OU Dragonite

Status
Not open for further replies.

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/dragonite/ou/

Visão Geral

Dragonite é um excelente usuário de Dragon Dance, com seu altíssimo Attack e acesso a Extreme Speed fazendo dele um Pokémon difícil de ser parado após ter feito setup. A ability de Dragonite, Multiscale, corta pela metade o dano tomado quando ele está com o HP cheio. Isso facilita o uso de Dragon Dance para Dragonite, mesmo contra alvos que tenham moves super efetivos. Além disso, Z-Moves permitem a Dragonite se aproveitar de seu STAB Flying-type e também de opções de coverage mais fortes, permitindo-lhe passar por Pokémon defensivos que outrora fariam counter a ele, como Skarmory, Tapu Fini, Slowbro ou Landorus-T, dependendo do Z-Crystal carregado por Dragonite. Porém, por conta de sua baixa base Speed, Dragonite enfrenta competição como usuário de Dragon Dance com Gyarados e Mega Gyarados. Dragonite também é muito vulnerável a Stealth Rock, que lhe causa 25% de dano quando entra em campo, perdendo Multiscale no processo.


[SET]
name: Flyinium Z
move 1: Dragon Dance
move 2: Fly
move 3: Earthquake / Fire Punch
move 4: Extreme Speed
item: Flyinium Z
ability: Multiscale
nature: Adamant
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe


Moves

Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed de Dragonite, permitindo-lhe se tornar um sweeper bastante ameaçador ou um potencial wallbreaker. Fly é usado em junção a Flyinium Z para dar a Dragonite um Supersonic Skystrike com 175 de Base Power, permitindo-lhe passar por Pokémon defensivos, como Landorus-T, Tapu Fini, Mega Venusaur e Tangrowth. Earthquake é uma coverage útil para acertar Pokémon resistentes a Flying, como Heatran, Tyranitar e Magearna. Fire Punch pode ser usado no lugar de Earthquake para acertar as resistências a Flying que também são imunes a Ground, como Celesteela e Skarmory. Porém, Dragonite perderia a capacidade de acertar Rock-types, como Tyranitar e Mega Diancie, assim como também deixaria de lidar com Heatran. Extreme Speed é usado para derrotar Pokémon ofensivos, como Weavile, Greninja e Tapu Koko, assim como outros Pokémon enfraquecidos.


Detalhes do Set

Flyinium Z é necessário para que Dragonite tenha acesso a Supersonic Skystrike, permitindo-lhe passar por Pokémon defensivos que outrora o impediriam. 252 EVs em Attack são usados para que os ataques de Dragonite fiquem o mais forte possível. Uma nature Adamant é preferível, já que essa variação de Dragonite é mais dependente de golpes neutros. Isso também traz o benefício de aumentar o poder de seu Extreme Speed. 252 EVs em Speed são usados para que Dragonite possa atuar efetivamente como um Dragon Dance sweeper. Esse investimento permite a ele ultrapassar Weavile e Greninja após um Dragon Dance. Alternativamente, uma nature Jolly pode ser usada para ultrapassar Tapu Koko e Choice Scarf Heatran quando estiver com +1, porém isso vem ao custo de diminuir seu poder. Multiscale corta pela metade o dano que Dragonite recebe quando está com o HP cheio, dando-lhe mais oportunidades de utilizar Dragon Dance.


Dicas de Uso

Essa variação de Dragonite depende fortemente de golpes neutros. Dano residual na equipe adversária é útil. Coloque entry hazards em campo antes de tentar um sweep com Dragonite. Antes de enviá-lo ao campo, remova Stealth Rock para manter Multiscale intacta, permitindo-lhe fazer setup com mais liberdade. Dragonite pode ser usado tanto como um wallbreaker no early-game quanto como late-game sweeper. Se Stealth Rock não estiver impedindo que Dragonite entre seguramente em campo, Extreme Speed pode ser utilizado para fazer revenge kill a ameaças adversárias.


Opções de Equipe

Esse set é parado por Skarmory e Celesteela, fazendo de Magnezone um excelente parceiro; ele consegue prender e eliminar esses Pokémon, abrindo o caminho para Dragonite fazer sweep. Entry hazards são importantes para colocar os oponentes ao alcance de Extreme Speed ou outros ataques de Dragonite. Ferrothorn e Greninja podem colocar Spikes, enquanto Azelf consegue evitar hazards do oponente por meio de Taunt e colocar Stealth Rock. Remoção de hazards é muito importante para que Dragonite mantenha Multiscale ativa. Se usado em equipes cuja estratégia é o acúmulo de hazards, usuários de Rapid Spin, como Excadrill, são bons parceiros. Do contrário, Mew, Scizor e Tapu Fini podem atuar como parceiros Defoggers excelentes. Tapu Fini pode ser usada com mais liberdade junto a esse set, uma vez que ele não conta com STABs Dragon-type. Tapu Fini também pode fazer switch in em moves de status direcionados a Dragonite. Latias é outra ótima parceira, já que ela consegue usar tanto Defog quanto Healing Wish para manter Dragonite saudável. Wallbreakers, como Mega Medicham e Mega Pinsir, podem enfraquecer a equipe adversária para Dragonite; Mega Pinsir é especialmente útil por compartilhar switch-ins similares às de Dragonite, possibilitando-lhes enfraquecer bastante essas switch-ins um para o outro. Wallbreakers capazes de fazer pivot em Ice-types, como Mega Mawile, são efetivos. Manaphy consegue usar vários Steel-types que são atraídos por Dragonite, como Celesteela e Skarmory, como iscas de setup.


Outras Opções

Electrium Z junto a Thunder Punch é uma opção para acertar Steel-types como Celesteela e Skarmory, assim como também Tapu Fini e Slowbro. Existem várias outras opções para Dragonite caso sua equipe já tenha outro usuário de Z-Move. Porém, no geral, essas opções são menos efetivas em passar por respostas defensivas em relação aos sets Z-Move de Dragonite. Lum Berry pode ser usada para que Dragonite possa fazer setup sem temer status. Weakness Policy é uma opção que se aproveita de Multiscale, permitindo-lhe aumentar seu Attack para+3 e sua Speed para +1 usando Dragon Dance frente a moves super efetivos. Para esse set, a remoção ou prevenção de entry hazards é muito importante, já que Dragonite provavelmente não sobreviverá a um golpe super efetivo sem Multiscale. Um set bulky com Substitute / Dragon Dance / Roost / Fly pode ser utilizado com Leftovers. Fly é uma opção sólida de STAB e tem o bônus de conceder a Dragonite um turno extra de recovery de Leftovers. Esse set se aproveita da fraqueza comum de Dragonite a moves de status, evitando-os com Substitute. Ele também tem a habilidade de gastar moves com pouco PP, como Stone Edge, e funciona bem com a disseminação de status por parte de sua equipe, geralmente por meio de Toxic Spikes de algum parceiro. Um set mixed Dragon Dance pode ser utilizado com Ice Beam para que Dragonite consiga atrair e derrotar Landorus-T. Um set Choice Band pode ser usado para se aproveitar do massivo Attack de Dragonite e de seu acesso a Extreme Speed, mas no geral isso o deixaria muito explorável devido à sua falta de opções de coverage e à sua baixa Speed.


Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa 25% de dano a Dragonite e quebra Multiscale, fazendo com que ele possa ser derrotado antes de fazer setup

Ice-types: Devido à fraqueza quadrupla de Dragonite a Ice, a maioria dos Ice-types conseguem dar OHKO nele mesmo com Multiscale ativa. Weavile causa um dano massivo com Ice Shard, enquanto até mesmo Protean Greninja consegue um OHKO com Ice Beam. Porém, esses Pokémon geralmente sofrem para aguentar um golpe de um Dragonite com boosts caso eles sejam ultrapassados ou Dragonite use Extreme Speed. Mamoswine é uma exceção, uma vez que é imune a Gigavolt Havoc e consegue aguentar um Fire Punch +1 graças a Thick Fat.

Fairy-types: A maioria dos Pokémon Fairy-type, como Magearna, Mega Diancie, Tapu Fini e Mega Mawile, conseguem aguentar golpes de Dragonite mesmo com boosts ou ultrapassá-lo antes dele fazer setup. Elas são então capazes de responder com fortes STABs Fairy-type super efetivos. Tapu Fini em particular enfraquece os moves STAB Dragon-type de Dragonite contra Pokémon que tocam o chão graças a Misty Terrain. Choice Scarf Tapu Lele é imune a Extreme Speed sob Psychic Terrain e consegue ameaçar um Dragonite +1 com Moonblast. Porém, a maioria das respostas Fairy-type a Dragonite sofrem para aguentar seus Z-Moves com boosts.

Status: Todas as condições de status debilitam Dragonite. Poison limita sua duração em batalha, reduzindo sua habilidade de conseguir fazer setup e seguir com um sweep de forma eficiente. Burn corta pela metade seu Attack, dando a vários Pokémon a capacidade de aguentar seus Z-Moves mesmo com boosts. Esses dois status também quebram Multiscale de Dragonite, deixando-o suscetível a um KO. Paralysis pode deixar Dragonite imóvel durante alguns turnos e corta sua Speed pela metade, deixando-o fácil de ser ultrapassado e derrotado.

Pokémon Focados em Defense: Se Dragonite já tiver utilizado seu Z-Move, certos Pokémon defensivos, como Skarmory, Celesteela, Slowbro e Landorus-T, conseguem aguentar golpes com boosts dele. Eles podem, então, proceder causando-lhe condições status, tirando-o de campo por meio de phazing ou até mesmo causando-lhe dano pesado.

Créditos

Escrito por GMars
Traduzido por Trafalgar Shambles
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por Colonel M, Subject 18 e the ghost formerly known as p2
 
Last edited:
Visão Geral

Dragonite é um excelente usuário de Dragon Dance, (adicionar vírgula) com seu altíssimo Attack e acesso a Extreme Speed fazem fazendo dele um Pokémon difícil de ser parado após ter feito set(remover espaço)up. A ability de Dragonite, Multiscale, corta pela metade o dano tomado quando ele está com a saúde cheia o HP cheio. Isso facilita seu set up o uso de Dragon Dance para Dragonite, mesmo contra alvos que tenham moves super efetivos. Juntamente Além disso, Z-Moves permitem a Dragonite se aproveitar de seu STAB Flying-type assim como e também de opções de coverage mais fortes, permitindo-olhe passar por Pokémon defensivos que outrora fariam counter a ele, como Skarmory, Tapu Fini, Slowbro e Landorus-T, dependendo do Z-Crystal carregado por Dragonite. Porém, por conta da de sua baixa base Speed, ele Dragonite enfrenta competição como usuário de Dragon Dance com Gyarados e Mega Gyarados. Dragonite também é muito vulnerável a Stealth Rock, que lhe causa 25% de dano durante quando entra em campo, perdendo Multiscale no processo.


[SET]
name: Flyinium Z
move 1: Dragon Dance
move 2: Fly
move 3: Earthquake / Fire Punch
move 4: Extreme Speed
item: Flyinium Z
ability: Multiscale
nature: Adamant
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe


Moves

Dragon Dance aumenta o Attack e Speed de Dragonite, permitindo-olhe se tornar um sweeper bastante ameaçador ou um potencial wallbreaker. Fly é usado em junção a Flyinium Z para dar a Dragonite um Supersonic Skystrike de com 175- de Base Power, permitindo-olhe passar por Pokémon defensivos, como Landorus-T, Tapu Fini, Mega Venusaur e Tangrowth. Earthquake é uma coverage útil para acertar Pokémon resistentes a Flying, como Heatran, Tyranitar e Magearna. Fire Punch pode ser usado no lugar de Earthquake para acertar as resistências a Flying que também são imunes a Ground, como Celesteela e Skarmory. Porém, Dragonite perderia a capacidade de acertar Rock-types, como Tyranitar e Mega Diancie, assim como também deixaria de lidar com Heatran. Extreme Speed é usado para derrotar Pokémon ofensivos, como Weavile, Greninja e Tapu Koko, assim como outros Pokémon enfraquecidos.


Detalhes do Set

Flyinium Z é necessário para que Dragonite tenha acesso a Supersonic Skystrike, permitindo-olhe passar por Pokémon defensivos que outrora o impediriam. 252 EVs em Attack são usados para que os ataques de Dragonite fiquem o mais forte possível. Uma nature Adamant é preferida preferível, já que essa variação de Dragonite é mais dependente de golpes neutros. Isso também traz o benefício de aumentar o poder de seu Extreme Speed. 252 EVs em Speed são usados para que Dragonite possa atuar efetivamente como um Dragon Dance sweeper. Esse investimento permite a ele ultrapassar Weavile e Greninja após um Dragon Dance. Alternativamente, uma nature Jolly pode ser usada para ultrapassar Tapu Koko e Choice Scarf Heatran quando +1, porém isso vem ao custo de diminuir seu poder. Multiscale corta pela metade o dano que Dragonite recebe dos ataques quando está com a saúde cheia o HP cheio, dando-lhe a ele mais oportunidades de utilizar Dragon Dance.


Dicas de Uso

Essa variação de Dragonite depende fortemente de golpes neutros. Dano residual na equipe adversária é útil. Coloque entry hazards em campo antes de tentar um sweep com Dragonite. Antes de enviá-lo ao campo, remova Stealth Rock para manter Multiscale intacta, permitindo-o lhe fazer set(remover vírgula)up com mais liberdade. Dragonite pode ser usado tanto como um wallbreaker no early-game quanto como late-game sweeper. Se Stealth Rock não está prevenindo estiver impedindo que Dragonite entre seguramente em campo, Extreme Speed pode ser utilizado para fazer revenge kill a ameaças adversárias.


Opções de Equipe

Esse set toma wall de é parado por Skarmory e Celesteela, fazendo de Magnezone um excelente parceiro; ele consegue prender e eliminar esses Pokémon, abrindo o caminho para Dragonite fazer sweep. Entry hazards são importantes para colocar os oponentes ao alcance de Extreme Speed ou outros ataques de Dragonite. Ferrothorn e Greninja podem colocar Spikes, enquanto Azelf consegue evitar hazards do oponente por meio de Taunt e colocar Stealth Rock. Remoção de hazards é muito importante para que Dragonite mantenha sua Multiscale ativa. Se usado com em equipes cuja estratégia é o acúmulo de hazards, usuários de Rapid Spin, como Excadrill, são bons parceiros. Por outro lado Do contrário, Mew, Scizor e Tapu Fini podem atuar como parceiros Defoggers excelentes. Tapu Fini pode ser usada com mais liberdade junto a esse set, uma vez que ele não conta com STABs Dragon-type. Tapu Fini também pode entrar na frente de fazer switch in em moves status direcionados a Dragonite. Latias é outra ótima parceira, já que ela consegue usar tanto Defog quanto Healing Wish para manter Dragonite saudável. Wallbreakers, como Mega Medicham e Mega Pinsir, podem amenizar enfraquecer a equipe adversária para Dragonite; Mega Pinsir é especialmente útil por compartilhar switch-ins similares com Dragonite, possibilitando-oslhes enfraquecer bastante essas switch-ins um para o outro. Wallbreakers capazes de fazer pivot em Ice-types, como Mega Mawile, são efetivos. Manaphy consegue usar vários Steel-types que são atraídos por Dragonite, como Celesteela e Skarmory, como iscas de set(remover espaço)up.


Outras Opções

Electrium Z junto a Thunder Punch é uma opção para acertar Steel-types, (remover vírgula) como Celesteela e Skarmory, assim como também Tapu Fini e Slowbro. Existem várias outras opções para Dragonite caso sua equipe já tenha outro usuário de Z-Move. Porém, no geral, essas opções são menos efetivas em passar por respostas defensivas em relação aos sets Z-Move de Dragonite. Lum Berry pode ser usada para que Dragonite possa fazer set(remover espaço)up sem temer status. Weakness Policy é uma opção que se aproveita de Multiscale, permitindo-olhe aumentar seu Attack em +3 e sua Speed em +1 usando Dragon Dance frente a moves super efetivos. Para esse set, a remoção ou prevenção de entry hazards é muito importante, já que Dragonite provavelmente não sobreviverá a um golpe super efetivo sem Multiscale. Um set bulky com Substitute / Dragon Dance / Roost / Fly pode ser utilizado com Leftovers. Fly é uma opção sólida de STAB e tem o bônus de dar conceder a Dragonite um turno extra de recuperação recovery de Leftovers. Esse set se aproveita da fraqueza comum de Dragonite a moves status, evitando-os com Substitute. Ele também tem a habilidade de gastar moves com pouco PP, como Stone Edge, e funciona bem com a disseminação de status por parte de sua equipe, (adicionar vírgula) geralmente por meio de Toxic Spikes de algum parceiro. Um set mixed Dragon Dance pode ser utilizado com Ice Beam para que Dragonite consiga atrair e derrotar Landorus-T. Um set Choice Band pode ser usado para se aproveitar do massivo Attack de Dragonite e de seu acesso a Extreme Speed, mas no geral isso o deixaria Dragonite muito explorável devido à sua falta de opções de coverage e à sua baixa Speed.


Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa 25% de dano a Dragonite e quebra Multiscale, fazendo com que ele possa ser derrotado antes de fazer set(remover espaço)up

Ice-types: Devido à fraqueza quadrupla de Dragonite a Ice, a maioria dos Ice-types conseguem dar OHKO nele mesmo com Multiscale ativa. Weavile causa um dano massivo com Ice Shard, enquanto até mesmo Protean Greninja consegue um OHKO com Ice Beam. Porém, esses Pokémon geralmente sofrem para aguentar um golpe de um Dragonite com boosts caso eles sejam ultrapassados ou Dragonite use Extreme Speed. Mamoswine é uma exceção, uma vez que é imune a Gigavolt Havoc e consegue aguentar um Fire Punch +1 graças a Thick Fat.

Fairy-types: A maioria dos Pokémon Fairy-type, como Magearna, Mega Diancie, Tapu Fini e Mega Mawile, conseguem aguentar golpes de Dragonite mesmo com boosts ou ultrapassá-lo em outra situação. Elas são então capazes de responder com fortes STABs Fairy-type super efetivos. Tapu Fini em particular enfraquece os moves STAB Dragon-type de Dragonite contra Pokémon que tocam o chão graças ao a Misty Terrain. Choice Scarf Tapu Lele é imune a Extreme Speed no sob Psychic Terrain e consegue ameaçar um Dragonite +1 com Moonblast. Porém, a maioria das respostas Fairy-type a Dragonite sofrem para aguentar seus Z-Moves com boosts.

Status: Todas as condições de status debilitam Dragonite. Poison limita sua duração em batalha, reduzindo sua habilidade de conseguir fazer set(remover espaço)up e seguir com um sweep de forma eficiente. Burn corta pela metade seu Attack, dando a vários Pokémon a capacidade de aguentar seus Z-Moves mesmo com boosts. Esses dois status também quebram a Multiscale de Dragonite, deixando-o suscetível a um KO. Paralysis pode deixar Dragonite imóvel durante alguns turnos e corta sua Speed pela metade, deixando-o fácil de ser ultrapassado e derrotado.

Pokémon Fisicamente Defensivos Focados em Defense: Se Dragonite já utilizou tiver utilizado seu Z-Move, certos Pokémon fisicamente defensivos, como Skarmory, Celesteela, Slowbro e Landorus-T, conseguem aguentar golpes com boosts dele. Eles podem, (adicionar vírgula) então, (adicionar vírgula) proceder causando-lhe condições status nele, tirá-lo tirando-o de campo por meio de phazing ou até mesmo causar causando-lhe dano massivo nele pesado.
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
Visão Geral

Dragonite é um excelente usuário de Dragon Dance, com seu altíssimo Attack e acesso a Extreme Speed fazendo dele um Pokémon difícil de ser parado após ter feito setup. A ability de Dragonite, Multiscale, corta pela metade o dano tomado quando ele está com o HP cheio. Isso facilita o uso de Dragon Dance para Dragonite, mesmo contra alvos que tenham moves super efetivos. Além disso, Z-Moves permitem a Dragonite se aproveitar de seu STAB Flying-type e também de opções de coverage mais fortes, permitindo-lhe passar por Pokémon defensivos que outrora fariam counter a ele, como Skarmory, Tapu Fini, Slowbro e ou (creio que no original ele colocou "ou" porque eles não compartilham o mesmo Z-Crystal) Landorus-T, dependendo do Z-Crystal carregado por Dragonite. Porém, por conta de sua baixa base Speed, Dragonite enfrenta competição como usuário de Dragon Dance com Gyarados e Mega Gyarados. Dragonite também é muito vulnerável a Stealth Rock, que lhe causa 25% de dano quando entra em campo, perdendo Multiscale no processo.


[SET]
name: Flyinium Z
move 1: Dragon Dance
move 2: Fly
move 3: Earthquake / Fire Punch
move 4: Extreme Speed
item: Flyinium Z
ability: Multiscale
nature: Adamant
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe


Moves

Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed de Dragonite, permitindo-lhe se tornar um sweeper bastante ameaçador ou um potencial wallbreaker. Fly é usado em junção a Flyinium Z para dar a Dragonite um Supersonic Skystrike com 175 de Base Power, permitindo-lhe passar por Pokémon defensivos, como Landorus-T, Tapu Fini, Mega Venusaur e Tangrowth. Earthquake é uma coverage útil para acertar Pokémon resistentes a Flying, como Heatran, Tyranitar e Magearna. Fire Punch pode ser usado no lugar de Earthquake para acertar as resistências a Flying que também são imunes a Ground, como Celesteela e Skarmory. Porém, Dragonite perderia a capacidade de acertar Rock-types, como Tyranitar e Mega Diancie, assim como também deixaria de lidar com Heatran. Extreme Speed é usado para derrotar Pokémon ofensivos, como Weavile, Greninja e Tapu Koko, assim como outros Pokémon enfraquecidos.


Detalhes do Set

Flyinium Z é necessário para que Dragonite tenha acesso a Supersonic Skystrike, permitindo-lhe passar por Pokémon defensivos que outrora o impediriam. 252 EVs em Attack são usados para que os ataques de Dragonite fiquem o mais forte possível. Uma nature Adamant é preferível, já que essa variação de Dragonite é mais dependente de golpes neutros. Isso também traz o benefício de aumentar o poder de seu Extreme Speed. 252 EVs em Speed são usados para que Dragonite possa atuar efetivamente como um Dragon Dance sweeper. Esse investimento permite a ele ultrapassar Weavile e Greninja após um Dragon Dance. Alternativamente, uma nature Jolly pode ser usada para ultrapassar Tapu Koko e Choice Scarf Heatran quando estiver com +1, porém isso vem ao custo de diminuir seu poder. Multiscale corta pela metade o dano que Dragonite recebe quando está com o HP cheio, dando-lhe mais oportunidades de utilizar Dragon Dance.


Dicas de Uso

Essa variação de Dragonite depende fortemente de golpes neutros. Dano residual na equipe adversária é útil. Coloque entry hazards em campo antes de tentar um sweep com Dragonite. Antes de enviá-lo ao campo, remova Stealth Rock para manter Multiscale intacta, permitindo-lhe fazer setup com mais liberdade. Dragonite pode ser usado tanto como um wallbreaker no early-game quanto como late-game sweeper. Se Stealth Rock não estiver impedindo que Dragonite entre seguramente em campo, Extreme Speed pode ser utilizado para fazer revenge kill a ameaças adversárias.


Opções de Equipe

Esse set é parado por Skarmory e Celesteela, fazendo de Magnezone um excelente parceiro; ele consegue prender e eliminar esses Pokémon, abrindo o caminho para Dragonite fazer sweep. Entry hazards são importantes para colocar os oponentes ao alcance de Extreme Speed ou outros ataques de Dragonite. Ferrothorn e Greninja podem colocar Spikes, enquanto Azelf consegue evitar hazards do oponente por meio de Taunt e colocar Stealth Rock. Remoção de hazards é muito importante para que Dragonite mantenha Multiscale ativa. Se usado em equipes cuja estratégia é o acúmulo de hazards, usuários de Rapid Spin, como Excadrill, são bons parceiros. Do contrário, Mew, Scizor e Tapu Fini podem atuar como parceiros Defoggers excelentes. Tapu Fini pode ser usada com mais liberdade junto a esse set, uma vez que ele não conta com STABs Dragon-type. Tapu Fini também pode fazer switch in em moves de status (aqui, esse "status" está falando sobre condições de status, parecido com "moves de setup", eu manteria sem o "de" se fosse status no sentido do tipo do golpe, como special e physical) direcionados a Dragonite. Latias é outra ótima parceira, já que ela consegue usar tanto Defog quanto Healing Wish para manter Dragonite saudável. Wallbreakers, como Mega Medicham e Mega Pinsir, podem enfraquecer a equipe adversária para Dragonite; Mega Pinsir é especialmente útil por compartilhar switch-ins similares com às de Dragonite, possibilitando-lhes enfraquecer bastante essas switch-ins um para o outro. Wallbreakers capazes de fazer pivot em Ice-types, como Mega Mawile, são efetivos. Manaphy consegue usar vários Steel-types que são atraídos por Dragonite, como Celesteela e Skarmory, como iscas de setup.


Outras Opções

Electrium Z junto a Thunder Punch é uma opção para acertar Steel-types como Celesteela e Skarmory, assim como também Tapu Fini e Slowbro. Existem várias outras opções para Dragonite caso sua equipe já tenha outro usuário de Z-Move. Porém, no geral, essas opções são menos efetivas em passar por respostas defensivas em relação aos sets Z-Move de Dragonite. Lum Berry pode ser usada para que Dragonite possa fazer setup sem temer status. Weakness Policy é uma opção que se aproveita de Multiscale, permitindo-lhe aumentar seu Attack em para +3 e sua Speed em para +1 usando Dragon Dance frente a moves super efetivos. Para esse set, a remoção ou prevenção de entry hazards é muito importante, já que Dragonite provavelmente não sobreviverá a um golpe super efetivo sem Multiscale. Um set bulky com Substitute / Dragon Dance / Roost / Fly pode ser utilizado com Leftovers. Fly é uma opção sólida de STAB e tem o bônus de conceder a Dragonite um turno extra de recovery de Leftovers. Esse set se aproveita da fraqueza comum de Dragonite a moves de status, evitando-os com Substitute. Ele também tem a habilidade de gastar moves com pouco PP, como Stone Edge, e funciona bem com a disseminação de status por parte de sua equipe, geralmente por meio de Toxic Spikes de algum parceiro. Um set mixed Dragon Dance pode ser utilizado com Ice Beam para que Dragonite consiga atrair e derrotar Landorus-T. Um set Choice Band pode ser usado para se aproveitar do massivo Attack de Dragonite e de seu acesso a Extreme Speed, mas no geral isso o deixaria muito explorável devido à sua falta de opções de coverage e à sua baixa Speed.


Checks e Counters

Stealth Rock: Stealth Rock causa 25% de dano a Dragonite e quebra Multiscale, fazendo com que ele possa ser derrotado antes de fazer setup

Ice-types: Devido à fraqueza quadrupla de Dragonite a Ice, a maioria dos Ice-types conseguem dar OHKO nele mesmo com Multiscale ativa. Weavile causa um dano massivo com Ice Shard, enquanto até mesmo Protean Greninja consegue um OHKO com Ice Beam. Porém, esses Pokémon geralmente sofrem para aguentar um golpe de um Dragonite com boosts caso eles sejam ultrapassados ou Dragonite use Extreme Speed. Mamoswine é uma exceção, uma vez que é imune a Gigavolt Havoc e consegue aguentar um Fire Punch +1 graças a Thick Fat.

Fairy-types: A maioria dos Pokémon Fairy-type, como Magearna, Mega Diancie, Tapu Fini e Mega Mawile, conseguem aguentar golpes de Dragonite mesmo com boosts ou ultrapassá-lo em outra situação (ele queria dizer que esses Pokémon ou dão outspeed nele ou aguentam um golpe com boost, acho que o "em outra situação" não ajuda a explicar isso. Se quiser clarificar mesmo, pode colocar "antes dele fazer setup"). Elas são então capazes de responder com fortes STABs Fairy-type super efetivos. Tapu Fini em particular enfraquece os moves STAB Dragon-type de Dragonite contra Pokémon que tocam o chão graças a Misty Terrain. Choice Scarf Tapu Lele é imune a Extreme Speed sob Psychic Terrain e consegue ameaçar um Dragonite +1 com Moonblast. Porém, a maioria das respostas Fairy-type a Dragonite sofrem para aguentar seus Z-Moves com boosts.

Status: Todas as condições de status debilitam Dragonite. Poison limita sua duração em batalha, reduzindo sua habilidade de conseguir fazer setup e seguir com um sweep de forma eficiente. Burn corta pela metade seu Attack, dando a vários Pokémon a capacidade de aguentar seus Z-Moves mesmo com boosts. Esses dois status também quebram Multiscale de Dragonite, deixando-o suscetível a um KO. Paralysis pode deixar Dragonite imóvel durante alguns turnos e corta sua Speed pela metade, deixando-o fácil de ser ultrapassado e derrotado.

Pokémon Focados em Defense: Se Dragonite já tiver utilizado seu Z-Move, certos Pokémon defensivos, como Skarmory, Celesteela, Slowbro e Landorus-T, conseguem aguentar golpes com boosts dele. Eles podem, então, proceder causando-lhe condições status, tirando-o de campo por meio de phazing ou até mesmo causando-lhe dano pesado.

Créditos

Escrito por GMars
Traduzido por Trafalgar Shambles
Revisão gramatical por Mitsuki e Ropalme1914
Controle de qualidade por Colonel M, Subject 18 e the ghost formerly known as p2
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
HTML:
[title]
Dragonite

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>Dragonite &eacute; um excelente usu&aacute;rio de Dragon Dance, com seu alt&iacute;ssimo Attack e acesso a Extreme Speed fazendo dele um Pok&eacute;mon dif&iacute;cil de ser parado ap&oacute;s ter feito setup. A ability de Dragonite, Multiscale, corta pela metade o dano tomado quando ele est&aacute; com o HP cheio. Isso facilita o uso de Dragon Dance para Dragonite, mesmo contra alvos que tenham moves super efetivos. Al&eacute;m disso, Z-Moves permitem a Dragonite se aproveitar de seu STAB Flying-type e tamb&eacute;m de op&ccedil;&otilde;es de coverage mais fortes, permitindo-lhe passar por Pok&eacute;mon defensivos que outrora fariam counter a ele, como Skarmory, Tapu Fini, Slowbro ou Landorus-T, dependendo do Z-Crystal carregado por Dragonite. Por&eacute;m, por conta de sua baixa base Speed, Dragonite enfrenta competi&ccedil;&atilde;o como usu&aacute;rio de Dragon Dance com Gyarados e Mega Gyarados. Dragonite tamb&eacute;m &eacute; muito vulner&aacute;vel a Stealth Rock, que lhe causa 25% de dano quando entra em campo, perdendo Multiscale no processo.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Flyinium Z</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Dragon Dance</span></td><td>Item: <span class="item-name">Flyinium Z</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Fly</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Multiscale</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Earthquake</span> / <span class="move-name">Fire Punch</span></td><td>Nature: <span class="nature">Adamant</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Extreme Speed</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 Atk / 4 Def / 252 Spe</span></td></tr>
        </table>
    </div>

    <h3>Moves</h3>
    <p>Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed de Dragonite, permitindo-lhe se tornar um sweeper bastante amea&ccedil;ador ou um potencial wallbreaker. Fly &eacute; usado em jun&ccedil;&atilde;o a Flyinium Z para dar a Dragonite um Supersonic Skystrike com 175 de Base Power, permitindo-lhe passar por Pok&eacute;mon defensivos, como Landorus-T, Tapu Fini, Mega Venusaur e Tangrowth. Earthquake &eacute; uma coverage &uacute;til para acertar Pok&eacute;mon resistentes a Flying, como Heatran, Tyranitar e Magearna. Fire Punch pode ser usado no lugar de Earthquake para acertar as resist&ecirc;ncias a Flying que tamb&eacute;m s&atilde;o imunes a Ground, como Celesteela e Skarmory. Por&eacute;m, Dragonite perderia a capacidade de acertar Rock-types, como Tyranitar e Mega Diancie, assim como tamb&eacute;m deixaria de lidar com Heatran. Extreme Speed &eacute; usado para derrotar Pok&eacute;mon ofensivos, como Weavile, Greninja e Tapu Koko, assim como outros Pok&eacute;mon enfraquecidos.</p>

    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Flyinium Z &eacute; necess&aacute;rio para que Dragonite tenha acesso a Supersonic Skystrike, permitindo-lhe passar por Pok&eacute;mon defensivos que outrora o impediriam. 252 EVs em Attack s&atilde;o usados para que os ataques de Dragonite fiquem o mais forte poss&iacute;vel. Uma nature Adamant &eacute; prefer&iacute;vel, j&aacute; que essa varia&ccedil;&atilde;o de Dragonite &eacute; mais dependente de golpes neutros. Isso tamb&eacute;m traz o benef&iacute;cio de aumentar o poder de seu Extreme Speed. 252 EVs em Speed s&atilde;o usados para que Dragonite possa atuar efetivamente como um Dragon Dance sweeper. Esse investimento permite a ele ultrapassar Weavile e Greninja ap&oacute;s um Dragon Dance. Alternativamente, uma nature Jolly pode ser usada para ultrapassar Tapu Koko e Choice Scarf Heatran quando estiver com +1, por&eacute;m isso vem ao custo de diminuir seu poder. Multiscale corta pela metade o dano que Dragonite recebe quando est&aacute; com o HP cheio, dando-lhe mais oportunidades de utilizar Dragon Dance.</p>

    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Essa varia&ccedil;&atilde;o de Dragonite depende fortemente de golpes neutros. Dano residual na equipe advers&aacute;ria &eacute; &uacute;til. Coloque entry hazards em campo antes de tentar um sweep com Dragonite. Antes de envi&aacute;-lo ao campo, remova Stealth Rock para manter Multiscale intacta, permitindo-lhe fazer setup com mais liberdade. Dragonite pode ser usado tanto como um wallbreaker no early-game quanto como late-game sweeper. Se Stealth Rock n&atilde;o estiver impedindo que Dragonite entre seguramente em campo, Extreme Speed pode ser utilizado para fazer revenge kill a amea&ccedil;as advers&aacute;rias.</p>

    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set &eacute; parado por Skarmory e Celesteela, fazendo de Magnezone um excelente parceiro; ele consegue prender e eliminar esses Pok&eacute;mon, abrindo o caminho para Dragonite fazer sweep. Entry hazards s&atilde;o importantes para colocar os oponentes ao alcance de Extreme Speed ou outros ataques de Dragonite. Ferrothorn e Greninja podem colocar Spikes, enquanto Azelf consegue evitar hazards do oponente por meio de Taunt e colocar Stealth Rock. Remo&ccedil;&atilde;o de hazards &eacute; muito importante para que Dragonite mantenha Multiscale ativa. Se usado em equipes cuja estrat&eacute;gia &eacute; o ac&uacute;mulo de hazards, usu&aacute;rios de Rapid Spin, como Excadrill, s&atilde;o bons parceiros. Do contr&aacute;rio, Mew, Scizor e Tapu Fini podem atuar como parceiros Defoggers excelentes. Tapu Fini pode ser usada com mais liberdade junto a esse set, uma vez que ele n&atilde;o conta com STABs Dragon-type. Tapu Fini tamb&eacute;m pode fazer switch in em moves de status direcionados a Dragonite. Latias &eacute; outra &oacute;tima parceira, j&aacute; que ela consegue usar tanto Defog quanto Healing Wish para manter Dragonite saud&aacute;vel. Wallbreakers, como Mega Medicham e Mega Pinsir, podem enfraquecer a equipe advers&aacute;ria para Dragonite; Mega Pinsir &eacute; especialmente &uacute;til por compartilhar switch-ins similares &agrave;s de Dragonite, possibilitando-lhes enfraquecer bastante essas switch-ins um para o outro. Wallbreakers capazes de fazer pivot em Ice-types, como Mega Mawile, s&atilde;o efetivos. Manaphy consegue usar v&aacute;rios Steel-types que s&atilde;o atra&iacute;dos por Dragonite, como Celesteela e Skarmory, como iscas de setup.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Electrium Z junto a Thunder Punch &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o para acertar Steel-types como Celesteela e Skarmory, assim como tamb&eacute;m Tapu Fini e Slowbro. Existem v&aacute;rias outras op&ccedil;&otilde;es para Dragonite caso sua equipe j&aacute; tenha outro usu&aacute;rio de Z-Move. Por&eacute;m, no geral, essas op&ccedil;&otilde;es s&atilde;o menos efetivas em passar por respostas defensivas em rela&ccedil;&atilde;o aos sets Z-Move de Dragonite. Lum Berry pode ser usada para que Dragonite possa fazer setup sem temer status. Weakness Policy &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o que se aproveita de Multiscale, permitindo-lhe aumentar seu Attack para+3 e sua Speed para +1 usando Dragon Dance frente a moves super efetivos. Para esse set, a remo&ccedil;&atilde;o ou preven&ccedil;&atilde;o de entry hazards &eacute; muito importante, j&aacute; que Dragonite provavelmente n&atilde;o sobreviver&aacute; a um golpe super efetivo sem Multiscale. Um set bulky com Substitute / Dragon Dance / Roost / Fly pode ser utilizado com Leftovers. Fly &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o s&oacute;lida de STAB e tem o b&ocirc;nus de conceder a Dragonite um turno extra de recovery de Leftovers. Esse set se aproveita da fraqueza comum de Dragonite a moves de status, evitando-os com Substitute. Ele tamb&eacute;m tem a habilidade de gastar moves com pouco PP, como Stone Edge, e funciona bem com a dissemina&ccedil;&atilde;o de status por parte de sua equipe, geralmente por meio de Toxic Spikes de algum parceiro. Um set mixed Dragon Dance pode ser utilizado com Ice Beam para que Dragonite consiga atrair e derrotar Landorus-T. Um set Choice Band pode ser usado para se aproveitar do massivo Attack de Dragonite e de seu acesso a Extreme Speed, mas no geral isso o deixaria muito explor&aacute;vel devido &agrave; sua falta de op&ccedil;&otilde;es de coverage e &agrave; sua baixa Speed.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Stealth Rock</strong>: Stealth Rock causa 25% de dano a Dragonite e quebra Multiscale, fazendo com que ele possa ser derrotado antes de fazer setup.</li>
    <li><strong>Ice-types</strong>: Devido &agrave; fraqueza quadrupla de Dragonite a Ice, a maioria dos Ice-types conseguem dar OHKO nele mesmo com Multiscale ativa. Weavile causa um dano massivo com Ice Shard, enquanto at&eacute; mesmo Protean Greninja consegue um OHKO com Ice Beam. Por&eacute;m, esses Pok&eacute;mon geralmente sofrem para aguentar um golpe de um Dragonite com boosts caso eles sejam ultrapassados ou Dragonite use Extreme Speed. Mamoswine &eacute; uma exce&ccedil;&atilde;o, uma vez que &eacute; imune a Gigavolt Havoc e consegue aguentar um Fire Punch +1 gra&ccedil;as a Thick Fat.</li>
    <li><strong>Fairy-types</strong>: A maioria dos Pok&eacute;mon Fairy-type, como Magearna, Mega Diancie, Tapu Fini e Mega Mawile, conseguem aguentar golpes de Dragonite mesmo com boosts ou ultrapass&aacute;-lo antes dele fazer setup. Elas s&atilde;o ent&atilde;o capazes de responder com fortes STABs Fairy-type super efetivos. Tapu Fini em particular enfraquece os moves STAB Dragon-type de Dragonite contra Pok&eacute;mon que tocam o ch&atilde;o gra&ccedil;as a Misty Terrain. Choice Scarf Tapu Lele &eacute; imune a Extreme Speed sob Psychic Terrain e consegue amea&ccedil;ar um Dragonite +1 com Moonblast. Por&eacute;m, a maioria das respostas Fairy-type a Dragonite sofrem para aguentar seus Z-Moves com boosts.</li>
    <li><strong>Status</strong>: Todas as condi&ccedil;&otilde;es de status debilitam Dragonite. Poison limita sua dura&ccedil;&atilde;o em batalha, reduzindo sua habilidade de conseguir fazer setup e seguir com um sweep de forma eficiente. Burn corta pela metade seu Attack, dando a v&aacute;rios Pok&eacute;mon a capacidade de aguentar seus Z-Moves mesmo com boosts. Esses dois status tamb&eacute;m quebram Multiscale de Dragonite, deixando-o suscet&iacute;vel a um KO. Paralysis pode deixar Dragonite im&oacute;vel durante alguns turnos e corta sua Speed pela metade, deixando-o f&aacute;cil de ser ultrapassado e derrotado.</li>
    <li><strong>Pok&eacute;mon Focados em Defense</strong>: e Dragonite j&aacute; tiver utilizado seu Z-Move, certos Pok&eacute;mon defensivos, como Skarmory, Celesteela, Slowbro e Landorus-T, conseguem aguentar golpes com boosts dele. Eles podem, ent&atilde;o, proceder causando-lhe condi&ccedil;&otilde;es status, tirando-o de campo por meio de phazing ou at&eacute; mesmo causando-lhe dano pesado.</li>
</ul>

<h2>Cr&eacute;ditos</h2>

<ul class="credits">
   <li>Escrito por <a href="/forums/members/273636/" target="_blank">GMars</a></li>
   <li>Traduzido por <a href="/forums/members/359610/" target="_blank">Trafalgar Shambles</a></li>
   <li>Revis&atilde;o gramatical por <a href="/forums/members/mitsuki.262009/" target="_blank">Mitsuki</a> e <a href="https://www.smogon.com/forums/members/245099/" target="_blank">Ropalme1914</a></li>
    <li>Controle de qualidade por <a href="/forums/members/12650/" target="_blank">Colonel M</a>, <a href="/forums/members/137683/" target="_blank">Subject 18</a> e <a href="/245102/" target="_blank">the ghost formely known as p2</a></li>
</ul>
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top