Monotype Gengar (Ghost) [GP 1/2]

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
:bw/gengar: :gengarite: :xy/gengar mega:https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/gengar/monotype/

[OVERVIEW]

Ghost
========

Com alta Speed e Special Attack, Gengar serve como um revenge killer, wallbreaker e cleaner eficiente para times Ghost. A Speed tier excelente de Choice Scarf Gengar lhe permite ultrapassar a maioria do metagame sem boosts, assim como outros usuários de Choice Scarf. Sua parte Poison-type é útil para absorver Toxic Spikes contra equipes Poison e Water, além de colocar muita pressão em outros tipos, como Fairy. Gengar possui uma bela movepool com muitas opções de coverage, como por exemplo Thunderbolt para Mantine, Trick para inutilizar walls como Chansey e Zapdos, e Destiny Bond para atrair e remover certos alvos que ameaçam Ghost, como Alolan Muk e Bisharp. Gengar é muito, muito frágil, logo, ele é facilmente derrotado por Pokémon que ele não consegue nocautear primeiro. Suas baixas defesas o deixam sofrer check de usuários de prioridade fortes, como Scizor e Azumarill. Gengar também é bem vulnerável a Pursuit trappers, como Alolan Muk e Mega Aerodactyl; o primeiro inclusive pode fazer switch in em qualquer ataque de Gengar e derrubá-lo consistentemente. Apesar de seu Special Attack alto, o poder relativamente baixo de Shadow Ball e má coverage de Sludge Wave como ataques STAB limitam efetivamente o que Gengar pode fazer check.

[SET]
name: Choice Scarf (Ghost)
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Focus Blast
move 4: Trick
item: Choice Scarf
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Shadow Ball é o STAB mais repetível de Gengar por sua excelente coverage para fazer check a ameaças ofensivas. Sludge Wave é seu STAB mais poderoso e é útil para atingir ameaças-chave, como Tapu Koko, mas isso vem com a desvantagem de ter mais alvos que resistem a esse move do que Shadow Ball. Focus Blast é uma coverage Fighting-type boa para acertar Steel-, Normal- e Dark-types importantes, como Tyranitar, Mega Lopunny e Heatran. Trick é bom para desabilitar walls special que Gengar não consegue derrotar, como Zapdos e Chansey.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Special Attack é usado para Gengar causar muito dano, enquanto investimento máximo em Speed com uma nature Timid e Choice Scarf faz Gengar ultrapassar todo o metagame sem boosts, assim como a maioria dos usuários de Choice Scarf inimigos. Cursed Body é a única ability de Gengar e faz moves de contato usados contra ele terem uma chance de 30% de serem desabilitados.

Dicas de Uso
========

Gengar deve ser usado para fazer revenge kill a adversários ofensivos que o core defensivo do time Ghost não pode lidar, como Life Orb Greninja e Mega Diancie, ou para fazer a limpa no late-game. Preserve Gengar em matchups que ele é necessário para fazer check a ameaças para a equipe, como Mega Lopunny, ou quando seus STABs são úteis, como contra Fairy. Use Trick para punir walls problemáticas para o time, como Gliscor e Chansey. Contudo, não use Trick até que ameaças como Tapu Koko sejam elminadas, visto que Gengar precisa de Choice Scarf para fazer check a eles. Cuidado quando colocar Gengar em jogo se Pursuit trappers como Alolan Muk e Mega Aerodactyl ainda estiverem na partida. Da mesa forma, tenha cuidado quando escolher o move que Gengar irá prender-se, já que todos os ataques de Gengar possuem um tipo que é imune a eles. Evite Thunder Wave pois a redução em Speed diminui de forma severa a capacidade de Gengar fazer check a Pokémon ofensivos.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye é um pilar defensivo em Ghost e parte da estrutura defensiva que ajuda Gengar, removendo itens de Pokémon adversários e espalhando burn. Em troca, Gengar lida com ameaças que vencem Mega Sableye, como Tapu Koko e Clefable. Jellicent é uma wall special que ajuda contra inimigos que a defesa de Ghost e Gengar não conseguem enfrentar. Decidueye e Gourgeist podem ajudar essa formação defensiva como uma switch-in para Ground-types poderosos, como Excadrill e Landorus. Mimikyu é um excelente check geral para Pokémon ofensivos que ameaçam Gengar e Ghost em geral, como Bisharp, Mega Sharpedo e Mega Lopunny. Choice Specs Blacephalon é um special attacker adicional que ajuda Gengar ao vencer walls special, como Zapdos e Toxapex. Alolan Marowak e Golurk servem como poderosos physical attackers que também podem colocar Stealth Rock para enfraquecer checks de Gengar quando fazem switch in. Em troca, Gengar faz um excelente trabalho em enfrentar inimigos rápidos para esses atacantes lentos.

[SET]
name: All-out Attacker (Ghost)
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Focus Blast
move 4: Taunt / Thunderbolt
item: Life Orb
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Shadow Ball é o STAB mais repetível de Gengar, tendo excelente coverage ofensiva para wallbreak. Sludge Wave é o STAB mais poderoso de Gengar, atingindo certos alvos como Zapdos e Volcarona, mas tem o custo de mais inimigos resistirem ao move. Focus Blast é uma coverage excelente para atingir inimigos importantes, como Tyranitar e Heatran. Taunt é útil para inutilizar walls focadas em Special Defense, como Zapdos e Mantine, que podem fazer stall a Gengar com recoil de Life Orb. Thunderbolt é uma opção em vez de Taunt para acertar Water- e Flying-types, como Toxapex, Mantine e Celesteela com mais dano, ao mesmo tempo em que causa OHKO a Mega Charizard Y após pouco dano residual. Entretanto, usá-lo faz Gengar ser incapaz de enfraquecer certas ameaças, como Zapdos e Chansey. Destiny Bond é uma opção no lugar de Taunt para atrair e remover certos Pokémon problemáticos para Ghost, como Alolan Muk e Bisharp.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Life Orb são usados para Gengar bater o mais forte possível. Investimento máximo em Speed com uma nature Timid lhe permite ter um Speed tie com Pokémon com base 110 de Speed e ultrapassar a maioria do metagame sem boosts, incluindo ameaças como Keldeo e Volcarona. Cursed Body é a única ability de Gengar e faz moves de contato usados contra ele terem uma chance de 30% de serem desativados.

Dicas de Uso
========

Gengar deve ser usado como um wallbreaker rápido, fazendo check a Pokémon ofensivos lentos como Keldeo e Diggersby e punindo switch-ins. Entretanto, seja cauteloso ao deixar Gengar em campo se Pursuit trappers, como Alolan Muk, estiverem em campo. Taunt deve ser usado para evitar que walls como Zapdos e Chansey recuperem HP e façam stall a Gengar com dano de recoil. Contudo, tenha certeza que essas walls não usem a oportunidade para desferir ataques, visto que Gengar não pode levar muitos danos mesmo de atacantes fracos. Preserve Gengar em matchups que ele é necessário para fazer check a inimigos como Toxapex e Celesteela. Quando usar Destiny Bond, não revele-o até a oportunidade certa aparecer para atrair uma ameaça importante, como Alolan Muk. Destiny Bond também pode ser usado contra usuários de Sucker Punch como Bisharp para dissuadi-los de usar o move e diminuir o risco de ser nocauteado.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye é parte essencial de times Ghost e parte da estrutura defensiva que cobre Gengar contra adversários ofensivos. Em troca, Gengar pode fazer check a Pokémon que ameaçam Mega Sableye, como Toxapex e Clefable. Jellicent é uma wall special que lida com Pokémon que Gengar não pode, como Water-types bulky como Gastrodon e Seismitoad, e espalha status com Toxic e Scald. Grass-types como Decidueye e Gourgeist também podem ajudar na defesa ao enfrentar Ground-types perigosos, como Excadrill. Mimikyu é um excelente check geral de atacantes como Bisharp, Mega Sharpedo e Mega Lopunny. Mimikyu aprecia Gengar derrubando walls que fazem check a ele, como Toxapex e Mega Venusaur, para que possa fazer a limpa no late-game. Blacephalon é um special attacker complementar que serve como usuário de Choice Scarf para fazer revenge kill e ser um cleaner para Ghost, tirando vantagem dos buracos que Gengar deixa nos cores defensivos das equipes adversárias. Alolan Marowak e Golurk são physical attackers e usuários de Stealth Rock que enfraquecem alguns checks de Gengar, como Celesteela e Mantine, quando fazem switch in.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ghost
--------

Destiny Bond em vez de Trick em Choice Scarf Gengar pode ser um botão de emergência contra ameaças ofensivas que ele não pode nocautear, como Mega Gyarados e Volcarona. Também pode ser usado no lugar de Focus Blast junto a Trick para atrair Alolan Muk. Contudo, fora desse nicho e a utilidade de Choice Scarf Destiny Bond, não tem muitos motivos de usá-lo em vez de Focus Blast. Ghostium Z ou Electrium Z oferecem a Gengar uma bomba única que remove certos Pokémon defensivos, como Toxapex e Celestela. Entretanto, o Z-Move é geralmente preferido a outros membros da equipe.

Checks e Counters
===================

Ghost
--------

**Alolan Muk**: Alolan Muk pode fazer switch em qualquer ataque de Gengar por meio de sua ótima tipagem e bulk e remover Gengar da batalha com Pursuit.

**Pursuit**: Usuários de Pursuit como Tyranitar e Mega Aerodactyl conseguem facilmente prender Gengar e tirar vantagem dele se prendendo em Shadow Ball e Sludge Wave, prevenindo que Gengar faça check a ameaças ofensivas de forma confiável.

**Dark-types**: Dark-types como Mega Sableye e Mandibuzz podem facilmente aguentar os ataques de Choice Scarf Gengar e nocauteá-lo de volta com ataques Dark-type.

**Ground-types**: Ground-types resistem a Sludge Wave e geralmente são bulky o suficiente para aguentar Shadow Ball facilmente, fazendo com que inimigos como Hippowdon, Landorus e Garchomp nocauteiem Gengar com STABs super efetivos.

**Walls Special**: O poder medíocre de Gengar o deixa ser parado por walls special comuns, como Zapdos e Chansey, por mais que ele possa punir esses Pokémon com Trick.

**Prioridade**: Devido à sua fragilidade, atacantes com prioridade poderosos, como Azumarill, Scizor e Bisharp, podem facilmente nocauteá-lo e forçar a equipe de Gengar em uma posição mais defensiva.

**Revenge Killers Rápidos**: Gengar sem Choice Scarf é facilmente nocauteado por revenge killers adversários que ultrapassam-no, como Mega Lopunny, Tapu Koko e Greninja.

[CREDITS]
- Written by: [[Tyke, 243751]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Tico, 413994], [nome, id]]
- Quality checked by: [[Eien, 100418], [Moosical, 215618], [Kev, 314540], [terrors, 279058], [Misaka Mikoto, 240969]]
 
Last edited:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover e (Comentários)

[OVERVIEW]

Ghost
========

Com alta Speed e Special Attack, Gengar serve como um revenge killer, wallbreaker e cleaner eficiente para times Ghost. A Speed tier ("Speed tier" não é traduzido) excelente de Choice Scarf Gengar lhe permite ultrapassar a maioria do metagame sem boosts, assim como outros usuários de Choice Scarf. Sua parte Poison-type é útil para absorver Toxic Spikes contra equipes Poison e Water, além de colocar muita pressão em outros tipos, como Fairy. Gengar possui uma bela movepool com muitas opções de coverage, como por exemplo Thunderbolt para Mantine, Trick para inutilizar walls como Chansey e Zapdos, e Destiny Bond para atrair e remover certos alvos que ameaçam Ghost, como Alolan Muk e Bisharp. Gengar é muito, muito frágil, logo, ele é facilmente derrotado por Pokémon que ele não consegue nocautear de primeira primeiro (o texto original traz a ideia de que Gengar é nocauteado quando não nocauteia seu adversário antes, sinto que "de primeira" apenas remete a OHKO, enquanto "primeiro" mostra melhor essa ideia de atacar antes do adversário) . Suas baixas defesas o deixam sofrer check de usuários de prioridade fortes, como Scizor e Azumarill. Gengar também é bem vulnerável a Pursuit trappers, como Alolan Muk e Mega Aerodactyl; o primeiro inclusive pode fazer switch in em qualquer ataque de Gengar e derrubá-lo constantemente consistentemente ("constantemente" traz a ideia de que Alolan Muk derrota Gengar diversas vezes, enquanto o texto original fala sobre essa segurança que Alolan Muk tem como counter). Apesar de seu Special Attack alto, o poder relativamente baixo de Shadow Ball e má coverage de Sludge Wave como ataques STAB limitam efetivamente o que Gengar pode fazer check.

[SET]
name: Choice Scarf (Ghost)
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Focus Blast
move 4: Trick
item: Choice Scarf
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Shadow Ball é o STAB mais repetível de Gengar por sua excelente coverage para fazer check a ameaças ofensivas. Sludge Wave é seu STAB mais poderoso e é útil para atingir ameaças-chave, como Tapu Koko, mas isso vem com a desvantagem de ter mais alvos que resistem a esse move do que Shadow Ball. Focus Blast é uma coverage Fighting-type boa para acertar Steel-, Normal- e Dark-types importantes, como Tyranitar, Mega Lopunny e Heatran. Trick é bom para desabilitar walls special que Gengar não consegue quebrar derrotar (não gosto muito de "quebrar", Pokémon são seres vivos e não coisas), como Zapdos e Chansey.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Special Attack é usado para Gengar causar muito dano, enquanto investimento máximo em Speed com uma nature Timid e Choice Scarf faz Gengar ultrapassar todo o metagame sem boosts, assim como a maioria dos usuários de Choice Scarf inimigos. Cursed Body é a única ability de Gengar e faz moves de contato usados contra ele terem uma chance de 30% de serem desabilitados.

Dicas de Uso
========

Gengar deve ser usado para fazer revenge kill a adversários ofensivas ofensivos (concordância de gênero) que o core defensivo do time Ghost não pode lidar, como Life Orb Greninja e Mega Diancie, ou para fazer a limpa no late-game. Preserve Gengar em matchups que ele é necessário para fazer check a ameaças para a equipe, como Mega Lopunny, ou quando seus STABs são úteis, como contra Fairy. Use Trick para punir walls problemáticas para o time, como Gliscor e Chansey. Contudo, não use Trick até que ameaças como Tapu Koko sejam elminadas, visto que Gengar precisa de Choice Scarf para fazer check a eles. Cuidado quando colocar Gengar em jogo se Pursuit trappers, (RV; frase perde um pouco o sentido)como Alolan Muk e Mega Aerodactyl, (RV) ainda estiverem na partida. Da mesa forma, tenha cuidado quando escolher o move que Gengar irá prender-se, já que todos os ataques de Gengar possuem um tipo que é imune a eles. Evite Thunder Wave pois a redução em Speed diminui de forma severa a capacidade de Gengar fazer check a Pokémon ofensivos.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye é um pilar defensivo em Ghost e parte da defesa estrutura defensiva (mais claro) que ajuda Gengar, removendo itens de Pokémon adversários e espalhando burn. Em troca, Gengar lida com ameaças que vencem Mega Sableye, como Tapu Koko e Clefable. Jellicent é uma wall special que ajuda contra inimigos que a defesa de Ghost e Gengar não conseguem enfrentar. Decidueye e Gourgeist podem ajudar essa defesa formação defensiva (mais claro) como uma switch-in para Ground-types poderosos, como Excadrill e Landorus. Mimikyu é um excelente check geral para Pokémon ofensivos que ameaçam times Ghost e Gengar e Ghost em geral (mantendo a ordem), como Bisharp, Mega Sharpedo e Mega Lopunny. Choice Specs Blacephalon é um special attacker adicional que ajuda Gengar ao quebrar vencer walls special, como Zapdos e Toxapex. Alolan Marowak e Golurk servem como poderosos physical attackers que também pode podem (concordância com "poderosos") colocar Stealth Rock para enfraquecer checks de Gengar quando fazem switch in. Em troca, Gengar faz um excelente trabalho em enfrentar inimigos rápidos para esses atacantes lentos.

[SET]
name: All-out Attacker (Ghost)
move 1: Shadow Ball
move 2: Sludge Wave
move 3: Focus Blast
move 4: Taunt / Thunderbolt
item: Life Orb
ability: Cursed Body
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Shadow Ball é o STAB mais repetível de Gengar, tendo excelente coverage ofensiva para wallbreak. Sludge Wave é o STAB mais poderoso de Gengar, atingindo certos alvos como Zapdos e Volcarona, mas tem o custo de mais inimigos resistirem ao move. Focus Blast é uma coverage importante excelente (evitar repetição) para atingir inimigos importantes, como Tyranitar e Heatran. Taunt é útil para inutilizar walls focadas em Special Defense, como Zapdos e Mantine, que podem fazer stall a Gengar com recoil de Life Orb. Thunderbolt é uma opção em vez de Taunt para acertar Water- e Flying-types, como Toxapex, Mantine e Celesteela com mais dano, ao mesmo tempo em que causa OHKO a Mega Charizard Y após pouco dano residual. Entretanto, usá-lo faz Gengar ser incapaz de enfraquecer certas ameaças, como Zapdos e Chansey. Destiny Bond é uma opção no lugar de Taunt para atrair e remover certos Pokémon problemáticos para Ghost, como Alolan Muk e Bisharp.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Special Attack e Life Orb são usados para Gengar bater o mais forte possível. Investimento máximo em Speed com uma nature Timid lhe permite ter um Speed tie com Pokémon com base 110 de Speed e ultrapassar a maioria do metagame sem boosts, incluindo ameaças como Keldeo e Volcarona. Cursed Body é a única ability de Gengar e faz moves de contato usados contra ele terem uma chance de 30% de serem desativados.

Dicas de Uso
========

Gengar deve ser usado como um wallbreaker rápido, fazendo check a Pokémon ofensivos lentos como Keldeo e Diggersby e punir punindo (concordância) switch-ins. Entretanto, seja cauteloso em ao (conecta melhor) deixar Gengar em campo se Pursuit trappers, como Alolan Muk, estiverem em campo. Taunt deve ser usado para evitar que walls como Zapdos e Mantine Chansey recuperem saúde HP (tradução correta) e façam stall a Gengar com dano de recoil. Contudo, tenha certeza que essas walls não usem a oportunidade para desferir ataques, visto que Gengar não pode levar muitos danos mesmo de atacantes fracos. Preserve Gengar em matchups que ele é necessário para fazer check a inimigos como Toxapex e Celesteela. Quando usar Destiny Bond, não revele-o até a oportunidade certa aparecer para atrair uma ameaça importante, como Alolan Muk. Destiny Bond também pode ser usado contra usuários de Sucker Punch como Bisharp para dissuadi-los de usar o move e diminuir o risco de ser nocauteado.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye é parte essencial de times Ghost e parte da Defesa estrutura defensiva que cobre Gengar contra offense adversária adversários ofensivos. Em troca, Gengar pode fazer check a Pokémon que ameaçam Mega Sableye, como Toxapex e Clefable. Jellicent é uma wall special que lida com Pokémon que Gengar não pode, como Water-types bulky como Gastrodon e Seismitoad, e espalha status com Toxic e Scald. Grass-types como Decidueye e Gourgeist também podem ajudar na defesa ao enfrentar Ground-types perigosos, como Excadrill. Mimikyu é um excelente check geral de atacantes como Bisharp, Mega Sharpedo e Mega Lopunny. Mimikyu aprecia Gengar derrubando walls que fazem check a ele, como Toxapex e Mega Venusaur, para que possa fazer a limpa no late-game. Blacephalon é um special attacker complementar que serve como usuário de Choice Scarf para fazer revenge kill e ser um cleaner para Ghost, tirando vantagem dos buracos que Gengar deixa nos cores defensivos das equipes adversárias. Alolan Marowak e Golurk são physical attackers e usuários de Stealth Rock que enfraquecem alguns checks de Gengar, como Celesteela e Mantine, quando fazem switch in.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ghost
--------

Destiny Bond em vez de Trick em Choice Scarf Gengar pode ser um botão de emergência contra ameaças ofensivas que ele não pode nocautear, como Mega Gyarados e Volcarona. Também pode ser usado no lugar de Focus Blast junto a Trick para atrair Alolan Muk. Contudo, fora desse nicho e a utilidade de Choice Scarf Destiny Bond, não tem muitos motivos de usá-lo em vez de Focus Blast. Ghostium Z e ou (mais fiel ao original) Electrium Z oferecem a Gengar uma bomba única que remove certos Pokémon defensivos, como Toxapex e Celestela. Entretanto, o Z-Move é geralmente preferido a outros membros da equipe.

Checks e Counters
===================

Ghost
--------

**Alolan Muk**: Alolan Muk pode fazer switch em qualquer ataque de Gengar por meio de sua ótima tipagem e bulk e remover Gengar da batalha com Pursuit.

**Pursuit**: Usuários de Pursuit como Tyranitar e Mega Aerodactyl conseguem facilmente prender Gengar e tirar vantagem dele se prendendo em Shadow Ball e Sludge Wave, prevenindo que Gengar faça check a ameaças ofensivas de forma confiável.

**Dark-types**: Dark-types como Mega Sableye e Mandibuzz podem facilmente aguentar os ataques de Choice Scarf Gengar e nocauteá-lo de volta com ataques Dark-type.

**Ground-types**: Ground-types resistem a Sludge Wave e geralmente são bulky o suficiente para aguentar Shadow Ball facilmente, fazendo com que inimigos como Hippowdon, Landorus e Garchomp nocauteiem Gengar com STABs super efetivos.

**Walls Special**: O poder medíocre de Gengar o deixa levar wall de ser parado por (evitar repetição) walls special comuns, como Zapdos e Chansey, por mais que ele possa punir esses Pokémon com Trick.

**Prioridade**: Devido à sua fragilidade, atacantes com prioridade poderosos, como Azumarill, Scizor e Bisharp, podem facilmente nocauteá-lo e forçar a equipe de Gengar em uma posição mais defensiva.

**Revenge Killers Rápidos**: Gengar sem Choice Scarf é facilmente nocauteado por revenge killers adversários que ultrapassam-no, como Mega Lopunny, Tapu Koko e Greninja.

[CREDITS]
- Written by: [[Tyke, 243751]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994], [nome, id]]
- Quality checked by: [[Eien, 100418], [Moosical, 215618], [Kev, 314540], [terrors, 279058], [Misaka Mikoto, 240969]]

A tradução ficou muito boa, só achei que algumas frases podiam ser trabalhadas feitas com mais clareza. Acho que é algo que você já aprendeu nesse meio tempo entre escrita e GP.
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top