UU Cobalion

Trafalgar Shambles

Every puzzle has an answer.
is a Contributor Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/cobalion/uu/
[OVERVIEW]

Cobalion está entre as maiores ameaças de UU, com opções versáteis de set incluindo opções de setup como Swords Dance ou Calm Mind, um acesso a Stealth Rock, uma excelente Speed e uma ótima tipagem defensiva que lhe permite fazer check a grandes ameaças como Scizor, Hydreigon e Bisharp. Sua imunidade a Toxic permite-lhe fazer switch in em ameaças como Blissey, evitando que perca para dano de poison. Swords Dance é um set ótimo, sendo bastante customizável e cumprindo várias funções além de sweeper. Cobalion pode utilizar uma variedade de itens para melhor se encaixar na equipe, como Z-Crystals para fazer wallbreak com mais facilidade, Rocky Helmet para punir physical attackers e Shuca Berry para atrair e remover Ground-types como Krookodile, sendo todas essas opções viáveis. Ele é um dos melhores Pokémon para punir adversários Dark-type e usuários de Pursuit graças à sua ability Justified, e somente a sua presença já facilita o trabalho de seus parceiros Dark-type. Contudo, existem algumas desvantagens ao utilizá-lo; notavelmente, sua tipagem Steel / Fighting o deixa sem resistência aos tipos Psychic e Flying, fazendo com que a equipe tenha problemas para lidar com ameaças como Latias e Togekiss caso ele seja o único Steel-type na equipe. Cobalion também compete com outros usuários de Stealth Rock ofensivos, como Kommo-o, Nihilego e Terrakion, que possuem um poder ofensivo maior e tipagens defensivas diferentes. Além disso, o mosqueteiro sofre bastante por sua falta de poder antes de fazer setup, tendo 90 de base stats em ambos Attack e Special Attack. Isso faz com que o set Swords Dance tome wall de adversários como Slowbro mesmo após um boost, enquanto o set Calm Mind pode ter dificuldades para derrotar até mesmo Pokémon mais ofensivos. A principal competição desse set é contra Nasty Plot Lucario, que consegue fazer wallbreak com muito mais facilidade.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Iron Head
move 3: Close Combat
move 4: Stealth Rock / Rock Polish
item: Fightinium Z / Rock Helmet / Shuca Berry
ability: Justified
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Cobalion pode utilizar Stealth Rock de forma viável, aproveitando-se de sua capacidade de forçar switches pela ameaça de um Swords Dance, encontrando assim uma oportunidade para colocar o entry hazard em campo. Ele também pode fazer setup contra removedores de entry hazard que entrariam em campo para remover Stealth Rock, como Empoleon. Caso a equipe já possua algum usuário de Stealth Rock, Rock Polish é uma ótima opção para ajudar Cobalion a derrotar equipes ofensivas. Quando em +2, o mesmo consegue ultrapassar usuários de Choice Scarf como Krookodile e Hydreigon, que normalmente lhe fariam revenge kill, e seguir derrotando-os com Close Combat. Stone Edge é uma coverage viável para atrair e remover Pokémon que normalmente fariam wall a Cobalion, como Moltres, Chandelure e Tentacruel. Para isso ele precisa sacrificar ou sua capacidade de colocar Stealth Rock em campo ou sua forma de aumentar sua Speed. Portanto, certifique-se de que há algum outro usuário de Stealth Rock presente em sua equipe.

Detalhes do Set
========

All-Out Pummeling é o Z-Move mais poderoso que Cobalion possui, permitindo-lhe derrotar grandes walls como Mega Aggron, Suicune e Hippowdon após um Swords Dance, também derrotando ameaças como Krookodile mesmo sem boosts. Steelium Z é uma opção para lidar mais facilmente com adversários resistentes a Fighting, como Gengar, Amoonguss e Celebi, mas o poder geral de Fightinium Z é comumente preferível. Rocky Helmet permite a Cobalion punir pivots como Scizor e Mega Beedrill com dano residual, ajudando-o a gerar momentum mesmo em uma switch in. Shuca Berry lhe dá uma garantia ao enfrentar Ground-types, atraindo e removendo adversários rápidos como Choice Scarf Krookodile, além de conseguir fazer uma única switch in mais segura ou setup em Pokémon lentos como Mamoswine. Justified é frequentemente ativado quando Cobalion tenta fazer check a Dark-types como Bisharp e Hydreigon, podendo se aproveitar do aumento em Attack para atacar diretamente ao invés de usar Swords Dance.

Dicas de Uso
========

Cobalion não é muito bom em enfraquecer equipes no early-game, visto que seu Attack deixa muito a desejar. Caso esteja utilizando Stealth Rock, Cobalion deve colocar os hazards em campo o mais cedo possível e esperar que seus parceiros ou entry hazards enfraqueçam os adversários antes de tentar um sweep. Seu HP deve ser preservado para que consiga sobreviver a tentativas de revenge kill quando estiver tentando fazer sweep. Rock Polish é de grande ajuda aqui, permitindo que Cobalion ultrapasse e evite ataques de usuários de Choice Scarf, temendo apenas moves prioridade de Fighting-types como Infernape e Lucario. Tome cuidado ao utilizar o Z-Move, seja ele Fightinium Z ou Steelium Z. Ele deve ser usado para derrubar walls que Cobalion normalmente não consegue derrotar. Após um Swords Dance, Hippowdon, Alomomola e Swampert devem estar atentos a All-Out Pummeling, enquanto Gligar e Amoonguss devem temer Corkscrew Crash. Jogadas agressivas são recompensadas com Rocky Helmet, portanto, tente fazer switch in com Cobalion em usuários de U-turn, como Scizor, Mega Beedrill e até mesmo Choice Scarf Hydreigon; o dano residual irá se acumular rapidamente e permitirá que um sweeper realize sua função com mais facilidade. Shuca Berry permite a ele ser mais agressivo contra Ground-types como Mamoswine e Gligar. Em situações neutras, o mesmo pode facilmente fazer setup graças ao dano reduzido, enquanto que, caso o adversário Ground-type esteja com pouco HP, Cobalion pode fazer revenge kill sem ser punido. Embora seja um Steel-type, o mosqueteiro conta com problemas para lidar com oponentes Fairy- e Psychic-types por sua neutralidade a ataques desses tipos e sua Special Defense medíocre. Geralmente não é recomendado que se faça switch ins diretas nesses ataques, uma vez que rapidamente perderá uma boa parte de seu HP. Porém, uma vez que tiver usado Swords Dance, ele não terá problemas para derrotar a maioria dos Fairy-types como Florges e Togekiss.

Opções de Equipe
========

Special walls que conseguem aguentar moves de adversários como Starmie, Latias, Moltres e Mega Manectric são boas opções de parceiros. Mega Altaria, Blissey, Empoleon e Nihilego podem cobrir vários special attackers para Cobalion que, em troca, faz check a Scizor. Toxic Spikes facilitam sweeps a equipes defensivas, limitando a permanência de walls problemáticas, como Hippowdon, Slowbro e Mega Slowbro. Tentacruel e Nihilego podem pôr em campo esse entry hazard de forma segura, enquanto também aguentam os moves special direcionados a Cobalion. Spikes também pode ser útil; embora Klefki e Chesnaught compartilhem tipos comuns com ele, ambos são capazes de cobrir fraquezas da tipagem do mosqueteiro, com Klefki fazendo um bom check a Fairy- e Psychic-types e Chesnaught lidando com oponentes Water- e Ground-types bulky. Klefki também pode fornecer suporte de Thunder Wave, permitindo a Cobalion ultrapassar adversários que normalmente seriam mais rápidos do que ele, como Latias e Starmie. Froslass pode ser usada como usuária de Spikes ao lado do mosqueteiro em equipes hyper offense. Um companheiro Steel-type para levar dano neutro de moves Psychic-, Flying- e Fairy-types também é bem-vindo. Scizor é um ótimo parceiro para prender ameaças como Latias com Pursuit e fazer switch in muito mais facilmente em Fairy-types defensivos, como Florges e Sylveon, mas isso deixa aberta uma fraqueza a Flying-types. Bisharp também é bom em ajudar a remover Psychic-types, mas troca uma resistência a Flying por neutralidade a Fairy. Cleaners como Mega Sharpedo, Swords Dance Scizor e Mega Aerodactyl apreciam o dano residual que Cobalion causa no early-game, especialmente se estiver segurando Rocky Helmet, além de se beneficiarem da permanência de Stealth Rock em campo. Usuários de Pursuit, como Krookodile, Mega Aerodactyl e Alolan Muk, podem remover possíveis checks Psychic-types a Cobalion, como Latias e Starmie, além de enfraquecerem outros mais bulky, como Celebi e Slowbro, o suficiente para serem derrotados por ele. Pokémon fracos a Dark, como Latias, Gengar e Starmie, podem atrair os adversários Dark-types nos quais Cobalion aprecia por ganhar oportunidades para fazer setup.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Flash Cannon
move 3: Focus Blast
move 4: Hidden Power Grass / Volt Switch
item: Fightinium Z / Electrium Z
ability: Justified
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Calm Mind permite a Cobalion compensar sua baixa Special Defense e derrotar physical walls comuns com Focus Blast ou All-Out Pummeling para surpreender adversários como Hippowdon e Swampert, que esperam levar Close Combat. Flash Cannon é útil para acertar Fairy-types e os boosts de Calm Mind ajudam ele a aguentar mais facilmente ataques Fairy-type de Florges e Sylveon. Hidden Power Grass faz com que Cobalion consiga atingir Water-types como Jellicent e Slowbro, tendo mais liberdade para utilizar Fightinium Z. Esse move é bom principalmente para acertar Quagsire, que é usado em equipes stall para fazer check a setup sweepers. Volt Switch com Electrium Z é crucial para acertar ameaças como Tentacruel e Moltres, que normalmente fazem wall a esse set.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z permite a Cobalion derrotar alvos neutros, como Hippowdon, com mais facilidade, além de lhe conceder o poder necessário para eliminar Blissey sem precisar fazer muito setup e perder HP no processo. Electrium Z é importante para que o mesmo tenha um move Electric-type de uso único que não o força a sair de campo, diferente de Volt Switch. Alvos incluem Tentacruel, Moltres e Jellicent. Shuca Berry também pode ser utilizada nesse set, oferecendo mais oportunidades de setup contra adversários Ground-type.

Dicas de Uso
========

Cobalion não deve ser muito utilizado no early-game. Em vez disso, deixe que seus companheiros enfraqueçam a equipe adversária antes de ele entrar em campo. O set Calm Mind é melhor para finalizar partidas do que para começá-las. Tome cuidado para não revelar o moveset cedo demais, já que o fator surpresa geralmente cumpre um papel importante ao derrotar physical walls desavisadas, como Slowbro. Cobalion é especialmente valioso contra equipes stall, que comumente supõem estar enfrentando o set physical. Faça um bom uso de Gigavolt Havoc quando estiver carregando Volt Switch, já que Cobalion será forçado a sair de campo após utilizar sua coverage Electric-type, assim perdendo seus boosts acumulados. Geralmente é bom utilizar Volt Switch antes de fazer setup para colocar os adversários ao alcance do Z-Move. Dessa forma, o mesmo não terá que usar Volt Switch novamente e poderá manter seus boosts, seguindo para um sweep. Cobalion pode entrar na frente de special walls, como Blissey e Nihilego, para blefar um set physical e proceder fazendo setup sem se preocupar muito. Adversários Choice-locked em moves Dark-type, como Hydreigon e Krookodile, também podem ser usados como isca de setup. Outro adversário que pode ser aproveitado por Cobalion é Alomomola, que não consegue fazer muito contra ele. Ainda que o mosqueteiro possua bulk suficiente para fazer switch ins diretas, é preferível manter seu HP o mais alto possível para tentar um sweep, visto que geralmente recebe um ou dois golpes para fazer setup. Sempre que possível, tente trazê-lo ao campo por meio de moves pivot ou switches duplas.

Opções de Equipe
========

Visto que esse set requer suporte de Stealth Rock, um Ground-type como Hippowdon, Nidoqueen ou Gligar podem colocar o entry hazard em campo e fazerem check a Electric-types que poderiam fazer revenge kill a Cobalion, como Mega Manectric e Zeraora. Toxic Spikes também são úteis, especialmente para desgastar equipes defensivas, podendo ser fornecidos por Poison-types como Tentacruel, a já citada Nidoqueen e Nihilego. Spikes de usuários como Chesnaught e Klefki podem causar dano residual às equipes adversárias e forçar a entrada de removedores de hazard, como Moltres e Tentacruel, nos quais Cobalion aprecia dano residual. Usuários de Pursuit, como Krookodile, Scizor e Alolan Muk possuem grande valor, já que impedem Latias de travar guerras de Calm Mind contra Cobalion, assim como ajudam com a remoção de possíveis revenge killers, tais como Starmie e Gengar. Krookodile, Scizor e Alolan Muk podem fornecer essa utilidade. Calm Mind Cobalion começa bem fraco, portanto, precisará da ajuda de Pokémon que possuem bons matchups ofensivos para conseguir executar sua função. Mega Aerodactyl, Starmie e Mega Manectric são bons exemplos de ameaças rápidas que podem enfraquecer equipes rivais para que consiga finalizá-las. Pivots como Gligar, Rotom-H, Rotom-C e Zeraora são úteis para preservar seu HP e garantir mais oportunidades de setup. Gligar e as formas de Rotom também funcionam como ótimos pivots contra Ground-types, que forçam Cobalion a sair de campo. Wallbreakers, como Mamoswine, Gengar e Primarina, são opções viáveis para enfraquecer equipes adversárias durante o early-game antes de Cobalion entrar para finalizar a partida. Ele também aprecia um companheiro Steel-type, como Empoleon ou Scizor, especialmente pelo fato dos sets Calm Mind gostarem de ter seu HP preservado.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set de utilidade com investimentos máximos em HP e Speed, Stealth Rock, Close Combat, Thunder Wave e Volt Switch é viável para focar nos aspectos de suporte de Cobalion, mas é muito mais passivo do que os sets ofensivos e confia em parceiros que se aproveitarão do status e entry hazards fornecidos por ele. Life Orb é uma opção no set Swords Dance para que o mesmo tenha um pouco mais de poder imediato, mas o recoil diminui bastante sua capacidade defensiva e piora seu matchup contra walls com moves recovery, como Hippowdon. X-Scissor pode ser usado como coverage super efetiva contra Psychic-types como Slowbro, Celebi e Latias, mas não possui muita utilidade fora disso e Cobalion precisa deixar de lado um move de utilidade para encaixar em seu moveset. Taunt pode impedir outros leads de usarem entry hazards, porém, Pokémon com mais utilidade ofensiva, como Terrakion, Azelf e Froslass, geralmente superam Cobalion nesse papel.

Checks e Counters
===================

**Ground-types**: Ground-types bulky geralmente lidam bem com Cobalion devido a seus baixos stats ofensivos. Hippowdon, Gligar e Nidoqueen são capazes de fazer várias switch ins nele durante uma partida e forçá-lo a sair de campo. Porém, Cobalion pode derrotá-los com um bom uso de seu Z-Move, o que significa que esses oponentes devem tomar cuidado.

**Water-types**: Water-types também conseguem fazer wall a Cobalion, principalmente aqueles que possuem um tipo secundário que garante uma resistência ou imunidade a Fighting, como Slowbro, Jellicent e Tentacruel. Burns de Scald serão um grande prejuízo para Cobalion physical. Contudo, esses adversários devem ser cautelosos contra os sets Calm Mind, que podem carregar Gigavolt Havoc.

**Dano Residual**: Ainda que possua resistência quádrupla a Stealth Rock, Cobalion é comumente utilizado como uma resposta a usuários de U-turn como Scizor e Mega Beedrill. Isso resultará em várias switch ins diretas no decorrer da partida. Se Spikes estão em campo, o dano passivo se acumulará muito mais rápido.

**Pokémon Resistentes a Fighting**: Tendo Close Combat e Focus Blast como suas opções mais poderosas de STAB, vários checks a Fighting-type serão capazes de forçá-lo a sair de campo, apesar de suas opções de STAB Steel-type. Switch-ins defensivas, como Amoonguss, Nidoqueen e RestTalk Primarina, conseguem aguentar bem Close Combat ou Focus Blast e geralmente forçar ele a sair de campo ameaçando causar status, ou com Earth Power no caso de Nidoqueen. Ofensivamente, existem Fire-types capazes de lidar bem com a combinação de STABs de Cobalion, tais como Moltres e Chandelure.

**Ameaças Ofensivas Mais Rápidas**: Cobalion possui uma ótima Speed tier, mas existem inúmeros oponentes capazes de fazer revenge kill a ele. Psychic-types, como Starmie e Latias, não temem nada ao fazer switch ins diretas, enquanto outros Pokémon como Mega Manectric, Earthquake Mega Aerodactyl e usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile conseguem fazer revenge kill com um pouco de dano residual.

[CREDITS]
- Written by: [[Sage, 192277]]
- Earlier versions by: [[Eyan, 226777], [Jordy, 395754]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[vivalospride, 151509], [Hilomilo, 313384], [Nuked, 382658]]
 
Last edited:
GP (1/2)

As cores utilizadas para a correção são: roxo (apagar), azul (adicionar), amarelo (modificar), vermelho (comentários adicionais) e verde (sugestões).

[OVERVIEW]

Cobalion está entre as maiores ameaças de UU, com opções versáteis de set incluindo fazer setup com Swords Dance ou Calm Mind, ter acesso a Stealth Rock, uma excelente Speed e uma ótima tipagem defensiva que permite-o fazer check a grandes ameaças como Scizor, Hydreigon e Bisharp. Sua imunidade a Toxic permite-lhe a ele fazer switch in em ameaças como Blissey, evitando que ele perca para dano de poison. Swords Dance é um (adicionar espaço) set ótimo, podendo ser sendo bastante customizável e cumprindo várias funções além de sweeper. Cobalion pode utilizar uma variedade de itens para melhor se encaixar na equipe, com Z-Crystals para fazer wallbreak com mais facilidade, Rocky Helmet para punir physical attackers e Shuca Berry para atrair e remover Ground-types como Krookodile, sendo todas essas opções viáveis. Ele é um dos melhores Pokémon para punir adversários Dark-type e usuários de Pursuit graças à sua ability Justified, e somente a sua presença já facilita o trabalho de seus parceiros Dark-type. Contudo, existem algumas desvantagens ao utilizá-lo Cobalion; notavelmente, sua tipagem Steel / Fighting o deixa sem resistência aos tipos Psychic e Flying, fazendo com que a equipe de Cobalion tenha problemas para lidar com ameaças como Latias e Togekiss caso ele seja o único Steel-type na equipe. Cobalion também enfrenta competição com outros usuários de Stealth Rock ofensivos, como Kommo-o, Nihilego e Terrakion, que possuem um poder ofensivo maior e tipagens defensivas diferentes. Além disso, o mosqueteiro sofre bastante por sua falta de poder antes de fazer setup, tendo 90 de Base em ambos Attack e Special Attack. Isso faz com que o set Swords Dance tome wall de adversários como Slowbro mesmo após um boost, enquanto o set Calm Mind pode ter dificuldades para derrotar até mesmo Pokémon mais ofensivos. A principal competição desse set é contra Nasty Plot Lucario, que consegue fazer wallbreak com muito mais facilidade.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Iron Head
move 3: Close Combat
move 4: Stealth Rock / Rock Polish
item: Fightinium Z / Rock Polish / Shuca Berry
ability: Justified
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Cobalion pode utilizar Stealth Rock de forma viável, aproveitando-se de sua capacidade de forçar switches pela ameaça de um Swords Dance, encontrando assim uma oportunidade para colocar o entry hazard em campo. Ele também pode fazer setup contra removedores de entry hazard que entrariam em campo para remover Stealth Rock, como Empoleon. Caso a equipe já possua algum usuário de Stealth Rock, Rock Polish é uma ótima opção para ajudar Cobalion a derrotar equipes ofensivas. Quando +2, Cobalion o mesmo consegue ultrapassar usuários de Choice Scarf como Krookodile e Hydreigon que normalmente lhe fariam revenge kill a ele, e seguir derrotando-os com Close Combat. Stone Edge é uma coverage viável para atrair e remover Pokémon que normalmente fariam wall a Cobalion, como Moltres, Chandelure e Tentacruel. Para isso ele precisa sacrificar ou sua capacidade de colocar Stealth Rock em campo ou uma forma de aumentar sua Speed, portanto, certifique-se de que há algum outro usuário de Stealth Rock presente em sua equipe.

Detalhes do Set
========

All-Out Pummeling é o Z-Move mais poderoso que Cobalion possui, permitindo-o derrotar grandes walls como Mega Aggron, Suicune e Hippowdon após um Swords Dance, também derrotando ameaças como Krookodile mesmo sem boosts. Steelium Z é uma opção para lidar mais facilmente com adversários resistentes a Fighting, como Gengar, Amoonguss e Celebi, mas o poder geral de Fightinium Z é comumente preferível. Rocky Helmet permite a Cobalion punir pivots como Scizor e Mega Beedrill com dano residual, ajudando-o a gerar momentum mesmo numa em uma switch in. Shuca Berry lhea Cobalion uma garantia ao enfrentar Ground-types, permitindo-o atrair e remover adversários rápidos como Choice Scarf Krookodile, além de conseguir fazer uma única switch-in mais segura em Pokémon lentos como Mamoswine. Justified é comumente frequentemente (recomendo que use sinônimos quando a palavra foi usada mais de uma vez em um pequeno prazo de tempo) ativado quando Cobalion tenta fazer check a Dark-types como Bisharp e Hydreigon, podendo se aproveitar do aumento em Attack para atacar diretamente ao invés de usar Swords Dance.

Dicas de Uso
========

Cobalion não é muito bom em enfraquecer equipes no early-game, visto que seu Attack deixa muito a desejar. Caso esteja utilizando Stealth Rock, Cobalion deve focar-se em (acredito que omitir esse trecho não muda o sentido da frase, mas irei deixar como sugestão) colocar as pedras em campo o mais cedo possível e esperar que seus parceiros ou entry hazards enfraqueçam os adversários antes de tentar um sweep. Seu HP deve ser preservado para que ele consiga sobreviver a tentativas de revenge kill quando estiver tentando fazer sweep. Rock Polish é de grande ajuda aqui, permitindo que Cobalion ultrapasse e evite ataques de usuários de Choice Scarf, temendo apenas moves prioridade de Fighting-types como Infernape e Lucario. Tome cuidado ao utilizar o Z-Move, seja ele Fightinium Z ou Steelium Z. Ele deve ser usado para passar por walls que Cobalion normalmente não consegue derrotar. Após um Swords Dance, Hippowdon, Alomomola e Swampert devem estar atentos a All-Out Pummeling, enquanto Gligar e Amoonguss devem temer Corkscrew Crash. Jogadas agressivas são recompensadas com Rocky Helmet, portanto, tente fazer switch in com Cobalion em usuários de U-turn, como Scizor, Mega Beedrill e até mesmo Choice Scarf Hydreigon; o dano residual irá se acumular rapidamente e permitirá que um sweeper realize sua função com mais facilidade. Shuca Berry permite a Cobalion ele ser mais agressivo contra Ground-types como Mamoswine e Gligar. Em situações neutras, ele o mesmo pode facilmente fazer setup graças ao dano reduzido, enquanto caso o adversário Ground-type esteja com pouco HP, Cobalion pode fazer revenge kill sem ser punido. Embora seja um Steel-type, o mosqueteiro conta com problemas para lidar com oponentes Fairy- e Psychic-types por conta de sua neutralidade a ataques desses tipos e sua Special Defense medíocre. Geralmente não é recomendado que se faça switch-ins diretas nesses ataques, uma vez que Cobalion rapidamente perderá boas quantidades de HP uma boa parte de seu HP. Porém, uma vez que tiver usado Swords Dance, ele não terá problemas para derrotar a maioria dos Fairy-types como Florges e Togekiss.

Opções de Equipe
========

Walls special que conseguem aguentar moves de adversários como Starmie, Latias, Moltres e Mega Manectric são boas opções de parceiros. Mega Altaria, Blissey, Empoleon e Nihilego podem cobrir vários special attackers para Cobalion que, em troca, faz check a Scizor. Toxic Spikes facilitam sweeps a equipes defensivas, limitando a permanência de walls problemáticas para Cobalion, como Hippowdon, Slowbro e Mega Slowbro. Tentacruel e Nihilego são bons usuários desse entry hazard, além de aguentarem bem moves special mirados em Cobalion podem pôr em campo esse entry hazard de forma segura, enquanto também aguentam os moves special direcionados a Cobalion. Spikes também pode ser útil; embora Klefki e Chesnaught compartilhem tipos comuns com Cobalion ele, ambos são capazes de cobrir fraquezas da tipagem do mosqueteiro, com Klefki fazendo um bom check a Fairy- e Psychic-types e Chesnaught lidando com oponentes Water- e Ground-types bulky. Klefki também pode fornecer suporte de Thunder Wave, permitindo a Cobalion ultrapassar adversários que normalmente seriam mais rápidos que ele, como Latias e Starmie. Froslass pode ser usada como usuária de Spikes ao lado de Cobalion do mosqueteiro em equipes hyper offense. Um companheiro Steel-type para complementar o papel de Cobalion, que levar dano neutro de moves Psychic-, Flying- e Fairy-types, também é bem-vindo. Scizor é um ótimo parceiro para prender ameaças como Latias com Pursuit e fazer switch-in muito mais facilmente em Fairy-types defensivos, como Florges e Sylveon, mas isso deixa aberta uma fraqueza a Flying-types. Bisharp também é bom em ajudar a remover Psychic-types, mas troca uma resistência a Flying por neutralidade a Fairy. Cleaners como Mega Sharpedo, Swords Dance Scizor e Mega Aerodactyl apreciam o dano residual que Cobalion causa no early-game, especialmente se estiver segurando Rocky Helmet, além de se beneficiarem da permanência de Stealth Rock em campo. Usuários de Pursuit, como Krookodile, Mega Aerodactyl e Alolan Muk, podem remover possíveis checks Psychic-types a Cobalion, como Latias e Starmie, além de enfraquecerem outros mais bulky, como Celebi e Slowbro, o suficiente para serem derrotados por Cobalion ele. Pokémon fracos a Dark, como Latias, Gengar e Starmie, podem chamar para o campo atrair os adversários Dark-types nos quais Cobalion aprecia por ganhar oportunidades para pode fazer setup. tias e Starmie, alic-types, diletiver segurando Rocky Helmet,

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Flash Cannon
move 3: Focus Blast
move 4: Hidden Power Grass / Volt Switch
item: Fightinium Z / Electrium Z
ability: Justified
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Calm Mind permite a Cobalion compensar sua baixa Special Defense e derrotar physical walls walls physical (irei deixar como sugestão, não sei ao certo a forma correta de se escrever, mas como no parágrafo anterior você escreveu "walls special", estarei seguindo a mesma lógica) comuns com Focus Blast, ou All-Out Pummeling para surpreender adversários como Hippowdon e Swampert que esperam levar um Close Combat. Flash Cannon é útil para acertar Fairy-types, e os boosts de Calm Mind ajudam o mosqueteiro ele a aguentar mais facilmente ataques Fairy-type vindos de Florges e Sylveon. Hidden Power Grass faz com que Cobalion consiga passar por Water-types como Jellicent e Slowbro, tendo mais liberdade para utilizar Fightinium Z. Esse move é bom principalmente para acertar Quagsire, que é usado em equipes stall para fazer check a setup sweepers. Volt Switch com Electrium Z é crucial para acertar ameaças como Tentacruel e Moltres, que normalmente fazem wall a esse set.


Detalhes do Set
========

Fightinium Z permite a Cobalion derrotar alvos neutros, como Hippowdon, com mais facilidade, além de conceder o poder necessário para eliminar Blissey sem precisar fazer muito setup e perder HP no processo. Electrium Z é importante para que Cobalion o mesmo tenha um move Electric-type de uso único que não o força a sair de campo, diferente de Volt Switch. Alvos incluem Tentacruel, Moltres e Jellicent. Shuca Berry também pode ser utilizada nesse set, dando a Cobalion oferecendo mais oportunidades de setup contra adversários Ground-types.

Dicas de Uso
========

Cobalion não deve ser muito utilizado no early-game, ao invés disso, deixe que seus companheiros enfraqueçam a equipe adversária antes dele entrar em campo. O set Calm Mind é melhor para finalizar partidas do que para começa-las. Tome cuidado para não revelar o moveset cedo demais, já que o fator surpresa geralmente cumpre um papel importante ao derrotar walls physical desavisadas, como Slowbro. Cobalion é especialmente valioso contra equipes stall, que comumente supõem estar enfrentando o set physical. Faça um bom uso de Gigavolt Havoc quando estiver carregando Volt Switch, já que Cobalion será forçado a sair de campo após utilizar sua coverage Electric-type, assim perdendo seus boosts acumulados. Geralmente é bom utilizar Volt Switch antes de fazer setup para colocar os adversários ao alcance do Z-Move. Dessa forma, Cobalion o mesmo não terá que usar Volt Switch novamente e poderá manter seus boosts, seguindo para um sweep. Cobalion pode entrar na frente de walls special, como Blissey e Nihilego, para blefar um set physical e proceder fazendo setup sem se preocupar muito. Adversários Choice-locked em moves Dark-type, como Hydreigon e Krookodile, também podem ser usados como isca de setup. Outros dois adversários que podem ser aproveitados por Cobalion são Alomomola e Tentacruel, que não conseguem fazer muito contra ele. Ainda que Cobalion o mosqueteiro possua bulk suficiente para fazer switch-ins diretas, ele gosta de é preferível manter seu HP o mais alto possível para tentar um sweep, visto que ele geralmente precisa tomar recebe um ou dois golpes para fazer setup. Sempre que possível, tente trazê-lo ao campo via moves pivot ou switches duplas.

Opções de Equipe
========

Visto que esse set requer suporte de Stealth Rock, um Ground-type como Hippowdon, Nidoqueen ou Gligar podem colocar o entry hazard em campo e fazerem check a Electric-types que poderiam fazer revenge kill a Cobalion, como Mega Manectric e Zeraora. Toxic Spikes também são úteis, especialmente para desgastar equipes defensivas, podendo ser fornecidos por Poison-types como Tentacruel, a já citada Nidoqueen e Nihilego. Spikes vindo de usuários como Chesnaught e Klefki podem causar dano residual às equipes adversárias e forçar a entrada de removedores de hazard, como Moltres e Tentacruel, nos quais Cobalion aprecia dano residual. Usuários de Pursuit, como Krookodile, Scizor e Alolan Muk, (retirar vírgula) possuem grande valor, já que impedem Latias de guerrear com Cobalion por meio de Calm Mind, assim como ajudam com a remoção de possíveis revenge killers, tais como Starmie e Gengar. Krookodile, Scizor e Alolan Muk podem fornecer essa utilidade. podem ajudar contra revenge killers como Starmie e Gengar além de Latias, que pode começar guerras de Calm Mind contra Cobalion. Calm Mind Cobalion começa bem fraco, portanto, precisará da ajuda de Pokémon que possuem bons matchups ofensivos para conseguir executar sua função. Mega Aerodactyl, Starmie e Mega Manectric são bons exemplos de ameaças rápidas que podem enfraquecer equipes rivais para que Cobalion ele consiga finalizá-las. Pivots como Gligar, Rotom-H, Rotom-C e Zeraora são úteis para preservar sua saúde de Cobalion e garantir a ele mais oportunidades de setup. Gligar e os Rotoms também funcionam como ótimos pivots contra Ground-types que forçam Cobalion a sair de campo. Wallbreakers, como Mamoswine, Gengar e Primarina, são opções viáveis para enfraquecer equipes adversárias durante o early-game antes de Cobalion entrar para finalizar a partida. O mosqueteiro Ele também aprecia um companheiro Steel-type, como Empoleon ou Scizor, especialmente pelo fato dos sets Calm Mind gostarem de ter seu HP preservado.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set utilitário com investimentos máximos em HP e Speed e um moveset com Stealth Rock, Close Combat, Thunder Wave e Volt Switch é viável para focar nos aspectos de suporte de Cobalion, mas é muito mais passivo que os sets ofensivos e confia que os parceiros em parceiros que se aproveitarão do status e entry hazards fornecidos por ele. Life Orb é uma opção no set Swords Dance para que Cobalion o mesmo tenha um pouco mais de poder imediato, mas o recoil diminui bastante sua capacidade defensiva e piora seu matchup contra walls com moves recovery, como Hippowdon. X-Scissor pode ser usado como coverage super efetiva contra Psychic-types como Slowbro, Celebi e Latias, mas não possui muita utilidade fora isso e Cobalion precisa abdicar deixar de lado um move utilitário para encaixar em seu moveset. Taunt pode ser usado para impedir entry hazards de outros leads, mas Pokémon com mais utilidade ofensiva, como Terrakion, Azelf e Froslass, geralmente superam Cobalion nesse papel.

Checks e Counters
===================

**Ground-types**: Ground-types bulky geralmente lidam bem com Cobalion devido a seus baixos stats ofensivos. Hippowdon, Gligar e Nidoqueen são capazes de fazer várias switch-ins nele durante uma partida e força-lo a sair de campo. Porém, Cobalion pode derrota-los com um bom uso de seu Z-Move, o que significa que esses oponentes devem tomar cuidado.

**Water-types**: Water-types também conseguem fazer wall a Cobalion, principalmente aqueles que possuem um tipo secundário que garante uma resistência ou imunidade a Fighting, como Slowbro, Jellicent e Tentacruel. Burns de Scald serão um grande prejuízo para Cobalions physical. Contudo, esses adversários devem ser cautelosos contra os sets Calm Mind, que podem carregar Gigavolt Havoc.

**Dano Residual**: Ainda que possua resistência quadrupla a Stealth Rock, Cobalion é comumente utilizado como uma resposta a usuários de U-turn como Scizor e Mega Beedrill. Isso resultará em várias switch-ins diretas no decorrer da partida. Se Spikes estão em campo, o dano passivo se acumulará muito mais rápido.

**Pokémon Resistentes a Fighting**: Tendo Close Combat e Focus Blast como suas opções mais poderosas de STAB, vários checks a Fighting-type serão capazes de forçá-lo Cobalion a sair de campo apesar de suas opções de STAB Steel-type. Como switch-ins defensivas, Amoonguss, Nidoqueen e RestTalk Primarina conseguem aguentar bem Close Combat ou Focus Blast e geralmente forçar o mosqueteiro ele a sair de campo ameaçando causar status, ou com Earth Power no caso de Nidoqueen. Ofensivamente, existem Fire-types capazes de lidar bem com a combinação de STABs de Cobalion, como Moltres e Chandelure.

**Ameaças Ofensivas Mais Rápidas**: Cobalion possui uma ótima Speed tier, mas existem inúmeros oponentes capazes de fazer revenge kill a ele. Psychic-types, como Starmie e Latias, não temem nada ao fazer switch-ins diretas, enquanto outros Pokémon como Mega Manectric, Mega Aerodactyl com Earthquake e usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile conseguem fazer revenge kill com um pouco de dano residual.


Parabéns pela tradução. Nesta em específico eu não notei com tanta frequência uma repetição contínua de palavras que normalmente você utiliza em outras traduções, porém, mais uma vez, tome cuidado com o excesso de repetição quanto ao nome dos Pokémon. Até mais!
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Outras mudanças podem ser vistas no diffchecker;

— Apenas para certificar a diferença, "switch-in" é um tipo de Pokémon que é bom para entrar em campo contra um determinado Pokémon, enquanto "switch in" é o ato de entrar no campo per se;

Comentários

— Como a tradução está aí faz um tempo, alguns comentários foram evitados;

— No máximo, e isso era bem recorrente nas suas traduções, muitas vezes você escrevia "vindo de", mas, indo mais na opinião, basta só escrever "de" que o sentido é o mesmo. "Vindo" quando leio não faz diferença para a construção do sentido;

GP 2/2

[OVERVIEW]

Cobalion está entre as maiores ameaças de UU, com opções versáteis de set incluindo opções de setup como Swords Dance ou Calm Mind, um acesso a Stealth Rock, uma excelente Speed e uma ótima tipagem defensiva que lhe permite fazer check a grandes ameaças como Scizor, Hydreigon e Bisharp. Sua imunidade a Toxic permite-lhe fazer switch in em ameaças como Blissey, evitando que perca para dano de poison. Swords Dance é um set ótimo, sendo bastante customizável e cumprindo várias funções além de sweeper. Cobalion pode utilizar uma variedade de itens para melhor se encaixar na equipe, como Z-Crystals para fazer wallbreak com mais facilidade, Rocky Helmet para punir physical attackers e Shuca Berry para atrair e remover Ground-types como Krookodile, sendo todas essas opções viáveis. Ele é um dos melhores Pokémon para punir adversários Dark-type e usuários de Pursuit graças à sua ability Justified, e somente a sua presença já facilita o trabalho de seus parceiros Dark-type. Contudo, existem algumas desvantagens ao utilizá-lo; notavelmente, sua tipagem Steel / Fighting o deixa sem resistência aos tipos Psychic e Flying, fazendo com que a equipe tenha problemas para lidar com ameaças como Latias e Togekiss caso ele seja o único Steel-type na equipe. Cobalion também compete com outros usuários de Stealth Rock ofensivos, como Kommo-o, Nihilego e Terrakion, que possuem um poder ofensivo maior e tipagens defensivas diferentes. Além disso, o mosqueteiro sofre bastante por sua falta de poder antes de fazer setup, tendo 90 de base stats em ambos Attack e Special Attack. Isso faz com que o set Swords Dance tome wall de adversários como Slowbro mesmo após um boost, enquanto o set Calm Mind pode ter dificuldades para derrotar até mesmo Pokémon mais ofensivos. A principal competição desse set é contra Nasty Plot Lucario, que consegue fazer wallbreak com muito mais facilidade.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Iron Head
move 3: Close Combat
move 4: Stealth Rock / Rock Polish
item: Fightinium Z / Rock Helmet / Shuca Berry
ability: Justified
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Cobalion pode utilizar Stealth Rock de forma viável, aproveitando-se de sua capacidade de forçar switches pela ameaça de um Swords Dance, encontrando assim uma oportunidade para colocar o entry hazard em campo. Ele também pode fazer setup contra removedores de entry hazard que entrariam em campo para remover Stealth Rock, como Empoleon. Caso a equipe já possua algum usuário de Stealth Rock, Rock Polish é uma ótima opção para ajudar Cobalion a derrotar equipes ofensivas. Quando em +2, o mesmo consegue ultrapassar usuários de Choice Scarf como Krookodile e Hydreigon, que normalmente lhe fariam revenge kill, e seguir derrotando-os com Close Combat. Stone Edge é uma coverage viável para atrair e remover Pokémon que normalmente fariam wall a Cobalion, como Moltres, Chandelure e Tentacruel. Para isso ele precisa sacrificar ou sua capacidade de colocar Stealth Rock em campo ou sua forma de aumentar sua Speed. Portanto, certifique-se de que há algum outro usuário de Stealth Rock presente em sua equipe.

Detalhes do Set
========

All-Out Pummeling é o Z-Move mais poderoso que Cobalion possui, permitindo-lhe derrotar grandes walls como Mega Aggron, Suicune e Hippowdon após um Swords Dance, também derrotando ameaças como Krookodile mesmo sem boosts. Steelium Z é uma opção para lidar mais facilmente com adversários resistentes a Fighting, como Gengar, Amoonguss e Celebi, mas o poder geral de Fightinium Z é comumente preferível. Rocky Helmet permite a Cobalion punir pivots como Scizor e Mega Beedrill com dano residual, ajudando-o a gerar momentum mesmo em uma switch in. Shuca Berry lhe dá uma garantia ao enfrentar Ground-types, atraindo e removendo adversários rápidos como Choice Scarf Krookodile, além de conseguir fazer uma única switch in mais segura ou setup em Pokémon lentos como Mamoswine. Justified é frequentemente ativado quando Cobalion tenta fazer check a Dark-types como Bisharp e Hydreigon, podendo se aproveitar do aumento em Attack para atacar diretamente ao invés de usar Swords Dance.

Dicas de Uso
========

Cobalion não é muito bom em enfraquecer equipes no early-game, visto que seu Attack deixa muito a desejar. Caso esteja utilizando Stealth Rock, Cobalion deve colocar os hazards em campo o mais cedo possível e esperar que seus parceiros ou entry hazards enfraqueçam os adversários antes de tentar um sweep. Seu HP deve ser preservado para que consiga sobreviver a tentativas de revenge kill quando estiver tentando fazer sweep. Rock Polish é de grande ajuda aqui, permitindo que Cobalion ultrapasse e evite ataques de usuários de Choice Scarf, temendo apenas moves prioridade de Fighting-types como Infernape e Lucario. Tome cuidado ao utilizar o Z-Move, seja ele Fightinium Z ou Steelium Z. Ele deve ser usado para derrubar walls que Cobalion normalmente não consegue derrotar. Após um Swords Dance, Hippowdon, Alomomola e Swampert devem estar atentos a All-Out Pummeling, enquanto Gligar e Amoonguss devem temer Corkscrew Crash. Jogadas agressivas são recompensadas com Rocky Helmet, portanto, tente fazer switch in com Cobalion em usuários de U-turn, como Scizor, Mega Beedrill e até mesmo Choice Scarf Hydreigon; o dano residual irá se acumular rapidamente e permitirá que um sweeper realize sua função com mais facilidade. Shuca Berry permite a ele ser mais agressivo contra Ground-types como Mamoswine e Gligar. Em situações neutras, o mesmo pode facilmente fazer setup graças ao dano reduzido, enquanto que, caso o adversário Ground-type esteja com pouco HP, Cobalion pode fazer revenge kill sem ser punido. Embora seja um Steel-type, o mosqueteiro conta com problemas para lidar com oponentes Fairy- e Psychic-types por sua neutralidade a ataques desses tipos e sua Special Defense medíocre. Geralmente não é recomendado que se faça switch ins diretas nesses ataques, uma vez que rapidamente perderá uma boa parte de seu HP. Porém, uma vez que tiver usado Swords Dance, ele não terá problemas para derrotar a maioria dos Fairy-types como Florges e Togekiss.

Opções de Equipe
========

Special walls que conseguem aguentar moves de adversários como Starmie, Latias, Moltres e Mega Manectric são boas opções de parceiros. Mega Altaria, Blissey, Empoleon e Nihilego podem cobrir vários special attackers para Cobalion que, em troca, faz check a Scizor. Toxic Spikes facilitam sweeps a equipes defensivas, limitando a permanência de walls problemáticas, como Hippowdon, Slowbro e Mega Slowbro. Tentacruel e Nihilego podem pôr em campo esse entry hazard de forma segura, enquanto também aguentam os moves special direcionados a Cobalion. Spikes também pode ser útil; embora Klefki e Chesnaught compartilhem tipos comuns com ele, ambos são capazes de cobrir fraquezas da tipagem do mosqueteiro, com Klefki fazendo um bom check a Fairy- e Psychic-types e Chesnaught lidando com oponentes Water- e Ground-types bulky. Klefki também pode fornecer suporte de Thunder Wave, permitindo a Cobalion ultrapassar adversários que normalmente seriam mais rápidos do que ele, como Latias e Starmie. Froslass pode ser usada como usuária de Spikes ao lado do mosqueteiro em equipes hyper offense. Um companheiro Steel-type para levar dano neutro de moves Psychic-, Flying- e Fairy-types também é bem-vindo. Scizor é um ótimo parceiro para prender ameaças como Latias com Pursuit e fazer switch in muito mais facilmente em Fairy-types defensivos, como Florges e Sylveon, mas isso deixa aberta uma fraqueza a Flying-types. Bisharp também é bom em ajudar a remover Psychic-types, mas troca uma resistência a Flying por neutralidade a Fairy. Cleaners como Mega Sharpedo, Swords Dance Scizor e Mega Aerodactyl apreciam o dano residual que Cobalion causa no early-game, especialmente se estiver segurando Rocky Helmet, além de se beneficiarem da permanência de Stealth Rock em campo. Usuários de Pursuit, como Krookodile, Mega Aerodactyl e Alolan Muk, podem remover possíveis checks Psychic-types a Cobalion, como Latias e Starmie, além de enfraquecerem outros mais bulky, como Celebi e Slowbro, o suficiente para serem derrotados por ele. Pokémon fracos a Dark, como Latias, Gengar e Starmie, podem atrair os adversários Dark-types nos quais Cobalion aprecia por ganhar oportunidades para fazer setup.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Flash Cannon
move 3: Focus Blast
move 4: Hidden Power Grass / Volt Switch
item: Fightinium Z / Electrium Z
ability: Justified
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Calm Mind permite a Cobalion compensar sua baixa Special Defense e derrotar physical walls comuns com Focus Blast ou All-Out Pummeling para surpreender adversários como Hippowdon e Swampert, que esperam levar Close Combat. Flash Cannon é útil para acertar Fairy-types e os boosts de Calm Mind ajudam ele a aguentar mais facilmente ataques Fairy-type de Florges e Sylveon. Hidden Power Grass faz com que Cobalion consiga atingir Water-types como Jellicent e Slowbro, tendo mais liberdade para utilizar Fightinium Z. Esse move é bom principalmente para acertar Quagsire, que é usado em equipes stall para fazer check a setup sweepers. Volt Switch com Electrium Z é crucial para acertar ameaças como Tentacruel e Moltres, que normalmente fazem wall a esse set.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z permite a Cobalion derrotar alvos neutros, como Hippowdon, com mais facilidade, além de lhe conceder o poder necessário para eliminar Blissey sem precisar fazer muito setup e perder HP no processo. Electrium Z é importante para que o mesmo tenha um move Electric-type de uso único que não o força a sair de campo, diferente de Volt Switch. Alvos incluem Tentacruel, Moltres e Jellicent. Shuca Berry também pode ser utilizada nesse set, oferecendo mais oportunidades de setup contra adversários Ground-type.

Dicas de Uso
========

Cobalion não deve ser muito utilizado no early-game. Em vez disso, deixe que seus companheiros enfraqueçam a equipe adversária antes de ele entrar em campo. O set Calm Mind é melhor para finalizar partidas do que para começá-las. Tome cuidado para não revelar o moveset cedo demais, já que o fator surpresa geralmente cumpre um papel importante ao derrotar physical walls desavisadas, como Slowbro. Cobalion é especialmente valioso contra equipes stall, que comumente supõem estar enfrentando o set physical. Faça um bom uso de Gigavolt Havoc quando estiver carregando Volt Switch, já que Cobalion será forçado a sair de campo após utilizar sua coverage Electric-type, assim perdendo seus boosts acumulados. Geralmente é bom utilizar Volt Switch antes de fazer setup para colocar os adversários ao alcance do Z-Move. Dessa forma, o mesmo não terá que usar Volt Switch novamente e poderá manter seus boosts, seguindo para um sweep. Cobalion pode entrar na frente de special walls, como Blissey e Nihilego, para blefar um set physical e proceder fazendo setup sem se preocupar muito. Adversários Choice-locked em moves Dark-type, como Hydreigon e Krookodile, também podem ser usados como isca de setup. Outro adversário que pode ser aproveitado por Cobalion é Alomomola (A: Tentacruel não é mencionado), que não consegue fazer muito contra ele. Ainda que o mosqueteiro possua bulk suficiente para fazer switch ins diretas, é preferível manter seu HP o mais alto possível para tentar um sweep, visto que geralmente recebe um ou dois golpes para fazer setup. Sempre que possível, tente trazê-lo ao campo por meio de moves pivot ou switches duplas.

Opções de Equipe
========

Visto que esse set requer suporte de Stealth Rock, um Ground-type como Hippowdon, Nidoqueen ou Gligar podem colocar o entry hazard em campo e fazerem check a Electric-types que poderiam fazer revenge kill a Cobalion, como Mega Manectric e Zeraora. Toxic Spikes também são úteis, especialmente para desgastar equipes defensivas, podendo ser fornecidos por Poison-types como Tentacruel, a já citada Nidoqueen e Nihilego. Spikes de usuários como Chesnaught e Klefki podem causar dano residual às equipes adversárias e forçar a entrada de removedores de hazard, como Moltres e Tentacruel, nos quais Cobalion aprecia dano residual. Usuários de Pursuit, como Krookodile, Scizor e Alolan Muk possuem grande valor, já que impedem Latias de travar guerras de Calm Mind contra Cobalion, assim como ajudam com a remoção de possíveis revenge killers, tais como Starmie e Gengar. Krookodile, Scizor e Alolan Muk podem fornecer essa utilidade. Calm Mind Cobalion começa bem fraco, portanto, precisará da ajuda de Pokémon que possuem bons matchups ofensivos para conseguir executar sua função. Mega Aerodactyl, Starmie e Mega Manectric são bons exemplos de ameaças rápidas que podem enfraquecer equipes rivais para que consiga finalizá-las. Pivots como Gligar, Rotom-H, Rotom-C e Zeraora são úteis para preservar seu HP e garantir mais oportunidades de setup. Gligar e as formas de Rotom também funcionam como ótimos pivots contra Ground-types, que forçam Cobalion a sair de campo. Wallbreakers, como Mamoswine, Gengar e Primarina, são opções viáveis para enfraquecer equipes adversárias durante o early-game antes de Cobalion entrar para finalizar a partida. Ele também aprecia um companheiro Steel-type, como Empoleon ou Scizor, especialmente pelo fato dos sets Calm Mind gostarem de ter seu HP preservado.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set de utilidade com investimentos máximos em HP e Speed, Stealth Rock, Close Combat, Thunder Wave e Volt Switch é viável para focar nos aspectos de suporte de Cobalion, mas é muito mais passivo do que os sets ofensivos e confia em parceiros que se aproveitarão do status e entry hazards fornecidos por ele. Life Orb é uma opção no set Swords Dance para que o mesmo tenha um pouco mais de poder imediato, mas o recoil diminui bastante sua capacidade defensiva e piora seu matchup contra walls com moves recovery, como Hippowdon. X-Scissor pode ser usado como coverage super efetiva contra Psychic-types como Slowbro, Celebi e Latias, mas não possui muita utilidade fora disso e Cobalion precisa deixar de lado um move de utilidade para encaixar em seu moveset. Taunt pode impedir outros leads de usarem entry hazards, porém, Pokémon com mais utilidade ofensiva, como Terrakion, Azelf e Froslass, geralmente superam Cobalion nesse papel.

Checks e Counters
===================

**Ground-types**: Ground-types bulky geralmente lidam bem com Cobalion devido a seus baixos stats ofensivos. Hippowdon, Gligar e Nidoqueen são capazes de fazer várias switch ins nele durante uma partida e forçá-lo a sair de campo. Porém, Cobalion pode derrotá-los com um bom uso de seu Z-Move, o que significa que esses oponentes devem tomar cuidado.

**Water-types**: Water-types também conseguem fazer wall a Cobalion, principalmente aqueles que possuem um tipo secundário que garante uma resistência ou imunidade a Fighting, como Slowbro, Jellicent e Tentacruel. Burns de Scald serão um grande prejuízo para Cobalion physical. Contudo, esses adversários devem ser cautelosos contra os sets Calm Mind, que podem carregar Gigavolt Havoc.

**Dano Residual**: Ainda que possua resistência quádrupla (G: com acento é substantivo, sem acento é verbo) a Stealth Rock, Cobalion é comumente utilizado como uma resposta a usuários de U-turn como Scizor e Mega Beedrill. Isso resultará em várias switch ins diretas no decorrer da partida. Se Spikes estão em campo, o dano passivo se acumulará muito mais rápido.

**Pokémon Resistentes a Fighting**: Tendo Close Combat e Focus Blast como suas opções mais poderosas de STAB, vários checks a Fighting-type serão capazes de forçá-lo a sair de campo, apesar de suas opções de STAB Steel-type. Switch-ins defensivas, como Amoonguss, Nidoqueen e RestTalk Primarina, conseguem aguentar bem Close Combat ou Focus Blast e geralmente forçar ele a sair de campo ameaçando causar status, ou com Earth Power no caso de Nidoqueen. Ofensivamente, existem Fire-types capazes de lidar bem com a combinação de STABs de Cobalion, tais como Moltres e Chandelure.

**Ameaças Ofensivas Mais Rápidas**: Cobalion possui uma ótima Speed tier, mas existem inúmeros oponentes capazes de fazer revenge kill a ele. Psychic-types, como Starmie e Latias, não temem nada ao fazer switch ins diretas, enquanto outros Pokémon como Mega Manectric, Earthquake Mega Aerodactyl e usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile conseguem fazer revenge kill com um pouco de dano residual.

[CREDITS]
- Written by: [[Sage, 192277]]
- Earlier versions by: [[Eyan, 226777], [Jordy, 395754]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]

- Quality checked by: [[vivalospride, 151509], [Hilomilo, 313384], [Nuked, 382658]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/1rSOwKvn:

[OVERVIEW]

Cobalion está entre as maiores ameaças de UU, com opções versáteis de set incluindo opções de setup como Swords Dance ou Calm Mind, um acesso a Stealth Rock, uma excelente Speed e uma ótima tipagem defensiva que lhe permite fazer check a grandes ameaças como Scizor, Hydreigon e Bisharp. Sua imunidade a Toxic permite-lhe fazer switch in em ameaças como Blissey, evitando que perca para dano de poison. Swords Dance é um set ótimo, sendo bastante customizável e cumprindo várias funções além de sweeper. Cobalion pode utilizar uma variedade de itens para melhor se encaixar na equipe, como Z-Crystals para fazer wallbreak com mais facilidade, Rocky Helmet para punir physical attackers e Shuca Berry para atrair e remover Ground-types como Krookodile, sendo todas essas opções viáveis. Ele é um dos melhores Pokémon para punir adversários Dark-type e usuários de Pursuit graças à sua ability Justified, e somente a sua presença já facilita o trabalho de seus parceiros Dark-type. Contudo, existem algumas desvantagens ao utilizá-lo; notavelmente, sua tipagem Steel / Fighting o deixa sem resistência aos tipos Psychic e Flying, fazendo com que a equipe tenha problemas para lidar com ameaças como Latias e Togekiss caso ele seja o único Steel-type na equipe. Cobalion também compete com outros usuários de Stealth Rock ofensivos, como Kommo-o, Nihilego e Terrakion, que possuem um poder ofensivo maior e tipagens defensivas diferentes. Além disso, o mosqueteiro sofre bastante por sua falta de poder antes de fazer setup, tendo 90 de base stats em ambos Attack e Special Attack. Isso faz com que o set Swords Dance tome wall de adversários como Slowbro mesmo após um boost, enquanto o set Calm Mind pode ter dificuldades para derrotar até mesmo Pokémon mais ofensivos. A principal competição desse set é contra Nasty Plot Lucario, que consegue fazer wallbreak com muito mais facilidade.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Iron Head
move 3: Close Combat
move 4: Stealth Rock / Rock Polish
item: Fightinium Z / Rock Helmet / Shuca Berry
ability: Justified
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Cobalion pode utilizar Stealth Rock de forma viável, aproveitando-se de sua capacidade de forçar switches pela ameaça de um Swords Dance, encontrando assim uma oportunidade para colocar o entry hazard em campo. Ele também pode fazer setup contra removedores de entry hazard que entrariam em campo para remover Stealth Rock, como Empoleon. Caso a equipe já possua algum usuário de Stealth Rock, Rock Polish é uma ótima opção para ajudar Cobalion a derrotar equipes ofensivas. Quando em +2, o mesmo consegue ultrapassar usuários de Choice Scarf como Krookodile e Hydreigon, que normalmente lhe fariam revenge kill, e seguir derrotando-os com Close Combat. Stone Edge é uma coverage viável para atrair e remover Pokémon que normalmente fariam wall a Cobalion, como Moltres, Chandelure e Tentacruel. Para isso ele precisa sacrificar ou sua capacidade de colocar Stealth Rock em campo ou sua forma de aumentar sua Speed. Portanto, certifique-se de que há algum outro usuário de Stealth Rock presente em sua equipe.

Detalhes do Set
========

All-Out Pummeling é o Z-Move mais poderoso que Cobalion possui, permitindo-lhe derrotar grandes walls como Mega Aggron, Suicune e Hippowdon após um Swords Dance, também derrotando ameaças como Krookodile mesmo sem boosts. Steelium Z é uma opção para lidar mais facilmente com adversários resistentes a Fighting, como Gengar, Amoonguss e Celebi, mas o poder geral de Fightinium Z é comumente preferível. Rocky Helmet permite a Cobalion punir pivots como Scizor e Mega Beedrill com dano residual, ajudando-o a gerar momentum mesmo em uma switch in. Shuca Berry lhe dá uma garantia ao enfrentar Ground-types, atraindo e removendo adversários rápidos como Choice Scarf Krookodile, além de conseguir fazer uma única switch in mais segura ou setup em Pokémon lentos como Mamoswine. Justified é frequentemente ativado quando Cobalion tenta fazer check a Dark-types como Bisharp e Hydreigon, podendo se aproveitar do aumento em Attack para atacar diretamente ao invés de usar Swords Dance.

Dicas de Uso
========

Cobalion não é muito bom em enfraquecer equipes no early-game, visto que seu Attack deixa muito a desejar. Caso esteja utilizando Stealth Rock, Cobalion deve colocar os hazards em campo o mais cedo possível e esperar que seus parceiros ou entry hazards enfraqueçam os adversários antes de tentar um sweep. Seu HP deve ser preservado para que consiga sobreviver a tentativas de revenge kill quando estiver tentando fazer sweep. Rock Polish é de grande ajuda aqui, permitindo que Cobalion ultrapasse e evite ataques de usuários de Choice Scarf, temendo apenas moves prioridade de Fighting-types como Infernape e Lucario. Tome cuidado ao utilizar o Z-Move, seja ele Fightinium Z ou Steelium Z. Ele deve ser usado para derrubar walls que Cobalion normalmente não consegue derrotar. Após um Swords Dance, Hippowdon, Alomomola e Swampert devem estar atentos a All-Out Pummeling, enquanto Gligar e Amoonguss devem temer Corkscrew Crash. Jogadas agressivas são recompensadas com Rocky Helmet, portanto, tente fazer switch in com Cobalion em usuários de U-turn, como Scizor, Mega Beedrill e até mesmo Choice Scarf Hydreigon; o dano residual irá se acumular rapidamente e permitirá que um sweeper realize sua função com mais facilidade. Shuca Berry permite a ele ser mais agressivo contra Ground-types como Mamoswine e Gligar. Em situações neutras, o mesmo pode facilmente fazer setup graças ao dano reduzido, enquanto que, caso o adversário Ground-type esteja com pouco HP, Cobalion pode fazer revenge kill sem ser punido. Embora seja um Steel-type, o mosqueteiro conta com problemas para lidar com oponentes Fairy- e Psychic-types por sua neutralidade a ataques desses tipos e sua Special Defense medíocre. Geralmente não é recomendado que se faça switch ins diretas nesses ataques, uma vez que rapidamente perderá uma boa parte de seu HP. Porém, uma vez que tiver usado Swords Dance, ele não terá problemas para derrotar a maioria dos Fairy-types como Florges e Togekiss.

Opções de Equipe
========

Special walls que conseguem aguentar moves de adversários como Starmie, Latias, Moltres e Mega Manectric são boas opções de parceiros. Mega Altaria, Blissey, Empoleon e Nihilego podem cobrir vários special attackers para Cobalion que, em troca, faz check a Scizor. Toxic Spikes facilitam sweeps a equipes defensivas, limitando a permanência de walls problemáticas, como Hippowdon, Slowbro e Mega Slowbro. Tentacruel e Nihilego podem pôr em campo esse entry hazard de forma segura, enquanto também aguentam os moves special direcionados a Cobalion. Spikes também pode ser útil; embora Klefki e Chesnaught compartilhem tipos comuns com ele, ambos são capazes de cobrir fraquezas da tipagem do mosqueteiro, com Klefki fazendo um bom check a Fairy- e Psychic-types e Chesnaught lidando com oponentes Water- e Ground-types bulky. Klefki também pode fornecer suporte de Thunder Wave, permitindo a Cobalion ultrapassar adversários que normalmente seriam mais rápidos do que ele, como Latias e Starmie. Froslass pode ser usada como usuária de Spikes ao lado do mosqueteiro em equipes hyper offense. Um companheiro Steel-type para levar dano neutro de moves Psychic-, Flying- e Fairy-types também é bem-vindo. Scizor é um ótimo parceiro para prender ameaças como Latias com Pursuit e fazer switch in muito mais facilmente em Fairy-types defensivos, como Florges e Sylveon, mas isso deixa aberta uma fraqueza a Flying-types. Bisharp também é bom em ajudar a remover Psychic-types, mas troca uma resistência a Flying por neutralidade a Fairy. Cleaners como Mega Sharpedo, Swords Dance Scizor e Mega Aerodactyl apreciam o dano residual que Cobalion causa no early-game, especialmente se estiver segurando Rocky Helmet, além de se beneficiarem da permanência de Stealth Rock em campo. Usuários de Pursuit, como Krookodile, Mega Aerodactyl e Alolan Muk, podem remover possíveis checks Psychic-types a Cobalion, como Latias e Starmie, além de enfraquecerem outros mais bulky, como Celebi e Slowbro, o suficiente para serem derrotados por ele. Pokémon fracos a Dark, como Latias, Gengar e Starmie, podem atrair os adversários Dark-types nos quais Cobalion aprecia por ganhar oportunidades para fazer setup.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Flash Cannon
move 3: Focus Blast
move 4: Hidden Power Grass / Volt Switch
item: Fightinium Z / Electrium Z
ability: Justified
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Calm Mind permite a Cobalion compensar sua baixa Special Defense e derrotar physical walls comuns com Focus Blast ou All-Out Pummeling para surpreender adversários como Hippowdon e Swampert, que esperam levar Close Combat. Flash Cannon é útil para acertar Fairy-types e os boosts de Calm Mind ajudam ele a aguentar mais facilmente ataques Fairy-type de Florges e Sylveon. Hidden Power Grass faz com que Cobalion consiga atingir Water-types como Jellicent e Slowbro, tendo mais liberdade para utilizar Fightinium Z. Esse move é bom principalmente para acertar Quagsire, que é usado em equipes stall para fazer check a setup sweepers. Volt Switch com Electrium Z é crucial para acertar ameaças como Tentacruel e Moltres, que normalmente fazem wall a esse set.

Detalhes do Set
========

Fightinium Z permite a Cobalion derrotar alvos neutros, como Hippowdon, com mais facilidade, além de lhe conceder o poder necessário para eliminar Blissey sem precisar fazer muito setup e perder HP no processo. Electrium Z é importante para que o mesmo tenha um move Electric-type de uso único que não o força a sair de campo, diferente de Volt Switch. Alvos incluem Tentacruel, Moltres e Jellicent. Shuca Berry também pode ser utilizada nesse set, oferecendo mais oportunidades de setup contra adversários Ground-type.

Dicas de Uso
========

Cobalion não deve ser muito utilizado no early-game. Em vez disso, deixe que seus companheiros enfraqueçam a equipe adversária antes de ele entrar em campo. O set Calm Mind é melhor para finalizar partidas do que para começá-las. Tome cuidado para não revelar o moveset cedo demais, já que o fator surpresa geralmente cumpre um papel importante ao derrotar physical walls desavisadas, como Slowbro. Cobalion é especialmente valioso contra equipes stall, que comumente supõem estar enfrentando o set physical. Faça um bom uso de Gigavolt Havoc quando estiver carregando Volt Switch, já que Cobalion será forçado a sair de campo após utilizar sua coverage Electric-type, assim perdendo seus boosts acumulados. Geralmente é bom utilizar Volt Switch antes de fazer setup para colocar os adversários ao alcance do Z-Move. Dessa forma, o mesmo não terá que usar Volt Switch novamente e poderá manter seus boosts, seguindo para um sweep. Cobalion pode entrar na frente de special walls, como Blissey e Nihilego, para blefar um set physical e proceder fazendo setup sem se preocupar muito. Adversários Choice-locked em moves Dark-type, como Hydreigon e Krookodile, também podem ser usados como isca de setup. Outro adversário que pode ser aproveitado por Cobalion é Alomomola, que não consegue fazer muito contra ele. Ainda que o mosqueteiro possua bulk suficiente para fazer switch ins diretas, é preferível manter seu HP o mais alto possível para tentar um sweep, visto que geralmente recebe um ou dois golpes para fazer setup. Sempre que possível, tente trazê-lo ao campo por meio de moves pivot ou switches duplas.

Opções de Equipe
========

Visto que esse set requer suporte de Stealth Rock, um Ground-type como Hippowdon, Nidoqueen ou Gligar podem colocar o entry hazard em campo e fazerem check a Electric-types que poderiam fazer revenge kill a Cobalion, como Mega Manectric e Zeraora. Toxic Spikes também são úteis, especialmente para desgastar equipes defensivas, podendo ser fornecidos por Poison-types como Tentacruel, a já citada Nidoqueen e Nihilego. Spikes de usuários como Chesnaught e Klefki podem causar dano residual às equipes adversárias e forçar a entrada de removedores de hazard, como Moltres e Tentacruel, nos quais Cobalion aprecia dano residual. Usuários de Pursuit, como Krookodile, Scizor e Alolan Muk possuem grande valor, já que impedem Latias de travar guerras de Calm Mind contra Cobalion, assim como ajudam com a remoção de possíveis revenge killers, tais como Starmie e Gengar. Krookodile, Scizor e Alolan Muk podem fornecer essa utilidade. Calm Mind Cobalion começa bem fraco, portanto, precisará da ajuda de Pokémon que possuem bons matchups ofensivos para conseguir executar sua função. Mega Aerodactyl, Starmie e Mega Manectric são bons exemplos de ameaças rápidas que podem enfraquecer equipes rivais para que consiga finalizá-las. Pivots como Gligar, Rotom-H, Rotom-C e Zeraora são úteis para preservar seu HP e garantir mais oportunidades de setup. Gligar e as formas de Rotom também funcionam como ótimos pivots contra Ground-types, que forçam Cobalion a sair de campo. Wallbreakers, como Mamoswine, Gengar e Primarina, são opções viáveis para enfraquecer equipes adversárias durante o early-game antes de Cobalion entrar para finalizar a partida. Ele também aprecia um companheiro Steel-type, como Empoleon ou Scizor, especialmente pelo fato dos sets Calm Mind gostarem de ter seu HP preservado.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Um set de utilidade com investimentos máximos em HP e Speed, Stealth Rock, Close Combat, Thunder Wave e Volt Switch é viável para focar nos aspectos de suporte de Cobalion, mas é muito mais passivo do que os sets ofensivos e confia em parceiros que se aproveitarão do status e entry hazards fornecidos por ele. Life Orb é uma opção no set Swords Dance para que o mesmo tenha um pouco mais de poder imediato, mas o recoil diminui bastante sua capacidade defensiva e piora seu matchup contra walls com moves recovery, como Hippowdon. X-Scissor pode ser usado como coverage super efetiva contra Psychic-types como Slowbro, Celebi e Latias, mas não possui muita utilidade fora disso e Cobalion precisa deixar de lado um move de utilidade para encaixar em seu moveset. Taunt pode impedir outros leads de usarem entry hazards, porém, Pokémon com mais utilidade ofensiva, como Terrakion, Azelf e Froslass, geralmente superam Cobalion nesse papel.

Checks e Counters
===================

**Ground-types**: Ground-types bulky geralmente lidam bem com Cobalion devido a seus baixos stats ofensivos. Hippowdon, Gligar e Nidoqueen são capazes de fazer várias switch ins nele durante uma partida e forçá-lo a sair de campo. Porém, Cobalion pode derrotá-los com um bom uso de seu Z-Move, o que significa que esses oponentes devem tomar cuidado.

**Water-types**: Water-types também conseguem fazer wall a Cobalion, principalmente aqueles que possuem um tipo secundário que garante uma resistência ou imunidade a Fighting, como Slowbro, Jellicent e Tentacruel. Burns de Scald serão um grande prejuízo para Cobalion physical. Contudo, esses adversários devem ser cautelosos contra os sets Calm Mind, que podem carregar Gigavolt Havoc.

**Dano Residual**: Ainda que possua resistência quádrupla a Stealth Rock, Cobalion é comumente utilizado como uma resposta a usuários de U-turn como Scizor e Mega Beedrill. Isso resultará em várias switch ins diretas no decorrer da partida. Se Spikes estão em campo, o dano passivo se acumulará muito mais rápido.

**Pokémon Resistentes a Fighting**: Tendo Close Combat e Focus Blast como suas opções mais poderosas de STAB, vários checks a Fighting-type serão capazes de forçá-lo a sair de campo, apesar de suas opções de STAB Steel-type. Switch-ins defensivas, como Amoonguss, Nidoqueen e RestTalk Primarina, conseguem aguentar bem Close Combat ou Focus Blast e geralmente forçar ele a sair de campo ameaçando causar status, ou com Earth Power no caso de Nidoqueen. Ofensivamente, existem Fire-types capazes de lidar bem com a combinação de STABs de Cobalion, tais como Moltres e Chandelure.

**Ameaças Ofensivas Mais Rápidas**: Cobalion possui uma ótima Speed tier, mas existem inúmeros oponentes capazes de fazer revenge kill a ele. Psychic-types, como Starmie e Latias, não temem nada ao fazer switch ins diretas, enquanto outros Pokémon como Mega Manectric, Earthquake Mega Aerodactyl e usuários de Choice Scarf como Hydreigon e Krookodile conseguem fazer revenge kill com um pouco de dano residual.

[CREDITS]
- Written by: [[Sage, 192277]]
- Earlier versions by: [[Eyan, 226777], [Jordy, 395754]]
- Translated by: [[Trafalgar Shambles, 359610]]
- Grammar checked by: [[Mimas, 466658], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[vivalospride, 151509], [Hilomilo, 313384], [Nuked, 382658]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top