Grammar Lunala [GP 0/2]

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/lunala/


[Overview]
Lunala é um Pokémon defensivo fundamental, muitas vezes vista no clássico core de Yveltal, Eternatus e Necrozma-DM, formando um pilar defensivo bem difícil de derrubar. Sua tipagem pode parecer péssima, com fraquezas a Calyrex-S e Marshadow; porém, ela fornece três imunidades e neutralidade à maioria dos tipos. Essas características defensivas, Shadow Shield, Heavy-Duty Boots e Roost permitem que Lunala faça check à algumas das maiores ameaças da tier, como Groudon com move Fire-type, Zygarde-C, Zekrom, Necrozma-DM ofensivo, Rayquaza e Mewtwo. Lunala brilha em partidas longas, onde sua estabilidade em fazer check a poderosos adversários dá a ela um nicho único. Shadow Shield também faz dela uma carta "você tem mais uma chance", parando até mesmo um sweep de Geomancy Xerneas numa emergência. Lunala também pode optar por um set mais ofensivo que pega switch-ins, como Yveltal, de surpresa com Meteor Beam enquanto ainda oferece utilidade defensiva. Porém, a dependência de Lunala em Roost para manter Shadow Shield faz dela um dos Pokémon mais previsíveis da tier. Essa tendência dela também sacrifica momentum; por isso, opções defensivas mais flexíveis como Landorus-T às vezes são preferidas. Lunala também é vulnerável a lures, especialmente moves de status, como Toxic de Groudon. No geral, Lunala é melhor aproveitada usando sua presença defensiva para habilitar aliados mais ofensivos enquanto, ao mesmo tempo, usando aliados com certa utilidade defensiva para fazer de Lunala mais flexível.

[SET]
name: Defensivo
move 1: Roost
move 2: Will-O-Wisp / Thunder Wave
move 3: Ice Beam
move 4: Hex / Roar / Defog
item: Heavy-Duty Boots
ability: Shadow Shield
nature: Timid
evs: 252 HP / 16 Def / 240 Spe

[SET COMMENTS]

Roost fornece recovery confiável a Lunala e, junto de Heavy-Duty Boots, permite que ela consistentemente mantenha Shadow Shield, mesmo com entry hazards. A escolha de move status depende dos seus aliados. Will-O-Wisp cobre mais adversários, permitindo que Lunala faça check a Zekrom e prejudique Groudon e Necrozma-DM pelo resto do jogo. Thunder Wave para Mewtwo sem o raro Shadow Ball, e é útil para se aproveitar de switch-ins comuns, como Yveltal e Eternatus. Porém, ele notavelmente faz de Lunala muito menos confiável para fazer check a Zekrom. Como último move, Hex é geralmente preferido, pois faz de Lunala menos passiva. Mesmo sem status, Hex consegue um OHKO em Calyrex-S e danifica bem Marshadow. Com status, ele permite que Lunala consiga bom dano em Necrozma-DM e Ferrothorn. Roar é útil para Zygarde, que caso contrário pode pressionar Lunala via Substitute e status. Ele também pode ser útil numa emergência para impedir um sweep de Lum Berry Necrozma-DM, Geomancy Xerneas ou outro sweeper com vários boosts. Defog é uma opção decente para o matchup contra Sticky Web graças a Heavy-Duty Boots e a Speed boa de Lunala. Tirando isso, ele não é muito recomendado, já que a maioria dos usuários de entry hazard podem prejudicar Lunala com Knock Off ou status. A distribuição de EVs dada ultrapassa todos os Pokémon com Speed de base 95, como Rayquaza e Galarian Darmanitan.

A escolha de aliados depende de quais moves Lunala tem. Will-O-Wisp fornece mais segurança contra Zekrom e Groudon, o que é apreciado por parceiros como Zygarde. Groudon é um ótimo aliado para sets com Thunder Wave, pois ele pode fazer check a Zekrom, algo que Thunder Wave Lunala não consegue muito bem, e Lunala pode paralisar Yveltal na switch em retorno. Xerneas defensivo, Buzzwole e Zarude também são bons companheiros, pois podem aliviar a pressão de Lunala ficar constantemente saudável para fazer check a Zekrom e Zygarde. Yveltal é praticamente obrigatório para fazer switch em Calyrex-S. Yveltal ofensivo em particular gosta de Defog Lunala, que impede ele de levar dano de Stealth Rock. Eternatus, Zygarde, Xerneas e Buzzwole podem fazer check a Marshadow e os três primeiros podem fazer check a Hone Claws Yveltal. Sets de Hex apreciam qualquer aliado que possa espalhar status, como Thunder Wave Necrozma-DM. Ferrothorn pode fazer check a Zekrom e fornece suporte de Spikes, portanto funciona bem com qualquer set de Thunder Wave or Roar. Suporte de cleric de Pokémon como Calyrex-S é muito apreciado se possível, pois qualquer status pode acabar com Lunala.

[SET]
name: Meteor Beam
move 1: Meteor Beam
move 2: Roost
move 3: Moongeist Beam
move 4: Ice Beam
item: Power Herb
ability: Shadow Shield
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Lunala naturalmente atrai switch-ins como Yveltal e Ho-Oh, o que faz de Meteor Beam ofensivo um set viável. Com um ótimo Special Attack e Moongeist Beam naturalmente poderoso, Lunala pode ser perigoso, especialmente em +1. Infelizmente, esse set depende demais do fator surpresa de Meteor Beam, pois ele pode facilmente ser forçado a sair do campo por Calyrex-S, Marshadow, ou Mystical Fire Eternatus, o que limita gravemente sua chance de sweep. Um bom lado desse set é que, com Roost e Shadow Shield, Lunala ainda é útil defensivamente, mesmo sem investimento significante em HP. Ice Beam é a melhor opção de coverage para Lunala, golpeando Yveltal, Eternatus e Zygarde com força. A combinação de Ice Beam e Roost permite que Lunala blefe um set defensivo, mas um jogador esperto notará a diferença com uma calculadora de dano quando Lunala dá ou recebe dano.

Esse set funciona melhor quando pode se passar por Lunala defensivo no Team Preview. Por isso, não é recomendado em times hyper offense, como Sticky Web, pois arruinaria a surpresa. Lunala pode enfraquecer significantemente ou simplesmente nocautear Ho-Oh e Yveltal, o que faz de Calyrex uma opção de aliado óbvia. Outras opções incluem Marshadow sem Rock Tomb, Buzzwole, Urshifu-S e Mewtwo. Apesar de Ghost-types funcionarem bem ofensivamente, mantenha em mente que defensivamente eles acumulam fraquezas a Ghost- e Dark-types inimigos. Yveltal e Ho-Oh ajudam nesse matchup. Ambos também oferecem Defog, mandatório quando se usa esse set, pois Lunala ser afetado por entry hazards imediatamente revela que é um set ofensivo.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Moongeist Beam pode ser usado ao invés de Hex para um ataque mais forte contra inimigos que não tiverem condições de status. Ele também pode ser útil para fazer check a Lum Berry Dragon Dance Necrozma-DM quando Lunala não tem Roar. Teleport é uma opção interessante para ganhar momentum em switches previstas. Você deve usar ele com cuidado, pois como Teleport sempre fará Lunala se mover por último, ele pode levar Lunala a receber dano e forçar um Roost futuro quando uma switch comum teria sido o suficiente. Psyshock pode ser usado no set Meteor Beam para atingir Blissey e Eternatus com mais força, mas as outras opções de coverage e Roost geralmente fornecem mais utilidade.

Checks e Counters
====

**Pokémon e Ataques Ghost- e Dark-type**: A fraqueza quádrupla de Lunala a Ghost e Dark deixa ele extremamente vulnerável a Calyrex-S, Marshadow, Yveltal, Urshifu-S, ameaças menos óbvias como usuários de Knock Off e opções de lure, como Shadow Ball Mewtwo.

**Status**: Lunala odeia qualquer forma de status. Dano passivo irá impedir ele de deixar Shadow Shield ativo. Paralysis deixa a Speed de Lunala baixa demais para que use Roost consistentemente, e ser totalmente paralisado pode impedir ele de pressionar Pokémon como Zygarde e Groudon. Porém, Lunala às vezes tem aliados clerics como Calyrex-S.

**Walls Special**: Eternatus, Yveltal, Ferrothorn e Ho-Oh podem entrar em campo relativamente em segurança na frente de Lunala defensivo, mas nenhum deles aprecia ser atingido por status, e apenas Ferrothorn não se importa com Meteor Beam. Blissey faz wall completa a até mesmo o set Meteor Beam, forçando ele a sair via Confide e Thunder Wave.

**Lum Berry**: Pokémon como Dragon Dance Necrozma-DM e Double Dance Groudon podem bloquear status de Lunala com Lum Berry, e forçar um 2HKO nele em seguida.

**Ataques Múltiplos**: Apesar de incomuns, moves como Scale Shot e Icicle Spear só são afetados pela redução de dano de Shadow Shield no primeiro ataque.

[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[Band, 301217]]
- Quality checked by: [[Aberforth, 249382], [TrueNora, 432086]]
- Grammar checked by: [[a,a], [a,a]]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar / Remover / Comentários

Tem algumas partes se referindo a Lunala como feminino, então peço que altere já que nas outras traduções nós usamos masculino :blobthumbsup:
1/2

[Overview]
Lunala é um Pokémon defensivo fundamental, muitas vezes vista no clássico core de Yveltal, Eternatus e Necrozma-DM, formando um pilar defensivo bem difícil de derrubar. Sua tipagem pode parecer péssima, com fraquezas a Calyrex-S e Marshadow; porém, ela fornece três imunidades e neutralidade à maioria dos tipos. Essas características defensivas, Shadow Shield, Heavy-Duty Boots e Roost permitem que Lunala faça check à algumas das maiores ameaças da tier, como Groudon com move Fire-type, Zygarde-C, Zekrom, Necrozma-DM ofensivo, Rayquaza e Mewtwo. Lunala brilha em partidas longas, onde sua estabilidade/segurança em fazer check a poderosos adversários dá a ela um nicho único. Shadow Shield também faz dela uma carta "você tem mais uma chance" ou "Shadow Shield pode dar a você uma segunda chance ao parar um sweep de..." parando até mesmo um sweep de Geomancy Xerneas numa emergência. Lunala também pode optar por um set mais ofensivo que pega switch-ins, como Yveltal, de surpresa com Meteor Beam enquanto ainda oferece utilidade defensiva. Porém, a dependência de Lunala em Roost para manter Shadow Shield faz dela um dos Pokémon mais previsíveis da tier. Essa tendência dela também sacrifica momentum; por isso, opções defensivas mais flexíveis como Landorus-T às vezes são preferidas. Lunala também é vulnerável a lures, especialmente moves de status, como Toxic de Groudon. No geral, Lunala é melhor aproveitada usando sua presença defensiva para habilitar aliados mais ofensivos enquanto, ao mesmo tempo, usando aliados com certa utilidade defensiva própria para fazer de Lunala mais flexível deixar Lunala mais à vontade.


[SET]
name: Defensiva
move 1: Roost
move 2: Will-O-Wisp / Thunder Wave
move 3: Ice Beam
move 4: Hex / Roar / Defog
item: Heavy-Duty Boots
ability: Shadow Shield
nature: Timid
evs: 252 HP / 16 Def / 240 Spe

[SET COMMENTS]

Roost fornece recovery confiável a Lunala e, junto de Heavy-Duty Boots, permite que ela consistentemente mantenha Shadow Shield, mesmo com entry hazards. A escolha de move status depende dos seus aliados. Will-O-Wisp cobre mais adversários, permitindo que Lunala faça check a Zekrom e prejudique Groudon e Necrozma-DM pelo resto do jogo. Thunder Wave para Mewtwo sem o raro Shadow Ball, e é útil para se aproveitar de switch-ins comuns, como Yveltal e Eternatus. Porém, ele notavelmente faz de Lunala muito menos confiável para fazer check a Zekrom. Como último move, Hex é geralmente preferido, pois faz de Lunala menos passiva. Mesmo sem status, Hex consegue um OHKO em Calyrex-S e danifica bem Marshadow. Com status, ele permite que Lunala consiga bom dano em Necrozma-DM e Ferrothorn. Roar é útil para Zygarde, que caso contrário pode pressionar Lunala via Substitute e status. Ele também pode ser útil numa emergência para impedir um sweep de Lum Berry Necrozma-DM, Geomancy Xerneas ou outro sweeper com vários boosts. Defog é uma opção decente para o matchup contra Sticky Web graças a Heavy-Duty Boots e a Speed boa de Lunala. Tirando isso, ele não é muito recomendado, já que a maioria dos usuários de entry hazard podem prejudicar Lunala com Knock Off ou status. A distribuição de EVs dada faz Lunala ultrapassar todos os Pokémon com Speed de base 95, como Rayquaza e Galarian Darmanitan.

A escolha de aliados depende de quais moves Lunala tem. Will-O-Wisp fornece mais segurança contra Zekrom e Groudon, o que é apreciado por parceiros como Zygarde. Groudon é um ótimo aliado para sets com Thunder Wave, pois ele pode fazer check a Zekrom, algo que Thunder Wave Lunala não consegue muito bem, e Lunala pode paralisar Yveltal na switch em retorno. Xerneas defensivo, Buzzwole e Zarude também são bons companheiros, pois podem aliviar a pressão de Lunala ficar constantemente saudável para fazer check a Zekrom e Zygarde. Yveltal é praticamente obrigatório para fazer switch em Calyrex-S. Yveltal ofensivo em particular gosta de Defog Lunala, que impede ele de levar dano de Stealth Rock. Eternatus, Zygarde, Xerneas e Buzzwole podem fazer check a Marshadow e os três primeiros podem fazer check a Hone Claws Yveltal. Sets de Hex apreciam qualquer aliado que possa espalhar status, como Thunder Wave Necrozma-DM. Ferrothorn pode fazer check a Zekrom e fornece suporte de Spikes, portanto funciona bem com qualquer set de Thunder Wave or Roar. Suporte de cleric de Pokémon como Calyrex-S é muito apreciado se possível, pois qualquer status pode acabar com Lunala.

[SET]
name: Meteor Beam
move 1: Meteor Beam
move 2: Roost
move 3: Moongeist Beam
move 4: Ice Beam
item: Power Herb
ability: Shadow Shield
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Lunala naturalmente atrai switch-ins como Yveltal e Ho-Oh, o que faz de Meteor Beam ofensivo um set viável. Com um ótimo Special Attack e Moongeist Beam naturalmente poderoso, Lunala pode ser perigoso, especialmente em +1. Infelizmente, esse set depende demais do fator surpresa de Meteor Beam, pois ele pode facilmente ser forçado a sair do campo por Calyrex-S, Marshadow, ou Mystical Fire Eternatus, o que limita gravemente sua chance de sweep. Um bom lado desse set é que, com Roost e Shadow Shield, Lunala ainda é útil defensivamente, mesmo sem investimento significante em HP. Ice Beam é a melhor opção de coverage para Lunala, golpeando Yveltal, Eternatus e Zygarde com força. A combinação de Ice Beam e Roost permite que Lunala blefe um set defensivo, mas um jogador esperto notará a diferença com uma calculadora de dano quando Lunala dá ou recebe dano.

Esse set funciona melhor quando pode se passar por Lunala defensivo no Team Preview. Por isso, não é recomendado em times hyper offense, como Sticky Web, pois arruinaria a surpresa. Lunala pode enfraquecer significantemente ou simplesmente nocautear Ho-Oh e Yveltal, o que faz de Calyrex uma opção de aliado óbvia. Outras opções incluem Marshadow sem Rock Tomb, Buzzwole, Urshifu-S e Mewtwo. Apesar de Ghost-types funcionarem bem ofensivamente, mantenha em mente que defensivamente eles acumulam fraquezas a Ghost- e Dark-types inimigos. Yveltal e Ho-Oh ajudam nesse matchup. Ambos também oferecem Defog, mandatório quando se usa esse set, pois Lunala ser afetado por entry hazards imediatamente revela que é um set ofensivo.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Moongeist Beam pode ser usado ao invés de Hex para um ataque mais forte contra inimigos que não tiverem condições de status. Ele também pode ser útil para fazer check a Lum Berry Dragon Dance Necrozma-DM quando Lunala não tem Roar. Teleport é uma opção interessante para ganhar momentum em switches previstas. Você deve usar ele com cuidado, pois como Teleport sempre fará Lunala se mover por último, ele pode levar Lunala a receber dano e forçar um Roost futuro quando uma switch comum teria sido o suficiente. Psyshock pode ser usado no set Meteor Beam para atingir Blissey e Eternatus com mais força, mas as outras opções de coverage e Roost geralmente fornecem mais utilidade.

Checks e Counters
====

**Pokémon e Ataques Ghost- e Dark-type**: A fraqueza quádrupla de Lunala a Ghost e Dark deixa ele extremamente vulnerável a Calyrex-S, Marshadow, Yveltal, Urshifu-S, ameaças menos óbvias como usuários de Knock Off e opções de lure, como Shadow Ball Mewtwo.

**Status**: Lunala odeia qualquer forma de status. Dano passivo irá impedir ele de deixar Shadow Shield ativo. Paralysis deixa a Speed de Lunala baixa demais para que use Roost consistentemente, e ser totalmente paralisado pode impedir ele de pressionar Pokémon como Zygarde e Groudon. Porém, Lunala às vezes tem aliados clerics como Calyrex-S.

**Walls Special**: Eternatus, Yveltal, Ferrothorn e Ho-Oh podem entrar em campo relativamente em segurança na frente de Lunala defensivo, mas nenhum deles aprecia ser atingido por status, e apenas Ferrothorn não se importa com Meteor Beam. Blissey faz wall completa a até mesmo o set Meteor Beam, forçando ele a sair via Confide e Thunder Wave.

**Lum Berry**: Pokémon como Dragon Dance Necrozma-DM e Double Dance Groudon podem bloquear status de Lunala com Lum Berry, e forçar um 2HKO nele em seguida.

**Ataques Múltiplos**: Apesar de incomuns, moves como Scale Shot e Icicle Spear só são afetados pela redução de dano de Shadow Shield no primeiro ataque.

[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[Band, 301217]]
- Quality checked by: [[Aberforth, 249382], [TrueNora, 432086]]

- Grammar checked by: [[a,a], [a,a]]

[CREDITS]

Written by:

Translated by:


Grammar checked by:

formato novo, atualiza ai
:bloblul:
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top