Monotype Garchomp (Dragon)

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/garchomp/monotype/


[OVERVIEW]

Dragon
========

A boa tipagem de Garchomp, bons stats ofensivos, um decente bulk no geral, uma Speed tier bastante sólida e o raro acesso a Stealth Rock fazem dele uma opção desejável para times Dragon. Seu STAB Ground-type é muito apreciado contra Steel- e Poison-types, como Jirachi, Stakataka, Toxapex e Nidoking. Ele também previne o pivot com Volt Switch, o que pode ser útil contra Electric-types, como Zapdos e Magnezone. Seu bulk acima da média também faz com o que consiga usar Stealth Rock com facilidade enquanto ainda evita de receber 2HKO por Mega Aerodactyl e Celebi. Porém, Garchomp possui várias fraquezas notáveis, que incluem uma falta de recovery e fraquezas aos golpes Ice- e Fairy-type de Mamoswine e Clefable. Como Garchomp é usado principalmente para providenciar suporte com Stealth Rock, seu moveset é muitas vezes previsível e simples de jogar em torno dele caso seja pressionado corretamente. Além disso, ele tem dificuldade de passar por alguns Steel- e Grass-types, como Celesteela e Tapu Bulu, visto que sua melhor coverage, Fire Blast, não possui muita força.

[SET]
name: Stealth Rock Lead (Dragon)
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Outrage / Toxic
move 4: Fire Blast
item: Focus Sash
ability: Rough Skin
nature: Naive
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock danifica os inimigos quando entram em campo e é incrivelmente útil para enfraquecer Ice-types ameaçadores, como Weavile e Kyurem-B. Earthquake é o melhor STAB Ground-type e acerta os problemáticos Steel- e Poison-types, como Heatran, Jirachi e Toxapex, com dano super efetivo. Outrage é o seu principal e o mais poderoso STAB Dragon-type que foi feito para realmente dar dano em Pokemon que são imune ou resistentes a Ground, como Tornadus-T e Breloom. Alternativamente, Toxic é uma opção contra oponentes que são focados em Defense ou usuários de Defog, como Slowbro, Mantine e Zapdos, como uma forma de aplicar pressão, colocando-os contra o tempo. Fire Blast é usado contra Steel-types que não são fracos a Earthquake, como Celesteela e Ferrothorn.

Detalhes do Set
========

A maximização dos EVs de Speed e Attack junto de uma nature Naive permitem que Garchomp ataque o mais forte e o mais rápido possível, ultrapassando ameaças como Mega Charizard X e Landorus. Rough Skin permite-lhe infligir um pouco de dano em qualquer inimigo que lhe faça contato físico. Focus Sash faz com que ele possa receber qualquer ataque quando estiver com seu HP completo e é especialmente útil para ameaçar dar KO em Mega Diancie e Latios caso estiver totalmente saudável, garantindo que coloque Stealth Rock em campo.

Dicas de Uso
========

Este set de Garchomp age como lead para muitos times Dragon, visto que seu propósito principal é usar Stealth Rock para permitir que seus companheiros, como Dragonite e Kyurem-B, derrotem a maior parte do metagame. Por causa de seu papel, Garchomp é praticamente dispensável após o uso de Stealth Rock. Porém, é importante mantê-lo com bastante HP contra times Steel, visto que sua coverage Ground- e Fire-type pode derrotar muitos oponentes bulky, como Heatran, Mega Scizor e Ferrothorn. Evite dano residual de entry hazards e condição de status, visto que ambos quebram o Focus Sash de Garchomp e permitem que oponentes, como Latios e Keldeo, derrotem-no. Enquanto Garchomp faz o papel de lead, ele ainda pode efetivamente causar dano nos inimigos. Para dar mais dano após o uso de Stealth Rock, evite burn, já que este diminui a quantidade de dano produzida por ele. Celesteela e Gliscor, em particular, são os dois melhores pivots para Garchomp, apesar de ele ainda possuir coverage contra o primeiro citado. Por isso é melhor entrar com Kyurem-B antecipando a entrada de qualquer um desses dois adversários. Ao longo dos turnos, isso irá consistentemente aplicar pressão no oponente, forçando muitas switches enquanto ainda mantém o momentum ofensivo.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Latios pode agir como um revenge killer e como um usuário de Defog, ainda podendo fazer check a muitos oponentes que ameaçariam Garchomp, como Keldeo e Nihilego. Kyurem-B possui indiscutivelmente a melhor coverage BoltBeam no metagame, que combina perfeitamente com Stealth Rock de Garchomp para destruir times Flying. Em compensação, Garchomp faz soft checks a Steel-types que ameaçam Kyurem-B, como Scizor e Ferrothorn. Mega Latias é uma setup sweeper que aprecia o dano de Stealth Rock nos oponentes a cada troca durante a batalha. Ela pode utilizar o seu insano bulk, Calm Mind e Refresh para demolir walls extremamente fortes, como Porygon2 e Mantine, nas quais Garchomp não pode fazer muita coisa sem Toxic. Mega Altaria é outro setup sweeper que pode usar Dragon Dance e Refresh para destruir pivots bulky, como Mega Sableye e Zapdos, enquanto ainda pode fazer check a outros Dragon-types, como Mega Latias e Dragonite. Choice Band Dragonite é um poderoso physical wallbreaker que pode demolir walls defensivas, como Toxapex e Gliscor. Além disso, o seu acesso a Extreme Speed é importante para conseguir fazer revenge kill em ameaças mais rápidas, como Choice Scarf Greninja e Weavile, ambos que ameaçariam imensamente Garchomp. Kommo-o é um setup sweeper misto que com Kommonium Z dispara um poderoso ataque contra o oponente, aumentando todos os seus stats, sendo incrivelmente útil para derrotar pivots defensivos, como Mega Venusaur e Mandibuzz. Juntos, Garchomp e Kommo-o conseguem criar um core contra Steel usando suas coverages. Choice Scarf Hydreigon é um forma menos usada de fazer check em oponentes mais rápidos em xeque, podendo também ameaçar Psychic-types que conseguem fazer wall a Garchomp, como Mew e Reuniclus. O seu acesso a U-turn também permite que times Dragon mantenham momentum ofensivo.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dragon
--------

Um Garchomp defensivo com seus EVs distribuídos em 252 HP / 164 / Def / 92 Spe com Rocky Helmet ou Leftovers pode ser usado como um tank focado em Defense contra ameaças como Mega Lopunny e Excadrill. Porém, a falta de Speed e de Focus Sash neste set defensivo o deixa suscetível a levar OHKO de muitos ataques a qual possui desvantagem, como o Moonblast de Mega Diancie e Hidden Power Ice de Nihilego. Ele é também vulnerável a ataques mais lentos, como Kyurem-B e Choice Band Tapu Bulu. Garchompite é um item de nicho que aumenta imensamente o poder ofensivo de Garchomp e o permite ser uma presença ameaçadora contra times Steel por sua poderosa coverage. Porém, isso também diminui a Speed de Mega Garchomp ao ponto de ser mais lento que Mega Charizard X, Kyurem-B, entre outros, dando uma oportunidade melhor de setup para estes inimigos. Além do mais, Mega Garchomp enfrenta competição de outras Mega Evolutions, como Mega Latias e Mega Altaria, visto que suas capacidades de setup e opções de recovery são melhores para times Dragon.

Checks e Counters
===================

Dragon
--------

**Coverage Super Efetiva**: Ice-types, como Alolan Ninetales e Weavile, juntamente com qualquer Pokémon que possua coverage Ice-type, como Greninja, Nihilego ou Keldeo, podem ameaçar a dar KO em Garchomp graças a sua arrasadora fraqueza quádrupla a moves desse tipo. Fairy-types como Mega Altaria e Clefable conseguem derrotar Garchomp com seus STABs Fairy-type enquanto ainda são imunes aos STABs Dragon-type de Garchomp.

**Inimigos Focados em Defense**: Ameaças focadas em Defense, como Celesteela e Gliscor, possuem o bulk para lidar com quaisquer moves que Garchomp possa usar e podem se recuperar de qualquer dano tomado.

**Anti-Leads**: Usuários de Magic Bounce, como Mega Diancie e Mega Sableye, junto de rápidos usuários de Taunt, como Deoxys-S e Aerodactyl, podem prevenir que Garchomp coloque Stealth Rock em campo enquanto ainda podem colocar seus próprios entry hazards ou distribuir condições de status. Porém, Mega Diancie pode ser ameaçada com Earthquake caso Garchomp esteja com o HP cheio.

**Ameaças Mais Rápidas**: Mesmo que Garchomp leve Focus Sash para impedir que tome OHKO com o HP cheio, ele ainda é prejudicado por ameaças ofensivas mais rápidas, como Mega Pinsir e Alakazam, após ter tomado algum dano pequeno.

[CREDITS]
- Written by: [[Haaku, 194098], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Menegucci, 483783]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Tico Meu, 413994]]
- Quality control by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [iLlama, 296591] [Vid, 239907]]
 
Last edited:
GP 1/2!

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar/modificar), azul (adicionar) e vermelho (comentários adicionais).

[OVERVIEW]

Dragon
========

O type A boa tipagem de Garchomp, bons stats ofensivos, um decente bulk no geral, uma tier de Speed Speed tier bastante sólida e o raro acesso a Stealth Rock fazem com que dele seja uma opção desejável para times Dragon. Seu Ground-type STAB é muito apreciado quando contra Steel- e Poison-types como Jirachi, Stakataka, Toxapex e Nidoking. Ele também previne fazer o pivot com Volt Switch, o que pode ser útil contra Electric-types como Zapdos e Magnezone. Seu bulk acima da média também faz com o que signifca que Garchomp pode consiga usar Stealth Rock com facilidade enquanto ainda evita de receber 2HKO por Mega Aerodactyl e Celebi. (Adicionar ponto) Porém, Garchomp possui várias fraquezas notáveis, que incluem uma falta de recovery e fraquezas para aos golpes Ice- e Fairy-type de Mamoswine e Clefable. Como Garchomp é usado principalmente para providenciar suporte com Stealth Rock, seu moveset é muitas vezes previsível e simples de jogar em torno dele caso seja pressionado corretamente. Além disso, Garchomp ele tem dificuldade de passar por alguns Steel- e Grass-types, como Celesteela e Tapu Bulu, visto que seu sua melhor move de coverage, Fire Blast, não possui muita força.

[SET]
name: Stealth Rock Lead (Dragon)
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Outrage / Toxic
move 4: Fire Blast
item: Focus Sash
ability: Rough Skin
nature: Naive
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock dá dano em danifica os inimigos quando entram em batalha campo e é incrivelmente útil para enfraquecer Ice-types ameaçadores como Weavile e Kyurem-B. Earthquake é o melhor STAB Ground-type STAB move e acerta os problemáticos Steel- e Poison-type, como Heatran, Jirachi e Toxapex, dando com dano super efetivo neles. Outrage é o principal e o mais poderoso STAB Dragon-type STAB move de Garchomp e seu mais poderoso move que é foi feito para realmente dar dano em Pokemons (Pokémon já está no plural) que são imune ou resistentes a Ground, como Tornadus-T e Breloom. Alternativamente, Toxic é uma opção contra oponentes que são defensivos fisicamente ou usuários de Defog, como Slowbro, Mantine e Zapdos como uma forma de aplicar pressão, colocando-os contra o tempo. Fire Blast é usado contra Steel-types que não são fracos ao Earthquake, como Celesteela e Ferrothorn.

Detalhes do Set
========

A maximização dos EVs de Speed e Attacks (Não precisa colocar Attack no plural) junto de uma nature Naive permitem com que Garchomp dê o maior dano possível e na acerte o mais forte e o mais rápido maior velocidade possível, ultrapassando ameaças como Mega Charizard X e Landorus. Rough Skin permite-lhe que Garchomp inflinja infligir um pouco de dano em qualquer inimigo que lhe faça contato físico com ele. Focus Sash faz com que ele possa receber qualquer ataque quando estiver com seu HP completo vida cheia e é especialmente útil para ameaçar dar KO em Mega Diancie e Latios quando com vida cheia estiver totalmente saudável, e é garantindo que irá conseguir usar o setup de Stealth Rock

Dicas de Uso
========

Este set de Garchomp age como lead para muitos times Dragon, visto que seu propósito principal é usar Stealth Rock para permitir que seus companheiros, como Dragonite e Kyurem-B, derrotem a maior parte do metagame. Por causa de seu papel, Garchomp é praticamente dispensável após o uso de Stealth Rock. Porém, é importante mantê-lo ele com bastante vida contra times Steel, visto que sua coverage de Ground- e Fire-type pode debilitar muitos oponentes bulky, como Heatran, Mega Scizor e Ferrothorn. Evite dano residual de entry hazards e condição de status conditions, visto que ambos quebram o Focus Sash de Garchomp e permite que oponentes como Latios e Keldeo a darem OHKO nele derrotem-no. Enquanto Garchomp age como faz o papel de lead (evitando repetição), ele ainda pode efetivamente causar dano nos inimigos. Para dar mais dano após o uso de Stealth Rock, evite burn, já que este limita o seu output de dano de Garchomp. Celesteela e Gliscor em particular são excelentes para fazer pivot em qualquer coisa que Garchomp possa fazer, apesar de ainda possuir coverage contra o primeiro citado, então é melhor fazer switch in no em Kyurem-B em como antecipação a quaisquer switch-ins (adicionar hífen) que possam ser feitas. Ao longo dos turnos, isso irá consistentemente aplicar pressão no oponente, forçando muitas switches enquanto ainda estiver mantendo o momentum ofensivo.

Opções de Equipe
========

Latios de Choice Scarf age tanto pode agir como um revenge killer e como um usuário de Defog, ainda podendo fazer check em muitos oponentes que ameaçariam Garchomp, como Keldeo e Nihilego. Kyurem-B possui indiscutivelmente a melhor coverage de BoltBeam no metagame, que combina perfeitamente com Stealth Rock de Garchomp para destruir times Flying. Em compensação, Garchomp faz soft checks seguros em Steel-types que ameaçam Kyurem-B, como Scizor e Ferrothorn. Mega Latias é uma setup sweeper que aprecia o dano de Stealth Rock dando dano em nos oponentes a cada troca durante a batalha. Ela pode utilizar o seu insano bulk, Calm Mind e Refresh para demolir walls extremamente fortes, como Porygon2 e Mantine, nas quais Garchomp não pode fazer muita coisa sem Toxic. Mega Altaria é outro setup sweeper que pode usar Dragon Dance e Refresh para destruir pivots bulky, como Mega Sableye e Zapdos, enquanto ainda pode fazer check em outros Dragon-types, como Mega Latias e Dragonite. Dragonite de Choice Band é um poderoso physical wallbreaker que pode demolir walls defensivas como Toxapex e Gliscor. Além disso, o seu acesso dele a Extreme Speed é importante para conseguir fazer revenge kill em ameaças mais rápidas, como Choice Scarf Greninja e Weavile, ambos que ameaçariam imensamente Garchomp. Kommo-o é um setup sweeper misto que usa com Kommonium Z para dispara um poderoso ataque contra um o oponente, (adicionar vírgula) enquanto ainda aumentando todos os seus seus stats, sendo incrivelmente útil para derrotar pivots defensivos como Mega Venusar e Mandibuzz. Juntos, Garchomp e Kommo-o conseguem criar um Steel-breaking core contra Steel usando a combinação de suas coverages. Hydreigon de Choice Scarf é um forma um tanto incomum de fazer check em oponentes mais rápidos, porém possui a habilidade de podendo também ameaçar Psychic-types que conseguem fazer wall em Garchomp, (retirar ponto) como Mew e Reuniclus. O seu acesso a U-turn também permite que times Dragon mantenham o seu momentum ofensivo.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dragon
--------

Um Garchomp defensivo com seus EVs distribuídos em 252 HP / 164 / Def / 92 Spe com usando ou Rocky Helmet ou Leftovers pode ser usado como um tank fisicamente defensivo contra ameaças como Mega Lopunny e Excadrill. Porém, a falta de Speed e de Focus Sash neste set defensivo o deixa Garchomp suscetível a levar OHKO de muitos atacantes que ele possui desvantagem, como o Moonblast de Mega Diancie e Hidden Power Ice de Nihilego. Ele é também vulnerável a attackers mais lentos, como Kyurem-B e Tapu Bulu de Choice Band. Garchompite é um item considerado como nicho que aumenta imensamente o poder ofensivo de Garchomp e o permite ser uma presença ameaçadora contra times Steel por sua poderosa coverage. Porém, isso também diminui a Speed de Mega Garchomp ao um ponto de ser onde ele é mais lento que Mega Charizard X, Kyurem-B, entre outros, dando uma oportunidade melhor de setup para estes inimigos. Além do mais, Mega Garchomp enfrenta competição de outras Mega Evolutions, como Mega Latias e Mega Altaria, visto que suas capacidades de setup e de recovery são melhores para times Dragon.

Checks e Counters
===================

Dragon
--------

**Coverage Super Efetiva**: Ice-types como Alolan Ninetales e Weavile, juntamente com os quais possuem de tudo que possui coverage Ice-type como Greninja, Nihilego ou Keldeo, podem ameaçar a dar KO em Garchomp graças a sua arrasadora fraqueza 4x quádrupla a moves Ice-type moves. Fairy-types como Mega Altaria e Clefable conseguem derrotar Garchomp com seus Fairy-types STAB moves enquanto ainda são imunes aos seus STABs Dragon-type STAB moves dele.

**Inimigos Fisicamentes Defensivos**: Ameaças fisicamente defensivas como Celesteela e Gliscor possuem o bulk para lidar com quaisquer moves que Garchomp possa usar, além de conseguirem uma recovery após e pode dar recover em qualquer dano tomado.

**Anti-Leads**: Usuários de Magic Bounce como Mega Diancie e Mega Sableye, junto de rápidos usuários de Taunt como Deoxys-S e Aerodactyl, podem prevenir Stealth Rock de Garchomp enquanto ainda podem colocar seus próprios entry hazards ou aumentar seus stats. Porém, Mega Diancie pode ser ameaçada com Earthquake caso Garchomp esteja de vida cheia.

**Ameaças Mais Rápidas**: Mesmo que Garchomp carrege leve Focus Sash para impedir que tome OHKO de vida cheia, ele ainda é prejudicado por ameaças ofensivas mais rápidas, como Mega Pinsir e Alakazam após ter tomado algum dano pequeno.


Qualquer dúvida fale comigo e complete seu GP por favor.
 
Last edited:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover e (Comentários)

Desculpa por demorar um pouco com a tradução, estava meio sem tempo, recomendaria que você expandisse o vocabulário para não haver repetição de certas palavras, mas fora isso é uma boa tradução.

[OVERVIEW]

Dragon
========

A boa tipagem de Garchomp, bons stats ofensivos, um decente bulk no geral, uma Speed tier bastante sólida e o raro acesso a Stealth Rock fazem dele uma opção desejável para times Dragon. Seu STAB Ground-type STAB é muito apreciado contra Steel- e Poison-types, (Adicionar Vírgula) como Jirachi, Stakataka, Toxapex e Nidoking. Ele também previne o pivot com Volt Switch, o que pode ser útil contra Electric-types, (AV) como Zapdos e Magnezone. Seu bulk acima da média também faz com o que consiga usar Stealth Rock com facilidade enquanto ainda evita de receber 2HKO por Mega Aerodactyl e Celebi. Porém, Garchomp possui várias fraquezas notáveis, que incluem uma falta de recovery e fraquezas aos golpes Ice- e Fairy-type de Mamoswine e Clefable. Como Garchomp é usado principalmente para providenciar suporte com Stealth Rock, seu moveset é muitas vezes previsível e simples de jogar em torno dele caso seja pressionado corretamente. Além disso, ele tem dificuldade de (em) passar por alguns Steel- e Grass-types, como Celesteela e Tapu Bulu, visto que sua melhor coverage, Fire Blast, não possui muita força.

[SET]
name: Stealth Rock Lead (Dragon)
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Outrage / Toxic
move 4: Fire Blast
item: Focus Sash
ability: Rough Skin
nature: Naive
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Stealth Rock danifica os inimigos quando entram em campo e é incrivelmente útil para enfraquecer Ice-types ameaçadores, (AV) como Weavile e Kyurem-B. Earthquake é o melhor STAB Ground-type de Garchomp (só pra deixar mais de acordo com o original) e acerta os problemáticos Steel- e Poison-types, como Heatran, Jirachi e Toxapex, com dano super efetivo. Outrage é o seu principal e o mais poderoso STAB Dragon-type de Garchomp que foi feito para realmente dar dano em Pokemon que são imune ou resistentes a Ground, como Tornadus-T e Breloom. Alternativamente, Toxic é uma opção contra oponentes que são defensivos fisicamente focados em Defense ou usuários de Defog, como Slowbro, Mantine e Zapdos, (AV) como uma forma de aplicar pressão, colocando-os contra o tempo. Fire Blast é usado contra Steel-types que não são fracos a Earthquake, como Celesteela e Ferrothorn.

Detalhes do Set
========

A maximização dos EVs de Speed e Attack junto de uma nature Naive permitem com que Garchomp acerte ataque (acho que "ataque" se encaixa melhor nesse contexto) o mais forte e o mais rápido possível, ultrapassando ameaças como Mega Charizard X e Landorus. Rough Skin permite-lhe infligir um pouco de dano em qualquer inimigo que lhe faça contato físico. Focus Sash faz com que ele possa receber qualquer ataque quando estiver com seu HP completo e é especialmente útil para ameaçar dar KO em Mega Diancie e Latios quando caso estiver totalmente saudável, garantindo o setup de que coloque Stealth Rock em campo. (Adicionar Ponto Final)

Dicas de Uso
========

Este set de Garchomp age como lead para muitos times Dragon, visto que seu propósito principal é usar Stealth Rock para permitir que seus companheiros, como Dragonite e Kyurem-B, derrotem a maior parte do metagame. Por causa de seu papel, Garchomp é praticamente dispensável após o uso de Stealth Rock. Porém, é importante mantê-lo com bastante vida HP ("vida" não é sinônimo de "HP") contra times Steel, visto que sua coverage Ground- e Fire-type pode debilitar derrotar (acho "derrotar" bem mais apropriado nesse caso) muitos oponentes bulky, como Heatran, Mega Scizor e Ferrothorn. Evite dano residual de entry hazards e condição de status, visto que ambos quebram o Focus Sash de Garchomp e permitem que oponentes, (AV) como Latios e Keldeo, (AV) derrotem-no. Enquanto Garchomp faz o papel de lead, ele ainda pode efetivamente causar dano nos inimigos. Para dar mais dano após o uso de Stealth Rock, evite burn, já que este limita seu output de diminui a quantidade dano que produzida por ele. Celesteela e Gliscor, (AV) em particular, (AV) são excelentes para fazer pivot em qualquer coisa os dois melhores pivots para Garchomp, apesar de ele ainda possuir coverage contra o primeiro citado, então. Por isso (Remover Vírgula e Adicionar Ponto) é melhor fazer switch in em entrar com Kyurem-B como antecipação a quaisquer switch-ins que possam ser feitas antecipando a entrada de qualquer um desses dois adversários. (pelo que entendi da frase, Gliscor e Celesteela conseguem aguentar qualquer ataque de Garchomp, por isso é melhor entrar com Kyurem-B prevendo esse movimento) Ao longo dos turnos, isso irá consistentemente aplicar pressão no oponente, forçando muitas switches enquanto ainda estiver mantendo mantém (as switches vão manter o momentum ofensivo) o momentum ofensivo.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Latios de Choice Scarf (o nome do item deve ir antes do nome do Pokémon) pode agir como um revenge killer e como um usuário de Defog, ainda podendo fazer check em a (o termo correto é "fazer check a) muitos oponentes que ameaçariam Garchomp, como Keldeo e Nihilego. Kyurem-B possui indiscutivelmente a melhor coverage BoltBeam no metagame, que combina perfeitamente com Stealth Rock de Garchomp para destruir times Flying. Em compensação, Garchomp faz soft checks seguros em a ("soft checks" soa melhor) Steel-types que ameaçam Kyurem-B, como Scizor e Ferrothorn. Mega Latias é uma setup sweeper que aprecia o dano de Stealth Rock nos oponentes a cada troca durante a batalha. Ela pode utilizar o seu insano bulk, Calm Mind e Refresh para demolir walls extremamente fortes, como Porygon2 e Mantine, nas quais Garchomp não pode fazer muita coisa sem Toxic. Mega Altaria é outro setup sweeper que pode usar Dragon Dance e Refresh para destruir pivots bulky, como Mega Sableye e Zapdos, enquanto ainda pode fazer check em a outros Dragon-types, como Mega Latias e Dragonite. Choice Band Dragonite de Choice Band é um poderoso physical wallbreaker que pode demolir walls defensivas, (AV) como Toxapex e Gliscor. Além disso, o seu acesso a Extreme Speed é importante para conseguir fazer revenge kill em ameaças mais rápidas, como Choice Scarf Greninja e Weavile, ambos que ameaçariam imensamente Garchomp. Kommo-o é um setup sweeper misto que com Kommonium Z dispara um poderoso ataque contra o oponente, aumentando todos os seus stats, sendo incrivelmente útil para derrotar pivots defensivos, (AV) como Mega Venusaur e Mandibuzz. Juntos, Garchomp e Kommo-o conseguem criar um core contra Steel usando suas coverages. Choice Scarf Hydreigon de Choice Scarf é um forma um tanto incomum menos usada (acho que "um tanto incomum" é um pouco demais, "menos usada" se encaixa melhor) de fazer check em oponentes mais rápidos em xeque (nesse caso "check" é traduzido), podendo também ameaçar Psychic-types que conseguem fazer wall em a Garchomp, como Mew e Reuniclus. O seu acesso a U-turn também permite que times Dragon mantenham o seu (não vejo necessidades do "o seu") momentum ofensivo.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Dragon
--------

Um Garchomp defensivo com seus EVs distribuídos em 252 HP / 164 / Def / 92 Spe com Rocky Helmet ou Leftovers pode ser usado como um tank fisicamente defensivo focado em Defense contra ameaças como Mega Lopunny e Excadrill. Porém, a falta de Speed e de Focus Sash neste set defensivo o deixa suscetível a levar OHKO de muitos atacantes que ataques a qual (aqui era "attacks" no original) possui desvantagem, como o Moonblast de Mega Diancie e Hidden Power Ice de Nihilego. Ele é também vulnerável a attackers (quando "attackers" não está acompanhado ele é traduzido) mais lentos, como Kyurem-B e Choice Band Tapu Bulu de Choice Band. Garchompite é um item considerado como de nicho que aumenta imensamente o poder ofensivo de Garchomp e o permite ser uma presença ameaçadora contra times Steel por sua poderosa coverage. Porém, isso também diminui a Speed de Mega Garchomp ao ponto de ser mais lento que Mega Charizard X, Kyurem-B, entre outros, dando uma oportunidade melhor de setup para estes inimigos. Além do mais, Mega Garchomp enfrenta competição de outras Mega Evolutions, como Mega Latias e Mega Altaria, visto que suas capacidades de setup e opções de recovery são melhores para times Dragon.

Checks e Counters
===================

Dragon
--------

**Coverage Super Efetiva**: Ice-types, (AV) como Alolan Ninetales e Weavile, juntamente com os quais possuem qualquer Pokémon que possua (acho que a frase fica muito no ar sem "Pokémon") coverage Ice-type, (AV) como Greninja, Nihilego ou Keldeo, podem ameaçar a dar KO em Garchomp graças a sua arrasadora fraqueza quádrupla a moves Ice-type desse tipo. Fairy-types como Mega Altaria e Clefable conseguem derrotar Garchomp com seus STABs Fairy-types STAB moves enquanto ainda são imunes aos seus STABs Dragon-type de Garchomp (fica um pouco confuso com "seus" no meio e fim da frase, então decidi substituir por "Garchomp").

**Inimigos Fisicamentes Defensivos Focados em Defense**: Ameaças fisicamente defensivas focadas em Defense, (AV) como Celesteela e Gliscor, (AV) possuem o bulk para lidar com quaisquer moves que Garchomp possa usar, além de conseguirem uma recovery após e podem se recuperar de qualquer dano tomado.

**Anti-Leads**: Usuários de Magic Bounce, (AV) como Mega Diancie e Mega Sableye, junto de rápidos usuários de Taunt, (AV) como Deoxys-S e Aerodactyl, podem prevenir Stealth Rock de que Garchomp coloque Stealth Rock em campo enquanto ainda podem colocar seus próprios entry hazards ou aumentar seus stats distribuir condições de status (essa parte é "status", não "stats"). Porém, Mega Diancie pode ser ameaçada com Earthquake caso Garchomp esteja de vida cheio com o HP cheio.

**Ameaças Mais Rápidas**: Mesmo que Garchomp leve Focus Sash para impedir que tome OHKO de vida cheia com o HP cheio, ele ainda é prejudicado por ameaças ofensivas mais rápidas, como Mega Pinsir e Alakazam, (AV) após ter tomado algum dano pequeno.

[CREDITS]
- Written by: [[Haaku, 194098], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Menegucci, 483783]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Tico Meu, 413994]]
- Quality control by: [[Misaka Mikoto, 240969], [Eien, 100418], [iLlama, 296591] [Vid, 239907]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top