OU Greninja

Status
Not open for further replies.
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/greninja/

Visão Geral

Greninja, cortesia de sua Speed tier estelar e de sua incrível ability em Protean, é uma das principais ameaças ofensivas do metagame de OverUsed, sendo mais do que capaz de pressionar equipes muito velozes e ofensivas, bem como times mais bulky. Sua movepool ampla é um importante fator contribuinte para sua potência como uma força ofensiva também, pois devido ao alto número de opções disponíveis, ele pode contornar possíveis counters e checks defensivos e deixar o oponente tentando adivinhar seu set no Team Preview. Além disso, Greninja é um dos poucos usuários viáveis de Spikes e Toxic Spikes, sendo excepcional nessa função. Greninja só fica aquém quando se trata de bulk, o que o torna incapaz de repetidamente receber golpes até mesmo resistidos, e da incapacidade de utilizar todos os moves de coverage em um set.

Special Protean

Greninja @ Waterium Z
Ability: Protean
EVs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Hydro Pump
- Ice Beam
- Hidden Power [Fire]
- Spikes

Moves

Hydro Pump é o melhor move de Greninja para acertar Rock- e Fire-types, tais como Tyranitar, Heatran e Volcarona, com a maior quantidade de dano nesse set. Ice Beam é a maneira mais confiável de atacar Ground- e Grass-types, como Landorus T, Zygarde, Tapu Bulu e Tangrowth, com uma quantidade significativa de dano, além de derrotar Tornadus-T e Zapdos, dois usuários comuns de Defog. Além disso, Ice Beam permite a Greninja derrotar Mega Latias e Mega Latios, os quais aguentam confortavelmente qualquer outro move special que Greninja possui com exceção de Dark Pulse. Hidden Power Fire permite a Greninja bater em Steel-types, como Ferrothorn e Assault Vest Magearna, dois Pokémon comuns usados para fazer check a ele. Hidden Power Fire também garante que Greninja derrote Mega Scizor sem ter que gastar seu Z-Move ou confiar na accuracy de Hydro Pump. Spikes é um ótimo move de utilidade devido ao número de switches forçadas por Greninja e por sua capacidade de derrotar usuários comuns de Defog; Spikes também enfraquece algumas de suas switch-ins comuns, como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Alternativamente, Gunk Shot é útil para acertar Grass-types que tentam fazer pivot em Greninja, como Tapu Bulu e Tangrowth, com uma boa quantidade de dano, e Fairy-types, como Clefable e Tapu Lele, para causar a maior quantidade de dano de qualquer move desse set se Greninja já tiver usado seu Waterium Z. U-turn pode ser usado para facilitar as previsões e ganhar momentum contra qualquer coisa que tente fazer switch in em Greninja. Extransensory permite a Greninja derrotar Toxapex, um dos maiores counters desse set, com a ajuda de Metronome. Por último, Dark Pulse combina muito bem com Metronome, permitindo a Greninja passar por Psychic-types usuários de Calm Mind, como Reuniclus e Mega Latias.

Detalhes do Set

Waterium Z é usado para conseguir um ataque potente de uso único a fim de garantir o OHKO em Pokémon como Tornadus-T após dano de Stealth Rock e Mega Mawile, além de garantir que Clefable seja derrotada com Hydro Vortex + Hydro Pump. Se estiver usando Gunk Shot, uma nature Hasty deve ser usada em vez de uma nature Naive para melhorar levemente o matchup de Greninja contra special attackers, como Heatran. Metronome é uma opção interessante para gradualmente causar mais dano contra Pokémon que tentam parar Greninja, como Magearna e Clefable, mas não possui o poder de ataque de Waterium Z.

Dicas de Uso

Tome vantagem da capacidade de Greninja de atingir uma vasta quantidade do metagame com dano super efetivo para enfraquecer cores defensivos populares que consistem de Pokémon como Heatran, Tapu Bulu e Clefable. Tente pôr Spikes em campo o mais cedo possível em switches esperadas para enfraquecer as switch-ins de Greninja durante todo o jogo, dando-lhes menos oportunidades de fazer switch in. Tente salvar o Hydro Vortex de Greninja para um cenário onde um OHKO é garantido em vez de desperdiçá-lo prematuramente no início do jogo. Devido à vasta movepool e à flexibilidade de Greninja, blefar um set de Choice Scarf pode deixar você surpreender os oponentes que acham que Greninja está Choice-locked com Hydro Vortex ou um movimento de coverage super efetivo. No entanto, o bulk de Greninja significa que ele sofre para dar switch in mesmo em golpes resistidos, então tente trazê-lo ao campo através de switches duplas previstas ou de suporte de VoltTurn.

Opções de Equipe

Devido ao número de switches forçadas por Greninja, ter um companheiro de equipe para pôr Stealth Rock em campo é muito benéfico para formar um core com a finalidade de acumular hazards. Heatran, Clefable e Landorus-T podem pôr Stealth Rock em campo de forma confiável e se encaixam nas equipes ofensivas e balanceadas em que Greninja se encontra. Pokémon que podem exercer muita pressão ofensiva e apreciam o apoio de Spikes são bons parceiros. Mega Alakazam e Mega Mawile merecem menções especiais, já que ambos valorizam os danos residuais de Spikes e possuem boa sinergia ofensiva com Greninja. Da mesma forma, atacantes poderosos, como Choice Band Zygarde e Choice Specs Tapu Lele, apreciam seus checks sendo enfraquecidos por Spikes. Toxapex para esse set com facilidade se Greninja não estiver utilizando Extrasensory, então ter Psychic- e Ground-types poderosos, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Zygarde, que podem o ameaçar como aliados é útil. Mega Alakazam e Tapu Koko ultrapassam e ameaçam dar OHKO em Greninja, então ter uma maneira de lidar com eles é crucial. Choice Scarf Landorus-T pode ultrapassar e ameaçar Mega Alakazam com U-turn e Tapu Koko com Earthquake. Mega Scizor, Landorus-T e Tapu Koko conseguem trazer Greninja ao campo com segurança, com Mega Scizor atraindo Heatran, Landorus-T atraindo Landorus-T adversários e Tapu Koko atraindo Ground-types bulky, os quais Greninja pode levar vantagem sobre.

Physical Protean

Greninja @ Fightinium Z
Ability: Protean
EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
Hasty Nature
- Low Kick
- Gunk Shot
- Ice Beam
- Spikes

Moves

Um forte Low Kick é a atração principal desse set, permitindo que Greninja surpreenda seus checks focados em Special Defense, tais como Ferrothorn, Chansey, Gastrodon e Assault Vest Magearna, quando usado em conjunto com Fightinium Z. Esse move também permite que Greninja tenha a coverage necessária para acertar Heatran, Tyranitar e Kyurem-B, enquanto causa o maior dano a Celesteela e impede Mega Gyarados de fazer setup uma vez Mega Evoluído. Gunk Shot permite a Greninja acertar Grass- e Fairy-types, como Tapu Bulu, Tangrowth e Clefable, impedindo que eles o parem com facilidade, além de possuir uma chance decente de causar poison, que pode ser útil para desgastar Pokémon como Gastrodon e Mew. Ice Beam explora as fraquezas de certos inimigos bulky, como Landorus-T, Zygarde e Zapdos. É também um move preciso que consegue 2HKO garantidos em Tornadus e Mega Latios. Spikes é utilizado no último slot para fornecer excelente suporte de equipe, enfraquecendo alvos que tocam o solo. Dig em vez de Low Kick pode ser usado com Groundium Z para permitir a Greninja conseguir um OHKO em Toxapex e Magearna, que podem tentar fazer switch in, enquanto ainda acerta Heatran, mas por ser um move não confiável, mais tarde Dig se torna uma grande desvantagem. U-turn também é uma possibilidade, pois permite a Greninja fazer pivot, explorar as switch-ins do oponente a ele e trazer os companheiros de equipe ao campo com segurança. Toxic Spikes é uma opção decente, mas sua eficácia depende inteiramente da composição do time adversário, tornando-o inconsistente.

Detalhes do Set

O investimento máximo em Attack e Speed permite a Greninja ser o mais rápido e o mais poderoso possível. Uma nature Hasty é usada em vez de Naive para aguentar melhor golpes de Pokémon como Heatran e outros Greninja e para não reduzir a quantidade de dano de Ice Beam. Protean permite a Greninja ter um aumento de STAB em cada ataque, sendo essa a razão pela qual ele é tão ameaçador de lidar. Fightinium Z permite a Greninja usar All-Out Pummeling, o qual lhe permite passar por seus checks mais facilmente. Alternativamente, Groundium Z pode ser usado com Dig para que Greninja consiga derrotar Toxapex e Magearna.

Dicas de Uso

Tente blefar estar usando Ash-Greninja pois ele é muito mais comum, e use isso para tentar derrotar as respostas típicas de Ash-Greninja usando moves de coverage. Já que Greninja é excelente em forçar switches contra inimigos como Heatran e Tornadus-T, use isso a seu favor para facilmente pôr Spikes em campo e lentamente desgastar a equipe adversária. Greninja também é capaz de derrotar a maioria dos Defoggers na tier, permitindo-lhe manter os entry hazards ativos. Não use o Z-Move de Greninja imediatamente, pois seu oponente pode fazer scout e tentar fazer pivot em torno dele; em vez disso, tente primeiro colocar seu oponente em um falso estado de segurança. Jogue agressivamente e tente fazer com que Greninja entre em campo através de switches duplas e o uso de táticas VoltTurn para maximizar sua presença ofensiva.

Opções de Equipe

Wallbreakers fortes, setup sweepers e cleaners, como Mega Alakazam, sets de Choice Band e Dragon Dance Zygarde, Swords Dance Mega Mawile, Gliscor e Shift Gear Magearna, aproveitam o suporte de Spikes que Greninja oferece, colocando seus checks dentro do alcance de seus ataques. Heatran utilitário é um ótimo parceiro de Greninja, pois é capaz de derrotar Toxapex e Mega Venusaur enquanto coloca Stealth Rock em campo, além de apreciar a habilidade de Greninja de atrair Gastrodon e derrotá-lo com All-Out Pummeling. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Landorus-T e Assault Vest Magearna, podem ajudar Greninja a entrar em campo com segurança. Usuários comuns de Choice Scarf, como Landorus-T e Kartana, são capazes de fazer seus trabalhos com muito mais eficiência quando Grass-types e outros impedimentos, tais como Tornadus-T, Clefable e Zapdos, são enfraquecidos ou removidos por Greninja. Special wallbreakers que sofrem contra Chansey, como Mega Alakazam e Mega Latios, desfrutam das capacidades de Greninja de atraí-la, visto que ela geralmente o para com facilidade. Reuniclus combina bem com as variantes Toxic Spikes de Greninja, uma vez que desgasta os Dark-types com os quais, caso contrário, teria dificuldades.

Choice Scarf

Greninja @ Choice Scarf
Ability: Protean
EVs: 176 Atk / 80 SpA / 252 Spe
Hasty / Naive Nature
- Rock Slide / Gunk Shot
- U-turn
- Ice Beam
- Spikes / Low Kick

Moves

Rock Slide permite a Greninja fazer revenge kill a sweepers perigosos, como Volcarona e Gyarados. U-turn é um ótimo move para ganhar momentum contra Pokémon que Greninja naturalmente ameaça, como Landorus-T e Heatran. Ice Beam dá OHKO em Zygarde, Landorus-T e Salamence e acerta Zapdos com mais força do que qualquer outro move desse set. Gunk Shot é preferível no último slot para acertar Tangrowth, assim como para dar OHKO em Tapu Bulu, Tapu Koko e Tapu Lele e 2HKO em Tapu Fini. Outra opção é Low Kick, que dá OHKO em Tyranitar em sua forma base e em Mega Tyranitar, além de servir como coverage contra Bisharp, Terrakion e Magnezone. Spikes também é uma opção, já que a alta Speed de Greninja normalmente lhe permite conseguir uma camada de Spikes na maioria dos jogos. Hydro Pump é uma opção alternativa que é fortalecida por rain, sendo a opção mais viável de Greninja contra Shift Gear Magearna e tendo coverage neutra decente.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed permite a Greninja bater o mais forte e o mais rápido possível. Hasty é a nature preferida para maximizar o dano de Ice Beam, enquanto permite a Greninja lidar com Ash-Greninja adversário, apesar de Naive poder ser usada para melhorar a habilidade de Greninja de lidar com outros moves prioritários. Os EVs em Special Attack são usados para dar OHKO em Kartana com Ice Beam, e os EVs restantes são colocados em Attack. Protean dá a Greninja STAB em todos os moves que usar e o torna um revenge killer eficaz.

Dicas de Uso

Dar switch in diretamente com Greninja em ataques não é recomendado, pois ele é muito frágil e se desgasta facilmente com os entry hazards. Choice Scarf Greninja é melhor utilizado como um revenge killer de Pokémon com boost, tais como Volcarona, Gyarados e Zygarde. Embora Greninja não possa realmente fazer switch in em qualquer Pokémon com boost, ele pode fazer revenge kill com o move de coverage adequado. U-turn é geralmente um move sólido para ser usado contra Pokémon que Greninja naturalmente força a sair de campo, como Landorus-T e Heatran, então use-o com frequência para ganhar momentum. Use Gunk Shot e Ice Beam em alvos como Tangrowth e Zapdos, os quais geralmente fazem check a Greninja, que podem ser ser atraídos; caso esteja usando tal move, use Low Kick contra Pokémon como Tyranitar e Bisharp.

Opções de Equipe

Esse set de Greninja não pode fazer muito contra walls, como Chansey e Skarmory; assim, wallbreakers fortes que podem aproveitar o momentum e as switches grátis que U-turn oferece, como Swords Dance Landorus-T, Mega Pinsir, Mega Medicham e Hoopa-U, são bons companheiros de equipe. Pokémon como Tapu Bulu e Ferrothorn, que apreciam a capacidade de Greninja como revenge killer de setup sweepers, também são bons parceiros, já que são iscas de setup para Volcarona e, em menor escala, para Supersonic Skystrike Gyarados. Choice Scarf Greninja também gosta de Pokémon defensivos que podem compensar suas defesas ruins, então Pokémon como Assault Vest Tangrowth, Landorus-T e Latios também são bons aliados.

Dual Hazards

Greninja @ Focus Sash
Ability: Protean
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Spikes
- Toxic Spikes
- Taunt
- Ice Beam

Moves

A Speed fenomenal de Greninja lhe permite atuar como um excelente usuário de Spikes, e ao segurar Focus Sash ele é capaz de pôr pelo menos uma camada desse hazard a cada jogo. Isso permite que seus companheiros de equipe pressionem o time adversário, graças ao dano residual causado aos inimigos na switch in. Spikes é especialmente útil contra oponentes que não têm recovery confiável, como Assault Vest Magearna, já que eles têm dificuldade em fazer switch in com Spikes em campo. Toxic Spikes, por outro lado, causa poison nos inimigos que tocam o solo na switch in e lentamente acumula dano contra equipes mais bulky que não possuem um Poison-type capaz de absorver Toxic Spikes. Alguns alvos notáveis são Tangrowth, Mew e Tapu Bulu. Taunt previne Defog de Pokémon como Mega Scizor e Mew, que de outra forma param Greninja e o impedem de pôr hazards em campo. Taunt também previne setup de Pokémon como Shift Gear Magearna e Dragon Dance Gyarados e pode até mesmo parar os usuários de hazards adversário, como Heatran e Ferrothorn, se utilizado no momento certo, embora isso venha com o risco de Greninja pôr em campo menos camadas de hazards. Ice Beam é o único ataque ofensivo de Greninja e lhe oferece coverage útil contra alguns usuários de Defog, como Zapdos e Latios, e dá OHKO em Landorus-T e Zygarde. Hidden Power Fire é utilizável no lugar de Toxic Spikes para lidar com Swords Dance Mega Scizor, normalmente uma grande ameaça a hyper offense. Gunk Shot é uma opção em vez de Ice Beam para surpreender Taunt Tapu Koko e não o deixar impedir Spikes e também para acertar Tapu Fini com dano super efetivo.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed com uma nature Timid dá a Greninja o máximo de Speed possível, superando notavelmente Latios, Kartana e Garchomp. Investimento máximo em Special Attack impulsiona o Ice Beam de Greninja para uma chance de conseguir um OHKO em Zapdos após dano de Stealth Rock e causa dano geral decente. Uma nature Jolly ao lado do investimento máximo em Attack deve ser usada caso opte por Gunk Shot. Focus Sash é necessário para que Greninja sobreviva a qualquer golpe com 1 HP, garantindo assim pelo menos uma camada de Spikes ou Toxic Spikes por jogo. Protean é a melhor ability para esse set, pois dá ao Ice Beam o impulso de STAB necessário e pode até forçar jogos mentais com Spikes.

Dicas de Uso

Greninja faz um ótimo trabalho ao utilizar Spikes no early-game contra times ofensivos e ao longo da partida contra balance. Quando usado em offense, Greninja deve ou dar lead ou ser enviado ao campo após o usuário de Stealth Rock para pôr em campo o máximo possível de Spikes e Toxic Spikes e então desmaiar. A fim de maximizar a quantidade de hazards que ele usa em um jogo, Greninja deve tentar entrar em campo contra Pokémon passivos ou contra Pokémon que ele força a sair de campo, como Celesteela, Toxapex e Landorus-T. Se o oponente não tiver uma absorvedor de Toxic Spikes, como Toxapex ou Mega Venusaur, e a maioria do time oponente for vulnerável ao hazard, Greninja deve priorizar o uso de Toxic Spikes em vez de Spikes, embora deva tentar pôr em campo ambos, se possível. Se o oponente enviar um usuário de Defog que não tenha medo de Ice Beam, como Mega Scizor ou Mew, Greninja deve fazer uso de Taunt para evitar que eles removam os hazards mesmo que acabe se sacrificando no processo, embora as equipes balance possam proporcionar a switch de Greninja e encontrar outra oportunidade para pôr hazards em campo.

Opções de Equipe

Outro suicide lead com Stealth Rock, como Focus Sash Excadrill ou Landorus-T, complementam Greninja e formam um core mortal de hazard duplo com ele. Alternativamente, outros usuários de Stealth Rock, como Landorus-T defensivo e Clefable, combinam bem com Greninja em equipes mais bulky, onde ele brilha devido à sua capacidade de fazer pivot e pôr hazards em campo várias vezes contra equipes balance. Esse set é excelente quando combinado com companheiros de equipe que podem aplicar pressão ofensiva sobre a equipe adversária e impedir que os membros dela se livrem dos hazards, ou companheiros de equipe que podem tirar proveito do Defog adversário para fazer setup. Wallbreakers, como Choice Specs Tapu Lele, e sweepers, como Swords Dance Scizor e Mimikyu, podem cumprir esse papel e são ótimos em offense, tendo uma boa sinergia com Spikes, já que alguns de seus checks, como Assault Vest Magearna e Toxapex, são suscetíveis a esse hazard. Substitute + Protect Zygarde merece uma menção especial, pois é capaz de forçar seus counters, como Tangrowth e Tapu Bulu, a receber dano de Toxic Spikes repetidamente com a combinação de Substitute e Protect até que estejam ao alcance de seus ataques. Outros setup sweepers bulky, como Shift Gear Calm Mind Magearna e Dragon Dance Mega Gyarados, também apreciam Spikes e podem acumular dano de poison graças às diversas switches que forçam.

Outras Opções

Hidden Power Electric é uma opção para acertar Gyarados e Mantine. Z-Happy Hour Greninja pode servir como um sweeper ameaçador, mas sofre de falta de viabilidade por causa da fragilidade e falta de coverage de Greninja ao usá-lo.

Checks e Counters

Switch-ins Dependentes do Set: Greninja não tem verdadeiras switch-ins garantidas por causa de sua ampla movepool. Visto que é limitado a quatro opções de moves, Greninja pode receber counter ou check de forma defensiva se não estiver utilizando o moveset ou move apropriado. Toxapex e Mega Venusaur podem parar Greninja se ele não tiver Extrasensory; Chansey pode parar Greninja se não for focado em Attack e estiver utilizando Low Kick; Ferrothorn é uma boa resposta para aqueles que não possuem Hidden Power Fire; e Gastrodon irá parar completamente aqueles que não possuírem Hidden Power Grass. Assault Vest Magearna evita o 2HKO de todos os moves de Greninja, mas é facilmente enfraquecida devido à sua falta de recovery. Keldeo, enquanto propenso a desgaste e dano residual, pode irritar Greninja sem Extrasensory. O enorme stat de HP de Alomomola lhe permite evitar o 2HKO da maioria dos moves de coverage de Greninja, temendo apenas os raros Hidden Power Grass e Electric.

Revenge Killers Naturalmente Mais Rápidos: Mega Alakazam, Tapu Koko, Mega Manectric, Mega Lopunny e Weavile ultrapassam Greninja com Speed máxima e podem ameaçá-lo dependendo de seu tipo atual.

Usuários de Choice Scarf Poderosos: Garchomp, Keldeo e Latios possuem o poder inato de conseguirem um OHKO em Greninja sem um item impulsionador e com uma nature ofensiva neutra.

Créditos

 
Last edited:
Adicionar ou corrigir remover (comentários)

Visão Geral

Greninja, cortesia de sua Speed tier estelar e de sua incrível capacidade ability em Protean, é uma das principais ameaças ofensivas do metagame de OverUsed, já que é sendo mais do que capaz de pressionar equipes mais velozes, mais ofensivas e construções mais volumosas bulky. Sua movepool expansiva ampla é um importante fator contribuinte para sua potência como uma força ofensiva também:, (remover dois pontos e adicionar vírgula) pois devido ao porque tem um número tão alto número de opções de movimento disponíveis, ele pode contornar possíveis counters e checks defensivos e deixar o oponente adivinhando tentando adivinhar seu set no Team Preview. Além disso, Greninja é um dos poucos usuários viáveis de Spikes e Toxic Spikes, que é um usuário estelar sendo excepcional nessa função. Greninja só fica aquém de lado quando se trata de bulk, o que o torna incapaz de fazer repetições repetidamente receber golpes até mesmo resistidos, e da incapacidade de executar utilizar todos os movimentos moves de coverage em um set.

Special Protean Especialmente Baseado

Greninja @ Waterium Z
Ability: Protean
EVs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Ice Beam
- Hidden Power [Fire]
- Spikes

Moves

Hydro Pump é o melhor move de Greninja para acertar Rock- e Fire-types, tais como Tyranitar, Heatran e Volcarona, para com a maior quantidade de dano nesse set. Ice Beam é a maneira mais confiável de atacar Ground- e Grass-types, tais como Landorus T, Zygarde, Tapu Bulu e Tangrowth, por com uma quantidade significativa de dano, além de derrotar Tornadus-T e Zapdos, dois usuários comuns de Defog. Além disso, Ice Beam permite a Greninja derrotar Mega Latias e Mega Latios, os quais aguentam confortavelmente qualquer outro move special que Greninja possui com exceção de Dark Pulse. Hidden Power Fire permite a Greninja destruir bater em Steel-types, como Ferrothorn e Assault Vest Magearna, dois Pokémon comuns usados para fazer check em Greninja a ele. Hidden Power Fire também garante que Greninja derrote Mega Scizor sem ter que gastar seu Z-Move ou confiar na precisão accuracy de Hydro Pump. Spikes é um movimento move de ótima utilidade devido ao número de switches forçadas por Greninja, além da capacidade dele de Greninja derrotar usuários comuns de Defog; Spikes também enfraquece algumas de suas comuns switch-ins, tais como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Alternativamente, Gunk Shot é útil para acertar Grass-types que tentam fazer pivot em Greninja, como Tapu Bulu e Tangrowth, que tentam fazer pivot em Greninja com uma boa quantidade de dano, e Fairy-types, como Clefable e Tapu Lele, para causar uma alta a maior quantidade de dano de qualquer movimento nesse move desse set se Greninja já usou tiver usado seu Waterium Z. U-turn pode ser usado para facilitar as previsão previsões e ganhar momentum contra qualquer coisa que tente fazer switch para in em Greninja. Extransensory permite a Greninja derrotar Toxapex, um dos maiores counters mais difíceis do jogo desse set, com a ajuda de Metronome. Por último, Dark Pulse combina muito bem com Metronome, permitindo a Greninja exercitar-se através de usuários passar por Psychic-types usuários de Calm Mind, como Reuniclus e Mega Latias.

Detalhes do Set

Waterium Z é usado para conseguir um ataque potente de uso único a fim de garantir o OHKO em Pokémon como Tornadus-T após dano de Stealth Rock e Mega Mawile, além de garantir que Clefable seja derrotada por Hydro Vortex + Hydro Pump. Se estiver executando usando Gunk Shot, uma nature Hasty deve ser usada em vez de uma nature Naive, (remover vírgula) para melhorar levemente o ataque matchup de Greninja contra special attackers, como Heatran. Metronome é uma opção interessante para gradualmente causar dano mais alto contra Pokémon que tentam atacar Greninja, como Magearna e Clefable, mas não possui o poder de ataque de Waterium Z.

Dicas de Uso

Tome vantagem da capacidade de Greninja de atingir uma vasta maioria do metagame com dano super efetivo para enfraquecer cores defensivos populares que consistem de Pokémon como Heatran, Tapu Bulu e Clefable. Tente pôr Spikes em campo o mais cedo possível em switches esperadas para enfraquecer as switch-ins de Greninja durante todo o jogo, dando-lhes menos oportunidades de fazer switch in. Tente salvar o Hydro Vortex de Greninja para um cenário onde um OHKO é garantido em vez de desperdiçá-lo prematuramente no início do jogo. Devido ao vasto à vasta movepool e à flexibilidade de Greninja, blefar um set de Choice Scarf pode deixar você surpreender os oponentes que acham que o Greninja tem está Choice-locked com o Hydro Vortex ou um movimento super efetivo de coverage. No entanto, o bulk de Greninja significa que ele se esforça sofre para entrar dar switch in mesmo em hits golpes resistidos, então tente trazê-lo para os ao campo através de switches duplos previstos duplas previstas ou através do de suporte de VoltTurn.

Opções de Equipe

Devido ao número de switches forçadas por Greninja, ter um companheiro de equipe para pôr Stealth Rock em campo é muito benéfico para formar um core para com a finalidade de acumular hazards. Heatran, Clefable e Landorus-T podem pôr Stealth Rock em campo de forma conviável confiável e se encaixarem encaixam nas equipes ofensivas e equilibradas balanceadas em que Greninja se encontra. Pokémon que podem exercer muita pressão ofensiva e apreciam o apoio de Spikes se tornam são bons parceiros. Mega Alakazam e Mega Mawile merecem menções especiais, já que ambos valorizam os danos residuais de Spikes e possuem boa sinergia ofensiva com Greninja. Da mesma forma, atacantes poderosos, como Choice Band Zygarde e Choice Specs Tapu Lele, (adicionar vírgula) apreciam seus checks sendo enfraquecidos por Spikes. Toxapex anula para esse set com facilidade se Greninja não estiver executando utilizando Extrasensory, então ter Psychic- e Ground-types potentes, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Zygarde, (adicionar vírgula) que podem ameaçá-lo o ameaçar (pronome relativo pede próclise) como aliados é útil. Mega Alakazam e Tapu Koko ultrapassam e ameaçam o OHKO em Greninja, então ter uma maneira de lidar com eles é crucial. Choice Scarf Landorus-T pode ultrapassar e ameaçar Mega Alakazam com U-turn e Tapu Koko com Earthquake. Mega Scizor, Landorus-T e Tapu Koko podem atacar conseguem trazer Greninja ao campo com segurança, com Mega Scizor atraindo Heatran, Landorus-T atraindo o oposto Landorus-T adversário e Tapu Koko atraindo-se em Ground-types bulky, os quais Greninja pode levar vantagem sobre.

Physical Protean Fisicamente Baseado

Greninja @ Fightinium Z
Ability: Protean
EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
Hasty Nature
- Low Kick
- Gunk Shot
- Ice Beam
- Spikes

Moves

Um forte Low Kick é a atração principal desse set, permitindo que Greninja surpreenda seus checks especialmente defensivos focados em Special Defense, tais como Ferrothorn, Chansey, Gastrodon e Assault Vest Magearna, quando usado em conjunto com Fightinium Z. Ele Esse move também permite que Greninja tenha a coverage necessária para acertar Heatran, Tyranitar e Kyurem-B, ao mesmo tempo em que enquanto causa o maior dano a Celesteela e impede Mega Gyarados de fazer setup uma vez Mega Evoluído. Gunk Shot permite a Greninja acertar Grass- e Fairy-types, tais como Tapu Bulu, Tangrowth e Clefable, impedindo que eles o parem com facilidade., (adicionar vírgula) Ele também tem além de possuir uma chance de envenenamento causar poison decente, que pode ser útil para desgastar os gostos de (é a segunda análise que você traduz "the likes of" como os gostos de, sendo que isso nem faz sentido em português...) Pokémon como Gastrodon e Mew. Ice Beam explora as fraquezas de certos inimigos bulky, como Landorus-T, Zygarde e Zapdos. É também uma jogada precisa que marca consegue 2HKO garantidos em Tornadus e Mega Latios. Spikes é utilizado no último slot para fornecer excelente suporte de equipe, enfraquecendo alvos aterrados que tocam o solo. Dig em vez de Low Kick pode ser usado com Groundium Z para permitir a Greninja conseguir um OHKO em Toxapex e Magearna, (adicionar vírgula) que podem tentar fazer switch in, enquanto ainda acertam acerta Heatran, mas Dig sendo um movimento por ser um move não confiável, (adicionar vírgula) mais tarde Dig se torna uma grande desvantagem. U-turn também é uma possibilidade, pois permite a Greninja fazer pivot, explorar as switch-ins do oponente com Greninja a ele e trazer os companheiros de equipe ao campo com segurança. Toxic Spikes é uma opção decente, mas sua eficácia depende inteiramente da composição do time adversário, tornando-o inconsistente.

Detalhes do Set

O investimento máximo em Attack e Speed permite a Greninja ser o mais rápido e o mais poderoso possível, ao mesmo tempo em que acerta o máximo possível. Uma nature Hasty é usada sobre uma nature em vez de Naive para melhor acertar os hits dos gostos de (< de novo) aguentar melhor golpes de Pokémon como Heatran e outro Greninja e para não reduzir a produção quantidade de dano do de Ice Beam. Protean permite a Greninja ter um aumento de STAB em cada ataque, e é isso que o torna sendo essa a razão pela qual ele é tão ameaçador de lidar. Fightinium Z permite a Greninja usar All-Out Pummeling, na qual o qual lhe permite que ele ultrapasse passar por seus checks mais facilmente. Alternativamente, Groundium Z pode ser usado com Dig para deixar que Greninja KO consiga derrotar Toxapex e Magearna.

Dicas de Uso

Tente blefar usando Ash-Greninja porque é muito mais comum, e use isso para tentar derrotar as respostas típicas de Ash-Greninja usando movimentos moves de coverage. Já que Greninja é excelente em forçar switches contra inimigos, (remover vírgula) como Heatran e Tornadus-T, use isso a seu favor para facilmente pôr Spikes em campo e lentamente desgastar a equipe adversária. Greninja também é capaz de derrotar a maioria dos Defoggers na tier, mantendo permitindo-lhe manter os entry hazards ativos. Não use o Z-Move de Greninja imediatamente, pois seu oponente pode procurá-lo fazer scout e tentar fazer pivot em torno dele; em vez disso, tente primeiro colocar seu oponente em um falso estado de segurança. Jogue agressivamente e tente fazer com o que Greninja seja ativado entre em campo através de switches duplas e o uso de táticas VoltTurn para maximizar sua presença ofensiva.

Opções de Equipe

Fortes wallbreakers, setup sweepers e limpadores cleaners, como Mega Alakazam, sets de Choice Band e Dragon Dance Zygarde sets, Swords Dance Mega Mawile, (adicionar vírgula) e Gliscor, (remover vírgula) e Shift Gear Magearna, (adicionar vírgula) todos aproveitam o suporte de Spikes que Greninja oferece, na qual colocando seus checks dentro do alcance de seus ataques. Utility Heatran é um ótimo parceiro de Greninja, pois é capaz de derrotar Toxapex e Mega Venusaur enquanto pôe Stealth Rock em campo, e também curte além de apreciar a habilidade de Greninja de atrair Gastrodon e derrotá-lo com All-Out Pummeling. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Landorus-T e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) podem ajudar Greninja a entrar em campo com segurança. Usuários comuns de Choice Scarf, como Landorus-T e Kartana, são capazes de limpar fazer seus trabalhos com muito mais eficiência quando Grass-types e outros roadblockers impedimentos, tais como Tornadus-T, Clefable e Zapdos, são enfraquecidos ou removidos pelo por Greninja. Special wallbreakers que lutam com sofrem contra Chansey, como Mega Alakazam e Mega Latios, desfrutam das capacidades de atração de Greninja de atraí-la, como Chansey visto que ela geralmente teme pouco com isso o para com facilidade. Reuniclus combina bem com as variantes Toxic Spikes de Greninja, uma vez que desgasta os Dark-types com os quais, (adicionar vírgula) caso contrário, o Reuniclus de outra forma lutaria teria dificuldades.

Choice Scarf

Greninja @ Choice Scarf
Ability: Protean
EVs: 176 Atk / 80 SpA / 252 Spe
Hasty / Naive
- Rock Slide / Gunk Shot
- U-turn
- Ice Beam
- Spikes / Low Kick

Moves

Rock Slide permite a Greninja fazer revenge kill em a sweepers perigosos, como Volcarona e Gyarados. U-turn é um ótimo movimento move para ganhar momentum no contra Pokémon que Greninja naturalmente ameaça, como Landorus-T e Heatran. Ice Beam dá OHKO em Zygarde, Landorus-T e Salamence e acerta Zapdos com mais força do que qualquer outro movimento no move desse set. Gunk Shot é o preferido preferível no último slot para acertar Tangrowth, assim como para dar OHKO em Tapu Bulu, Tapu Koko e Tapu Lele e 2HKO em Tapu Fini. Outra opção é Low Kick, que oferece OHKO em regular que dá OHKO em Tyranitar em sua forma base e em Mega Tyranitar, bem como faz além de servir como coverage contra Bisharp, Terrakion e Magnezone. Spikes também é uma opção, já que a alta velocidade Speed de Greninja normalmente lhe permite que ele consiga conseguir uma camada de Spikes na maioria dos jogos. Hydro Pump é uma opção alternativa que é impulsionada por rain, é sendo a opção mais viável de Greninja contra Shift Gear Magearna e tem tendo coverage neutra decente.

Detalhes do Set

O investimo na Investimento máximo em Speed permite a Greninja acertar bater o mais forte e o mais rápido possível. Hasty é a nature preferida para maximizar a produção de o dano de Ice Beam, (AC) enquanto deixa permite a Greninja lidar com Ash-Greninja adversário, apesar de Naive poder ser usada para melhorar a habilidade de Greninja em de lidar com outros movimentos moves prioritários. Os EVs ganhos em Special Attack são usados para dar OHKO em Kartana com Ice Beam, e os EVs restantes são colocados em Attack. Protean dá ao a Greninja STAB em todos os movimentos moves que ele usar e o torna um revenge killer eficaz.

Dicas de Uso

Rígidas switches Dar switch in diretamente com Greninja em ataques não é recomendado, pois ele é muito frágil e se desgasta facilmente com os entry hazards. Choice Scarf Greninja é melhor utilizado como um revenge killer de Pokémon com boost, tais como Volcarona, Gyarados e Zygarde. Enquanto Embora Greninja não pode possa realmente fazer switch in em qualquer Pokémon com boost, ele pode fazer revenge kill com o movimento move de coverage adequada adequado. U-turn é geralmente um movimento move sólido para ser usado contra o Pokémon que ele Greninja naturalmente força a sair de campo, como Landorus-T e Heatran, então use-o com frequência para ganhar força momentum. Use Gunk Shot e Ice Beam em alvos como Tangrowth e Zapdos, que os quais geralmente fazem check em a Greninja, podendo que podem ser ser atraídos; use Low Kick contra Pokémon como Tyranitar e Bisharp.

Opções de Equipe

Esse set de Greninja não pode fazer muito contra walls, como Chansey e Skarmory; assim, fortes wallbreakers que podem aproveitar o momentum e os as switches grátis que o U-turn oferece, como Swords Dance Landorus-T, Mega Pinsir, Mega Medicham e Hoopa-U, são bons companheiros de equipe. Pokémon como Tapu Bulu e Ferrothorn, que apreciam a habilidade de Greninja de como revenge killer, também são bons companheiros de equipe parceiros, já que são iscas de setup para Volcarona e, em menor escala, para Supersonic Skystrike Gyarados. Choice Scarf Greninja também gosta de Pokémon defensivos que podem compensar suas defesas sem brilho, então Pokémon como Assault Vest Tangrowth, Landorus-T e Latios também são bons companheiros de equipe aliados.

Dual Hazards

Greninja @ Focus Sash
Ability: Protean
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Spikes
- Toxic Spikes
- Taunt
- Ice Beam

Moves

A velocidade explosiva Speed fenomenal de Greninja lhe permite atuar que ele atue como um excelente usuário de Spikes, e ao segurar Focus Sash ele é capaz de pôr pelo menos uma camada desse hazard a cada jogo. Isso permite que seus companheiros de equipe pressionem o time adversário, graças ao dano residual causado aos inimigos na switch-in (remover hífen). Spikes é especialmente útil contra inimigos que não têm uma recuperação recovery confiável, como AV Assault Vest Magearna, já que eles têm dificuldade em fazer switch in com Spikes em campo. Toxic Spikes, por outro lado, envenenam inimigos aterrados causa poison nos inimigos que tocam o solo na switch in e lentamente causam acumula dano a contra equipes mais volumosas buklky que não possuem um Poison-type aterrado capaz de absorver Toxic Spikes. Alguns alvos notáveis são Tangrowth, Mew e Tapu Bulu. Taunt previne Defog contra os gostos (< de novo) de Pokémon como Mega Scizor e Mew, que de outra forma protege o param Greninja e o impedem de pôr hazards em campo. Taunt também previne setup dos gostos (< outra vez) de Shift Gear Magearna e Dragon Dance Gyarados e pode até mesmo parar os usuários de hazards adversário, opostos de usuários como Heatran e Ferrothorn, (adicionar vírgula) se cronometrados corretamente utilizado no momento certo, embora isso corra venha com o risco de Greninja pôr em campo menos camadas de hazards. Ice Beam é o único ataque ofensivo do de Greninja e oferece ao Greninja lhe oferece coverage útil contra alguns usuários de Defog, como Zapdos e Latios, e dá OHKO em Landorus-T e Zygarde. Hidden Power Fire é utilizável sobre no lugar de Toxic Spikes para lidar com Swords Dance Mega Scizor, normalmente uma grande ameaça a hyper offense. Gunk Shot é uma opção em vez de Ice Beam para surpreender Taunt Tapu Koko e impedir que isso previna não o deixar impedir Spikes e também para acertar Tapu Fini com dano super efetivo.

Detalhes do Set

Investimento máximo na em Speed com uma nature Timid dá ao a Greninja o máximo de velocidade Speed possível, superando notadamente notavelmente Latios, Kartana e Garchomp. Investimento máximo no em Special Attack impulsiona o Ice Beam de Greninja para uma chance de conseguir um OHKO em Zapdos após dano de Stealth Rock e causa dano geral decente. Uma nature Jolly ao lado do investimento máximo no em Attack deve ser usada em vez de executar caso opte por Gunk Shot. Focus Sash é necessário para que Greninja sobreviva a qualquer golpe com 1 HP, garantindo assim pelo menos uma camada de Spikes ou Toxic Spikes por jogo. Protean é a melhor ability para esse set, pois dá ao Ice Beam o impulso de STAB necessário e pode até forçar os jogos mentais com Spikes.

Dicas de Uso

Greninja faz um ótimo trabalho ao definir utilizar Spikes no early-game em contra times ofensivos e ao longo de uma da partida contra balance. Quando usado no ataque em offense, Greninja deve ou ser conduzido dar lead e usar ou ser enviado ao campo após o usuário de Stealth Rock para pôr em campo o máximo possível de Spikes e Toxic Spikes e então desmaiar. A fim de maximizar a quantidade de hazards que ele cria usa em um jogo, Greninja deve tentar entrar em campo contra Pokémon passivos ou contra Pokémon que forçam-o o forçam a sair de campo, como Celesteela, Toxapex e Landorus-T. Se o oponente não tiver uma absorvedor de Toxic Spikes, como Toxapex ou Mega Venusaur, (adicionar vírgula) e a maioria do time oponente estiver for vulnerável ao hazard, Greninja deve priorizar o setup uso de Toxic Spikes em vez de Spikes, embora deva tentar pôr em campo ambos, se possível. Se o oponente enviar um usuário de Defog que não tenha medo de Ice Beam, como Mega Scizor ou Mew, Greninja deve fazer uso de Taunt para evitar que eles removam os hazards mesmo se Greninja se sacrificar que acabe se sacrificando no processo, embora as equipes balance possam proporcionar a switch de Greninja e encontrar outra oportunidade para pôr hazards em campo.

Opções de Equipe

Outro suicide lead com Stealth Rock, como Focus Sash Excadrill ou Landorus-T, (adicionar vírgula) complementam Greninja e formam um core mortal de hazard duplo com ele. Alternativamente, outros usuários de Stealth Rock, como Landorus-T defensivo e Clefable, combinam bem com Greninja em equipes mais volumosas bulky, onde ele brilha devido à sua capacidade de fazer pivot e pôr hazards em campo várias vezes contra equipes balance. Esse set é excelente quando combinado com companheiros de equipe que podem aplicar pressão ofensiva sobre a equipe adversária e impedir que os membros dela se livrem dos hazards, ou companheiros de equipe que podem tirar proveito do Defog adversário para fazer setup. Wallbreakers, como Choice Specs Tapu Lele, (adicionar vírgula) e sweepers, como Swords Dance Scizor e Mimikyu, (adicionar vírgula) podem cumprir esse papel e são ótimos no ataque em offense (offense aqui é o estilo de jogo), e eles têm tendo uma boa sinergia com Spikes, já que alguns de seus checks, como Assault Vest Magearna e Toxapex, (adicionar vírgula) são aterrados suscetíveis a hazards. Substitute + Protect Zygarde merece uma menção especial, pois é capaz de forçar seus counters, como Tangrowth e Tapu Bulu, (adicionar vírgula) a receber dano de Toxic Spikes repetidamente com a combinação de Substitute e Protect até que estejam ao alcance de seus ataques. Outros setup sweepers bulky, como Shift Gear Calm Mind Magearna e Dragon Dance Mega Gyarados, (adicionar vírgula) também apreciam Spikes e podem acumular dano de poison graças aos as muitos switches que eles forçam.

Outras Opções

Hidden Power Electric é uma opção para acertar Gyarados e Mantine. Z-Happy Hour Greninja pode servir como um sweeper ameaçador, mas sofre de falta de viabilidade por causa da fragilidade e falta de coverage de Greninja ao usá-lo. O item Metronome pode ser usado sobre um no lugar de Life Orb ou um Expert Belt; no entanto, você frequentemente estará aproveitando a coverage estelar de Greninja, por isso é geralmente difícil de utilizar.

Checks e Counters

Switch-ins Dependentes do Set: Greninja não tem verdadeiras switch-ins garantidas por causa de sua expansiva ampla movepool. Dado que é limitado a quatro jogadas Visto que é limitado a quatro opções de moves, Greninja pode ser anulado receber counter ou receber check de forma defensiva se Greninja não estiver carregando o apropriado utilizando o moveset ou movimento move apropriado. Toxapex e Mega Venusaur podem atacar parar Greninja se ele não tiver Extrasensory; Chansey pode atacar parar Greninja se não estiver fisicamente baseado for focado em Attack e estiver utilizando e executando Low Kick; Ferrothorn é uma boa resposta para aqueles que não possuem Hidden Power Fire; e Gastrodon irá parar completamente aqueles que não possuírem Hidden Power Grass. Assault Vest Magearna evita o 2HKO de todos os movimentos moves de Greninja, mas é facilmente desgastado devido à sua falta de recuperação recovery. Keldeo, enquanto propenso a desgaste e dano residual e chip damage, pode irritar Greninja em falta de sem Extrasensory. O enorme stat de HP de Alomomola lhe permite evitar o 2HKO da maioria de seus movimentos dos moves de coverage de Greninja, temendo apenas os raros Hidden Power Grass e Electric.

Revenge Killers Naturalmente Mais Rápidos: Mega Alakazam, Tapu Koko, Mega Manectric, Mega Lopunny e Weavile superam o máximo de velocidade de ultrapassam Greninja com Speed máxima e podem ameaçá-lo dependendo de seu tipo atual.

Usuários de Choice Scarf Poderosos: Garchomp, Keldeo e Latios, todos possuem o poder inato de conseguirem um OHKO em Greninja sem um item impulsionador e com uma nature de ataque ofensiva neutra.

Créditos

 
Last edited:
Adicionar ou corrigir remover (comentários)

Visão Geral

Greninja, cortesia de sua Speed tier estelar e de sua incrível capacidade ability em Protean, é uma das principais ameaças ofensivas do metagame de OverUsed, já que é sendo mais do que capaz de pressionar equipes mais velozes, mais ofensivas e construções mais volumosas bulky. Sua movepool expansiva ampla é um importante fator contribuinte para sua potência como uma força ofensiva também:, (remover dois pontos e adicionar vírgula) pois devido ao porque tem um número tão alto número de opções de movimento disponíveis, ele pode contornar possíveis counters e checks defensivos e deixar o oponente adivinhando tentando adivinhar seu set no Team Preview. Além disso, Greninja é um dos poucos usuários viáveis de Spikes e Toxic Spikes, que é um usuário estelar sendo excepcional nessa função. Greninja só fica aquém de lado quando se trata de bulk, o que o torna incapaz de fazer repetições repetidamente receber golpes até mesmo resistidos, e da incapacidade de executar utilizar todos os movimentos moves de coverage em um set.

Special Protean Especialmente Baseado

Greninja @ Waterium Z
Ability: Protean
EVs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Ice Beam
- Hidden Power [Fire]
- Spikes

Moves

Hydro Pump é o melhor move de Greninja para acertar Rock- e Fire-types, tais como Tyranitar, Heatran e Volcarona, para com a maior quantidade de dano nesse set. Ice Beam é a maneira mais confiável de atacar Ground- e Grass-types, tais como Landorus T, Zygarde, Tapu Bulu e Tangrowth, por com uma quantidade significativa de dano, além de derrotar Tornadus-T e Zapdos, dois usuários comuns de Defog. Além disso, Ice Beam permite a Greninja derrotar Mega Latias e Mega Latios, os quais aguentam confortavelmente qualquer outro move special que Greninja possui com exceção de Dark Pulse. Hidden Power Fire permite a Greninja destruir bater em Steel-types, como Ferrothorn e Assault Vest Magearna, dois Pokémon comuns usados para fazer check em Greninja a ele. Hidden Power Fire também garante que Greninja derrote Mega Scizor sem ter que gastar seu Z-Move ou confiar na precisão accuracy de Hydro Pump. Spikes é um movimento move de ótima utilidade devido ao número de switches forçadas por Greninja, além da capacidade dele de Greninja derrotar usuários comuns de Defog; Spikes também enfraquece algumas de suas comuns switch-ins, tais como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Alternativamente, Gunk Shot é útil para acertar Grass-types que tentam fazer pivot em Greninja, como Tapu Bulu e Tangrowth, que tentam fazer pivot em Greninja com uma boa quantidade de dano, e Fairy-types, como Clefable e Tapu Lele, para causar uma alta a maior quantidade de dano de qualquer movimento nesse move desse set se Greninja já usou tiver usado seu Waterium Z. U-turn pode ser usado para facilitar as previsão previsões e ganhar momentum contra qualquer coisa que tente fazer switch para in em Greninja. Extransensory permite a Greninja derrotar Toxapex, um dos maiores counters mais difíceis do jogo desse set, com a ajuda de Metronome. Por último, Dark Pulse combina muito bem com Metronome, permitindo a Greninja exercitar-se através de usuários passar por Psychic-types usuários de Calm Mind, como Reuniclus e Mega Latias.

Detalhes do Set

Waterium Z é usado para conseguir um ataque potente de uso único a fim de garantir o OHKO em Pokémon como Tornadus-T após dano de Stealth Rock e Mega Mawile, além de garantir que Clefable seja derrotada por Hydro Vortex + Hydro Pump. Se estiver executando usando Gunk Shot, uma nature Hasty deve ser usada em vez de uma nature Naive, (remover vírgula) para melhorar levemente o ataque matchup de Greninja contra special attackers, como Heatran. Metronome é uma opção interessante para gradualmente causar dano mais alto contra Pokémon que tentam atacar Greninja, como Magearna e Clefable, mas não possui o poder de ataque de Waterium Z.

Dicas de Uso

Tome vantagem da capacidade de Greninja de atingir uma vasta maioria do metagame com dano super efetivo para enfraquecer cores defensivos populares que consistem de Pokémon como Heatran, Tapu Bulu e Clefable. Tente pôr Spikes em campo o mais cedo possível em switches esperadas para enfraquecer as switch-ins de Greninja durante todo o jogo, dando-lhes menos oportunidades de fazer switch in. Tente salvar o Hydro Vortex de Greninja para um cenário onde um OHKO é garantido em vez de desperdiçá-lo prematuramente no início do jogo. Devido ao vasto à vasta movepool e à flexibilidade de Greninja, blefar um set de Choice Scarf pode deixar você surpreender os oponentes que acham que o Greninja tem está Choice-locked com o Hydro Vortex ou um movimento super efetivo de coverage. No entanto, o bulk de Greninja significa que ele se esforça sofre para entrar dar switch in mesmo em hits golpes resistidos, então tente trazê-lo para os ao campo através de switches duplos previstos duplas previstas ou através do de suporte de VoltTurn.

Opções de Equipe

Devido ao número de switches forçadas por Greninja, ter um companheiro de equipe para pôr Stealth Rock em campo é muito benéfico para formar um core para com a finalidade de acumular hazards. Heatran, Clefable e Landorus-T podem pôr Stealth Rock em campo de forma conviável confiável e se encaixarem encaixam nas equipes ofensivas e equilibradas balanceadas em que Greninja se encontra. Pokémon que podem exercer muita pressão ofensiva e apreciam o apoio de Spikes se tornam são bons parceiros. Mega Alakazam e Mega Mawile merecem menções especiais, já que ambos valorizam os danos residuais de Spikes e possuem boa sinergia ofensiva com Greninja. Da mesma forma, atacantes poderosos, como Choice Band Zygarde e Choice Specs Tapu Lele, (adicionar vírgula) apreciam seus checks sendo enfraquecidos por Spikes. Toxapex anula para esse set com facilidade se Greninja não estiver executando utilizando Extrasensory, então ter Psychic- e Ground-types potentes, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Zygarde, (adicionar vírgula) que podem ameaçá-lo o ameaçar (pronome relativo pede próclise) como aliados é útil. Mega Alakazam e Tapu Koko ultrapassam e ameaçam o OHKO em Greninja, então ter uma maneira de lidar com eles é crucial. Choice Scarf Landorus-T pode ultrapassar e ameaçar Mega Alakazam com U-turn e Tapu Koko com Earthquake. Mega Scizor, Landorus-T e Tapu Koko podem atacar conseguem trazer Greninja ao campo com segurança, com Mega Scizor atraindo Heatran, Landorus-T atraindo o oposto Landorus-T adversário e Tapu Koko atraindo-se em Ground-types bulky, os quais Greninja pode levar vantagem sobre.

Physical Protean Fisicamente Baseado

Greninja @ Fightinium Z
Ability: Protean
EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
Hasty Nature
- Low Kick
- Gunk Shot
- Ice Beam
- Spikes

Moves

Um forte Low Kick é a atração principal desse set, permitindo que Greninja surpreenda seus checks especialmente defensivos focados em Special Defense, tais como Ferrothorn, Chansey, Gastrodon e Assault Vest Magearna, quando usado em conjunto com Fightinium Z. Ele Esse move também permite que Greninja tenha a coverage necessária para acertar Heatran, Tyranitar e Kyurem-B, ao mesmo tempo em que enquanto causa o maior dano a Celesteela e impede Mega Gyarados de fazer setup uma vez Mega Evoluído. Gunk Shot permite a Greninja acertar Grass- e Fairy-types, tais como Tapu Bulu, Tangrowth e Clefable, impedindo que eles o parem com facilidade., (adicionar vírgula) Ele também tem além de possuir uma chance de envenenamento causar poison decente, que pode ser útil para desgastar os gostos de (é a segunda análise que você traduz "the likes of" como os gostos de, sendo que isso nem faz sentido em português...) Pokémon como Gastrodon e Mew. Ice Beam explora as fraquezas de certos inimigos bulky, como Landorus-T, Zygarde e Zapdos. É também uma jogada precisa que marca consegue 2HKO garantidos em Tornadus e Mega Latios. Spikes é utilizado no último slot para fornecer excelente suporte de equipe, enfraquecendo alvos aterrados que tocam o solo. Dig em vez de Low Kick pode ser usado com Groundium Z para permitir a Greninja conseguir um OHKO em Toxapex e Magearna, (adicionar vírgula) que podem tentar fazer switch in, enquanto ainda acertam acerta Heatran, mas Dig sendo um movimento por ser um move não confiável, (adicionar vírgula) mais tarde Dig se torna uma grande desvantagem. U-turn também é uma possibilidade, pois permite a Greninja fazer pivot, explorar as switch-ins do oponente com Greninja a ele e trazer os companheiros de equipe ao campo com segurança. Toxic Spikes é uma opção decente, mas sua eficácia depende inteiramente da composição do time adversário, tornando-o inconsistente.

Detalhes do Set

O investimento máximo em Attack e Speed permite a Greninja ser o mais rápido e o mais poderoso possível, ao mesmo tempo em que acerta o máximo possível. Uma nature Hasty é usada sobre uma nature em vez de Naive para melhor acertar os hits dos gostos de (< de novo) aguentar melhor golpes de Pokémon como Heatran e outro Greninja e para não reduzir a produção quantidade de dano do de Ice Beam. Protean permite a Greninja ter um aumento de STAB em cada ataque, e é isso que o torna sendo essa a razão pela qual ele é tão ameaçador de lidar. Fightinium Z permite a Greninja usar All-Out Pummeling, na qual o qual lhe permite que ele ultrapasse passar por seus checks mais facilmente. Alternativamente, Groundium Z pode ser usado com Dig para deixar que Greninja KO consiga derrotar Toxapex e Magearna.

Dicas de Uso

Tente blefar usando Ash-Greninja porque é muito mais comum, e use isso para tentar derrotar as respostas típicas de Ash-Greninja usando movimentos moves de coverage. Já que Greninja é excelente em forçar switches contra inimigos, (remover vírgula) como Heatran e Tornadus-T, use isso a seu favor para facilmente pôr Spikes em campo e lentamente desgastar a equipe adversária. Greninja também é capaz de derrotar a maioria dos Defoggers na tier, mantendo permitindo-lhe manter os entry hazards ativos. Não use o Z-Move de Greninja imediatamente, pois seu oponente pode procurá-lo fazer scout e tentar fazer pivot em torno dele; em vez disso, tente primeiro colocar seu oponente em um falso estado de segurança. Jogue agressivamente e tente fazer com o que Greninja seja ativado entre em campo através de switches duplas e o uso de táticas VoltTurn para maximizar sua presença ofensiva.

Opções de Equipe

Fortes wallbreakers, setup sweepers e limpadores cleaners, como Mega Alakazam, sets de Choice Band e Dragon Dance Zygarde sets, Swords Dance Mega Mawile, (adicionar vírgula) e Gliscor, (remover vírgula) e Shift Gear Magearna, (adicionar vírgula) todos aproveitam o suporte de Spikes que Greninja oferece, na qual colocando seus checks dentro do alcance de seus ataques. Utility Heatran é um ótimo parceiro de Greninja, pois é capaz de derrotar Toxapex e Mega Venusaur enquanto pôe Stealth Rock em campo, e também curte além de apreciar a habilidade de Greninja de atrair Gastrodon e derrotá-lo com All-Out Pummeling. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Landorus-T e Assault Vest Magearna, (adicionar vírgula) podem ajudar Greninja a entrar em campo com segurança. Usuários comuns de Choice Scarf, como Landorus-T e Kartana, são capazes de limpar fazer seus trabalhos com muito mais eficiência quando Grass-types e outros roadblockers impedimentos, tais como Tornadus-T, Clefable e Zapdos, são enfraquecidos ou removidos pelo por Greninja. Special wallbreakers que lutam com sofrem contra Chansey, como Mega Alakazam e Mega Latios, desfrutam das capacidades de atração de Greninja de atraí-la, como Chansey visto que ela geralmente teme pouco com isso o para com facilidade. Reuniclus combina bem com as variantes Toxic Spikes de Greninja, uma vez que desgasta os Dark-types com os quais, (adicionar vírgula) caso contrário, o Reuniclus de outra forma lutaria teria dificuldades.

Choice Scarf

Greninja @ Choice Scarf
Ability: Protean
EVs: 176 Atk / 80 SpA / 252 Spe
Hasty / Naive
- Rock Slide / Gunk Shot
- U-turn
- Ice Beam
- Spikes / Low Kick

Moves

Rock Slide permite a Greninja fazer revenge kill em a sweepers perigosos, como Volcarona e Gyarados. U-turn é um ótimo movimento move para ganhar momentum no contra Pokémon que Greninja naturalmente ameaça, como Landorus-T e Heatran. Ice Beam dá OHKO em Zygarde, Landorus-T e Salamence e acerta Zapdos com mais força do que qualquer outro movimento no move desse set. Gunk Shot é o preferido preferível no último slot para acertar Tangrowth, assim como para dar OHKO em Tapu Bulu, Tapu Koko e Tapu Lele e 2HKO em Tapu Fini. Outra opção é Low Kick, que oferece OHKO em regular que dá OHKO em Tyranitar em sua forma base e em Mega Tyranitar, bem como faz além de servir como coverage contra Bisharp, Terrakion e Magnezone. Spikes também é uma opção, já que a alta velocidade Speed de Greninja normalmente lhe permite que ele consiga conseguir uma camada de Spikes na maioria dos jogos. Hydro Pump é uma opção alternativa que é impulsionada por rain, é sendo a opção mais viável de Greninja contra Shift Gear Magearna e tem tendo coverage neutra decente.

Detalhes do Set

O investimo na Investimento máximo em Speed permite a Greninja acertar bater o mais forte e o mais rápido possível. Hasty é a nature preferida para maximizar a produção de o dano de Ice Beam, (AC) enquanto deixa permite a Greninja lidar com Ash-Greninja adversário, apesar de Naive poder ser usada para melhorar a habilidade de Greninja em de lidar com outros movimentos moves prioritários. Os EVs ganhos em Special Attack são usados para dar OHKO em Kartana com Ice Beam, e os EVs restantes são colocados em Attack. Protean dá ao a Greninja STAB em todos os movimentos moves que ele usar e o torna um revenge killer eficaz.

Dicas de Uso

Rígidas switches Dar switch in diretamente com Greninja em ataques não é recomendado, pois ele é muito frágil e se desgasta facilmente com os entry hazards. Choice Scarf Greninja é melhor utilizado como um revenge killer de Pokémon com boost, tais como Volcarona, Gyarados e Zygarde. Enquanto Embora Greninja não pode possa realmente fazer switch in em qualquer Pokémon com boost, ele pode fazer revenge kill com o movimento move de coverage adequada adequado. U-turn é geralmente um movimento move sólido para ser usado contra o Pokémon que ele Greninja naturalmente força a sair de campo, como Landorus-T e Heatran, então use-o com frequência para ganhar força momentum. Use Gunk Shot e Ice Beam em alvos como Tangrowth e Zapdos, que os quais geralmente fazem check em a Greninja, podendo que podem ser ser atraídos; use Low Kick contra Pokémon como Tyranitar e Bisharp.

Opções de Equipe

Esse set de Greninja não pode fazer muito contra walls, como Chansey e Skarmory; assim, fortes wallbreakers que podem aproveitar o momentum e os as switches grátis que o U-turn oferece, como Swords Dance Landorus-T, Mega Pinsir, Mega Medicham e Hoopa-U, são bons companheiros de equipe. Pokémon como Tapu Bulu e Ferrothorn, que apreciam a habilidade de Greninja de como revenge killer, também são bons companheiros de equipe parceiros, já que são iscas de setup para Volcarona e, em menor escala, para Supersonic Skystrike Gyarados. Choice Scarf Greninja também gosta de Pokémon defensivos que podem compensar suas defesas sem brilho, então Pokémon como Assault Vest Tangrowth, Landorus-T e Latios também são bons companheiros de equipe aliados.

Dual Hazards

Greninja @ Focus Sash
Ability: Protean
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Spikes
- Toxic Spikes
- Taunt
- Ice Beam

Moves

A velocidade explosiva Speed fenomenal de Greninja lhe permite atuar que ele atue como um excelente usuário de Spikes, e ao segurar Focus Sash ele é capaz de pôr pelo menos uma camada desse hazard a cada jogo. Isso permite que seus companheiros de equipe pressionem o time adversário, graças ao dano residual causado aos inimigos na switch-in (remover hífen). Spikes é especialmente útil contra inimigos que não têm uma recuperação recovery confiável, como AV Assault Vest Magearna, já que eles têm dificuldade em fazer switch in com Spikes em campo. Toxic Spikes, por outro lado, envenenam inimigos aterrados causa poison nos inimigos que tocam o solo na switch in e lentamente causam acumula dano a contra equipes mais volumosas buklky que não possuem um Poison-type aterrado capaz de absorver Toxic Spikes. Alguns alvos notáveis são Tangrowth, Mew e Tapu Bulu. Taunt previne Defog contra os gostos (< de novo) de Pokémon como Mega Scizor e Mew, que de outra forma protege o param Greninja e o impedem de pôr hazards em campo. Taunt também previne setup dos gostos (< outra vez) de Shift Gear Magearna e Dragon Dance Gyarados e pode até mesmo parar os usuários de hazards adversário, opostos de usuários como Heatran e Ferrothorn, (adicionar vírgula) se cronometrados corretamente utilizado no momento certo, embora isso corra venha com o risco de Greninja pôr em campo menos camadas de hazards. Ice Beam é o único ataque ofensivo do de Greninja e oferece ao Greninja lhe oferece coverage útil contra alguns usuários de Defog, como Zapdos e Latios, e dá OHKO em Landorus-T e Zygarde. Hidden Power Fire é utilizável sobre no lugar de Toxic Spikes para lidar com Swords Dance Mega Scizor, normalmente uma grande ameaça a hyper offense. Gunk Shot é uma opção em vez de Ice Beam para surpreender Taunt Tapu Koko e impedir que isso previna não o deixar impedir Spikes e também para acertar Tapu Fini com dano super efetivo.

Detalhes do Set

Investimento máximo na em Speed com uma nature Timid dá ao a Greninja o máximo de velocidade Speed possível, superando notadamente notavelmente Latios, Kartana e Garchomp. Investimento máximo no em Special Attack impulsiona o Ice Beam de Greninja para uma chance de conseguir um OHKO em Zapdos após dano de Stealth Rock e causa dano geral decente. Uma nature Jolly ao lado do investimento máximo no em Attack deve ser usada em vez de executar caso opte por Gunk Shot. Focus Sash é necessário para que Greninja sobreviva a qualquer golpe com 1 HP, garantindo assim pelo menos uma camada de Spikes ou Toxic Spikes por jogo. Protean é a melhor ability para esse set, pois dá ao Ice Beam o impulso de STAB necessário e pode até forçar os jogos mentais com Spikes.

Dicas de Uso

Greninja faz um ótimo trabalho ao definir utilizar Spikes no early-game em contra times ofensivos e ao longo de uma da partida contra balance. Quando usado no ataque em offense, Greninja deve ou ser conduzido dar lead e usar ou ser enviado ao campo após o usuário de Stealth Rock para pôr em campo o máximo possível de Spikes e Toxic Spikes e então desmaiar. A fim de maximizar a quantidade de hazards que ele cria usa em um jogo, Greninja deve tentar entrar em campo contra Pokémon passivos ou contra Pokémon que forçam-o o forçam a sair de campo, como Celesteela, Toxapex e Landorus-T. Se o oponente não tiver uma absorvedor de Toxic Spikes, como Toxapex ou Mega Venusaur, (adicionar vírgula) e a maioria do time oponente estiver for vulnerável ao hazard, Greninja deve priorizar o setup uso de Toxic Spikes em vez de Spikes, embora deva tentar pôr em campo ambos, se possível. Se o oponente enviar um usuário de Defog que não tenha medo de Ice Beam, como Mega Scizor ou Mew, Greninja deve fazer uso de Taunt para evitar que eles removam os hazards mesmo se Greninja se sacrificar que acabe se sacrificando no processo, embora as equipes balance possam proporcionar a switch de Greninja e encontrar outra oportunidade para pôr hazards em campo.

Opções de Equipe

Outro suicide lead com Stealth Rock, como Focus Sash Excadrill ou Landorus-T, (adicionar vírgula) complementam Greninja e formam um core mortal de hazard duplo com ele. Alternativamente, outros usuários de Stealth Rock, como Landorus-T defensivo e Clefable, combinam bem com Greninja em equipes mais volumosas bulky, onde ele brilha devido à sua capacidade de fazer pivot e pôr hazards em campo várias vezes contra equipes balance. Esse set é excelente quando combinado com companheiros de equipe que podem aplicar pressão ofensiva sobre a equipe adversária e impedir que os membros dela se livrem dos hazards, ou companheiros de equipe que podem tirar proveito do Defog adversário para fazer setup. Wallbreakers, como Choice Specs Tapu Lele, (adicionar vírgula) e sweepers, como Swords Dance Scizor e Mimikyu, (adicionar vírgula) podem cumprir esse papel e são ótimos no ataque em offense (offense aqui é o estilo de jogo), e eles têm tendo uma boa sinergia com Spikes, já que alguns de seus checks, como Assault Vest Magearna e Toxapex, (adicionar vírgula) são aterrados suscetíveis a hazards. Substitute + Protect Zygarde merece uma menção especial, pois é capaz de forçar seus counters, como Tangrowth e Tapu Bulu, (adicionar vírgula) a receber dano de Toxic Spikes repetidamente com a combinação de Substitute e Protect até que estejam ao alcance de seus ataques. Outros setup sweepers bulky, como Shift Gear Calm Mind Magearna e Dragon Dance Mega Gyarados, (adicionar vírgula) também apreciam Spikes e podem acumular dano de poison graças aos as muitos switches que eles forçam.

Outras Opções

Hidden Power Electric é uma opção para acertar Gyarados e Mantine. Z-Happy Hour Greninja pode servir como um sweeper ameaçador, mas sofre de falta de viabilidade por causa da fragilidade e falta de coverage de Greninja ao usá-lo. O item Metronome pode ser usado sobre um no lugar de Life Orb ou um Expert Belt; no entanto, você frequentemente estará aproveitando a coverage estelar de Greninja, por isso é geralmente difícil de utilizar.

Checks e Counters

Switch-ins Dependentes do Set: Greninja não tem verdadeiras switch-ins garantidas por causa de sua expansiva ampla movepool. Dado que é limitado a quatro jogadas Visto que é limitado a quatro opções de moves, Greninja pode ser anulado receber counter ou receber check de forma defensiva se Greninja não estiver carregando o apropriado utilizando o moveset ou movimento move apropriado. Toxapex e Mega Venusaur podem atacar parar Greninja se ele não tiver Extrasensory; Chansey pode atacar parar Greninja se não estiver fisicamente baseado for focado em Attack e estiver utilizando e executando Low Kick; Ferrothorn é uma boa resposta para aqueles que não possuem Hidden Power Fire; e Gastrodon irá parar completamente aqueles que não possuírem Hidden Power Grass. Assault Vest Magearna evita o 2HKO de todos os movimentos moves de Greninja, mas é facilmente desgastado devido à sua falta de recuperação recovery. Keldeo, enquanto propenso a desgaste e dano residual e chip damage, pode irritar Greninja em falta de sem Extrasensory. O enorme stat de HP de Alomomola lhe permite evitar o 2HKO da maioria de seus movimentos dos moves de coverage de Greninja, temendo apenas os raros Hidden Power Grass e Electric.

Revenge Killers Naturalmente Mais Rápidos: Mega Alakazam, Tapu Koko, Mega Manectric, Mega Lopunny e Weavile superam o máximo de velocidade de ultrapassam Greninja com Speed máxima e podem ameaçá-lo dependendo de seu tipo atual.

Usuários de Choice Scarf Poderosos: Garchomp, Keldeo e Latios, todos possuem o poder inato de conseguirem um OHKO em Greninja sem um item impulsionador e com uma nature de ataque ofensiva neutra.

Créditos

Implementado.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Visão Geral

Greninja, cortesia de sua Speed tier estelar e de sua incrível ability em Protean, é uma das principais ameaças ofensivas do metagame de OverUsed, sendo mais do que capaz de pressionar equipes mais muito velozes, mais e ofensivas, (Adicionar vírgula) e bem como times mais bulky. Sua movepool ampla é um importante fator contribuinte para sua potência como uma força ofensiva também, pois devido ao alto número de opções disponíveis, ele pode contornar possíveis counters e checks defensivos e deixar o oponente tentando adivinhar seu set no Team Preview. Além disso, Greninja é um dos poucos usuários viáveis de Spikes e Toxic Spikes, sendo excepcional nessa função. Greninja só fica de lado aquém quando se trata de bulk, o que o torna incapaz de repetidamente receber golpes até mesmo resistidos, e da incapacidade de utilizar todos os moves de coverage em um set.

Special Protean

Greninja @ Waterium Z
Ability: Protean
EVs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Ice Beam
- Hidden Power [Fire]
- Spikes

Moves

Hydro Pump é o melhor move de Greninja para acertar Rock- e Fire-types, tais como Tyranitar, Heatran e Volcarona, com a maior quantidade de dano nesse set. Ice Beam é a maneira mais confiável de atacar Ground- e Grass-types, tais como Landorus T, Zygarde, Tapu Bulu e Tangrowth, com uma quantidade significativa de dano, além de derrotar Tornadus-T e Zapdos, dois usuários comuns de Defog. Além disso, Ice Beam permite a Greninja derrotar Mega Latias e Mega Latios, os quais aguentam confortavelmente qualquer outro move special que Greninja possui com exceção de Dark Pulse. Hidden Power Fire permite a Greninja bater em Steel-types, como Ferrothorn e Assault Vest Magearna, dois Pokémon comuns usados para fazer check a ele. Hidden Power Fire também garante que Greninja derrote Mega Scizor sem ter que gastar seu Z-Move ou confiar na accuracy de Hydro Pump. Spikes é um ótimo move de ótima utilidade devido ao número de switches forçadas por Greninja, além da e por suacapacidade dele de derrotar usuários comuns de Defog; Spikes também enfraquece algumas de suas comuns switch-ins comuns, tais como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Alternativamente, Gunk Shot é útil para acertar Grass-types que tentam fazer pivot em Greninja, como Tapu Bulu e Tangrowth, com uma boa quantidade de dano, e Fairy-types, como Clefable e Tapu Lele, para causar a maior quantidade de dano de qualquer move desse set se Greninja já tiver usado seu Waterium Z. U-turn pode ser usado para facilitar as previsões e ganhar momentum contra qualquer coisa que tente fazer switch in em Greninja. Extransensory permite a Greninja derrotar Toxapex, um dos maiores counters desse set, com a ajuda de Metronome. Por último, Dark Pulse combina muito bem com Metronome, permitindo a Greninja passar por Psychic-types usuários de Calm Mind, como Reuniclus e Mega Latias.

Detalhes do Set

Waterium Z é usado para conseguir um ataque potente de uso único a fim de garantir o OHKO em Pokémon como Tornadus-T após dano de Stealth Rock e Mega Mawile, além de garantir que Clefable seja derrotada por com Hydro Vortex + Hydro Pump. Se estiver usando Gunk Shot, uma nature Hasty deve ser usada em vez de uma nature Naive para melhorar levemente o matchup de Greninja contra special attackers, como Heatran. Metronome é uma opção interessante para gradualmente causar mais dano mais alto contra Pokémon que tentam atacar parar Greninja, como Magearna e Clefable, mas não possui o poder de ataque de Waterium Z.

Dicas de Uso

Tome vantagem da capacidade de Greninja de atingir uma vasta maioria quantidade do metagame com dano super efetivo para enfraquecer cores defensivos populares que consistem de Pokémon como Heatran, Tapu Bulu e Clefable. Tente pôr Spikes em campo o mais cedo possível em switches esperadas para enfraquecer as switch-ins de Greninja durante todo o jogo, dando-lhes menos oportunidades de fazer switch in. Tente salvar o Hydro Vortex de Greninja para um cenário onde um OHKO é garantido em vez de desperdiçá-lo prematuramente no início do jogo. Devido à vasta movepool e à flexibilidade de Greninja, blefar um set de Choice Scarf pode deixar você surpreender os oponentes que acham que Greninja está Choice-locked com Hydro Vortex ou um movimento de coverage super efetivo de coverage. No entanto, o bulk de Greninja significa que ele sofre para dar switch in mesmo em golpes resistidos, então tente trazê-lo ao campo através de switches duplas previstas ou de suporte de VoltTurn.

Opções de Equipe

Devido ao número de switches forçadas por Greninja, ter um companheiro de equipe para pôr Stealth Rock em campo é muito benéfico para formar um core com a finalidade de acumular hazards. Heatran, Clefable e Landorus-T podem pôr Stealth Rock em campo de forma confiável e se encaixam nas equipes ofensivas e balanceadas em que Greninja se encontra. Pokémon que podem exercer muita pressão ofensiva e apreciam o apoio de Spikes são bons parceiros. Mega Alakazam e Mega Mawile merecem menções especiais, já que ambos valorizam os danos residuais de Spikes e possuem boa sinergia ofensiva com Greninja. Da mesma forma, atacantes poderosos, como Choice Band Zygarde e Choice Specs Tapu Lele, apreciam seus checks sendo enfraquecidos por Spikes. Toxapex para esse set com facilidade se Greninja não estiver utilizando Extrasensory, então ter Psychic- e Ground-types potentes poderosos, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Zygarde, que podem o ameaçar como aliados é útil. Mega Alakazam e Tapu Koko ultrapassam e ameaçam o dar OHKO em Greninja, então ter uma maneira de lidar com eles é crucial. Choice Scarf Landorus-T pode ultrapassar e ameaçar Mega Alakazam com U-turn e Tapu Koko com Earthquake. Mega Scizor, Landorus-T e Tapu Koko conseguem trazer Greninja ao campo com segurança, com Mega Scizor atraindo Heatran, Landorus-T atraindo Landorus-T adversários e Tapu Koko atraindo Ground-types bulky, os quais Greninja pode levar vantagem sobre.

Physical Protean

Greninja @ Fightinium Z
Ability: Protean
EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
Hasty Nature
- Low Kick
- Gunk Shot
- Ice Beam
- Spikes

Moves

Um forte Low Kick é a atração principal desse set, permitindo que Greninja surpreenda seus checks focados em Special Defense, tais como Ferrothorn, Chansey, Gastrodon e Assault Vest Magearna, quando usado em conjunto com Fightinium Z. Esse move também permite que Greninja tenha a coverage necessária para acertar Heatran, Tyranitar e Kyurem-B, enquanto causa o maior dano a Celesteela e impede Mega Gyarados de fazer setup uma vez Mega Evoluído. Gunk Shot permite a Greninja acertar Grass- e Fairy-types, tais como Tapu Bulu, Tangrowth e Clefable, impedindo que eles o parem com facilidade, além de possuir uma chance decente de causar poison decente, que pode ser útil para desgastar Pokémon como Gastrodon e Mew. Ice Beam explora as fraquezas de certos inimigos bulky, como Landorus-T, Zygarde e Zapdos. É também uma jogada precisa um move preciso que consegue 2HKO garantidos em Tornadus e Mega Latios. Spikes é utilizado no último slot para fornecer excelente suporte de equipe, enfraquecendo alvos que tocam o solo. Dig em vez de Low Kick pode ser usado com Groundium Z para permitir a Greninja conseguir um OHKO em Toxapex e Magearna, que podem tentar fazer switch in, enquanto ainda acerta Heatran, mas por ser um move não confiável, mais tarde Dig se torna uma grande desvantagem. U-turn também é uma possibilidade, pois permite a Greninja fazer pivot, explorar as switch-ins do oponente a ele e trazer os companheiros de equipe ao campo com segurança. Toxic Spikes é uma opção decente, mas sua eficácia depende inteiramente da composição do time adversário, tornando-o inconsistente.

Detalhes do Set

O investimento máximo em Attack e Speed permite a Greninja ser o mais rápido e o mais poderoso possível. Uma nature Hasty é usada em vez de Naive para aguentar melhor golpes de Pokémon como Heatran e outros Greninja e para não reduzir a quantidade de dano de Ice Beam. Protean permite a Greninja ter um aumento de STAB em cada ataque, senda sendo essa a razão pela qual ele é tão ameaçador de lidar. Fightinium Z permite a Greninja usar All-Out Pummeling, o qual lhe permite passar por seus checks mais facilmente. Alternativamente, Groundium Z pode ser usado com Dig para que Greninja consiga derrotar Toxapex e Magearna.

Dicas de Uso

Tente blefar estar usando Ash-Greninja porque pois ele é muito mais comum, e use isso para tentar derrotar as respostas típicas de Ash-Greninja usando moves de coverage. Já que Greninja é excelente em forçar switches contra inimigos como Heatran e Tornadus-T, use isso a seu favor para facilmente pôr Spikes em campo e lentamente desgastar a equipe adversária. Greninja também é capaz de derrotar a maioria dos Defoggers na tier, permitindo-lhe manter os entry hazards ativos. Não use o Z-Move de Greninja imediatamente, pois seu oponente pode fazer scout e tentar fazer pivot em torno dele; em vez disso, tente primeiro colocar seu oponente em um falso estado de segurança. Jogue agressivamente e tente fazer com que Greninja entre em campo através de switches duplas e o uso de táticas VoltTurn para maximizar sua presença ofensiva.

Opções de Equipe

Fortes wallbreakers fortes, setup sweepers e cleaners, como Mega Alakazam, sets de Choice Band e Dragon Dance Zygarde, Swords Dance Mega Mawile, Gliscor e Shift Gear Magearna, aproveitam o suporte de Spikes que Greninja oferece, colocando seus checks dentro do alcance de seus ataques. Utility Heatran utilitário (Utility não é um set de Heatran propriamente dito, só quer dizer que é um Heatran mais focado no suporte) é um ótimo parceiro de Greninja, pois é capaz de derrotar Toxapex e Mega Venusaur enquanto pôe coloca (Eu acho que coloca fica melhor aqui, mas se fosse manter a mesma palavra, o certo seria "põe", com til) Stealth Rock em campo, além de apreciar a habilidade de Greninja de atrair Gastrodon e derrotá-lo com All-Out Pummeling. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Landorus-T e Assault Vest Magearna, podem ajudar Greninja a entrar em campo com segurança. Usuários comuns de Choice Scarf, como Landorus-T e Kartana, são capazes de fazer seus trabalhos com muito mais eficiência quando Grass-types e outros impedimentos, tais como Tornadus-T, Clefable e Zapdos, são enfraquecidos ou removidos por Greninja. Special wallbreakers que sofrem contra Chansey, como Mega Alakazam e Mega Latios, desfrutam das capacidades de Greninja de atraí-la, visto que ela geralmente o para com facilidade. Reuniclus combina bem com as variantes Toxic Spikes de Greninja, uma vez que desgasta os Dark-types com os quais, caso contrário, teria dificuldades.

Choice Scarf

Greninja @ Choice Scarf
Ability: Protean
EVs: 176 Atk / 80 SpA / 252 Spe
Hasty / Naive Nature
- Rock Slide / Gunk Shot
- U-turn
- Ice Beam
- Spikes / Low Kick

Moves

Rock Slide permite a Greninja fazer revenge kill a sweepers perigosos, como Volcarona e Gyarados. U-turn é um ótimo move para ganhar momentum contra Pokémon que Greninja naturalmente ameaça, como Landorus-T e Heatran. Ice Beam dá OHKO em Zygarde, Landorus-T e Salamence e acerta Zapdos com mais força do que qualquer outro move desse set. Gunk Shot é preferível no último slot para acertar Tangrowth, assim como para dar OHKO em Tapu Bulu, Tapu Koko e Tapu Lele e 2HKO em Tapu Fini. Outra opção é Low Kick, que dá OHKO em Tyranitar em sua forma base e em Mega Tyranitar, além de servir como coverage contra Bisharp, Terrakion e Magnezone. Spikes também é uma opção, já que a alta Speed de Greninja normalmente lhe permite conseguir uma camada de Spikes na maioria dos jogos. Hydro Pump é uma opção alternativa que é impulsionada fortalecida por rain, sendo a opção mais viável de Greninja contra Shift Gear Magearna e tendo coverage neutra decente.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed permite a Greninja bater o mais forte e o mais rápido possível. Hasty é a nature preferida para maximizar o dano de Ice Beam, enquanto permite a Greninja lidar com Ash-Greninja adversário, apesar de Naive poder ser usada para melhorar a habilidade de Greninja de lidar com outros moves prioritários. Os EVs em Special Attack são usados para dar OHKO em Kartana com Ice Beam, e os EVs restantes são colocados em Attack. Protean dá a Greninja STAB em todos os moves que usar e o torna um revenge killer eficaz.

Dicas de Uso

Dar switch in diretamente com Greninja em ataques não é recomendado, pois ele é muito frágil e se desgasta facilmente com os entry hazards. Choice Scarf Greninja é melhor utilizado como um revenge killer de Pokémon com boost, tais como Volcarona, Gyarados e Zygarde. Embora Greninja não possa realmente fazer switch in em qualquer Pokémon com boost, ele pode fazer revenge kill com o move de coverage adequado. U-turn é geralmente um move sólido para ser usado contra Pokémon que Greninja naturalmente força a sair de campo, como Landorus-T e Heatran, então use-o com frequência para ganhar momentum. Use Gunk Shot e Ice Beam em alvos como Tangrowth e Zapdos, os quais geralmente fazem check a Greninja, que podem ser ser atraídos; caso esteja usando tal move, use Low Kick contra Pokémon como Tyranitar e Bisharp.

Opções de Equipe

Esse set de Greninja não pode fazer muito contra walls, como Chansey e Skarmory; assim, fortes wallbreakers fortes que podem aproveitar o momentum e as switches grátis que U-turn oferece, como Swords Dance Landorus-T, Mega Pinsir, Mega Medicham e Hoopa-U, são bons companheiros de equipe. Pokémon como Tapu Bulu e Ferrothorn, que apreciam a habilidade capacidade de Greninja como revenge killer de setup sweepers, também são bons parceiros, já que são iscas de setup para Volcarona e, em menor escala, para Supersonic Skystrike Gyarados. Choice Scarf Greninja também gosta de Pokémon defensivos que podem compensar suas defesas sem brilho ruins, então Pokémon como Assault Vest Tangrowth, Landorus-T e Latios também são bons aliados.

Dual Hazards

Greninja @ Focus Sash
Ability: Protean
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Spikes
- Toxic Spikes
- Taunt
- Ice Beam

Moves

A Speed fenomenal de Greninja lhe permite atuar como um excelente usuário de Spikes, e ao segurar Focus Sash ele é capaz de pôr pelo menos uma camada desse hazard a cada jogo. Isso permite que seus companheiros de equipe pressionem o time adversário, graças ao dano residual causado aos inimigos na switch in. Spikes é especialmente útil contra inimigos oponentes que não têm recovery confiável, como Assault Vest Magearna, já que eles têm dificuldade em fazer switch in com Spikes em campo. Toxic Spikes, por outro lado, causa poison nos inimigos que tocam o solo na switch in e lentamente acumula dano contra equipes mais bulky que não possuem um Poison-type capaz de absorver Toxic Spikes. Alguns alvos notáveis são Tangrowth, Mew e Tapu Bulu. Taunt previne Defog de Pokémon como Mega Scizor e Mew, que de outra forma o param Greninja e o impedem de pôr hazards em campo. Taunt também previne setup de Pokémon como Shift Gear Magearna e Dragon Dance Gyarados e pode até mesmo parar os usuários de hazards adversário, como Heatran e Ferrothorn, se utilizado no momento certo, embora isso venha com o risco de Greninja pôr em campo menos camadas de hazards. Ice Beam é o único ataque ofensivo de Greninja e lhe oferece coverage útil contra alguns usuários de Defog, como Zapdos e Latios, e dá OHKO em Landorus-T e Zygarde. Hidden Power Fire é utilizável no lugar de Toxic Spikes para lidar com Swords Dance Mega Scizor, normalmente uma grande ameaça a hyper offense. Gunk Shot é uma opção em vez de Ice Beam para surpreender Taunt Tapu Koko e não o deixar impedir Spikes e também para acertar Tapu Fini com dano super efetivo.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed com uma nature Timid dá a Greninja o máximo de Speed possível, superando notavelmente Latios, Kartana e Garchomp. Investimento máximo em Special Attack impulsiona o Ice Beam de Greninja para uma chance de conseguir um OHKO em Zapdos após dano de Stealth Rock e causa dano geral decente. Uma nature Jolly ao lado do investimento máximo em Attack deve ser usada caso opte por Gunk Shot. Focus Sash é necessário para que Greninja sobreviva a qualquer golpe com 1 HP, garantindo assim pelo menos uma camada de Spikes ou Toxic Spikes por jogo. Protean é a melhor ability para esse set, pois dá ao Ice Beam o impulso de STAB necessário e pode até forçar jogos mentais com Spikes.

Dicas de Uso

Greninja faz um ótimo trabalho ao utilizar Spikes no early-game contra times ofensivos e ao longo da partida contra balance. Quando usado em offense, Greninja deve ou dar lead e usar ou ser enviado ao campo após o usuário de Stealth Rock para pôr em campo o máximo possível de Spikes e Toxic Spikes e então desmaiar. A fim de maximizar a quantidade de hazards que ele usa em um jogo, Greninja deve tentar entrar em campo contra Pokémon passivos ou contra Pokémon que o ele forçam a sair de campo, como Celesteela, Toxapex e Landorus-T. Se o oponente não tiver uma absorvedor de Toxic Spikes, como Toxapex ou Mega Venusaur, e a maioria do time oponente for vulnerável ao hazard, Greninja deve priorizar o uso de Toxic Spikes em vez de Spikes, embora deva tentar pôr em campo ambos, se possível. Se o oponente enviar um usuário de Defog que não tenha medo de Ice Beam, como Mega Scizor ou Mew, Greninja deve fazer uso de Taunt para evitar que eles removam os hazards mesmo que acabe se sacrificando no processo, embora as equipes balance possam proporcionar a switch de Greninja e encontrar outra oportunidade para pôr hazards em campo.

Opções de Equipe

Outro suicide lead com Stealth Rock, como Focus Sash Excadrill ou Landorus-T, complementam Greninja e formam um core mortal de hazard duplo com ele. Alternativamente, outros usuários de Stealth Rock, como Landorus-T defensivo e Clefable, combinam bem com Greninja em equipes mais bulky, onde ele brilha devido à sua capacidade de fazer pivot e pôr hazards em campo várias vezes contra equipes balance. Esse set é excelente quando combinado com companheiros de equipe que podem aplicar pressão ofensiva sobre a equipe adversária e impedir que os membros dela se livrem dos hazards, ou companheiros de equipe que podem tirar proveito do Defog adversário para fazer setup. Wallbreakers, como Choice Specs Tapu Lele, e sweepers, como Swords Dance Scizor e Mimikyu, podem cumprir esse papel e são ótimos em offense, tendo uma boa sinergia com Spikes, já que alguns de seus checks, como Assault Vest Magearna e Toxapex, são suscetíveis a esse hazard. Substitute + Protect Zygarde merece uma menção especial, pois é capaz de forçar seus counters, como Tangrowth e Tapu Bulu, a receber dano de Toxic Spikes repetidamente com a combinação de Substitute e Protect até que estejam ao alcance de seus ataques. Outros setup sweepers bulky, como Shift Gear Calm Mind Magearna e Dragon Dance Mega Gyarados, também apreciam Spikes e podem acumular dano de poison graças às muitos diversas switches que forçam.

Outras Opções

Hidden Power Electric é uma opção para acertar Gyarados e Mantine. Z-Happy Hour Greninja pode servir como um sweeper ameaçador, mas sofre de falta de viabilidade por causa da fragilidade e falta de coverage de Greninja ao usá-lo. O item Metronome pode ser usado no lugar de Life Orb ou Expert Belt; no entanto, você frequentemente estará aproveitando a coverage estelar de Greninja, por isso é geralmente difícil de utilizar.

Checks e Counters

Switch-ins Dependentes do Set: Greninja não tem verdadeiras switch-ins garantidas por causa de sua ampla movepool. Visto que é limitado a quatro opções de moves, Greninja pode receber counter ou check de forma defensiva se não estiver utilizando o moveset ou move apropriado. Toxapex e Mega Venusaur podem parar Greninja se ele não tiver Extrasensory; Chansey pode parar Greninja se não for focado em Attack e estiver utilizando Low Kick; Ferrothorn é uma boa resposta para aqueles que não possuem Hidden Power Fire; e Gastrodon irá parar completamente aqueles que não possuírem Hidden Power Grass. Assault Vest Magearna evita o 2HKO de todos os moves de Greninja, mas é facilmente desgastado enfraquecida devido à sua falta de recovery. Keldeo, enquanto propenso a desgaste e dano residual, pode irritar Greninja sem Extrasensory. O enorme stat de HP de Alomomola lhe permite evitar o 2HKO da maioria dos moves de coverage de Greninja, temendo apenas os raros Hidden Power Grass e Electric.

Revenge Killers Naturalmente Mais Rápidos: Mega Alakazam, Tapu Koko, Mega Manectric, Mega Lopunny e Weavile ultrapassam Greninja com Speed máxima e podem ameaçá-lo dependendo de seu tipo atual.

Usuários de Choice Scarf Poderosos: Garchomp, Keldeo e Latios, (Remover vírgula) possuem o poder inato de conseguirem um OHKO em Greninja sem um item impulsionador e com uma nature ofensiva neutra.

Créditos

 
Last edited:
Visão Geral

Greninja, cortesia de sua Speed tier estelar e de sua incrível ability em Protean, é uma das principais ameaças ofensivas do metagame de OverUsed, sendo mais do que capaz de pressionar equipes mais muito velozes, mais e ofensivas, (Adicionar vírgula) e bem como times mais bulky. Sua movepool ampla é um importante fator contribuinte para sua potência como uma força ofensiva também, pois devido ao alto número de opções disponíveis, ele pode contornar possíveis counters e checks defensivos e deixar o oponente tentando adivinhar seu set no Team Preview. Além disso, Greninja é um dos poucos usuários viáveis de Spikes e Toxic Spikes, sendo excepcional nessa função. Greninja só fica de lado aquém quando se trata de bulk, o que o torna incapaz de repetidamente receber golpes até mesmo resistidos, e da incapacidade de utilizar todos os moves de coverage em um set.

Special Protean

Greninja @ Waterium Z
Ability: Protean
EVs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Hydro Pump
- Ice Beam
- Hidden Power [Fire]
- Spikes

Moves

Hydro Pump é o melhor move de Greninja para acertar Rock- e Fire-types, tais como Tyranitar, Heatran e Volcarona, com a maior quantidade de dano nesse set. Ice Beam é a maneira mais confiável de atacar Ground- e Grass-types, tais como Landorus T, Zygarde, Tapu Bulu e Tangrowth, com uma quantidade significativa de dano, além de derrotar Tornadus-T e Zapdos, dois usuários comuns de Defog. Além disso, Ice Beam permite a Greninja derrotar Mega Latias e Mega Latios, os quais aguentam confortavelmente qualquer outro move special que Greninja possui com exceção de Dark Pulse. Hidden Power Fire permite a Greninja bater em Steel-types, como Ferrothorn e Assault Vest Magearna, dois Pokémon comuns usados para fazer check a ele. Hidden Power Fire também garante que Greninja derrote Mega Scizor sem ter que gastar seu Z-Move ou confiar na accuracy de Hydro Pump. Spikes é um ótimo move de ótima utilidade devido ao número de switches forçadas por Greninja, além da e por suacapacidade dele de derrotar usuários comuns de Defog; Spikes também enfraquece algumas de suas comuns switch-ins comuns, tais como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Alternativamente, Gunk Shot é útil para acertar Grass-types que tentam fazer pivot em Greninja, como Tapu Bulu e Tangrowth, com uma boa quantidade de dano, e Fairy-types, como Clefable e Tapu Lele, para causar a maior quantidade de dano de qualquer move desse set se Greninja já tiver usado seu Waterium Z. U-turn pode ser usado para facilitar as previsões e ganhar momentum contra qualquer coisa que tente fazer switch in em Greninja. Extransensory permite a Greninja derrotar Toxapex, um dos maiores counters desse set, com a ajuda de Metronome. Por último, Dark Pulse combina muito bem com Metronome, permitindo a Greninja passar por Psychic-types usuários de Calm Mind, como Reuniclus e Mega Latias.

Detalhes do Set

Waterium Z é usado para conseguir um ataque potente de uso único a fim de garantir o OHKO em Pokémon como Tornadus-T após dano de Stealth Rock e Mega Mawile, além de garantir que Clefable seja derrotada por com Hydro Vortex + Hydro Pump. Se estiver usando Gunk Shot, uma nature Hasty deve ser usada em vez de uma nature Naive para melhorar levemente o matchup de Greninja contra special attackers, como Heatran. Metronome é uma opção interessante para gradualmente causar mais dano mais alto contra Pokémon que tentam atacar parar Greninja, como Magearna e Clefable, mas não possui o poder de ataque de Waterium Z.

Dicas de Uso

Tome vantagem da capacidade de Greninja de atingir uma vasta maioria quantidade do metagame com dano super efetivo para enfraquecer cores defensivos populares que consistem de Pokémon como Heatran, Tapu Bulu e Clefable. Tente pôr Spikes em campo o mais cedo possível em switches esperadas para enfraquecer as switch-ins de Greninja durante todo o jogo, dando-lhes menos oportunidades de fazer switch in. Tente salvar o Hydro Vortex de Greninja para um cenário onde um OHKO é garantido em vez de desperdiçá-lo prematuramente no início do jogo. Devido à vasta movepool e à flexibilidade de Greninja, blefar um set de Choice Scarf pode deixar você surpreender os oponentes que acham que Greninja está Choice-locked com Hydro Vortex ou um movimento de coverage super efetivo de coverage. No entanto, o bulk de Greninja significa que ele sofre para dar switch in mesmo em golpes resistidos, então tente trazê-lo ao campo através de switches duplas previstas ou de suporte de VoltTurn.

Opções de Equipe

Devido ao número de switches forçadas por Greninja, ter um companheiro de equipe para pôr Stealth Rock em campo é muito benéfico para formar um core com a finalidade de acumular hazards. Heatran, Clefable e Landorus-T podem pôr Stealth Rock em campo de forma confiável e se encaixam nas equipes ofensivas e balanceadas em que Greninja se encontra. Pokémon que podem exercer muita pressão ofensiva e apreciam o apoio de Spikes são bons parceiros. Mega Alakazam e Mega Mawile merecem menções especiais, já que ambos valorizam os danos residuais de Spikes e possuem boa sinergia ofensiva com Greninja. Da mesma forma, atacantes poderosos, como Choice Band Zygarde e Choice Specs Tapu Lele, apreciam seus checks sendo enfraquecidos por Spikes. Toxapex para esse set com facilidade se Greninja não estiver utilizando Extrasensory, então ter Psychic- e Ground-types potentes poderosos, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Zygarde, que podem o ameaçar como aliados é útil. Mega Alakazam e Tapu Koko ultrapassam e ameaçam o dar OHKO em Greninja, então ter uma maneira de lidar com eles é crucial. Choice Scarf Landorus-T pode ultrapassar e ameaçar Mega Alakazam com U-turn e Tapu Koko com Earthquake. Mega Scizor, Landorus-T e Tapu Koko conseguem trazer Greninja ao campo com segurança, com Mega Scizor atraindo Heatran, Landorus-T atraindo Landorus-T adversários e Tapu Koko atraindo Ground-types bulky, os quais Greninja pode levar vantagem sobre.

Physical Protean

Greninja @ Fightinium Z
Ability: Protean
EVs: 252 Atk / 4 SpA / 252 Spe
Hasty Nature
- Low Kick
- Gunk Shot
- Ice Beam
- Spikes

Moves

Um forte Low Kick é a atração principal desse set, permitindo que Greninja surpreenda seus checks focados em Special Defense, tais como Ferrothorn, Chansey, Gastrodon e Assault Vest Magearna, quando usado em conjunto com Fightinium Z. Esse move também permite que Greninja tenha a coverage necessária para acertar Heatran, Tyranitar e Kyurem-B, enquanto causa o maior dano a Celesteela e impede Mega Gyarados de fazer setup uma vez Mega Evoluído. Gunk Shot permite a Greninja acertar Grass- e Fairy-types, tais como Tapu Bulu, Tangrowth e Clefable, impedindo que eles o parem com facilidade, além de possuir uma chance decente de causar poison decente, que pode ser útil para desgastar Pokémon como Gastrodon e Mew. Ice Beam explora as fraquezas de certos inimigos bulky, como Landorus-T, Zygarde e Zapdos. É também uma jogada precisa um move preciso que consegue 2HKO garantidos em Tornadus e Mega Latios. Spikes é utilizado no último slot para fornecer excelente suporte de equipe, enfraquecendo alvos que tocam o solo. Dig em vez de Low Kick pode ser usado com Groundium Z para permitir a Greninja conseguir um OHKO em Toxapex e Magearna, que podem tentar fazer switch in, enquanto ainda acerta Heatran, mas por ser um move não confiável, mais tarde Dig se torna uma grande desvantagem. U-turn também é uma possibilidade, pois permite a Greninja fazer pivot, explorar as switch-ins do oponente a ele e trazer os companheiros de equipe ao campo com segurança. Toxic Spikes é uma opção decente, mas sua eficácia depende inteiramente da composição do time adversário, tornando-o inconsistente.

Detalhes do Set

O investimento máximo em Attack e Speed permite a Greninja ser o mais rápido e o mais poderoso possível. Uma nature Hasty é usada em vez de Naive para aguentar melhor golpes de Pokémon como Heatran e outros Greninja e para não reduzir a quantidade de dano de Ice Beam. Protean permite a Greninja ter um aumento de STAB em cada ataque, senda sendo essa a razão pela qual ele é tão ameaçador de lidar. Fightinium Z permite a Greninja usar All-Out Pummeling, o qual lhe permite passar por seus checks mais facilmente. Alternativamente, Groundium Z pode ser usado com Dig para que Greninja consiga derrotar Toxapex e Magearna.

Dicas de Uso

Tente blefar estar usando Ash-Greninja porque pois ele é muito mais comum, e use isso para tentar derrotar as respostas típicas de Ash-Greninja usando moves de coverage. Já que Greninja é excelente em forçar switches contra inimigos como Heatran e Tornadus-T, use isso a seu favor para facilmente pôr Spikes em campo e lentamente desgastar a equipe adversária. Greninja também é capaz de derrotar a maioria dos Defoggers na tier, permitindo-lhe manter os entry hazards ativos. Não use o Z-Move de Greninja imediatamente, pois seu oponente pode fazer scout e tentar fazer pivot em torno dele; em vez disso, tente primeiro colocar seu oponente em um falso estado de segurança. Jogue agressivamente e tente fazer com que Greninja entre em campo através de switches duplas e o uso de táticas VoltTurn para maximizar sua presença ofensiva.

Opções de Equipe

Fortes wallbreakers fortes, setup sweepers e cleaners, como Mega Alakazam, sets de Choice Band e Dragon Dance Zygarde, Swords Dance Mega Mawile, Gliscor e Shift Gear Magearna, aproveitam o suporte de Spikes que Greninja oferece, colocando seus checks dentro do alcance de seus ataques. Utility Heatran utilitário (Utility não é um set de Heatran propriamente dito, só quer dizer que é um Heatran mais focado no suporte) é um ótimo parceiro de Greninja, pois é capaz de derrotar Toxapex e Mega Venusaur enquanto pôe coloca (Eu acho que coloca fica melhor aqui, mas se fosse manter a mesma palavra, o certo seria "põe", com til) Stealth Rock em campo, além de apreciar a habilidade de Greninja de atrair Gastrodon e derrotá-lo com All-Out Pummeling. Usuários de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Landorus-T e Assault Vest Magearna, podem ajudar Greninja a entrar em campo com segurança. Usuários comuns de Choice Scarf, como Landorus-T e Kartana, são capazes de fazer seus trabalhos com muito mais eficiência quando Grass-types e outros impedimentos, tais como Tornadus-T, Clefable e Zapdos, são enfraquecidos ou removidos por Greninja. Special wallbreakers que sofrem contra Chansey, como Mega Alakazam e Mega Latios, desfrutam das capacidades de Greninja de atraí-la, visto que ela geralmente o para com facilidade. Reuniclus combina bem com as variantes Toxic Spikes de Greninja, uma vez que desgasta os Dark-types com os quais, caso contrário, teria dificuldades.

Choice Scarf

Greninja @ Choice Scarf
Ability: Protean
EVs: 176 Atk / 80 SpA / 252 Spe
Hasty / Naive Nature
- Rock Slide / Gunk Shot
- U-turn
- Ice Beam
- Spikes / Low Kick

Moves

Rock Slide permite a Greninja fazer revenge kill a sweepers perigosos, como Volcarona e Gyarados. U-turn é um ótimo move para ganhar momentum contra Pokémon que Greninja naturalmente ameaça, como Landorus-T e Heatran. Ice Beam dá OHKO em Zygarde, Landorus-T e Salamence e acerta Zapdos com mais força do que qualquer outro move desse set. Gunk Shot é preferível no último slot para acertar Tangrowth, assim como para dar OHKO em Tapu Bulu, Tapu Koko e Tapu Lele e 2HKO em Tapu Fini. Outra opção é Low Kick, que dá OHKO em Tyranitar em sua forma base e em Mega Tyranitar, além de servir como coverage contra Bisharp, Terrakion e Magnezone. Spikes também é uma opção, já que a alta Speed de Greninja normalmente lhe permite conseguir uma camada de Spikes na maioria dos jogos. Hydro Pump é uma opção alternativa que é impulsionada fortalecida por rain, sendo a opção mais viável de Greninja contra Shift Gear Magearna e tendo coverage neutra decente.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed permite a Greninja bater o mais forte e o mais rápido possível. Hasty é a nature preferida para maximizar o dano de Ice Beam, enquanto permite a Greninja lidar com Ash-Greninja adversário, apesar de Naive poder ser usada para melhorar a habilidade de Greninja de lidar com outros moves prioritários. Os EVs em Special Attack são usados para dar OHKO em Kartana com Ice Beam, e os EVs restantes são colocados em Attack. Protean dá a Greninja STAB em todos os moves que usar e o torna um revenge killer eficaz.

Dicas de Uso

Dar switch in diretamente com Greninja em ataques não é recomendado, pois ele é muito frágil e se desgasta facilmente com os entry hazards. Choice Scarf Greninja é melhor utilizado como um revenge killer de Pokémon com boost, tais como Volcarona, Gyarados e Zygarde. Embora Greninja não possa realmente fazer switch in em qualquer Pokémon com boost, ele pode fazer revenge kill com o move de coverage adequado. U-turn é geralmente um move sólido para ser usado contra Pokémon que Greninja naturalmente força a sair de campo, como Landorus-T e Heatran, então use-o com frequência para ganhar momentum. Use Gunk Shot e Ice Beam em alvos como Tangrowth e Zapdos, os quais geralmente fazem check a Greninja, que podem ser ser atraídos; caso esteja usando tal move, use Low Kick contra Pokémon como Tyranitar e Bisharp.

Opções de Equipe

Esse set de Greninja não pode fazer muito contra walls, como Chansey e Skarmory; assim, fortes wallbreakers fortes que podem aproveitar o momentum e as switches grátis que U-turn oferece, como Swords Dance Landorus-T, Mega Pinsir, Mega Medicham e Hoopa-U, são bons companheiros de equipe. Pokémon como Tapu Bulu e Ferrothorn, que apreciam a habilidade capacidade de Greninja como revenge killer de setup sweepers, também são bons parceiros, já que são iscas de setup para Volcarona e, em menor escala, para Supersonic Skystrike Gyarados. Choice Scarf Greninja também gosta de Pokémon defensivos que podem compensar suas defesas sem brilho ruins, então Pokémon como Assault Vest Tangrowth, Landorus-T e Latios também são bons aliados.

Dual Hazards

Greninja @ Focus Sash
Ability: Protean
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Spikes
- Toxic Spikes
- Taunt
- Ice Beam

Moves

A Speed fenomenal de Greninja lhe permite atuar como um excelente usuário de Spikes, e ao segurar Focus Sash ele é capaz de pôr pelo menos uma camada desse hazard a cada jogo. Isso permite que seus companheiros de equipe pressionem o time adversário, graças ao dano residual causado aos inimigos na switch in. Spikes é especialmente útil contra inimigos oponentes que não têm recovery confiável, como Assault Vest Magearna, já que eles têm dificuldade em fazer switch in com Spikes em campo. Toxic Spikes, por outro lado, causa poison nos inimigos que tocam o solo na switch in e lentamente acumula dano contra equipes mais bulky que não possuem um Poison-type capaz de absorver Toxic Spikes. Alguns alvos notáveis são Tangrowth, Mew e Tapu Bulu. Taunt previne Defog de Pokémon como Mega Scizor e Mew, que de outra forma o param Greninja e o impedem de pôr hazards em campo. Taunt também previne setup de Pokémon como Shift Gear Magearna e Dragon Dance Gyarados e pode até mesmo parar os usuários de hazards adversário, como Heatran e Ferrothorn, se utilizado no momento certo, embora isso venha com o risco de Greninja pôr em campo menos camadas de hazards. Ice Beam é o único ataque ofensivo de Greninja e lhe oferece coverage útil contra alguns usuários de Defog, como Zapdos e Latios, e dá OHKO em Landorus-T e Zygarde. Hidden Power Fire é utilizável no lugar de Toxic Spikes para lidar com Swords Dance Mega Scizor, normalmente uma grande ameaça a hyper offense. Gunk Shot é uma opção em vez de Ice Beam para surpreender Taunt Tapu Koko e não o deixar impedir Spikes e também para acertar Tapu Fini com dano super efetivo.

Detalhes do Set

Investimento máximo em Speed com uma nature Timid dá a Greninja o máximo de Speed possível, superando notavelmente Latios, Kartana e Garchomp. Investimento máximo em Special Attack impulsiona o Ice Beam de Greninja para uma chance de conseguir um OHKO em Zapdos após dano de Stealth Rock e causa dano geral decente. Uma nature Jolly ao lado do investimento máximo em Attack deve ser usada caso opte por Gunk Shot. Focus Sash é necessário para que Greninja sobreviva a qualquer golpe com 1 HP, garantindo assim pelo menos uma camada de Spikes ou Toxic Spikes por jogo. Protean é a melhor ability para esse set, pois dá ao Ice Beam o impulso de STAB necessário e pode até forçar jogos mentais com Spikes.

Dicas de Uso

Greninja faz um ótimo trabalho ao utilizar Spikes no early-game contra times ofensivos e ao longo da partida contra balance. Quando usado em offense, Greninja deve ou dar lead e usar ou ser enviado ao campo após o usuário de Stealth Rock para pôr em campo o máximo possível de Spikes e Toxic Spikes e então desmaiar. A fim de maximizar a quantidade de hazards que ele usa em um jogo, Greninja deve tentar entrar em campo contra Pokémon passivos ou contra Pokémon que o ele forçam a sair de campo, como Celesteela, Toxapex e Landorus-T. Se o oponente não tiver uma absorvedor de Toxic Spikes, como Toxapex ou Mega Venusaur, e a maioria do time oponente for vulnerável ao hazard, Greninja deve priorizar o uso de Toxic Spikes em vez de Spikes, embora deva tentar pôr em campo ambos, se possível. Se o oponente enviar um usuário de Defog que não tenha medo de Ice Beam, como Mega Scizor ou Mew, Greninja deve fazer uso de Taunt para evitar que eles removam os hazards mesmo que acabe se sacrificando no processo, embora as equipes balance possam proporcionar a switch de Greninja e encontrar outra oportunidade para pôr hazards em campo.

Opções de Equipe

Outro suicide lead com Stealth Rock, como Focus Sash Excadrill ou Landorus-T, complementam Greninja e formam um core mortal de hazard duplo com ele. Alternativamente, outros usuários de Stealth Rock, como Landorus-T defensivo e Clefable, combinam bem com Greninja em equipes mais bulky, onde ele brilha devido à sua capacidade de fazer pivot e pôr hazards em campo várias vezes contra equipes balance. Esse set é excelente quando combinado com companheiros de equipe que podem aplicar pressão ofensiva sobre a equipe adversária e impedir que os membros dela se livrem dos hazards, ou companheiros de equipe que podem tirar proveito do Defog adversário para fazer setup. Wallbreakers, como Choice Specs Tapu Lele, e sweepers, como Swords Dance Scizor e Mimikyu, podem cumprir esse papel e são ótimos em offense, tendo uma boa sinergia com Spikes, já que alguns de seus checks, como Assault Vest Magearna e Toxapex, são suscetíveis a esse hazard. Substitute + Protect Zygarde merece uma menção especial, pois é capaz de forçar seus counters, como Tangrowth e Tapu Bulu, a receber dano de Toxic Spikes repetidamente com a combinação de Substitute e Protect até que estejam ao alcance de seus ataques. Outros setup sweepers bulky, como Shift Gear Calm Mind Magearna e Dragon Dance Mega Gyarados, também apreciam Spikes e podem acumular dano de poison graças às muitos diversas switches que forçam.

Outras Opções

Hidden Power Electric é uma opção para acertar Gyarados e Mantine. Z-Happy Hour Greninja pode servir como um sweeper ameaçador, mas sofre de falta de viabilidade por causa da fragilidade e falta de coverage de Greninja ao usá-lo. O item Metronome pode ser usado no lugar de Life Orb ou Expert Belt; no entanto, você frequentemente estará aproveitando a coverage estelar de Greninja, por isso é geralmente difícil de utilizar.

Checks e Counters

Switch-ins Dependentes do Set: Greninja não tem verdadeiras switch-ins garantidas por causa de sua ampla movepool. Visto que é limitado a quatro opções de moves, Greninja pode receber counter ou check de forma defensiva se não estiver utilizando o moveset ou move apropriado. Toxapex e Mega Venusaur podem parar Greninja se ele não tiver Extrasensory; Chansey pode parar Greninja se não for focado em Attack e estiver utilizando Low Kick; Ferrothorn é uma boa resposta para aqueles que não possuem Hidden Power Fire; e Gastrodon irá parar completamente aqueles que não possuírem Hidden Power Grass. Assault Vest Magearna evita o 2HKO de todos os moves de Greninja, mas é facilmente desgastado enfraquecida devido à sua falta de recovery. Keldeo, enquanto propenso a desgaste e dano residual, pode irritar Greninja sem Extrasensory. O enorme stat de HP de Alomomola lhe permite evitar o 2HKO da maioria dos moves de coverage de Greninja, temendo apenas os raros Hidden Power Grass e Electric.

Revenge Killers Naturalmente Mais Rápidos: Mega Alakazam, Tapu Koko, Mega Manectric, Mega Lopunny e Weavile ultrapassam Greninja com Speed máxima e podem ameaçá-lo dependendo de seu tipo atual.

Usuários de Choice Scarf Poderosos: Garchomp, Keldeo e Latios, (Remover vírgula) possuem o poder inato de conseguirem um OHKO em Greninja sem um item impulsionador e com uma nature ofensiva neutra.

Créditos

Implementado.
 
HTML:
[title]
Greninja

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Greninja, cortesia de sua Speed tier estelar e de sua incr&iacute;vel ability em Protean, &eacute; uma das principais amea&ccedil;as ofensivas do metagame de OverUsed, sendo mais do que capaz de pressionar equipes muito velozes e ofensivas, bem como times mais bulky. Sua movepool ampla &eacute; um importante fator contribuinte para sua pot&ecirc;ncia como uma for&ccedil;a ofensiva tamb&eacute;m, pois devido ao alto n&uacute;mero de op&ccedil;&otilde;es dispon&iacute;veis, ele pode contornar poss&iacute;veis counters e checks defensivos e deixar o oponente tentando adivinhar seu set no Team Preview. Al&eacute;m disso, Greninja &eacute; um dos poucos usu&aacute;rios vi&aacute;veis de Spikes e Toxic Spikes, sendo excepcional nessa fun&ccedil;&atilde;o. Greninja s&oacute; fica aqu&eacute;m quando se trata de bulk, o que o torna incapaz de repetidamente receber golpes at&eacute; mesmo resistidos, e da incapacidade de utilizar todos os moves de coverage em um set.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Special Protean</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Hydro Pump</span></td><td>Item: <span class="item-name">Waterium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Ice Beam</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Protean</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Hidden Power Fire</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Spikes</span></td><td>EVs: <span class="ev">4 Atk / 252 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Hydro Pump &eacute; o melhor move de Greninja para acertar Rock- e Fire-types, tais como Tyranitar, Heatran e Volcarona, com a maior quantidade de dano nesse set. Ice Beam &eacute; a maneira mais confi&aacute;vel de atacar Ground- e Grass-types, como Landorus T, Zygarde, Tapu Bulu e Tangrowth, com uma quantidade significativa de dano, al&eacute;m de derrotar Tornadus-T e Zapdos, dois usu&aacute;rios comuns de Defog. Al&eacute;m disso, Ice Beam permite a Greninja derrotar Mega Latias e Mega Latios, os quais aguentam confortavelmente qualquer outro move special que Greninja possui com exce&ccedil;&atilde;o de Dark Pulse. Hidden Power Fire permite a Greninja bater em Steel-types, como Ferrothorn e Assault Vest Magearna, dois Pok&eacute;mon comuns usados para fazer check a ele. Hidden Power Fire tamb&eacute;m garante que Greninja derrote Mega Scizor sem ter que gastar seu Z-Move ou confiar na accuracy de Hydro Pump. Spikes &eacute; um &oacute;timo move de utilidade devido ao n&uacute;mero de switches for&ccedil;adas por Greninja e por sua capacidade de derrotar usu&aacute;rios comuns de Defog; Spikes tamb&eacute;m enfraquece algumas de suas switch-ins comuns, como Toxapex, Ferrothorn e Assault Vest Magearna. Alternativamente, Gunk Shot &eacute; &uacute;til para acertar Grass-types que tentam fazer pivot em Greninja, como Tapu Bulu e Tangrowth, com uma boa quantidade de dano, e Fairy-types, como Clefable e Tapu Lele, para causar a maior quantidade de dano de qualquer move desse set se Greninja j&aacute; tiver usado seu Waterium Z. U-turn pode ser usado para facilitar as previs&otilde;es e ganhar momentum contra qualquer coisa que tente fazer switch in em Greninja. Extransensory permite a Greninja derrotar Toxapex, um dos maiores counters desse set, com a ajuda de Metronome. Por &uacute;ltimo, Dark Pulse combina muito bem com Metronome, permitindo a Greninja passar por Psychic-types usu&aacute;rios de Calm Mind, como Reuniclus e Mega Latias.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Waterium Z &eacute; usado para conseguir um ataque potente de uso &uacute;nico a fim de garantir o OHKO em Pok&eacute;mon como Tornadus-T ap&oacute;s dano de Stealth Rock e Mega Mawile, al&eacute;m de garantir que Clefable seja derrotada com Hydro Vortex + Hydro Pump. Se estiver usando Gunk Shot, uma nature Hasty deve ser usada em vez de uma nature Naive para melhorar levemente o matchup de Greninja contra special attackers, como Heatran. Metronome &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o interessante para gradualmente causar mais dano contra Pok&eacute;mon que tentam parar Greninja, como Magearna e Clefable, mas n&atilde;o possui o poder de ataque de Waterium Z.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Tome vantagem da capacidade de Greninja de atingir uma vasta quantidade do metagame com dano super efetivo para enfraquecer cores defensivos populares que consistem de Pok&eacute;mon como Heatran, Tapu Bulu e Clefable. Tente p&ocirc;r Spikes em campo o mais cedo poss&iacute;vel em switches esperadas para enfraquecer as switch-ins de Greninja durante todo o jogo, dando-lhes menos oportunidades de fazer switch in. Tente salvar o Hydro Vortex de Greninja para um cen&aacute;rio onde um OHKO &eacute; garantido em vez de desperdi&ccedil;&aacute;-lo prematuramente no in&iacute;cio do jogo. Devido &agrave; vasta movepool e &agrave; flexibilidade de Greninja, blefar um set de Choice Scarf pode deixar voc&ecirc; surpreender os oponentes que acham que Greninja est&aacute; Choice-locked com Hydro Vortex ou um movimento de coverage super efetivo. No entanto, o bulk de Greninja significa que ele sofre para dar switch in mesmo em golpes resistidos, ent&atilde;o tente traz&ecirc;-lo ao campo atrav&eacute;s de switches duplas previstas ou de suporte de VoltTurn.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Devido ao n&uacute;mero de switches for&ccedil;adas por Greninja, ter um companheiro de equipe para p&ocirc;r Stealth Rock em campo &eacute; muito ben&eacute;fico para formar um core com a finalidade de acumular hazards. Heatran, Clefable e Landorus-T podem p&ocirc;r Stealth Rock em campo de forma confi&aacute;vel e se encaixam nas equipes ofensivas e balanceadas em que Greninja se encontra. Pok&eacute;mon que podem exercer muita press&atilde;o ofensiva e apreciam o apoio de Spikes s&atilde;o bons parceiros. Mega Alakazam e Mega Mawile merecem men&ccedil;&otilde;es especiais, j&aacute; que ambos valorizam os danos residuais de Spikes e possuem boa sinergia ofensiva com Greninja. Da mesma forma, atacantes poderosos, como Choice Band Zygarde e Choice Specs Tapu Lele, apreciam seus checks sendo enfraquecidos por Spikes. Toxapex para esse set com facilidade se Greninja n&atilde;o estiver utilizando Extrasensory, ent&atilde;o ter Psychic- e Ground-types poderosos, como Mega Alakazam, Tapu Lele e Zygarde, que podem o amea&ccedil;ar como aliados &eacute; &uacute;til. Mega Alakazam e Tapu Koko ultrapassam e amea&ccedil;am dar OHKO em Greninja, ent&atilde;o ter uma maneira de lidar com eles &eacute; crucial. Choice Scarf Landorus-T pode ultrapassar e amea&ccedil;ar Mega Alakazam com U-turn e Tapu Koko com Earthquake. Mega Scizor, Landorus-T e Tapu Koko conseguem trazer Greninja ao campo com seguran&ccedil;a, com Mega Scizor atraindo Heatran, Landorus-T atraindo Landorus-T advers&aacute;rios e Tapu Koko atraindo Ground-types bulky, os quais Greninja pode levar vantagem sobre.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Physical Protean</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Low Kick</span></td><td>Item: <span class="item-name">Fightinium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Gunk Shot</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Protean</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Ice Beam</span></td><td>Nature: <span class="nature">Hasty</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Spikes</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Um forte Low Kick &eacute; a atra&ccedil;&atilde;o principal desse set, permitindo que Greninja surpreenda seus checks focados em Special Defense, tais como Ferrothorn, Chansey, Gastrodon e Assault Vest Magearna, quando usado em conjunto com Fightinium Z. Esse move tamb&eacute;m permite que Greninja tenha a coverage necess&aacute;ria para acertar Heatran, Tyranitar e Kyurem-B, enquanto causa o maior dano a Celesteela e impede Mega Gyarados de fazer setup uma vez Mega Evolu&iacute;do. Gunk Shot permite a Greninja acertar Grass- e Fairy-types, como Tapu Bulu, Tangrowth e Clefable, impedindo que eles o parem com facilidade, al&eacute;m de possuir uma chance decente de causar poison, que pode ser &uacute;til para desgastar Pok&eacute;mon como Gastrodon e Mew. Ice Beam explora as fraquezas de certos inimigos bulky, como Landorus-T, Zygarde e Zapdos. &Eacute; tamb&eacute;m um move preciso que consegue 2HKO garantidos em Tornadus e Mega Latios. Spikes &eacute; utilizado no &uacute;ltimo slot para fornecer excelente suporte de equipe, enfraquecendo alvos que tocam o solo. Dig em vez de Low Kick pode ser usado com Groundium Z para permitir a Greninja conseguir um OHKO em Toxapex e Magearna, que podem tentar fazer switch in, enquanto ainda acerta Heatran, mas por ser um move n&atilde;o confi&aacute;vel, mais tarde Dig se torna uma grande desvantagem. U-turn tamb&eacute;m &eacute; uma possibilidade, pois permite a Greninja fazer pivot, explorar as switch-ins do oponente a ele e trazer os companheiros de equipe ao campo com seguran&ccedil;a. Toxic Spikes &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o decente, mas sua efic&aacute;cia depende inteiramente da composi&ccedil;&atilde;o do time advers&aacute;rio, tornando-o inconsistente.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O investimento m&aacute;ximo em Attack e Speed permite a Greninja ser o mais r&aacute;pido e o mais poderoso poss&iacute;vel. Uma nature Hasty &eacute; usada em vez de Naive para aguentar melhor golpes de Pok&eacute;mon como Heatran e outros Greninja e para n&atilde;o reduzir a quantidade de dano de Ice Beam. Protean permite a Greninja ter um aumento de STAB em cada ataque, sendo essa a raz&atilde;o pela qual ele &eacute; t&atilde;o amea&ccedil;ador de lidar. Fightinium Z permite a Greninja usar All-Out Pummeling, o qual lhe permite passar por seus checks mais facilmente. Alternativamente, Groundium Z pode ser usado com Dig para que Greninja consiga derrotar Toxapex e Magearna.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Tente blefar estar usando Ash-Greninja pois ele &eacute; muito mais comum, e use isso para tentar derrotar as respostas t&iacute;picas de Ash-Greninja usando moves de coverage. J&aacute; que Greninja &eacute; excelente em for&ccedil;ar switches contra inimigos como Heatran e Tornadus-T, use isso a seu favor para facilmente p&ocirc;r Spikes em campo e lentamente desgastar a equipe advers&aacute;ria. Greninja tamb&eacute;m &eacute; capaz de derrotar a maioria dos Defoggers na tier, permitindo-lhe manter os entry hazards ativos. N&atilde;o use o Z-Move de Greninja imediatamente, pois seu oponente pode fazer scout e tentar fazer pivot em torno dele; em vez disso, tente primeiro colocar seu oponente em um falso estado de seguran&ccedil;a. Jogue agressivamente e tente fazer com que Greninja entre em campo atrav&eacute;s de switches duplas e o uso de t&aacute;ticas VoltTurn para maximizar sua presen&ccedil;a ofensiva.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Wallbreakers fortes, setup sweepers e cleaners, como Mega Alakazam, sets de Choice Band e Dragon Dance Zygarde, Swords Dance Mega Mawile, Gliscor e Shift Gear Magearna, aproveitam o suporte de Spikes que Greninja oferece, colocando seus checks dentro do alcance de seus ataques. Heatran utilit&aacute;rio &eacute; um &oacute;timo parceiro de Greninja, pois &eacute; capaz de derrotar Toxapex e Mega Venusaur enquanto coloca Stealth Rock em campo, al&eacute;m de apreciar a habilidade de Greninja de atrair Gastrodon e derrot&aacute;-lo com All-Out Pummeling. Usu&aacute;rios de U-turn e Volt Switch, como Tapu Koko, Landorus-T e Assault Vest Magearna, podem ajudar Greninja a entrar em campo com seguran&ccedil;a. Usu&aacute;rios comuns de Choice Scarf, como Landorus-T e Kartana, s&atilde;o capazes de fazer seus trabalhos com muito mais efici&ecirc;ncia quando Grass-types e outros impedimentos, tais como Tornadus-T, Clefable e Zapdos, s&atilde;o enfraquecidos ou removidos por Greninja. Special wallbreakers que sofrem contra Chansey, como Mega Alakazam e Mega Latios, desfrutam das capacidades de Greninja de atra&iacute;-la, visto que ela geralmente o para com facilidade. Reuniclus combina bem com as variantes Toxic Spikes de Greninja, uma vez que desgasta os Dark-types com os quais, caso contr&aacute;rio, teria dificuldades.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Choice Scarf</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Rock Slide</span> / <span class="move-name">Gunk Shot</span></td><td>Item: <span class="item-name">Choice Scarf</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">U-turn</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Protean</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Ice Beam</span></td><td>Nature: <span class="nature">Hasty</span> / <span class="nature">Naive</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Spikes</span> / <span class="move-name">Low Kick</span></td><td>EVs: <span class="ev">176 Atk / 80 SpA / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Rock Slide permite a Greninja fazer revenge kill a sweepers perigosos, como Volcarona e Gyarados. U-turn &eacute; um &oacute;timo move para ganhar momentum contra Pok&eacute;mon que Greninja naturalmente amea&ccedil;a, como Landorus-T e Heatran. Ice Beam d&aacute; OHKO em Zygarde, Landorus-T e Salamence e acerta Zapdos com mais for&ccedil;a do que qualquer outro move desse set. Gunk Shot &eacute; prefer&iacute;vel no &uacute;ltimo slot para acertar Tangrowth, assim como para dar OHKO em Tapu Bulu, Tapu Koko e Tapu Lele e 2HKO em Tapu Fini. Outra op&ccedil;&atilde;o &eacute; Low Kick, que d&aacute; OHKO em Tyranitar em sua forma base e em Mega Tyranitar, al&eacute;m de servir como coverage contra Bisharp, Terrakion e Magnezone. Spikes tamb&eacute;m &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o, j&aacute; que a alta Speed de Greninja normalmente lhe permite conseguir uma camada de Spikes na maioria dos jogos. Hydro Pump &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o alternativa que &eacute; fortalecida por rain, sendo a op&ccedil;&atilde;o mais vi&aacute;vel de Greninja contra Shift Gear Magearna e tendo coverage neutra decente.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Investimento m&aacute;ximo em Speed permite a Greninja bater o mais forte e o mais r&aacute;pido poss&iacute;vel. Hasty &eacute; a nature preferida para maximizar o dano de Ice Beam, enquanto permite a Greninja lidar com Ash-Greninja advers&aacute;rio, apesar de Naive poder ser usada para melhorar a habilidade de Greninja de lidar com outros moves priorit&aacute;rios. Os EVs em Special Attack s&atilde;o usados para dar OHKO em Kartana com Ice Beam, e os EVs restantes s&atilde;o colocados em Attack. Protean d&aacute; a Greninja STAB em todos os moves que usar e o torna um revenge killer eficaz.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Dar switch in diretamente com Greninja em ataques n&atilde;o &eacute; recomendado, pois ele &eacute; muito fr&aacute;gil e se desgasta facilmente com os entry hazards. Choice Scarf Greninja &eacute; melhor utilizado como um revenge killer de Pok&eacute;mon com boost, tais como Volcarona, Gyarados e Zygarde. Embora Greninja n&atilde;o possa realmente fazer switch in em qualquer Pok&eacute;mon com boost, ele pode fazer revenge kill com o move de coverage adequado. U-turn &eacute; geralmente um move s&oacute;lido para ser usado contra Pok&eacute;mon que Greninja naturalmente for&ccedil;a a sair de campo, como Landorus-T e Heatran, ent&atilde;o use-o com frequ&ecirc;ncia para ganhar momentum. Use Gunk Shot e Ice Beam em alvos como Tangrowth e Zapdos, os quais geralmente fazem check a Greninja, que podem ser ser atra&iacute;dos; caso esteja usando tal move, use Low Kick contra Pok&eacute;mon como Tyranitar e Bisharp.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set de Greninja n&atilde;o pode fazer muito contra walls, como Chansey e Skarmory; assim, wallbreakers fortes que podem aproveitar o momentum e as switches gr&aacute;tis que U-turn oferece, como Swords Dance Landorus-T, Mega Pinsir, Mega Medicham e Hoopa-U, s&atilde;o bons companheiros de equipe. Pok&eacute;mon como Tapu Bulu e Ferrothorn, que apreciam a capacidade de Greninja como revenge killer de setup sweepers, tamb&eacute;m s&atilde;o bons parceiros, j&aacute; que s&atilde;o iscas de setup para Volcarona e, em menor escala, para Supersonic Skystrike Gyarados. Choice Scarf Greninja tamb&eacute;m gosta de Pok&eacute;mon defensivos que podem compensar suas defesas ruins, ent&atilde;o Pok&eacute;mon como Assault Vest Tangrowth, Landorus-T e Latios tamb&eacute;m s&atilde;o bons aliados.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Dual Hazards</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Spikes</span></td><td>Item: <span class="item-name">Focus Sash</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Toxic Spikes</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Protean</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Taunt</span></td><td>Nature: <span class="nature">Timid</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Ice Beam</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 SpA / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>A Speed fenomenal de Greninja lhe permite atuar como um excelente usu&aacute;rio de Spikes, e ao segurar Focus Sash ele &eacute; capaz de p&ocirc;r pelo menos uma camada desse hazard a cada jogo. Isso permite que seus companheiros de equipe pressionem o time advers&aacute;rio, gra&ccedil;as ao dano residual causado aos inimigos na switch in. Spikes &eacute; especialmente &uacute;til contra oponentes que n&atilde;o t&ecirc;m recovery confi&aacute;vel, como Assault Vest Magearna, j&aacute; que eles t&ecirc;m dificuldade em fazer switch in com Spikes em campo. Toxic Spikes, por outro lado, causa poison nos inimigos que tocam o solo na switch in e lentamente acumula dano contra equipes mais bulky que n&atilde;o possuem um Poison-type capaz de absorver Toxic Spikes. Alguns alvos not&aacute;veis s&atilde;o Tangrowth, Mew e Tapu Bulu. Taunt previne Defog de Pok&eacute;mon como Mega Scizor e Mew, que de outra forma param Greninja e o impedem de p&ocirc;r hazards em campo. Taunt tamb&eacute;m previne setup de Pok&eacute;mon como Shift Gear Magearna e Dragon Dance Gyarados e pode at&eacute; mesmo parar os usu&aacute;rios de hazards advers&aacute;rio, como Heatran e Ferrothorn, se utilizado no momento certo, embora isso venha com o risco de Greninja p&ocirc;r em campo menos camadas de hazards. Ice Beam &eacute; o &uacute;nico ataque ofensivo de Greninja e lhe oferece coverage &uacute;til contra alguns usu&aacute;rios de Defog, como Zapdos e Latios, e d&aacute; OHKO em Landorus-T e Zygarde. Hidden Power Fire &eacute; utiliz&aacute;vel no lugar de Toxic Spikes para lidar com Swords Dance Mega Scizor, normalmente uma grande amea&ccedil;a a hyper offense. Gunk Shot &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o em vez de Ice Beam para surpreender Taunt Tapu Koko e n&atilde;o o deixar impedir Spikes e tamb&eacute;m para acertar Tapu Fini com dano super efetivo.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Investimento m&aacute;ximo em Speed com uma nature Timid d&aacute; a Greninja o m&aacute;ximo de Speed poss&iacute;vel, superando notavelmente Latios, Kartana e Garchomp. Investimento m&aacute;ximo em Special Attack impulsiona o Ice Beam de Greninja para uma chance de conseguir um OHKO em Zapdos ap&oacute;s dano de Stealth Rock e causa dano geral decente. Uma nature Jolly ao lado do investimento m&aacute;ximo em Attack deve ser usada caso opte por Gunk Shot. Focus Sash &eacute; necess&aacute;rio para que Greninja sobreviva a qualquer golpe com 1 HP, garantindo assim pelo menos uma camada de Spikes ou Toxic Spikes por jogo. Protean &eacute; a melhor ability para esse set, pois d&aacute; ao Ice Beam o impulso de STAB necess&aacute;rio e pode at&eacute; for&ccedil;ar jogos mentais com Spikes.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Greninja faz um &oacute;timo trabalho ao utilizar Spikes no early-game contra times ofensivos e ao longo da partida contra balance. Quando usado em offense, Greninja deve ou dar lead ou ser enviado ao campo ap&oacute;s o usu&aacute;rio de Stealth Rock para p&ocirc;r em campo o m&aacute;ximo poss&iacute;vel de Spikes e Toxic Spikes e ent&atilde;o desmaiar. A fim de maximizar a quantidade de hazards que ele usa em um jogo, Greninja deve tentar entrar em campo contra Pok&eacute;mon passivos ou contra Pok&eacute;mon que ele for&ccedil;a a sair de campo, como Celesteela, Toxapex e Landorus-T. Se o oponente n&atilde;o tiver uma absorvedor de Toxic Spikes, como Toxapex ou Mega Venusaur, e a maioria do time oponente for vulner&aacute;vel ao hazard, Greninja deve priorizar o uso de Toxic Spikes em vez de Spikes, embora deva tentar p&ocirc;r em campo ambos, se poss&iacute;vel. Se o oponente enviar um usu&aacute;rio de Defog que n&atilde;o tenha medo de Ice Beam, como Mega Scizor ou Mew, Greninja deve fazer uso de Taunt para evitar que eles removam os hazards mesmo que acabe se sacrificando no processo, embora as equipes balance possam proporcionar a switch de Greninja e encontrar outra oportunidade para p&ocirc;r hazards em campo.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Outro suicide lead com Stealth Rock, como Focus Sash Excadrill ou Landorus-T, complementam Greninja e formam um core mortal de hazard duplo com ele. Alternativamente, outros usu&aacute;rios de Stealth Rock, como Landorus-T defensivo e Clefable, combinam bem com Greninja em equipes mais bulky, onde ele brilha devido &agrave; sua capacidade de fazer pivot e p&ocirc;r hazards em campo v&aacute;rias vezes contra equipes balance. Esse set &eacute; excelente quando combinado com companheiros de equipe que podem aplicar press&atilde;o ofensiva sobre a equipe advers&aacute;ria e impedir que os membros dela se livrem dos hazards, ou companheiros de equipe que podem tirar proveito do Defog advers&aacute;rio para fazer setup. Wallbreakers, como Choice Specs Tapu Lele, e sweepers, como Swords Dance Scizor e Mimikyu, podem cumprir esse papel e s&atilde;o &oacute;timos em offense, tendo uma boa sinergia com Spikes, j&aacute; que alguns de seus checks, como Assault Vest Magearna e Toxapex, s&atilde;o suscet&iacute;veis a esse hazard. Substitute + Protect Zygarde merece uma men&ccedil;&atilde;o especial, pois &eacute; capaz de for&ccedil;ar seus counters, como Tangrowth e Tapu Bulu, a receber dano de Toxic Spikes repetidamente com a combina&ccedil;&atilde;o de Substitute e Protect at&eacute; que estejam ao alcance de seus ataques. Outros setup sweepers bulky, como Shift Gear Calm Mind Magearna e Dragon Dance Mega Gyarados, tamb&eacute;m apreciam Spikes e podem acumular dano de poison gra&ccedil;as &agrave;s diversas switches que for&ccedil;am.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Hidden Power Electric &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para acertar Gyarados e Mantine. Z-Happy Hour Greninja pode servir como um sweeper amea&ccedil;ador, mas sofre de falta de viabilidade por causa da fragilidade e falta de coverage de Greninja ao us&aacute;-lo.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Switch-ins Dependentes do Set</strong>: Greninja n&atilde;o tem verdadeiras switch-ins garantidas por causa de sua ampla movepool. Visto que &eacute; limitado a quatro op&ccedil;&otilde;es de moves, Greninja pode receber counter ou check de forma defensiva se n&atilde;o estiver utilizando o moveset ou move apropriado. Toxapex e Mega Venusaur podem parar Greninja se ele n&atilde;o tiver Extrasensory; Chansey pode parar Greninja se n&atilde;o for focado em Attack e estiver utilizando Low Kick; Ferrothorn &eacute; uma boa resposta para aqueles que n&atilde;o possuem Hidden Power Fire; e Gastrodon ir&aacute; parar completamente aqueles que n&atilde;o possu&iacute;rem Hidden Power Grass. Assault Vest Magearna evita o 2HKO de todos os moves de Greninja, mas &eacute; facilmente enfraquecida devido &agrave; sua falta de recovery. Keldeo, enquanto propenso a desgaste e dano residual, pode irritar Greninja sem Extrasensory. O enorme stat de HP de Alomomola lhe permite evitar o 2HKO da maioria dos moves de coverage de Greninja, temendo apenas os raros Hidden Power Grass e Electric.</li>
   <li><strong>Revenge Killers Naturalmente Mais R&aacute;pidos</strong>: Mega Alakazam, Tapu Koko, Mega Manectric, Mega Lopunny e Weavile ultrapassam Greninja com Speed m&aacute;xima e podem amea&ccedil;&aacute;-lo dependendo de seu tipo atual.</li>
    <li><strong>Usu&aacute;rios de Choice Scarf Poderosos</strong>: Garchomp, Keldeo e Latios possuem o poder inato de conseguirem um OHKO em Greninja sem um item de boost e com uma nature ofensiva neutra.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>  
<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/322027" target="_blank">dk</a>, <a href="/forums/members/216712" target="_blank">Indigo Plateau</a>, <a href="/forums/members/382658" target="_blank">Nuked</a>, <a href="/forums/members/328915" target="_blank">Leo</a> e <a href="/forums/members/401973" target="_blank">Felixx</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/mimas.466658/" target="_blank">Mimas</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/101351" target="_blank">Gary</a>, <a href="/forums/members/137027" target="_blank">Hootie</a>, <a href="/forums/members/12650" target="_blank">Colonel M</a>, <a href="/forums/members/245102" target="_blank">p2</a>, <a href="/forums/members/137683" target="_blank">Subject 18</a>, <a href="/forums/members/100969" target="_blank">meeps</a>, <a href="/forums/members/273636" target="_blank">GMars</a>, <a href="/forums/members/395754" target="_blank">Jordy</a>, <a href="/forums/members/223276" target="_blank">ABR</a>, <a href="/forums/members/328915" target="_blank">Leo</a> e <a href="/forums/members/303291" target="_blank">Lyd</a></li>  
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/greninja
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top