Monotype Greninja (Dark)

Natan

...
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Original

[OVERVIEW]

Dark
========

Greninja é um dos melhores Pokémon ofensivos ao qual equipes Dark tem acesso graças à poderosa ability Protean e a diversas opções de coverage, como Gunk Shot, Ice Beam, U-turn e Extrasensory, tornando-o em uma ameaça imprevisível. Protean também ajuda defensivamente; por exemplo, Greninja pode se tornar Psychic-type usando Extrasensory e evitar tomar KO de Secret Sword de Keldeo. Greninja também tem uma Speed tier esplêndida, passando ameaças comuns como Garchomp, Mega Diancie e Keldeo sem Choice Scarf. Quando equipado com Choice Scarf, Greninja funciona como o revenge killer da equipe Dark, passando de ameaças como Mega Lopunny, Tapu Koko e outros usuários de Choice Scarf, como Tapu Bulu e Latios. Greninja tem stats defensivos bem ruins, no entanto, sendo incapaz de tomar muitos danos e fácil de lhe fazer revenge kill com golpes de prioridade ou atacantes mais rápidos. Embora Protean aumente seu dano, Greninja ainda é retido por seus stats ofensivos medianos, o que o faz confiar em Life Orb para aumentar seu dano geral. Greninja também carece de espaço em seu moveset para vencer todas as ameaças que equipes Dark possam enfrentar.

[SET]
name: All-out Attacker (Dark)
move 1: Ice Beam
move 2: Hidden Power Electric
move 3: Grass Knot
move 4: Toxic Spikes
item: Expert Belt
ability: Protean
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam é uma opção de coverage que pode ser usada para derrubar várias ameaças ofensivas e defensivas, como Latios, Tapu Bulu, Gliscor e Zapdos. Hidden Power Electric é usado contra Flying- e Water-types resistentes como Celesteela, Mantine e Toxapex. Grass Knot é usado contra oponentes específicos como Swampert, Gastrodon e Seismitoad, que podem tomar qualquer outro ataque de Greninja confortavelmente com suas abilities e tipagens. Toxic Spikes é ótimo para dano residual contra vários inimigos, e o dano crescente de Poison ajuda a combater a maior parte dos checks de Greninja como Chansey e Mega Sableye.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed junto a uma nature Timid permite que Greninja bata o mais rápido e forte possível. Expert Belt aumenta o poder de seus moves sempre que forem super efetivos, o que pode ser importante em alguns casos. Por exemplo, com o boost de Expert Belt, Hidden Power Electric permite que Greninja dê 2HKO em Toxapex. Protean troca o tipo de Greninja dependendo do golpe que usa, garantindo STAB em todos seus ataques e, por isso, oferece-lhe excelente presença ofensiva.

Dicas de Uso
========

Greninja deve usar esse set para atrair e remover supostos checks como Mantine e Toxapex, já que sua enorme movepool e variedade de sets o torna pouco previsível. Greninja também deve usar um golpe por vez para blefar um potencial set de Choice Scarf, fazendo com que possa atrair oponentes como Celesteela e Mantine de forma muito mais efetiva, assim como forçar a saída de possíveis checks como Mega Lopunny e Tapu Koko. No entanto, ele ainda deve evitar special walls como Chansey e Ferrothorn, já que o incrível bulk special deles os deixa tomar qualquer golpe de Greninja. Greninja deve ser conservado ao máximo contra equipes Flying, Water e Ground, visto que sua incrível coverage é de ajuda inestimável contra elas. Ele não deve trocar diretamente em ataques, já que é incrivelmente frágil. Além disso, deve-se evitar paralysis, uma vez que Greninja depende de sua alta Speed para ameaçar oponentes mais rápidos como Mega Diancie e Latios. Greninja também deve evitar danos residuais de entry hazards e status, posto que precisa ter o máximo de HP possível para ameaçar seus oponentes efetivamente.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye pode usar sua tipagem e suas defesas bem equilibradas para confortavelmente lidar com os checks de Greninja, como Chansey, Ferrothorn e Mega Gallade, enquanto providencia uma imunidade essencial a Fighting. Adicionalmente, Mega Sableye pode evitar que entry hazards que enfraqueceriam Greninja sejam colocados em campo com Magic Bounce. Mandibuzz auxilia Greninja com seus vários moves de utilidade, incluindo Defog, Taunt e U-turn. Ele também pode usar sua alta Defense e imunidade a Ground para trocar em oponentes como Mega Lopunny e Choice Band Excadrill para Greninja. Tyranitar funciona como uma forte special wall e providencia suporte na sand, sendo capaz de levar golpes de oponentes como Latios e Tapu Koko para Greninja enquanto providencia a ele suporte de Stealth Rock. Ele também pode agir como um setup sweeper com sua combinação de Dragon Dance, golpes physical fortes e Rockium Z para derrubar special walls como Chansey e Mega Venusaur. Alternativamente, Mega Tyranitar também pode usar Dragon Dance, trocando Rockium Z por stats muito melhores, incluindo uma Speed tier que permite que ultrapasse oponentes que Tyranitar base não poderia com um boost de Dragon Dance, como Tapu Koko e Weavile. Alolan Muk pode usar sua tipagem e sua alta Special Defense para tomar golpes special como Draco Meteor de Latios e Dazzling Gleam de Tapu Koko para Greninja. Além disso, seu acesso a Knock Off lhe permite enfraquecer oponentes como Porygon2 e Toxapex, facilitando para Greninja removê-los. Krookodile é um lead sólido capaz de colocar Stealth Rock e impedir que oponentes coloquem seus próprios entry hazards. Enquanto isso, sets de Choice Scarf podem passar e dar revenge kill em oponentes como Tapu Koko. Hydreigon pode funcionar como um stallbreaker contra oponentes que causam problemas a Greninja, a exemplo de Chansey e Steel-types como Choice Scarf Excadrill, Ferrothorn e Mega Scizor. Além disso, ele pode usar Dragonium Z para devastar Pokémon mais lentos e resistentes como Porygon2 e Rotom-W.

[SET]
name: Choice Scarf (Dark)
move 1: Gunk Shot
move 2: U-turn
move 3: Ice Beam
move 4: Hydro Pump / Spikes
item: Choice Scarf
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Gunk Shot é necessário para Greninja botar Fairy-types em xeque, além de que trocar Greninja para Poison-type tem seu uso para não ser afetado por Toxic e resistir Grass. U-turn ajuda a manter momentum e toma vantagem de trocas forçadas, como Landorus temendo Ice Beam. Ice Beam deixa Greninja acertar Flying-types irritantes, como Zapdos, assim como Dragon- e Ground-types, como Hydreigon e Landorus. Hydro Pump acerta ameaças como Excadrill e Heatran, dá 2HKO em Klefki e ainda provoca um pouco mais de dano do que Gunk Shot a Volcarona em +1. Spikes é um ótimo move de utilidade e, com a presença ofensiva de Greninja e seus moves de coverage forçando tantas switches, ele pode colocá-los em campo, pressionando Pokémon que tocam o chão. Rock Slide é um golpe confiável para dar KO em ameaças muito fracas ao move, como Mega Charizard Y e Volcarona.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Speed com uma nature Naive e Choice Scarf fazem Greninja ser o mais rápido possível, passando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu, Latios, Adamant Excadrill na sand e Modest Kingdra na rain. Uma nature Naive com 4 EVs em Attack evita que Greninja deixe Gunk Shot mais fraco. 252 EVs em Special Attack maximizam os danos de Greninja. Protean é a ability de escolha para mudar o tipo de Greninja e ganhar STAB em seus golpes.

Dicas de Uso
========

Choice Scarf Greninja faz a função de revenge killer, ultrapassando e levando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf mais lentos. Greninja também pode utilizar sua alta Speed para limpar o jogo no final, além de poder ser um lead efetivo graças a U-turn e sua habilidade de forçar trocas de vários Pokémon. Greninja deve tentar colocar Spikes no começo do jogo para pressionar seus oponentes. Por causa de sua fragilidade, Greninja precisa entrar em segurança por meio de usuários de U-turn lentos como Mandibuzz ou após um parceiro ser derrotado. Certifique-se de usar U-turn para poder escapar de quaisquer desvantagens que possa encontrar. Cuidado com o golpe em que Greninja se prender, já que ser forçado a sair ou se tornar isca de setup para Pokémon como Terrakion suga seu momentum; é melhor garantir que todos os checks e counters se foram ou estejam enfraquecidos para ele poder limpar no final do jogo. Tenha em mente que, mesmo com Protean, Greninja não bate tão forte com Choice Scarf; ameaças mais resistentes conseguirão trocar confortavelmente, então, evite tentar levá-las com Greninja. Evite paralysis a todo custo, visto que sua função de revenge killer será arruinada.

Opções de Equipe
========

Mega Tyranitar é um parceiro excelente, já que pode ajudar como wallbreaker no early- e mid-game, enfraquecendo equipes para Greninja limpar no final. Tyranitar e Krookodile providenciam suporte de Stealth Rock para Greninja derrotar ameaças mais facilmente. Tyranitar também pode paralisar oponentes com Thunder Wave e tomar golpes special, enquanto Krookodile entra em golpes Electric, fornece utilidade com Knock Off e pode dar revenge kill em ameaças graças a Focus Sash. Intimidate de Krookodile também pode ajudar a enfraquecer physical attackers. Outros usuários de Knock Off, como Mega Sableye, Bisharp e Alolan Muk, atrapalham Pokémon que precisam de seus itens, especialmente usuários de Eviolite e Leftovers como Porygon2 e Zapdos. Mega Sableye pode bloquear golpes de status, enquanto Bisharp e Alolan Muk podem ser checks adicionais a Fairy-types. Mandibuzz pode trocar em physical attackers e punir sweepers com Swords Dance ou Dragon Dance, como Mega Scizor e Dragonite, usando Foul Play. Como Greninja entrará e sairá constantemente com U-turn, ele também se beneficia com Defog de Mandibuzz. Hydreigon pode ser um wallbreaker para Greninja graças a Choice Specs e trocar em golpes Ground-type. Mega Sharpedo e Greninja podem ajudar um ao outro para limpar no final do jogo, e Mega Sharpedo pode usar Psychic Fangs para pressionar Fighting-types. Cacturne é um ótimo check para Water-types problemáticos, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill.

[SET]
name: Ofensivo (Dark)
move 1: Hydro Pump
move 2: Ice Beam
move 3: Gunk Shot
move 4: Extrasensory
item: Life Orb
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hydro Pump é o move mais forte de Greninja para atingir ameaças como Mega Diancie, Heatran e Excadrill. Ice Beam é ótimo para tomar conta de Dragon- e Flying-types, como Mega Altaria, Gliscor e Zapdos. Gunk Shot dá a Greninja coverage para Fairy-types como Clefable, notavelmente dando OHKO em Azumarill. Extrasensory acerta Fighting- e Poison-types que ameaçam equipes Dark, como Keldeo, Mega Venusaur e Toxapex.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed com uma nature Naive permite que Greninja seja o mais rápido possível, passando qualquer coisa com menos de 122 de base Speed à exceção de usuários de Choice Scarf. Uma nature Naive também impede que Gunk Shot seja enfraquecido. 252 EVs em Special Attack dão a Greninja mais poder ofensivo. Protean é necessário para Greninja ter STAB em todos os seus ataques. Greninja não pode causar muito dano sem um item para aumentar seu poder, então Life Orb é o item de escolha.

Dicas de Uso
========

Como Greninja é frágil no geral, ele deve ir a campo em uma switch de graça ou em golpes fracos e resistidos. Ele também pode tentar entrar em uma switch dupla. A coverage aterrorizante de Greninja e seus stats ofensivos decentes são o suficiente para ele forçar trocas, então, aproveite isso trocando imediatamente para um parceiro que consiga lidar com o check de Greninja do time adversário. Certifique-se de salvar Greninja para ameaças rápidas a que ele possa dar revenge kill como Life Orb Latios e Gengar. É sempre melhor manter Greninja longe de revenge killers e usuários de Choice Scarf, pois Greninja frequentemente é necessário mais para o final da partida graças a sua grande coverage. Lembre-se de que Protean pode ser usado para sua vantagem defensiva; Greninja irá resistir Moonblast depois de usar Gunk Shot, por exemplo. Mantenha Greninja longe de paralysis, burns e poison, que arruinarão sua Speed ou longevidade.

Opções de Equipe
========

Greninja não gosta de ser enfraquecido por entry hazards, então, Mega Sableye e Mandibuzz são bons parceiros. Mega Sableye também oferece proteção contra Thunder Wave, Toxic, Knock Off e golpes Fighting-type. Mandibuzz, por outro lado, pode trazer Greninja a campo em segurança com seu U-turn lento e tomar ataques com seu bulk physical. Mega Tyranitar pode ajudar Greninja a pressionar times. Com Greninja vencendo ameaças com mais Defense, Mega Tyranitar se livra de special walls como Chansey. Tyranitar focado em Special Defense pode entrar em golpes special e providenciar suporte de Thunder Wave para Greninja ultrapassar mesmo usuários de Choice Scarf. Mega Sharpedo pode ajudar a limpar no final do jogo após Greninja dar dano o suficiente no time oponente. Hydreigon e Greninja juntos são ótimos pressionando equipes. Hydreigon pode especificamente levar Steel-types como Celesteela e Ferrothorn. Choice Scarf Hydreigon também é um parceiro de valor, dando revenge kill em ameaças enfraquecidas por Greninja. Bisharp e Alolan Muk ajudam Greninja a enfrentar Fairy-types irritantes, como Tapu Bulu e Azumarill, e ambos podem providenciar suporte de Knock Off. Bisharp especificamente pode realizar check a Ice-types, enquanto Alolan Muk pode entrar em golpes special. Krookodile é outro bom usuário de Stealth Rock e Knock Off que também consegue ser check de Electric-types para Greninja. Cacturne pode fazer check a Water-types resistentes, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill, que, de outra maneira, trariam problemas.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dark
--------

Grassium Z pode ser usado no lugar de Expert Belt para lançar um poderoso Bloom Doom, o que é capaz de OHKO em alguns dos melhores checks de Greninja, como Rotom-W e Suicune. Apesar disso, essa troca sacrifica alguns nocautes importantes que Expert Belt oferece; por exemplo, Greninja falha em dar 2HKO em Toxapex com Hidden Power Electric sem Expert Belt. Extrasensory pode ser usado para quebrar Fighting- e Poison-types como Kommo-o e Mega Venusaur, apesar de vir ao custo de um dos outros moves de coverage mais importantes de Greninja. Spikes pode ser utilizado no lugar de Toxic Spikes como uma forma de causar dano a um oponente de forma imediata ao entrar em campo, mas tenha em mente que o dano gerado por Toxic Spikes é normalmente melhor contra os checks de Greninja. Hydro Pump pode ser usado no lugar de Toxic Spikes para dar a equipes Dark uma melhor chance contra adversários ameaçadores como Mega Steelix, mas não possuir a utilidade de Toxic Spikes pode tornar Greninja uma ameaça menor. Para o set de Choice Scarf, Hidden Power Fire é um meio confiável de vencer Mega Scizor e Ferrothorn. Low Kicks lida facilmente com ameaças como Ferrothorn e Tyranitar. No entanto, esses golpes de coverage não são tão bons como os dos sets principais, pois seus companheiros de equipe costumam cobrir esses matchups.

Checks e Counters
===================

Dark
--------

**Chansey**: Chansey defende completamente todos os ataques de Greninja e pode vencê-lo com Toxic e Soft-Boiled.

**Walls Special**: Walls como Celesteela e Alolan Muk podem tomar vários golpes de Greninja. Celesteela pode vencer Greninja com Leech Seed e Alolan Muk pode enfraquecer Greninja com Knock Off e lhe dar poison com Poison Touch. Greninja também toma um dano considerável de Pursuit após trocar seu tipo.

**Water-types Resistentes**: Water-types resistentes, como Gastrodon e Suicune, podem facilmente aguentar golpes de Greninja. Gastrodon pode usar Toxic em Greninja, enquanto Suicune pode usá-lo para conseguir boosts com Calm Mind.

**Revenge Killers**: Sem Choice Scarf, Greninja é ultrapassado e vencido por revenge killers como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu e Terrakion.

**Prioridade**: Com as baixas defesas de Greninja e seu tipo variando por Protean, ele toma revenge kill facilmente de golpes como Mach Punch de Breloom, Extreme Speed de Dragonite e Bullet Punch de Mega Scizor.

**Status e Entry Hazards**: Greninja não pode se dar ao luxo de ser atingido com status, já que paralysis arruína completamente sua Speed impressionante e poison o derruba mais rapidamente. Entry hazards também são problemáticos por limitarem as oportunidades de Greninja de entrar em campo e o deixar vulnerável a revenge kill.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Dark analysis by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Water analysis by: [[Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Randomnick, 321109]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Ropalme1914, 245099]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [KevinELF, 314540], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [Misaka Mikoto, 240969], [Vid, 239907], [Eien, 100418], [terrors, 279058], [Zarif, 221862]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Atente-se, sobretudo, às (A)notações. Todas as outras mudanças podem ser conferidas no diffchecker;

— Otimize seu tempo: primeiro atualize seu post com o Copy-paste e depois leia o GP. Fique à vontade para modificar aquilo que achar melhor e, caso haja dúvidas quanto a algo específico, avise;

— Evite aportuguesamentos, como checkar;

— Evite repetir termos como "já que", "então", etc. Recomendo que o sinonimos.com para ver outras opções de palavras. Sobre essas em específico, você pode optar por "visto que", "uma vez que", "pois", "porque", "posto que" ou "assim", "portanto" e "por isso";

— Evite gerundismo. Como o próprio nome diz, mas vou explicar mesmo assim, gerundismo é um vício de linguagem cotidiano no qual nós usamos frequentemente termos terminando em "-ndo". Isso aconteceu frequentemente em sua tradução e podem ser observadas mudanças de gerundismo no diffchecker. Recomendo que use o Ctrl + F com "-ndo" para tentar identificar as vezes em que o gerúndio foi usado;

— Evite também tentar repetir muitas vezes o nome do mesmo Pokémon. Isso, na verdade, não é uma questão por parte do tradutor, mas, sempre que possível, é bom evitar ficar repetindo o nome do Pokémon. Você pode fazer isso, principalmente, usando termos anafóricos, como "esse", "ele" ou "o mesmo", ou também ocultando o termo em si, caso seja fácil de identificar o referente mesmo sem mencionar o nome dele;

— Uma recomendação também é encurtar certas expressões. Por exemplo, "Gunk Shot pode permitir que Greninja acerte Fairy-types" pode se tornar "Gunk Shot acerta Fairy-types". Outro exemplo, "Ice Beam pode ser usado para oferecer uma confiável opção de coverage" pode vir a ser "Ice Beam pode oferecer uma confiável opção de coverage". É preciso ter um pouco de jogo se cintura para identificar isso;

Comentários

— Certamente é possível ver na sua tradução um bom domínio de léxico competitivo e até um costume de usar termos inglês ou aportuguesados, como threats, checkar, utility, etc. Sei que você já deve estar ciente disso, mas nós usamos essas terminologias específicas de forma diferente no projeto e é algo com o qual será difícil de se acostumar. Claro que, com prática, provavelmente será bem rápido se adequar à maneira como usamos esses termos. Só manter um ritmo constante de tradução e revisão;

— Muito guerreiro, Randomnick! Mantém essa luta e o ritmo!

:swole::swole::swole:

GP 1/2

[OVERVIEW]

Water
========

Greninja é o Water-type mais versátil graças a Protean, dando a ele STAB em todos seus ataques, permitindo-lhe (G: verbo "permitir" pronome oblíquo "lhe", uma vez que exige objeto indireto ao invés de direto) usar quase qualquer golpe de coverage e ainda causar bastante dano. Ele tem uma movepool excelente para maximizar o uso de Protean, incluindo Ice Beam, Gunk Shot, Extrasensory e (G: evite usar vírgula antes de "e" se a conjunção possuir valor de adição) vários outros golpes de coverage, o que o torna em um wallbreaker fantástico se tiver o golpe super efetivo apropriado. A excelente Speed de Greninja faz com que seja difícil lhe dar revenge kill quando usando Choice Scarf, ultrapassando (A: evite aportuguesamentos) praticamente o metagame inteiro, e permite que Greninja aja como um grande pivot ofensivo. Além disso, Greninja também é uma das formas mais confiáveis de vencer equipes Poison com seu set de Groundium Z. Em consequência por ter tantas opções, Greninja é extremamente imprevisível e encaixa em quase qualquer equipe Water, preenchendo qualquer função que o time precise. No entanto, fora (A: queria até comentar brevemente a semântica do trecho, mas será que "além de" não passa a ideia de que o autor estaria incluindo a Speed falando sobre os stats péssimos de Greninja? Será que esse é mesmo o melhor conectivo a se usar? Cabe a nós pensar) sua Speed, Greninja tem base stats péssimos, com quase nenhum bulk a seu dispor e stats ofensivos fracos. Ademais, enquanto sua Speed é seu único stat bom, ele ainda não alcança Tapu Koko, uma das maiores ameaças a equipes Water, e esse (G: quando quiser retomar um referente, use o pronome anafórico, que, no caso dos demonstrativos, são "esse", "essa", "isso" e suas variantes) pode fazer revenge kill facilmente em Greninja sem Choice Scarf considerando seu fraco bulk. Greninja depende muito de dano super efetivo para compensar seus stats ofensivos, dificultando a escolha de quatro moves entre sua enorme movepool. Greninja vai simplesmente sempre ser parado por alguma coisa por essa restrição.

Dark
========

Greninja é um dos melhores Pokémon ofensivos ao qual equipes Dark tem acesso graças à poderosa ability Protean e a diversas opções de coverage como Gunk Shot, Ice Beam, U-turn e Extrasensory, tornando-o em uma ameaça imprevisível. Protean também ajuda defensivamente; por exemplo, Greninja pode se tornar Psychic-type usando Extrasensory e evitar tomar KO de Secret Sword de Keldeo. Greninja também tem uma Speed tier esplêndida, passando ameaças comuns como Garchomp, Mega Diancie e Keldeo sem Choice Scarf. Quando equipado com Choice Scarf, Greninja funciona como o revenge killer da equipe Dark, passando de ameaças como Mega Lopunny, Tapu Koko e outros usuários de Choice Scarf, como Tapu Bulu e Latios. Greninja tem stats defensivos bem ruins, no entanto, sendo incapaz de tomar muitos danos e fácil de lhe fazer revenge kill com golpes de prioridade ou atacantes mais rápidos. Embora Protean aumente seu dano, Greninja ainda é retido por seus stats ofensivos medianos, o que o faz confiar em Life Orb para aumentar seu dano geral. Greninja também carece de espaço em seu moveset para vencer todas as ameaças que equipes Dark possam enfrentar.

[SET]
name: Expert Belt (Water)
move 1: Ice Beam
move 2: Grass Knot
move 3: Hidden Power Electric
move 4: Extrasensory
item: Expert Belt
ability: Protean
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam acerta Pokémon dos tipos Dragon, Flying, Ground e Grass, como Kommo-o, Tornadus-T, Garchomp e Tapu Bulu, todos muito ameaçadores para equipes Water. Grass Knot acerta Pokémon dos tipos Water e Ground, como Mega Swampert, Gastrodon e Hippowdon. A coverage de Hidden Power Electric ajuda Greninja a acertar em especial Mantine, que facilmente entra em qualquer de seus outros golpes, e dá bastante dano em Toxapex. Extrasensory permite que Greninja acerte ameaças Poison- e Fighting-type, como Mega Venusaur, Toxapex e Keldeo, tornando Greninja em uma resposta consistente a equipes Poison com Hidden Power Electric.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em Special Attack e Speed com uma nature Timid permitem que Greninja bata o mais rápido e forte possível. Protean permite-lhe ganhar STAB em todos os seus ataques, tornando-o em um all-out attacker incrível. Expert Belt aumenta o dano de seus golpes super efetivos, dando-lhe (G: verbo "dar" também exige objeto indireto e, portanto, usa-se "lhe") dano o suficiente para conseguir um 2HKO em Toxapex após o dano de Stealth Rock.

Dicas de Uso
========

Greninja tem uma ótima coverage da qual pode facilmente tirar proveito. Já que comumente usa Choice Scarf, ele pode usar repetidamente um mesmo ataque para blefar esse item e enganar o Pokémon que resiste ao golpe de coverage no qual está fingindo estar travado. Greninja é ótimo em um matchup espelhado, visto que, com sua coverage combinada de Grass Knot e Hidden Power Electric, ele pode facilmente atingir Pokémon Water-type de forma super efetiva, tornando-o em uma ameaça perigosa no late-game. O mesmo vale para matchups contra Flying e Ground, uma vez que sua coverage Ice- e Grass-type pode acertar todos os Pokémon de equipes Ground com super efetivo, exceto Excadrill e Mega Steelix. Greninja é frágil e, portanto, (G: tente colocar as conjunções conclusivas entre vírgulas) fraco a golpes de prioridade comuns, tais como Extreme Speed de Dragonite e Mach Punch de Breloom. Então, ele deveria trocar para um parceiro como Toxapex para aguentar esses ataques. Além disso, deveria sair de campo contra Pokémon ofensivos que ele não pode vencer como Kyurem-B, pois é tão frágil que normalmente eles conseguirão dar OHKO em Greninja em troca. Por isso, Greninja deve apenas ser trazido a campo em segurança e evitar tomar qualquer dano desnecessário. Adicionalmente, enquanto Greninja certamente não aprecia o dano de poison ou burn, ele deve absolutamente a todo custo evitar paralysis, posto que isso inutilizará completamente sua habilidade de agir como um revenge killer rápido e irá permitir que ameaças mais lentas como Kommo-o lhe dêem OHKO.

Opções de Equipe
========

Toxapex é um ótimo pivot defensivo que pode trocar em ameaças como Mega Venusaur para Greninja e é uma wall sólida graças a Recover. Além disso, fornece suporte de Toxic Spikes, enfraquecendo Pokémon perigosos para Greninja e facilitando um sweep em uma partida. Swampert e Mega Swampert fornecem suporte de Stealth Rock e uma imunidade a Electric-type. Swampert é um tank defensivo sólido que pode facilmente entrar em ameaças como Tapu Koko e Terrakion para Greninja. Mega Swampert, por outro lado, é mais uma opção ofensiva que é extremamente ameaçadora para rain, vencendo checks de Greninja como Tapu Koko e Volcarona com Earthquake e Waterfall. Keldeo e Greninja compartilham checks similares e podem se ajudar os enfraquecendo. Keldeo pode quebrar cores resistentes de tipos como Normal e Flying com Calm Mind e Taunt, ou ser uma ameaça mais ofensiva e apenas passar por cima de Pokémon como Chansey com Secret Sword com o boost de Choice Specs. Ele também leva Steel-types como Mega Scizor e Ferrothorn que, de outra maneira, parariam Greninja. Mega Sharpedo é um ótimo late-game cleaner que aprecia a habilidade de Greninja de enfraquecer muitos de seus checks, como Hippowdon e Celesteela, finalizando o jogo mais facilmente. Ele também ultrapassa ameaças como Tapu Koko e Mega Lopunny. Usar Mega Sharpedo deixa Greninja usar Extrasensory, permitindo-lhe vencer Pokémon como Mega Venusaur que, de outra maneira, parariam-no. Rotom-W e Mantine podem remover entry hazards e proporcionar uma imunidade a Ground. Rotom-W pode fornecer um pivot lento com Volt Switch e enfraquecer physical attackers (A: mixed, special e physical attackers mantemos no inglês), como Azumarill, com Will-O-Wisp. Por outro lado, Mantine é uma special wall sólida com acesso a Roost, entrando facilmente em golpes como Draco Meteor de Latios. Gyarados pode auxiliar Greninja vencendo seus checks, como Mega Venusaur e Chansey, usando um Supersonic Skystrike com boost. Em retorno, Greninja pode derrotar walls physical como Celesteela e Swampert para Gyarados. Além disso, ele providencia a Greninja uma troca sólida para golpes Ground-type. Graças a rain e Choice Specs Hurricane, Pelipper consegue lidar com diversos Grass- e Poison-types, como Ferrothorn, Mega Vensuaur e Toxapex. Ele ainda pode funcionar como um pivot para trazer Greninja a campo em segurança com U-turn e remover hazards com Defog e compartilha checks com Greninja, enfraquecendo os checks um do outro. Manaphy ajuda a acabar com (A: eufemismo) ameaças do tipo Poison para Greninja, como Alolan Muk e Mega Venusaur, após um boost de Tail Glow com Surf e Psychic, respectivamente.

[SET]
name: Choice Scarf (Water)
move 1: U-turn
move 2: Ice Beam
move 3: Gunk Shot
move 4: Dark Pulse / Rock Slide
item: Choice Scarf
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

U-turn providencia momentum, permitindo que Greninja troque contra walls que entrem em campo. Ice Beam dá-lhe uma opção forte para acertar uma grande quantidade de ameaças, incluindo Dragon-types, como Dragonite, e Flying-types, como Zapdos. Gunk Shot permite que Greninja dê revenge kill em Fairy-types, essencialmente em Tapu Koko, que é um dos Pokémon mais ameaçadores pra equipes Water. Defensivamente, também troca Greninja para o tipo Poison, tornando-o em uma opção sólida para dar 2HKO em Mega Charizard Y e Mega Diancie, enquanto ambos não podem dar OHKO em Poison Greninja com Solar Beam e Moonblast, respectivamente. Dark Pulse é um STAB confiável que tem coverage fantástica com os outros moves de Greninja e em essência dá muito dano em walls Psychic-type, como Mew, Jirachi e Slowbro. Dependendo do time do usuário, o moveslot final de Greninja pode ser facilmente substituído com golpes de coverage específicos para atingir certas ameaças em troca de Dark Pulse, um golpe que pode ser usado várias vezes. Para equipes ofensivas que não tem muitas switch-ins defensivas a essas ameaças, Rock Slide é uma opção de coverage sólida que especialmente dá OHKO em Volcarona e Mega Charizard Y e 2HKO em Mantine e Kyurem-Black. Low Kick é a única opção que provoca OHKO em Kyurem-B após o dano de Stealth Rock ou duas rodadas de dano de Life Orb. Também dá 2HKO em Ferrothorn, OHKO em Tyranitar e quase sempre OHKO em Heatran. Hidden Power Fire é útil para dar 2HKO em ambos Ferrothorn e Klefki, que constantemente tentam trocar em Greninja, mas não tem outros alvos úteis. Entry hazards, como Spikes ou Toxic Spikes, também são uma opção final viável em equipes ofensivas para punir trocas do time adversário.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed com nature Naive e Choice Scarf deixam Greninja o mais rápido possível, ultrapassando quase o metagame inteiro, incluindo Adamant Excadrill com Sand Rush e Kingdra com Swift Swim. Uma nature Naive é importante em vez de Hasty para garantir que Extreme Speed de Choice Band Dragonite e outros golpes poderosos de prioridade não consigam dar OHKO em Greninja. Greninja deveria usar ou 252 EVs em Special Attack ou Attack dependendo de seu último moveslot, já que esse normalmente é o slot que depende do investimento em EVs para conseguir os KOs necessários. Protean muda o tipo de Greninja para o do golpe que usa, dando a ele STAB permanente e flexibilidade defensiva.

Dicas de Uso
========

Greninja pode servir como um lead fantástico graças a sua incrível Speed e seu uso de U-turn para ganhar vantagem e trocar logo no início da partida, já que quase nenhum lead consegue vencer lead Greninja. Também é um revenge killer confiável, capaz de passar vários sweepers mesmo com boost. Greninja não dá tanto dano no geral quando não usando coverage super efetiva e raramente consegue tocar walls, então, se você imagina que algo vá entrar em Greninja, U-turn deveria ser usado para preservar momentum. Uma vez que essas walls sejam enfraquecidas, no entanto, Greninja é mais do que capaz de funcionar como um late-game sweeper com seus STABs. Na maior parte do tempo, tente usar parceiros como Rotom-W para fazer pivot e trazer Greninja a campo em segurança, visto que não consegue tomar ataques muito bem e não deveria trocar na maioria dos golpes do adversário a menos que sejam Psychic-type. Todavia, quando Greninja já está em campo, lembre-se de que Protean pode ser usado defensivamente e dar a Greninja resistências incomuns, como usar Gunk Shot contra Moonblast de Mega Diancie ou Solar Beam de Mega Charizard-Y.

Opções de Equipe
========

Greninja funciona melhor quando pareado com wallbreakers e stallbreakers como Choice Specs Keldeo e Kingdra, Perish Trap Azumarill e Suicune, que podem vencer walls nas quais Greninja não consegue tocar. A capacidade (A: atente-se ao contexto. Nem sempre o termo "ability" vai se referir a abilities dos Pokémon, mas suas capacidades ou "habilidades" mesmo de fazer alguma coisa) de Greninja para atrair walls e trocar contra elas usando U-turn o torna um parceiro ainda melhor para esses Pokémon. Especificamente, esse set não consegue tocar um core defensivo de Poison, então é importante ter um Pokémon como Gyarados que possa vencê-lo. Outros pivots como Rotom-W são ótimos para formar um core de VoltTurn com Greninja, mantendo momentum entre si ou para o resto do time. Enquanto Toxapex não tem um golpe para sair de campo, ainda é uma opção fantástica graças a sua ability Regenerator. Ele também frequentemente usa Toxic Spikes, que é crucial para enfraquecer os checks de Greninja e conseguir um sweep no final do jogo. Pokémon como Swampert são necessários por seu suporte de Stealth Rock, que pune ainda mais switches que Greninja pode facilmente forçar. Como Greninja gosta de entrar e sair de campo frequentemente, opções de controle de hazards, como Mantine e Empoleon, no seu lado do campo é importante para prevenir que seja enfraquecido muito rapidamente. Sendo quase inigualável em Speed, Greninja é útil para derrotar revenge killers adversários para ajudar sweepers, como Gyarados e Sharpedo Mega. Sharpedo Mega é notável por servir como check de Psychic-types, deixando Greninja mais facilmente abrir mão de Dark Pulse por outra opção de coverage.

[SET]
name: All-out Attacker (Water)
move 1: Ice Beam
move 2: Gunk Shot
move 3: Dark Pulse
move 4: Hidden Power Fire / Hidden Power Electric
item: Expert Belt / Life Orb
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam é usado como sua coverage, acertando Flying-, Grass- e Dragon-types incluindo Zapdos e Cradily super efetivamente e dando 2HKO em Kyurem-B. Gunk Shot dá bastante dano em Fairy-types e walls special como Mantine, tornando Greninja uma ameaça ofensiva mista. Dark Pulse dá um dano muito alto em Psychic-types, dando 2HKO em quase todos, enquanto que pode ser usado consistentemente mesmo em alvos neutros. Greninja pode escolher uma ampla variedade de opções para seu último golpe, escolhendo o que o seu time mais precisar. Hidden Power Fire pode dar OHKO em muitos Steel-types, principalmente Ferrothorn, que tende a ser um Pokémon difícil de derrubar. Por outro lado, Hidden Power Electric com Ice Beam dá 2HKO em quase qualquer Flying-type além de Celesteela, dificultando o matchup contra Greninja. Se essas combinações de coverage não forem necessárias, Hydro Pump é o golpe mais forte de Greninja e pode substituir Dark Pulse para dar mais dano, podendo dar 2HKO em Mega Sableye mesmo que tenha foco em Special Defense. No entanto, coverage Water-type é relativamente redundante com Ice Beam. Se Hydro Pump é usado, Rock Slide pode ser usado também, porque dá OHKO em Mega Charizard Y e ainda acaba com (A: eufemismo) a maioria das equipes Flying. Greninja pode usar Spikes ou Toxic Spikes efetivamente, já que força switches e pode usar essa oportunidade para colocar entry hazards.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed e uma nature Naive faz Greninja ser o mais rápido e forte possível. Protean deixa Greninja dar mais dano com todos os seus ataques graças ao STAB. Life Orb fortalece o dano de todos os seus ataques, ao custo de um pouco de recoil. Para evitar esse dano e blefar outros sets, Expert Belt pode ser usado no lugar, mas o dano neutro de Greninja é bem fraco e Hydro Pump não deveria ser usado com isso.

Dicas de Uso
========

Esse set tem a intenção de entrar e usar poderosos golpes, de preferência super efetivos, sempre que possível. Como resultado, tente colocá-lo em campo por meio de double switches contra Pokémon que ultrapasse. Ele também pode funcionar como um revenge killer com sua boa Speed, dando KO ou forçando trocas de ameaças como Mega Gallade que causa muitos problemas a Water. Tome cuidado com o HP de Greninja, já que seu bulk fraco no geral somado ao dano de Life Orb irá enfraquecê-lo. Evite deixar Greninja tomar golpes aos quais não resiste, visto que mesmo dano neutro de walls fracas pode grave. Protean pode ajudá-lo nisso, dando-lhe resistências incomuns para permitir tomar ataques que normalmente não tomaria. Greninja tem uma grande variedade de moves que pode usar com viabilidade, então use isso a seu favor, uma vez que seu oponente irá tentar dar scout no moveset dele. Enquanto os moves de Greninja são desconhecidos, será fácil disparar ataques sem medo. Se Expert Belt for usado, blefar Choice Scarf ou Groundium Z é uma boa estratégia para conseguir KOs inesperados em seu oponente.

Opções de Equipe
========

Mesmo sendo um dos sets mais poderosos de Greninja, ele ainda não tem um dano geral particularmente fantástico, então, pareá-lo com um wallbreaker é uma boa ideia para desmontar equipes balanced e defensivas. Choice Specs Keldeo é uma ótima opção para quebrar cores defensivos Normal, nos quais Greninja não consegue tocar direito. Swift Swim Kingdra pode ser uma ótima opção anti-offense, já que ele pode dar revenge kill em Pokémon como Tapu Koko, que ultrapassam Greninja. Rain em geral é útil se Greninja usa Hydro Pump, visto que Hydro Pump com boost de rain é o único jeito de Greninja dar 2HKO em Celesteela. Saiba, no entanto, que rain irá fazer Hidden Power Fire dar um dano insignificante. Em equipes mais balance, Perish Trap Azumarill pode ser uma maneira não tradicional de vencer walls para Greninja. Ele se beneficia muito de ter suas switch-ins enfraquecidas e, por isso, suporte como Stealth Rock de Swampert e Toxic Spikes de Toxapex é sempre apreciado. Um jeito de vencer cores Poison é necessário, e ter um check específico como Flyinium Z Gyarados pode dar conta do recado.

[SET]
name: Poison Killer (Water)
move 1: Extrasensory
move 2: Dig
move 3: Ice Beam
move 4: Gunk Shot / Hidden Power Electric / Hidden Power Fire
item: Groundium Z
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Extrasensory é o principal golpe desse set e é capaz de dar 2HKO em quase qualquer Pokémon em uma equipe Poison, incluindo Toxapex e Mega Venusaur. Dig completa a coverage necessária no set para vencer Poison, já que Tectonic Rage dá OHKO em Alolan Muk, o único Poison-type comumente usado em que Greninja não pode acertar com Extrasensory. Ice Beam é usado por sua ótima coverage para dar a Greninja um golpe forte, que pode ser usado repetidamente e sem nenhum Pokémon imune a ele. Com Tectonic Rage dando dano muito alto em Klefki, Gunk Shot é ótimo para pressionar equipes Fairy, apesar de Greninja ainda ser mais lento do que Tapu Koko. Embora não funcione tão bem com Tectonic Rage, Hidden Power Electric junto a Ice Beam forma a bem conhecida coverage BoltBeam e pode dar 2HKO em Mantine e Mega Charizard Y para destruir equipes Flying. Hidden Power Fire pode ser usado também, visto que Heatran toma OHKO de Tectonic Rage, permitindo que Greninja use Hidden Power Fire seguramente contra equipes Steel.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack dá a Greninja dano o suficiente para dar 2HKO em Toxapex e Mega Venusaur. 4 EVs em Attack são usados para garantir OHKO em Alolan Muk. Uma nature Naive e 252 EVs em Speed garantem que Greninja passe de Pokémon como Latios, Gengar, Keldeo e Mega Diancie. Protean dá a Greninja STAB em todos seus golpes, dando dano suficiente para vencer equipes Poison que precisa vencer. Groundium Z permite que Greninja use Tectonic Rage.

Dicas de Uso
========

Como Tectonic Rage só pode ser usado uma vez, tome cuidado para não gastar o Z-Move desnecessariamente. Para equipes Poison, Alolan Muk irá constantemente ser tentado a dar Pursuit em Greninja Psychic-type, então é normalmente seguro usar o move depois que o mesmo entrar em campo. Contra equipes Fairy, no entanto, já que Klefki consegue usar Reflect com Prankster, é necessário acertá-lo na troca, então tente prever a troca. Klefki irá tentar entrar em Gunk Shot com frequência e, portanto, atraí-lo a campo dando uma switch in livre para Greninja em Tapu Bulu ou até em Tapu Koko é relativamente fácil. Em vários matchups, Tectonic Rage também pode ser uma boa surpresa por também acertar special walls. Por exemplo, equipes Ground esperando Choice Scarf Ice Beam gostam de trocar para Seismitoad, e Tectonic Rage sempre dá OHKO no set padrão de Seismitoad depois do dano de Ice Beam. Como Greninja tende a não usar Hydro Pump, Tectonic Rage também é tipicamente uma boa opção para acertar Pokémon como Heatran e Tyranitar, que não esperam tomar tanto dano. Embora possa ser perigoso, muitos esperam Choice Scarf Greninja; contanto que você não tenha revelado o Choice Scarf de um parceiro, é normalmente possível fazer um blefe para trazer a campo um alvo de Tectonic Rage. Contra equipes Poison, também é bem possível blefar outros itens, como Expert Belt antes de Extrasensory ser usado. No entanto, Extrasensory não é muito visto fora desse set sem Life Orb, assim, uma vez que Greninja usar Extrasensory e não tomar dano de Life Orb, é difícil blefar outro set. Graças à ótima movepool de Greninja, é difícil seu oponente adivinhar seu golpe de coverage. Tente se aproveitar disso ao máximo, principalmente se você não revelou Dig ainda, já que a grande quantidade de opções que Greninja tem é parte de sua força. Evite tomar dano desnecessário, pois Greninja não tem um item que aumente o dano dele e talvez tenha que tomar um ou dois golpes para vencer walls. Como resultado, é melhor parear esse set com um pivot que pode trazer Greninja a salvo em campo, como U-turn Pelipper. Ground é um tipo muito incomum para Greninja acessar com Protean; tente usar isso a seu favor contra Electric-types que imaginam que vão atacar seguramente. Apesar de Dig ser um golpe de dois turnos, ele ainda pode ser útil para isso.

Opções de Equipe
========

Equipes Water geralmente tem bastante problemas vencendo o core defensivo de Poison, então quase qualquer equipe que precisa de uma alternativa para isso pode usar esse set. Equipes de rain em particular apreciam o suporte de Greninja. No entanto, a rain enfraquece Hidden Power Fire, portanto, esse golpe de coverage não deveria ser usado com rain. Pelipper pode usar um U-turn lento para trazer Greninja a campo efetivamente enquanto também traz Defog para proteger Greninja de Toxic Spikes e outros entry hazards. Rotom-W é capaz de preencher uma função similar a de Pelipper em equipes sem rain. Sweepers como Swift Swim Kingdra, Mega Gyarados e Suicune apreciam Greninja removendo seus checks Poison-type. Esse set não tem poder o suficiente quando não enfrenta seus alvos específicos, por isso, wallbreakers como Choice Band Azumarill podem ajudar a derrubar walls. Suporte de hazards de Swampert e Toxapex podem ser úteis para colocar Pokémon como Crobat no alcance de OHKO para amenizar o problema de não causar tanto dano. Esse set não tem a Speed de Choice Scarf, então é importante ter um parceiro como Choice Scarf Keldeo para ajudar a dar revenge kill em Pokémon que podem forçar Greninja a sair de campo.

[SET]
name: Choice Scarf (Dark)
move 1: Gunk Shot
move 2: U-turn
move 3: Ice Beam
move 4: Hydro Pump / Spikes
item: Choice Scarf
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Gunk Shot é necessário para Greninja botar Fairy-types em xeque, além de trocar Greninja para Poison-type tem seu uso para não ser afetado por Toxic e resistir Grass. U-turn ajuda a manter momentum e toma vantagem de trocas forçadas, como Landorus temendo Ice Beam. Ice Beam deixa Greninja acertar Flying-types irritantes, como Zapdos, assim como Dragon- e Ground-types, como Hydreigon e Landorus. Hydro Pump acerta ameaças como Excadrill e Heatran, dá 2HKO em Klefki e ainda provoca um pouco mais de dano do que Gunk Shot a Volcarona em +1. Spikes é um ótimo move de utilidade (A: "movimento" não é sinônimo para "moves" no sentido dos moves do jogo + "utility" é traduzido) e, com a presença ofensiva de Greninja e suas coverage forçando tantas switches, ele pode colocá-los em campo, pressionando Pokémon não imunes ao hazard. Rock Slide é um golpe confiável para dar KO em ameaças muito fracas ao move, como Mega Charizard Y e Volcarona.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Speed com uma nature Naive e Choice Scarf fazem Greninja ser o mais rápido possível, passando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu, Latios, Adamant Excadrill na sand e Modest Kingdra na rain. Uma nature Naive com 4 EVs em Attack evita que Greninja deixe Gunk Shot mais fraco. 252 EVs em Special Attack maximizam os danos de Greninja. Protean é a ability de escolha para mudar o tipo de Greninja e ganhar STAB em seus golpes.

Dicas de Uso
========

Choice Scarf Greninja faz a função de revenge killer, ultrapassando e levando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf mais lentos. Greninja também pode utilizar sua alta Speed para limpar o jogo no final, além de poder ser um lead efetivo graças a U-turn e sua habilidade de forçar trocas de vários Pokémon. Greninja deveria tentar colocar Spikes no começo do jogo para pressionar seus oponentes. Por causa de sua fragilidade, Greninja precisa entrar em segurança por meio de usuários de U-turn lentos como Mandibuzz ou após um parceiro ser derrotado. Certifique-se de usar U-turn para poder escapar de quaisquer desvantagens que possa encontrar. Cuidado com o golpe em que Greninja se prender, já que ser forçado a sair ou se tornar isca de setup para Pokémon como Terrakion é suga momentum; é melhor garantir que todos os checks e counters se foram ou estejam enfraquecidos para ele poder limpar no final do jogo. Tenha em mente que, mesmo com Protean, Greninja não bate tão forte com Choice Scarf; ameaças mais resistentes conseguirão trocar confortavelmente, então, evite tentar levá-las com Greninja. Evite paralysis a todo custo, visto que sua função de revenge killer será arruinada.

Opções de Equipe
========

Mega Tyranitar é um parceiro excelente, já que pode ajudar como wallbreaker no começo e meio do jogo, enfraquecendo equipes para Greninja limpar no final. Tyranitar e Krookodile providenciam suporte de Stealth Rock para Greninja derrotar (A: eufemismo. Pokémon não mata Pokémon :psynervous: ) ameaças mais facilmente. Tyranitar também pode paralisar oponentes com Thunder Wave e tomar golpes special, enquanto Tyranitar entra em golpes Electric, fornece utilidade com Knock Off e pode dar revenge kill em ameaças graças a Focus Sash. Intimidate de Krookodile também pode ajudar enfraquecer physical attackers. Outros usuários de Knock Off, como Mega Sableye, Bisharp e Alolan Muk, atrapalham Pokémon que precisam de seus itens, especialmente usuários de Eviolite e Leftovers como Porygon2 e Zapdos. Mega Sableye pode bloquear golpes de status, enquanto Bisharp e Alolan Muk podem ser checks adicionais a Fairy-types. Mandibuzz pode trocar em physical attackers e punir sweepers com Swords Dance ou Dragon Dance, como Mega Scizor e Dragonite, usando Foul Play. Como Greninja entrará e sairá constantemente com U-turn, ele também se beneficia com Defog de Mandibuzz. Hydreigon pode ser um wallbreaker graças a Choice Specs e trocar em golpes Ground-type. Mega Sharpedo e Greninja podem ajudar um ao outro para limpar no final do jogo, e Mega Sharpedo pode usar Psychic Fangs para pressionar Fighting-types. Cacturne é um ótimo check para Water types problemáticos, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill.

[SET]
name: Ofensivo (Dark)
move 1: Hydro Pump
move 2: Ice Beam
move 3: Gunk Shot
move 4: Extrasensory
item: Life Orb
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hydro Pump é o move mais forte de Greninja para atingir ameaças como Mega Diancie, Heatran e Excadrill. Ice Beam é ótimo para tomar conta de Dragon- e Flying-types, como Mega Altaria, Gliscor e Zapdos. Gunk Shot dá a Greninja coverage para Fairy-types como Clefable, notavelmente dando OHKO em Azumarill. Extrasensory acerta Fighting- e Poison-types que ameaçam equipes Dark, como Keldeo, Mega Venusaur e Toxapex.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed com uma nature Naive permite que Greninja seja o mais rápido possível, passando qualquer coisa com menos de 122 de base Speed à exceção de usuários de Choice Scarf. Uma nature Naive também impede que Gunk Shot seja enfraquecido. 252 EVs em Special Attack dão a Greninja mais poder ofensivo. Protean é necessário para Greninja ter STAB em todos seus ataques. Greninja não pode causar muito dano sem um item para aumentar seu poder, então Life Orb é o item de escolha.

Dicas de Uso
========

Porque Greninja é frágil no geral, deveria ir a campo em uma switch de graça ou em golpes fracos e resistidos. Ele também pode tentar entrar em uma double switch. A coverage aterrorizante de Greninja e seus stats ofensivos decentes são o suficiente para ele forçar trocas.Então, aproveite isso trocando imediatamente para um parceiro que consiga lidar com o check de Greninja do time adversário. Certifique-se de salvar Greninja para ameaças rápidas a que ele possa dar revenge kill como Life Orb Latios e Gengar. É sempre melhor manter Greninja longe de revenge killers e usuários de Choice Scarf, pois Greninja frequentemente é necessário mais para o final da partida graças a sua grande coverage. Lembre-se de que Protean pode ser usado para sua vantagem defensiva; Greninja irá resistir Moonblast depois de usar Gunk Shot, por exemplo. Mantenha Greninja longe de paralysis, burns e poison, que arruinarão sua Speed ou longevidade.

Opções de Equipe
========

Greninja não gosta de ser enfraquecido por entry hazards, então Mega Sableye e Mandibuzz são bons parceiros. Mega Sableye também oferece proteção contra Thunder Wave, Toxic, Knock Off e golpes Fighting-type. Mandibuzz, por outro lado, pode trazer Greninja a campo em segurança com seu U-turn lento e tomar ataques com seu bulk physical. Mega Tyranitar pode ajudar Greninja a pressionar times. Com Greninja vencendo ameaças com mais Defense, Mega Tyranitar se livra de special walls como Chansey. Tyranitar focado em Special Defense pode entrar em golpes special e providenciar suporte para Greninja ultrapassar mesmo usuários de Choice Scarf. Mega Sharpedo pode ajudar a limpar no final do jogo após Greninja dar dano o suficiente no time oponente. Hydreigon e Greninja juntos são ótimos pressionando equipes. Hydreigon pode especialmente levar Steel-types como Celesteela e Ferrothorn. Choice Scarf Hydreigon também é um parceiro de valor, dando revenge kill em ameaças enfraquecidas por Greninja. Bisharp e Alolan Muk ajudam Greninja a enfrentar Fairy-types irritantes, como Tapu Bulu e Azumarill, e ambos podem providenciar suporte de Knock Off. Bisharp especificamente pode realizar check a Ice-types, enquanto Alolan Muk pode entrar em golpes special. Krookodile é outro bom usuário de Stealth Rock e Knock Off que também consegue ser check de Electric-types para Greninja. Cacturne pode fazer check a Water-types resistentes, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill, que, de outra maneira, trariam problemas.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

O set de Choice Scarf pode usar Hydro Pump por seu grande dano no geral, mas é muito redundante comparado a coverage de Ice Beam, e coverage é mais importante graças a Protean. U-turn também é uma opção para Expert Belt Greninja a fim de blefar Choice Scarf ainda mais efetivamente, porém, tende a ser bem pior do que opções mais úteis de coverage. Grass Knot pode ser usado com Hidden Power Electric para vencer equipes Water e Ice Beam para vencer equipes Ground, mas não é muito útil além disso. Taunt é uma opção de utilidade que pode ajudar Greninja a lidar com walls mais resistentes que normalmente o forçariam a sair de campo.

Dark
--------

Dark Pulse permite que Greninja acerte Ghost- e Psychic-types, como Alolan Marowak, Mew e Slowbro, e tem uma chance de flinch. Taunt pode evitar qualquer ameaça de colocar entry hazards ou um boost em seus stats, além de poder acompanhar Spikes ou Toxic Spikes. Como Greninja normalmente tem problemas contra Water-types, Grass Knot seria uma forma decente de os atingir. Hidden Power Fire é um meio confiável de vencer Mega Scizor e Ferrothorn. Low Kicks lida facilmente com ameaças como Ferrothorn e Tyranitar. No entanto, esses golpes de coverage não são tão bons como os dos sets principais, porque Hydreigon, Bisharp e Alolan Muk normalmente carregam golpes Dark-type. Hydreigon em especial usa Fire Blast e Focus Blast, o que facilita escolher coverages para Greninja.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Chansey**: Nenhum set de Greninja consegue vencer Chansey, tornando-a no melhor counter a ele. No entanto, Greninja pode dar U-turn para dar dano e sair da frente dela.

** Walls Special**: A maioria das walls focadas em Special Defense que não são fracas a Gunk Shot ou a coverages específicas dos sets de Greninja podem pará-lo completamente. Fazer um scout apropriado aos moveset dele é recomendável para manter esses checks a salvo.

**Revenge Killers**: Sets sem Choice Scarf são muito vulneráveis a serem ultrapassados e tomar revenge kill de uma ampla variedade de Pokémon mais rápidos que inclui Tapu Koko, Mega Lopunny e a maioria dos usuários de Choice Scarf graças ao fraco bulk de Greninja. Poderosos golpes de prioridade, como Extreme Speed de Choice Band Dragonite, também são capazes de lhe dar revenge kill.

**Paralysis**: Greninja tende a ser incapaz de diretamente dar OHKO na maioria dos Pokémon, então aqueles que podem sobreviver um golpe dele e paralisá-lo de volta, como Jirachi, podem inutilizar sua Speed e impedir de que seja uma ameaça.

Dark
--------

**Chansey**: Chansey defende completamente todos os ataques de Greninja e pode vencê-lo com Toxic e Soft-Boiled.

**Walls Special**: Walls como Celesteela e Alolan Muk podem tomar vários golpes repetidos de Greninja. Celesteela pode vencer Greninja com Leech Seed e Alolan Muk pode enfraquecer Greninja com Knock Off e lhe dar poison com Poison Touch. Greninja também toma um dano considerável de Pursuit após trocar seu tipo.

**Water-types Resistentes**: Water-types resistentes, como Gastrodon e Suicune, podem facilmente aguentar golpes de Greninja. Gastrodon pode usar Toxic em Greninja, enquanto Suicune pode usá-lo para conseguir boosts com Calm Mind.

**Revenge Killers**: Sem Choice Scarf, Greninja é ultrapassado e vencido por revenge killers como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu e Terrakion.

**Prioridade**: Com as baixas defesas de Greninja e seu tipo variando por Protean, ele toma revenge kill facilmente de golpes como Mach Punch de Breloom, Extreme Speed de Dragonite e Bullet Punch de Scizor.

**Status e Entry Hazards**: Greninja não pode se dar ao luxo de ser atingido com status, já que paralysis arruína completamente sua Speed impressionante e poison o derruba mais rapidamente. Entry hazards também são problemáticos por limitarem as oportunidades de Greninja de entrar em campo e o deixar vulnerável a revenge kill.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Dark analysis by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Water analysis by: [[Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Randomnick, 321109]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]

- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [KevinELF, 314540], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [Misaka Mikoto, 240969], [Vid, 239907], [Eien, 100418], [terrors, 279058], [Zarif, 221862]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Copy-paste & https://www.diffchecker.com/NePMh3a3:

[OVERVIEW]

Water
========

Greninja é o Water-type mais versátil graças a Protean, dando a ele STAB em todos seus ataques, permitindo-lhe usar quase qualquer golpe de coverage e ainda causar bastante dano. Ele tem uma movepool excelente para maximizar o uso de Protean, incluindo Ice Beam, Gunk Shot, Extrasensory e vários outros golpes de coverage, o que o torna em um wallbreaker fantástico se tiver o golpe super efetivo apropriado. A excelente Speed de Greninja faz com que seja difícil lhe dar revenge kill quando usando Choice Scarf, ultrapassando praticamente o metagame inteiro, e permite que Greninja aja como um grande pivot ofensivo. Além disso, Greninja também é uma das formas mais confiáveis de vencer equipes Poison com seu set de Groundium Z. Em consequência por ter tantas opções, Greninja é extremamente imprevisível e encaixa em quase qualquer equipe Water, preenchendo qualquer função que o time precise. No entanto, fora sua Speed, Greninja tem base stats péssimos, com quase nenhum bulk a seu dispor e stats ofensivos fracos. Ademais, enquanto sua Speed é seu único stat bom, ele ainda não alcança Tapu Koko, uma das maiores ameaças a equipes Water, e esse pode fazer revenge kill facilmente em Greninja sem Choice Scarf considerando seu fraco bulk. Greninja depende muito de dano super efetivo para compensar seus stats ofensivos, dificultando a escolha de quatro moves entre sua enorme movepool. Greninja vai simplesmente sempre ser parado por alguma coisa por essa restrição.

Dark
========

Greninja é um dos melhores Pokémon ofensivos ao qual equipes Dark tem acesso graças à poderosa ability Protean e a diversas opções de coverage como Gunk Shot, Ice Beam, U-turn e Extrasensory, tornando-o em uma ameaça imprevisível. Protean também ajuda defensivamente; por exemplo, Greninja pode se tornar Psychic-type usando Extrasensory e evitar tomar KO de Secret Sword de Keldeo. Greninja também tem uma Speed tier esplêndida, passando ameaças comuns como Garchomp, Mega Diancie e Keldeo sem Choice Scarf. Quando equipado com Choice Scarf, Greninja funciona como o revenge killer da equipe Dark, passando de ameaças como Mega Lopunny, Tapu Koko e outros usuários de Choice Scarf, como Tapu Bulu e Latios. Greninja tem stats defensivos bem ruins, no entanto, sendo incapaz de tomar muitos danos e fácil de lhe fazer revenge kill com golpes de prioridade ou atacantes mais rápidos. Embora Protean aumente seu dano, Greninja ainda é retido por seus stats ofensivos medianos, o que o faz confiar em Life Orb para aumentar seu dano geral. Greninja também carece de espaço em seu moveset para vencer todas as ameaças que equipes Dark possam enfrentar.

[SET]
name: Expert Belt (Water)
move 1: Ice Beam
move 2: Grass Knot
move 3: Hidden Power Electric
move 4: Extrasensory
item: Expert Belt
ability: Protean
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam acerta Pokémon dos tipos Dragon, Flying, Ground e Grass, como Kommo-o, Tornadus-T, Garchomp e Tapu Bulu, todos muito ameaçadores para equipes Water. Grass Knot acerta Pokémon dos tipos Water e Ground, como Mega Swampert, Gastrodon e Hippowdon. A coverage de Hidden Power Electric ajuda Greninja a acertar em especial Mantine, que facilmente entra em qualquer de seus outros golpes, e dá bastante dano em Toxapex. Extrasensory permite que Greninja acerte ameaças Poison- e Fighting-type, como Mega Venusaur, Toxapex e Keldeo, tornando Greninja em uma resposta consistente a equipes Poison com Hidden Power Electric.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em Special Attack e Speed com uma nature Timid permitem que Greninja bata o mais rápido e forte possível. Protean permite-lhe ganhar STAB em todos os seus ataques, tornando-o em um all-out attacker incrível. Expert Belt aumenta o dano de seus golpes super efetivos, dando-lhe dano o suficiente para conseguir um 2HKO em Toxapex após o dano de Stealth Rock.

Dicas de Uso
========

Greninja tem uma ótima coverage da qual pode facilmente tirar proveito. Já que comumente usa Choice Scarf, ele pode usar repetidamente um mesmo ataque para blefar esse item e enganar o Pokémon que resiste ao golpe de coverage no qual está fingindo estar travado. Greninja é ótimo em um matchup espelhado, visto que, com sua coverage combinada de Grass Knot e Hidden Power Electric, ele pode facilmente atingir Pokémon Water-type de forma super efetiva, tornando-o em uma ameaça perigosa no late-game. O mesmo vale para matchups contra Flying e Ground, uma vez que sua coverage Ice- e Grass-type pode acertar todos os Pokémon de equipes Ground com super efetivo, exceto Excadrill e Mega Steelix. Greninja é frágil e, portanto, fraco a golpes de prioridade comuns, tais como Extreme Speed de Dragonite e Mach Punch de Breloom. Então, ele deveria trocar para um parceiro como Toxapex para aguentar esses ataques. Além disso, deveria sair de campo contra Pokémon ofensivos que ele não pode vencer como Kyurem-B, pois é tão frágil que normalmente eles conseguirão dar OHKO em Greninja em troca. Por isso, Greninja deve apenas ser trazido a campo em segurança e evitar tomar qualquer dano desnecessário. Adicionalmente, enquanto Greninja certamente não aprecia o dano de poison ou burn, ele deve absolutamente a todo custo evitar paralysis, posto que isso inutilizará completamente sua habilidade de agir como um revenge killer rápido e irá permitir que ameaças mais lentas como Kommo-o lhe dêem OHKO.

Opções de Equipe
========

Toxapex é um ótimo pivot defensivo que pode trocar em ameaças como Mega Venusaur para Greninja e é uma wall sólida graças a Recover. Além disso, fornece suporte de Toxic Spikes, enfraquecendo Pokémon perigosos para Greninja e facilitando um sweep em uma partida. Swampert e Mega Swampert fornecem suporte de Stealth Rock e uma imunidade a Electric-type. Swampert é um tank defensivo sólido que pode facilmente entrar em ameaças como Tapu Koko e Terrakion para Greninja. Mega Swampert, por outro lado, é mais uma opção ofensiva que é extremamente ameaçadora para rain, vencendo checks de Greninja como Tapu Koko e Volcarona com Earthquake e Waterfall. Keldeo e Greninja compartilham checks similares e podem se ajudar os enfraquecendo. Keldeo pode quebrar cores resistentes de tipos como Normal e Flying com Calm Mind e Taunt, ou ser uma ameaça mais ofensiva e apenas passar por cima de Pokémon como Chansey com Secret Sword com o boost de Choice Specs. Ele também leva Steel-types como Mega Scizor e Ferrothorn que, de outra maneira, parariam Greninja. Mega Sharpedo é um ótimo late-game cleaner que aprecia a habilidade de Greninja de enfraquecer muitos de seus checks, como Hippowdon e Celesteela, finalizando o jogo mais facilmente. Ele também ultrapassa ameaças como Tapu Koko e Mega Lopunny. Usar Mega Sharpedo deixa Greninja usar Extrasensory, permitindo-lhe vencer Pokémon como Mega Venusaur que, de outra maneira, parariam-no. Rotom-W e Mantine podem remover entry hazards e proporcionar uma imunidade a Ground. Rotom-W pode fornecer um pivot lento com Volt Switch e enfraquecer physical attackers, como Azumarill, com Will-O-Wisp. Por outro lado, Mantine é uma special wall sólida com acesso a Roost, entrando facilmente em golpes como Draco Meteor de Latios. Gyarados pode auxiliar Greninja vencendo seus checks, como Mega Venusaur e Chansey, usando um Supersonic Skystrike com boost. Em retorno, Greninja pode derrotar walls physical como Celesteela e Swampert para Gyarados. Além disso, ele providencia a Greninja uma troca sólida para golpes Ground-type. Graças a rain e Choice Specs Hurricane, Pelipper consegue lidar com diversos Grass- e Poison-types, como Ferrothorn, Mega Vensuaur e Toxapex. Ele ainda pode funcionar como um pivot para trazer Greninja a campo em segurança com U-turn e remover hazards com Defog e compartilha checks com Greninja, enfraquecendo os checks um do outro. Manaphy ajuda a acabar com ameaças do tipo Poison para Greninja, como Alolan Muk e Mega Venusaur, após um boost de Tail Glow com Surf e Psychic, respectivamente.

[SET]
name: Choice Scarf (Water)
move 1: U-turn
move 2: Ice Beam
move 3: Gunk Shot
move 4: Dark Pulse / Rock Slide
item: Choice Scarf
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

U-turn providencia momentum, permitindo que Greninja troque contra walls que entrem em campo. Ice Beam dá-lhe uma opção forte para acertar uma grande quantidade de ameaças, incluindo Dragon-types, como Dragonite, e Flying-types, como Zapdos. Gunk Shot permite que Greninja dê revenge kill em Fairy-types, essencialmente em Tapu Koko, que é um dos Pokémon mais ameaçadores pra equipes Water. Defensivamente, também troca Greninja para o tipo Poison, tornando-o em uma opção sólida para dar 2HKO em Mega Charizard Y e Mega Diancie, enquanto ambos não podem dar OHKO em Poison Greninja com Solar Beam e Moonblast, respectivamente. Dark Pulse é um STAB confiável que tem coverage fantástica com os outros moves de Greninja e em essência dá muito dano em walls Psychic-type, como Mew, Jirachi e Slowbro. Dependendo do time do usuário, o moveslot final de Greninja pode ser facilmente substituído com golpes de coverage específicos para atingir certas ameaças em troca de Dark Pulse, um golpe que pode ser usado várias vezes. Para equipes ofensivas que não tem muitas switch-ins defensivas a essas ameaças, Rock Slide é uma opção de coverage sólida que especialmente dá OHKO em Volcarona e Mega Charizard Y e 2HKO em Mantine e Kyurem-Black. Low Kick é a única opção que provoca OHKO em Kyurem-B após o dano de Stealth Rock ou duas rodadas de dano de Life Orb. Também dá 2HKO em Ferrothorn, OHKO em Tyranitar e quase sempre OHKO em Heatran. Hidden Power Fire é útil para dar 2HKO em ambos Ferrothorn e Klefki, que constantemente tentam trocar em Greninja, mas não tem outros alvos úteis. Entry hazards, como Spikes ou Toxic Spikes, também são uma opção final viável em equipes ofensivas para punir trocas do time adversário.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed com nature Naive e Choice Scarf deixam Greninja o mais rápido possível, ultrapassando quase o metagame inteiro, incluindo Adamant Excadrill com Sand Rush e Kingdra com Swift Swim. Uma nature Naive é importante em vez de Hasty para garantir que Extreme Speed de Choice Band Dragonite e outros golpes poderosos de prioridade não consigam dar OHKO em Greninja. Greninja deveria usar ou 252 EVs em Special Attack ou Attack dependendo de seu último moveslot, já que esse normalmente é o slot que depende do investimento em EVs para conseguir os KOs necessários. Protean muda o tipo de Greninja para o do golpe que usa, dando a ele STAB permanente e flexibilidade defensiva.

Dicas de Uso
========

Greninja pode servir como um lead fantástico graças a sua incrível Speed e seu uso de U-turn para ganhar vantagem e trocar logo no início da partida, já que quase nenhum lead consegue vencer lead Greninja. Também é um revenge killer confiável, capaz de passar vários sweepers mesmo com boost. Greninja não dá tanto dano no geral quando não usando coverage super efetiva e raramente consegue tocar walls, então, se você imagina que algo vá entrar em Greninja, U-turn deveria ser usado para preservar momentum. Uma vez que essas walls sejam enfraquecidas, no entanto, Greninja é mais do que capaz de funcionar como um late-game sweeper com seus STABs. Na maior parte do tempo, tente usar parceiros como Rotom-W para fazer pivot e trazer Greninja a campo em segurança, visto que não consegue tomar ataques muito bem e não deveria trocar na maioria dos golpes do adversário a menos que sejam Psychic-type. Todavia, quando Greninja já está em campo, lembre-se de que Protean pode ser usado defensivamente e dar a Greninja resistências incomuns, como usar Gunk Shot contra Moonblast de Mega Diancie ou Solar Beam de Mega Charizard-Y.

Opções de Equipe
========

Greninja funciona melhor quando pareado com wallbreakers e stallbreakers como Choice Specs Keldeo e Kingdra, Perish Trap Azumarill e Suicune, que podem vencer walls nas quais Greninja não consegue tocar. A capacidade de Greninja para atrair walls e trocar contra elas usando U-turn o torna um parceiro ainda melhor para esses Pokémon. Especificamente, esse set não consegue tocar um core defensivo de Poison, então é importante ter um Pokémon como Gyarados que possa vencê-lo. Outros pivots como Rotom-W são ótimos para formar um core de VoltTurn com Greninja, mantendo momentum entre si ou para o resto do time. Enquanto Toxapex não tem um golpe para sair de campo, ainda é uma opção fantástica graças a sua ability Regenerator. Ele também frequentemente usa Toxic Spikes, que é crucial para enfraquecer os checks de Greninja e conseguir um sweep no final do jogo. Pokémon como Swampert são necessários por seu suporte de Stealth Rock, que pune ainda mais switches que Greninja pode facilmente forçar. Como Greninja gosta de entrar e sair de campo frequentemente, opções de controle de hazards, como Mantine e Empoleon, no seu lado do campo é importante para prevenir que seja enfraquecido muito rapidamente. Sendo quase inigualável em Speed, Greninja é útil para derrotar revenge killers adversários para ajudar sweepers, como Gyarados e Sharpedo Mega. Sharpedo Mega é notável por servir como check de Psychic-types, deixando Greninja mais facilmente abrir mão de Dark Pulse por outra opção de coverage.

[SET]
name: All-out Attacker (Water)
move 1: Ice Beam
move 2: Gunk Shot
move 3: Dark Pulse
move 4: Hidden Power Fire / Hidden Power Electric
item: Expert Belt / Life Orb
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam é usado como sua coverage, acertando Flying-, Grass- e Dragon-types incluindo Zapdos e Cradily super efetivamente e dando 2HKO em Kyurem-B. Gunk Shot dá bastante dano em Fairy-types e walls special como Mantine, tornando Greninja uma ameaça ofensiva mista. Dark Pulse dá um dano muito alto em Psychic-types, dando 2HKO em quase todos, enquanto que pode ser usado consistentemente mesmo em alvos neutros. Greninja pode escolher uma ampla variedade de opções para seu último golpe, escolhendo o que o seu time mais precisar. Hidden Power Fire pode dar OHKO em muitos Steel-types, principalmente Ferrothorn, que tende a ser um Pokémon difícil de derrubar. Por outro lado, Hidden Power Electric com Ice Beam dá 2HKO em quase qualquer Flying-type além de Celesteela, dificultando o matchup contra Greninja. Se essas combinações de coverage não forem necessárias, Hydro Pump é o golpe mais forte de Greninja e pode substituir Dark Pulse para dar mais dano, podendo dar 2HKO em Mega Sableye mesmo que tenha foco em Special Defense. No entanto, coverage Water-type é relativamente redundante com Ice Beam. Se Hydro Pump é usado, Rock Slide pode ser usado também, porque dá OHKO em Mega Charizard Y e ainda acaba com a maioria das equipes Flying. Greninja pode usar Spikes ou Toxic Spikes efetivamente, já que força switches e pode usar essa oportunidade para colocar entry hazards.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed e uma nature Naive faz Greninja ser o mais rápido e forte possível. Protean deixa Greninja dar mais dano com todos os seus ataques graças ao STAB. Life Orb fortalece o dano de todos os seus ataques, ao custo de um pouco de recoil. Para evitar esse dano e blefar outros sets, Expert Belt pode ser usado no lugar, mas o dano neutro de Greninja é bem fraco e Hydro Pump não deveria ser usado com isso.

Dicas de Uso
========

Esse set tem a intenção de entrar e usar poderosos golpes, de preferência super efetivos, sempre que possível. Como resultado, tente colocá-lo em campo por meio de double switches contra Pokémon que ultrapasse. Ele também pode funcionar como um revenge killer com sua boa Speed, dando KO ou forçando trocas de ameaças como Mega Gallade que causa muitos problemas a Water. Tome cuidado com o HP de Greninja, já que seu bulk fraco no geral somado ao dano de Life Orb irá enfraquecê-lo. Evite deixar Greninja tomar golpes aos quais não resiste, visto que mesmo dano neutro de walls fracas pode grave. Protean pode ajudá-lo nisso, dando-lhe resistências incomuns para permitir tomar ataques que normalmente não tomaria. Greninja tem uma grande variedade de moves que pode usar com viabilidade, então use isso a seu favor, uma vez que seu oponente irá tentar dar scout no moveset dele. Enquanto os moves de Greninja são desconhecidos, será fácil disparar ataques sem medo. Se Expert Belt for usado, blefar Choice Scarf ou Groundium Z é uma boa estratégia para conseguir KOs inesperados em seu oponente.

Opções de Equipe
========

Mesmo sendo um dos sets mais poderosos de Greninja, ele ainda não tem um dano geral particularmente fantástico, então, pareá-lo com um wallbreaker é uma boa ideia para desmontar equipes balanced e defensivas. Choice Specs Keldeo é uma ótima opção para quebrar cores defensivos Normal, nos quais Greninja não consegue tocar direito. Swift Swim Kingdra pode ser uma ótima opção anti-offense, já que ele pode dar revenge kill em Pokémon como Tapu Koko, que ultrapassam Greninja. Rain em geral é útil se Greninja usa Hydro Pump, visto que Hydro Pump com boost de rain é o único jeito de Greninja dar 2HKO em Celesteela. Saiba, no entanto, que rain irá fazer Hidden Power Fire dar um dano insignificante. Em equipes mais balance, Perish Trap Azumarill pode ser uma maneira não tradicional de vencer walls para Greninja. Ele se beneficia muito de ter suas switch-ins enfraquecidas e, por isso, suporte como Stealth Rock de Swampert e Toxic Spikes de Toxapex é sempre apreciado. Um jeito de vencer cores Poison é necessário, e ter um check específico como Flyinium Z Gyarados pode dar conta do recado.

[SET]
name: Poison Killer (Water)
move 1: Extrasensory
move 2: Dig
move 3: Ice Beam
move 4: Gunk Shot / Hidden Power Electric / Hidden Power Fire
item: Groundium Z
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Extrasensory é o principal golpe desse set e é capaz de dar 2HKO em quase qualquer Pokémon em uma equipe Poison, incluindo Toxapex e Mega Venusaur. Dig completa a coverage necessária no set para vencer Poison, já que Tectonic Rage dá OHKO em Alolan Muk, o único Poison-type comumente usado em que Greninja não pode acertar com Extrasensory. Ice Beam é usado por sua ótima coverage para dar a Greninja um golpe forte, que pode ser usado repetidamente e sem nenhum Pokémon imune a ele. Com Tectonic Rage dando dano muito alto em Klefki, Gunk Shot é ótimo para pressionar equipes Fairy, apesar de Greninja ainda ser mais lento do que Tapu Koko. Embora não funcione tão bem com Tectonic Rage, Hidden Power Electric junto a Ice Beam forma a bem conhecida coverage BoltBeam e pode dar 2HKO em Mantine e Mega Charizard Y para destruir equipes Flying. Hidden Power Fire pode ser usado também, visto que Heatran toma OHKO de Tectonic Rage, permitindo que Greninja use Hidden Power Fire seguramente contra equipes Steel.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack dá a Greninja dano o suficiente para dar 2HKO em Toxapex e Mega Venusaur. 4 EVs em Attack são usados para garantir OHKO em Alolan Muk. Uma nature Naive e 252 EVs em Speed garantem que Greninja passe de Pokémon como Latios, Gengar, Keldeo e Mega Diancie. Protean dá a Greninja STAB em todos seus golpes, dando dano suficiente para vencer equipes Poison que precisa vencer. Groundium Z permite que Greninja use Tectonic Rage.

Dicas de Uso
========

Como Tectonic Rage só pode ser usado uma vez, tome cuidado para não gastar o Z-Move desnecessariamente. Para equipes Poison, Alolan Muk irá constantemente ser tentado a dar Pursuit em Greninja Psychic-type, então é normalmente seguro usar o move depois que o mesmo entrar em campo. Contra equipes Fairy, no entanto, já que Klefki consegue usar Reflect com Prankster, é necessário acertá-lo na troca, então tente prever a troca. Klefki irá tentar entrar em Gunk Shot com frequência e, portanto, atraí-lo a campo dando uma switch in livre para Greninja em Tapu Bulu ou até em Tapu Koko é relativamente fácil. Em vários matchups, Tectonic Rage também pode ser uma boa surpresa por também acertar special walls. Por exemplo, equipes Ground esperando Choice Scarf Ice Beam gostam de trocar para Seismitoad, e Tectonic Rage sempre dá OHKO no set padrão de Seismitoad depois do dano de Ice Beam. Como Greninja tende a não usar Hydro Pump, Tectonic Rage também é tipicamente uma boa opção para acertar Pokémon como Heatran e Tyranitar, que não esperam tomar tanto dano. Embora possa ser perigoso, muitos esperam Choice Scarf Greninja; contanto que você não tenha revelado o Choice Scarf de um parceiro, é normalmente possível fazer um blefe para trazer a campo um alvo de Tectonic Rage. Contra equipes Poison, também é bem possível blefar outros itens, como Expert Belt antes de Extrasensory ser usado. No entanto, Extrasensory não é muito visto fora desse set sem Life Orb, assim, uma vez que Greninja usar Extrasensory e não tomar dano de Life Orb, é difícil blefar outro set. Graças à ótima movepool de Greninja, é difícil seu oponente adivinhar seu golpe de coverage. Tente se aproveitar disso ao máximo, principalmente se você não revelou Dig ainda, já que a grande quantidade de opções que Greninja tem é parte de sua força. Evite tomar dano desnecessário, pois Greninja não tem um item que aumente o dano dele e talvez tenha que tomar um ou dois golpes para vencer walls. Como resultado, é melhor parear esse set com um pivot que pode trazer Greninja a salvo em campo, como U-turn Pelipper. Ground é um tipo muito incomum para Greninja acessar com Protean; tente usar isso a seu favor contra Electric-types que imaginam que vão atacar seguramente. Apesar de Dig ser um golpe de dois turnos, ele ainda pode ser útil para isso.

Opções de Equipe
========

Equipes Water geralmente tem bastante problemas vencendo o core defensivo de Poison, então quase qualquer equipe que precisa de uma alternativa para isso pode usar esse set. Equipes de rain em particular apreciam o suporte de Greninja. No entanto, a rain enfraquece Hidden Power Fire, portanto, esse golpe de coverage não deveria ser usado com rain. Pelipper pode usar um U-turn lento para trazer Greninja a campo efetivamente enquanto também traz Defog para proteger Greninja de Toxic Spikes e outros entry hazards. Rotom-W é capaz de preencher uma função similar a de Pelipper em equipes sem rain. Sweepers como Swift Swim Kingdra, Mega Gyarados e Suicune apreciam Greninja removendo seus checks Poison-type. Esse set não tem poder o suficiente quando não enfrenta seus alvos específicos, por isso, wallbreakers como Choice Band Azumarill podem ajudar a derrubar walls. Suporte de hazards de Swampert e Toxapex podem ser úteis para colocar Pokémon como Crobat no alcance de OHKO para amenizar o problema de não causar tanto dano. Esse set não tem a Speed de Choice Scarf, então é importante ter um parceiro como Choice Scarf Keldeo para ajudar a dar revenge kill em Pokémon que podem forçar Greninja a sair de campo.

[SET]
name: Choice Scarf (Dark)
move 1: Gunk Shot
move 2: U-turn
move 3: Ice Beam
move 4: Hydro Pump / Spikes
item: Choice Scarf
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Gunk Shot é necessário para Greninja botar Fairy-types em xeque, além de trocar Greninja para Poison-type tem seu uso para não ser afetado por Toxic e resistir Grass. U-turn ajuda a manter momentum e toma vantagem de trocas forçadas, como Landorus temendo Ice Beam. Ice Beam deixa Greninja acertar Flying-types irritantes, como Zapdos, assim como Dragon- e Ground-types, como Hydreigon e Landorus. Hydro Pump acerta ameaças como Excadrill e Heatran, dá 2HKO em Klefki e ainda provoca um pouco mais de dano do que Gunk Shot a Volcarona em +1. Spikes é um ótimo move de utilidade e, com a presença ofensiva de Greninja e suas coverage forçando tantas switches, ele pode colocá-los em campo, pressionando Pokémon não imunes ao hazard. Rock Slide é um golpe confiável para dar KO em ameaças muito fracas ao move, como Mega Charizard Y e Volcarona.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Speed com uma nature Naive e Choice Scarf fazem Greninja ser o mais rápido possível, passando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu, Latios, Adamant Excadrill na sand e Modest Kingdra na rain. Uma nature Naive com 4 EVs em Attack evita que Greninja deixe Gunk Shot mais fraco. 252 EVs em Special Attack maximizam os danos de Greninja. Protean é a ability de escolha para mudar o tipo de Greninja e ganhar STAB em seus golpes.

Dicas de Uso
========

Choice Scarf Greninja faz a função de revenge killer, ultrapassando e levando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf mais lentos. Greninja também pode utilizar sua alta Speed para limpar o jogo no final, além de poder ser um lead efetivo graças a U-turn e sua habilidade de forçar trocas de vários Pokémon. Greninja deveria tentar colocar Spikes no começo do jogo para pressionar seus oponentes. Por causa de sua fragilidade, Greninja precisa entrar em segurança por meio de usuários de U-turn lentos como Mandibuzz ou após um parceiro ser derrotado. Certifique-se de usar U-turn para poder escapar de quaisquer desvantagens que possa encontrar. Cuidado com o golpe em que Greninja se prender, já que ser forçado a sair ou se tornar isca de setup para Pokémon como Terrakion é suga momentum; é melhor garantir que todos os checks e counters se foram ou estejam enfraquecidos para ele poder limpar no final do jogo. Tenha em mente que, mesmo com Protean, Greninja não bate tão forte com Choice Scarf; ameaças mais resistentes conseguirão trocar confortavelmente, então, evite tentar levá-las com Greninja. Evite paralysis a todo custo, visto que sua função de revenge killer será arruinada.

Opções de Equipe
========

Mega Tyranitar é um parceiro excelente, já que pode ajudar como wallbreaker no começo e meio do jogo, enfraquecendo equipes para Greninja limpar no final. Tyranitar e Krookodile providenciam suporte de Stealth Rock para Greninja derrotar ameaças mais facilmente. Tyranitar também pode paralisar oponentes com Thunder Wave e tomar golpes special, enquanto Tyranitar entra em golpes Electric, fornece utilidade com Knock Off e pode dar revenge kill em ameaças graças a Focus Sash. Intimidate de Krookodile também pode ajudar enfraquecer physical attackers. Outros usuários de Knock Off, como Mega Sableye, Bisharp e Alolan Muk, atrapalham Pokémon que precisam de seus itens, especialmente usuários de Eviolite e Leftovers como Porygon2 e Zapdos. Mega Sableye pode bloquear golpes de status, enquanto Bisharp e Alolan Muk podem ser checks adicionais a Fairy-types. Mandibuzz pode trocar em physical attackers e punir sweepers com Swords Dance ou Dragon Dance, como Mega Scizor e Dragonite, usando Foul Play. Como Greninja entrará e sairá constantemente com U-turn, ele também se beneficia com Defog de Mandibuzz. Hydreigon pode ser um wallbreaker graças a Choice Specs e trocar em golpes Ground-type. Mega Sharpedo e Greninja podem ajudar um ao outro para limpar no final do jogo, e Mega Sharpedo pode usar Psychic Fangs para pressionar Fighting-types. Cacturne é um ótimo check para Water types problemáticos, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill.

[SET]
name: Ofensivo (Dark)
move 1: Hydro Pump
move 2: Ice Beam
move 3: Gunk Shot
move 4: Extrasensory
item: Life Orb
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hydro Pump é o move mais forte de Greninja para atingir ameaças como Mega Diancie, Heatran e Excadrill. Ice Beam é ótimo para tomar conta de Dragon- e Flying-types, como Mega Altaria, Gliscor e Zapdos. Gunk Shot dá a Greninja coverage para Fairy-types como Clefable, notavelmente dando OHKO em Azumarill. Extrasensory acerta Fighting- e Poison-types que ameaçam equipes Dark, como Keldeo, Mega Venusaur e Toxapex.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed com uma nature Naive permite que Greninja seja o mais rápido possível, passando qualquer coisa com menos de 122 de base Speed à exceção de usuários de Choice Scarf. Uma nature Naive também impede que Gunk Shot seja enfraquecido. 252 EVs em Special Attack dão a Greninja mais poder ofensivo. Protean é necessário para Greninja ter STAB em todos seus ataques. Greninja não pode causar muito dano sem um item para aumentar seu poder, então Life Orb é o item de escolha.

Dicas de Uso
========

Porque Greninja é frágil no geral, deveria ir a campo em uma switch de graça ou em golpes fracos e resistidos. Ele também pode tentar entrar em uma double switch. A coverage aterrorizante de Greninja e seus stats ofensivos decentes são o suficiente para ele forçar trocas.Então, aproveite isso trocando imediatamente para um parceiro que consiga lidar com o check de Greninja do time adversário. Certifique-se de salvar Greninja para ameaças rápidas a que ele possa dar revenge kill como Life Orb Latios e Gengar. É sempre melhor manter Greninja longe de revenge killers e usuários de Choice Scarf, pois Greninja frequentemente é necessário mais para o final da partida graças a sua grande coverage. Lembre-se de que Protean pode ser usado para sua vantagem defensiva; Greninja irá resistir Moonblast depois de usar Gunk Shot, por exemplo. Mantenha Greninja longe de paralysis, burns e poison, que arruinarão sua Speed ou longevidade.

Opções de Equipe
========

Greninja não gosta de ser enfraquecido por entry hazards, então Mega Sableye e Mandibuzz são bons parceiros. Mega Sableye também oferece proteção contra Thunder Wave, Toxic, Knock Off e golpes Fighting-type. Mandibuzz, por outro lado, pode trazer Greninja a campo em segurança com seu U-turn lento e tomar ataques com seu bulk physical. Mega Tyranitar pode ajudar Greninja a pressionar times. Com Greninja vencendo ameaças com mais Defense, Mega Tyranitar se livra de special walls como Chansey. Tyranitar focado em Special Defense pode entrar em golpes special e providenciar suporte para Greninja ultrapassar mesmo usuários de Choice Scarf. Mega Sharpedo pode ajudar a limpar no final do jogo após Greninja dar dano o suficiente no time oponente. Hydreigon e Greninja juntos são ótimos pressionando equipes. Hydreigon pode especialmente levar Steel-types como Celesteela e Ferrothorn. Choice Scarf Hydreigon também é um parceiro de valor, dando revenge kill em ameaças enfraquecidas por Greninja. Bisharp e Alolan Muk ajudam Greninja a enfrentar Fairy-types irritantes, como Tapu Bulu e Azumarill, e ambos podem providenciar suporte de Knock Off. Bisharp especificamente pode realizar check a Ice-types, enquanto Alolan Muk pode entrar em golpes special. Krookodile é outro bom usuário de Stealth Rock e Knock Off que também consegue ser check de Electric-types para Greninja. Cacturne pode fazer check a Water-types resistentes, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill, que, de outra maneira, trariam problemas.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

O set de Choice Scarf pode usar Hydro Pump por seu grande dano no geral, mas é muito redundante comparado a coverage de Ice Beam, e coverage é mais importante graças a Protean. U-turn também é uma opção para Expert Belt Greninja a fim de blefar Choice Scarf ainda mais efetivamente, porém, tende a ser bem pior do que opções mais úteis de coverage. Grass Knot pode ser usado com Hidden Power Electric para vencer equipes Water e Ice Beam para vencer equipes Ground, mas não é muito útil além disso. Taunt é uma opção de utilidade que pode ajudar Greninja a lidar com walls mais resistentes que normalmente o forçariam a sair de campo.

Dark
--------

Dark Pulse permite que Greninja acerte Ghost- e Psychic-types, como Alolan Marowak, Mew e Slowbro, e tem uma chance de flinch. Taunt pode evitar qualquer ameaça de colocar entry hazards ou um boost em seus stats, além de poder acompanhar Spikes ou Toxic Spikes. Como Greninja normalmente tem problemas contra Water-types, Grass Knot seria uma forma decente de os atingir. Hidden Power Fire é um meio confiável de vencer Mega Scizor e Ferrothorn. Low Kicks lida facilmente com ameaças como Ferrothorn e Tyranitar. No entanto, esses golpes de coverage não são tão bons como os dos sets principais, porque Hydreigon, Bisharp e Alolan Muk normalmente carregam golpes Dark-type. Hydreigon em especial usa Fire Blast e Focus Blast, o que facilita escolher coverages para Greninja.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Chansey**: Nenhum set de Greninja consegue vencer Chansey, tornando-a no melhor counter a ele. No entanto, Greninja pode dar U-turn para dar dano e sair da frente dela.

** Walls Special**: A maioria das walls focadas em Special Defense que não são fracas a Gunk Shot ou a coverages específicas dos sets de Greninja podem pará-lo completamente. Fazer um scout apropriado aos moveset dele é recomendável para manter esses checks a salvo.

**Revenge Killers**: Sets sem Choice Scarf são muito vulneráveis a serem ultrapassados e tomar revenge kill de uma ampla variedade de Pokémon mais rápidos que inclui Tapu Koko, Mega Lopunny e a maioria dos usuários de Choice Scarf graças ao fraco bulk de Greninja. Poderosos golpes de prioridade, como Extreme Speed de Choice Band Dragonite, também são capazes de lhe dar revenge kill.

**Paralysis**: Greninja tende a ser incapaz de diretamente dar OHKO na maioria dos Pokémon, então aqueles que podem sobreviver um golpe dele e paralisá-lo de volta, como Jirachi, podem inutilizar sua Speed e impedir de que seja uma ameaça.

Dark
--------

**Chansey**: Chansey defende completamente todos os ataques de Greninja e pode vencê-lo com Toxic e Soft-Boiled.

**Walls Special**: Walls como Celesteela e Alolan Muk podem tomar vários golpes repetidos de Greninja. Celesteela pode vencer Greninja com Leech Seed e Alolan Muk pode enfraquecer Greninja com Knock Off e lhe dar poison com Poison Touch. Greninja também toma um dano considerável de Pursuit após trocar seu tipo.

**Water-types Resistentes**: Water-types resistentes, como Gastrodon e Suicune, podem facilmente aguentar golpes de Greninja. Gastrodon pode usar Toxic em Greninja, enquanto Suicune pode usá-lo para conseguir boosts com Calm Mind.

**Revenge Killers**: Sem Choice Scarf, Greninja é ultrapassado e vencido por revenge killers como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu e Terrakion.

**Prioridade**: Com as baixas defesas de Greninja e seu tipo variando por Protean, ele toma revenge kill facilmente de golpes como Mach Punch de Breloom, Extreme Speed de Dragonite e Bullet Punch de Scizor.

**Status e Entry Hazards**: Greninja não pode se dar ao luxo de ser atingido com status, já que paralysis arruína completamente sua Speed impressionante e poison o derruba mais rapidamente. Entry hazards também são problemáticos por limitarem as oportunidades de Greninja de entrar em campo e o deixar vulnerável a revenge kill.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Dark analysis by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Water analysis by: [[Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Randomnick, 321109]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [KevinELF, 314540], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [Misaka Mikoto, 240969], [Vid, 239907], [Eien, 100418], [terrors, 279058], [Zarif, 221862]]
 

Natan

...
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Copy-paste & https://www.diffchecker.com/NePMh3a3:

[OVERVIEW]

Water
========

Greninja é o Water-type mais versátil graças a Protean, dando a ele STAB em todos seus ataques, permitindo-lhe usar quase qualquer golpe de coverage e ainda causar bastante dano. Ele tem uma movepool excelente para maximizar o uso de Protean, incluindo Ice Beam, Gunk Shot, Extrasensory e vários outros golpes de coverage, o que o torna em um wallbreaker fantástico se tiver o golpe super efetivo apropriado. A excelente Speed de Greninja faz com que seja difícil lhe dar revenge kill quando usando Choice Scarf, ultrapassando praticamente o metagame inteiro, e permite que Greninja aja como um grande pivot ofensivo. Além disso, Greninja também é uma das formas mais confiáveis de vencer equipes Poison com seu set de Groundium Z. Em consequência por ter tantas opções, Greninja é extremamente imprevisível e encaixa em quase qualquer equipe Water, preenchendo qualquer função que o time precise. No entanto, fora sua Speed, Greninja tem base stats péssimos, com quase nenhum bulk a seu dispor e stats ofensivos fracos. Ademais, enquanto sua Speed é seu único stat bom, ele ainda não alcança Tapu Koko, uma das maiores ameaças a equipes Water, e esse pode fazer revenge kill facilmente em Greninja sem Choice Scarf considerando seu fraco bulk. Greninja depende muito de dano super efetivo para compensar seus stats ofensivos, dificultando a escolha de quatro moves entre sua enorme movepool. Greninja vai simplesmente sempre ser parado por alguma coisa por essa restrição.

Dark
========

Greninja é um dos melhores Pokémon ofensivos ao qual equipes Dark tem acesso graças à poderosa ability Protean e a diversas opções de coverage como Gunk Shot, Ice Beam, U-turn e Extrasensory, tornando-o em uma ameaça imprevisível. Protean também ajuda defensivamente; por exemplo, Greninja pode se tornar Psychic-type usando Extrasensory e evitar tomar KO de Secret Sword de Keldeo. Greninja também tem uma Speed tier esplêndida, passando ameaças comuns como Garchomp, Mega Diancie e Keldeo sem Choice Scarf. Quando equipado com Choice Scarf, Greninja funciona como o revenge killer da equipe Dark, passando de ameaças como Mega Lopunny, Tapu Koko e outros usuários de Choice Scarf, como Tapu Bulu e Latios. Greninja tem stats defensivos bem ruins, no entanto, sendo incapaz de tomar muitos danos e fácil de lhe fazer revenge kill com golpes de prioridade ou atacantes mais rápidos. Embora Protean aumente seu dano, Greninja ainda é retido por seus stats ofensivos medianos, o que o faz confiar em Life Orb para aumentar seu dano geral. Greninja também carece de espaço em seu moveset para vencer todas as ameaças que equipes Dark possam enfrentar.

[SET]
name: Expert Belt (Water)
move 1: Ice Beam
move 2: Grass Knot
move 3: Hidden Power Electric
move 4: Extrasensory
item: Expert Belt
ability: Protean
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam acerta Pokémon dos tipos Dragon, Flying, Ground e Grass, como Kommo-o, Tornadus-T, Garchomp e Tapu Bulu, todos muito ameaçadores para equipes Water. Grass Knot acerta Pokémon dos tipos Water e Ground, como Mega Swampert, Gastrodon e Hippowdon. A coverage de Hidden Power Electric ajuda Greninja a acertar em especial Mantine, que facilmente entra em qualquer de seus outros golpes, e dá bastante dano em Toxapex. Extrasensory permite que Greninja acerte ameaças Poison- e Fighting-type, como Mega Venusaur, Toxapex e Keldeo, tornando Greninja em uma resposta consistente a equipes Poison com Hidden Power Electric.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em Special Attack e Speed com uma nature Timid permitem que Greninja bata o mais rápido e forte possível. Protean permite-lhe ganhar STAB em todos os seus ataques, tornando-o em um all-out attacker incrível. Expert Belt aumenta o dano de seus golpes super efetivos, dando-lhe dano o suficiente para conseguir um 2HKO em Toxapex após o dano de Stealth Rock.

Dicas de Uso
========

Greninja tem uma ótima coverage da qual pode facilmente tirar proveito. Já que comumente usa Choice Scarf, ele pode usar repetidamente um mesmo ataque para blefar esse item e enganar o Pokémon que resiste ao golpe de coverage no qual está fingindo estar travado. Greninja é ótimo em um matchup espelhado, visto que, com sua coverage combinada de Grass Knot e Hidden Power Electric, ele pode facilmente atingir Pokémon Water-type de forma super efetiva, tornando-o em uma ameaça perigosa no late-game. O mesmo vale para matchups contra Flying e Ground, uma vez que sua coverage Ice- e Grass-type pode acertar todos os Pokémon de equipes Ground com super efetivo, exceto Excadrill e Mega Steelix. Greninja é frágil e, portanto, fraco a golpes de prioridade comuns, tais como Extreme Speed de Dragonite e Mach Punch de Breloom. Então, ele deveria trocar para um parceiro como Toxapex para aguentar esses ataques. Além disso, deveria sair de campo contra Pokémon ofensivos que ele não pode vencer como Kyurem-B, pois é tão frágil que normalmente eles conseguirão dar OHKO em Greninja em troca. Por isso, Greninja deve apenas ser trazido a campo em segurança e evitar tomar qualquer dano desnecessário. Adicionalmente, enquanto Greninja certamente não aprecia o dano de poison ou burn, ele deve absolutamente a todo custo evitar paralysis, posto que isso inutilizará completamente sua habilidade de agir como um revenge killer rápido e irá permitir que ameaças mais lentas como Kommo-o lhe dêem OHKO.

Opções de Equipe
========

Toxapex é um ótimo pivot defensivo que pode trocar em ameaças como Mega Venusaur para Greninja e é uma wall sólida graças a Recover. Além disso, fornece suporte de Toxic Spikes, enfraquecendo Pokémon perigosos para Greninja e facilitando um sweep em uma partida. Swampert e Mega Swampert fornecem suporte de Stealth Rock e uma imunidade a Electric-type. Swampert é um tank defensivo sólido que pode facilmente entrar em ameaças como Tapu Koko e Terrakion para Greninja. Mega Swampert, por outro lado, é mais uma opção ofensiva que é extremamente ameaçadora para rain, vencendo checks de Greninja como Tapu Koko e Volcarona com Earthquake e Waterfall. Keldeo e Greninja compartilham checks similares e podem se ajudar os enfraquecendo. Keldeo pode quebrar cores resistentes de tipos como Normal e Flying com Calm Mind e Taunt, ou ser uma ameaça mais ofensiva e apenas passar por cima de Pokémon como Chansey com Secret Sword com o boost de Choice Specs. Ele também leva Steel-types como Mega Scizor e Ferrothorn que, de outra maneira, parariam Greninja. Mega Sharpedo é um ótimo late-game cleaner que aprecia a habilidade de Greninja de enfraquecer muitos de seus checks, como Hippowdon e Celesteela, finalizando o jogo mais facilmente. Ele também ultrapassa ameaças como Tapu Koko e Mega Lopunny. Usar Mega Sharpedo deixa Greninja usar Extrasensory, permitindo-lhe vencer Pokémon como Mega Venusaur que, de outra maneira, parariam-no. Rotom-W e Mantine podem remover entry hazards e proporcionar uma imunidade a Ground. Rotom-W pode fornecer um pivot lento com Volt Switch e enfraquecer physical attackers, como Azumarill, com Will-O-Wisp. Por outro lado, Mantine é uma special wall sólida com acesso a Roost, entrando facilmente em golpes como Draco Meteor de Latios. Gyarados pode auxiliar Greninja vencendo seus checks, como Mega Venusaur e Chansey, usando um Supersonic Skystrike com boost. Em retorno, Greninja pode derrotar walls physical como Celesteela e Swampert para Gyarados. Além disso, ele providencia a Greninja uma troca sólida para golpes Ground-type. Graças a rain e Choice Specs Hurricane, Pelipper consegue lidar com diversos Grass- e Poison-types, como Ferrothorn, Mega Vensuaur e Toxapex. Ele ainda pode funcionar como um pivot para trazer Greninja a campo em segurança com U-turn e remover hazards com Defog e compartilha checks com Greninja, enfraquecendo os checks um do outro. Manaphy ajuda a acabar com ameaças do tipo Poison para Greninja, como Alolan Muk e Mega Venusaur, após um boost de Tail Glow com Surf e Psychic, respectivamente.

[SET]
name: Choice Scarf (Water)
move 1: U-turn
move 2: Ice Beam
move 3: Gunk Shot
move 4: Dark Pulse / Rock Slide
item: Choice Scarf
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

U-turn providencia momentum, permitindo que Greninja troque contra walls que entrem em campo. Ice Beam dá-lhe uma opção forte para acertar uma grande quantidade de ameaças, incluindo Dragon-types, como Dragonite, e Flying-types, como Zapdos. Gunk Shot permite que Greninja dê revenge kill em Fairy-types, essencialmente em Tapu Koko, que é um dos Pokémon mais ameaçadores pra equipes Water. Defensivamente, também troca Greninja para o tipo Poison, tornando-o em uma opção sólida para dar 2HKO em Mega Charizard Y e Mega Diancie, enquanto ambos não podem dar OHKO em Poison Greninja com Solar Beam e Moonblast, respectivamente. Dark Pulse é um STAB confiável que tem coverage fantástica com os outros moves de Greninja e em essência dá muito dano em walls Psychic-type, como Mew, Jirachi e Slowbro. Dependendo do time do usuário, o moveslot final de Greninja pode ser facilmente substituído com golpes de coverage específicos para atingir certas ameaças em troca de Dark Pulse, um golpe que pode ser usado várias vezes. Para equipes ofensivas que não tem muitas switch-ins defensivas a essas ameaças, Rock Slide é uma opção de coverage sólida que especialmente dá OHKO em Volcarona e Mega Charizard Y e 2HKO em Mantine e Kyurem-Black. Low Kick é a única opção que provoca OHKO em Kyurem-B após o dano de Stealth Rock ou duas rodadas de dano de Life Orb. Também dá 2HKO em Ferrothorn, OHKO em Tyranitar e quase sempre OHKO em Heatran. Hidden Power Fire é útil para dar 2HKO em ambos Ferrothorn e Klefki, que constantemente tentam trocar em Greninja, mas não tem outros alvos úteis. Entry hazards, como Spikes ou Toxic Spikes, também são uma opção final viável em equipes ofensivas para punir trocas do time adversário.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed com nature Naive e Choice Scarf deixam Greninja o mais rápido possível, ultrapassando quase o metagame inteiro, incluindo Adamant Excadrill com Sand Rush e Kingdra com Swift Swim. Uma nature Naive é importante em vez de Hasty para garantir que Extreme Speed de Choice Band Dragonite e outros golpes poderosos de prioridade não consigam dar OHKO em Greninja. Greninja deveria usar ou 252 EVs em Special Attack ou Attack dependendo de seu último moveslot, já que esse normalmente é o slot que depende do investimento em EVs para conseguir os KOs necessários. Protean muda o tipo de Greninja para o do golpe que usa, dando a ele STAB permanente e flexibilidade defensiva.

Dicas de Uso
========

Greninja pode servir como um lead fantástico graças a sua incrível Speed e seu uso de U-turn para ganhar vantagem e trocar logo no início da partida, já que quase nenhum lead consegue vencer lead Greninja. Também é um revenge killer confiável, capaz de passar vários sweepers mesmo com boost. Greninja não dá tanto dano no geral quando não usando coverage super efetiva e raramente consegue tocar walls, então, se você imagina que algo vá entrar em Greninja, U-turn deveria ser usado para preservar momentum. Uma vez que essas walls sejam enfraquecidas, no entanto, Greninja é mais do que capaz de funcionar como um late-game sweeper com seus STABs. Na maior parte do tempo, tente usar parceiros como Rotom-W para fazer pivot e trazer Greninja a campo em segurança, visto que não consegue tomar ataques muito bem e não deveria trocar na maioria dos golpes do adversário a menos que sejam Psychic-type. Todavia, quando Greninja já está em campo, lembre-se de que Protean pode ser usado defensivamente e dar a Greninja resistências incomuns, como usar Gunk Shot contra Moonblast de Mega Diancie ou Solar Beam de Mega Charizard-Y.

Opções de Equipe
========

Greninja funciona melhor quando pareado com wallbreakers e stallbreakers como Choice Specs Keldeo e Kingdra, Perish Trap Azumarill e Suicune, que podem vencer walls nas quais Greninja não consegue tocar. A capacidade de Greninja para atrair walls e trocar contra elas usando U-turn o torna um parceiro ainda melhor para esses Pokémon. Especificamente, esse set não consegue tocar um core defensivo de Poison, então é importante ter um Pokémon como Gyarados que possa vencê-lo. Outros pivots como Rotom-W são ótimos para formar um core de VoltTurn com Greninja, mantendo momentum entre si ou para o resto do time. Enquanto Toxapex não tem um golpe para sair de campo, ainda é uma opção fantástica graças a sua ability Regenerator. Ele também frequentemente usa Toxic Spikes, que é crucial para enfraquecer os checks de Greninja e conseguir um sweep no final do jogo. Pokémon como Swampert são necessários por seu suporte de Stealth Rock, que pune ainda mais switches que Greninja pode facilmente forçar. Como Greninja gosta de entrar e sair de campo frequentemente, opções de controle de hazards, como Mantine e Empoleon, no seu lado do campo é importante para prevenir que seja enfraquecido muito rapidamente. Sendo quase inigualável em Speed, Greninja é útil para derrotar revenge killers adversários para ajudar sweepers, como Gyarados e Sharpedo Mega. Sharpedo Mega é notável por servir como check de Psychic-types, deixando Greninja mais facilmente abrir mão de Dark Pulse por outra opção de coverage.

[SET]
name: All-out Attacker (Water)
move 1: Ice Beam
move 2: Gunk Shot
move 3: Dark Pulse
move 4: Hidden Power Fire / Hidden Power Electric
item: Expert Belt / Life Orb
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam é usado como sua coverage, acertando Flying-, Grass- e Dragon-types incluindo Zapdos e Cradily super efetivamente e dando 2HKO em Kyurem-B. Gunk Shot dá bastante dano em Fairy-types e walls special como Mantine, tornando Greninja uma ameaça ofensiva mista. Dark Pulse dá um dano muito alto em Psychic-types, dando 2HKO em quase todos, enquanto que pode ser usado consistentemente mesmo em alvos neutros. Greninja pode escolher uma ampla variedade de opções para seu último golpe, escolhendo o que o seu time mais precisar. Hidden Power Fire pode dar OHKO em muitos Steel-types, principalmente Ferrothorn, que tende a ser um Pokémon difícil de derrubar. Por outro lado, Hidden Power Electric com Ice Beam dá 2HKO em quase qualquer Flying-type além de Celesteela, dificultando o matchup contra Greninja. Se essas combinações de coverage não forem necessárias, Hydro Pump é o golpe mais forte de Greninja e pode substituir Dark Pulse para dar mais dano, podendo dar 2HKO em Mega Sableye mesmo que tenha foco em Special Defense. No entanto, coverage Water-type é relativamente redundante com Ice Beam. Se Hydro Pump é usado, Rock Slide pode ser usado também, porque dá OHKO em Mega Charizard Y e ainda acaba com a maioria das equipes Flying. Greninja pode usar Spikes ou Toxic Spikes efetivamente, já que força switches e pode usar essa oportunidade para colocar entry hazards.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed e uma nature Naive faz Greninja ser o mais rápido e forte possível. Protean deixa Greninja dar mais dano com todos os seus ataques graças ao STAB. Life Orb fortalece o dano de todos os seus ataques, ao custo de um pouco de recoil. Para evitar esse dano e blefar outros sets, Expert Belt pode ser usado no lugar, mas o dano neutro de Greninja é bem fraco e Hydro Pump não deveria ser usado com isso.

Dicas de Uso
========

Esse set tem a intenção de entrar e usar poderosos golpes, de preferência super efetivos, sempre que possível. Como resultado, tente colocá-lo em campo por meio de double switches contra Pokémon que ultrapasse. Ele também pode funcionar como um revenge killer com sua boa Speed, dando KO ou forçando trocas de ameaças como Mega Gallade que causa muitos problemas a Water. Tome cuidado com o HP de Greninja, já que seu bulk fraco no geral somado ao dano de Life Orb irá enfraquecê-lo. Evite deixar Greninja tomar golpes aos quais não resiste, visto que mesmo dano neutro de walls fracas pode grave. Protean pode ajudá-lo nisso, dando-lhe resistências incomuns para permitir tomar ataques que normalmente não tomaria. Greninja tem uma grande variedade de moves que pode usar com viabilidade, então use isso a seu favor, uma vez que seu oponente irá tentar dar scout no moveset dele. Enquanto os moves de Greninja são desconhecidos, será fácil disparar ataques sem medo. Se Expert Belt for usado, blefar Choice Scarf ou Groundium Z é uma boa estratégia para conseguir KOs inesperados em seu oponente.

Opções de Equipe
========

Mesmo sendo um dos sets mais poderosos de Greninja, ele ainda não tem um dano geral particularmente fantástico, então, pareá-lo com um wallbreaker é uma boa ideia para desmontar equipes balanced e defensivas. Choice Specs Keldeo é uma ótima opção para quebrar cores defensivos Normal, nos quais Greninja não consegue tocar direito. Swift Swim Kingdra pode ser uma ótima opção anti-offense, já que ele pode dar revenge kill em Pokémon como Tapu Koko, que ultrapassam Greninja. Rain em geral é útil se Greninja usa Hydro Pump, visto que Hydro Pump com boost de rain é o único jeito de Greninja dar 2HKO em Celesteela. Saiba, no entanto, que rain irá fazer Hidden Power Fire dar um dano insignificante. Em equipes mais balance, Perish Trap Azumarill pode ser uma maneira não tradicional de vencer walls para Greninja. Ele se beneficia muito de ter suas switch-ins enfraquecidas e, por isso, suporte como Stealth Rock de Swampert e Toxic Spikes de Toxapex é sempre apreciado. Um jeito de vencer cores Poison é necessário, e ter um check específico como Flyinium Z Gyarados pode dar conta do recado.

[SET]
name: Poison Killer (Water)
move 1: Extrasensory
move 2: Dig
move 3: Ice Beam
move 4: Gunk Shot / Hidden Power Electric / Hidden Power Fire
item: Groundium Z
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Extrasensory é o principal golpe desse set e é capaz de dar 2HKO em quase qualquer Pokémon em uma equipe Poison, incluindo Toxapex e Mega Venusaur. Dig completa a coverage necessária no set para vencer Poison, já que Tectonic Rage dá OHKO em Alolan Muk, o único Poison-type comumente usado em que Greninja não pode acertar com Extrasensory. Ice Beam é usado por sua ótima coverage para dar a Greninja um golpe forte, que pode ser usado repetidamente e sem nenhum Pokémon imune a ele. Com Tectonic Rage dando dano muito alto em Klefki, Gunk Shot é ótimo para pressionar equipes Fairy, apesar de Greninja ainda ser mais lento do que Tapu Koko. Embora não funcione tão bem com Tectonic Rage, Hidden Power Electric junto a Ice Beam forma a bem conhecida coverage BoltBeam e pode dar 2HKO em Mantine e Mega Charizard Y para destruir equipes Flying. Hidden Power Fire pode ser usado também, visto que Heatran toma OHKO de Tectonic Rage, permitindo que Greninja use Hidden Power Fire seguramente contra equipes Steel.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack dá a Greninja dano o suficiente para dar 2HKO em Toxapex e Mega Venusaur. 4 EVs em Attack são usados para garantir OHKO em Alolan Muk. Uma nature Naive e 252 EVs em Speed garantem que Greninja passe de Pokémon como Latios, Gengar, Keldeo e Mega Diancie. Protean dá a Greninja STAB em todos seus golpes, dando dano suficiente para vencer equipes Poison que precisa vencer. Groundium Z permite que Greninja use Tectonic Rage.

Dicas de Uso
========

Como Tectonic Rage só pode ser usado uma vez, tome cuidado para não gastar o Z-Move desnecessariamente. Para equipes Poison, Alolan Muk irá constantemente ser tentado a dar Pursuit em Greninja Psychic-type, então é normalmente seguro usar o move depois que o mesmo entrar em campo. Contra equipes Fairy, no entanto, já que Klefki consegue usar Reflect com Prankster, é necessário acertá-lo na troca, então tente prever a troca. Klefki irá tentar entrar em Gunk Shot com frequência e, portanto, atraí-lo a campo dando uma switch in livre para Greninja em Tapu Bulu ou até em Tapu Koko é relativamente fácil. Em vários matchups, Tectonic Rage também pode ser uma boa surpresa por também acertar special walls. Por exemplo, equipes Ground esperando Choice Scarf Ice Beam gostam de trocar para Seismitoad, e Tectonic Rage sempre dá OHKO no set padrão de Seismitoad depois do dano de Ice Beam. Como Greninja tende a não usar Hydro Pump, Tectonic Rage também é tipicamente uma boa opção para acertar Pokémon como Heatran e Tyranitar, que não esperam tomar tanto dano. Embora possa ser perigoso, muitos esperam Choice Scarf Greninja; contanto que você não tenha revelado o Choice Scarf de um parceiro, é normalmente possível fazer um blefe para trazer a campo um alvo de Tectonic Rage. Contra equipes Poison, também é bem possível blefar outros itens, como Expert Belt antes de Extrasensory ser usado. No entanto, Extrasensory não é muito visto fora desse set sem Life Orb, assim, uma vez que Greninja usar Extrasensory e não tomar dano de Life Orb, é difícil blefar outro set. Graças à ótima movepool de Greninja, é difícil seu oponente adivinhar seu golpe de coverage. Tente se aproveitar disso ao máximo, principalmente se você não revelou Dig ainda, já que a grande quantidade de opções que Greninja tem é parte de sua força. Evite tomar dano desnecessário, pois Greninja não tem um item que aumente o dano dele e talvez tenha que tomar um ou dois golpes para vencer walls. Como resultado, é melhor parear esse set com um pivot que pode trazer Greninja a salvo em campo, como U-turn Pelipper. Ground é um tipo muito incomum para Greninja acessar com Protean; tente usar isso a seu favor contra Electric-types que imaginam que vão atacar seguramente. Apesar de Dig ser um golpe de dois turnos, ele ainda pode ser útil para isso.

Opções de Equipe
========

Equipes Water geralmente tem bastante problemas vencendo o core defensivo de Poison, então quase qualquer equipe que precisa de uma alternativa para isso pode usar esse set. Equipes de rain em particular apreciam o suporte de Greninja. No entanto, a rain enfraquece Hidden Power Fire, portanto, esse golpe de coverage não deveria ser usado com rain. Pelipper pode usar um U-turn lento para trazer Greninja a campo efetivamente enquanto também traz Defog para proteger Greninja de Toxic Spikes e outros entry hazards. Rotom-W é capaz de preencher uma função similar a de Pelipper em equipes sem rain. Sweepers como Swift Swim Kingdra, Mega Gyarados e Suicune apreciam Greninja removendo seus checks Poison-type. Esse set não tem poder o suficiente quando não enfrenta seus alvos específicos, por isso, wallbreakers como Choice Band Azumarill podem ajudar a derrubar walls. Suporte de hazards de Swampert e Toxapex podem ser úteis para colocar Pokémon como Crobat no alcance de OHKO para amenizar o problema de não causar tanto dano. Esse set não tem a Speed de Choice Scarf, então é importante ter um parceiro como Choice Scarf Keldeo para ajudar a dar revenge kill em Pokémon que podem forçar Greninja a sair de campo.

[SET]
name: Choice Scarf (Dark)
move 1: Gunk Shot
move 2: U-turn
move 3: Ice Beam
move 4: Hydro Pump / Spikes
item: Choice Scarf
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Gunk Shot é necessário para Greninja botar Fairy-types em xeque, além de trocar Greninja para Poison-type tem seu uso para não ser afetado por Toxic e resistir Grass. U-turn ajuda a manter momentum e toma vantagem de trocas forçadas, como Landorus temendo Ice Beam. Ice Beam deixa Greninja acertar Flying-types irritantes, como Zapdos, assim como Dragon- e Ground-types, como Hydreigon e Landorus. Hydro Pump acerta ameaças como Excadrill e Heatran, dá 2HKO em Klefki e ainda provoca um pouco mais de dano do que Gunk Shot a Volcarona em +1. Spikes é um ótimo move de utilidade e, com a presença ofensiva de Greninja e suas coverage forçando tantas switches, ele pode colocá-los em campo, pressionando Pokémon não imunes ao hazard. Rock Slide é um golpe confiável para dar KO em ameaças muito fracas ao move, como Mega Charizard Y e Volcarona.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Speed com uma nature Naive e Choice Scarf fazem Greninja ser o mais rápido possível, passando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu, Latios, Adamant Excadrill na sand e Modest Kingdra na rain. Uma nature Naive com 4 EVs em Attack evita que Greninja deixe Gunk Shot mais fraco. 252 EVs em Special Attack maximizam os danos de Greninja. Protean é a ability de escolha para mudar o tipo de Greninja e ganhar STAB em seus golpes.

Dicas de Uso
========

Choice Scarf Greninja faz a função de revenge killer, ultrapassando e levando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf mais lentos. Greninja também pode utilizar sua alta Speed para limpar o jogo no final, além de poder ser um lead efetivo graças a U-turn e sua habilidade de forçar trocas de vários Pokémon. Greninja deveria tentar colocar Spikes no começo do jogo para pressionar seus oponentes. Por causa de sua fragilidade, Greninja precisa entrar em segurança por meio de usuários de U-turn lentos como Mandibuzz ou após um parceiro ser derrotado. Certifique-se de usar U-turn para poder escapar de quaisquer desvantagens que possa encontrar. Cuidado com o golpe em que Greninja se prender, já que ser forçado a sair ou se tornar isca de setup para Pokémon como Terrakion é suga momentum; é melhor garantir que todos os checks e counters se foram ou estejam enfraquecidos para ele poder limpar no final do jogo. Tenha em mente que, mesmo com Protean, Greninja não bate tão forte com Choice Scarf; ameaças mais resistentes conseguirão trocar confortavelmente, então, evite tentar levá-las com Greninja. Evite paralysis a todo custo, visto que sua função de revenge killer será arruinada.

Opções de Equipe
========

Mega Tyranitar é um parceiro excelente, já que pode ajudar como wallbreaker no começo e meio do jogo, enfraquecendo equipes para Greninja limpar no final. Tyranitar e Krookodile providenciam suporte de Stealth Rock para Greninja derrotar ameaças mais facilmente. Tyranitar também pode paralisar oponentes com Thunder Wave e tomar golpes special, enquanto Tyranitar entra em golpes Electric, fornece utilidade com Knock Off e pode dar revenge kill em ameaças graças a Focus Sash. Intimidate de Krookodile também pode ajudar enfraquecer physical attackers. Outros usuários de Knock Off, como Mega Sableye, Bisharp e Alolan Muk, atrapalham Pokémon que precisam de seus itens, especialmente usuários de Eviolite e Leftovers como Porygon2 e Zapdos. Mega Sableye pode bloquear golpes de status, enquanto Bisharp e Alolan Muk podem ser checks adicionais a Fairy-types. Mandibuzz pode trocar em physical attackers e punir sweepers com Swords Dance ou Dragon Dance, como Mega Scizor e Dragonite, usando Foul Play. Como Greninja entrará e sairá constantemente com U-turn, ele também se beneficia com Defog de Mandibuzz. Hydreigon pode ser um wallbreaker graças a Choice Specs e trocar em golpes Ground-type. Mega Sharpedo e Greninja podem ajudar um ao outro para limpar no final do jogo, e Mega Sharpedo pode usar Psychic Fangs para pressionar Fighting-types. Cacturne é um ótimo check para Water types problemáticos, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill.

[SET]
name: Ofensivo (Dark)
move 1: Hydro Pump
move 2: Ice Beam
move 3: Gunk Shot
move 4: Extrasensory
item: Life Orb
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hydro Pump é o move mais forte de Greninja para atingir ameaças como Mega Diancie, Heatran e Excadrill. Ice Beam é ótimo para tomar conta de Dragon- e Flying-types, como Mega Altaria, Gliscor e Zapdos. Gunk Shot dá a Greninja coverage para Fairy-types como Clefable, notavelmente dando OHKO em Azumarill. Extrasensory acerta Fighting- e Poison-types que ameaçam equipes Dark, como Keldeo, Mega Venusaur e Toxapex.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed com uma nature Naive permite que Greninja seja o mais rápido possível, passando qualquer coisa com menos de 122 de base Speed à exceção de usuários de Choice Scarf. Uma nature Naive também impede que Gunk Shot seja enfraquecido. 252 EVs em Special Attack dão a Greninja mais poder ofensivo. Protean é necessário para Greninja ter STAB em todos seus ataques. Greninja não pode causar muito dano sem um item para aumentar seu poder, então Life Orb é o item de escolha.

Dicas de Uso
========

Porque Greninja é frágil no geral, deveria ir a campo em uma switch de graça ou em golpes fracos e resistidos. Ele também pode tentar entrar em uma double switch. A coverage aterrorizante de Greninja e seus stats ofensivos decentes são o suficiente para ele forçar trocas.Então, aproveite isso trocando imediatamente para um parceiro que consiga lidar com o check de Greninja do time adversário. Certifique-se de salvar Greninja para ameaças rápidas a que ele possa dar revenge kill como Life Orb Latios e Gengar. É sempre melhor manter Greninja longe de revenge killers e usuários de Choice Scarf, pois Greninja frequentemente é necessário mais para o final da partida graças a sua grande coverage. Lembre-se de que Protean pode ser usado para sua vantagem defensiva; Greninja irá resistir Moonblast depois de usar Gunk Shot, por exemplo. Mantenha Greninja longe de paralysis, burns e poison, que arruinarão sua Speed ou longevidade.

Opções de Equipe
========

Greninja não gosta de ser enfraquecido por entry hazards, então Mega Sableye e Mandibuzz são bons parceiros. Mega Sableye também oferece proteção contra Thunder Wave, Toxic, Knock Off e golpes Fighting-type. Mandibuzz, por outro lado, pode trazer Greninja a campo em segurança com seu U-turn lento e tomar ataques com seu bulk physical. Mega Tyranitar pode ajudar Greninja a pressionar times. Com Greninja vencendo ameaças com mais Defense, Mega Tyranitar se livra de special walls como Chansey. Tyranitar focado em Special Defense pode entrar em golpes special e providenciar suporte para Greninja ultrapassar mesmo usuários de Choice Scarf. Mega Sharpedo pode ajudar a limpar no final do jogo após Greninja dar dano o suficiente no time oponente. Hydreigon e Greninja juntos são ótimos pressionando equipes. Hydreigon pode especialmente levar Steel-types como Celesteela e Ferrothorn. Choice Scarf Hydreigon também é um parceiro de valor, dando revenge kill em ameaças enfraquecidas por Greninja. Bisharp e Alolan Muk ajudam Greninja a enfrentar Fairy-types irritantes, como Tapu Bulu e Azumarill, e ambos podem providenciar suporte de Knock Off. Bisharp especificamente pode realizar check a Ice-types, enquanto Alolan Muk pode entrar em golpes special. Krookodile é outro bom usuário de Stealth Rock e Knock Off que também consegue ser check de Electric-types para Greninja. Cacturne pode fazer check a Water-types resistentes, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill, que, de outra maneira, trariam problemas.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Water
--------

O set de Choice Scarf pode usar Hydro Pump por seu grande dano no geral, mas é muito redundante comparado a coverage de Ice Beam, e coverage é mais importante graças a Protean. U-turn também é uma opção para Expert Belt Greninja a fim de blefar Choice Scarf ainda mais efetivamente, porém, tende a ser bem pior do que opções mais úteis de coverage. Grass Knot pode ser usado com Hidden Power Electric para vencer equipes Water e Ice Beam para vencer equipes Ground, mas não é muito útil além disso. Taunt é uma opção de utilidade que pode ajudar Greninja a lidar com walls mais resistentes que normalmente o forçariam a sair de campo.

Dark
--------

Dark Pulse permite que Greninja acerte Ghost- e Psychic-types, como Alolan Marowak, Mew e Slowbro, e tem uma chance de flinch. Taunt pode evitar qualquer ameaça de colocar entry hazards ou um boost em seus stats, além de poder acompanhar Spikes ou Toxic Spikes. Como Greninja normalmente tem problemas contra Water-types, Grass Knot seria uma forma decente de os atingir. Hidden Power Fire é um meio confiável de vencer Mega Scizor e Ferrothorn. Low Kicks lida facilmente com ameaças como Ferrothorn e Tyranitar. No entanto, esses golpes de coverage não são tão bons como os dos sets principais, porque Hydreigon, Bisharp e Alolan Muk normalmente carregam golpes Dark-type. Hydreigon em especial usa Fire Blast e Focus Blast, o que facilita escolher coverages para Greninja.

Checks e Counters
===================

Water
--------

**Chansey**: Nenhum set de Greninja consegue vencer Chansey, tornando-a no melhor counter a ele. No entanto, Greninja pode dar U-turn para dar dano e sair da frente dela.

** Walls Special**: A maioria das walls focadas em Special Defense que não são fracas a Gunk Shot ou a coverages específicas dos sets de Greninja podem pará-lo completamente. Fazer um scout apropriado aos moveset dele é recomendável para manter esses checks a salvo.

**Revenge Killers**: Sets sem Choice Scarf são muito vulneráveis a serem ultrapassados e tomar revenge kill de uma ampla variedade de Pokémon mais rápidos que inclui Tapu Koko, Mega Lopunny e a maioria dos usuários de Choice Scarf graças ao fraco bulk de Greninja. Poderosos golpes de prioridade, como Extreme Speed de Choice Band Dragonite, também são capazes de lhe dar revenge kill.

**Paralysis**: Greninja tende a ser incapaz de diretamente dar OHKO na maioria dos Pokémon, então aqueles que podem sobreviver um golpe dele e paralisá-lo de volta, como Jirachi, podem inutilizar sua Speed e impedir de que seja uma ameaça.

Dark
--------

**Chansey**: Chansey defende completamente todos os ataques de Greninja e pode vencê-lo com Toxic e Soft-Boiled.

**Walls Special**: Walls como Celesteela e Alolan Muk podem tomar vários golpes repetidos de Greninja. Celesteela pode vencer Greninja com Leech Seed e Alolan Muk pode enfraquecer Greninja com Knock Off e lhe dar poison com Poison Touch. Greninja também toma um dano considerável de Pursuit após trocar seu tipo.

**Water-types Resistentes**: Water-types resistentes, como Gastrodon e Suicune, podem facilmente aguentar golpes de Greninja. Gastrodon pode usar Toxic em Greninja, enquanto Suicune pode usá-lo para conseguir boosts com Calm Mind.

**Revenge Killers**: Sem Choice Scarf, Greninja é ultrapassado e vencido por revenge killers como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu e Terrakion.

**Prioridade**: Com as baixas defesas de Greninja e seu tipo variando por Protean, ele toma revenge kill facilmente de golpes como Mach Punch de Breloom, Extreme Speed de Dragonite e Bullet Punch de Scizor.

**Status e Entry Hazards**: Greninja não pode se dar ao luxo de ser atingido com status, já que paralysis arruína completamente sua Speed impressionante e poison o derruba mais rapidamente. Entry hazards também são problemáticos por limitarem as oportunidades de Greninja de entrar em campo e o deixar vulnerável a revenge kill.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Dark analysis by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Water analysis by: [[Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Randomnick, 321109]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [KevinELF, 314540], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [Misaka Mikoto, 240969], [Vid, 239907], [Eien, 100418], [terrors, 279058], [Zarif, 221862]]
Implementado (conforme comentei no Discord, mudei "além de trocar" por "além de que trocar" em Scarf Dark Moves e ajudar enfraquecer por ajudar a enfraquecer.
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Randomnick, estou enviando o GP do novo set para que possa atualizar. Não há muito o que comentar. Apenas teve um parágrafo em que notei uma repetição do "já que". Pode tentar variar mais e usar outras conjunções, a exemplo de "visto que", "uma vez que", "pois", etc. Há outras, mas o ideal é evitar repetir.

GP 1/2

[SET]
name: All-out Attacker (Dark)
move 1: Ice Beam
move 2: Hidden Power Electric
move 3: Grass Knot
move 4: Toxic Spikes
item: Expert Belt
ability: Protean
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam é uma opção de coverage que pode ser usada para derrubar várias ameaças ofensivas e defensivas, como Latios, Tapu Bulu, Gliscor e Zapdos. Hidden Power Electric é usado contra Flying- e Water-types resistentes como Celesteela, Mantine e Toxapex. Grass Knot é usado contra oponentes específicos como Swampert, Gastrodon e Seismitoad, que podem tomar qualquer outro ataque de Greninja confortavelmente com suas abilities e tipagens. Toxic Spikes é ótimo para dano residual contra vários inimigos, e o dano crescente de Poison ajuda a combater a maior parte dos checks de Greninja como Chansey e Mega Sableye.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed junto a uma nature Timid permite que Greninja bata o mais rápido e forte possível. Expert Belt aumenta o poder de seus moves sempre que forem super efetivos, o que pode ser importante em alguns casos. Por exemplo, com o boost de Expert Belt, Hidden Power Electric permite que Greninja dê 2HKO em Toxapex. Protean troca o tipo de Greninja dependendo do golpe que usa, garantindo STAB em todos seus ataques e, por isso, oferece-lhe excelente presença ofensiva.

Dicas de Uso
========

Greninja deveria usar esse set para atrair e remover supostos checks como Mantine e Toxapex, já que sua enorme movepool e variedade de sets o torna pouco (A: questiono-me aqui sobre essa "imprevisibilidade". Não creio que seja de todo "imprevisível", já que os sets de Greninja podem ser conhecidos. No entanto, são muitos e, por isso, tal como diz a análise, Greninja é "muito" imprevisível, apesar de que não completamente. No mais, daria mais uma conferida) previsível. Greninja também deveria usar um golpe por vez para blefar um potencial set de Choice Scarf, fazendo com que possa atrair oponentes como Celesteela e Mantine de forma muito mais efetiva, assim como forçar a saída de possíveis checks como Mega Lopunny e Tapu Koko. No entanto, ele ainda deveria evitar special (A: preciso verificar outros análises a fim de manter esta constância e, por isso, estou trocando. Por enquanto, mantenha assim até eu decidir melhor o que fazer) walls como Chansey e Ferrothorn, já que o incrível bulk special deles os deixa tomar qualquer golpe de Greninja. Greninja deveria ser conservado ao máximo contra equipes Flying, Water e Ground, visto que sua incrível coverage é de ajuda inestimável contra elas. Ele não deveria trocar diretamente em ataques, já que é incrivelmente frágil. Além disso, deve-se evitar paralysis, uma vez que Greninja depende de sua alta Speed para ameaçar oponentes mais rápidos como Mega Diancie e Latios. Greninja também deve evitar danos residuais de entry hazards e status, posto que precisa ter o máximo de HP (A: não usamos "vida" como sinônimo de "HP") possível para ameaçar seus oponentes efetivamente.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye pode usar sua tipagem e suas defesas bem equilibradas para confortavelmente lidar com os checks de Greninja, como Chansey, Ferrothorn e Mega Gallade, enquanto providencia uma imunidade essencial a Fighting-type. Adicionalmente, Mega Sableye pode evitar que entry hazards que enfraqueceriam Greninja sejam colocados em campo com Magic Bounce. Mandibuzz auxilia Greninja com seus vários moves (A: usualmente, associamos "golpes" mais a "ataques", como Flamethrower, Thunderbolt, Ice Beam, etc, do que moves como Will-O-Wisp, Heal Bell, Defog, etc. U-turn seria um "golpe", sim, mas não deixa de ser de utilidade. Porém, se for para escolher entre "golpes" e "moves", o último é mais apropriado) de utilidade, incluindo Defog, Taunt e U-turn. Ele também pode usar sua alta Defense e imunidade a Ground-type para trocar em oponentes como Mega Lopunny e Choice Band Excadrill para Greninja. Tyranitar funciona como uma forte special wall e providencia suporte na sand, sendo capaz de levar golpes de oponentes como Latios e Tapu Koko para Greninja enquanto providencia a ele suporte de Stealth Rock. Ele também pode agir como um setup sweeper com sua combinação de Dragon Dance, golpes physical fortes e Rockium Z para derrubar special walls como Chansey e Mega Venusaur. Alternativamente, Mega Tyranitar também pode usar Dragon Dance, trocando Rockium Z por stats muito melhores, incluindo uma Speed que permite que ultrapasse oponentes que não poderia com um boost de Dragon Dance, como Tapu Koko e Weavile. Alolan Muk pode usar sua tipagem e sua alta Special Defense para tomar golpes special como Draco Meteor de Latios e Dazzling Gleam de Tapu Koko para Greninja. Além disso, seu acesso a Knock Off lhe (G: "permitir" exige pronome oblíquo "lhe", pois exige um objeto indireto) permite enfraquecer oponentes como Porygon2 e Toxapex, facilitando para Greninja removê-los. Krookodile é um lead sólido capaz de colocar Stealth Rock e impedir que oponentes coloquem seus próprios entry hazards. Enquanto isso, sets de Choice Scarf podem passar e dar revenge kill em oponentes como Tapu Koko. Hydreigon pode funcionar como um stallbreaker contra oponentes que causam problemas a Greninja, a exemplo de Chansey e Steel types como Choice Scarf Excadrill, Ferrothorn e Mega Scizor. Além disso, ele pode usar Dragonium Z para devastar Pokémon mais lentos e resistentes como Porygon2 e Rotom-W.


Copy-paste:

[SET]
name: All-out Attacker (Dark)
move 1: Ice Beam
move 2: Hidden Power Electric
move 3: Grass Knot
move 4: Toxic Spikes
item: Expert Belt
ability: Protean
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam é uma opção de coverage que pode ser usada para derrubar várias ameaças ofensivas e defensivas, como Latios, Tapu Bulu, Gliscor e Zapdos. Hidden Power Electric é usado contra Flying- e Water-types resistentes como Celesteela, Mantine e Toxapex. Grass Knot é usado contra oponentes específicos como Swampert, Gastrodon e Seismitoad, que podem tomar qualquer outro ataque de Greninja confortavelmente com suas abilities e tipagens. Toxic Spikes é ótimo para dano residual contra vários inimigos, e o dano crescente de Poison ajuda a combater a maior parte dos checks de Greninja como Chansey e Mega Sableye.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed junto a uma nature Timid permite que Greninja bata o mais rápido e forte possível. Expert Belt aumenta o poder de seus moves sempre que forem super efetivos, o que pode ser importante em alguns casos. Por exemplo, com o boost de Expert Belt, Hidden Power Electric permite que Greninja dê 2HKO em Toxapex. Protean troca o tipo de Greninja dependendo do golpe que usa, garantindo STAB em todos seus ataques e, por isso, oferece-lhe excelente presença ofensiva.

Dicas de Uso
========

Greninja deveria usar esse set para atrair e remover supostos checks como Mantine e Toxapex, já que sua enorme movepool e variedade de sets o torna pouco previsível. Greninja também deveria usar um golpe por vez para blefar um potencial set de Choice Scarf, fazendo com que possa atrair oponentes como Celesteela e Mantine de forma muito mais efetiva, assim como forçar a saída de possíveis checks como Mega Lopunny e Tapu Koko. No entanto, ele ainda deveria evitar special walls como Chansey e Ferrothorn, já que o incrível bulk special deles os deixa tomar qualquer golpe de Greninja. Greninja deveria ser conservado ao máximo contra equipes Flying, Water e Ground, visto que sua incrível coverage é de ajuda inestimável contra elas. Ele não deveria trocar diretamente em ataques, já que é incrivelmente frágil. Além disso, deve-se evitar paralysis, uma vez que Greninja depende de sua alta Speed para ameaçar oponentes mais rápidos como Mega Diancie e Latios. Greninja também deve evitar danos residuais de entry hazards e status, posto que precisa ter o máximo de HP possível para ameaçar seus oponentes efetivamente.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye pode usar sua tipagem e suas defesas bem equilibradas para confortavelmente lidar com os checks de Greninja, como Chansey, Ferrothorn e Mega Gallade, enquanto providencia uma imunidade essencial a Fighting-type. Adicionalmente, Mega Sableye pode evitar que entry hazards que enfraqueceriam Greninja sejam colocados em campo com Magic Bounce. Mandibuzz auxilia Greninja com seus vários moves de utilidade, incluindo Defog, Taunt e U-turn. Ele também pode usar sua alta Defense e imunidade a Ground-type para trocar em oponentes como Mega Lopunny e Choice Band Excadrill para Greninja. Tyranitar funciona como uma forte special wall e providencia suporte na sand, sendo capaz de levar golpes de oponentes como Latios e Tapu Koko para Greninja enquanto providencia a ele suporte de Stealth Rock. Ele também pode agir como um setup sweeper com sua combinação de Dragon Dance, golpes physical fortes e Rockium Z para derrubar special walls como Chansey e Mega Venusaur. Alternativamente, Mega Tyranitar também pode usar Dragon Dance, trocando Rockium Z por stats muito melhores, incluindo uma Speed que permite que ultrapasse oponentes que não poderia com um boost de Dragon Dance, como Tapu Koko e Weavile. Alolan Muk pode usar sua tipagem e sua alta Special Defense para tomar golpes special como Draco Meteor de Latios e Dazzling Gleam de Tapu Koko para Greninja. Além disso, seu acesso a Knock Off lhe permite enfraquecer oponentes como Porygon2 e Toxapex, facilitando para Greninja removê-los. Krookodile é um lead sólido capaz de colocar Stealth Rock e impedir que oponentes coloquem seus próprios entry hazards. Enquanto isso, sets de Choice Scarf podem passar e dar revenge kill em oponentes como Tapu Koko. Hydreigon pode funcionar como um stallbreaker contra oponentes que causam problemas a Greninja, a exemplo de Chansey e Steel types como Choice Scarf Excadrill, Ferrothorn e Mega Scizor. Além disso, ele pode usar Dragonium Z para devastar Pokémon mais lentos e resistentes como Porygon2 e Rotom-W.


Passando para comentar também que houve outras mudanças no texto além do set novo. Não tantas, mas sempre é bom avisar ao GPer 2/2.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
[OVERVIEW]

Dark
========

Greninja é um dos melhores Pokémon ofensivos ao qual equipes Dark tem acesso graças à poderosa ability Protean e a diversas opções de coverage, (AV) como Gunk Shot, Ice Beam, U-turn e Extrasensory, tornando-o em uma ameaça imprevisível. Protean também ajuda defensivamente; por exemplo, Greninja pode se tornar Psychic-type usando Extrasensory e evitar tomar KO de Secret Sword de Keldeo. Greninja também tem uma Speed tier esplêndida, passando ameaças comuns como Garchomp, Mega Diancie e Keldeo sem Choice Scarf. Quando equipado com Choice Scarf, Greninja funciona como o revenge killer da equipe Dark, passando de ameaças como Mega Lopunny, Tapu Koko e outros usuários de Choice Scarf, como Tapu Bulu e Latios. Greninja tem stats defensivos bem ruins, no entanto, sendo incapaz de tomar muitos danos e fácil de lhe fazer revenge kill com golpes de prioridade ou atacantes mais rápidos. Embora Protean aumente seu dano, Greninja ainda é retido por seus stats ofensivos medianos, o que o faz confiar em Life Orb para aumentar seu dano geral. Greninja também carece de espaço em seu moveset para vencer todas as ameaças que equipes Dark possam enfrentar.

[SET]
name: All-out Attacker (Dark)
move 1: Ice Beam
move 2: Hidden Power Electric
move 3: Grass Knot
move 4: Toxic Spikes
item: Expert Belt
ability: Protean
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Ice Beam é uma opção de coverage que pode ser usada para derrubar várias ameaças ofensivas e defensivas, como Latios, Tapu Bulu, Gliscor e Zapdos. Hidden Power Electric é usado contra Flying- e Water-types resistentes como Celesteela, Mantine e Toxapex. Grass Knot é usado contra oponentes específicos como Swampert, Gastrodon e Seismitoad, que podem tomar qualquer outro ataque de Greninja confortavelmente com suas abilities e tipagens. Toxic Spikes é ótimo para dano residual contra vários inimigos, e o dano crescente de Poison ajuda a combater a maior parte dos checks de Greninja como Chansey e Mega Sableye.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Speed junto a uma nature Timid permite que Greninja bata o mais rápido e forte possível. Expert Belt aumenta o poder de seus moves sempre que forem super efetivos, o que pode ser importante em alguns casos. Por exemplo, com o boost de Expert Belt, Hidden Power Electric permite que Greninja dê 2HKO em Toxapex. Protean troca o tipo de Greninja dependendo do golpe que usa, garantindo STAB em todos seus ataques e, por isso, oferece-lhe excelente presença ofensiva.

Dicas de Uso
========

Greninja deveria (estou mudando todos os deveria para deve para se encaixar melhor com o tempo verbal do resto da análise) deve usar esse set para atrair e remover supostos checks como Mantine e Toxapex, já que sua enorme movepool e variedade de sets o torna pouco previsível. Greninja também deveria deve usar um golpe por vez para blefar um potencial set de Choice Scarf, fazendo com que possa atrair oponentes como Celesteela e Mantine de forma muito mais efetiva, assim como forçar a saída de possíveis checks como Mega Lopunny e Tapu Koko. No entanto, ele ainda deveria deve evitar special walls como Chansey e Ferrothorn, já que o incrível bulk special deles os deixa tomar qualquer golpe de Greninja. Greninja deveria deve ser conservado ao máximo contra equipes Flying, Water e Ground, visto que sua incrível coverage é de ajuda inestimável contra elas. Ele não deveria deve trocar diretamente em ataques, já que é incrivelmente frágil. Além disso, deve-se evitar paralysis, uma vez que Greninja depende de sua alta Speed para ameaçar oponentes mais rápidos como Mega Diancie e Latios. Greninja também deve evitar danos residuais de entry hazards e status, posto que precisa ter o máximo de HP possível para ameaçar seus oponentes efetivamente.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye pode usar sua tipagem e suas defesas bem equilibradas para confortavelmente lidar com os checks de Greninja, como Chansey, Ferrothorn e Mega Gallade, enquanto providencia uma imunidade essencial a Fighting-type. Adicionalmente, Mega Sableye pode evitar que entry hazards que enfraqueceriam Greninja sejam colocados em campo com Magic Bounce. Mandibuzz auxilia Greninja com seus vários moves de utilidade, incluindo Defog, Taunt e U-turn. Ele também pode usar sua alta Defense e imunidade a Ground-type para trocar em oponentes como Mega Lopunny e Choice Band Excadrill para Greninja. Tyranitar funciona como uma forte special wall e providencia suporte na sand, sendo capaz de levar golpes de oponentes como Latios e Tapu Koko para Greninja enquanto providencia a ele suporte de Stealth Rock. Ele também pode agir como um setup sweeper com sua combinação de Dragon Dance, golpes physical fortes e Rockium Z para derrubar special walls como Chansey e Mega Venusaur. Alternativamente, Mega Tyranitar também pode usar Dragon Dance, trocando Rockium Z por stats muito melhores, incluindo uma Speed tier que permite que ultrapasse oponentes que Tyranitar base não poderia com um boost de Dragon Dance, como Tapu Koko e Weavile. Alolan Muk pode usar sua tipagem e sua alta Special Defense para tomar golpes special como Draco Meteor de Latios e Dazzling Gleam de Tapu Koko para Greninja. Além disso, seu acesso a Knock Off lhe permite enfraquecer oponentes como Porygon2 e Toxapex, facilitando para Greninja removê-los. Krookodile é um lead sólido capaz de colocar Stealth Rock e impedir que oponentes coloquem seus próprios entry hazards. Enquanto isso, sets de Choice Scarf podem passar e dar revenge kill em oponentes como Tapu Koko. Hydreigon pode funcionar como um stallbreaker contra oponentes que causam problemas a Greninja, a exemplo de Chansey e Steel-(remover espaço e adicionar hifen)types como Choice Scarf Excadrill, Ferrothorn e Mega Scizor. Além disso, ele pode usar Dragonium Z para devastar Pokémon mais lentos e resistentes, como Porygon2 e Rotom-W.

[SET]
name: Choice Scarf (Dark)
move 1: Gunk Shot
move 2: U-turn
move 3: Ice Beam
move 4: Hydro Pump / Spikes
item: Choice Scarf
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Gunk Shot é necessário para Greninja botar Fairy-types em xeque, além de que trocar Greninja para Poison-type tem seu uso para não ser afetado por Toxic e resistir Grass. U-turn ajuda a manter momentum e toma vantagem de trocas forçadas, como Landorus temendo Ice Beam. Ice Beam deixa Greninja acertar Flying-types irritantes, como Zapdos, assim como Dragon- e Ground-types, como Hydreigon e Landorus. Hydro Pump acerta ameaças como Excadrill e Heatran, dá 2HKO em Klefki e ainda provoca um pouco mais de dano do que Gunk Shot a Volcarona em +1. Spikes é um ótimo move de utilidade e, com a presença ofensiva de Greninja e suas seus moves de coverage forçando tantas switches, ele pode colocá-los em campo, pressionando Pokémon não imunes ao hazard que tocam o chão (não está errado, mas eu acho que a frase flui de maneira bem estranha do jeito antigo). Rock Slide é um golpe confiável para dar KO em ameaças muito fracas ao move, como Mega Charizard Y e Volcarona.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Speed com uma nature Naive e Choice Scarf fazem Greninja ser o mais rápido possível, passando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu, Latios, Adamant Excadrill na sand e Modest Kingdra na rain. Uma nature Naive com 4 EVs em Attack evita que Greninja deixe Gunk Shot mais fraco. 252 EVs em Special Attack maximizam os danos de Greninja. Protean é a ability de escolha para mudar o tipo de Greninja e ganhar STAB em seus golpes.

Dicas de Uso
========

Choice Scarf Greninja faz a função de revenge killer, ultrapassando e levando ameaças como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf mais lentos. Greninja também pode utilizar sua alta Speed para limpar o jogo no final, além de poder ser um lead efetivo graças a U-turn e sua habilidade de forçar trocas de vários Pokémon. Greninja deveria deve tentar colocar Spikes no começo do jogo para pressionar seus oponentes. Por causa de sua fragilidade, Greninja precisa entrar em segurança por meio de usuários de U-turn lentos como Mandibuzz ou após um parceiro ser derrotado. Certifique-se de usar U-turn para poder escapar de quaisquer desvantagens que possa encontrar. Cuidado com o golpe em que Greninja se prender, já que ser forçado a sair ou se tornar isca de setup para Pokémon como Terrakion é suga seu momentum; é melhor garantir que todos os checks e counters se foram ou estejam enfraquecidos para ele poder limpar no final do jogo. Tenha em mente que, mesmo com Protean, Greninja não bate tão forte com Choice Scarf; ameaças mais resistentes conseguirão trocar confortavelmente, então, evite tentar levá-las com Greninja. Evite paralysis a todo custo, visto que sua função de revenge killer será arruinada.

Opções de Equipe
========

Mega Tyranitar é um parceiro excelente, já que pode ajudar como wallbreaker no começo e meio do jogo early- e mid-game, enfraquecendo equipes para Greninja limpar no final. Tyranitar e Krookodile providenciam suporte de Stealth Rock para Greninja derrotar ameaças mais facilmente. Tyranitar também pode paralisar oponentes com Thunder Wave e tomar golpes special, enquanto Tyranitar Krookodile entra em golpes Electric, fornece utilidade com Knock Off e pode dar revenge kill em ameaças graças a Focus Sash. Intimidate de Krookodile também pode ajudar a enfraquecer physical attackers. Outros usuários de Knock Off, como Mega Sableye, Bisharp e Alolan Muk, atrapalham Pokémon que precisam de seus itens, especialmente usuários de Eviolite e Leftovers como Porygon2 e Zapdos. Mega Sableye pode bloquear golpes de status, enquanto Bisharp e Alolan Muk podem ser checks adicionais a Fairy-types. Mandibuzz pode trocar em physical attackers e punir sweepers com Swords Dance ou Dragon Dance, como Mega Scizor e Dragonite, usando Foul Play. Como Greninja entrará e sairá constantemente com U-turn, ele também se beneficia com Defog de Mandibuzz. Hydreigon pode ser um wallbreaker para Greninja graças a Choice Specs e trocar em golpes Ground-type. Mega Sharpedo e Greninja podem ajudar um ao outro para limpar no final do jogo, e Mega Sharpedo pode usar Psychic Fangs para pressionar Fighting-types. Cacturne é um ótimo check para Water-(hífen)types problemáticos, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill.

[SET]
name: Ofensivo (Dark)
move 1: Hydro Pump
move 2: Ice Beam
move 3: Gunk Shot
move 4: Extrasensory
item: Life Orb
ability: Protean
nature: Naive
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Hydro Pump é o move mais forte de Greninja para atingir ameaças como Mega Diancie, Heatran e Excadrill. Ice Beam é ótimo para tomar conta de Dragon- e Flying-types, como Mega Altaria, Gliscor e Zapdos. Gunk Shot dá a Greninja coverage para Fairy-types como Clefable, notavelmente dando OHKO em Azumarill. Extrasensory acerta Fighting- e Poison-types que ameaçam equipes Dark, como Keldeo, Mega Venusaur e Toxapex.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed com uma nature Naive permite que Greninja seja o mais rápido possível, passando qualquer coisa com menos de 122 de base Speed à exceção de usuários de Choice Scarf. Uma nature Naive também impede que Gunk Shot seja enfraquecido. 252 EVs em Special Attack dão a Greninja mais poder ofensivo. Protean é necessário para Greninja ter STAB em todos os seus ataques. Greninja não pode causar muito dano sem um item para aumentar seu poder, então Life Orb é o item de escolha.

Dicas de Uso
========

Porque Como Greninja é frágil no geral, ele deveria deve ir a campo em uma switch de graça ou em golpes fracos e resistidos. Ele também pode tentar entrar em uma double switch dupla. A coverage aterrorizante de Greninja e seus stats ofensivos decentes são o suficiente para ele forçar trocas., (remover ponto, adicionar vírgula e adicionar espaço) então, aproveite isso trocando imediatamente para um parceiro que consiga lidar com o check de Greninja do time adversário. Certifique-se de salvar Greninja para ameaças rápidas a que ele possa dar revenge kill como Life Orb Latios e Gengar. É sempre melhor manter Greninja longe de revenge killers e usuários de Choice Scarf, pois Greninja frequentemente é necessário mais para o final da partida graças a sua grande coverage. Lembre-se de que Protean pode ser usado para sua vantagem defensiva; Greninja irá resistir Moonblast depois de usar Gunk Shot, por exemplo. Mantenha Greninja longe de paralysis, burns e poison, que arruinarão sua Speed ou longevidade.

Opções de Equipe
========

Greninja não gosta de ser enfraquecido por entry hazards, então, Mega Sableye e Mandibuzz são bons parceiros. Mega Sableye também oferece proteção contra Thunder Wave, Toxic, Knock Off e golpes Fighting-type. Mandibuzz, por outro lado, pode trazer Greninja a campo em segurança com seu U-turn lento e tomar ataques com seu bulk physical. Mega Tyranitar pode ajudar Greninja a pressionar times. Com Greninja vencendo ameaças com mais Defense, Mega Tyranitar se livra de special walls como Chansey. Tyranitar focado em Special Defense pode entrar em golpes special e providenciar suporte de Thunder Wave para Greninja ultrapassar mesmo usuários de Choice Scarf. Mega Sharpedo pode ajudar a limpar no final do jogo após Greninja dar dano o suficiente no time oponente. Hydreigon e Greninja juntos são ótimos pressionando equipes. Hydreigon pode especialmente especificamente levar Steel-types como Celesteela e Ferrothorn. Choice Scarf Hydreigon também é um parceiro de valor, dando revenge kill em ameaças enfraquecidas por Greninja. Bisharp e Alolan Muk ajudam Greninja a enfrentar Fairy-types irritantes, como Tapu Bulu e Azumarill, e ambos podem providenciar suporte de Knock Off. Bisharp especificamente pode realizar check a Ice-types, enquanto Alolan Muk pode entrar em golpes special. Krookodile é outro bom usuário de Stealth Rock e Knock Off que também consegue ser check de Electric-types para Greninja. Cacturne pode fazer check a Water-types resistentes, como Suicune e Z-Belly Drum Azumarill, que, de outra maneira, trariam problemas.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dark
--------

Dark Pulse permite que Greninja acerte Ghost- e Psychic-types, como Alolan Marowak, Mew e Slowbro, e tem uma chance de flinch. Taunt pode evitar qualquer ameaça de colocar entry hazards ou um boost em seus stats, além de poder acompanhar Spikes ou Toxic Spikes. Como Greninja normalmente tem problemas contra Water-types, Grass Knot seria uma forma decente de os atingir. Grassium Z pode ser usado no lugar de Expert Belt para lançar um poderoso Bloom Doom, o que é capaz de OHKO em alguns dos melhores checks de Greninja, como Rotom-W e Suicune. Apesar disso, essa troca sacrifica alguns nocautes importantes que Expert Belt oferece; por exemplo, Greninja falha em dar 2HKO em Toxapex com Hidden Power Electric sem Expert Belt. Extrasensory pode ser usado para quebrar Fighting- e Poison-types como Kommo-o e Mega Venusaur, apesar de vir ao custo de um dos outros moves de coverage mais importantes de Greninja. Spikes pode ser utilizado no lugar de Toxic Spikes como uma forma de causar dano imediato a um oponente de forma imediata ao entrar em campo, mas tenha em mente que o dano gerado por Toxic Spikes é normalmente melhor contra os checks de Greninja. Hydro Pump pode ser usado no lugar de Toxic Spikes para dar a equipes Dark uma melhor chance contra adversários ameaçadores como Mega Steelix, mas não possuir a utilidade de Toxic Spikes pode tornar Greninja uma ameaça menor. Para o set de Choice Scarf, Hidden Power Fire é um meio confiável de vencer Mega Scizor e Ferrothorn. Low Kicks lida facilmente com ameaças como Ferrothorn e Tyranitar. No entanto, esses golpes de coverage não são tão bons como os dos sets principais, porque Hydreigon, Bisharp e Alolan Muk normalmente carregam golpes Dark-type. Hydreigon em especial usa Fire Blast e Focus Blast, o que facilita escolher coverages para Greninja. pois seus companheiros de equipe costumam cobrir esses matchups.

Checks e Counters
===================

Dark
--------

**Chansey**: Chansey defende completamente todos os ataques de Greninja e pode vencê-lo com Toxic e Soft-Boiled.

**Walls Special**: Walls como Celesteela e Alolan Muk podem tomar vários golpes repetidos (fica meio redundante com o "vários") de Greninja. Celesteela pode vencer Greninja com Leech Seed e Alolan Muk pode enfraquecer Greninja com Knock Off e lhe dar poison com Poison Touch. Greninja também toma um dano considerável de Pursuit após trocar seu tipo.

**Water-types Resistentes**: Water-types resistentes, como Gastrodon e Suicune, podem facilmente aguentar golpes de Greninja. Gastrodon pode usar Toxic em Greninja, enquanto Suicune pode usá-lo para conseguir boosts com Calm Mind.

**Revenge Killers**: Sem Choice Scarf, Greninja é ultrapassado e vencido por revenge killers como Tapu Koko, Mega Lopunny e usuários de Choice Scarf como Tapu Bulu e Terrakion.

**Prioridade**: Com as baixas defesas de Greninja e seu tipo variando por Protean, ele toma revenge kill facilmente de golpes como Mach Punch de Breloom, Extreme Speed de Dragonite e Bullet Punch de Mega Scizor.

**Status e Entry Hazards**: Greninja não pode se dar ao luxo de ser atingido com status, já que paralysis arruína completamente sua Speed impressionante e poison o derruba mais rapidamente. Entry hazards também são problemáticos por limitarem as oportunidades de Greninja de entrar em campo e o deixar vulnerável a revenge kill.

[CREDITS]
- Written by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Dark analysis by: [[Misaka Mikoto, 240969]]
- Water analysis by: [[Eien, 100418], [maroon, 305839]]
- Translated by: [[Randomnick, 321109]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Ropalme1914, 245099]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [iLlama, 296591], [KevinELF, 314540], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [Misaka Mikoto, 240969], [Vid, 239907], [Eien, 100418], [terrors, 279058], [Zarif, 221862]]
Sinto muito pela demora, mas aqui está o segundo GP! Excelente tradução, ainda mais para uma análise tão longa. Os erros foram mínimos (sendo que algum deles foram simplesmente adições feitas ao original após a tradução já ter sido feita) e alguns apenas uma palavra ou outra sendo comida, o que é perfeitamente aceitável para algo de tal tamanho.
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top