Monotype Garchomp (Dragon / Ground)

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
:sm/garchomp:

https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/garchomp/monotype/

[OVERVIEW]

Ground
========

Garchomp é um poderoso wallbreaker e setup sweeper graças a Swords Dance e Scale Shot. Swords Dance lhe permite destruir equipes defensivas, enquanto Scale Shot fornece Speed para fazer a limpa contra times mais ofensivos. Garchomp pode facilmente fazer setup de Swords Dance devido ao seu bom bulk natural. Sua Speed tier lhe permite se destacar tanto como cleaner quanto wallbreaker, lidando com ameaças como Urshifu-R, Kyurem, Mimikyu, Mew e Tapu Fini. Sua parte Dragon-type ajuda a aguentar ataques Water- e Grass-type de adversários como Rillaboom e Urshifu-R, que podem parar o sweep de Garchomp. Por mais que seu tipo Dragon e Speed tier ofereçam muito, eles ainda deixam Garchomp vulnerável a ameaças comuns, como Weavile, Zarude e Latios, junto à fraqueza natural que equipes Ground possuem a ataques Ice-type.

Dragon
========

Boa distribuição de stats, coverage STAB e acesso a Stealth Rock fazem Garchomp ter um papel central em equipes Dragon em sua estratégia de jogo naturalmente agressiva. Seu tipo Ground é muito apreciado contra Steel- e Poison-types, como Aegislash, Melmetal, Nidoking e Toxapex, enquanto previne Volt Switch de Electric-types, como Rotom-W e Zapdos. Por ser usado primariamente para suporte de Stealth Rock, seu moveset é bem linear e simples de jogar ao redor se pressionado corretamente.


[SET]
name: Swords Dance (Ground)
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Scale Shot
move 4: Stone Edge / Fire Fang
item: Life Orb / Lum Berry
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Swords Dance torna Garchomp em um perigoso wallbreaker capaz de causar OHKO a Pokémon como Tapu Fini com Earthquake e Kyurem com Scale Shot, além de vencer walls como Amoonguss e Celesteela com mais facilidade. Scale Shot impulsiona a Speed de Garchomp, permitindo-lhe fazer revenge kill a ameaças rápidas como Tapu Koko, mas diminui a Defense de Garchomp e o torna vulnerável a ataques com prioridade, como Grassy Glide de Rillaboom e Sucker Punch de Bisharp. Stone Edge tem como alvo Flying-types, como Zapdos, Galarian Moltres, Mantine e Mandibuzz. Fire Fang atinge Grass- e Steel-types como Tapu Bulu, Ferrothorn e Celesteela; os dois últimos não ligam para os outros ataques de Garchomp. Life Orb torna Garchomp em um wallbreaker forte e fornece maiores chances de nocaute, como um OHKO em Tapu Fini bulky com Earthquake fortalecido por Swords Dance. De forma alternativa, Lum Berry pode ser usado para dar uma chance mais segura de setup contra usuários de status, como Blissey, Amoonguss e Toxapex. Rough Skin faz Garchomp lidar melhor com physical attackers, como Urshifu-R.

Hippowdon provê dano residual em adversários como Tapu Fini e Tapu Bulu com Stealth Rock e sand e torna mais fácil para Garchomp quebrá-los. Excadrill se beneficia da sand de Hippowdon devido a Sand Rush e pode ajudar Garchomp ao fazer revenge kill a Ice-, Fairy- e Dragon-types, como Alolan Ninetales e Choice Scarf Tapu Lele, além de remover entry hazards. Garchomp e Excadrill também se beneficiam mutuamente ao enfraquecer checks compartilhados, como Slowbro e Mandibuzz, permitindo que o outro faça sweep com mais tranquilidade. Gastrodon e Seismitoad oferecem uma imunidade a Water. Gastrodon é uma opção mais sustentável, visto que provê uma switch-in mais consistente para inimigos como Barraskewda por possuir recovery confiável, enquanto Seismitoad pode lidar com ameaças como Belly Drum Azumarill. Choice Scarf Landorus-T pode fazer revenge kill em adversários como Dragapult e Tapu Koko, enquanto Gravity Landorus-T faz tanto ele quanto Garchomp conseguirem fazer check a Celesteela, Skarmory e Corviknight sem precisar de Fire Fang. Mamoswine lida com Flying-, Dragon- e Grass-types como Landorus-T, Latios e Amoonguss com seus poderosos ataques Ice-type, além de fazer revenge kill a Pokémon como Dragapult para Garchomp. Além disso, Mamoswine pode remover itens como Heavy-Duty Boots de Slowbro e Choice Scarf de Tapu Lele, abrindo caminho para Garchomp derrotá-los. Nidoking pode ajudar Garchomp ao enfrentar matchups como Steel e Flying, atingindo Steel-types com Earth Power + Flamethrower e todos os Flying-types com coverage BoltBeam, além de aliviar a pressão de Garchomp. Nidoking pode quebrar Pokémon como Celesteela, Corviknight e Skarmory para Garchomp; em troca, Garchomp derruba walls special, como Blissey. Choice Scarf Krookodile ajuda no matchup contra Ghost e Psychic, permitindo a Garchomp ser mais ameaçador ao remover inimigos rápidos, como Spectrier, Dragapult, Latias e Alakazam.


[SET]
name: Stealth Rock (Dragon)
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Swords Dance / Toxic
item: Focus Sash
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set de Garchomp utiliza sua sólida Speed para colocar Stealth Rock o mais rápido possível enquanto causa muitos danos às equipes adversária antes de ser nocauteado. Earthquake e Stone Edge são sólidos moves para usar, já que o primeiro é um STAB muito poderoso que atinge Steel-types, como Jirachi e Heatran, enquanto o último é coverage para Flying-types como Galarian Moltres e Zapdos. Swords Dance é para ter poder de wallbreak no early-game, mas Toxic é uma opção usável para enfraquecer walls physical como Hippowdon, Rotom-W e Slowbro. Investimento máximo em Speed e uma nature Jolly garantem que Garchomp seja o mais rápido possível, permitindo-lhe ultrapassar inimigos como Zapdos e Tapu Lele.

Esse set tem como objetivo abrir caminho para outros Dragon-types acabarem com seus adversários via setup, revenge kill e poder bruto, para os quais equipes Dragon têm vários parceiros disponíveis. Dito isso, Dragon-types como Dragapult, Dragonite, Hydreigon e Latios oferecem coverage ofensiva insana, opções de setup e poder de wallbreak no geral utilizando o máximo de dano residual que Garchomp pode causar, seja por entry hazards ou Rough Skin. Dragapult especialmente complementa as funções de Garchomp, já que sua boa tipagem ofensiva, excelente Speed e versatilidade de set pressionam a maioria do metagame e mantêm seus inimigos preocupados. Latias é uma parceira ideal pois fornece a capacidade de remover entry hazards para equipes Dragon enquanto provê suporte de Healing Wish para restaurar sua saúde e remover status, caso precise. Kyurem é útil para fazer stall com Pressure em muitos inimigos defensivos ou focados em utilidade, como Blissey e Mew, ao mesmo tempo que usa Freeze-Dry para contra-atacar Water-types problemáticos, como Gastrodon e Tapu Fini.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ground
--------
Outrage pode ser usado em vez de Scale Shot para quebrar Flying-types bulky, como Zapdos e Mantine, com mais facilidade em sets sem Stone Edge.

Dragon
--------
Garchomp também pode usar um set defensivo mais bulky, equipado com Rocky Helmet para enfraquecer physical attackers como Melmetal, Mimikyu e Urshifu-R via contato. Entretanto, o foco em bulk physical vem com o custo de Speed e Focus Sash para colocar Stealth Rock, além de ser vulnerável a atacantes de setup como Spectrier.

Checks e Counters
===================

Ground
--------
**Ataques Super Efetivos**: Garchomp cai para Pokémon Dragon-, Fairy- e Ice-type com fortes ataques STAB, como Dragapult, Tapu Koko, Choice Scarf Tapu Lele e Weavile.

**Status**: Garchomp não lida bem com condições de status, visto que levar burn previne que ele seja um poderoso physical attacker e poison coloca Garchomp em uma corrida contra o tempo. Amoonguss pode causar paralysis com Stun Spore e prevenir que ele ultrapasse determinados inimigos, como Nidoking.

**Walls Physical**: Pokémon focados em Defense, como Slowbro, Galarian Corsola e Skarmory, podem enfrentar Garchomp e ameaçá-lo com seus ataques ou opções de utilidade, como Scald e Whirlwind. Contudo, esses Pokémon devem ser cautelosos com Garchomp após Swords Dance, já que são suscetíveis à sua investida.

**Revenge Killers**: Pokémon velozes como Zarude, Spectrier e Choice Scarf Landorus-T podem derrubar Garchomp com seus moves STAB; entretanto, se eles falharem em nocauteá-lo, devem tomar cuidado com seus ataques.

**Phazers**: Pokémon como Hippowdon, Avalugg e Swampert podem remover os boosts de Garchomp com Whirlwind ou Roar e forçá-lo a sair.

Dragon
--------
**Walls Focadas em Defense**: Pokémon como Ferrothorn, Amoonguss e Slowbro podem facilmente fazer wall a Garchomp sem boosts de Swords Dance. Além disso, Corviknight e Celesteela são particularmente difíceis de se lidar devido à sua parte Flying-type e capacidade de se recuperar de qualquer dano recebido.

**Burn**: Por mais que seu propósito seja de um suicide lead, burn corta de forma severa o dano que Garchomp causa e o enfraquece lentamente.

**Revenge Killers e Ameaças Rápidas**: Pokémon como Weavile, Choice Scarf Tapu Lele e Tapu Koko podem facilmente ultrapassar Garchomp e finalizá-lo com seus ataques STAB.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]], [Band, 301217]]
- Quality checked by: [[DugZa, 473171], [Rotten, 491896], [maroon, 305839], [DugZa, 473171]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(A)dicionar (R)emover (S)ugerir e (C)omentar

GP 1/2

[OVERVIEW]

Ground
========

Garchomp é um poderoso wallbreaker e setup sweeper graças a Swords Dance e Scale Shot. Swords Dance lhe permite destruir equipes defensivas, enquanto Scale Shot fornece Speed para fazer a limpa contra times mais ofensivos. Garchomp pode facilmente fazer setup de Swords Dance devido ao seu bom bulk natural. Sua Speed tier lhe permite se destacar tanto como cleaner quanto wallbreaker, lidando com ameaças como Urshifu-R, Kyurem, Mimikyu, Mew e Tapu Fini. Sua parte Dragon-type ajuda a aguentar ataques Water- e Grass-type de adversários como Rillaboom e Urshifu-R, que podem parar o sweep de Garchomp. Por mais que seu tipo Dragon e Speed tier ofereçam muito, eles ainda deixam Garchomp vulnerável a ameaças comuns, como Weavile, Zarude e Latios, junto à (C: regência nominal de "junto a" + artigo de gênero de "a fraqueza") fraqueza natural que equipes Ground possuem a ataques Ice-type.

Dragon
========

Boa distribuição de stats, coverage STAB e acesso a Stealth Rock fazem Garchomp ter um papel central em equipes Dragon em sua estratégia de jogo naturalmente agressiva. Seu tipo Ground é muito apreciado contra Steel- e Poison-types, como Aegislash, Melmetal, Nidoking e Toxapex, enquanto previne Volt Switch de Electric-types, como Rotom-W e Zapdos. Por ser usado primariamente para suporte de Stealth Rock, seu moveset é bem linear e simples de jogar ao redor se pressionado corretamente.

[SET]
name: Swords Dance (Ground)
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Scale Shot
move 4: Stone Edge / Fire Fang
item: Life Orb / Lum Berry
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Swords Dance torna Garchomp em um perigoso wallbreaker capaz de causar OHKO a Pokémon como Tapu Fini com Earthquake e Kyurem com Scale Shot, além de vencer walls como Amoonguss e Celesteela com mais facilidade. Scale Shot impulsiona a Speed de Garchomp, permitindo-lhe fazer revenge kill a ameaças rápidas como Tapu Koko, mas ele diminui a Defense de Garchomp e o torna vulnerável a ataques com prioridade, como Grassy Glide de Rillaboom e Sucker Punch de Bisharp. Stone Edge tem como alvo Flying-types, como Zapdos, Galarian Moltres, Mantine e Mandibuzz. Fire Fang atinge Grass- e Steel-types como Tapu Bulu, Ferrothorn e Celesteela; os dois últimos não ligam para os outros ataques de Garchomp. Life Orb torna Garchomp em um wallbreaker forte e fornece maiores chances de nocaute, como por exemplo (C: "como" com vírgula já implica na ideia de exemplo) um OHKO em Tapu Fini bulky com Earthquake fortalecido por Swords Dance. De forma alternativa, Lum Berry pode ser usado para dar uma chance mais segura de setup contra usuários de status, como Blissey, Amoonguss e Toxapex. Rough Skin faz Garchomp lidar melhor com physical attackers, como Urshifu-R.

Hippowdon provê dano residual em adversários como Tapu Fini e Tapu Bulu com Stealth Rock e sand e torna mais fácil para Garchomp quebrá-los. Excadrill se beneficia da sand de Hippowdon devido a Sand Rush e pode ajudar Garchomp ao fazer revenge kill a Ice-, Fairy- e Dragon-types, como Alolan Ninetales e Choice Scarf Tapu Lele, além de remover entry hazards. Garchomp e Excadrill também se beneficiam mutuamente ao enfraquecer checks compartilhados, como Slowbro e Mandibuzz, permitindo que o outro faça sweep com mais tranquilidade. Gastrodon e Seismitoad oferecem uma imunidade a Water. Gastrodon é uma opção mais sustentável, visto que provê uma switch-in mais consistente para inimigos como Barraskewda por possuir recovery confiável, enquanto Seismitoad pode lidar com ameaças como Belly Drum Azumarill. Choice Scarf Landorus-T pode fazer revenge kill em adversários como Dragapult e Tapu Koko, enquanto Gravity Landorus-T faz tanto ele quanto Garchomp conseguirem fazer check a Celesteela, Skarmory e Corviknight sem precisar de Fire Fang. Mamoswine lida com Flying-, Dragon- e Grass-types como Landorus-T, Latios e Amoonguss com seus poderosos ataques Ice-type, além de fazer revenge kill a Pokémon como Dragapult para Garchomp. Além disso, Mamoswine pode remover itens como Heavy-Duty Boots de Slowbro e Choice Scarf de Tapu Lele, abrindo caminho para Garchomp derrotá-los. Nidoking pode ajudar Garchomp ao enfrentar matchups como Steel e Flying, atingindo Steel-types com Earth Power + Flamethrower e todos os Flying-types com coverage BoltBeam, além de aliviar a pressão de Garchomp. Nidoking pode quebrar Pokémon como Celesteela, Corviknight e Skarmory para Garchomp; em troca, Garchomp passa por derruba walls special, como Blissey. Choice Scarf Krookodile ajuda no matchup contra Ghost e Psychic, permitindo a Garchomp ser mais ameaçador ao remover inimigos rápidos, como Spectrier, Dragapult, Latias e Alakazam.

[SET]
name: Stealth Rock (Dragon)
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Swords Dance / Toxic
item: Focus Sash
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Esse set de Garchomp utiliza sua sólida Speed para colocar Stealth Rock o mais rápido possível enquanto causa muitos danos às equipes adversárias antes de ser nocauteado. Earthquake e Stone Edge são sólidos moves para usar, já que o primeiro é um STAB muito poderoso que atinge Steel-types, como Jirachi e Heatran, enquanto o último é coverage para Flying-types como Galarian Moltres e Zapdos. Swords Dance é para ter poder de wallbreak no early-game, mas Toxic é uma opção usável para enfraquecer walls physical como Hippowdon, Rotom-W e Slowbro. Investimento máximo em Speed e uma nature Jolly garantem que Garchomp seja o mais rápido possível, permitindo-lhe ultrapassar inimigos como Zapdos e Tapu Lele.

Esse set tem como objetivo abrir caminho para outros Dragon-types acabarem com seus adversários via setup, revenge kill e poder bruto, para os quais equipes Dragon têm vários parceiros disponíveis capazes disso. Dito isso, Dragon-types como Dragapult, Dragonite, Hydreigon e Latios oferecem coverage ofensiva insana, opções de setup e poder de wallbreak no geral utilizando o máximo de dano residual que Garchomp pode causar, seja por entry hazards ou Rough Skin. Dragapult especialmente complementa as funções de Garchomp, já que sua boa tipagem ofensiva, excelente Speed e versatilidade de set pressionam a maioria do metagame e mantêm seus inimigos preocupados. Latias é uma parceira ideal pois fornece a capacidade de remover entry hazards para equipes Dragon enquanto provê suporte de Healing Wish para restaurar sua saúde e remover status, caso precise. Kyurem é útil para fazer stall com Pressure em muitos inimigos defensivos ou focados em utilidade, como Blissey e Mew, ao mesmo tempo que usa Freeze-Dry para contra-atacar Water-types problemáticos, como Gastrodon e Tapu Fini.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ground
--------
Outrage pode ser usado em vez de Scale Shot para quebrar Flying-types bulky, como Zapdos e Mantine, com mais facilidade em sets sem Stone Edge.

Dragon
--------
Garchomp também pode usar um set defensivo mais bulky, equipado com Rocky Helmet para enfraquecer physical attackers como Melmetal, Mimikyu e Urshifu-R via contato. Entretanto, o foco em bulk physical vem com o custo de Speed e Focus Sash para colocar Stealth Rock, além de ser vulnerável a atacantes de setup como Spectrier.

Checks e Counters
===================

Ground
--------
**Ataques Super Efetivos**: Garchomp cai para Pokémon Dragon-, Fairy- e Ice-type com fortes ataques STAB, como Dragapult, Tapu Koko, Choice Scarf Tapu Lele e Weavile.

**Status**: Garchomp não lida bem com condições de status, visto que levar burn previne que ele seja um poderoso physical attacker e poison coloca Garchomp em uma corrida contra o tempo. Amoonguss pode causar paralysis com Stun Spore e prevenir que ele ultrapasse determinados inimigos, como Nidoking.

**Walls Physical**: Pokémon focados em Defense, como Slowbro, Galarian Corsola e Skarmory, (C: AV) podem enfrentar Garchomp e ameaçá-lo com seus ataques ou opções de utilidade, como Scald e Whirlwind. Contudo, esses Pokémon devem ser cautelosos com Garchomp após Swords Dance, já que eles são suscetíveis à sua investida.

**Revenge Killers**: Pokémon velozes como Zarude, Spectrier e Choice Scarf Landorus-T podem derrubar Garchomp com seus STABs; entretanto, se eles falharem em nocauteá-lo, devem tomar cuidado com seus ataques.

**Phazers**: Pokémon como Hippowdon, Avalugg e Swampert podem remover os boosts de Garchomp com Whirlwind ou Roar e forçá-lo a sair.

Dragon
--------
**Walls Focadas em Defense**: Pokémon como Ferrothorn, Amoongus e Slowbro podem facilmente fazer wall a Garchomp sem boosts de Swords Dance. Além disso, Corviknight e Celesteela são particularmente difíceis de se lidar devido à sua parte Flying-type e capacidade de se recuperar-se de qualquer dano recebido.

**Burn**: Por mais que seu propósito seja de um suicide lead, burn corta de forma severa o dano que Garchomp causa e o enfraquece lentamente.

**Revenge Killers e Ameaças Rápidas**: Pokémon como Weavile, Choice Scarf Tapu Lele e Tapu Koko podem facilmente ultrapassar Garchomp e finalizá-lo com seus STABs.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]], [b, 2]]
- Quality checked by: [[DugZa, 473171], [Rotten, 491896], [maroon, 305839], [DugZa, 473171]]
 

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
adicionar remover
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/garchomp/monotype/
:sm/garchomp:

[OVERVIEW]

Ground
========

Garchomp é um poderoso wallbreaker e setup sweeper graças a Swords Dance e Scale Shot. Swords Dance lhe permite destruir equipes defensivas, enquanto Scale Shot fornece Speed para fazer a limpa contra times mais ofensivos. Garchomp pode facilmente fazer setup de Swords Dance devido ao seu bom bulk natural. Sua Speed tier lhe permite se destacar tanto como cleaner quanto wallbreaker, lidando com ameaças como Urshifu-R, Kyurem, Mimikyu, Mew e Tapu Fini. Sua parte Dragon-type ajuda a aguentar ataques Water- e Grass-type de adversários como Rillaboom e Urshifu-R, que podem parar o sweep de Garchomp. Por mais que seu tipo Dragon e Speed tier ofereçam muito, eles ainda deixam Garchomp vulnerável a ameaças comuns, como Weavile, Zarude e Latios, junto à fraqueza natural que equipes Ground possuem a ataques Ice-type.

Dragon
========

Boa distribuição de stats, coverage STAB e acesso a Stealth Rock fazem Garchomp ter um papel central em equipes Dragon em sua estratégia de jogo naturalmente agressiva. Seu tipo Ground é muito apreciado contra Steel- e Poison-types, como Aegislash, Melmetal, Nidoking e Toxapex, enquanto previne Volt Switch de Electric-types, como Rotom-W e Zapdos. Por ser usado primariamente para suporte de Stealth Rock, seu moveset é bem linear e simples de jogar ao redor se pressionado corretamente.


[SET]
name: Swords Dance (Ground)
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Scale Shot
move 4: Stone Edge / Fire Fang
item: Life Orb / Lum Berry
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Swords Dance torna Garchomp em um perigoso wallbreaker capaz de causar OHKO a Pokémon como Tapu Fini com Earthquake e Kyurem com Scale Shot, além de vencer walls como Amoonguss e Celesteela com mais facilidade. Scale Shot impulsiona a Speed de Garchomp, permitindo-lhe fazer revenge kill a ameaças rápidas como Tapu Koko, mas diminui a Defense de Garchomp e o torna vulnerável a ataques com prioridade, como Grassy Glide de Rillaboom e Sucker Punch de Bisharp. Stone Edge tem como alvo Flying-types, como Zapdos, Galarian Moltres, Mantine e Mandibuzz. Fire Fang atinge Grass- e Steel-types como Tapu Bulu, Ferrothorn e Celesteela; os dois últimos não ligam para os outros ataques de Garchomp. Life Orb torna Garchomp em um wallbreaker forte e fornece maiores chances de nocaute, como um OHKO em Tapu Fini bulky com Earthquake fortalecido por Swords Dance. De forma alternativa, Lum Berry pode ser usado para dar uma chance mais segura de setup contra usuários de status, como Blissey, Amoonguss e Toxapex. Rough Skin faz Garchomp lidar melhor com physical attackers, como Urshifu-R.

Hippowdon provê dano residual em adversários como Tapu Fini e Tapu Bulu com Stealth Rock e sand e torna mais fácil para Garchomp quebrá-los. Excadrill se beneficia da sand de Hippowdon devido a Sand Rush e pode ajudar Garchomp ao fazer revenge kill a Ice-, Fairy- e Dragon-types, como Alolan Ninetales e Choice Scarf Tapu Lele, além de remover entry hazards. Garchomp e Excadrill também se beneficiam mutuamente ao enfraquecer checks compartilhados, como Slowbro e Mandibuzz, permitindo que o outro faça sweep com mais tranquilidade. Gastrodon e Seismitoad oferecem uma imunidade a Water. Gastrodon é uma opção mais sustentável, visto que provê uma switch-in mais consistente para inimigos como Barraskewda por possuir recovery confiável, enquanto Seismitoad pode lidar com ameaças como Belly Drum Azumarill. Choice Scarf Landorus-T pode fazer revenge kill em adversários como Dragapult e Tapu Koko, enquanto Gravity Landorus-T faz tanto ele quanto Garchomp conseguirem fazer check a Celesteela, Skarmory e Corviknight sem precisar de Fire Fang. Mamoswine lida com Flying-, Dragon- e Grass-types como Landorus-T, Latios e Amoonguss com seus poderosos ataques Ice-type, além de fazer revenge kill a Pokémon como Dragapult para Garchomp. Além disso, Mamoswine pode remover itens como Heavy-Duty Boots de Slowbro e Choice Scarf de Tapu Lele, abrindo caminho para Garchomp derrotá-los. Nidoking pode ajudar Garchomp ao enfrentar matchups como Steel e Flying, atingindo Steel-types com Earth Power + Flamethrower e todos os Flying-types com coverage BoltBeam, além de aliviar a pressão de Garchomp. Nidoking pode quebrar Pokémon como Celesteela, Corviknight e Skarmory para Garchomp; em troca, Garchomp derruba walls special, como Blissey. Choice Scarf Krookodile ajuda no matchup contra Ghost e Psychic, permitindo a Garchomp ser mais ameaçador ao remover inimigos rápidos, como Spectrier, Dragapult, Latias e Alakazam.


[SET]
name: Stealth Rock (Dragon)
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Stone Edge
move 4: Swords Dance / Toxic
item: Focus Sash
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set de Garchomp utiliza sua sólida Speed para colocar Stealth Rock o mais rápido possível enquanto causa muitos danos às equipes adversária antes de ser nocauteado. Earthquake e Stone Edge são sólidos moves para usar, já que o primeiro é um STAB muito poderoso que atinge Steel-types, como Jirachi e Heatran, enquanto o último é coverage para Flying-types como Galarian Moltres e Zapdos. Swords Dance é para ter poder de wallbreak no early-game, mas Toxic é uma opção usável para enfraquecer walls physical como Hippowdon, Rotom-W e Slowbro. Investimento máximo em Speed e uma nature Jolly garantem que Garchomp seja o mais rápido possível, permitindo-lhe ultrapassar inimigos como Zapdos e Tapu Lele.

Esse set tem como objetivo abrir caminho para outros Dragon-types acabarem com seus adversários via setup, revenge kill e poder bruto, para os quais equipes Dragon têm vários parceiros disponíveis. Dito isso, Dragon-types como Dragapult, Dragonite, Hydreigon e Latios oferecem coverage ofensiva insana, opções de setup e poder de wallbreak no geral utilizando o máximo de dano residual que Garchomp pode causar, seja por entry hazards ou Rough Skin. Dragapult especialmente complementa as funções de Garchomp, já que sua boa tipagem ofensiva, excelente Speed e versatilidade de set pressionam a maioria do metagame e mantêm seus inimigos preocupados. Latias é uma parceira ideal pois fornece a capacidade de remover entry hazards para equipes Dragon enquanto provê suporte de Healing Wish para restaurar sua saúde e remover status, caso precise. Kyurem é útil para fazer stall com Pressure em muitos inimigos defensivos ou focados em utilidade, como Blissey e Mew, ao mesmo tempo que usa Freeze-Dry para contra-atacar Water-types problemáticos, como Gastrodon e Tapu Fini.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ground
--------
Outrage pode ser usado em vez de Scale Shot para quebrar Flying-types bulky, como Zapdos e Mantine, com mais facilidade em sets sem Stone Edge.

Dragon
--------
Garchomp também pode usar um set defensivo mais bulky, equipado com Rocky Helmet para enfraquecer physical attackers como Melmetal, Mimikyu e Urshifu-R via contato. Entretanto, o foco em bulk physical vem com o custo de Speed e Focus Sash para colocar Stealth Rock, além de ser vulnerável a atacantes de setup como Spectrier.

Checks e Counters
===================

Ground
--------
**Ataques Super Efetivos**: Garchomp cai para Pokémon Dragon-, Fairy- e Ice-type com fortes ataques STAB, como Dragapult, Tapu Koko, Choice Scarf Tapu Lele e Weavile.

**Status**: Garchomp não lida bem com condições de status, visto que levar burn previne que ele seja um poderoso physical attacker e poison coloca Garchomp em uma corrida contra o tempo. Amoonguss pode causar paralysis com Stun Spore e prevenir que ele ultrapasse determinados inimigos, como Nidoking.

**Walls Physical**: Pokémon focados em Defense, como Slowbro, Galarian Corsola e Skarmory, podem enfrentar Garchomp e ameaçá-lo com seus ataques ou opções de utilidade, como Scald e Whirlwind. Contudo, esses Pokémon devem ser cautelosos com Garchomp após Swords Dance, já que são suscetíveis à sua investida.

**Revenge Killers**: Pokémon velozes como Zarude, Spectrier e Choice Scarf Landorus-T podem derrubar Garchomp com seus moves STABs; entretanto, se eles falharem em nocauteá-lo, devem tomar cuidado com seus ataques.

**Phazers**: Pokémon como Hippowdon, Avalugg e Swampert podem remover os boosts de Garchomp com Whirlwind ou Roar e forçá-lo a sair.

Dragon
--------
**Walls Focadas em Defense**: Pokémon como Ferrothorn, Amoongus Amoonguss e Slowbro podem facilmente fazer wall a Garchomp sem boosts de Swords Dance. Além disso, Corviknight e Celesteela são particularmente difíceis de se lidar devido à sua parte Flying-type e capacidade de se recuperar de qualquer dano recebido.

**Burn**: Por mais que seu propósito seja de um suicide lead, burn corta de forma severa o dano que Garchomp causa e o enfraquece lentamente.

**Revenge Killers e Ameaças Rápidas**: Pokémon como Weavile, Choice Scarf Tapu Lele e Tapu Koko podem facilmente ultrapassar Garchomp e finalizá-lo com seus ataques STABs.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839], [Havens, 391540]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]], [Band, 301217]]
- Quality checked by: [[DugZa, 473171], [Rotten, 491896], [maroon, 305839], [DugZa, 473171]]

GP 2/2
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top