OU Garchomp

Status
Not open for further replies.

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Visão Geral

Graças a seu acesso a Swords Dance, moves de coverage sólidos e bons stats de Speed e Attack, Garchomp é um forte wallbreaker capaz de ameaçar a maior parte da tier. Sua capacidade de pressionar a maioria dos Defoggers, como Tornadus-T e Zapdos, graças a seu Z-Move também o torna em um usuário de entry hazard confiável. Em um papel defensivo, Garchomp faz check a diversas ameaças, como Heatran, Mega Scizor e Hawlucha, seja as enfrentando completamente ou, pelo menos, enfraquecendo-as com ambos Rough Skin e Rocky Helmet. Todavia, a compressão de papéis desse set não para por aqui, já que ele também pode usar Stealth Rock e pressionar os Defoggers adversários com Toxic enquanto dá phaze em setup sweepers com Roar ou Dragon Tail . O maior bulk e poder sob sand de Mega Garchomp o transformam em um wallbreaker formidável, batendo forte em tudo com seus moves STAB e de coverage, encontrando ainda muitas oportunidades para usar Swords Dance. Infelizmente, Garchomp compete em suas funções. Defensivamente, Gliscor pode ser uma escolha melhor em alguns times, visto que ele pode fazer check melhor em Heatran não ofensivo, possui recovery confiável com Roost e pode fazer setup ou remover hazards do campo. Ademais, Mega Garchomp, mesmo sendo um wallbreaker poderoso, encontra grande competição de sua forma base e de outras Mega Evoluções, pois a Speed perdida ao Mega Evoluir pode ser problemática. Ao Mega Evoluir, ele se torna mais lento que Tapu Lele e Hydreigon, dois Pokémon com os quais ele poderia lidar se tivesse sua Speed antes de Mega Evoluir.

[SET]
name: Stealth Rock Ofensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Swords Dance
item: Rockium Z
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Já que Mega Garchomp força diversas switches, ele é um bom usuário de Stealth Rock, colocando o hazard em campo contra Pokémon como Heatran e Mega Mawile. Ele também pressiona Defoggers rivais, ameaçando-os com um OHKO de seu Z-Move. Stone Edge, quando usado junto de Rockium Z, permite a Garchomp derrotar Celesteela e Tapu Bulu com Continental Crush após um boost de Swords Dance enquanto mantém a pressão contra usuários de Defog, como Tornadus-T e Zapdos, mesmo depois de seu Z-Crystal ter sido usado. Outrage combinado a Dragonium Z é outra opção viável, permitindo-lhe dar OHKO em Tangrowth focado em Defense, Zapdos e Landorus-T defensivo usando Devastating Drake sem ter a desvantagem de ficar preso em um move Dragon-type. Esse golpe ainda pode ser uma opção de STAB poderosa, mas tenha em mente que isso pode atrair Fairy-types a campo de graça, diferente de Stone Edge. Swords Dance dobra o Attack de Garchomp, facilitando que ele vença alvos mais bulky, como Clefable e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Rough Skin pune physical attackers que encostam em Garchomp, causando dano residual em Pokémon como Hawlucha, Kartana e Mega Medicham. Rockium Z permite a Garchomp usar seu Z-Move Rock-type, ajudando a derrotar Pokémon com alta Defense. Se Outrage estiver sendo usado ao invés de Stone Edge, deve-se usar Dragonium Z para Garchomp poder utilizar Devastating Drake.

Dicas de Uso

Tente usar Stealth Rock em uma switch prevista, já que Garchomp força diversas switches e ameaça dar OHKO na maioria dos removedores de entry hazards. Continental Crush deve ser usado após um setup de Swords Dance para derrotar Pokémon como Tapu Bulu, Landorus-T e Celesteela. Todavia, os dois últimos precisam de alguns danos residuais antes de cair para o Z-Move. Mesmo sem boosts, Stone Edge ainda pressiona bastante Pokémon como Tornadus-T e Zapdos, então é desnecessário gastar o Z-Move se houver outros alvos relevantes. Caso esteja usando Dragonium Z e a resposta de Garchomp do oponente seja Tangrowth ou Landorus-T defensivo, utilizar um Swords Dance na switch in dele lhe dá a oportunidade de causar OHKO em ambos usando Devastating Drake com mínimo ou até mesmo nenhum dano residual posterior. Porém, fique atento a Fairy-types, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, fazendo pivot para receber o Z-Move, visto que elas podem dar OHKO em Garchomp no turno seguinte. Evite usar Outrage caso ainda haja Fairy-types na equipe rival, pois o efeito de ficar preso nesse move pode servir como uma switch in de graça ou uma oportunidade de setup para Pokémon como Tapu Bulu e Magearna. Se necessário, Garchomp pode fazer check a Heatran e Magnezone, mas ele arrisca perder seu potencial de wallbreak caso perca HP e receba uma condição de status.

Opções de Equipe

Greninja ou sua forma Ash formam um bom core com Garchomp, criando um poderoso core de acúmulo de entry hazards e enfraquecendo os checks um do outro. Wallbreakers, como Mega Mawile, apreciam Steel-types e Landorus-T sendo derrotados enquanto lidam com os checks de Dragonium Z Garchomp, como Tapu Bulu e Celesteela. Opções defensivas podem ser usadas para fazer pivot em diversos adversários, como Ferrothorn a Fairy-types e Zapdos a Mega Lopunny e Kartana. Um bom removedor de entry hazard, como Tornadus-T ou Zapdos, é benéfico, já que o dano residual de hazards pode deixar Garchomp ao alcance de certos ataques de Pokémon que ele normalmente venceria, como +2 Sucker Punch de Mega Mawile. Eles também podem oferecer suporte de U-turn e Volt Switch.

[SET]
name: Tank
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast / Roar / Dragon Tail
move 4: Toxic
item: Rocky Helmet
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

Moves

Stealth Rock pune switch-ins e pressiona a equipe adversária, podendo forçar a saída de Heatran e Magnezone ou desencorajar Tornadus-T e Zapdos de remover as entry hazards com medo de receber Toxic de Garchomp. Fire Blast busca acertar Kartana, Ferrothorn e Mega Scizor, todos os quais param completamente esse set sem o move. Se enfraquecer a equipe do oponente for mais desejado, Roar dá phaze nos Pokémon adversários, incluindo switch-ins de Garchomp, como Tornadus-T e Tangrowth, atacantes poderosos que querem acertar Garchomp, como Kartana e Mega Lopunny, e usuários de Substitute. Dragon Tail pode permitir que Garchomp cause dano e phaze, mas devido à prevalência de Fairy-types na tier, Roar é preferível. Toxic incapacita Pokémon bulky que Garchomp não toca, como Landorus-T, Tapu Bulu e Tornadus-T.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed garantem que Garchomp ultrapasse Pokémon como Mega Medicham, Tapu Lele e Mega Charizard X. Máximo investimento em HP ajuda Garchomp a aguentar golpes de physical attackers poderosos, como Kartana, Hawlucha e Mega Lopunny. Rough Skin junto de Rocky Helmet busca causar um grande dano residual em usuários de U-turn e physical attackers que encostam em Garchomp.

Dicas de Uso

É recomendado usar Stealth Rock em oponentes contra os quais Garchomp força a switch, como Heatran e Magnezone, para colocar o hazard em campo sem sofrer dano. Conseguir danos com Roar ou Dragon Tail usando Stealth Rock é útil para colocar alguns alvos ao alcance dos ataques dos companheiros de Garchomp, então essa jogada deve funcionar bem no early-game. Fazer pivot com Garchomp em moves fracos previstos, como Power Whip de Ferrothorn e Fake Out de Mega Lopunny, é uma boa maneira de tirar uma boa porção do HP deles, sendo que Fire Blast pode até derrotar Ferrothorn se ele estiver um pouco enfraquecido. Garchomp pode funcionar como um último recurso a fim de parar setup sweepers como Kartana e Mega Pinsir, já que ambos só dão OHKO em Garchomp com Leaf Blade ou Return, deixando-os ao alcance de moves de prioridade, como Water Shuriken de Ash-Greninja, após o dano residual de Rough Skin + Rocky Helmet. Punir usuários de U-turn que não possuem recovery confiável, como Landorus-T e Choice Scarf Greninja, pode ser útil a longo prazo, enfraquecendo-os para os companheiros de Garchomp. Porém, fique atento a coverage Ice-type deles, visto que eles podem enfraquecer ou dar OHKO em Garchomp.

Opções de Equipe

Setup sweepers como Magearna encontram oportunidades para fazer setup contra Pokémon que assustam Garchomp, como Greninja e Mega Latias, e pode acabar com ou pelos menos enfraquecer pivots de Regenerator, especificamente Tornadus-T e Tangrowth. Checks de Fairy-types, como Ferrothorn e Toxapex, podem fazer pivots nesses move, conseguindo ainda utilizar Spikes e Toxic Spikes, os quais ajudam Garchomp a acumular dano quando combinado a Rough Skin, Rocky Helmet e moves de phaze.

[SET]
name: Mega Wallbreaker
move 1: Swords Dance
move 2: Stomping Tantrum / Earthquake
move 3: Dragon Claw / Stone Edge
move 4: Fire Fang / Stealth Rock
item: Garchompite
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Swords Dance dobra o Attack de Mega Garchomp, transformando-o em um wallbreaker extremamente poderoso e o ajudando a lidar com o que seriam seus checks. Em sets com Dragon Claw, Stomping Tantrum deve ser usado no lugar de Earthquake para se aproveitar de seu efeito secundário contra Fairy-types como Tapu Bulu e Tapu Fini, dando OHKO no primeiro com +2 e na última até sem boosts, ambos sob sandstorm. Além disso, vale salientar que Grassy Terrain não afeta o poder de Stomping Tantrum, diferentemente de Earthquake. Stone Edge também pode substituir Dragon Claw se Mega Garchomp estiver em uma equipe de sand, considerando que o aumento de poder de Sand Force lhe permite acertar Tapu Bulu e Celesteela muito forte. Stealth Rock pressiona switch-ins e ajuda Mega Garchomp e seus companheiros de equipe a conseguir possíveis OHKOs e 2HKOs, e devido ao número de switches que ele força, ele se torna um bom usuário de entry hazard. Use Stealth Rock com Stone Edge, já que Stomping Tantrum + Dragon Claw não traz coverage suficiente por si só para funcionar bem. Fire Fang permite a Mega Garchomp acertar os mesmos Pokémon que Stone Edge, mas com o beneficio de não depender do suporte de sand. O move também dá OHKO em ambos Ferrothorn e Mega Scizor com +2, evitando perder HP de Power Whip e Bullet Punch. Pode-se usar Substitute no lugar de Stealth Rock, permitindo a Mega Garchomp usar pelo menos um golpe poderoso contra seu alvo sem trazer muitas desvantagens.

Detalhes do Set

Rough Skin é a ability preferida antes da Mega Evolução, já que pune physical attackers que tocam Garchomp. Após Mega Evoluir, Mega Garchomp ganha Sand Force, que fortalece seus moves Ground- e Rock-types em sand. Garchompite permite a Garchomp Mega Evoluir para Mega Garchomp, aumentando seu poder e seu bulk em troca de Speed.

Dicas de Uso

Mega Garchomp funciona como um early- ou mid-game wallbreaker, enfraquecendo ou eliminando os Pokémon bulky do oponente, como Landorus-T e Ferrothorn, para seus companheiros. Se o time adversário possuir Pokémon que Garchomp regular ultrapassa e sua forma Mega não, como Kyurem-B ou Tapu Lele, espere para Mega Evoluir até derrotar essa ameaça. Um set de Z-Move também pode ser blefado para atrair os checks desse set, como Tapu Bulu e Celesteela. Assim, Garchomp pode fazer setup na switch in deles e Mega Evoluir no turno seguinte para dar OHKO em Swords Dance Tapu Bulu após Stealth Rock e causar dano pesado em Celesteela com Fire Fang, enfraquecendo-a. Preservar Mega Garchomp até o late-game também pode ser útil, visto que ele pode ser um bom cleaner contra equipes bulky após seus check serem derrotados.

Opções de Equipe

Já que o poder real de Mega Garchomp só está disponível sob sandstorm, Tyranitar e Hippowdon podem lhe dar suporte ativando seu Sand Force, tornando os ataques Ground-type STAB de Mega Garchomp ainda mais fortes, assim como podem lidar com Mega Latios e Mega Latias e utilizar Stealth Rock, no caso do Hippowdon. Usuários de entry hazards, como Clefable e Ash-Greninja, encaixam-se bem com Mega Garchomp, já que o dano residual pode colocar Tapu Bulu e Tangrowth no alcance de +2 Fire Fang ou Stone Edge fortalecido por Sand Force. Pivots, como Toxapex e Rotom-W, podem ajudar Mega Garchomp a lidar com Greninja adversários e Ice-types enquanto se aproveitam da capacidade de Garchomp enfrentar Heatran e Tapu Bulu. Rotom-W também provê a Mega Garchomp um Volt Switch lento, permitindo-lhe fazer switch in contra uma ameaça sem muitas preocupações. Steel-types defensivos, como Ferrothorn e Celesteela, podem aguentar a maioria dos moves de Fairy-types, como Tapu Koko no caso do primeiro e Tapu Lele no segundo.

Outras Opções

Um set mixed com Fire Blast no lugar de Stealth Rock e Life Orb substituindo um Z-Crystal possui um poder maior a longo prazo comparado a variantes de Dragonium Z, mas não possui uma maneira de acertar alvos mais bulky confiável. Outros Z-Crystals, como Groundium Z e Firium Z, podem dar OHKO com +2 em Tapu Fini, usando Tectonic Rage, e Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive vindo de Fire Fang nas mesmas condições, precisando apenas de um dano residual mínimo. Por fim, um set de Choice Scarf com Earthquake, Outrage, Dragon Claw e Stone Edge ou Rock Slide permitem a Garchomp ser um bom revenge killer contra Volcarona enquanto também é um soft check de Tapu Koko, Mega Latios e Mega Latias. Apesar disso, ele enfrenta grande competição como usuário de Choice Scarf Ground-type com Landorus-T, o qual funciona como um pivot graças a ambos Intimidate e U-turn, enquanto os dois moves STAB de Garchomp arriscam ele sofrer check e perder todo o momentum.

Checks e Counters

Moves e Pokémon Ice-type: Moves Ice-type comuns, tais como Ice Beam, Hidden Power e Ice Punch, causam todos dano insano a Garchomp, diminuindo sua capacidade de fazer wallbreak, colocar entry hazards em campo ou funcionar bem como um pivot bulky. Weavile e Mamoswine são exemplos formidáveis que utilizam moves Ice-type, visto que os dois podem dar revenge kill em Garchomp com Ice Shard.

Pokémon Fairy-type: Fairy-types mais rápidos, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, podem ultrapassar Garchomp e dar OHKO nele com seus moves STAB. Tapu Koko atinge o mesmo resultado com Hidden Power Ice ou Dazzling Gleam se Garchomp estiver enfraquecido antes do golpe. Clefable pode aguentar um +2 Earthquake de Garchomp regular e possui boas chances de sobreviver a um +2 Continental Crush se estiver com HP cheio e ainda retaliar com Moonblast. Mega Mawile derrota Garchomp com +2 Sucker Punch, desde que ele tenha sido levemente enfraquecido. Tapu Bulu pode fazer counter à variante de Dragonium Z e realizar setup na sua frente, embora não seja uma boa switch-in, visto que ele pode cair para um +2 Continental Crush.

Pokémon Ofensivos Mais Rápidos: Greninja, Weavile, Mega Latios e Mega Latias podem todos dar OHKO em Garchomp com facilidade sem arriscar serem atingidos por seus moves. Grassium Z Kartana pode atingir o mesmo resultado, mesmo sem um boost de Swords Dance.

Skarmory: Apesar de cair para um +2 Continental Crush seguido por Stone Edge caso tenha feito switch in em um desses moves, Skarmory pode dar OHKO em Garchomp usando Counter, se aguentar o Z-Move Rock-type com boosts, e para completamente a variante de Dragonium Z.

Pokémon com Defense Alta: Caso não tenha um Z-Move, Pokémon como Tangrowth e Slowbro podem irritar Garchomp, fazendo pivot em seus moves e incapacitando seus parceiros com Sleep Powder ou burn de Scald, respectivamente. Mega Slowbro merece uma menção especial, já que sobrevive até a um +2 Devastating Drake após dano de Stealth Rock e pode devolver um OHKO em Garchomp com Ice Beam.

Créditos

Escrito por OldAmberPlays
Traduzido por Ropalme1914
Revisão gramatical por HappydaTropa e Mitsuki
Controle de qualidade por Jordy, Lyd e Leo
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações:

Link da análise https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/garchomp/;

Verifique a mudança nos Detalhes do Set em Tank, se não condizer com a sua versão;

Atente-se à ênclise: após a vírgula, ela é obrigatória;

GP 1/2:

Visão Geral

Graças a seu acesso a Swords Dance, moves de coverage sólidos e bons stats de Speed e Attack, Garchomp é um forte wallbreaker capaz de ameaçar a maior parte da tier. Sua capacidade de pressionar a maioria dos Defoggers, como Tornadus-T e Zapdos, graças a seu Z-Move também o tornam em um usuário de entry hazard confiável. Em um papel defensivo, Garchomp faz check a diversas ameaças, como Heatran, Mega Scizor e Hawlucha, seja as enfrentando completamente ou, pelo menos, enfraquecendo-as com ambos Rough Skin e Rocky Helmet. Todavia, a compressão de papéis desse set não para por aqui, já que ele também pode usar Stealth Rock e pressionar os Defoggers adversários com Toxic enquanto dá phaze em setup sweepers com Dragon Tail ou Roar. O maior bulk e poder sob sand de Mega Garchomp o transformam em um wallbreaker formidável, batendo forte em tudo com seus moves STAB e de coverage, encontrando ainda muitas oportunidades para usar Swords Dance. Infelizmente, Garchomp compete em suas funções. Defensivamente, Gliscor pode ser uma escolha melhor em alguns times, já que ele pode fazer check melhor em Heatran não ofensivo, possui recovery confiável com Roost e pode fazer setup ou remover hazards do campo. Ademais, Mega Garchomp, mesmo sendo um wallbreaker poderoso, encontra grande competição de sua forma base e de outras Mega Evoluções, visto que a Speed cujo Mega Garchomp perde ao Mega Evoluir pode ser problemática. Ao Mega Evoluir, ele se torna mais lento que Tapu Lele e Hydreigon, dois Pokémon com os quais ele poderia lidar se tivesse sua Speed antes de Mega Evoluir.

[SET]
name: Stealth Rock Ofensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Swords Dance
item: Rockium Z
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Já que Mega Garchomp força diversas switches, ele é um bom usuário de Stealth Rock, colocando o hazard em campo contra Pokémon, como Heatran e Mega Mawile. Ele também pressiona Defoggers rivais, ameaçando-os (G: após a vírgula, a ênclise é obrigatoriamente usada) com um OHKO de seu Z-Move. Stone Edge, quando usado junto de Rockium Z, permite a Garchomp derrotar Celesteela e Tapu Bulu com Continental Crush após um boost de Swords Dance enquanto mantém a pressão contra usuários de Defog, como Tornadus-T e Zapdos, mesmo depois de seu Z-Crystal ter sido usado. Outrage combinado a Dragonium Z é outra opção viável, permitindo-lhe (G: ênclise obrigatória em decorrência da vírgula) dar OHKO em Tangrowth focado em Defense, Zapdos e Landorus-T defensivo usando Devastating Drake sem ter a desvantagem de ficar preso no (A: creio que o move Outrage já tenha sido citado, então, pelo o que dá a entender, a desvantagem seria ficar preso nesse move em específico; não um move, mas o move) move Dragon-type. Esse golpe ainda pode ser uma opção de STAB poderosa, mas tenha em mente que isso pode atrair Fairy-types a campo de graça, diferente de Stone Edge. Swords Dance dobra o Attack de Garchomp, facilitando que ele vença alvos mais bulky, como Clefable e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Rough Skin pune physical attackers que encostam Garchomp, causando dano residual em Pokémon, como Hawlucha, Kartana e Mega Medicham. Rockium Z permite a Garchomp usar seu Z-Move Rock-type, ajudando a derrotar Pokémon com alta Defense. Se Outrage estiver sendo usado ao invés de Stone Edge, deve-se usar Dragonium Z para Garchomp poder utilizar Devastating Drake.

Dicas de Uso

Tente usar Stealth Rock em uma switch prevista, já que Garchomp força diversas switches e ameaça dar OHKO na maioria dos removedores de entry hazards. Usa-se Continental Crush após um setup de Swords Dance para derrotar Pokémon, como Tapu Bulu, Landorus-T e Celesteela. Todavia, os dois últimos precisam de alguns danos residuais antes de cair para o Z-Move. Mesmo sem boosts, Stone Edge ainda pressiona bastante Pokémon como Tornadus-T e Zapdos, então é desnecessário gastar o Z-Move se houver outros alvos relevantes. Caso esteja usando Dragonium Z e a resposta de Garchomp do oponente seja Tangrowth ou Landorus-T defensivo, utilizar um Swords Dance na switch in dele lhe dá a oportunidade de causar OHKO em ambos usando Devastating Drake com mínimo ou até mesmo nenhum dano residual. Porém, fique atento a Fairy-types, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, fazendo pivot para receber o Z-Move, já que elas podem dar OHKO em Garchomp no turno seguinte. Evite usar Outrage caso ainda haja Fairy-types na equipe rival, visto que o efeito de ficar preso nesse move pode servir como uma switch in de graça ou uma oportunidade de setup para Pokémon como Tapu Bulu e Magearna. Se necessário, Garchomp pode fazer check a Heatran e Magnezone, mas ele arrisca perder seu potencial de wallbreak caso perca HP e receba uma condição de status.

Opções de Equipe

Greninja ou sua forma Ash formam um bom core com Garchomp, criando um poderoso core de acúmulo (G: atente-se à mudança da classe gramatical com a perda do acento. "Acúmulo" é substantivo, enquanto "acumulo" é verbo) de entry hazards e enfraquecendo os checks um do outro. Wallbreakers, como Mega Mawile, apreciam Steel-types e Landorus-T sendo derrotados enquanto lidam com os checks de Dragonium Z Garchomp, como Tapu Bulu e Celesteela. Opções defensivas podem fazer pivot em diversos adversários, como Ferrothorn a Fairy-types e Zapdos a Mega Lopunny e Kartana. Um bom removedor de entry hazard, como Tornadus-T ou Zapdos, é benéfico, já que o dano residual de hazards pode deixar Garchomp ao alcance de certos ataques de Pokémon que ele normalmente venceria, como +2 Sucker Punch de Mega Mawile. Eles também podem oferecer suporte de U-turn e Volt Switch.

[SET]
name: Tank
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast / Roar / Dragon Tail
move 4: Toxic
item: Rocky Helmet
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe (A: verifique isso também)

Moves

Stealth Rock pune switch-ins e pressiona a equipe adversária, podendo forçar a saída de Heatran e Magnezone ou desencorajar Tornadus-T e Zapdos de remover as entry hazards com medo de receber Toxic de Garchomp. Fire Blast busca acertar Kartana, Ferrothorn e Mega Scizor, todos os quais param completamente esse set sem o move. Se enfraquecer a equipe do oponente for mais desejado, Roar dá phaze nos Pokémon adversários, incluindo switch-ins de Garchomp, como Tornadus-T e Tangrowth, atacantes poderosos que querem acertar Garchomp, como Kartana e Mega Lopunny, e usuários de Substitute. Dragon Tail pode permitir que Garchomp cause dano e phaze, mas devido à prevalência de Fairy-types na tier, Roar é preferível. Toxic incapacita Pokémon bulky que Garchomp não toca, como Landorus-T, Tapu Bulu e Tornadus-T.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed garantem que Garchomp ultrapasse Pokémon como Mega Medicham, Tapu Lele e Mega Charizard X (A: se possível, faça um comparativo com a análise a qual você traduziu. Essa mudança de trecho pode ter ocorrido na última hora). Máximo investimento em HP ajuda Garchomp a aguentar golpes de physical attackers poderosos, como Kartana, Hawlucha e Mega Lopunny. Rough Skin junto de Rocky Helmet busca causar um grande dano residual em usuários de U-turn e physical attackers que encostam Garchomp.

Dicas de Uso

É recomendado usar Stealth Rock em oponentes contra os quais Garchomp força a switch, como Heatran e Magnezone, para colocar o hazard em campo sem sofrer dano. Conseguir danos com Roar ou Dragon Tail usando Stealth Rock é útil para colocar alguns alvos ao alcance dos companheiros de Garchomp, então essa jogada deve funcionar bem no early-game. Fazer pivot com Garchomp em moves fracos previstos, como Power Whip de Ferrothorn e Fake Out de Mega Lopunny, é uma boa maneira de tirar uma boa porção do HP deles, sendo que Fire Blast pode até derrotar Ferrothorn se ele estiver um pouco enfraquecido. Garchomp pode funcionar como um último recurso a fim de parar setup sweepers como Kartana e Mega Pinsir, já que ambos só dão OHKO em Garchomp com Leaf Blade ou Return, deixando-os ao alcance de moves de prioridade, como Water Shuriken de Ash-Greninja, após o dano residual de Rough Skin + Rocky Helmet. Punir usuários de U-turn que não possuem recovery confiável, como Landorus-T e Choice Scarf Greninja, pode ser útil a longo prazo, enfraquecendo-os para os companheiros de Garchomp. Porém, fique atento a coverage Ice-type deles, visto que eles podem enfraquecer ou dar OHKO em Garchomp.

Opções de Equipe

Setup sweepers como Magearna encontram oportunidades para fazer setup contra Pokémon que assustam Garchomp, como Greninja e Mega Latias, e pode acabar com ou pelos menos enfraquecer pivots de Regenerator, especificamente Tornadus-T e Tangrowth. Checks de Fairy-types, como Ferrothorn e Toxapex, podem fazer pivots nesses move, conseguindo ainda utilizar Spikes e Toxic Spikes, os quais ajudam Garchomp a acumular dano quando combinado a Rough Skin, Rocky Helmet e moves de phaze.

[SET]
name: Mega Wallbreaker
move 1: Swords Dance
move 2: Stomping Tantrum / Earthquake
move 3: Dragon Claw / Stone Edge
move 4: Fire Fang / Stealth Rock
item: Garchompite
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Swords Dance dobra o Attack de Mega Garchomp, transformando-o em um wallbreaker extremamente poderoso e o ajudando a lidar com o que seriam seus checks. Em sets com Dragon Claw, Stomping Tantrum deve ser usado no lugar de Earthquake para se aproveitar de seu efeito secundário contra Fairy-types como Tapu Bulu e Tapu Fini, dando OHKO no primeiro com +2 e no último até sem boosts, ambos sob sandstorm. Além disso, vale salientar que Grassy Terrain não afeta o poder de Stomping Tantrum, diferentemente de Earthquake. Stone Edge também pode substituir Dragon Claw se Mega Garchomp estiver em uma equipe de sand, considerando que o aumento de poder de Sand Force lhe permite acertar Tapu Bulu e Celesteela muito forte. Stealth Rock pressiona switch-ins e ajuda Mega Garchomp e seus companheiros de equipe a conseguir possíveis OHKOs e 2HKOs, e devido ao número de switches que ele força, ele se torna um bom usuário de entry hazard. Use Stealth Rock com Stone Edge, já que Stomping Tantrum + Dragon Claw não traz coverage suficiente por si só para funcionar bem. Fire Fang permite a Mega Garchomp acertar os mesmos Pokémon que Stone Edge, mas com o beneficio de não depender do suporte de sand. O move também dá OHKO em ambos Ferrothorn e Mega Scizor com +2, evitando perder HP de Power Whip e Bullet Punch. Pode-se usar Substitute no lugar de Stealth Rock, permitindo a Mega Garchomp entregar pelo menos um golpe poderoso contra seu alvo sem trazer muitas desvantagens.

Detalhes do Set

Rough Skin é a ability preferida antes da Mega Evolução, já que pune physical attackers que tocam Garchomp. Após Mega Evoluir, Mega Garchomp ganha Sand Force, que fortalece seus moves Ground- e Rock-types em sand. Garchompite permite a Garchomp Mega Evoluir para Mega Garchomp, aumentando seu poder e seu bulk em troca de Speed.

Dicas de Uso

Mega Garchomp funciona como um early- ou mid-game wallbreaker, enfraquecendo ou eliminando os Pokémon bulky do oponente, como Landorus-T e Ferrothorn, para seus companheiros. Se o time adversário possuir Pokémon que Garchomp regular ultrapassa e sua forma Mega não, como Kyurem-B ou Tapu Lele, espere para Mega Evoluir até derrotar essa ameaça. Um set de Z-Move também pode ser blefado para atrair os checks desse set, como Tapu Bulu e Celesteela. Assim, Garchomp pode fazer setup na switch in deles e Mega Evoluir no turno seguinte para dar OHKO em Swords Dance Tapu Bulu após Stealth Rock e causar dano pesado em Celesteela com Fire Fang, enfraquecendo-a. Preservar Mega Garchomp até o late-game também pode ser útil, visto que ele pode ser um bom cleaner contra equipes bulky após seus check serem derrotados.

Opções de Equipe

Já que o poder real de Mega Garchomp só está disponível sob sandstorm, Tyranitar e Hippowdon podem lhe dar suporte ativando seu Sand Force, tornando os ataques Ground-type STAB de Mega Garchomp ainda mais fortes, assim como podem lidar com Mega Latios e Mega Latias e utilizar Stealth Rock, no caso do Hippowdon. Usuários de entry hazards, como Clefable e Ash-Greninja, encaixam-se bem com Mega Garchomp, já que o dano residual pode colocar Tapu Bulu e Tangrowth no alcance de +2 Fire Fang ou Stone Edge fortalecido por Sand Force. Pivots, como Toxapex e Rotom-W, podem ajudar Mega Garchomp a lidar com Greninja adversários e Ice-types enquanto se aproveitam da capacidade de Garchomp enfrentar Heatran e Tapu Bulu. Rotom-W também provê a Mega Garchomp um Volt Switch lento, permitindo-lhe fazer switch in contra uma ameaça sem muitas preocupações. Steel-types defensivos, como Ferrothorn e Celesteela, podem aguentar a maioria dos moves de Fairy-types, como Tapu Koko no caso do primeiro e Tapu Lele no segundo.

Outras Opções

Um set mixed com Fire Blast no lugar de Stealth Rock e Life Orb substituindo um Z-Crystal possui um poder maior a longo prazo comparado a variantes de Dragonium Z, mas não possui uma maneira de acertar alvos mais bulky confiável. Outros Z-Crystals, como Groundium Z e Firium Z, podem dar OHKO com +2 em Tapu Fini, usando Tectonic Rage, e Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive vindo de Fire Fang nas mesmas condições, precisando apenas de um dano residual mínimo. Por fim, um set de Choice Scarf com Earthquake, Outrage, Dragon Claw e Stone Edge ou Rock Slide permitem a Garchomp ser um bom revenge killer contra Volcarona enquanto também é um soft check de Tapu Koko, Mega Latios e Mega Latias. Apesar disso, ele enfrenta grande competição como usuário de Choice Scarf Ground-type com Landorus-T, o qual funciona como um pivot graças a ambos Intimidate e U-turn, enquanto os dois moves STAB de Garchomp arriscam ele sofrer check e perder todo o momentum.

Checks e Counters

Moves e Pokémon Ice-type: Moves Ice-type comuns, tais como Ice Beam, Hidden Power e Ice Punch, causam todos dano insano a Garchomp, diminuindo sua capacidade de fazer wallbreak, colocar entry hazards em campo ou funcionar bem como um pivot bulky. Weavile e Mamoswine são exemplos formidáveis que utilizam moves Ice-type, visto que os dois podem dar revenge kill em Garchomp com Ice Shard.

Pokémon Fairy-type: Fairy-types mais rápidos, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, podem ultrapassar Garchomp e dar OHKO nele com seus moves STAB. Tapu Koko atinge o mesmo resultado com Hidden Power Ice ou Dazzling Gleam se Garchomp estiver enfraquecido antes do golpe. Clefable pode aguentar um +2 Earthquake de Garchomp regular e possui boas chances de sobreviver a um +2 Continental Crush se estiver com HP cheio e ainda retaliar com Moonblast. Mega Mawile derrota Garchomp com +2 Sucker Punch, desde que ele tenha sido levemente enfraquecido. Tapu Bulu pode fazer counter à variante de Dragonium Z e realizar setup na sua frente, embora não seja uma boa switch-in, visto que ele pode cair para um +2 Continental Crush.

Pokémon Ofensivos Mais Rápidos: Greninja, Weavile, Mega Latios e Mega Latias podem todos dar OHKO em Garchomp com facilidade sem arriscar serem atingidos por seus moves. Grassium Z Kartana pode atingir o mesmo resultado, mesmo sem um boost de Swords Dance.

Skarmory: Apesar de cair para um +2 Continental Crush seguido por Stone Edge caso tenha feito switch in em um desses moves, Skarmory pode dar OHKO em Garchomp usando Counter, se aguentar o Z-Move Rock-type com boosts, e para completamente a variante de Dragonium Z.

Pokémon com Defense Alta: Caso não tenha um Z-Move, Pokémon como Tangrowth e Slowbro podem irritar Garchomp, fazendo pivot em seus moves e incapacitando seus parceiros com Sleep Powder ou burn de Scald, respectivamente. Mega Slowbro merece uma menção especial, já que sobrevive até a um +2 Devastating Drake após dano de Stealth Rock e pode devolver um OHKO em Garchomp com Ice Beam.


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/LnUXR0Iy :

Visão Geral

Graças a seu acesso a Swords Dance, moves de coverage sólidos e bons stats de Speed e Attack, Garchomp é um forte wallbreaker capaz de ameaçar a maior parte da tier. Sua capacidade de pressionar a maioria dos Defoggers, como Tornadus-T e Zapdos, graças a seu Z-Move também o tornam em um usuário de entry hazard confiável. Em um papel defensivo, Garchomp faz check a diversas ameaças, como Heatran, Mega Scizor e Hawlucha, seja as enfrentando completamente ou, pelo menos, enfraquecendo-as com ambos Rough Skin e Rocky Helmet. Todavia, a compressão de papéis desse set não para por aqui, já que ele também pode usar Stealth Rock e pressionar os Defoggers adversários com Toxic enquanto dá phaze em setup sweepers com Dragon Tail ou Roar. O maior bulk e poder sob sand de Mega Garchomp o transformam em um wallbreaker formidável, batendo forte em tudo com seus moves STAB e de coverage, encontrando ainda muitas oportunidades para usar Swords Dance. Infelizmente, Garchomp compete em suas funções. Defensivamente, Gliscor pode ser uma escolha melhor em alguns times, já que ele pode fazer check melhor em Heatran não ofensivo, possui recovery confiável com Roost e pode fazer setup ou remover hazards do campo. Ademais, Mega Garchomp, mesmo sendo um wallbreaker poderoso, encontra grande competição de sua forma base e de outras Mega Evoluções, visto que a Speed cujo Mega Garchomp perde ao Mega Evoluir pode ser problemática. Ao Mega Evoluir, ele se torna mais lento que Tapu Lele e Hydreigon, dois Pokémon com os quais ele poderia lidar se tivesse sua Speed antes de Mega Evoluir.

[SET]
name: Stealth Rock Ofensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Swords Dance
item: Rockium Z
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Já que Mega Garchomp força diversas switches, ele é um bom usuário de Stealth Rock, colocando o hazard em campo contra Pokémon, como Heatran e Mega Mawile. Ele também pressiona Defoggers rivais, ameaçando-os com um OHKO de seu Z-Move. Stone Edge, quando usado junto de Rockium Z, permite a Garchomp derrotar Celesteela e Tapu Bulu com Continental Crush após um boost de Swords Dance enquanto mantém a pressão contra usuários de Defog, como Tornadus-T e Zapdos, mesmo depois de seu Z-Crystal ter sido usado. Outrage combinado a Dragonium Z é outra opção viável, permitindo-lhe dar OHKO em Tangrowth focado em Defense, Zapdos e Landorus-T defensivo usando Devastating Drake sem ter a desvantagem de ficar preso no move Dragon-type. Esse golpe ainda pode ser uma opção de STAB poderosa, mas tenha em mente que isso pode atrair Fairy-types a campo de graça, diferente de Stone Edge. Swords Dance dobra o Attack de Garchomp, facilitando que ele vença alvos mais bulky, como Clefable e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Rough Skin pune physical attackers que encostam Garchomp, causando dano residual em Pokémon, como Hawlucha, Kartana e Mega Medicham. Rockium Z permite a Garchomp usar seu Z-Move Rock-type, ajudando a derrotar Pokémon com alta Defense. Se Outrage estiver sendo usado ao invés de Stone Edge, deve-se usar Dragonium Z para Garchomp poder utilizar Devastating Drake.

Dicas de Uso

Tente usar Stealth Rock em uma switch prevista, já que Garchomp força diversas switches e ameaça dar OHKO na maioria dos removedores de entry hazards. Usa-se Continental Crush após um setup de Swords Dance para derrotar Pokémon, como Tapu Bulu, Landorus-T e Celesteela. Todavia, os dois últimos precisam de alguns danos residuais antes de cair para o Z-Move. Mesmo sem boosts, Stone Edge ainda pressiona bastante Pokémon como Tornadus-T e Zapdos, então é desnecessário gastar o Z-Move se houver outros alvos relevantes. Caso esteja usando Dragonium Z e a resposta de Garchomp do oponente seja Tangrowth ou Landorus-T defensivo, utilizar um Swords Dance na switch in dele lhe dá a oportunidade de causar OHKO em ambos usando Devastating Drake com mínimo ou até mesmo nenhum dano residual. Porém, fique atento a Fairy-types, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, fazendo pivot para receber o Z-Move, já que elas podem dar OHKO em Garchomp no turno seguinte. Evite usar Outrage caso ainda haja Fairy-types na equipe rival, visto que o efeito de ficar preso nesse move pode servir como uma switch in de graça ou uma oportunidade de setup para Pokémon como Tapu Bulu e Magearna. Se necessário, Garchomp pode fazer check a Heatran e Magnezone, mas ele arrisca perder seu potencial de wallbreak caso perca HP e receba uma condição de status.

Opções de Equipe

Greninja ou sua forma Ash formam um bom core com Garchomp, criando um poderoso core de acúmulo de entry hazards e enfraquecendo os checks um do outro. Wallbreakers, como Mega Mawile, apreciam Steel-types e Landorus-T sendo derrotados enquanto lidam com os checks de Dragonium Z Garchomp, como Tapu Bulu e Celesteela. Opções defensivas podem fazer pivot em diversos adversários, como Ferrothorn a Fairy-types e Zapdos a Mega Lopunny e Kartana. Um bom removedor de entry hazard, como Tornadus-T ou Zapdos, é benéfico, já que o dano residual de hazards pode deixar Garchomp ao alcance de certos ataques de Pokémon que ele normalmente venceria, como +2 Sucker Punch de Mega Mawile. Eles também podem oferecer suporte de U-turn e Volt Switch.

[SET]
name: Tank
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast / Roar / Dragon Tail
move 4: Toxic
item: Rocky Helmet
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

Moves

Stealth Rock pune switch-ins e pressiona a equipe adversária, podendo forçar a saída de Heatran e Magnezone ou desencorajar Tornadus-T e Zapdos de remover as entry hazards com medo de receber Toxic de Garchomp. Fire Blast busca acertar Kartana, Ferrothorn e Mega Scizor, todos os quais param completamente esse set sem o move. Se enfraquecer a equipe do oponente for mais desejado, Roar dá phaze nos Pokémon adversários, incluindo switch-ins de Garchomp, como Tornadus-T e Tangrowth, atacantes poderosos que querem acertar Garchomp, como Kartana e Mega Lopunny, e usuários de Substitute. Dragon Tail pode permitir que Garchomp cause dano e phaze, mas devido à prevalência de Fairy-types na tier, Roar é preferível. Toxic incapacita Pokémon bulky que Garchomp não toca, como Landorus-T, Tapu Bulu e Tornadus-T.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed garantem que Garchomp ultrapasse Pokémon como Mega Medicham, Tapu Lele e Mega Charizard X. Máximo investimento em HP ajuda Garchomp a aguentar golpes de physical attackers poderosos, como Kartana, Hawlucha e Mega Lopunny. Rough Skin junto de Rocky Helmet busca causar um grande dano residual em usuários de U-turn e physical attackers que encostam Garchomp.

Dicas de Uso

É recomendado usar Stealth Rock em oponentes contra os quais Garchomp força a switch, como Heatran e Magnezone, para colocar o hazard em campo sem sofrer dano. Conseguir danos com Roar ou Dragon Tail usando Stealth Rock é útil para colocar alguns alvos ao alcance dos companheiros de Garchomp, então essa jogada deve funcionar bem no early-game. Fazer pivot com Garchomp em moves fracos previstos, como Power Whip de Ferrothorn e Fake Out de Mega Lopunny, é uma boa maneira de tirar uma boa porção do HP deles, sendo que Fire Blast pode até derrotar Ferrothorn se ele estiver um pouco enfraquecido. Garchomp pode funcionar como um último recurso a fim de parar setup sweepers como Kartana e Mega Pinsir, já que ambos só dão OHKO em Garchomp com Leaf Blade ou Return, deixando-os ao alcance de moves de prioridade, como Water Shuriken de Ash-Greninja, após o dano residual de Rough Skin + Rocky Helmet. Punir usuários de U-turn que não possuem recovery confiável, como Landorus-T e Choice Scarf Greninja, pode ser útil a longo prazo, enfraquecendo-os para os companheiros de Garchomp. Porém, fique atento a coverage Ice-type deles, visto que eles podem enfraquecer ou dar OHKO em Garchomp.

Opções de Equipe

Setup sweepers como Magearna encontram oportunidades para fazer setup contra Pokémon que assustam Garchomp, como Greninja e Mega Latias, e pode acabar com ou pelos menos enfraquecer pivots de Regenerator, especificamente Tornadus-T e Tangrowth. Checks de Fairy-types, como Ferrothorn e Toxapex, podem fazer pivots nesses move, conseguindo ainda utilizar Spikes e Toxic Spikes, os quais ajudam Garchomp a acumular dano quando combinado a Rough Skin, Rocky Helmet e moves de phaze.

[SET]
name: Mega Wallbreaker
move 1: Swords Dance
move 2: Stomping Tantrum / Earthquake
move 3: Dragon Claw / Stone Edge
move 4: Fire Fang / Stealth Rock
item: Garchompite
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Swords Dance dobra o Attack de Mega Garchomp, transformando-o em um wallbreaker extremamente poderoso e o ajudando a lidar com o que seriam seus checks. Em sets com Dragon Claw, Stomping Tantrum deve ser usado no lugar de Earthquake para se aproveitar de seu efeito secundário contra Fairy-types como Tapu Bulu e Tapu Fini, dando OHKO no primeiro com +2 e no último até sem boosts, ambos sob sandstorm. Além disso, vale salientar que Grassy Terrain não afeta o poder de Stomping Tantrum, diferentemente de Earthquake. Stone Edge também pode substituir Dragon Claw se Mega Garchomp estiver em uma equipe de sand, considerando que o aumento de poder de Sand Force lhe permite acertar Tapu Bulu e Celesteela muito forte. Stealth Rock pressiona switch-ins e ajuda Mega Garchomp e seus companheiros de equipe a conseguir possíveis OHKOs e 2HKOs, e devido ao número de switches que ele força, ele se torna um bom usuário de entry hazard. Use Stealth Rock com Stone Edge, já que Stomping Tantrum + Dragon Claw não traz coverage suficiente por si só para funcionar bem. Fire Fang permite a Mega Garchomp acertar os mesmos Pokémon que Stone Edge, mas com o beneficio de não depender do suporte de sand. O move também dá OHKO em ambos Ferrothorn e Mega Scizor com +2, evitando perder HP de Power Whip e Bullet Punch. Pode-se usar Substitute no lugar de Stealth Rock, permitindo a Mega Garchomp entregar pelo menos um golpe poderoso contra seu alvo sem trazer muitas desvantagens.

Detalhes do Set

Rough Skin é a ability preferida antes da Mega Evolução, já que pune physical attackers que tocam Garchomp. Após Mega Evoluir, Mega Garchomp ganha Sand Force, que fortalece seus moves Ground- e Rock-types em sand. Garchompite permite a Garchomp Mega Evoluir para Mega Garchomp, aumentando seu poder e seu bulk em troca de Speed.

Dicas de Uso

Mega Garchomp funciona como um early- ou mid-game wallbreaker, enfraquecendo ou eliminando os Pokémon bulky do oponente, como Landorus-T e Ferrothorn, para seus companheiros. Se o time adversário possuir Pokémon que Garchomp regular ultrapassa e sua forma Mega não, como Kyurem-B ou Tapu Lele, espere para Mega Evoluir até derrotar essa ameaça. Um set de Z-Move também pode ser blefado para atrair os checks desse set, como Tapu Bulu e Celesteela. Assim, Garchomp pode fazer setup na switch in deles e Mega Evoluir no turno seguinte para dar OHKO em Swords Dance Tapu Bulu após Stealth Rock e causar dano pesado em Celesteela com Fire Fang, enfraquecendo-a. Preservar Mega Garchomp até o late-game também pode ser útil, visto que ele pode ser um bom cleaner contra equipes bulky após seus check serem derrotados.

Opções de Equipe

Já que o poder real de Mega Garchomp só está disponível sob sandstorm, Tyranitar e Hippowdon podem lhe dar suporte ativando seu Sand Force, tornando os ataques Ground-type STAB de Mega Garchomp ainda mais fortes, assim como podem lidar com Mega Latios e Mega Latias e utilizar Stealth Rock, no caso do Hippowdon. Usuários de entry hazards, como Clefable e Ash-Greninja, encaixam-se bem com Mega Garchomp, já que o dano residual pode colocar Tapu Bulu e Tangrowth no alcance de +2 Fire Fang ou Stone Edge fortalecido por Sand Force. Pivots, como Toxapex e Rotom-W, podem ajudar Mega Garchomp a lidar com Greninja adversários e Ice-types enquanto se aproveitam da capacidade de Garchomp enfrentar Heatran e Tapu Bulu. Rotom-W também provê a Mega Garchomp um Volt Switch lento, permitindo-lhe fazer switch in contra uma ameaça sem muitas preocupações. Steel-types defensivos, como Ferrothorn e Celesteela, podem aguentar a maioria dos moves de Fairy-types, como Tapu Koko no caso do primeiro e Tapu Lele no segundo.

Outras Opções

Um set mixed com Fire Blast no lugar de Stealth Rock e Life Orb substituindo um Z-Crystal possui um poder maior a longo prazo comparado a variantes de Dragonium Z, mas não possui uma maneira de acertar alvos mais bulky confiável. Outros Z-Crystals, como Groundium Z e Firium Z, podem dar OHKO com +2 em Tapu Fini, usando Tectonic Rage, e Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive vindo de Fire Fang nas mesmas condições, precisando apenas de um dano residual mínimo. Por fim, um set de Choice Scarf com Earthquake, Outrage, Dragon Claw e Stone Edge ou Rock Slide permitem a Garchomp ser um bom revenge killer contra Volcarona enquanto também é um soft check de Tapu Koko, Mega Latios e Mega Latias. Apesar disso, ele enfrenta grande competição como usuário de Choice Scarf Ground-type com Landorus-T, o qual funciona como um pivot graças a ambos Intimidate e U-turn, enquanto os dois moves STAB de Garchomp arriscam ele sofrer check e perder todo o momentum.

Checks e Counters

Moves e Pokémon Ice-type: Moves Ice-type comuns, tais como Ice Beam, Hidden Power e Ice Punch, causam todos dano insano a Garchomp, diminuindo sua capacidade de fazer wallbreak, colocar entry hazards em campo ou funcionar bem como um pivot bulky. Weavile e Mamoswine são exemplos formidáveis que utilizam moves Ice-type, visto que os dois podem dar revenge kill em Garchomp com Ice Shard.

Pokémon Fairy-type: Fairy-types mais rápidos, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, podem ultrapassar Garchomp e dar OHKO nele com seus moves STAB. Tapu Koko atinge o mesmo resultado com Hidden Power Ice ou Dazzling Gleam se Garchomp estiver enfraquecido antes do golpe. Clefable pode aguentar um +2 Earthquake de Garchomp regular e possui boas chances de sobreviver a um +2 Continental Crush se estiver com HP cheio e ainda retaliar com Moonblast. Mega Mawile derrota Garchomp com +2 Sucker Punch, desde que ele tenha sido levemente enfraquecido. Tapu Bulu pode fazer counter à variante de Dragonium Z e realizar setup na sua frente, embora não seja uma boa switch-in, visto que ele pode cair para um +2 Continental Crush.

Pokémon Ofensivos Mais Rápidos: Greninja, Weavile, Mega Latios e Mega Latias podem todos dar OHKO em Garchomp com facilidade sem arriscar serem atingidos por seus moves. Grassium Z Kartana pode atingir o mesmo resultado, mesmo sem um boost de Swords Dance.

Skarmory: Apesar de cair para um +2 Continental Crush seguido por Stone Edge caso tenha feito switch in em um desses moves, Skarmory pode dar OHKO em Garchomp usando Counter, se aguentar o Z-Move Rock-type com boosts, e para completamente a variante de Dragonium Z.

Pokémon com Defense Alta: Caso não tenha um Z-Move, Pokémon como Tangrowth e Slowbro podem irritar Garchomp, fazendo pivot em seus moves e incapacitando seus parceiros com Sleep Powder ou burn de Scald, respectivamente. Mega Slowbro merece uma menção especial, já que sobrevive até a um +2 Devastating Drake após dano de Stealth Rock e pode devolver um OHKO em Garchomp com Ice Beam.
 
Visão Geral

Graças a seu acesso a Swords Dance, moves de coverage sólidos e bons stats de Speed e Attack, Garchomp é um forte wallbreaker capaz de ameaçar a maior parte da tier. Sua capacidade de pressionar a maioria dos Defoggers, como Tornadus-T e Zapdos, graças a seu Z-Move também o tornam em um usuário de entry hazard confiável. Em um papel defensivo, Garchomp faz check a diversas ameaças, como Heatran, Mega Scizor e Hawlucha, seja as enfrentando completamente ou, pelo menos, enfraquecendo-as com ambos Rough Skin e Rocky Helmet. Todavia, a compressão de papéis desse set não para por aqui, já que ele também pode usar Stealth Rock e pressionar os Defoggers adversários com Toxic enquanto dá phaze em setup sweepers com Roar ou Dragon Tail ou Roar. O maior bulk e poder sob sand de Mega Garchomp o transformam em um wallbreaker formidável, batendo forte em tudo com seus moves STAB e de coverage, encontrando ainda muitas oportunidades para usar Swords Dance. Infelizmente, Garchomp compete em suas funções. Defensivamente, Gliscor pode ser uma escolha melhor em alguns times, visto que ele pode fazer check melhor em Heatran não ofensivo, possui recovery confiável com Roost e pode fazer setup ou remover hazards do campo. Ademais, Mega Garchomp, mesmo sendo um wallbreaker poderoso, encontra grande competição de sua forma base e de outras Mega Evoluções, visto que a Speed cujo Mega Garchomp perde pois a Speed perdida ao Mega Evoluir pode ser problemática. Ao Mega Evoluir, ele se torna mais lento que Tapu Lele e Hydreigon, dois Pokémon com os quais ele poderia lidar se tivesse sua Speed antes de Mega Evoluir.

[SET]
name: Stealth Rock Ofensivo
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Swords Dance
item: Rockium Z
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Já que Mega Garchomp força diversas switches, ele é um bom usuário de Stealth Rock, colocando o hazard em campo contra Pokémon como Heatran e Mega Mawile. Ele também pressiona Defoggers rivais, ameaçando-os com um OHKO de seu Z-Move. Stone Edge, quando usado junto de Rockium Z, permite a Garchomp derrotar Celesteela e Tapu Bulu com Continental Crush após um boost de Swords Dance enquanto mantém a pressão contra usuários de Defog, como Tornadus-T e Zapdos, mesmo depois de seu Z-Crystal ter sido usado. Outrage combinado a Dragonium Z é outra opção viável, permitindo-lhe dar OHKO em Tangrowth focado em Defense, Zapdos e Landorus-T defensivo usando Devastating Drake sem ter a desvantagem de ficar preso em um move Dragon-type. Esse golpe ainda pode ser uma opção de STAB poderosa, mas tenha em mente que isso pode atrair Fairy-types a campo de graça, diferente de Stone Edge. Swords Dance dobra o Attack de Garchomp, facilitando que ele vença alvos mais bulky, como Clefable e Ferrothorn.

Detalhes do Set

Rough Skin pune physical attackers que encostam em Garchomp, causando dano residual em Pokémon, (remover vírgula) como Hawlucha, Kartana e Mega Medicham. Rockium Z permite a Garchomp usar seu Z-Move Rock-type, ajudando a derrotar Pokémon com alta Defense. Se Outrage estiver sendo usado ao invés de Stone Edge, deve-se usar Dragonium Z para Garchomp poder utilizar Devastating Drake.

Dicas de Uso

Tente usar Stealth Rock em uma switch prevista, já que Garchomp força diversas switches e ameaça dar OHKO na maioria dos removedores de entry hazards. Usa-se Continental Crush deve ser usado após um setup de Swords Dance para derrotar Pokémon, (remover vírgula) como Tapu Bulu, Landorus-T e Celesteela. Todavia, os dois últimos precisam de alguns danos residuais antes de cair para o Z-Move. Mesmo sem boosts, Stone Edge ainda pressiona bastante Pokémon como Tornadus-T e Zapdos, então é desnecessário gastar o Z-Move se houver outros alvos relevantes. Caso esteja usando Dragonium Z e a resposta de Garchomp do oponente seja Tangrowth ou Landorus-T defensivo, utilizar um Swords Dance na switch in dele lhe dá a oportunidade de causar OHKO em ambos usando Devastating Drake com mínimo ou até mesmo nenhum dano residual posterior. Porém, fique atento a Fairy-types, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, fazendo pivot para receber o Z-Move, visto que elas podem dar OHKO em Garchomp no turno seguinte. Evite usar Outrage caso ainda haja Fairy-types na equipe rival, visto que pois o efeito de ficar preso nesse move pode servir como uma switch in de graça ou uma oportunidade de setup para Pokémon como Tapu Bulu e Magearna. Se necessário, Garchomp pode fazer check a Heatran e Magnezone, mas ele arrisca perder seu potencial de wallbreak caso perca HP e receba uma condição de status.

Opções de Equipe

Greninja ou sua forma Ash formam um bom core com Garchomp, criando um poderoso core de acúmulo de entry hazards e enfraquecendo os checks um do outro. Wallbreakers, como Mega Mawile, apreciam Steel-types e Landorus-T sendo derrotados enquanto lidam com os checks de Dragonium Z Garchomp, como Tapu Bulu e Celesteela. Opções defensivas podem ser usadas para fazer pivot em diversos adversários, como Ferrothorn a Fairy-types e Zapdos a Mega Lopunny e Kartana. Um bom removedor de entry hazard, como Tornadus-T ou Zapdos, é benéfico, já que o dano residual de hazards pode deixar Garchomp ao alcance de certos ataques de Pokémon que ele normalmente venceria, como +2 Sucker Punch de Mega Mawile. Eles também podem oferecer suporte de U-turn e Volt Switch.

[SET]
name: Tank
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Fire Blast / Roar / Dragon Tail
move 4: Toxic
item: Rocky Helmet
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

Moves

Stealth Rock pune switch-ins e pressiona a equipe adversária, podendo forçar a saída de Heatran e Magnezone ou desencorajar Tornadus-T e Zapdos de remover as entry hazards com medo de receber Toxic de Garchomp. Fire Blast busca acertar Kartana, Ferrothorn e Mega Scizor, todos os quais param completamente esse set sem o move. Se enfraquecer a equipe do oponente for mais desejado, Roar dá phaze nos Pokémon adversários, incluindo switch-ins de Garchomp, como Tornadus-T e Tangrowth, atacantes poderosos que querem acertar Garchomp, como Kartana e Mega Lopunny, e usuários de Substitute. Dragon Tail pode permitir que Garchomp cause dano e phaze, mas devido à prevalência de Fairy-types na tier, Roar é preferível. Toxic incapacita Pokémon bulky que Garchomp não toca, como Landorus-T, Tapu Bulu e Tornadus-T.

Detalhes do Set

252 EVs em Speed garantem que Garchomp ultrapasse Pokémon como Mega Medicham, Tapu Lele e Mega Charizard X. Máximo investimento em HP ajuda Garchomp a aguentar golpes de physical attackers poderosos, como Kartana, Hawlucha e Mega Lopunny. Rough Skin junto de Rocky Helmet busca causar um grande dano residual em usuários de U-turn e physical attackers que encostam em Garchomp.

Dicas de Uso

É recomendado usar Stealth Rock em oponentes contra os quais Garchomp força a switch, como Heatran e Magnezone, para colocar o hazard em campo sem sofrer dano. Conseguir danos com Roar ou Dragon Tail usando Stealth Rock é útil para colocar alguns alvos ao alcance dos ataques dos companheiros de Garchomp, então essa jogada deve funcionar bem no early-game. Fazer pivot com Garchomp em moves fracos previstos, como Power Whip de Ferrothorn e Fake Out de Mega Lopunny, é uma boa maneira de tirar uma boa porção do HP deles, sendo que Fire Blast pode até derrotar Ferrothorn se ele estiver um pouco enfraquecido. Garchomp pode funcionar como um último recurso a fim de parar setup sweepers como Kartana e Mega Pinsir, já que ambos só dão OHKO em Garchomp com Leaf Blade ou Return, deixando-os ao alcance de moves de prioridade, como Water Shuriken de Ash-Greninja, após o dano residual de Rough Skin + Rocky Helmet. Punir usuários de U-turn que não possuem recovery confiável, como Landorus-T e Choice Scarf Greninja, pode ser útil a longo prazo, enfraquecendo-os para os companheiros de Garchomp. Porém, fique atento a coverage Ice-type deles, visto que eles podem enfraquecer ou dar OHKO em Garchomp.

Opções de Equipe

Setup sweepers como Magearna encontram oportunidades para fazer setup contra Pokémon que assustam Garchomp, como Greninja e Mega Latias, e pode acabar com ou pelos menos enfraquecer pivots de Regenerator, especificamente Tornadus-T e Tangrowth. Checks de Fairy-types, como Ferrothorn e Toxapex, podem fazer pivots nesses move, conseguindo ainda utilizar Spikes e Toxic Spikes, os quais ajudam Garchomp a acumular dano quando combinado a Rough Skin, Rocky Helmet e moves de phaze.

[SET]
name: Mega Wallbreaker
move 1: Swords Dance
move 2: Stomping Tantrum / Earthquake
move 3: Dragon Claw / Stone Edge
move 4: Fire Fang / Stealth Rock
item: Garchompite
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

Moves

Swords Dance dobra o Attack de Mega Garchomp, transformando-o em um wallbreaker extremamente poderoso e o ajudando a lidar com o que seriam seus checks. Em sets com Dragon Claw, Stomping Tantrum deve ser usado no lugar de Earthquake para se aproveitar de seu efeito secundário contra Fairy-types como Tapu Bulu e Tapu Fini, dando OHKO no primeiro com +2 e no último na última até sem boosts, ambos sob sandstorm. Além disso, vale salientar que Grassy Terrain não afeta o poder de Stomping Tantrum, diferentemente de Earthquake. Stone Edge também pode substituir Dragon Claw se Mega Garchomp estiver em uma equipe de sand, considerando que o aumento de poder de Sand Force lhe permite acertar Tapu Bulu e Celesteela muito forte. Stealth Rock pressiona switch-ins e ajuda Mega Garchomp e seus companheiros de equipe a conseguir possíveis OHKOs e 2HKOs, e devido ao número de switches que ele força, ele se torna um bom usuário de entry hazard. Use Stealth Rock com Stone Edge, já que Stomping Tantrum + Dragon Claw não traz coverage suficiente por si só para funcionar bem. Fire Fang permite a Mega Garchomp acertar os mesmos Pokémon que Stone Edge, mas com o beneficio de não depender do suporte de sand. O move também dá OHKO em ambos Ferrothorn e Mega Scizor com +2, evitando perder HP de Power Whip e Bullet Punch. Pode-se usar Substitute no lugar de Stealth Rock, permitindo a Mega Garchomp entregar usar pelo menos um golpe poderoso contra seu alvo sem trazer muitas desvantagens.

Detalhes do Set

Rough Skin é a ability preferida antes da Mega Evolução, já que pune physical attackers que tocam Garchomp. Após Mega Evoluir, Mega Garchomp ganha Sand Force, que fortalece seus moves Ground- e Rock-types em sand. Garchompite permite a Garchomp Mega Evoluir para Mega Garchomp, aumentando seu poder e seu bulk em troca de Speed.

Dicas de Uso

Mega Garchomp funciona como um early- ou mid-game wallbreaker, enfraquecendo ou eliminando os Pokémon bulky do oponente, como Landorus-T e Ferrothorn, para seus companheiros. Se o time adversário possuir Pokémon que Garchomp regular ultrapassa e sua forma Mega não, como Kyurem-B ou Tapu Lele, espere para Mega Evoluir até derrotar essa ameaça. Um set de Z-Move também pode ser blefado para atrair os checks desse set, como Tapu Bulu e Celesteela. Assim, Garchomp pode fazer setup na switch in deles e Mega Evoluir no turno seguinte para dar OHKO em Swords Dance Tapu Bulu após Stealth Rock e causar dano pesado em Celesteela com Fire Fang, enfraquecendo-a. Preservar Mega Garchomp até o late-game também pode ser útil, visto que ele pode ser um bom cleaner contra equipes bulky após seus check serem derrotados.

Opções de Equipe

Já que o poder real de Mega Garchomp só está disponível sob sandstorm, Tyranitar e Hippowdon podem lhe dar suporte ativando seu Sand Force, tornando os ataques Ground-type STAB de Mega Garchomp ainda mais fortes, assim como podem lidar com Mega Latios e Mega Latias e utilizar Stealth Rock, no caso do Hippowdon. Usuários de entry hazards, como Clefable e Ash-Greninja, encaixam-se bem com Mega Garchomp, já que o dano residual pode colocar Tapu Bulu e Tangrowth no alcance de +2 Fire Fang ou Stone Edge fortalecido por Sand Force. Pivots, como Toxapex e Rotom-W, podem ajudar Mega Garchomp a lidar com Greninja adversários e Ice-types enquanto se aproveitam da capacidade de Garchomp enfrentar Heatran e Tapu Bulu. Rotom-W também provê a Mega Garchomp um Volt Switch lento, permitindo-lhe fazer switch in contra uma ameaça sem muitas preocupações. Steel-types defensivos, como Ferrothorn e Celesteela, podem aguentar a maioria dos moves de Fairy-types, como Tapu Koko no caso do primeiro e Tapu Lele no segundo.

Outras Opções

Um set mixed com Fire Blast no lugar de Stealth Rock e Life Orb substituindo um Z-Crystal possui um poder maior a longo prazo comparado a variantes de Dragonium Z, mas não possui uma maneira de acertar alvos mais bulky confiável. Outros Z-Crystals, como Groundium Z e Firium Z, podem dar OHKO com +2 em Tapu Fini, usando Tectonic Rage, e Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive vindo de Fire Fang nas mesmas condições, precisando apenas de um dano residual mínimo. Por fim, um set de Choice Scarf com Earthquake, Outrage, Dragon Claw e Stone Edge ou Rock Slide permitem a Garchomp ser um bom revenge killer contra Volcarona enquanto também é um soft check de Tapu Koko, Mega Latios e Mega Latias. Apesar disso, ele enfrenta grande competição como usuário de Choice Scarf Ground-type com Landorus-T, o qual funciona como um pivot graças a ambos Intimidate e U-turn, enquanto os dois moves STAB de Garchomp arriscam ele sofrer check e perder todo o momentum.

Checks e Counters

Moves e Pokémon Ice-type: Moves Ice-type comuns, tais como Ice Beam, Hidden Power e Ice Punch, causam todos dano insano a Garchomp, diminuindo sua capacidade de fazer wallbreak, colocar entry hazards em campo ou funcionar bem como um pivot bulky. Weavile e Mamoswine são exemplos formidáveis que utilizam moves Ice-type, visto que os dois podem dar revenge kill em Garchomp com Ice Shard.

Pokémon Fairy-type: Fairy-types mais rápidos, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, podem ultrapassar Garchomp e dar OHKO nele com seus moves STAB. Tapu Koko atinge o mesmo resultado com Hidden Power Ice ou Dazzling Gleam se Garchomp estiver enfraquecido antes do golpe. Clefable pode aguentar um +2 Earthquake de Garchomp regular e possui boas chances de sobreviver a um +2 Continental Crush se estiver com HP cheio e ainda retaliar com Moonblast. Mega Mawile derrota Garchomp com +2 Sucker Punch, desde que ele tenha sido levemente enfraquecido. Tapu Bulu pode fazer counter à variante de Dragonium Z e realizar setup na sua frente, embora não seja uma boa switch-in, visto que ele pode cair para um +2 Continental Crush.

Pokémon Ofensivos Mais Rápidos: Greninja, Weavile, Mega Latios e Mega Latias podem todos dar OHKO em Garchomp com facilidade sem arriscar serem atingidos por seus moves. Grassium Z Kartana pode atingir o mesmo resultado, mesmo sem um boost de Swords Dance.

Skarmory: Apesar de cair para um +2 Continental Crush seguido por Stone Edge caso tenha feito switch in em um desses moves, Skarmory pode dar OHKO em Garchomp usando Counter, se aguentar o Z-Move Rock-type com boosts, e para completamente a variante de Dragonium Z.

Pokémon com Defense Alta: Caso não tenha um Z-Move, Pokémon como Tangrowth e Slowbro podem irritar Garchomp, fazendo pivot em seus moves e incapacitando seus parceiros com Sleep Powder ou burn de Scald, respectivamente. Mega Slowbro merece uma menção especial, já que sobrevive até a um +2 Devastating Drake após dano de Stealth Rock e pode devolver um OHKO em Garchomp com Ice Beam.

Créditos

Escrito por OldAmberPlays
Traduzido por Ropalme1914
Revisão gramatical por HappydaTropa Mitsuki
Controle de qualidade por Jordy, Lyd e Leo
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Garchomp

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Gra&ccedil;as a seu acesso a Swords Dance, moves de coverage s&oacute;lidos e bons stats de Speed e Attack, Garchomp &eacute; um forte wallbreaker capaz de amea&ccedil;ar a maior parte da tier. Sua capacidade de pressionar a maioria dos Defoggers, como Tornadus-T e Zapdos, gra&ccedil;as a seu Z-Move tamb&eacute;m o torna em um usu&aacute;rio de entry hazard confi&aacute;vel. Em um papel defensivo, Garchomp faz check a diversas amea&ccedil;as, como Heatran, Mega Scizor e Hawlucha, seja as enfrentando completamente ou, pelo menos, enfraquecendo-as com ambos Rough Skin e Rocky Helmet. Todavia, a compress&atilde;o de pap&eacute;is desse set n&atilde;o para por aqui, j&aacute; que ele tamb&eacute;m pode usar Stealth Rock e pressionar os Defoggers advers&aacute;rios com Toxic enquanto d&aacute; phaze em setup sweepers com Roar ou Dragon Tail . O maior bulk e poder sob sand de Mega Garchomp o transformam em um wallbreaker formid&aacute;vel, batendo forte em tudo com seus moves STAB e de coverage, encontrando ainda muitas oportunidades para usar Swords Dance. Infelizmente, Garchomp compete em suas fun&ccedil;&otilde;es. Defensivamente, Gliscor pode ser uma escolha melhor em alguns times, visto que ele pode fazer check melhor em Heatran n&atilde;o ofensivo, possui recovery confi&aacute;vel com Roost e pode fazer setup ou remover hazards do campo. Ademais, Mega Garchomp, mesmo sendo um wallbreaker poderoso, encontra grande competi&ccedil;&atilde;o de sua forma base e de outras Mega Evolu&ccedil;&otilde;es, pois a Speed perdida ao Mega Evoluir pode ser problem&aacute;tica. Ao Mega Evoluir, ele se torna mais lento que Tapu Lele e Hydreigon, dois Pok&eacute;mon com os quais ele poderia lidar se tivesse sua Speed antes de Mega Evoluir.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Stealth Rock Ofensivo</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Rockium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Rough Skin</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>EVs: <span class="ev"></span>252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>J&aacute; que Mega Garchomp for&ccedil;a diversas switches, ele &eacute; um bom usu&aacute;rio de Stealth Rock, colocando o hazard em campo contra Pok&eacute;mon como Heatran e Mega Mawile. Ele tamb&eacute;m pressiona Defoggers rivais, amea&ccedil;ando-os com um OHKO de seu Z-Move. Stone Edge, quando usado junto de Rockium Z, permite a Garchomp derrotar Celesteela e Tapu Bulu com Continental Crush ap&oacute;s um boost de Swords Dance enquanto mant&eacute;m a press&atilde;o contra usu&aacute;rios de Defog, como Tornadus-T e Zapdos, mesmo depois de seu Z-Crystal ter sido usado. Outrage combinado a Dragonium Z &eacute; outra op&ccedil;&atilde;o vi&aacute;vel, permitindo-lhe dar OHKO em Tangrowth focado em Defense, Zapdos e Landorus-T defensivo usando Devastating Drake sem ter a desvantagem de ficar preso em um move Dragon-type. Esse golpe ainda pode ser uma op&ccedil;&atilde;o de STAB poderosa, mas tenha em mente que isso pode atrair Fairy-types a campo de gra&ccedil;a, diferente de Stone Edge. Swords Dance dobra o Attack de Garchomp, facilitando que ele ven&ccedil;a alvos mais bulky, como Clefable e Ferrothorn.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Rough Skin pune physical attackers que encostam em Garchomp, causando dano residual em Pok&eacute;mon como Hawlucha, Kartana e Mega Medicham. Rockium Z permite a Garchomp usar seu Z-Move Rock-type, ajudando a derrotar Pok&eacute;mon com alta Defense. Se Outrage estiver sendo usado ao inv&eacute;s de Stone Edge, deve-se usar Dragonium Z para Garchomp poder utilizar Devastating Drake.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Tente usar Stealth Rock em uma switch prevista, j&aacute; que Garchomp for&ccedil;a diversas switches e amea&ccedil;a dar OHKO na maioria dos removedores de entry hazards. Continental Crush deve ser usado ap&oacute;s um setup de Swords Dance para derrotar Pok&eacute;mon como Tapu Bulu, Landorus-T e Celesteela. Todavia, os dois &uacute;ltimos precisam de alguns danos residuais antes de cair para o Z-Move. Mesmo sem boosts, Stone Edge ainda pressiona bastante Pok&eacute;mon como Tornadus-T e Zapdos, ent&atilde;o &eacute; desnecess&aacute;rio gastar o Z-Move se houver outros alvos relevantes. Caso esteja usando Dragonium Z e a resposta de Garchomp do oponente seja Tangrowth ou Landorus-T defensivo, utilizar um Swords Dance na switch in dele lhe d&aacute; a oportunidade de causar OHKO em ambos usando Devastating Drake com m&iacute;nimo ou at&eacute; mesmo nenhum dano residual posterior. Por&eacute;m, fique atento a Fairy-types, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, fazendo pivot para receber o Z-Move, visto que elas podem dar OHKO em Garchomp no turno seguinte. Evite usar Outrage caso ainda haja Fairy-types na equipe rival, pois o efeito de ficar preso nesse move pode servir como uma switch in de gra&ccedil;a ou uma oportunidade de setup para Pok&eacute;mon como Tapu Bulu e Magearna. Se necess&aacute;rio, Garchomp pode fazer check a Heatran e Magnezone, mas ele arrisca perder seu potencial de wallbreak caso perca HP e receba uma condi&ccedil;&atilde;o de status.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Greninja ou sua forma Ash formam um bom core com Garchomp, criando um poderoso core de ac&uacute;mulo de entry hazards e enfraquecendo os checks um do outro. Wallbreakers, como Mega Mawile, apreciam Steel-types e Landorus-T sendo derrotados enquanto lidam com os checks de Dragonium Z Garchomp, como Tapu Bulu e Celesteela. Op&ccedil;&otilde;es defensivas podem ser usadas para fazer pivot em diversos advers&aacute;rios, como Ferrothorn a Fairy-types e Zapdos a Mega Lopunny e Kartana. Um bom removedor de entry hazard, como Tornadus-T ou Zapdos, &eacute; ben&eacute;fico, j&aacute; que o dano residual de hazards pode deixar Garchomp ao alcance de certos ataques de Pok&eacute;mon que ele normalmente venceria, como +2 Sucker Punch de Mega Mawile. Eles tamb&eacute;m podem oferecer suporte de U-turn e Volt Switch.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Tank</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Item: <span class="item-name">Rock Helmet</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Rough Skin</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Fire Blast</span> / <span class="move-name">Roar</span> / <span class="move-name">Dragon Tail</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Toxic</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Stealth Rock pune switch-ins e pressiona a equipe advers&aacute;ria, podendo for&ccedil;ar a sa&iacute;da de Heatran e Magnezone ou desencorajar Tornadus-T e Zapdos de remover as entry hazards com medo de receber Toxic de Garchomp. Fire Blast busca acertar Kartana, Ferrothorn e Mega Scizor, todos os quais param completamente esse set sem o move. Se enfraquecer a equipe do oponente for mais desejado, Roar d&aacute; phaze nos Pok&eacute;mon advers&aacute;rios, incluindo switch-ins de Garchomp, como Tornadus-T e Tangrowth, atacantes poderosos que querem acertar Garchomp, como Kartana e Mega Lopunny, e usu&aacute;rios de Substitute. Dragon Tail pode permitir que Garchomp cause dano e phaze, mas devido &agrave; preval&ecirc;ncia de Fairy-types na tier, Roar &eacute; prefer&iacute;vel. Toxic incapacita Pok&eacute;mon bulky que Garchomp n&atilde;o toca, como Landorus-T, Tapu Bulu e Tornadus-T.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>252 EVs em Speed garantem que Garchomp ultrapasse Pok&eacute;mon como Mega Medicham, Tapu Lele e Mega Charizard X. M&aacute;ximo investimento em HP ajuda Garchomp a aguentar golpes de physical attackers poderosos, como Kartana, Hawlucha e Mega Lopunny. Rough Skin junto de Rocky Helmet busca causar um grande dano residual em usu&aacute;rios de U-turn e physical attackers que encostam em Garchomp.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>&Eacute; recomendado usar Stealth Rock em oponentes contra os quais Garchomp for&ccedil;a a switch, como Heatran e Magnezone, para colocar o hazard em campo sem sofrer dano. Conseguir danos com Roar ou Dragon Tail usando Stealth Rock &eacute; &uacute;til para colocar alguns alvos ao alcance dos ataques dos companheiros de Garchomp, ent&atilde;o essa jogada deve funcionar bem no early-game. Fazer pivot com Garchomp em moves fracos previstos, como Power Whip de Ferrothorn e Fake Out de Mega Lopunny, &eacute; uma boa maneira de tirar uma boa por&ccedil;&atilde;o do HP deles, sendo que Fire Blast pode at&eacute; derrotar Ferrothorn se ele estiver um pouco enfraquecido. Garchomp pode funcionar como um &uacute;ltimo recurso a fim de parar setup sweepers como Kartana e Mega Pinsir, j&aacute; que ambos s&oacute; d&atilde;o OHKO em Garchomp com Leaf Blade ou Return, deixando-os ao alcance de moves de prioridade, como Water Shuriken de Ash-Greninja, ap&oacute;s o dano residual de Rough Skin + Rocky Helmet. Punir usu&aacute;rios de U-turn que n&atilde;o possuem recovery confi&aacute;vel, como Landorus-T e Choice Scarf Greninja, pode ser &uacute;til a longo prazo, enfraquecendo-os para os companheiros de Garchomp. Por&eacute;m, fique atento a coverage Ice-type deles, visto que eles podem enfraquecer ou dar OHKO em Garchomp.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Setup sweepers como Magearna encontram oportunidades para fazer setup contra Pok&eacute;mon que assustam Garchomp, como Greninja e Mega Latias, e pode acabar com ou pelos menos enfraquecer pivots de Regenerator, especificamente Tornadus-T e Tangrowth. Checks de Fairy-types, como Ferrothorn e Toxapex, podem fazer pivots nesses move, conseguindo ainda utilizar Spikes e Toxic Spikes, os quais ajudam Garchomp a acumular dano quando combinado a Rough Skin, Rocky Helmet e moves de phaze.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Mega Wallbreaker</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Swords Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Garchompite</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Stomping Tantrum</span> / <span class="move-name">Earthquake</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Rough Skin</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Dragon Claw</span> / <span class="move-name">Stone Edge</span></td><td>Nature: <span class="nature">Jolly</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Fire Fang</span> / <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 SpD / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Swords Dance dobra o Attack de Mega Garchomp, transformando-o em um wallbreaker extremamente poderoso e o ajudando a lidar com o que seriam seus checks. Em sets com Dragon Claw, Stomping Tantrum deve ser usado no lugar de Earthquake para se aproveitar de seu efeito secund&aacute;rio contra Fairy-types como Tapu Bulu e Tapu Fini, dando OHKO no primeiro com +2 e na &uacute;ltima at&eacute; sem boosts, ambos sob sandstorm. Al&eacute;m disso, vale salientar que Grassy Terrain n&atilde;o afeta o poder de Stomping Tantrum, diferentemente de Earthquake. Stone Edge tamb&eacute;m pode substituir Dragon Claw se Mega Garchomp estiver em uma equipe de sand, considerando que o aumento de poder de Sand Force lhe permite acertar Tapu Bulu e Celesteela muito forte. Stealth Rock pressiona switch-ins e ajuda Mega Garchomp e seus companheiros de equipe a conseguir poss&iacute;veis OHKOs e 2HKOs, e devido ao n&uacute;mero de switches que ele for&ccedil;a, ele se torna um bom usu&aacute;rio de entry hazard. Use Stealth Rock com Stone Edge, j&aacute; que Stomping Tantrum + Dragon Claw n&atilde;o traz coverage suficiente por si s&oacute; para funcionar bem. Fire Fang permite a Mega Garchomp acertar os mesmos Pok&eacute;mon que Stone Edge, mas com o beneficio de n&atilde;o depender do suporte de sand. O move tamb&eacute;m d&aacute; OHKO em ambos Ferrothorn e Mega Scizor com +2, evitando perder HP de Power Whip e Bullet Punch. Pode-se usar Substitute no lugar de Stealth Rock, permitindo a Mega Garchomp usar pelo menos um golpe poderoso contra seu alvo sem trazer muitas desvantagens.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Rough Skin &eacute; a ability preferida antes da Mega Evolu&ccedil;&atilde;o, j&aacute; que pune physical attackers que tocam Garchomp. Ap&oacute;s Mega Evoluir, Mega Garchomp ganha Sand Force, que fortalece seus moves Ground- e Rock-types em sand. Garchompite permite a Garchomp Mega Evoluir para Mega Garchomp, aumentando seu poder e seu bulk em troca de Speed.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Mega Garchomp funciona como um early- ou mid-game wallbreaker, enfraquecendo ou eliminando os Pok&eacute;mon bulky do oponente, como Landorus-T e Ferrothorn, para seus companheiros. Se o time advers&aacute;rio possuir Pok&eacute;mon que Garchomp regular ultrapassa e sua forma Mega n&atilde;o, como Kyurem-B ou Tapu Lele, espere para Mega Evoluir at&eacute; derrotar essa amea&ccedil;a. Um set de Z-Move tamb&eacute;m pode ser blefado para atrair os checks desse set, como Tapu Bulu e Celesteela. Assim, Garchomp pode fazer setup na switch in deles e Mega Evoluir no turno seguinte para dar OHKO em Swords Dance Tapu Bulu ap&oacute;s Stealth Rock e causar dano pesado em Celesteela com Fire Fang, enfraquecendo-a. Preservar Mega Garchomp at&eacute; o late-game tamb&eacute;m pode ser &uacute;til, visto que ele pode ser um bom cleaner contra equipes bulky ap&oacute;s seus check serem derrotados.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>J&aacute; que o poder real de Mega Garchomp s&oacute; est&aacute; dispon&iacute;vel sob sandstorm, Tyranitar e Hippowdon podem lhe dar suporte ativando seu Sand Force, tornando os ataques Ground-type STAB de Mega Garchomp ainda mais fortes, assim como podem lidar com Mega Latios e Mega Latias e utilizar Stealth Rock, no caso do Hippowdon. Usu&aacute;rios de entry hazards, como Clefable e Ash-Greninja, encaixam-se bem com Mega Garchomp, j&aacute; que o dano residual pode colocar Tapu Bulu e Tangrowth no alcance de +2 Fire Fang ou Stone Edge fortalecido por Sand Force. Pivots, como Toxapex e Rotom-W, podem ajudar Mega Garchomp a lidar com Greninja advers&aacute;rios e Ice-types enquanto se aproveitam da capacidade de Garchomp enfrentar Heatran e Tapu Bulu. Rotom-W tamb&eacute;m prov&ecirc; a Mega Garchomp um Volt Switch lento, permitindo-lhe fazer switch in contra uma amea&ccedil;a sem muitas preocupa&ccedil;&otilde;es. Steel-types defensivos, como Ferrothorn e Celesteela, podem aguentar a maioria dos moves de Fairy-types, como Tapu Koko no caso do primeiro e Tapu Lele no segundo.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Um set mixed com Fire Blast no lugar de Stealth Rock e Life Orb substituindo um Z-Crystal possui um poder maior a longo prazo comparado a variantes de Dragonium Z, mas n&atilde;o possui uma maneira de acertar alvos mais bulky confi&aacute;vel. Outros Z-Crystals, como Groundium Z e Firium Z, podem dar OHKO com +2 em Tapu Fini, usando Tectonic Rage, e Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive vindo de Fire Fang nas mesmas condi&ccedil;&otilde;es, precisando apenas de um dano residual m&iacute;nimo. Por fim, um set de Choice Scarf com Earthquake, Outrage, Dragon Claw e Stone Edge ou Rock Slide permitem a Garchomp ser um bom revenge killer contra Volcarona enquanto tamb&eacute;m &eacute; um soft check de Tapu Koko, Mega Latios e Mega Latias. Apesar disso, ele enfrenta grande competi&ccedil;&atilde;o como usu&aacute;rio de Choice Scarf Ground-type com Landorus-T, o qual funciona como um pivot gra&ccedil;as a ambos Intimidate e U-turn, enquanto os dois moves STAB de Garchomp arriscam ele sofrer check e perder todo o momentum.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Moves e Pok&eacute;mon Ice-type</strong>: Moves Ice-type comuns, tais como Ice Beam, Hidden Power e Ice Punch, causam todos dano insano a Garchomp, diminuindo sua capacidade de fazer wallbreak, colocar entry hazards em campo ou funcionar bem como um pivot bulky. Weavile e Mamoswine s&atilde;o exemplos formid&aacute;veis que utilizam moves Ice-type, visto que os dois podem dar revenge kill em Garchomp com Ice Shard.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Fairy-type</strong>: Fairy-types mais r&aacute;pidos, como Choice Scarf Tapu Lele e Mega Diancie, podem ultrapassar Garchomp e dar OHKO nele com seus moves STAB. Tapu Koko atinge o mesmo resultado com Hidden Power Ice ou Dazzling Gleam se Garchomp estiver enfraquecido antes do golpe. Clefable pode aguentar um +2 Earthquake de Garchomp regular e possui boas chances de sobreviver a um +2 Continental Crush se estiver com HP cheio e ainda retaliar com Moonblast. Mega Mawile derrota Garchomp com +2 Sucker Punch, desde que ele tenha sido levemente enfraquecido. Tapu Bulu pode fazer counter &agrave; variante de Dragonium Z e realizar setup na sua frente, embora n&atilde;o seja uma boa switch-in, visto que ele pode cair para um +2 Continental Crush.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Ofensivos Mais R&aacute;pidos</strong>: Greninja, Weavile, Mega Latios e Mega Latias podem todos dar OHKO em Garchomp com facilidade sem arriscar serem atingidos por seus moves. Grassium Z Kartana pode atingir o mesmo resultado, mesmo sem um boost de Swords Dance.</li>
    <li><strong>Skarmory</strong>: Apesar de cair para um +2 Continental Crush seguido por Stone Edge caso tenha feito switch in em um desses moves, Skarmory pode dar OHKO em Garchomp usando Counter, se aguentar o Z-Move Rock-type com boosts, e para completamente a variante de Dragonium Z.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon com Defense Alta</strong>: Caso n&atilde;o tenha um Z-Move, Pok&eacute;mon como Tangrowth e Slowbro podem irritar Garchomp, fazendo pivot em seus moves e incapacitando seus parceiros com Sleep Powder ou burn de Scald, respectivamente. Mega Slowbro merece uma men&ccedil;&atilde;o especial, j&aacute; que sobrevive at&eacute; a um +2 Devastating Drake ap&oacute;s dano de Stealth Rock e pode devolver um OHKO em Garchomp com Ice Beam.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/232261/" target="_blank">OldAmberPlays</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/ropalme1914.245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/happydatropa.304761/" target="_blank">HappydaTropa</a> e <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/395754/" target="_blank">Jordy</a>, <a href="/forums/members/303291/" target="_blank">Lyd</a> e <a href="/forums/members/328915/" target="_blank">Leo</a></li>
</ul>
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top