OU Garchomp (Set Mixed Stealth Rock Revamp)

Inglês: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/garchomp/

[SET]
name: Mixed Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Draco Meteor
move 4: Fire Blast
item: Garchompite
ability: Rough Skin
nature: Mild
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Mega Garchomp é um ótimo usuário de Stealth Rock devido à multitude de switches que é capaz de forçar contra Pokémon como Heatran, Magearna e Mega Mawile. Earthquake é usado em vez de Earth Power, visto que seu Attack sem investimentos é maior do que seu Special Attack com investimento total e Earthquake tem uma Base Power maior. O move também causa muito mais dano a Toxapex, Tapu Fini e Magearna. Draco Meteor é o STAB mais poderoso de Mega Garchomp, sendo sua melhor ferramenta para lidar com Tornadus-T, Landorus-T, Rotom-W, Mega Latios e Mega Latias. Fire Blast lhe permite vencer inimigos que de outra maneira o incapacitariam ou se aproveitariam dele, como Celesteela, Tapu Bulu, Ferrothorn e Mega Mawile em Grassy Terrain.

Detalhes do Set
========

Rough Skin é a melhor ability para Garchomp antes de Mega Evoluir e pode ser usada para desgastar Kartana e Landorus-T utilizando U-turn. No entanto, ele não deveria ser usado tão livremente, já que não possui recovery e sequer é tão bulky quanto TankChomp. Uma nature Mild é considerada melhor do que uma nature Rash para derrotar Tornadus-T, Rotom-W e Celesteela com mais facilidade, enquanto diminuir a Defense não importa tanto quanto reduzir a Special Defense; Mega Garchomp é mais competente em fazer check a special attackers como Heatran e Magnezone. Embora usar uma nature Naive ou Hasty seja viável, não é muito recomendado devido ao poder extra de uma nature Mild ser bem útil contra Tornadus-T, Landorus-T e Rotom-W.

Dicas de Uso
========

Mega Garchomp é melhor usado de early- a mid-game como um wallbreaker e um usuário de Stealth Rock. Tente fazê-lo entrar em campo por meio de switches duplas agressivas através de U-turn e se aproveite das saídas forçadas para usar Stealth Rock ou utilizar um dos seus ataques fortes em uma switch-in prevista, como Draco Meteor em Rotom-W ou Fire Blast em Celesteela. Ele também pode fazer switch in em Fire-types, como Heatran e Mega Charizard X sem um STAB Dragon-type, ou em Electric-types, como Zapdos sem Hidden Power Ice e Magnezone. Porém, fique atento com o fato de que ele é suscetível a dano residual e não pode os receber continuamente durante uma partida. Quando enfraquecido, o mesmo também não pode usufruir de seu grande bulk natural, que lhe permite resistir a moves poderosos como Hydro Pump de Choice Specs Greninja, Psychic de Mega Alakazam e Leaf Blade de Choice Band Kartana. Ou seja, times com Mega Garchomp não devem depender dele como seu único check para os Fire- e Electric-types citados. É uma boa estratégia esperar para Mega Evoluir até que o poder extra seja necessário, o que dá a Pokémon como Mega Latias e Celesteela uma falsa sensação de segurança apenas para sofrerem um ataque surpresa de um Draco Meteor ou Fire Blast. Ademais, Garchomp regular possui uma Speed melhor, sendo mais rápido do que Jolly Excadrill, Modest Tapu Lele e todo o resto com a mesma Speed deles.

Opções de Equipe
========

Tornadus-T é um excelente aliado para Mega Garchomp, já que consegue fazer switch in em Landorus-T com relativa facilidade (apesar de ter que ser cauteloso com Stone Edge), pode ajudá-lo a entrar em campo em segurança contra Heatran e Toxapex por meio de U-turn e é capaz de vencer checks mútuos como Celesteela e Rotom-W. Ash-Greninja aprecia a habilidade de Mega Garchomp atrair e enfraquecer Grass-types como Ferrothorn e Tapu Bulu, facilitando vencer o time inimigo quando esses Pokémon estão enfraquecidos ou derrotados. Ash-Greninja também pode atrair Toxapex e Magearna para Mega Garchomp tirar vantagem deles. Magearna é outra companheira forte para ele. Variantes ofensivas utilizam bem as aberturas que Mega Garchomp abre em times mais resistentes para finalizar no late-game com Shift Gear, enquanto versões defensivas com Volt Switch lhe permite entrar na batalha em segurança contra Heatran e Toxapex. Ferrothorn forma com ele um ótimo core de utilidade, fornecendo Spikes para acompanhar Stealth Rock. Leech Seed permite que Mega Garchomp se aproveite de Heatran tentando levar a melhor contra Ferrothorn, Knock Off incapacita Celesteela e Tangrowth, fazendo com que seja mais fácil atacá-los, e Thunder Wave deixa Tornadus-T e Kartana mais lentos do que Garchomp, deixando-os, assim, mais vulneráveis.

Outras Opções
========

Outros Z-Crystals, como Groundium Z ou Firium Z, podem ser usados para dar um OHKO em Tapu Fini com +2 de Attack e Tectonic Rage ou nocautear Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive de Fire Fang sob as mesmas condições, apenas precisando de dano prévio mínimo. Porém, ambas essas opções deixam muito a desejar e não são tão efetivas contra vários Pokémon que Rockium Z permite a Garchomp atacar. Dragonium Z com Outrage é outra opção para sets com Stealth Rock que ameaça switch-ins comuns, tais como Tangrowth e Landorus-T. Contudo, como Outrage o prende no move, tal set pode ter muita dificuldade em manter Stealth Rock de forma confiável. Endure pode ser utilizado em TankChomp para acumular dano contra physical attackers em geral, mas é bem difícil de se encaixar.

Para Mega Garchomp, Dragon Claw com Fire Fang é uma alternativa no set de Swords Dance que lhe permite acertar Tapu Bulu e Celesteela sem a necessidade de suporte de sand, mas é superado pelas variantes com Stone Edge e Earthquake, assim como versões mixed de Mega Garchomp que usam a mesma coverage de uma maneira bem mais formidável.

[CREDITS]
-Written by: [[OldAmberPlays, 232261], [talah, 248449]]
-Translated by: [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by: [[Pinboim3, 435279], [Repu, 304761]]
-Quality checked by: [[Jordy, 395754], [lyd, 303291], [Leo, 328915], [GMars, 273636]]
 
Last edited:

Pinboim3

Rain days are the worst
Este GP vai funcionar do seguinte modo:
Adicionar {Remover} [Sugestão]

[SET]
Name: Mixed Stealth Rock
Move 1: Stealth Rock
Move 2: Earthquake
Move 3: Draco Meteor
Move 4: Fire Blast
Item: Garchompite
Ability: Rough Skin
Nature: Mild
EVs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Mega Garchomp é um ótimo usuário de Stealth Rock devido {a} à multitude de switchs que é capaz de {provocar} forçar contra Pokémon como Heatran, Magearna e Mega Mawile. Earthquake é usado {invés} em vez de Earth Power {por causa que seu} uma vez que o seu Attack com praticamente nenhum investimento é maior que seu Special Attack com investimento total{, e em razão de} porque Earthquake {ter} tem {mais} maior {BP} Base Power. O mesmo também causa muito mais dano a Toxapex, Tapu Fini e Magearna. Draco Meteor é o STAB mais poderoso de Mega Garchomp e é sua melhor ferramenta para lidar com Tornadus-T, Landorus-T, Rotom-W, Mega Latios e Mega Latias. Fire Blast {o} lhe permite vencer inimigos que {se} de outra maneira o incapacitariam{-no} ou se aproveitariam dele, como Celesteela, Tapu Bulu, Ferrothorn e Mega Mawile em Grassy Terrain.

Detalhes do Set
========

Rough Skin é a melhor ability para Garchomp antes de Mega Evoluir e pode ser usada para desgastar Kartana e Landorus-T utilizando U-turn. Entretanto [No entanto], ele não deveria ser usado dessa forma tão livremente, já que não possui {uma} recovery e não é tão bulky como TankChomp. Uma nature Mild é considerada melhor que uma nature Rash para derrotar a Tornadus-T, Rotom-W e Celesteela com muito mais facilidade enquanto uma diminuição
{da} de Defense não importa tanto quanto uma em Special Defense, pois Mega Garchomp é mais {adepto} competente em fazer check a special attackers como Heatran e Magnezone. Enquanto usar uma nature Naive ou Hasty é viável, não é muito recomendado devido ao poder extra de uma nature Mild ser bem útil contra Tornadus-T, Landorus-T e Rotom-W.

Dicas de Uso
========

Mega Garchomp é melhor usado de early- a mid-game como um wallbreaker e usuário de Stealth Rock. Tente fazê-lo entrar em campo por meio de switches {duplos agressivos} duplas agressivas por U-turn{s} e se {aproveitar} aproveite das saídas forçadas {e} para usar Stealth Rock ou utilizar um {de} dos seus ataques fortes em uma switch-in {preditado} prevista, como Draco Meteor em Rotom-W ou Fire Blast em Celesteela. Ele também pode {dar} fazer switch{s} in em Fire-types como Heatran e Mega Charizard X sem um STAB Dragon-type ou em Electric-types como Zapdos sem Hidden Power Ice e Magnezone. Porém, fique atento com o fato de que ele é suscetível a dano residual e não pode fazer isso continuamente durante uma partida. Quando enfraquecido, também não pode usufruir de seu grande bulk natural, que {o} lhe permite {a} resistir moves poderosos como Hydro Pump de Choice Specs Greninja, Psychic de Mega Alakazam e Leaf Blade de Choice Band Kartana. Ou seja, times com Mega Garchomp não {deveriam} devem depender dele como seu único check para os Fire- e Electric-types supracitados. É uma boa estratégia esperar para Mega Evoluir até que o poder extra seja necessário, o que dá a Pokémon como Mega Latias e Celesteela uma falsa sensação de segurança apenas para {serem} sofrerem um ataque surpresa {atacados} com um Draco Meteor ou Fire Blast {surpresas} . Ademais, Garchomp regular possui uma Speed melhor, sendo mais rápido que Excadrill Jolly, Tapu Lele Modest e todo o resto com o mesmo stat de Speed deles.

Opções de Equipe
========

Tornadus-T é um excelente aliado para Mega Garchomp, já que pode fazer switch{s} in em Landorus-T de forma relativamente livre (apesar de ter que ser cauteloso com Stone Edge), pode fazê-lo entrar em campo {seguro} em segurança contra Heatran e Toxapex por usar U-turn e também consegue vencer checks {mútuas} mútuos como Celesteela e Rotom-W. Ash-Greninja aprecia sua habilidade em {iscar} atrair e enfraquecer Grass-types como Ferrothorn e Tapu Bulu, {o que o facilita a atacar o time inimigo} tornando mais fácil derrotar o time inimigo. Ash-Greninja também pode atrair Toxapex e Magearna para Mega Garchomp tirar vantagem deles. Magearna é outra companheira forte para ele{,}. Variantes ofensivas utilizam bem as aberturas que Mega Garchomp abre em times mais resistentes para {fazer a limpa} finalizar {em} no late-game com Shift Gear, enquanto versões defensivas com Volt Switch {o} lhe permite {a} entrar na batalha em segurança contra Heatran e Toxapex. Ferrothorn forma com ele um ótimo core de utilidade, fornecendo Spikes para acompanhar {sua} Stealth Rock. Leech Seed {faz que Mega Garchomp se beneficie} permite que Mega Garchomp se aproveite de Heatran tentando levar a melhor sobre Ferrothorn, {e} Knock Off incapacita Celesteela e Tangrowth, fazendo com que seja mais fácil atacá-los, e Thunder Wave deixa Tornadus-T e Kartana mais lentos que Garchomp.

Outras Opções
========

Outros Z-Crystals, como Groundium Z ou Firium Z, podem ser usados para dar um OHKO Tapu Fini com +2 de Attack e Tectonic Rage{,} ou nocautear Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive de Fire Fang sob as mesmas condições, apenas precisando de dano prévio mínimo. Porém, ambas estas opções deixam muito a desejar e não são efetivas contra inúmeros Pokémon que Rockium Z permite a Garchomp atacar. Dragonium Z {em conjunto} com Outrage é outra opção para sets com Stealth Rock que ameaça switch{s}-ins comuns como Tangrowth e Landorus-T. {Entretanto} Contudo, como Outrage o prende a usar o move, tal set {tem} pode ter muita dificuldade em {usar} manter Stealth Rock de forma confiável. Endure pode ser utilizado em TankChomp para acumular dano contra physical attackers em geral, mas é bem difícil de se encaixar.

Para Mega Garchomp, Dragon Claw {junto} com Fire Fang é uma alternativa no set de Swords Dance que {o} permite {a} acertar Tapu Bulu e Celesteela sem a necessidade de suporte de sand, mas é superado pelas variantes com Stone Edge e Earthquake, assim como versões mistas de Mega Garchom{o}p que usam a mesma coverage {em} de uma maneira [forma] bem mais formidável.
[\SPOILER]

Parabéns pela tradução, se tiver alguma dúvida é só perguntar. Continue o bom trabalho.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

— As legendas usadas foram (A)notações e (G)ramática. Outras mudanças podem ser conferidas no diff;

— Creio que a diferença de "switch in" e "switch-in" ainda esteja confusa. Por via das dúvidas, deixarei ilustrado um exemplo abaixo:

"Keldeo é uma boa switch-in (1) de Bisharp. Ele pode fazer switch in (2) nos moves Dark- e Steel-types do Pokémon bispo e desferir poderosos golpes, como Hydro Pump e Secret Sword."

Perceba que, no caso (1), "switch-in" está num contexto em que Keldeo é um bom Pokémon para ser colocado na frente de Bisharp. Ele tem característica que fazem dele um Pokémon que consiga entrar facilmente em Bisharp e, ainda por cima, ameaçá-lo. Já no caso (2), "switch in" não é usado com o mesmo contexto da situação (1): no caso (2), Keldeo está exercendo a ação de entrar em (switch in) campo.

Para aprofundar um pouco mais o caso (2), seguem as outras variantes de "switch in" que podem aparecer em futuras análises que você leia:

switch in = entrar em campo. Geralmente é o termo que usamos, mas, caso prefira usar "entrar em campo", atente-se somente à constância sobre o uso do termo.

switch = trocas propriamente ditas. Sair ou entrar, "switches" são trocas mesmo. Pode-se pensar no mesmo acima: se quiser usar "trocas", não vejo problema também, mas fique atento à constância sobre o uso do termo.

switch out = sair de campo. "Switch out" a gente traduz, então, de preferência, use "sair de campo" quando se deparar com esse termo.


Outro artifício que você pode usar é ver o contexto em que o termo está sendo usado na análise. As análises, geralmente, usam os termos no contexto certo, podendo guiá-lo enquanto traduz. Às vezes aparecem de maneira mais discreta, como "Landorus-T can switch into a bunch of Pokémon", mas o contexto, na maioria das vezes, está adequado.


GP 2/2

[SET]
name: Mixed Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Draco Meteor
move 4: Fire Blast
item: Garchompite
ability: Rough Skin
nature: Mild
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Mega Garchomp é um ótimo usuário de Stealth Rock devido à multitude de switches que é capaz de forçar contra Pokémon como Heatran, Magearna e Mega Mawile. Earthquake é usado em vez de Earth Power, visto que seu Attack sem investimentos (A: a estrutura anterior estava meio grande e, por isso, prefiro trocar) é maior do que seu Special Attack com investimento total e Earthquake tem uma Base Power maior. O move também causa muito mais dano a Toxapex, Tapu Fini e Magearna. Draco Meteor é o STAB mais poderoso de Mega Garchomp, sendo sua melhor ferramenta para lidar com Tornadus-T, Landorus-T, Rotom-W, Mega Latios e Mega Latias. Fire Blast lhe permite vencer inimigos que de outra maneira o incapacitariam ou se aproveitariam dele, como Celesteela, Tapu Bulu, Ferrothorn e Mega Mawile em Grassy Terrain.

Detalhes do Set
========

Rough Skin é a melhor ability para Garchomp antes de Mega Evoluir e pode ser usada para desgastar Kartana e Landorus-T utilizando U-turn. No entanto, ele não deveria ser usado tão livremente, já que não possui recovery e sequer é tão bulky quanto TankChomp. Uma nature Mild é considerada melhor do que uma nature Rash para derrotar Tornadus-T, Rotom-W e Celesteela com mais facilidade, enquanto diminuir a Defense não importa tanto quanto reduzir a Special Defense; (A: prefiro optar pelo ponto-vírgula para evitar o conectivo) Mega Garchomp é mais competente em fazer check a special attackers como Heatran e Magnezone. Embora usar uma nature Naive ou Hasty seja viável, não é muito recomendado devido ao poder extra de uma nature Mild ser bem útil contra Tornadus-T, Landorus-T e Rotom-W.

Dicas de Uso
========

Mega Garchomp é melhor usado de early- a mid-game como um wallbreaker e um usuário de Stealth Rock. Tente fazê-lo entrar em campo por meio de switches duplas agressivas através de U-turn e se aproveite das saídas forçadas para usar Stealth Rock ou utilizar um dos seus ataques fortes em uma switch-in prevista, como Draco Meteor em Rotom-W ou Fire Blast em Celesteela. Ele também pode fazer switch in (A: cuidado com a diferença entre "switch in" e "switch-in". Veja o contexto usado na análise) em Fire-types, como Heatran e Mega Charizard X sem um STAB Dragon-type, ou em Electric-types, como Zapdos sem Hidden Power Ice e Magnezone. Porém, fique atento com o fato de que ele é suscetível a dano residual e não pode os receber (A: "fazer isso"? Vago; o "o quê" da ação não ficou muito claro) continuamente durante uma partida. Quando enfraquecido, o mesmo também não pode usufruir de seu grande bulk natural, que lhe permite resistir a moves poderosos como Hydro Pump de Choice Specs Greninja, Psychic de Mega Alakazam e Leaf Blade de Choice Band Kartana. Ou seja, times com Mega Garchomp não devem depender dele como seu único check para os Fire- e Electric-types citados. É uma boa estratégia esperar para Mega Evoluir até que o poder extra seja necessário, o que dá a Pokémon como Mega Latias e Celesteela uma falsa sensação de segurança apenas para sofrerem um ataque surpresa de um Draco Meteor ou Fire Blast. Ademais, Garchomp regular possui uma Speed melhor, sendo mais rápido do que Jolly Excadrill, Modest (A: nós colocamos o nome da nature na frente mesmo. Pode ser o mesmo com itens ou sets. Por exemplo, "Um Choice Scarf Landorus-T é útil para fazer certas jogadas. Mas, se você quer poder de fogo, então um Adamant Landorus-T pode ser interessante") Tapu Lele e todo o resto com a mesma Speed deles.

Opções de Equipe
========

Tornadus-T é um excelente aliado para Mega Garchomp, já que consegue fazer switch in em Landorus-T com relativa facilidade (apesar de ter que ser cauteloso com Stone Edge), pode ajudá-lo a entrar em campo em segurança contra Heatran e Toxapex por meio de U-turn e é capaz de vencer checks mútuos como Celesteela e Rotom-W. Ash-Greninja aprecia a habilidade de Mega Garchomp atrair e enfraquecer Grass-types como Ferrothorn e Tapu Bulu, facilitando vencer o time inimigo quando esses Pokémon estão enfraquecidos ou derrotados. Ash-Greninja também pode atrair Toxapex e Magearna para Mega Garchomp tirar vantagem deles. Magearna é outra companheira forte para ele. Variantes ofensivas utilizam bem as aberturas que Mega Garchomp abre em times mais resistentes para finalizar no late-game com Shift Gear, enquanto versões defensivas com Volt Switch lhe permite entrar na batalha em segurança contra Heatran e Toxapex. Ferrothorn forma com ele um ótimo core de utilidade, fornecendo Spikes para acompanhar Stealth Rock. Leech Seed permite que Mega Garchomp se aproveite de Heatran tentando levar a melhor contra Ferrothorn, Knock Off incapacita Celesteela e Tangrowth, fazendo com que seja mais fácil atacá-los, e Thunder Wave deixa Tornadus-T e Kartana mais lentos do que Garchomp, deixando-os, assim, mais vulneráveis.

Outras Opções
========

Outros Z-Crystals, como Groundium Z ou Firium Z, podem ser usados para dar um OHKO em Tapu Fini com +2 de Attack e Tectonic Rage ou nocautear Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive de Fire Fang sob as mesmas condições, apenas precisando de dano prévio mínimo. Porém, ambas essas (G: lembre-se de que, quando for retomar informações, o ideal é usar "esse", "essa" e as variantes desses pronomes) opções deixam muito a desejar e não são tão efetivas contra vários (A: evite hipérboles, exagerar algo) Pokémon que Rockium Z permite a Garchomp atacar. Dragonium Z com Outrage é outra opção para sets com Stealth Rock que ameaça switch-ins comuns, tais como Tangrowth e Landorus-T. Contudo, como Outrage o prende no move, tal set pode ter muita dificuldade em manter Stealth Rock de forma confiável. Endure pode ser utilizado em TankChomp para acumular dano contra physical attackers em geral, mas é bem difícil de se encaixar.

Para Mega Garchomp, Dragon Claw com Fire Fang é uma alternativa no set de Swords Dance que lhe permite acertar Tapu Bulu e Celesteela sem a necessidade de suporte de sand, mas é superado pelas variantes com Stone Edge e Earthquake, assim como versões mixed (A: na verdade creio que o "mistas" poderia encaixar, mas, tal como "physical attackers" e "special attackers" que mantemos no inglês, "mixed attacker" também está valendo) de Mega Garchomp que usam a mesma coverage de uma maneira bem mais formidável.

[CREDITS]
-Written by: [[OldAmberPlays, 232261], [talah, 248449]]
-Translated by: [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by: [[Pinboim3, 435279], [Repu, 304761]]
-Quality checked by: [[Jordy, 395754], [lyd, 303291], [Leo, 328915], [GMars, 273636]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/fJ3B8vBx:

[SET]
name: Mixed Stealth Rock
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Draco Meteor
move 4: Fire Blast
item: Garchompite
ability: Rough Skin
nature: Mild
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Mega Garchomp é um ótimo usuário de Stealth Rock devido à multitude de switches que é capaz de forçar contra Pokémon como Heatran, Magearna e Mega Mawile. Earthquake é usado em vez de Earth Power, visto que seu Attack sem investimentos é maior do que seu Special Attack com investimento total e Earthquake tem uma Base Power maior. O move também causa muito mais dano a Toxapex, Tapu Fini e Magearna. Draco Meteor é o STAB mais poderoso de Mega Garchomp, sendo sua melhor ferramenta para lidar com Tornadus-T, Landorus-T, Rotom-W, Mega Latios e Mega Latias. Fire Blast lhe permite vencer inimigos que de outra maneira o incapacitariam ou se aproveitariam dele, como Celesteela, Tapu Bulu, Ferrothorn e Mega Mawile em Grassy Terrain.

Detalhes do Set
========

Rough Skin é a melhor ability para Garchomp antes de Mega Evoluir e pode ser usada para desgastar Kartana e Landorus-T utilizando U-turn. No entanto, ele não deveria ser usado tão livremente, já que não possui recovery e sequer é tão bulky quanto TankChomp. Uma nature Mild é considerada melhor do que uma nature Rash para derrotar Tornadus-T, Rotom-W e Celesteela com mais facilidade, enquanto diminuir a Defense não importa tanto quanto reduzir a Special Defense; Mega Garchomp é mais competente em fazer check a special attackers como Heatran e Magnezone. Embora usar uma nature Naive ou Hasty seja viável, não é muito recomendado devido ao poder extra de uma nature Mild ser bem útil contra Tornadus-T, Landorus-T e Rotom-W.

Dicas de Uso
========

Mega Garchomp é melhor usado de early- a mid-game como um wallbreaker e um usuário de Stealth Rock. Tente fazê-lo entrar em campo por meio de switches duplas agressivas através de U-turn e se aproveite das saídas forçadas para usar Stealth Rock ou utilizar um dos seus ataques fortes em uma switch-in prevista, como Draco Meteor em Rotom-W ou Fire Blast em Celesteela. Ele também pode fazer switch in em Fire-types, como Heatran e Mega Charizard X sem um STAB Dragon-type, ou em Electric-types, como Zapdos sem Hidden Power Ice e Magnezone. Porém, fique atento com o fato de que ele é suscetível a dano residual e não pode os receber continuamente durante uma partida. Quando enfraquecido, o mesmo também não pode usufruir de seu grande bulk natural, que lhe permite resistir a moves poderosos como Hydro Pump de Choice Specs Greninja, Psychic de Mega Alakazam e Leaf Blade de Choice Band Kartana. Ou seja, times com Mega Garchomp não devem depender dele como seu único check para os Fire- e Electric-types citados. É uma boa estratégia esperar para Mega Evoluir até que o poder extra seja necessário, o que dá a Pokémon como Mega Latias e Celesteela uma falsa sensação de segurança apenas para sofrerem um ataque surpresa de um Draco Meteor ou Fire Blast. Ademais, Garchomp regular possui uma Speed melhor, sendo mais rápido do que Jolly Excadrill, Modest Tapu Lele e todo o resto com a mesma Speed deles.

Opções de Equipe
========

Tornadus-T é um excelente aliado para Mega Garchomp, já que consegue fazer switch in em Landorus-T com relativa facilidade (apesar de ter que ser cauteloso com Stone Edge), pode ajudá-lo a entrar em campo em segurança contra Heatran e Toxapex por meio de U-turn e é capaz de vencer checks mútuos como Celesteela e Rotom-W. Ash-Greninja aprecia a habilidade de Mega Garchomp atrair e enfraquecer Grass-types como Ferrothorn e Tapu Bulu, facilitando vencer o time inimigo quando esses Pokémon estão enfraquecidos ou derrotados. Ash-Greninja também pode atrair Toxapex e Magearna para Mega Garchomp tirar vantagem deles. Magearna é outra companheira forte para ele. Variantes ofensivas utilizam bem as aberturas que Mega Garchomp abre em times mais resistentes para finalizar no late-game com Shift Gear, enquanto versões defensivas com Volt Switch lhe permite entrar na batalha em segurança contra Heatran e Toxapex. Ferrothorn forma com ele um ótimo core de utilidade, fornecendo Spikes para acompanhar Stealth Rock. Leech Seed permite que Mega Garchomp se aproveite de Heatran tentando levar a melhor contra Ferrothorn, Knock Off incapacita Celesteela e Tangrowth, fazendo com que seja mais fácil atacá-los, e Thunder Wave deixa Tornadus-T e Kartana mais lentos do que Garchomp, deixando-os, assim, mais vulneráveis.

Outras Opções
========

Outros Z-Crystals, como Groundium Z ou Firium Z, podem ser usados para dar um OHKO em Tapu Fini com +2 de Attack e Tectonic Rage ou nocautear Tangrowth, Celesteela e Skarmory com Inferno Overdrive de Fire Fang sob as mesmas condições, apenas precisando de dano prévio mínimo. Porém, ambas essas opções deixam muito a desejar e não são tão efetivas contra vários Pokémon que Rockium Z permite a Garchomp atacar. Dragonium Z com Outrage é outra opção para sets com Stealth Rock que ameaça switch-ins comuns, tais como Tangrowth e Landorus-T. Contudo, como Outrage o prende no move, tal set pode ter muita dificuldade em manter Stealth Rock de forma confiável. Endure pode ser utilizado em TankChomp para acumular dano contra physical attackers em geral, mas é bem difícil de se encaixar.

Para Mega Garchomp, Dragon Claw com Fire Fang é uma alternativa no set de Swords Dance que lhe permite acertar Tapu Bulu e Celesteela sem a necessidade de suporte de sand, mas é superado pelas variantes com Stone Edge e Earthquake, assim como versões mixed de Mega Garchomp que usam a mesma coverage de uma maneira bem mais formidável.

[CREDITS]
-Written by: [[OldAmberPlays, 232261], [talah, 248449]]
-Translated by: [[LMatthew, 479407]]
-Grammar checked by: [[Pinboim3, 435279], [Repu, 304761]]
-Quality checked by: [[Jordy, 395754], [lyd, 303291], [Leo, 328915], [GMars, 273636]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top