uso

Magearna funciona melhor como uma late-game sweeper, uma vez que os Pokémon adversários estejam enfraquecidos. No entanto, Magearna também pode ser usada como uma mid-game breaker, podendo ser usada mais agressivamente. Um Twinkle Tackle com boost é extremamente dificil de fazer switch in, o que torna bastante fácil para Magearna abrir caminho para um de seus companheiros de equipe fazerem sweep no late-game. Se você pretende fazer sweep com Magearna no late-game, é importante manter Magearna mantê-la saudável durante toda a partida, pois pode ser necessário obter múltiplos boosts para vencer. Além disso, manter Magearna saudável também evita que ela receba revenge kill por moves prioritários, como Water Shuriken e Bullet Punch. Você deve avaliar se é mais benéfico utilizar Calm Mind ou Shift Gear. Por exemplo, se Magearna estiver enfrentando Pokémon mais lentos, como Ferrothorn, Clefable e Tangrowth, é melhor usar Calm Mind para derrotar esses Pokémon. Se Magearna estiver enfrentando equipes ofensivas com Pokémon mais rápidos, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Choice Scarf Landorus-T, será benéfico usar Shift Gear primeiro para depois ultrapassar esses Pokémon. Além disso, Magearna deve ter cuidado em a fim de utilizar seus Z-Moves na hora certa. Sets de Steelium Z realmente querem Toxapex enfraquecido antes de tentar fazer sweep e também querem um pouco de dano residual em Pokémon como Mega Venusaur e Amoonguss para derrotá-los. Se for usado, sets de Electrium Z devem tentar enfraquecer Toxapex antes de utilizar Gigavolt Havoc, porque ele pode aguentar um Gigavolt Havoc sem boost com HP cheio. Sets de Fightinium Z podem fazer setup mais cedo se Steel-types, (adicionar vírgula) como Heatran e Ferrothorn, (adicionar vírgula) ainda estiverem saudáveis, pois (já usou pois nesse parágrafo) porquanto normalmente podem sobrecarregá-los, mas o set realmente precisa de Toxapex enfraquecido.

Opções de Equipe

Psychic-types, (adicionar vírgula) como Mega Alakazam e Mega Latios, (adicionar vírgula) são excelentes companheiros de equipe para Magearna, pois eles podem consistentemente fazer switch in para em Toxapex e desgastar Steel-types, tais como Heatran, Celesteela e Assault Vest Magearna. Greninja e Ash-Greninja podem ser usados para desgastar os checks de Magearna com Spikes. Greninja também pode funcionar como um lead em hyper offense, já que tem acesso a duas formas de entry hazard, incluindo Toxic Spikes. Pokémon como Mega Lopunny e Mega Alakazam apreciam a habilidade de Magearna como uma mid-game breaker com Calm Mind para que eles possam fazer sweep no late-game. Tornadus-T pode remover itens de Pokémon como Toxapex, Assault Vest Magearna e Heatran. Além disso, ele também fornece um suporte com Defog, que é útil para manter Magearna o mais saudável possível. Dual screens de Tapu Koko ou o suporte de Aurora Veil de Alolan Ninetales permitem a Magearna fazer setup muito mais facilmente. Tapu Koko também fornece Electric Terrain para potencialmente dar boost no ao Thunderbolt e ao Gigavolt Havoc de Magearna.

Assault Vest
Magearna @ Assault Vest
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 224 SpD / 36 Spe
Sassy Nature
- Volt Switch
- Fleur Cannon
- Focus Blast / Hidden Power Fire
- Iron Head

Moves

Volt Switch ajuda a Magearna a desempenhar seu papel de pivot e manter momentum para a equipe. Focus Blast atinge Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com um dano super efetivo. Hidden Power Fire atinge confiavelmente Ferrothorn e Mega Scizor e os impede de utilizar Magearna como uma isca para pôr Spikes em campo ou ganhar boosts. Ice Beam dá a Magearna a capacidade de dar conseguir um OHKO em Ground-types como Landorus-T. Também impede que Gliscor bloqueie Volt Switch, já que ele não teme Fleur Cannon. Iron Head é usado apesar do stat de Attack mais baixo de Magearna para derrotar usuários de Calm Mind, tais como Clefable, Magearna e Mega Alakazam. No entanto, Flash Cannon pode ser usado se os inimigos acima mencionados não forem problemas.

Detalhes do Set

36 EVs em Speed permitem a Magearna ultrapassar Clefable sem investimentos, o que lhe dá uma boa chance de a derrotar Clefable. Uma nature Calm deve ser usada com Flash Cannon. 22 IVs em Speed sem nenhum investimento podem ser usados para que Magearna seja mais lenta do que Celesteela, permitindo-lhe a ela absorver um Leech Seed antes de fazer pivot para um companheiro de equipe.

Dicas de Uso

Magearna consegue realizar switch in em muitos special attackers, porém, (adicionar vírgula) por ser propensa a ser desgastada, você não deve confiar depender excessivamente nela dela para fazer check a qualquer ameaça ofensiva focada em Special Attack. Geralmente, tente não fazer switch in com Magearna quando Spikes estiverem em campo, pois eles tendem a desgastá-la facilmente. No entanto, se você antecipa um Ground-type para fazer switch in e bloquear Volt Switch, Magearna pode usar Fleur Cannon ou Ice Beam para se livrar deles. Se um Greninja for confirmado sendo Protean, considere o risco de usar Volt Switch nele, porque Greninja pois ele pode usar Spikes e para bloqueá-lo.

Opções de Equipe

Defoggers, (adicionar vírgula) como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Koko, (adicionar vírgula) podem manter Spikes fora de campo para Magearna e também formar um bom core VoltTurn com eles ela. Pokémon como Landorus-T e Tangrowth fisicamente defensivo focado em Defense podem fazer check a Ground-types, tais como Zygarde, Gliscor e Choice Scarf Landorus-T, que Magearna tende a ter dificuldade contra. Wallbreakers poderosos, (adicionar vírgula) como Mega Medicham, Garchomp e Kyurem-B, (adicionar vírgula) apreciam o lento Volt Switch de Magearna para trazê-los a batalha. Checks sólidos para Heatran, como Zygarde, Gliscor, Mega Alakazam e Mega Latios, (adicionar vírgula) são apreciados. Magearna pode ser usada em equipes de rain, porque consegue fazer switch in para em Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, (adicionar vírgula) e também enfraquecer Ferrothorn com Focus Blast, que muitas vezes é irritante para as equipes de rain.

Calm Mind + Pain Split
Magearna @ Fairium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 252 SpA / 8 SpD
Modest Nature
- Calm Mind
- Pain Split
- Fleur Cannon
- Thunderbolt

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por Tangrowth, Toxapex e, em conjunto com Pain Split, Chansey, todos contra os quais lidaria com dificuldade de outra forma. Pain Split permite a Magearna ganhar um pouco de recovery quando estiver com pouco HP e danificar o que estiver na sua frente. Fleur Cannon com Fairium Z permite a Magearna aniquilar ameaças bulky, como Tangrowth, Chansey e Ferrothorn, quando estiver com boosts o suficiente. Thunderbolt é o melhor move de coverage que Magearna pode usar, já que atinge Toxapex e Celesteela de forma super efetiva, bem como Heatran com dano neutro.

Detalhes do Set

248 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense permitem a Magearna sobreviver a dois Focus Blast de Mega Alakazam após Stealth Rock. Embora nem sempre seja ideal, Magearna pode usar 96 EVs em Special Attack com uma nature Modest para lhe permitir dar OHKO em Tapu Bulu focado em Special Defense com Twinkle Tackle após um estágio de boost. Com essa distribuição, o resto dos EVs vão para a Defense para permitir a Magearna aguentar mais facilmente moves Ground-types de Pokémon como Landorus-T e Zygarde, assim como ataques de Mega Medicham e Hawlucha com dois estágios de boost. Alternativamente, os pode-se usar EVs em Special Defense podem ser usados para aguentar ataques de Mega Alakazam, Tornadus-T e Tapu Lele mais facilmente. Shuca Berry é uma opção alternativa que permite a Magearna efetivamente atrair e remover Ground-types, tais como Landorus-T, Garchomp e Choice Band Zygarde, ao custo de algum um pouco de seu potencial ofensivo. Leftovers é outra opção para melhorar a longevidade de Magearna e lhe permitir fazer check a Pokémon como Tapu Lele e Mega Alakazam de forma mais confiável.

Dicas de Uso

Esse set de Magearna funciona muito bem contra equipes defensivas, já que pode passar por checks típicos, como Chansey, Toxapex e Gastrodon, quando estiver com boosts e pode facilmente obter múltiplas oportunidades em um jogo, (remover vírgula) graças à tipagem de Magearna e à longevidade que Pain Split lhe oferece. Magearna normalmente achará impossível fazer sweep no early- ou mid-game contra times ofensivos, então, (adicionar vírgula) nesse matchup, usualmente é melhor usar sua fantástica tipagem defensiva para aguentar golpes de ameaças como Mega Alakazam, Tapu Bulu e Tornadus-T. Além disso, Twinkle Tackle bate incrivelmente forte mesmo sem boosts, o que pode permitir a Magearna danificar bastante ou derrotar switch-ins comuns, como Landorus-T, Gliscor e Toxapex. Tenha cuidado ao usar Calm Mind quando o oponente tiver uma ameaça que pode ultrapassar, danificar fortemente ou dar OHKO em Magearna. Essas ameaças incluem Landorus-T, Garchomp, Volcarona, Heatran, entre outras. Volcarona pode até usar Magearna como uma isca para setup. Pain Split é melhor usado para manter Magearna saudável, e com uso consistente você pode geralmente mantê-la com HP razoavelmente alto durante um jogo. Magearna pode causar dano em típicas switch-ins, como Chansey e Heatran, e recuperar a saúde HP contra eles jogando de forma inteligente. Quando está com pouco HP, Magearna geralmente consegue pode encontrar uma maneira de ganhar recovery para colocá-la ao alcance de sobreviver a algum ataque.

Opções de Equipe

Pokémon como Zygarde, Gliscor e Rotom-W podem fazer um bom check a Heatran enquanto também pressionam Landorus-T, que são dois dos checks mais comuns de Magearna. Ameaças como Mega Tyranitar e Mega Mawile que podem pressionar fortemente Ground-types são apreciadas, já que Magearna não pode realmente fazer sweep com um deles ainda de pé. Usuários de entry hazards, como Ash-Greninja, Landorus-T e Mega Diancie, podem realmente ajudar com o desgaste de Heatran, que Magearna pode ter dificuldades para derrotar. Mega Diancie particularmente é uma boa parceira, pois pode enfraquecer Steel-types adversários. Entry hazards também podem ajudar a colocar Toxapex, Magearna adversária e Ferrothorn ao alcance de Thunderbolt e Twinkle Tackle com boost. Magearna odeia Spikes e Stealth Rock, visto que eles a colocam em um ao alcance de moves, (remover vírgula) como Earthquake de Landorus-T e Garchomp e Magma Storm de Modest Heatran. Defoggers como Gliscor e Rotom-W podem fazer check a certos sets de Landorus-T e Heatran, enquanto Defog Tornadus-T ajudar a enfraquecer Heatran. Mesmo que Magearna possa aguentar ataques de Zygarde e Landorus-T, geralmente não é aconselhável o fazer fazê-lo (tanto advérbios quanto negação pedem próclise). Assim, Grass-types, (adicionar vírgula) como Tapu Bulu e Tangrowth, podem, pelo menos, fazer switch in para neles e absorver os golpes. Tapu Bulu também invoca Grassy Terrain, que enfraquece Earthquake e também dá a Magearna outra fonte de recovery. Eles também tiram um pouco da pressão de Magearna ao poderem fazer switch in para em Ash-Greninja e, no caso de Tapu Bulu, Mega Alakazam, considerando que essa variante de Magearna luta sofre para fazer switch in constantemente para nessas ameaças.

Outras Opções

Um set focado em Special Defense com Z-Heal Bell + Heart Swap pode ser usado para roubar boosts de Reuniclus, Mega Latias e de Calm Mind Magearna adversária enquanto também atua como um cleric capaz de responder a Tapu Lele, mas esses sets defensivos são geralmente inferiores nas equipes de stall. Trick Room pode ser usado em equipes dedicadas como um usuário alternativo uma usuária alternativa com bulk e poder suficientes para fazer setup pelo menos uma ou duas vezes. Esse set também pode ser usado em equipes ofensivas como um late-game sweeper, mas é ultrapassado por sets de Shift Gear a esse respeito nesse quesito. Explosion pode ser usado em sets de Assault Vest para causar grandes dano a Volcarona. Alternativamente, Energy Ball também pode ser utilizado para pegar Gastrodon e Mega Swampert de surpresa, mas não oferece muito mais.

Checks e Counters

Pokémon
Focados em Special Defense: Pokémon focados em Special Defense podem ser grandes ameaças para Magearna. Toxapex apenas teme Thunderbolt e Gigavolt Havoc com boost, aguentando tudo mais confortavelmente. Chansey segura tudo o que Magearna pode jogar disparar com relativa facilidade, com exceção de Twinkle Tackle, e também perde para as variantes de Calm Mind e Pain Split. Assault Vest Magearna pode ser um bom check para Shift Gear Magearna. Gastrodon pode bloquear Volt Switch e aguentar bem qualquer move de Magearna, exceto Twinkle Tackle com boost e o raro Energy Ball. Amoonguss, Mega Venusaur e Assault Vest Tangrowth também podem lidar com Magearna, apenas temendo específicos sets de Calm Mind.

Fire-types: Pokémon Fire-types resistem aos ataques STAB de Magearna e ameaçam-na com uma coverage super efetiva. Volcarona pode aguentar qualquer golpe razoavelmente bem de sets ofensivos e irá derrotá-la em seguida derrotar Magearna com Fire Blast. Ela também pode usar Assault Vest Magearna como uma isca de setup. Heatran apenas teme Focus Blast, All-Out Pummeling ou um Gigavolt Havoc com boost de Electric Terrain. Pokémon como Blacephalon também podem resistir bem a Magearna, mas podem ser derrotados por Twinkle Tackle após dano de Stealth Rock.

Steel-types: Pokémon como Jirachi, Celesteela, Magearna, Mega Scizor, Ferrothorn, Heatran e Mega Mawile são bons checks para os sets ofensivos de Magearna. Jirachi e a Magearna adversária com Assault Vest ou focada em Special Defense podem aguentar qualquer golpe confortavelmente de Shift Gear Magearna, e Jirachi também tem a capacidade de ganhar recovery recuperar HP com a combinação de Wish + Protect. Celesteela apenas teme Gigavolt Havoc de Magearna. Mega Scizor não se importa com qualquer ataque fora Hidden Power Fire ou Gigavolt Havoc. Ferrothorn e Heatran podem resistir a qualquer golpe fora All-Out Pummeling, embora possam ser fortemente danificados por Hidden Power Fire ou, no caso de Heatran, Focus Blast.

Ground-types: Ground-types, (adicionar vírgula) como Landorus-T, Zygarde e Gliscor, (adicionar vírgula) podem potencialmente bloquear Volt Switch de Assault Vest Magearna e ameaçá-la com Earthquake ou Thousand Arrows, mas eles não resistem a Fleur Cannon ou Ice Beam muito bem. Todos eles também perdem para Ice Beam ou Twinkle Tackle de Shift Gear Magearna. Magearna também pode usar Shuca Berry, que lhe permite usá-los os usar como iscas de setup ou para pegá-los os derrotar com Twinkle Tackle.

Créditos



Achei essa muito melhor que as outras, parabéns
 
Visão Geral

Graças à sua ability Soul-Heart, Magearna tem a capacidade de causar um efeito bola de neve com seus sets de Shift Gear, o que significa que é muito difícil fazer check a ela no late-game. Ela também possui uma ótima tipagem, o que lhe concede resistências a tipos comuns, tais como Fairy, Psychic e Dark. Isso lhe dá boas oportunidades de setup e lhe permite a ela funcionar como um check defensivo para a Pokémon como Clefable, Tapu Lele, Mega Alakazam e Ash-Greninja. Magearna possui altos 130 de base Special Attack com uma excelente movepool consistida de bons moves, como Fleur Cannon, Focus Blast, Calm Mind, Shift Gear e Thunderbolt. Essencialmente, Magearna pode escolher seus checks e counters devido à variedade de Z-Crystals que pode usar em sets ofensivos, tais como Fairium Z, Steelium Z e Electrium Z, que atingem uma grande variedade de Pokémon. Além disso, Magearna tem acesso a Volt Switch, o que lhe permite a ela atuar como um pivot defensivo e ganhar momentum. Infelizmente, Magearna carece de qualquer tipo de recovery, o que significa que ela pode ser enfraquecida gradualmente com facilidade. Isso significa que a maioria de seus sets, especialmente os sets de de Assault Vest, são propensos a Spikes, pois eles terão dificuldade em para fazer switch in para em Pokémon como Ash-Greninja e Tapu Lele várias vezes durante o jogo. Speed medíocre antes de fazer setup também significa que Magearna é suscetível a Pokémon comuns, como Heatran, Landorus-T e Zygarde.

Shift Gear
Magearna @ Fairium Z / Steelium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Shift Gear
- Calm Mind / Thunderbolt
- Fleur Cannon / Fleur Flash Cannon
- Focus Blast

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por seus checks habituais, como Assault Vest Tangrowth. Thunderbolt pode ser usado ao invés de Calm Mind caso seja desejado derrotar Toxapex e Celesteela, mas isso acaba com a habilidade de Magearna de confiavelmente vencer walls com confiança. Focus Blast atinge Steel-types resistentes com bons stats defensivos (não tá errado, mas acho que daquele jeito fica meio ambíguo, especialmente se você considerar que Steel-types levam dano super efetivo de Focus Blast), como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Flash Cannon deve ser usado com Thunderbolt para superar passar por checks, tais como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Ice Beam poderia ser usado ao invés de Fleur Cannon junto de Thunderbolt para atingir Landorus-T, Zygarde e Gliscor, mas é notavelmente mais fraco contra qualquer coisa que não seja atingida com receba dano super efetivo.

Detalhes do Set

Fairium Z permite a Magearna derrotar checks focados em Special Defense, como Gastrodon e Tangrowth, após um boost de Calm Mind. Steelium Z transforma Flash Cannon em Corkscrew Crash, permitindo a Magearna superar passar por checks, tais como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Uma Iapapa Berry pode ser usada, dando a Magearna uma recovery em uma emergência e mantendo-a fora do alcance de ataques prioritários comuns, como Bullet Punch e Water Shuriken. Shuca Berry é outra alternativa, permitindo a Magearna fazer setup em contra Ground-types, tais como Landorus-T, Gliscor e Zygarde. Electrium Z pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Toxapex e Celesteela mais facilmente. Fightinium Z também pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Heatran e Ferrothorn de forma confiável. Metronome também é uma opção para os ataques de Magearna consistentemente se tornarem mais fortes se sua equipe já tiver outro usuário de Z-Move.

Dicas de Uso

Magearna funciona melhor como uma late-game sweeper, uma vez que os Pokémon adversários estejam enfraquecidos. No entanto, Magearna também pode ser usada como uma mid-game breaker, podendo ser usada mais agressivamente. Um Twinkle Tackle com boost é extremamente dificil de fazer switch in, o que torna bastante fácil para Magearna abrir caminho para um de seus companheiros de equipe fazerem sweep no late-game. Se você pretende fazer sweep com Magearna no late-game, é importante manter Magearna mantê-la saudável durante toda a partida, pois pode ser necessário obter múltiplos boosts para vencer. Além disso, manter Magearna saudável também evita que ela receba revenge kill por moves prioritários, como Water Shuriken e Bullet Punch. Você deve avaliar se é mais benéfico utilizar Calm Mind ou Shift Gear. Por exemplo, se Magearna estiver enfrentando Pokémon mais lentos, como Ferrothorn, Clefable e Tangrowth, é melhor usar Calm Mind para derrotar esses Pokémon. Se Magearna estiver enfrentando equipes ofensivas com Pokémon mais rápidos, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Choice Scarf Landorus-T, será benéfico usar Shift Gear primeiro para depois ultrapassar esses Pokémon. Além disso, Magearna deve ter cuidado em a fim de utilizar seus Z-Moves na hora certa. Sets de Steelium Z realmente querem Toxapex enfraquecido antes de tentar fazer sweep e também querem um pouco de dano residual em Pokémon como Mega Venusaur e Amoonguss para derrotá-los. Se for usado, sets de Electrium Z devem tentar enfraquecer Toxapex antes de utilizar Gigavolt Havoc, porque ele pode aguentar um Gigavolt Havoc sem boost com HP cheio. Sets de Fightinium Z podem fazer setup mais cedo se Steel-types, (adicionar vírgula) como Heatran e Ferrothorn, (adicionar vírgula) ainda estiverem saudáveis, pois (já usou pois nesse parágrafo) porquanto normalmente podem sobrecarregá-los, mas o set realmente precisa de Toxapex enfraquecido.

Opções de Equipe

Psychic-types, (adicionar vírgula) como Mega Alakazam e Mega Latios, (adicionar vírgula) são excelentes companheiros de equipe para Magearna, pois eles podem consistentemente fazer switch in para em Toxapex e desgastar Steel-types, tais como Heatran, Celesteela e Assault Vest Magearna. Greninja e Ash-Greninja podem ser usados para desgastar os checks de Magearna com Spikes. Greninja também pode funcionar como um lead em hyper offense, já que tem acesso a duas formas de entry hazard, incluindo Toxic Spikes. Pokémon como Mega Lopunny e Mega Alakazam apreciam a habilidade de Magearna como uma mid-game breaker com Calm Mind para que eles possam fazer sweep no late-game. Tornadus-T pode remover itens de Pokémon como Toxapex, Assault Vest Magearna e Heatran. Além disso, ele também fornece um suporte com Defog, que é útil para manter Magearna o mais saudável possível. Dual screens de Tapu Koko ou o suporte de Aurora Veil de Alolan Ninetales permitem a Magearna fazer setup muito mais facilmente. Tapu Koko também fornece Electric Terrain para potencialmente dar boost no ao Thunderbolt e ao Gigavolt Havoc de Magearna.

Assault Vest
Magearna @ Assault Vest
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 224 SpD / 36 Spe
Sassy Nature
- Volt Switch
- Fleur Cannon
- Focus Blast / Hidden Power Fire
- Iron Head

Moves

Volt Switch ajuda a Magearna a desempenhar seu papel de pivot e manter momentum para a equipe. Focus Blast atinge Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com um dano super efetivo. Hidden Power Fire atinge confiavelmente Ferrothorn e Mega Scizor e os impede de utilizar Magearna como uma isca para pôr Spikes em campo ou ganhar boosts. Ice Beam dá a Magearna a capacidade de dar conseguir um OHKO em Ground-types como Landorus-T. Também impede que Gliscor bloqueie Volt Switch, já que ele não teme Fleur Cannon. Iron Head é usado apesar do stat de Attack mais baixo de Magearna para derrotar usuários de Calm Mind, tais como Clefable, Magearna e Mega Alakazam. No entanto, Flash Cannon pode ser usado se os inimigos acima mencionados não forem problemas.

Detalhes do Set

36 EVs em Speed permitem a Magearna ultrapassar Clefable sem investimentos, o que lhe dá uma boa chance de a derrotar Clefable. Uma nature Calm deve ser usada com Flash Cannon. 22 IVs em Speed sem nenhum investimento podem ser usados para que Magearna seja mais lenta do que Celesteela, permitindo-lhe a ela absorver um Leech Seed antes de fazer pivot para um companheiro de equipe.

Dicas de Uso

Magearna consegue realizar switch in em muitos special attackers, porém, (adicionar vírgula) por ser propensa a ser desgastada, você não deve confiar depender excessivamente nela dela para fazer check a qualquer ameaça ofensiva focada em Special Attack. Geralmente, tente não fazer switch in com Magearna quando Spikes estiverem em campo, pois eles tendem a desgastá-la facilmente. No entanto, se você antecipa um Ground-type para fazer switch in e bloquear Volt Switch, Magearna pode usar Fleur Cannon ou Ice Beam para se livrar deles. Se um Greninja for confirmado sendo Protean, considere o risco de usar Volt Switch nele, porque Greninja pois ele pode usar Spikes e para bloqueá-lo.

Opções de Equipe

Defoggers, (adicionar vírgula) como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Koko, (adicionar vírgula) podem manter Spikes fora de campo para Magearna e também formar um bom core VoltTurn com eles ela. Pokémon como Landorus-T e Tangrowth fisicamente defensivo focado em Defense podem fazer check a Ground-types, tais como Zygarde, Gliscor e Choice Scarf Landorus-T, que Magearna tende a ter dificuldade contra. Wallbreakers poderosos, (adicionar vírgula) como Mega Medicham, Garchomp e Kyurem-B, (adicionar vírgula) apreciam o lento Volt Switch de Magearna para trazê-los a batalha. Checks sólidos para Heatran, como Zygarde, Gliscor, Mega Alakazam e Mega Latios, (adicionar vírgula) são apreciados. Magearna pode ser usada em equipes de rain, porque consegue fazer switch in para em Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, (adicionar vírgula) e também enfraquecer Ferrothorn com Focus Blast, que muitas vezes é irritante para as equipes de rain.

Calm Mind + Pain Split
Magearna @ Fairium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 252 SpA / 8 SpD
Modest Nature
- Calm Mind
- Pain Split
- Fleur Cannon
- Thunderbolt

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por Tangrowth, Toxapex e, em conjunto com Pain Split, Chansey, todos contra os quais lidaria com dificuldade de outra forma. Pain Split permite a Magearna ganhar um pouco de recovery quando estiver com pouco HP e danificar o que estiver na sua frente. Fleur Cannon com Fairium Z permite a Magearna aniquilar ameaças bulky, como Tangrowth, Chansey e Ferrothorn, quando estiver com boosts o suficiente. Thunderbolt é o melhor move de coverage que Magearna pode usar, já que atinge Toxapex e Celesteela de forma super efetiva, bem como Heatran com dano neutro.

Detalhes do Set

248 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense permitem a Magearna sobreviver a dois Focus Blast de Mega Alakazam após Stealth Rock. Embora nem sempre seja ideal, Magearna pode usar 96 EVs em Special Attack com uma nature Modest para lhe permitir dar OHKO em Tapu Bulu focado em Special Defense com Twinkle Tackle após um estágio de boost. Com essa distribuição, o resto dos EVs vão para a Defense para permitir a Magearna aguentar mais facilmente moves Ground-types de Pokémon como Landorus-T e Zygarde, assim como ataques de Mega Medicham e Hawlucha com dois estágios de boost. Alternativamente, os pode-se usar EVs em Special Defense podem ser usados para aguentar ataques de Mega Alakazam, Tornadus-T e Tapu Lele mais facilmente. Shuca Berry é uma opção alternativa que permite a Magearna efetivamente atrair e remover Ground-types, tais como Landorus-T, Garchomp e Choice Band Zygarde, ao custo de algum um pouco de seu potencial ofensivo. Leftovers é outra opção para melhorar a longevidade de Magearna e lhe permitir fazer check a Pokémon como Tapu Lele e Mega Alakazam de forma mais confiável.

Dicas de Uso

Esse set de Magearna funciona muito bem contra equipes defensivas, já que pode passar por checks típicos, como Chansey, Toxapex e Gastrodon, quando estiver com boosts e pode facilmente obter múltiplas oportunidades em um jogo, (remover vírgula) graças à tipagem de Magearna e à longevidade que Pain Split lhe oferece. Magearna normalmente achará impossível fazer sweep no early- ou mid-game contra times ofensivos, então, (adicionar vírgula) nesse matchup, usualmente é melhor usar sua fantástica tipagem defensiva para aguentar golpes de ameaças como Mega Alakazam, Tapu Bulu e Tornadus-T. Além disso, Twinkle Tackle bate incrivelmente forte mesmo sem boosts, o que pode permitir a Magearna danificar bastante ou derrotar switch-ins comuns, como Landorus-T, Gliscor e Toxapex. Tenha cuidado ao usar Calm Mind quando o oponente tiver uma ameaça que pode ultrapassar, danificar fortemente ou dar OHKO em Magearna. Essas ameaças incluem Landorus-T, Garchomp, Volcarona, Heatran, entre outras. Volcarona pode até usar Magearna como uma isca para setup. Pain Split é melhor usado para manter Magearna saudável, e com uso consistente você pode geralmente mantê-la com HP razoavelmente alto durante um jogo. Magearna pode causar dano em típicas switch-ins, como Chansey e Heatran, e recuperar a saúde HP contra eles jogando de forma inteligente. Quando está com pouco HP, Magearna geralmente consegue pode encontrar uma maneira de ganhar recovery para colocá-la ao alcance de sobreviver a algum ataque.

Opções de Equipe

Pokémon como Zygarde, Gliscor e Rotom-W podem fazer um bom check a Heatran enquanto também pressionam Landorus-T, que são dois dos checks mais comuns de Magearna. Ameaças como Mega Tyranitar e Mega Mawile que podem pressionar fortemente Ground-types são apreciadas, já que Magearna não pode realmente fazer sweep com um deles ainda de pé. Usuários de entry hazards, como Ash-Greninja, Landorus-T e Mega Diancie, podem realmente ajudar com o desgaste de Heatran, que Magearna pode ter dificuldades para derrotar. Mega Diancie particularmente é uma boa parceira, pois pode enfraquecer Steel-types adversários. Entry hazards também podem ajudar a colocar Toxapex, Magearna adversária e Ferrothorn ao alcance de Thunderbolt e Twinkle Tackle com boost. Magearna odeia Spikes e Stealth Rock, visto que eles a colocam em um ao alcance de moves, (remover vírgula) como Earthquake de Landorus-T e Garchomp e Magma Storm de Modest Heatran. Defoggers como Gliscor e Rotom-W podem fazer check a certos sets de Landorus-T e Heatran, enquanto Defog Tornadus-T ajudar a enfraquecer Heatran. Mesmo que Magearna possa aguentar ataques de Zygarde e Landorus-T, geralmente não é aconselhável o fazer fazê-lo (tanto advérbios quanto negação pedem próclise). Assim, Grass-types, (adicionar vírgula) como Tapu Bulu e Tangrowth, podem, pelo menos, fazer switch in para neles e absorver os golpes. Tapu Bulu também invoca Grassy Terrain, que enfraquece Earthquake e também dá a Magearna outra fonte de recovery. Eles também tiram um pouco da pressão de Magearna ao poderem fazer switch in para em Ash-Greninja e, no caso de Tapu Bulu, Mega Alakazam, considerando que essa variante de Magearna luta sofre para fazer switch in constantemente para nessas ameaças.

Outras Opções

Um set focado em Special Defense com Z-Heal Bell + Heart Swap pode ser usado para roubar boosts de Reuniclus, Mega Latias e de Calm Mind Magearna adversária enquanto também atua como um cleric capaz de responder a Tapu Lele, mas esses sets defensivos são geralmente inferiores nas equipes de stall. Trick Room pode ser usado em equipes dedicadas como um usuário alternativo uma usuária alternativa com bulk e poder suficientes para fazer setup pelo menos uma ou duas vezes. Esse set também pode ser usado em equipes ofensivas como um late-game sweeper, mas é ultrapassado por sets de Shift Gear a esse respeito nesse quesito. Explosion pode ser usado em sets de Assault Vest para causar grandes dano a Volcarona. Alternativamente, Energy Ball também pode ser utilizado para pegar Gastrodon e Mega Swampert de surpresa, mas não oferece muito mais.

Checks e Counters

Pokémon Focados em Special Defense: Pokémon focados em Special Defense podem ser grandes ameaças para Magearna. Toxapex apenas teme Thunderbolt e Gigavolt Havoc com boost, aguentando tudo mais confortavelmente. Chansey segura tudo o que Magearna pode jogar disparar com relativa facilidade, com exceção de Twinkle Tackle, e também perde para as variantes de Calm Mind e Pain Split. Assault Vest Magearna pode ser um bom check para Shift Gear Magearna. Gastrodon pode bloquear Volt Switch e aguentar bem qualquer move de Magearna, exceto Twinkle Tackle com boost e o raro Energy Ball. Amoonguss, Mega Venusaur e Assault Vest Tangrowth também podem lidar com Magearna, apenas temendo específicos sets de Calm Mind.

Fire-types: Pokémon Fire-types resistem aos ataques STAB de Magearna e ameaçam-na com uma coverage super efetiva. Volcarona pode aguentar qualquer golpe razoavelmente bem de sets ofensivos e irá derrotá-la em seguida derrotar Magearna com Fire Blast. Ela também pode usar Assault Vest Magearna como uma isca de setup. Heatran apenas teme Focus Blast, All-Out Pummeling ou um Gigavolt Havoc com boost de Electric Terrain. Pokémon como Blacephalon também podem resistir bem a Magearna, mas podem ser derrotados por Twinkle Tackle após dano de Stealth Rock.

Steel-types: Pokémon como Jirachi, Celesteela, Magearna, Mega Scizor, Ferrothorn, Heatran e Mega Mawile são bons checks para os sets ofensivos de Magearna. Jirachi e a Magearna adversária com Assault Vest ou focada em Special Defense podem aguentar qualquer golpe confortavelmente de Shift Gear Magearna, e Jirachi também tem a capacidade de ganhar recovery recuperar HP com a combinação de Wish + Protect. Celesteela apenas teme Gigavolt Havoc de Magearna. Mega Scizor não se importa com qualquer ataque fora Hidden Power Fire ou Gigavolt Havoc. Ferrothorn e Heatran podem resistir a qualquer golpe fora All-Out Pummeling, embora possam ser fortemente danificados por Hidden Power Fire ou, no caso de Heatran, Focus Blast.

Ground-types: Ground-types, (adicionar vírgula) como Landorus-T, Zygarde e Gliscor, (adicionar vírgula) podem potencialmente bloquear Volt Switch de Assault Vest Magearna e ameaçá-la com Earthquake ou Thousand Arrows, mas eles não resistem a Fleur Cannon ou Ice Beam muito bem. Todos eles também perdem para Ice Beam ou Twinkle Tackle de Shift Gear Magearna. Magearna também pode usar Shuca Berry, que lhe permite usá-los os usar como iscas de setup ou para pegá-los os derrotar com Twinkle Tackle.

Créditos



Achei essa muito melhor que as outras, parabéns
Eba! Implementado.
 
Last edited:

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Adicionar Remover (Comentário)

Visão Geral

Graças à sua ability Soul-Heart, Magearna tem a capacidade de causar um efeito bola de neve com seus sets de Shift Gear, o que significa que é muito difícil fazer check(espaço)a ela no late-game. Ela também possui uma ótima tipagem, o que lhe concede resistências a tipos comuns, tais como Fairy, Psychic e Dark. Isso lhe dá boas oportunidades de setup e lhe permite funcionar como um check defensivo a Pokémon como Clefable, Tapu Lele, Mega Alakazam e Ash-Greninja. Magearna possui altos 130 de base Special Attack com uma excelente movepool consistida de bons moves, como Fleur Cannon, Focus Blast, Calm Mind, Shift Gear e Thunderbolt. Essencialmente, Magearna pode escolher seus checks e counters devido à variedade de Z-Crystals que pode usar em sets ofensivos, tais como Fairium Z, Steelium Z e Electrium Z, que atingem uma grande variedade de Pokémon. Além disso, Magearna tem acesso a Volt Switch, o que lhe permite atuar como um pivot defensivo e ganhar momentum. Infelizmente, Magearna carece de qualquer tipo de recovery, o que significa que ela pode ser enfraquecida gradualmente com facilidade. Isso significa que a maioria de seus sets, especialmente os sets de Assault Vest, são propensos a Spikes, pois eles terão dificuldade para fazer switch in em Pokémon como Ash-Greninja e Tapu Lele várias vezes durante o jogo. Speed medíocre antes de fazer setup também significa que Magearna é suscetível a Pokémon comuns, como Heatran, Landorus-T e Zygarde.

Shift Gear
Magearna @ Fairium Z / Steelium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Shift Gear
- Calm Mind / Thunderbolt
- Fleur Cannon / Fleur Flash Cannon
- Focus Blast

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por seus checks habituais, como Assault Vest Tangrowth. Thunderbolt pode ser usado ao invés de Calm Mind caso seja desejado derrotar Toxapex e Celesteela, mas isso acaba com a habilidade de Magearna de confiavelmente vencer walls. Focus Blast atinge Steel-types com bons stats defensivos, como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Flash Cannon deve ser usado com Thunderbolt para passar por checks como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Ice Beam poderia ser usado ao invés de Fleur Cannon junto de Thunderbolt para atingir Landorus-T, Zygarde e Gliscor, mas é notavelmente mais fraco contra qualquer coisa que não receba dano super efetivo.

Detalhes do Set

Fairium Z permite a Magearna derrotar checks focados em Special Defense, como Gastrodon e Tangrowth, após um boost de Calm Mind. Steelium Z transforma Flash Cannon em Corkscrew Crash, permitindo a Magearna passar por checks como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Iapapa Berry pode ser usada, dando a Magearna recovery em uma emergência e mantendo-a fora do alcance de ataques prioritários comuns, como Bullet Punch e Water Shuriken. Shuca Berry é outra alternativa, permitindo a Magearna fazer setup contra Ground-types, tais como Landorus-T, Gliscor e Zygarde. Electrium Z pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Toxapex e Celesteela mais facilmente. Fightinium Z também pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Heatran e Ferrothorn de forma confiável. Metronome também é uma opção para os ataques de Magearna consistentemente se tornarem mais fortes se sua equipe já tiver outro usuário de Z-Move.

Dicas de Uso

Magearna funciona melhor como uma late-game sweeper, uma vez que os Pokémon adversários estejam enfraquecidos. No entanto, Magearna também pode ser usada como uma mid-game breaker, podendo ser usada mais agressivamente. Um Twinkle Tackle com boost é extremamente dificil difícil de fazer switch in, o que torna bastante fácil para Magearna abrir caminho para um de seus companheiros de equipe fazerem sweep no late-game. Se você pretende fazer sweep com Magearna no late-game, é importante mantê-la saudável durante toda a partida, pois pode ser necessário obter múltiplos boosts para vencer. Além disso, manter Magearna saudável também evita que ela receba revenge kill por moves prioritários, como Water Shuriken e Bullet Punch. Você deve avaliar se é mais benéfico utilizar Calm Mind ou Shift Gear. Por exemplo, se Magearna estiver enfrentando Pokémon mais lentos, como Ferrothorn, Clefable e Tangrowth, é melhor usar Calm Mind para derrotar esses Pokémon. Se Magearna estiver enfrentando equipes ofensivas com Pokémon mais rápidos, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Choice Scarf Landorus-T, será benéfico usar Shift Gear primeiro para ultrapassar esses Pokémon. Além disso, Magearna deve ter cuidado a fim de utilizar seus Z-Moves na hora certa. Sets de Steelium Z realmente querem Toxapex enfraquecido antes de tentar fazer sweep e também querem um pouco de dano residual em Pokémon como Mega Venusaur e Amoonguss para derrotá-los. Se for usado, sets de Electrium Z devem tentar enfraquecer Toxapex antes de utilizar Gigavolt Havoc, porque ele pode aguentar um Gigavolt Havoc sem boost com HP cheio. Sets de Fightinium Z podem fazer setup mais cedo se Steel-types, (adicionar vírgula) como Heatran e Ferrothorn, ainda estiverem saudáveis, porquanto já que ela normalmente podem sobrecarregá-los, mas o set realmente precisa de Toxapex enfraquecido.

Opções de Equipe

Psychic-types, como Mega Alakazam e Mega Latios, são excelentes companheiros de equipe para Magearna, pois eles podem consistentemente fazer switch in em Toxapex e desgastar enfraquecer Steel-types, tais como Heatran, Celesteela e Assault Vest Magearna. Greninja e Ash-Greninja podem ser usados para desgastar os checks de Magearna com Spikes. Greninja também pode funcionar como um lead em hyper offense, já que tem acesso a duas formas de entry hazard, incluindo Toxic Spikes. Pokémon como Mega Lopunny e Mega Alakazam apreciam a habilidade capacidade de Magearna como uma mid-game breaker com Calm Mind para que eles possam fazer sweep no late-game. Tornadus-T pode remover itens de Pokémon como Toxapex, Assault Vest Magearna e Heatran. Além disso, ele também fornece um suporte com de Defog, que é útil para manter Magearna o mais saudável possível. Dual screens de Tapu Koko ou o suporte de Aurora Veil de Alolan Ninetales permitem a Magearna fazer setup muito mais facilmente. Tapu Koko também fornece Electric Terrain para potencialmente dar boost ao Thunderbolt e ao Gigavolt Havoc de Magearna.

Assault Vest
Magearna @ Assault Vest
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 224 SpD / 36 Spe
Sassy Nature
- Volt Switch
- Fleur Cannon
- Focus Blast / Hidden Power Fire
- Iron Head

Moves

Volt Switch ajuda Magearna a desempenhar seu papel de pivot e manter momentum para a equipe. Focus Blast atinge Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Hidden Power Fire atinge confiavelmente Ferrothorn e Mega Scizor e os impede de utilizar Magearna como uma isca para pôr Spikes em campo ou ganhar boosts. Ice Beam dá a Magearna a capacidade de conseguir um OHKO em Ground-types como Landorus-T. Também impede que Gliscor bloqueie Volt Switch, já que ele não teme Fleur Cannon. Iron Head é usado apesar do stat de Attack mais baixo de Magearna para derrotar usuários de Calm Mind, tais como Clefable, Magearna e Mega Alakazam. No entanto, Flash Cannon pode ser usado se os inimigos acima mencionados não forem problemas.

Detalhes do Set

36 EVs em Speed permitem a Magearna ultrapassar Clefable sem investimentos, o que lhe dá uma boa chance de a derrotar. Uma nature Calm deve ser usada com Flash Cannon. 22 IVs em Speed sem nenhum investimento podem ser usados para que Magearna seja mais lenta do que Celesteela, permitindo-lhe absorver um Leech Seed antes de fazer pivot para um companheiro de equipe.

Dicas de Uso

Magearna consegue realizar switch in em muitos special attackers, porém, por ser propensa a ser desgastada enfraquecida, você não deve depender excessivamente dela para fazer check a qualquer ameaça ofensiva focada em Special Attack. Geralmente, tente não fazer switch in com Magearna quando Spikes estiverem em campo, pois eles tendem a desgastá-la facilmente. No entanto, se você antecipa um Ground-type para fazer switch in e bloquear Volt Switch, Magearna pode usar Fleur Cannon ou Ice Beam para se livrar deles. Se um Greninja for confirmado sendo Protean, considere o risco de usar Volt Switch nele, pois ele poderá usar Spikes para bloqueá-lo.

Opções de Equipe

Defoggers, como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Koko, podem manter Spikes fora de campo para Magearna e também formar um bom core VoltTurn com ela. Pokémon como Landorus-T e Tangrowth focado em Defense podem fazer check a Ground-types, tais como Zygarde, Gliscor e Choice Scarf Landorus-T, que Magearna tende a ter dificuldade contra. Wallbreakers poderosos, como Mega Medicham, Garchomp e Kyurem-B, apreciam o lento Volt Switch lento de Magearna para trazê-los a batalha. Checks sólidos para Heatran, como Zygarde, Gliscor, Mega Alakazam e Mega Latios, são apreciados. Magearna pode ser usada em equipes de rain, (Remover vírgula) porque pois consegue fazer switch in em Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, e também enfraquecer Ferrothorn com Focus Blast, que muitas vezes é irritante para as equipes de rain.

Calm Mind + Pain Split
Magearna @ Fairium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 252 SpA / 8 SpD
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Calm Mind
- Pain Split
- Fleur Cannon
- Thunderbolt

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por Tangrowth, Toxapex e, em conjunto com Pain Split, Chansey, todos contra os quais lidaria com dificuldade de outra forma. Pain Split permite a Magearna ganhar um pouco de recovery quando estiver com pouco HP e danificar o que estiver na sua frente. Fleur Cannon com Fairium Z permite a Magearna aniquilar ameaças bulky, como Tangrowth, Chansey e Ferrothorn, quando estiver com boosts o suficiente. Thunderbolt é o melhor move de coverage que Magearna pode usar, já que atinge Toxapex e Celesteela de forma super efetiva, bem como Heatran com dano neutro.

Detalhes do Set

248 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense permitem a Magearna sobreviver a dois Focus Blast de Mega Alakazam após Stealth Rock. Embora nem sempre seja ideal, Magearna pode usar 96 EVs em Special Attack com uma nature Modest para lhe permitir dar OHKO em Tapu Bulu focado em Special Defense com +1 Twinkle Tackle após um estágio de boost. Com essa distribuição, o resto dos EVs vão para a Defense para permitir a Magearna aguentar mais facilmente moves Ground-types de Pokémon como Landorus-T e Zygarde, assim como ataques de Mega Medicham e +2 Hawlucha com dois estágios de boost. Alternativamente, pode-se usar EVs em Special Defense para aguentar ataques de Mega Alakazam, Tornadus-T e Tapu Lele mais facilmente. Shuca Berry é uma outra opção alternativa que permite a Magearna efetivamente atrair e remover Ground-types, tais como Landorus-T, Garchomp e Choice Band Zygarde, ao custo de um pouco de seu potencial ofensivo. Leftovers é outra opção para melhorar a longevidade de Magearna e lhe permitir fazer check a Pokémon como Tapu Lele e Mega Alakazam de forma mais confiável.

Dicas de Uso

Esse set de Magearna funciona muito bem contra equipes defensivas, já que pode passar por checks típicos, como Chansey, Toxapex e Gastrodon, quando estiver com boosts e pode facilmente obter múltiplas oportunidades de wallbreak em um jogo graças à tipagem de Magearna e à longevidade que Pain Split lhe oferece. Magearna normalmente achará impossível fazer sweep no early- ou mid-game contra times ofensivos, (adicionar vírgula) então, (adicionar vírgula) nesse matchup, usualmente é melhor usar sua fantástica tipagem defensiva para aguentar golpes de ameaças como Mega Alakazam, Tapu Bulu e Tornadus-T. Além disso, Twinkle Tackle bate incrivelmente forte mesmo sem boosts, o que pode permitir a Magearna danificar bastante ou derrotar switch-ins comuns, como Landorus-T, Gliscor e Toxapex Excadrill. Tenha cuidado ao usar Calm Mind quando o oponente tiver uma ameaça que pode ultrapassar, (remover vírgula) e (no artigo original fala que só é um problema se o Pokémon for mais rápido e puder causar um grande dano nela, só ser mais rápido não faria muita coisa) danificar fortemente ou dar OHKO em Magearna. Essas ameaças incluem Landorus-T, Garchomp, Volcarona, Heatran, entre outras. Volcarona pode até usar Magearna como uma isca para setup. Pain Split é melhor usado para manter Magearna saudável, e com uso consistente você pode geralmente mantê-la com HP razoavelmente alto durante um jogo. Magearna geralmente consegue causar dano em típicas switch-ins, como Chansey e Heatran, e recuperar HP contra eles jogando de forma inteligente. Quando está com pouco HP, Magearna pode encontrar uma maneira de ganhar recovery recuperar-se para colocá-la ao alcance de sobreviver a algum ataque.

Opções de Equipe

Pokémon como Zygarde, Gliscor e Rotom-W podem fazer um bom check a Heatran enquanto também pressionam Landorus-T, que são dois dos checks mais comuns de Magearna. Ameaças como Mega Tyranitar e Mega Mawile que podem pressionar fortemente Ground-types são apreciadas, já que Magearna não pode realmente fazer sweep com um deles ainda de pé. Usuários de entry hazards, como Ash-Greninja, Landorus-T e Mega Diancie, podem realmente ajudar com o desgaste de a desgastar Heatran, que Magearna pode ter dificuldades para derrotar. Mega Diancie particularmente é uma boa parceira, pois pode enfraquecer Steel-types adversários. Entry hazards também podem ajudar a colocar Toxapex, Magearna adversária e Ferrothorn ao alcance de Thunderbolt e Twinkle Tackle com boost. Magearna odeia Spikes e Stealth Rock, visto que eles a colocam ao alcance de moves como Earthquake de Landorus-T e Garchomp e Magma Storm de Modest Heatran. Defoggers como Gliscor e Rotom-W podem fazer check a certos sets de Landorus-T e Heatran, enquanto Defog Tornadus-T ajudar a enfraquecer Heatran. Mesmo que Magearna possa aguentar ataques de Zygarde e Landorus-T, geralmente não é aconselhável o fazer. Assim, Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, podem, pelo menos, fazer switch in neles e absorver os golpes. Tapu Bulu também invoca Grassy Terrain, que enfraquece Earthquake e também dá a Magearna outra fonte de recovery. Eles também tiram um pouco da pressão de Magearna ao poderem fazer switch in em Ash-Greninja e, no caso de Tapu Bulu, Mega Alakazam, considerando que essa variante de Magearna sofre para fazer switch in constantemente nessas ameaças.

Outras Opções

Um set focado em Special Defense com Z-Heal Bell + Heart Swap pode ser usado para roubar boosts de Reuniclus, Mega Latias e de Calm Mind Magearna adversária enquanto também atua como um cleric capaz de responder a Tapu Lele, mas esses sets defensivos são geralmente inferiores nas equipes de stall. Trick Room pode ser usado em equipes dedicadas como uma usuária alternativa com bulk e poder suficientes para fazer setup pelo menos uma ou duas vezes. Esse set também pode ser usado em equipes ofensivas como um late-game sweeper, mas é ultrapassado superado por sets de Shift Gear nesse quesito. Explosion pode ser usado em sets de Assault Vest para causar grandes danos a Volcarona. Alternativamente, Energy Ball também pode ser utilizado para pegar Gastrodon e Mega Swampert de surpresa, mas não oferece muito mais.

Checks e Counters

Pokémon focados em Special Defense: Pokémon focados em Special Defense podem ser grandes ameaças para Magearna. Toxapex apenas teme Thunderbolt e Gigavolt Havoc com boost, aguentando tudo mais confortavelmente. Chansey segura tudo o que Magearna pode jogar com relativa facilidade, com exceção de Twinkle Tackle, e também perde para as variantes de Calm Mind e Pain Split. Assault Vest Magearna pode ser um bom check para Shift Gear Magearna. Gastrodon pode bloquear Volt Switch e aguentar bem qualquer move de Magearna, exceto Twinkle Tackle com boost e o raro Energy Ball. Amoonguss, Mega Venusaur e Assault Vest Tangrowth também podem lidar com Magearna, apenas temendo específicos sets específicos de Calm Mind.

Fire-types: Fire-types resistem aos ataques STAB de Magearna e ameaçam-na com uma coverage super efetiva. Volcarona pode aguentar qualquer golpe razoavelmente bem de sets ofensivos e em seguida derrotar Magearna com Fire Blast. Ela também pode usar Assault Vest Magearna como uma isca de setup. Heatran apenas teme Focus Blast, All-Out Pummeling ou um Gigavolt Havoc com boost de Electric Terrain. Pokémon como Blacephalon também podem resistir bem a Magearna, mas podem ser derrotados por Twinkle Tackle após dano de Stealth Rock.

Steel-types: Pokémon como Jirachi, Celesteela, Magearna, Mega Scizor, Ferrothorn, Heatran e Mega Mawile são bons checks para os sets ofensivos de Magearna. Jirachi e Magearna adversária com Assault Vest ou focada em Special Defense podem aguentar qualquer golpe confortavelmente de Shift Gear Magearna, e Jirachi também tem a capacidade de recuperar HP com a combinação de Wish + Protect. Celesteela apenas teme Gigavolt Havoc de Magearna. Mega Scizor não se importa com qualquer ataque fora Hidden Power Fire ou Gigavolt Havoc. Ferrothorn e Heatran podem resistir a qualquer golpe fora All-Out Pummeling, embora possam ser fortemente danificados por Hidden Power Fire ou, no caso de Heatran, Focus Blast.

Ground-types: Ground-types, como Landorus-T, Zygarde e Gliscor, podem potencialmente bloquear Volt Switch de Assault Vest Magearna e ameaçá-la com Earthquake ou Thousand Arrows, mas eles não resistem a aguentam Fleur Cannon ou Ice Beam muito bem. Todos eles também perdem para Ice Beam ou Twinkle Tackle de Shift Gear Magearna. Magearna também pode usar Shuca Berry, que lhe permite os usar como iscas de setup ou para os derrotar com Twinkle Tackle.

Créditos


Boa tradução, principalmente pelo tamanho dela, mas tenta tomar mais cuidado ao implementar os GPs, eu tive que colocar várias coisas de novo que já apareciam no do Mitsuki (tenta dar uma revisada no dele também pra confirmar se eu não esqueci algo). Aqui é um guia geral para como implementar um GP corretamente, ou caso queira ver o vídeo direto (menos de um minuto), pode dar uma olhada aqui.
 
Last edited:
Adicionar Remover (Comentário)

Visão Geral

Graças à sua ability Soul-Heart, Magearna tem a capacidade de causar um efeito bola de neve com seus sets de Shift Gear, o que significa que é muito difícil fazer check(espaço)a ela no late-game. Ela também possui uma ótima tipagem, o que lhe concede resistências a tipos comuns, tais como Fairy, Psychic e Dark. Isso lhe dá boas oportunidades de setup e lhe permite funcionar como um check defensivo a Pokémon como Clefable, Tapu Lele, Mega Alakazam e Ash-Greninja. Magearna possui altos 130 de base Special Attack com uma excelente movepool consistida de bons moves, como Fleur Cannon, Focus Blast, Calm Mind, Shift Gear e Thunderbolt. Essencialmente, Magearna pode escolher seus checks e counters devido à variedade de Z-Crystals que pode usar em sets ofensivos, tais como Fairium Z, Steelium Z e Electrium Z, que atingem uma grande variedade de Pokémon. Além disso, Magearna tem acesso a Volt Switch, o que lhe permite atuar como um pivot defensivo e ganhar momentum. Infelizmente, Magearna carece de qualquer tipo de recovery, o que significa que ela pode ser enfraquecida gradualmente com facilidade. Isso significa que a maioria de seus sets, especialmente os sets de Assault Vest, são propensos a Spikes, pois eles terão dificuldade para fazer switch in em Pokémon como Ash-Greninja e Tapu Lele várias vezes durante o jogo. Speed medíocre antes de fazer setup também significa que Magearna é suscetível a Pokémon comuns, como Heatran, Landorus-T e Zygarde.

Shift Gear
Magearna @ Fairium Z / Steelium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Shift Gear
- Calm Mind / Thunderbolt
- Fleur Cannon / Fleur Flash Cannon
- Focus Blast

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por seus checks habituais, como Assault Vest Tangrowth. Thunderbolt pode ser usado ao invés de Calm Mind caso seja desejado derrotar Toxapex e Celesteela, mas isso acaba com a habilidade de Magearna de confiavelmente vencer walls. Focus Blast atinge Steel-types com bons stats defensivos, como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Flash Cannon deve ser usado com Thunderbolt para passar por checks como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Ice Beam poderia ser usado ao invés de Fleur Cannon junto de Thunderbolt para atingir Landorus-T, Zygarde e Gliscor, mas é notavelmente mais fraco contra qualquer coisa que não receba dano super efetivo.

Detalhes do Set

Fairium Z permite a Magearna derrotar checks focados em Special Defense, como Gastrodon e Tangrowth, após um boost de Calm Mind. Steelium Z transforma Flash Cannon em Corkscrew Crash, permitindo a Magearna passar por checks como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Iapapa Berry pode ser usada, dando a Magearna recovery em uma emergência e mantendo-a fora do alcance de ataques prioritários comuns, como Bullet Punch e Water Shuriken. Shuca Berry é outra alternativa, permitindo a Magearna fazer setup contra Ground-types, tais como Landorus-T, Gliscor e Zygarde. Electrium Z pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Toxapex e Celesteela mais facilmente. Fightinium Z também pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Heatran e Ferrothorn de forma confiável. Metronome também é uma opção para os ataques de Magearna consistentemente se tornarem mais fortes se sua equipe já tiver outro usuário de Z-Move.

Dicas de Uso

Magearna funciona melhor como uma late-game sweeper, uma vez que os Pokémon adversários estejam enfraquecidos. No entanto, Magearna também pode ser usada como uma mid-game breaker, podendo ser usada mais agressivamente. Um Twinkle Tackle com boost é extremamente dificil difícil de fazer switch in, o que torna bastante fácil para Magearna abrir caminho para um de seus companheiros de equipe fazerem sweep no late-game. Se você pretende fazer sweep com Magearna no late-game, é importante mantê-la saudável durante toda a partida, pois pode ser necessário obter múltiplos boosts para vencer. Além disso, manter Magearna saudável também evita que ela receba revenge kill por moves prioritários, como Water Shuriken e Bullet Punch. Você deve avaliar se é mais benéfico utilizar Calm Mind ou Shift Gear. Por exemplo, se Magearna estiver enfrentando Pokémon mais lentos, como Ferrothorn, Clefable e Tangrowth, é melhor usar Calm Mind para derrotar esses Pokémon. Se Magearna estiver enfrentando equipes ofensivas com Pokémon mais rápidos, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Choice Scarf Landorus-T, será benéfico usar Shift Gear primeiro para ultrapassar esses Pokémon. Além disso, Magearna deve ter cuidado a fim de utilizar seus Z-Moves na hora certa. Sets de Steelium Z realmente querem Toxapex enfraquecido antes de tentar fazer sweep e também querem um pouco de dano residual em Pokémon como Mega Venusaur e Amoonguss para derrotá-los. Se for usado, sets de Electrium Z devem tentar enfraquecer Toxapex antes de utilizar Gigavolt Havoc, porque ele pode aguentar um Gigavolt Havoc sem boost com HP cheio. Sets de Fightinium Z podem fazer setup mais cedo se Steel-types, (adicionar vírgula) como Heatran e Ferrothorn, ainda estiverem saudáveis, porquanto já que ela normalmente podem sobrecarregá-los, mas o set realmente precisa de Toxapex enfraquecido.

Opções de Equipe

Psychic-types, como Mega Alakazam e Mega Latios, são excelentes companheiros de equipe para Magearna, pois eles podem consistentemente fazer switch in em Toxapex e desgastar enfraquecer Steel-types, tais como Heatran, Celesteela e Assault Vest Magearna. Greninja e Ash-Greninja podem ser usados para desgastar os checks de Magearna com Spikes. Greninja também pode funcionar como um lead em hyper offense, já que tem acesso a duas formas de entry hazard, incluindo Toxic Spikes. Pokémon como Mega Lopunny e Mega Alakazam apreciam a habilidade capacidade de Magearna como uma mid-game breaker com Calm Mind para que eles possam fazer sweep no late-game. Tornadus-T pode remover itens de Pokémon como Toxapex, Assault Vest Magearna e Heatran. Além disso, ele também fornece um suporte com de Defog, que é útil para manter Magearna o mais saudável possível. Dual screens de Tapu Koko ou o suporte de Aurora Veil de Alolan Ninetales permitem a Magearna fazer setup muito mais facilmente. Tapu Koko também fornece Electric Terrain para potencialmente dar boost ao Thunderbolt e ao Gigavolt Havoc de Magearna.

Assault Vest
Magearna @ Assault Vest
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 224 SpD / 36 Spe
Sassy Nature
- Volt Switch
- Fleur Cannon
- Focus Blast / Hidden Power Fire
- Iron Head

Moves

Volt Switch ajuda Magearna a desempenhar seu papel de pivot e manter momentum para a equipe. Focus Blast atinge Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Hidden Power Fire atinge confiavelmente Ferrothorn e Mega Scizor e os impede de utilizar Magearna como uma isca para pôr Spikes em campo ou ganhar boosts. Ice Beam dá a Magearna a capacidade de conseguir um OHKO em Ground-types como Landorus-T. Também impede que Gliscor bloqueie Volt Switch, já que ele não teme Fleur Cannon. Iron Head é usado apesar do stat de Attack mais baixo de Magearna para derrotar usuários de Calm Mind, tais como Clefable, Magearna e Mega Alakazam. No entanto, Flash Cannon pode ser usado se os inimigos acima mencionados não forem problemas.

Detalhes do Set

36 EVs em Speed permitem a Magearna ultrapassar Clefable sem investimentos, o que lhe dá uma boa chance de a derrotar. Uma nature Calm deve ser usada com Flash Cannon. 22 IVs em Speed sem nenhum investimento podem ser usados para que Magearna seja mais lenta do que Celesteela, permitindo-lhe absorver um Leech Seed antes de fazer pivot para um companheiro de equipe.

Dicas de Uso

Magearna consegue realizar switch in em muitos special attackers, porém, por ser propensa a ser desgastada enfraquecida, você não deve depender excessivamente dela para fazer check a qualquer ameaça ofensiva focada em Special Attack. Geralmente, tente não fazer switch in com Magearna quando Spikes estiverem em campo, pois eles tendem a desgastá-la facilmente. No entanto, se você antecipa um Ground-type para fazer switch in e bloquear Volt Switch, Magearna pode usar Fleur Cannon ou Ice Beam para se livrar deles. Se um Greninja for confirmado sendo Protean, considere o risco de usar Volt Switch nele, pois ele poderá usar Spikes para bloqueá-lo.

Opções de Equipe

Defoggers, como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Koko, podem manter Spikes fora de campo para Magearna e também formar um bom core VoltTurn com ela. Pokémon como Landorus-T e Tangrowth focado em Defense podem fazer check a Ground-types, tais como Zygarde, Gliscor e Choice Scarf Landorus-T, que Magearna tende a ter dificuldade contra. Wallbreakers poderosos, como Mega Medicham, Garchomp e Kyurem-B, apreciam o lento Volt Switch lento de Magearna para trazê-los a batalha. Checks sólidos para Heatran, como Zygarde, Gliscor, Mega Alakazam e Mega Latios, são apreciados. Magearna pode ser usada em equipes de rain, (Remover vírgula) porque pois consegue fazer switch in em Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, e também enfraquecer Ferrothorn com Focus Blast, que muitas vezes é irritante para as equipes de rain.

Calm Mind + Pain Split
Magearna @ Fairium Z
Ability: Soul-Heart
EVs: 248 HP / 252 SpA / 8 SpD
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Calm Mind
- Pain Split
- Fleur Cannon
- Thunderbolt

Moves

Calm Mind permite a Magearna passar por Tangrowth, Toxapex e, em conjunto com Pain Split, Chansey, todos contra os quais lidaria com dificuldade de outra forma. Pain Split permite a Magearna ganhar um pouco de recovery quando estiver com pouco HP e danificar o que estiver na sua frente. Fleur Cannon com Fairium Z permite a Magearna aniquilar ameaças bulky, como Tangrowth, Chansey e Ferrothorn, quando estiver com boosts o suficiente. Thunderbolt é o melhor move de coverage que Magearna pode usar, já que atinge Toxapex e Celesteela de forma super efetiva, bem como Heatran com dano neutro.

Detalhes do Set

248 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense permitem a Magearna sobreviver a dois Focus Blast de Mega Alakazam após Stealth Rock. Embora nem sempre seja ideal, Magearna pode usar 96 EVs em Special Attack com uma nature Modest para lhe permitir dar OHKO em Tapu Bulu focado em Special Defense com +1 Twinkle Tackle após um estágio de boost. Com essa distribuição, o resto dos EVs vão para a Defense para permitir a Magearna aguentar mais facilmente moves Ground-types de Pokémon como Landorus-T e Zygarde, assim como ataques de Mega Medicham e +2 Hawlucha com dois estágios de boost. Alternativamente, pode-se usar EVs em Special Defense para aguentar ataques de Mega Alakazam, Tornadus-T e Tapu Lele mais facilmente. Shuca Berry é uma outra opção alternativa que permite a Magearna efetivamente atrair e remover Ground-types, tais como Landorus-T, Garchomp e Choice Band Zygarde, ao custo de um pouco de seu potencial ofensivo. Leftovers é outra opção para melhorar a longevidade de Magearna e lhe permitir fazer check a Pokémon como Tapu Lele e Mega Alakazam de forma mais confiável.

Dicas de Uso

Esse set de Magearna funciona muito bem contra equipes defensivas, já que pode passar por checks típicos, como Chansey, Toxapex e Gastrodon, quando estiver com boosts e pode facilmente obter múltiplas oportunidades de wallbreak em um jogo graças à tipagem de Magearna e à longevidade que Pain Split lhe oferece. Magearna normalmente achará impossível fazer sweep no early- ou mid-game contra times ofensivos, (adicionar vírgula) então, (adicionar vírgula) nesse matchup, usualmente é melhor usar sua fantástica tipagem defensiva para aguentar golpes de ameaças como Mega Alakazam, Tapu Bulu e Tornadus-T. Além disso, Twinkle Tackle bate incrivelmente forte mesmo sem boosts, o que pode permitir a Magearna danificar bastante ou derrotar switch-ins comuns, como Landorus-T, Gliscor e Toxapex Excadrill. Tenha cuidado ao usar Calm Mind quando o oponente tiver uma ameaça que pode ultrapassar, (remover vírgula) e (no artigo original fala que só é um problema se o Pokémon for mais rápido e puder causar um grande dano nela, só ser mais rápido não faria muita coisa) danificar fortemente ou dar OHKO em Magearna. Essas ameaças incluem Landorus-T, Garchomp, Volcarona, Heatran, entre outras. Volcarona pode até usar Magearna como uma isca para setup. Pain Split é melhor usado para manter Magearna saudável, e com uso consistente você pode geralmente mantê-la com HP razoavelmente alto durante um jogo. Magearna geralmente consegue causar dano em típicas switch-ins, como Chansey e Heatran, e recuperar HP contra eles jogando de forma inteligente. Quando está com pouco HP, Magearna pode encontrar uma maneira de ganhar recovery recuperar-se para colocá-la ao alcance de sobreviver a algum ataque.

Opções de Equipe

Pokémon como Zygarde, Gliscor e Rotom-W podem fazer um bom check a Heatran enquanto também pressionam Landorus-T, que são dois dos checks mais comuns de Magearna. Ameaças como Mega Tyranitar e Mega Mawile que podem pressionar fortemente Ground-types são apreciadas, já que Magearna não pode realmente fazer sweep com um deles ainda de pé. Usuários de entry hazards, como Ash-Greninja, Landorus-T e Mega Diancie, podem realmente ajudar com o desgaste de a desgastar Heatran, que Magearna pode ter dificuldades para derrotar. Mega Diancie particularmente é uma boa parceira, pois pode enfraquecer Steel-types adversários. Entry hazards também podem ajudar a colocar Toxapex, Magearna adversária e Ferrothorn ao alcance de Thunderbolt e Twinkle Tackle com boost. Magearna odeia Spikes e Stealth Rock, visto que eles a colocam ao alcance de moves como Earthquake de Landorus-T e Garchomp e Magma Storm de Modest Heatran. Defoggers como Gliscor e Rotom-W podem fazer check a certos sets de Landorus-T e Heatran, enquanto Defog Tornadus-T ajudar a enfraquecer Heatran. Mesmo que Magearna possa aguentar ataques de Zygarde e Landorus-T, geralmente não é aconselhável o fazer. Assim, Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, podem, pelo menos, fazer switch in neles e absorver os golpes. Tapu Bulu também invoca Grassy Terrain, que enfraquece Earthquake e também dá a Magearna outra fonte de recovery. Eles também tiram um pouco da pressão de Magearna ao poderem fazer switch in em Ash-Greninja e, no caso de Tapu Bulu, Mega Alakazam, considerando que essa variante de Magearna sofre para fazer switch in constantemente nessas ameaças.

Outras Opções

Um set focado em Special Defense com Z-Heal Bell + Heart Swap pode ser usado para roubar boosts de Reuniclus, Mega Latias e de Calm Mind Magearna adversária enquanto também atua como um cleric capaz de responder a Tapu Lele, mas esses sets defensivos são geralmente inferiores nas equipes de stall. Trick Room pode ser usado em equipes dedicadas como uma usuária alternativa com bulk e poder suficientes para fazer setup pelo menos uma ou duas vezes. Esse set também pode ser usado em equipes ofensivas como um late-game sweeper, mas é ultrapassado superado por sets de Shift Gear nesse quesito. Explosion pode ser usado em sets de Assault Vest para causar grandes danos a Volcarona. Alternativamente, Energy Ball também pode ser utilizado para pegar Gastrodon e Mega Swampert de surpresa, mas não oferece muito mais.

Checks e Counters

Pokémon focados em Special Defense: Pokémon focados em Special Defense podem ser grandes ameaças para Magearna. Toxapex apenas teme Thunderbolt e Gigavolt Havoc com boost, aguentando tudo mais confortavelmente. Chansey segura tudo o que Magearna pode jogar com relativa facilidade, com exceção de Twinkle Tackle, e também perde para as variantes de Calm Mind e Pain Split. Assault Vest Magearna pode ser um bom check para Shift Gear Magearna. Gastrodon pode bloquear Volt Switch e aguentar bem qualquer move de Magearna, exceto Twinkle Tackle com boost e o raro Energy Ball. Amoonguss, Mega Venusaur e Assault Vest Tangrowth também podem lidar com Magearna, apenas temendo específicos sets específicos de Calm Mind.

Fire-types: Fire-types resistem aos ataques STAB de Magearna e ameaçam-na com uma coverage super efetiva. Volcarona pode aguentar qualquer golpe razoavelmente bem de sets ofensivos e em seguida derrotar Magearna com Fire Blast. Ela também pode usar Assault Vest Magearna como uma isca de setup. Heatran apenas teme Focus Blast, All-Out Pummeling ou um Gigavolt Havoc com boost de Electric Terrain. Pokémon como Blacephalon também podem resistir bem a Magearna, mas podem ser derrotados por Twinkle Tackle após dano de Stealth Rock.

Steel-types: Pokémon como Jirachi, Celesteela, Magearna, Mega Scizor, Ferrothorn, Heatran e Mega Mawile são bons checks para os sets ofensivos de Magearna. Jirachi e Magearna adversária com Assault Vest ou focada em Special Defense podem aguentar qualquer golpe confortavelmente de Shift Gear Magearna, e Jirachi também tem a capacidade de recuperar HP com a combinação de Wish + Protect. Celesteela apenas teme Gigavolt Havoc de Magearna. Mega Scizor não se importa com qualquer ataque fora Hidden Power Fire ou Gigavolt Havoc. Ferrothorn e Heatran podem resistir a qualquer golpe fora All-Out Pummeling, embora possam ser fortemente danificados por Hidden Power Fire ou, no caso de Heatran, Focus Blast.

Ground-types: Ground-types, como Landorus-T, Zygarde e Gliscor, podem potencialmente bloquear Volt Switch de Assault Vest Magearna e ameaçá-la com Earthquake ou Thousand Arrows, mas eles não resistem a aguentam Fleur Cannon ou Ice Beam muito bem. Todos eles também perdem para Ice Beam ou Twinkle Tackle de Shift Gear Magearna. Magearna também pode usar Shuca Berry, que lhe permite os usar como iscas de setup ou para os derrotar com Twinkle Tackle.

Créditos


Boa tradução, principalmente pelo tamanho dela, mas tenta tomar mais cuidado ao implementar os GPs, eu tive que colocar várias coisas de novo que já apareciam no do Mitsuki (tenta dar uma revisada no dele também pra confirmar se eu não esqueci algo). Aqui é um guia geral para como implementar um GP corretamente, ou caso queira ver o vídeo direto (menos de um minuto), pode dar uma olhada aqui.
Implementado.
 
HTML:
[title]
Magearna

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Gra&ccedil;as &agrave; sua ability Soul-Heart, Magearna tem a capacidade de causar um efeito bola de neve com seus sets de Shift Gear, o que significa que &eacute; muito dif&iacute;cil fazer check a ela no late-game. Ela tamb&eacute;m possui uma &oacute;tima tipagem, o que lhe concede resist&ecirc;ncias a tipos comuns, tais como Fairy, Psychic e Dark. Isso lhe d&aacute; boas oportunidades de setup e lhe permite funcionar como um check defensivo a Pok&eacute;mon como Clefable, Tapu Lele, Mega Alakazam e Ash-Greninja. Magearna possui altos 130 de base Special Attack com uma excelente movepool consistida de bons moves, como Fleur Cannon, Focus Blast, Calm Mind, Shift Gear e Thunderbolt. Essencialmente, Magearna pode escolher seus checks e counters devido &agrave; variedade de Z-Crystals que pode usar em sets ofensivos, tais como Fairium Z, Steelium Z e Electrium Z, que atingem uma grande variedade de Pok&eacute;mon. Al&eacute;m disso, Magearna tem acesso a Volt Switch, o que lhe permite atuar como um pivot defensivo e ganhar momentum. Infelizmente, Magearna carece de qualquer tipo de recovery, o que significa que ela pode ser enfraquecida gradualmente com facilidade. Isso significa que a maioria de seus sets, especialmente os sets de Assault Vest, s&atilde;o propensos a Spikes, pois eles ter&atilde;o dificuldade para fazer switch in em Pok&eacute;mon como Ash-Greninja e Tapu Lele v&aacute;rias vezes durante o jogo. Speed med&iacute;ocre antes de fazer setup tamb&eacute;m significa que Magearna &eacute; suscet&iacute;vel a Pok&eacute;mon comuns, como Heatran, Landorus-T e Zygarde.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Shift Gear</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Shift Gear</span></td><td>Item: <span class="item-name">Fairium Z</span> / <span class="item-name">Steelium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Calm Mind</span> / <span class="move-name">Thunderbolt</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Soul-Heart</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Fleur Cannon</span> / <span class="move-name">Flash Cannon</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Focus Blast</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Calm Mind permite a Magearna passar por seus checks habituais, como Assault Vest Tangrowth. Thunderbolt pode ser usado ao inv&eacute;s de Calm Mind caso seja desejado derrotar Toxapex e Celesteela, mas isso acaba com a habilidade de Magearna de confiavelmente vencer walls. Focus Blast atinge Steel-types com bons stats defensivos, como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Flash Cannon deve ser usado com Thunderbolt para passar por checks como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Ice Beam poderia ser usado ao inv&eacute;s de Fleur Cannon junto de Thunderbolt para atingir Landorus-T, Zygarde e Gliscor, mas &eacute; notavelmente mais fraco contra qualquer coisa que n&atilde;o receba dano super efetivo.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Fairium Z permite a Magearna derrotar checks focados em Special Defense, como Gastrodon e Tangrowth, ap&oacute;s um boost de Calm Mind. Steelium Z transforma Flash Cannon em Corkscrew Crash, permitindo a Magearna passar por checks como Assault Vest Magearna, Mega Venusaur, Mega Mawile e Amoonguss. Iapapa Berry pode ser usada, dando a Magearna recovery em uma emerg&ecirc;ncia e mantendo-a fora do alcance de ataques priorit&aacute;rios comuns, como Bullet Punch e Water Shuriken. Shuca Berry &eacute; outra alternativa, permitindo a Magearna fazer setup contra Ground-types, tais como Landorus-T, Gliscor e Zygarde. Electrium Z pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Toxapex e Celesteela mais facilmente. Fightinium Z tamb&eacute;m pode ser usado em sets de Thunderbolt para derrotar Heatran e Ferrothorn de forma confi&aacute;vel. Metronome tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para os ataques de Magearna consistentemente se tornarem mais fortes se sua equipe j&aacute; tiver outro usu&aacute;rio de Z-Move.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Magearna funciona melhor como uma late-game sweeper, uma vez que os Pok&eacute;mon advers&aacute;rios estejam enfraquecidos. No entanto, Magearna tamb&eacute;m pode ser usada como uma mid-game breaker, podendo ser usada mais agressivamente. Um Twinkle Tackle com boost &eacute; extremamente dif&iacute;cil de fazer switch in, o que torna bastante f&aacute;cil para Magearna abrir caminho para um de seus companheiros de equipe fazerem sweep no late-game. Se voc&ecirc; pretende fazer sweep com Magearna no late-game, &eacute; importante mant&ecirc;-la saud&aacute;vel durante toda a partida, pois pode ser necess&aacute;rio obter m&uacute;ltiplos boosts para vencer. Al&eacute;m disso, manter Magearna saud&aacute;vel tamb&eacute;m evita que ela receba revenge kill por moves priorit&aacute;rios, como Water Shuriken e Bullet Punch. Voc&ecirc; deve avaliar se &eacute; mais ben&eacute;fico utilizar Calm Mind ou Shift Gear. Por exemplo, se Magearna estiver enfrentando Pok&eacute;mon mais lentos, como Ferrothorn, Clefable e Tangrowth, &eacute; melhor usar Calm Mind para derrotar esses Pok&eacute;mon. Se Magearna estiver enfrentando equipes ofensivas com Pok&eacute;mon mais r&aacute;pidos, como Ash-Greninja, Tapu Koko e Choice Scarf Landorus-T, ser&aacute; ben&eacute;fico usar Shift Gear primeiro para ultrapassar esses Pok&eacute;mon. Al&eacute;m disso, Magearna deve ter cuidado a fim de utilizar seus Z-Moves na hora certa. Sets de Steelium Z realmente querem Toxapex enfraquecido antes de tentar fazer sweep e tamb&eacute;m querem um pouco de dano residual em Pok&eacute;mon como Mega Venusaur e Amoonguss para derrot&aacute;-los. Se for usado, sets de Electrium Z devem tentar enfraquecer Toxapex antes de utilizar Gigavolt Havoc, porque ele pode aguentar um Gigavolt Havoc sem boost com HP cheio. Sets de Fightinium Z podem fazer setup mais cedo se Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, ainda estiverem saud&aacute;veis, j&aacute; que ela normalmente pode sobrecarreg&aacute;-los, mas o set realmente precisa de Toxapex enfraquecido.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Psychic-types, como Mega Alakazam e Mega Latios, s&atilde;o excelentes companheiros de equipe para Magearna, pois eles podem consistentemente fazer switch in em Toxapex e enfraquecer Steel-types, tais como Heatran, Celesteela e Assault Vest Magearna. Greninja e Ash-Greninja podem ser usados para desgastar os checks de Magearna com Spikes. Greninja tamb&eacute;m pode funcionar como um lead em hyper offense, j&aacute; que tem acesso a duas formas de entry hazard, incluindo Toxic Spikes. Pok&eacute;mon como Mega Lopunny e Mega Alakazam apreciam a capacidade de Magearna como uma mid-game breaker com Calm Mind para que eles possam fazer sweep no late-game. Tornadus-T pode remover itens de Pok&eacute;mon como Toxapex, Assault Vest Magearna e Heatran. Al&eacute;m disso, ele tamb&eacute;m fornece suporte de Defog, que &eacute; &uacute;til para manter Magearna o mais saud&aacute;vel poss&iacute;vel. Dual screens de Tapu Koko ou suporte de Aurora Veil de Alolan Ninetales permitem a Magearna fazer setup muito mais facilmente. Tapu Koko tamb&eacute;m fornece Electric Terrain para potencialmente dar boost ao Thunderbolt e ao Gigavolt Havoc de Magearna.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Assault Vest</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Volt Switch</span></td><td>Item: <span class="item-name">Assault Vest</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Fleur Cannon</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Soul-Heart</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Focus Blast</span> / <span class="move-name">Hidden Power Fire</span></td><td>Nature: <span class="nature">Sassy</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Iron Head</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 224 SpD / 36 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Volt Switch ajuda Magearna a desempenhar seu papel de pivot e manter momentum para a equipe. Focus Blast atinge Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com dano super efetivo. Hidden Power Fire atinge confiavelmente Ferrothorn e Mega Scizor e os impede de utilizar Magearna como uma isca para p&ocirc;r Spikes em campo ou ganhar boosts. Ice Beam d&aacute; a Magearna a capacidade de conseguir um OHKO em Ground-types como Landorus-T. Tamb&eacute;m impede que Gliscor bloqueie Volt Switch, j&aacute; que ele n&atilde;o teme Fleur Cannon. Iron Head &eacute; usado apesar do stat de Attack mais baixo de Magearna para derrotar usu&aacute;rios de Calm Mind, tais como Clefable, Magearna e Mega Alakazam. No entanto, Flash Cannon pode ser usado se os inimigos acima mencionados n&atilde;o forem problemas.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>36 EVs em Speed permitem a Magearna ultrapassar Clefable sem investimentos, o que lhe d&aacute; uma boa chance de a derrotar. Uma nature Calm deve ser usada com Flash Cannon. 22 IVs em Speed sem nenhum investimento podem ser usados para que Magearna seja mais lenta do que Celesteela, permitindo-lhe absorver um Leech Seed antes de fazer pivot para um companheiro de equipe.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Magearna consegue realizar switch in em muitos special attackers, por&eacute;m, por ser propensa a ser enfraquecida, voc&ecirc; n&atilde;o deve depender excessivamente dela para fazer check a qualquer amea&ccedil;a ofensiva focada em Special Attack. Geralmente, tente n&atilde;o fazer switch in com Magearna quando Spikes estiverem em campo, pois eles tendem a desgast&aacute;-la facilmente. No entanto, se voc&ecirc; antecipa um Ground-type para fazer switch in e bloquear Volt Switch, Magearna pode usar Fleur Cannon ou Ice Beam para se livrar deles. Se um Greninja for confirmado sendo Protean, considere o risco de usar Volt Switch nele, pois ele poder&aacute; usar Spikes para bloque&aacute;-lo.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Defoggers, como Tornadus-T, Landorus-T e Tapu Koko, podem manter Spikes fora de campo para Magearna e tamb&eacute;m formar um bom core VoltTurn com ela. Pok&eacute;mon como Landorus-T e Tangrowth focado em Defense podem fazer check a Ground-types, tais como Zygarde, Gliscor e Choice Scarf Landorus-T, que Magearna tende a ter dificuldade contra. Wallbreakers poderosos, como Mega Medicham, Garchomp e Kyurem-B, apreciam o Volt Switch lento de Magearna para traz&ecirc;-los a batalha. Checks s&oacute;lidos para Heatran, como Zygarde, Gliscor, Mega Alakazam e Mega Latios, s&atilde;o apreciados. Magearna pode ser usada em equipes de rain pois consegue fazer switch in em Psychic-types, como Mega Alakazam e Tapu Lele, e tamb&eacute;m enfraquecer Ferrothorn com Focus Blast, que muitas vezes &eacute; irritante para as equipes de rain.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Calm Mind + Pain Split</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Calm Mind</span></td><td>Item: <span class="item-name">Fairium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Pain Split</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Soul-Heart</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Fleur Cannon</span></td><td>Nature: <span class="nature">Modest</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Thunderbolt</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 252 SpA / 8 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Calm Mind permite a Magearna passar por Tangrowth, Toxapex e, em conjunto com Pain Split, Chansey, todos contra os quais lidaria com dificuldade de outra forma. Pain Split permite a Magearna ganhar um pouco de recovery quando estiver com pouco HP e danificar o que estiver na sua frente. Fleur Cannon com Fairium Z permite a Magearna aniquilar amea&ccedil;as bulky, como Tangrowth, Chansey e Ferrothorn, quando estiver com boosts o suficiente. Thunderbolt &eacute; o melhor move de coverage que Magearna pode usar, j&aacute; que atinge Toxapex e Celesteela de forma super efetiva, bem como Heatran com dano neutro.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>248 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense permitem a Magearna sobreviver a dois Focus Blast de Mega Alakazam ap&oacute;s Stealth Rock. Embora nem sempre seja ideal, Magearna pode usar 96 EVs em Special Attack com uma nature Modest para lhe permitir dar OHKO em Tapu Bulu focado em Special Defense com +1 Twinkle Tackle. Com essa distribui&ccedil;&atilde;o, o resto dos EVs v&atilde;o para a Defense para permitir a Magearna aguentar mais facilmente moves Ground-types de Pok&eacute;mon como Landorus-T e Zygarde, assim como ataques de Mega Medicham e +2 Hawlucha. Alternativamente, pode-se usar EVs em Special Defense para aguentar ataques de Mega Alakazam, Tornadus-T e Tapu Lele mais facilmente. Shuca Berry &eacute; uma outra op&ccedil;&atilde;o que permite a Magearna efetivamente atrair e remover Ground-types, tais como Landorus-T, Garchomp e Choice Band Zygarde, ao custo de um pouco de seu potencial ofensivo. Leftovers &eacute; outra op&ccedil;&atilde;o para melhorar a longevidade de Magearna e lhe permitir fazer check a Pok&eacute;mon como Tapu Lele e Mega Alakazam de forma mais confi&aacute;vel.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Esse set de Magearna funciona muito bem contra equipes defensivas, j&aacute; que pode passar por checks t&iacute;picos, como Chansey, Toxapex e Gastrodon, quando estiver com boosts e pode facilmente obter m&uacute;ltiplas oportunidades de wallbreak em um jogo gra&ccedil;as &agrave; tipagem de Magearna e &agrave; longevidade que Pain Split lhe oferece. Magearna normalmente achar&aacute; imposs&iacute;vel fazer sweep no early- ou mid-game contra times ofensivos, ent&atilde;o, nesse matchup, usualmente &eacute; melhor usar sua fant&aacute;stica tipagem defensiva para aguentar golpes de amea&ccedil;as como Mega Alakazam, Tapu Bulu e Tornadus-T. Al&eacute;m disso, Twinkle Tackle bate incrivelmente forte mesmo sem boosts, o que pode permitir a Magearna danificar bastante ou derrotar switch-ins comuns, como Landorus-T, Gliscor e Excadrill. Tenha cuidado ao usar Calm Mind quando o oponente tiver uma amea&ccedil;a que pode ultrapassar e danificar fortemente ou dar OHKO em Magearna. Essas amea&ccedil;as incluem Landorus-T, Garchomp, Volcarona, Heatran, entre outras. Volcarona pode at&eacute; usar Magearna como uma isca para setup. Pain Split &eacute; melhor usado para manter Magearna saud&aacute;vel, e com uso consistente voc&ecirc; pode geralmente mant&ecirc;-la com HP razoavelmente alto durante um jogo. Magearna geralmente consegue causar dano em t&iacute;picas switch-ins, como Chansey e Heatran, e recuperar HP contra eles jogando de forma inteligente. Quando est&aacute; com pouco HP, Magearna pode encontrar uma maneira de recuperar-se para coloc&aacute;-la ao alcance de sobreviver a algum ataque.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Pok&eacute;mon como Zygarde, Gliscor e Rotom-W podem fazer um bom check a Heatran enquanto tamb&eacute;m pressionam Landorus-T, que s&atilde;o dois dos checks mais comuns de Magearna. Amea&ccedil;as como Mega Tyranitar e Mega Mawile que podem pressionar fortemente Ground-types s&atilde;o apreciadas, j&aacute; que Magearna n&atilde;o pode realmente fazer sweep com um deles ainda de p&eacute;. Usu&aacute;rios de entry hazards, como Ash-Greninja, Landorus-T e Mega Diancie, podem realmente ajudar a desgastar Heatran, que Magearna pode ter dificuldades para derrotar. Mega Diancie particularmente &eacute; uma boa parceira, pois pode enfraquecer Steel-types advers&aacute;rios. Entry hazards tamb&eacute;m podem ajudar a colocar Toxapex, Magearna advers&aacute;ria e Ferrothorn ao alcance de Thunderbolt e Twinkle Tackle com boost. Magearna odeia Spikes e Stealth Rock, visto que eles a colocam ao alcance de moves como Earthquake de Landorus-T e Garchomp e Magma Storm de Modest Heatran. Defoggers como Gliscor e Rotom-W podem fazer check a certos sets de Landorus-T e Heatran, enquanto Defog Tornadus-T ajudar a enfraquecer Heatran. Mesmo que Magearna possa aguentar ataques de Zygarde e Landorus-T, geralmente n&atilde;o &eacute; aconselh&aacute;vel o fazer. Assim, Grass-types, como Tapu Bulu e Tangrowth, podem, pelo menos, fazer switch in neles e absorver os golpes. Tapu Bulu tamb&eacute;m invoca Grassy Terrain, que enfraquece Earthquake e tamb&eacute;m d&aacute; a Magearna outra fonte de recovery. Eles tamb&eacute;m tiram um pouco da press&atilde;o de Magearna ao poderem fazer switch in em Ash-Greninja e, no caso de Tapu Bulu, Mega Alakazam, considerando que essa variante de Magearna sofre para fazer switch in constantemente nessas amea&ccedil;as.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set focado em Special Defense com Z-Heal Bell + Heart Swap pode ser usado para roubar boosts de Reuniclus, Mega Latias e de Calm Mind Magearna advers&aacute;ria enquanto tamb&eacute;m atua como um cleric capaz de responder a Tapu Lele, mas esses sets defensivos s&atilde;o geralmente inferiores nas equipes de stall. Trick Room pode ser usado em equipes dedicadas como uma usu&aacute;ria alternativa com bulk e poder suficientes para fazer setup pelo menos uma ou duas vezes. Esse set tamb&eacute;m pode ser usado em equipes ofensivas como um late-game sweeper, mas &eacute; superado por sets de Shift Gear nesse quesito. Explosion pode ser usado em sets de Assault Vest para causar grandes danos a Volcarona. Alternativamente, Energy Ball tamb&eacute;m pode ser utilizado para pegar Gastrodon e Mega Swampert de surpresa, mas n&atilde;o oferece muito mais.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Pok&eacute;mon Focados em Special Defense</strong>: Pok&eacute;mon focados em Special Defense podem ser grandes amea&ccedil;as para Magearna. Toxapex apenas teme Thunderbolt e Gigavolt Havoc com boost, aguentando tudo mais confortavelmente. Chansey segura tudo o que Magearna pode jogar com relativa facilidade, com exce&ccedil;&atilde;o de Twinkle Tackle, e tamb&eacute;m perde para as variantes de Calm Mind e Pain Split. Assault Vest Magearna pode ser um bom check para Shift Gear Magearna. Gastrodon pode bloquear Volt Switch e aguentar bem qualquer move de Magearna, exceto Twinkle Tackle com boost e o raro Energy Ball. Amoonguss, Mega Venusaur e Assault Vest Tangrowth tamb&eacute;m podem lidar com Magearna, apenas temendo sets espec&iacute;ficos de Calm Mind.</li>
   <li><strong>Fire-types</strong>: Fire-types resistem aos ataques STAB de Magearna e amea&ccedil;am-na com uma coverage super efetiva. Volcarona pode aguentar qualquer golpe razoavelmente bem de sets ofensivos e em seguida derrotar Magearna com Fire Blast. Ela tamb&eacute;m pode usar Assault Vest Magearna como uma isca de setup. Heatran apenas teme Focus Blast, All-Out Pummeling ou um Gigavolt Havoc com boost de Electric Terrain. Pok&eacute;mon como Blacephalon tamb&eacute;m podem resistir bem a Magearna, mas podem ser derrotados por Twinkle Tackle ap&oacute;s dano de Stealth Rock.</li>
    <li><strong>Steel-types</strong>: Pok&eacute;mon como Jirachi, Celesteela, Magearna, Mega Scizor, Ferrothorn, Heatran e Mega Mawile s&atilde;o bons checks para os sets ofensivos de Magearna. Jirachi e Magearna advers&aacute;ria com Assault Vest ou focada em Special Defense podem aguentar qualquer golpe confortavelmente de Shift Gear Magearna, e Jirachi tamb&eacute;m tem a capacidade de recuperar HP com a combina&ccedil;&atilde;o de Wish + Protect. Celesteela apenas teme Gigavolt Havoc de Magearna. Mega Scizor n&atilde;o se importa com qualquer ataque fora Hidden Power Fire ou Gigavolt Havoc. Ferrothorn e Heatran podem resistir a qualquer golpe fora All-Out Pummeling, embora possam ser fortemente danificados por Hidden Power Fire ou, no caso de Heatran, Focus Blast.</li>
   <li><strong>Ground-types</strong>: Ground-types, como Landorus-T, Zygarde e Gliscor, podem potencialmente bloquear Volt Switch de Assault Vest Magearna e amea&ccedil;&aacute;-la com Earthquake ou Thousand Arrows, mas eles n&atilde;o aguentam Fleur Cannon ou Ice Beam muito bem. Todos eles tamb&eacute;m perdem para Ice Beam ou Twinkle Tackle de Shift Gear Magearna. Magearna tamb&eacute;m pode usar Shuca Berry, que lhe permite os usar como iscas de setup ou os derrotar com Twinkle Tackle.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>  
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/232514" target="_blank">Anish</a>, <a href="/forums/members/395754" target="_blank">Jordy</a> e <a href="/forums/members/382658" target="_blank">Nuked</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/mimas.466658/" target="_blank">Mimas</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/303291" target="_blank">Lyd</a>, <a href="/forums/members/395754" target="_blank">Jordy</a>, <a href="/forums/members/328915" target="_blank">Leo</a> e <a href="/forums/members/248449" target="_blank">Talah</a></li>  
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/magearna
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top