OU Jirachi

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/jirachi/

Visão Geral

O bulk acima da média de Jirachi e sua ótima tipagem defensiva dão-lhe um lugar em OU como um dos mais consistentes e confiáveis checks de Tapu Lele. Paralelo a isso, ele também é capaz de lidar com outras ameaças, tais como Latios, Magearna, Mega Diancie e Tapu Bulu, assim como lhe é concedida a capacidade de tirar bom proveito de sua ability Serene Grace, e, por fim, mas não menos importante, seu vasto acesso a moves que podem dar suporte ao seu time, como Body Slam, Healing Wish e Stealth Rock, não poderia estar de fora. Os stats ofensivos de Jirachi não decepcionam também, tendo 100 de base nos dois gumes, com o mesmo valendo para sua Speed quando combinada a Choice Scarf, proporcionando-lhe um bom papel de revenge killer ou de um pivot rápido a fim de enfraquecer seus checks com certa consistência. Infelizmente, mesmo com sua ótima combinação de tipos, Jirachi ainda é vulnerável aos onipresentes Ground-types da tier, Landorus-T e Zygarde, e também aos Ghost-, Dark- e Fire-types frequentes nesse metagame. Mesmo não sendo de se decepcionar, os stats ofensivos de Jirachi não passam muito da média, significando que ameaças com um bulk e capacidades ofensivas altas, como Alolan Marowak, Zapdos e Zygarde, podem resistir a um ataque ou dois e então revidar com ataques poderosos. O mesmo vale para sua Speed, a qual não passa muito de um valor mediano, fazendo com que usuários de Choice Scarf mais rápidos como Garchomp, Gengar e Greninja possam pressionar bastante o Pokémon Desejo.

[SET]
name: Wish
move1: Wish
move2: Protect
move3: Iron Head
move4: U-turn / Body Slam
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Careful
evs: 248 HP / 196 SpD / 64 Spe

Moves

Wish permite a Jirachi curar tanto a si mesmo quanto a sua equipe, possibilitando-lhe fazer check a alguns Pokémon como Clefable, Kyurem-B, Magearna, Tapu Bulu e Tapu Lele repetidamente no decorrer da batalha ao mesmo tempo que age como uma potencial opção utilitária para o resto de seu time. Esse move tem uma boa sinergia defensiva com Protect, o qual permite a Jirachi fazer stall enquanto Leftovers e Wish recuperam seu HP. Protect também pode ser de grande ajuda ao enfrentar Mega Medicham e Hawlucha, já que eles podem usar High Jump Kick e acertar em cheio um Protect, perdendo 50% de seus HPs. Iron Head alcança uma chance de 60% de infligir flinch após aplicado o boost de Serene Grace, além de ter uma boa Base Power com o boost de STAB, permitindo a Jirachi agir como uma ameaça para os Pokémon citados anteriormente aos quais ele é dado como check, significando que Tyranitar não conseguirá prendê-lo em campo com Pursuit. U-turn permite a Jirachi tanto escapar das tentativas de Magnezone de prendê-lo quanto conseguir momentum contra um Pokémon que ele expulse de campo, beneficiado ainda pelo mínimo investimento em Speed, o qual ajuda os aliados a darem switch in com segurança caso o inimigo opte por permanecer em campo. Esse move funciona muito bem juntamente a Wish, ajudando a curar companheiros quando não estiverem saudáveis o suficiente para entrar em campo com segurança. Body Slam tem uma excelente sinergia com Iron Head, tendo uma chance de 60% de infligir paralysis devido ao boost de Serene Grace, permitindo a Jirachi prejudicar bastante algumas switch-ins comuns, como Heatran, Kartana e Landorus-T, e também pressionando Hawlucha, Volcarona e Zygarde caso tentem fazer um setup na sua frente, e por fim, pode reduzir a probabilidade de sucesso de um ataque para 30% de qualquer Pokémon inimigo mais lento do que ele quando usa Iron Head. Isso tem uma utilidade em particular nos times mais defensivos, os quais não são muito dependentes do momentum, assim como nos times focados em tirar vantagem de paralysis com Pokémon como Zygarde com Substitute.

Detalhes do Set

Os EVs listados, juntamente a nature Careful, otimizam o special bulk de Jirachi, ajudando-o a fazer check a Pokémon como Kyurem-B, Magearna e Tapu Lele de maneira mais consistente possível, e também possibilita-lhe mover-se antes de uma Magearna Timid com +2 em Speed com paralysis, aproveitando ao máximo Iron Head nesse matchup. Leftovers é o item escolhido, ajudando Jirachi a ser um check ainda mais efetivo por recuperar um pouco de HP a cada turno. Serene Grace aumenta as chances dos efeitos secundários de Iron Head e Body Slam.

Dicas de Uso

Use Wish frequentemente para garantir que Jirachi fique o mais saudável possível a fim de poder fazer check consistentemente a Pokémon como Kyurem-B no decorrer da partida. Se Jirachi portar Body Slam, normalmente se tem um melhor proveito ao usá-lo no early-game em vez de Iron Head com o intuito de prejudicar switch-ins comuns, como Heatran e Landorus-T. Isso ocorre porque os alvos de Iron Head, como Kyurem-B e Tapu Lele, geralmente saem de campo quando em frente a Jirachi, tentando tirar vantagem de sua passividade. O mesmo se aplica quando um Jirachi porta U-turn, exceto pelo fato de que esse é mais usado para conseguir momentum do que para tentar arruinar a tentativa do oponente de criar um cenário desfavorável para o lado do usuário de Jirachi. Mesmo sendo recomendável usar Protect quando estiver curando Jirachi com Wish, é bom ter em mente que o inimigo pode se aproveitar desses momentos para utilizar entry hazards, aumentar seus stats, ou até mesmo conseguir uma switch in grátis para um Pokémon que se encontrava fraco e sem chances de entrar em campo com segurança. Portanto, é importante tentar alternar entre atacar ou fazer uma switch em cima de outra switch já esperada ou tomar vantagem do paraflinching para gerar turnos de graça. Falando em Protect, não tenha medo de usá-lo se, por exemplo, Jirachi não conseguir, de forma alguma, sobreviver ao próximo golpe do Pokémon adversário sem o recovery de seu Leftovers ou Grassy terrain, mas tenha certeza de antes medir os riscos de usar o move quando você estiver em uma situação ruim, já que, quando usado, pode conceder oportunidades de graça para o oponente, da mesma forma que pode salvar a pele de Jirachi; não se esqueça que esse move tem um vasto alcance de utilidades além de Wish e recovery por turno, notavelmente podendo fazer stall para um dano de poison ou fazer scout tanto para coverages quanto para Z-Moves.

Opções de Equipe

Jirachi se adapta melhor em times balanced e stall, onde é necessário que Pokémon como Tapu Lele e Kyurem-B se mantenham em xeque. Aqueles Pokémon razoavelmente bulks desprovidos de recovery ou sendo, por outro lado, facilmente danificados, como Heatran, Kyurem-B, Landorus-T e Zygarde, apreciam grandemente o suporte de Wish em equipes balanced. Similarmente, Pokémon lentos dependentes do fato de fazerem switch in saudáveis, receber um segundo ataque e então curarem-se, como Chansey, Clefable, Quagsire e Mega Sableye, são excelentes ao lado de Jirachi, pois ele pode ajudá-los amenizando a pressão colocada neles para recuperarem-se dos próprios danos. Usuários de Magic Bounce ou Defog são úteis para reduzir a pressão gerada por Spikes, que impossibilita Jirachi de usar Wish repetidamente, logo, Gliscor, Mega Sableye e Zapdos acabam sendo ótimos parceiros para ele. Pokémon apreciadores de um paralysis em um possível Choice Scarf Landorus-T ou em Heatran, incluindo Calm Mind Clefable, Protean Greninja, Tapu Bulu, Tapu Koko e Substitute Zygarde, garantem bom proveito da utilidade fornecida por Body Slam. Pokémon capazes de realizarem uma switch in em um move Fire- ou Ground-type, como Alomomola, Gliscor, Landorus-T, Toxapex e Tyranitar, ajudam a aliviar a pressão colocada pelos ditos ataques sobre Jirachi. Da mesma forma, Chansey, Mega Gyarados, Mega Sableye e o já mencionado Toxapex são parceiros muito úteis para Jirachi por lidarem com Ash-Greninja, Gengar e outros Pokémon Dark- ou Ghost-type.

[SET]
name: Stealth Rock
move1: Stealth Rock
move2: Iron Head
move3: U-turn
move4: Healing Wish
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Careful
evs: 248 HP / 108 SpD / 152 Spe

Moves

Stealth Rock permite a Jirachi prestar suporte ao seu time usando entry hazards, sendo isso efetivamente feito graças à sua boa tipagem e bulk. Iron Head é seu STAB de extrema utilidade, acertando Fairy-types com dano super efetivo e tendo consideráveis 60% de chances de acarretar flinch em adversários mais lentos. U-turn permite a Jirachi gerar momentum quanto sair de campo, evitando encarar switch-ins problemáticas após atraí-las, como Heatran e Landorus-T. Healing Wish é um move de suporte extremamente útil, pois permite a Jirachi sacrificar-se para curar completamente um aliado, o que pode ser útil a fim de ajudar um parceiro de equipe a realizar um possível sweep no late-game. Body Slam e Thunder Wave são ambos opções que podem substituir Healing Wish, visto que fornecem a Jirachi uma forma de prestar suporte ao seu time em termos de controle de Speed. Wish pode, da mesma forma, substituir Healing Wish, porém não é preferível devido ao fato de ser desprovido da capacidade tanto de curar status quanto de gerar momentum. Fire Punch também é uma opção para bater em Steel-types, como Ferrothorn e Celesteela, de maneira super efetiva, mas também não é muito preferível devido ao fato de Jirachi ter melhor proveito com seus moves de utilidade.

Detalhes do Set

O investimento quase máximo em HP, juntamente a altos investimentos em Special Defense, fornece a Jirachi um grande bulk special, permitindo-lhe dar check em Magearna, Mega Diancie e Tapu Lele. O resto dos EVs são investidos em Speed. Isso permite a Jirachi ultrapassar Tapu Bulu, ameaçando-o com Iron Head, enquanto também lhe permite deixar para trás Pokémon como Magnezone, podendo então sair de cena após cumprir o papel de pivot, e Tyranitar. Leftovers proporciona a Jirachi recovery passivo no final de cada turno, além de poder negar o dano de burn se necessário. Serene Grace é a única ability disponível de Jirachi, fornecendo uma útil chance de 60% de infligir flinch no inimigo com Iron Head.

Dicas de Uso

A principal função desse set é prestar suporte aos aliados que apreciam a utilidade de tanto Healing Wish quanto Stealth Rock. Devido à natureza desse set, Jirachi deve focar sempre em usar Stealth Rock quando levado ao campo. Clefable, Magearna e Tapu Lele são, todos, exemplos de Pokémon que Jirachi pode fazer check; sendo assim, ele deve tentar dar switch in e utilizar Stealth Rock contra eles. O U-turn lento de Jirachi é um dos maiores benefícios do set e pode ser usado com o intuito de gerar momentum em switches previstas para ameaças que fazem check a ele, como Alolan Marowak e Landorus-T, ou quando Jirachi desejar ser atingido por um golpe e depois trazer um companheiro mais frágil para o campo. Devido ao fato de Healing Wish retirar Jirachi da batalha, o move não deve ser usado prematuramente e deve apenas ser recorrido quando o HP dele estiver baixo, pois seria um desperdício se usado muito cedo por estar se desaproveitando de um bom Pokémon tank. Healing Wish permite que um aliado de Jirachi faça um sweep no late-game, como Mega Pinsir e Zygarde, que fazem um estrago no early-game e, uma vez revigorados, podem voltar com tudo no late-game. Iron Head deve ser usado principalmente contra ameaças que tomam bastante dano do move e representam perigo ao resto do time de Jirachi, como Mamoswine, Tapu Bulu e Tyranitar.

Opções de Equipe

Esse set é o melhor para times mais ofensivos, pois o mesmo proporciona um suporte fantástico na forma de Healing Wish, entry hazards e turnos de graça fornecidos pelo lento U-turn de Jirachi. Sweepers de setup poderosos e capazes de varrer o late-game, como Landorus-T, Mega Pinsir e Volcarona, apreciam muito o suporte de Healing Wish fornecido por Jirachi, permitindo-lhes abrir buracos no early-game e restaurar qualquer dano ou problema de status infligidos, para assim continuar com o estrago mais adiante. Wallbreakers poderosos, como Gengar, Greninja, Tapu Koko e Tapu Lele, também são bons aliados, pois eles apreciam a capacidade de Jirachi de trazê-los seguros ao campo com seu U-turn lento. Jirachi geralmente tem uma ótima sinergia com Rotom-W, com o qual forma um core de VoltTurn graças ao acesso do segundo a Volt Switch, além de ele fazer check a maioria dos Dark-, Fire- e Ground-types. Pokémon capazes de lidar com Zygarde, como Tapu Bulu, Tapu Fini e Tangrowth, são colegas de equipe bem úteis para Jirachi devido à sua tendência de atrair o Pokémon dragão. O mesmo pode ser dito para Landorus-T, o qual pode ser contido por Greninja, Rotom-W e Weavile, e para Ash-Greninja, o qual pode ser lidado por Magearna e Tapu Fini.


[SET]
name: Choice Scarf
move1: Iron Head
move2: U-turn
move3: Healing Wish
move4: Fire Punch / Heart Stamp
item: Choice Scarf
ability: Serene Grace
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

O poder decente e a alta chance de infligir flinch de Iron Head permitem a Jirachi ultrapassar e ser uma dor de cabeça a uma porção bem grande do metagame. U-turn é útil para dar a Jirachi um método de gerar momentum, assim como causa dano residual aos inimigos bem cedo no combate. Healing Wish é útil, dado a boa Speed de Jirachi, pois lhe permite trazer rapidamente um aliado totalmente incapacitado ou com HP baixo de volta ao campo. Fire Punch possibilita a Jirachi pressionar Steel-types como Celesteela e Mega Scizor, os quais, caso você não opte pelo move, iriam resistir aos seus ataques. Heart Stamp é a opção mais viável para bater em Keldeo e causar flinch nos inimigos graças a Serene Grace, embora seja relativamente fraco.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed, nature Jolly e Choice Scarf permitem a Jirachi ultrapassar o metagame inteiro sem boosts. Investimento máximo em Attack é útil para fornecer a Jirachi ser o máximo possível de poder com uma nature neutra. Serene Grace é extremamente útil junto à boa Speed de Jirachi, pois lhe possibilita ultrapassar os inimigos e causar-lhes flinch.

Dicas de Uso

U-turn, em particular, é um move útil nesse set, pois permite a Jirachi tanto causar dano residual quanto sair de campo quando em frente a ameaças que lhe param, consequentemente gerando momentum. Momentum pode facilmente ser gerado ao realizar uma switch in com Jirachi em ataques que ele resista, como o Psychic ou Moonblast de Tapu Lele, Play Rough de Mimikyu e os STABs de Latios, procedendo então com U-turn. Healing Wish só deve ser usado quando Jirachi estiver fraco, garantindo o máximo proveito de seus demais moves, assim como deve ser usado para curar um aliado que possa facilmente lhe garantir a vitória. Fire Punch e Heart Stamp geralmente não são preferíveis, a não ser que seu time seja vulnerável a Pokémon que esses moves combatem, como Ferrothorn, Keldeo e Magnezone.

Opções de Equipe

Devido à natureza desse set, as melhores opções são os times mais ofensivos. Pokémon capazes de fazer um bom uso do momentum gerado por U-turn, como Gengar, Keldeo, Tapu Bulu e Weavile, são todos bons aliados. Magnezone, Rotom-W e Tapu Koko são parceiros excepcionais por poderem formar um core de VoltTurn com Jirachi. Pokémon como Garchomp, Gyarados, Mega Charizard X e Volcarona são ótimos companheiros de equipe, pois podem causar um grande dano no early-game e então voltarem com tudo no late-game, usufruindo do Healing Wish de Jirachi. A capacidade de fazer spam de seu Iron Head é dificultada na presença de Water- e Ground-types bulky, fazendo-se necessária a participação daqueles Pokémon capazes de lidar com esse problema, como Manaphy, Serperior e Tapu Bulu. Devido ao fato desse set não se adequar muito na hora de lidar com sweepers de setup, como Gyarados, Salamence e Volcarona, companheiros de equipe capazes de fazer check a eles são muito apreciados. Celesteela e Skarmory podem facilmente tomar conta de Salamence, enquanto Toxapex pode fazer check a Volcarona e Mega Charizard-X. Ainda visando dar check em Volcarona, temos Heatran, Terrakion e Zygarde, os quais são capazes de cobrir a tendência de Jirachi de ceder livres oportunidades de switch in e de setup para o inseto.

Outras Opções

Z-Happy Hour é uma opção para montar um moveset bem potente, pois aumenta todos os stats em um estágio e permite a Jirachi usufruir de sua variedade de ataques para fazer um sweep no late-game. Infelizmente, Jirachi precisará de um pouco de suporte para conseguir fazer um sweep com esse set, além de ter dificuldades em conseguir uma oportunidade de fazer setup e ainda assim sua força não será tão grande, mesmo com os boosts. Um moveset com Expert Belt com moves como Icy Wind e Hidden Power Ground também pode ser considerado, embora Jirachi normalmente vá fornecer mais suporte para seu time com os sets anteriormente citados. Psychium Z é uma opção para bater em Pokémon como Amoonguss, Landorus-T e Toxapex com um pouco mais de força, mas também não é um set tão eficaz quanto os listados acima. Thunder Wave pode ser usado ao invés de Body Slam para garantir o paralysis, embora seja preferível usar Body Slam para dar dano residual e infligir o status em Ground-types. Jirachi tem acesso a muitos outros moves de suporte que não foram citados nos movesets acima, como dual screens, Trick Room e Icy Wind. Infelizmente, nenhum desses moves são tão aproveitados quanto as outras opções de Jirachi, e como resultado não são muito comuns.

Checks e Counters

Heatran: Jirachi é desprovido de um move capaz de causar dano considerável a Heatran mesmo após um boost, enquanto Heatran pode ameaçá-lo com STABs super efetivos e usar Stealth Rock. Porém, Heatran deve ficar atento a um possível paralysis.

Water-types: A falta de poder de Jirachi o deixa com poucas escolhas quando enfrentando Water-types bulky, como Mantine, Rotom-W, Slowbro e Toxapex. O burn de Scald pode prejudicar muito Jirachi.

Ground-types: Ground-types bulky, como Landorus-T, Mega Swampert, Quagsire e Zygarde, mostram-se ameaçadores para Jirachi, pois conseguem levar os golpes dele e então revidar com STABs poderosos.

Dark-types: Bisharp, Greninja e Weavile são todos capazes de intimidar Jirachi com seus poderosos STABs e também podem prendê-lo em campo com Pursuit, no caso de Bisharp e Weavile. Entretanto, Weavile deve tomar cuidado com Iron Head.

Fire-Types: Assim como Heatran, Pokémon como Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Volcarona podem resistir a um ou dois Iron Head e então pressionar grandemente Jirachi com seus STABs super efetivos. Contudo, todos devem estar atentos ao paralysis de Body Slam.

Dano Residual: Já que Jirachi usufrui muito de U-turn, ser constantemente danificado por entry hazards é um problema. Ter o recovery de seu Leftovers negado por um possível burn é igualmente prejudicial. Iron Barbs, Rocky Helmet e Rough Skin são muito irritantes a Jirachi, desencorajando-o de atacar.
 
Last edited:
Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

Com uma combinação O bulk acima da média de Jirachi, (remover vírgula) combinado com e sua ótima tipagem defensiva, (remover vírgula) dão-lhe um lugar Jirachi é colocado em OU como um dos mais consistentes e confiáveis checks de Tapu Lele. Paralelo a isso, ele é capaz também de lidar com outras ameaças, tais como Latios, Magearna, Mega Diancie e Tapu Bulu, assim como lhe é concedida a capacidade de tirar bom proveito de sua ability Serene Grace, e, por fim, mas não menos importante, seu vasto acesso a moves que podem dar suporte ao seu time, (adicionar vírgula) como Body Slam, Healing Wish e Stealth Rock, (adicionar vírgula) não poderia estar de fora. Os stats ofensivos de Jirachi não decepcionam também, tendo 100 de base nos dois gumes, com o mesmo valendo para sua Speed quando combinada a Choice Scarf, proporcionando-lhe a ele um bom papel de revenge killer e, ao se arriscar um pouco, pode até mesmo servir como ou de um pivot rápido a fim de enfraquecer contra seus checks com certa consistência. Infelizmente, mesmo com sua ótima tipagem combinação de tipos, Jirachi ainda é vulnerável aos sempre presentes Ground-types da tier, como Landorus-T e Zygarde, e também aos Ghost-, Dark-, (remover vírgula) e Fire-types com frequente presença nesse metagame. Mesmo não sendo de se decepcionar, os stats ofensivos de Jirachi não passam muito da média, significando que ameaças com um bulk e capacidades ofensivas altas, como por exemplo (redundante) Alolan Marowak, Zapdos e Zygarde, podem resistir a um ataque ou dois e então revidar com ataques poderosos. O mesmo vale para sua Speed, o a qual não passa muito de um valor mediano, fazendo com que usuários de Choice Scarf mais rápidos, (adicionar vírgula) como Garchomp, Gengar e Greninja, (adicionar vírgula) possam pressionar bastante o Pokémon Desejo (com letra maiúscula porque é a espécie).

[SET]
name: Wish
move1: Wish
move2: Protect
move3: Iron Head
move4: U-turn / Body Slam
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Careful
evs: 248 HP / 196 SpD / 64 Spe

Moves

O Wish permite a Jirachi curar tanto a si ele mesmo quanto a sua equipe, possibilitando-lhe ele de checkar fazer check a alguns Pokémon como Clefable, Kyurem-B, Magearna, Tabu Bulu e Tapu Lele repetidamente ao no decorrer da batalha, (remover vírgula) enquanto age como uma potencial opção utilitária utility em potencial para o resto do de seu time. Esse move tem uma boa sinergia defensiva com Protect, o qual permite a Jirachi fazer stall enquanto seu Leftovers e Wish recuperam seu HP. O Protect também, por sua vez, pode ser de grande ajuda ao enfrentar Mega Medicham e Hawlucha providos de High Jump Kick, move no qual irá arriscar esses lutadores, já que eles podem usar High Jump Kick e acertar em cheio um Protect, (adicionar vírgula) e perderem perdendo 50% de seus HPs. Iron Head chega a uma chance de 60% de inflingir infligir flinch após aplicado o boost de Serene Grace, além de ter uma bom boa Base Power depois do boost de STAB, permitindo a Jirachi agir como uma ameaça para os Pokémon citados anteriormente aos quais ele é dado como check citados acima e, (adicionar vírgula) significando que Tyranitar não conseguirá ser um prendê-lo em campo com Pursuit trapper para esse Pokémon de forma consistente. U-turn permite a Jirachi tanto de escapar das tentativas de Magnezone de prendê-lo quanto de conseguir momentum contra um possível Pokémon ao qual que ele tenha expulsado expulse de campo, beneficiado ainda pelo mínimo investimento em Speed, no qual ajuda os aliados a entrarem em campo darem switch in com segurança caso o inimigo não opte por permanecer em campo trocar. Este Esse move funciona muito bem juntamente com a Wish, (adicionar vírgula) ajudando a curar companheiros quando não estiverem saudáveis o suficiente para entrar em campo com segurança. Body Slam tem uma excelente sinergia com Iron Head, tendo uma chance de 60% de infligir paralysis devido ao boost de Serene Grace, permitindo a Jirachi prejudicar bastante alguns algumas switch-ins comuns, (adicionar vírgula) como Heatran, Kartana e Landorus-T, e também pressionando Hawlucha, Volcarona e Zygarde caso tentem fazer um setup na sua frente, e por fim, pode reduzir a probabilidade de suceder um ataque para 30% de qualquer Pokémon inimigo mais lento do que ele quando usa Iron Head. Este Isso tem uma utilidade em particular nos times mais arcados à defesa defensivos, os quais não são muito dependentes do momentum, assim como nos times focados em tirar vantagem do de paralysis com Pokémon como Zygarde com Substitute.

Detalhes do Set

As Os EVs listadas listados, juntamente com a nature Careful, (adicionar vírgula) otimizam o special bulk de Jirachi, ajudando-o a fazer check a Pokémon como Kyurem-B, Magearna e Tapu Lele de maneira mais consistente possível, e também, e não menos importante, possibilita-lhe o Jirachi a mover-se antes de uma Magearna Timid com +2 em Speed com paralysis, (adicionar vírgula) aproveitando ao máximo Iron Head nesse matchup. Leftovers é o item escolhido, ajudando Jirachi a ser um check ainda mais efetivo por recuperar um pouco de HP a cada turno. Serene Grace aumenta as chances dos efeitos secundários de Iron Head e Body Slam.

Dicas de Uso

Use Wish frequentemente para garantir que Jirachi fique o mais saudável possível para a fim de poder fazer ainda mais check consistentemente aos a Pokémon, (remover vírgula) como o Kyurem-B, (remover vírgula) da maneira mais efetiva possível no decorrer da partida. Se Jirachi portar Body Slam, normalmente se faz de tem se um melhor proveito, (remover vírgula) ao usá-lo no early-game em vez de compará-lo com Iron Head, se usado no early-game com o intuito de prejudicar os switch-ins comuns, (adicionar vírgula) como Heatran e Landorus-T. Isso é devido ocorre porque os alvos do de Iron Head, como Kyurem-B e Tapu Lele, geralmente se retiram saem de campo quando em frente do a Jirachi, tentando tirar vantagem de sua passividade. O mesmo se aplica quando um Jirachi porta U-turn, exceto pelo fato de que esse é mais usado para conseguir momentum do que para tentar arruinar a tentativa do oponente de criar um cenário desfavorável para o lado do usuário de Jirachi. Mesmo sendo recomendável usar Protect quando estiver curando Jirachi com Wish, é bom ter em mente que o inimigo pode se aproveitar desses momentos para jogar Stealth Rock no seu time utilizar entry hazards, aumentar seus stats, ou até mesmo trocar conseguir uma switch in grátis para um Pokémon ao qual que se encontrava fraco e sem chances de entrar em campo com segurança. Então Portanto, é importante tentar alternar entre atacar ou fazer uma switch em cima de outro outra switch já esperado esperada ou tomar vantagem do paraflinching para gerar turnos de graça. Falando em Protect, não tenha medo de usá-lo se, por exemplo, o Jirachi não iria conseguir, de forma alguma, sobreviver ao próximo golpe do Pokémon adversário sem o recovery de seu Leftovers ou Grassy terrain, mas tenha certeza de antes medir os riscos de usar o move quando você estiver em uma situação ruim, já que quando usado, pode criar oportunidades de graça para o oponente, assim como da mesma forma que pode salvar a pele do Pokémon de Jirachi; não se esqueça que este esse move tem um vasto alcance de utilidades além do de Wish e recuperação recovery por turno, notavelmente, ele podendo fazer stall para um dano de poison, assim como e podendo fazer scout tanto para coverages quanto para Z-Moves.

Opções de time Equipe

Jirachi se adapta melhor em times balanced e stall, onde é necessário que Pokémon como Tapu Lele e Kyurem-B se mantenham em check xeque (a expressão manter em xeque é com x mesmo). Aqueles Pokémon razoavelmente bulks desprovidos de recovery ou sendo, por outro lado, facilmente danificados, (adicionar vírgula) como o Heatran, Kyurem-B, Landorus-T e Zygarde, apreciam grandemente o suporte de Wish quando focam na opção mais arcada para o lado em equipes balanced. Similarmente, Pokémon lentos dependentes do fato de entrarem em campo fazerem switch in saudáveis, levar um segundo ataque, (remover vírgula) e então curarem-se, como Chansey, Clefable, Quagsire e Mega Sableye, são igualmente excelentes ao lado de Jirachi, pois ele pode ajudar ajudá-los amenizando a pressão colocada neles para, assim, recuperarem-se dos próprios danos dos próprios. Usuários de Magic Bounde ou Defog são úteis para reduzir a pressão gerada por Spikes, impossibilitando Jirachi de usar Wish repetidamente, ou seja, Gliscor, Mega Sableye e Zapdos acabam sendo ótimos parceiros para ele o Pokémon. Aqueles Pokémon apreciadores de um paralysis em um possível Choice Scarf Landorus-T com Choice Scarf ou num em Heatran, incluindo Calm Mind Clefabe com Calm Mind, Protean Greninja com Protean, Tapu Bulu, Tapu Koko e Substitute Zygarde com Substitute, garantem bom proveito da utilidade trazida pelo fornecida por Body Slam de Jirachi. Pokémon capazes de dar realizarem uma switch in em cima de um move Fire- ou Ground-type, como Alomomola, Gliscor, Landorus-T, Toxapex e Tyranitar, ajudam a aliviar a pressão colocada pelos ditos ataques em sobre Jirachi. Da mesma forma, Chansey, Mega Gyarados, Mega Sableye e o já mencionado Toxapex são parceiros muito úteis ao para Jirachi, (remover vírgula) por lidarem com Ash-Greninja, Gengar e outros moves Dark- e ou Ghost-types.

[SET]
name: Stealth Rock
move1: Stealth Rock
move2: Iron Head
move3: U-turn
move4: Healing Wish
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Careful
evs: 248 HP / 108 SpD / 152 Spe

Moves

Stealth Rock permite a Jirachi a dar suporte ao seu time jogando usando entry hazards, sendo assim isso efetivamente feito graças à sua boa tipagem e bulk. Iron Head é seu STAB de extrema utilidade, pois acertando Fairy-types com dano super effective efetivo e tem tendo consideráveis 60% de uma grande chances de fazer adversários mais lentos tomarem flinch. U-turn permite a Jirachi tanto gerar momentum quanto sair de campo, evitando encarar switch-ins problemáticos problemáticas após atraí-loslas, como Heatran e Landorus-T. Healing Wish é um move de suporte extremamente útil, pois permite a Jirachi a sacrificar-se para curar completamente um aliado, permitindo este de o que pode ser útil a fim de ajudar um parceiro de equipe a realizar um possível sweep no late-game. Body Slam e Thunder Wave são ambas ambos opções nas quais que podem substituir Healing Wish, pois eles visto que fornecem uma forma a Jirachi uma forma de prestar de dar suporte ao seu time, (remover vírgula) em termos de controle de Speed. Wish pode, da mesma forma, substituir Healing Wish, porém não é preferível devido ao fato de ser desprovido da capacidade tanto de curar status quanto de gerar momentum. Fire Punch também é uma opção para bater em Steel-types, (adicionar vírgula) como Ferrothorn e Celesteela, (adicionar vírgula) com um de maneira super effective efetiva, mas também não é de muita prioridade devido ao fato de Jirachi ter melhor proveito com seus moves de utilidade.

Detalhes do Set

O investimento quase maximidados no máximo em HP, juntamente com a altos investimentos em Special Defense, fornecem ao fornece a Jirachi um grande special bulk, permitindo-lhe dar check em Magearna, Mega Diancie e Tapu Lele. O resto dos EVs são investidos em Speed. Isto Isso permite a Jirachi a dar outspeed em ultrapassar Tapu Bulu, ameaçando-o com Iron Head, enquanto também lhe permite a superar deixar para trás Pokémon como Magnezone, podendo então sair de cena após cumprir o papel de pivot, e Tyranitar. Leftovers proporciana ao proporciona a Jirachi uma recuperação passiva recovery passivo no final de cada turno, assim como além de poder negar o dano de burn se necessário. Serene Grace é a única ability disponível de Jirachi, fornecendo uma útil chance de 60% de infligir flinch no inimigo com Iron Head.

Dicas de Uso

A principal função desse set é dar suporte aos aliados apreciadores da utilidade de tanto Healing Wish quanto Stealth Rock. Devido à natureza desse set, Jirachi deve focar sempre em usar Stealth Rock quando levado em ao campo. Clefable, Magearna e Tabu Lele são, (adicionar vírgula) todos, (adicionar vírgula) exemplos de Pokémon que Jirachi pode fazer check; sendo assim, quando contra estes faz desse um bom momento para dar trazê-lo e jogar ele deve tentar dar switch in e utilizar Stealth Rock contra eles. O U-turn lento de Jirachi é um dos maiores benefícios do set, (remover vírgula) e pode ser usado para gerar momentum em switches previstos previstas em cima de para ameaças que fazem check ao Jirachi a ele, como Alolan Marowak e Landorus-T, ou quando Jirachi desejar ser atingido por um golpe e depois trazer um companheiro mais frágil para o campo. Devido ao fato de Healing Wish retirar o Jirachi da batalha, o move não deve ser usado prematuramente e deve apenas ser recorrido quando o HP deste dele estiver baixo, fazendo-se pois seria um desperdício se usado muito cedo, (remover vírgula) por estar se desaproveitando de um bom Pokémon tank. O Healing Wish permite que um aliado de Jirachi fazer faça um sweep no late-game, como Mega Pinsir e Zygarde, que fazem um estrago no early-game e, uma vez revigorados, podem voltar com tudo no late-game. Iron Head deve ser usado principalmente contra ameaças nas quais que tomam bastante dano do move e mostram representam perigo ao resto do time de Jirachi, como Mamoswine, Tapu Bulu e Tyranitar.

Opções de time Equipe

Este Esse set é o melhor para times nos quais focam pricipalmente no offense mais ofensivos, pois o mesmo proporciona um suporte fantástico na forma de Healing Wish, entry hazards e turnos de graça fornecidos pelo lento U-turn de Jirachi. Setup sweepers poderosos e capazes de varrer o late-game, (adicionar vírgula) como Landorus-T, Mega Pinsir e Volcarona, (adicionar vírgula) apreciam muito o suporte do de Healing Wish fornecido por Jirachi dado a eles, pois o mesmo os permite negativar o adversário permitindo-lhes abrir buracos no early-game e restaurar qualquer dano ou problema de status inflingidos infligidos, para assim continuar com com o estrago mais adiante. Wallbreakers poderosos, (adicionar vírgula) como Gengar, Greninja, Tapu Koko e Tapu Lele, (adicionar vírgula) também se fazem bom aliados, pois eles apreciam a capacidade de Jirachi de trazê-los seguros ao campo com seu U-turn lento. Jirachi geralmente tem uma ótima sinergia com Rotom-W, com o qual forma uma dupla um core de VoltTurn graças ao acesso deste do segundo a Volt Switch, assim como além de ele fazer check a maioria dos Dark-, Fire- e Ground-types. Pokémon capazes de lidar com Zygarde, como Tapu Bulu, Tapu Fini e Tangrowth, (adicionar vírgula) se fazem colegas de equipe bem úteis ao para Jirachi devido à sua tendência de atrair o já citado Zygarde o Pokémon dragão. O mesmo pode ser dito para Landorus-T, podendo ser lidado o qual pode ser contido por Greninja, Rotom-W e Weavile, e para Ash-Greninja, o qual pode ser lidado por Magearna e Tapu Fini.


[SET]
name: Choice Scarf
move1: Iron Head
move2: U-turn
move3: Healing Wish
move4: Fire Punch / Heart Stamp
item: Choice Scarf
ability: Serene Grace
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

O poder decente e a alta chance de inglingir infligir flinch de Iron Head permitem a Jirachi a superar ultrapassar e ser uma dor de cabeça a uma porção bem grande do metagame. U-turn é útil para dar ao a Jirachi um método de gerar momentum, (adicionar vírgula) assim como causa um dano residual aos inimigos bem cedo no combate. Healing Wish é útil, dado a boa Speed de Jirachi, pois o lhe permite trazer rapidamente um aliado totalmente incapacitado ou com a vida baixa HP baixo de(adicionar espaço)volta ao campo. Fire Punch possibilita a Jirachi a pressionar Steel-types como Celesteela e Mega Scizor, os quais, caso você não opte pelo move, iriam resistir aos seus ataques. Heart Stamp é a opção mais viável para bater em Keldeo e inflingir causar flinch nos inimigos graças ao a Serene Grace, (adicionar vírgula) embora seja relativamente fraco.

Detalhes do Set

O investimento máximo em Speed, nature Jolly e Choice Scarf permitem a Jirachi superar ultrapassar o metagame inteiro, quando este sem boosts. O investimento máximo em Attack é útil para fornecer ao a Jirachi ser o mais poderoso máximo possível de poder com uma nature neutra. Serene Grace é extremamente útil junto com a boa Speed de Jirachi, pois lhe possibilita Jirachi a dar outspeed nos ultrapassar os inimigos e inflingir causar-lhes flinch nos mesmos.

Dicas de Uso

U-turn, em particular, é um move útil neste nesse set, pois fornece ao permite a Jirachi tanto causar um dano residual quanto sair de campo quando em frente à ameaças que lhe fazem counter e assim, adicionalmente, gerar consequentemente gerando momentum. Momentum pode facilmente ser gerado ao mandar o realizar uma switch in com Jirachi em cima de ataques nos quais, caso sucedido o predict, que ele resista, como o Psychic ou Moonblast de Tapu Lele, Play Rough de Mimikyu e os STABs de Latios, usando procedendo então com U-turn. Healing Wish só deve ser usado uma vez em que quando Jirachi esteja estiver fraco, garantindo o máximo proveito de seus demais moves, assim como deve ser usado para curar um aliado no qual que possa pode facilmente lhe garantir a vitória. Fire Punch e Heart Stamp geralmente não são preferíveis, a não ser que seu time seja vulnerável a Pokémon aos quais que podem ser lidados com esses moves, como Ferrothorn, Keldeo e Magnezone.

Opções de time Equipe

Devido à natureza deste desse set, as melhores opções sãos são os times arcados ao offense mais ofensivos. Pokémon capazes de fazer um bom uso do momentum ao qual o gerado por U-turn gera, como Gengar, Keldeo, Tapu Bulu e Weavile, são todos bons aliados. Magnezone, Rotom-W e Tapu Koko são parceiros excepcionais por poderem formar uma dupla um core de VoltTurn com Jirachi. Pokémon como Garchomp, Gyarados, Mega Charizard X e Volcarona são ótimos companheiros de equipe, pois podem causar um grande dano no early-game e então voltarem com tudo no late-game, usufruindo do Healing Wish de Jirachi. A capacidade de fazer spam de seu Iron Head é dificultada na presença de Pokémon bulky Water- e Ground-types bulky, fazendo-se necessária a participação daqueles Pokémon capazes de lidar com esse problema, como Manaphy, Serperior e Tapu Bulu. Devido ao fato deste desse set não se adequar muito na hora de dar conta de lidar com sweepers de setup, como Gyarados, Salamence e Volcarona, Pokémon capazes de fazer check a estes eles são bem apreciados como companheiros de equipe. Celesteela e Skarmory podem facilmente tomar conta de Salamence, enquanto Toxapex pode fazer check ao a Volcarona e Mega Charizard-X. Ainda visando dar check em Volcarona, temos Heatran, Terrakion e Zygarde, os quais são capazes de cobrir o desprovimento de recursos de Jirachi, (adicionar vírgula) o que resulta em oportunidades de setup para Volcarona, permitindo-lhe fazer switch in livremente, (adicionar vírgula) para lidar com essa grande ameaça.

Outras Opções

Z-Happy Hour é uma opção para montar um moveset bem potente, pois aumenta todos os stats em um estágio e permite a Jirachi usufruir de sua variedade de ataques para fazer um sweep no late-game. Infelizmente, Jirachi vai precisar de um pouco de suporte para conseguir fazer um sweep com este esse set, além de ter dificuldades em conseguir uma oportunidade de fazer o setup e ainda assim sua força não será tão grande, mesmo com os boosts. Um moveset com Expert Belt com moves como Icy Wind e Hidden Power Ground também pode ser considerado, embora que Jirachi normalmente vá fornecer mais suporte para seu time com as os sets anteriormente citadas citados. Psychium Z é uma opção para bater em Pokémon como Amoonguss, Landorus-T e Toxapex com um pouco mais de rigidez força, mas este também não é um set tão eficaz quanto aos os listados acima. Thunder Wave pode ser usado ao invés de Body Slam para garantir o paralysis, embora seja preferível usar Body Slam para dar dano residual e infligir o status em Ground-types. Jirachi tem acesso a muitos outros moves de suporte aos quais que não foram citados nas nos movesets acima, como os dual screens, Trick Room e Icy Wind. Infelizmente, nenhum destes desses moves são tão aproveitados quanto as outras opções de Jirachi, e como resultado não são muito preferíveis comuns.

Checks e Counters

Heatran: Jirachi é desprovido de um move capaz de causar um dano considerável ao a Heatran, (remover vírgula) mesmo após um boost, enquanto Heatran pode ameaçar o Pokémon ameaçá-lo com STABs super efetivos e usar Stealth Rock. Embora Porém, Heatran possa ser amedrontado por deve ficar atento a um possível paralysis.

Water-types: A falta de poder de Jirachi lhe o deixa com poucas escolhas quando enfrentando Water-types bulky, (adicionar vírgula) como Mantine, Rotom-W, Slowbro e Toxapex. O burn de Scald pode prejudicar muito Jirachi.

Ground-types: Ground-types bulky, (adicionar vírgula) como Landorus-T, Mega Swampert, Quagsire e Zygarde, (adicionar vírgula) se mostram-se ameaçadores para Jirachi, pois conseguem levar os hits do Pokémon golpes dele e então revidar com STABs poderosos.

Dark-types: Bisharp, Greninja e Weavile são todos capazes de intimidar Jirachi com seus poderosos STABs e também podem prendê-lo em campo com um Pursuit trap, no caso de Bisharp e Weavile. Weavile, entretanto, deverá deve tomar cuidado com o Iron Head.

Fire-Types: Assim como Heatran, Pokémon como Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Volcarona podem resistir a um ou dois Iron Head e então pressionar grandemente Jirachi com seus STABs super efetivos. Contudo, todos deverão devem estar atentos ao paralysis de Body Slam.

Dano Residual: Já que Jirachi usufrui muito de U-turn, ser constantemente danificado por entry hazards seria é um problema. Ter a recuperação o recovery de seu Leftovers negada negado por um possível burn é igualmente prejudicial. Iron Barbs, Rocky Helmet e Rough Skin são muito irritantes a Jirachi, pois estes lhe desencorajando-o de atacar.


Eu vi que você colocou os exemplos em ordem alfabética, mas não precisa fazer isso
 
Os exemplos devem estar na ordem original, geralmente ordenados por relevância, eu entendo sua preocupação em colocar alfabeticamente, mas é melhor manter a ordem original para uma tradução mais fiel.
 
Dicas de Uso

Use Wish frequentemente para garantir que Jirachi fique o mais saudável possível a fim de poder fazer check consistentemente a Pokémon como Kyurem-B no decorrer da partida. Se Jirachi portar Body Slam, normalmente tem se (assim... você corrigiu aqui dessa forma, mas... eu deveria adicionar um hífen aqui, não é?) um melhor proveito ao usá-lo no early-game em vez de Iron Head com o intuito de prejudicar switch-ins comuns, como Heatran e Landorus-T. Isso ocorre porque os alvos de Iron Head, como Kyurem-B e Tapu Lele, geralmente saem de campo quando em frente a Jirachi, tentando tirar vantagem de sua passividade. O mesmo se aplica quando um Jirachi porta U-turn, exceto pelo fato de que esse é mais usado para conseguir momentum do que para tentar arruinar a tentativa do oponente de criar um cenário desfavorável para o lado do usuário de Jirachi. Mesmo sendo recomendável usar Protect quando estiver curando Jirachi com Wish, é bom ter em mente que o inimigo pode se aproveitar desses momentos para utilizar entry hazards, aumentar seus stats, ou até mesmo conseguir uma switch in grátis para um Pokémon que se encontrava fraco e sem chances de entrar em campo com segurança. Portanto, é importante tentar alternar entre atacar ou fazer uma switch em cima de outra switch já esperada ou tomar vantagem do paraflinching para gerar turnos de graça. Falando em Protect, não tenha medo de usá-lo se, por exemplo, Jirachi não conseguir, de forma alguma, sobreviver ao próximo golpe do Pokémon adversário sem o recovery de seu Leftovers ou Grassy terrain, mas tenha certeza de antes medir os riscos de usar o move quando você estiver em uma situação ruim, já que quando usado, pode criar oportunidades de graça para o oponente, da mesma forma que pode salvar a pele de Jirachi; não se esqueça que esse move tem um vasto alcance de utilidades além de Wish e recovery por turno, notavelmente podendo fazer stall para um dano de poisone podendo fazer scout tanto para coverages quanto para Z-Moves.
dscp não sei se deveria estar fazendo isso..
e dscp pelo negócio do TOC :psysly: (não pensei na possibilidade):psycry:
 

Danuh

Carpe diem!
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Adicionar/Corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

O bulk acima da média de Jirachi e sua ótima tipagem defensiva dão-lhe um lugar em OU como um dos mais consistentes e confiáveis checks de Tapu Lele. Paralelo a isso, ele também é capaz de lidar com outras ameaças, tais como Latios, Magearna, Mega Diancie e Tapu Bulu, assim como lhe é concedida a capacidade de tirar bom proveito de sua ability Serene Grace, e, por fim, mas não menos importante, seu vasto acesso a moves que podem dar suporte ao seu time, como Body Slam, Healing Wish e Stealth Rock, não poderia estar de fora. Os stats ofensivos de Jirachi não decepcionam também, tendo 100 de base nos dois gumes, com o mesmo valendo para sua Speed quando combinada a Choice Scarf, proporcionando-lhe um bom papel de revenge killer ou de um pivot rápido a fim de enfraquecer seus checks com certa consistência. Infelizmente, mesmo com sua ótima combinação de tipos, Jirachi ainda é vulnerável aos onipresentes Ground-types da tier, como Landorus-T e Zygarde, e também aos Ghost-, Dark- e Fire-types com frequente presença frequentes nesse metagame. Mesmo não sendo de se decepcionar, os stats ofensivos de Jirachi não passam muito da média, significando que ameaças com um bulk e capacidades ofensivas altas, como Alolan Marowak, Zapdos e Zygarde, podem resistir a um ataque ou dois e então revidar com ataques poderosos. O mesmo vale para sua Speed, a qual não passa muito de um valor mediano, fazendo com que usuários de Choice Scarf mais rápidos como Garchomp, Gengar e Greninja, (remover vírgula) possam pressionar bastante o Pokémon Desejo.

[SET]
name: Wish
move1: Wish
move2: Protect
move3: Iron Head
move4: U-turn / Body Slam
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Careful
evs: 248 HP / 196 SpD / 64 Spe

Moves

Wish permite a Jirachi curar tanto a si mesmo quanto a sua equipe, possibilitando-lhe fazer check a alguns Pokémon como Clefable, Kyurem-B, Magearna, Tapu Bulu e Tapu Lele repetidamente no decorrer da batalha enquanto (uso de enquanto na oração seguinte) ao mesmo tempo que age como uma potencial opção utilitária para o resto de seu time. Esse move tem uma boa sinergia defensiva com Protect, o qual permite a Jirachi fazer stall enquanto Leftovers e Wish recuperam seu HP. Protect também pode ser de grande ajuda ao enfrentar Mega Medicham e Hawlucha, já que eles podem usar High Jump Kick e acertar em cheio um Protect, perdendo 50% de seus HPs. Iron Head alcança uma chance de 60% de infligir flinch após aplicado o boost de Serene Grace, além de ter uma boa Base Power com o boost de STAB, permitindo a Jirachi agir como uma ameaça para os Pokémon citados anteriormente aos quais ele é dado como check, significando que Tyranitar não conseguirá prendê-lo em campo com Pursuit. U-turn permite a Jirachi tanto escapar das tentativas de Magnezone de prendê-lo quanto conseguir momentum contra um Pokémon que ele expulse de campo, beneficiado ainda pelo mínimo investimento em Speed, o qual ajuda os aliados a darem switch in com segurança caso o inimigo opte por permanecer em campo. Esse move funciona muito bem juntamente a Wish, ajudando a curar companheiros quando não estiverem saudáveis o suficiente para entrar em campo com segurança. Body Slam tem uma excelente sinergia com Iron Head, tendo uma chance de 60% de infligir paralysis devido ao boost de Serene Grace, permitindo a Jirachi prejudicar bastante algumas switch-ins comuns, como Heatran, Kartana e Landorus-T, e também pressionando Hawlucha, Volcarona e Zygarde caso tentem fazer um setup na sua frente, e por fim, pode reduzir a probabilidade de sucesso de um ataque para 30% de qualquer Pokémon inimigo mais lento do que ele quando usa Iron Head. Isso tem uma utilidade em particular nos times mais defensivos, os quais não são muito dependentes do momentum, assim como nos times focados em tirar vantagem de paralysis com Pokémon como Zygarde com Substitute.

Detalhes do Set

Os EVs listados, juntamente a nature Careful, otimizam o special bulk de Jirachi, ajudando-o a fazer check a Pokémon como Kyurem-B, Magearna e Tapu Lele de maneira mais consistente possível, e também possibilita-lhe mover-se antes de uma Magearna Timid com +2 em Speed com paralysis, aproveitando ao máximo Iron Head nesse matchup. Leftovers é o item escolhido, ajudando Jirachi a ser um check ainda mais efetivo por recuperar um pouco de HP a cada turno. Serene Grace aumenta as chances dos efeitos secundários de Iron Head e Body Slam.

Dicas de Uso

Use Wish frequentemente para garantir que Jirachi fique o mais saudável possível a fim de poder fazer check consistentemente a Pokémon como Kyurem-B no decorrer da partida. Se Jirachi portar Body Slam, normalmente se tem um melhor proveito ao usá-lo no early-game em vez de Iron Head com o intuito de prejudicar switch-ins comuns, como Heatran e Landorus-T. Isso ocorre porque os alvos de Iron Head, como Kyurem-B e Tapu Lele, geralmente saem de campo quando em frente a Jirachi, tentando tirar vantagem de sua passividade. O mesmo se aplica quando um Jirachi porta U-turn, exceto pelo fato de que esse é mais usado para conseguir momentum do que para tentar arruinar a tentativa do oponente de criar um cenário desfavorável para o lado do usuário de Jirachi. Mesmo sendo recomendável usar Protect quando estiver curando Jirachi com Wish, é bom ter em mente que o inimigo pode se aproveitar desses momentos para utilizar entry hazards, aumentar seus stats, ou até mesmo conseguir uma switch in grátis para um Pokémon que se encontrava fraco e sem chances de entrar em campo com segurança. Portanto, é importante tentar alternar entre atacar ou fazer uma switch em cima de outra switch já esperada ou tomar vantagem do paraflinching para gerar turnos de graça. Falando em Protect, não tenha medo de usá-lo se, por exemplo, Jirachi não conseguir, de forma alguma, sobreviver ao próximo golpe do Pokémon adversário sem o recovery de seu Leftovers ou Grassy terrain, mas tenha certeza de antes medir os riscos de usar o move quando você estiver em uma situação ruim, já que, (adicionar vírgula) quando usado, pode conceder oportunidades de graça para o oponente, da mesma forma que pode salvar a pele de Jirachi; não se esqueça que esse move tem um vasto alcance de utilidades além de Wish e recovery por turno, notavelmente podendo fazer stall para um dano de poison e podendo ou fazer scout tanto para coverages quanto para Z-Moves.

Opções de Equipe

Jirachi se adapta melhor em times balanced e stall, onde é necessário que Pokémon como Tapu Lele e Kyurem-B se mantenham em xeque. Aqueles Pokémon razoavelmente bulks desprovidos de recovery ou sendo, por outro lado, facilmente danificados, como Heatran, Kyurem-B, Landorus-T e Zygarde, apreciam grandemente o suporte de Wish em equipes balanced. Similarmente, Pokémon lentos dependentes do fato de fazerem switch in saudáveis, receber um segundo ataque e então curarem-se, como Chansey, Clefable, Quagsire e Mega Sableye, são excelentes ao lado de Jirachi, pois ele pode ajudá-los amenizando a pressão colocada neles para recuperarem-se dos próprios danos. Usuários de Magic Bounce ou Defog são úteis para reduzir a pressão gerada por Spikes, que impossibilita Jirachi de usar Wish repetidamente, logo, Gliscor, Mega Sableye e Zapdos acabam sendo ótimos parceiros para ele. Pokémon apreciadores de um paralysis em um possível Choice Scarf Landorus-T ou em Heatran, incluindo Calm Mind Clefable, Protean Greninja, Tapu Bulu, Tapu Koko e Substitute Zygarde, garantem bom proveito da utilidade fornecida por Body Slam. Pokémon capazes de realizarem uma switch in em um move Fire- ou Ground-type, como Alomomola, Gliscor, Landorus-T, Toxapex e Tyranitar, ajudam a aliviar a pressão colocada pelos ditos ataques sobre Jirachi. Da mesma forma, Chansey, Mega Gyarados, Mega Sableye e o já mencionado Toxapex são parceiros muito úteis para Jirachi por lidarem com Ash-Greninja, Gengar e outros moves Pokémon Dark- ou Ghost-type.

[SET]
name: Stealth Rock
move1: Stealth Rock
move2: Iron Head
move3: U-turn
move4: Healing Wish
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Careful
evs: 248 HP / 108 SpD / 152 Spe

Moves

Stealth Rock permite a Jirachi prestar suporte ao seu time usando entry hazards, sendo isso efetivamente feito graças à sua boa tipagem e bulk. Iron Head é seu STAB de extrema utilidade, acertando Fairy-types com dano super efetivo e tendo consideráveis 60% de chances de acarretar flinch em adversários mais lentos. U-turn permite a Jirachi tanto gerar momentum quanto sair de campo, evitando encarar switch-ins problemáticas após atraí-las, como Heatran e Landorus-T. Healing Wish é um move de suporte extremamente útil, pois permite a Jirachi sacrificar-se para curar completamente um aliado, o que pode ser útil a fim de ajudar um parceiro de equipe a realizar um possível sweep no late-game. Body Slam e Thunder Wave são ambos opções que podem substituir Healing Wish, visto que fornecem a Jirachi uma forma de prestar suporte ao seu time em termos de controle de Speed. Wish pode, da mesma forma, substituir Healing Wish, porém não é preferível devido ao fato de ser desprovido da capacidade tanto de curar status quanto de gerar momentum. Fire Punch também é uma opção para bater em Steel-types, como Ferrothorn e Celesteela, de maneira super efetiva, mas também não é muito preferível devido ao fato de Jirachi ter melhor proveito com seus moves de utilidade.

Detalhes do Set

O investimento quase máximo em HP, juntamente a altos investimentos em Special Defense, fornece a Jirachi um grande bulk special, permitindo-lhe dar check em Magearna, Mega Diancie e Tapu Lele. O resto dos EVs são investidos em Speed. Isso permite a Jirachi ultrapassar Tapu Bulu, ameaçando-o com Iron Head, enquanto também lhe permite deixar para trás Pokémon como Magnezone, podendo então sair de cena após cumprir o papel de pivot, e Tyranitar. Leftovers proporciona a Jirachi recovery passivo no final de cada turno, além de poder negar o dano de burn se necessário. Serene Grace é a única ability disponível de Jirachi, fornecendo uma útil chance de 60% de infligir flinch no inimigo com Iron Head.

Dicas de Uso

A principal função desse set é prestar suporte aos aliados apreciadores da que apreciam a utilidade de tanto Healing Wish quanto Stealth Rock. Devido à natureza desse set, Jirachi deve focar sempre em usar Stealth Rock quando levado ao campo. Clefable, Magearna e Tapu Lele são, todos, exemplos de Pokémon que Jirachi pode fazer check; sendo assim, ele deve tentar dar switch in e utilizar Stealth Rock contra eles. O U-turn lento de Jirachi é um dos maiores benefícios do set e pode ser usado para (repetição) com o intuito de gerar momentum em switches previstas para ameaças que fazem check a ele, como Alolan Marowak e Landorus-T, ou quando Jirachi desejar ser atingido por um golpe e depois trazer um companheiro mais frágil para o campo. Devido ao fato de Healing Wish retirar Jirachi da batalha, o move não deve ser usado prematuramente e deve apenas ser recorrido quando o HP dele estiver baixo, pois seria um desperdício se usado muito cedo por estar se desaproveitando de um bom Pokémon tank. Healing Wish permite que um aliado de Jirachi faça um sweep no late-game, como Mega Pinsir e Zygarde, que fazem um estrago no early-game e, uma vez revigorados, podem voltar com tudo no late-game. Iron Head deve ser usado principalmente contra ameaças que tomam bastante dano do move e representam perigo ao resto do time de Jirachi, como Mamoswine, Tapu Bulu e Tyranitar.

Opções de Equipe

Esse set é o melhor para times mais ofensivos, pois o mesmo proporciona um suporte fantástico na forma de Healing Wish, entry hazards e turnos de graça fornecidos pelo lento U-turn de Jirachi. Setup sweepers Sweepers de setup poderosos e capazes de varrer o late-game, como Landorus-T, Mega Pinsir e Volcarona, apreciam muito o suporte de Healing Wish fornecido por Jirachi, permitindo-lhes abrir buracos no early-game e restaurar qualquer dano ou problema de status infligidos, para assim continuar com o estrago mais adiante. Wallbreakers poderosos, como Gengar, Greninja, Tapu Koko e Tapu Lele, também se fazem são bons aliados, pois eles apreciam a capacidade de Jirachi de trazê-los seguros ao campo com seu U-turn lento. Jirachi geralmente tem uma ótima sinergia com Rotom-W, com o qual forma um core de VoltTurn graças ao acesso do segundo a Volt Switch, além de ele fazer check a maioria dos Dark-, Fire- e Ground-types. Pokémon capazes de lidar com Zygarde, como Tapu Bulu, Tapu Fini e Tangrowth, se fazem são colegas de equipe bem úteis para Jirachi devido à sua tendência de atrair o Pokémon dragão. O mesmo pode ser dito para Landorus-T, o qual pode ser contido por Greninja, Rotom-W e Weavile, e para Ash-Greninja, o qual pode ser lidado por Magearna e Tapu Fini.


[SET]
name: Choice Scarf
move1: Iron Head
move2: U-turn
move3: Healing Wish
move4: Fire Punch / Heart Stamp
item: Choice Scarf
ability: Serene Grace
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

O poder decente e a alta chance de infligir flinch de Iron Head permitem a Jirachi ultrapassar e ser uma dor de cabeça a uma porção bem grande do metagame. U-turn é útil para dar a Jirachi um método de gerar momentum, assim como causa dano residual aos inimigos bem cedo no combate. Healing Wish é útil, dado a boa Speed de Jirachi, pois lhe permite trazer rapidamente um aliado totalmente incapacitado ou com HP baixo de volta ao campo. Fire Punch possibilita a Jirachi pressionar Steel-types como Celesteela e Mega Scizor, os quais, caso você não opte pelo move, iriam resistir aos seus ataques. Heart Stamp é a opção mais viável para bater em Keldeo e causar flinch nos inimigos graças a Serene Grace, embora seja relativamente fraco.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed, nature Jolly e Choice Scarf permitem a Jirachi ultrapassar o metagame inteiro sem boosts. Investimento máximo em Attack é útil para fornecer a Jirachi ser o máximo possível de poder com uma nature neutra. Serene Grace é extremamente útil junto à boa Speed de Jirachi, pois lhe possibilita ultrapassar os inimigos e causar-lhes flinch.

Dicas de Uso

U-turn, em particular, é um move útil nesse set, pois permite a Jirachi tanto causar dano residual quanto sair de campo quando em frente a ameaças que lhe fazem counter param, consequentemente gerando momentum. Momentum pode facilmente ser gerado ao realizar uma switch in com Jirachi em ataques que ele resista, como o Psychic ou Moonblast de Tapu Lele, Play Rough de Mimikyu e os STABs de Latios, procedendo então com U-turn. Healing Wish só deve ser usado quando Jirachi estiver fraco, garantindo o máximo proveito de seus demais moves, assim como deve ser usado para curar um aliado que possa facilmente lhe garantir a vitória. Fire Punch e Heart Stamp geralmente não são preferíveis, a não ser que seu time seja vulnerável a Pokémon que podem ser lidados com esses moves combatem, como Ferrothorn, Keldeo e Magnezone.

Opções de Equipe

Devido à natureza desse set, as melhores opções são os times mais ofensivos. Pokémon capazes de fazer um bom uso do momentum gerado por U-turn, como Gengar, Keldeo, Tapu Bulu e Weavile, são todos bons aliados. Magnezone, Rotom-W e Tapu Koko são parceiros excepcionais por poderem formar um core de VoltTurn com Jirachi. Pokémon como Garchomp, Gyarados, Mega Charizard X e Volcarona são ótimos companheiros de equipe, pois podem causar um grande dano no early-game e então voltarem com tudo no late-game, usufruindo do Healing Wish de Jirachi. A capacidade de fazer spam de seu Iron Head é dificultada na presença de Water- e Ground-types bulky, fazendo-se necessária a participação daqueles Pokémon capazes de lidar com esse problema, como Manaphy, Serperior e Tapu Bulu. Devido ao fato desse set não se adequar muito na hora de lidar com sweepers de setup, como Gyarados, Salamence e Volcarona, companheiros de equipe capazes de fazer check a eles são muito apreciados. Celesteela e Skarmory podem facilmente tomar conta de Salamence, enquanto Toxapex pode fazer check a Volcarona e Mega Charizard-X. Ainda visando dar check em Volcarona, temos Heatran, Terrakion e Zygarde, os quais são capazes de cobrir a tendência de Jirachi de ceder livres oportunidades de switch in e de setup para o inseto.

Outras Opções

Z-Happy Hour é uma opção para montar um moveset bem potente, pois aumenta todos os stats em um estágio e permite a Jirachi usufruir de sua variedade de ataques para fazer um sweep no late-game. Infelizmente, Jirachi precisará de um pouco de suporte para conseguir fazer um sweep com esse set, além de ter dificuldades em conseguir uma oportunidade de fazer setup e ainda assim sua força não será tão grande, mesmo com os boosts. Um moveset com Expert Belt com moves como Icy Wind e Hidden Power Ground também pode ser considerado, embora Jirachi normalmente vá fornecer mais suporte para seu time com os sets anteriormente citados. Psychium Z é uma opção para bater em Pokémon como Amoonguss, Landorus-T e Toxapex com um pouco mais de força, mas também não é um set tão eficaz quanto os listados acima. Thunder Wave pode ser usado ao invés de Body Slam para garantir o paralysis, embora seja preferível usar Body Slam para dar dano residual e infligir o status em Ground-types. Jirachi tem acesso a muitos outros moves de suporte que não foram citados nos movesets acima, como dual screens, Trick Room e Icy Wind. Infelizmente, nenhum desses moves são tão aproveitados quanto as outras opções de Jirachi, e como resultado não são muito comuns.

Checks e Counters

Heatran: Jirachi é desprovido de um move capaz de causar dano considerável a Heatran mesmo após um boost, enquanto Heatran pode ameaçá-lo com STABs super efetivos e usar Stealth Rock. Porém, Heatran deve ficar atento a um possível paralysis.

Water-types: A falta de poder de Jirachi o deixa com poucas escolhas quando enfrentando Water-types bulky, como Mantine, Rotom-W, Slowbro e Toxapex. O burn de Scald pode prejudicar muito Jirachi.

Ground-types: Ground-types bulky, como Landorus-T, Mega Swampert, Quagsire e Zygarde, mostram-se ameaçadores para Jirachi, pois conseguem levar os golpes dele e então revidar com STABs poderosos.

Dark-types: Bisharp, Greninja e Weavile são todos capazes de intimidar Jirachi com seus poderosos STABs e também podem prendê-lo em campo com Pursuit, no caso de Bisharp e Weavile. Entretanto, Weavile deve tomar cuidado com Iron Head.

Fire-Types: Assim como Heatran, Pokémon como Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Volcarona podem resistir a um ou dois Iron Head e então pressionar grandemente Jirachi com seus STABs super efetivos. Contudo, todos devem estar atentos ao paralysis de Body Slam.

Dano Residual: Já que Jirachi usufrui muito de U-turn, ser constantemente danificado por entry hazards é um problema. Ter o recovery de seu Leftovers negado por um possível burn é igualmente prejudicial. Iron Barbs, Rocky Helmet e Rough Skin são muito irritantes a Jirachi, desencorajando-o de atacar.
 
Last edited:
HTML:
[title]
Jirachi

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>O bulk acima da m&eacute;dia de Jirachi e sua &oacute;tima tipagem defensiva d&atilde;o-lhe um lugar em OU como um dos mais consistentes e confi&aacute;veis checks de Tapu Lele. Paralelo a isso, ele tamb&eacute;m &eacute; capaz de lidar com outras amea&ccedil;as, tais como Latios, Magearna, Mega Diancie e Tapu Bulu, assim como lhe &eacute; concedida a capacidade de tirar bom proveito de sua ability Serene Grace, e, por fim, mas n&atilde;o menos importante, seu vasto acesso a moves que podem dar suporte ao seu time, como Body Slam, Healing Wish e Stealth Rock, n&atilde;o poderia estar de fora. Os stats ofensivos de Jirachi n&atilde;o decepcionam tamb&eacute;m, tendo 100 de base nos dois gumes, com o mesmo valendo para sua Speed quando combinada a Choice Scarf, proporcionando-lhe um bom papel de revenge killer ou de um pivot r&aacute;pido a fim de enfraquecer seus checks com certa consist&ecirc;ncia. Infelizmente, mesmo com sua &oacute;tima combina&ccedil;&atilde;o de tipos, Jirachi ainda &eacute; vulner&aacute;vel aos onipresentes Ground-types da tier, Landorus-T e Zygarde, e tamb&eacute;m aos Ghost-, Dark- e Fire-types frequentes nesse metagame. Mesmo n&atilde;o sendo de se decepcionar, os stats ofensivos de Jirachi n&atilde;o passam muito da m&eacute;dia, significando que amea&ccedil;as com um bulk e capacidades ofensivas altas, como Alolan Marowak, Zapdos e Zygarde, podem resistir a um ataque ou dois e ent&atilde;o revidar com ataques poderosos. O mesmo vale para sua Speed, a qual n&atilde;o passa muito de um valor mediano, fazendo com que usu&aacute;rios de Choice Scarf mais r&aacute;pidos como Garchomp, Gengar e Greninja possam pressionar bastante o Pok&eacute;mon Desejo.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Wish</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Wish</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Protect</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Serene Grace</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Iron Head</span></td><td>Nature: <span class="nature">Careful</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">U-turn</span> / <span class="move-name">Body Slam</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 196 SpD / 64 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Wish permite a Jirachi curar tanto a si mesmo quanto a sua equipe, possibilitando-lhe fazer check a alguns Pok&eacute;mon, como Clefable, Kyurem-B, Magearna, Tapu Bulu e Tapu Lele, repetidamente no decorrer da batalha ao mesmo tempo que age como uma potencial op&ccedil;&atilde;o utilit&aacute;ria para o resto de seu time. Esse move tem uma boa sinergia defensiva com Protect, o qual permite a Jirachi fazer stall enquanto Leftovers e Wish recuperam seu HP. Protect tamb&eacute;m pode ser de grande ajuda ao enfrentar Mega Medicham e Hawlucha, j&aacute; que eles podem usar High Jump Kick e acertar em cheio um Protect, perdendo 50% de seus HPs. Iron Head alcan&ccedil;a uma chance de 60% de infligir flinch ap&oacute;s aplicado o boost de Serene Grace, al&eacute;m de ter uma boa Base Power com o boost de STAB, permitindo a Jirachi agir como uma amea&ccedil;a para os Pok&eacute;mon citados anteriormente aos quais ele &eacute; dado como check, significando que Tyranitar n&atilde;o conseguir&aacute; prend&ecirc;-lo em campo com Pursuit. U-turn permite a Jirachi tanto escapar das tentativas de Magnezone de prend&ecirc;-lo quanto conseguir momentum contra um Pok&eacute;mon que ele expulse de campo, beneficiado ainda pelo m&iacute;nimo investimento em Speed, o qual ajuda os aliados a darem switch in com seguran&ccedil;a caso o inimigo opte por permanecer em campo. Esse move funciona muito bem juntamente a Wish, ajudando a curar companheiros quando n&atilde;o estiverem saud&aacute;veis o suficiente para entrar em campo com seguran&ccedil;a. Body Slam tem uma excelente sinergia com Iron Head, tendo uma chance de 60% de infligir paralysis devido ao boost de Serene Grace, permitindo a Jirachi prejudicar bastante algumas switch-ins comuns, como Heatran, Kartana e Landorus-T, e tamb&eacute;m pressionando Hawlucha, Volcarona e Zygarde caso tentem fazer um setup na sua frente, e por fim, pode reduzir a probabilidade de sucesso de um ataque para 30% de qualquer Pok&eacute;mon inimigo mais lento do que ele quando usa Iron Head. Isso tem uma utilidade em particular nos times mais defensivos, os quais n&atilde;o s&atilde;o muito dependentes do momentum, assim como nos times focados em tirar vantagem de paralysis com Pok&eacute;mon como Zygarde com Substitute.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Os EVs listados, juntamente a nature Careful, otimizam o special bulk de Jirachi, ajudando-o a fazer check a Pok&eacute;mon como Kyurem-B, Magearna e Tapu Lele de maneira mais consistente poss&iacute;vel, e tamb&eacute;m possibilita-lhe mover-se antes de uma Magearna Timid com +2 em Speed com paralysis, aproveitando ao m&aacute;ximo Iron Head nesse matchup. Leftovers &eacute; o item escolhido, ajudando Jirachi a ser um check ainda mais efetivo por recuperar um pouco de HP a cada turno. Serene Grace aumenta as chances dos efeitos secund&aacute;rios de Iron Head e Body Slam.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Use Wish frequentemente para garantir que Jirachi fique o mais saud&aacute;vel poss&iacute;vel a fim de poder fazer check consistentemente a Pok&eacute;mon como Kyurem-B no decorrer da partida. Se Jirachi portar Body Slam, normalmente se tem um melhor proveito ao us&aacute;-lo no early-game em vez de Iron Head com o intuito de prejudicar switch-ins comuns, como Heatran e Landorus-T. Isso ocorre porque os alvos de Iron Head, como Kyurem-B e Tapu Lele, geralmente saem de campo quando em frente a Jirachi, tentando tirar vantagem de sua passividade. O mesmo se aplica quando um Jirachi porta U-turn, exceto pelo fato de que esse &eacute; mais usado para conseguir momentum do que para tentar arruinar a tentativa do oponente de criar um cen&aacute;rio desfavor&aacute;vel para o lado do usu&aacute;rio de Jirachi. Mesmo sendo recomend&aacute;vel usar Protect quando estiver curando Jirachi com Wish, &eacute; bom ter em mente que o inimigo pode se aproveitar desses momentos para utilizar entry hazards, aumentar seus stats, ou at&eacute; mesmo conseguir uma switch in gr&aacute;tis para um Pok&eacute;mon que se encontrava fraco e sem chances de entrar em campo com seguran&ccedil;a. Portanto, &eacute; importante tentar alternar entre atacar ou fazer uma switch em cima de outra switch j&aacute; esperada ou tomar vantagem do paraflinching para gerar turnos de gra&ccedil;a. Falando em Protect, n&atilde;o tenha medo de us&aacute;-lo se, por exemplo, Jirachi n&atilde;o conseguir, de forma alguma, sobreviver ao pr&oacute;ximo golpe do Pok&eacute;mon advers&aacute;rio sem o recovery de seu Leftovers ou Grassy terrain, mas tenha certeza de antes medir os riscos de usar o move quando voc&ecirc; estiver em uma situa&ccedil;&atilde;o ruim, j&aacute; que, quando usado, pode conceder oportunidades de gra&ccedil;a para o oponente, da mesma forma que pode salvar a pele de Jirachi; n&atilde;o se esque&ccedil;a que esse move tem um vasto alcance de utilidades al&eacute;m de Wish e recovery por turno, notavelmente podendo fazer stall para um dano de poison ou fazer scout tanto para coverages quanto para Z-Moves.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Jirachi se adapta melhor em times balanced e stall, onde &eacute; necess&aacute;rio que Pok&eacute;mon como Tapu Lele e Kyurem-B se mantenham em xeque. Aqueles Pok&eacute;mon razoavelmente bulks desprovidos de recovery ou sendo, por outro lado, facilmente danificados, como Heatran, Kyurem-B, Landorus-T e Zygarde, apreciam grandemente o suporte de Wish em equipes balanced. Similarmente, Pok&eacute;mon lentos dependentes do fato de fazerem switch in saud&aacute;veis, receber um segundo ataque e ent&atilde;o curarem-se, como Chansey, Clefable, Quagsire e Mega Sableye, s&atilde;o excelentes ao lado de Jirachi, pois ele pode ajud&aacute;-los amenizando a press&atilde;o colocada neles para recuperarem-se dos pr&oacute;prios danos. Usu&aacute;rios de Magic Bounce ou Defog s&atilde;o &uacute;teis para reduzir a press&atilde;o gerada por Spikes, que impossibilita Jirachi de usar Wish repetidamente, logo, Gliscor, Mega Sableye e Zapdos acabam sendo &oacute;timos parceiros para ele. Pok&eacute;mon apreciadores de um paralysis em um poss&iacute;vel Choice Scarf Landorus-T ou em Heatran, incluindo Calm Mind Clefable, Protean Greninja, Tapu Bulu, Tapu Koko e Substitute Zygarde, garantem bom proveito da utilidade fornecida por Body Slam. Pok&eacute;mon capazes de realizarem uma switch in em um move Fire- ou Ground-type, como Alomomola, Gliscor, Landorus-T, Toxapex e Tyranitar, ajudam a aliviar a press&atilde;o colocada pelos ditos ataques sobre Jirachi. Da mesma forma, Chansey, Mega Gyarados, Mega Sableye e o j&aacute; mencionado Toxapex s&atilde;o parceiros muito &uacute;teis para Jirachi por lidarem com Ash-Greninja, Gengar e outros Pok&eacute;mon Dark- ou Ghost-type.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Stealth Rock</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Iron Head</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Serene Grace</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">U-turn</span></td><td>Nature: <span class="nature">Careful</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Healing Wish</span></td><td>EVs: <span class="ev">248 HP / 108 SpD / 152 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Stealth Rock permite a Jirachi prestar suporte ao seu time usando entry hazards, sendo isso efetivamente feito gra&ccedil;as &agrave; sua boa tipagem e bulk. Iron Head &eacute; seu STAB de extrema utilidade, acertando Fairy-types com dano super efetivo e tendo consider&aacute;veis 60% de chances de acarretar flinch em advers&aacute;rios mais lentos. U-turn permite a Jirachi gerar momentum quanto sair de campo, evitando encarar switch-ins problem&aacute;ticas ap&oacute;s atra&iacute;-las, como Heatran e Landorus-T. Healing Wish &eacute; um move de suporte extremamente &uacute;til, pois permite a Jirachi sacrificar-se para curar completamente um aliado, o que pode ser &uacute;til a fim de ajudar um parceiro de equipe a realizar um poss&iacute;vel sweep no late-game. Body Slam e Thunder Wave s&atilde;o ambos op&ccedil;&otilde;es que podem substituir Healing Wish, visto que fornecem a Jirachi uma forma de prestar suporte ao seu time em termos de controle de Speed. Wish pode, da mesma forma, substituir Healing Wish, por&eacute;m n&atilde;o &eacute; prefer&iacute;vel devido ao fato de ser desprovido da capacidade tanto de curar status quanto de gerar momentum. Fire Punch tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para bater em Steel-types, como Ferrothorn e Celesteela, de maneira super efetiva, mas tamb&eacute;m n&atilde;o &eacute; muito prefer&iacute;vel devido ao fato de Jirachi ter melhor proveito com seus moves de utilidade.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O investimento quase m&aacute;ximo em HP, juntamente a altos investimentos em Special Defense, fornece a Jirachi um grande bulk special, permitindo-lhe dar check em Magearna, Mega Diancie e Tapu Lele. O resto dos EVs s&atilde;o investidos em Speed. Isso permite a Jirachi ultrapassar Tapu Bulu, amea&ccedil;ando-o com Iron Head, enquanto tamb&eacute;m lhe permite deixar para tr&aacute;s Pok&eacute;mon como Magnezone, podendo ent&atilde;o sair de cena ap&oacute;s cumprir o papel de pivot, e Tyranitar. Leftovers proporciona a Jirachi recovery passivo no final de cada turno, al&eacute;m de poder negar o dano de burn se necess&aacute;rio. Serene Grace &eacute; a &uacute;nica ability dispon&iacute;vel de Jirachi, fornecendo uma &uacute;til chance de 60% de infligir flinch no inimigo com Iron Head.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>A principal fun&ccedil;&atilde;o desse set &eacute; prestar suporte aos aliados que apreciam a utilidade de tanto Healing Wish quanto Stealth Rock. Devido &agrave; natureza desse set, Jirachi deve focar sempre em usar Stealth Rock quando levado ao campo. Clefable, Magearna e Tapu Lele s&atilde;o, todos, exemplos de Pok&eacute;mon que Jirachi pode fazer check; sendo assim, ele deve tentar dar switch in e utilizar Stealth Rock contra eles. O U-turn lento de Jirachi &eacute; um dos maiores benef&iacute;cios do set e pode ser usado com o intuito de gerar momentum em switches previstas para amea&ccedil;as que fazem check a ele, como Alolan Marowak e Landorus-T, ou quando Jirachi desejar ser atingido por um golpe e depois trazer um companheiro mais fr&aacute;gil para o campo. Devido ao fato de Healing Wish retirar Jirachi da batalha, o move n&atilde;o deve ser usado prematuramente e deve apenas ser recorrido quando o HP dele estiver baixo, pois seria um desperd&iacute;cio se usado muito cedo por estar se desaproveitando de um bom Pok&eacute;mon tank. Healing Wish permite que um aliado de Jirachi fa&ccedil;a um sweep no late-game, como Mega Pinsir e Zygarde, que fazem um estrago no early-game e, uma vez revigorados, podem voltar com tudo no late-game. Iron Head deve ser usado principalmente contra amea&ccedil;as que tomam bastante dano do move e representam perigo ao resto do time de Jirachi, como Mamoswine, Tapu Bulu e Tyranitar.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set &eacute; o melhor para times mais ofensivos, pois o mesmo proporciona um suporte fant&aacute;stico na forma de Healing Wish, entry hazards e turnos de gra&ccedil;a fornecidos pelo lento U-turn de Jirachi. Sweepers de setup poderosos e capazes de varrer o late-game, como Landorus-T, Mega Pinsir e Volcarona, apreciam muito o suporte de Healing Wish fornecido por Jirachi, permitindo-lhes abrir buracos no early-game e restaurar qualquer dano ou problema de status infligidos, para assim continuar com o estrago mais adiante. Wallbreakers poderosos, como Gengar, Greninja, Tapu Koko e Tapu Lele, tamb&eacute;m s&atilde;o bons aliados, pois eles apreciam a capacidade de Jirachi de traz&ecirc;-los seguros ao campo com seu U-turn lento. Jirachi geralmente tem uma &oacute;tima sinergia com Rotom-W, com o qual forma um core de VoltTurn gra&ccedil;as ao acesso do segundo a Volt Switch, al&eacute;m de ele fazer check a maioria dos Dark-, Fire- e Ground-types. Pok&eacute;mon capazes de lidar com Zygarde, como Tapu Bulu, Tapu Fini e Tangrowth, s&atilde;o colegas de equipe bem &uacute;teis para Jirachi devido &agrave; sua tend&ecirc;ncia de atrair o Pok&eacute;mon drag&atilde;o. O mesmo pode ser dito para Landorus-T, o qual pode ser contido por Greninja, Rotom-W e Weavile, e para Ash-Greninja, o qual pode ser lidado por Magearna e Tapu Fini.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Choice Scarf</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Iron Head</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Scarf</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">U-turn</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Serene Grace</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Healing Wish</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Fire Punch</span> / <span class="move-name">Heart Stamp</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>O poder decente e a alta chance de infligir flinch de Iron Head permitem a Jirachi ultrapassar e ser uma dor de cabe&ccedil;a a uma por&ccedil;&atilde;o bem grande do metagame. U-turn &eacute; &uacute;til para dar a Jirachi um m&eacute;todo de gerar momentum, assim como causa dano residual aos inimigos bem cedo no combate. Healing Wish &eacute; &uacute;til, dado a boa Speed de Jirachi, pois lhe permite trazer rapidamente um aliado totalmente incapacitado ou com HP baixo de volta ao campo. Fire Punch possibilita a Jirachi pressionar Steel-types como Celesteela e Mega Scizor, os quais, caso voc&ecirc; n&atilde;o opte pelo move, iriam resistir aos seus ataques. Heart Stamp &eacute; a op&ccedil;&atilde;o mais vi&aacute;vel para bater em Keldeo e causar flinch nos inimigos gra&ccedil;as a Serene Grace, embora seja relativamente fraco.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Investimento m&aacute;ximo em Speed, nature Jolly e Choice Scarf permitem a Jirachi ultrapassar o metagame inteiro sem boosts. Investimento m&aacute;ximo em Attack &eacute; &uacute;til para fornecer a Jirachi ser o m&aacute;ximo poss&iacute;vel de poder com uma nature neutra. Serene Grace &eacute; extremamente &uacute;til junto &agrave; boa Speed de Jirachi, pois lhe possibilita ultrapassar os inimigos e causar-lhes flinch.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>U-turn, em particular, &eacute; um move &uacute;til nesse set, pois permite a Jirachi tanto causar dano residual quanto sair de campo quando em frente a amea&ccedil;as que lhe param, consequentemente gerando momentum. Momentum pode facilmente ser gerado ao realizar uma switch in com Jirachi em ataques que ele resista, como o Psychic ou Moonblast de Tapu Lele, Play Rough de Mimikyu e os STABs de Latios, procedendo ent&atilde;o com U-turn. Healing Wish s&oacute; deve ser usado quando Jirachi estiver fraco, garantindo o m&aacute;ximo proveito de seus demais moves, assim como deve ser usado para curar um aliado que possa facilmente lhe garantir a vit&oacute;ria. Fire Punch e Heart Stamp geralmente n&atilde;o s&atilde;o prefer&iacute;veis, a n&atilde;o ser que seu time seja vulner&aacute;vel a Pok&eacute;mon que esses moves combatem, como Ferrothorn, Keldeo e Magnezone.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Devido &agrave; natureza desse set, as melhores op&ccedil;&otilde;es s&atilde;o os times mais ofensivos. Pok&eacute;mon capazes de fazer um bom uso do momentum gerado por U-turn, como Gengar, Keldeo, Tapu Bulu e Weavile, s&atilde;o todos bons aliados. Magnezone, Rotom-W e Tapu Koko s&atilde;o parceiros excepcionais por poderem formar um core de VoltTurn com Jirachi. Pok&eacute;mon como Garchomp, Gyarados, Mega Charizard X e Volcarona s&atilde;o &oacute;timos companheiros de equipe, pois podem causar um grande dano no early-game e ent&atilde;o voltarem com tudo no late-game, usufruindo do Healing Wish de Jirachi. A capacidade de fazer spam de seu Iron Head &eacute; dificultada na presen&ccedil;a de Water- e Ground-types bulky, fazendo-se necess&aacute;ria a participa&ccedil;&atilde;o daqueles Pok&eacute;mon capazes de lidar com esse problema, como Manaphy, Serperior e Tapu Bulu. Devido ao fato desse set n&atilde;o se adequar muito na hora de lidar com sweepers de setup, como Gyarados, Salamence e Volcarona, companheiros de equipe capazes de fazer check a eles s&atilde;o muito apreciados. Celesteela e Skarmory podem facilmente tomar conta de Salamence, enquanto Toxapex pode fazer check a Volcarona e Mega Charizard-X. Ainda visando dar check em Volcarona, temos Heatran, Terrakion e Zygarde, os quais s&atilde;o capazes de cobrir a tend&ecirc;ncia de Jirachi de ceder livres oportunidades de switch in e de setup para o inseto.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Z-Happy Hour &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para montar um moveset bem potente, pois aumenta todos os stats em um est&aacute;gio e permite a Jirachi usufruir de sua variedade de ataques para fazer um sweep no late-game. Infelizmente, Jirachi precisar&aacute; de um pouco de suporte para conseguir fazer um sweep com esse set, al&eacute;m de ter dificuldades em conseguir uma oportunidade de fazer setup e ainda assim sua for&ccedil;a n&atilde;o ser&aacute; t&atilde;o grande, mesmo com os boosts. Um moveset com Expert Belt com moves como Icy Wind e Hidden Power Ground tamb&eacute;m pode ser considerado, embora Jirachi normalmente v&aacute; fornecer mais suporte para seu time com os sets anteriormente citados. Psychium Z &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para bater em Pok&eacute;mon como Amoonguss, Landorus-T e Toxapex com um pouco mais de for&ccedil;a, mas tamb&eacute;m n&atilde;o &eacute; um set t&atilde;o eficaz quanto os listados acima. Thunder Wave pode ser usado ao inv&eacute;s de Body Slam para garantir o paralysis, embora seja prefer&iacute;vel usar Body Slam para dar dano residual e infligir o status em Ground-types. Jirachi tem acesso a muitos outros moves de suporte que n&atilde;o foram citados nos movesets acima, como dual screens, Trick Room e Icy Wind. Infelizmente, nenhum desses moves s&atilde;o t&atilde;o aproveitados quanto as outras op&ccedil;&otilde;es de Jirachi, e como resultado n&atilde;o s&atilde;o muito comuns.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Heatran</strong>: Jirachi &eacute; desprovido de um move capaz de causar dano consider&aacute;vel a Heatran mesmo ap&oacute;s um boost, enquanto Heatran pode amea&ccedil;&aacute;-lo com STABs super efetivos e usar Stealth Rock. Por&eacute;m, Heatran deve ficar atento a um poss&iacute;vel paralysis.</li>
    <li><strong>Water-types</strong>: A falta de poder de Jirachi o deixa com poucas escolhas quando enfrentando Water-types bulky, como Mantine, Rotom-W, Slowbro e Toxapex. O burn de Scald pode prejudicar muito Jirachi.</li>
    <li><strong>Ground-types</strong>: Ground-types bulky, como Landorus-T, Mega Swampert, Quagsire e Zygarde, mostram-se amea&ccedil;adores para Jirachi, pois conseguem levar os golpes dele e ent&atilde;o revidar com STABs poderosos.</li>
   <li><strong>Dark-types</strong>: Bisharp, Greninja e Weavile s&atilde;o todos capazes de intimidar Jirachi com seus poderosos STABs e tamb&eacute;m podem prend&ecirc;-lo em campo com Pursuit, no caso de Bisharp e Weavile. Entretanto, Weavile deve tomar cuidado com Iron Head.</li>
   <li><strong>Fire-types</strong>: Assim como Heatran, Pok&eacute;mon como Mega Charizard X, Mega Charizard Y e Volcarona podem resistir a um ou dois Iron Head e ent&atilde;o pressionar grandemente Jirachi com seus STABs super efetivos. Contudo, todos devem estar atentos ao paralysis de Body Slam.</li>
   <li><strong>Dano Residual</strong>: J&aacute; que Jirachi usufrui muito de U-turn, ser constantemente danificado por entry hazards &eacute; um problema. Ter o recovery de seu Leftovers negado por um poss&iacute;vel burn &eacute; igualmente prejudicial. Iron Barbs, Rocky Helmet e Rough Skin s&atilde;o muito irritantes a Jirachi, desencorajando-o de atacar.</li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/jirachi
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top