UU Krookodile

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Original

[OVERVIEW]

Com a capacidade de cumprir diversos papéis, Krookodile é uma grande ameaça no metagame de UU, encaixando-se em diversos estilos de equipe. Sua ótima combinação de tipos lhe dá uma coverage excelente com seus STABs junto de importantes imunidades a Psychic- e Electric-type e quatro resistências úteis. Sua ability Intimidate solidifica ainda mais suas capacidades defensivas e lhe permite ser um bom usuário de Stealth Rock. Krookodile também se destaca como um dos melhores usuários de Choice Scarf da tier graças a sua capacidade de fazer revenge kill a vários oponentes com facilidade e se aproveitar das switches que força com um Pursuit STAB. Apesar disso, a tipagem de Krookodile lhe dá tantas boas resistências quanto fraquezas comuns, mais notavelmente a Fairy, Water e Fighting. Krookodile também pode sofrer um pouco com sua Speed tier, que, apesar de não ser ruim, deixa ele ser ultrapassado por vários Pokémon ofensivos, como Kyurem, Mega Pidgeot e Infernape. Por fim, Krookodile só causa um dano moderado, o que o impede de derrubar adversários mais bulky, como Hippowdon, Suicune e Alomomola.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Knock Off
move 2: Earthquake
move 3: Pursuit
move 4: Stone Edge / Crunch
item: Choice Scarf
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Knock Off é um STAB poderoso que atrapalha vários oponentes ao remover seus itens. Earthquake é um STAB secundário muito potente que facilmente dá revenge kill em Pokémon como Infernape, Mega Manectric e Mega Beedrill. Pursuit pune oponentes que tentam fazer sair de campo contra Krookodile, como Gengar, Latias e Chandelure, prendendo e os derrotando ou, pelo menos, enfraquecendo-os severamente. Stone Edge acerta Flying-types que podem tentar fazer switch in em Earthquake, como Moltres, Mega Pidgeot e Togekiss. Crunch é uma alternativa sobre Stone Edge que dá OHKO até mesmo em variantes de Z-Move de Latias após Stealth Rock, deixando Krookodile fazer revenge kill de forma confiável. Superpower também pode ser usado no quarto moveslot para acertar Hydreigon, que normalmente para Krookodile completamente com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

Investimento total em Attack maximiza a presença ofensiva de Krookodile, enquanto 252 EVs em Speed e uma nature Jolly fazem com que seja o mais rápido possível. Choice Scarf aumenta ainda mais sua Speed, permitindo-lhe ultrapassar ameaças comuns, tais como Latias, Mega Manectric e Starmie. Intimidate é a ability preferida por diminuir o Attack do oponente, facilitando que Krookodile dê switch in.

Dicas de Uso
========

Esse set ultrapassa todos os Pokémon sem boosts na tier assim como alguns em +1, como Mega Altaria e Mega Sharpedo, logo, deve ser usado como um revenge killer. Krookodile deve fazer switch in em ataques resistidos de Pokémon em que ele pode fazer revenge kill ou prender com Pursuit, como Latias, Mega Manectric e Alolan Muk. Quando prever que um oponente sairá de campo, é melhor utilizar Pursuit para causar danos pesados. Adversários que comumente saem de campo contra Krookodile incluem Latias, Gengar, Mega Aerodactyl e Blissey. Knock Off deve ser usado com frequência no early-game, visto que tal move atrapalha até oponentes que o resistem ao remover seus itens. A maioria dos ataques de Krookodile não são muito bons de se ficar preso por muito tempo, visto que isso permite que rivais como Cobalion, Suicune e Scizor comecem a fazer setup em sua frente. Devido a isso, Krookodile deve imediatamente sair de campo assim que seu oponente começar a fazer setup e trazer um companheiro de equipe que consiga lidar bem com o adversário. Posto a natureza de Choice Scarf, é melhor que Krookodile faça previsões cuidadosamente quando atacar. Por exemplo, se um Flying-type antecipar e fazer switch in em um Earthquake, Krookodile deveria prever a switch e usar Stone Edge para acertá-lo de forma super efetiva.

Opções de Equipe
========

Fighting-types, como Infernape, Cobalion e Terrakion, apreciam a capacidade de Krookodile de fazer Pursuit trap em Psychic-types que costumam pressionar. Outros Pokémon que apreciam a remoção de Psychic-types como Latias, tais como Tentacruel e Suicune, também apreciam fazer parceria com Krookodile. Electric- e Grass-types, como Rotom-C, Mega Manectric, Celebi e Mega Sceptile, podem pressionar Water-types bulky com os quais Krookodile costuma ter dificuldades. Krookodile também gosta de Psychic- e Fairy-types, como Starmie, Togekiss e Primarina, pois ameaçam Fighting-types. Wallbreakers poderosos, como Primarina, Scizor, Terrakion e Choice Band Infernape, podem derrotar Pokémon mais resistentes com que Krookodile possa ter problemas enquanto também podem abrir caminho para um sweep no late-game. Suporte de entry hazards de aliados como Cobalion, Mega Aggron e Azelf podem ajudar Krookodile a derrotar seus adversários com mais facilidade. Klefki é um usuário particularmente bom, dado que pode fazer switch em ataques Bug-, Fairy-, Grass- e Ice-types e aprecia a remoção de Fire-types. Toxic Spikes de Tentacruel também é notavelmente útil para Krookodile, já que Toxic poison pune diversos Pokémon que podem tentar fazer switch in em Krookodile, como Swampert, Suicune e Mega Slowbro.

[SET]
name: Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Knock Off
move 3: Earthquake
move 4: Taunt / Pursuit
item: Rocky Helmet / Groundium Z
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock provê suporte crucial de entry hazards para Krookodile e seus companheiros e pressiona algumas de suas switch-ins comuns, tais como Togekiss e Mega Aerodactyl. Knock Off causa dano pesado em Psychic- e Ghost-types, como Latias, Starmie e Chandelure, e prejudica Pokémon defensivos, como Alomomola e Blissey, ao remover seus itens. A combinação Knock Off e Taunt permite a Krookodile se opor a ameaças como Suicune, fazendo com que seja mais fácil para seus parceiros lidarem com ele. Earthquake traz uma opção de STAB consistente para Krookodile ameaçar bastante oponentes como Alolan Muk, Tentacruel e Empoleon. Taunt ajuda Krookodile a manter entry hazards fora de seu lado do campo contra usuários mais lentos, como Hippowdon e Mega Aggron, enquanto impede walls, como Blissey e Quagsire, de recuperarem HP ou usarem Toxic. Taunt também para Defoggers como Empoleon e Rotom-W. Pursuit pressiona oponentes com fraqueza a Dark, como Latias e Gengar, e pode prender e os derrotar efetivamente, beneficiando Krookodile e seus companheiros de equipe. Por outro lado, Stone Edge pode ser usado no último slot para atingir Flying-types, como Togekiss e Moltres, porém, falta-lhe a utilidade de Taunt ou Pursuit. Iron Tail com Steelium Z ou Aqua Tail e Waterium Z podem ser escolhidos a fim de o ajudar a lidar com usuários de Defog como Togekiss e Mega Altaria ou de Stealth Rock como Hippowdon e Gligar, respectivamente.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack maximizam a presença ofensiva de Krookodile para que ele possa lidar com os Pokémon que ele faz check mais facilmente, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly fazem com que ele ultrapasse oponentes comuns, como Nidoking, Tentacruel e Lucario. Intimidate atrapalha physical attackers, como Mega Aerodactyl e Mega Aggron, aumentando a longevidade de Krookodile e sua capacidade de colocar hazards contra tais Pokémon. A ability também ajuda Krookodile a aguentar golpes de alguns de seus checks, como Choice Band Scizor. Rocky Helmet pressiona ainda mais physical attackers, causando dano em usuários com moves de contato e enfraquecendo algumas de suas respostas, como Scizor. Krookodile também pode utilizar Groundium Z, transformando Earthquake em um Tectonic Rage com 180 de Base Power que dá OHKO ou enfraquece severamente adversários como Scizor e Mega Aggron. Leftovers pode ser uma outra opção para dar a Krookodile uma forma de estender sua longevidade.

Dicas de Uso
========

Krookodile deve ser usado principalmente no early-game para colocar Stealth Rock em campo, aproveitando-se de seu bom matchup contra outros usuários de Stealth Rock, como Gligar e Hippowdon para prejudicá-los com Knock Off ou afligi-los com Taunt. Após Stealth Rock já tiver sido utilizado, Krookodile pode usar Taunt e sua tipagem ofensiva para pressionar Defoggers como Empoleon e Latias e manter o hazard em campo. Knock Off deve ser usado liberalmente, ainda mais contra equipes defensivas para remover itens no early-game e prejudicar seus adversários, facilitando que os parceiros de Krookodile lidem com eles. O alto Base Power e a boa coverage neutra de Earthquake significa que o move pode ser usado com frequência, especialmente para enfraquecer removedores de hazard bulky, como Empoleon e Tentacruel. Se estiver usando Groundium Z, esse deve ser guardado para um alvo particularmente resistente, como Mega Aggron, ou para dar OHKO em uma ameaça crucial que normalmente aguentaria um golpe. Pursuit pode ser usado quando prever que um Pokémon que é bastante ameaçado por Krookodile vá fazer switch, especialmente Latias e Chandelure, graças à capacidade de Krookodile aguentar um golpe desses Pokémon sem boosts e retaliar com um OHKO. Se Krookodile estiver muito enfraquecido e Stealth Rock em campo, ele pode ser usado para fazer switch em alguma de suas respostas que atacam pelo lado physical, como Crawdaunt e Scizor, para diminuir seu Attack com Intimidate e potencialmente conseguir um dano residual com Rocky Helmet.

Opções de Equipe
========

Krookodile se encaixa melhor em equipes bulky offense e balance por suas capacidades ofensivas e defensivas. A vulnerabilidade de Krookodile para os ataques Fairy-types muito presentes no metagame de oponentes como Sylveon, Mega Altaria e Primarina pode ser problemática, logo, Steel-types bulky, como Empoleon, Klefki e Doublade, podem funcionar como switch-ins para eles. Cobalion também combina bem com Krookodile por sua capacidade de absorver U-turn e funcionar como um setup sweeper que se aproveita das hazards de Krookodile para punir seus adversários. Os companheiros anteriormente citados também podem fazer switch in em moves Grass-type de Celebi e U-turn de Scizor e Mega Beedrill. Pokémon que apreciam o dano residual de Stealth Rock e possuem a capacidade de forçar switches para se aproveitar disso também são apreciados; dessa forma, wallbreakers poderosos como Primarina, Heracross e Nasty Plot Celebi se tornam bons companheiros de equipe. Esses companheiros também se aproveitam do suporte de Knock Off de Krookodile. A Speed mediana de Krookodile deixa ele ser ultrapassado e pressionado por oponentes como Kyurem e Starmie; um parceiro rápido que se aproveite de tais checks, como Mega Manectric e Mega Aerodactyl, são valorizados por essa razão. Adicionalmente, usuários de Choice Scarf, como Latias e Infernape, também são uma opção. Devido à falta de recovery de Krookodile, ele se torna vulnerável a ser desgastado e enfraquecido. Suporte de Wish de Sylveon e Alomomola remedia isso e permite que Krookodile utilize Stealth Rock mais consistentemente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Iron Tail pode ser usado no set Choice Scarf para acertar Mega Altaria com dano super efetivo, mas sua accuracy incerta e pouca coverage fora esse alvo fazem com que seja difícil justificar o seu uso. Fire Fang pode ser usado para dar OHKO em Scizor, todavia, não traz nenhuma outra coverage significativa. Choice Band é uma opção para dar a Krookodile um poder de wallbreak decente e surpreender Pokémon como Blissey e Mega Steelix. Porém, a baixa Speed de Krookodile e as desvantagens de seus STABs dificulta que esse set seja efetivo de forma consistente, tornando Pokémon como Nidoking melhores opções de wallbreakers Ground-type. Eject Button é uma opção no set Stealth Rock para permitir que Krookodile aguente um golpe enquanto usa Stealth Rock e traga um parceiro para lidar com o Pokémon oponente, sendo especialmente útil para prender Scizor com Magneton. Apesar disso, isso não costuma ser tão útil quanto o poder de Groundium Z, a utilidade de Rocky Helmet ou as capacidades de lure que Steelium Z provê.

Checks e Counters
===================

Fairy-types: Fairy-types bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Togekiss, podem fazer switch in livremente contra Choice Scarf Krookodile, embora Togekiss tema Stone Edge e todos devem estar atentos a Corckscrew Crash. Fairy-types sem recovery, como Choice Specs Primarina, não podem fazer switch diretamente, mas conseguem forçar a saída de Krookodile com seus STAB super efetivos.

Fighting-types: Heracross pode fazer switch in tranquilamente contra Krookodile enquanto ameaça fazer setup ou lhe dar OHKO com um STAB, enquanto outros Fighting-types, como Terrakion, Cobalion e Infernape, não podem entrar em campo diretamente, mas ameaçam derrotar Krookodile com seus ataques STAB.

Grass-types: Amoonguss pode ameaçar imobilizar Krookodile com Spore enquanto o enfraquece com Giga Drain. Celebi teme Knock Off do set Choice Scarf, mas ainda pode ameaçar Krookodile com Leaf Storm ou Giga Drain. Opções mais incomuns na forma de Chesnaught e Tsareena aguentam qualquer ataque de Krookodile com relativa confiança, apesar de nenhum deles apreciar perder seu item.

Water-types: Vários Water-types são bulky o suficiente para aguentar os golpes de Krookodile enquanto fazem setup em sua frente ou o enfraquecem com Scald. Exemplos incluem Suicune, o qual pode facilmente usar Calm Mind, e Jellicent, que aguenta um Knock Off usando Colbur Berry, causando burn em Krookodile com Will-O-Wisp e se recuperando dos danos sofridos. Water-types que não podem fazer switch in, como Crawdaunt, Choice Specs Primarina e Starmie, ainda ameaçam fortemente Krookodile com seus ataques STAB super efetivos.

Pokémon com Alto Bulk Physical: Krookodile constantemente terá dificuldades de vencer Pokémon que possuem bulk physical excepcional, como Alomomola, Hippowdon e até Mega Slowbro. Eles podem facilmente fazer stall em Krookodile com Toxic, mas não costumam apreciar levar Taunt.

Pokémon Mais Rápidos: Embora não possam ultrapassar o set Choice Scarf, Pokémon como Mega Houndoom, Cobalion e Hydreigon podem todos ultrapassar e pressionar fortemente o set Stealth Rock de Krookodile. Usuários de Choice Scarf como Infernape, Latias e Terrakion podem ultrapassar até o set Choice Scarf e ameaçar bastante Krookodile com seus poderosos STABs.

Scizor: Scizor possui bulk physical o suficiente para aguentar confiavelmente a maioria dos golpes de Krookodile enquanto se recupera com Roost, podendo ainda ameaçar fazer setup em sua frente ou acertar um U-turn STAB super efetivo. Apesar disso, ele deve ficar atento a Tectonic Rage.

[CREDITS]
- Written by: [[Hilomilo, 313384], [martha, 313384]]
- Translated by: [[Ropalme1914, 245099]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Amaroq, 301581], [Bouff, 121672], [Eyan, 226777], [Kink, 222534], [Ark, 268102]]
 
Last edited:
GP (1/2)

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar), azul (adicionar), amarelo (modificar) e vermelho (comentários adicionais).

[OVERVIEW]

Com a capacidade de cumprir diversos papéis, Krookodile é uma grande ameaça no metagame de UU, sendo capaz de se encaixar em diversos estilos de equipe. Sua grande combinação de tipos lhe dá uma coverage excelente com seus STABs junto de importantes imunidades para ataques Psychic- e Electric-type e quatro resistências úteis. Sua ability Intimidate solidifica ainda mais suas capacidades defensivas e lhe permite funcionar como um bom usuário de Stealth Rock. Krookodile também se destaca como um dos melhores usuários de Choice Scarf da tier graças a sua capacidade de fazer revenge kill em vários oponentes com facilidade e tomar vantagem das switches que ele força com um Pursuit STAB. Apesar disso, a tipagem de Krookodile lhe dá tantas tantas resistências úteis quanto fraquezas comuns, mais notavelmente Fairy, Water e Fighting. Krookodile também pode sofrer um pouco com sua Speed tier, que apesar de não ser ruim, faz com que ele seja ultrapassado por vários Pokémon ofensivos, como Kyurem, Mega Pidgeot e Infernape. Por fim, Krookodile também só causa um dano moderado, o que o impede de passar por adversários mais bulky, como Hippowdon, Suicune e Alomomola.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Knock Off
move 2: Earthquake
move 3: Pursuit
move 4: Stone Edge / Crunch
item: Choice Scarf
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Knock Off é um STAB poderoso que devasta vários oponentes ao remover seus itens. Earthquake é um STAB secundário muito poderoso potente (mudança apenas para uma variação de vocabulário, visto que utilizou "poderoso" um pouco antes) que facilmente dá revenge kill em Pokémon como Infernape, Mega Manectric e Mega Beedrill. Pursuit pune oponentes que tentam fazer switch out contra Krookodile, como Gengar, Latias e Chandelure, os prendendo e os derrotando ou, pelo menos, os enfraquecendo severamente. Stone Edge acerta Flying-types que podem tentar fazer switch in em Earthquake, como Moltres, Mega Pidgeot e Togekiss. Crunch é uma alternativa sobre Stone Edge que dá OHKO até mesmo em variantes de Z-Move de Latias após Stealth Rock, fazendo com que Krookodile possa lhe fazer revenge kill de forma confiável. Superpower também pode ser usado no quarto moveslot para acertar Hydreigon, um Pokémon que normalmente para Krookodile completamente, com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

Investimento total em Attack maximiza a presença ofensiva de Krookodile, enquanto 252 EVs em Speed e uma nature Jolly fazem com que ele seja o mais rápido possível. Um Choice Scarf aumenta ainda mais sua Speed, lhe permitindo ultrapassar ameaças comuns, como Latias, Mega Manectric e Starmie. Intimidate é a ability preferida por diminuir o Attack do oponente, facilitando que Krookodile dê switch in.

Dicas de Uso
========

Esse set ultrapassa todo Pokémon sem boosts na tier assim como alguns Pokémon com +1, como Mega Altaria e Mega Sharpedo, logo deve ser usado como um revenge killer. Krookodile deve buscar fazer switch in em ataques que ele resiste de Pokémon que ele pode fazer revenge kill ou prender com Pursuit, como Latias, Mega Manectric e Alolan Muk. Quando for previsto que um oponente fará switch, é melhor utilizar Pursuit para causar um dano pesado nele. Adversários que comumente farão switch out contra Krookodile incluem Latias, Gengar, Mega Aerodactyl e Blissey. Knock Off deve ser usado com frequência no early-game, visto que tal move irrita até os oponentes que o resistem por remover seus itens. A maioria dos ataques de Krookodile não são muito bons de se ficar preso por muito tempo, visto que isso permite que Pokémon como Cobalion, Suicune e Scizor comecem a fazer setup em sua frente. Devido a isso, Krookodile deve imediatamente fazer switch assim que seu oponente começar a fazer setup e trazer um companheiro de equipe que consiga lidar bem com o adversário. Por causa da natureza de Choice Scarf, é melhor que Krookodile faça previsões cuidadosamente quando atacar. Por exemplo, se um Flying-type for esperado fazer switch in em um Earthquake antecipado, Krookodile deveria prever a switch e usar Stone Edge para acertá-lo de forma super efetiva.

Opções de Equipe
========

Fighting-types, como Infernape, Cobalion e Terrakion, apreciam a capacidade de Krookodile de fazer Pursuit trap em Psychic-types que costumam pressioná-los. Outros Pokémon que apreciam a remoção de Psychic-types como Latias, tais como Tentacruel e Suicune, também apreciam ter Krookodile como parceiro. Electric- e Grass-types, como Rotom-C, Mega Manectric, Celebi e Mega Sceptile, podem pressionar Water-types bulky que Krookodiles costuma ter dificuldades de passar. Krookodile também gosta de Psychic- e Fairy-types, como Starmie, Togekiss e Primarina, por serem capazes de ameaçar Fighting-types. Wallbreakers poderosos, como Primarina, Scizor, Terrakion e Choice Band Infernape, podem passar por Pokémon mais resistentes que Krookodile possa ter problemas enquanto também potencialmente abrem caminho pra um sweep no late-game. Suporte de entry hazards de Pokémon como Cobalion, Mega Aggron e Azelf podem fazer com que Krookodile derrote seus adversários com mais facilidade. Klefki é um usuário particularmente bom com Krookodile, dado que ele pode fazer switch em ataques Bug-, Fairy-, Grass- e Ice-types e aprecia a remoção de Fire-types. Toxic Spikes de Tentacruel também é notavelmente útil para Krookodile, já que Toxic poison pune diversos Pokémon que podem tentar switch in em Krookodile, como Swampert, Suicune e Mega Slowbro.

[SET]
name: Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Knock Off
move 3: Earthquake
move 4: Taunt / Pursuit
item: Rocky Helmet / Groundium Z
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock provê suporte crucial de entry hazards para Krookodile e seus companheiros e pressiona algumas de suas switch-ins comuns, como Togekiss e Mega Aerodactyl. Knock Off causa dano pesado em Psychic- e Ghost-types, como Latias, Starmie e Chandelure, e prejudica Pokémon defensivos, como Alomomola e Blissey, ao remover seus itens. A combinação de Knock Off e Taunt faz com que Krookodile possa dificultar a vida de ameaças como Suicune, facilitando que seus parceiros lidem com ele. Earthquake traz uma opção de STAB consistente para Krookodile que ameaça fortemente oponentes como Alolan Muk, Tentacruel e Empoleon. Taunt ajuda Krookodile a manter entry hazards fora de seu lado do campo contra usuários mais lentos, como Hippowdon e Mega Aggron, enquanto impede walls, como Blissey e Quagsire, de recuperarem HP ou usarem Toxic. Taunt também para Defoggers como Empoleon e Rotom-W. Pursuit coloca pressão em oponente com fraqueza a Dark, como Latias e Gengar, e pode prendê-los e derrotá-los efetivamente, beneficiando Krookodile e seus companheiros de equipe.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack maximizam a presença ofensiva de Krookodile para que ele possa lidar com os Pokémon que ele faz check mais facilmente, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly fazem com que ele ultrapasse oponentes comuns, como Kommo-o, Tentacruel e Lucario. Intimidate atrapalha physical attackers, como Mega Aerodactyl e Mega Aggron, aumentando a longevidade de Krookodile e sua capacidade de colocar hazards contra tais Pokémon. A ability também ajuda Krookodile a aguentar golpes de alguns de seus checks, como Choice Band Scizor. Rocky Helmet pressiona ainda mais physical attackers, causando dano em usuários de moves de contato e enfraquecendo algumas de suas respostas, como Scizor. Krookodile também pode utilizar Groundium Z, transformando Earthquake em um Tectonic Rage com 180 de Base Power que dá OHKO ou enfraquece severamente adversários como Scizor e Mega Aggron. Leftovers pode ser usado como uma outra opção, dando a Krookodile uma forma de estender sua longevidade.

Dicas de Uso
========

Krookodile deve ser usado primariamente no early-game para colocar Stealth Rock em campo, tomando vantagem de seu bom matchup contra outros usuários de Stealth Rock, como Gligar e Hippowdon para prejudicá-los com Knock Off ou afligi-los com Taunt. Após Stealth Rock já tiver sido utilizado, Krookodile pode usar Taunt e sua tipagem ofensiva para pressionar Defoggers como Empoleon e Latias e manter o hazard em campo. Knock Off deve ser usado liberalmente, especialmente contra equipes defensivas, para remover itens no early-game e prejudicar seus adversários, facilitando que os parceiros de Krookodile lidem com eles. O alto Base Power e a boa coverage neutra geral de Earthquake significa que ele o move pode ser usado com frequência, especialmente para enfraquecer removedores de hazard bulky, como Empoleon e Tentacruel. Se estiver usando Groundium Z, o Z-Move deve ser guardado para um alvo particularmente resistente, como Mega Aggron, ou para dar OHKO em uma ameaça crucial que normalmente aguentaria um golpe. Pursuit pode ser usado quando prever que um Pokémon que é bastante ameaçado por Krookodile vá fazer switch, especialmente Latias e Chandelure, graças à capacidade de Krookodile de aguentar um golpe desses Pokémon sem boosts e retalhar com um OHKO. Se Krookodile estiver muito enfraquecido e Stealth Rock estiver em campo, ele pode ser usado para fazer switch em alguma de suas respostas que atacam pelo lado physical, como Crawdaunt e Scizor, para diminuir seu Attack com Intimidate e potencialmente conseguir um dano residual com Rocky Helmet.

Opções de Equipe
========

Krookodile se encaixa melhor em equipes bulky offense e balance por suas capacidades ofensivas e defensivas. A vulnerabilidade de Krookodile para os ataques Fairy-types que infestam o metagame de oponentes como Sylveon, Mega Altaria e Primarina pode ser problemática, logo Steel-types bulky, como Empoleon, Klefki e Doublade, podem funcionar como switch-ins para eles. Cobalion também combina bem com Krookodile por sua capacidade de absorver U-turn e funcionar como um setup sweeper que se aproveita das hazards de Krookodile para punir seus adversários. Os companheiros supracitados também podem fazer switch in em moves Grass-type de Celebi e U-turn de Scizor e Mega Beedrill. Pokémon que apreciam o dano residual de Stealth Rock e possuem a capacidade de forçar switches para se aproveitar disso também são apreciados; dessa forma, wallbreakers poderosos como Primarina, Heracross e Nasty Plot Celebi se tornam bons companheiros de equipe. Esse companheiros também se aproveitam do suporte de Knock Off de Krookodile. A Speed mediana de Krookodile faz com que ele seja ultrapassado e pressionado por oponentes como Kyurem e Starmie; um parceiro rápido que consegue se aproveitar de tais checks, como Mega Manectric e Mega Aerodactyl, são apreciados valorizados (uma substituição para evitar repetição de vocabulário) por essa razão. Adicionalmente, usuários de Choice Scarf, como Latias e Infernape, também são uma opção. Devido à falta de recovery de Krookodile, ele se torna vulnerável a ser desgastado e enfraquecido. Suporte de Wish de Sylveon e Alomomola corrige esse problema e permite que Krookodile utilize Stealth Rock mais consistentemente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Iron Tail pode ser usado no set Choice Scarf para acertar Mega Altaria com dano super efetivo, mas sua accuracy incerta e pobre coverage fora esse alvo fazem com que seja difícil justificar o seu uso. Fire Fang pode ser usado para dar OHKO em Scizor, mas não traz nenhuma outra coverage significativa. Choice Band é uma opção para dar a Krookodile um pode de wallbreaking decente e surpreender Pokémon como Blissey e Mega Steelix. Porém, a baixa Speed de Krookodile e as desvantagens de seus STABs fazem com que seja difícil que esse set seja efetivo de forma consistente, tornando Pokémon como Nidoking melhores opções como wallbreakers Ground-type. Eject Button é uma opção no set Stealth Rock para permitir que Krookodile aguente um golpe enquanto usa Stealth Rock e trazer traga um parceiro para lidar com o Pokémon oponente, sendo especialmente útil para prender Scizor com Magneton. Apesar disso, isso não costuma ser tão útil quanto o poder de Groundium Z, a utilidade de Rocky Helmet ou as capacidades de lure que Steelium Z provê.

Checks e Counters
===================

Fairy-types: Fairy-types bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Togekiss podem fazer switch in livremente contra Choice Scarf Krookodile, embora Togekiss tema Stone Edge e todos devem estar cientes de Corckscrew Crash. Fairy-types sem recovery, como Choice Specs Primarina, não podem fazer switch diretamente, mas conseguem forçar a saída de Krookodile com seus ataques STAB super efetivos.

Fighting-types: Heracross pode fazer switch in tranquilamente contra Krookodile enquanto ameaça fazer setup ou lhe dar OHKO com um ataque STAB, enquanto outros Fighting-types, como Kommo-o, Terrakion, Cobalion e Infernape, não podem entrar em campo diretamente, mas ameaçam derrotar Krookodiles com seus ataques STAB.

Grass-types: Amoonguss pode ameaçar imobilizar Krookodile com Spore enquanto o enfraquece com Giga Drain. Celebi teme Knock Off do set Choice Scarf, mas ainda pode ameaçar Krookodile com Leaf Storm ou Giga Drain. Opções mais incomuns na forma de Chesnaught e Tsareena aguentam qualquer ataque de Krookodile de forma relativamente confiável, apesar de nenhum deles apreciar perder seu item.

Water-types: Vários Water-types são bulky o suficiente para aguentar os golpes de Krookodile enquanto fazem setup em sua frente ou o enfraquecem com Scald. Exemplos incluem Suicune, o qual pode facilmente usar Calm Mind, e Jellicent, que aguenta um Knock Off usando sua Colbur Berry, causa burn em Krookodile com Will-O-Wisp e se recupera de qualquer dano sofrido. Water-types que não podem fazer switch in, como Crawdaunt, Choice Specs Primarina e Starmie, ainda ameaçam fortemente Krookodile com seus ataques STAB super efetivos.

Pokémon com Alto Bulk Physical: Krookodile constantemente terá dificuldades de vencer Pokémon que possuem bulk physical excepcional, como Alomomola, Hippowdon e até Mega Slowbro. Eles podem facilmente fazer stall em Krookodile com Toxic, mas eles não costumam apreciar levar Taunt.

Pokémon Mais Rápidos: Embora eles não possam ultrapassar o set Choice Scarf, Pokémon como Mega Houndoom, Cobalion e Hydreigon podem todos ultrapassar e pressionar fortemente o set Stealth Rock de Krookodile. Usuários de Choice Scarf como Infernape, Latias e Terrakion podem ultrapassar até o set Choice Scarf e ameaçar fortemente Krookodile com seus poderosos moves STAB.

Scizor: Scizor possui bulk physical o suficiente para aguentar confiavelmente a maioria dos golpes de Krookodile enquanto se recupera com Roost, podendo ainda ameaçar fazer setup em sua frente ou acertar um U-turn STAB super efetivo. Apesar disso, ele deve ficar atento a Tectonic Rage.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Hilomilo, 313384], [martha, 313384]]
- Traduzido por: [[Ropalme1914, 245099]]
- Revisão gramatical por: [[], []]
- Controle de qualidade por: [[Amaroq, 301581], [Bouff, 121672], [Eyan, 226777], [Kink, 222534], [Ark, 268102]]


Tradução muito bem feita e organizada, parabéns! Não enxergo muitos erros ou períodos que possam ter uma melhor modificação. Não esqueça de falar comigo caso tenha dúvidas e até!
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

— Legendas (A)notações e (G)ramática. Leia, sobretudo, as (A)notações. Outras mudanças você pode conferir no https://www.diffchecker.com/UmSUF8Or;

— Atente-se ao uso da ênclise pós-vírgula;

— As menções a Kommo-o foram removidas. Se possível, dê um Ctrl + F antes de atualizar e ver se no Copy-paste ainda tem um Kommo-o escondido..;

Comentários

— Desculpe-me pela demora. A tradução está aí há um bom tempo e demorei para fazer GP. Gostei trad, btw!
;

GP 2/2

[OVERVIEW]

Com a capacidade de cumprir diversos papéis, Krookodile é uma grande ameaça no metagame de UU, encaixando-se em diversos estilos de equipe. Sua ótima combinação de tipos lhe dá uma coverage excelente com seus STABs junto de importantes imunidades a Psychic- e Electric-type e quatro resistências úteis. Sua ability Intimidate solidifica ainda mais suas capacidades defensivas e lhe permite ser um bom usuário de Stealth Rock. Krookodile também se destaca como um dos melhores usuários de Choice Scarf da tier graças a sua capacidade de fazer revenge kill a vários oponentes com facilidade e se aproveitar das switches que força com um Pursuit STAB. Apesar disso, a tipagem de Krookodile lhe dá tantas boas resistências quanto fraquezas comuns, mais notavelmente a Fairy, Water e Fighting. Krookodile também pode sofrer um pouco com sua Speed tier, que, apesar de não ser ruim, deixa ele ser ultrapassado por vários Pokémon ofensivos, como Kyurem, Mega Pidgeot e Infernape. Por fim, Krookodile só causa um dano moderado, o que o impede de derrubar adversários mais bulky, como Hippowdon, Suicune e Alomomola.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Knock Off
move 2: Earthquake
move 3: Pursuit
move 4: Stone Edge / Crunch
item: Choice Scarf
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Knock Off é um STAB poderoso que atrapalha vários oponentes ao remover seus itens. Earthquake é um STAB secundário muito potente que facilmente dá revenge kill em Pokémon como Infernape, Mega Manectric e Mega Beedrill. Pursuit pune oponentes que tentam fazer sair de campo contra Krookodile, como Gengar, Latias e Chandelure, prendendo e os derrotando ou, pelo menos, enfraquecendo-os (G: pós-vírgula ênclise obrigatória) severamente. Stone Edge acerta Flying-types que podem tentar fazer switch in em Earthquake, como Moltres, Mega Pidgeot e Togekiss. Crunch é uma alternativa sobre Stone Edge que dá OHKO até mesmo em variantes de Z-Move de Latias após Stealth Rock, deixando Krookodile fazer revenge kill de forma confiável. Superpower também pode ser usado no quarto moveslot para acertar Hydreigon, que normalmente para Krookodile completamente com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

Investimento total em Attack maximiza a presença ofensiva de Krookodile, enquanto 252 EVs em Speed e uma nature Jolly fazem com que seja o mais rápido possível. Choice Scarf aumenta ainda mais sua Speed, permitindo-lhe ultrapassar ameaças comuns, tais como Latias, Mega Manectric e Starmie. Intimidate é a ability preferida por diminuir o Attack do oponente, facilitando que Krookodile dê switch in.

Dicas de Uso
========

Esse set ultrapassa todos os Pokémon sem boosts na tier assim como alguns em +1, como Mega Altaria e Mega Sharpedo, logo, deve ser usado como um revenge killer. Krookodile deve fazer switch in em ataques resistidos de Pokémon em que ele pode fazer revenge kill ou prender com Pursuit, como Latias, Mega Manectric e Alolan Muk. Quando prever que um oponente sairá de campo, é melhor utilizar Pursuit para causar danos pesados. Adversários que comumente saem de campo contra Krookodile incluem Latias, Gengar, Mega Aerodactyl e Blissey. Knock Off deve ser usado com frequência no early-game, visto que tal move atrapalha até oponentes que o resistem ao remover seus itens. A maioria dos ataques de Krookodile não são muito bons de se ficar preso por muito tempo, visto que isso permite que rivais como Cobalion, Suicune e Scizor comecem a fazer setup em sua frente. Devido a isso, Krookodile deve imediatamente sair de campo assim que seu oponente começar a fazer setup e trazer um companheiro de equipe que consiga lidar bem com o adversário. Posto a natureza de Choice Scarf, é melhor que Krookodile faça previsões cuidadosamente quando atacar. Por exemplo, se um Flying-type antecipar e fazer switch in em um Earthquake, Krookodile deveria prever a switch e usar Stone Edge para acertá-lo de forma super efetiva.

Opções de Equipe
========

Fighting-types, como Infernape, Cobalion e Terrakion, apreciam a capacidade de Krookodile de fazer Pursuit trap em Psychic-types que costumam pressionar. Outros Pokémon que apreciam a remoção de Psychic-types como Latias, tais como Tentacruel e Suicune, também apreciam fazer parceria com Krookodile. Electric- e Grass-types, como Rotom-C, Mega Manectric, Celebi e Mega Sceptile, podem pressionar Water-types bulky com os quais Krookodile costuma ter dificuldades. Krookodile também gosta de Psychic- e Fairy-types, como Starmie, Togekiss e Primarina, pois ameaçam Fighting-types. Wallbreakers poderosos, como Primarina, Scizor, Terrakion e Choice Band Infernape, podem derrotar Pokémon mais resistentes com que Krookodile possa ter problemas enquanto também podem abrir caminho para um sweep no late-game. Suporte de entry hazards de aliados como Cobalion, Mega Aggron e Azelf podem ajudar Krookodile a derrotar seus adversários com mais facilidade. Klefki é um usuário particularmente bom, dado (A: :psyglad: ) que pode fazer switch em ataques Bug-, Fairy-, Grass- e Ice-types e aprecia a remoção de Fire-types. Toxic Spikes de Tentacruel também é notavelmente útil para Krookodile, já que Toxic poison pune diversos Pokémon que podem tentar fazer switch in em Krookodile, como Swampert, Suicune e Mega Slowbro.

[SET]
name: Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Knock Off
move 3: Earthquake
move 4: Taunt / Pursuit
item: Rocky Helmet / Groundium Z
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock provê suporte crucial de entry hazards para Krookodile e seus companheiros e pressiona algumas de suas switch-ins comuns, tais como Togekiss e Mega Aerodactyl. Knock Off causa dano pesado em Psychic- e Ghost-types, como Latias, Starmie e Chandelure, e prejudica Pokémon defensivos, como Alomomola e Blissey, ao remover seus itens. A combinação Knock Off e Taunt permite a Krookodile se opor (A: "dificultar a vida" me parece muito informal. Caso ache um substituto melhor, fica à vontade para trocar) ameaças como Suicune, fazendo com que seja mais fácil para seus parceiros lidarem com ele. Earthquake traz uma opção de STAB consistente para Krookodile ameaçar bastante oponentes como Alolan Muk, Tentacruel e Empoleon. Taunt ajuda Krookodile a manter entry hazards fora de seu lado do campo contra usuários mais lentos, como Hippowdon e Mega Aggron, enquanto impede walls, como Blissey e Quagsire, de recuperarem HP ou usarem Toxic. Taunt também para Defoggers como Empoleon e Rotom-W. Pursuit pressiona oponentes com fraqueza a Dark, como Latias e Gengar, e pode prender e os derrotar efetivamente, beneficiando Krookodile e seus companheiros de equipe. Por outro lado, Stone Edge pode ser usado no último slot para atingir Flying-types, como Togekiss e Moltres, porém, falta-lhe a utilidade de Taunt ou Pursuit. Iron Tail com Steelium Z ou Aqua Tail e Waterium Z podem ser escolhidos a fim o ajudar a lidar com usuários de Defog como Togekiss e Mega Altaria ou de Stealth Rock como Hippowdon e Gligar, respectivamente. (A: se possível, dê uma conferida nesse trecho se ele está de fato faltando na tradução)

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack maximizam a presença ofensiva de Krookodile para que ele possa lidar com os Pokémon que ele faz check mais facilmente, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly fazem com que ele ultrapasse oponentes comuns, como Nidoking (A: menções a Kommo-o foram retiradas), Tentacruel e Lucario. Intimidate atrapalha physical attackers, como Mega Aerodactyl e Mega Aggron, aumentando a longevidade de Krookodile e sua capacidade de colocar hazards contra tais Pokémon. A ability também ajuda Krookodile a aguentar golpes de alguns de seus checks, como Choice Band Scizor. Rocky Helmet pressiona ainda mais physical attackers, causando dano em usuários com moves de contato e enfraquecendo algumas de suas respostas, como Scizor. Krookodile também pode utilizar Groundium Z, transformando Earthquake em um Tectonic Rage com 180 de Base Power que dá OHKO ou enfraquece severamente adversários como Scizor e Mega Aggron. Leftovers pode ser uma outra opção para dar a Krookodile uma forma de estender sua longevidade.

Dicas de Uso
========

Krookodile deve ser usado principalmente (A: o meaning de "primarily" é de "na maioria das vezes", "geralmente", etc. "Primariamente" é aquilo que vem primeiro, de início) no early-game para colocar Stealth Rock em campo, aproveitando-se de seu bom matchup contra outros usuários de Stealth Rock, como Gligar e Hippowdon para prejudicá-los com Knock Off ou afligi-los com Taunt. Após Stealth Rock já tiver sido utilizado, Krookodile pode usar Taunt e sua tipagem ofensiva para pressionar Defoggers como Empoleon e Latias e manter o hazard em campo. Knock Off deve ser usado liberalmente, ainda mais contra equipes defensivas para remover itens no early-game e prejudicar seus adversários, facilitando que os parceiros de Krookodile lidem com eles. O alto Base Power e a boa coverage neutra de Earthquake significa que o move pode ser usado com frequência, especialmente para enfraquecer removedores de hazard bulky, como Empoleon e Tentacruel. Se estiver usando Groundium Z, esse deve ser guardado para um alvo particularmente resistente, como Mega Aggron, ou para dar OHKO em uma ameaça crucial que normalmente aguentaria um golpe. Pursuit pode ser usado quando prever que um Pokémon que é bastante ameaçado por Krookodile vá fazer switch, especialmente Latias e Chandelure, graças à capacidade de Krookodile aguentar um golpe desses Pokémon sem boosts e retaliar com um OHKO. Se Krookodile estiver muito enfraquecido e Stealth Rock em campo, ele pode ser usado para fazer switch em alguma de suas respostas que atacam pelo lado physical, como Crawdaunt e Scizor, para diminuir seu Attack com Intimidate e potencialmente conseguir um dano residual com Rocky Helmet.

Opções de Equipe
========

Krookodile se encaixa melhor em equipes bulky offense e balance por suas capacidades ofensivas e defensivas. A vulnerabilidade de Krookodile para os ataques Fairy-types muito presentes no (A: "infestar" parece ser uma palavra de tom muito pesado. Caso discorde, pode mudar, mas fica aí essa observação) metagame de oponentes como Sylveon, Mega Altaria e Primarina pode ser problemática, logo, Steel-types bulky, como Empoleon, Klefki e Doublade, podem funcionar como switch-ins para eles. Cobalion também combina bem com Krookodile por sua capacidade de absorver U-turn e funcionar como um setup sweeper que se aproveita das hazards de Krookodile para punir seus adversários. Os companheiros anteriormente citados também podem fazer switch in em moves Grass-type de Celebi e U-turn de Scizor e Mega Beedrill. Pokémon que apreciam o dano residual de Stealth Rock e possuem a capacidade de forçar switches para se aproveitar disso também são apreciados; dessa forma, wallbreakers poderosos como Primarina, Heracross e Nasty Plot Celebi se tornam bons companheiros de equipe. Esses companheiros também se aproveitam do suporte de Knock Off de Krookodile. A Speed mediana de Krookodile deixa ele ser ultrapassado e pressionado por oponentes como Kyurem e Starmie; um parceiro rápido que se aproveite de tais checks, como Mega Manectric e Mega Aerodactyl, são valorizados por essa razão. Adicionalmente, usuários de Choice Scarf, como Latias e Infernape, também são uma opção. Devido à falta de recovery de Krookodile, ele se torna vulnerável a ser desgastado e enfraquecido. Suporte de Wish de Sylveon e Alomomola remedia isso e permite que Krookodile utilize Stealth Rock mais consistentemente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Iron Tail pode ser usado no set Choice Scarf para acertar Mega Altaria com dano super efetivo, mas sua accuracy incerta e pouca coverage fora esse alvo fazem com que seja difícil justificar o seu uso. Fire Fang pode ser usado para dar OHKO em Scizor, todavia, não traz nenhuma outra coverage significativa. Choice Band é uma opção para dar a Krookodile um poder de wallbreak decente e surpreender Pokémon como Blissey e Mega Steelix. Porém, a baixa Speed de Krookodile e as desvantagens de seus STABs dificulta que esse set seja efetivo de forma consistente, tornando Pokémon como Nidoking melhores opções de wallbreakers Ground-type. Eject Button é uma opção no set Stealth Rock para permitir que Krookodile aguente um golpe enquanto usa Stealth Rock e traga um parceiro para lidar com o Pokémon oponente, sendo especialmente útil para prender Scizor com Magneton. Apesar disso, isso não costuma ser tão útil quanto o poder de Groundium Z, a utilidade de Rocky Helmet ou as capacidades de lure que Steelium Z provê.

Checks e Counters
===================

Fairy-types: Fairy-types bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Togekiss, (G) podem fazer switch in livremente contra Choice Scarf Krookodile, embora Togekiss tema Stone Edge e todos devem estar atentos a Corckscrew Crash. Fairy-types sem recovery, como Choice Specs Primarina, não podem fazer switch diretamente, mas conseguem forçar a saída de Krookodile com seus STAB super efetivos.

Fighting-types: Heracross pode fazer switch in tranquilamente contra Krookodile enquanto ameaça fazer setup ou lhe dar OHKO com um STAB, enquanto outros Fighting-types, como (A: Kommo-o foi removido) Terrakion, Cobalion e Infernape, não podem entrar em campo diretamente, mas ameaçam derrotar Krookodile com seus ataques STAB.

Grass-types: Amoonguss pode ameaçar imobilizar Krookodile com Spore enquanto o enfraquece com Giga Drain. Celebi teme Knock Off do set Choice Scarf, mas ainda pode ameaçar Krookodile com Leaf Storm ou Giga Drain. Opções mais incomuns na forma de Chesnaught e Tsareena aguentam qualquer ataque de Krookodile com relativa confiança, apesar de nenhum deles apreciar perder seu item.

Water-types: Vários Water-types são bulky o suficiente para aguentar os golpes de Krookodile enquanto fazem setup em sua frente ou o enfraquecem com Scald. Exemplos incluem Suicune, o qual pode facilmente usar Calm Mind, e Jellicent, que aguenta um Knock Off usando Colbur Berry, causando burn em Krookodile com Will-O-Wisp e se recuperando dos danos sofridos. Water-types que não podem fazer switch in, como Crawdaunt, Choice Specs Primarina e Starmie, ainda ameaçam fortemente Krookodile com seus ataques STAB super efetivos.

Pokémon com Alto Bulk Physical: Krookodile constantemente terá dificuldades de vencer Pokémon que possuem bulk physical excepcional, como Alomomola, Hippowdon e até Mega Slowbro. Eles podem facilmente fazer stall em Krookodile com Toxic, mas não costumam apreciar levar Taunt.

Pokémon Mais Rápidos: Embora não possam ultrapassar o set Choice Scarf, Pokémon como Mega Houndoom, Cobalion e Hydreigon podem todos ultrapassar e pressionar fortemente o set Stealth Rock de Krookodile. Usuários de Choice Scarf como Infernape, Latias e Terrakion podem ultrapassar até o set Choice Scarf e ameaçar bastante Krookodile com seus poderosos STABs.

Scizor: Scizor possui bulk physical o suficiente para aguentar confiavelmente a maioria dos golpes de Krookodile enquanto se recupera com Roost, podendo ainda ameaçar fazer setup em sua frente ou acertar um U-turn STAB super efetivo. Apesar disso, ele deve ficar atento a Tectonic Rage.

[CREDITS]
- Written by: [[Hilomilo, 313384], [martha, 313384]]
- Translated by: [[Ropalme1914, 245099]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Amaroq, 301581], [Bouff, 121672], [Eyan, 226777], [Kink, 222534], [Ark, 268102]](A: coloquei no inglês só para avisar)


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/UmSUF8Or:

[OVERVIEW]

Com a capacidade de cumprir diversos papéis, Krookodile é uma grande ameaça no metagame de UU, encaixando-se em diversos estilos de equipe. Sua ótima combinação de tipos lhe dá uma coverage excelente com seus STABs junto de importantes imunidades a Psychic- e Electric-type e quatro resistências úteis. Sua ability Intimidate solidifica ainda mais suas capacidades defensivas e lhe permite ser um bom usuário de Stealth Rock. Krookodile também se destaca como um dos melhores usuários de Choice Scarf da tier graças a sua capacidade de fazer revenge kill a vários oponentes com facilidade e se aproveitar das switches que força com um Pursuit STAB. Apesar disso, a tipagem de Krookodile lhe dá tantas boas resistências quanto fraquezas comuns, mais notavelmente a Fairy, Water e Fighting. Krookodile também pode sofrer um pouco com sua Speed tier, que, apesar de não ser ruim, deixa ele ser ultrapassado por vários Pokémon ofensivos, como Kyurem, Mega Pidgeot e Infernape. Por fim, Krookodile só causa um dano moderado, o que o impede de derrubar adversários mais bulky, como Hippowdon, Suicune e Alomomola.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Knock Off
move 2: Earthquake
move 3: Pursuit
move 4: Stone Edge / Crunch
item: Choice Scarf
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Knock Off é um STAB poderoso que atrapalha vários oponentes ao remover seus itens. Earthquake é um STAB secundário muito potente que facilmente dá revenge kill em Pokémon como Infernape, Mega Manectric e Mega Beedrill. Pursuit pune oponentes que tentam fazer sair de campo contra Krookodile, como Gengar, Latias e Chandelure, prendendo e os derrotando ou, pelo menos, enfraquecendo-os severamente. Stone Edge acerta Flying-types que podem tentar fazer switch in em Earthquake, como Moltres, Mega Pidgeot e Togekiss. Crunch é uma alternativa sobre Stone Edge que dá OHKO até mesmo em variantes de Z-Move de Latias após Stealth Rock, deixando Krookodile fazer revenge kill de forma confiável. Superpower também pode ser usado no quarto moveslot para acertar Hydreigon, que normalmente para Krookodile completamente com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

Investimento total em Attack maximiza a presença ofensiva de Krookodile, enquanto 252 EVs em Speed e uma nature Jolly fazem com que seja o mais rápido possível. Choice Scarf aumenta ainda mais sua Speed, permitindo-lhe ultrapassar ameaças comuns, tais como Latias, Mega Manectric e Starmie. Intimidate é a ability preferida por diminuir o Attack do oponente, facilitando que Krookodile dê switch in.

Dicas de Uso
========

Esse set ultrapassa todos os Pokémon sem boosts na tier assim como alguns em +1, como Mega Altaria e Mega Sharpedo, logo, deve ser usado como um revenge killer. Krookodile deve fazer switch in em ataques resistidos de Pokémon em que ele pode fazer revenge kill ou prender com Pursuit, como Latias, Mega Manectric e Alolan Muk. Quando prever que um oponente sairá de campo, é melhor utilizar Pursuit para causar danos pesados. Adversários que comumente saem de campo contra Krookodile incluem Latias, Gengar, Mega Aerodactyl e Blissey. Knock Off deve ser usado com frequência no early-game, visto que tal move atrapalha até oponentes que o resistem ao remover seus itens. A maioria dos ataques de Krookodile não são muito bons de se ficar preso por muito tempo, visto que isso permite que rivais como Cobalion, Suicune e Scizor comecem a fazer setup em sua frente. Devido a isso, Krookodile deve imediatamente sair de campo assim que seu oponente começar a fazer setup e trazer um companheiro de equipe que consiga lidar bem com o adversário. Posto a natureza de Choice Scarf, é melhor que Krookodile faça previsões cuidadosamente quando atacar. Por exemplo, se um Flying-type antecipar e fazer switch in em um Earthquake, Krookodile deveria prever a switch e usar Stone Edge para acertá-lo de forma super efetiva.

Opções de Equipe
========

Fighting-types, como Infernape, Cobalion e Terrakion, apreciam a capacidade de Krookodile de fazer Pursuit trap em Psychic-types que costumam pressionar. Outros Pokémon que apreciam a remoção de Psychic-types como Latias, tais como Tentacruel e Suicune, também apreciam fazer parceria com Krookodile. Electric- e Grass-types, como Rotom-C, Mega Manectric, Celebi e Mega Sceptile, podem pressionar Water-types bulky com os quais Krookodile costuma ter dificuldades. Krookodile também gosta de Psychic- e Fairy-types, como Starmie, Togekiss e Primarina, pois ameaçam Fighting-types. Wallbreakers poderosos, como Primarina, Scizor, Terrakion e Choice Band Infernape, podem derrotar Pokémon mais resistentes com que Krookodile possa ter problemas enquanto também podem abrir caminho para um sweep no late-game. Suporte de entry hazards de aliados como Cobalion, Mega Aggron e Azelf podem ajudar Krookodile a derrotar seus adversários com mais facilidade. Klefki é um usuário particularmente bom, dado que pode fazer switch em ataques Bug-, Fairy-, Grass- e Ice-types e aprecia a remoção de Fire-types. Toxic Spikes de Tentacruel também é notavelmente útil para Krookodile, já que Toxic poison pune diversos Pokémon que podem tentar fazer switch in em Krookodile, como Swampert, Suicune e Mega Slowbro.

[SET]
name: Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Knock Off
move 3: Earthquake
move 4: Taunt / Pursuit
item: Rocky Helmet / Groundium Z
ability: Intimidate
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock provê suporte crucial de entry hazards para Krookodile e seus companheiros e pressiona algumas de suas switch-ins comuns, tais como Togekiss e Mega Aerodactyl. Knock Off causa dano pesado em Psychic- e Ghost-types, como Latias, Starmie e Chandelure, e prejudica Pokémon defensivos, como Alomomola e Blissey, ao remover seus itens. A combinação Knock Off e Taunt permite a Krookodile se opor ameaças como Suicune, fazendo com que seja mais fácil para seus parceiros lidarem com ele. Earthquake traz uma opção de STAB consistente para Krookodile ameaçar bastante oponentes como Alolan Muk, Tentacruel e Empoleon. Taunt ajuda Krookodile a manter entry hazards fora de seu lado do campo contra usuários mais lentos, como Hippowdon e Mega Aggron, enquanto impede walls, como Blissey e Quagsire, de recuperarem HP ou usarem Toxic. Taunt também para Defoggers como Empoleon e Rotom-W. Pursuit pressiona oponentes com fraqueza a Dark, como Latias e Gengar, e pode prender e os derrotar efetivamente, beneficiando Krookodile e seus companheiros de equipe. Por outro lado, Stone Edge pode ser usado no último slot para atingir Flying-types, como Togekiss e Moltres, porém, falta-lhe a utilidade de Taunt ou Pursuit. Iron Tail com Steelium Z ou Aqua Tail e Waterium Z podem ser escolhidos a fim o ajudar a lidar com usuários de Defog como Togekiss e Mega Altaria ou de Stealth Rock como Hippowdon e Gligar, respectivamente.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack maximizam a presença ofensiva de Krookodile para que ele possa lidar com os Pokémon que ele faz check mais facilmente, enquanto 252 EVs em Speed com uma nature Jolly fazem com que ele ultrapasse oponentes comuns, como Nidoking, Tentacruel e Lucario. Intimidate atrapalha physical attackers, como Mega Aerodactyl e Mega Aggron, aumentando a longevidade de Krookodile e sua capacidade de colocar hazards contra tais Pokémon. A ability também ajuda Krookodile a aguentar golpes de alguns de seus checks, como Choice Band Scizor. Rocky Helmet pressiona ainda mais physical attackers, causando dano em usuários com moves de contato e enfraquecendo algumas de suas respostas, como Scizor. Krookodile também pode utilizar Groundium Z, transformando Earthquake em um Tectonic Rage com 180 de Base Power que dá OHKO ou enfraquece severamente adversários como Scizor e Mega Aggron. Leftovers pode ser uma outra opção para dar a Krookodile uma forma de estender sua longevidade.

Dicas de Uso
========

Krookodile deve ser usado principalmente no early-game para colocar Stealth Rock em campo, aproveitando-se de seu bom matchup contra outros usuários de Stealth Rock, como Gligar e Hippowdon para prejudicá-los com Knock Off ou afligi-los com Taunt. Após Stealth Rock já tiver sido utilizado, Krookodile pode usar Taunt e sua tipagem ofensiva para pressionar Defoggers como Empoleon e Latias e manter o hazard em campo. Knock Off deve ser usado liberalmente, ainda mais contra equipes defensivas para remover itens no early-game e prejudicar seus adversários, facilitando que os parceiros de Krookodile lidem com eles. O alto Base Power e a boa coverage neutra de Earthquake significa que o move pode ser usado com frequência, especialmente para enfraquecer removedores de hazard bulky, como Empoleon e Tentacruel. Se estiver usando Groundium Z, esse deve ser guardado para um alvo particularmente resistente, como Mega Aggron, ou para dar OHKO em uma ameaça crucial que normalmente aguentaria um golpe. Pursuit pode ser usado quando prever que um Pokémon que é bastante ameaçado por Krookodile vá fazer switch, especialmente Latias e Chandelure, graças à capacidade de Krookodile aguentar um golpe desses Pokémon sem boosts e retaliar com um OHKO. Se Krookodile estiver muito enfraquecido e Stealth Rock em campo, ele pode ser usado para fazer switch em alguma de suas respostas que atacam pelo lado physical, como Crawdaunt e Scizor, para diminuir seu Attack com Intimidate e potencialmente conseguir um dano residual com Rocky Helmet.

Opções de Equipe
========

Krookodile se encaixa melhor em equipes bulky offense e balance por suas capacidades ofensivas e defensivas. A vulnerabilidade de Krookodile para os ataques Fairy-types muito presentes no metagame de oponentes como Sylveon, Mega Altaria e Primarina pode ser problemática, logo, Steel-types bulky, como Empoleon, Klefki e Doublade, podem funcionar como switch-ins para eles. Cobalion também combina bem com Krookodile por sua capacidade de absorver U-turn e funcionar como um setup sweeper que se aproveita das hazards de Krookodile para punir seus adversários. Os companheiros anteriormente citados também podem fazer switch in em moves Grass-type de Celebi e U-turn de Scizor e Mega Beedrill. Pokémon que apreciam o dano residual de Stealth Rock e possuem a capacidade de forçar switches para se aproveitar disso também são apreciados; dessa forma, wallbreakers poderosos como Primarina, Heracross e Nasty Plot Celebi se tornam bons companheiros de equipe. Esses companheiros também se aproveitam do suporte de Knock Off de Krookodile. A Speed mediana de Krookodile deixa ele ser ultrapassado e pressionado por oponentes como Kyurem e Starmie; um parceiro rápido que se aproveite de tais checks, como Mega Manectric e Mega Aerodactyl, são valorizados por essa razão. Adicionalmente, usuários de Choice Scarf, como Latias e Infernape, também são uma opção. Devido à falta de recovery de Krookodile, ele se torna vulnerável a ser desgastado e enfraquecido. Suporte de Wish de Sylveon e Alomomola remedia isso e permite que Krookodile utilize Stealth Rock mais consistentemente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Iron Tail pode ser usado no set Choice Scarf para acertar Mega Altaria com dano super efetivo, mas sua accuracy incerta e pouca coverage fora esse alvo fazem com que seja difícil justificar o seu uso. Fire Fang pode ser usado para dar OHKO em Scizor, todavia, não traz nenhuma outra coverage significativa. Choice Band é uma opção para dar a Krookodile um poder de wallbreak decente e surpreender Pokémon como Blissey e Mega Steelix. Porém, a baixa Speed de Krookodile e as desvantagens de seus STABs dificulta que esse set seja efetivo de forma consistente, tornando Pokémon como Nidoking melhores opções de wallbreakers Ground-type. Eject Button é uma opção no set Stealth Rock para permitir que Krookodile aguente um golpe enquanto usa Stealth Rock e traga um parceiro para lidar com o Pokémon oponente, sendo especialmente útil para prender Scizor com Magneton. Apesar disso, isso não costuma ser tão útil quanto o poder de Groundium Z, a utilidade de Rocky Helmet ou as capacidades de lure que Steelium Z provê.

Checks e Counters
===================

Fairy-types: Fairy-types bulky, como Sylveon, Primarina defensiva e Togekiss, podem fazer switch in livremente contra Choice Scarf Krookodile, embora Togekiss tema Stone Edge e todos devem estar atentos a Corckscrew Crash. Fairy-types sem recovery, como Choice Specs Primarina, não podem fazer switch diretamente, mas conseguem forçar a saída de Krookodile com seus STAB super efetivos.

Fighting-types: Heracross pode fazer switch in tranquilamente contra Krookodile enquanto ameaça fazer setup ou lhe dar OHKO com um STAB, enquanto outros Fighting-types, como Terrakion, Cobalion e Infernape, não podem entrar em campo diretamente, mas ameaçam derrotar Krookodile com seus ataques STAB.

Grass-types: Amoonguss pode ameaçar imobilizar Krookodile com Spore enquanto o enfraquece com Giga Drain. Celebi teme Knock Off do set Choice Scarf, mas ainda pode ameaçar Krookodile com Leaf Storm ou Giga Drain. Opções mais incomuns na forma de Chesnaught e Tsareena aguentam qualquer ataque de Krookodile com relativa confiança, apesar de nenhum deles apreciar perder seu item.

Water-types: Vários Water-types são bulky o suficiente para aguentar os golpes de Krookodile enquanto fazem setup em sua frente ou o enfraquecem com Scald. Exemplos incluem Suicune, o qual pode facilmente usar Calm Mind, e Jellicent, que aguenta um Knock Off usando Colbur Berry, causando burn em Krookodile com Will-O-Wisp e se recuperando dos danos sofridos. Water-types que não podem fazer switch in, como Crawdaunt, Choice Specs Primarina e Starmie, ainda ameaçam fortemente Krookodile com seus ataques STAB super efetivos.

Pokémon com Alto Bulk Physical: Krookodile constantemente terá dificuldades de vencer Pokémon que possuem bulk physical excepcional, como Alomomola, Hippowdon e até Mega Slowbro. Eles podem facilmente fazer stall em Krookodile com Toxic, mas não costumam apreciar levar Taunt.

Pokémon Mais Rápidos: Embora não possam ultrapassar o set Choice Scarf, Pokémon como Mega Houndoom, Cobalion e Hydreigon podem todos ultrapassar e pressionar fortemente o set Stealth Rock de Krookodile. Usuários de Choice Scarf como Infernape, Latias e Terrakion podem ultrapassar até o set Choice Scarf e ameaçar bastante Krookodile com seus poderosos STABs.

Scizor: Scizor possui bulk physical o suficiente para aguentar confiavelmente a maioria dos golpes de Krookodile enquanto se recupera com Roost, podendo ainda ameaçar fazer setup em sua frente ou acertar um U-turn STAB super efetivo. Apesar disso, ele deve ficar atento a Tectonic Rage.

[CREDITS]
- Written by: [[Hilomilo, 313384], [martha, 313384]]
- Translated by: [[Ropalme1914, 245099]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Amaroq, 301581], [Bouff, 121672], [Eyan, 226777], [Kink, 222534], [Ark, 268102]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top