Monotype Decidueye (Ghost e Grass)

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/decidueye/monotype/

[OVERVIEW]

Ghost
========

Decidueye é uma boa opção defensiva em times Ghost graças ao seu acesso a moves de utilidade efetivos. Seu tipo Grass e Special Defense sólida lhe permitem fazer switch em Ground- e Electric-types como Landorus, Seismitoad, Tapu Koko e Alolan Raichu. Ele também é o único Ghost-type viável com acesso a Defog, o que lhe possibilita remover entry hazards como Stealth Rock e Toxic Spikes, que caso contrário enfraqueceriam o core defensivo de Ghost. Com Spirit Shackle, Decidueye é capaz de prender Pokémon defensivos que Ghost tem dificuldades para lidar, tais como Mega Venusaur, Baneful Bunker Toxapex e Clefable, e eventualmente os derrotar após fazer setup com Swords Dance. Entretanto, o Attack de Decidueye é incrivelmente medíocre sem boosts, tornando-o incapaz de causar qualquer dano sério contra ameaças ofensivas, além de não conseguir atingir Normal-types devido a levar apenas Spirit Shackle. Sua falta de Speed indica que ele apenas é capaz de fazer check a Pokémon defensivos lentos e sua Defense baixa torna-o incapaz de fazer switch em ataques physical de Pokémon ofensivos como Mega Diancie ou Tapu Bulu. Decidueye também é extremamente vulnerável a uma variedade de Pokémon defensivos, como Mega Sableye, Alolan Muk e Skarmory.

Grass
========

O acesso de Decidueye a Swords Dance junto de seu Attack decente e STABs Ghost-type lhe permitem agir como um setup sweeper em times Grass. Seu Spirit Shackle com STAB lhe possibilita virar o jogo contra as equipes Psychic, um matchup normalmente difícil para Grass lidar. Spirit Shackle é extremamente útil para fazer trap, o que ajuda Decidueye a derrotar um Pokémon confiavelmente com seu Z-Move ou fazer setup com Swords Dance. Seu poderoso Z-Move em Sinister Arrow Raid lhe permite nocautear alvos bulky como Toxapex, Celesteela, Zapdos e Ferrothorn quando tem boosts e ajuda ainda mais seu sweep. Grass também aprecia a capacidade de Decidueye manter entry hazards em campo ao agir como um spinblocker através de seu tipo Ghost. Entretanto, o bulk limitado de Decidueye diminui o número de oportunidades de setup que ele consegue e força-o a fazer setup contra Pokémon mais fracos ou no late-game. Sua Speed decepcionante lhe deixa ser ultrapassado por ameaças ofensivas comuns, como Heatran, e força-o a depender de ataques de prioridade como Shadow Sneak para vencer ameaças mais rápidas.

[SET]
name: Defogger Defensivo (Ghost)
move 1: Spirit Shackle
move 2: Roost
move 3: Defog
move 4: Swords Dance
item: Leftovers
ability: Long Reach
nature: Careful
evs: 252 HP / 100 Def / 60 SpD / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Spirit Shackle é o principal ataque de Decidueye, usado para prender Pokémon defensivos como Mega Venusaur, Sap Sipper Azumarill e Ferrothorn. Roost é usado para dar a Decidueye uma forma de recovery consistente. Defog lhe permite preencher o papel de removedor de entry hazards, o que é útil para companheiros de equipe que são fracos a Stealth Rock, tais como Alolan Marowak e Blacephalon. Swords Dance aumenta a presença ofensiva de Decidueye, permitindo-lhe vencer walls defensivas como Clefable, Ferrothorn e Mega Venusaur.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em HP é usado para tornar Decidueye o mais bulky possível. 100 EVs em Defense lhe permitem evitar um 2HKO de Iron Head de Choice Scarf Excadrill. 96 EVs em Speed lhe deixam ultrapassar Adamant Azumarill e remover screens de Klefki com Defog para que um parceiro de time como Mimikyu possa dar revenge kill nele em segurança. Os EVs restantes são alocados em Special Defense com uma nature Careful, permitindo a Decidueye fazer switch em special attackers como Tapu Koko e Landorus com segurança. Leftovers é usado para lhe dar um pouco de recovery a cada turno.

Dicas de Uso
========

Certifique-se de manter Decidueye saudável para que possa fazer switch com mais facilidade em special attackers que Ghost tem dificuldades em lidar, tais como Landorus e Tapu Koko. Contra Pokémon defensivos como Ferrothorn e Mega Venusaur, tente prever quando eles usarão um move não ofensivo, como Protect ou Synthesis, para fazer switch in em segurança. É melhor fazer switch in com Mega Sableye contra usuários de entry hazards que Decidueye não consegue vencer, tais como Torkoal, Swampert ou Skarmory. No entanto, para preservar o HP de Mega Sableye, é melhor prender e remover os usuários de entry hazards que podem o derrotar, como Clefable. Evite condições de status ao máximo, visto que burn impede que Decidueye vença Mega Venusaur e Azumarill e poison o enfraquece rapidamente a cada turno. É uma boa ideia comecar a fazer setup com Swords Dance quando Decidueye está com o HP cheio para não precisar se recuperar com Roost muitas vezes.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye pode fazer switch em ataques Dark-type para Decidueye e refletir status como Toxic e Will-O-Wisp; em troca, Decidueye pode fazer switch em special attackers como Landorus e Tapu Koko. Gengar é capaz de fazer revenge kill em Diggersby, Blacephalon e Heatran para Decidueye, além de absorver Toxic Spikes para que Decidueye possa fazer switch in com segurança contra times Water e Poison. Mimikyu pode fazer check a Dark-types como Hydreigon e Tyranitar; em retorno, Decidueye pode remover entry hazards como Toxic Spikes e Sticky Web, que caso contrário impediriam Mimikyu de fazer sweep no late-game. Alolan Marowak pode fazer switch em ataques Fire-type e vencer Steel-types que Decidueye não consegue lidar bem, tais como Skarmory e Mega Scizor. Blacephalon pode derrotar walls defensivas como Porygon2 e Skarmory e fazer check a Dragon-types ameaçadores como Garchomp e Dragonite com Hidden Power Ice. Jellicent pode fazer switch e derrotar Fire-types como Heatran e Volcarona para Decidueye, bem como fazer switch em ataques Ice-type; ademais, ele também é counter de Water-types que podem fazer setup ou causar burn em Decidueye com Scald, tais como Keldeo e Suicune. Em troca, Decidueye pode prender e por fim vencer Pokémon bulky como Ferrothorn e Mega Venusaur, que são imunes a Toxic de Jellicent. Shedinja pode fazer switch em Pokémon ofensivos como Mega Lopunny e Mega Scizor defensivos, os quais vencem Decidueye; ele aprecia Decidueye removendo entry hazards para que possa continuar em jogo. Cofagrigus é capaz de prejudicar physical attackers como Mamoswine e Mega Aerodactyl com Will-O-Wisp, podendo também enfraquecer equipes Normal-type com Toxic Spikes.

[SET]
name: Swords Dance (Grass)
move 1: Swords Dance
move 2: Spirit Shackle
move 3: Shadow Sneak
move 4: Roost
item: Spooky Plate / Decidium Z
ability: Long Reach
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD/ 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance torna Decidueye em um sweeper ameaçador ao impulsionar seu Attack. Spirit Shackle é usado para atingir Pokémon Psychic- e Ghost-type como Mew e Alolan Marowak com dano super efetivo enquanto acerta a vasta maioria do metagame, inclusive Zapdos, com dano neutro; ademais, ele possui o efeito de prender o adversário. Shadow Sneak é o ataque com prioridade de Decidueye e é usado para nocautear Pokémon como Blacephalon, Victini e Latios quando tem boosts. Roost fornece recovery confiável a Decidueye, o que ajuda a fazer setup confortavelmente sem ser enfraquecido.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack junto a uma nature Adamant permitem a Decidueye servir como um cleaner eficiente ao lhe permitir atacar o mais forte possível. Investimento máximo em Speed lhe possibilita ser o mais veloz possível, ultrapassando Pokémon com Mantine e Metagross. Spooky Plate impulsiona ambos os STABs Ghost-tpye de Decidueye, o que lhe possibilita sempre dar OHKO em Victini com +2 Shadow Sneak após o dano de Stealth Rock. Decidium Z pode ser usado em vez de Spooky Plate e deixa Decidueye usar Sinister Arrow Raid, um move capaz de derrotar adversários extremamente bulky como Toxapex e Celesteela quando usado com boosts. Long Reach impede que Decidueye sofra dano de contato de Pokémon como Ferrothorn e Garchomp ao usar Shadow Sneak. Uma distribuição de EVs alternativa de 84 HP / 252 Attack / 172 Speed pode ser usada para mais poder e bulk enquanto ainda ultrapassa Jolly Azumarill e -1 Choice Band Victini.

Dicas de Uso
========

Tente preservar Decidueye para que ele possa fazer setup e sweep efetivamente. O momento ideal para tentar fazer setup com Decidueye é no late-game quando seus checks e counters forem enfraquecidos. Isso é especialmente importante no matchup contra Psychic, no qual Decidueye pode fazer check a uma grande ameaça a times Grass em Victini após o dano de Stealth Rock e um boost de Swords Dance. No entanto, em matchups como Dragon, Dark e Normal, nos quais ele pode ter problemas fazendo sweep, tente usar Decidueye no mid-game para enfraquecer o time oponente o máximo possível para que seus outros parceiros de equipe possam fazer sweep. Decidueye também pode utilizar seu Spirit Shackle a fim de prender Pokémon passivos como Ferrothorn e fazer setup em segurança usando Swords Dance. Enfraqueça os checks ofensivos de Decidueye como Mega Charizard Y no alcance de Shadow Sneak com boosts antes de fazer setup. Evite tomar danos desnecessários antes de Decidueye estar pronto para entrar e fazer sweep, visto que tomar danos desnecessários irá dificultar sua capacidade de fazer setup que já é limitada pelo seu bulk. Pela mesma razão, Decidueye deve entrar em campo após um aliado desmaiar ou através de switches agressivas. Tente colocar entry hazards como Stealth Rock e Spikes de companheiros como Cradiliy e Ferrothorn, visto que eles ajudarão a enfraquecer o time oponente para um sweep de Decidueye. Isso é especialmente importante no matchup contra Psychic, já que o dano residual de Stealth Rock é necessário para Decidueye vencer Victini com um Shadow Sneak com boosts. Similarmente, tente fazer switch in com Decidueye num Rapid Spin previsto a fim de manter tais hazards em campo. Condições de status, nomeadamente burn e paralysis, atrapalharão a capacidade de Decidueye fazer setup e sweep ao ao reduzir seu Attack e Speed. Portanto, ele deve evitar fazer setup em usuários de status como Will-O-Wisp Mew e Thunder Wave Slowbro, bem como switch in desnecessárias em Scald. Sinister Arrow Raid deve ser guardado para alvos mais bulky como Toxapex, Celesteela e Zapdos. Portanto, Decidueye deve tentar prender e isolar tais Pokémon com Spirit Shackle a fim de conseguir um ataque garantido neles. Decidueye deve ter cautela com usuários de Protect como Toxapex e Celesteela, (adicionar vírgula) que podem tentar bloquear Sinister Arrow Raid, e contorná-los devidamente.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é um ótimo parceiro para Decidueye por conta de seu bulk natural, tipagem defensiva e Thick Fat, o que lhe permite aguentar uma variedade de ataques como Ice Beam de Greninja, Knock Off de Alolan Muk e Flamethrower de Celesteela; além disso, ele também pode apoiar Decidueye usando Leech Seed e removendo Toxic Spikes, aumentando a longevidade dele. A boa tipagem defensiva de Ferrothorn e bulk lhe deixam fazer switch in e aguentar uma gama de ataques, enquanto seu Gyro Ball é capaz de nocautear Pokémon Ice-type como Kyurem-B e seu Spikes é útil para enfraquecer o time oponente para um sweep de Decidueye; ademais, seu Leech Seed também dá uma forma de recovery a Decidueye e ajuda-o a fazer setup. Com seu bom bulk special e tipo Rock, Cradiliy é capaz de enfrentar Pokémon Fire- e Flying-type special como Volcarona, Mega Charizard Y e Tornadus-T para Decidueye, enquanto seu Stealth Rock enfraquece os checks e counters de Decidueye, tais como Victini e Skarmory, para seu sweep. Em troca, Decidueye é capaz de manter os entry hazards de Ferrothorn e Cradily em campo bloqueando usuários de Rapid Spin como Armaldo; ademais, Decidueye também é capz de fazer switch em moves Fighting-type como Close Combat de Terrakion e Secret Sword de Keldeo para Ferrothorn e Cradiliy. Choice Scarf Tapu Bulu pode ultrapassar Pokémon mais rápidos que ameaçam Decidueye, tais como Mega Charizard Y e Volcarona, e nocauteá-los com Stone Edge, enquanto seu Grassy Terrain aumenta o Base Power de Leaf Blade de Decidueye e lhe fornece recovery passiva, permitindo-lhe fazer setup mais facilmente. Breloom pode ameaçar Pokémon Normal- e Dark-type como Mega Lopunny, Chansey, Bisharp e Hydreigon usando Mach Punch e criar oportunidades de setup para Decidueye com Spore; em retorno, Decidueye pode ameaçar Psychic-types rápidos demais para Breloom, como Latios e Alolan Raichu, com seu Shadow Sneak com boosts. Whimsicott pode apoiar Decidueye usando Stun Spore para desacelerar Pokémon rápidos e Encore para criar oportunidades de setup para ele; além disso, Whimsicott pode ameaçar Dark- e Dragon-types como Mandibuzz, Hydreigon e Kyurem-B usando Moonblast.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ghost
--------

Um set ofensivo pode ser usado com Leaf Blade para permitir a Decidueye vencer Water- e Ground-types como Swampert e Hippowdon, que caso contrário invalidariam seu Spirit Shackle lhe dando phaze; contudo, sem nenhum investimento defensivo, ele falha ao fazer switch em Pokémon ofensivos notáveis como Landorus, Tapu Koko e Excadrill. Decidium Z é uma opção em vez de Leftovers para derrotar walls como Celesteela e Mega Venusaur com menos boosts de Swords Dance; no entanto, isso vem ao custo de recovery a cada turno, tornando-o incapaz de sobreviver consistentemente contra Clefable e Ferrothorn.

Grass
--------

Leaf Blade pode ser usado em vez de Roost a fim de atingir Normal-types como Chansey, mas a falta de recovery confiável dificulta a habilidade de Decidueye fazer setup confortavelmente. Sucker Punch pode ser usado em vez de Shadow Sneak como uma forma de prioridade mais forte que atinge Meloetta, mas isso depende mais do oponente atacante e é pior contra Mega Gallade. Pluck pode ser usado para tirar proveito de Alolan Muk ao consumir sua Iapapa Berry, mas não possui outros usos. Leftovers pode ser usado para fornecer recovery a Decidueye, o que torna mais fácil preservar seu HP e fazer setup.

Checks e Counters
===================

Ghost
--------

**Normal-types**: Visto que o único ataque de Decidueye é Spirit Shackle, ele é incapaz de causar qualquer dano contra Normal-types como Chansey e Porygon2.

**Dark-types**: Hydreigon, Mandibuzz, Alolan Muk e Bisharp fazem switch com facilidade em Spirit Shackle de Decidueye e podem ameaçar OHKO com seus STABs Dark-type. Bisharp, em particular, pode impulsionar seu Attack ao fazer switch em Defog graças a Defiant.

**Fire- e Ice-types**: Blacephalon, Volcarona e Mega Charizard Y podem ultrapassar e dar OHKO em Decidueye com STAB Fire Blast. Kyurem-B, Mamoswine e Weavile são capazes de dar OHKO em Decidueye, com Weavile em particular sendo capaz de usar Pursuit para prender Decidueye e impedir que saia de campo.

**Phazers**: Hippowdon, Skarmory e Avalugg podem fazer phaze a Decidueye com Whirlwind ou Roar, negando sua capacidade de fazer trap. Avalugg e Skarmory, em específico, possuem STABs super efetivos para atacar Decidueye.

**Stallbreakers**: Gliscor, Heatran e Tornadus-T podem impedir que Decidueye recupere seu HP usando Taunt. Heatran e Tornadus-T, em especial, possuem STABs super efetivos para atingir Decidueye.

Grass
--------

**Dark-types**: Pokémon Dark-type como Bisharp e Hydreigon ameaçam nocautear Decidueye com seus STABs Dark-type, enquanto Decidueye não consegue fazer muita coisa em troca, visto que eles resistem a seus STABs Ghost-type.

**Normal-types**: Visto que Decidueye depende de seus STABs Ghost-type para causar dano, ele é incapaz de ameaçar Normal-types como Chansey, Porygon2 e Staraptor efetivamente.

**Fire- e Ice-types**: Pokémon Fire- e Ice-type como Mega Charizard Y, Volcarona, Kyurem-B e Mamoswine ultrapassam Decidueye e nocauteiam-no com seus STABs super efetivos.

**Pokémon Focados em Defense**: Certos Pokémon focados em Defense como Porygon2 e Mandibuzz são capazes de aguentar todos os ataques sem boost de Decidueye e pressioná-lo efetivamente quando tenta fazer setup.

**Pokémon Mais Velozes**: A baixa Speed de Decidueye o torna alvo fácil de revenge kill por Pokémon ofensivos rápidos como Mega Lopunny, Kommo-o e Garchomp.

**Condições de Status**: Condições de status, nomeadamente burn e paralysis, atrapalham a capacidade de fazer setup e sweep de Decidueye cortando seu Attack ou Speed.

**Dano Residual**: Dano causado por entry hazards como Stealth Rock e Spikes, bem como dano residual desnecessário, prejudicam a capacidade de fazer setup e sweep de Decidueye devido a seu bulk limitado.

[CREDITS]
- Written by: [[smub, 397606], [Decem, 362454]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118] [Mitsuki, 262009]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [maroon, 305839], [Havens, 391540], [Kev, 314540]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Arriba, me sinto lisonjeado em poder corrigir sua tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Now, let's pull the trigger!

Original: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/decidueye/monotype/

Adicionar | Remover | Sugestões

[OVERVIEW]

Ghost
========

Decidueye é uma boa opção defensiva em times Ghost graças ao seu acesso a moves de utilidade efetivos. Seu tipo Grass e Special Defense sólida lhe permitem fazer switch em Ground- e Electric-types como Landorus, Seismitoad, Tapu Koko e Alolan Raichu. Ele também é o único Ghost-type viável com acesso a Defog, o que lhe possibilita remover entry hazards como Stealth Rock e Toxic Special Spikes, que caso contrário enfraqueceriam o core defensivo de Ghost. Com Spirit Shackle, Decidueye é capaz de prender Pokémon defensivos que Ghost tem dificuldades para lidar, tais como Mega Venusaur, Baneful Bunker Toxapex e Clefable, e eventualmente derrotá-los após fazer setup com Swords Dance. Entretanto, o Attack de Decidueye é incrivelmente medíocre sem boosts, tornando-o incapaz de causar qualquer dano sério contra ameaças ofensivas, além de não conseguir atingir Normal-types devido a levar apenas Spirit Shackle. Sua falta de Speed indica que ele apenas é capaz de fazer check a Pokémon defensivos lentos e sua Defense baixa torna-o incapaz de fazer switch em ataques physical de Pokémon ofensivos como Mega Diancie ou Tapu Bulu. Decidueye também é extremamente vulnerável à uma variedade de Pokémon defensivos, como Mega Sableye, Alolan Muk e Skarmory.

Grass
========

O acesso de Decidueye a Swords Dance junto a de seu Attack decente e STABs Ghost-type lhe permitem agir como um setup sweeper em times Grass. Seu Spirit Shackle com STAB lhe possibilita jogar a maré contra as equipes Psychic, um matchup normalmente difícil para Grass lidar. Spirit Shackle é extremamente útil para prender, o que ajuda Decidueye a derrotar um Pokémon confiavelmente com seu Z-Move ou fazer setup com Swords Dance. Seu poderoso Z-Move em Sinister Arrow Raid lhe permite nocautear alvos bulky como Toxapex, Celesteela, Zapdos e Ferrothorn quando tem boosts e ajuda ainda mais seu sweep. Grass também aprecia a capacidade de Decidueye manter entry hazards em campo ao agir como um spinblocker através de seu tipo Ghost. Entretanto, o bulk limitado de Decidueye diminui o número de oportunidades de setup que ele consegue e força-o a fazer setup contra Pokémon fracos ou no late-game. Sua Speed decepcionante lhe deixa ser ultrapassado por ameaças ofensivas comuns como Heatran e força-o a depender de ataques de prioridade como Shadow Sneak para vencer ameaças mais rápidas.

[SET]
name: Defogger Defensivo (Ghost)
move 1: Spirit Shackle
move 2: Roost
move 3: Defog
move 4: Swords Dance
item: Leftovers
ability: Long Reach
nature: Careful
evs: 252 HP / 100 Def / 60 SpD / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Spirit Shackle é o princiapal ataque de Decidueye, usado para prender Pokémon defensivos como Mega Venusaur, Sap Sipper Azumarill e Ferrothorn. Roost é usado para dar a Decidueye uma forma de recovery consistente. Defog lhe permite preencher o papel de removedor de entry hazards, o que é útil para companheiros de equipe que são fracos a Stealth Rock, tais como Alolan Marowak e Blacephalon. Swords Dance aumenta a presença ofensiva de Decidueye, permitindo-lhe vencer walls defensivas como Clefable, Ferrothorn e Mega Venusaur.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em HP é usado para tornar Decidueye o mais bulky possível. 100 EVs em Defense lhe permitem evitar um 2HKO de Iron Head de Choice Scarf Excadrill. 96 EVs em Speed lhe deixam ultrapassar Adamant Azumarill e remover screens de Klefki com Defog para que um parceiro de time como Mimikyu possa lhe dar revenge kill em segurança. Os EVs restantes são alocados em Special Defense com uma nature Careful, permitindo a Decidueye fazer switch em special attackers como Tapu Koko e Landorus com segurança. Leftovers é usado para lhe dar um pouco de recovery a cada turno.

Dicas de Uso
========

Certifique-se de manter Decidueye saudável para que possa fazer switch com mais facilidade em special attackers que Ghost tem dificuldades em lidar, tais como Landorus e Tapu Koko. Contra Pokémon defensivos como Ferrothorn e Mega Venusaur, tente prever quando eles usarão um move não ofensivo, como Protect ou Synthesis, para fazer switch in em segurança. É melhor fazer switch in com Mega Sableye contra usuários de entry hazards que Decidueye não consegue vencer, tais como Torkoal, Swampert ou Skarmory. No entanto, para preservar o HP de Mega Sableye, é melhor prender e remover os usuários de entry hazards que podem lhe derrotar, como Clefable. Evite condições de status ao máximo, visto que burn impede que Decidueye vença Mega Venusaur e Azumarill e poison lhe enfraquece rapidamente a cada turno. É uma boa ideia comecar a fazer setup com Swords Dance quando Decidueye está com o HP cheio para não precisar se recuperar com Roost muitas vezes.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye pode fazer switch em ataques Dark-type para Decidueye e refletir status como Toxic e Will-O-Wisp; em troca, Decidueye pode fazer switch em special attackers como Landorus e Tapu Koko. Gengar é capaz de fazer revenge kill em Diggersby, Blacephalon e Heatran para Decidueye, além de absorver Toxic Spikes para que Decidueye possa fazer switch in com segurança contra times Water e Poison. Mimikyu pode fazer check a Dark-types como Hydreigon e Tyranitar; em retorno, Decidueye pode remover entry hazards como Toxic Spikes e Sticky Web, que caso contrário impediriam Mimikyu de fazer sweep no late-game. Alolan Marowak pode fazer switch em ataques Fire-type e vencer Steel-types que Decidueye não consegue lidar bem, tais como Skarmory e Mega Scizor. Blacephalon pode derrotar walls defensivas como Porygon2 e Skarmory e fazer check a Dragon-types ameaçadores como Garchomp e Dragonite com Hidden Power Ice. Jellicent pode fazer switch e derrotar Fire-types como Heatran e Volcarona para Decidueye, bem como fazer switch em ataques Ice-type; ademais, ele também é counter de Water-types que podem fazer setup ou causar burn em Decidueye com Scald, tais como Keldeo e Suicune. Em troca, Decidueye pode prender e por fim vencer Pokémon bulky como Ferrothorn e Mega Venusaur, que são imunes a Toxic de Jellicent. Shedinja pode fazer switch em Pokémon ofensivos como Mega Lopunny e Mega Scizor defensivos, os quais vencem Decidueye; ele aprecia Decidueye removendo entry hazards para que possa continuar em jogo. Cofagrigus é capaz de prejudicar physical attackers como Mamoswine e Mega Aerodactyl com Will-O-Wisp, ele também pode enfraquecer equipes Normal-type com Toxic Spikes.

[SET]
name: Swords Dance (Grass)
move 1: Swords Dance
move 2: Spirit Shackle
move 3: Shadow Sneak
move 4: Roost
item: Spooky Plate / Decidium Z
ability: Long Reach
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD/ 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance torna Decidueye em um sweeper ameaçador ao impulsionar seu Attack. Spirit Shackle é usado para atingir Pokémon Psychic- e Ghost-type como Mew e Alolan Marowak com dano super efetivo enquanto acerta a vasta maioria do metagame, junto a Pokémon como Zapdos, com dano neutro; ademais, ele possui o efeito de prender o adversário. Shadow Sneak é o ataque com prioridade de Decidueye e é usado para nocautear Pokémon como Blacephalon, Victini e Latios quando tem boosts. Roost fornece recovery confiável a Decidueye, o que ajuda a fazer setup confortavelmente sem ser enfraquecido.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack junto a uma nature Adamant permitem a Decidueye servir como um cleaner eficiente ao lhe permitir atacar o mais forte possível. Investimento máximo em Speed lhe permite possibilita ser o mais veloz possível, ultrapassando Pokémon com Mantine e Metagross. Spooky Plate impulsiona ambos os STABs Ghost-tpye de Decidueye, o que lhe possibilita sempre dar OHKO em Victini com +2 Shadow Sneak após o dano de Stealth Rock. Decidium Z pode ser usado em vez de Spooky Plate e deixa Decidueye usar Sinister Arrow Raid, um move capaz de derrotar adversários extremamente bulky como Toxapex e Celesteela quando usado com boosts. Long Reach impede que Decidueye sofra dano de contato de Pokémon como Ferrothorn e Garchomp ao usar Shadow Sneak. Uma distribuição de EVs alternativa de 84 HP / 252 Attack / 172 Speed pode ser usada para mais poder e bulk enquanto ainda ultrapassa Jolly Azumarill e -1 Choice Band Victini.

Dicas de Uso
========

Tente preservar Decidueye para que ele possa fazer setup e sweep efetivamente. O momento ideal para tentar fazer setup com Decidueye é no late-game quando seus checks e counters forem enfraquecidos. Isso é especialmente importante no matchup contra Psychic, onde Decidueye fazer check a uma grande ameaça a times Grass em Victini após o dano de Stealth Rock e um boost de Swords Dance. No entanto, em matchups como Dragon, Dark e Normal, onde ele pode ter problemas fazendo sweep, tente usar Decidueye no mid-game para enfraquecer o time oponente o máximo possível para seus outros parceiros de equipe possam fazer sweep. Decidueye também pode utilizar seu Spirit Shackle a fim de prender Pokémon passivos como Ferrothorn e fazer setup em segurança usando Swords Dance. Enfraqueça os checks ofensivos de Decidueye como Mega Charizard Y no alcance de Shadow Sneak com boosts antes de fazer setup. Evite tomar danos desnecessários antes de Decidueye estar pronto para entrar e fazer sweep, visto que tomar danos desnecessários irá dificultar sua capacidade de fazer setup que já é limitada pelo seu bulk. Pela mesma razão, Decidueye deve entrar em campo após um aliado desmaiar ou através de switches agressivas. Tente colocar entry hazards como Stealth Rock e Spikes de companheiros como Cradiliy e Ferrothorn, visto que eles ajudarão a enfraquecer o time oponente para um sweep de Decidueye. Isso é especialmente importante no matchup contra Psychic, já que o dano residual de Stealth Rock é necessário para Decidueye vencer Victini com um Shadow Sneak com boosts. Similarmente, tente fazer switch in com Decidueye num Rapid Spin previsto a fim de manter tais hazards em campo. Condições de status, nomeadamente burn e paralysis, atrapalharão a capacidade de Decidueye fazer setup e sweep ao cortar pela metade seu Attack e Speed. Portanto, ele deve evitar fazer setup em usuários de status como Will-O-Wisp Mew e Thunder Wave Slowbro, bem como switch in desnecessárias em Scald. Sinister Arrow Raid deve ser guardado para alvos mais bulky como Toxapex, Celesteela e Zapdos. Portanto, Decidueye deve tentar prender e isolar tais Pokémon com Spirit Shackle a fim de conseguir um ataque garantido neles. Decidueye deve ter cautela com usuários de Protect como Toxapex e Celesteela que podem tentar bloquear Sinister Arrow Raid e jogar ao redor deles de acordo.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é um ótimo parceiro para Decidueye por conta de seu bulk natural, tipagem defensiva e Thick Fat, o que lhe permite aguentar uma variedade de ataques como Ice Beam de Greninja, Knock Off de Alolan Muk e Flamethrower de Celesteela; além disso, ele também podoe apoiar Decidueye usando Leech Seed e removendo Toxic Spikes, aumentando a longevidade do mesmo. A boa tipagem defensiva de Ferrothorn e bulk lhe deixam fazer switch in e aguentar uma multitude multiplicidade de ataques, conquanto enquanto seu Gyro Ball é capaz de nocautear Pokémon Ice-type como Kyurem-B e seu Spikse é útil para enfraquecer o time oponente para um sweep de Decidueye; ademais, seu Leech Seed também dá uma forma de recovery a Decidueye e ajuda-o a fazer setup. Com seu bom bulk special e tipo Rock, Cradiliy é capaz de enfrentar Pokémon Fire- e Flying-type special como Volcarona, Mega Charizard Y e Tornadus-T para Decidueye, enquanto seu Stealth Rock enfraquece os checks e counters de Decidueye, tais como Victini e Skarmory, para seu sweep. Em troca, Decidueye é capaz de manter os entry hazards de Ferrothorn e Cradily em campo bloqueando usuários de Rapid Spin como Armaldo; ademais, Decidueye também é capz de fazer switch em moves Fighting-type como Close Combat de Terrakion e Secret Swords de Keldeo para Ferrothorn e Cradiliy. Choice Scarf Tapu Bulu pode ultrapassar Pokémon mais rápidos que ameaçam Decidueye, tais como Mega Charizard Y e Volcarona, e nocauteá-los com Stone Edge, enquanto seu Grassy Terrain aumenta o Base Power de Leaf Blade de Decidueye e lhe fornece recovery passiva, permitindo-lhe fazer setup mais facilmente. Breloom pode ameaçar Pokémon Normal- e Dark-type como Mega Lopunny, Chansey, Bisharp e Hydreigon usando Mach Punch e criar oportunidades de setup para Decidueye com Spore; em retorno, Decidueye pode ameaçar Psychic-types rápidos demais para Breloom, como Latios e Alolan Raichu, com seu Shadow Sneak com boosts. Whimsicott pode apoiar Decidueye usando Stun Spore para desacelerar Pokémon rápidos e Encore para criar oportunidades de setup para Decidueye; além disso, ele pode ameaçar Dark- e Dragon-types como Mandibuzz, Hydreigon e Kyurem-B usando Moonblast.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ghost
--------

Um set ofensivo pode ser usado com Leaf Blade para permitir a Decidueye vencer Water- e Ground-types como Swampert e Hippowdon, que caso contrário invalidariam seu Spirit Shackle lhe dando phaze; contudo, sem nenhum investimo investimento defensivo, ele falha ao fazer switch em Pokémon ofensivos notáveis como Landorus, Tapu Koko e Excadrill. Decidium Z é uma opção em vez de Leftovers para derrotar walls como Celesteela e Mega Venusaur com menos boosts de Swords Dance; no entanto, isso vem ao custo de recovery a cada turno, tornando-o incapaz de sobreviver consistentemente contra Clefable e Ferrothorn.

Grass
--------

Leaf Blade pode ser usado em vez de Roost a fim de atingir Normal-types como Chansey, mas a falta de recovery confiável dificulta a habilidade de Decidueye fazer setup confortavelmente. Sucker Punch pode ser usado em vez de Shadow Sneak como uma forma de prioridade mais forte que atinge Meloetta, mas isso depende mais do oponente atanco atacante e é pior contra Mega Gallade. Pluck pode ser usado para tirar proveito de Alolan Muk ao consumir sua Iapapa Berry, mas não possui outros usos. Leftovers pode ser usado para fornecer recovery a Decidueye, o que torna mais fácil de preservar seu HP e fazer setup.

Checks e Counters
===================

Ghost
--------

**Normal-types**: Visto que o único ataque de Decidueye é Spirit Shackle, ele é incapaz de causar qualquer dano contra Normal-types como Chansey e Porygon2.

**Dark-types**: Hydreigon, Mandibuzz, Alolan Muk e Bisharp fazem switch com facilidade em Spirit Shackle de Decidueye e podem ameaçar OHKO com seus STABs Dark-type. Bisharp, em particular, pode impulsionar seu Attack ao fazer switch em Defog graças a Defiant.

**Fire- e Ice-types**: Blacephalon, Volcarona e Mega Charizard Y podem ultrapassar e dar OHKO em Decidueye com STAB Fire Blast. Kyurem-B, Mamoswine e Weavile são capazes de dar OHKO em Decidueye, com Weavile em particular sendo capazz de usar Pursuit para prender Decidueye e impedir que saia de campo.

**Phazers**: Hippowdon, Skarmory e Avalugg podem fazer phaze a Decidueye com Whirlwind ou Roar, negando sua capacidade de prender. Avalugg e Skarmory, em específico, possuem STABs super efetivos para atacar Decidueye.

**Stallbreakers**: Gliscor, Heatran e Tornadus-T podem impedir que Decidueye recupere seu HP usando Taunt. Heatran e Tornadus-T, em especial, possuem STABs super efetivos para atingir Decidueye.

Grass
--------

**Dark-types**: Pokémon Dark-type como Bisharp e Hydreigon ameaçam nocautear Decidueye com seus STABs Dark-type, enquanto Decidueye não consegue fazer muita coisa em troca, visto que eles resistem a seus STABs Ghost-type.

**Normal-types**: Visto que Decidueye depende de seus STABs Ghost-type para causar dano, ele é incapaz de ameaçar Normal-types como Chansey, Porygon2 e Staraptor efetivamente.

**Fire- e Ice-types**: Pokémon Fire- e Ice-type como Mega Charizard Y, Volcarona, Kyurem-B e Mamoswine ultrapassam Decidueye e nocauteiam-no com seus STABs super efetivos.

**Pokémon focados em Defense**: Certos Pokémon focados em Defense como Porygon2 e Mandibuzz são capazes de aguentar todos os ataques sem boost de Decidueye e pressioná-lo efetivamente quando tenta fazer setup.

**Pokémon mais velozes**: A baixa Speed de Decidueye o torna alvo fácil de revenge kill por Pokémon ofensivos rápidos como Mega Lopunny, Kommo-o e Garchomp.

**Condições de status**: Condições de status, nomeadamente burn e paralysis, atrapalham a capacidade de fazer setup e sweep de Decidueye cortando seu Attack ou Speed.

**Dano residual**: Dano causado por entry hazards como Stealth Rock e Spikes, bem como dano residual desnecessário, prejudicam a capacidade de fazer setup e sweep de Decidueye devido a seu bulk limitado.

[CREDITS]
- Written by: [[smub, 397606], [Decem, 362454]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118] [nome, id]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [maroon, 305839], [Havens, 391540], [Kev, 314540]]

1. Devo dizer, foi uma ótima tradução! Encontrei alguns erros, então apenas peço que preste muita atenção na correção. De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade. Basta esperar a próxima correção!
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 
adicionar ou corrigir remover (comentários)

[OVERVIEW]

Ghost
========

Decidueye é uma boa opção defensiva em times Ghost graças ao seu acesso a moves de utilidade efetivos. Seu tipo Grass e Special Defense sólida lhe permitem fazer switch em Ground- e Electric-types como Landorus, Seismitoad, Tapu Koko e Alolan Raichu. Ele também é o único Ghost-type viável com acesso a Defog, o que lhe possibilita remover entry hazards como Stealth Rock e Toxic Spikes, que caso contrário enfraqueceriam o core defensivo de Ghost. Com Spirit Shackle, Decidueye é capaz de prender Pokémon defensivos que Ghost tem dificuldades para lidar, tais como Mega Venusaur, Baneful Bunker Toxapex e Clefable, e eventualmente os derrotar derrotá-los (advérbio requer próclise) após fazer setup com Swords Dance. Entretanto, o Attack de Decidueye é incrivelmente medíocre sem boosts, tornando-o incapaz de causar qualquer dano sério contra ameaças ofensivas, além de não conseguir atingir Normal-types devido a levar apenas Spirit Shackle. Sua falta de Speed indica que ele apenas é capaz de fazer check a Pokémon defensivos lentos e sua Defense baixa torna-o incapaz de fazer switch em ataques physical de Pokémon ofensivos como Mega Diancie ou Tapu Bulu. Decidueye também é extremamente vulnerável a uma variedade de Pokémon defensivos, como Mega Sableye, Alolan Muk e Skarmory.

Grass
========

O acesso de Decidueye a Swords Dance junto de seu Attack decente e STABs Ghost-type lhe permitem agir como um setup sweeper em times Grass. Seu Spirit Shackle com STAB lhe possibilita jogar a maré virar o jogo contra as equipes Psychic, um matchup normalmente difícil para Grass lidar. Spirit Shackle é extremamente útil para prender fazer trap, o que ajuda Decidueye a derrotar um Pokémon confiavelmente com seu Z-Move ou fazer setup com Swords Dance. Seu poderoso Z-Move em Sinister Arrow Raid lhe permite nocautear alvos bulky como Toxapex, Celesteela, Zapdos e Ferrothorn quando tem boosts e ajuda ainda mais seu sweep. Grass também aprecia a capacidade de Decidueye manter entry hazards em campo ao agir como um spinblocker através de seu tipo Ghost. Entretanto, o bulk limitado de Decidueye diminui o número de oportunidades de setup que ele consegue e força-o a fazer setup contra Pokémon mais fracos ou no late-game. Sua Speed decepcionante lhe deixa ser ultrapassado por ameaças ofensivas comuns, (adicionar vírgula) como Heatran, (adicionar vírgula) e força-o a depender de ataques de prioridade como Shadow Sneak para vencer ameaças mais rápidas.

[SET]
name: Defogger Defensivo (Ghost)
move 1: Spirit Shackle
move 2: Roost
move 3: Defog
move 4: Swords Dance
item: Leftovers
ability: Long Reach
nature: Careful
evs: 252 HP / 100 Def / 60 SpD / 96 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Spirit Shackle é o principal ataque de Decidueye, usado para prender Pokémon defensivos como Mega Venusaur, Sap Sipper Azumarill e Ferrothorn. Roost é usado para dar a Decidueye uma forma de recovery consistente. Defog lhe permite preencher o papel de removedor de entry hazards, o que é útil para companheiros de equipe que são fracos a Stealth Rock, tais como Alolan Marowak e Blacephalon. Swords Dance aumenta a presença ofensiva de Decidueye, permitindo-lhe vencer walls defensivas como Clefable, Ferrothorn e Mega Venusaur.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em HP é usado para tornar Decidueye o mais bulky possível. 100 EVs em Defense lhe permitem evitar um 2HKO de Iron Head de Choice Scarf Excadrill. 96 EVs em Speed lhe deixam ultrapassar Adamant Azumarill e remover screens de Klefki com Defog para que um parceiro de time como Mimikyu possa lhe dar revenge kill nele em segurança. Os EVs restantes são alocados em Special Defense com uma nature Careful, permitindo a Decidueye fazer switch em special attackers como Tapu Koko e Landorus com segurança. Leftovers é usado para lhe dar um pouco de recovery a cada turno.

Dicas de Uso
========

Certifique-se de manter Decidueye saudável para que possa fazer switch com mais facilidade em special attackers que Ghost tem dificuldades em lidar, tais como Landorus e Tapu Koko. Contra Pokémon defensivos como Ferrothorn e Mega Venusaur, tente prever quando eles usarão um move não ofensivo, como Protect ou Synthesis, para fazer switch in em segurança. É melhor fazer switch in com Mega Sableye contra usuários de entry hazards que Decidueye não consegue vencer, tais como Torkoal, Swampert ou Skarmory. No entanto, para preservar o HP de Mega Sableye, é melhor prender e remover os usuários de entry hazards que podem lhe o derrotar, como Clefable. Evite condições de status ao máximo, visto que burn impede que Decidueye vença Mega Venusaur e Azumarill e poison lhe o enfraquece rapidamente a cada turno. É uma boa ideia comecar a fazer setup com Swords Dance quando Decidueye está com o HP cheio para não precisar se recuperar com Roost muitas vezes.

Opções de Equipe
========

Mega Sableye pode fazer switch em ataques Dark-type para Decidueye e refletir status como Toxic e Will-O-Wisp; em troca, Decidueye pode fazer switch em special attackers como Landorus e Tapu Koko. Gengar é capaz de fazer revenge kill em Diggersby, Blacephalon e Heatran para Decidueye, além de absorver Toxic Spikes para que Decidueye possa fazer switch in com segurança contra times Water e Poison. Mimikyu pode fazer check a Dark-types como Hydreigon e Tyranitar; em retorno, Decidueye pode remover entry hazards como Toxic Spikes e Sticky Web, que caso contrário impediriam Mimikyu de fazer sweep no late-game. Alolan Marowak pode fazer switch em ataques Fire-type e vencer Steel-types que Decidueye não consegue lidar bem, tais como Skarmory e Mega Scizor. Blacephalon pode derrotar walls defensivas como Porygon2 e Skarmory e fazer check a Dragon-types ameaçadores como Garchomp e Dragonite com Hidden Power Ice. Jellicent pode fazer switch e derrotar Fire-types como Heatran e Volcarona para Decidueye, bem como fazer switch em ataques Ice-type; ademais, ele também é counter de Water-types que podem fazer setup ou causar burn em Decidueye com Scald, tais como Keldeo e Suicune. Em troca, Decidueye pode prender e por fim vencer Pokémon bulky como Ferrothorn e Mega Venusaur, que são imunes a Toxic de Jellicent. Shedinja pode fazer switch em Pokémon ofensivos como Mega Lopunny e Mega Scizor defensivos, os quais vencem Decidueye; ele aprecia Decidueye removendo entry hazards para que possa continuar em jogo. Cofagrigus é capaz de prejudicar physical attackers como Mamoswine e Mega Aerodactyl com Will-O-Wisp, ele também podendo também enfraquecer equipes Normal-type com Toxic Spikes.

[SET]
name: Swords Dance (Grass)
move 1: Swords Dance
move 2: Spirit Shackle
move 3: Shadow Sneak
move 4: Roost
item: Spooky Plate / Decidium Z
ability: Long Reach
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD/ 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance torna Decidueye em um sweeper ameaçador ao impulsionar seu Attack. Spirit Shackle é usado para atingir Pokémon Psychic- e Ghost-type como Mew e Alolan Marowak com dano super efetivo enquanto acerta a vasta maioria do metagame, junto a Pokémon como inclusive Zapdos, com dano neutro; ademais, ele possui o efeito de prender o adversário. Shadow Sneak é o ataque com prioridade de Decidueye e é usado para nocautear Pokémon como Blacephalon, Victini e Latios quando tem boosts. Roost fornece recovery confiável a Decidueye, o que ajuda a fazer setup confortavelmente sem ser enfraquecido.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack junto a uma nature Adamant permitem a Decidueye servir como um cleaner eficiente ao lhe permitir atacar o mais forte possível. Investimento máximo em Speed lhe possibilita ser o mais veloz possível, ultrapassando Pokémon com Mantine e Metagross. Spooky Plate impulsiona ambos os STABs Ghost-tpye de Decidueye, o que lhe possibilita sempre dar OHKO em Victini com +2 Shadow Sneak após o dano de Stealth Rock. Decidium Z pode ser usado em vez de Spooky Plate e deixa Decidueye usar Sinister Arrow Raid, um move capaz de derrotar adversários extremamente bulky como Toxapex e Celesteela quando usado com boosts. Long Reach impede que Decidueye sofra dano de contato de Pokémon como Ferrothorn e Garchomp ao usar Shadow Sneak. Uma distribuição de EVs alternativa de 84 HP / 252 Attack / 172 Speed pode ser usada para mais poder e bulk enquanto ainda ultrapassa Jolly Azumarill e -1 Choice Band Victini.

Dicas de Uso
========

Tente preservar Decidueye para que ele possa fazer setup e sweep efetivamente. O momento ideal para tentar fazer setup com Decidueye é no late-game quando seus checks e counters forem enfraquecidos. Isso é especialmente importante no matchup contra Psychic, onde no qual Decidueye pode fazer check a uma grande ameaça a times Grass em Victini após o dano de Stealth Rock e um boost de Swords Dance. No entanto, em matchups como Dragon, Dark e Normal, onde nos quais ele pode ter problemas fazendo sweep, tente usar Decidueye no mid-game para enfraquecer o time oponente o máximo possível para que seus outros parceiros de equipe possam fazer sweep. Decidueye também pode utilizar seu Spirit Shackle a fim de prender Pokémon passivos como Ferrothorn e fazer setup em segurança usando Swords Dance. Enfraqueça os checks ofensivos de Decidueye como Mega Charizard Y no alcance de Shadow Sneak com boosts antes de fazer setup. Evite tomar danos desnecessários antes de Decidueye estar pronto para entrar e fazer sweep, visto que tomar danos desnecessários irá dificultar sua capacidade de fazer setup que já é limitada pelo seu bulk. Pela mesma razão, Decidueye deve entrar em campo após um aliado desmaiar ou através de switches agressivas. Tente colocar entry hazards como Stealth Rock e Spikes de companheiros como Cradiliy e Ferrothorn, visto que eles ajudarão a enfraquecer o time oponente para um sweep de Decidueye. Isso é especialmente importante no matchup contra Psychic, já que o dano residual de Stealth Rock é necessário para Decidueye vencer Victini com um Shadow Sneak com boosts. Similarmente, tente fazer switch in com Decidueye num Rapid Spin previsto a fim de manter tais hazards em campo. Condições de status, nomeadamente burn e paralysis, atrapalharão a capacidade de Decidueye fazer setup e sweep ao cortar pela metade ao reduzier (parlaysis não corta pela metade) seu Attack e Speed. Portanto, ele deve evitar fazer setup em usuários de status como Will-O-Wisp Mew e Thunder Wave Slowbro, bem como switch in desnecessárias em Scald. Sinister Arrow Raid deve ser guardado para alvos mais bulky como Toxapex, Celesteela e Zapdos. Portanto, Decidueye deve tentar prender e isolar tais Pokémon com Spirit Shackle a fim de conseguir um ataque garantido neles. Decidueye deve ter cautela com usuários de Protect como Toxapex e Celesteela, (adicionar vírgula) que podem tentar bloquear Sinister Arrow Raid, (adicionar vírgula) e jogar ao redor deles de acordo contorná-los devidamente.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é um ótimo parceiro para Decidueye por conta de seu bulk natural, tipagem defensiva e Thick Fat, o que lhe permite aguentar uma variedade de ataques como Ice Beam de Greninja, Knock Off de Alolan Muk e Flamethrower de Celesteela; além disso, ele também podoe pode apoiar Decidueye usando Leech Seed e removendo Toxic Spikes, aumentando a longevidade dele do mesmo (usar mesmo dessa forma é errado). A boa tipagem defensiva de Ferrothorn e bulk lhe deixam fazer switch in e aguentar uma multiplicidade gama de ataques, enquanto seu Gyro Ball é capaz de nocautear Pokémon Ice-type como Kyurem-B e seu Spikse Spikes é útil para enfraquecer o time oponente para um sweep de Decidueye; ademais, seu Leech Seed também dá uma forma de recovery a Decidueye e ajuda-o a fazer setup. Com seu bom bulk special e tipo Rock, Cradiliy é capaz de enfrentar Pokémon Fire- e Flying-type special como Volcarona, Mega Charizard Y e Tornadus-T para Decidueye, enquanto seu Stealth Rock enfraquece os checks e counters de Decidueye, tais como Victini e Skarmory, para seu sweep. Em troca, Decidueye é capaz de manter os entry hazards de Ferrothorn e Cradily em campo bloqueando usuários de Rapid Spin como Armaldo; ademais, Decidueye também é capz de fazer switch em moves Fighting-type como Close Combat de Terrakion e Secret Swords Sword de Keldeo para Ferrothorn e Cradiliy. Choice Scarf Tapu Bulu pode ultrapassar Pokémon mais rápidos que ameaçam Decidueye, tais como Mega Charizard Y e Volcarona, e nocauteá-los com Stone Edge, enquanto seu Grassy Terrain aumenta o Base Power de Leaf Blade de Decidueye e lhe fornece recovery passiva, permitindo-lhe fazer setup mais facilmente. Breloom pode ameaçar Pokémon Normal- e Dark-type como Mega Lopunny, Chansey, Bisharp e Hydreigon usando Mach Punch e criar oportunidades de setup para Decidueye com Spore; em retorno, Decidueye pode ameaçar Psychic-types rápidos demais para Breloom, como Latios e Alolan Raichu, com seu Shadow Sneak com boosts. Whimsicott pode apoiar Decidueye usando Stun Spore para desacelerar Pokémon rápidos e Encore para criar oportunidades de setup para ele Decidueye; além disso, ele Whimsicott pode ameaçar Dark- e Dragon-types como Mandibuzz, Hydreigon e Kyurem-B usando Moonblast.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ghost
--------

Um set ofensivo pode ser usado com Leaf Blade para permitir a Decidueye vencer Water- e Ground-types como Swampert e Hippowdon, que caso contrário invalidariam seu Spirit Shackle lhe dando phaze; contudo, sem nenhum investimento defensivo, ele falha ao fazer switch em Pokémon ofensivos notáveis como Landorus, Tapu Koko e Excadrill. Decidium Z é uma opção em vez de Leftovers para derrotar walls como Celesteela e Mega Venusaur com menos boosts de Swords Dance; no entanto, isso vem ao custo de recovery a cada turno, tornando-o incapaz de sobreviver consistentemente contra Clefable e Ferrothorn.

Grass
--------

Leaf Blade pode ser usado em vez de Roost a fim de atingir Normal-types como Chansey, mas a falta de recovery confiável dificulta a habilidade de Decidueye fazer setup confortavelmente. Sucker Punch pode ser usado em vez de Shadow Sneak como uma forma de prioridade mais forte que atinge Meloetta, mas isso depende mais do oponente atacante e é pior contra Mega Gallade. Pluck pode ser usado para tirar proveito de Alolan Muk ao consumir sua Iapapa Berry, mas não possui outros usos. Leftovers pode ser usado para fornecer recovery a Decidueye, o que torna mais fácil de preservar seu HP e fazer setup.

Checks e Counters
===================

Ghost
--------

**Normal-types**: Visto que o único ataque de Decidueye é Spirit Shackle, ele é incapaz de causar qualquer dano contra Normal-types como Chansey e Porygon2.

**Dark-types**: Hydreigon, Mandibuzz, Alolan Muk e Bisharp fazem switch com facilidade em Spirit Shackle de Decidueye e podem ameaçar OHKO com seus STABs Dark-type. Bisharp, em particular, pode impulsionar seu Attack ao fazer switch em Defog graças a Defiant.

**Fire- e Ice-types**: Blacephalon, Volcarona e Mega Charizard Y podem ultrapassar e dar OHKO em Decidueye com STAB Fire Blast. Kyurem-B, Mamoswine e Weavile são capazes de dar OHKO em Decidueye, com Weavile em particular sendo capazz capaz de usar Pursuit para prender Decidueye e impedir que saia de campo.

**Phazers**: Hippowdon, Skarmory e Avalugg podem fazer phaze a Decidueye com Whirlwind ou Roar, negando sua capacidade de prender fazer trap. Avalugg e Skarmory, em específico, possuem STABs super efetivos para atacar Decidueye.

**Stallbreakers**: Gliscor, Heatran e Tornadus-T podem impedir que Decidueye recupere seu HP usando Taunt. Heatran e Tornadus-T, em especial, possuem STABs super efetivos para atingir Decidueye.

Grass
--------

**Dark-types**: Pokémon Dark-type como Bisharp e Hydreigon ameaçam nocautear Decidueye com seus STABs Dark-type, enquanto Decidueye não consegue fazer muita coisa em troca, visto que eles resistem a seus STABs Ghost-type.

**Normal-types**: Visto que Decidueye depende de seus STABs Ghost-type para causar dano, ele é incapaz de ameaçar Normal-types como Chansey, Porygon2 e Staraptor efetivamente.

**Fire- e Ice-types**: Pokémon Fire- e Ice-type como Mega Charizard Y, Volcarona, Kyurem-B e Mamoswine ultrapassam Decidueye e nocauteiam-no com seus STABs super efetivos.

**Pokémon Focados em Defense**: Certos Pokémon focados em Defense como Porygon2 e Mandibuzz são capazes de aguentar todos os ataques sem boost de Decidueye e pressioná-lo efetivamente quando tenta fazer setup.

**Pokémon Mais Velozes**: A baixa Speed de Decidueye o torna alvo fácil de revenge kill por Pokémon ofensivos rápidos como Mega Lopunny, Kommo-o e Garchomp.

**Condições de Status**: Condições de status, nomeadamente burn e paralysis, atrapalham a capacidade de fazer setup e sweep de Decidueye cortando seu Attack ou Speed.

**Dano Residual**: Dano causado por entry hazards como Stealth Rock e Spikes, bem como dano residual desnecessário, prejudicam a capacidade de fazer setup e sweep de Decidueye devido a seu bulk limitado.

[CREDITS]
- Written by: [[smub, 397606], [Decem, 362454]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118] [Mitsuki, 262009]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [maroon, 305839], [Havens, 391540], [Kev, 314540]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top