OU Kartana

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/kartana/
Visão Geral

Kartana é um dos Pokémon mais perigosos na tier OU devido ao seu Attack gigante e à sua boa Speed, tornando-o difícil de se lidar defensivamente. Infelizmente, base HP baixa e baixíssima base Special Defense tornam-no um dos Pokémon mais frágeis no lado special do jogo. Entretanto, ele possui um bulk physical decente devido à sua alta Defense. A combinação de tipos Grass / Steel ajuda Kartana defensivamente, visto que resiste diferentes tipos e possui apenas duas fraquezas: Fighting e Fire. Ofensivamente, a tipagem de Kartana também é apreciada, especialmente junto ao move de coverage Sacred Sword. Finalmente, Beast Boost permite a Kartana aumentar seu Attack toda vez que conseguir um KO, fazendo com que seja muito difícil lidar com ele defensivamente de forma consistente.

[SET]
name: Paper Cut (Swords Dance)
move1: Swords Dance
move2: Leaf Blade
move3: Sacred Sword
move4: Smart Strike / Knock Off
item: Fightinium Z / Steelium Z / Grassium Z
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe

Moves

Swords Dance é usado para dobrar o Attack de Kartana, permitindo-lhe ameaçar o metagame inteiro. Leaf Blade é o move STAB primário e é muito forte em conjunto com a alta base Attack de Kartana. Sacred Sword é o melhor golpe complementar, batendo em Steel-types que Leaf Blade não consegue ameaçar, como Heatran e Ferrothorn. Outra opção de ataque é Smart Strike, que pode ser usado para acertar Tornadus-T com uma quantidade considerável de dano, para bater em Fairy-types como Clefable e para causar mais dano a Grass-types como Mega Venusaur e Tangrowth do que as outras alternativas de ataque. Usar Knock Off é uma opção se você considerar que vale a pena, pois atinge walls como Celesteela e Zapdos que podem ser problemáticas para Kartana caso contrário, enquanto switch-ins como Choice Scarf Landorus-T podem ser prejudicados por um Knock Off oportuno. Defog pode ser usado como um move de utilidade mesmo que o objetivo de Kartana seja ameaçar o adversário ofensivamente, considerando que a tier OU é cheia de entry hazards e ter um removedor rápido e forte é útil em muitos times, embora essa opção signifique que Kartana sempre perderá para um Tornadus-T saudável. Por fim, Substitute pode ser usado com uma distribuição de EVs com mais bulk, concedendo mais oportunidades de setup.

Detalhes do Set

Essa distribuição de EVs permite que Kartana maximize seu potencial de dano e Speed com o objetivo de ser uma ameaça ofensiva. Além disso, Kartana faz parte de um metagame com muitos Pokémon rápidos, logo Jolly é a melhor nature. Para itens, Fightinium Z é uma ótima escolha, usado para bater em Pokémon que seriam checks e counters para Kartana com All-Out Pummeling fortalecido por Swords Dance, causando grande dano em Celesteela, Mega Scizor e Magearna. Steelium Z dá a Kartana a capacidade de passar por checks como Tornadus-T, Mega Venusaur e Mega Latias, os quais geralmente são problemáticos para ele, embora isso o deixe vulnerável a Mega Scizor e dificulte muito o matchup contra Celesteela. Grassium Z é uma alternativa que permite a Kartana disparar um poderoso golpe de uso único em Bloom Doom, removendo Landorus-T e Toxapex sem muita necessidade de enfraquecê-los e até passando por switch-ins como Zapdos com dano prévio mínimo depois de um boost. O terceiro potencial Z-Move nesse set seria Darkinium Z, o qual é a melhor opção caso queira bater em Zapdos e Mega Venusaur enquanto ainda dá um dano decente em Celesteela. Porém, é uma alternativa menos consistente do que as outras. É notável dizer que Night Slash dá uma Base Power maior que Knock Off para um Z-Move, sendo geralmente o melhor move para se usar em conjunto com Darkinium Z. Leftovers pode ser utilizado em variações com Defog + Swords Dance se quiser aumentar a longevidade de Kartana e o número de vezes que pode realizar switch in em cima de hazards. O set com Leftovers deve ser usado com 28 EVs em Special Defense para garantir que Kartana tome menos que 50% de dano de Moonblast de Clefable, possibilitando-lhe dar switch-in nela duas vezes com ou sem Stealth Rock no campo, supondo que ela fique em campo no próximo turno para receber o recovery de Leftovers. Caso use Substitute, Kartana deve conter 8 EVs em HP e 60 EVs em Special Defense para garantir que Toxapex não quebre o Substitute com Scald, proporcionando uma vantagem sem comprometer muito sua força ofensiva. Com 120 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense, o Substitute consegue segurar Scald de Toxapex e Gyro Ball de Ferrothorn, porém tenha em mente que isso requer tirar muitos EVs de Attack, prejudicando sua força ofensiva.

Dicas de Uso

O objetivo de Swords Dance Kartana é abrir buracos na defesa adversária no começo do jogo. Conseguir um sweep geralmente não é possível, pois existem muitos revenge killers mais rápidos que Kartana sem boosts em Speed ou Choice Scarf. Porém, Swords Dance Kartana é um dos melhores wallbreakers do jogo, destruindo times defensivos devido à falta de um Pokémon mais rápido e bons counters. Defog permite que Kartana funcione como um counter completo de Ferrothorn e convenientemente um removedor de entry hazards que pode ser encaixado em times ofensivos que precisem de um.

Opções de Equipe

Swords Dance Kartana deve ser usado em times que tenham uma forma de late-game cleaner ou sweeper alternativos que não conseguem abrir buracos em defesas com a mesma facilidade, por isso Magearna e Volcarona são bons parceiros. Pursuit é bem apreciado, visto que Latios e Latias são mais rápidos, resistem aos golpes mais usados e conseguem ser revenge killers de Kartana, limitando seus KOs a cada vez que entre campo até que eles sejam removidos. Usuários de Volt Switch e U-turn lentos como Landorus-T e Assault Vest Magearna são ideais, pois permitem que Kartana dê switch in em special attackers e ameaças mais facilmente, as quais lhe impediriam de entrar em campo de modo seguro. Tapu Bulu ajuda Kartana com Grassy Terrain que pode ser benéfico para fortalecer o Leaf Blade, o qual já é muito forte, e dá um pouco de HP a cada turno, compensando a falta de recovery de Leftovers. Quando estiver usando Fightinium-Z, é bom usar Swords Dance Kartana junto de um physical attacker com Choice Scarf qualquer como Landorus-T, visto que All-Out Plummeling bate forte na maioria dos Pokémon com Defense alta.

[SET]
name: Paper Press (Choice Band)
move1: Leaf Blade
move2: Knock Off
move3: Sacred Sword
move4: Smart Strike
item: Choice Band
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk /252 Spe

Moves

Leaf Blade é um move STAB muito forte somado ao Attack altíssimo de Kartana e o Choice Band, derrotando Pokémon como Toxapex, Gliscor, Tapu Bulu e Clefable em dois golpes. Os dois últimos são ameaçados por Smart Strike, mas isso vale apenas para mostrar o quão seguro é usar Leaf Blade quando Steel- e Flying-types estão fora de jogo. Knock Off também bate bem forte com Choice Band, causando muito dano em Zapdos, Mega Latias e Celesteela e tirando Leftovers de walls, tornando o objetivo de Kartana mais fácil de se alcançar. Knock Off notavelmente deixa Landorus-T defensivo suscetível a um 2HKO com Leaf Blade. Sacred Sword é uma arma para derrotar Steel-types como Ferrothorn, Heatran e Kartana adversário. Por fim, Smart Strike provê coverage neutra junto dos outros moves de Kartana e cuida de Pokémon como Magearna, Tangrowth e Mega Venusaur.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs junto a nature Jolly maximiza Speed e Attack, os stats mais importantes para um physical wallbreaker. Choice Band dá uma força absurda para Kartana ao custo de não poder trocar de moves. Beast Boost é a unica ability de Kartana, e é ótima, pois permite que Kartana seja quase imparável depois de conseguir um nocaute.

Dicas de Uso

Devido ao Choice Band prender Kartana em um golpe, é importante prever a jogada de seu oponente para aproveitar o potencial máximo de Kartana. Ele tem a força para ser um perigo enorme para times balance e bulky offense, porém bons oponentes irão tentar usar pivots e contornar o seu poder, portanto é importante avaliar o riscos e recompensas e abusar de predições para prevenir que o oponente leve vantagem sobre Kartana. Knock Off é um bom move para abusar no começo do jogo, pois causa um bom dano na maioria das walls. Em contrapartida, Leaf Blade é ideal para usar posteriormente, depois que Steel- e Flying-types estiverem enfraquecidos. Kartana é frágil, portanto tente encontrar oportunidades para trazê-lo ao campo. Pode ser quando um de seus Pokémon for nocauteado, quando usar um Volt Switch ou U-turn mais lento, ou quando prever que seu oponente irá realizar uma switch. Para o último caso, tome cuidado para não arriscar perder Kartana, já que ele pode ser essencial para derrotar o core defensivo do oponente. Para o sucesso de Kartana como wallbreaker, tente manter entry hazards no campo do oponente durante o maior tempo possível, visto que eles ajudam muito Kartana no seu objetivo de derrotar walls, o que permite ao resto do time vencer o jogo posteriormente. Por fim, Kartana não deve ser usado como revenge killer, mesmo se conseguir ultrapassar e derrotar uma ameaça, porque ficará preso em um golpe e o oponente pode levar vantagem em cima disso, acarretando numa perda de momentum.

Opções de Equipe

Magnezone é um parceiro excelente devido à sua habilidade de prender e eliminar Mega Scizor, Celesteela e Skarmory. Tapu Bulu, ainda que compartilhe as mesmas fraquezas de Kartana, provê Grassy Terrain, o que torna o Leaf Blade de Kartana extremamente ameaçador, especialmente quando aprimorado por Choice Band, conseguindo façanhas como 2HKO em Landorus-T, Timid Zapdos, Magearna e Jirachi. Pokémon que colocam entry hazards são excelentes parceiros para ajudar Kartana a derrotar os seus checks. Heatran e as duas formas de Greninja têm boa sinergia ofensiva com Kartana e podem colocar Stealth Rock e Spikes, respectivamente. Outros usuários de Stealth Rock, notavelmente Clefable, Landorus-T e Mega Tyranitar, são excelentes parceiros de Kartana. Usuários de U-turn e Volt Switch lentos, como Landorus-T defensivo e Assault Vest Magearna, são ótimas escolhas para fornecer a Kartana oportunidades de fazer seu trabalho como wallbreaker, considerando que ele é muito frágil para dar switch in na maioria dos ataques adversários. Times balance com Pokémon como Clefable, Toxapex e Ferrothorn podem tirar vantagem de Kartana depois de ele estar preso a um golpe conhecido. Logo, wallbreakers como Taunt Tornadus-T, Heatran, Mega Mawile e Mega Medicham são ótimos parceiros, os quais todos apreciam Kartana derrubando seus checks. Cleaners que tiram vantagem do estrago de Kartana no time adversário também são boas escolhas, como por exemplo Hawlucha, Dragon Dance Zygarde, Shift Gear Magearna e Volcarona.

[SET]
name: Paper Plane (Choice Scarf)
move1: Leaf Blade
move2: Sacred Sword
move3: Smart Strike / Knock Off
move4: Defog / Knock Off
item: Choice Scarf
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe


Moves

Leaf Blade é um move STAB Grass-type que bate muito forte para um usuário de Choice Scarf graças à base Attack altíssima de Kartana e Sacred Sword é o melhor move complementar de coverage, ameaçando Steel-types como Ferrothorn e Heatran. Smart Strike é outra opção possível, sendo um move STAB secundário que pode derrotar Fairy-types como Clefable e Tapu Bulu. Knock Off é um ótimo move de utilidade para prejudicar switch-ins como Celesteela e Zapdos, tirando Leftovers deles. Defog pode ser usado no último moveslot se uma rápida e conveniente forma de remover hazards for desejada para se encaixar em times mais ofensivos. Giga Impact pode ser usado para remover Volcarona, visto que times com Choice Scarf Kartana geralmente são mais ofensivos e costumam não ser capazes de lidar com Volcarona depois de um Quiver Dance, então isso dá um botão de emergência para Kartana ao custo de ceder um turno livre para o oponente em sequência.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs permite que Kartana tenha um grande potencial de dano e Speed para ser um Pokémon rápido e ameaçador. Jolly é usado para maximizar a Speed de Kartana, visto que muitos Pokémon têm Speed similar. Choice Scarf é usado para tornar Kartana um cleaner nos turnos finais da partida e também um revenge killer, sendo mais rápido que Pokémon sem boosts na Speed e também a maioria dos Pokémon com +1 Speed. Defog permite que Kartana seja um removedor de entry hazards caso o time precise de um, dando um botão de emergência se a situação sair do controle devido a presença de hazards no campo.

Dicas de Uso

Choice Scarf Kartana consegue ser um cleaner no late-game graças à sua ability, Beast Boost. Ela ativa um efeito bola de neve com boosts de Attack e permite a Kartana destruir times enfraquecidos. Choice Scarf Kartana também funciona como revenge killer mais cedo nos jogos, sendo mais rápido e forçando a saírem de campo as ameaças mais comuns do metagame como Greninja, Tapu Lele e Keldeo. Prender-se em Defog não é ideal, já que Kartana precisará sair de campo no turno seguinte para não virar isca, porém Defog é um move conveniente em algumas situações e deve ser usado quando entry hazards se provarem problemáticos ao seu time durante o early- e mid-game. Swords Dance Kartana é mais comum e ameaçador do que os outros dois sets, logo haverá situações nas quais você poderá levar vantagem quando estiver enfrentando um time ofensivo sem um counter para Kartana através de uma utilização estratégica desse set. Geralmente, o oponente tentará fazer pivot para um Pokémon rápido que resiste um golpe ou prever que você irá usar Swords Dance para passar por um Pokémon defensivo, e Kartana pode se aproveitar disso usando um golpe forte diretamente, facilitando as predições, pois você sabe que precisa se prender em um golpe.

Opções de Equipe

Choice Scarf Kartana é usado como cleaner em turnos finais do jogo, então deve ser parceiro de um wallbreaker que consiga danificar cores defensivos e abrir buracos no early-game, como Choice Band Tyranitar e Mega Medicham. Spikes é apreciado por Choice Scarf Kartana, pois o dano residual se acumula no adversário durante o jogo, mas é notável dizer que Kartana pode se contradizer com entry hazards no campo do oponente, já que ele próprio pode removê-los com Defog dependendo da situação. Suporte de Pursuit também pode ajudar essa variação de Kartana, visto que Latias e Latios pode entrar no caminho de Kartana tentando um sweep com Leaf Blade e Sacred Sword, os moves mais comuns que usa. Tapu Bulu é um ótimo parceiro em razão de Grassy Terrain intensificar a força de Leaf Blade e facilitar o sweep no late-game, além de prover a Kartana um pouco de recovery a cada turno. Concluindo, times ofensivos apreciam a presença de Choice Scarf Kartana muito mais que outros arquétipos, considerando que isso lhes dá um usuário de Defog rápido que executa diversas funções e também é um Steel-type ofensivo valioso que dispõe de muitas resistências.

Outras Opções

Normalium Z com Giga Impact pode ser usado para bater forte em Volcarona, Mega Venusaur e Zapdos, causando muito dano, porém é inferior a outros Z-Crystals e moves Normal-type não são muito úteis em Kartana. Defog Kartana com três ataques pode ser utilizado para maximizar o potencial de ser um removedor de entry hazards e uma ameaça ao mesmo tempo, também podendo usar qualquer um dos Z-Moves ou até Muscle Band para aprimorar o potencial de dano; Leftovers também é uma opção para ganhar mais longevidade contra usuários de entry hazards adversários ou quando recebe dano de entry hazards. Tailwind é uma opção para tornar Kartana mais rápido que tudo e dobrar a Speed dos parceiros por alguns turnos. Além disso, Z-Tailwind aumenta a chance de Kartana conseguir um critical hit, o que em conjunto com Leaf Blade, que tem uma chance maior de critical hit, dá um combo interessante. Kartana pode usar uma nature Timid com 19 IVs em Attack para conseguir um boost em Speed com Beast Boost após um KO e ter maiores chances de um sweep no late-game, porém a diferença de força é drástica e a falta de um boost em Attack o torna uma ameaça muito menos perigosa e, consequentemente, o boost em Speed é mais difícil de se tirar vantagem do que se imagina, tornando a estratégia impraticável na maioria das vezes.

Checks e Counters

Steel-types defensivos: Steel-types defensivos como Celesteela e Mega Scizor são capazes de parar Kartana, mas um All-Out Pummeling pode causar dano suficiente para removê-los do jogo depois de certo dano de hazards, portanto tome cuidado.

Ameaças Special Rápidas: Qualquer Pokémon que seja mais rápido e tenha um move special consegue ser um revenge killer de Kartana devido à sua base Special Defense ínfima.

Grass-types: Grass-types com alto bulk conseguem parar Kartana com exceção de seu +2 All-Out Pummeling, que ainda causa uma grande quantidade de dano. Geralmente eles têm uma forma de retaliação ou de recuperar HP a ponto de Kartana não ser mais efetivo na situação.

Zapdos Defensivo e Volcarona: Com um pouco de investimento em bulk, Zapdos é capaz de parar a maioria dos sets de Kartana caso Stealth Rock não esteja em campo, enquanto o mesmo pode ser dito para Volcarona naturalmente devido à sua tipagem.

Hidden Power Fire: Pokémon que geralmente nunca carregariam Hidden Power Fire como Ferrothorn e Landorus-T estão começando a usar esse move devido a presença de Kartana no metagame. Qualquer Hidden Power Fire consegue nocautear Kartana devido à sua fragilidade em Special Defense, o que pode limitar sua habilidade de usar Swords Dance ou se manter vivo em alguns matchups.
 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Overview Visão Geral

Kartana é um dos Pokémon mais perigosos na tier OU devido ao seu Attack gigante e à sua boa Speed, tornando-o Kartana difícil de lidar defensivamente. Infelizmente, possui baixo base HP baixa e baixíssima base Special Defense, tornando Kartana tornam-no um dos Pokémon mais frágeis no lado special do jogo. Entretanto, ele possui um physical bulk physical decente devido à sua alta base Defense. Seu Grass- e Steel- type A combinação de tipos Grass / Steel ajuda Kartana defensivamente, visto que resiste diferentes tipos e possui apenas duas fraquezas: Fighting e Fire. Ofensivamente, o tipo a tipagem de Kartana também é apreciado apreciada, especialmente junto com o coverage move de coverage Sacred Sword. Finalmente, Beast Boost permite a Kartana a aumentar seu Attack toda vez que consegue um KO, (adicionar vírgula) fazendo com que seja muito difícil e isso torna lidar com ela ele defensivamente de forma consistente uma tarefa muito difícil.

[SET]
name: Paper Cut (Swords Dance)
move1: Swords Dance
move2: Leaf Blade
move3: Sacred Sword
move4: Defog / Smart Strike / Knock Off
item: Fightinium Z / Steelium Z / Grassium Z
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe

Moves

Swords Dance é usado para dobrar o Attack de Kartana, permitindo-lhe que ameace ameaçar o metagame inteiro. Leaf Blade é o move STAB primário e é muito forte em conjunto com o alto a alta base Attack de Kartana. Sacred Sword é o melhor golpe complementar, batendo em Steel- types que Leaf Blade não consegue ameaçar, (adicionar vírgula) como Heatran e Ferrothorn. Defog é usado como um move de utilidade apesar do objetivo de Kartana ser ameaçar o adversário ofensivamente, já que a tier OU é cheia de entry hazards e ter um remover rápido e forte é útil em muitos times. Outra opção de ataque é Smart Strike, que pode ser usado para acertar Tornadus-T com uma quantidade considerável de dano, para bater em Fairy-(remover espaço)types como Clefable e dar para causar mais dano a Grass-(remover espaço)types como Mega Venusaur e Tangrowth do que as outras alternativas de ataque. Usar Knock Off é uma opção se você considerar que vale a pena, pois atinge walls como Celesteela e Zapdos que podem ser problemáticas para Kartana caso contrário, (adicionar vírgula) enquanto switch-ins como Choice Scarf Landorus-T podem ser prejudicados por um Knock Off oportuno. Defog pode ser usado como um move de utilidade apesar do objetivo de Kartana ser ameaçar o adversário ofensivamente, considerando que a tier OU é cheia de entry hazards e ter um removedor rápido e forte é útil em muitos times, embora essa opção signifique que Kartana sempre perderá para um Tornadus-T saudável. Enfim Por fim, Substiute pode ser usado com uma distribuição de EVs spread com mais bulk, permitindo concedendo mais oportunidades para de setup.

Detalhes do Set

O EV spread Essa distribuição de EVs permite que Kartana maximize seu potencial de dano e Speed com o objetivo de ser uma ameaça ofensiva. (adicionar ponto) e Além disso, Kartana faz parte de um metagame com muitos Pokémon rápidos, logo Jolly é a melhor nature. Para itens, Fightinium Z é uma ótima escolha, usado para bater em Pokémon que seriam checks e counters para Kartana com All-Out Pummeling potenciado fortalecido por Swords Dance, causando grande dano em Celesteela, Mega Scizor e Magearna. Steelium Z dá a Kartana a capacidade de passar por checks como Tornadus-T, Mega Venusaur e Mega Latias, os quais geralmente são problemáticos para ele, embora isso o deixe vulnerável a Mega Scizor e dificulte muito o matchup contra Celesteela. Grassium Z é uma alternativa que permite a Kartana a ter um poder enorme disparar um poderoso golpe de uso único em Bloom Doom, removendo Landorus-T e Toxapex sem muita necessidade de enfraquecê-los e até batendo em passando por switch-ins como Zapdos com dano residual mínimo depois de um boost. O terceiro potencial Z-Move nesse set seria Darkinium Z, o que á qual é a melhor opção caso queira bater em Zapdos e Mega Venusaur enquanto ainda dá um dano decente em Celesteela. Porém, é uma alternativa menos consistente que as outras. É notável dizer que Night Slash dá uma Base Power maior que Knock Off para um Z-Move, sendo geralmente o melhor move para se usar em conjunto com Darkinium Z. Leftovers pode ser utilizado em variações com Defog + Swords Dance se quiser aumentar a longevidade de Kartana e o número de vezes que pode trocá-la realizar switch in em cima de hazards. O set com Leftovers deve ser usado com 28 EVs em Special Defense para garantir que Kartana tome menos que 50% de dano de Moonblast de Clefable, possibilitando-lhe dar switch-in nela que Kartana entre duas vezes com ou sem Stealth Rock no campo, assumindo supondo que ela fique em campo no próximo turno para receber o recovery de Leftovers. Caso use Substiute Substitute, a Kartana deve conter 8 EVs em HP e 60 EVs em Special Defense para garantir que Toxapex não quebre o Substitute com Scald, proporcionando uma vantagem sem comprometer muito sua força ofensiva. Com 120 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense, o Substiute Substitute consegue segurar Scald de Toxapex e Gyro Ball de Ferrothorn, porém isso requer tirar muitos EVs de Attack, (adicionar vírgula) prejudicando sua força ofensiva.

Dicas de Uso

O objetivo de Swords Dance Kartana é abrir buracos na defesa adversária no começo do jogo. Conseguir um sweep geralmente não é possível pois existem muitos revenge killers que são mais rápidos que uma Kartana que não tem sem boosts em Speed ou Choice Scarf. Porém, Swords Dance Kartana é um dos melhores wallbreakers do jogo, destruindo times defensivos devido à falta de um Pokémon mais rápido e bons counters. Defog permite que Kartana funcione como um counter completo de Ferrothorn e convenientemente um removedor de entry hazards remover que pode ser encaixado em times ofensivos que precisem de um.

Opções de Equipe

Swords Dance Kartana deve ser usada usado em times que tenham uma forma de late-game cleaner ou sweeper alternativos que não conseguem abrir buracos em defesas com a mesma facilidade, por isso Magearna e Volcarona são bons parceiros. Pursuit é bem apreciado, visto que Latios e Latias são mais rápidos, resistem os golpes mais usados e conseguem ser revenge killers de Kartana, (adicionar vírgula) limitando seus KOs a um cada vez que entre campo até que eles sejam removidos. Usuários de Volt Switch e U-turn lentos como Landorus-T e Assault Vest Magearna são ideais pois permitem que Kartana dê switch in entre contra em special attackers e ameaças mais facilmente, as quais que não a deixariam entrar caso contrario lhe impediriam de entrar em campo seguramente. Tapu Bulu provê Kartana com Grassy Terrain que pode ser benéfico para fortalecer o Leaf Blade, que o qual já é muito forte, e dá um pouco de HP a cada turno, (adicionar vírgula) compensando que compensa a falta de recovery de Leftovers. Quando usada com estiver usando Fightinium-Z (remover hífen), é bom usar Swords Dance Kartana junto de um Pokémon physical attacker com Choice Scarf como Landorus-T, visto que All-Out Plummeling bate forte na maioria dos Pokémon de alta Defesa com Defense alta.

[SET]
name: Paper Press (Choice Band)
move1: Leaf Blade
move2: Knock Off
move3: Sacred Sword
move4: Smart Strike
item: Choice Band
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk /252 Spe

Moves

Leaf Blade é um move STAB muito forte somado ao Attack altíssimo de Kartana e o Choice Band, derrotando Pokémon como Toxapex, Gliscor, Tapu Bulu e Clefable em dois golpes. Os dois últimos levam KO de são ameaçados por Smart Strike, o que apenas mostra o quão seguro é Leaf Blade quando Steel- e Flying-(remover espaço)types estão fora de jogo. Knock Off também bate bem forte depois de um boost de (eu sei que tá assim no original, mas fica parecendo que é de setup ou sei lá) com Choice Band, dando causando muito dano a Zapdos, Mega Latias e Celesteela e tirando Leftovers de walls, tornando o objetivo de Kartana mais fácil de alcançar. Knock Off notavelmente deixa Landorus-T defensivo no alcance de tomar um 2HKO com Leaf Blade. Sacred Sword é uma arma para derrotar Steel-(remover espaço)types como Ferrothorn, Heatran e outra Kartana adversário. Por fim, Smart Strike provê coverage neutra junto com dos outros moves de Kartana e cuida de Pokémon como Magearna, Tangrowth e Mega Venusaur.

Detalhes do Set

O EV spread A distribuição de EVs junto com a nature Jolly maximiza Speed e Attack, os stats mais importantes para um physical wallbreaker. Choice Band dá uma força absurda para Kartana no ao custo de não poder trocar de moves. Beast Boost é a unica ability de Kartana, e é ótima, (adicionar vírgula) pois permite que Kartana seja quase imparável depois de conseguir um nocaute.

Dicas de Uso

Devido ao Choice Band prender Kartana em um golpe, é importante prever a jogada de seu oponente para usar Kartana em todo o seu potencial. Kartana tem a força para ser um perigo enorme para times balance e bulky offense, porém bons oponentes irão tentar usar pivots e contornar a força o seu poder, portanto é importante avaliar o risco contra recompensa e abusar do predict de predições para previnir prevenir que o oponente leve vantagem sobre a Kartana. Knock Off é um bom move para abusar no começo do jogo, porque dá pois causa um bom dano na maioria das walls. Entretanto Em contrapartida, Leaf Blade é ideal para usar posteriormente, depois que Steel- e Flying-(remover espaço)types estão estiverem enfraquecidos. Kartana é frágil, portanto tente encontrar oportunidades para Kartana entrar trazê-lo ao campo. Pode ser quando um de seus Pokémon for nocauteado, quando usar um Volt Switch ou U-turn mais lento ou na troca, ou quando prevê prever que seu oponente irá realizar uma switch. Para o último caso, tome cuidado para não arriscar perder a Kartana, pois ela ele pode ser essencial para quebrar derrotar o core defensivo do oponente. Para o sucesso de Kartana como wallbreaker, tente manter entry hazards no campo do oponente durante mais o maior tempo possível, visto que eles ajudam muito Kartana em seu objetivo, permitindo-lhe que derrote derrotar walls, (adicionar vírgula) o que habilita permite ao resto do time a vencer o jogo depois. Em conclusão Finalmente, Kartana não deve ser usada como revenge killer, mesmo se pode dar outspeed conseguir ultrapassar e derrotar uma ameaça, porque ficará presa preso em um golpe e o oponente pode levar vantagem em cima disso, acarretando numa perda de perdendo momentum.

Opções de Equipe

Magnezone é um parceiro excelente devido à sua habilidade de prender e eliminar Mega Scizor, Celesteela e Skarmory. Tapu Bulu, ainda que compartilha compartilhe as mesmas fraquezas de Kartana, provê Grassy Terrain, o que torna o Leaf Blade de Kartana, especialmente quando aprimorado por Choice Band, extremamente ameaçador, conseguindo façanhas como 2HKO em Landorus-T, Timid Zapdos, Magearna e Jirachi. Pokémons Pokémon que colocam entry hazards são excelentes parceiros para ajudar Kartana a derrotar os seus checks. Heatran e as duas formas de Greninja tem boa sinergia com Kartana ofensivamente e podem colocar Stealth Rock e Spikes, respectivamente. Outros usuários de Stealth Rock, notavelmente Clefable, Landorus-T e Mega Tyranitar, são excelentes parceiros de Kartana. Usuários de U-turn e Volt Switch lentos, como Landorus-T defensivo e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) são ótimas escolhas para dar Kartana oportunidades de bater de fazer seu trabalho como wallvbreaker, considerando que Kartana ele é muito frágil para entrar dar switch in na maioria dos ataques adversários. Times balance com Pokémons Pokémon como Clefable, Toxapex e Ferrothorn podem tirar vantagem de Kartana depois que ja está presa de ele estar preso a um golpe conhecido. Logo, wallbreakers como Taunt Tornadus-T, Heatran, Mega Mawile e Mega Medicham são ótimos parceiros, os quais todos apreciam Kartana derrubando seus checks. Cleaners que tiram vantagem do estrago de Kartana no time adversário também são boas escolhas,: (remover dois pontos e adicionar vírgula) como por exemplo Hawlucha, Dragon Dance Zygarde, Shift Gear Magearna e Volcarona são boas opções.

[SET]
name: Paper Plane (Choice Scarf)
move1: Leaf Blade
move2: Sacred Sword
move3: Smart Strike / Knock Off
move4: Defog / Knock Off
item: Choice Scarf
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe


Moves

Leaf Blade é um move STAB Grass-(remover espaço)type que bate muito forte para um usuário de Choice Scarf graças ao à base Attack muito alto alta de Kartana e Sacred Sword é o melhor move complementar de coverage, ameaçando Steel-(remover espaço)types como Ferrothorn e Heatran. Smart Strike é outra possível opção, sendo um move STAB secundário necessário que pode derrotar Fairy-(remover espaço)types como Clefable e Tapu Bulu. Knock Off é um ótimo move de utilidade para estragar prejudicar switch-ins como Celesteela e Zapdos, tirando suas o Leftovers dele. Defog pode ser usado no último moveslot se precisar de uma rápida e conveniente forma de remover hazards removal for desejada para encaixar em times mais ofensivos. Giga Impact pode ser usado para remover Volcarona, porque visto que times com Choice Scarf Kartana geralmente são mais ofensivos e costumam não ser capazes de lidar com Volcarona depois de um Quiver Dance, então isso dá um botão de emergência para isso no Kartana ao custo de dar um turno livre depois para o oponente em sequência.

Detalhes do set

O EV spread A distribuição de EVs permite que Kartana tenha um grande potencial de dano e Speed para ser um Pokémon rápido e ameaçador. Jolly é usado para maximizar a Speed de Kartana, visto que muitos Pokémon tem Speed similar. Choice Scarf é usado para proporcionar que Kartana seja um cleaner nos turnos finais da partida e também um revenge killer, sendo mais rápida rápido que Pokémons Pokémon sem boosts na Speed e mais rápida que a maioria dos Pokémons em Pokémon com +1 Speed. Defog permite que Kartana seja um removedor de entry hazards removal caso o time precise de um, dando um botão de emergência se a situação sair do controle devido a presença de hazards no campo.

Dicas de Uso

Choice Scarf Kartana consegue ser um cleaner no late-game graças à sua ability, Beast Boost. Ela permite ativa um efeito bola de neve com boosts de Attack e então permite a Kartana destruir times enfraquecidos. Choice Scarf Kartana também funciona como revenge killer mais cedo nos jogos, sendo mais rápido e forçando para fora a saírem de campo as ameaças mais comuns do metagame como Greninja, Tapu Lele e Keldeo. Se prender em Defog não é ideal, já que Kartana precisará sair de campo no turno seguinte para não virar isca, porém Defog é um move conveniente em algumas situações e deve ser usado quando entry hazrads hazards se provam provarem problemáticos ao seu time durante o early- e mid-game. Swords Dance Kartana é mais comum e ameaçador do que os outros dois sets Choice Scarf, logo haverá situações onde nas quais você poderá levar vantagem quando estiver enfrentando um time ofensivo sem o time adversário não tem um counter de para Kartana através de uma utilização estratégica desse set. Geralmente, o oponente poderá trocar para tentará fazer pivot para um Pokémon rápido que resiste um golpe ou prevendo prever que você irá usar Swords Dance para bater em passar por um Pokémon defensivo, e Kartana pode se aproveitar disso usando um golpe forte diretamente, facilitando o predict as predições, pois você sabe que precisa se prender em um golpe.

Opções de Equipe

Choice Scarf Kartana é usada usado como cleaner em turnos finais do jogo, então deve ser parceira de um wallbreaker que consegue consiga danificar cores defensivos e abrir buracos no early-game, como Choice Band Tyranitar e Mega Medicham. Spikes é apreciado por Choice Scarf Kartana, pois o dano residual se acumula no adversário durante o jogo, mas é notável dizer que Kartana pode se contradizer com entry hazards no campo do oponente, pois a própria Kartana já que ele próprio pode removê-los com Defog dependendo da situação. Pursuit também pode ajudar essa variação de Kartana, visto que Latias e Latios pode entrar no caminho de Kartana tentando um sweep com Leaf Blade e Sacred Sword, os moves mais comuns que usa. Tapu Bulu é um ótimo parceiro, (remover vírgula) em razão de Grassy Terrain intensificar a força de Leaf Blade e facilitar o sweep no late-game, (adicionar vírgula) além de também provê prover a Kartana um pouco de recovery a cada turno. Concluindo, times ofensivos apreciam a presença de Choice Scarf Kartana muito mais que outros arquétipos, porque lhes dão considerando que isso lhes dá um usuário de Defog rápido que executa diversas funções e também é um Steel-(remover espaço)type ofensivo valioso que dispõe de muitas resistências.

Outras opções

Normalium Z com Giga Impact pode ser usado para bater forte em Volcarona, Mega Venusaur e Zapdos, dando causando muito dano, porém é inferior a outros Z-Crystals e moves Normal-(remover espaço)type não são muito úteis em Kartana. Defog Kartana com três ataques pode ser utilizado para maximizar o potencial de ser um removedor de entry hazards remover e uma ameaça ao mesmo tempo, também podendo usar qualquer um dos Z-Moves ou até Muscle Band para aprimorar o potencial de dano ou Leftovers para ganhar mais longevidade contra usuários de entry hazards adversários ou quando troca dá switch in em entry hazards. Tailwind é uma opção para tornar Kartana mais rápida rápido que tudo e dobrar a Speed dos parceiros por alguns turnos. Além disso, Z-Tailwind aumenta a chance de Kartana conseguir um critical hit, o que em conjunto com Leaf Blade que têm tem uma chance maior de critical hit dá um combo interessante. Kartana pode usar uma nature Timid com 19 IVs em Attack, (remover vírgula) para conseguir um boost em Speed com Beast Boost após um KO e ter maiores chances de um sweep no late-game, porém a diferença de força é drástica e a falta de um boost em Attack a torna uma ameaça muito menos perigosa e então consequentemente o boost em Speed é mais difícil de ser tirado vantagem do que se imagina, tornando a estratégia impraticável na maioria das vezes.

Checks e Counters

Steel-(remover espaço)types defensivos: Steel-(remover espaço)types defensivos como Celesteela e Mega Scizor são capazes de parar Kartana, mas um All-Out Pummeling pode dar causar dano suificiente suficiente para removê-los do jogo depois de certo dano de hazards, portanto tome cuidado.

Ameaças Special Rápidas: Qualquer Pokémon que seja mais rápido e tenha um move special consegue ser um revenge killer de Kartana devido à sua base Special Defense ínfima.

Bulky Grass-(remover espaço)types: Grass-(remover espaço)types com alto bulk conseguem parar Kartana com exceção de seu +2 All-Out Pummeling, que ainda causa uma grande quantidade de dano. Geralmente eles têm uma forma de retaliação ou de recuperar sua vida HP a ponto que de Kartana não é ser mais efetiva efetivo na situação.

Zapdos Defensivo e Volcarona: Com um pouco de investimento em bulk, (adicionar vírgula) no Zapdos, (remover vírgula) é capaz de fazer wall a maioria dos sets de Kartana caso Stealth Rock não está no campo enquanto o mesmo pode ser dito para Volcarona naturalmente devido a seu tipo à sua tipagem.

Hidden Power Fire: Pokémon que geralmente nunca carregariam Hidden Power Fire como Ferrothorn e Landorus-T estão começando a usar esse move devido a presença de Kartana no metagame. Qualquer Hidden Power Fire consegue nocautear uma Kartana devido à sua fragilidade em Special Defense, (adicionar vírgula) o que e isso pode limitar sua habilidade de usar Swords Dance ou se manter viva em alguns matchups.
 
Last edited:

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Adicionar/Corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Kartana é um dos Pokémon mais perigosos na tier OU devido ao seu Attack gigante e à sua boa Speed, tornando-o difícil de se lidar defensivamente. Infelizmente, base HP baixa e baixíssima base Special Defense tornam-no um dos Pokémon mais frágeis no lado special do jogo. Entretanto, ele possui um bulk physical decente devido à sua alta Defense. A combinação de tipos Grass / Steel ajuda Kartana defensivamente, visto que resiste diferentes tipos e possui apenas duas fraquezas: Fighting e Fire. Ofensivamente, a tipagem de Kartana também é apreciada, especialmente junto com ao move de coverage Sacred Sword. Finalmente, Beast Boost permite a Kartana aumentar seu Attack toda vez que conseguir um KO, fazendo com que seja muito difícil lidar com ele defensivamente de forma consistente.

[SET]
name: Paper Cut (Swords Dance)
move1: Swords Dance
move2: Leaf Blade
move3: Sacred Sword
move4: Smart Strike / Knock Off
item: Fightinium Z / Steelium Z / Grassium Z
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe


Moves

Swords Dance é usado para dobrar o Attack de Kartana, permitindo-lhe ameaçar o metagame inteiro. Leaf Blade é o move STAB primário e é muito forte em conjunto com a alta base Attack de Kartana. Sacred Sword é o melhor golpe complementar, batendo em Steel-(remover espaço)types que Leaf Blade não consegue ameaçar, como Heatran e Ferrothorn. Outra opção de ataque é Smart Strike, que pode ser usado para acertar Tornadus-T com uma quantidade considerável de dano, para bater em Fairy-types como Clefable e para causar mais dano a Grass-types como Mega Venusaur e Tangrowth do que as outras alternativas de ataque. Usar Knock Off é uma opção se você considerar que vale a pena, pois atinge walls como Celesteela e Zapdos que podem ser problemáticas para Kartana caso contrário, enquanto switch-ins como Choice Scarf Landorus-T podem ser prejudicados por um Knock Off oportuno. Defog pode ser usado como um move de utilidade apesar do mesmo que o objetivo de Kartana seja ameaçar o adversário ofensivamente, considerando que a tier OU é cheia de entry hazards e ter um removedor rápido e forte é útil em muitos times, embora essa opção signifique que Kartana sempre perderá para um Tornadus-T saudável. Por fim, Substitute pode ser usado com uma distribuição de EVs com mais bulk, concedendo mais oportunidades de setup.

Detalhes do Set

Essa distribuição de EVs permite que Kartana maximize seu potencial de dano e Speed com o objetivo de ser uma ameaça ofensiva. Além disso, Kartana faz parte de um metagame com muitos Pokémon rápidos, logo Jolly é a melhor nature. Para itens, Fightinium Z é uma ótima escolha, usado para bater em Pokémon que seriam checks e counters para Kartana com All-Out Pummeling fortalecido por Swords Dance, causando grande dano em Celesteela, Mega Scizor e Magearna. Steelium Z dá a Kartana a capacidade de passar por checks como Tornadus-T, Mega Venusaur e Mega Latias, os quais geralmente são problemáticos para ele, embora isso o deixe vulnerável a Mega Scizor e dificulte muito o matchup contra Celesteela. Grassium Z é uma alternativa que permite a Kartana disparar um poderoso golpe de uso único em Bloom Doom, removendo Landorus-T e Toxapex sem muita necessidade de enfraquecê-los e até passando por switch-ins como Zapdos com dano residual prévio mínimo depois de um boost. O terceiro potencial Z-Move nesse set seria Darkinium Z, o qual é a melhor opção caso queira bater em Zapdos e Mega Venusaur enquanto ainda dá um dano decente em Celesteela. Porém, é uma alternativa menos consistente do que as outras. É notável dizer que Night Slash dá uma Base Power maior que Knock Off para um Z-Move, sendo geralmente o melhor move para se usar em conjunto com Darkinium Z. Leftovers pode ser utilizado em variações com Defog + Swords Dance se quiser aumentar a longevidade de Kartana e o número de vezes que pode realizar switch in em cima de hazards. O set com Leftovers deve ser usado com 28 EVs em Special Defense para garantir que Kartana tome menos que 50% de dano de Moonblast de Clefable, possibilitando-lhe dar switch-in nela duas vezes com ou sem Stealth Rock no campo, supondo que ela fique em campo no próximo turno para receber o recovery de Leftovers. Caso use Substitute, Kartana deve conter 8 EVs em HP e 60 EVs em Special Defense para garantir que Toxapex não quebre o Substitute com Scald, proporcionando uma vantagem sem comprometer muito sua força ofensiva. Com 120 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense, o Substitute consegue segurar Scald de Toxapex e Gyro Ball de Ferrothorn, porém tenha em mente que isso requer tirar muitos EVs de Attack, prejudicando sua força ofensiva.

Dicas de Uso

O objetivo de Swords Dance Kartana é abrir buracos na defesa adversária no começo do jogo. Conseguir um sweep geralmente não é possível, (adicionar vírgula) pois existem muitos revenge killers mais rápidos que Kartana sem boosts em Speed ou Choice Scarf. Porém, Swords Dance Kartana é um dos melhores wallbreakers do jogo, destruindo times defensivos devido à falta de um Pokémon mais rápido e bons counters. Defog permite que Kartana funcione como um counter completo de Ferrothorn e convenientemente um removedor de entry hazards que pode ser encaixado em times ofensivos que precisem de um.

Opções de Equipe

Swords Dance Kartana deve ser usado em times que tenham uma forma de late-game cleaner ou sweeper alternativos que não conseguem abrir buracos em defesas com a mesma facilidade, por isso Magearna e Volcarona são bons parceiros. Pursuit é bem apreciado, visto que Latios e Latias são mais rápidos, resistem aos golpes mais usados e conseguem ser revenge killers de Kartana, limitando seus KOs a um cada vez que entre campo até que eles sejam removidos. Usuários de Volt Switch e U-turn lentos como Landorus-T e Assault Vest Magearna são ideais, (adicionar vírgula) pois permitem que Kartana dê switch in em special attackers e ameaças mais facilmente, as quais lhe impediriam de entrar em campo seguramente de modo seguro. Tapu Bulu provê ajuda Kartana com Grassy Terrain que pode ser benéfico para fortalecer o Leaf Blade, o qual já é muito forte, e dá um pouco de HP a cada turno, compensando a falta de recovery de Leftovers. Quando estiver usando Fightinium-Z, é bom usar Swords Dance Kartana junto de um physical attacker com Choice Scarf qualquer como Landorus-T, visto que All-Out Plummeling bate forte na maioria dos Pokémon com Defense alta.

[SET]
name: Paper Press (Choice Band)
move1: Leaf Blade
move2: Knock Off
move3: Sacred Sword
move4: Smart Strike
item: Choice Band
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk /252 Spe


Moves

Leaf Blade é um move STAB muito forte somado ao Attack altíssimo de Kartana e o Choice Band, derrotando Pokémon como Toxapex, Gliscor, Tapu Bulu e Clefable em dois golpes. Os dois últimos são ameaçados por Smart Strike, o que mas isso vale apenas para mostrar o quão seguro é usar Leaf Blade quando Steel- e Flying-types estão fora de jogo. Knock Off também bate bem forte com Choice Band, causando muito dano a em Zapdos, Mega Latias e Celesteela e tirando Leftovers de walls, tornando o objetivo de Kartana mais fácil de se alcançar. Knock Off notavelmente deixa Landorus-T defensivo no alcance de tomar suscetível a um 2HKO com Leaf Blade. Sacred Sword é uma arma para derrotar Steel-types como Ferrothorn, Heatran e Kartana adversário. Por fim, Smart Strike provê coverage neutra junto dos outros moves de Kartana e cuida de Pokémon como Magearna, Tangrowth e Mega Venusaur.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs junto a nature Jolly maximiza Speed e Attack, os stats mais importantes para um physical wallbreaker. Choice Band dá uma força absurda para Kartana ao custo de não poder trocar de moves. Beast Boost é a unica ability de Kartana, e é ótima, pois permite que Kartana seja quase imparável depois de conseguir um nocaute.

Dicas de Uso

Devido ao Choice Band prender Kartana em um golpe, é importante prever a jogada de seu oponente para usar aproveitar o potencial máximo de Kartana em todo o seu potencial. Kartana Ele tem a força para ser um perigo enorme para times balance e bulky offense, porém bons oponentes irão tentar usar pivots e contornar o seu poder, portanto é importante avaliar o riscos contra e recompensas e abusar de predições para prevenir que o oponente leve vantagem sobre a Kartana. Knock Off é um bom move para abusar no começo do jogo, pois causa um bom dano na maioria das walls. Em contrapartida, Leaf Blade é ideal para usar posteriormente, depois que Steel- e Flying-types estiverem enfraquecidos. Kartana é frágil, portanto tente encontrar oportunidades para trazê-lo ao campo. Pode ser quando um de seus Pokémon for nocauteado, quando usar um Volt Switch ou U-turn mais lento, ou quando prever que seu oponente irá realizar uma switch. Para o último caso, tome cuidado para não arriscar perder Kartana, pois já que ele pode ser essencial para derrotar o core defensivo do oponente. Para o sucesso de Kartana como wallbreaker, tente manter entry hazards no campo do oponente durante o maior tempo possível, visto que eles ajudam muito Kartana em no seu objetivo, (remover vírgula) permitindo-lhe de derrotar walls, o que permite ao resto do time vencer o jogo depois posteriormente. Finalmente Por fim, Kartana não deve ser usado como revenge killer, mesmo se conseguir ultrapassar e derrotar uma ameaça, porque ficará preso em um golpe e o oponente pode levar vantagem em cima disso, acarretando numa perda de momentum.

Opções de Equipe

Magnezone é um parceiro excelente devido à sua habilidade de prender e eliminar Mega Scizor, Celesteela e Skarmory. Tapu Bulu, ainda que compartilhe as mesmas fraquezas de Kartana, provê Grassy Terrain, o que torna o Leaf Blade de Kartana extremamente ameaçador, especialmente quando aprimorado por Choice Band, conseguindo façanhas como 2HKO em Landorus-T, Timid Zapdos, Magearna e Jirachi. Pokémon que colocam entry hazards são excelentes parceiros para ajudar Kartana a derrotar os seus checks. Heatran e as duas formas de Greninja têm boa sinergia ofensiva com Kartana ofensivamente e podem colocar Stealth Rock e Spikes, respectivamente. Outros usuários de Stealth Rock, notavelmente Clefable, Landorus-T e Mega Tyranitar, são excelentes parceiros de Kartana. Usuários de U-turn e Volt Switch lentos, como Landorus-T defensivo e Assault Vest Magearna, são ótimas escolhas para dar fornecer a Kartana oportunidades de fazer seu trabalho como wallbreaker, considerando que ele é muito frágil para dar switch in na maioria dos ataques adversários. Times balance com Pokémon como Clefable, Toxapex e Ferrothorn podem tirar vantagem de Kartana depois de ele estar preso a um golpe conhecido. Logo, wallbreakers como Taunt Tornadus-T, Heatran, Mega Mawile e Mega Medicham são ótimos parceiros, os quais todos apreciam Kartana derrubando seus checks. Cleaners que tiram vantagem do estrago de Kartana no time adversário também são boas escolhas, como por exemplo Hawlucha, Dragon Dance Zygarde, Shift Gear Magearna e Volcarona.

[SET]
name: Paper Plane (Choice Scarf)
move1: Leaf Blade
move2: Sacred Sword
move3: Smart Strike / Knock Off
move4: Defog / Knock Off
item: Choice Scarf
ability: Beast Boost
nature: Jolly
evs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe



Moves

Leaf Blade é um move STAB Grass-type que bate muito forte para um usuário de Choice Scarf graças à base Attack muito alta altíssima de Kartana e Sacred Sword é o melhor move complementar de coverage, ameaçando Steel-types como Ferrothorn e Heatran. Smart Strike é outra opção possível, sendo um move STAB secundário que pode derrotar Fairy-types como Clefable e Tapu Bulu. Knock Off é um ótimo move de utilidade para prejudicar switch-ins como Celesteela e Zapdos, tirando o Leftovers deles. Defog pode ser usado no último moveslot se uma rápida e conveniente forma de remover hazards for desejada para se encaixar em times mais ofensivos. Giga Impact pode ser usado para remover Volcarona, visto que times com Choice Scarf Kartana geralmente são mais ofensivos e costumam não ser capazes de lidar com Volcarona depois de um Quiver Dance, então isso dá um botão de emergência para Kartana ao custo de dar (cacofonia + repetição) ceder um turno livre para o oponente em sequência.

Detalhes do Set

A distribuição de EVs permite que Kartana tenha um grande potencial de dano e Speed para ser um Pokémon rápido e ameaçador. Jolly é usado para maximizar a Speed de Kartana, visto que muitos Pokémon têm Speed similar. Choice Scarf é usado para proporcionar que tornar Kartana seja um cleaner nos turnos finais da partida e também um revenge killer, sendo mais rápido que Pokémon sem boosts na Speed e mais rápida que também a maioria dos Pokémon com +1 Speed. Defog permite que Kartana seja um removedor de entry hazards caso o time precise de um, dando um botão de emergência se a situação sair do controle devido a presença de hazards no campo.

Dicas de Uso

Choice Scarf Kartana consegue ser um cleaner no late-game graças à sua ability, Beast Boost. Ela ativa um efeito bola de neve com boosts de Attack e permite a Kartana destruir times enfraquecidos. Choice Scarf Kartana também funciona como revenge killer mais cedo nos jogos, sendo mais rápido e forçando a saírem de campo as ameaças mais comuns do metagame como Greninja, Tapu Lele e Keldeo. Prender-se em Defog não é ideal, já que Kartana precisará sair de campo no turno seguinte para não virar isca, porém Defog é um move conveniente em algumas situações e deve ser usado quando entry hazards se provarem problemáticos ao seu time durante o early- e mid-game. Swords Dance Kartana é mais comum e ameaçador do que os outros dois sets, logo haverá situações nas quais você poderá levar vantagem quando estiver enfrentando um time ofensivo sem um counter para Kartana através de uma utilização estratégica desse set. Geralmente, o oponente tentará fazer pivot para um Pokémon rápido que resiste um golpe ou prever que você irá usar Swords Dance para passar por um Pokémon defensivo, e Kartana pode se aproveitar disso usando um golpe forte diretamente, facilitando as predições, pois você sabe que precisa se prender em um golpe.

Opções de Equipe

Choice Scarf Kartana é usado como cleaner em turnos finais do jogo, então deve ser parceiro de um wallbreaker que consiga danificar cores defensivos e abrir buracos no early-game, como Choice Band Tyranitar e Mega Medicham. Spikes é apreciado por Choice Scarf Kartana, pois o dano residual se acumula no adversário durante o jogo, mas é notável dizer que Kartana pode se contradizer com entry hazards no campo do oponente, já que ele próprio pode removê-los com Defog dependendo da situação. Suporte de Pursuit também pode ajudar essa variação de Kartana, visto que Latias e Latios pode entrar no caminho de Kartana tentando um sweep com Leaf Blade e Sacred Sword, os moves mais comuns que usa. Tapu Bulu é um ótimo parceiro em razão de Grassy Terrain intensificar a força de Leaf Blade e facilitar o sweep no late-game, além de prover a Kartana um pouco de recovery a cada turno. Concluindo, times ofensivos apreciam a presença de Choice Scarf Kartana muito mais que outros arquétipos, considerando que isso lhes dá um usuário de Defog rápido que executa diversas funções e também é um Steel-type ofensivo valioso que dispõe de muitas resistências.

Outras Opções

Normalium Z com Giga Impact pode ser usado para bater forte em Volcarona, Mega Venusaur e Zapdos, causando muito dano, porém é inferior a outros Z-Crystals e moves Normal-type não são muito úteis em Kartana. Defog Kartana com três ataques pode ser utilizado para maximizar o potencial de ser um removedor de entry hazards e uma ameaça ao mesmo tempo, também podendo usar qualquer um dos Z-Moves ou até Muscle Band para aprimorar o potencial de dano; (adicionar ponto e vírgula) ou Leftovers também é uma opção para ganhar mais longevidade contra usuários de entry hazards adversários ou quando dá switch in em recebe dano de entry hazards. Tailwind é uma opção para tornar Kartana mais rápido que tudo e dobrar a Speed dos parceiros por alguns turnos. Além disso, Z-Tailwind aumenta a chance de Kartana conseguir um critical hit, o que em conjunto com Leaf Blade, que tem uma chance maior de critical hit, (adicionar vírgulas) dá um combo interessante. Kartana pode usar uma nature Timid com 19 IVs em Attack para conseguir um boost em Speed com Beast Boost após um KO e ter maiores chances de um sweep no late-game, porém a diferença de força é drástica e a falta de um boost em Attack o torna uma ameaça muito menos perigosa e, consequentemente, (adicionar vírgulas) o boost em Speed é mais difícil de ser tirado se tirar vantagem do que se imagina, tornando a estratégia impraticável na maioria das vezes.

Checks e Counters

Steel-types defensivos: Steel-types defensivos como Celesteela e Mega Scizor são capazes de parar Kartana, mas um All-Out Pummeling pode causar dano suficiente para removê-los do jogo depois de certo dano de hazards, portanto tome cuidado.

Ameaças Special Rápidas: Qualquer Pokémon que seja mais rápido e tenha um move special consegue ser um revenge killer de Kartana devido à sua base Special Defense ínfima.

Grass-types: Grass-types com alto bulk conseguem parar Kartana com exceção de seu +2 All-Out Pummeling, que ainda causa uma grande quantidade de dano. Geralmente eles têm uma forma de retaliação ou de recuperar HP a ponto de Kartana não ser mais efetivo na situação.

Zapdos Defensivo e Volcarona: Com um pouco de investimento em bulk, Zapdos é capaz de fazer wall parar a maioria dos sets de Kartana caso Stealth Rock não está no esteja em campo, enquanto o mesmo pode ser dito para Volcarona naturalmente devido à sua tipagem.

Hidden Power Fire: Pokémon que geralmente nunca carregariam Hidden Power Fire como Ferrothorn e Landorus-T estão começando a usar esse move devido a presença de Kartana no metagame. Qualquer Hidden Power Fire consegue nocautear Kartana devido à sua fragilidade em Special Defense, o que pode limitar sua habilidade de usar Swords Dance ou se manter vivo em alguns matchups.
 
HTML:
[title]
Kartana

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Kartana &eacute; um dos Pok&eacute;mon mais perigosos na tier OU devido ao seu Attack gigante e &agrave; sua boa Speed, tornando-o dif&iacute;cil de se lidar defensivamente. Infelizmente, base HP baixa e baix&iacute;ssima base Special Defense tornam-no um dos Pok&eacute;mon mais fr&aacute;geis no lado special do jogo. Entretanto, ele possui um bulk physical decente devido &agrave; sua alta Defense. A combina&ccedil;&atilde;o de tipos Grass / Steel ajuda Kartana defensivamente, visto que resiste diferentes tipos e possui apenas duas fraquezas: Fighting e Fire. Ofensivamente, a tipagem de Kartana tamb&eacute;m &eacute; apreciada, especialmente junto ao move de coverage Sacred Sword. Finalmente, Beast Boost permite a Kartana aumentar seu Attack toda vez que conseguir um KO, fazendo com que seja muito dif&iacute;cil lidar com ele defensivamente de forma consistente.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Paper Cut (Swords Dance)</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Fightinium Z</span> / <span class="item-name">Steelium Z</span> / <span class="item-name">Grassium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Leaf Blade</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Beast Boost</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Sacred Sword</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Smart Strike</span> / <span class="move-name">Knock Off</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 HP / 252 Atk / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Swords Dance &eacute; usado para dobrar o Attack de Kartana, permitindo-lhe amea&ccedil;ar o metagame inteiro. Leaf Blade &eacute; o move STAB prim&aacute;rio e &eacute; muito forte em conjunto com a alta base Attack de Kartana. Sacred Sword &eacute; o melhor golpe complementar, batendo em Steel-types que Leaf Blade n&atilde;o consegue amea&ccedil;ar, como Heatran e Ferrothorn. Outra op&ccedil;&atilde;o de ataque &eacute; Smart Strike, que pode ser usado para acertar Tornadus-T com uma quantidade consider&aacute;vel de dano, para bater em Fairy-types como Clefable e para causar mais dano a Grass-types como Mega Venusaur e Tangrowth do que as outras alternativas de ataque. Usar Knock Off &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o se voc&ecirc; considerar que vale a pena, pois atinge walls como Celesteela e Zapdos que podem ser problem&aacute;ticas para Kartana caso contr&aacute;rio, enquanto switch-ins como Choice Scarf Landorus-T podem ser prejudicados por um Knock Off oportuno. Defog pode ser usado como um move de utilidade mesmo que o objetivo de Kartana seja amea&ccedil;ar o advers&aacute;rio ofensivamente, considerando que a tier OU &eacute; cheia de entry hazards e ter um removedor r&aacute;pido e forte &eacute; &uacute;til em muitos times, embora essa op&ccedil;&atilde;o signifique que Kartana sempre perder&aacute; para um Tornadus-T saud&aacute;vel. Por fim, Substitute pode ser usado com uma distribui&ccedil;&atilde;o de EVs com mais bulk, concedendo mais oportunidades de setup.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Essa distribui&ccedil;&atilde;o de EVs permite que Kartana maximize seu potencial de dano e Speed com o objetivo de ser uma amea&ccedil;a ofensiva. Al&eacute;m disso, Kartana faz parte de um metagame com muitos Pok&eacute;mon r&aacute;pidos, logo Jolly &eacute; a melhor nature. Para itens, Fightinium Z &eacute; uma &oacute;tima escolha, usado para bater em Pok&eacute;mon que seriam checks e counters para Kartana com All-Out Pummeling fortalecido por Swords Dance, causando grande dano em Celesteela, Mega Scizor e Magearna. Steelium Z d&aacute; a Kartana a capacidade de passar por checks como Tornadus-T, Mega Venusaur e Mega Latias, os quais geralmente s&atilde;o problem&aacute;ticos para ele, embora isso o deixe vulner&aacute;vel a Mega Scizor e dificulte muito o matchup contra Celesteela. Grassium Z &eacute; uma alternativa que permite a Kartana disparar um poderoso golpe de uso &uacute;nico em Bloom Doom, removendo Landorus-T e Toxapex sem muita necessidade de enfraquec&ecirc;-los e at&eacute; passando por switch-ins como Zapdos com dano pr&eacute;vio m&iacute;nimo depois de um boost. O terceiro potencial Z-Move nesse set seria Darkinium Z, o qual &eacute; a melhor op&ccedil;&atilde;o caso queira bater em Zapdos e Mega Venusaur enquanto ainda d&aacute; um dano decente em Celesteela. Por&eacute;m, &eacute; uma alternativa menos consistente do que as outras. &Eacute; not&aacute;vel dizer que Night Slash d&aacute; uma Base Power maior que Knock Off para um Z-Move, sendo geralmente o melhor move para se usar em conjunto com Darkinium Z. Leftovers pode ser utilizado em varia&ccedil;&otilde;es com Defog + Swords Dance se quiser aumentar a longevidade de Kartana e o n&uacute;mero de vezes que pode realizar switch in em cima de hazards. O set com Leftovers deve ser usado com 28 EVs em Special Defense para garantir que Kartana tome menos que 50% de dano de Moonblast de Clefable, possibilitando-lhe dar switch-in nela duas vezes com ou sem Stealth Rock no campo, supondo que ela fique em campo no pr&oacute;ximo turno para receber o recovery de Leftovers. Caso use Substitute, Kartana deve conter 8 EVs em HP e 60 EVs em Special Defense para garantir que Toxapex n&atilde;o quebre o Substitute com Scald, proporcionando uma vantagem sem comprometer muito sua for&ccedil;a ofensiva. Com 120 EVs em HP e 8 EVs em Special Defense, o Substitute consegue segurar Scald de Toxapex e Gyro Ball de Ferrothorn, por&eacute;m tenha em mente que isso requer tirar muitos EVs de Attack, prejudicando sua for&ccedil;a ofensiva.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>O objetivo de Swords Dance Kartana &eacute; abrir buracos na defesa advers&aacute;ria no come&ccedil;o do jogo. Conseguir um sweep geralmente n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel, pois existem muitos revenge killers mais r&aacute;pidos que Kartana sem boosts em Speed ou Choice Scarf. Por&eacute;m, Swords Dance Kartana &eacute; um dos melhores wallbreakers do jogo, destruindo times defensivos devido &agrave; falta de um Pok&eacute;mon mais r&aacute;pido e bons counters. Defog permite que Kartana funcione como um counter completo de Ferrothorn e convenientemente um removedor de entry hazards que pode ser encaixado em times ofensivos que precisem de um.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Swords Dance Kartana deve ser usado em times que tenham uma forma de late-game cleaner ou sweeper alternativos que n&atilde;o conseguem abrir buracos em defesas com a mesma facilidade, por isso Magearna e Volcarona s&atilde;o bons parceiros. Pursuit &eacute; bem apreciado, visto que Latios e Latias s&atilde;o mais r&aacute;pidos, resistem aos golpes mais usados e conseguem ser revenge killers de Kartana, limitando seus KOs a cada vez que entre campo at&eacute; que eles sejam removidos. Usu&aacute;rios de Volt Switch e U-turn lentos como Landorus-T e Assault Vest Magearna s&atilde;o ideais, pois permitem que Kartana d&ecirc; switch in em special attackers e amea&ccedil;as mais facilmente, as quais lhe impediriam de entrar em campo de modo seguro. Tapu Bulu ajuda Kartana com Grassy Terrain que pode ser ben&eacute;fico para fortalecer o Leaf Blade, o qual j&aacute; &eacute; muito forte, e d&aacute; um pouco de HP a cada turno, compensando a falta de recovery de Leftovers. Quando estiver usando Fightinium-Z, &eacute; bom usar Swords Dance Kartana junto de um physical attacker com Choice Scarf qualquer como Landorus-T, visto que All-Out Plummeling bate forte na maioria dos Pok&eacute;mon com Defense alta.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Paper Press (Choice Band)</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Leaf Blade</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Band</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Knock Off</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Beast Boost</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Sacred Sword</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Smart Strike</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 HP / 252 Atk / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Leaf Blade &eacute; um move STAB muito forte somado ao Attack alt&iacute;ssimo de Kartana e o Choice Band, derrotando Pok&eacute;mon como Toxapex, Gliscor, Tapu Bulu e Clefable em dois golpes. Os dois &uacute;ltimos s&atilde;o amea&ccedil;ados por Smart Strike, mas isso vale apenas para mostrar o qu&atilde;o seguro &eacute; usar Leaf Blade quando Steel- e Flying-types est&atilde;o fora de jogo. Knock Off tamb&eacute;m bate bem forte com Choice Band, causando muito dano em Zapdos, Mega Latias e Celesteela e tirando Leftovers de walls, tornando o objetivo de Kartana mais f&aacute;cil de se alcan&ccedil;ar. Knock Off notavelmente deixa Landorus-T defensivo suscet&iacute;vel a um 2HKO com Leaf Blade. Sacred Sword &eacute; uma arma para derrotar Steel-types como Ferrothorn, Heatran e Kartana advers&aacute;rio. Por fim, Smart Strike prov&ecirc; coverage neutra junto dos outros moves de Kartana e cuida de Pok&eacute;mon como Magearna, Tangrowth e Mega Venusaur.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>A distribui&ccedil;&atilde;o de EVs junto a nature Jolly maximiza Speed e Attack, os stats mais importantes para um physical wallbreaker. Choice Band d&aacute; uma for&ccedil;a absurda para Kartana ao custo de n&atilde;o poder trocar de moves. Beast Boost &eacute; a unica ability de Kartana, e &eacute; &oacute;tima, pois permite que Kartana seja quase impar&aacute;vel depois de conseguir um nocaute.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Devido ao Choice Band prender Kartana em um golpe, &eacute; importante prever a jogada de seu oponente para aproveitar o potencial m&aacute;ximo de Kartana. Ele tem a for&ccedil;a para ser um perigo enorme para times balance e bulky offense, por&eacute;m bons oponentes ir&atilde;o tentar usar pivots e contornar o seu poder, portanto &eacute; importante avaliar o riscos e recompensas e abusar de predi&ccedil;&otilde;es para prevenir que o oponente leve vantagem sobre Kartana. Knock Off &eacute; um bom move para abusar no come&ccedil;o do jogo, pois causa um bom dano na maioria das walls. Em contrapartida, Leaf Blade &eacute; ideal para usar posteriormente, depois que Steel- e Flying-types estiverem enfraquecidos. Kartana &eacute; fr&aacute;gil, portanto tente encontrar oportunidades para traz&ecirc;-lo ao campo. Pode ser quando um de seus Pok&eacute;mon for nocauteado, quando usar um Volt Switch ou U-turn mais lento, ou quando prever que seu oponente ir&aacute; realizar uma switch. Para o &uacute;ltimo caso, tome cuidado para n&atilde;o arriscar perder Kartana, j&aacute; que ele pode ser essencial para derrotar o core defensivo do oponente. Para o sucesso de Kartana como wallbreaker, tente manter entry hazards no campo do oponente durante o maior tempo poss&iacute;vel, visto que eles ajudam muito Kartana no seu objetivo de derrotar walls, o que permite ao resto do time vencer o jogo posteriormente. Por fim, Kartana n&atilde;o deve ser usado como revenge killer, mesmo se conseguir ultrapassar e derrotar uma amea&ccedil;a, porque ficar&aacute; preso em um golpe e o oponente pode levar vantagem em cima disso, acarretando numa perda de momentum.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Magnezone &eacute; um parceiro excelente devido &agrave; sua habilidade de prender e eliminar Mega Scizor, Celesteela e Skarmory. Tapu Bulu, ainda que compartilhe as mesmas fraquezas de Kartana, prov&ecirc; Grassy Terrain, o que torna o Leaf Blade de Kartana extremamente amea&ccedil;ador, especialmente quando aprimorado por Choice Band, conseguindo fa&ccedil;anhas como 2HKO em Landorus-T, Timid Zapdos, Magearna e Jirachi. Pok&eacute;mon que colocam entry hazards s&atilde;o excelentes parceiros para ajudar Kartana a derrotar os seus checks. Heatran e as duas formas de Greninja t&ecirc;m boa sinergia ofensiva com Kartana e podem colocar Stealth Rock e Spikes, respectivamente. Outros usu&aacute;rios de Stealth Rock, notavelmente Clefable, Landorus-T e Mega Tyranitar, s&atilde;o excelentes parceiros de Kartana. Usu&aacute;rios de U-turn e Volt Switch lentos, como Landorus-T defensivo e Assault Vest Magearna, s&atilde;o &oacute;timas escolhas para fornecer a Kartana oportunidades de fazer seu trabalho como wallbreaker, considerando que ele &eacute; muito fr&aacute;gil para dar switch in na maioria dos ataques advers&aacute;rios. Times balance com Pok&eacute;mon como Clefable, Toxapex e Ferrothorn podem tirar vantagem de Kartana depois de ele estar preso a um golpe conhecido. Logo, wallbreakers como Taunt Tornadus-T, Heatran, Mega Mawile e Mega Medicham s&atilde;o &oacute;timos parceiros, os quais todos apreciam Kartana derrubando seus checks. Cleaners que tiram vantagem do estrago de Kartana no time advers&aacute;rio tamb&eacute;m s&atilde;o boas escolhas, como por exemplo Hawlucha, Dragon Dance Zygarde, Shift Gear Magearna e Volcarona.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Paper Plane (Choice Scarf)</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Leaf Blade</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Scarf</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Sacred Sword</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Beast Boost</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Smart Strike</span> / <span class="move-name">Knock Off</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Defog</span> / <span class="move-name">Knock Off</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 HP / 252 Atk / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Leaf Blade &eacute; um move STAB Grass-type que bate muito forte para um usu&aacute;rio de Choice Scarf gra&ccedil;as &agrave; base Attack alt&iacute;ssima de Kartana e Sacred Sword &eacute; o melhor move complementar de coverage, amea&ccedil;ando Steel-types como Ferrothorn e Heatran. Smart Strike &eacute; outra op&ccedil;&atilde;o poss&iacute;vel, sendo um move STAB secund&aacute;rio que pode derrotar Fairy-types como Clefable e Tapu Bulu. Knock Off &eacute; um &oacute;timo move de utilidade para prejudicar switch-ins como Celesteela e Zapdos, tirando Leftovers deles. Defog pode ser usado no &uacute;ltimo moveslot se uma r&aacute;pida e conveniente forma de remover hazards for desejada para se encaixar em times mais ofensivos. Giga Impact pode ser usado para remover Volcarona, visto que times com Choice Scarf Kartana geralmente s&atilde;o mais ofensivos e costumam n&atilde;o ser capazes de lidar com Volcarona depois de um Quiver Dance, ent&atilde;o isso d&aacute; um bot&atilde;o de emerg&ecirc;ncia para Kartana ao custo de ceder um turno livre para o oponente em sequ&ecirc;ncia.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>A distribui&ccedil;&atilde;o de EVs permite que Kartana tenha um grande potencial de dano e Speed para ser um Pok&eacute;mon r&aacute;pido e amea&ccedil;ador. Jolly &eacute; usado para maximizar a Speed de Kartana, visto que muitos Pok&eacute;mon t&ecirc;m Speed similar. Choice Scarf &eacute; usado para tornar Kartana um cleaner nos turnos finais da partida e tamb&eacute;m um revenge killer, sendo mais r&aacute;pido que Pok&eacute;mon sem boosts na Speed e tamb&eacute;m a maioria dos Pok&eacute;mon com +1 Speed. Defog permite que Kartana seja um removedor de entry hazards caso o time precise de um, dando um bot&atilde;o de emerg&ecirc;ncia se a situa&ccedil;&atilde;o sair do controle devido a presen&ccedil;a de hazards no campo.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Choice Scarf Kartana consegue ser um cleaner no late-game gra&ccedil;as &agrave; sua ability, Beast Boost. Ela ativa um efeito bola de neve com boosts de Attack e permite a Kartana destruir times enfraquecidos. Choice Scarf Kartana tamb&eacute;m funciona como revenge killer mais cedo nos jogos, sendo mais r&aacute;pido e for&ccedil;ando a sa&iacute;rem de campo as amea&ccedil;as mais comuns do metagame como Greninja, Tapu Lele e Keldeo. Prender-se em Defog n&atilde;o &eacute; ideal, j&aacute; que Kartana precisar&aacute; sair de campo no turno seguinte para n&atilde;o virar isca, por&eacute;m Defog &eacute; um move conveniente em algumas situa&ccedil;&otilde;es e deve ser usado quando entry hazards se provarem problem&aacute;ticos ao seu time durante o early- e mid-game. Swords Dance Kartana &eacute; mais comum e amea&ccedil;ador do que os outros dois sets, logo haver&aacute; situa&ccedil;&otilde;es nas quais voc&ecirc; poder&aacute; levar vantagem quando estiver enfrentando um time ofensivo sem um counter para Kartana atrav&eacute;s de uma utiliza&ccedil;&atilde;o estrat&eacute;gica desse set. Geralmente, o oponente tentar&aacute; fazer pivot para um Pok&eacute;mon r&aacute;pido que resiste um golpe ou prever que voc&ecirc; ir&aacute; usar Swords Dance para passar por um Pok&eacute;mon defensivo, e Kartana pode se aproveitar disso usando um golpe forte diretamente, facilitando as predi&ccedil;&otilde;es, pois voc&ecirc; sabe que precisa se prender em um golpe.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Choice Scarf Kartana &eacute; usado como cleaner em turnos finais do jogo, ent&atilde;o deve ser parceiro de um wallbreaker que consiga danificar cores defensivos e abrir buracos no early-game, como Choice Band Tyranitar e Mega Medicham. Spikes &eacute; apreciado por Choice Scarf Kartana, pois o dano residual se acumula no advers&aacute;rio durante o jogo, mas &eacute; not&aacute;vel dizer que Kartana pode se contradizer com entry hazards no campo do oponente, j&aacute; que ele pr&oacute;prio pode remov&ecirc;-los com Defog dependendo da situa&ccedil;&atilde;o. Suporte de Pursuit tamb&eacute;m pode ajudar essa varia&ccedil;&atilde;o de Kartana, visto que Latias e Latios pode entrar no caminho de Kartana tentando um sweep com Leaf Blade e Sacred Sword, os moves mais comuns que usa. Tapu Bulu &eacute; um &oacute;timo parceiro em raz&atilde;o de Grassy Terrain intensificar a for&ccedil;a de Leaf Blade e facilitar o sweep no late-game, al&eacute;m de prover a Kartana um pouco de recovery a cada turno. Concluindo, times ofensivos apreciam a presen&ccedil;a de Choice Scarf Kartana muito mais que outros arqu&eacute;tipos, considerando que isso lhes d&aacute; um usu&aacute;rio de Defog r&aacute;pido que executa diversas fun&ccedil;&otilde;es e tamb&eacute;m &eacute; um Steel-type ofensivo valioso que disp&otilde;e de muitas resist&ecirc;ncias.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Normalium Z com Giga Impact pode ser usado para bater forte em Volcarona, Mega Venusaur e Zapdos, causando muito dano, por&eacute;m &eacute; inferior a outros Z-Crystals e moves Normal-type n&atilde;o s&atilde;o muito &uacute;teis em Kartana. Defog Kartana com tr&ecirc;s ataques pode ser utilizado para maximizar o potencial de ser um removedor de entry hazards e uma amea&ccedil;a ao mesmo tempo, tamb&eacute;m podendo usar qualquer um dos Z-Moves ou at&eacute; Muscle Band para aprimorar o potencial de dano; Leftovers tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para ganhar mais longevidade contra usu&aacute;rios de entry hazards advers&aacute;rios ou quando recebe dano de entry hazards. Tailwind &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para tornar Kartana mais r&aacute;pido que tudo e dobrar a Speed dos parceiros por alguns turnos. Al&eacute;m disso, Z-Tailwind aumenta a chance de Kartana conseguir um critical hit, o que em conjunto com Leaf Blade, que tem uma chance maior de critical hit, d&aacute; um combo interessante. Kartana pode usar uma nature Timid com 19 IVs em Attack para conseguir um boost em Speed com Beast Boost ap&oacute;s um KO e ter maiores chances de um sweep no late-game, por&eacute;m a diferen&ccedil;a de for&ccedil;a &eacute; dr&aacute;stica e a falta de um boost em Attack o torna uma amea&ccedil;a muito menos perigosa e, consequentemente, o boost em Speed &eacute; mais dif&iacute;cil de se tirar vantagem do que se imagina, tornando a estrat&eacute;gia impratic&aacute;vel na maioria das vezes.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Steel-types Defensivos</strong>: Steel-types defensivos como Celesteela e Mega Scizor s&atilde;o capazes de parar Kartana, mas um All-Out Pummeling pode causar dano suficiente para remov&ecirc;-los do jogo depois de certo dano de hazards, portanto tome cuidado.</li>
    <li><strong>Amea&ccedil;as Special R&aacute;pidas</strong>: Qualquer Pok&eacute;mon que seja mais r&aacute;pido e tenha um move special consegue ser um revenge killer de Kartana devido &agrave; sua base Special Defense &iacute;nfima.</li>
    <li><strong>Grass-types</strong>: Grass-types com alto bulk conseguem parar Kartana com exce&ccedil;&atilde;o de seu +2 All-Out Pummeling, que ainda causa uma grande quantidade de dano. Geralmente eles t&ecirc;m uma forma de retalia&ccedil;&atilde;o ou de recuperar HP a ponto de Kartana n&atilde;o ser mais efetivo na situa&ccedil;&atilde;o.</li>
    <li><strong>Zapdos Defensivo e Volcarona</strong>: Com um pouco de investimento em bulk, Zapdos &eacute; capaz de parar a maioria dos sets de Kartana caso Stealth Rock n&atilde;o esteja em campo, enquanto o mesmo pode ser dito para Volcarona naturalmente devido &agrave; sua tipagem.</li>
    <li><strong>Hidden Power Fire</strong>: Pok&eacute;mon que geralmente nunca carregariam Hidden Power Fire como Ferrothorn e Landorus-T est&atilde;o come&ccedil;ando a usar esse move devido a presen&ccedil;a de Kartana no metagame. Qualquer Hidden Power Fire consegue nocautear Kartana devido &agrave; sua fragilidade em Special Defense, o que pode limitar sua habilidade de usar Swords Dance ou se manter vivo em alguns matchups.</li>
     
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/kartana
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top