UU Infernape

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/infernape/uu/
[OVERVIEW]

Infernape está entre as maiores ameaças ofensivas de UnderUsed graças à sua variação de utilidades. Com uma ótima Speed tier, bons stats ofensivos e acesso a Swords Dance e Nasty Plot, Infernape é muito versátil ofensivamente, sendo capaz de utilizar diferentes sets viáveis, sempre fazendo o oponente duvidar. Além disso, sua excelente combinação de STABs junto à grande quantidade de moves de coverage à sua disposição permitem a ele acertar quase a tier inteira com dano super efetivo, limitando severamente seus checks. Ter acesso a bons moves de prioridade como Mach Punch e Vacuum Wave aumenta ainda mais sua capacidade ofensiva, possibilitando-lhe derrotar ameaças enfraquecidas com mais facilidade. Infelizmente, Infernape sofre da 4MSS, impedindo-o de usar as coverages que ele gostaria e permite que certos Pokémon façam check a alguns de seus sets. Infernape também é muito frágil sem investimento defensivo, o que o deixa extremamente vulnerável a Pokémon que conseguem o acertar com dano super efetivo, como Moltres e Mega Aerodactyl. Ele também possui uma Speed tier levemente explorável, fazendo com que grandes ameaças como Gengar e Latias o ultrapassem, o que, junto ao seu pouco bulk, requer jogadas planejadas para que seja usado ao máximo.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Fire Blast
move 3: Focus Blast
move 4: Vacuum Wave / Grass Knot
item: Fightinium Z / Life Orb
ability: Blaze
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Nasty Plot aumenta o Special Attack de Infernape em dois estágios, tornando-o em um temível sweeper e wallbreaker. Focus Blast complementa muito bem Fire Blast, acertando alvos que resistem a Fire, como Volcanion, Terrakion e Alomomola, além de provocar 2HKO em ameaças focadas em Special Defense, como Alolan Muk e Blissey. Quando Fightinium Z é ativado, Focus Blast se transforma em um All-Out Pummeling de 190 Base Power que, quando com +2, é capaz de conquistar um OHKO em Blissey e Nihilego, que em outras situações aguentariam um golpe e prejudicariam Infernape bastante. Vacuum Wave fornece um move de prioridade forte que permite a ele facilmente derrotar ameaças enfraquecidas, oferecendo-lhe um matchup melhor contra Mega Sharpedo. Grass Knot acerta Pokémon Water- e Ground-types bulky com dano super efetivo, causando OHKO em alvos como Mega Blastoise, Suicune e Hippowdon após um Nasty Plot. Adversários Water / Ground, como Seismitoad, Quagsire e Swampert, são derrotados por Grass Knot sem a necessidade de boosts.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack dão a Infernape a maior presença ofensiva possível, enquanto 252 EVs em Speed junto a uma nature Timid deixam ele muito rápido. Fightinium Z permite que Infernape tenha um matchup melhor contra Pokémon como Blissey e Mega Altaria, que dificultam bastante seu matchup contra stall. Life Orb concede a ele mais poder de ataque, permitindo-lhe derrotar adversários com mais facilidade. Contudo, não vale a pena utilizar Grass Knot no lugar de Focus Blast caso Fightinium Z esteja sendo usado, visto que All-Out Pummeling derrota a maioria dos adversários que são eliminados por Grass Knot. Firium Z também é uma opção para derrotar Fairy-types focados em Special Defense, como Sylveon e Florges, embora isso deixe Infernape com uma coverage inferior em relação a Fightinium Z. Blaze é a melhor ability para esse set, aumentando bastante o poder de Fire Blast quando seu HP está baixo.

Dicas de Uso
========

Esse set funciona melhor como um late-game sweeper, visto que Infernape faz um bom sweep quando seus checks são removidos. Contudo, ele também pode agir como um early-game wallbreaker que enfraquece a equipe rival para outro sweeper e como um stallbreaker. Caso queira fazer sweep no late-game, é importante que Pokémon mais rápidos capazes de fazer revenge kill a ele, como Zeraora, Choice Scarf Krookodile, Mega Aerodactyl e principalmente Latias, sejam removidos de jogo ou tenham sua Speed diminuída por Sticky Web ou paralysis. Destaca-se ainda que alguns Water-types devem ser derrotados para Infernape conseguir seu sweep. Esses Pokémon incluem Starmie, que consegue ultrapassar e derrotar Infernape, Primarina, que não leva OHKO de Grass Knot, e Mega Sharpedo, que teme Vacuum Wave, mas consegue ultrapassar Infernape graças a Speed Boost e derrotá-lo. Devido à sua fragilidade, ele só deve fazer switch in em ameaças cujos golpes ele aguente, como Scizor, ou ser trago a campo por um pivot ou após um parceiro ter sido derrotado. Ele deve fazer setup principalmente contra alvos que consegue forçar a sair de campo, tais como Scizor, Blissey e Mamoswine. Infernape deve usar All-Out Pummeling contra Blissey para conseguir um KO seguro nela, embora oponentes como Alomomola, Nihilego e Alolan Muk também sejam bons alvos por prejudicá-lo bastante caso não tenham sido derrotados.

Opções de Equipe
========

Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Krookodile e Scizor, são parceiros importantes graças à capacidade deles para lidar com ameaças como Latias, Starmie e Mega Aerodactyl. Pokémon Electric-type, como Mega Manectric, Rotom-H e Zeraora, também são ótimos parceiros por lidarem com Water- e Flying-types que impedem o sweep de Infernape. Grass-types, como Celebi e Mega Sceptile, também impedem Water-types de causarem problemas a ele, além de fazerem switch ins seguras em moves Ground-type. Usuários de Choice Scarf, como Terrakion e Krookodile, conseguem ultrapassar e pressionar Pokémon rápidos que dão revenge kill em Infernape, como Latias e Mega Pidgeot. Pivots como Rotom-C e Scizor são parceiros valiosos, já que atraem Grass- e Steel-types, respectivamente, e trazem-o a campo em segurança. O suporte de entry hazard de Pokémon como Terrakion, Hippowdon e Klefki permite que Infernape consiga KOs mais confiáveis.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Flare Blitz
move 2: U-turn
move 3: Close Combat
move 4: Gunk Shot / Stone Edge
item: Choice Scarf
ability: Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flare Blitz é um STAB Fire-type poderoso que ajuda Infernape a dar revenge kills seguros em alvos como Mega Sceptile, Scizor e Cobalion. U-turn dá a ele uma forma de fazer pivot em switch-ins previstas, além de causar um bom dano em alvos como Latias e Starmie. Close Combat complementa Flare Blitz muito bem, acertando Pokémon como Terrakion, Krookodile e Mega Sharpedo com dano super efetivo. Gunk Shot permite-lhe fazer revenge kill a Primarina e Mega Altaria, que em outras situações aguentam muito bem os seus ataques. Stone Edge pode substituir Gunk Shot, acertando Flying-types como Mega Aerodactyl, Togekiss e principalmente Moltres, que consegue fazer wall a esse set, além de derrotar Chandelure. Earthquake é uma opção para que Infernape consiga revenge kills seguros em Electric-types, como Mega Manectric e Raikou, além de causar bastante dano em Pokémon como Tentacruel, Alolan Muk e Volcanion.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack e Speed junto a uma nature Jolly maximizam a presença ofensiva de Infernape, permitindo-lhe assegurar o seu nicho como um bom revenge killer. Choice Scarf é usado para ele ultrapassar todo o metagame sem boosts, atuando como um dos melhores revenge killers da tier. Blaze é a ability preferível, compensando o recoil de Flare Blitz ao dar um aumento de poder quando o HP de Infernape estiver baixo.

Dicas de Uso
========

A função principal desse set é atuar como revenge killer, graças ao ótimo Attack e à ótima Speed de Infernape. Portanto, o mesmo deve ser trazido a campo contra um setup sweeper com boosts, como Cobalion ou Terrakion, após um parceiro ter sido derrotado ou por meio de pivot. Caso Infernape queira fazer revenge kill a um setup sweeper com bulk decente, como Kommo-o ou Mega Altaria, é importante que esse adversário seja um pouco enfraquecido por pivot ou entry hazards. U-turn deve ser utilizado o máximo possível durante a partida, visto que esse move gera momentum e causa dano residual aos checks de Infernape. É melhor usar U-turn em uma switch in prevista de uma ameaça como Latias e Jellicent, permitindo que Infernape cause alguns danos e traga um parceiro capaz de lidar com esses oponentes. Devido às suas desvantagens quanto aos STABs, eles só devem ser usados quando os Pokémon resistentes a eles tenham sido removidos ou quando Infernape puder os usar para fazer revenge kill a um alvo não resistente. Esse set pode funcionar como anti-lead graças ao U-turn rápido de Infernape, que deve ser usado contra leads comuns de equipes hyper offense, como Azelf, Froslass e Terrakion, para quebrar seus Focus Sash e permitir que outro parceiro os derrote. Esse set também pode ser um late-game sweeper devido à alta Speed de Infernape, mas vale lembrar que será necessário muito suporte para isso, já que seu poder é mediano e a quantidade de Pokémon resistentes a seus STABs presentes na tier é grande.

Opções de Equipe
========

Setup sweepers como Cobalion, Latias e Scizor apreciam a capacidade de Infernape de fazer revenge kill a ameaças com boosts, permitindo que esses parceiros façam sweep mais facilmente no late-game. O apoio de entry hazards de Pokémon como Klefki, Swampert e Hippowdon pune as switches que o mesmo força, além de causar dano residual decente a seus checks. A remoção de entry hazards de Mega Blastoise, Starmie e Tentacruel ameniza sua fraqueza a dano residual, sendo que ele faz pivot frequentemente. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl e Choice Scarf Krookodile, conseguem prender e derrotar Latias e Starmie após Infernape ter atraído eles para o campo, o que aumenta ainda mais o potencial de late-game sweeper de Infernape. Pivots lentos, como Scizor e Rotom-C, podem formar um core VoltTurn com ele, trazendo-o também ao campo em segurança para derrotar um adversário. Ainda que não possam trazê-lo ao campo de forma segura, pivots rápidos como Mega Beedrill e Mega Manectric também podem formar um core VoltTurn com ele. Esse set comumente possui dificuldades para derrotar adversários Ground- e Water-type bulky, fazendo de checks a Ground-types, como Primarina e Rotom-C, e a Water-types, como Mega Manectric e Celebi, bons parceiros.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Overheat / Fire Blast
move 2: Close Combat
move 3: Slack Off / Gunk Shot
move 4: Grass Knot / Gunk Shot
item: Life Orb
ability: Blaze
nature: Naive
evs: 168 Atk / 88 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Overheat é o STAB Fire-type mais poderoso de Infernape, causando dano severo à maioria dos alvos que não resistem a esse move. Contudo, Overheat diminui o Special Attack de Infernape em dois estágios toda vez que é usado. Fire Blast é uma opção alternativa, sacrificando um pouco de poder e accuracy para ser um move mais fácil de se repetir. Close Combat complementa bem o STAB Fire-type, causando OHKO em Pokémon que aguentam esse outro move, como Blissey, Empoleon e Stakataka, além de causar bastante dano em Dark-types como Hydreigon e Krookodile. Grass Knot cobre os Water-types bulky que geralmente são problemáticos para Infernape, como Swampert, Suicune e Mega Blastoise. Slack Off concede a ele uma forma de recovery confiável para que consiga fazer switch ins repetidamente em Pokémon que faz check, como Scizor, o que lhe garante mais oportunidades de wallbreak. Esse move também evita que Infernape seja enfraquecido rapidamente pelo recoil de Life Orb. Gunk Shot acerta Fairy-types como Primarina e Mega Altaria com dano super efetivo, dando também 2HKO em Latias, que em outras situações faria wall a Infernape. Mach Punch é um move de prioridade útil usado para derrotar alvos enfraquecidos com facilidade. Earthquake é uma boa coverage para causar bons danos em Pokémon como Tentacruel e Volcanion, mas, no geral, esse move não fornece uma coverage tão boa quanto os outros moves de Infernape.

Detalhes do Set
========

168 EVs em Attack garantem a Infernape uma boa presença ofensiva, notavelmente permitindo-lhe dar OHKO em Krookodile com Close Combat mesmo após Intimidate. O investimento máximo em Speed junto a uma nature Naive concedem a Infernape o máximo de Speed possível, além de cortar a sua já baixa Special Defense para não diminuir nenhum stat ofensivo; prefere-se Naive ao invés de Hasty para Infernape manter sua capacidade de fazer um soft check a Scizor. O resto dos EVs são colocados em Special Attack, concedendo uma quantia decente de poder a Overheat e Grass Knot. Blaze é a ability preferível, possibilitando a Infernape disparar um poderoso Overheat ou Fire Blast quando seu HP estiver baixo. Porém, também é possível usar Iron Fist para aumentar o poder de Mach Punch caso ele esteja carregando esse move. Life Orb é o item de escolha, aumentando consideravelmente o poder de seus ataques.

Dicas de Uso
========

Esse set tem várias utilidades em uma partida. Ele pode ser usado como um wallbreaker durante o early-game devido à boa coverage de Infernape, também podendo agir como um cleaner no late-game quando seus checks forem enfraquecidos graças à sua boa Speed. Portanto, use esse set com previsões cuidadosas para que a longevidade de Infernape não fique muito baixa. Por exemplo, caso seja prevista a switch in de um adversário que aguenta ambos os STABs de Infernape, como Swampert ou Sylveon, o melhor a se fazer é utilizar uma coverage super efetiva, como Grass Knot e Gunk Shot, para causar bastante dano a essas ameaças. Uma vez que o próprio recoil de Life Orb o enfraquece, ele deve ser trazido a campo sempre que for capaz de causar estragos à equipe adversária, indicando que oponentes mais rápidos devem ser removidos de jogo ou enfraquecidos o suficiente para serem derrotados por Mach Punch. Pelo mesmo motivo, Infernape deve ser trazido a campo por um pivot ou após um parceiro ter sido derrotado. O melhor uso de Slack Off é quando Infernape força uma switch com seus STABs super efetivos ou seus moves de coverage, para assim poder amenizar o recoil de Life Orb, permitindo-lhe fazer wallbreak com mais facilidade e por mais tempo, particularmente contra equipes defensivas.

Opções de Equipe
========

Respostas a Flying-type, como Mamoswine, Mega Manectric e Mega Aerodactyl, serão apreciadas pela dificuldade que Infernape possui de acertar Pokémon como Mantine e Mandibuzz. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Scizor e Choice Scarf Krookodile, são capazes de se livrar dos maiores checks de Infernape, Latias e Starmie, facilitando seu sweep no late-game. A sua capacidade de atrair vários Water- e Fairy-types ao campo faz Pokémon que apreciam ver esses adversários sendo derrotados, como Mega Sharpedo, Krookodile e Moltres, admirarem seu potencial de wallbreak. O apoio de entry hazards de Pokémon como Mamoswine, Hippowdon e Klefki, que também pode ajudar com Thunder Wave, é útil para punir switches e ajudá-lo a derrotar os adversários com mais facilidade. A remoção de entry hazards, mesmo não sendo obrigatória, também é muito útil pelo fato de Infernape constantemente entrar e sair de campo, tornando Pokémon como Tentacruel, Mega Blastoise e Latias parceiros muito eficientes. Por fim, pivots lentos, como Scizor, Gligar e Celebi bulky, podem trazer Infernape ao campo em segurança.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Flare Blitz
move 2: U-turn
move 3: Close Combat
move 4: Mach Punch / Gunk Shot / Stone Edge
item: Choice Band
ability: Iron Fist / Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flare Blitz é um STAB extremamente poderoso que, quando fortalecido por Choice Band, permite a Infernape causar OHKO a grandes ameaças do metagame, como Cobalion, Mega Manectric e Nidoking. Esse move também provoca bons danos em Pokémon bulky, possibilitando 2HKO em adversários como Florges, Sylveon e até mesmo alvos resistentes a Fire, como Chandelure sem Flash Fire após dano de Stealth Rock. U-turn permite a Infernape escapar de matchups indesejáveis, como Tentacruel e Hippowdon, além de causar um ótimo dano a switch-ins típicas, como Latias e Slowbro. Close Combat lhe possibilita causar OHKO em Rock-types, como Mega Aerodactyl e Terrakion, também ferindo severamente várias ameaças bulky que resistem a Flare Blitz, notavelmente causando 2HKO em Pokémon como Volcanion, Mega Blastoise e Swampert após dano de Stealth Rock. Mach Punch é um move de prioridade forte, útil para derrotar ameaças enfraquecidas, como Mega Aerodactyl e Mega Sharpedo. Gunk Shot permite a Infernape atrair e enfraquecer Mega Altaria, que geralmente aguenta todos os seus outros golpes. Stone Edge fornece-lhe uma forma de acertar certos Flying-types, como Moltres, causando também um bom dano a oponentes Fire-type, como Volcanion e Chandelure. Earthquake é outra opção para cobrir Tentacruel e Chandelure, que fazem wall a esse set, além de acertar alvos como Salazzle e Volcanion com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack maximizam a capacidade de wallbreak de Infernape, ao passo que 252 EVs em Speed junto a uma nature Jolly deixam ele o mais rápido possível, notavelmente, dando-lhe o potencial de ultrapassar ameaças como Hydreigon, Celebi e Tentacruel. Iron Fist é a ability preferível se o objetivo for aumentar a Base Power de Mach Punch, embora Blaze seja uma boa opção para fortalecer o dano de Flare Blitz quando o HP de Infernape estiver baixo. Choice Band fornece-lhe uma potência como wallbreaker physical incrível, permitindo-lhe derrotar Pokémon como Sylveon e Florges.

Dicas de Uso
========

A função principal desse set é atuar como um wallbreaker poderoso, graças à boa Speed de Infernape e ao seu alto Attack junto a Choice Band. É bom usar U-turn o máximo possível no começo de uma partida, visto que isso causará um bom dano residual aos seus checks para que seus parceiros os finalizem. Flare Blitz e Close Combat somente devem ser usados quando os Pokémon resistentes a eles estiverem bastante enfraquecidos, uma vez que esses moves serão facilmente repetíveis no late-game para causar estragos à equipe adversária. Caso esteja sendo utilizado, deve-se usar Mach Punch apenas para fazer revenge kills. Ou seja, quando um oponente como Mega Pidgeot ou Cobalion estiver muito enfraquecido, Infernape deve entrar em campo para derrotá-lo com Mach Punch.

Opções de Equipe
========

Usuários de Pursuit, como Alolan Muk e Scizor, aliviam a fraqueza de Infernape a Psychic-types mais rápidos, como Latias, Starmie e Azelf, permitindo que ele faça wallbreak com mais facilidade. Usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile conseguem ultrapassar os Pokémon mais rápidos que ele e que o ameaçam, como Crobat, Mega Manectric e Mega Aerodactyl. Outras formas de Speed control, tais como Thunder Wave de Klefki ou Togekiss e Sticky Web de Araquanid, podem ajudá-lo a ultrapassar adversários que ele normalmente não ultrapassaria, apesar de elas geralmente não serem muito confiáveis. Grass-types como Celebi e Tsareena podem fazer switch in e pressionar os Ground- e Water-types com os quais Infernape odeia lidar. Switch-ins a Flying-types, como Mega Aerodactyl, Mega Aggron e Empoleon, também são úteis para enfrentar melhor Pokémon como Mega Pidgeot e Togekiss. Pivots como Scizor e Mega Manectric formam um core VoltTurn com Infernape e conseguem o trazer ao campo em segurança. O suporte de entry hazards de parceiros como Mamoswine, Hippowdon e Froslass pode ajudar Infernape a derrotar oponentes bulky com mais facilidade e punir switches. A remoção de entry hazards de Pokémon como Hydreigon, Latias e Mega Blastoise também pode ser importante para evitar que o mesmo leve muito dano residual ao fazer pivot.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Close Combat
move 3: Flare Blitz
move 4: Mach Punch / Thunder Punch
item: Fightinium Z / Electrium Z
ability: Iron Fist
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance é obrigatório para aumentar o Attack de Infernape em dois estágios, tornando-o em um sweeper ameaçador. Flare Blitz é um STAB poderoso que, após um Swords Dance, no mínimo causa 2HKO a qualquer alvo não resistente ao move. Close Combat cobre os Pokémon que resistem a Flare Blitz, como Hydreigon, Kommo-o e Terrakion, causando ainda 2HKO a Swampert durante a switch in quando está em +2. Fightinium Z transforma Close Combat em um poderoso All-Out Pummeling, permitindo que Infernape dê OHKO em Pokémon como Hippowdon, Swampert e Primarina após um Swords Dance. Thunder Punch causa um bom dano a Water-types como Jellicent e Starmie, que ostentam imunidades ou resistências aos STABs de Infernape. Com Electrium Z, Thunder Punch se torna em Gigavolt Havoc, que, quando +2, é capaz de derrotar até mesmo Water-types extremamente bulky, como Alomomola, Suicune, Slowbro e Jellicent. Mach Punch pode derrotar ameaças enfraquecidas ou frágeis, como Cobalion, Mega Pidgeot e Mega Sharpedo.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Attack concede bastante poder a Infernape, enquanto 252 EVs em Speed junto a uma nature Jolly lhe dão uma boa quantidade de Speed. Iron Fist é a ability preferível, já que aumenta o dano de Thunder Punch e Mach Punch. Fightinium Z é o item preferido para esse set, permitindo que Infernape enfrente Pokémon como Swampert e Hippowdon com mais facilidade. Electrium Z ajuda-o a derrotar Water-types bulky atraídos por ele, como Mega Blastoise e Slowbro. Firium Z é uma opção alternativa para derrotar Pokémon mais bulky, como Palossand e Sylveon. Life Orb também é opcional caso um parceiro já esteja com um Z-Crystal, aumentando ainda mais a força dos seus golpes.

Dicas de Uso
========

A função desse set é ser um late-game sweeper, visto que Infernape consegue derrotar equipes adversárias após seus checks terem sido eliminados ou enfraquecidos. É importante eliminar Pokémon que ultrapassam e pressionam ele, como Mega Aerodactyl e Mega Pidgeot, para que não fique vulnerável a levar revenge kill, enquanto usuários de Choice Scarf como Krookodile e Latias devem ser derrotados pelo mesmo motivo. Destaca-se ainda que vários Water-types devem ser removidos de jogo; Mega Sharpedo consegue ultrapassar Infernape após Speed Boost e ameaçá-lo caso não tenha Mach Punch; Swampert consegue aguentar tranquilamente qualquer um de seus golpes exceto All-Out Pummeling fortalecido; Starmie é capaz de ultrapassar e fazer revenge kill a ele. Oportunidades de setup podem ser encontradas contra Pokémon que Infernape força a sair de campo, tais como Scizor e Blissey, e contra Pokémon que não lhe causam um dano adequado, como Chesnaught.

Opções de Equipe
========

Parceiros como Choice Scarf Krookodile, Alolan Muk e Scizor podem usar Pursuit para prender e derrotar adversários como Latias e Starmie, que impedem o sweep de Infernape. Meios de lidar com Pokémon mais rápidos, como Thunder Wave Klefki, Thunder Wave Togekiss e usuários de Choice Scarf, são boas formas de ajudar Infernape a enfrentar ameaças como Mega Aerodactyl e Mega Pidgeot, que em outras situações fazem revenge kill a ele. Grass-types, como Celebi e Mega Sceptile, também são apreciados pelo fato de conseguirem pressionar Ground-types que podem prejudicá-lo, como Swampert e Hippowdon. Electric-types, como Zeraora e Mega Manectric, são úteis, podendo lidar com Flying-types que comumente ultrapassam e derrotam Infernape. O suporte de entry hazards de Pokémon, como Klefki e Nihilego, é importante para o sucesso desse set, fornecendo KOs mais seguros, como OHKOs em Alomomola e Suicune com Gigavolt Havoc.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set defensivo físico com Will-O-Wisp, Slack Off, Taunt e um move STAB permite a Infernape atuar como um pivot defensivo que consegue lidar com Pokémon como Scizor e Mega Sceptile, porém, esse set não faz wall ou causa condições status a um número significante de ameaças e geralmente não é tão útil quanto os listados acima. Um set suicide lead com Stealth Rock e Endeavor é usável por conta da boa Speed de Infernape, mas enfrenta competição com Terrakion, Azelf e Froslass, por conta da maior presença ofensiva do mosqueteiro e das Speed tiers mais altas dos dois últimos. Um set ofensivo com Stealth Rock também é uma opção, mas comumente limitará a coverage de Infernape.

Checks e Counters
===================

**Water-types**: De um jeito ou de outro, a maioria dos Water-types facilmente dará conta de Infernape. Swampert teme Grass Knot, mas aguenta qualquer outro golpe dele, além de derrotá-lo com Earthquake. Starmie e Mega Sharpedo com +1 conseguem ultrapassar e derrotar Infernape, embora o tubarão deva estar atento a Mach Punch ou Vacuum Wave. Pokémon como Primarina e Suicune podem aguentar golpes de Infernape e causar OHKO nele com seus STABs poderosos, contudo, devem tomar cuidado com os moves coverage que ele possivelmente carrega.

**Flying-types**: Embora não consigam fazer switch ins diretas, Flying-types rápidos, como Mega Aerodactyl, Mega Pidgeot e Crobat, conseguem ultrapassar e derrotar Infernape com seus STABs super efetivos. Flying-types mais bulky, como Togekiss e Moltres, aguentam vários de seus golpes e também o ameaçam com seus moves STAB.

**Latias**: Latias toma pouco dano de ambos os STABs de Infernape, resiste a suas opções de coverage mais comuns e sofre apenas com U-turn. Por outro lado, ela consegue ultrapassar ele e derrotá-lo com seu Psyshock STAB, podendo ainda se recuperar com Roost.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar da boa Speed de Infernape, ainda existem Pokémon capazes de ultrapassá-lo e ameaçá-lo bastante, como Gengar, Mega Sceptile, Mega Beedrill e usuários de Choice Scarf como Krookodile e Hydreigon.

**Dano Residual**: Devido ao recoil de Life Orb e Flare Blitz com a vulnerabilidade de Infernape a entry hazards e poison, ele comumente sofre para manter sua longevidade no decorrer da partida.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Hilomilo, 313384]]
- Traduzido por: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Revisão gramatical por: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Controle de qualidade por: [[Bouff, 121672], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Eyan, 226777]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

— Embora eu tenha perdido parte do progresso do GP no meio tempo, nada justifica a demora. Desculpa;

— No máximo, sobre repetições, atenha-se sobretudo ao "além de" e ao "para que", ambos os quais apareceram com frequência na tradução;

GP 1/2:

[OVERVIEW]

Infernape está entre as maiores ameaças ofensivas de UnderUsed graças à sua variação de utilidades. Com uma ótima Speed tier, bons stats ofensivos e acesso a Swords Dance e Nasty Plot, Infernape é muito versátil ofensivamente, sendo capaz de utilizar diferentes sets viáveis, sempre fazendo o oponente duvidar. Além disso, sua excelente combinação de STABs junto à grande quantidade de moves de coverage à sua disposição permitem a ele acertar quase a tier inteira em super efetivo, limitando severamente seus checks. Ter acesso a bons moves de prioridade como Mach Punch e Vacuum Wave aumenta ainda mais a capacidade ofensiva de Infernape, possibilitando que ele derrote ameaças enfraquecidas com mais facilidade. Infelizmente, Infernape sofre da 4MSS, impedindo-o de usar as coverages que ele gostaria e faz certos Pokémon fazerem check a alguns de seus sets. Infernape também é muito frágil sem investimento defensivo, o que o deixa extremamente vulnerável a Pokémon que conseguem o acertar (G: apenas relembrando que pronomes relativos exigem próclise, no caso, "que") em super efetivo, como Moltres e Mega Aerodactyl. Ele também possui uma Speed tier levemente explorável, fazendo com que grandes ameaças como Gengar e Latias o ultrapassem, o que, junto ao seu pouco bulk, requer jogadas planejadas para que Infernape seja usado ao máximo.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Fire Blast
move 3: Focus Blast
move 4: Vacuum Wave / Grass Knot
item: Fightinium Z / Life Orb
ability: Blaze
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Nasty Plot aumenta o Special Attack de Infernape em dois estágios, tornando-o em um temível sweeper e wallbreaker. Focus Blast complementa muito bem Fire Blast, acertando alvos que resistem a Fire, como Volcanion, Terrakion e Alomomola, além de provocar 2HKO em ameaças focadas em Special Defense, como Alolan Muk e Blissey. Quando Fightinium Z é ativado, Focus Blast se transforma em um All-Out Pummeling de 190 Base Power que, quando com +2, é capaz de conquistar um OHKO em Blissey e Nihilego, que em outras situações aguentariam um golpe e prejudicariam Infernape bastante. Vacuum Wave fornece um move de prioridade forte que permite a ele facilmente derrotar ameaças enfraquecidas, oferecendo a Infernape um matchup melhor contra Mega Sharpedo. Grass Knot acerta Pokémon Water- e Ground-types bulky em super efetivo, causando OHKO em alvos como Mega Blastoise, Suicune e Hippowdon após um Nasty Plot. Adversários Water / Ground, como Seismitoad, Quagsire e Swampert, são derrotados por Grass Knot sem a necessidade de boosts.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack dão a Infernape a maior presença ofensiva possível, enquanto 252 EVs em Speed junto a uma nature Timid deixam ele muito rápido. Fightinium Z permite que Infernape tenha um matchup melhor contra Pokémon como Blissey e Mega Altaria, que dificultam bastante seu matchup contra stall. Life Orb concede a ele mais poder de ataque, permitindo-lhe derrotar adversários com mais facilidade. Contudo, não vale a pena utilizar Grass Knot no lugar de Focus Blast caso Fightinium Z esteja sendo usado, visto que All-Out Pummeling derrota a maioria dos adversários que são eliminados por Grass Knot. Firium Z também é uma opção para derrotar Fairy-types focados em Special Defense, como Sylveon e Florges, embora isso deixe Infernape com uma coverage inferior em relação a Fightinium Z. Blaze é a melhor ability para esse set, aumentando bastante o poder de Fire Blast quando seu HP está baixo.

Dicas de Uso
========

Esse set funciona melhor como um late-game sweeper, visto que Infernape faz um bom sweep quando seus checks são removidos. Contudo, ele também pode agir como um early-game wallbreaker que enfraquece a equipe rival para outro sweeper e como um stallbreaker. Caso Infernape queira fazer sweep no late-game, é importante que Pokémon mais rápidos capazes de fazer revenge kill a ele, como Zeraora, Choice Scarf Krookodile, Mega Aerodactyl e principalmente Latias, sejam removidos de jogo ou tenham sua Speed diminuída por Sticky Web ou paralysis. Destaca-se ainda que alguns Water-types devem ser derrotados para Infernape conseguir seu sweep. Esses Pokémon incluem Starmie, que consegue ultrapassar e derrotar Infernape, Primarina, que não leva OHKO de Grass Knot, e Mega Sharpedo, que teme Vacuum Wave, mas consegue ultrapassar Infernape graças a Speed Boost e derrotá-lo. Devido à fragilidade de Infernape, ele só deve fazer switch in em ameaças cujos golpes ele aguente, como Scizor, ou ser trago a campo por um pivot ou após um parceiro ter sido derrotado. Ele deve fazer setup principalmente contra alvos que ele força a sair de campo, tais como Scizor, Blissey e Mamoswine. Infernape deve usar All-Out Pummeling contra Blissey para conseguir um KO seguro nela, embora oponentes como Alomomola, Nihilego e Alolan Muk também sejam bons alvos por prejudicarem bastante Infernape caso não tenha sido derrotados.

Opções de Equipe
========

Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Krookodile e Scizor, são parceiros importantes graças à capacidade deles para lidar com ameaças como Latias, Starmie e Mega Aerodactyl. Pokémon Electric-type, como Mega Manectric, Rotom-H e Zeraora, também são ótimos parceiros por lidarem com Water- e Flying-types que impedem o sweep de Infernape. Grass-types, como Celebi e Mega Sceptile, também impedem Water-types de causarem problemas a Infernape, além de fazerem switch ins seguras em moves Ground-type. Usuários de Choice Scarf, como Terrakion e Krookodile, conseguem ultrapassar e pressionar Pokémon rápidos que dão revenge kill em Infernape, como Latias e Mega Pidgeot. Pivots como Rotom-C e Scizor são parceiros valiosos, já que atraem Grass- e Steel-types, respectivamente, e trazem Infernape a campo em segurança. O suporte de entry hazard de Pokémon como Terrakion, Hippowdon e Klefki permite que Infernape consiga KOs mais confiáveis.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Flare Blitz
move 2: U-turn
move 3: Close Combat
move 4: Gunk Shot / Stone Edge
item: Choice Scarf
ability: Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flare Blitz é um STAB Fire-type poderoso que ajuda Infernape a dar revenge kills seguros em alvos como Mega Sceptile, Scizor e Cobalion. U-turn dá a ele uma forma de fazer pivot em switch-ins previstas, além de causar um bom dano em alvos como Latias e Starmie. Close Combat complementa Flare Blitz muito bem, acertando Pokémon como Terrakion, Krookodile e Mega Sharpedo em super efetivo. Gunk Shot permite que Infernape faça revenge kill a Primarina e Mega Altaria, que em outras situações aguentam muito bem os ataques dele. Stone Edge pode substituir Gunk Shot, acertando Flying-types como Mega Aerodactyl, Togekiss e principalmente Moltres, que consegue fazer wall a esse set, além de derrotar Chandelure. Earthquake é uma opção para que Infernape consiga revenge kills seguros em Electric-types, como Mega Manectric e Raikou, além de causar bastante dano em Pokémon como Tentacruel, Alolan Muk e Volcanion.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack e Speed junto a uma nature Jolly maximizam a presença ofensiva de Infernape, permitindo-lhe assegurar o seu nicho como um bom revenge killer. Choice Scarf é usado para Infernape ultrapassar todo o metagame sem boosts, atuando como um dos melhores revenge killers da tier. Blaze é a ability preferível, compensando o recoil de Flare Blitz ao dar um aumento de poder quando o HP de Infernape estiver baixo.

Dicas de Uso
========

A função principal desse set é atuar como revenge killer, graças ao ótimo Attack e à ótima Speed de Infernape. Portanto, Infernape deve ser trazido a campo contra um setup sweeper com boosts, como Cobalion ou Terrakion, após um parceiro ter sido derrotado ou por meio de pivot. Caso Infernape queira fazer revenge kill a um setup sweeper com bulk decente, como Kommo-o ou Mega Altaria, é importante que esse adversário seja um pouco enfraquecido por pivot ou entry hazards. U-turn deve ser utilizado o máximo possível durante a partida, visto que esse move gera momentum e causa dano residual aos checks de Infernape. É melhor usar U-turn em uma switch in prevista de uma ameaça como Latias e Jellicent, permitindo que Infernape cause alguns danos e traga um parceiro capaz de lidar com esses oponentes. Devido às desvantagens dos STABs de Infernape, eles só devem ser usados quando os Pokémon resistentes a eles tenham sido removidos ou quando Infernape puder os usar para fazer revenge kill a um alvo não resistente. Esse set pode funcionar como anti-lead graças ao U-turn rápido de Infernape, que deve ser usado contra leads comuns de equipes hyper offense, como Azelf, Froslass e Terrakion, para quebrar seus Focus Sash e permitir que outro parceiro os derrote. Esse set também pode ser um late-game sweeper devido à alta Speed de Infernape, mas vale lembrar que será necessário muito suporte para isso, já que o poder de Infernape é mediano e a quantidade de Pokémon resistentes a seus STABs presentes na tier é grande.

Opções de Equipe
========

Setup sweepers como Cobalion, Latias e Scizor apreciam a capacidade de Infernape de fazer revenge kill a ameaças com boosts, permitindo que esses parceiros façam sweep mais facilmente no late-game. O apoio de entry hazards de Pokémon como Klefki, Swampert e Hippowdon pune as switches que Infernape força, além de causar dano residual decente a seus checks. A remoção de entry hazards de Mega Blastoise, Starmie e Tentacruel ameniza a fraqueza de Infernape a dano residual, sendo que ele faz pivot frequentemente. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl e Choice Scarf Krookodile, conseguem prender e derrotar Latias e Starmie após Infernape ter atraído eles para o campo, o que aumenta ainda mais o potencial de late-game sweeper de Infernape. Pivots lentos, como Scizor e Rotom-C, podem formar um core VoltTurn com Infernape, trazendo-o também ao campo em segurança para derrotar um adversário. Ainda que não possam trazer Infernape ao campo de forma segura, pivots rápidos como Mega Beedrill e Mega Manectric também podem formar um core VoltTurn com ele. Esse set comumente possui dificuldades para derrotar adversários Ground- e Water-type bulky, fazendo de checks a Ground-types, como Primarina e Rotom-C, e a Water-types, como Mega Manectric e Celebi, bons parceiros.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Overheat / Fire Blast
move 2: Close Combat
move 3: Slack Off / Gunk Shot
move 4: Grass Knot / Gunk Shot
item: Life Orb
ability: Blaze
nature: Naive
evs: 168 Atk / 88 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Overheat é o STAB Fire-type mais poderoso de Infernape, causando dano severo à maioria dos alvos que não resistem a esse move. Contudo, Overheat diminui o Special Attack de Infernape em dois estágios toda vez que é usado. Fire Blast é uma opção alternativa, sacrificando um pouco de poder e accuracy para ser um move mais fácil de se repetir. Close Combat complementa bem o STAB Fire-type, causando OHKO em Pokémon que aguentam esse outro move, como Blissey, Empoleon e Stakataka, além de causar bastante dano em Dark-types como Hydreigon e Krookodile. Grass Knot cobre os Water-types bulky que geralmente são problemáticos para Infernape, como Swampert, Suicune e Mega Blastoise. Slack Off concede a Infernape uma forma de recovery confiável para que ele consiga fazer switch ins repetidamente em Pokémon a que ele faz check, como Scizor, o que lhe garante mais oportunidades de wallbreak. Esse move também evita que Infernape seja enfraquecido rapidamente pelo recoil de Life Orb. Gunk Shot acerta Fairy-types como Primarina e Mega Altaria em super efetivo, dando também 2HKO em Latias, que em outras situações faria wall a Infernape. Mach Punch é um move de prioridade útil que permite a Infernape derrotar alvos enfraquecidos com facilidade. Earthquake é uma boa coverage para causar bons danos em Pokémon como Tentacruel e Volcanion, mas, no geral, esse move não fornece uma coverage tão boa quanto os outros moves de Infernape.

Detalhes do Set
========

168 EVs em Attack garantem a Infernape uma boa presença ofensiva, notavelmente permitindo que ele dê OHKO em Krookodile com Close Combat mesmo após Intimidate. O investimento máximo em Speed junto a uma nature Naive concedem a Infernape o máximo de Speed possível, além de cortar a sua já baixa Special Defense para não diminuir nenhum stat ofensivo; prefere-se Naive ao invés de Hasty para Infernape manter sua capacidade de fazer um soft check a Scizor. O resto dos EVs são colocados em Special Attack, concedendo uma quantia decente de poder a Overheat e Grass Knot. Blaze é a ability preferível, possibilitando a Infernape disparar um poderoso Overheat ou Fire Blast quando seu HP estiver baixo. Porém, também é possível usar Iron Fist para aumentar o poder de Mach Punch caso Infernape esteja carregando esse move. Life Orb é o item de escolha, aumentando consideravelmente o poder dos ataques de Infernape.

Dicas de Uso
========

Esse set tem várias utilidades em uma partida. Ele pode ser usado como um wallbreaker durante o early-game devido à boa coverage de Infernape, também podendo agir como um cleaner no late-game quando seus checks forem enfraquecidos graças à sua boa Speed. Portanto, use esse set com previsões cuidadosas para que a longevidade de Infernape não fique muito baixa. Por exemplo, caso seja prevista a switch in de um adversário que aguenta ambos os STABs de Infernape, como Swampert ou Sylveon, o melhor a se fazer é utilizar uma coverage super efetiva, como Grass Knot e Gunk Shot, para causar bastante dano a essas ameaças. Uma vez que o próprio recoil de Life Orb enfraquece Infernape, ele deve ser trazido a campo sempre que for capaz de causar estragos à equipe adversária, indicando que oponentes mais rápidos devem ser removidos de jogo ou enfraquecidos o suficiente para serem derrotados por Mach Punch. Pelo mesmo motivo, Infernape deve ser trazido a campo pot um pivot ou após um parceiro ter sido derrotado. O melhor uso de Slack Off é quando Infernape força uma switch com seus STABs super efetivos ou seus moves de coverage, para assim poder amenizar o recoil de Life Orb e permitir que ele faça wallbreak com mais facilidade e por mais tempo, particularmente contra equipes defensivas.

Opções de Equipe
========

Respostas a Flying-type, como Mamoswine, Mega Manectric e Mega Aerodactyl, serão apreciadas (A: as respostas serão apreciadas) pela dificuldade que Infernape possui de acertar Pokémon como Mantine e Mandibuzz. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Scizor e Choice Scarf Krookodile, são capazes de se livrar dos maiores checks a Infernape, Latias e Starmie, facilitando seu sweep no late-game. A capacidade de Infernape de atrair vários Water- e Fairy-types ao campo faz Pokémon que apreciam ver esses adversários sendo derrotados, como Mega Sharpedo, Krookodile e Moltres, admirarem seu potencial de wallbreak. O apoio de entry hazards de Pokémon como Mamoswine, Hippowdon e Klefki, que também pode ajudar com Thunder Wave, é útil para punir switches e ajudar Infernape a derrotar os adversários com mais facilidade. A remoção de entry hazards, mesmo não sendo obrigatória, também é muito útil pelo fato de Infernape constantemente entrar e sair de campo, tornando Pokémon como Tentacruel, Mega Blastoise e Latias parceiros muito eficientes. Por fim, pivots lentos, como Scizor, Gligar e Celebi bulky, podem trazer Infernape ao campo em segurança.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Flare Blitz
move 2: U-turn
move 3: Close Combat
move 4: Mach Punch / Gunk Shot / Stone Edge
item: Choice Band
ability: Iron Fist / Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flare Blitz é um STAB extremamente poderoso que, quando fortalecido por Choice Band, permite a Infernape causar OHKO a grandes ameaças do metagame, como Cobalion, Mega Manectric e Nidoking. Esse move também provoca bons danos em Pokémon bulky, possibilitando 2HKO em adversários como Florges, Sylveon e até mesmo alvos resistentes a Fire, como Chandelure sem Flash Fire após dano de Stealth Rock. U-turn permite a Infernape escapar de matchups indesejáveis, como Tentacruel e Hippowdon, além de causar um ótimo dano a switch-ins típicas, como Latias e Slowbro. Close Combat possibilita a Infernape causar OHKO em Rock-types, como Mega Aerodactyl e Terrakion, também ferindo severamente várias ameaças bulky que resistem a Flare Blitz, notavelmente causando 2HKO em Pokémon como Volcanion, Mega Blastoise e Swampert após dano de Stealth Rock. Mach Punch é um move de prioridade forte, útil para derrotar ameaças enfraquecidas, como Mega Aerodactyl e Mega Sharpedo. Gunk Shot permite a Infernape atrair e enfraquecer Mega Altaria, que geralmente aguenta todos os outros golpes de Infernape. Stone Edge fornece-lhe uma forma de acertar certos Flying-types, como Moltres, causando também um bom dano a oponentes Fire-type, como Volcanion e Chandelure. Earthquake é outra opção para cobrir Tentacruel e Chandelure, que fazem wall a esse set, além de acertar alvos como Salazzle e Volcanion em super efetivo.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack maximizam a capacidade de wallbreak de Infernape, ao passo que 252 EVs em Speed junto a uma nature Jolly deixam ele o mais rápido possível, notavelmente, dando-lhe (A: vale salientar que, se eu não tivesse colocado a vírgula, a próclise seria aplicada, pois advérbios exigem próclise) o potencial de ultrapassar ameaças como Hydreigon, Celebi e Tentacruel. Iron Fist é a ability preferível se o objetivo for aumentar a Base Power de Mach Punch, embora Blaze seja uma boa opção para fortalecer o dano de Flare Blitz quando o HP de Infernape estiver baixo. Choice Band fornece-lhe uma potência como wallbreaker physical incrível, permitindo-lhe derrotar Pokémon como Sylveon e Florges.

Dicas de Uso
========

A função principal desse set é atuar como um wallbreaker poderoso, graças à boa Speed de Infernape e ao seu alto Attack junto a Choice Band. É bom usar U-turn o máximo possível no começo de uma partida, visto que isso causará um bom dano residual aos seus checks para que seus parceiros os finalizem. Flare Blitz e Close Combat somente devem ser usados quando os Pokémon resistentes a eles estiverem bastante enfraquecidos, uma vez que esses moves serão facilmente repetíveis no late-game para causar estragos à equipe adversária. Caso esteja sendo utilizado, deve-se usar Mach Punch apenas para fazer revenge kills. Ou seja, quando um oponente como Mega Pidgeot ou Cobalion estiver muito enfraquecido, Infernape deve entrar em campo para derrotá-lo com Mach Punch.

Opções de Equipe
========

Usuários de Pursuit, como Alolan Muk e Scizor, aliviam a fraqueza de Infernape a Psychic-types mais rápidos, como Latias, Starmie e Azelf, permitindo que ele faça wallbreak com mais facilidade. Usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile conseguem ultrapassar os Pokémon mais rápidos que Infernape e que o ameaçam, como Crobat, Mega Manectric e Mega Aerodactyl. Outras formas de Speed control, tais como Thunder Wave de Klefki ou Togekiss e Sticky Web de Araquanid, podem ajudar Infernape a ultrapassar adversários que ele normalmente não ultrapassaria, apesar de elas geralmente não serem muito confiáveis. Grass-types como Celebi e Tsareena podem fazer switch in e pressionar os Ground- e Water-types com os quais Infernape odeia lidar. Switch-ins a Flying-types, como Mega Aerodactyl, Mega Aggron e Empoleon, também são úteis para enfrentar melhor Pokémon como Mega Pidgeot e Togekiss. Pivots como Scizor e Mega Manectric formam um core VoltTurn com Infernape e conseguem o trazer ao campo em segurança. O suporte de entry hazards de parceiros como Mamoswine, Hippowdon e Froslass pode ajudar Infernape a derrotar oponentes bulky com mais facilidade e punir switches. A remoção de entry hazards de Pokémon como Hydreigon, Latias e Mega Blastoise também pode ser importante para evitar que Infernape leve muito dano residual ao fazer pivot.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Close Combat
move 3: Flare Blitz
move 4: Mach Punch / Thunder Punch
item: Fightinium Z / Electrium Z
ability: Iron Fist
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance é obrigatório para aumentar o Attack de Infernape em dois estágios, tornando-o em um sweeper ameaçador. Flare Blitz é um STAB poderoso que, após um Swords Dance, no mínimo causa 2HKO a qualquer alvo não resistente ao move. Close Combat cobre os Pokémon que resistem a Flare Blitz, como Hydreigon, Kommo-o e Terrakion, causando ainda 2HKO a Swampert durante a switch in quando está em +2. Fightinium Z transforma Close Combat em um poderoso All-Out Pummeling, permitindo que Infernape dê OHKO em Pokémon como Hippowdon, Swampert e Primarina após um Swords Dance. Thunder Punch causa um bom dano a Water-types como Jellicent e Starmie, que ostentam imunidades ou resistências aos STABs de Infernape. Com Electrium Z, Thunder Punch se torna em Gigavolt Havoc, que, quando +2, é capaz de derrotar até mesmo Water-types extremamente bulky, como Alomomola, Suicune, Slowbro e Jellicent. Mach Punch pode derrotar ameaças enfraquecidas ou frágeis, como Cobalion, Mega Pidgeot e Mega Sharpedo.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Attack concede bastante poder a Infernape, enquanto 252 EVs em Speed junto a uma nature Jolly lhe dão uma boa quantidade de Speed. Iron Fist é a ability preferível, já que aumenta o dano de Thunder Punch e Mach Punch. Fightinium Z é o item preferido para esse set, permitindo que Infernape enfrente Pokémon como Swampert e Hippowdon com mais facilidade. Electrium Z ajuda-o a derrotar Water-types bulky atraídos por ele, como Mega Blastoise e Slowbro. Firium Z é uma opção alternativa para Infernape derrotar Pokémon mais bulky, como Palossand e Sylveon. Life Orb também é opcional caso um parceiro já esteja com um Z-Crystal, aumentando ainda mais a força dos seus golpes.

Dicas de Uso
========

A função desse set é ser um late-game sweeper, visto que Infernape consegue derrotar equipes adversárias após seus checks terem sido eliminados ou enfraquecidos. É importante eliminar Pokémon que ultrapassam e pressionam Infernape, como Mega Aerodactyl e Mega Pidgeot, para que ele não fique vulnerável a levar revenge kill, enquanto usuários de Choice Scarf como Krookodile e Latias devem ser derrotados pelo mesmo motivo. Destaca-se ainda que vários Water-types devem ser removidos de jogo; Mega Sharpedo consegue ultrapassar Infernape após Speed Boost e ameaçá-lo caso não tenha Mach Punch; Swampert consegue aguentar tranquilamente qualquer golpe de Infernape exceto All-Out Pummeling fortalecido; Starmie é capaz de ultrapassar e fazer revenge kill a ele. Oportunidades de setup podem ser encontradas contra Pokémon que Infernape força a sair de campo, tais como Scizor e Blissey, e contra Pokémon que não causam dano adequado a ele, como Chesnaught.

Opções de Equipe
========

Parceiros como Choice Scarf Krookodile, Alolan Muk e Scizor podem usar Pursuit para prender e derrotar adversários como Latias e Starmie, que impedem o sweep de Infernape. Meios de lidar com Pokémon mais rápidos, como Thunder Wave Klefki, Thunder Wave Togekiss e usuários de Choice Scarf, são boas formas de ajudar Infernape a enfrentar ameaças como Mega Aerodactyl e Mega Pidgeot, que em outras situações fazem revenge kill a ele. Grass-types, como Celebi e Mega Sceptile, também são apreciados pelo fato de conseguirem pressionar Ground-types que Infernape às vezes sofre para derrotar, como Swampert e Hippowdon. Electric-types, como Zeraora e Mega Manectric, são úteis, podendo lidar com Flying-types que comumente ultrapassam e derrotam Infernape. O suporte de entry hazards de Pokémon, como Klefki e Nihilego, é importante para o sucesso desse set, fornecendo a Infernape KOs mais seguros, como OHKOs em Alomomola e Suicune com Gigavolt Havoc.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set defensivo físico com Will-O-Wisp, Slack Off, Taunt e um move STAB permite a Infernape atuar como um pivot defensivo que consegue lidar com Pokémon como Scizor e Mega Sceptile, porém, esse set não faz wall ou causa condições status a um número significante de ameaças e geralmente não é tão útil quanto os listados acima. Um set suicide lead com Stealth Rock e Endeavor é usável por conta da boa Speed de Infernape, mas enfrenta competição com Terrakion, Azelf e Froslass, por conta da maior presença ofensiva do mosqueteiro e das Speed tiers mais altas dos dois últimos. Um set ofensivo com Stealth Rock também é uma opção, mas comumente limitará a coverage de Infernape.

Checks e Counters
===================

**Water-types**: De um jeito ou de outro, a maioria dos Water-types facilmente dará conta de Infernape. Swampert teme Grass Knot, mas aguenta qualquer outro golpe de Infernape, além de derrotá-lo com Earthquake. Starmie e Mega Sharpedo com +1 conseguem ultrapassar e derrotar Infernape, embora o tubarão deva estar atento a Mach Punch ou Vacuum Wave. Pokémon como Primarina e Suicune podem aguentar golpes de Infernape e causar OHKO nele com seus STABs poderosos, contudo, devem tomar cuidado com os moves coverage que ele possivelmente carrega.

**Flying-types**: Embora não consigam fazer switch ins diretas, Flying-types rápidos, como Mega Aerodactyl, Mega Pidgeot e Crobat, conseguem ultrapassar e derrotar Infernape com seus STABs super efetivos. Flying-types mais bulky, como Togekiss e Moltres, aguentam vários de seus golpes e também ameaçam Infernape com seus moves STAB.

**Latias**: Latias toma pouco dano de ambos os STABs de Infernape, resiste a suas opções de coverage mais comuns e sofre apenas com U-turn. Por outro lado, ela consegue ultrapassar Infernape e derrotá-lo com seu Psyshock STAB, podendo ainda se recuperar com Roost.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar da boa Speed de Infernape, ainda existem Pokémon capazes de ultrapassá-lo e ameaçá-lo bastante, como Gengar, Mega Sceptile, Mega Beedrill e usuários de Choice Scarf como Krookodile e Hydreigon.

**Dano Residual**: Devido ao recoil de Life Orb e Flare Blitz com a vulnerabilidade de Infernape a entry hazards e poison, ele comumente sofre para manter sua longevidade no decorrer da partida.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Hilomilo, 313384]]
- Traduzido por: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Revisão gramatical por: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Controle de qualidade por: [[Bouff, 121672], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Eyan, 226777]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/ggjKXSj7 :

[OVERVIEW]

Infernape está entre as maiores ameaças ofensivas de UnderUsed graças à sua variação de utilidades. Com uma ótima Speed tier, bons stats ofensivos e acesso a Swords Dance e Nasty Plot, Infernape é muito versátil ofensivamente, sendo capaz de utilizar diferentes sets viáveis, sempre fazendo o oponente duvidar. Além disso, sua excelente combinação de STABs junto à grande quantidade de moves de coverage à sua disposição permitem a ele acertar quase a tier inteira em super efetivo, limitando severamente seus checks. Ter acesso a bons moves de prioridade como Mach Punch e Vacuum Wave aumenta ainda mais a capacidade ofensiva de Infernape, possibilitando que ele derrote ameaças enfraquecidas com mais facilidade. Infelizmente, Infernape sofre da 4MSS, impedindo-o de usar as coverages que ele gostaria e faz certos Pokémon fazerem check a alguns de seus sets. Infernape também é muito frágil sem investimento defensivo, o que o deixa extremamente vulnerável a Pokémon que conseguem o acertar em super efetivo, como Moltres e Mega Aerodactyl. Ele também possui uma Speed tier levemente explorável, fazendo com que grandes ameaças como Gengar e Latias o ultrapassem, o que, junto ao seu pouco bulk, requer jogadas planejadas para que Infernape seja usado ao máximo.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Fire Blast
move 3: Focus Blast
move 4: Vacuum Wave / Grass Knot
item: Fightinium Z / Life Orb
ability: Blaze
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Nasty Plot aumenta o Special Attack de Infernape em dois estágios, tornando-o em um temível sweeper e wallbreaker. Focus Blast complementa muito bem Fire Blast, acertando alvos que resistem a Fire, como Volcanion, Terrakion e Alomomola, além de provocar 2HKO em ameaças focadas em Special Defense, como Alolan Muk e Blissey. Quando Fightinium Z é ativado, Focus Blast se transforma em um All-Out Pummeling de 190 Base Power que, quando com +2, é capaz de conquistar um OHKO em Blissey e Nihilego, que em outras situações aguentariam um golpe e prejudicariam Infernape bastante. Vacuum Wave fornece um move de prioridade forte que permite a ele facilmente derrotar ameaças enfraquecidas, oferecendo a Infernape um matchup melhor contra Mega Sharpedo. Grass Knot acerta Pokémon Water- e Ground-types bulky em super efetivo, causando OHKO em alvos como Mega Blastoise, Suicune e Hippowdon após um Nasty Plot. Adversários Water / Ground, como Seismitoad, Quagsire e Swampert, são derrotados por Grass Knot sem a necessidade de boosts.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack dão a Infernape a maior presença ofensiva possível, enquanto 252 EVs em Speed junto a uma nature Timid deixam ele muito rápido. Fightinium Z permite que Infernape tenha um matchup melhor contra Pokémon como Blissey e Mega Altaria, que dificultam bastante seu matchup contra stall. Life Orb concede a ele mais poder de ataque, permitindo-lhe derrotar adversários com mais facilidade. Contudo, não vale a pena utilizar Grass Knot no lugar de Focus Blast caso Fightinium Z esteja sendo usado, visto que All-Out Pummeling derrota a maioria dos adversários que são eliminados por Grass Knot. Firium Z também é uma opção para derrotar Fairy-types focados em Special Defense, como Sylveon e Florges, embora isso deixe Infernape com uma coverage inferior em relação a Fightinium Z. Blaze é a melhor ability para esse set, aumentando bastante o poder de Fire Blast quando seu HP está baixo.

Dicas de Uso
========

Esse set funciona melhor como um late-game sweeper, visto que Infernape faz um bom sweep quando seus checks são removidos. Contudo, ele também pode agir como um early-game wallbreaker que enfraquece a equipe rival para outro sweeper e como um stallbreaker. Caso Infernape queira fazer sweep no late-game, é importante que Pokémon mais rápidos capazes de fazer revenge kill a ele, como Zeraora, Choice Scarf Krookodile, Mega Aerodactyl e principalmente Latias, sejam removidos de jogo ou tenham sua Speed diminuída por Sticky Web ou paralysis. Destaca-se ainda que alguns Water-types devem ser derrotados para Infernape conseguir seu sweep. Esses Pokémon incluem Starmie, que consegue ultrapassar e derrotar Infernape, Primarina, que não leva OHKO de Grass Knot, e Mega Sharpedo, que teme Vacuum Wave, mas consegue ultrapassar Infernape graças a Speed Boost e derrotá-lo. Devido à fragilidade de Infernape, ele só deve fazer switch in em ameaças cujos golpes ele aguente, como Scizor, ou ser trago a campo por um pivot ou após um parceiro ter sido derrotado. Ele deve fazer setup principalmente contra alvos que ele força a sair de campo, tais como Scizor, Blissey e Mamoswine. Infernape deve usar All-Out Pummeling contra Blissey para conseguir um KO seguro nela, embora oponentes como Alomomola, Nihilego e Alolan Muk também sejam bons alvos por prejudicarem bastante Infernape caso não tenha sido derrotados.

Opções de Equipe
========

Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Krookodile e Scizor, são parceiros importantes graças à capacidade deles para lidar com ameaças como Latias, Starmie e Mega Aerodactyl. Pokémon Electric-type, como Mega Manectric, Rotom-H e Zeraora, também são ótimos parceiros por lidarem com Water- e Flying-types que impedem o sweep de Infernape. Grass-types, como Celebi e Mega Sceptile, também impedem Water-types de causarem problemas a Infernape, além de fazerem switch ins seguras em moves Ground-type. Usuários de Choice Scarf, como Terrakion e Krookodile, conseguem ultrapassar e pressionar Pokémon rápidos que dão revenge kill em Infernape, como Latias e Mega Pidgeot. Pivots como Rotom-C e Scizor são parceiros valiosos, já que atraem Grass- e Steel-types, respectivamente, e trazem Infernape a campo em segurança. O suporte de entry hazard de Pokémon como Terrakion, Hippowdon e Klefki permite que Infernape consiga KOs mais confiáveis.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Flare Blitz
move 2: U-turn
move 3: Close Combat
move 4: Gunk Shot / Stone Edge
item: Choice Scarf
ability: Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flare Blitz é um STAB Fire-type poderoso que ajuda Infernape a dar revenge kills seguros em alvos como Mega Sceptile, Scizor e Cobalion. U-turn dá a ele uma forma de fazer pivot em switch-ins previstas, além de causar um bom dano em alvos como Latias e Starmie. Close Combat complementa Flare Blitz muito bem, acertando Pokémon como Terrakion, Krookodile e Mega Sharpedo em super efetivo. Gunk Shot permite que Infernape faça revenge kill a Primarina e Mega Altaria, que em outras situações aguentam muito bem os ataques dele. Stone Edge pode substituir Gunk Shot, acertando Flying-types como Mega Aerodactyl, Togekiss e principalmente Moltres, que consegue fazer wall a esse set, além de derrotar Chandelure. Earthquake é uma opção para que Infernape consiga revenge kills seguros em Electric-types, como Mega Manectric e Raikou, além de causar bastante dano em Pokémon como Tentacruel, Alolan Muk e Volcanion.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack e Speed junto a uma nature Jolly maximizam a presença ofensiva de Infernape, permitindo-lhe assegurar o seu nicho como um bom revenge killer. Choice Scarf é usado para Infernape ultrapassar todo o metagame sem boosts, atuando como um dos melhores revenge killers da tier. Blaze é a ability preferível, compensando o recoil de Flare Blitz ao dar um aumento de poder quando o HP de Infernape estiver baixo.

Dicas de Uso
========

A função principal desse set é atuar como revenge killer, graças ao ótimo Attack e à ótima Speed de Infernape. Portanto, Infernape deve ser trazido a campo contra um setup sweeper com boosts, como Cobalion ou Terrakion, após um parceiro ter sido derrotado ou por meio de pivot. Caso Infernape queira fazer revenge kill a um setup sweeper com bulk decente, como Kommo-o ou Mega Altaria, é importante que esse adversário seja um pouco enfraquecido por pivot ou entry hazards. U-turn deve ser utilizado o máximo possível durante a partida, visto que esse move gera momentum e causa dano residual aos checks de Infernape. É melhor usar U-turn em uma switch in prevista de uma ameaça como Latias e Jellicent, permitindo que Infernape cause alguns danos e traga um parceiro capaz de lidar com esses oponentes. Devido às desvantagens dos STABs de Infernape, eles só devem ser usados quando os Pokémon resistentes a eles tenham sido removidos ou quando Infernape puder os usar para fazer revenge kill a um alvo não resistente. Esse set pode funcionar como anti-lead graças ao U-turn rápido de Infernape, que deve ser usado contra leads comuns de equipes hyper offense, como Azelf, Froslass e Terrakion, para quebrar seus Focus Sash e permitir que outro parceiro os derrote. Esse set também pode ser um late-game sweeper devido à alta Speed de Infernape, mas vale lembrar que será necessário muito suporte para isso, já que o poder de Infernape é mediano e a quantidade de Pokémon resistentes a seus STABs presentes na tier é grande.

Opções de Equipe
========

Setup sweepers como Cobalion, Latias e Scizor apreciam a capacidade de Infernape de fazer revenge kill a ameaças com boosts, permitindo que esses parceiros façam sweep mais facilmente no late-game. O apoio de entry hazards de Pokémon como Klefki, Swampert e Hippowdon pune as switches que Infernape força, além de causar dano residual decente a seus checks. A remoção de entry hazards de Mega Blastoise, Starmie e Tentacruel ameniza a fraqueza de Infernape a dano residual, sendo que ele faz pivot frequentemente. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl e Choice Scarf Krookodile, conseguem prender e derrotar Latias e Starmie após Infernape ter atraído eles para o campo, o que aumenta ainda mais o potencial de late-game sweeper de Infernape. Pivots lentos, como Scizor e Rotom-C, podem formar um core VoltTurn com Infernape, trazendo-o também ao campo em segurança para derrotar um adversário. Ainda que não possam trazer Infernape ao campo de forma segura, pivots rápidos como Mega Beedrill e Mega Manectric também podem formar um core VoltTurn com ele. Esse set comumente possui dificuldades para derrotar adversários Ground- e Water-type bulky, fazendo de checks a Ground-types, como Primarina e Rotom-C, e a Water-types, como Mega Manectric e Celebi, bons parceiros.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Overheat / Fire Blast
move 2: Close Combat
move 3: Slack Off / Gunk Shot
move 4: Grass Knot / Gunk Shot
item: Life Orb
ability: Blaze
nature: Naive
evs: 168 Atk / 88 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Overheat é o STAB Fire-type mais poderoso de Infernape, causando dano severo à maioria dos alvos que não resistem a esse move. Contudo, Overheat diminui o Special Attack de Infernape em dois estágios toda vez que é usado. Fire Blast é uma opção alternativa, sacrificando um pouco de poder e accuracy para ser um move mais fácil de se repetir. Close Combat complementa bem o STAB Fire-type, causando OHKO em Pokémon que aguentam esse outro move, como Blissey, Empoleon e Stakataka, além de causar bastante dano em Dark-types como Hydreigon e Krookodile. Grass Knot cobre os Water-types bulky que geralmente são problemáticos para Infernape, como Swampert, Suicune e Mega Blastoise. Slack Off concede a Infernape uma forma de recovery confiável para que ele consiga fazer switch ins repetidamente em Pokémon a que ele faz check, como Scizor, o que lhe garante mais oportunidades de wallbreak. Esse move também evita que Infernape seja enfraquecido rapidamente pelo recoil de Life Orb. Gunk Shot acerta Fairy-types como Primarina e Mega Altaria em super efetivo, dando também 2HKO em Latias, que em outras situações faria wall a Infernape. Mach Punch é um move de prioridade útil que permite a Infernape derrotar alvos enfraquecidos com facilidade. Earthquake é uma boa coverage para causar bons danos em Pokémon como Tentacruel e Volcanion, mas, no geral, esse move não fornece uma coverage tão boa quanto os outros moves de Infernape.

Detalhes do Set
========

168 EVs em Attack garantem a Infernape uma boa presença ofensiva, notavelmente permitindo que ele dê OHKO em Krookodile com Close Combat mesmo após Intimidate. O investimento máximo em Speed junto a uma nature Naive concedem a Infernape o máximo de Speed possível, além de cortar a sua já baixa Special Defense para não diminuir nenhum stat ofensivo; prefere-se Naive ao invés de Hasty para Infernape manter sua capacidade de fazer um soft check a Scizor. O resto dos EVs são colocados em Special Attack, concedendo uma quantia decente de poder a Overheat e Grass Knot. Blaze é a ability preferível, possibilitando a Infernape disparar um poderoso Overheat ou Fire Blast quando seu HP estiver baixo. Porém, também é possível usar Iron Fist para aumentar o poder de Mach Punch caso Infernape esteja carregando esse move. Life Orb é o item de escolha, aumentando consideravelmente o poder dos ataques de Infernape.

Dicas de Uso
========

Esse set tem várias utilidades em uma partida. Ele pode ser usado como um wallbreaker durante o early-game devido à boa coverage de Infernape, também podendo agir como um cleaner no late-game quando seus checks forem enfraquecidos graças à sua boa Speed. Portanto, use esse set com previsões cuidadosas para que a longevidade de Infernape não fique muito baixa. Por exemplo, caso seja prevista a switch in de um adversário que aguenta ambos os STABs de Infernape, como Swampert ou Sylveon, o melhor a se fazer é utilizar uma coverage super efetiva, como Grass Knot e Gunk Shot, para causar bastante dano a essas ameaças. Uma vez que o próprio recoil de Life Orb enfraquece Infernape, ele deve ser trazido a campo sempre que for capaz de causar estragos à equipe adversária, indicando que oponentes mais rápidos devem ser removidos de jogo ou enfraquecidos o suficiente para serem derrotados por Mach Punch. Pelo mesmo motivo, Infernape deve ser trazido a campo pot um pivot ou após um parceiro ter sido derrotado. O melhor uso de Slack Off é quando Infernape força uma switch com seus STABs super efetivos ou seus moves de coverage, para assim poder amenizar o recoil de Life Orb e permitir que ele faça wallbreak com mais facilidade e por mais tempo, particularmente contra equipes defensivas.

Opções de Equipe
========

Respostas a Flying-type, como Mamoswine, Mega Manectric e Mega Aerodactyl, serão apreciadas pela dificuldade que Infernape possui de acertar Pokémon como Mantine e Mandibuzz. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Scizor e Choice Scarf Krookodile, são capazes de se livrar dos maiores checks a Infernape, Latias e Starmie, facilitando seu sweep no late-game. A capacidade de Infernape de atrair vários Water- e Fairy-types ao campo faz Pokémon que apreciam ver esses adversários sendo derrotados, como Mega Sharpedo, Krookodile e Moltres, admirarem seu potencial de wallbreak. O apoio de entry hazards de Pokémon como Mamoswine, Hippowdon e Klefki, que também pode ajudar com Thunder Wave, é útil para punir switches e ajudar Infernape a derrotar os adversários com mais facilidade. A remoção de entry hazards, mesmo não sendo obrigatória, também é muito útil pelo fato de Infernape constantemente entrar e sair de campo, tornando Pokémon como Tentacruel, Mega Blastoise e Latias parceiros muito eficientes. Por fim, pivots lentos, como Scizor, Gligar e Celebi bulky, podem trazer Infernape ao campo em segurança.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Flare Blitz
move 2: U-turn
move 3: Close Combat
move 4: Mach Punch / Gunk Shot / Stone Edge
item: Choice Band
ability: Iron Fist / Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flare Blitz é um STAB extremamente poderoso que, quando fortalecido por Choice Band, permite a Infernape causar OHKO a grandes ameaças do metagame, como Cobalion, Mega Manectric e Nidoking. Esse move também provoca bons danos em Pokémon bulky, possibilitando 2HKO em adversários como Florges, Sylveon e até mesmo alvos resistentes a Fire, como Chandelure sem Flash Fire após dano de Stealth Rock. U-turn permite a Infernape escapar de matchups indesejáveis, como Tentacruel e Hippowdon, além de causar um ótimo dano a switch-ins típicas, como Latias e Slowbro. Close Combat possibilita a Infernape causar OHKO em Rock-types, como Mega Aerodactyl e Terrakion, também ferindo severamente várias ameaças bulky que resistem a Flare Blitz, notavelmente causando 2HKO em Pokémon como Volcanion, Mega Blastoise e Swampert após dano de Stealth Rock. Mach Punch é um move de prioridade forte, útil para derrotar ameaças enfraquecidas, como Mega Aerodactyl e Mega Sharpedo. Gunk Shot permite a Infernape atrair e enfraquecer Mega Altaria, que geralmente aguenta todos os outros golpes de Infernape. Stone Edge fornece-lhe uma forma de acertar certos Flying-types, como Moltres, causando também um bom dano a oponentes Fire-type, como Volcanion e Chandelure. Earthquake é outra opção para cobrir Tentacruel e Chandelure, que fazem wall a esse set, além de acertar alvos como Salazzle e Volcanion em super efetivo.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack maximizam a capacidade de wallbreak de Infernape, ao passo que 252 EVs em Speed junto a uma nature Jolly deixam ele o mais rápido possível, notavelmente, dando-lhe o potencial de ultrapassar ameaças como Hydreigon, Celebi e Tentacruel. Iron Fist é a ability preferível se o objetivo for aumentar a Base Power de Mach Punch, embora Blaze seja uma boa opção para fortalecer o dano de Flare Blitz quando o HP de Infernape estiver baixo. Choice Band fornece-lhe uma potência como wallbreaker physical incrível, permitindo-lhe derrotar Pokémon como Sylveon e Florges.

Dicas de Uso
========

A função principal desse set é atuar como um wallbreaker poderoso, graças à boa Speed de Infernape e ao seu alto Attack junto a Choice Band. É bom usar U-turn o máximo possível no começo de uma partida, visto que isso causará um bom dano residual aos seus checks para que seus parceiros os finalizem. Flare Blitz e Close Combat somente devem ser usados quando os Pokémon resistentes a eles estiverem bastante enfraquecidos, uma vez que esses moves serão facilmente repetíveis no late-game para causar estragos à equipe adversária. Caso esteja sendo utilizado, deve-se usar Mach Punch apenas para fazer revenge kills. Ou seja, quando um oponente como Mega Pidgeot ou Cobalion estiver muito enfraquecido, Infernape deve entrar em campo para derrotá-lo com Mach Punch.

Opções de Equipe
========

Usuários de Pursuit, como Alolan Muk e Scizor, aliviam a fraqueza de Infernape a Psychic-types mais rápidos, como Latias, Starmie e Azelf, permitindo que ele faça wallbreak com mais facilidade. Usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile conseguem ultrapassar os Pokémon mais rápidos que Infernape e que o ameaçam, como Crobat, Mega Manectric e Mega Aerodactyl. Outras formas de Speed control, tais como Thunder Wave de Klefki ou Togekiss e Sticky Web de Araquanid, podem ajudar Infernape a ultrapassar adversários que ele normalmente não ultrapassaria, apesar de elas geralmente não serem muito confiáveis. Grass-types como Celebi e Tsareena podem fazer switch in e pressionar os Ground- e Water-types com os quais Infernape odeia lidar. Switch-ins a Flying-types, como Mega Aerodactyl, Mega Aggron e Empoleon, também são úteis para enfrentar melhor Pokémon como Mega Pidgeot e Togekiss. Pivots como Scizor e Mega Manectric formam um core VoltTurn com Infernape e conseguem o trazer ao campo em segurança. O suporte de entry hazards de parceiros como Mamoswine, Hippowdon e Froslass pode ajudar Infernape a derrotar oponentes bulky com mais facilidade e punir switches. A remoção de entry hazards de Pokémon como Hydreigon, Latias e Mega Blastoise também pode ser importante para evitar que Infernape leve muito dano residual ao fazer pivot.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Close Combat
move 3: Flare Blitz
move 4: Mach Punch / Thunder Punch
item: Fightinium Z / Electrium Z
ability: Iron Fist
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance é obrigatório para aumentar o Attack de Infernape em dois estágios, tornando-o em um sweeper ameaçador. Flare Blitz é um STAB poderoso que, após um Swords Dance, no mínimo causa 2HKO a qualquer alvo não resistente ao move. Close Combat cobre os Pokémon que resistem a Flare Blitz, como Hydreigon, Kommo-o e Terrakion, causando ainda 2HKO a Swampert durante a switch in quando está em +2. Fightinium Z transforma Close Combat em um poderoso All-Out Pummeling, permitindo que Infernape dê OHKO em Pokémon como Hippowdon, Swampert e Primarina após um Swords Dance. Thunder Punch causa um bom dano a Water-types como Jellicent e Starmie, que ostentam imunidades ou resistências aos STABs de Infernape. Com Electrium Z, Thunder Punch se torna em Gigavolt Havoc, que, quando +2, é capaz de derrotar até mesmo Water-types extremamente bulky, como Alomomola, Suicune, Slowbro e Jellicent. Mach Punch pode derrotar ameaças enfraquecidas ou frágeis, como Cobalion, Mega Pidgeot e Mega Sharpedo.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Attack concede bastante poder a Infernape, enquanto 252 EVs em Speed junto a uma nature Jolly lhe dão uma boa quantidade de Speed. Iron Fist é a ability preferível, já que aumenta o dano de Thunder Punch e Mach Punch. Fightinium Z é o item preferido para esse set, permitindo que Infernape enfrente Pokémon como Swampert e Hippowdon com mais facilidade. Electrium Z ajuda-o a derrotar Water-types bulky atraídos por ele, como Mega Blastoise e Slowbro. Firium Z é uma opção alternativa para Infernape derrotar Pokémon mais bulky, como Palossand e Sylveon. Life Orb também é opcional caso um parceiro já esteja com um Z-Crystal, aumentando ainda mais a força dos seus golpes.

Dicas de Uso
========

A função desse set é ser um late-game sweeper, visto que Infernape consegue derrotar equipes adversárias após seus checks terem sido eliminados ou enfraquecidos. É importante eliminar Pokémon que ultrapassam e pressionam Infernape, como Mega Aerodactyl e Mega Pidgeot, para que ele não fique vulnerável a levar revenge kill, enquanto usuários de Choice Scarf como Krookodile e Latias devem ser derrotados pelo mesmo motivo. Destaca-se ainda que vários Water-types devem ser removidos de jogo; Mega Sharpedo consegue ultrapassar Infernape após Speed Boost e ameaçá-lo caso não tenha Mach Punch; Swampert consegue aguentar tranquilamente qualquer golpe de Infernape exceto All-Out Pummeling fortalecido; Starmie é capaz de ultrapassar e fazer revenge kill a ele. Oportunidades de setup podem ser encontradas contra Pokémon que Infernape força a sair de campo, tais como Scizor e Blissey, e contra Pokémon que não causam dano adequado a ele, como Chesnaught.

Opções de Equipe
========

Parceiros como Choice Scarf Krookodile, Alolan Muk e Scizor podem usar Pursuit para prender e derrotar adversários como Latias e Starmie, que impedem o sweep de Infernape. Meios de lidar com Pokémon mais rápidos, como Thunder Wave Klefki, Thunder Wave Togekiss e usuários de Choice Scarf, são boas formas de ajudar Infernape a enfrentar ameaças como Mega Aerodactyl e Mega Pidgeot, que em outras situações fazem revenge kill a ele. Grass-types, como Celebi e Mega Sceptile, também são apreciados pelo fato de conseguirem pressionar Ground-types que Infernape às vezes sofre para derrotar, como Swampert e Hippowdon. Electric-types, como Zeraora e Mega Manectric, são úteis, podendo lidar com Flying-types que comumente ultrapassam e derrotam Infernape. O suporte de entry hazards de Pokémon, como Klefki e Nihilego, é importante para o sucesso desse set, fornecendo a Infernape KOs mais seguros, como OHKOs em Alomomola e Suicune com Gigavolt Havoc.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set defensivo físico com Will-O-Wisp, Slack Off, Taunt e um move STAB permite a Infernape atuar como um pivot defensivo que consegue lidar com Pokémon como Scizor e Mega Sceptile, porém, esse set não faz wall ou causa condições status a um número significante de ameaças e geralmente não é tão útil quanto os listados acima. Um set suicide lead com Stealth Rock e Endeavor é usável por conta da boa Speed de Infernape, mas enfrenta competição com Terrakion, Azelf e Froslass, por conta da maior presença ofensiva do mosqueteiro e das Speed tiers mais altas dos dois últimos. Um set ofensivo com Stealth Rock também é uma opção, mas comumente limitará a coverage de Infernape.

Checks e Counters
===================

**Water-types**: De um jeito ou de outro, a maioria dos Water-types facilmente dará conta de Infernape. Swampert teme Grass Knot, mas aguenta qualquer outro golpe de Infernape, além de derrotá-lo com Earthquake. Starmie e Mega Sharpedo com +1 conseguem ultrapassar e derrotar Infernape, embora o tubarão deva estar atento a Mach Punch ou Vacuum Wave. Pokémon como Primarina e Suicune podem aguentar golpes de Infernape e causar OHKO nele com seus STABs poderosos, contudo, devem tomar cuidado com os moves coverage que ele possivelmente carrega.

**Flying-types**: Embora não consigam fazer switch ins diretas, Flying-types rápidos, como Mega Aerodactyl, Mega Pidgeot e Crobat, conseguem ultrapassar e derrotar Infernape com seus STABs super efetivos. Flying-types mais bulky, como Togekiss e Moltres, aguentam vários de seus golpes e também ameaçam Infernape com seus moves STAB.

**Latias**: Latias toma pouco dano de ambos os STABs de Infernape, resiste a suas opções de coverage mais comuns e sofre apenas com U-turn. Por outro lado, ela consegue ultrapassar Infernape e derrotá-lo com seu Psyshock STAB, podendo ainda se recuperar com Roost.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar da boa Speed de Infernape, ainda existem Pokémon capazes de ultrapassá-lo e ameaçá-lo bastante, como Gengar, Mega Sceptile, Mega Beedrill e usuários de Choice Scarf como Krookodile e Hydreigon.

**Dano Residual**: Devido ao recoil de Life Orb e Flare Blitz com a vulnerabilidade de Infernape a entry hazards e poison, ele comumente sofre para manter sua longevidade no decorrer da partida.

[CREDITS]
- Escrito por: [[Hilomilo, 313384]]
- Traduzido por: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Revisão gramatical por: [[Repu, 304761], [nome, id]]
- Controle de qualidade por: [[Bouff, 121672], [A Cake Wearing A Hat, 388157], [Eyan, 226777]]
 
GP (2/2)

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar), azul (adicionar), amarelo (modificar), vermelho (comentários adicionais) e verde (sugestões).

[OVERVIEW]

Infernape está entre as maiores ameaças ofensivas de UnderUsed graças à sua variação de utilidades. Com uma ótima Speed tier, bons stats ofensivos e acesso a Swords Dance e Nasty Plot, Infernape é muito versátil ofensivamente, sendo capaz de utilizar diferentes sets viáveis, sempre fazendo o oponente duvidar. Além disso, sua excelente combinação de STABs junto à grande quantidade de moves de coverage à sua disposição permitem a ele acertar quase a tier inteira em com dano super efetivo, limitando severamente seus checks. Ter acesso a bons moves de prioridade como Mach Punch e Vacuum Wave aumenta ainda mais sua capacidade ofensiva de Infernape, possibilitando-lhe que ele derrotar ameaças enfraquecidas com mais facilidade. Infelizmente, Infernape sofre da 4MSS, impedindo-o de usar as coverages que ele gostaria e faz permite que certos Pokémon fazerem façam check a alguns de seus sets. Infernape também é muito frágil sem investimento defensivo, o que o deixa extremamente vulnerável a Pokémon que conseguem o acertar em com dano super efetivo, como Moltres e Mega Aerodactyl. Ele também possui uma Speed tier levemente explorável, fazendo com que grandes ameaças como Gengar e Latias o ultrapassem, o que, junto ao seu pouco bulk, requer jogadas planejadas para que Infernape (tendo em vista que todo o período está constituindo uma ideia acerca de Infernape, não há necessidade de relembrar que está falando dele, não o culpo por isso, mas o artigo original) seja usado ao máximo.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Fire Blast
move 3: Focus Blast
move 4: Vacuum Wave / Grass Knot
item: Fightinium Z / Life Orb
ability: Blaze
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Nasty Plot aumenta o Special Attack de Infernape em dois estágios, tornando-o em um temível sweeper e wallbreaker. Focus Blast complementa muito bem Fire Blast, acertando alvos que resistem a Fire, como Volcanion, Terrakion e Alomomola, além de provocar 2HKO em ameaças focadas em Special Defense, como Alolan Muk e Blissey. Quando Fightinium Z é ativado, Focus Blast se transforma em um All-Out Pummeling de 190 Base Power que, quando com +2, é capaz de conquistar um OHKO em Blissey e Nihilego, que em outras situações aguentariam um golpe e prejudicariam Infernape bastante. Vacuum Wave fornece um move de prioridade forte que permite a ele facilmente derrotar ameaças enfraquecidas, oferecendo-lhe a Infernape um matchup melhor contra Mega Sharpedo. Grass Knot acerta Pokémon Water- e Ground-types bulky em com dano super efetivo, causando OHKO em alvos como Mega Blastoise, Suicune e Hippowdon após um Nasty Plot. Adversários Water / Ground, como Seismitoad, Quagsire e Swampert, são derrotados por Grass Knot sem a necessidade de boosts.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Special Attack dão a Infernape a maior presença ofensiva possível, enquanto 252 EVs em Speed junto a uma nature Timid deixam ele muito rápido. Fightinium Z permite que Infernape tenha um matchup melhor contra Pokémon como Blissey e Mega Altaria, que dificultam bastante seu matchup contra stall. Life Orb concede a ele mais poder de ataque, permitindo-lhe derrotar adversários com mais facilidade. Contudo, não vale a pena utilizar Grass Knot no lugar de Focus Blast caso Fightinium Z esteja sendo usado, visto que All-Out Pummeling derrota a maioria dos adversários que são eliminados por Grass Knot. Firium Z também é uma opção para derrotar Fairy-types focados em Special Defense, como Sylveon e Florges, embora isso deixe Infernape com uma coverage inferior em relação a Fightinium Z. Blaze é a melhor ability para esse set, aumentando bastante o poder de Fire Blast quando seu HP está baixo.

Dicas de Uso
========

Esse set funciona melhor como um late-game sweeper, visto que Infernape faz um bom sweep quando seus checks são removidos. Contudo, ele também pode agir como um early-game wallbreaker que enfraquece a equipe rival para outro sweeper e como um stallbreaker. Caso Infernape queira fazer sweep no late-game, é importante que Pokémon mais rápidos capazes de fazer revenge kill a ele, como Zeraora, Choice Scarf Krookodile, Mega Aerodactyl e principalmente Latias, sejam removidos de jogo ou tenham sua Speed diminuída por Sticky Web ou paralysis. Destaca-se ainda que alguns Water-types devem ser derrotados para Infernape conseguir seu sweep. Esses Pokémon incluem Starmie, que consegue ultrapassar e derrotar Infernape, Primarina, que não leva OHKO de Grass Knot, e Mega Sharpedo, que teme Vacuum Wave, mas consegue ultrapassar Infernape graças a Speed Boost e derrotá-lo. Devido à sua fragilidade de Infernape, ele só deve fazer switch in em ameaças cujos golpes ele aguente, como Scizor, ou ser trago a campo por um pivot ou após um parceiro ter sido derrotado. Ele deve fazer setup principalmente contra alvos que consegue ele forçar a sair de campo, tais como Scizor, Blissey e Mamoswine. Infernape deve usar All-Out Pummeling contra Blissey para conseguir um KO seguro nela, embora oponentes como Alomomola, Nihilego e Alolan Muk também sejam bons alvos por prejudicá-lo rem bastante Infernape caso não tenham sido derrotados.

Opções de Equipe
========

Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Krookodile e Scizor, são parceiros importantes graças à capacidade deles para lidar com ameaças como Latias, Starmie e Mega Aerodactyl. Pokémon Electric-type, como Mega Manectric, Rotom-H e Zeraora, também são ótimos parceiros por lidarem com Water- e Flying-types que impedem o sweep de Infernape. Grass-types, como Celebi e Mega Sceptile, também impedem Water-types de causarem problemas a Infernape ele, além de fazerem switch ins seguras em moves Ground-type. Usuários de Choice Scarf, como Terrakion e Krookodile, conseguem ultrapassar e pressionar Pokémon rápidos que dão revenge kill em Infernape, como Latias e Mega Pidgeot. Pivots como Rotom-C e Scizor são parceiros valiosos, já que atraem Grass- e Steel-types, respectivamente, e trazem-o Infernape a campo em segurança. O suporte de entry hazard de Pokémon como Terrakion, Hippowdon e Klefki permite que Infernape consiga KOs mais confiáveis.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Flare Blitz
move 2: U-turn
move 3: Close Combat
move 4: Gunk Shot / Stone Edge
item: Choice Scarf
ability: Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flare Blitz é um STAB Fire-type poderoso que ajuda Infernape a dar revenge kills seguros em alvos como Mega Sceptile, Scizor e Cobalion. U-turn dá a ele uma forma de fazer pivot em switch-ins previstas, além de causar um bom dano em alvos como Latias e Starmie. Close Combat complementa Flare Blitz muito bem, acertando Pokémon como Terrakion, Krookodile e Mega Sharpedo em com dano super efetivo. Gunk Shot permite-lhe que Infernape fazer revenge kill a Primarina e Mega Altaria, que em outras situações aguentam muito bem os seus ataques dele. Stone Edge pode substituir Gunk Shot, acertando Flying-types como Mega Aerodactyl, Togekiss e principalmente Moltres, que consegue fazer wall a esse set, além de derrotar Chandelure. Earthquake é uma opção para que Infernape consiga revenge kills seguros em Electric-types, como Mega Manectric e Raikou, além de causar bastante dano em Pokémon como Tentacruel, Alolan Muk e Volcanion.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack e Speed junto a uma nature Jolly maximizam a presença ofensiva de Infernape, permitindo-lhe assegurar o seu nicho como um bom revenge killer. Choice Scarf é usado para Infernape ele ultrapassar todo o metagame sem boosts, atuando como um dos melhores revenge killers da tier. Blaze é a ability preferível, compensando o recoil de Flare Blitz ao dar um aumento de poder quando o HP de Infernape estiver baixo.

Dicas de Uso
========

A função principal desse set é atuar como revenge killer, graças ao ótimo Attack e à ótima Speed de Infernape. Portanto, Infernape o mesmo deve ser trazido a campo contra um setup sweeper com boosts, como Cobalion ou Terrakion, após um parceiro ter sido derrotado ou por meio de pivot. Caso Infernape queira fazer revenge kill a um setup sweeper com bulk decente, como Kommo-o ou Mega Altaria, é importante que esse adversário seja um pouco enfraquecido por pivot ou entry hazards. U-turn deve ser utilizado o máximo possível durante a partida, visto que esse move gera momentum e causa dano residual aos checks de Infernape. É melhor usar U-turn em uma switch in prevista de uma ameaça como Latias e Jellicent, permitindo que Infernape cause alguns danos e traga um parceiro capaz de lidar com esses oponentes. Devido às suas desvantagens dos quanto aos STABs de Infernape, eles só devem ser usados quando os Pokémon resistentes a eles tenham sido removidos ou quando Infernape puder os usar para fazer revenge kill a um alvo não resistente. Esse set pode funcionar como anti-lead graças ao U-turn rápido de Infernape, que deve ser usado contra leads comuns de equipes hyper offense, como Azelf, Froslass e Terrakion, para quebrar seus Focus Sash e permitir que outro parceiro os derrote. Esse set também pode ser um late-game sweeper devido à alta Speed de Infernape, mas vale lembrar que será necessário muito suporte para isso, já que seu o poder de Infernape é mediano e a quantidade de Pokémon resistentes a seus STABs presentes na tier é grande.

Opções de Equipe
========

Setup sweepers como Cobalion, Latias e Scizor apreciam a capacidade de Infernape de fazer revenge kill a ameaças com boosts, permitindo que esses parceiros façam sweep mais facilmente no late-game. O apoio de entry hazards de Pokémon como Klefki, Swampert e Hippowdon pune as switches que Infernape o mesmo força, além de causar dano residual decente a seus checks. A remoção de entry hazards de Mega Blastoise, Starmie e Tentacruel ameniza sua fraqueza de Infernape a dano residual, sendo que ele faz pivot frequentemente. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl e Choice Scarf Krookodile, conseguem prender e derrotar Latias e Starmie após Infernape ter atraído eles para o campo, o que aumenta ainda mais o potencial de late-game sweeper de Infernape. Pivots lentos, como Scizor e Rotom-C, podem formar um core VoltTurn com Infernape ele, trazendo-o também ao campo em segurança para derrotar um adversário. Ainda que não possam trazê-lo Infernape ao campo de forma segura, pivots rápidos como Mega Beedrill e Mega Manectric também podem formar um core VoltTurn com ele. Esse set comumente possui dificuldades para derrotar adversários Ground- e Water-type bulky, fazendo de checks a Ground-types, como Primarina e Rotom-C, e a Water-types, como Mega Manectric e Celebi, bons parceiros.

[SET]
name: Mixed Attacker
move 1: Overheat / Fire Blast
move 2: Close Combat
move 3: Slack Off / Gunk Shot
move 4: Grass Knot / Gunk Shot
item: Life Orb
ability: Blaze
nature: Naive
evs: 168 Atk / 88 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Overheat é o STAB Fire-type mais poderoso de Infernape, causando dano severo à maioria dos alvos que não resistem a esse move. Contudo, Overheat diminui o Special Attack de Infernape em dois estágios toda vez que é usado. Fire Blast é uma opção alternativa, sacrificando um pouco de poder e accuracy para ser um move mais fácil de se repetir. Close Combat complementa bem o STAB Fire-type, causando OHKO em Pokémon que aguentam esse outro move, como Blissey, Empoleon e Stakataka, além de causar bastante dano em Dark-types como Hydreigon e Krookodile. Grass Knot cobre os Water-types bulky que geralmente são problemáticos para Infernape, como Swampert, Suicune e Mega Blastoise. Slack Off concede a Infernape ele uma forma de recovery confiável para que ele consiga fazer switch ins repetidamente em Pokémon a que ele faz check, como Scizor, o que lhe garante mais oportunidades de wallbreak. Esse move também evita que Infernape seja enfraquecido rapidamente pelo recoil de Life Orb. Gunk Shot acerta Fairy-types como Primarina e Mega Altaria em com dano super efetivo, dando também 2HKO em Latias, que em outras situações faria wall a Infernape. Mach Punch é um move de prioridade útil que permite a Infernape usado para (utilizei esse trecho como sugestão pelo fato de eu ter modificado a estrutura da frase, também com o intuito de evitar repetição e ser mais direto no que está sendo dito) derrotar alvos enfraquecidos com facilidade. Earthquake é uma boa coverage para causar bons danos em Pokémon como Tentacruel e Volcanion, mas, no geral, esse move não fornece uma coverage tão boa quanto os outros moves de Infernape.

Detalhes do Set
========

168 EVs em Attack garantem a Infernape uma boa presença ofensiva, notavelmente permitindo-lhe que ele dar OHKO em Krookodile com Close Combat mesmo após Intimidate. O investimento máximo em Speed junto a uma nature Naive concedem a Infernape o máximo de Speed possível, além de cortar a sua já baixa Special Defense para não diminuir nenhum stat ofensivo; prefere-se Naive ao invés de Hasty para Infernape manter sua capacidade de fazer um soft check a Scizor. O resto dos EVs são colocados em Special Attack, concedendo uma quantia decente de poder a Overheat e Grass Knot. Blaze é a ability preferível, possibilitando a Infernape disparar um poderoso Overheat ou Fire Blast quando seu HP estiver baixo. Porém, também é possível usar Iron Fist para aumentar o poder de Mach Punch caso Infernape ele esteja carregando esse move. Life Orb é o item de escolha, aumentando consideravelmente o poder de seus ataques de Infernape.

Dicas de Uso
========

Esse set tem várias utilidades em uma partida. Ele pode ser usado como um wallbreaker durante o early-game devido à boa coverage de Infernape, também podendo agir como um cleaner no late-game quando seus checks forem enfraquecidos graças à sua boa Speed. Portanto, use esse set com previsões cuidadosas para que a longevidade de Infernape não fique muito baixa. Por exemplo, caso seja prevista a switch in de um adversário que aguenta ambos os STABs de Infernape, como Swampert ou Sylveon, o melhor a se fazer é utilizar uma coverage super efetiva, como Grass Knot e Gunk Shot, para causar bastante dano a essas ameaças. Uma vez que o próprio recoil de Life Orb o enfraquece Infernape, ele deve ser trazido a campo sempre que for capaz de causar estragos à equipe adversária, indicando que oponentes mais rápidos devem ser removidos de jogo ou enfraquecidos o suficiente para serem derrotados por Mach Punch. Pelo mesmo motivo, Infernape deve ser trazido a campo por um pivot ou após um parceiro ter sido derrotado. O melhor uso de Slack Off é quando Infernape força uma switch com seus STABs super efetivos ou seus moves de coverage, para assim poder amenizar o recoil de Life Orb, (adicionar vírgula) permitindo-lhe que ele fazer wallbreak com mais facilidade e por mais tempo, particularmente contra equipes defensivas.

Opções de Equipe
========

Respostas a Flying-type, como Mamoswine, Mega Manectric e Mega Aerodactyl, serão apreciadas pela dificuldade que Infernape possui de acertar Pokémon como Mantine e Mandibuzz. Usuários de Pursuit, como Mega Aerodactyl, Scizor e Choice Scarf Krookodile, são capazes de se livrar dos maiores checks a de Infernape, Latias e Starmie, facilitando seu sweep no late-game. A sua capacidade de Infernape de atrair vários Water- e Fairy-types ao campo faz Pokémon que apreciam ver esses adversários sendo derrotados, como Mega Sharpedo, Krookodile e Moltres, admirarem seu potencial de wallbreak. O apoio de entry hazards de Pokémon como Mamoswine, Hippowdon e Klefki, que também pode ajudar com Thunder Wave, é útil para punir switches e ajudá-lo Infernape a derrotar os adversários com mais facilidade. A remoção de entry hazards, mesmo não sendo obrigatória, também é muito útil pelo fato de Infernape constantemente entrar e sair de campo, tornando Pokémon como Tentacruel, Mega Blastoise e Latias parceiros muito eficientes. Por fim, pivots lentos, como Scizor, Gligar e Celebi bulky, podem trazer Infernape ao campo em segurança.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Flare Blitz
move 2: U-turn
move 3: Close Combat
move 4: Mach Punch / Gunk Shot / Stone Edge
item: Choice Band
ability: Iron Fist / Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Flare Blitz é um STAB extremamente poderoso que, quando fortalecido por Choice Band, permite a Infernape causar OHKO a grandes ameaças do metagame, como Cobalion, Mega Manectric e Nidoking. Esse move também provoca bons danos em Pokémon bulky, possibilitando 2HKO em adversários como Florges, Sylveon e até mesmo alvos resistentes a Fire, como Chandelure sem Flash Fire após dano de Stealth Rock. U-turn permite a Infernape escapar de matchups indesejáveis, como Tentacruel e Hippowdon, além de causar um ótimo dano a switch-ins típicas, como Latias e Slowbro. Close Combat lhe (sugestão para evitar repetição) possibilita a Infernape causar OHKO em Rock-types, como Mega Aerodactyl e Terrakion, também ferindo severamente várias ameaças bulky que resistem a Flare Blitz, notavelmente causando 2HKO em Pokémon como Volcanion, Mega Blastoise e Swampert após dano de Stealth Rock. Mach Punch é um move de prioridade forte, útil para derrotar ameaças enfraquecidas, como Mega Aerodactyl e Mega Sharpedo. Gunk Shot permite a Infernape atrair e enfraquecer Mega Altaria, que geralmente aguenta todos os seus outros golpes de Infernape. Stone Edge fornece-lhe uma forma de acertar certos Flying-types, como Moltres, causando também um bom dano a oponentes Fire-type, como Volcanion e Chandelure. Earthquake é outra opção para cobrir Tentacruel e Chandelure, que fazem wall a esse set, além de acertar alvos como Salazzle e Volcanion em com dano super efetivo.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack maximizam a capacidade de wallbreak de Infernape, ao passo que 252 EVs em Speed junto a uma nature Jolly deixam ele o mais rápido possível, notavelmente, dando-lhe o potencial de ultrapassar ameaças como Hydreigon, Celebi e Tentacruel. Iron Fist é a ability preferível se o objetivo for aumentar a Base Power de Mach Punch, embora Blaze seja uma boa opção para fortalecer o dano de Flare Blitz quando o HP de Infernape estiver baixo. Choice Band fornece-lhe uma potência como wallbreaker physical incrível, permitindo-lhe derrotar Pokémon como Sylveon e Florges.

Dicas de Uso
========

A função principal desse set é atuar como um wallbreaker poderoso, graças à boa Speed de Infernape e ao seu alto Attack junto a Choice Band. É bom usar U-turn o máximo possível no começo de uma partida, visto que isso causará um bom dano residual aos seus checks para que seus parceiros os finalizem. Flare Blitz e Close Combat somente devem ser usados quando os Pokémon resistentes a eles estiverem bastante enfraquecidos, uma vez que esses moves serão facilmente repetíveis no late-game para causar estragos à equipe adversária. Caso esteja sendo utilizado, deve-se usar Mach Punch apenas para fazer revenge kills. Ou seja, quando um oponente como Mega Pidgeot ou Cobalion estiver muito enfraquecido, Infernape deve entrar em campo para derrotá-lo com Mach Punch.

Opções de Equipe
========

Usuários de Pursuit, como Alolan Muk e Scizor, aliviam a fraqueza de Infernape a Psychic-types mais rápidos, como Latias, Starmie e Azelf, permitindo que ele faça wallbreak com mais facilidade. Usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile conseguem ultrapassar os Pokémon mais rápidos que Infernape ele e que o ameaçam, como Crobat, Mega Manectric e Mega Aerodactyl. Outras formas de Speed control, tais como Thunder Wave de Klefki ou Togekiss e Sticky Web de Araquanid, podem ajudá-lo Infernape a ultrapassar adversários que ele normalmente não ultrapassaria, apesar de elas geralmente não serem muito confiáveis. Grass-types como Celebi e Tsareena podem fazer switch in e pressionar os Ground- e Water-types com os quais Infernape odeia lidar. Switch-ins a Flying-types, como Mega Aerodactyl, Mega Aggron e Empoleon, também são úteis para enfrentar melhor Pokémon como Mega Pidgeot e Togekiss. Pivots como Scizor e Mega Manectric formam um core VoltTurn com Infernape e conseguem o trazer ao campo em segurança. O suporte de entry hazards de parceiros como Mamoswine, Hippowdon e Froslass pode ajudar Infernape a derrotar oponentes bulky com mais facilidade e punir switches. A remoção de entry hazards de Pokémon como Hydreigon, Latias e Mega Blastoise também pode ser importante para evitar que Infernape o mesmo leve muito dano residual ao fazer pivot.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Close Combat
move 3: Flare Blitz
move 4: Mach Punch / Thunder Punch
item: Fightinium Z / Electrium Z
ability: Iron Fist
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance é obrigatório para aumentar o Attack de Infernape em dois estágios, tornando-o em um sweeper ameaçador. Flare Blitz é um STAB poderoso que, após um Swords Dance, no mínimo causa 2HKO a qualquer alvo não resistente ao move. Close Combat cobre os Pokémon que resistem a Flare Blitz, como Hydreigon, Kommo-o e Terrakion, causando ainda 2HKO a Swampert durante a switch in quando está em +2. Fightinium Z transforma Close Combat em um poderoso All-Out Pummeling, permitindo que Infernape dê OHKO em Pokémon como Hippowdon, Swampert e Primarina após um Swords Dance. Thunder Punch causa um bom dano a Water-types como Jellicent e Starmie, que ostentam imunidades ou resistências aos STABs de Infernape. Com Electrium Z, Thunder Punch se torna em Gigavolt Havoc, que, quando +2, é capaz de derrotar até mesmo Water-types extremamente bulky, como Alomomola, Suicune, Slowbro e Jellicent. Mach Punch pode derrotar ameaças enfraquecidas ou frágeis, como Cobalion, Mega Pidgeot e Mega Sharpedo.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Attack concede bastante poder a Infernape, enquanto 252 EVs em Speed junto a uma nature Jolly lhe dão uma boa quantidade de Speed. Iron Fist é a ability preferível, já que aumenta o dano de Thunder Punch e Mach Punch. Fightinium Z é o item preferido para esse set, permitindo que Infernape enfrente Pokémon como Swampert e Hippowdon com mais facilidade. Electrium Z ajuda-o a derrotar Water-types bulky atraídos por ele, como Mega Blastoise e Slowbro. Firium Z é uma opção alternativa para Infernape derrotar Pokémon mais bulky, como Palossand e Sylveon. Life Orb também é opcional caso um parceiro já esteja com um Z-Crystal, aumentando ainda mais a força dos seus golpes.

Dicas de Uso
========

A função desse set é ser um late-game sweeper, visto que Infernape consegue derrotar equipes adversárias após seus checks terem sido eliminados ou enfraquecidos. É importante eliminar Pokémon que ultrapassam e pressionam Infernape ele, como Mega Aerodactyl e Mega Pidgeot, para que ele não fique vulnerável a levar revenge kill, enquanto usuários de Choice Scarf como Krookodile e Latias devem ser derrotados pelo mesmo motivo. Destaca-se ainda que vários Water-types devem ser removidos de jogo; Mega Sharpedo consegue ultrapassar Infernape após Speed Boost e ameaçá-lo caso não tenha Mach Punch; Swampert consegue aguentar tranquilamente qualquer um de seus golpes de Infernape exceto All-Out Pummeling fortalecido; Starmie é capaz de ultrapassar e fazer revenge kill a ele. Oportunidades de setup podem ser encontradas contra Pokémon que Infernape força a sair de campo, tais como Scizor e Blissey, e contra Pokémon que não lhe causam um dano adequado a ele, como Chesnaught.

Opções de Equipe
========

Parceiros como Choice Scarf Krookodile, Alolan Muk e Scizor podem usar Pursuit para prender e derrotar adversários como Latias e Starmie, que impedem o sweep de Infernape. Meios de lidar com Pokémon mais rápidos, como Thunder Wave Klefki, Thunder Wave Togekiss e usuários de Choice Scarf, são boas formas de ajudar Infernape a enfrentar ameaças como Mega Aerodactyl e Mega Pidgeot, que em outras situações fazem revenge kill a ele. Grass-types, como Celebi e Mega Sceptile, também são apreciados pelo fato de conseguirem pressionar Ground-types que Infernape às vezes sofre para derrotar podem prejudicá-lo, como Swampert e Hippowdon. Electric-types, como Zeraora e Mega Manectric, são úteis, podendo lidar com Flying-types que comumente ultrapassam e derrotam Infernape. O suporte de entry hazards de Pokémon, como Klefki e Nihilego, é importante para o sucesso desse set, fornecendo a Infernape (visto que o set é de Infernape, acho que não há problema em ocultar seu nome aqui) KOs mais seguros, como OHKOs em Alomomola e Suicune com Gigavolt Havoc.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set defensivo físico com Will-O-Wisp, Slack Off, Taunt e um move STAB permite a Infernape atuar como um pivot defensivo que consegue lidar com Pokémon como Scizor e Mega Sceptile, porém, esse set não faz wall ou causa condições status a um número significante de ameaças e geralmente não é tão útil quanto os listados acima. Um set suicide lead com Stealth Rock e Endeavor é usável por conta da boa Speed de Infernape, mas enfrenta competição com Terrakion, Azelf e Froslass, por conta da maior presença ofensiva do mosqueteiro e das Speed tiers mais altas dos dois últimos. Um set ofensivo com Stealth Rock também é uma opção, mas comumente limitará a coverage de Infernape.

Checks e Counters
===================

**Water-types**: De um jeito ou de outro, a maioria dos Water-types facilmente dará conta de Infernape. Swampert teme Grass Knot, mas aguenta qualquer outro golpe dele Infernape, além de derrotá-lo com Earthquake. Starmie e Mega Sharpedo com +1 conseguem ultrapassar e derrotar Infernape, embora o tubarão deva estar atento a Mach Punch ou Vacuum Wave. Pokémon como Primarina e Suicune podem aguentar golpes de Infernape e causar OHKO nele com seus STABs poderosos, contudo, devem tomar cuidado com os moves coverage que ele possivelmente carrega.

**Flying-types**: Embora não consigam fazer switch ins diretas, Flying-types rápidos, como Mega Aerodactyl, Mega Pidgeot e Crobat, conseguem ultrapassar e derrotar Infernape com seus STABs super efetivos. Flying-types mais bulky, como Togekiss e Moltres, aguentam vários de seus golpes e também o ameaçam Infernape com seus moves STAB.

**Latias**: Latias toma pouco dano de ambos os STABs de Infernape, resiste a suas opções de coverage mais comuns e sofre apenas com U-turn. Por outro lado, ela consegue ultrapassar ele Infernape e derrotá-lo com seu Psyshock STAB, podendo ainda se recuperar com Roost.

**Pokémon Mais Rápidos**: Apesar da boa Speed de Infernape, ainda existem Pokémon capazes de ultrapassá-lo e ameaçá-lo bastante, como Gengar, Mega Sceptile, Mega Beedrill e usuários de Choice Scarf como Krookodile e Hydreigon.

**Dano Residual**: Devido ao recoil de Life Orb e Flare Blitz com a vulnerabilidade de Infernape a entry hazards e poison, ele comumente sofre para manter sua longevidade no decorrer da partida.


A tradução sempre impecável, bem, gostaria apenas de ressaltar alguns pontos que talvez possa ajudá-lo:

  • Percebo em suas traduções que você sempre coloca "em super efetivo", nesses casos, a melhor opção seria colocar como "com dano super efetivo".
  • Tente ao máximo omitir repetições dos nomes dos Pokémon. Visto que é uma análise sobre tal Pokémon em específico, todos irão saber que estará sendo redirecionado a ele, portanto, por mais que esteja assim no artigo original, sempre que puder, busque omitir para que o texto não fique tão repetitivo e cansativo de ler.
Por fim, se precisar ressaltar algo, fale comigo. Até!
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top