OU Clefable

Status
Not open for further replies.

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/clefable/

OBS: caso surja a dúvida, sim, as quais craseado está certo.

Visão Geral

O bom bulk de Clefable junto à sua ótima tipagem defensiva lhe permite atuar como um forte check para atacantes como Zygarde, Mega Heracross, Latios e Mega Medicham, desempenhando bem essa função graças ao seu confiável move de recovery Soft-Boiled. Sua capacidade de agir como uma potente wall é impulsionada por suas duas incríveis abilities Magic Guard e Unaware, evitando danos residuais ou impedindo sweepers de setup, respectivamente. Magic Guard Clefable traz excelente utilidade aos seus companheiros como uma usuária de Stealth Rock cujo matchup contra Mega Sableye é favorável, aliviando confrontos entre times stalls ou atuando como um poderoso sweeper de Calm Mind. Em contrapartida, Unaware Clefable consegue parar vários setup sweepers com os quais times defensivos normalmente teriam dificuldade, a exemplo de Swords Dance Hawlucha e Dragon Dance Zygarde. Contudo, apesar de seu bom bulk, Clefable pode ser pressionada por Pokémon que ela usualmente faz check, se tiver sofrido dano anteriormente, assim como por fortes atacantes como Ash-Greninja, que conseguem a pressionar bastante, impedindo-a de exercer seu papel eficientemente. Ademais, devido à sua baixa Speed, Clefable é muito vulnerável a usuários de Taunt como Heatran e Tapu Lele, impossibilitando-a de oferecer utilidade à sua equipe.

[SET]
name: Magic Guard
move 1: Moonblast
move 2: Soft-Boiled
move 3: Stealth Rock
move 4: Wish
item: Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

Moves

Moonblast permite a Clefable causar danos decentes a ameaças como Mega Heracross e Mega Medicham; esse move também não a permite ser passiva frente a usuários de Taunt semelhantes a Tapu Lele. Soft-Boiled não só garante que Clefable se mantenha saudável ao longo da partida, mas também consiga entrar na frente de ameaças às quais faz check como Zygarde e Mega Lopunny. Stealth Rock permite-lhe oferecer suporte ao seu time, gerando dano residual cujos parceiros de equipe podem tomar vantagem; Clefable é uma notável usuária de Stealth Rock, conseguindo enfrentar Mega Sableye, um Pokémon usado por times stall para impedir usuários de entry hazards de colocá-las em campo. Wish mantém seus aliados saudáveis e ajuda a recuperar a usual perda de momentum que vem junto com Pokémon defensivos, sendo favorável principalmente para companheiros como Heatran e Landorus-T, os quais são enfraquecidos com facilidade. Thunder Wave garante a Clefable neutralizar switch-ins em potencial ao dividir a base Speed delas pela metade, facilitando o uso de Calm Mind ou simplesmente deixar um aliado tirar vantagem de seu adversário. Knock Off é útil para remover itens de seus checks, tendo como exemplo o Leftovers de Ferrothorn e de Celesteela, além do Thick Cub de Alolan Marowak. Flamethrower pode ser utilizado para atingir Steel-types que Clefable teria muita dificuldade em enfrentar, como Ferrothorn e Mega Scizor.

Detalhes do set

O máximo de investimento em HP e Defense com nature Bold garante que Clefable evite 2HKOs de vários ataques physical poderosos no metagame, exemplificando Thousand Arrows de Choice Band Zygarde, Rock Blast de Mega Heracross e High Jump Kick de Mega Medicham. Uma nature Relaxed, que preserva o Attack de Clefable, é desnecessária mesmo carregando Knock Off, já que esse move compensa dano principalmente com utilidade, sendo a nature Bold uma preferência para ultrapassar Sassy Celesteela. Leftovers é essencial para esse set, fazendo Clefable ficar cara a cara com alicerces defensivos anteriormente citados e obter um recovery útil durante a partida, conseguindo fazer switch-in às ameaças em que dá check. Magic Guard faz com que Clefable evite danos de Stealth Rock, Spikes, burn e poison, garantindo que Clefable atue melhor como pivot frente aos atacantes com os quais lida.

Dicas de Uso

Clefable deve entrar na partida diretamente na frente dos Pokémon aos quais faz check como Zygarde e Mega Heracross; a partir disso, Clefable pode usar Soft-Boiled para recuperar HP, lançar Moonblast para enfraquecer as ameaças na sua frente ou colocar Stealth Rock numa switch prevista. Quando Clefable está em campo, o jogador deve observar a equipe do oponente, verificando se há algum check de Clefable; caso o adversário tenha um Steel-type como Celesteela ou Ferrothorn, a melhor escolha não é usar Moonblast e sim tentar prever as switches dele, usando Knock Off para remover itens ou lançando Flamethrower para enfraquecê-los. Se Clefable estiver carregando Stealth Rock, o ideal seria colocar essa entry hazard o mais cedo possível para que seus colegas tomem vantagem disso. Caso esteja enfrentando equipes stall com Mega Sableye, se o oponente decidir começar usando tal, não use Stealth Rock imediatamente, visto que esse tentará usar Protect e Mega Evoluir no primeiro turno, devolvendo a hazard lançada. Ao invés disso, use Moonblast, e depois que Mega Sableye sair de campo, tente colocar Stealth Rock apenas se tiver certeza de que ele não vai entrar novamente em campo. Apesar de seu bom bulk, Clefable será enfraquecida gradativamente durante a partida por entrar na frente das ameaças às quais faz check. Então, procurar oportunidades de restaurar HP com Soft-Boiled é importante; Clefable pode usar esse move em switches do oponente para um Steel-type ou em uma ameaça passiva que não consiga infligir muito dano nela. Se estiver usando Calm Mind no lugar de Stealth Rock, não é bom começar fazendo setup desde o princípio, uma vez que Pokémon Steel- e Poison-types podem ameaçar Clefable severamente. Porém, se Celesteela, Ferrothorn, Nihilego e Alolan Muk estiverem enfraquecidos, Clefable pode fazer setup de Calm Mind em switches antevistas, encontrando oportunidades de recuperar seu HP com Soft-Boiled para realizar sweep, contanto que o time adversário tenha sido devidamente enfraquecido.

Opções de Equipe

Parceiros que combatem Steel-types formam uma aliança fantástica com Clefable; Heatran enfrenta diversos Steel-types para Clefable, como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor, além de colocar Stealth Rock, dando espaço para Clefable usar Calm Mind. Volcarona agradece pelo suporte de Stealth Rock fornecido por Clefable, conseguindo derrotar facilmente seus adversários. Além disso, Volcarona livra-se de Steel-types com os quais Clefable tem dificuldade de lidar. A mariposa também pode usar Hidden Power Ground para derrubar Heatran, uma notável resposta a Clefable. Outros wallbreakers como Zygarde, Mega Medicham e Mega Heracross apreciam o suporte de Stealth Rock; inclusive, esses wallbreakers auxiliam Calm Mind Clefable, possibilitando sweeps ao enfraquecer ameaças bulk que lidam facilmente com Calm Mind Clefable, a exemplo de Celesteela. Ferrothorn pode formar um core de entry hazards junto a Clefable, complementando Stealth Rock com seus Spikes. Ademais, Ferrothorn faz check a Pokémon como Tapu Koko, que pressionam Clefable ofensivamente. Clefable pode ajudar Ferrothorn ao fazer check a Pokémon como Zygarde, Mega Lopunny e Mega Medicham. Skarmory e Toxapex trazem Spikes e Toxic Spikes à mesa, respectivamente; Skarmory ajuda fazendo check a Swords Dance Landorus-T e Tapu Bulu, que passam por cima de Clefable, enquanto Toxapex enfrenta Pokémon como Greninja para Clefable. Celesteela pode auxiliá-la, derrotando vários special attackers com os quais ela sente dificuldade como Tapu Lele e Magearna; em troca, Clefable dá check em Zygarde e Mega Medicham para Celesteela. Assault Vest Tangrowth também pode ajudá-la, dando check em Tapu Koko e Greninja; inclusive, Tangrowth agradece por Clefable lidar com ameaças physical as quais sente dificuldade em enfrentar sem investimentos em Defense. Landorus-T é um bom aliado, apreciando o suporte de Stealth Rock enquanto acaba com times defensivos e ofensivos quando usa o set de Double Dance. Stealth Rock Landorus-T também pode ser uma alternativa para Clefable poder usar Calm Mind.

[SET]
name: Unaware
move 1: Moonblast
move 2: Wish
move 3: Protect
move 4: Heal Bell
item: Leftovers
ability: Unaware
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

Moves

Moonblast impede que Clefable seja completamente parada por usuários de Taunt e lhe permite enfraquecer switch-ins. Wish é o modo mais consistente de Clefable recuperar seu HP junto a Protect; Clefable também é capaz de passar Wish para qualquer um de seus aliados enfraquecidos ou trazê-los a campo sãos e salvos. Protect é usado principalmente para garantir um Wish seguro, buscando recuperar o HP perdido durante uma partida, embora também possa ser usado para dar scout em poderosos moves e poderosas coverages bem como usar para conseguir o recovery de Leftovers. Heal Bell permite que Clefable se livre de status como poison vindo de tipos como Zygarde enquanto cura o resto do time, garantindo que seus companheiros não sejam enfraquecidos por status como burn e poison.

Detalhes do Set

Investimentos máximos tanto em HP quanto em Defense junto a uma nature Bold permitem que Clefable combata muitos physical sweepers de setup, que poderiam em outras ocasiões ameaçar os times stall e balanced nos quais esse set é encontrado; essa distribuição de EVs garante que Clefable evite 2HKO vindos do Rock Blast de Mega Heracross, permitindo-lhe agir como ótimo check ao besouro. Leftovers é um item essencial para o set, oferecendo-lhe um recovery passivo no decorrer da partida assim como quando usa Protect. Unaware permite-lhe ignorar quaisquer boosts acumulados pelo adversário, ou seja, servindo como excelente check para usuários de Swords Dance como Garchomp e Mega Heracross.

Dicas de Uso

Clefable é usada principalmente em times stall ou balanced como uma switch-in direta para sweepers de setup semelhantes a Zygarde com Dragon Dance ou Coil e a Swords Dance Mega Heracross; essas ameaças sentem dificuldade em derrotar Clefable por não conseguirem usar seus boosts. Embora Pokémon como Zygarde, a que Clefable geralmente faz check, possam usar moves como Toxic para a enfrentar, Heal Bell impede que poison enfraqueça Clefable demais e ainda faz stall a Zygarde. Moonblast é um bom move para usar almejando enfraquecer Pokémon adversários junto ao status poison oriundo dos Toxic Spikes de Toxapex ou ao Will-O-Wisp de Mega Sableye. Wish deve ser usado assim que Clefable estiver com pouco HP, visto que manter seu HP saudável é crucial para sua performance na equipe; uma vez que tenha usado Wish, Protect deve ser utilizado no próximo turno, garantindo que Clefable se recupere usando seu próprio Wish. Considerando que esse set é relativamente passivo, usar Wish para que Clefable possa o passar a qualquer um de seus aliados, o que promove switch-ins seguras, é uma boa ideia; por exemplo, se um oponente colocar um Tapu Koko na frente de Unaware Clefable, tentando derrubá-la, pode-se utilizar Wish nessa previsão e trocar para Chansey se recuperar de qualquer dano recebido no processo.

Opções de Equipe

Esse set é principalmente usado para lidar com physical attackers, então Pokémon que consigam lidar com special attackers como Tapu Koko, Mega Charizard Y, Heatran, Greninja e Ash-Greninja são excelentes parceiros; Chansey e Toxapex conseguem exercer bem essa função, já que a primeira consegue colocar Stealth Rock para enfraquecer o time adversário mais facilmente e o segundo não só pode infligir burn ao oponente usando Scald, mas também pode lançar Toxic Spikes para que Clefable e seus aliados tomem vantagem. A priori, Clefable tem dificuldade de lidar com physical attackers Steel- e Poison-types como Mega Scizor e Alolan Muk, respectivamente. Logo, counters a essas ameaças, como Skarmory, cujo move Counter pode os eliminar, são muito úteis para Clefable. Mega Sableye consegue dissuadir as hazards da maioria de seus usuários na tier, permitindo que Clefable consiga entrar tranquilamente na frente das ameaças às quais faz check; exemplificando, Mega Heracross não pode dar 2HKO em Clefable se Stealth Rock não estiver em campo. Zapdos é capaz de enfrentar Steel-types semelhantes a Mega Scizor, Celesteela e Ferrothorn, enquanto tira entry hazards com Defog para Clefable continuar agindo como check de sweepers de setup.

Outras Opções

Moonlight é outra alternativa de recovery para o set de Unaware no lugar de Wish, apesar de seu PP ser menor e depender de weather a tornarem uma opção inferior. A combinação de Unaware e Calm Mind permite que Clefable ganhe batalhas de setup desse move, ignorando quaisquer boosts cujo adversário possa ter acumulado consigo. Clefable também pode utilizar um set ofensivo de Life Orb com Magic Guard e máximo investimento em Special Attack para abusar de sua enorme movepool e de seu poder decente, negando qualquer recoil de Life Orb nesse processo. Encore também pode ser usado em prol de travar um oponente como Ferrothorn em Leech Seed, garantindo que Clefable tome vantagem disso para colocar Stealth Rock. Healing Wish é uma opção que lhe permite trazer o HP de um aliado ao máximo, porém, derrubando a própria Clefable no processo.

Checks e Counters

Steel-types: Mega Scizor, Celesteela e Ferrothorn, todos aguentam facilmente Moonblast de Clefable e tomam vantagem dela com seus moves STAB. Mega Scizor e Ferrothorn devem estar alertas a Flamethrower, mas, tirando isso, Ferrothorn pode colocar entry hazards e Celesteela consegue usar seu poderoso Heavy Slam fortalecido por STAB.

Fire-types: Volcarona, Alolan Marowak, Mega Charizard Y e Heatran, todos agem como ótimos checks de Clefable, visto que não só resistem Moonblast, mas também respondem com fortes STABs Fire-type, os quais Clefable dificilmente consegue aguentar. Mega Charizard Y pode acertar Clefable com Fire Blast fortalecido por Drought, Volcarona consegue fazer setup de Quiver Dance em sua frente e Heatran pode a prender com Magma Storm enquanto usa Taunt ou põe Stealth Rock frente a ela.

Poison-types: Poison-types como Alolan Muk, Gengar, Amoonguss, Nidoking e Mega Venusaur recebem muito pouco dano de Moonblast e respondem com STABs super efetivos. Gengar e Alolan Muk devem estar atentos a Knock Off, porém, todos fazem um excelente trabalho dando switch-in e enfrentando Clefable.

Usuários de Taunt: Pokémon como Tapu Fini, Tapu Koko, Tapu Lele, Smeargle e Heatran podem impedir Clefable de restaurar seu HP via Soft-Boiled ou Wish, de colocar Stealth Rock ou até mesmo de usar Calm Mind.

Pressão Ofensiva: Já que Clefable não possui um ótimo bulk para lidar com physical e special attackers ao mesmo tempo, pode facilmente ser pressionada contra atacantes os quais a fada não tem investimentos para enfrentar; Clefable pode sofrer 2HKO de special attackers como Tapu Koko e Ash-Greninja caso tenha investimentos em Defense, enquanto pode cair perante a Zygarde e Mega Medicham se estiver com investimento em Special Defense.
 
Last edited:
Termino hoje à noite ou amanhã de manhã

Adicionar - Remover - (Comentários)
Visão Geral

O bom bulk de Clefable junto à sua ótima tipagem defensiva lhe permite atuar como um forte check para atacantes como semelhantes a Zygarde, Mega Heracross, Latios e Mega Medicham, desempenhando bem essa função graças ao seu confiável move de recovery Soft-Boiled. Sua capacidade de agir como uma potente wall ameaça defensiva é impulsionada por suas duas incríveis abilities Magic Guard e Unaware, evitando danos residuais ou impedindo sweepers de setup, respectivamente. Magic Guard Clefable traz excelente utilidade aos seus companheiros como uma usuária de Stealth Rock cujo matchup contra Mega Sableye é favorável, aliviando confrontos entre times stalls ou como um poderoso sweeper de Calm Mind. Em contrapartida, Unaware Clefable consegue parar vários setup sweepers com os quais times defensivos normalmente teriam dificuldade, a exemplo de Swords Dance Hawlucha e Dragon Dance Zygarde. Contudo, apesar de seu bom bulk, Clefable pode ser pressionada por Pokémon a que usualmente fazem check, se tiver sofrido dano anteriormente, assim como por fortes atacantes como Ash-Greninja, que conseguem a pressionar bastante, impedindo-a de exercer seu papel eficientemente. Ademais, devido à sua baixa Speed, Clefable é muito vulnerável a usuários de Taunt como Heatran e Tapu Lele, impedindo-a de oferecer utilidade à sua equipe.

[SET]
name: Magic Guard
move 1: Moonblast
move 2: Soft-Boiled
move 3: Stealth Rock
move 4: Wish
item: Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

Moves

Moonblast permite a Clefable causar danos decentes contra ameaças como Mega Heracross e Mega Medicham; esse move também não a permite ser passiva frente a usuários de Taunt semelhantes a Tapu Lele. Soft-Boiled não só garante que Clefable se mantenha saudável ao longo da partida, mas também consiga entrar na frente de ameaças às quais faz check como Zygarde e Mega Lopunny. Stealth Rock permite-lhe oferecer suporte ao seu time, gerando dano residual cujos parceiros de equipe podem tomar vantagem; Clefable é uma notável usuária de Stealth Rock, conseguindo enfrentar Mega Sableye, um Pokémon usado por times de stall aborrecimento geral para impedir usuários de entry hazards de colocar-lhes em campo de times stall. Wish mantém seus aliados saudáveis e ajuda a recuperar a usual perda de momentum que vem junto com Pokémon defensivos, sendo favorável principalmente para companheiros como Heatran e Landorus-T, que são enfraquecidos com facilidade. Calm Mind pode transformar Clefable em uma forte sweeper de setup devido à sua incapacidade de sofrer com danos residuais bem como pelo seu ótimo bulk. (Calm Mind Clefable vai receber um set à parte) Thunder Wave garante a Clefable neutralizar switch-ins em potencial ao dividir a base Speed pela metade, facilitando o uso de Calm Mind ou simplesmente deixar um aliado colega tirar vantagem de seu adversário. Knock Off é útil para remover items de seus checks, tendo como exemplo Leftovers Ferrothorn e Celesteela, além de Thick Cub Alolan Marowak. Flamethrower pode ser é utilizado para atingir Steel-types, que Clefable teria muita dificuldade em enfrentar como Ferrothorn e Mega Scizor.

Detalhes do set

O máximo de investimento em HP e Defense com nature Bold garante que Clefable evite 2HKOs de vários ataques physical poderosos no metagame, exemplificando Thousand Arrows de Choice Band Zygarde, Rock Blast de Mega Heracross e High Jump Kick de Mega Medicham. Uma nature Relaxed, que preserva o Attack de Clefable, é desnecessária mesmo carregando Knock Off, já que esse move compensa dano principalmente com utilidade, sendo a nature Bold uma preferência para ultrapassar Sassy Celesteela. Leftovers é essencial para esse set, fazendo Clefable ficar cara a cara com alicerces defensivos anteriormente citados e obter um recovery útil durante a partida, conseguindo fazer switch-ins às nas ameaças em que dá check. Magic Guard faz com que Clefable evite danos de Stealth Rock, Spikes, burn e poison, garantindo que Clefable atue melhor como pivot frente aos atacantes com os quais lida.

Dicas de Uso

Clefable deveria entrar na partida diretamente na frente dos Pokémon aos quais faz check como Zygarde e Mega Heracross; a partir disso, Clefable pode usar Soft-Boiled para recuperar HP, lançar Moonblast para enfraquecer as ameaças na sua frente ou colocar Stealth Rock numa switch prevista. Quando Clefable está em campo, o jogador deve observar olhar a equipe do oponente, verificando se há algum check de Clefable; caso o adversário tenha um Steel-type como Celesteela ou Ferrothorn, a melhor escolha não é usar Moonblast e sim buscar por predicts em suas switches, dando Knock Off para remover itens ou lançando Flamethrower para enfraquecê-los. Se Clefable estiver carregando Stealth Rock, o ideal seria colocar essa entry hazard o mais cedo possível para que seus colegas tomem vantagem disso. Caso esteja enfrentando equipes stall com Mega Sableye, se o oponente decidir começar usando tal, não use Stealth Rock imediatamente, visto que esse tentará usar Protect e Mega Evoluir no primeiro turno, devendo a hazard lançada. Ao invés disso, use Moonblast Blast, e depois que Mega Sableye sair de campo, tente colocar Stealth Rock apenas se Mega Sableye não entrar novamente em campo Clefable. Apesar de seu bom bulk, Clefable será enfraquecida gradativamente durante a partida por entrar na frente das ameaças às quais faz check. Então, procurar oportunidades de restaurar HP com Soft-Boiled é importante; Clefable pode usar esse move em switches do oponente para um Steel-type ou em uma ameaça passiva que não consiga infligir muito dano em Clefable. Se estiver usando Calm Mind no lugar de Stealth Rock, não é bom começar fazendo setup desde o princípio, uma vez que Pokémon Steel- e Poison-types podem ameaçar Clefable severamente. Porém Isto é, se Celesteela, Ferrothorn, Nihilego e Alolan Muk estiverem enfraquecidos, Clefable pode fazer setup de Calm Mind em predicts, encontrando oportunidades de recuperar seu HP com Soft-Boiled para realizar sweep, contanto que o time adversário tenha sido devidamente enfraquecido.

Opções de Equipe

Parceiros que combatem Steel-types formam uma aliança fantástica com Clefable; Heatran enfrenta diversos Steel-types para Clefable como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor, bem como coloca Stealth Rock, dando espaço para Clefable usar Calm Mind. Volcarona agradece pelo suporte de Stealth Rock fornecido por Clefable, conseguindo derrotar facilmente seus adversários. Além disso, Volcarona livra-se de Steel-types com os quais Clefable tem dificuldade de lidar. A mariposa também pode usar Hidden Power Ground para derrubar Heatran, uma notável resposta a Clefable. Outros wallbreakers como Zygarde, Mega Medicham e Mega Heracross apreciam seu Stealth Rock; inclusive, esses wallbreakers auxiliam Calm Mind Clefable, possibilitando sweeps ao enfraquecer ameaças bulk que lidam facilmente com Calm Mind Clefable, a exemplo de Celesteela. Ferrothorn pode formar um core de entry hazards junto a Clefable, complementando Stealth Rock com seus Spikes. Ademais, Ferrothorn faz check a tipos como Tapu Koko, que pressionam Clefable ofensivamente. Clefable pode ajudar Ferrothorn ao fazer check de Pokémon como Zygarde, Mega Lopunny e Mega Medicham. Skarmory e Toxapex trazem Spikes e Toxic Spikes à mesa, respectivamente; Skarmory ajuda fazendo check a Swords Dance Landorus-T e Tapu Bulu, que passam por cima de Clefable, enquanto Toxapex enfrenta Pokémon como Greninja para Clefable. Celesteela pode auxiliá-la, derrotando vários special attackers com os quais sente dificuldade como Tapu Lele e Magearna; em troca, Clefable dá check em Zygarde e Mega Medicham para Celesteela. Assault Vest Tangrowth também pode ajudá-la, dando check em Tapu Koko e Greninja; inclusive, Tangrowth agradece por Clefable lidar com ameaças physical as quais sente dificuldade em enfrentar sem investimentos em Defense. Landorus-T é um bom aliado, apreciando o suporte de Stealth Rock enquanto acaba com times defensivos e ofensivos quando usa o set de Double Dance. Stealth Rock Landorus-T também pode ser uma alternativa para Clefable poder usar Calm Mind.

[SET]
name: Unaware
move 1: Moonblast
move 2: Wish
move 3: Protect
move 4: Heal Bell
item: Leftovers
ability: Unaware
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

Moves

Moonblast impede que Clefable seja completamente parada por usuários de Taunt e lhe permite enfraquecer switch-ins. Wish é o modo mais consistente de Clefable recuperar seu HP junto a Protect; Clefable também é capaz de passar Wish para qualquer um de seus aliados enfraquecidos ou trazê-los a campo sãos e salvos. Protect é usado principalmente para garantir um Wish seguro, buscando recuperar o HP perdido durante uma partida, embora também possa ser usado para dar scout em poderosos moves e poderosas coverages bem como usar Leftovers. Heal Bell permite que Clefable se livre de status como poison vindo de tipos como Zygarde enquanto cura o resto do time, garantindo que seus companheiros não sejam enfraquecidos por status como burn e poison.

Detalhes do Set

Investimentos máximos tanto em HP quanto em Defense junto a uma nature Bold permitem que Clefable combata muitos sweepers physical de setup, que poderiam em outras ocasiões ameaçar os times stall e balanced nos quais esse set é encontrado; essa distribuição garante que Clefable evite 2HKO vindos do Rock Blast de Mega Heracross, permitindo-lhe agir como ótimo check ao desse besouro. Leftovers é um item essencial para o set, oferecendo-lhe um recovery passivo no decorrer da partida assim como quando usa Protect. Unaware permite-lhe ignorar quaisquer boosts acumulados pelo adversário, ou seja, servindo como excelente check para usuários de Swords Dance como Garchomp e Mega Heracross.

Dicas de Uso

Clefable é usada principalmente em times stall ou balanced como uma switch-in direta para sweepers de setup semelhantes a Zygarde com Dragon Dance ou Coil e a Swords Dance Mega Heracross; essas ameaças sentem dificuldade em derrotar Clefable por não conseguirem usar seus boosts. Embora Pokémon como Zygarde, a que Clefable geralmente faz check, possam usar moves como Toxic para a enfrentar, Heal Bell impede que poison enfraqueça Clefable demais e ainda faz stall a Zygarde. Moonblast é um bom move para usar almejando enfraquecer Pokémon adversários junto ao status poison vindos do Toxic Spikes de Toxapex ou ao Will-O-Wisp de Mega Sableye. Wish deveria ser usado assim que Clefable estiver com pouco HP, visto que manter seu HP saudável é crucial para sua performance na equipe; uma vez que tenha usado Wish, Protect deveria ser utilizado no próximo turno, garantindo que Clefable se recupere usando seu próprio Wish. Considerando que esse set é relativamente passivo, usar Wish para que Clefable possa o passar a qualquer um de seus aliados, o que promove switch-ins seguras, é uma boa ideia; por exemplo, se um oponente colocar um Tapu Koko na frente de Unaware Clefable, tentando derrubá-la, pode-se utilizar Wish nesse predict e trocar para Chansey se recuperar de qualquer dano recebido no processo.

Opções de Equipe

Esse set é principalmente usado para lidar com physical attackers, então Pokémon que consigam lidar com special attackers como Tapu Koko, Mega Charizard Y, Heatran, Greninja e Ash-Greninja são excelentes parceiros; Chansey e Toxapex conseguem exercer bem essa função, já que a primeira esta consegue colocar Stealth Rock para enfraquecer o time adversário mais facilmente e o segundo aquele não só pode inflingir burn ao oponente usando Scald, mas também pode lançar Toxic Spikes para que Clefable e seus aliados tomem vantagem. A priori, Clefable tem dificuldade de lidar com physical attackers Steel- e Poison-types como Mega Scizor e Alolan Muk, respectivamente. Logo, counters a dessas ameaças, (a.v.) como Skarmory, cujo move Counter pode os eliminar, são muito úteis para Clefable. Mega Sableye consegue dissuardir deter (falso cognato) as hazards da maioria de seus usuários na tier, permitindo que Clefable consiga entrar tranquilamente na frente das ameaças às quais faz check; exemplificando, Mega Heracross não pode dar 2HKO em Clefable se Stealth Rock não estiver em campo. Zapdos é capaz de enfrentar Steel-types semelhantes a Mega Scizor, Celesteela e Ferrothorn, enquanto tira entry hazards com Defog para Clefable continuar agindo como check de sweepers de setup.

Outras Opções

Moonlight é outra alternativa de recovery para o set de Unaware no lugar de Wish, apesar de seu PP ser menor e depender de weather a tornarem em uma opção inferior. A combinação de Unaware e Calm Mind permite que Clefable ganhe batalhas de setup desse move, ignorando quaisquer boosts cujo adversário possa ter acumulado consigo. Clefable talvez use um set ofensivo de Life Orb com Magic Guard e máximo investimento em Special Attack para abusar de sua enorme movepool e de seu poder decente, negando qualquer recoil de Life Orb nesse processo. Encore também pode ser usado em prol de travar um oponente como Ferrothorn em Leech Seed, garantindo que Clefable tome vantagem disso para colocar Stealth Rock. Healing Wish é uma opção que lhe permite trazer o HP de um aliado ao máximo, porém, derrubando custando a própria Clefable no processo.

Checks e Counters

Steel-types: Mega Scizor, Celesteela e Ferrothorn, todos aguentam facilmente Moonblast de Clefable e tomam vantagem dela com seus moves STAB. Mega Scizor e Ferrothorn devem estar alertas a Flamethrower, mas, tirando isso, Ferrothorn pode colocar entry hazards e Celesteela consegue usar seu poderoso STAB Heavy Slam.

Fire-types: Volcarona, Alolan Marowak, Mega Charizard Y e Heatran, todos agem como ótimos checks de Clefable, visto que não só resistem Moonblast, mas também respondem com fortes STABs Fire-type, os quais Clefable dificilmente consegue aguentar. Mega Charizard Y pode acertar Clefable com Fire Blast fortalecido por Drought, Volcarona consegue fazer setup de Quiver Dance em sua frente e Heatran pode a prender com Magma Storm enquanto usa Taunt ou põe Stealth Rock em Clefable.

Poison-types: Poison-types como Alolan Muk, Gengar, Amoonguss, Nidoking e Mega Venusaur recebem muito pouco dano de Moonblast e respondem com STABs super efetivos. Gengar e Alolan Muk devem estar atentos a Knock Off, porém, todos fazem um excelente trabalho entrando e enfrentando Clefable.

Usuários de Taunt: Pokémon como Tapu Fini, Tapu Koko, Tapu Lele, Smeargle e Heatran podem impedir Clefable de restaurar seu HP via Soft-Boiled ou Wish, de colocar Stealth Rock ou até mesmo de usar Calm Mind.

Pressão Ofensiva: Já que Clefable não possui um ótimo bulk para lidar com physical e special attackers ao mesmo tempo, pode facilmente ser pressionada contra atacantes os quais a fada não tem investimentos para os enfrentar; Clefable pode sofrer 2HKO de special attackers como Tapu Koko e Ash-Greninja caso tenha investimentos em Defense, enquanto pode cair perante a Zygarde e Mega Medicham se estiver com investimento em Special Defense.
GP 1/2
 
Last edited:
Reservando GP :blobwizard:

Adicionar ou corrigir
Remover
(Comentários)

Visão Geral

O bom bulk de Clefable junto à sua ótima tipagem defensiva lhe permite atuar como um forte check para atacantes como Zygarde, Mega Heracross, Latios e Mega Medicham, desempenhando bem essa função graças ao seu confiável move de recovery Soft-Boiled. Sua capacidade de agir como uma potente wall é impulsionada por suas duas incríveis abilities Magic Guard e Unaware, evitando danos residuais ou impedindo sweepers de setup, respectivamente. Magic Guard Clefable traz excelente utilidade aos seus companheiros como uma usuária de Stealth Rock cujo matchup contra Mega Sableye é favorável, aliviando confrontos entre times stalls ou atuando como um poderoso sweeper de Calm Mind. Em contrapartida, Unaware Clefable consegue parar vários setup sweepers com os quais times defensivos normalmente teriam dificuldade, a exemplo de Swords Dance Hawlucha e Dragon Dance Zygarde. Contudo, apesar de seu bom bulk, Clefable pode ser pressionada por Pokémon a que ela usualmente faz check, se tiver sofrido dano anteriormente, assim como por fortes atacantes como Ash-Greninja, que conseguem a pressionar bastante, impedindo-a de exercer seu papel eficientemente. Ademais, devido à sua baixa Speed, Clefable é muito vulnerável a usuários de Taunt como Heatran e Tapu Lele, impedindo-a impossibilitando-a (para não repetir com a linha de cima) de oferecer utilidade à sua equipe.

[SET]
name: Magic Guard
move 1: Moonblast
move 2: Soft-Boiled
move 3: Stealth Rock
move 4: Wish
item: Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

Moves

Moonblast permite a Clefable causar danos decentes contra a ameaças como Mega Heracross e Mega Medicham; esse move também não a permite ser passiva frente a usuários de Taunt semelhantes a Tapu Lele. Soft-Boiled não só garante que Clefable se mantenha saudável ao longo da partida, mas também consiga entrar na frente de ameaças às quais faz check como Zygarde e Mega Lopunny. Stealth Rock permite-lhe oferecer suporte ao seu time, gerando dano residual cujos parceiros de equipe podem tomar vantagem; Clefable é uma notável usuária de Stealth Rock, conseguindo enfrentar Mega Sableye, um Pokémon usado por times de stall para impedir usuários de entry hazards de colocar elas colocá-las em campo. Wish mantém seus aliados saudáveis e ajuda a recuperar a usual perda de momentum que vem junto com Pokémon defensivos, sendo favorável principalmente para companheiros como Heatran e Landorus-T, que os quais são enfraquecidos com facilidade. Thunder Wave garante a Clefable neutralizar switch-ins em potencial ao dividir a base Speed delas pela metade, facilitando o uso de Calm Mind ou simplesmente deixar um aliado tirar vantagem de seu adversário. Knock Off é útil para remover itens de seus checks, tendo como exemplo o Leftovers de Ferrothorn e de Celesteela, além de do Thick Cub de Alolan Marowak. Flamethrower pode ser utilizado para atingir Steel-types, (remover vírgula) que Clefable teria muita dificuldade em enfrentar, (adicionar vírgula) como Ferrothorn e Mega Scizor.

Detalhes do set

O máximo de investimento em HP e Defense com nature Bold garante que Clefable evite 2HKOs de vários ataques physical poderosos no metagame, exemplificando Thousand Arrows de Choice Band Zygarde, Rock Blast de Mega Heracross e High Jump Kick de Mega Medicham. Uma nature Relaxed, que preserva o Attack de Clefable, é desnecessária mesmo carregando Knock Off, já que esse move compensa dano principalmente com utilidade, sendo a nature Bold uma preferência para ultrapassar Sassy Celesteela. Leftovers é essencial para esse set, fazendo Clefable ficar cara a cara com alicerces defensivos anteriormente citados e obter um recovery útil durante a partida, conseguindo fazer switch-ins às ameaças em que dá check. Magic Guard faz com que Clefable evite danos de Stealth Rock, Spikes, burn e poison, garantindo que Clefable atue melhor como pivot frente aos atacantes com os quais lida.

Dicas de Uso

Clefable deve entrar na partida diretamente na frente dos Pokémon aos quais faz check como Zygarde e Mega Heracross; a partir disso, Clefable pode usar Soft-Boiled para recuperar HP, lançar Moonblast para enfraquecer as ameaças na sua frente ou colocar Stealth Rock numa switch prevista. Quando Clefable está em campo, o jogador deve observar a equipe do oponente, verificando se há algum check de Clefable; caso o adversário tenha um Steel-type como Celesteela ou Ferrothorn, a melhor escolha não é usar Moonblast e sim buscar por predicts em suas tentar prever as switches dele, dando usando Knock Off para remover itens ou lançando Flamethrower para enfraquecê-los. Se Clefable estiver carregando Stealth Rock, o ideal seria colocar essa entry hazard o mais cedo possível para que seus colegas tomem vantagem disso. Caso esteja enfrentando equipes stall com Mega Sableye, se o oponente decidir começar usando tal, não use Stealth Rock imediatamente, visto que esse tentará usar Protect e Mega Evoluir no primeiro turno, devendo devolvendo a hazard lançada. Ao invés disso, use Moonblast, e depois que Mega Sableye sair de campo, tente colocar Stealth Rock apenas se Mega Sableye tiver certeza de que ele não vai entrar novamente em campo. Apesar de seu bom bulk, Clefable será enfraquecida gradativamente durante a partida por entrar na frente das ameaças às quais faz check. Então, procurar oportunidades de restaurar HP com Soft-Boiled é importante; Clefable pode usar esse move em switches do oponente para um Steel-type ou em uma ameaça passiva que não consiga infligir muito dano em Clefable nela. Se estiver usando Calm Mind no lugar de Stealth Rock, não é bom começar fazendo setup desde o princípio, uma vez que Pokémon Steel- e Poison-types podem ameaçar Clefable severamente. Porém, se Celesteela, Ferrothorn, Nihilego e Alolan Muk estiverem enfraquecidos, Clefable pode fazer setup de Calm Mind em predicts switches antevistas, encontrando oportunidades de recuperar seu HP com Soft-Boiled para realizar sweep, contanto que o time adversário tenha sido devidamente enfraquecido.

Opções de Equipe

Parceiros que combatem Steel-types formam uma aliança fantástica com Clefable; Heatran enfrenta diversos Steel-types para Clefable, (adicionar vírgula) como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor, bem como além de colocar Stealth Rock, dando espaço para Clefable usar Calm Mind. Volcarona agradece pelo suporte de Stealth Rock fornecido por Clefable, conseguindo derrotar facilmente seus adversários. Além disso, Volcarona livra-se de Steel-types com os quais Clefable tem dificuldade de lidar. A mariposa também pode usar Hidden Power Ground para derrubar Heatran, uma notável resposta a Clefable. Outros wallbreakers como Zygarde, Mega Medicham e Mega Heracross apreciam seu o suporte de Stealth Rock; inclusive, esses wallbreakers auxiliam Calm Mind Clefable, possibilitando sweeps ao enfraquecer ameaças bulk que lidam facilmente com Calm Mind Clefable, a exemplo de Celesteela. Ferrothorn pode formar um core de entry hazards junto a Clefable, complementando Stealth Rock com seus Spikes. Ademais, Ferrothorn faz check a tipos Pokémon como Tapu Koko, que pressionam Clefable ofensivamente. Clefable pode ajudar Ferrothorn ao fazer check de a Pokémon como Zygarde, Mega Lopunny e Mega Medicham. Skarmory e Toxapex trazem Spikes e Toxic Spikes à mesa, respectivamente; Skarmory ajuda fazendo check a Swords Dance Landorus-T e Tapu Bulu, que passam por cima de Clefable, enquanto Toxapex enfrenta Pokémon como Greninja para Clefable. Celesteela pode auxiliá-la, derrotando vários special attackers com os quais ela sente dificuldade como Tapu Lele e Magearna; em troca, Clefable dá check em Zygarde e Mega Medicham para Celesteela. Assault Vest Tangrowth também pode ajudá-la, dando check em Tapu Koko e Greninja; inclusive, Tangrowth agradece por Clefable lidar com ameaças physical as quais sente dificuldade em enfrentar sem investimentos em Defense. Landorus-T é um bom aliado, apreciando o suporte de Stealth Rock enquanto acaba com times defensivos e ofensivos quando usa o set de Double Dance. Stealth Rock Landorus-T também pode ser uma alternativa para Clefable poder usar Calm Mind.

[SET]
name: Unaware
move 1: Moonblast
move 2: Wish
move 3: Protect
move 4: Heal Bell
item: Leftovers
ability: Unaware
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

Moves

Moonblast impede que Clefable seja completamente parada por usuários de Taunt e lhe permite enfraquecer switch-ins. Wish é o modo mais consistente de Clefable recuperar seu HP junto a Protect; Clefable também é capaz de passar Wish para qualquer um de seus aliados enfraquecidos ou trazê-los a campo sãos e salvos. Protect é usado principalmente para garantir um Wish seguro, buscando recuperar o HP perdido durante uma partida, embora também possa ser usado para dar scout em poderosos moves e poderosas coverages bem como usar para conseguir o recovery de Leftovers. Heal Bell permite que Clefable se livre de status como poison vindo de tipos como Zygarde enquanto cura o resto do time, garantindo que seus companheiros não sejam enfraquecidos por status como burn e poison.

Detalhes do Set

Investimentos máximos tanto em HP quanto em Defense junto a uma nature Bold permitem que Clefable combata muitos sweepers physical sweepers de setup, que poderiam em outras ocasiões ameaçar os times stall e balanced nos quais esse set é encontrado; essa distribuição de EVs garante que Clefable evite 2HKO vindos do Rock Blast de Mega Heracross, permitindo-lhe agir como ótimo check ao besouro. Leftovers é um item essencial para o set, oferecendo-lhe um recovery passivo no decorrer da partida assim como quando usa Protect. Unaware permite-lhe ignorar quaisquer boosts acumulados pelo adversário, ou seja, servindo como excelente check para usuários de Swords Dance como Garchomp e Mega Heracross.

Dicas de Uso

Clefable é usada principalmente em times stall ou balanced como uma switch-in direta para sweepers de setup semelhantes a Zygarde com Dragon Dance ou Coil e a Swords Dance Mega Heracross; essas ameaças sentem dificuldade em derrotar Clefable por não conseguirem usar seus boosts. Embora Pokémon como Zygarde, a que Clefable geralmente faz check, possam usar moves como Toxic para a enfrentar, Heal Bell impede que poison enfraqueça Clefable demais e ainda faz stall a Zygarde. Moonblast é um bom move para usar almejando enfraquecer Pokémon adversários junto ao status poison vindos oriundo dos Toxic Spikes de Toxapex ou ao Will-O-Wisp de Mega Sableye. Wish deveria deve ser usado assim que Clefable estiver com pouco HP, visto que manter seu HP saudável é crucial para sua performance na equipe; uma vez que tenha usado Wish, Protect deveria deve ser utilizado no próximo turno, garantindo que Clefable se recupere usando seu próprio Wish. Considerando que esse set é relativamente passivo, usar Wish para que Clefable possa o passar a qualquer um de seus aliados, o que promove switch-ins seguras, é uma boa ideia; por exemplo, se um oponente colocar um Tapu Koko na frente de Unaware Clefable, tentando derrubá-la, pode-se utilizar Wish nesse predict nessa previsão e trocar para Chansey se recuperar de qualquer dano recebido no processo.

Opções de Equipe

Esse set é principalmente usado para lidar com physical attackers, então Pokémon que consigam lidar com special attackers como Tapu Koko, Mega Charizard Y, Heatran, Greninja e Ash-Greninja são excelentes parceiros; Chansey e Toxapex conseguem exercer bem essa função, já que a primeira consegue colocar Stealth Rock para enfraquecer o time adversário mais facilmente e o segundo não só pode infligir burn ao oponente usando Scald, mas também pode lançar Toxic Spikes para que Clefable e seus aliados tomem vantagem. A priori, Clefable tem dificuldade de lidar com physical attackers Steel- e Poison-types como Mega Scizor e Alolan Muk, respectivamente. Logo, counters a essas ameaças, como Skarmory, cujo move Counter pode os eliminar, são muito úteis para Clefable. Mega Sableye consegue dissuadir as hazards da maioria de seus usuários na tier, permitindo que Clefable consiga entrar tranquilamente na frente das ameaças às quais faz check; exemplificando, Mega Heracross não pode dar 2HKO em Clefable se Stealth Rock não estiver em campo. Zapdos é capaz de enfrentar Steel-types semelhantes a Mega Scizor, Celesteela e Ferrothorn, enquanto tira entry hazards com Defog para Clefable continuar agindo como check de sweepers de setup.

Outras Opções

Moonlight é outra alternativa de recovery para o set de Unaware no lugar de Wish, apesar de seu PP ser menor e depender de weather a tornarem em uma opção inferior. A combinação de Unaware e Calm Mind permite que Clefable ganhe batalhas de setup desse move, ignorando quaisquer boosts cujo adversário possa ter acumulado consigo. Clefable talvez use também pode utilizar um set ofensivo de Life Orb com Magic Guard e máximo investimento em Special Attack para abusar de sua enorme movepool e de seu poder decente, negando qualquer recoil de Life Orb nesse processo. Encore também pode ser usado em prol de travar um oponente como Ferrothorn em Leech Seed, garantindo que Clefable tome vantagem disso para colocar Stealth Rock. Healing Wish é uma opção que lhe permite trazer o HP de um aliado ao máximo, porém, derrubando a própria Clefable no processo.

Checks e Counters

Steel-types: Mega Scizor, Celesteela e Ferrothorn, todos aguentam facilmente Moonblast de Clefable e tomam vantagem dela com seus moves STAB. Mega Scizor e Ferrothorn devem estar alertas a Flamethrower, mas, tirando isso, Ferrothorn pode colocar entry hazards e Celesteela consegue usar seu poderoso STAB Heavy Slam fortalecido por STAB.

Fire-types: Volcarona, Alolan Marowak, Mega Charizard Y e Heatran, todos agem como ótimos checks de Clefable, visto que não só resistem Moonblast, mas também respondem com fortes STABs Fire-type, os quais Clefable dificilmente consegue aguentar. Mega Charizard Y pode acertar Clefable com Fire Blast fortalecido por Drought, Volcarona consegue fazer setup de Quiver Dance em sua frente e Heatran pode a prender com Magma Storm enquanto usa Taunt ou põe Stealth Rock em Clefable frente a ela.

Poison-types: Poison-types como Alolan Muk, Gengar, Amoonguss, Nidoking e Mega Venusaur recebem muito pouco dano de Moonblast e respondem com STABs super efetivos. Gengar e Alolan Muk devem estar atentos a Knock Off, porém, todos fazem um excelente trabalho entrando dando switch-in e enfrentando Clefable.

Usuários de Taunt: Pokémon como Tapu Fini, Tapu Koko, Tapu Lele, Smeargle e Heatran podem impedir Clefable de restaurar seu HP via Soft-Boiled ou Wish, de colocar Stealth Rock ou até mesmo de usar Calm Mind.

Pressão Ofensiva: Já que Clefable não possui um ótimo bulk para lidar com physical e special attackers ao mesmo tempo, pode facilmente ser pressionada contra atacantes os quais a fada não tem investimentos para os enfrentar; Clefable pode sofrer 2HKO de special attackers como Tapu Koko e Ash-Greninja caso tenha investimentos em Defense, enquanto pode cair perante a Zygarde e Mega Medicham se estiver com investimento em Special Defense.
 
Last edited:
HTML:
[title]
Clefable

[head]
<link rel="stylesheet" href="/translations/analyses.css" />
<script src="//code.jquery.com/jquery-2.2.0.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="/translations/analyses.js" type="text/javascript"></script>

[page]
<div class="pokemon-info"></div>

<h2>Vis&atilde;o Geral</h2>
<p>O bom bulk de Clefable junto &agrave; sua &oacute;tima tipagem defensiva lhe permite atuar como um forte check para atacantes como Zygarde, Mega Heracross, Latios e Mega Medicham, desempenhando bem essa fun&ccedil;&atilde;o gra&ccedil;as ao seu confi&aacute;vel move de recovery Soft-Boiled. Sua capacidade de agir como uma potente wall &eacute; impulsionada por suas duas incr&iacute;veis abilities Magic Guard e Unaware, evitando danos residuais ou impedindo sweepers de setup, respectivamente. Magic Guard Clefable traz excelente utilidade aos seus companheiros como uma usu&aacute;ria de Stealth Rock cujo matchup contra Mega Sableye &eacute; favor&aacute;vel, aliviando confrontos entre times stalls ou atuando como um poderoso sweeper de Calm Mind. Em contrapartida, Unaware Clefable consegue parar v&aacute;rios setup sweepers com os quais times defensivos normalmente teriam dificuldade, a exemplo de Swords Dance Hawlucha e Dragon Dance Zygarde. Contudo, apesar de seu bom bulk, Clefable pode ser pressionada por Pok&eacute;mon que ela usualmente faz check, se tiver sofrido dano anteriormente, assim como por fortes atacantes como Ash-Greninja, que conseguem a pressionar bastante, impedindo-a de exercer seu papel eficientemente. Ademais, devido &agrave; sua baixa Speed, Clefable &eacute; muito vulner&aacute;vel a usu&aacute;rios de Taunt como Heatran e Tapu Lele, impossibilitando-a de oferecer utilidade &agrave; sua equipe.</p>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Magic Guard</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Moonblast</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Soft-Boiled</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Magic Guard</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Stealth Rock</span></td><td>Nature: <span class="nature">Bold</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Wish</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 252 Def / 4 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Moonblast permite a Clefable causar danos decentes a amea&ccedil;as como Mega Heracross e Mega Medicham; esse move tamb&eacute;m n&atilde;o a permite ser passiva frente a usu&aacute;rios de Taunt semelhantes a Tapu Lele. Soft-Boiled n&atilde;o s&oacute; garante que Clefable se mantenha saud&aacute;vel ao longo da partida, mas tamb&eacute;m consiga entrar na frente de amea&ccedil;as &agrave;s quais faz check como Zygarde e Mega Lopunny. Stealth Rock permite-lhe oferecer suporte ao seu time, gerando dano residual cujos parceiros de equipe podem tomar vantagem; Clefable &eacute; uma not&aacute;vel usu&aacute;ria de Stealth Rock, conseguindo enfrentar Mega Sableye, um Pok&eacute;mon usado por times stall para impedir usu&aacute;rios de entry hazards de coloc&aacute;-las em campo. Wish mant&eacute;m seus aliados saud&aacute;veis e ajuda a recuperar a usual perda de momentum que vem junto com Pok&eacute;mon defensivos, sendo favor&aacute;vel principalmente para companheiros como Heatran e Landorus-T, os quais s&atilde;o enfraquecidos com facilidade. Thunder Wave garante a Clefable neutralizar switch-ins em potencial ao dividir a base Speed delas pela metade, facilitando o uso de Calm Mind ou simplesmente deixar um aliado tirar vantagem de seu advers&aacute;rio. Knock Off &eacute; &uacute;til para remover itens de seus checks, tendo como exemplo o Leftovers de Ferrothorn e de Celesteela, al&eacute;m do Thick Cub de Alolan Marowak. Flamethrower pode ser utilizado para atingir Steel-types que Clefable teria muita dificuldade em enfrentar, como Ferrothorn e Mega Scizor.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>O m&aacute;ximo de investimento em HP e Defense com nature Bold garante que Clefable evite 2HKOs de v&aacute;rios ataques physical poderosos no metagame, exemplificando Thousand Arrows de Choice Band Zygarde, Rock Blast de Mega Heracross e High Jump Kick de Mega Medicham. Uma nature Relaxed, que preserva o Attack de Clefable, &eacute; desnecess&aacute;ria mesmo carregando Knock Off, j&aacute; que esse move compensa dano principalmente com utilidade, sendo a nature Bold uma prefer&ecirc;ncia para ultrapassar Sassy Celesteela. Leftovers &eacute; essencial para esse set, fazendo Clefable ficar cara a cara com alicerces defensivos anteriormente citados e obter um recovery &uacute;til durante a partida, conseguindo fazer switch-in &agrave;s amea&ccedil;as em que d&aacute; check. Magic Guard faz com que Clefable evite danos de Stealth Rock, Spikes, burn e poison, garantindo que Clefable atue melhor como pivot frente aos atacantes com os quais lida.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Clefable deve entrar na partida diretamente na frente dos Pok&eacute;mon aos quais faz check como Zygarde e Mega Heracross; a partir disso, Clefable pode usar Soft-Boiled para recuperar HP, lan&ccedil;ar Moonblast para enfraquecer as amea&ccedil;as na sua frente ou colocar Stealth Rock numa switch prevista. Quando Clefable est&aacute; em campo, o jogador deve observar a equipe do oponente, verificando se h&aacute; algum check de Clefable; caso o advers&aacute;rio tenha um Steel-type como Celesteela ou Ferrothorn, a melhor escolha n&atilde;o &eacute; usar Moonblast e sim tentar prever as switches dele, usando Knock Off para remover itens ou lan&ccedil;ando Flamethrower para enfraquec&ecirc;-los. Se Clefable estiver carregando Stealth Rock, o ideal seria colocar essa entry hazard o mais cedo poss&iacute;vel para que seus colegas tomem vantagem disso. Caso esteja enfrentando equipes stall com Mega Sableye, se o oponente decidir come&ccedil;ar usando tal, n&atilde;o use Stealth Rock imediatamente, visto que esse tentar&aacute; usar Protect e Mega Evoluir no primeiro turno, devolvendo a hazard lan&ccedil;ada. Ao inv&eacute;s disso, use Moonblast, e depois que Mega Sableye sair de campo, tente colocar Stealth Rock apenas se tiver certeza de que ele n&atilde;o vai entrar novamente em campo. Apesar de seu bom bulk, Clefable ser&aacute; enfraquecida gradativamente durante a partida por entrar na frente das amea&ccedil;as &agrave;s quais faz check. Ent&atilde;o, procurar oportunidades de restaurar HP com Soft-Boiled &eacute; importante; Clefable pode usar esse move em switches do oponente para um Steel-type ou em uma amea&ccedil;a passiva que n&atilde;o consiga infligir muito dano nela. Se estiver usando Calm Mind no lugar de Stealth Rock, n&atilde;o &eacute; bom come&ccedil;ar fazendo setup desde o princ&iacute;pio, uma vez que Pok&eacute;mon Steel- e Poison-types podem amea&ccedil;ar Clefable severamente. Por&eacute;m, se Celesteela, Ferrothorn, Nihilego e Alolan Muk estiverem enfraquecidos, Clefable pode fazer setup de Calm Mind em switches antevistas, encontrando oportunidades de recuperar seu HP com Soft-Boiled para realizar sweep, contanto que o time advers&aacute;rio tenha sido devidamente enfraquecido.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Parceiros que combatem Steel-types formam uma alian&ccedil;a fant&aacute;stica com Clefable; Heatran enfrenta diversos Steel-types para Clefable, como Ferrothorn, Celesteela e Mega Scizor, al&eacute;m de colocar Stealth Rock, dando espa&ccedil;o para Clefable usar Calm Mind. Volcarona agradece pelo suporte de Stealth Rock fornecido por Clefable, conseguindo derrotar facilmente seus advers&aacute;rios. Al&eacute;m disso, Volcarona livra-se de Steel-types com os quais Clefable tem dificuldade de lidar. A mariposa tamb&eacute;m pode usar Hidden Power Ground para derrubar Heatran, uma not&aacute;vel resposta a Clefable. Outros wallbreakers como Zygarde, Mega Medicham e Mega Heracross apreciam o suporte de Stealth Rock; inclusive, esses wallbreakers auxiliam Calm Mind Clefable, possibilitando sweeps ao enfraquecer amea&ccedil;as bulk que lidam facilmente com Calm Mind Clefable, a exemplo de Celesteela. Ferrothorn pode formar um core de entry hazards junto a Clefable, complementando Stealth Rock com seus Spikes. Ademais, Ferrothorn faz check a Pok&eacute;mon como Tapu Koko, que pressionam Clefable ofensivamente. Clefable pode ajudar Ferrothorn ao fazer check a Pok&eacute;mon como Zygarde, Mega Lopunny e Mega Medicham. Skarmory e Toxapex trazem Spikes e Toxic Spikes &agrave; mesa, respectivamente; Skarmory ajuda fazendo check a Swords Dance Landorus-T e Tapu Bulu, que passam por cima de Clefable, enquanto Toxapex enfrenta Pok&eacute;mon como Greninja para Clefable. Celesteela pode auxili&aacute;-la, derrotando v&aacute;rios special attackers com os quais ela sente dificuldade como Tapu Lele e Magearna; em troca, Clefable d&aacute; check em Zygarde e Mega Medicham para Celesteela. Assault Vest Tangrowth tamb&eacute;m pode ajud&aacute;-la, dando check em Tapu Koko e Greninja; inclusive, Tangrowth agradece por Clefable lidar com amea&ccedil;as physical as quais sente dificuldade em enfrentar sem investimentos em Defense. Landorus-T &eacute; um bom aliado, apreciando o suporte de Stealth Rock enquanto acaba com times defensivos e ofensivos quando usa o set de Double Dance. Stealth Rock Landorus-T tamb&eacute;m pode ser uma alternativa para Clefable poder usar Calm Mind.</p>
</div>

<div class="set-desc">
    <input class="export-button" type="button" value="Export" />
    <h2>Unaware</h2>
    <div class="set">
        <table>
            <tr><td>Move 1: <span class="move-name">Moonblast</span></td><td>Item: <span class="item-name">Leftovers</span></td></tr>
            <tr><td>Move 2: <span class="move-name">Wish</span></td><td>Ability: <span class="ability-name">Unaware</span></td></tr>
            <tr><td>Move 3: <span class="move-name">Protect</span></td><td>Nature: <span class="nature">Bold</span></td></tr>
            <tr><td>Move 4: <span class="move-name">Heal Bell</span></td><td>EVs: <span class="ev">252 HP / 252 Def / 4 SpD</span></td></tr>
        </table>
    </div>
  
    <h3>Moves</h3>
    <p>Moonblast impede que Clefable seja completamente parada por usu&aacute;rios de Taunt e lhe permite enfraquecer switch-ins. Wish &eacute; o modo mais consistente de Clefable recuperar seu HP junto a Protect; Clefable tamb&eacute;m &eacute; capaz de passar Wish para qualquer um de seus aliados enfraquecidos ou traz&ecirc;-los a campo s&atilde;os e salvos. Protect &eacute; usado principalmente para garantir um Wish seguro, buscando recuperar o HP perdido durante uma partida, embora tamb&eacute;m possa ser usado para dar scout em poderosos moves e poderosas coverages bem como usar para conseguir o recovery de Leftovers. Heal Bell permite que Clefable se livre de status como poison vindo de tipos como Zygarde enquanto cura o resto do time, garantindo que seus companheiros n&atilde;o sejam enfraquecidos por status como burn e poison.</p>
  
    <h3>Detalhes do Set</h3>
    <p>Investimentos m&aacute;ximos tanto em HP quanto em Defense junto a uma nature Bold permitem que Clefable combata muitos physical sweepers de setup, que poderiam em outras ocasi&otilde;es amea&ccedil;ar os times stall e balanced nos quais esse set &eacute; encontrado; essa distribui&ccedil;&atilde;o de EVs garante que Clefable evite 2HKO vindos do Rock Blast de Mega Heracross, permitindo-lhe agir como &oacute;timo check ao besouro. Leftovers &eacute; um item essencial para o set, oferecendo-lhe um recovery passivo no decorrer da partida assim como quando usa Protect. Unaware permite-lhe ignorar quaisquer boosts acumulados pelo advers&aacute;rio, ou seja, servindo como excelente check para usu&aacute;rios de Swords Dance como Garchomp e Mega Heracross.</p>
  
    <h3>Dicas de Uso</h3>
    <p>Clefable &eacute; usada principalmente em times stall ou balanced como uma switch-in direta para sweepers de setup semelhantes a Zygarde com Dragon Dance ou Coil e a Swords Dance Mega Heracross; essas amea&ccedil;as sentem dificuldade em derrotar Clefable por n&atilde;o conseguirem usar seus boosts. Embora Pok&eacute;mon como Zygarde, a que Clefable geralmente faz check, possam usar moves como Toxic para a enfrentar, Heal Bell impede que poison enfraque&ccedil;a Clefable demais e ainda faz stall a Zygarde. Moonblast &eacute; um bom move para usar almejando enfraquecer Pok&eacute;mon advers&aacute;rios junto ao status poison oriundo dos Toxic Spikes de Toxapex ou ao Will-O-Wisp de Mega Sableye. Wish deve ser usado assim que Clefable estiver com pouco HP, visto que manter seu HP saud&aacute;vel &eacute; crucial para sua performance na equipe; uma vez que tenha usado Wish, Protect deve ser utilizado no pr&oacute;ximo turno, garantindo que Clefable se recupere usando seu pr&oacute;prio Wish. Considerando que esse set &eacute; relativamente passivo, usar Wish para que Clefable possa o passar a qualquer um de seus aliados, o que promove switch-ins seguras, &eacute; uma boa ideia; por exemplo, se um oponente colocar um Tapu Koko na frente de Unaware Clefable, tentando derrub&aacute;-la, pode-se utilizar Wish nessa previs&atilde;o e trocar para Chansey se recuperar de qualquer dano recebido no processo.</p>
  
    <h3>Op&ccedil;&otilde;es de Equipe</h3>
    <p>Esse set &eacute; principalmente usado para lidar com physical attackers, ent&atilde;o Pok&eacute;mon que consigam lidar com special attackers como Tapu Koko, Mega Charizard Y, Heatran, Greninja e Ash-Greninja s&atilde;o excelentes parceiros; Chansey e Toxapex conseguem exercer bem essa fun&ccedil;&atilde;o, j&aacute; que a primeira consegue colocar Stealth Rock para enfraquecer o time advers&aacute;rio mais facilmente e o segundo n&atilde;o s&oacute; pode infligir burn ao oponente usando Scald, mas tamb&eacute;m pode lan&ccedil;ar Toxic Spikes para que Clefable e seus aliados tomem vantagem. A priori, Clefable tem dificuldade de lidar com physical attackers Steel- e Poison-types como Mega Scizor e Alolan Muk, respectivamente. Logo, counters a essas amea&ccedil;as, como Skarmory, cujo move Counter pode os eliminar, s&atilde;o muito &uacute;teis para Clefable. Mega Sableye consegue dissuadir as hazards da maioria de seus usu&aacute;rios na tier, permitindo que Clefable consiga entrar tranquilamente na frente das amea&ccedil;as &agrave;s quais faz check; exemplificando, Mega Heracross n&atilde;o pode dar 2HKO em Clefable se Stealth Rock n&atilde;o estiver em campo. Zapdos &eacute; capaz de enfrentar Steel-types semelhantes a Mega Scizor, Celesteela e Ferrothorn, enquanto tira entry hazards com Defog para Clefable continuar agindo como check de sweepers de setup.</p>
</div>

<h2>Outras Op&ccedil;&otilde;es</h2>
<p>Moonlight &eacute; outra alternativa de recovery para o set de Unaware no lugar de Wish, apesar de seu PP ser menor e depender de weather a tornarem uma op&ccedil;&atilde;o inferior. A combina&ccedil;&atilde;o de Unaware e Calm Mind permite que Clefable ganhe batalhas de setup desse move, ignorando quaisquer boosts cujo advers&aacute;rio possa ter acumulado consigo. Clefable tamb&eacute;m pode utilizar um set ofensivo de Life Orb com Magic Guard e m&aacute;ximo investimento em Special Attack para abusar de sua enorme movepool e de seu poder decente, negando qualquer recoil de Life Orb nesse processo. Encore tamb&eacute;m pode ser usado em prol de travar um oponente como Ferrothorn em Leech Seed, garantindo que Clefable tome vantagem disso para colocar Stealth Rock. Healing Wish &eacute; uma op&ccedil;&atilde;o que lhe permite trazer o HP de um aliado ao m&aacute;ximo, por&eacute;m, derrubando a pr&oacute;pria Clefable no processo.</p>

<h2>Checks e Counters</h2>
<ul class="checks-counters">
    <li><strong>Steel-types</strong>: Mega Scizor, Celesteela e Ferrothorn, todos aguentam facilmente Moonblast de Clefable e tomam vantagem dela com seus moves STAB. Mega Scizor e Ferrothorn devem estar alertas a Flamethrower, mas, tirando isso, Ferrothorn pode colocar entry hazards e Celesteela consegue usar seu poderoso Heavy Slam fortalecido por STAB.</li>
   <li><strong>Fire-types</strong>: Volcarona, Alolan Marowak, Mega Charizard Y e Heatran, todos agem como &oacute;timos checks de Clefable, visto que n&atilde;o s&oacute; resistem Moonblast, mas tamb&eacute;m respondem com fortes STABs Fire-type, os quais Clefable dificilmente consegue aguentar. Mega Charizard Y pode acertar Clefable com Fire Blast fortalecido por Drought, Volcarona consegue fazer setup de Quiver Dance em sua frente e Heatran pode a prender com Magma Storm enquanto usa Taunt ou p&otilde;e Stealth Rock frente a ela.</li>
   <li><strong>Poison-types</strong>: Poison-types como Alolan Muk, Gengar, Amoonguss, Nidoking e Mega Venusaur recebem muito pouco dano de Moonblast e respondem com STABs super efetivos. Gengar e Alolan Muk devem estar atentos a Knock Off, por&eacute;m, todos fazem um excelente trabalho dando switch-in e enfrentando Clefable.</li>
   <li><strong>Usu&aacute;rios de Taunt</strong>: Pok&eacute;mon como Tapu Fini, Tapu Koko, Tapu Lele, Smeargle e Heatran podem impedir Clefable de restaurar seu HP via Soft-Boiled ou Wish, de colocar Stealth Rock ou at&eacute; mesmo de usar Calm Mind.</li>
  <li><strong>Press&atilde;o Ofensiva</strong>: J&aacute; que Clefable n&atilde;o possui um &oacute;timo bulk para lidar com physical e special attackers ao mesmo tempo, pode facilmente ser pressionada contra atacantes os quais a fada n&atilde;o tem investimentos para enfrentar; Clefable pode sofrer 2HKO de special attackers como Tapu Koko e Ash-Greninja caso tenha investimentos em Defense, enquanto pode cair perante a Zygarde e Mega Medicham se estiver com investimento em Special Defense.</li>
</ul>
https://www.smogon.com/translations/por/analyses/ou/clefable
 
Status
Not open for further replies.

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top